Issuu on Google+

divULgAçãO

divULgAçãO

‘Atleta olimpíco é incansável’ Entrevista

Pág. 4

Folha tem novo colunista

o jornal de Guarulhos Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

www.facebook.com/jornalfolhametro

www.folhametro.com.br

Ano 43 Nº 13301

Política

Pág. 6 Distribuição Gratuita

Detran aponta crescimento de até 400% em multas

Condutores de veículos já sofrem no bolso o aumento no valor das multas em todo o Estado de São Paulo. Desde o fim de 2014 esses valores vêm crescendo. O Detran divulgou lista apontando, dependendo da infração, aumento de até 400%. Pág. 6 MARLON COSTA / FUTURA PRESS / AE

giLbERTO MARqUES / A2iMg

Férias no Nordeste

2 Vistoria - Governador esteve em Guarulhos no último sábado para a entrega do trecho da rodovia.

0

CADERNO DE ESPORTES

Ressaca - Bruno Henrique disputa bola na derrota do Timão no Recife

13º deveria ser pensado para pagar dívidas e empréstimos” Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil

Último trecho da 6ª faixa da Ayrton Senna é liberada

14,25% R$ 788 Selic (ano)

Pág. 6

Salário Mínimo

Evite sacar tudo de uma só vez” Roberto Caruso, major da Polícia Militar, sobre cuidados no recebimento do 13º salário


OPINIÃO

2

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

EDITORIAL

RETRATO BETO MARTinS

Sem sossego, Planalto vai ter que recompor a sua base aliada O Palácio do Planalto (leia-se presidente Dilma Rousseff)

continua passando por dias muito difíceis. Nem bem soluciona um problema e coloca panos quentes sobre a questão do impeachment (que está como fogueira em cinzas e pode reacender de uma hora para outra) e já encara algo mais difícil de resolver: a recomposição da base aliada, depois da prisão do senador Delcídio Amaral, peça-chave para a aprovação do chamado ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A impressão, no Planalto, é de que a articulação política do governo, após o forte revés, está “combalida” e será necessário agir muito rápido porque em pouco mais de 20 dias o Congresso vai entrar em recesso. Até lá, o Planalto precisa aprovar a nova Articulação do Planalto, meta fiscal de 2015, para que a após a prisão do senador presidente Dilma Rousseff não Delcídio Amaral, está corra o risco de descumprir a combalida e precisa Lei de Responsabilidade Fiscal, ser reestruturada realimentando as discussões sobre o impeachment. Depois de um bom tempo sem se falar direito, o episódio fez com que Dilma e o vice-presidente Michel Temer acabassem conversando sobre os problemas que vão enfrentar daqui para a frente. A avaliação era de que Delcídio, neste momento, havia se tornado uma peça fundamental em toda a articulação para aprovação de medidas consideradas fundamentais para o ajuste fiscal. A presidente busca um novo líder do governo e quer a ajuda do PMDB para a tarefa. Os petistas gostariam que a liderança continuasse com o PT, mas já foram avisados de que terão de ceder a vaga. O senador Wellington Fagundes (PR-MT) chegou a ter o nome cogitado para substituir Delcídio, mas a presidente preferiu adiar a decisão, enquanto aguarda as tradicionais checagens da vida pessoal do parlamentar. O Planalto avalia que Delcídio cometeu erros inadmissíveis. “Uma lambança”, na definição de um dos interlocutores da presidente. Apesar de saber do risco de o senador fazer acordo de delação premiada, o governo não se moverá para defendê-lo. É um risco mais do que calculado.

CNPJ: 44.193.423/0001-40

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr. Gerente de Marketing: Alberto Frazão Junior - junior.mkt@metronews.com.br Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Vicente de Aquino - vicente.red@metronews.com.br Editor-Executivo: Paulo Manso - paulo.red@folhametro.com.br Editores: Alexandre de Paulo - alexandre.red@metronews.com.br - Wellington Alves - walves.redacao@folhametro.com.br Chefe de Reportagem: Chico Junior - chico.junior@folhametro.com.br Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br Subeditor de Arte: Ricardo Leocadio - ricardoleocadio@metronews.com.br Diagramação: Mauro Dias dos Santos - Fotos: Lucas Dantas Redação: redacao@folhametro.com.br Gerente Comercial: Alceu dos Santos - alceu@folhametro.com.br Agências: Ramon Martins - ramon@metronews.com.br Comercial: comercial@folhametro.com.br Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: nadir.matos@folhametro.com.br Noticiário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de Jornais Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: FolhaGráfica Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.folhametro.com.br

Mobilidade - Com as cidades cada vez mais cheias de carros, idoso improvisa com mobilete, mas de capacete

Ponto de Vista Igor Lucato rodrIgues é vice-presidente do sindicato dos agentes Fiscais de rendas do estado

Você se lembra dos empréstimos? Leitores mais jovens talvez não tenham ouvido falar nisso, mas quando era criança, nos anos 80, vi uma notícia sobre um empréstimo compulsório que as pessoas queriam receber de volta. Desde então, o tema foi desaparecendo. Apesar de não o fazer há bastante tempo, a União ainda detém

Compulsório pela União pode retirar dinheiro das pessoas em casos de guerra ou calamidade competência para instituir um. Teoricamente se discute se seria mesmo um tributo (pois se o dinheiro tem que ser devolvido ao contribuinte, seu patrimônio não é reduzido), mas na prática é tratado como se fosse. Até consta na Constituição dentro do capítulo sobre o Sistema Tributário Nacional. Mas o Governo não pode simplesmente pegar nosso dinheiro para devolver depois. Só pode ser criado

empréstimo compulsório por lei complementar e nas hipóteses de a União: 1- ter despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública (impossíveis de atender com os recursos orçamentários disponíveis); 2- ter despesas extraordinárias de guerra externa ou pelo menos de sua iminência; 3- precisar fazer um investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional. Nesse último caso só se pode exigir o empréstimo no ano seguinte ao da aprovação e, no mínimo, 90 dias depois (não adianta a União aprovar dia 31 de dezembro para receber em janeiro). O difícil é, diante disso, definir o que é “urgente” e “de relevante interesse nacional”. Provavelmente haveria muitas discussões judiciais. O dinheiro de empréstimo compulsório só pode ser usado para cobrir as despesas que fundamentaram a exigência. Não se pode alegar que é para cobrir despesas de guerra, mas usar o dinheiro para compra normal de materiais escolares, por exemplo. As normas atuais não dizem o prazo da devolução, se pode ser feita parceladamente, nem se há juros. A eventual lei complementar que o instituir deve explicitar isso tudo. Seja como for, penso que a devolução deve ser corrigida (senão, não seria completa) e em prazo razoável (senão o empréstimo teria efeito de confisco, proibido pela Constituição).

