Issuu on Google+

Crédito southbaNk CeNtre LoNdoN

Maquiagem, mitos e verdades

NoNaosNoaNsoaNsoNas

Noansonaosn naosnoansoas noasnoansona MULHER Págs. 23 e 24

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012 | 6719 | Ano 38

Previsão para hoje.

ESPETÁCULOS Pág. 28

Venda Proibida

www.metronews.com.br

NoaNsoNaosNaoNsoaNs

Noansoansonas Mostra naosnoansoas no Itaú naosnoas Cultural nnoans celebra os naonsoa 70 anos noanson de Gil naosnos

Distribuição Gratuita nas Estações do Metrô

Manhã

Tarde

29ºC

Noite

18ºC

0,61% R$ 622,00

Selic

Salario Minimo

Pág. 22

Os funcionários terceirizados do Poupatempo Lapa vão cruzar os braços a partir desta segunda-feira, 10. Eles reivindicam salários iguais aos de outras unidades. Segundo o sindicato da categoria (Sindeepres), a expectativa é que a greve tenha adesão de todos os 340 trabalhadores. Pág. 12

edisoN teMoteo / ae

Poupatempo Lapa entra em greve a partir de hoje Dois morrem carbonizados em ônibus

Pág. 10

Restaurante japonês faz prato especial para corintianos Pág. 18

Mecatrônica continua com crescente demanda por profissionais Caderno de Empregos

Paulista terá ciclofaixa nos próximos dois fins de semana Pág. 7

Passageiros morreram em ataque a ônibus no Parque Edu Chaves e outro coletivo também foi incendiado nas proximidades

Inspeção veicular é debatida hoje na Câmara Municipal

Pág. 4


OPINIÃO Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

2

EDITORIAL

Ponto de Vista

Relação entre desenvolvimento e desrespeito aos direitos universais

O metrô news é distribuído de segunda a sexta-feira Sede, Redação e Publicidade: rua ipê, 144 - Jardim guarulhos guarulhos - sP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 - CNPJ: 44.193.423/0001-40

tiragem e distribuição auditada por:

A luz e as cores do dia a dia Muitas pessoas já passaram pela decepção de vestir uma blusa de cor amena no provador de uma loja e quando chegaram em casa, para espanto, a blusa tinha uma nova cor: berrante ou anêmica, mas muito diferente daquela aprovada. Ou então, ao se maquiar em sua residência e acertar nos detalhes de um blush suave, levar um susto ao ver no espelho do carro, já na rua, os excessos da maquiagem aplicada, sem entender onde errou. Ou, mais ainda, escolher uma cor de tinta na loja e, ao pintar a parede de casa, se deparar com uma cor diferente, suspeitando que, ao embalar, o lojista trocou sua tinta previamente aprovada.

“Faça como os mais experientes pintores de parede e examine a cor à luz do sol” Todas essas ocorrências têm uma explicação: estão relacionadas ao IRC – Índice de Reprodução de Cores, que é a qualidade de uma fonte de luz – natural (como o sol) ou artificial (como as lâmpadas) - de reproduzir com maior ou menor fidelidade a cor original de um objeto ou ser vivo. E esse IRC varia de lâmpada para lâmpada, já que sua eficiência na reprodução do espectro visível de cores está ligada à

guilherme kastner

Iniciativas de desenvolvimento nas Américas são quase sempre acompanhadas de situações de violência. A informação está no relatório inédito Transformando Dor em Esperança - Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos nas Américas, divulgado na semana passada pela organização não governamental (ONG) Anistia Internacional. Segundo a Agência Brasil, o documento analisa 300 casos acompanhados pela organização entre janeiro de 2010 e setembro de 2012, em 13 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, El Salvador, EUA, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Peru, República Dominicana e Venezuela. Entre eles, são detalhados 57 casos de pessoas mortas ou ameaçadas, sendo que cinco foram registrados no Brasil. De acordo Sociedade e Estado têm com o diretor executivo de assumir a integridade da Anistia Internacional e condições de trabalho no Brasil, Atila Roque, de quem tem função de na maioria dos casos defender direitos universais analisados, a violência contra os ativistas está relacionada a grandes iniciativas de desenvolvimento. Ele lembra que várias iniciativas de desenvolvimento, projetos, programas vêm acompanhados, em quase todos os casos, de forte componente de violência e de violação de direitos. Ameaças de morte, assassinatos, sequestros e desaparecimentos forçados são as principais formas de violência sofrida pelos defensores dos direitos humanos. Mulheres representam 1/3 dos casos analisados, sendo que são frequentes também estupros e ameaças sexuais. Entre os 300 casos acompanhados pela Anistia Internacional, em apenas quatro o culpado foi punido. Segundo o relatório, “o aparato do Estado segue incapaz de incorporar em seus mecanismos o que é recomendado pela legislação internacional que trata do tema dos defensores dos direitos”. Para a Anistia Internacional, há um despreparo dos Estados no sentido de garantir a atuação dessas pessoas. A sociedade e o Estado precisam assumir a responsabilidade da preservação da integridade e das condições de trabalho dessas pessoas, que estão exercendo uma função pública de defesa dos direitos universais.

Gilberto Grosso lighting professional, diretor comercial da Avant sota@avantsp.com.br

tecnologia e às características técnicas de cada lâmpada. Assim, numa casa ou loja, a lâmpada instalada pode ter baixa qualidade de reprodução de cores, alterando a cor natural do objeto para tons menos ou mais acentuados. Essa diferença de cor será percebida somente quando o objeto estiver iluminado por uma luz adequada para reproduzir as cores como elas são de fato. Nessa escala chamada IRC, quanto mais próximo de 100 (índice de referência baseado no sol), mais fielmente as cores serão percebidas. Portanto, existem lâmpadas com IRC 100 e muitas abaixo disso, o que explica as ocorrências citadas no início deste artigo. É importante observar que o IRC não está associado à temperatura de cor – Kelvin - das lâmpadas, o que comumente identificamos como luz branca, neutra ou amarela, ou ainda luz fria e quente. Todas essas lâmpadas com temperaturas de cor diferentes podem ter a mesma qualidade de IRC. Para o olho humano, todas as lâmpadas com IRC superior a 80 reproduzem bem o espectro de cores. E abaixo disso, já podemos notar diferenças na tonalidade. Um exemplo de lâmpada com péssimo IRC está na iluminação de algumas ruas das nossas cidades: aquela que deixa tudo amarelado forte, lâmpada de descarga de vapor de sódio. Normalmente usada para uma “iluminação de passagem” em ruas e túneis, onde a reprodução de cor não é importante, essa lâmpada tem IRC 25, embora seu uso tenha proliferado por ter alta eficiência energética. No outro extremo da eficiência da reprodução de cor está a primogênita lâmpada incandescente - e grande consumidora de energia elétrica - com IRC 100, e as halógenas, mais conhecidas como dicroica, palito e PAR. Assim, na hora de se maquiar, comprar uma roupa nova ou aprovar uma tinta, confirme se a lâmpada do ambiente tem IRC adequado para reproduzir fielmente as cores. Em caso de dúvida, faça como os mais experientes pintores de parede e examine a cor à luz do sol: com certeza acertará 100% na escolha.

cEnA pAuLIsTAnA

relatório em poder da administração Presidente: Paschoal thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: andréa santos thomeu - Diretor-Geral: Orlando reinas Jr. Editores: Carlos Ferreira lima - carlos.lima@metronews.com.br e mônica kikuti - monica@metronews.com.br. Chefe de Reportagem: Paulo manso - paulo.red@folhametro.com.br. Editor de Arte: sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br. Subeditor de Arte: ricardo leocadio - ricardoleocadio@metronews.com.br. Diagramação: rafael dos anjos Candido, mauro Dias dos santos e neri gonçalves Pereira. Fotos: guilherme kastner e silvio Cesar. Redação: metronews@metronews.com.br Gerente Comercial: guile horta de lima rocha - guile@metronews.com.br Gerente Comercial (Grandes Agências): ramon martins silva - ramon@metronews.com.br Redação: redacao@folhametro.com.br. Comercial: comercial@folhametro.com.br. Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: nadir.matos@folhametro.com.br Noticiário: reportagem local, agência estado e associated Press (aP) Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de souza & Cia ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: s.a. O estado de s. Paulo. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.metronews.com.br

Tiragem: 150 mil exemplares

Avenida São Luís foi endereço de Caetano Veloso no final da década de 1960

AnOTE n Será amanhã,

às 19h, o Projeto Empresa Amiga da Creche Acalanto, patrocinado pelo Restaurante Quinta da Freguesia, que cede jantar e espaço para que todos unam força pela causa. O encontro tem participação de empresários e profissionais liberais e todo dinheiro arrecadado é revertido para a Creche Acalanto que atende cerca de 250 crianças. Quinta da Freguesia – Arujá (Estrada Arujá Itaquá, 2.150, Caputera, tel.: 4654-1955).


política Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

3

Vereadores não reeleitos traçam plano B Sem conseguir se reeleger para a próxima legislatura na Câmara dos Vereadores, Agnaldo Timóteo (PR) já anunciou que não pretende se candidatar novamente a qualquer cargo. Ele faz parte dos 18 vereadores que tentaram permanecer no cargo, mas foram derrotados nas urnas. Aos 76 anos, o cantor pretende se dedicar mais à carreira artística.

Timóteo contesta a confiabilidade da urna eletrônica, mesmo tendo sido eleito pelo sistema anteriormente

“Politicamente, vou continuar sendo um contestador”, afirma o vereador, que enquanto falava com a reportagem pedia que sua equipe ligasse para o Ministério da Justiça a fim de reivindicar alguma ação da pasta contra o excesso de exposição de músicas e danças de cunho erótico na TV em horário em que crianças estão assistindo. Pai adotivo de uma menina de 6 anos, os direitos das crianças tornaram-se uma de suas bandeiras de defesa. “Agora ela é quem manda na minha vida”. Depois de dois mandatos consecutivos na Casa, ele não se conforma com o revés nas eleições e contesta a confiabilidade do sistema de urna eletrônica. “Se rackers entram até nos computadores da NASA (Agência Aeroespacial dos EUA). Mas agora já foi”.

Outros veteranos ficam sem vaga

guilherme kastner

n deh oliveira

Timóteo: dedicação à carreira artística, mas sem perder o tom contestador

Timóteo não é o único político veterano a ficar fora da próxima legislatura. Nomes como Jamil Murad (PC do B) e Ítalo Cardoso (PT) também não conseguiram se reeleger. A exemplo de Agnaldo Timóteo, Murad diz não ter pretensões de disputar nova eleição. “Não está no meu horizonte voltar a me candidatar”, afirma, dizendo que não pretende deixar a militância. “Estou apto a atuar em várias trincheiras”, diz Murad. A mesma linha de discurso segue Ítalo Cardoso, um dos fundadores do PT. A diferença é que ele ainda mantém pretensões de ser candidato. “Tudo depende das condições na época”. (DO)


4

política Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

n chico junior

Especialistas e consultores ligados à área de meio ambiente debatem nesta segunda-feira a necessidade da inspeção veicular na Capital. Promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, o encontro será realizado na sede do Legislativo. O tema vem à tona após a proposta do prefeito eleito Fernando Haddad (PT) de acabar com a taxa pelo serviço. O assunto é negociado pelo gabinete de transição

A comissão se reúne a partir das 10 horas hoje, no Palácio Nove de Julho, próximo ao Metrô Anhangabaú

e a atual gestão comandada pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD). Em entrevista recente sobre o tema, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Jorge (PV), disse que a proposta de modificar o formato da inspeção é um erro. A ideia de tornar a vistoria bienal para carros zeros não é bem vista pelo ambientalista. Um dos argumentos de Eduardo Jorge é que a falta de habilidade do condutor pode desregular o veículo e gerar mais emissão de poluentes, algo que a inspeção visa a evitar. Segundo o presidente da comissão, Gilberto Natalini (PV), o objetivo da discussão é explorar a partir da opinião dos especialistas. O presidente da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da OAB-SP, Carlos Sanseverino, e o coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, Paulo Saldiva, estão entre os palestrantes convidados.

luciano amarante/ arquivo/ fm

Inspeção em debate na Câmara de SP

PSD cria 21 conselhos temáticos O recém-criado PSD já é a terceira bancada no Congresso Nacional e os dirigentes da sigla querem agora uma outra meta: dar à legenda um conteúdo programático. Assim, criou 21 conselhos temáticos, formados por parlamentares, acadêmicos, empresários e especialistas em questões de interesse público, filiados ou não ao partido. “Temos um grupo de experts para definir os eixos temáticos que irão nortear nossas discussões”, destaca Guilherme Afif Domingos, presidente da Fundação Espaço Democrático do PSD e vice-governador do Estado de São Paulo. (AE)

Inspeção veicular registrou episódio recente de fraude no serviço


cidade Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Mapa da violência mostra alta de assassinatos de negros no Brasil n deh oliveira

Estudo que traça o Mapa da Violência no Brasil mostra que o percentual de assassinatos de negros aumentou em comparação aos de brancos. A diferença chegou a 132,2% em 2010, enquanto em 2002 o índice era de 65,9%. O levantamento foi desenvolvido em parceria entre o Cebela (Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos) e a Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial. Alguns estados do Norte e Nordeste aparecem com índice bastante superior à média nacional. A Paraíba tem um branco assassinado para cada 19 negros e Alagoas um branco para cada 18 negros. A Bahia mostrou a maior elevação no percen-

tual de morte de negros, com crescimento de 295% entre 2002 e 2010. No período, a porcentagem de mortalidade na população branca também cresceu, com salto de 163,5%. Contrariando a tendência, o Estado de São Paulo teve queda na mortalidade entre as duas raças em percentuais bastante próximos. Entre os brancos o recuo foi de 60,9%, enquanto os negros o índice ficou em 61,3%. Motivo – Segundo Mônica Alves de Oliveira Gomes, diretora de Programas de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social, a maior vitimização da população negra em detrimento da branca é um dado que sempre apareceu nos indicadores.

Número de assassinatos no País 40 mil

35 mil

32.349 30.193

33.533

34.983

30 mil 26.952 28.331

25 mil

27.702

28.454

29.925

Brancos

20 mil 18.867 15 mil

18.846

15.710

Negros

15.753

17.142 14.308

14.650

14.851

14.047

2007

2008

2009

2010

10 mil

5 mil

0

2002

2003

2004

2005

2006

Fonte: Mapa da Violência

Maior parte das mortes entre jovens Levantamentos do Ministério da Saúde indicam que a maior parte dos homicídios se concentra na população jovem, negra e com média de estudos de 4 a 7 anos. “O racismo é um elemento estruturador das desigualdades sociais no país, e, consequentemente,

tem um peso decisivo no atual quadro de violência contra jovens negros”, afirma Mônica Gomes, diretora de Programas de Políticas de Ações Afirmativas, salientando que o Governo Federal criou o Plano Juventude Viva para minimizar o problema.

