Page 1

Ativista brasileira do Greenpeace que ficou presa por cem dias na Rússia chega ao Brasil

o jornal de Guarulhos NESTA EDIÇÃO

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

www.facebook.com/jornalfolhametro

Ano 41 Nº 12668

www.folhametro.com.br

Nacional

Pág. 8 Distribuição Gratuita

Obra em capela de cemitério se arrasta há mais de 2 anos Visitantes do Cemitério São Judas Tadeu, no Picanço, afirmam que os serviços estão paralisados, informa Deisy de Assis. O Departamento de Serviços Funerários da Prefeitura de Guarulhos informa que as intervenções serão concluídas em março de 2014. Pág. 3 lucas dantas

Promessa - Há três anos a então secretária de Serviços Públicos, Maria Helena Ribeiro, disse na Câmara Municipal que a capela seria entregue reformada em 2011, juntamente com os velórios

Número de academias de ginástica dobra em 5 anos O Governo do Estado empurra muita coisa para nós” Prefeito Sebastião Almeida, sobre os custos das delegacias de polícia na cidade

0,72%

R$ 678

Selic

Salário Mínimo

Disque-Denúncia

181

É preciso parar de fantasiar e encarar a vida de frente” Psicóloga Silvana Allara, sobre motivos da bebedeira de fim de ano

Pág. 5


OPINIÃO

2

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

EDITORIAL

RETRATO SiLviO CESAR

Não há privacidade em um mundo virtualmente interligado Nesta semana a cantora Sandy anunciou no Facebook sua gravidez de três meses. E por mais contraditório que possa parecer, ela pediu respeito à privacidade na maior rede social do mundo. É claro que os paparazzi de plantão descobririam o segredo mais cedo ou mais tarde. Mas o que chama atenção é o fato de Sandy - e boa parte dos brasileiros - demonstrar esquecimento de que só de aderir a uma rede social a privacidade está fora de qualquer cogitação. A exposição de vidas privadas ampliada pela tecnologia é alvo de debates acalorados. Muita gente reclama de reações descabidas de outras pessoas diante de fotos ou É preciso acordar vídeos íntimos, mas os mespara a realidade da mos que reclamam deveriam internet e das redes entender o mecanismo das sociais antes de exigir redes antes de entrarem em privacidade um embalo perigoso. A reação muitas vezes incompatível com o grau de amizade ou com a seriedade do caso pode até ser pauta de uma discussão sobre o comportamento humano em uma sociedade culturalmente atrasada como a nossa. Mas a ninguém foi colocada uma obrigação de se logar a esse ou aquele aplicativo. O brasileiro é um povo social desde sempre. Nossa receptividade é motivo de elogios estrangeiros há tempos. Com o avanço da internet a interação tupiniquim só cresceu. É o que mostram os dados de uma pesquisa da empresa Nielsen. Segundo o levantamento, o País figura entre as três principais nações em número de usuários de redes sociais em todo o planeta, superando países mais populosos como China, Índia e Estados Unidos. Setenta e cinco por cento da população acredita que acessar as redes é a principal função dos smartphones. Outro relatório, divulgado pela comScore, diz que os brasileiros gastam mais tempo nas redes sociais do que em portais ou acessando serviços de email! Querer privacidade no mundo virtual e com comportamento assim é praticamente impossível.

CNPJ: 44.193.423/0001-40

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 Tiragem e distribuição auditada por:

Relatório em poder da Administração Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr. Gerente de Marketing: Alberto Frazão Junior - junior.mkt@metronews.com.br Editor e Jornalista Responsável: Paulo Manso - paulo.red@folhametro.com.br Editores: Luciene Oliveira - luciene@folhametro.com.br e Lourdes Dias - lourdes.red@folhametro.com.br - Chefe de Reportagem: Laís Domingues - lais@folhametro.com.br - Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br Subeditor de Arte: Ricardo Leocadio - ricardoleocadio@metronews.com.br - Diagramação: Rafael dos Anjos Candido, Mauro Dias dos Santos e Neri Gonçalves Pereira - Chargista: Maurício Morini - Revisão: Felipe Rabello Gonçalves Fotos: Guilherme Kastner, Silvio Cesar e Lucas Dantas - Redação: editoria.geral@folhametro.com.br Gerente Comercial: Alceu dos Santos - alceu@folhametro.com.br Gerente Comercial (Grandes Agências): Ramon Martins Silva - ramon@metronews.com.br Redação: redacao@folhametro.com.br. Comercial: comercial@folhametro.com.br Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: nadir.matos@folhametro.com.br Noticiário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de Jornais Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: FolhaGráfica Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.folhametro.com.br

Interior - Guarulhos ainda tem seus recantos de simplicidade que guardam cenas interioranas como esta

Ponto de Vista Tadeu Morais secretário estadual do emprego do estado de são Paulo

É hora do balanço Quando o fim do ano se aproxima, começa uma movimentação típica dos momentos reflexivos e de balanço. Para a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho o balanço é positivo. O ano de 2013 foi de sucesso, de recordes importantes. Foram muitas as boas novas para o cidadão trabalhador paulista.