AnOTE n Para realizar serviços

de lavagem e desinfecção no Reservatório São João, amanhã, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) terá de interromper o fornecimento de água das 9h às 13h nos seguintes bairros: Cidade Seródio, Conjunto Habitacional Haroldo Veloso e Vila São João. Após o término da manutenção, a recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradual, de acordo com o sistema de rodízio. Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento Telefônico do Saae, que funciona 24 horas. O número é 0800-101042. A ligação é gratuita.

n O Sebrae-SP em

Guarulhos realiza hoje, com apoio do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP), regional Guarulhos, a palestra gratuita “Na Medida – Tributação”. O encontro oferece capacitações e consultorias especializadas a microempresário. A palestra acontece das 19h às 21h, na Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 600, S/L, no Parque Renato Maia, em Guarulhos. Inscrições e informações pelo telefone (11) 2475-6600 ou no e-mail guarulhos@ sincorsp.org.br.


Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

TRADICIONAL 17/01

3


4

ENTREVISTA

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

‘O atleta OlímpicO é incansável’

Pesquisadora Katia Rubio fala sobre seu novo livro divulgação

Professora da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), psicóloga do esporte e com 22 livros publicados somente na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos, a educadora Katia Rubio lançou este ano o livro “Atletas Olímpicos Brasileiros”. A obra reúne informações de 1.795 pessoas que defenderam o Brasil em Olimpíadas, desde a primeira participação da delegação brasileira, em 1920. Em 15 anos de pesquisas, Katia foi capaz de entrevistar todos esses competidores olímpicos e conta no livro a história de vida e trajetória desses brasileiros, considerados por ela mesmo como heróis e “fontes de inspiração”. Questionada sobre o motivo de publicar em um livro histórias de todos os atletas olímpicos do País, ela não hesitou para responder: “Porque o atleta olímpico é um mito, herói. Um atleta mediano treina, cansa e para. O olímpico sempre tem a determinação de ser melhor do que ontem. É incansável”. Além de falar sobre o seu 23º livro, Katia Rubio também comentou sobre a participação do Brasil no Pan-americano de Toronto, neste ano, a atual situação do esporte olímpico brasileiro e as chances de medalhas para o País nos Jogos do Rio em 2016.

se deslocarem para locais apropriados. O que falta no Brasil é uma política para o esporte.

Rômulo magalhães -

Folha Metropolitana - O que a levou a ser apaixonada por esportes? Katia Rubio - Foi a prática. Desde criança faço algum tipo de esporte. Não cheguei ao nível olímpico, mas o esporte foi fundamental para a construção da minha identidade e estrutura familiar. Também me fez estudar o que essa força proporciona na vida das pessoas. Por isso amo o esporte. E por que decidiu relatar a história de todos os atletas que defenderam o Brasil? A ideia surgiu enquanto fazia o meu doutorado, entre 1999 e 2001. Na minha tese, fui buscar compreender a relação entre identidade do atleta e o mito do herói. Entrevistando os atletas vi o tamanho da importância de quem é olímpico. Depois do doutorado, fui em busca dos medalhistas em Olimpíadas, o que gerou o livro “Heróis Olímpicos Brasileiros”, no qual retratei as conquistas dessas pessoas.

Foi quando cheguei até a história das mulheres nas Olimpíadas, que estrearam em uma edição apenas em 1932. Na pesquisa das medalhas fui atrás de quem tentou muito, mas não ganhou medalha. Me dei conta de que a fama de quem foi medalhista é sempre muito maior, então quis ir atrás de todos para lançar esse livro e mostrar a igualdade, pois muitos que não ganharam medalha, treinaram tanto igual ou até mais do que quem foi medalhista. As entrevistas com todos eles foram curtas? Pelo contrário. Foram entrevistas longas com todos. Viajamos todo o Brasil atrás desses atletas. Eu aproveitava as viagens para participar de congressos e buscar atletas mais próximos dos lugares em que estava. Fomos também a mais de 15 países. Foram mais de 1.750 horas de gravação em vídeo. Quais foram as principais dificuldades encon-

Katia Rubio - Professora escreveu 22 livros de psicologia do esporte

tradas nessa pesquisa? Lidar com um número tão grande de pessoas e recursos para chegar até perto deles. Você acredita que os atletas olímpicos são esquecidos? Sim. O livro é exatamente uma forma de resgatar a importância dessas pessoas para a sociedade, além de colaborar para o desenvolvimento do esporte. Mesmo os medalhistas que ganharam mais fama foram esqueci-

“O atleta olímpico sempre quer treinar mais e ser melhor do que foi ontem. Ele é incansável. O que é mediano cansa e para”

dos. A sociedade precisa saber o esforço que todos fizeram para representar o nosso País. Precisamos valorizar o que já foi feito, resgatar a dignidade dessas pessoas e mostrar para as novas gerações o quanto eles foram importantes para o Brasil. Qual é a diferença de um atleta olímpico para um comum? A determinação diária. O atleta olímpico sempre quer treinar mais e ser melhor do que foi ontem. Ele é incansável. O atleta mediano cansa e para. O olímpico busca energias para fazer o algo a mais. Eles são referências e fontes de inspiração. Atualmente, os atletas têm estrutura necessária para os treinamentos? Não. A estrutura física e material é precária. Há poucos centros de treinamento. Obriga as pessoas a

Ao encerrar a carreira, como fica a vida dos atletas? Os atletas têm que começar a pensar no fim da carreira antes mesmo dela acabar. Se pensar nisso só depois, as consequências serão desastrosas. Tem que estudar, ter um projeto de vida. Se não fizer isso, vai pagar um preço alto. Muitos quando vivem na glória, não imaginam que um dia isso vai acabar. Se não se planejar, com certeza vai ser da mal. O que você achou da participação do Brasil no Pan? No balanço geral foi bem ruim. Foi aquém do esperado e isso se reflete na fraca estrutura oferecida aos atletas. Por que os atletas com deficiência são mais vitoriosos do que os comuns? A estrutura para os atletas paraolímpicos é diferente. É uma política diferente, com filosofias diferentes, e assim os resultados se refletem. São coisas que não têm nem comparação. Em casa, o Brasil pode bater o recorde de medalhas em participação em Olimpíadas? Depende do critério. Se contar medalhas por modalidade, acho difícil. Se forem contar todas as medalhas recebidas, pode ter uma melhor colocação do que nos outros anos.


Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Dia do Pedreiro Aproveite as condições especiais.

, U O R P COM ! U O H N GA rarem

e comp rimeiros qu ção Os 20 p a comemora ites para um

nv ganham co na Arena

.* Corinthians

13/12 é Dia do Pedreiro. Aproveite o seu 13º e compre aço da líder mundial! Arames Recozidos

Colunas

Telas Soldadas Nervuradas

ArcelorMittal 50 Soldável

Pregos

Tudo em aço na quantidade que você precisa. Loja de fábrica: pronta entrega e retira. Maior produtora de aço do Brasil e do mundo. PARCELAMOS EM ATÉ

10x

LIGUE AÇO

(11)

NOS CARTÕES dE CRÉdiTO:

2192-8980

PAGUE TAMBÉM COM OS CARTÕES:

Av. Guarulhos, 1.003

* No dia 6/12, transfer de ida e volta do ponto de encontro para a Arena Corinthians, palestra sobre autoconstrução, alimentação e espaço reservado no jogo Corinthians x Avaí.