5

Educafro contesta dados sobre SP Os números sobre a vitimização da população negra no Estado de São Paulo não são confiáveis na avaliação do Frei David Santos, diretor da Educafro (ONG que trabalha com a inclusão da população negra na área de educação). “Em uma reunião da qual participei, em Brasília, todos os técnicos foram unânimes em questionar a veracidade das informações de São Paulo”, afirma. Segundo ele, há muita omissão na hora de determinar a cor da vítima. Os números do Mapa foram obtidos a partir do SIM (Sistema de Informação de Mortalidade) do Ministério da Saúde. A comparação, segundo os responsáveis pelo estudo, só pôde ser feita a partir de 2002 porque antes não havia a obrigatoriedade de registro da cor da vítima e havia muita subnotificação.


6

cidade Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Uma praça onde se poupa o tempo n Marcela Fonseca

Ponto de referência da região central, a Praça

Alfredo Issa abriga a um dos prédios mais singulares da Capital. Construído na década de 1970 para funcionar como garagem, anos mais tarde recebeu um posto do Poupatempo, onde por mês 32 mil aten-

dimentos são realizados. De acordo com o superintendente de novos projetos do Poupatempo, Ilídio Machado, este foi o segundo Poupatempo aberto no Estado de São Paulo – hoje

o governo estadual soma 31 unidades – inaugurado em 9 de junho de 1998, oito meses depois da inauguração do Poupatempo Sé. “O prédio, pelo que sabemos, foi projetado para ser uma garagem. Tenho comigo que ele é da Secretaria de Segurança Pública e de fato é a SSP quem utiliza o prédio. O espaço cedido ao Poupatempo é do térreo. Nos andares acima há escritórios”, disse Machado. Projetado pelos modernos arquitetos Jorge Nasser e Benno Perelmutter, o edifício chama mesmo a atenção.

“Ele tem uma aparência peculiar, singular. A concepção é bastante diferente. Localizado numa área onde há tantos prédios antigos é possível perceber que é algo atual”, disse Machado. Já o nome da praça tem mesmo a ver com sua história. De acordo com o Dicionário de Ruas da Prefeitura de São Paulo, Alfredo Issa foi secretário da SSP. Bacharel em Direito, Issa prestou serviços para a administração pública. Issa era também escritor e publicou várias obras. Morreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 31 de agosto de 1945.

Praça Alfredo Issa abriga o prédio da Garagem Municipal

De onde se vê obra de Niemeyer Avistado da Praça Alfredo Issa, outro edifício, construído num terreno de esquina com a Avenida Ipiranga e a Cásper Líbero, na década de 1950, tem também tamanha importância. Projetado em 1951 e inaugurado em 1954, seguindo o calendário das comemorações do quarto centenário da Capital, o prédio é assinado pelo lendário arquiteto Os-

car Niemeyer, morto aos 104 anos, na última quarta-feira. Montreal, como o edifício foi batizado, foi concebido por encomenda do Banco Nacional Imobiliário. De apartamentos residenciais, o edifício de imponente fachada se destaca na paisagem. No interior, o hall de entrada abriga mosaicos de Di Cavalcanti (18971976). (MF)


cidade Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012 FLASh newS n A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça determinou o recall de mais de 500 xampus da linha Avon Care Hidratante que foram vendidos em embalagens de 1 litro. A justificativa é que os produtos podem causar sérios riscos à saúde. n Fazem parte do recall as embalagens do xampu que estão no lote LP 3182 e que foram fabricadas em 13 de novembro de 2012, com validade para 2015. A Avon informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que está recolhendo voluntariamente as 558. n A Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos realizará, amanhã, leilão de mercadorias apreendidas avaliadas em mais de R$ 20 mi.

Paulista terá ciclofaixa Neste ano, os paulistanos poderão conferir a decoração de Natal da Avenida Paulista e do Parque do Ibirapuera de uma perspectiva diferente. A ciclofaixa de lazer, que atrai milhares de pessoas todos os domingos, funcionará em horário alternativo nos próximos dois fins de semana antes do Natal. Assim, toda a iluminação poderá ser vista das bikes nas madrugadas dos dias 15 e 22 de dezembro, das 22h às 16h. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a ativação da ciclofaixa é um estímulo para que os moradores de São Paulo deixem os carros em casa. Além das bicicletas, a CET incentiva que o público se desloque até a Paulista de metrô ou ônibus. Todos os anos, a avenida fica intransitável nesta época, por causa da quantidade de pessoas e

7

guilherme kastner

Unifesp monta portal voltado para a saúde

Ciclistas vão poder transitar em ciclofaixa nos próximos fins de semana

O primeiro portal brasileiro especializado em saúde eletrônica destinado a pessoas que fazem uso de álcool já está em funcionamento. Pelo www.informalcool. org.br, as pessoas terão acesso a dados sobre o alcoolismo e à ferramenta Bebermenos, um programa de interação com o internauta que mostra a importância de descobrir cedo o abuso no consumo de álcool por usuários de risco e ainda permite a criação de metas para diminuir ou parar com a bebida. O site foi lançado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

carros que se deslocam para ver a decoração. O percurso da ciclofaixa da Paulista começa na Rua da Consolação e vai até a Praça Oswaldo Cruz. Ela se liga à ciclofaixa oeste-sul pela Rua Vergueiro, passa pela Rua Domingos de Morais, Avenida Indianópolis e vai até o Parque das Bicicletas.

Guarapiranga – Pela primeira vez, a Represa de Guarapiranga, na zona sul da capital paulista, vai receber um espetáculo de projeções em uma cortina de água com mais de 70 metros quadrados. E a represa também terá a sua árvore de Natal, com 15 metros de altura. A inauguração será no sábado, às 20h30. (AE)


cidade Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

8

Pães, vinhos e infinidade de delícias n Vanessa silVa

Pertencente ao grupo Village, a Padaria Cepam atende há 45 anos na região da Vila Prudente e diariamente, mais de cinco mil pessoas passam pela padoca. O número dobra quando chega o fim de semana. Os atuais gestores fazem parte da segunda e terceira geração das quatro famílias que formam a sociedade. A padaria oferece uma lista extensa de opções, que vai do tradicional pão francês aos doces, lanches, refeições, produtos de mercearia, congelados, sucos, frios e até uma revistaria e adega, com cerca de 80 rótulos. Dentre a diversidade dos produtos oferecidos, o sonho e o pão de nozes,

ganham destaque. O pão de nozes, fabricado somente aos fins de semana, vende em média 700 unidades. “Esse item não pode faltar, pois os clientes reclamam”, conta Reinaldo Bertagnon, executivo do grupo há 11 anos. São mais de 2,3 mil m² e 510 lugares para acomodação dos clientes, além do atendimento no balcão. No horário de almoço, a padaria oferece refeições à la carte e o público diário chega a mais de mil pessoas. Bertagnon destaca ainda que no bufê do café da manhã, oferecido aos fins de semana, o cliente tem cerca de 180 itens à disposição. Além dos clientes de outras regiões, a padaria também recebe algumas personalidades e celebridades. O Raul Gil é frequentador assíduo do local, onde se serve do tradicional bauru.

FotoS: guIlheRme kAStneR

Localizada na Vila Prudente, Cepam tem uma estrutura de 2,3 mil m² e possibilidade de 510 lugares de assento

INSTRUMENTAÇÃO CIRCÚRGICA SOMOS PIONEIROS *CURSOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES

NOVIDADES!

Oficina de Instrumentação Cirúrgica

Aos sábados ou de semana á noite

Auxiliar de Enfermagem manhã / tarde / noite

Técnico de Enfermagem

Além das tradicionais baguetes, panetone e doces são destaques

Dois novos sabores de panetone

manhã / tarde / noite

Enfermagem do Trabalho manhã / noite

Curativo / Hemodiálise / Resgate do Samu Aux. de Farmácia

Região Central e Leste ao lado do metrô Belém

 2693-1734 / 2694-3950 / 2695-1457 www.cepalfa.com.br - E-mail: cepalfa@terra.com.br

Para atender ao ‘corre corre’ do fim de ano, a padaria Cepam oferece um cardápio especial e diferenciado, no qual o cliente pode montar a própria ceia. “Oferecemos uma ceia completa. Basta o cliente escolher e encomendar”, diz Reinaldo Bertagnon. Além da ceia, a padaria oferece os tradicionais panetones e lança dois novos sabores, exclusivos para com-

pras na padaria. “O panetone de bem casado e de brigadeiro serão as novidades nesse Natal”, conta. O produto estará disponível nas prateleiras da padaria até a próxima semana. (VS) Serviço Padaria Cepam Rua Ibitirama, 1409 - V. Prudente, São Paulo (11)2341-6644 Atendimento: De segunda à sexta das 6h às 23h30 Final de semana das 6h às 1h30 www.cepam.com.br


Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

9


10

cidade Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Dois passageiros morrem em ônibus incendiado Dois passageiros morreram carbonizados na madrugada de domingo em um ônibus incendiado no Parque Edu Chaves, região do Jaçanã, zona norte de São Paulo. Segundo a polícia, um grupo de ho-

mens encapuzados ateou fogo no veículo da viação Sambaíba Transportes Urbanos depois de quebrá-lo com pedras e pedaços de madeira. Por volta das 17h, foram presos sete suspeitos de participar do ataque.

O ônibus havia acabado de estacionar no cruzamento da Avenida Edu Chaves com a Rua Basílio Alves Morango, ponto final da linha O motorista, o cobrador e outros passageiros fugiram. Supostamente em-

briagadas, as duas vítimas não conseguiram descer a tempo de escapar do ataque. Totalmente carbonizados, os corpos ainda não foram identificados. Um segundo ônibus da viação Sambaíba foi incendiado também na Zona Norte. O ataque, que dessa vez não deixou feridos, ocorreu por volta das 11 horas na Rua Capitão Alcoock, na Vila Medeiros, a cerca de 500 metros do primeiro ataque. Ambos os ataques foram registrados após a morte de dois homens que ocupavam um Passat vermelho em uma susposta troca de tiros com

a Polícia Militar. Segundo informou a corporação, os soldados foram recebidos a balas durante abordagem policial e reagiram em legítima defesa. As vítimas estariam portando uma pistola calibre 640 e um revólver calibre 38, que foram apreendidas. Inicialmente, as ocorrências não têm relação, segundo a PM. Apesar disso, seis policiais militares foram presos em flagrante por homicídio e tentativa de homicídio devido a abordagem que foi feita e que teria gerado os ataques. As prisões teriam ocorrido após testemunhas contestarem a versão dos policiais. (AE)

MARIO ÂNGELO / SIGMAPRESS/ AE

Ataques a coletivos na Zona Norte ocorreram após troca de tiros com a PM


Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

11


12

ECONOMIA Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Poupatempo da Lapa entra em greve hoje n chico junior

Os funcionários terceirizados do Poupatempo Lapa vão cruzar os braços a partir desta segunda-feira, 10. Eles reivindicam salários iguais aos de outras unidades. Segundo o sindicato da categoria (Sindeepres), a expectativa é que a greve tenha adesão de todos os 340 trabalhadores. A decisão foi tomada em assembleia na última quinta-feira. Inaugurado em março, o posto atende a seis bairros e realizou mais de 447 mil atendimentos até outubro. O movimento corresponde a quase um terço do total registrado no Poupatempo Sé (1,4 milhão). A unidade

da região central possui o maior movimento no Estado. O Sindeepres alega que os trabalhadores da Lapa ganham R$ 665,40 por seis horas de trabalho contra R$ 953, 52 dos que atendem na Sé. A diferença é de quase R$ 290. O sindicato alega ainda que os terceirizados da Lapa ganham os menores salários do Estado. São Paulo possui 31 postos do Poupatempo, seis deles na Capital. “O Sindeepres notificou e fez reuniões, porém, até o momento, eles não se manifestaram para as negociações”, disse o presidente da entidade, Genival Beserra Leite, ao comentar que as conversas com a Secretaria

divulgação

de Gestão Pública e com a Prodesp não evoluíram. O Poupatempo Lapa é administrado pelo consórcio liderado pela empresa Terracom. A secretaria rebateu as alegações e informou que o salário está em conformidade ao estipulado pela entidade.

Secretaria de Gestão diz que os salários estão em conformidade com o estipulado pela entidade Funcionários cruzam os braços a partir de hoje na unidade da Lapa

Carrefour acaba com vendas na internet

Venda de automóveis deve aumentar

O Grupo Carrefour encerrou na última sexta-feira, dia 7, sua operação de comércio eletrônico no Brasil. Na manhã de sexta-feira, quem acessou o site da empresa encontrou uma mensagem dizendo que a suspensão faz parte de um processo de reestruturação da companhia, iniciado há mais de dois anos. A decisão acontece às vésperas do Natal, o período de vendas mais movimentado do ano. Ao todo, 40 pessoas do site foram demitidas. A empresa não concedeu entrevista e informou apenas que continuará investindo em seu negócio de hipermercados, na rede popular Atacadão, no Carrefour Soluções Financeiras, empresa que fornece crédito e seguros, e nas lojas menores, no formato ‘bairro’. No mercado, a decisão da rede varejista foi recebida com surpresa. “É embaraçoso com os consumidores e um contrassenso do ponto de vista de negócios”,

O setor de automóveis deve fechar o ano com crescimento de 4,9% na vendas e queda de 1,5% na produção, de acordo com estimativa apresentada pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini. De acordo com balanço mensal da entidade, a venda de veículos novos caiu 8,7% em novembro, na comparação com outubro, ao passar de 341.644 unidades para 311.722. Na comparação com novembro do ano passado, houve queda de 3%, mas no acumulado do ano houve elevação de 4,8% nas vendas. Mesmo com o registro de queda, Belini considerou que os números foram bons, porque o ano começou com resultados negativos. “Havia expectativa de números melhores para novembro e o resultado espantou o setor. Mas as pessoas não estão levando em conta que novembro teve menos dias que outubro, então, na média, novembro foi tão bom quanto o mês anterior”.

diz Pedro Waengertner, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios em marketing digital da ESPM. “Todo o varejo está seguindo o caminho de se digitalizar.” Na mesma semana do anúncio, a gigante americana Amazon começou a operar no País. Segundo pesquisa da empresa de informações do comércio eletrônico e-bit, até o fim de 2012, o mercado brasileiro de vendas online deve atingir R$ 22,5 bilhões, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. (AE)

Na última sextafeira, a operação do comércio eletrônico foi encerrada no Brasil e pelo menos 40 pessoas foram demitidas às vésperas do Natal


Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

13


ECONOMIA Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

consumidor

Jorge Wilson especialista em Direito do Consumidor

Consumidor: Atenção!