Aumenta o número de empregados no Estado. Desemprego diminui A começar pelo Banco do Povo Paulista (BPP) que, em um comparativo com 2012, teve 60% a mais de agências implantadas. Foram 40. Hoje contamos com 515 unidades. O governador Geraldo Alckmin quer um BPP em cada cidade. E é para lá que caminhamos. O maior programa de microcrédito estadual do País beneficiou aproximadamente 35 mil famílias em 2013. Foram cerca de R$ 200 milhões emprestados.

No Time do Emprego os números provaram que o incentivo e a valorização da autoestima estão na base de cidadãos bem colocados. O programa Time do Emprego alcançou a marca de 1.400 turmas neste ano e mais de 50% dos participantes conquistam uma vaga no mercado de trabalho. O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, por meio de um trabalho que percorreu 30 mil quilômetros este ano, completou a maioridade em 2013. São 18 anos de uma luta incessante na busca da igualdade de direitos pela empregabilidade da pessoa com deficiência. Das iniciais 186 vagas registradas em 1995, neste ano chegaremos perto de 25 mil ofertas de emprego para essa parcela significativa da população paulista. O Posto de Atendimento ao Trabalhador também teve sua atuação ampliada através de mais três unidades implantadas. Hoje são 250 postos no atendimento ao trabalhador. Em 2013, mais de dois milhões de pessoas passaram pelos postos. No Programa Estadual de Qualificação Profissional, fizemos avanços importantes que, tenho certeza, irão refletir em números ainda mais positivos no próximo ano. Chegamos ao fim de 2013 com a sensação do dever cumprido e com muita energia para mais um ano que, no que depender desta pasta, será de muito trabalho.

ANOTE n O Instituto de

Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) oferece aos seus usuários portadores de diabetes cursos com orientações sobre a doença. Os interessados podem escolher por uma das duas datas disponibilizadas por mês e se inscrever gratuitamente pela Central de Atendimento Iamspe (11) 5573-7001, pelo site do Instituto (www.iamspe.sp.gov. br), na especialidade Endocrinologia, ou na sala 425, no 4º andar do prédio dos Ambulatórios do HSPE (Rua Borges Lagoa, 1.755). n As feiras livres que aconteceriam no feriado de Ano Novo serão antecipadas da quartafeira, dia 1º, para a terça, dia 31. Entre as feiras a serem antecipadas estão: Rua Mogi das Cruzes, no Gopoúva; Avenida Nossa Senhora de Fátima, na Vila Fátima; Rua Dona Ester Cabral Pagnocelli, no Jardim Rosa de França; Rua Alípio de Souza Jardim, no Jardim Almeida Prado; Praça dos Aviadores, no Jardim Jovaia; Avenida Jurema, no Parque Jurema; Rua Limoeiro do Norte, no Jardim São Domingos; Rua Vital Brasil, no Jardim Nova Cumbica; e Rua Emília de Castro, no Jardim Santa Emília.


cidade

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

3

capela de cemitério tem obras atrasadas A capela do Cemitério São Judas Tadeu, no Picanço, é motivo de reclamação por quem frequenta o equipamento. A reforma tem entrega atrasada em dois anos. Segundo a Prefeitura, as intervenções só serão concluídas no final de março. O guarulhense Antonio Rubens, que visitou a sepultura dos pais no último fim de semana, se queixa da situação. “Nunca vão terminar essa obra? É um descaso”, disse, ao frisar que os serviços estão sempre paralisados. Procurado pela reportagem, o Departamento de Serviços Funerários (DSF), que alega ter capacitado funcionários do próprio departamento para a realização do serviço, não esclareceu o motivo da demora na reforma. Também omitiu a data de início da obra, quando questionado na tarde de ontem. Conforme publicado no site da Câmara Municipal de Guarulhos, há três anos a então secretária de Servi-

Lucas Dantas

Deisy De Assis -

Mato alto - Visitantes reclamam que fazem pagamento de taxa de manutenção para que isso não ocorra

ços Públicos, Maria Helena Ribeiro, comentou na Casa sobre o Plano Diretor de Resíduos Sólidos, ocasião em que mencionou que a capela seria entregue reformada em 2011, juntamente com os velórios.

abandono A reportagem da Folha Metropolitana esteve no Cemitério São Judas Tadeu, no Picanço, na última sexta-feira, 27, e observou que algumas sepulturas estão “abandonadas”.

Mato alto também é queixa Antonio Rubens também reclamou do mato alto no Cemitério São Judas Tadeu. No local, a reportagem observou que as vias estavam carpidas, no entanto, alguns túmulos que tinham uma espécie de jardim na superfície estavam com mato alto. Familiares de pessoas sepultadas alegam que pagam taxa de manutenção para que isso não ocorra. No entanto, o DSF argumenta que a responsabilidade em manter o mato cortado e o jazigo em ordem é do concessionário, sob pena de caracterizar abandono e ser aberto processo de comisso (multa pelo não cumprimento de alguma cláusula contratual ou lei). Disse que notifica os concessionários e solicita regularização do jazigo, mas, não esclarece quando houve notificação aos proprietários dos jazigos com problemas.