5


6

cidade

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Valor de multas cresce até 400% no Estado, diz Detran Nathália Bergocce - Os condutores já sofrem no bolso o aumento no valor das multas no Estado de São Paulo. Desde o final de 2014 esses valores vêm crescendo. O Detran divulgou uma lista que mostra que, dependendo da infração, o valor subiu até 400%. A reportagem conversou com o taxista Paulo Simara sobre como esse aumento prejudica a sua profissão. “As multas estão mais caras e vemos que há muita injustiça. Às vezes, eu preciso parar em algum local que não deveria para atender melhor o pas-

Rodovia Presidente Dutra tem 890 mil viagens por dia

lucas Dantas

Via Dutra - Trecho guarulhense da rodovia, que liga São Paulo ao Rio

sageiro, mas não importa se sou taxista, a multa vem do mesmo jeito”, contou. Com os motoristas mais cautelosos, por conta das multas altas, as ocorrências de acidentes têm diminuído. No trecho paulista da via Dutra, entre as cidades de São Paulo

e Queluz (do km 231 ao km 0 da rodovia), foram registrados 5.238 acidentes, entre janeiro e outubro de 2014. Em comparação com o mesmo período deste ano, quando foram registrados 4.667 acidentes, houve redução de 10,9% no número de ocorrências.

ernesto Zanon é o novo colunista da FM da redação - H��

20 anos como jornalista em Guarulhos, Ernesto Zanon começa a escrever amanhã a coluna “Conectado” na Folha Metropolitana, com assuntos voltados não só para os bastidores da política, mas também sobre economia e acontecimentos da cidade. “Vai ser uma coluna voltada aos interesses dos leitores da Folha Metropolitana. Vai ter espaço para o leitor falar e se manifestar via WhatsApp. Estar na Folha Metropolitana é muito importante por ser o principal jornal da cidade”, disse. Diretor de redação do GuarulhosWeb, Zanon se formou em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1991. Ele começou seu trabalho na cidade em 1996, na Tribuna de Guarulhos. Em 1999, teve uma passagem

Divulgação

Jornalista - Zanon dedica 20 anos, dos 24 de profissão, à cidade

pela Folha Metropolitana. No mesmo ano, fundou o portal de notícias GuarulhosWeb, no ar há 16 anos. Durante todo esse período, Zanon também prestou serviços de assessoria e passou por veículos do interior de São Paulo e da região do Alto Tietê.

Trecho final da 6ª faixa na A. Senna é entregue da redação - A última etapa da implantação de 7,6 quilômetros de 6ª faixa na Rodovia Ayrton Senna entre São Paulo e Guarulhos foi entregue no sábado, 28, pelo governador Geraldo Alckmin. Essa fase final vai do km 17,5 ao km 19,3. Anteriormente havia sido aberto ao tráfego o trecho entre o km 11,7 e o km 17,5. Nesse segmento trafegam aproximadamente 100,5 mil veículos em média por dia.

Um dos principais benefícios da ampliação é a melhoria da interligação entre a Marginal do Tietê, na Capital, e o acesso ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica, além do acesso aos municípios do Alto Tietê. “Nós temos duas rodovias com seis faixas de rolamento, a Rodovia dos Imigrantes e agora a Ayrton Senna. Teremos duas faixas segregadas só para o aeroporto de Guarulhos, diminuindo assim os congestionamentos e melhorando o acesso. Estamos entregando mais 1,8km, totalizando 7,6km de 6ª faixa na Ayrton Senna”, afirmou o governador. Com a conclusão da obra, a capacidade de tráfego no segmento beneficiado aumenta em 20%.


Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

7


8

cidade

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

beto martins

Major da PM indica cuidados ao sacar 13º salário Rômulo magalhães - Grande parte dos trabalhadores receberá hoje a primeira parcela do 13º salário. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), esta primeira parte deve injetar R$ 173 bilhões na economia do País. Mas, tome cuidado na

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que quatro em cada dez brasileiros (43%) irão utilizar parte do 13º para a compra de presentes de Natal. Para os especialistas do SPC Brasil, as compras de fim de ano devem ser bem pensadas e planejadas para não impactar negativamente no orçamento dos consumidores brasileiros. “O dinheiro do 13º deveria ser primeiramente pensado para pagar dívidas pendentes, empréstimos ou para investir”, orientou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

hora de sacar esse dinheiro, já que os índices de roubo, com as famosas saidinhas de banco, crescem nesta época. Em razão disso, a Folha Metropolitana apresenta dicas que podem evitar possíveis roubos. Todas elas foram feitas pelo Major da Polícia Militar, Roberto Caruso.

Cuidados: 1 – evite sacar tudo de uma vez 2 – observe pessoas estranhas ao redor 3 – se perceber movimentação estranha acione a segurança do banco ou a Pm 4 – se for tirar todo o dinheiro, não saque no caixa eletrônico 5 – antes de sair do banco, divida o dinheiro nos bolsos 6 – Vá ao banco acompanhado de outra pessoa adulta 7 – opte por pagar as contas por meio eletrônico 8 – saque o dinheiro de dia, e em bancos de grande movimentação 9 – Desconfie de empurrões e esbarrões 10 – evite colocar o dinheiro na bolsa 11 – evite colocar a carteira no bolso de trás 12 – evite usar joias e roupas que chamam a atenção 13 – não estacione o carro longe do banco

Dinheiro aquece a economia no Natal

43% da população vai usar 13º para compras de Natal Evite - Saques em caixas eletrônicos não são recomendados pelo major

Vivo lança planos com mais internet Empresa apresenta planos com pacotes de internet maiores e benefício “Vivo Bis” no pós-pago, para usar no mês seguinte a sua franquia não utilizada no mês anterior. Para pré-pago foi lançado o bônus progressivo, que o cliente ganha até 200MB por mês ao fazer recargas mensais que totalizem $ 35 ou mais na promoção Vivo Tudo Turbo. Promoção que já faz sucesso no mercado dos Estados Unidos chega ao mesmo tempo em que a empresa faz uma ampla reformulação de seu portfólio para atender à crescente demanda dos clientes por internet. Além de oferecer ligações ilimitadas on-net e mais minutos para outras operadoras. A franquia de entrada subiu de 1GB para 3GB no pós-pago, entre outros benefícios. Da ReDação -