Fique atento para uma boa compra de Natal! Na hora das compras, além de descontos e créditos facilitados, é importante que você, consumidor, fique atento aos prazos de entrega das lojas. A Lei Estadual Nº 13.747/09 obriga os fornecedores de bens e serviços localizados no Estado de São Paulo a fixar data e turno para a entrega dos produtos ou realização dos serviços aos consumidores. O fornecedor deverá estipular, no momento da contratação, a data em que será realizada a entrega do produto ou serviço e em qual período, sendo dividido nos seguintes turnos: turno da manhã 07:00 às 12:00, turno da tarde - 12:00 às 18:00 e turno da noite - 18:00 às 23:00. O

consumidor tem o direito de escolher em qual turno deseja receber seu produto ou serviço. Exija que conste na nota fiscal do produto ou serviço a data e turno em que será efetuada a entrega do produto ou serviço. Caso a compra seja feita por telefone ou internet, peça que a atendente deixe registrado na ligação tais informações, bem como que conste no pedido realizado via internet. divulgação

Entrega de compras tem de ser respeitada

Qualquer dúvida, entre em contato no tel: 2408-6556.

Melhor salário rende recorde na captação da poupança n ChiCo Junior

A melhora financeira das classes mais baixas e os aumentos salariais são as principais razões da captação recorde da poupança em novembro, afirmam os economistas entrevistados pelo Metrô News. Para eles, os mais de R$ 4 bilhões líquidos em depósito não significam desconfiança dos brasileiros nem que o consumo no País sofrerá algum impacto. Segundo dados do Banco Central (BC), apenas as captações da caderneta feitas no primeiro bimestre deste ano não tiveram recordes. Em 2012, a diferença entre o total de depósitos e de saques é de mais de R$ 40 bilhões. O valor é quatro vezes mais que o registrado no ano passado e o maior nos últimos 17 anos. A série histórica foi iniciada em 1995. Na avaliação de João Guilherme Arantes, a poupança mantém forte a credibilidade de investimento seguro que conquistou durante as décadas. Na mesma direção, Cristina Helena Pinto de Mello afirmou

divulgação

14

Azambuja: tudo vai depender até onde as dívidas vão chegar

que ela “é uma aplicação fácil que exige muito pouco do aplicador”. A facilidade em administrar a conta também foi destaque dos argumentos do professor Antonio Azambuja. As opiniões dos economistas divergem sobre a continuidade dos recordes. “Tudo vai depender do Natal, de até onde as dívidas vão chegar”, disse Azambuja. Para Cristina, o movimento de depósitos não deve sofrer alteração em 2013. Arantes é menos otimista. “A cada dia o governo surpreende com uma medida. Ou seja, não existe um norte de longo prazo.”

Melhor opção: migrar ou poupar? O Metrô News consultou ainda especialistas em finanças para perguntar quando o poupador deve mudar a opção de investimento. Segundo Telmo Santos Marins, a mudança na aplicação deve acontecer quando a caderneta acumular cerca de R$ 10 mil. “A partir daí, ele pode começar a diversificar e entrar em CDB, CDI, dependendo das taxas cobradas”, disse. Marins considera que com esse valor há condições para o poupador buscar informações no banco. Silvio José Moura e Silva destaca que a mudança depende do

perfil do investidor. “Se ele for mais conservador, vai colocar o dinheiro dele onde tem a percepção de risco menor. A poupança tem um baixo risco, assim como o Tesouro Direto”, disse. (CJ)

Os valores depositados na caderneta são a União investir na área de habitação popular


Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

15


16

entrevista Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Marco antonio raMos de alMeida divulgação

Recuperação do Centro é questão cultural, diz ONG n Marcela Fonseca

Superintendente da ONG Viva o Centro, criada em 1991, Marco Antonio Ramos de Almeida, 67 anos, faz parte da entidade desde a sua fundação. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1972, em entrevista ao Metrô News fala de seu olhar sobre o Centro da cidade mais rica e populosa do Brasil. O passado, o presente e o futuro são temas comentados por Almeida. Para ele, a grande questão para fazer mudar a região não diz respeito a recursos financeiros e sim humanos, o segredo, segundo Almeida está na ‘mudança cultural’. Metrô News – em uma cidade tão grande e cheia de problemas quais as melhoras ocorridas na capital paulista nestas duas décadas? Marco Antonio ramos de Almeida – Não é uma única situação. As conquista da associação foram muitas, uma das principais foi lançar a ideia [da ONG] em 1991 e conseguir o apoio da gestão, que no caso era a prefeita [Luiza] Erundina. Desde aquela época interagimos com os o poder público e temos feito isso ao longo de todas as gestões. Planos foram implantados. Às vezes a gestão os batiza com outros nomes, mas o que interessa no final é a manutenção do programa que se deu ao longo de todas as gestões. Sempre me perguntavam: ‘Qual a nova vocação do Centro?’ Sempre respondi que no dia em que o Centro tivesse uma vocação deixaria de ser o Centro, pois o que o caracteriza é a sua diversidade: tem de tudo, e vem se tornando uma região governamental. O poder público está de volta ao Centro. MN – Um projeto na região

central bastante polêmico da gestão do prefeito Gilberto Kassab (PsD) é o Nova Luz. Como o senhor o avalia? MA – É um projeto complexo. Como muita coisa nova gera polêmica, e acabou chegando no final da gestão sem estar completamente finalizado. Pegou o período eleitoral, faltando um ano para terminar o mandato, então começou a politizar as discussões. Acredito que entrando a nova gestão deverão analisar e ter uma boa conversa. Está sendo feita uma transição bastante civilizada, isso certamente é um ponto bem debatido, evidentemente a região precisa de uma recuperação. MN – Voltando a falar do Centro de forma geral, do que a região precisa? MA – Essa é uma região muito pequena em relação a todo o restante da cidade: são apenas 4,4 km de Centro. Área pequena para uma região que recebe perto de 20% da população que se movimenta pela cidade, que recebe cerca de 2 milhões de pessoas. Isso

causa dificuldade na questão da zeladoria urbana, ponto que a gente esta sempre debatendo: a limpeza, a iluminação, a segurança. MN – e qual seria o caminho para ver são Paulo avançar? MA – O Centro é a marca e a identidade de uma cidade. Isso é fundamental, todo mundo no mundo briga, mas o Brasil não toma atitude. Não faz com seriedade, porque o turismo é a atividade que mais gera emprego e renda no mundo. Um turista deixa em média US$ 1 mil, e cada milhão de turistas significa um bilhão de dólares, dinheiro que deixam de forma pulverizada. Resumindo, em última análise, a estrutura da Prefeitura e do sistema de

“A grosso modo, o que a população quer é viver bem, numa cidade agradável, bonita e que funcione”

hoje, onde não há legislação regrada pela Constituição Federal, não têm muitos mecanismos para facilitar tratamentos diferenciados. Precisamos de iniciativas entre poder publico e privado para cuidar dos espaços. MN – Há alguns anos, havia um projeto turístico sendo discutido pela Viva o Centro. O que houve com esse projeto? MA – Na realidade, a nossa forma de operar é procurar estabelecer parcerias. O projeto avançou, mas não do jeito que esperávamos. Criamos um programa para o Centro que ainda não está atuando em toda a região. Começamos pelo triângulo histórico, no Largo São Francisco, Largo São Bento e Praça da Sé. MN – A Prefeitura de são Paulo tem o plano ‘sP 2040 A cidade que queremos’, com propostas a longo prazo. A Capital pode esperar? MA – O plano 2040 cria um horizonte para a partir daí ir alinhando à medida que a cidade avança. É um norteador até para o Plano

Diretor. A ideia é sempre olhar 25, 30 anos para a frente para tomar medidas. Muitas delas são demoradas. É mais importante o fato de existir um plano e começar a existir um pensamento, uma estrutura, um engajamento de comunidade do que o próprio conteúdo do plano. MN – e que cidade o paulistano quer? MA – Em princípio, o que foi aferido neste plano, é uma cidade rápida. Não quero falar do plano em si. Nossa área é bem restrita e o plano SP 2040 é para a cidade inteira e só tem lógica se for entendido de forma metropolitana, porque coloca alguns projetos catalisadores, como a cidade dos 30 minutos, os rios recuperados, parques, uma cidade integrada. A grosso modo, o que a população quer é viver bem, numa cidade agradável, bonita e que funcione. E o Centro espera, de certa forma, tudo isto. O Centro é o espelho da cidade, o bairro diferente que para se recuperar precisa de uma mudança cultural.


Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

17


18

gastronomia Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Prato especial para torcedor corintiano no Kiichi n Marcela Fonseca

O sushiman Marcos Ferreira da Silva, um dos proprietários do restaurante japonês Kiichi, com unidades na Vila Olímpia, Jardins e Vila Mariana, criou um prato inspirado em uma das suas paixões: o Corinthians. Embarcando na onda do clube que disputa o Mundial de Clubes no Japão, está sendo oferecido aos clientes o ‘Tirashi Corinthiano’. O prato que leva o símbolo do clube será servido no dia da estreia da equipe, quarta-feira, por R$ 31,20 por pessoa. “Nosso restaurante sempre foi inovador. Neste caso juntei o útil ao agradável. Como o público da culinária japonesa procura por coisas diferentes e o Corinthians está no Japão, creio que seja uma ótima oportunidade para provar o prato”, diz Marcos.

O prato tem a aparência do no escudo do time. Opção leve para o verão, o ‘Tirashi Corinthiano’ tem a parte central elaborada com tirashi feito com arroz, ovas de peixe voador por cima e cream cheese em volta. “Não é tarefa fácil monstar, há muitos detalhes, mas juntando as cores conseguimos fazer o escudo”, afirma. Ele só não sabe se manterá o prato no cardápio. Tudo vai depender da repercussão. “É novidade, será lançado e dia 12, quando esperamos especialmente o público corintiano, independentemente do resultado do jogo, vamos oferecer o prato durante o dia todo. Sabemos que nem todos os clientes são corintianos. Para o prato ficar, vai depender da aceitação. Essa será uma oportunidade também para descobrir quantos corintianos temos como clientes”, diz.

Nome significa ‘feliz primeiro filho’

fOTOs: guiLheRMe KAsTneR

Montagem do ‘Tirashi Corinthiano’ lembra o escudo do clube

A parte central do prato é elaborada com tirashi feito com arroz, ovas de peixe voador por cima e cream cheese em volta

Kiichi, na tradução para o português, significa ‘feliz primeiro filho’. Mas o empreendimento dos profissionais que partiram para o negócio próprio depois de 17 anos de trabalho rendeu novos ‘filhos’ e hoje a ‘família’ tem três unidades: Jardins, Vila Mariana e a matriz na Vila Olímpia. Sob o comando do chef Brito, o restaurante dispõe do mesmo cardápio nos três endereços. Além do menu à la carte, há também rodízio oferecido a R$ 34,99 no almoço da semana e demais dias por R$ 49,94 por pessoa. As sugestões do chef são ‘Salmão ao molho de maracujá’ por R$ 39,60; ‘Camarão Kiichi’ por R$ 39,60; ‘Teppanyaki de frutos do mar’ por R$ 38,40; ‘Yakissoba de filé mignon’ por R$ 31,20; e o ‘Combinado Tonokiichi’, por R$ 30,00. Há serviço delivery com taxa de entrega de R$ 7,00. (MF) Serviço Kiichi Jardins - Alameda Lorena, 138, Jardins. Tel.: 3051-3330. Kiichi Vila Mariana - Rua Dr. Altino Arantes, 795. Tel.: 2577-2023. Kiichi Vila Olímpia - Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 201. Tel.: 3842-0440. www.kiichi.com.br

Proprietário diz que o prato será lançado na quarta-feira, dia da partida


esportes Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

19

Corinthians enfrenta Al Ahly no Mundial Há tempos Tite estudava o Al Ahly e apontava Aboutrika como principal jogador da equipe. Ele não errou seus prognósticos. Como previa, o time egípcio venceu ontem o Hiroshima Sanfrecce, por 2 a 1, avançou à semifinal do Mundial de Clubes e será o adversário do Corinthians na quarta-feira. O ator do gol decisivo: Aboutrika, veterano de 34 anos, um “armador inteligente, que coloca a bola no chão e organiza o time”, nas palavras do próprio Tite, que acompanhou o jogo em Toyota ao lado de alguns jogadores e debaixo de neve. O treinador comprovou de perto que o Al Ahly é um time experiente e alertou: “É um time de imposição física, de jogadores fortes, qualidade técnica individual, de passe e antecipação. É um time experiente, a bola não

queima no pé”. Para completar, é uma equipe que, na opinião do comandante, tem uma linha de quatro defensores bem postada, apesar de ter cometido alguns erros – mesmo tendo feito um gol, o japonês Sato teve outras duas chances desperdiçadas. “A equipe deles tem um nível alto de concentração para jogar uma competição desse tamanho”, analisa Tite. “A vitória foi pela efetividade, não por desempenho.” É por isso que o técnico espera na quarta-feira um jogo de xadrez, de paciência, no qual terá de movimentar as peças cautelosamente. Se o adversário de quarta-feira fosse o Hiroshima Sanfrecce, a avaliação de Tite é que a partida seria mais movimentada. Além da cadência do jogo do Al Ahly, o peso da estreia também preocupa Tite. (AE)

MASTRANGELO REINO/ FRAME/ AE

Time egípcio venceu ontem por 2 a 1 o campeão japonês e anfitrião Hiroshima Sanfrecca de baixo de neve

Por R$ 300 milhões, Corinthians renova com a Nike até 2022 Corinthians e Nike fecharam mais um acordo milionário e de longa duração. Por uma expressiva cifra de R$ 300 milhões, a empresa vai continuar como fornecedora de material esportivo do clube por mais dez anos, até 2022.