Almeida quer priorizar investimentos na Saúde Para o ano de 2014, o prefeito Sebastião Almeida quer colocar entre as prioridades do município o investimento na Saúde. Foi o que afirmou o chefe do Executivo em entrevista concedida em 8 de dezembro à revista Folha Essencial, lançada este ano pelo grupo Folha Metropolitana. Segundo Almeida, uma das maiores dificuldades em Guarulhos é a falta de médicos, que tem sido amenizada com o programa Mais Médicos. “Boa parte dos desafios que tenho hoje é ampliar os equipamentos de saúde”, afirmou o prefeito. Sobre as melhorias concretas para 2014, Almeida mencionou a entrega de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), sendo

DA reDAção -

elas a Paulista e a Cumbica, cujas obras estão atrasadas em mais de um ano. Para o ano que vem, o prefeito também mencionou o fim das enchentes na Vila Galvão, que há 40 anos passa pelo problema. Outra promessa é a construção de 1.400 unidades habitacionais para população com renda de zero a três salários mínimos no Tijuco Preto. “As obras começarão no próximo ano e o prazo para conclusão é de um ano e três meses”, disse. Em 2014, Almeida também vislumbra discutir questões específicas com o governo do Estado de São Paulo. Segundo o prefeito, o governo precisa entender que deveria ajudar a Guarda Municipal no que diz respeito ao pagamento de aluguéis de delegacias

siLvio cesar

Almeida - ”Ano que vem será um ano bom, de disputa eleitoral”

da Polícia Civil e postos da Polícia Militar. “O Governo do Estado empurra muita coisa para nós”, afirmou Almeida, que ainda frisou, “ano que vem vai ser um ano bom, de disputa eleitoral, e nós queremos discutir essas coisas”.

Prefeito diz que uma das maiores dificuldades é a falta de médicos

“Atitude difícil, mas necessária” Neste ano, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi a maior cobrança aos guarulhenses. Questionado sobre o assunto, Almeida alega dividir a responsabilidade com o ex-prefeito Elói Pietá e declara ter sido uma “atitude difícil, mas necessária”. Ele argumentou que a lei diz que a cada quatro anos o governante precisa fazer a correção da Planta Genérica de Valores (PGV), mas Guarulhos não fez. “Então, se houve erro, não houve erro só meu, mas do meu antecessor”, disse, referindo-se ao ex-prefeito e colega de partido Elói Pietá.


4

especial

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

Especialistas dão dicas para ceias de Ano Novo Chefs de cozinha e sommeliers, especialistas em vinhos, de São Paulo, apresentaram algumas dicas de ceias para o Réveillon. Há sugestões para quem quer preparar um cardápio inesquecível, para quem quer economizar, para preparo de pratos típicos de fim do ano e até para iniciantes na cozinha. Saiba também como harmonizar o vinho com cada prato escolhido. O chef de cozinha Marcelo Faria há quatro anos ministra aulas de gastronomia no espaço Viver Casa & Gourmet, pertencente ao Grupo SEB. Ele pensou em uma forma dinâmica e fácil para passar as dicas. No total são nove sugestões, sendo três de entradas, três de pratos principais e mais três de sobremesas. A Folha Metropolitana escolheu uma de cada. As outras podem ser conferidas no site www.vivercasaegourmet.com.br/gourmet/receitas e no Blog do chef Marcelo Faria desvendandogastronomia.blogspot. com. “Todas as dicas são para as festas de fim de ano para aqueles que querem por a mão na massa e fazer a ceia perfeita”, disse Faria. Confira: Entrada: “Em uma salada de vinagrete para acompanhar o churrasco, basta acrescentar mostarda em pó, pois o tempero tem um gosto picante, mas não queima a boca como a pimenta, isso torna o sabor incomparável”. Prato principal: “O molho madeira é simples e rápido de fazer para quem quer impressionar na cozinha. Logo após você assar ou refogar qualquer tipo de carne, retire a carne e na mesma panela, acrescente uma xícara e meia de vinho tinto seco, um tablete de caldo de carne e uma xícara de chá de água com três colheres de sopa de amido dissolvida. Deixe em fogo médio mexendo sempre. Pronto, você já tem um molho madeira”. Sobremesa: “Pensando em ajudar as pessoas a variar nesta época do ano e não ficar na mesmice de preparar uma sobremesa tradicional, a receita a seguir é perfeita. Em um liquidificador você coloca uma lata de leite condensado, quatro bombons de chocolate, 40 ml de conhaque. Bata tudo junto e depois leve à geladeira para ficar bem gelado. Depois é só comemorar o Ano Novo tomando uma deliciosa bebida gelada de chocolate cremoso”.

divulgação

Rômulo magalhães -

À mesa - Chefs ajudam a preparar um cardápio inesquecível, para quem quer economizar e para preparo de pratos típicos de fim de ano

Saiba como harmonizar o vinho com os itens da ceia Para uma boa ceia de Ano Novo, um bom vinho é a melhor pedida. Mas não é qualquer vinho que combina com os pratos da ceia. Fábio Góes, enólogo da Vinícola Góes, empresa com mais de 60 anos de tradição na viti-vinicultura nacional, com sede em São Roque, dá dicas de harmonização de vinho com os principais itens da ceia. Um dos pratos mais famosos dessa época é o peru. Para este, a sugestão é um vinho tinto de corpo médio, com pouca madeira e mais jovem. “O Merlot da Casa Venturini combina perfeitamente por seu paladar aveludado”, explicou.