Cidade terá telefone para Disque-Dengue euRico cRuz - Em regime de alerta pelo risco de dengue na cidade, emitido pelo Ministério da Saúde (MS), o prefeito Sebastião Almeida (PT) decidiu sancionar a lei de autoria do vereador Alexandre Dentista (PSDC) que cria um telefone de denúncias para locais com focos de dengue, conhecido como “Disque-Dengue”. A lei foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira, 27. O número para o contato ainda não foi informado, mas a medida foi solicitada com urgência. O contato também servirá para informações técnicas sobre a doença à população. De acordo com o Ministério da Saúde, Guarulhos está com aproximadamente 3,6 mil residências com larvas do mosquito da dengue. A cidade é uma das 665 que

entram na classificação “Em alerta” para surto da doença, além da chikungunya e da zika, também transmitidas pelo mosquito. O resultado é do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (Liraa), feito pelo próprio MS. Para estar neste recorte, o município tem que ficar com 1% a 3,9% dos imóveis com focos do mosquito. A cidade está exatamente com 1%. No Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guarulhos tinha mais de 360 mil casas. A pesquisa foi feita em 1,7 mil cidades, e o objetivo do Liraa é orientar ações de controle das doenças. Até agora, são mais de 1,5 milhão de casos da doença no País até o meio de novembro. (Colaborou Raphael Pozzi)


variedades

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Troféu Centenário vai homenagear 17 pessoas da Redação - Está chegando mais

uma edição do Troféu Centenário. Pelo terceiro ano consecutivo, as pessoas com 100 anos ou mais de Guarulhos serão homenageadas pela Prefeitura com um troféu e uma grande festa para a família. A homenagem será mais uma vez no restaurante Popular do Taboão (Rua Adolfo Noronha, s/n – Taboão), a partir das 18h. A comemoração terá shows com tributo a Tim Maia e apresentação do cantor sertanejo Cowboy Felix. Neste ano, 17 centenários recebem a homenagem, entre eles Benedita Tavares de Oliveira, de 100 anos. Com uma lucidez impressionante para a idade, capaz de narrar com precisão histórias que viveu e lembrar datas, ela conta que iria se chamar Natalina, pois nasceu na noite de Natal, mas não sabe por qual razão recebeu outro nome.

Nascida em Jacareí, Benedita chegou a Guarulhos em 1953, e na cidade nasceu toda a sua família. “Quando eu vim morar aqui, era tudo mato. Hoje, Guarulhos se estendeu, está grudada com São Paulo”, explica. Mãe de duas filhas e avó de 11 netos, ela, no entanto, não consegue contabilizar a quantidade de bisnetos, apesar da memória pródiga. “São mais de 40”, estima. Funcionária pública aposentada, atualmente Benedita vive no pensionato São Francisco de Assis, no Jardim Vila Galvão. Ela recebe frequentemente a visita de familiares, os quais têm fotos espalhadas pelo quarto que ocupa. Apesar de ter de usar andador para se locomover, ela apresenta um bom quadro de saúde. “Não tenho diabetes, nada, graças a Deus, só mesmo um pouco de fraqueza”, destaca.

fotos: divulgação

101 anos - Seo Augusto Batista Bonfim

100 anos - Dona Benedita Tavares de Oliveira

100 anos - Dona Leopoldina Rosa de Jesus

Centenários leoninos Leopoldina Rosa de Jesus é mais uma integrante desse seleto grupo de centenários. Com 100 anos completados em agosto deste ano, essa leonina de temperamento forte ainda mantém a vaidade, não dispensa as bijuterias, pois sempre gostou de adornos que tenham bastante brilho. Nascida na cidade de Campo Belo, na Bahia. Em Guarulhos há mais de 50 anos, atualmente reside na casa de um dos nove filhos, fruto de dois casamentos. Bastante falante, Leopoldina também gosta de cantar e contar histórias, embora as memórias já não apareçam de maneira tão clara em sua mente. “Ela come bem, e de tudo. Mas se não gostar da comida reclama, e não come”, conta Miraci, a filha com a qual ela reside.

HOrÓscOpO

omaR caRdoso Filho |

ÁRIES: Cuidado para não entrar com tudo em um relacionamento que amanhã ou depois poderá mostrar-se tempestuoso. Muita harmonia 21 MAR. familiar, conjugal e para a vida sentimental hoje. 20 ABR.

21 ABR. 20 MAI.

21 MAI. 20 jUN.

21 jUN. 21 jUL.

22 jUL. 22 AGO.

23 AGO. 22 SET.

Outro baiano e também leonino, Augusto Batista Bonfim, de 101 anos, completa o trio de novos homenageados com o troféu centenário neste ano. Nascido na cidade de Piraú, ele chegou a Guarulhos apenas em janeiro deste ano. Atualmente, mora na casa da filha Adalgiza. Ao todo, ele teve 15 filhos, mas casou-se apenas uma vez. Com a mulher, foram nove, no total. Antes, porém, ele já tinha outros dois filhos de outro relacionamento. Durante o casamento, também teve dois filhos com outra mulher. Depois de ficar viúvo, foi pai mais duas vezes, fruto de mais um relacionamento. Ao falar do passado namorador, Augusto deixa escapar um sorriso tímido. Hoje em dia, porém, diz que não namora mais. Dos hábitos antigos, fuma cigarro de palha e usa chapéu.

TOURO: Neste dia, você será beneficiado em questões comerciais e na solução que deseja, para um problema profissional. Por outro lado, procure não perder de vista seus principais objetivos GÊMEOS: um colega poderá lhe dar valiosas sugestões ou orientações. dia promissor de felicidade sentimental e harmonia doméstica. Espalhe em torno de si, otimismo e bondade. CÂNCER: tudo indica que você será inclinado a fazer uma viagem, se é que ainda não viajou. acontecimentos, notícias e circunstâncias felizes farão um dia êxito e de plenas satisfações. LEÃO: dia dos mais favoráveis aos nativos do seu signo, indicando melhorias no setor profissional e social. favoráveis amizades, negócios e ótimo estado de saúde. Bom ao amor. VIRGEM: Bom dia para uma viagem de negócios onde poderá descobrir uma transação que contenha uma chance de melhorar sua vida, posição profissional e financeira, através de amigos.

www.omarcardoso.com.br

23 SET. 22 OUT.

23 OUT. 21 NOV.

22 NOV. 21 dEz.

22 dEz. 20 jAN.

21 jAN. 19 fEV.

LIBRA: Não faça segredo daquilo que você pensa e sente. as ações corretivas, demandas e qualquer questão que se ligue aos seus direitos, devem ser tratadas com cautela. agradável dia. ESCORPIÃO: temperamento generoso e cordial pode deixar você o centro das atenções. grande felicidade matrimonial. Pratique algum esporte moderado. um dia de boa harmonia. SAGITÁRIO: Estimule a sua capacidade criativa. trate de seus interesses sociais. Estude suas possibilidades de êxito e coloque-as em prática. Boas oportunidades financeiras e profissionais. CAPRICÓRNIO: No setor amoroso, os astros prometem muitas emoções e novas aventuras, através de uma natureza intensamente romântica. Período dos mais favoráveis para se realizar. AQUÁRIO: você deve aproveitar o dia para colocar em prática os seus projetos pois os astros estarão lhe enviando boas vibrações. dia propício para festividades e para obter conselhos.

PEIXES: aproveite todo o seu poder intuitivo deste dia, usando também toda a sua imaginação para ajudá-lo nisso. a influência não será das 20 fEV. melhores. terá algumas dificuldades familiares. 20 MAR.

palavras cruzadas diretas www.coquetel.com.br

Revistas coquetel 2014

9


10

eSpeCIAL

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Novos aplicativos para pets fazem a cabeça dos donos Raphael pozzi - Seja para ajudar o ades-

tramento de cães ou auxiliar nos cuidados com diversos bichos de estimação, os aplicativos de smartphones estão inovando na relação dos donos com os animais. No começo de agosto, o Max Cães foi lançado para que os cachorros tenham um perfil, com nome, data de nascimento, peso e outras características físicas para o controle do tutor.