“O negócio já está fechado”, afirmou o presidente Mário Gobbi. “Agora também temos o de maior fornecedor de material esportivo do Brasil e um dos maiores do mundo.” O valor do novo contra-

to com a Nike é quase o dobro em relação ao antigo, que tinha validade até dezembro de 2014. O novo acordo passa a vigorar em janeiro de 2013. Os R$ 300 milhões serão pagos em dez parcelas. (AE)


20

esportes Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Juliana e Larissa se despedem com bronze no Rio só uma dupla, mas uma história que foi muito bonita e teve tantos momentos marcantes, e feliz, por ter sido uma decisão minha e da qual tenho absoluta certeza”, declarou Larissa. Ao longo dos nove anos, a dupla conquistou 1.016 vitórias e foi campeã de 109 torneios. Foram sete títulos do Circuito Mundial e cinco do Circuito Brasileiro. (AE)

Dupla chega ao fim e no próximo ano Juliana inicia parceria com Maria Elisa. Larissa quer realizar sonho de ser mãe

Federer vence Haas no Ginásio Ibirapuera Em sua despedida de São Paulo, Roger Federer não decepcionou a torcida presente no Ginásio do Ibirapuera neste domingo e voltou a fazer grande apresentação, desta vez diante de Tommy Haas, ex-número dois do mundo. O suíço superou o alemão por 2 sets a 0, com duplo 6/4, no jogo de encerramento do Gillette Federer Tour. O resultado marcou o segundo triunfo de Federer nesta série de exibições. Na

sua estreia em solo brasileiro, na quinta-feira, o tenista foi superado pelo brasileiro Thomaz Bellucci. No sábado, ele compensou a torcida com um grande desempenho contra o francês Jo-Wilfried Tsonga. Depois da intensa animação no duelo contra Tsonga, o suíço foi mais contido em quadra. Ao fim de sua passagem pelo Brasil, Federer fará mais três exibições na América do Sul. (AE)

CELSO BAYO / FOTOARENA / AE

Tenista se despediu de São Paulo com dois sets a zero sobre adversário

Linha Dix

Individual Plano 100 Enfermaria

Linha Blue

à partir de

à partir de

Ligue e: confira

Fa milia r Plano 100

de 0 a 18 anos.

Fa milia r Plano 300

à partir de

de 0 a 18 anos.

ANS Nº 30287-2

cidiu parar de jogar pelo desejo de realizar o sonho de ser mãe, enquanto Juliana seguirá atuando ao lado de Maria Elisa. Após a partida deste domingo, elas foram homenageadas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). “É um momento que mistura muitas emoções. Ao mesmo tempo estou triste, por estar encerrando não

ANS Nº 30287-2

de Praia, disputada na cidade do Rio de Janeiro. Foi a 165ª vez na história que a dupla subiu ao pódio, mas, diferentemente do que aconteceu nas outras cinco etapas desta temporada do Circuito Brasileiro – ganharam o ouro em todas –, foi na terceira posição. No ano que vem, elas seguirão caminhos diferentes, já que Larissa de-

ANS Nº 3066 2-2

A parceria de nove anos entre Juliana e Larissa chegou ao fim ontem e, como tinha que ser, com vitória. Uma das duplas de maior sucesso na história do vôlei de praia mundial, elas bateram Karin e Shaylyn por 2 sets a 1, com parciais de 21/15, 16/21 e 15/12, e ficaram com a medalha de bronze da sexta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei

de 0 a 18 anos.

3528-7863/99354-0065


esportes Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

21

Cacá Bueno fatura título da Stock Car 2012 A 12ª e última etapa da temporada da Stock Car foi emocionante. Cacá Bueno saiu na pole position e, como líder do campeonato, precisava apenas de um quarto lugar para ser o campeão. Mas ele largou mal neste domingo em Interlagos e caiu justamente para a quarta posição. Aí, foi se recuperando ao longo da disputa, para assumir a ponta na penúltima volta. Naquele momento, o título parecia assegurado. A luta, então, era pela vitória na prova e, principalmente, pelo prêmio de R$ 1 milhão.

LUIS MOURA / Ae

Cacá Bueno conquistou ontem o título da temporada 2012 da Stock Car, tornando-se campeão pela quinta vez na história da categoria. Mas, apesar da festa pelo troféu, ele saiu do circuito de Interlagos com uma certa frustração, após ser ultrapassado nos últimos metros, quando acabou o combustível do seu carro, e ficar sem a vitória na última etapa do campeonato, disputada em São Paulo. Assim, o vencedor da Corrida do Milhão e que faturou o prêmio de R$ 1 milhão, foi Thiago Camilo.

Prêmio de R$ 1 milhão ficou com Thiago Camilo, que ultrapassou Cacá Bueno

Thiago Camilo levou prêmio milionário Enquanto Cacá Bueno festejou o título, Thiago Camilo comemorou o prêmio milionário que ganhou pelo segundo ano seguido – foi a quarta edição da Corrida do Milhão na Stock Car, sendo que Valdeno Brito (2008) e Ricardo Maurício (2010) foram os outros vencedores. Ele admitiu que, naquela altura da prova, não imaginava ganhar ‘nem nos meus melhores sonhos’. “Temos que lutar até o fim. Fica uma

lição: para quem quer, tudo é possível”, afirmou o primeiro colocado de Interlagos. (AE)

Piloto supera Paulo Gomes e passa a ser o único com cinco títulos na história da categoria

O problema foi que acabou o combustível do carro quando faltavam apenas 400 metros para a linha de chegada. Cacá Bueno foi ultrapassado por Thiago Camilo e Ricardo Mauricio, terminando a corrida na terceira

colocação. Foi suficiente para conquistar o título, superando os outros seis pilotos que tinham chances de ser campeão nesta última etapa. Mas o prêmio milionário escapou por pouco. Mesmo assim, o agora pentacampeão da Sto-

ck Car comemorou demais o novo feito na carreira. “Dinheiro é papel. Eu queria o campeonato. Foi a derrota mais saborosa da minha vida. É um pentacampeonato. Isso é histórico, estou feliz da vida”, comemorou Bueno. (AE)


22

curiosidades Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012


mulher Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012 Divulgação

10

mitos e verdades sobre maquiagem!

n EdilEnE RibEiRo

S

abe aqueles truques infalíveis na hora de caprichar no make, como para fazer o batom durar mais, esconder as imperfeições, não deixar o corretivo todo craquelado? Pois é, alguns realmente funcionam, outros, nem tanto. Para ajudar você a fazer a coisa certa e garantir look de estrela, o maquiador e consultor da linha Intense de O Boticário, Sadi Consati, revela dez mitos e verdades sobre o assunto. Confira.

1. Passar base nos lábios melhora a durabilidade do batom. Verdade: Passar base ou corretivo, preferencialmente líquido ou cremoso, aumenta a durabilidade do batom. “Estes itens também corrigem a cor dos lábios, deixando a cor do batom mais real”, diz o expert. Só não se deve usar produtos muito secos para não ressaltar as linhas dos lábios. 2. Sorrir para passar o blush revela o local correto para aplicação do produto. Verdade: Quando se quer o blush ‘efeito saúde’, o local certo para aplicação é na parte mais alta das maçãs do rosto. Ao sorrir, essa parte ressalta, então é só esfumar o blush com movimentos circulares em cima dela, diluindo as laterais para não ficar marcado. 3. Passar corretivo antes da base ajuda a esconder melhor as espinhas. Depende: Se for corretivo colorido para neutralizar a cor, sim. Mas, se tiver cor da pele, o ideal é que seja depois da base, como complemento. “A dica é aplicar o corretivo em cima da espinha e esfumar somente em volta dela, cuidando para não tirar o produto de cima”, ensina Consati. 4. Passar lápis na linha d’água diminui os olhos. Verdade: Segundo Consati, passar lápis na linha d’água diminui os olhos, principalmente, se eles já são pequenos ou levemente fechados. “Nesse caso, o recomendado é passar o lápis em cima (na raiz) ou por fora (abaixo) dos cílios. O contorno deve ser apenas do meio do olho para fora e esfumado”, sugere. 5. O pó facial ou compacto reforça as linhas de expressão. Verdade: Ambos reforçam as linhas de expressão e o compacto ainda mais. É preciso ter muito cuidado na hora de aplicar, deixando de fora a região dos olhos, onde tem maior concentração de linhas de expressão. “Quanto mais idade, menos pó na maquiagem deve ser utilizado”, ressalta Consati.

6. O corretivo utilizado na área dos olhos deve ser um pouco mais claro que o tom da pele para disfarçar as olheiras e iluminar a região. Mito: O corretivo deve ser na cor da pele. “Ninguém precisa saber que você está usando este item”, comenta o expert. “O fato de ser mais claro não vai cobrir mais as olheiras, pelo contrário, pode até deixar a região acinzentada”, lembra. Existem iluminadores e corretivos iluminadores com textura específica para iluminar essa região, o que é mais adequado. 7. O lápis de contorno dos lábios deve ser mais escuro que o batom para realçar o efeito da cor. Mito: Segundo o maquiador, o lápis deve ter a cor do batom. “O contorno dos lábios não pode aparecer, o lápis tem de se fundir com o batom”, ensina. O ideal é fazer o contorno nos lábios com o lápis, esfumar para o centro e, depois, aplicar o batom por cima. 8. Passar o batom com pincel ajuda na fixação do produto. Verdade: O pincel consegue preencher melhor os lábios dando mais cobertura e acabamento. “Ele se faz mais necessário quando os batons são coloridos ou escuros porque esses tons precisam ser espalhados melhor e de uma definição melhor dos contornos”, diz Consati. 9. Hidratar a pele antes de iniciar a maquiagem ajuda a dar um efeito mais natural. Verdade: A pele hidratada e com textura macia faz com que os produtos deslizem e sejam mais aderidos, deixando o efeito mais natural. 10. Sombras mais escuras devem ser aplicadas no côncavo para dar profundidade ao olhar. Verdade: Uma dica do expert é aplicar uma cor colorida ou mais clara em toda pálpebra móvel e, depois, esfumar utilizando a mais escura no côncavo.

23


24

MULHER Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012 divulgação

divulgação

Cuidado com a pele no verão divulgação

Preço: R$

divulgação

Para garantir total proteção dos fios no verão, a Tânagra Cosméticos lançou a Máscara hidratante capilar, da linha Hair Health, com poderoso óleo de macadâmia, composta por lipídeos vegetais naturais que promete suavidade, brilho e maciez aos fios. Com formulação de manteiga de Karitë, o produto reduz a carga estática dos fios controlando o volume dos cabelos. Recomendado para todos os tipos de cabelo.

20,30

Hidratação no cabelo já! A exposição excessiva ao sol, comum durante o verão, pode deixar a pele irritada e sensível, além de acelerar o envelhecimento. Para manter-se sempre jovial, o cuidado com o pós-Sol é importante para evitar as temidas manchas de pele, principalmente na região do rosto. O AcquaSpa Protection Mousse Pós-Sol, da Aspa Cosméticos, acalma, hidrata e suaviza a pele graças a sua fórmula rica em agentes protetores e restauradores, como derivados da Oliva, Vitamina E, D-Panthenol, Aloe Vera e Calêndula. Indicado para todos os tipos de pele, o produto possui textura mousse, reduzindo o atrito com a pele Preço: e a ardência causada pelo Sol, deixando-a fresca, suave e hidratada. Onde enconR$ trar: www.aspacosmeticos.com.br

30,00


espetáculos Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

25

Ná Ozzetti e Suzana Salles em 25 anos de sarau

Figuras importantes do movimento cultural conhecido como Vanguarda Paulistana, Ná Ozzetti e Suzana Salles atuaram ativamente nos anos 1980

compositoras que, durante dois anos, dividiu não apenas os palcos do lugar, mas também suas festas de aniversário: ambas nasceram em 12 de dezembro. Agora, 25 anos depois, a dupla relembra esses momentos e comemora aniversário com apresentação única do Sarau Princesa e Encantada, desta vez na Choperia do Sesc Pompeia, quarta-feira, às 21h30 (Rua Clélia, 93, tel.: 3871-7700, ingressos R$ 4,00 a R$ 16,00). Nesta comemoração, Ná e Suzana apresentam e interpretam canções no formato original, tocando de música caipira a Monteverdi, de clássicos da MPB e composições próprias a marchinhas de Carnaval de São Luiz do Paraitinga, tudo em clima de festa.

Parte da vanguarda nos 1980 na música

Gal OppidO

Em 1987, as cantoras Ná Ozzetti e Suzana Salles lotavam o alternativo Espaço Off, em São Paulo, com seu show-sarau comemorativo Princesa e Encantada. Sob a curadoria do crítico de arte Celso Curi, a renomada casa de shows se tornou o lar da dupla de

sarau Princesa e encantada Nesta comemoração, Ná e Suzana apresentam e interpretam canções no formato original, tocando de música caipira a Monteverdi, de clássicos da MPB e composições próprias a marchinhas de Carnaval de São Luiz do Paraitinga

Ná Ozzetti e Suzana Salles serão acompanhadas pelos músicos Lincoln Antonio, no piano, e Renata Amaral, no baixo, além da participação especial de artistas e personalidades que marcaram a carreira das cantoras nesses 25 anos. Figuras importantes do movimento cultural conhecido como Vanguarda Paulistana, Ná Ozzetti e Suzana Salles atuaram ativamente nos anos 1980 ao lado de nomes como Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Tetê Espíndola e Vânia Bastos, além de grupos tradicionais da música paulistana como o ‘Língua de Trapo’, ‘Premeditando o breque’ e ‘Grupo Rumo’.


26

espetáculos Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Arnaldo Baptista toca no Sesc Pompeia

Arnaldo Baptista abriu, em 5 de maio deste ano, a Virada Cultural no Teatro Municipal de São Paulo

Arnaldo. Foi no bairro paulistano da Pompeia que o artista viveu durante sua infância e adolescência e onde fundou ‘Os Mutantes’. A ideia de voltar em show solo, tocando e cantando ao piano, surgiu depois de um sarau para um grupo de 150 fãs, em uma festa de aniversário, em julho de 2011. Antes, Arnaldo Baptista havia se apresentado neste formato no show ‘Shining alone’, em 1981, no Tuca, São Paulo. “Há males que vêm para o bem... Eu sonhava com um PA valvulado (sigla para ‘public address’, um conjunto de amplificadores, mixer e caixa de som - com transistores), achei um piano e fomos parar nos teatros históricos... Assim, sente-se menos a diferença entre um PA valvulado e digital”, diz Arnaldo. O show terá video-cenário com projeções de suas obras como artista plástico.