De acordo com Góes, os doces também têm seu lugar na harmonização. Por isso, ele sugere bebidas para as sobremesas. Segundo ele, os damascos e demais frutas secas vão bem com vinhos licorosos, como o Góes Tradição Rose. “Para os panetones temos que levar em consideração seu recheio. Os recheados de frutas vão bem com moscatel, vinho jovem que casará perfeitamente, equilibrando o açúcar. Os panetones recheados com chocolate têm sua acidez e doçura harmonizados com um bom vinho do porto”, afirmou. divulgação

Bebidas - O acondicionamento e a harmonização de vinhos e espumantes são fundamentais

Clássicas com toque moderno Para quem quer impressionar os convidados no Réveillon, o chef pâtissier Caio Corrêa, da grife CFC - Caio Corrêa Pâtissier, elaborou um cardápio de receitas clássicas com toque moderno, onde mescla chocolate com frutas, cremes e mousses em um festival de sabores e texturas. Para os apaixonados por chocolate, o chef criou o Carré, uma opção que também pode agradar aos celíacos, pois não contém glúten. O doce combina base de macaron com mousse de chocolate, creme e folhas de chocolate, todos esses sabores finalizados com uma decoração feita com grué de cacau torrado. Outra sugestão é a Tarte Passion com Maracujá e Framboesa. Ela contrasta o sabor delicado da massa de amêndoas com azedinho das duas frutas. Os doces da CFC podem ser encontrados no restaurante Claudius Grill, na Rua Cardoso de Almeida, 770, em Perdizes.


cidade

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

5

Número de academias dobra em cinco anos Silvio CeSar

Palloma mina - A

busca por um corpo definido ou pela vida saudável promoveu uma alta no número de academias no Brasil. Entre 2007 e 2012, as micro e pequenas empresas do ramo passaram de 9,3 mil para 21,7 mil, uma alta de 133%. Os dados são resultado de uma pesquisa nacional feita pelo Sebrae. “O aumento no volume de academias foi gerado pela união do aumento da renda com a busca por uma vida saudável”, destaca o presidente da entidade, Luiz Barretto. Os empresários guarulhenses confirmam as estatísticas. Clayton Braga, 31, divide a gestão da Fenix Fitness com a esposa há 4 anos. A academia do Continental IV iniciou suas atividades em 1990, num espaço de 240m² e 4 funcionários. “Hoje, a academia tem 1800

m², temos 16 colaboradores e mil alunos. Estou dentro deste boom”. O público da academia são famílias inteiras que, com a renda aumentada, incluíram a rotina de exercícios na lista de prioridades. O público heterogêneo, que varia de adolescentes a idosos, também é a realidade da Nova Vida Fight e Fitness, no Jardim Fortaleza. “Tenho apostado bastante na terceira idade, mas quem procura mais é o jovem. Os idosos são um público fiel, começam e não param de treinar, a maioria procura a atividade física por recomendação médica”, revela Daniel Nascimento, 28, dono da Nova Vida. Em operação desde 2008, o negócio deve crescer ainda mais em 2014. “Vamos reformar e instalar um octagon para a prática de MMA”, afirma Nascimento.

Prática saudável - Atividade física é recomendada para todas as idades

O segredo do sucesso Respeito e simpatia, estes são os ingredientes que fidelizam os alunos nas academias de bairro. Foi assim com a banhista de pet shop Denise Stanszyk, 32, que se sentiu discrimidada quando procurou uma grande rede. “As pessoas me olhavam como se eu fosse gorda por desleixo, mas não é isso. Quando fui à Fenix Fitness me senti respeitada, me trataram muito bem e eu fiquei”, conta a aluna que bate carteirinha no Continental 5 vezes por semana. A variedade de modalidades é apontada pela pesquisa do Sebrae como um dos fatores que fazem o negócio crescer. Outras dicas são contratar bons profissionais para ministras as aulas.