“O app ajuda a organizar a agenda do pet, com datas de banho, tosa, visitas ao veterinário e vacinas”, disse Diógenes Silva, responsável pelo software. O Max Cães é gratuito e está disponível na Apple Store, para sistemas iOS, e no Google Play, para Android. Outro aplicativo de muito sucesso com a mesma proposta é o MyPets. Seu desenvolvedor, Henrique Mor-

EMP

bin, afirmou que a ideia de criar o app, que tem quatro mil usuários ativos, surgiu da necessidade do idealizador, Vinícius Kolling, de manter as informações de seu pet em um único lugar. “O MyPets permite o cadastro de lembretes com notificações no celular, além de acompanhar o peso do animal através de um gráfico”, disse Morbin. O MyPets está disponível para iOS desde 2012 e é gratuito.

Co

Panif

ADM Coz Piz Cop Con

ENVIAR

panific cecap@

OU PESSOA

R: Arag

gratuitos e bem úteis n Dog Whistler – gratuito para iOS e Android Aplicativo que permite a regulagem em Hz de ruídos que serão emitidos por seu smartphone. Os sons podem ser usados para treinar o pet e fazê-lo obedecer aos chamados do app. n MapMyDogWalk – gratuito para iOS e Android Registre os passeios do seu cão, acompanhando o trajeto, distância, velocidade e calorias perdidas. Ele utiliza o GPS do seu aparelho para fazer o levantamento. n Dog Breeds – gratuito para iOS e Android Uma espécie de rede social dos bichinhos. O aplicativo traz para o celular o conteúdo do site Petsie, com mais de

110 mil perfis. Os donos de animais de estimação já disponibilizaram mais de um milhão de imagens dos animais. n Max Cães – gratuito para iOS e Android Cadastre nome, data de nascimento, peso e características físicas, além de agenda, com datas de banho, visitas ao veterinário e vacinas. n MyPets – gratuito para iOS Mantenha as informações de seu pet em um único local: seu smartphone. Cadastre lembretes com notificações no celular e acompanhe o peso do bichinho através de um gráfico gerado pelo app.

ADMITE

Modernidade - Smartphones têm diversas opções

S/ exp. p/ a várias regiõ benef. 288

ADMITE

Expedidor Masc. Regiã C/exper. F:

AJUDAN

Masculino,c selecao.adm

ATENDE

Para balcão Gopouva c/ 3811 Horár

AUMENT

Revenda se banhadas a missão de ceta básica.

BALCON

De auto peç a 35 anos. M c/ Eduardo

CASAL D

P/ trabalha dia F: 4483-

GFF EVE

Contrata -t motoristas em ônibus ce. Encamin som@gmai recer na rua silva, 68 - G

JOVENS/

Bebês. Mes ção comerc 2409-6279 ciaSdemod

PRECISA-

p/ dormir, n balhar c/ se sa de colos semana. F: 2

REV. SEM

Em consig, você escolh


pções

TUDO AQUI - Anuncie 2475-7810 TRABALHE EM CASA

EMPREGOS Contrata

C/ produçao de mala direta v. correio ganhe R$ 1.200,00 de ajd de custo neste final de ano ! www.globalsk.com.br, 2626-1685

VENDEDORA

C/ exp em embalagens plasticas, lonas, filmes, fitas adesivas 2085-6376 cv p/ vendas@saojudasembalagens.com.br

OU PESSOALMENTE NA LOJA:

R: Aragoiania, 299

IMÓVEIS Aluga-se ALUGA-SE

Quarto para rapazes, c/ garagem . F: 2304-6721

APTO CENTRO 2 DORMS

ADMITE RAPAZES

S/ exp. p/ aux. portaria cond. várias regiões. sal até $ 1.380 + benef. 2887-2488/ 2804-9159

ADMITE-SE

Expedidor e aux. expedição. Masc. Região: Pq Novo Mundo. C/exper. F: 2480-0808

AJUDANTE GERAL

Masculino,c/CNH. Cv p/email: selecao.adm@terra.com.br

ATENDENTE

Para balcão e mesa pizzaria em Gopouva c/ exp. tratar F: 24633811 Horário comercial

AUMENTE SUA RENDA

Revenda semi jóia e bijuterias banhadas a ouro e prata. Comissão de 40% Premiação de ceta básica. Ligue: 3459-3591

BALCONISTA

De auto peças c/ prática. De 21 a 35 anos. Masc. F: 2951-8888 c/ Eduardo

CASAL DE CASEIROS

P/ trabalhar em sítio c/ moradia F: 4483-4445/ 94459-5483

GFF EVENTOS

Contrata -técnicos de som e motoristas cat. D com prática em ônibus para fixo e freelance. Encaminhar currículo - gffsom@gmail.com ou Comparecer na rua antônio guedes da silva, 68 - Gopouva -Guarulhos

JOVENS/ CRIANCAS

Bebês. Mesmo s/ exp. p/ figuração comerciais TV e catálogos. 2409-6279/ 2409-6806 agenciaSdemodelo.com.br

PRECISA-SE DOMÉSTICA

p/ dormir, não fumante p/ trabalhar c/ senhora idosa c/ bolsa de colostomia, folga fim de semana. F: 2087-2262

REV. SEMI-JOIAS

Em consig, comissão até 50% você escolhe. 2408-7503.

TAPERA GRANDE

6.500M² ot.local 55 mil a/c auto F.96314-2035

REVOLUCAO FESTA

C. elást., p. bolinha, p. pula, barraq., tombo legal, 34353726

NEGÓCIOS

Relax

Dinheiro

CASA JD RENATO MAIA

2 dorms, + dep., 1 vg, R$ 75 mil de entr. + 40 parc. R$ 1.000, tratar F: 2937-0004

Prox.ao bosque p/ fins comerciais, 4 sls 1 wc, 3 vg. Autos Rua planaltina esquina c/ Rua 4 de setembro. R$ 1.600,00 mensais. F: 2447.0955

CASA JD. PAULISTA

coz, 1 wc. R$ 550,00- Ref 4031 F: 2414 0001

CASA TRANQUILIDADE

1 dorms,sal,coz,wc. R$ 680,00. Ref: 4038 - F: 2414 0001

JD. BELA VISTA

Atrás da Prç Jucelino K de Oliveira. 1 dorm, sl, coz,wc, lavan Casal s/ filhos s/ animal. R: Dona Ineis Martins, 166. 9 8443-5925

OFFICE TOWER

Só R$ 1.450,00 + cond. sala coml. c/ 52m² c/ sacada, 8º andar, centro,1vg, prédio novo, completo, centro c Dr. Wilson 98225-2211/ 2088-4141