Homenageado na Virada Cultural

Fabio Heizenreder

Depois do sucesso de sua volta aos palcos no Sesc Belenzinho e outras apresentações históricas como a do Teatro Municipal de São Paulo, na 8ª Virada Cultural, Arnaldo Dias Baptista celebra 2012 com mais uma série de apresentações, que incluem dois shows no Sesc Pompeia nos próximos sábado, às 21h; e domingo, às 19h (Rua Clélia, 93, tel.: 3871-7700, ingressos de R$ 5,00 a R$ 20,00). “Vou tocar em casa”, diz

Arnaldo Baptista, além da estreia no Sesc Belenzinho no ano passado, abriu, em 5 de maio deste ano, a Virada Cultural no Teatro Municipal de São Paulo. Os organizadores homenagearam Arnaldo usando suas obras como fundo para todos os palcos. Frases de suas canções solo estavam espalhadas, também, pelos 60 tótens informativos da Virada. Um mês depois, Arnaldo fazia um show-extra no Sesc Vila Mariana para atender aos fãs que não conseguiram vê-lo no Municipal. A inspiração para esta homenagem surgiu na Galeria Emma Thomas, em São Paulo, entre março e abril de 2012, depois de grande sucesso de público. Show de Arnaldo terá video-cenário com suas obras como artista plástico

Movimento Elefantes faz festival com big bands No próximo domingo, das 14h às 22h30, no Centro Cultural Rio Verde, haverá o 1º Festival Movimento Elefantes (Rua Belmiro Braga, 181, tel.: 3034-5703, ingresso R$ 20,00 na porta ou R$ 15,00 para quem confirmar presença pelo Facebook). Oito das 14 big bands do coletivo subirão ao palco para apresentar 6h de música instrumental. São elas: Big Band da Santa, Speakin’ Jazz Big Band, Orquestra HeartBreakers, Orquestra Urbana Arruda Brasil, Banda Jazzco, Grupo Comboio, Projeto Coisa Fina e Soundscape Big Band. O repertório será de composições autorais e standards do jazz. Durante o festival também será promovido o Click Elefantes 2012 - foto histórica com os 160 integrantes

do Movimento Elefantes. Será a comemoração de um bom ano, quando o coletivo recebeu do Ministério da Cultura o Prêmio Economia Criativa na categoria Gestão de Empreendimentos. O Movimento Elefantes foi contemplado em 40º lugar entre 100 selecionados no edital de fomento à iniciativas empreendedoras e inovadoras. O prêmio ratifica o modelo de gestão do coletivo e os três anos de ações colaborativas para difundir a música instrumental brasileira. A expansão do coletivo, outro motivo de comemoração, agregou mais quatro big bands - Ensemble Cayowaá, Nelsinho Gomes & NG8 Project, Orquestra Urbana Arruda Brasil e Speakin’ Jazz -, todas se apresentam no festival.


espetáculos Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012 TONY AUAD E OS bASTiDOrES DA Tv tonyauad@ig.com.br

Hoje

eu inicio a minha coluna comentando os novos lançamentos musicais previstos para 2013. Vários cantores novos estão aparecendo no mercado brasileiro, entre eles eu destaco Lucas Ferreira, jovem cantor de música sertaneja pop, que vem marcando território com seu talento. Tanto é verdade que seu empresário, o popular Pardal, confessou a este colunista que há inúmeros interessados em cuidar da carreira dele. Porém, Pardal não abre mão, até porque sabe que em muito pouco tempo esse jovem cantor será sucesso em todo o Brasil. Lucas gravou um CD que teve a direção de Nil Bernardes, um dos mais competentes produtores fonográficos do País. Entre as músicas escolhidas, ‘Casa bacana’, ‘Homem apaixonado’, ‘Me faz feliz’, entre outras. Lucas Ferreira tem participado de vários programas de televisão em São Paulo e não faltam elogios ao seu talento.

A Globo quer antecipar o final da novela ‘Salve Jorge’. Tudo porque a novela ainda não decolou, desde sua estreia, em outubro. A audiência foi uma das piores dos últimos dez anos. Para a direção da Globo, ou a trama passará por uma reformulação, ou sairá do ar antes do tempo. Por outro lado, Walcyr Carrasco já está escrevendo a nova novela que substituirá ‘Salve Jorge’. Uma das imposições já determinada pela Rede Globo é o corte da novela, que deverá ser cumprido. Glória Perez, autora de ‘Salve Jorge’, também não está feliz com os resultados. Tanto é verdade que pretende trocar o elenco. O núcleo militar, por exemplo, terá uma participação reduzida. As músicas turcas sumirão de cena e umas das principais protagonistas da história, a atriz Vera Fischer, deverá deixar a novela. Com todo o respeito à autora, essa foi a pior história que ela escreveu. Tanto o Programa do Jô, quanto o ‘Profissão repórter’ deverão sair do ar a partir desta semana, devendo voltar só dia 4 de março de 2013. Outro programa descartado será a ‘Turma do Didi’. Muito embora Didi continue contratado, só terá participação nos programas da casa e na apresentação do ‘Criança esperança’. A Globo nega, mas a bem da verdade essas mudanças custarão caro à emissora.

Piano na Praça fecha ano com Guilherme Arantes O pianista, cantor e compositor Guilherme Arantes é o convidado que fecha a serie Piano na Praça deste ano, no próximo domingo, às 12h (Praça Dom José Gaspar, s/nº, Centro, tel.: 3397-0160). O músico promete interpretar seus grandes sucessos, hits que emocionam antigas e novas gerações. Seu repertório, formado por composições próprias, percorre toda a sua trajetória em canções como ‘Amanhã’, ‘Cheia de charme’, ‘Deixa chover’, ‘Lindo balão azul’, ‘Meu mundo e nada mais’ e ‘Planeta água’, entre outras canções mais recentes. Comemorando 35 anos de carreira em 2012, o paulistano Guilherme Arantes, nascido 1953, começou como tecladista e vocalista da banda ‘Moto perpétuo’, grupo de rock progressivo dos anos 1970. Pianista, cantor e compositor, Arantes

Joca Duarte

Músico tem uma discografia com 20 trabalhos, entre CDs e DVDs

tem uma discografia com 20 trabalhos, entre CDs e DVDs. Sua obra já foi entoada por nomes como Roberto Carlos, Caetano Velloso, Nando Reis e Chitãozinho & Xororó, entre outros. É inegável dizer que suas canções foram trilhas sonoras de várias gerações e ainda atraem os mais jovens.

27

Sílvio Santos gostou tanto da menina fantasma, que participou da pegadinha no elevador, que mandou o SBT contratá-la. O patrão ficou impressionado com a desenvoltura talentosa de Lívia Padilha, de apenas 11 anos. As vítimas da brincadeira são figurantes que foram chamados no SBT com a justificativa de participar de uma seleção para participar do elenco de novelas da emissora. O programa ‘Legendários’, da Rede Record, será totalmente reformulado para 2013. Entre as novidades, mudança de cenário, saída de João Gordo, entre outras coisas. Para a direção da Record, o foco do programa deverá mesmo ser o apresentador Marcos Mion. Com cenário novo e formato diferente, ‘Legionários’ promete muito para o ano que vem. Para quem quer ser o primeiro lugar de audiência, tem de correr atrás do prejuízo. Rafael Cortez deixará mesmo o CQC da Band. Ele comandará a versão do ‘Got talent’, na Record. Outros integrantes já estão sendo contatados para o novo humorismo para o ano que vem. Marcelo Tas, responsável pelo programa na Band, considera tudo isso normal na TV brasileira. Frase final: ‘O humilhado sempre será exaltado; é uma questão de tempo.’


28

espetaculos Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Mostra no Itaú Cultural celebra 70 anos de Gilberto Gil Homenagem feita por 28 artistas

Gilberto Gil tem a carreira ilustrada por imagens desde a infância

Dramaturgo Mário Bortolotto lança hoje ‘Anos do furacão’ O escritor e dramaturgo Mário Bortolotto lança o livro ‘Anos do furacão’, hoje, às 19h, no Teatro Cemitério de Automóveis (Rua Frei Caneca, 384, tel.: 2371-5783). Publicada pela Editora Realejo, obra reúne textos do blog do autor (‘Atire no dramaturgo’), escritos no

Mário Bortolotto é ator, diretor, autor, sonoplasta, iluminador, vocalista e compositor de rock

período de 2006 a 2011. Durante o lançamento, o escritor apresenta pequeno show ‘Roberto embriagado’, ao lado dos músicos Diego Basanelli, Marcelo Watanabe e Alexandre Cavalo (violões) e Felipe Rocha (sax). A partir das 22h30, haverá continuação do lançamento na Mercearia São Pedro (Rua Rodésia, 34, tel.: 3815-7200). Aberto em 2003, o blog ‘Atire no dramaturgo’ já havia rendido uma primeira publicação em 2006. ‘Anos do furacão’ é como Bortolotto chama o tempo que passou sozinho depois de terminar uma relação de nove anos com sua mulher. “Foram anos intensos, de bebedeiras intermináveis, vivia em uma montanha russa

sempre em queda, sem nenhuma rede de proteção. No final de 2009, depois dos três tiros em um assalto na Praça Roosevelt, tive de interromper forçosamente minha vida a mil. Até hoje não entendo como sobrevivi. Quando voltei, entendi que estava vivendo minhas faixas bônus”, afirma o autor. “Selecionar esses textos foi um trabalho exaustivo, já que eu escrevia prolificamente. E confesso que fiquei bêbado e muito triste relendo, mas, apesar de tudo, o bom é saber que não me arrependo de nada. Faz parte da minha história. E eu não faço a menor ideia do que o futuro me reserva. Mas um pouco do meu passado está aqui”, diz Mário.

Em um cruzamento de gerações inspiradas por Gil, 28 artistas participam da homenagem. Além de Onesto e 15 grafiteiros do Projeto Quixote, Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto, Jarbas Jácome, José Roberto Aguilar, Augusto de Campos, também participam da mostra Andrucha Waddington, Antonio Dias, Antonio Peticov, Ariane Stolfi, Bené Fonteles, Carlos Adriano, Caetano Veloso, Carlos Nader, Daniel Scandurra, Eduardo Denne, Gabriel Kerhart, Gualter Pupo, Ivan Cardoso, Lenora de Barros, Luiz Zerbini, Lula Buarque de Hollanda, Omar Salomão, Raul Mourão, Ricardo Aleixo, Vivian Caccuri e o próprio André Vallias. Gil70 traz, ainda, um desdobramento digital na web - www.gil70. com - que inclui uma antologia de textos escritos por Gil, entre outras atrações.

divuLgação

entrada gratuita). Entre pintura, grafite, vídeo, fotografia, escultura, poesia visual e instalação interativa, todos os trabalhos inspirados em canções de Gil ou dedicados a ele são distribuídos entre o piso Paulista, o mezanino e primeiro subsolo do instituto. São obras dos mais variados gêneros, realizadas por criadores de quatro gerações, para celebrar, no espírito heterogêneo e livre das revistas marginais dos anos 1970. Elas estão permeadas por 24 displays interativos que dão acesso ao áudio, letra e comentários de 70 das mais emblemáticas composições de Gil. “Minha ideologia é o nascer de cada dia e minha religião é a luz na escuridão.” Essa fala do cantor e compositor abre a mostra antecedendo a uma sinuosa linha do tempo, ilustrada com imagens - tem fotos dos pais de Gil, mesmo antes de ele nascer -, vídeos e sons. É acompanhada de totens multimídia - com excertos de filmes e depoimentos.

Southbank Centre London

Um grafite na parede externa lateral do Itaú Cultural - assinado por Onesto e 15 grafiteiros do Projeto Quixote, que ele orientou em oficina realizada para esse fim -, um poema visual de Arnaldo Antunes, corações em movimentos rítmicos criados por Adriana Calcanhotto, uma teia de aranha que cresce ao som do violão do homenageado, idealizada por Jarbas Jácome, a tela inédita ‘A turma do Gil’ feita por José Roberto Aguilar, e um vídeo poema de Augusto de Campos estão entre os 23 trabalhos de Gil70. Concebida e organizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias, com a colaboração do pesquisador e ensaísta Frederico Coelho, e da arquiteta Nelci Frangipani, a mostra celebra as sete décadas de Gilberto Gil. Entra em cartaz no Itaú Cultural amanhã para o público e permanece até 17 de fevereiro (Av. Paulista, 149, tel.: 2168-1776, terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h,

Bortolotto apresentará ‘Roberto embriagado’ durante o lançamento

Autor ganhou prêmios APCA e Shell Mário Bortolotto é ator, diretor, autor, sonoplasta, iluminador, vocalista e compositor de rock. Escreve para teatro desde 1981. Nascido em Londrina (PR), tem 12 livros publicados. Ganhou o Prêmio Shell de teatro de Melhor Autor de 2000 pelo

texto ‘Nossa vida não vale um Chevrolet’, e Prêmio APCA de 2000 pelo Conjunto da Obra. É diretor do Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis e vocalista das bandas de rock e blues Saco de Ratos e Tempo Instável.


espetáculos Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012 Livros & idEias heldeR lima Blog: livroseideias.wordpress.com

Perturbadora sensibilidade Ela é esbelta, olhos claros, roupas de grife e carro importado, seios aparentemente de silicone, férias na Europa, emprego como gerente de multinacional... Tudo o que um homem bem sucedido e jovem pode querer, o que certamente não é o meu caso. Aliás, ela era noiva. Quase sempre via o mauricinho buzinando na sua porta, usando óculos escuros e tiara sobre os cabelos escorridos, um cara realmente bacana. Um dia ela bateu em casa e por um momento imaginei a gente fazendo coisas proibidas. Mas ela queria apenas uma dica de leitura de um livro do Luis Fernando Veríssimo, que está no hospital há dias. Justificou: “Soube que você escreve sobre literatura, pensei que pudesse me indicar algo, tenho visto notícias...” “Claro”, respondi, e assim saquei da estante e emprestei para ela um clássico do Veríssimo, sucesso desde os anos 80, uma obra realmente emblemática de sua produção: ‘Todas as histórias do analista de Bagé’. O livro traz contos hilariantes de um analista gaúcho que trata seus pacientes a tapa. Ainda dei uma dica: “Não deixe de ler o conto ‘O lixo’, que é bem interessante”. Gosto do tal conto porque ele traz uma conversa entre vizinhos, e cada um confessa que espiou o lixo do outro e assim, um descobre as intimidades do outro até que se arriscam em uma aventura. É possível falar em análise semântica do lixo, que nos permite “ler” a vida no cotidiano; aliás, é pelo lixo que tornamos a nossa intimidade pública. Dias depois encontrei a vizinha. “E aí, o que

horóscopo ÁRIES: Aproveite este período para viajar, fazer novas amizades e arquitetar novos planos para ganhar dinheiro. Esteja atento para uma 21 MAR. 20 ABR. visita que lhe trará boas notícias.

achou do Veríssimo?” Mas ao me ver, ela caiu em prantos. Disse que chegou um dia na casa do partidão e enquanto ele tomava banho foi fuçar no lixo. Encontrou uma taça de vinho quebrada e, em seus pedaços, marcas de batom. Depois, no lixinho do banheiro descobriu a prova fatal. Ficou indignada, desmanchou o noivado. Já estavam de apartamento comprado e tudo. Convidei-a para um chá de casca de laranja ou alguma outra baboseira em casa. Ela se acalmou. Agradeci a Veríssimo pela graça alcançada. Não fosse aquele conto, ela ainda estaria noiva, afinal, ela aprendeu a revelar os mistérios do lixo. Mas alegria de pobre dura pouco. Dias depois, outra buzina tocava em sua porta, e desta vez, também com tiara e cabelo escorrido, um pouco mais claro. Eu estava condenado a, quem sabe, encontrar outro conto que a salvasse... Mas aí acordei. Claro, isso foi um sonho, vizinha de cinema é coisa rara. O que fica de real dessa história é que as mulheres têm sensibilidade única para perceber a traição. DivULgAçãO

Veríssimo escreveu sobre a semântica do lixo Todas as hisTórias do analisTa de Bagé, Luis Fernando Veríssimo, editora Objetiva, RJ, 2002, 80 págs.

omaR caRdoso Filho |

www.omarcardoso.com.br

23 SET. 22 OUT.

LIBRA: Hoje você será beneficiado no plano social. Uma notícia vinda por correio, por telefone ou por qualquer outro meio de comunicação, o deixará muito contente.