6

especial

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

Alimentos das festas de fim de ano são perigosos para animais divuLGação

opinião Deisy De Assis deisy@folhametro.com.br

Mais de tudo o que é bom Deisy De Assis - Quem tem animal de estimação em casa gosta de estar sempre agradando o peludo, que, por sua vez, aprende as artimanhas para ganhar vários petiscos. Durante as festas de fim de ano é preciso rigor para preservar a saúde do pet, pois alimentos da mesa podem ser nocivos aos animais. É o caso dos pratos gordurosos, como as carnes comuns nas ceias e almoços da época. Segundo o veterinário Felipe Laurino, do Projeto Mi&Au, estes podem causar não só intoxicação, mas um quadro de inflamação no pâncreas, chamado pancreatite. “O problema causa vômito e muita dor abdominal”, diz o médico, dizendo que as raças pequenas são mais sensíveis. A ingestão de alimentos em excesso ou inapropriados também provoca quadros de apatia, diarreia e vômito que podem desidratar o bicho. “Alguns animais chegam a ter gastrites”, frisa Laurino. Segundo o veterinário, no caso de mais de um episódio de vômito sem a melhora em algumas horas, a indicação é de que o animal seja imediatamente levado ao veterinário para evitar complicações de saúde.

Adote Há 25 anos, Luiz Scalea atua no resgate de animais em situação de abandono e maus-tratos. Ele tem cães e gatos, todos vacinados, castrados e vermifugados disponíveis para adoção. Mais informações pelo 9 9162-1855, com Giuliana, pelo email giu.stefanini@hotmail.com, ou pelo www.luizprotecaoanimal.com.br. Confira pets que esperam por novo lar:

Nananinanão! Comidas gordurosas, destas que comemos, não servem aos animais

Frutas e legumes liberados com moderação Diante do olhar “pidão” dos bichinhos, o veterinário do Projeto Mi&Au comenta que é possível oferecer petisco aos animais se estes forem frutas ou legumes e, ainda assim, em pequena quantidade. “Neste caso pode ser

maçã ou banana, nunca frutas cítricas. Entre legumes, a cenoura é boa opção, mas sem temperos”, explica o médico veterinário Felipe Laurino. Alimentos muito condimentados e os doces estão na lista

dos proibidos. Quanto às carnes, além de fazer mal em função da quantidade de gorduras, elas oferecem risco por conta dos ossos, que podem obstruir as vias digestivas e provocar asfixia ou perfuração.

Meu Pet & Eu Mensalmente, a página Pets & Patas contará a história de pessoas com seus animais de estimação na seção Meu Pet e Eu. Se você deseja ver sua

história com seu peludo no jornal, escreva para pets@folhametro.com.br com um resumo da trajetória de afeto e contato telefônico.

divuLGação

divuLGação

divuLGação

Chorão - Três meses

Fêmea - Três anos

Fêmea - Quatro meses

Votos de amor, amizade, companheirismo. É tudo que precisamos para sermos felizes, não é mesmo? Com esse conjunto tudo se torna melhor. E esta é uma constatação que pode ser feita nas mais variadas situações. No último fim de semana tive uma amostra disso ao ver a satisfação com que uma banda tocava grandes sucessos do rock em um pub. Quando as atenções se voltavam para o som metalizado da guitarra, os guitarristas se olhavam e sorriam como crianças. A paixão pelo rock fazia-os trabalhar como se estivessem brincando. Também me sinto feliz em ser jornalista, apesar de todos os percalços do grande sistema que é a imprensa. Essa sensação boa de fazer algo com amor ou de demonstrá-lo a quem ele pertence é valiosa. É ela que faz a vida valer a pena. Na lida com pessoas tudo é mais complexo e parece que nem sempre o afeto é o suficiente. Como canta Oswaldo Montenegro, “ faça uma lista de grandes amigos, quem você mais via há dez anos atrás, quantos você ainda vê todo dia, quantos você já não encontra mais”. Para mim, houve momentos em que o que eu ofereci não foi o bastante. Outros em que o que me foi dado não bastava. E o círculo normal da vida vai nos levando para uns, nos tirando de perto de outros. Para os tutores de uma poodle de pelos acinzentados, o companheirismo parece não ter sido suficiente. Tragicamente a cadelinha foi abandonada no dia em que mais se fala de amor e caridade: 25 de dezembro. Teria o espírito de Natal provocado efeito inverso no ser que teve coragem de jogar a pequena na rua? Não. Quem não tem amor e vergonha na cara, não tem o ano inteiro mesmo! Já em Minas Gerais e no Espírito Santo o amor por quem nem se conhece foi o que germinou esperança. O sentimento por parte de voluntários tem confortado muitos que perderam tudo, inclusive pessoas queridas, por conta de enchentes e deslizamentos. Não só para 2014, mas para o amanhã, o hoje e o daqui a pouco, desejo que a fraternidade invada mais lares e corações. Que o número de vítimas, de catástrofes, violência ou falta de amor seja sempre menor que o de pessoas dispostas a se doar pelo bem do outro. E “que seja feliz quem souber o que é o bem”.


especial

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

DIvUlgAçãO

abuso de álcool é mal das festas de fim de ano Palloma mina - Para muita gente comemorar o fim de ano é sinônimo de encher a cara. Certo ou errado, a Folha Metropolitana procurou especialistas para saber por que isso acontece e quais são as consequências para o corpo. A nossa dica? Se você quer encarar 2014 de frente, é melhor fazer isso de cara limpa. A psicóloga Silvana Allara explica que um sentimento de “liberou geral” toma conta das pessoas nesta época do ano e que, ao se soltar das amarras do cotidiano, muitas se sentem à vontade para beber sem limites. “Isso é uma fantasia, não existe. Hoje o indivíduo bebe, extravasa,

briga com quem está perto e em seguida passa mal. Amanhã a vida dele vai ser a mesma, nada vai mudar”, exemplifica Silvana. Outro fator que a psicóloga destaca é a aparente obrigação de felicidade que a temporada de festas exige. “Como nesta época até os ‘caretas’ ficam felizes, quem já costuma fazer uso de álcool ou drogas exagera. O que é uma fuga, as pessoas não precisam destes artifícios para serem felizes”. A receita de Silvana para não cair na bebedeira é simples. “É preciso parar de fantasiar e encarar a vida de frente. Tem que se conter e não exagerar”, recomenda a psicóloga.