PQ RESIDENCE

3 Dorms, entr. priv. Shopping Maia, (suite c/ sacada), demais dep. 02 vgs, lazer completo, 6ºa. R$ 1.600,00 + cond. c/ Dr. Wilson 98225-2211/ 20884141

SALA COMERCIAL

150M2;1 wc, otimo p/escritorio. R$ 1.300,00 . Cod 1022

SALA COMERCIAL

Combatendo a crise, sala coml. centro. R$ 380,00 c/ 1 mes de carencia. F.9 9901-6804

VENDO/ALUGO GALPÃO

Itapegica Rua Barão de Rio Branco, 1.400 m² de área construída em 2 pav. Valor locação R$ 12.000,00 Venda R$ 1.800.000,00 F: 2447.0955

Sitios & Chácaras CHAC. REPRESA NAZARÉ

Terreno 1000 m². Entrada R$ 10.000, + 60x R$ 900,00. Chácara c/ casa, preço a combinar. 2231-0777/ 99935-6619

2 dorms, sacada, 1vg, lazer R$ 160 mil F 99393-1107 whats

APTO M. SOL

CASA JD. SÃO JOÃO

Dentro da comunidade morumbi, ótimo acabamento, ótimo local p/ aluguel 43mil F: 7812-2428 / 98339-4272

CASA P/ RENDA

Terreno 420 m², 7 casas , 1 salão prox. ao Mercado Lopes. Tranquilidade.R$ 330 Mil F: 9 9471-7328

COND ALEGRIA 115Mº 4 dorms, 1 suite, 2 vg, sacada gourmet, piso porcelanato,sanca de gesso, lavabo, 4wc,pronto p/ morar. R$580 mil F: 971649190/2086-8931

COND. SÃO JUDAS!! 2 dorms, só $ 145 mil a vista F: 3843-2745

JD TESTAI 2 SOBRADOS

Serviços A BIG CAMPEÃ A + PEITUDA

S/ frescura, $100, local super discreto. F:96080-0725 Tim

FIADOR E LOCATÁRIO

Elaboro comprov. renda p/ empr. e locação. 4116-4973

Esoterismo D. NATÁLIA

Consultas através de búzios e tarô. Faz e desfaz todo tipo de trabalho. Faz amarração p/o amor. Há mais de 50 anos de exper. Consulta 5 kg alimento não perecível. Tel. 42151951/96066-4285

VIDENTE ZILDA

Joga-se búzios e tarô, traz a pessoa amada em pouco tempo. Faz e desfaz q. tipo de trabalho. F: (11) 3428-0347

Oportunidades PASSO PONTO

Estacionamento Centro, L. L $ 5 mil F: 9 5413-1433

VD . MERCEARIA

Paraventi, otimo movimento,bom para familia. F 2408-6411

VENDO RESTAURANTE

no centro c/ ponto ou só as instalaçoes. Tel. 98636-2817

2 dorms, quintal, 2vg R$ 370 mil aceito apto e financ. .F 99393-1107 whats

TERRENO Jd. Santa Lidia, 5 x25 R$ 140 mil F: 9 6675-8387/ 43724818

TERRENO CABUÇU

5x50 rua pavimentada, R$ 70 mil, ac. 50% de entrd, saldo à combinar F: 2451-6511/ 99894-6489 wahtsap

VERÃO CHEGOU!!

Casa P. Grande. Próx. Rodoviária oferta $180 mil ac. oferta 3843-2745

VL AUGUSTA NOVO

3 Dorms, sacada grill, cz. c/ arm./ dorm/ wc empreg. 72m², 1vg, $230 mil, facilito + saldo dir. constr. ou banco 94701-4781(visite hje)

ARUMY R$ 2.100,00

Esoterismo YLE IEMANJÁ

Estais sem solução? No amor, financeiro ou saúde? Temos a solução! Atendemos pessoalmente ou por tel. F: 56727317

Festas FANTASIAS

Em Guarulhos, loc. e venda artigos p/festa e etc. Loc. tombo legal, c.elástica, p. bolas, barracas, palhaça e outros. Av. Mont. Lobato, 410 - Box 66. Centro. F: 4274-0148 / 997016128

TELEMENSAGENS

Para todos as ocasiões. Fone: 2451-8389

Limpe seu nome .Negociamos sua divida em ate 48x, cheques devolvidos c/ ou s/ cheques, protestos, SPC/ Serasa. F: 2981-9051/ 98505-7160 whats.

VEÍCULOS Carros PNEUS MEIA VIDA

Nacionais, Pirelli, Firestone, Goodyear, carros, Pickups e utlitários aro 13 ao 17. Todas medidas. Bom preço. 20812404 / 99585-6727 www.pescapneus.com.br

Japonesa Legítima 20a. Linda, universit. c/ foto no whatsup. F: 94120-2990 whats/ 970411793

BAMBU´S BAR

Sob Nova Direção. As 30 + quentes garotas de Guarulhos, lindas, s/ frescura, realizam suas fantasias!!! Venha conferir!! Av. Otavio Braga 305 ao lado do posto BR, F: 34286896

BELLAS BAR

Lindas, gostosas, liberais e sem frescura. Venha se divertir!! Rua Fernando de Noronha 166. F: 2484-4091

BRUNA LOIRA

Universitária, Seios fartos. Carinhosa e liberal + 15 amigas. Av. Otávio Braga de Mesquita, 29 em frente ao Atacadão. F: 2279-3818

CARLA LOIRA

Massagem c/ finalização, local discreto F: 9 6521-4580

CASA D/ NOVINHAS

Lindas iniciantes 18/25a. carinhosa, At. 9/20h. F: 2409-1089 Guarulhos

SERVIÇOS

SERVIÇOS

Telemensagem

LUDMILA MASSAGEM

E amigas. Rua Cuevas, nº18; F: 2087-2091 at. das 9h as 21h

P/renda, 2dorms + salão, gar. 3vg, quintal, R$400 mil, ac apto 98312-6302 whats/ 2304-5801

SOBRADO VL AUGUSTA

Massagem sensual, $150,00 c/ finalização F: 99384-4809

MORANGO

APTO (URGENTE)

APTO CARREFOUR

DISCRETA/CARINHOSA

Relaxante, mix estimulante. Atend. alto nível 97169-0834

Vende-se

Lindo c/ armários, coz. plan. ampla sl, 01 vg, prox. conselheiro R$ 750,00 + cond. e IPTU c/ Dr. Wilson 982252211/ 2088-4141

7 amigas molhadinhas, adoramos ser ativas c/ vários acessórios. 2408-8532 Guarulhos

MARY MASSAGEM

Chalés, piscina, churrasqueiras, C.Futebol, F:4656-2123 www.Sitioveraovivo.com.br

Gopouva Reformado 2 dorms, Elevador, Lazer c/ Quadra só R$ 128.500 Quitado (doc.ok) Ac. carro F: 2814-9601 / 968693850 WhatsApp