23 OUT. 21 NOV.

ESCORPIÃO: Um dia um pouco agitado para você, mas, para que tudo saia bem, deverá tomar uma atitude inteligente e evitar o nervosismo que nada adianta.

22 NOV. 21 dEz.

SAGITÁRIO: Melhora de saúde e das chances de sucesso geral. Se você agir com inteligência e com perícia conseguirá chegar onde pretende. Êxito pessoal e social.

22 dEz. 20 jAN.

CAPRICÓRNIO: Evitar afobações e correrias, será muito importante. Demonstre domínio sobre si e passará airosamente por um período difícil. Cuidado com inimigos. AQUÁRIO: Apenas as pequenas compras estarão beneficiadas, assim como o trabalho. Não permita que a confusão mental tome conta das suas atitudes.

21 ABR. 20 MAI.

TOURO: Poderá trazer desentendimentos no ambiente de trabalho. Usar de franqueza é muito bom, mas vá com calma para não magoar os outros ou até a si mesmo.

21 MAI. 20 jUN.

GÊMEOS: Procure evitar questões com vizinhos e a pressa ao viajar. Os amigos leais o ajudarão em qualquer dificuldade e conseguirá realizar boa parte dos seus desejos.

21 jUN. 21 jUL.

CÂNCER: Poderá fazer compras ou vendas lucrativas. Atividade brilhante na vida social, esportiva intelectual e administrativa. Reconsidere os planos de trabalho.

22 jUL. 22 AGO.

LEÃO: Faça tudo para evitar atritos, discussões e cenas de ciúme. Novos conhecimentos e bons resultados para o futuro. Seja otimista e persistente.

21 jAN. 19 fEV.

23 AGO. 22 SET.

VIRGEM: Bom aspecto astral para lucrar em negócios iniciados anteriormente e ter sucesso financeiramente. Mantenha uma postura nova, assim você se sentirá melhor.

PEIXES: Lucrará em negócios imobiliários, pelo esforço no trabalho e no emprego de suas economias. Busque intensamente 20 fEV. as coisas sólidas e duradouras. 20 MAR.

palavras cruzadas diretas

Revistas coquetel 2012 www.coquetel.com.br

29


eSpetáCuLOS Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

‘O palhaço - roteiro do filme’ (co-edição Edições Sesc SP/Ouro sobre Azul, 160 págs., R$ 25,00), de Selton Mello e Marcelo Vindicatto, será lançado quinta-feira, às 19h30, no Cine Sesc (Rua Augusta, 2075, tel.: 3087-0500). Às 20h30 haverá encontro com Selton Mello, Marcelo Vindicatto e Danilo Santos de Miranda, seguido de exibição do filme, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria com 1h de antecedência. A publicação do roteiro de ‘O palhaço’ responde ao interesse crescente do mercado editorial brasileiro por textos deste gênero. Com ela, Selton Mello diz que a intenção é contribuir para uma mudança de expectativa, mostrando como tornar permanente aquilo que é tido como efêmero, dando ao leitor recursos para compreender melhor o processo de trabalho em cinema. A função principal do roteiro é contar uma história. Ele não é escrito, no entanto, da mesma maneira que um romance, embora não deixe de ter “forma” literária. No roteiro a história é contada por meio de imagens, diálogos e descrições minuciosas das cenas. Trata-se, como diz o dire-

Guilherme maia

Roteiro do filme ‘O palhaço’ será lançado na quinta-feira

O filme foi escolhido para representar o Brasil na premiação do Oscar de 2013

tor, de uma “bula”, ou de uma “rota”, determinada e “decupada”, dividida em diferentes estágios: planos, sequências e cenas, com as rubricas técnicas de cenários e diálogos. Escolhido para representar o Brasil na premiação do Oscar em 2013, em uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro, ‘O palhaço’ alcançou a marca de mais de

1,5 milhão de espectadores. Foi indicado em 14 categorias e venceu 12 do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo as de Roteiro Original, para Marcelo Vindicatto e Selton Mello; Ator Coadjuvante, para Paulo José; Ator e Diretor, para Selton Mello, além dos prêmios de Melhor Filme e Fotografia do 38º Festival Sesc Melhores Filmes de 2011.

Strike mostra clipe de ‘Céu completo’ e anuncia show Em meio à turnê do álbum ‘Nova Aurora’, o Strike lança o clipe do segundo single, ‘Céu completo’ (http://www.youtube.com/ watc h? v=I Vl F1ApV0E 8). Com direção de Maurício Eça (que já trabalhou com Pitty, Capital Inicial e com o próprio Strike), o clipe tem clima urbano, fotografia impecável e mostra imagens da banda tocando com a cidade ao fundo, assim como outras cenas na rua. “Nesse vídeo procuramos priorizar a fotografia ao roteiro. Por isso escolhemos o Maurício, também diretor de ‘Fluxo perfeito’, e achamos que ele soube sintetizar com perfeição a ideia inicial”, diz o vocalista Marcelo Mancini. No dia 20 de janeiro o

2Dorms. 1vg- ac. dep. R$ 1100,00 2236-6887

IMÓVEIS

Litoral CASA PRAIA GRANDE

Aluga-se APTO TATUAPÉ

Próx. Mt. Boulervard. 2 dorms, sl, coz, sacada, wc, 1 vg. R$ 1.900,00 c/ IPTU e cond. F: 2671-7904

BELA VISTA APTO

1 dorm. c/ vaga, px. Hospital Sírio Libanês, Alug/ Cond/ Iptu R$ 1.650 HC (11) 3256-2333 Creci 67437

P/ 15 pessoas, Natal e reveillon. Tratar. F: 95359-6976

ILHA COMPRIDA - SP

Vendo lote 250m² próx. à praia em 20x R$ 250,00 R: 7 de Abril, 235, conj. 402. Centro-SP. 3159-5000/ 973242926 Últimas Unidades

ALUGA-SE QUARTOS

P/ Rapazes, amb. familiar. R: São Joaquim, 262. F: 23857921

ALUGO QUARTO

Mobiliado para rapaz, incluso água e luz. R: Marcos Arruda, 367 paralela a R; Catumbí.

MORE BEM RAPAZ

Roupa lavada e passada próx. Mt. Belém e Tatuapé. 25074160

QTO PÇA ÁRVORE

Rapaz s/ vícios. Amb. famil. e cristão. F: 96838-5519/ 26597312

Strike lança o novo CD no HSBC Brasil, em São Paulo. Para mais informações, agenda de shows, clipes e músicas, acesse http://www.bandastrike.com.br divulGação

Livro de Isabel Vasconcellos, ‘Primeiro chegam os anjos’, pela Editora Barany, traz uma coletânea de 15 contos de Natal (128 págs., R$ 34,90). Para escrevê-los, a autora se inspirou na necessidade de focar o que se celebra nesta data. Dentre as narrativas estão ‘Presépio’, ‘Ro- Livro é ilustrado por Sueli Pinotti, viúva de José Aristodemo Pinotti berto Jesus’, entre outras.

Anuncie 2475-7810

VAGA P/ MOÇAS

Salas & Quartos

Grupo prepara apresentação em São Paulo, dia 20 de janeiro, no HSBC

Nas livrarias, os contos de ‘Primeiro chegam os anjos’

CLASSIFICADOS SOBR. MANDAQUI

rui mendes

30

Mt. Guilhermina, more bem,amb. familiar R$ 330,00 . 98245-3475 tim/ 2684-0298/ 96990-3687

VAGA P/ RAPAZ

Próx. ao Metrô S. Joaquim, R$ 270. F: 3208-9178/ 3275-0276

CHÁCARA 6.000M²

Sul de minas c/ casa de auto padrão. R$ 180 mil. Dir. c/ propr. 11 95298-3881

Temporada

VAGA TD INCLUSO

Mt. Penha, R$ 300,00. F: 20926243/ 95739-0700

Sitios & Chácaras CHÁCARA 5.000M²

Castelo Branco km 68. C/ luz, riacho, pronto p/ construir. F: 2512-6410/ 7747-3288/ ID 11*95391

Praia Locação de chalés para até 10 pessoas em Caraguá. C/ cozinha equipada e churr. Solicite seu Orçamento:

www.aldeiadovale.com.br praia@aldeiadovale.com.br

PRAIA GRANDE

Fazenda Chalés e aptos, para 05, 06 e 08 pessoas c/ pensão compl. + lazer + equipe de recreação + piscina + trilhas. Diárias a partir de R$ 70,00 por pessoa. Consulte pacotes de Natal e Ano Novo.

www.aldeiadovale.com.br contato@aldeiadovale.com.br 12 - 3951.2317 - Jacareí - SP

FRENTE AO MAR

Praia Grande, 1 dorm, 1 sl, coz., 1 vg gar. P/ Natal. F: 3315-9711

POUSADA ITANHAÉM

30m da praia. Suítes diária R$ 35,00. F: 98779-4740/ 999880181 ou www.pousadausa. com.br

Alugo casa 3 dorms., 4 vagas, p/ até 18 pessoas. P/ Natal e Reveillon. F: 3439-9902

Vende-se APTO 2 DORMS

Vl. Maria/ SP, c/ pisc., pronto p/ morar. R$ 235 mil F: 41154454

APTO. LAUZANE

2Dorms. c/ arms. 1v- 55m². Consulte: 2236-6887

COHAB 1VAZIO

Apto. médio R$ 130.000 ac. finac. 2307-6332/ 2743-7891/ 97406-2100 www.uniaoimovel.com

COMPRE SUA CASA

Parcelas a partir de R$ 280,00, use o FGTS. F: 3255-4093

ITAQUA E REGIÃO

Lotes de 125m² a partir de R$ 27 mil à vista e casas financiadas, em outros bairros. Não percam essa oportunidade. Toninho Imóveis. F: 46424706 ou www.toninhoimobiliaria.com.br

SAIA DO ALUGUEL

Através do crédito imobiliário s/ juros em até 170 meses. Seu apto, casa, terreno. Créditos R$ 30 mil a R$ 400 mil. Parc. a partir de R$ 293,00. 38833455

SOBR. CASA VERDE

Novo, 2dorms. quintal- 2vg, 74m² R$ 270mil, 2236-6887


CLASSIFICADOS Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Anuncie 2475-7810 SOBRADO 3 ANDARES

VOCÊ PODE!

Próx. Estação Ferraz de Vasconcelos. 4 dorms, 3 wc, gar. p/ 3 autos., c/ salão no 3º andar. R$ 200 mil. F: 4678-2752

Grandre Promoção! Alongamento a partir R$ 350,00. Cursos de alongamento. Vendas de cabelos naturais. F: 31294970/ 3129-4768

SOBRADOS NOVOS

Próx. ao Shopping Aricanduva, fino acabamento. R$ 230 mil; ac. financ. F: 97167-3041/

Detetives

TERRENO 300M²

Cidade: Nova Odessa, c/ ligação de água, luz e esgoto já murado c/ escritura F: 950599026

DETETIVE COSTA FINANCIAMENTO

Materiais contr., jrs baixos. C/ Nablas. F: 3105-2761/ 989276746

LIMPE SEU NOME

NEGÓCIOS Dinheiro

Cheque, Protesto, SCPC, Serasa. A partir de R$ 50,00. F: 2601-0494

Oportunidades

E equipe, atendimento 24 hrs. 3105-1402/ 95100-4528 detetivecostaeequipe@hotmail. com

Esoterísmo ALTO PODER

Trago seu amor aos seus pés. pagto após resultado. 26012548

AMOR DE VOLTA?

Forte amarração africana! R$ 50,00. F: 2815-1063/ 983407987

DEUSA DO AMOR

Amarração p/ amor $ 200, pagto em 5x após result. 5223-4140

DONA LUCIA

É especializada em união de casais; Faz amarração p/ amor! C/ resultados rapidos e garantidos. Consulta via fone ou pessoalmente. F: 2861-7542

ESPIRITA DO AMOR

Especialista em rituais p/ união, traga seu amor de volta e pague só após o resultado. F: 4102-1929/ 98542-6162

MÃE DE SANTO

De Ogum. Búzios, cartas, vidência na água. Faz trab. espirituais p/ amor, abertura de caminhos, saúde, neg. financeiros. Trab. 100% gar. Amarração p/ amor, 7 dias, infálivel. Cons. 1 kg alimento. 2093-0691/ 98554-5679 Tim

MÃE MÁRCIA OXUM

Faz todos os tipos de trab. Joga-se Búzios, Cartas e Tarô. Consulta ao alcance de todos R$ 10,00. F: 2651-0701/ 2651-0748/ 99817-6780/ 071 9167-6945

LOTOFÁCIL

20 grupos que garantem 14 pontos em todos os sorteios da Lotofácil. Até o concurso 823 este esquema já acertou 15 pontos, 289 vezes. Retire grátis em nosso site: www.cadernodasloterias.com.br

RENDA EXTRA

Ganhos $ 1000 á $ 5000.Entrevista F: 4218-5773 fixo

PARE DE SOFRER!!