O que o álcool causa no corpo? O clínico geral e supervisor do Hospital das Clínicas de São Paulo Lucas Zambon conta como o organismo recebe e processa os drinques. “O álcool etílico presente nas bebidas é uma substância rapidamente absorvida pelo trato digestivo, a maior parte é absorvida no estômago e nas porções iniciais do intestino”. Se a pessoa estiver com estômago vazio, 30 minutos depois da primeira dose, o álcool já pode estar na circulação. “Quando o álcool entra na circulação sanguínea, o órgão responsável pela metabolização e eliminação do etanol é o fígado. Mas o fígado só consegue processar uma certa quantidade de álcool por hora”, detalha Zambon. Ou seja, a quantidade e velocidade do consumo de álcool por uma pessoa influenciam

no tamanho do porre. Antes de ser eliminado, o álcool afeta principalmente o sistema nervoso central, podendo levar de sintomas leves como euforia e desinibição até sonolência excessiva e estados de coma. “No estômago, a bebida induz náuseas e vômitos por lesão da mucosa gástrica. O paciente ainda começa a perder grande quantidade de líquido por ficar estimulado a urinar acima do normal. Essa perda de líquido pode afetar músculos, rins e o próprio cérebro”, alerta o clínico geral.

A quantidade e a velocidade do consumo de álcool influenciam no tamanho do porre

7

“Liberou geral” - Psicóloga alerta para o sentimento que toma conta até dos mais caretas nesta época do ano

Dicas para curar a ressaca, por Lucas Zambon - Alimente-se. Estar de estômago cheio faz com que a absorção de álcool seja mais lenta e evita a hipoglicemia.

- Uso de antiácidos pode evitar os sintomas estomacais mais severos da ressaca.

- Beba água ou suco de frutas junto com as bebidas alcóolicas. O álcool faz perder muito líquido pela urina, além, é claro dos eventuais vômitos, o que gera desidratação e prejudica músculos, rins e cérebro.

- Ingira alimentos ricos em vitamina C, como laranja, que diminui a produção de radicais livres no fígado e auxilia no processo de recuperação.


8

nacional

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

Bióloga do Greenpeace é recebida por familiares A bióloga brasileira Ana Paula Maciel, 31 anos, desembarcou em Porto Alegre (RS) no fim da manhã deste sábado, depois de ficar retida por cem dias na Rússia por ter participado de um protesto do Greenpeace contra a exploração de petróleo no Ártico. Recebida pelos familiares com festa, presentes e faixa, ela afirmou que a anistia concedida pela Rússia, depois de dois meses de prisão e de um período de liberdade sob fiança concedida a ela e mais 29 participantes do ato foi uma maneira que aquele país encontrou para sair do buraco em que havia se metido por ter feito acusações de pirataria e vandalismo, que a ativista considerou “ridículas”, e ficado sob pressão da comunidade internacional. Em sua primeira declaAE -

ração à imprensa, Ana Paula lembrou que em julho de 1985 o serviço secreto francês afundou o navio Rainbow Warrior, do Greenpeace, e agora a Rússia prendeu 30 militantes e ainda mantém retido o navio Artict Sunrise. “Em 40 anos de protestos pacíficos e liberdade de expressão esses são os dois momentos mais críticos”, afirmou. “É quando governos tentam calar vozes que precisam falar”. Ana Paula confirmou que não sofreu violência física nas prisões russas, mas revelou que a pressão psicológica era constante, com aparelhos de rádio ligados em alto volume por todo o dia e barulho de outros presos durante a noite. A ativista disse que escreveu um diário, mas ainda não sabe se vai publicá-lo. “Vamos pensar”, despistou.

CARLOS EDUARDO DE QUADROS / FOTOARENA / AE

desembarque Ao desembarcar em Porto Alegre no final da manhã deste sábado, a ativista brasileira Ana Paula Maciel exibiu um cartaz com a frase “Salve o Ártico” e recebeu o apoio do pai, mãe e irmã.