CASA NOVA

C/ finalização, Loira Sensual. F: 98504-9329/ 99139-2199

SITIO SANTA ISABEL

ENVIAR CV C/ FOTO P/:

panificadorabarao cecap@uol.com.br

12.700 m², 5 com., pomar, bosque, 160 km S.P, Rod. F.Dias. R$ 280 mil. Aceita casa ou 100 X R$ 2.364,00. F: 33318981 / 96215-6802

Temporada

Panificadora ADMITE - SE Cozinheira Pizzaiolo Copeiro Confeiteiro

CHÁCARA ESTIVA

CLASSIFICADOS

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CURSOS

11


12

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015


ESPORTES

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

www.folhametro.com.br

www.facebook.com/jornalfolhametro

Distribuição Gratuita

Daniel augusto Jr. / ag. Corinthians

Resultados do bRasileiRão 2015

Santos perde chance de rebaixar Vasco em São Januário

Sábado São Paulo 3 x 2 Figueirense Fluminense 1 x 1 Internacional Avaí 1 x 0 Ponte Preta Vasco Grêmio Cruzeiro Sport Palmeiras Chapecoense Atlético-PR

Ontem 1x0 2x1 3x0 2x0 0x2 1x3 3x0

Santos Atlético-MG Joinville Corinthians Coritiba Goiás Flamengo

CLASSIFICAÇÃO Time

PG

V D GP SG

1 Corinthians

80

24 5 70 40

2 Atlético-MG

66

20 11 62 15

3 Grêmio

65

19 10 50 18

4 São Paulo

59

17 12 52

5 Internacional

57

16 12 37 -1

Pág. 2

Sport carimba faixa do campeão Com o título garantido, Corinthians joga mal, perde invencibilidade para o Sport por 2 a 0, no Recife, e se livra de goleada. Pág. 3

5

6 Sport

56

14 9 52 14

7 Santos

55

15 12 54 14

8 Cruzeiro

55

15 12 44 11

9 Atlético-PR

51

14 14 42 -1

10 Ponte Preta

51

13 12 41

2

11 Palmeiras

50

14 15 58

8

12 Flamengo

49

15 18 44 -7

13 Fluminense

47

14 18 40 -8

14 Chapecoense

47

12 14 34 -7

15 Coritiba

43

11 16 31 -11

16 Avaí

41

11 18 37 -22

17 Figueirense

40

10 17 35 -15

18 Vasco

40

10 17 28 -26

19 Goiás

38

10 19 39 -9

20 Joinville

31

7 20 26 -20

leVi BianCo / BraZil Photo Press / ae

PG: Pontos ganhos; V: Vitórias; D: Derrotas; GP: gols pró; SG: saldo de gols; Zona de classificação para a Libertadores Zona de rebaixamento

Indigesto - Coritiba festeja vitória na casa do Verdão: alívio contra degola

Sono - Vagner Love não foi nem sombra do artilheiro da equipe no BR-15

Palmeiras perde e final da Copa BR vira jogo do ano Pág. 2


2

esportes

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

LEANDRO MARTINS / FRAMEPHOTO / AE

Com reservas, Palmeiras perde em casa para o Coxa O domingo foi um dia para o torcedor do Palmeiras esquecer. O time fez um dos piores jogos da temporada, perdeu em casa para o Coritiba por 2 a 0, e teve o pior público do Allianz Parque registrado em um jogo oficial - 15.037 pagantes. Foi a última partida antes da decisão da Copa do Brasil, na quarta-feira, contra o Santos. O bom resultado levou o Coritiba aos 43 pontos e, com isso, a equipe depende apenas de si para evitar o rebaixamento, no próximo domingo. O Palmeiras entrou em campo com um time reserva. A limitação tática e técnica

estadão conteúdo -

da equipe alviverde foi gritante. A única jogada era os cruzamentos para a área e, na defesa, a bagunça tática fez o adversário entrar pelo meio da área sem dificuldades. O Coritiba soube aproveitar a fragilidade para abrir o placar. Aos 23 minutos, Negueba ganhou a bola de Egídio e lançou para Juan, que passou no meio de Leandro Almeida e Nathan, que tentaram deixar o meia em impedimento, mas não contavam que Andrei Girotto demorasse para sair. Livre, Juan ameaçou chutar, deixou Fábio no chão e bateu rasteiro com tranquilidade para colocar os visitantes na frente.

Na etapa final, o Palmeiras voltou com a mais vontade. Mas, aos 48, Henrique Almeida fez o segundo do Coritiba, para sacramentar mais uma decepção palmeirense em casa. palmeiras

0

Fábio; Lucas, Nathan, Leandro Almeida e Egídio; Amaral, Andrei (Cristaldo), Allione (Jobson), Kelvin e Mouche (Juninho); Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira.

coritiba

2

Wilson; Leandro Silva, Wallisson Maia, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos (Cáceres), Juan (Thiago Lopes) e Negueba; Kleber (Lúcio Flávio) e Henrique Almeida. Técnico: Pachequinho. GOLS - Juan, aos 23 do primeiro tempo; Henrique Almeida, aos 48 do segundo. ÁRBITRO - Igor Junio Benevenuto (MG). CARTÕES AMARELOS - Kelvin, Negueba, João Paulo, Alan Santos e Lucas. RENDA - R$ 614.729,50. PÚBLICO - 15.037 pagantes. LOCAL - Allianz Parque, em São Paulo (SP).

Fraco - Andrei Girotto disputa bola: Verdão jogou muito mal ontem

IDE GOMES / FRAMEPHOTO / AE

Vasco bate santos no rio e se mantém vivo contra degola Era o jogo entre uma equipe desesperada para não ser rebaixada à Série B contra outra despreocupada, focada na final da Copa do Brasil. O resultado foi lógico. O Vasco derrotou o Santos por 1 a 0, ontem, em São Januário e continua com chances de se salvar na última rodada do Brasileiro. Já o Santos, com o resultado negativo, caiu para a sétima posição, não tem mais chance de terminar no G4 e agora só pode conquistar uma vaga à Libertadores se for campeão da Copa do Brasil.

estadão conteúdo -

Herói - Nenê manteve o Vasco com chances de escapar do rebaixamento

Após mais de uma hora de atraso por causa do temporal que castigou o gramado, o jogo começou em um ritmo frenético. Em menos de dez minutos, uma chance clara para cada lado. Apesar de entrar com os reservas, o Santos era mais organizado. O Vasco tomava iniciativa, mas faltava qualidade. A torcida do Vasco explodiu em esperança no final do primeiro tempo. Um minuto depois de perder chance incrível, Nenê levou um carrinho do goleiro santista na área e o árbitro, mesmo sem o choque

entre eles, assinalou pênalti. O próprio Nenê converteu. Apesar da pressão do Santos, o Vasco conseguiu se segurar nos minutos finais. vasco

1

Martín Silva; Madson, Rodrigo, Rafael Vaz e Julio Cesar; Serginho, Diguinho (Guiñazu), Andrezinho (Bruno Gallo) e Nenê; Riascos (Rafael Silva) e Jorge Henrique Técnico: Jorginho.