Amarração p/ o amor 100% garantida fazemos todos os tipos de trabalhos, sigilo absoluto, pagto após resultados F: 4106-1687

PODER DA MAGIA!!!

Faz trabalho e união de casais, consulta grátis. F: 2401-7472

QUER ATRAIR SEU

Amor como abelha para o mel? T: 3451-8088 Mt. Santa Cruz.

SERGIO DE XANGÔ

SERVIÇOS APROVO CRÉDITO

C/ ou s/ restrição. R. 7 de abril, 261 sl. 301. F.: 3257-5099 www.credicompany.com.br

APROVO P/ TEL.

3257-9246 / 3259-7530 p/ assal., c/ ou s/ cheq. c/ restrição.

APROVO SEU CRÉDITO

Mesmo c/ restr. p/ assal. aposen., bancário, autônomo s/ restr.. 3129-7010/ 3129-3234

Beleza e Estética CLAREAMENTO RÁPIDO

Estrias/ manchas em geral/ acne / picada de inseto/ lipo natural. 3222-6802/ 961979335

DEPILAÇÃO MASC.

Estética, Mt. Saúde. F: 989843187/ 2533-7139 c/ Carlos

Vice- Presidente da FCEUCESP, consultas c/ tarô e búzios. F: (011) 3442-6880/ id. 129*2676

SIMPATIA INFALÍVEL

Trago seu amor em 6 hs. garantido F: 2772-8608/ 985692419

TARÓLOGA PRISCILA

Faz todo tipo de trab. Consulta ao alcance de todos R$ 10,00. F: 3207-4353/

FA BOMBOM 20A.

Recados PROC.NAMORADAEU49A.

Anúncio sério. Idade, raça, tipo físico não importam. F: 963136859/ 2509-6216 Roberto

TEMPLO DE OGUM!

Joga-se búzios e tarô, faz e desfaz qq. tipo de trabalho 100% garantido. Especialista em união amorosa, Vudu p/ o amor ,não deixe de fazer amanhã, o q. você pode fazer hoje. Cons. 3 Kg de alimentos não perecível. Marque já sua cons. 3459-1225/ 95214-9812

TEMPLO MISTICO

Faço trab. c/ bonecos do Vodu,Búzios, cartas e tarô. Faço e desfaço qq tipo de trab., amarração definitiva, 100% garant., não prometo, cumpro! R$150,result. em 24hs,Rec. cheg. do Codó do Maranhão P/ de sofrer ligue agora F: 2773-9803/ 97239-7125/ 86*239491 Consul. grátis!

TRAGO SEU AMOR

De volta amarrado, apaixonado por vc p/ sempre em até 24h. 97517-1588/ 981020061

Festas A PARTIR $ 19,90

p/p Buffet completo com salão 3867-0484 Nextel ID 9*15735 www.espacoveudenoiva.com. br

RECREAÇÃO

C/ escultura em balão e pintura facial. Z. Leste. F: 996351956 Vivo/ 98468-5698 Tim 16h às 20h

Informática COMPRO

Relax ACAMY MESTIÇA

Completa, liberal, inic. atv. com acess. 5084-0947 M. Sta. Cruz

AELI UNIV.

Sheila- Camila- SamanthaCinthia. td. c/ anal 2091-6140/ 2093-1177 M.Carrão

AIDÉ BELA LOIRA

36a. seios 52 massag na maca e algo + ? 96964-0123 Centro

AKEMI MESTIÇA

ALDINE 40A. MASS.

Toque macio, excit. e algo +. 3241-0480/ 95732-7258

ALINE 3107-0972

Massagem relax e tailandesa com algo mais 95850-1202

AMOR AO CLIENTE!!!

Massagem s/ enganação. Atendo só! Bela Vista. 3263-0752

CAROL/CRIS/ELLEN

mass sensual/ prostatica/ depil,discreto Tatuapé 20929409

LOIRA MASSAGISTA

GABRIELA LINDA

18a. R: Soares de Avelar,142 - São Judas. 5812-2248/ 25770050

GABRIELA TRAVESTI

Morena, 130 bbm, super dot, atv/pass, R$ 30/1h. compl. 3453-4194 Mt. Rep.

GAROTAS SAFADAS

Loiras, ruivas, morenas. Liberais e compl. 2815-0746 M.S.Cec.

GATA”S BAR

Serviços

Limpe seu Nome Dívidas SPC Serasa CPF ou CNPJ Juros Abusivos Cheques devolvidos

11 2267-0056 www.adassessoria.com.br

APOSENTADORIA Contagem gratuita. 31011744/ 9880-9641 R: José Bonifácio, 278 4º andar cj. 402 - Próx. Mt Sé

MUDANÇAS/ FRETES R$ 1,00 / km rodado. F: 38256786/ 99905-6195 Josiel.

Telefones LINHAS TELEFONICAS Speedy, tv a cabo, economica e clássica. Prazo de inst. até 3 dias mesmo c/ restrições. Taxa única R$ 69,99. F: 979525457- Tim/ 98905-3821- Claro c/ Luciana

NEXTEL

HENRIQUE

Rápido e fácil, sem SPC/ SERASA ou comprovante de renda. Pronta entrega. F: 3337-2020

ANALU GULOSA

Tx. $15, Oral guloso + amigas. Av. Jabaquara, 2.604 Mt S. Judas. 2362-8122

ANITA E AMIGAS

Atend. c/ carinho, á partir R$20 Mt. V. Mariana. 5083-5972

APTO PRIVÊ

loira, morena, mulata, ruiva. 5082-5030 V.Mariana Massagem compl. e tailândesa c/ local! F: 3104-5790 s/ homens 18A. quente rec. cheg. Salvador- Dany pimentinha- Tais mul. Bianca melancia 31049007 M. Lib.

LARISSA 19A

ATAMY MESTIÇA

LOLITA PEITUDA

18A., inic, + amigas liberais. ac. cartões. 3034-6087 M. Lib

BALADA LIBERAL

www.baladaliberal.com.br Fs: 5093-7721 e 5093-7731 Em Moema

BIANCA MASS. R$50 BRUNO 21A.

CAMILA 22A.

O. s/preserv. beijo língua, faço porque gosto 5082-3821 M.S Cruz

CARLA CARIOCA

lindíssima Orl. s/ camis. safadinha e liberal 3337-4283 + 7 amigas c/ orl. s/ camis. p/ tds. 2082-2050 Centro da Penha

LUANA CASADA

Meu marido não dá conta, gosto muito da coisa 2227-1901 casa nova Penha

MÃE E FILHA

R$ 30 Loiras, trans. c/vc e p/vc. ac. cartões. 3101-8730 Lib.

MELISSA

PRAZER TOTAL

CASA FOGOSAS

PURO PRAZER

CLÉO 40 A. COROA

SANDY 3221-1028

DANY BRANQUINHA

Chup s/ camis. c/ anl. Guaiauna, 419 M. Penha 2092-2945

DANY LOIRINHA

19A., meiga, carinhosa, + amigas. at. 2º á domingo, 55898387 M. Saúde

MARIANA 4 MÃOS

DARA E VIVI

massag. ante-stress, tailandesa algo +. Loc. aquec. 5084-4919

Irmãs lésbicas, insaciáveis, R$ 40, F: 5541-7457 Santo Amaro

MASSAGISTAS VIP

EQUIPE NOTA 10

a partir $ 30 drink´gratis garotas lib. R: Alferes Magalhães 336, Mt. Santana 2841-5188

LIMPE SEU NOME DE 03 A 10 DIAS. FAZEMOS TODOS OS TIPOS DE RENEGOCIAÇAO PROTESTOS,CH DEVOLVIDOS, LOJAS E JUROS ABUSIVOS DE VEÍCULOS

 2939-8711 ao lado do Metrô Parada Iglesa

38A. garg. prof. escandalosa no A. ativíss. 3115-0241 Lib. Lindas e insaciaveis. R: Guaiauna 118- M. Penha. 2091-0923 Realize s/ fantasias, belas loiras e morenas. 2251-1055 Mt. Carandirú Indiazinha 20a. Linda Bbum. grande bronzeada, completinha. 3337-5014

SARAH NEGRA

Atv. com vários acess. para homens liberais venha ser minha menina 2227-1901 Casa nova na Penha

TOMOKO MESTIÇA

Safadinha, fogosa e carinhosa. 3277-3368 M. Liberdade

VANESSA NEGRA

24A, ex madrinha bateria, bb. extra gg, compl. lib. O. molhad. bjo. grego, R$ 30 R: Bento Freitas, 45 ap. 1 Lgo. Arouche. 3441-8954

Telemensagens TELE CARINHO Surpreenda quem você ama! (11) 3384-1675

TELEMENSAGENS Presentei e emocione, música à escolha, reações/ cd. 27427603

TELEMENSAGENS 24h c/ reação. Enviamos CD. 2687-1169/ 2023-0820

Indicador Profissional

Taradas e muito safadinhas 2539-4596/ 2539-4597

CASA DAS GATAS

Rabuda, fogosa, sem frescura, local próprio. F: 98828-0069

AGILIZA CREDIT

MENINAS TATUAPÉ NEGRA GULOSA

Belas gatas, feras no sexo, R$25, drk grat. R. Dr. Zuquim, 487 M. Santana. 2283-3685

Tel. com acesso a internet mesmo c/ restrição. 27738573

Ad. ser chup. Carol marca biquine- Adriana 2295-0770 M. Penha

110 Bbm, faço tudo com você vários acess. Sem frescura. 2227-1901 Casa Nova Penha Loiras, Negras, Mestiças, Educadas. F: 3326-5440 até às 19h

VENDE-SE LINHA

KELLY BAIANINHA

nova equipe, loira/ morena/ ruiva. Lib. e compl. 3825-4466 M. S. Cecil.

Peníana p/ casaço impotência reativar o ponto sexual faço depilação 3341-7745 Centro

Delíciosa mass. sensual ótimo relaxamento 3105-5158/ 99409-8870

Mulheres de verdade ! Ligue 09117-7878-3737 é ao vivo.

Loiro 23a. ativo e passivo. 2822-6411 Mt. República.

GATAS SAFADAS

Amigas completas e liberais ac. cartões. R. Vergueiro 2339 Mt. Ana rosa 5549-7201

Moreno safado, com local. Mt. República 2764-8437

Gordinha fera no orl sem camis. até a última gotinha 99389-0451

FONE ERÓTICO

VITOR HUGO

1 a 10 dias SPC/Serasa/Bco Central/ c/ ou s/ ch. dev./prot. Tx a.p. $100, 2981-9051/ 2983-3654

ANA ROSA +

COMPRO TONERS

ABELLA BOCA LOKA

Por 20 Reais Faço Sexo Anal e Sexo Oral ! (11) 4063 0689

A BIG CAMPEÃ

ao lado de lindas garotas discreto R. Margarida, 290 próx. Mt. Barra funda. F: 3666-0771

10Amigas liberais, tudo p/ seu prazer. ac. cartões. M.Lib. 3101-0901

Cartuchos e toners de impressora, cheio , vencido, vazio. F: 7008-1004 nextel

Massagem

FELIPE

VENHA RELAXAR

A legitima 18 a. F: 2839-2057 M.Rep www.floralvim.com.br

Tailandesa, prostática, ac. cartões. 3337-3154 S. Cec.

Cartuchos novos, venc./ originais 96725-9222/ 3294-7347

+ amigas carinh. lib. 34188325 Guaianazes Z.Leste

31

Saúde


32

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012


EMPREGOS

62

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

www.metronews.com.br

Distribuição Gratuita nas Estações do Metrô Divulgação

Profissional da área tem diversos campos de atuação, podendo trabalhar dentro do controle de montagem e manutenção de sistemas integrados eletrônicos, além de laboratórios

Setor da Mecatrônica segue na estabilidade n Marcela Fonseca

Setor que já teve sua ‘época de ouro’, a Mecatrônica se mantém consagrada e com crescente demanda de profissionais com diferentes conhecimentos e aptidões para a integração das tecnologias que envolvem o setor. Embora o mercado de trabalho nesta área não apareça entre os mais aquecidos no Brasil, ingressar no ramo a partir de um curso técnico em

Mecatrônica pode render sim bons frutos. De acordo com a coordenadora de atividades pedagógicas do Senai, Gislene Kuke, as atribuições do profissional técnico no ramo vão desde planejar, supervisionar, controlar e realizar ações de montagem e de manutenção corretiva e preventiva de sistemas integrados eletroeletrônicos, eletropneumáticos, eletro-hidráulicos e mecânicos, destinados a equipamentos

e processos de manufatura. O profissional também pode atuar em laboratórios, salas de projeto, em oficinas ou a campo, testando o funcionamento, reparando ou substituindo componentes danificados, empregando conhecimentos técnicos e de gestão, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e segurança, além de respeitar procedimentos industriais e metas da empresa, podendo ainda programar e operar máqui-

nas e sistemas automatizados de manufatura. “Esse profissional é quem também planeja a instalação, a manutenção e a melhoria de equipamentos e sistemas automatizados, participando de equipes multiprofissionais, empregando técnicas de representação gráfica com auxílio de computador, visando a atualização tecnológica, considerando a relação custo-benefício por meio da elaboração de planilhas de custos”, afirmou Gislene.

Além de realizar testes, ensaios, inspeções e experimentações relacionadas ao desempenho dos equipamentos, o profissional de Mecatrônica é também responsável por sistemas automatizados e de comunicação de dados, emitindo relatórios, e realizando atividades de implantação, suporte e manutenção de programas utilizando técnicas de gestão de qualidade, administração da produção de sistemas flexíveis de manufatura, entre outras.