Caso teve grande repercussão Ainda no aeroporto, em conversa com os jornalistas, a ativista mostrou-se convicta de que vai seguir lutando pela causa ambientalista e previu que na metade do ano que vem estará embarcada em alguma outra missão. “Se ficasse em casa vendo televisão, nada disso teria acontecido”, disse, referindo-se à prisão. “Mas também nada disso”, emendou, olhando para os 50 jornalistas que tentavam entrevistá-la, e referindo-se à repercussão do caso. “Se o objetivo é mudar o mundo é preciso assumir os riscos”. Essa foi a segunda vez que ela foi presa. Em 2006, em outro protesto, ela e companheiros do Greenpeace ficaram detidos por alguns dias em São Cristóvão e Nevis, no Caribe.

chuvas provocam 24 mortes no Espírito Santo

Paulistanos encontram lentidão nas estradas

A Defesa Civil do Espírito Santo informou ontem que subiu para 24 o número de mortos em razão das chuvas que atingem o estado desde o dia 19. Seis pessoas continuam desaparecidas no município de Baixo Guandu. A cidade com o maior número de vítimas é Colatina, com oito mortos, seguida por Itaguaçu que registrou seis mortes. Barra de São Francisco contabilizou quatro mortes e Baixo Guandu, três. As cidades de Domingos Martins, Nova Venécia e Pancas registraram uma morte cada. O órgão informou que dos 78 municípios do estado, 54 já foram afetados pelas chuvas. O número de capixabas que precisaram sair de suas casas e ainda não puderam retornar é 60.037. Des-

ontem para o litoral pelo sistema Anchieta-Imigrantes encontram dois pontos de lentidão na Imigrantes, entre os quilômetros 30 e 32 e entre os quilômetros 36 e 43. No sentido litoral sul, na Padre Manoel da Nóbrega, o trânsito era lento entre os quilômetros 285 e 292. Na Cônego Domênico Rangoni sentido Guarujá, havia lentidão entre os quilômetros 253 e 248. As informações são da Ecovias. Para quem volta do litoral, há tráfego intenso na região de serra da Imigrantes, sem congestionamento. Segundo a concessionária, até as 9h30 de ontem, 187,5 mil carros já haviam trafegado pela rodovia em direção às praias de São Paulo. No sistema Ayrton Senna, há apenas um ponto de lenti-

ABr –

sas, 7.396 foram acolhidas em abrigos e 52.641 estão em casas de parentes e amigos. O levantamento das pessoas afetadas pela chuva continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica. Com a diminuição das chuvas, moradores em algumas cidades estão trabalhando na limpeza de ruas e casas. Anteontem, apesar de não ter chovido forte, o nível do Rio Doce vol-

tou a subir afetando a ponte de acesso ao município de Linhares. As localidades que estavam completamente isoladas agora estão sendo atendidas por tratores, barcos e helicópteros, principalmente nos municípios de Itaguaçu e Baixo Guandu, mas continuam sem energia elétrica e com riscos de novos deslizamentos de terra. A Secretaria Nacional de Defesa Civil disse que cessou todos os alertas de enxurrada, emitindo somente alertas de risco de deslizamento de terra nas áreas com mais chuvas.

radar meteorológico Ontem, um radar meteorológico começou a ser instalado no Morro do Moreno, em Vila Velha, no Espírito Santo. O equipamento - capaz de detectar com até três horas de antecedência o local e a intensidade da chuva.

AE - Paulistanos que desceram

dão, entre os quilômetros 127 e 130, no sentido interior, a caminho do litoral norte. A Rodovia Régis Bittencourt, em direção a Curitiba, tinha pontos de lentidão entre os quilômetros 330,7 e 345,5, entre Juquitiba e Miracatu, ainda em São Paulo. No sentido Minas Gerais, o trânsito era tranquilo na Rodovia Fernão Dias. Em São Paulo, o trânsito era lento entre os quilômetros 146 e 144 da pista expressa, na região de São José dos Campos, e também entre os quilômetros 139 e 115, devido a excesso de veículos.

Trânsito é difícil na descida para todas as praias


variedades

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

Blog Mundo Kino heldeR lima luís PiRes Blog: mundokino.wordpress.com livroseideias.wordpress.com

Cannes é aqui

do hospital onde Keyta nasceu, alertando para uma possível troca de bebês, o que acaba se confirmando. O filho legítimo é criado por outra família, mais numerosa e sem os mesmos recursos financeiros. O patriarca (Riri Furanki) vive de um modesto comércio de materiais elétricos, mas em compensação é um pai muito dedicado e presente na vida dos filhos e da esposa. O que fará com que Ryota repense o seu papel de pai e provedor. É impossível não sentir na pele o drama das famílias envolvidas, obrigadas a decidir entre fazer a coisa certa (destrocar as crianças) ou deixar tudo como está, mesmo sabendo que o filho de sangue está sendo criado por outros. Ao mesmo tempo, como continuar amando a criança que durante seis anos você considerou um filho, tendo agora a certeza de que ele não foi gerado por você? Questões que o diretor Hirokazu Koreeda (o mesmo de “O Que Eu Mais Desejo”) tenta resolver sem descambar para o sentimentalismo barato, com sensibilidade e certa dose de humor. É um típico exemplar de cinema japonês, sem efeitos especiais, mas com boa história. Neste caso, comovente.