santos

0

Vanderlei; Daniel Guedes, Werley, Leonardo e Chiquinho; Ledesma (Vitor Bueno), Leandrinho, Léo Cittadini (Lucas Otávio) e Marquinhos (Leandro); Geuvânio e Nilson. Técnico: Dorival Junior. GOL - Nenê, aos 44 minutos do primeiro tempo. ÁRBITRO - Leandro Vuaden (RS). CARTÕES AMARELOS - Léo Cittadini, Vanderlei, Rafael Silva, Andrezinho e Martín Silva. RENDA - R$ 478.380,00. PÚBLICO - 10.614 pagantes. LOCAL - Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).


esportes

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

3

sonolento, Corinthians é derrotado pelo sport estadão conteúdo - Sem jogar ab-

solutamente nada, o Corinthians não se tornou ontem o melhor time dos pontos corridos do Brasileirão com 20 clubes. Ainda precisa de um ponto. A derrota por 2 a 0 para o Sport, na Arena Pernambuco, deixou para a última rodada, diante do Avaí, a definição se o atual campeão conseguirá superar a marca do Cruzeiro de 2014. O recorde não foi batido por dois erros de pontos fortes da equipe: a defesa e o ataque. Menos vazada da competição, a zaga falhou ao sair e deixar Matheus Ferraz livre no primeiro gol. Assim como o setor defensivo vacilou ao deixar André se antecipar no lance do segundo gol. E o ataque, mais positivo da competição nacional, passou em branco após 147 dias. Após bastante comemoração pelo hexacampeonato, a promessa corintiana era de

despedida honrosa e em alto nível. Mesmo com escalação alternativa diante do Sport e, possivelmente, frente o Avaí, no próximo domingo. O Sport, por sua vez, chegou aos 56 pontos, mas a vitória do São Paulo sobre o Figueirense, no último sábado, no Morumbi, acabou com as chances de a equipe sonhar com uma vaga na Libertadores. Em Pernambuco, Tite apostou que, com os jogadores que pouco foram aproveitados durante a competição, o Corinthians manteria o futebol ligado e envolvente que foi exibido na goleada por 6 a 1 sobre o São Paulo. A equipe começou sonolenta e sofrendo com a marcação forte. Diego Souza, disposto a se vingar da derrota contestada do primeiro turno por 4 a 3, mostrou o cartão de visitas com chute para fora. Apareceu logo depois e parou no goleiro.

O Corinthians só ameaçou com chutes de longe. Do mais, a etapa foi do Sport, que saiu na frente, com Matheus Ferraz, aos 23. O Sport poderia até ter chegado até a uma goleada no segundo tempo. Foi o único a jogar, mas perdendo gols, com André e Maikon Leite, cara a cara, e com Marlone, que parou na trave. O Corinthians só fez Danilo Fernandes trabalhar uma vez. E, no fim, viu André definir. sport

MARLON COSTA / FUTURA PRESS / AE

2

Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely (Ronaldo), Wendel (Neto Moura), Marlone e Diego Souza; Élber (Maikon Leite) e André. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

corinthians

0

Walter; Fagner, Edu Dracena, Gil e Uendel; Cristian (Lincom), Bruno Henrique, Jadson e Rodriguinho (Malcon); Romero e Vágner Love (Danilo). Técnico: Tite. GOLS - Matheus Ferraz, aos 23 minutos do primeiro tempo; André, aos 45 do segundo. ÁRBITRO - Ricardo Marques Ribeiro (MG). CARTÕES AMARELOS - Diego Souza, Jadson, Marlone, Rithely, Ronaldo, André e Wendel. RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis. LOCAL - Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

Só um jogou - Sport foi superior durante todo o jogo e poderia ter goleado


4

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Vice-campeão, Rosberg ganha a 3ª seguida

LUCA BRUNO / ASSOCIATED PRESS / AE

a disputa pelo título do Mundial de Pilotos encerrada, Nico Rosberg resolveu começar a fazer frente a Lewis Hamilton. Mas agora já é tarde. Ontem, o alemão foi beneficiado por uma estratégia melhor que a do companheiro inglês e venceu pela terceira vez seguida, no Circuito de Yas Marina. O GP de Abu Dabi fechou a temporada 2015 e teve a 12.ª dobradinha da Mercedes, igualando a marca do ano passado.

Superado no Brasil e no México, as duas provas anteriores, Hamilton reclamou de ter que fazer a mesma estratégia que de Rosberg. A Mercedes então resolveu permitir que os dois adotassem táticas diferentes nos Emirados Árabes. O inglês optou por ficar ao máximo na pista e, por ele, teria completado a prova sem parar. A equipe não deixou. O inglês foi aos boxes na 42.ª volta e retornou à pista com pneus macios, e não

supermacios como parecia mais óbvio. Em 12 voltas, tinha que tirar cerca de 12 segundos para Rosberg. O campeão tirou 1 segundo por volta nas duas primeiras, mas o alemão reagiu a manteve boa folga, chegando com vantagem. A Ferrari foi ao pódio com Kimi Raikkonen, em terceiro lugar. Felipe Massa chegou em oitavo. Felipe Nasr, da Sauber, foi só o 16.º entre 19 carros que completaram.

Festa - Contrariado, Hamilton teve que se contentar com o segundo posto

Grã-Bretanha vence Davis após 79 anos estadão conteúdo - Andy Murray tem o azar de ser contemporâneo de Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer. O britânico pode não ter tantos títulos ou fama como os rivais, mas não deixa de ser um fora de série. Ontem, alcançou mais um feito histórico, ao levar a Grã-Bretanha ao título da Copa Davis, encerrando um jejum de 79 anos da nação na tradicional competição. A conquista, a 10.ª da história dos britânicos, veio com um triunfo sobre a Bélgica, no saibro de Ghent. Murray fez todos os três pontos que levaram a Grã-Bretanha ao título, o terceiro deles ao vencer David Goffin por 3 a 0 sets a 0. A vitória é um marco expressivo porque os britânicos inventaram o tênis. O mais

GEERT VANDEN WIJNGAERT / ASSOCIATED PRESS / AE

estadão conteúdo - Com

Histórico - Andy Murray se emociona com a vitória de ontem

antigo e tradicional torneio do mundo é jogado em Wimbledon desde 1877, mas havia quase 40 anos que os precursores do esporte eram coadjuvantes, quase invisíveis. Até que surgiu Andy Murray.

Fifa anuncia hoje os três finalistas da Bola de Ouro A Fifa anuncia nesta segunda-feira os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo de 2015 e a expectativa em ver Neymar na lista é muito grande, afinal de contas, desde 2007 o Brasil não tem um finalista, ano em que Kaká ganhou. A entrega da Bola de Ouro acontece no dia 11 de janeiro, na Suíça. A chance de Neymar apa-

estadão conteúdo -

recer entre os três primeiros é grande. Ele tem sido muito elogiado por sua ótima fase no Barcelona, onde conseguiu comandar a equipe mesmo com a ausência de Messi, machucado. Os jogadores e treinadores tiveram até o dia 20 deste mês para votar. Dois nomes praticamente certos são justamente de Messi e Cristiano Ronaldo.


Folha Metropolitana 30/11/2015