2

empregos Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Mercado que envolve tecnologia de ponta Presente em processos industriais, sobretudo naqueles que envolvem tecnologia de ponta, a Mecatrônica tem mercado aberto para quem deseja atuar no ramo. Os profissionais de nível técnico podem atuar em diferentes ramos e setores. O salário inicial em média é de R$ 1.300. Entre as áreas que o profissional técnico em Mecatrônica pode atuar está a Engenharia; CAD/CAM; Desenvolvimento de Projeto/Produto;

Departamento Técnico; Usinagem/ Produção; Qualidade; Manutenção; Processos; Programação Robôs/Sofware; e Departamento Comercial. Os salários para quem acaba de se formar é de cerca de R$ 1.300. “Segundo convenção coletiva de trabalho 2012/2013 - FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) pode variar até R$ 2.000, dependendo da empresa”, disse Mauro Sérgio Juarez Cáceres, coordenador de atividades técnicas do Senai. (MF)

centro de integração empresa-escola

Vagas de estágio para o TJ O CIEE está recrutando candidatos para estágio no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP). Podem participar estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio para preenchimento das vagas existentes e também para as que surgirem nos fóruns da capital paulista. Os selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 300,

para jornada de 4 horas diárias, além de auxílio-transporte no valor de R$ 150,00. Os estudantes interessados deverão comparecer, pessoalmente, no Prédio-Escola do CIEE (Rua Maria Paula, 212, Centro), das 9 às 15 horas, para realização de provas (conhecimentos gerais, matemática e português), munidos de RG e CPF.

Oportunidades para estágio Ensino médio - Alunos do 1.° e 2.° ano. Empresa localizada na Água Funda. Código 657888.

FArmáCiA - Alunos do 1.º ano. Empresa localizada na Bela Vista. Código 657983.

Ensino médio - Alunos do 1.�� e 2.º ano. Empresa localizada no Jardim Universidade. Código 658386.

JornAlismo - Alunos do 1.º ano. Empresa localizada em Cerqueira César. Código 657876.

No Senai, curso técnico de Mecatrônica abre portas

AdministrAção dE EmprEsAs - Alunos do 1.° ano. Empresa localizada na República. Código 659925.

sErviço soCiAl - Alunos do 2.° semestre. Empresa localizada na Bela Vista. Código 658040.

Com duração de dois anos, o curso Técnico em Mecatrônica do Senai prepara profissionais para o mercado de trabalho. De acordo com o coordenador de atividade técnica do Senai, Ricardo Silva Pareschi, o objetivo do curso é habilitar os profissionais em automação dos processos de manufatura, integrando as tecnologias eletrônica, mecânica, de controle automático e computação, por meio do desenvolvimento de atividades de planejamento, instalação e manutenção. “Tudo visando à qualidade e produtividade de processos”, disse ele, explicando que a base da qualificação é obtida por meio da Organização Curricular do curso que aborda conteúdos necessários à formação do técnico em Mecatrônica. Segundo o também coordenador

CiênCiAs dA ComputAção (suportE) - alunos do 2.º ao 4.º ano. Empresa localizada em São Miguel Paulista. Código 659439.

Turismo - Alunos do 1.º ano. Empresa localizada na Vila Buarque. Código 659906.

Mecatrônica oferece salário para quem acabou de se formar que pode chegar até a R$ 2 mil

de atividades técnicas, Sergio Juarez Cáceres, entre as disciplinas da grade curricular estão Desenho Técnico; Metrologia; Eletrônica Geral; Pneumática e Hidráulica; Robótica; e Sistemas da Qualidade e Projetos. Embora não seja exigido, os alunos podem ingressar no mercado de trabalho por meio de estágio. “O aluno é sensibilizado sobre a importância e também as possibilidades e vantagens ao optar por fazer estágio”, disse Cáceres. As inscrições para o vestibulinho são abertas em períodos específicos do ano, para ingresso no primeiro e segundo semestre de cada ano. Informações www.sp.senai.br ou www. sp.senai.br/mecatronica. Na capital o curso é oferecido em duas unidades, Brás e Vila Mariana. (MF)

dirEito - Alunos do 5.° ao 9.° semestre. Empresa localizada na Barra Funda. Código 659429. EngEnhAriA Civil - Alunos do 3.º e 4.º ano. Empresa localizada em Campo Belo. Código 656241.

Mais informações

Para acessar as vagas, basta fazer o cadastro no site www.ciee.org.br u ligar no telefone 11.3046-8241, informando o código.

CSTs dispõem 680 vagas Os postos do Centro de Solidariedade iniciam hoje, dia 10, até sexta, 14, a seleção para vagas na alimentação. São ao todo 680 oportunidades em redes de restaurantes e lanchonetes ou estabelecimentos de menor porte. Entre as funções disponíveis estão 40 para ajudante de cozinha, 200 para atendente de lanchonete (sem experiência), 36 para cozinheiro, 12 para padeiro, 20 para gerente de restaurante, 20 para saladeiro, 30 para confeiteiro, 14 para atendente de balcão de café, entre outros. Os salários variam entre R$ 622 (para atendente de lanchonete, sem experiência) e R$ 1.500. Há vagas para todas as regiões da capital e Grande São Paulo. São aceitos

candidatos com ensinos Fundamental e Médio. Os interessados devem comparecer aos endereços (R. Barão do Rio Branco, 864, Santo Amaro; Estrada de Itapecerica, 3.770, Capão Redondo e Av. Cabo Adão Pereira , 387) com carteira profissional, RG, certificado de escolaridade e currículo. Seleção especial – Amanhã, dia 11, o posto da Liberdade (Rua Galvão Bueno, 782) recebe recrutadores da Doceria Amor aos Pedaços para seleção para loja que será inaugurada na Consolação, região central. São sete vagas para assistente de cozinha, oito para balconista, quatro para caixa (ambas não exigem experiência) e uma para motorista. O processo seletivo tem início às 10h30.


empregos Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012 Empregos CUIDADOR IDOSOS

Cursos centro/SP. F: 36619076 www.grupoensino.com. br

CURSO 1º E 2º GRAU

curso preparatorio, livre, sem frequencia de aulas, c/ plantões de dúvidas F 33922857/3392-3286

3

Empregos DIPLOMA 1º e 2º grau ou superior, qualquer área em 10 dias e TTI (CRECI). Reconh. pelo MEC. 2712-1313/ 8683-3502

SUPLETIVO RÁPIDO

EMPRESA DE GRANDE PORTE CONTRATA

Em 60 dias. Rec. pelo MEC c/ publ. D.O. dantasedvaldo@ yahoo.com.br F: 98422-4594

(PRIORITARIAMENTE) PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PARA ATUAR EM SÃO PAULO PARQUE NOVO MUNDO – SP.

SUPLETIVO A Distância- Técn. Trans. Imob. ( TTI ). F: 3105-1402 CESF- SP

Precisa-se de Costureira(o), Ótimo salário, ligar p/ agendar entrevista,

F: 2382-5266 falar c/Aline.

• Nível superior em odontologia, com inscrição no CRO; • Desejável especialização em Prótese e Ortodontia; • Experiência com atendimento ambulatorial; • Domínio de informática (Windows e Pacote Office). O processo terá as seguintes etapas: avaliação curricular, redação, entrevista e prova de conhecimentos específicos e entrevista final. Interessados enviar currículo com pretensão salarial até o dia 18/12/2012 para caixa postal 14256 CEP 02113 - 970. As pessoas com deficiência deverão informar qual tipo de deficiência e, para participação no processo seletivo, será imprescindível apresentação de laudo médico conclusivo do enquadramento no Decreto nº 3298/99. Esse processo seletivo terá validade de 24 meses a partir da data do anúncio.

Empregos ADMITE RAPAZES

s/exp. segurança desarm. hosp./shopping ,varias reg. sal. até $ 1.400, + benef. 23624232

ATENÇÃO BICO NATAL

Moças maiores p/ Boate. Ganhe R$ 5mil até Natal. 30310014

AUMENTE SUA RENDA

Mostruário em consignação, prata, chapeados e aço. comissão até 40%,paga o que vender. F: 3459-3591

AUMENTE SUA RENDA

Trabalhe em casa nas horas livres com impresso de publicidade. Não precisa experiência seus ganhos iniciais varia R$ 800,00 à R$ 1.500,00. www.iatendimento.com.br/ab12000

AUX. CONTR. PRAGAS

Porteiro e Jardineiro. R: Gino Cesaro, 208. Lapa de BaixoSP. Próx. Policia Federal Pt. Piqueri.

AUXILIAR DE ENTREGA

C/ exp. em entregas porta a porta na Capital, podendo ser aposentado. Interessados comparecer á Rua Ática, 236 - Jardim Brasil (próximo ao aeroporto de Congonhas)

BALCONISTA

de Auto Peças c/ exp. minima de 2 anos F: 3289-5763 c/ Cristina

BOATE SANTANA

Garotas maiores pagto diário òtimos ganhos 98812-5866 (tim) ou 7897-0674 (nextel)

BUFFET CONTRATA

Moças e Rapazes c/ ou s/ exp. Tratar R. Coronel Mendonça, 474 , Tatuapé Trav. R. Azevedo Soares, após 10hs.

CRIANÇAS E BEBÊS

Várias vagas p/ figuração em catálogos publicitários e comerciais. Cachê R$ 420,00. Fone: 4990-0000

GAROTAS MAIORES

P/ privê no Tatuapé, inicio imediato 2338-0368/ 2227-0294

INSTALADOR DE SOM

Acessórios e Filme p/ autos, c/ exp. sal. em torno de R$ 2.500. Tratar: R. Itapura, 1335- Tatuapé c/ Francisco.

JOVENS 35 VAGAS

Seleções imediatas p/ eventos, feiras e figuração. Ótimo cachê c/ ou s/ exp., Urgente. Fone: 4990-0000

LUMI REVENDA

3 Perfumes/ dia R$1.539,00/ mês + prêmio 2994-3547

MOÇAS MAIORES

Sem Vicios prive na Liberdade pagto. diário horário flexível Oi 96550-7384, Vivo 973571487 Paula.

MOÇAS/ RAPAZES

E Crianças.Estamos selecionando c/ urgência, c/ ou s/ exp. p/ comerciais de TV, desfiles, novelas, feiras e eventos artisticos. F: 2613-3020

MODELOS

bebes, crianças, adolescentes, jovens, meia idade, idosos, plus size, pré seleção catalagos de modas, programa de Tv, inaugurações e revista ligue. F: 2692-6805/ 2692-6802

MOTORISTAS

Vagas de 5 a 8, c/ exp. em entregas porta a porta e com veículo de passeio próprio p/ capital. Interessados comparecer á Rua Ática, 236 - Jardim Brasil (próximo ao aeroporto de Congonhas)

MOTORISTAS

C/ exp. em entregas porta a porta para Capital e grande São Paulo. Interessados comparecer á Rua Ática, 236 - Jardim Brasil (próximo ao aeroporto de Congonhas)

OP. TELEMARKTING

sal. fixo + comissões, seg. a sex. Vl. Guilherme CV p/ atendimento@bloqueador.com.br

PESQUISADORES

2º grau completo, maior, disponibilidade hs. 3159-3397 Gersyca

SERV. TEMPORÁRIO

2º grau completo, maior, disponibilidade hs. 3151-6011

TEC. PROTESE DENT.

C/ exp. em Usinagem, Fundição e Soldagem. Tratar. R: 7 de Abril, 118, 12º andar- Centro

TRANÇADEIRA

Auxiliares, Atendentes, Panfleteiros. F: 3354-0004/ 28621257

VAGA P/ PEDREIRO!

Empresa contrata p/ ficar alojado em obra, cid. de Campinas. Exp. em construção civil. 3477-7531

VAGAS (20)

Balconista, Operadora de Caixa e Operadora de Loja. Enviar CV: rh@drogariasmaisformosas.com.br ou Av. Rio das Pedras, 1793 - Jd. Aricanduva - São Paulo CEP 03453-100

VENDEDOR INTERNO

Acessórios p/ autos, c/ exp., tratar: 2296-9306 c/ Francisco.

Empresa de serviços admite com Urgência

Supervisor de limpeza Auxiliar de limpeza Porteiro Recepcionista Portadores de deficiências Mensageiro Oferecemos: salário e benefícios (vale transporte, vale refeição, vale-alimentação e convênio farmácia). Os interessados devem enviar currículo pelo email: rh.sp@grupomagi.com.br ou comparecer, de segunda a sexta-feira das 07:30 as 15:00 munidos de todos os documentos na Av. Pacaembu,904 Barra Funda. F.: 3673-1800

CONTRATA URGENTE! • 155 PORTEIROS – REGIÕES SUL, CENTRAL E LESTE • 54 AUXILIARES DE LIMPEZA – MASCULINO E FEMININO • 15 ZELADORES • 05 AUXILIARES DE DEPARTAMENTO PESSOAL • 07 AUXILIARES OPERACIONAIS – COM CONHECIMENTO EM HK – MESA OPERACIONAL Comparecer munidos de documentos na Rua Aria, 282 de segunda à sexta das 08h ás 18h - próximo ao Terminal Guarapiranga Zona Sul rh@atsterceirizacao.com.br / 11 – 5894 -3892


4

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Empregos

CONTRATAÇÃO IMEDIATA Agência R. Cunha contrata demonstradoras, promotoras e repositores para ação de Natal em supermercados. A seleção será dos dias 10 à 14/12 às 9h, compareçam munidas de documentos pessoais à Rua Pereira Leite, 173 (próxima ao Metrô Vila Madalena), Telefone (11) 3670-0751. Salário de R$ 733,96 + Ajuda de Custo de R$ 278,00.

BURGER KING CONTRATA PARA INÍCIO IMEDIATO!

ATENDENTE 2º grau completo com comprovante. Não precisa experiência. Comparecer com todos os documentos em 07/12 na Rua Bom Sucesso, 233 - Próximo Metrô Tatuapé (Atráz Shopping Tatuapé), ou em 10/12 na Rua Álvaro de Mendonça, 456 - Itaquera (Próximo Estação de Trem Dom Bosco). Procurar por Israel.


Crédito southbaNk CeNtre LoNdoN

Maquiagem, mitos e verdades

NoNaosNoaNsoaNsoNas

Noansonaosn naosnoansoas noasnoansona MULHER Págs. 23 e 24

www.metronews.com.br

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012 | 6719 | Ano 38

Venda Proibida

NoaNsoNaosNaoNsoaNs

Noansoansonas Mostra naosnoansoas no Itaú naosnoas Cultural nnoans celebra os naonsoa 70 anos noanson de Gil naosnos ESPETÁCULOS Pág. 28

Distribuição Gratuita nas Estações do Metrô


3



Metrô News 10/12/2012