Em maio passado, “Azul é a Cor Mais Quente” e “Pais e Filhos” foram os vencedores do Festival de Cannes, importante evento que ocorre anualmente no balneário francês, reconhecido pela excelência técnica na premiação, ao contrário do Oscar, mais comercial e com claras tendências estadunidenses. Ambos os prêmios, porém, servem como parâmetro para medir a qualidade de um filme e muitas vezes também ditam seu desempenho na bilheteria. Foi o que aconteceu com o primeiro caso, vencedor da Palma de Ouro, que desde o início de dezembro desponta como um dos filmes mais vistos nos cinemas paulisDiVulgAçãO tanos. Agora chegou a vez de “Pais e Filhos”, Prêmio Especial do Júri, testar seu prestígio, embora já seja conhecido por parte do público paulistano que o elegeu melhor filme da última Mostra Internacional de Cinema, em outubro passado. Ryota (Masaharu Fukuyama) é um renomado arquiteto que se dedica excessivamente ao trabalho. Como compensação, proporciona uma boa condição material à esposa Midori (Machiko Ono) e ao filho Keyta (Keita Ninomiya), de seis anos. Mas a vida pequeno burguesa da família é abalada por uma inesperada chamada Cinema japonês – “Pais e Filhos” caiu no gosto do público

HOrÓscOpO

omaR caRdoso Filho |

www.omarcardoso.com.br

ÁRIES: Por mais difíceis que sejam as circunstâncias deste dia, você será vencedor, devido ao bom aspecto astral reinante em seu horóscopo. 21 MAR. 20 ABR.

23 SET. 22 OUT.

LIBRA: Dia bom para fazer novas experiências científicas ou psíquicas, para a assinatura de contratos e para as diversões, prazer e para a vida sentimental e amorosa.

23 OUT. 21 NOV.

ESCORPIÃO: A posição dos astros é ótima para compra e venda de propriedades. Ótimo para o amor e para a sua ascensão social através de pessoas influentes.

22 NOV. 21 dEz.

SAGITÁRIO: Há possibilidade de você se sentir um pouco indisposto no período da manhã. Cuide do seu sistema nervoso. Você atravessa um grande período de vantagem material e financeira.

22 dEz. 20 jAN.

CAPRICÓRNIO: Procure evitar as ações violentas e as palavras ásperas. Dia favorável para novas amizades. Sucesso nas associações, nos negócios, nos assuntos de dinheiro.

21 jAN. 19 fEV.

AQUÁRIO: Será muito bem sucedido nas próximas horas. Os astros irão favorecê-lo no trabalho. Cuidado com o amor à primeira vista. Confie em si e fará associações que trarão bons resultados.

TOURO: Seja mais confiante em si mesmo e também empreendedor que conseguirá os melhores resultados neste período. 21 ABR. 20 MAI.

21 MAI. 20 jUN.

GÊMEOS: Aproveite as próximas horas para manifestar seus pensamentos relacionados com as pessoas que lhe querem bem e tratar de assuntos relacionados a noivado e casamento.

21 jUN. 21 jUL.

CÂNCER: Possibilidades enormes de êxito em quase tudo que estiver relacionado com assunto sigiloso ou particular. Não revele a ninguém seus segredos ou pagará um alto preço por isso.

22 jUL. 22 AGO.

LEÃO: Terá sucesso na defesa de seus direitos e triunfará em todos e quaisquer assuntos legais. Seja mentalmente independente e mais firme em suas crenças.

23 AGO. 22 SET.

VIRGEM: A influência do dia promete a você lucros em empreendimentos ousados enquanto para as relações sentimentais o momento é neutro.

PEIXES: Dia dos mais propícios para investigações, pesquisas, química, medicina e tudo que esta relacionado com ocultismo. 20 fEV. 20 MAR.

palavras cruzadas diretas www.coquetel.com.br

Revistas coquetel 2013

9


10

variedades

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

DIVULGAÇÃO

até que a sorte nos separe 2 Direção: Roberto Santucci - Elenco: Leandro Hassum; Camila Morgado; Kiko Mascarenhas; Rita Elmôr; Henry Fiuka; Júlia Dalávia; Anderson Silva; Jerry Lewis . Juntos novamente, Tino e Jane mais uma vez estão em dificuldades financeiras. O saldo bancário do casal é salvo graças ao inesperado falecimento de tio Olavinho, que deixou para eles uma herança de R$ 50 milhões. Como o último desejo do tio foi que suas cinzas sejam jogadas no Grand Canyon, Tino e família aproveitam a viagem para dar uma esticada até Las Vegas. Shopping Internacional 1, 11h00 - 13h30 - 16h00 - 18h30 - 21h00 - 23h30 ,3, 11h30 - 14h05 - 16h35 - 19h05 - 21h35 ,5, 12h30 - 15h05 - 17h35 - 20h05 - 22h35 ,5, 12h00 - 14h30 - 17h05 - 19h35 - 22h05

Ender´s Game: O jogo do exterminador O Hobbit: A Desolação de Smaug

Direção: Gavin Hood- Elenco: Harrison Ford; Asa Butterfield; Viola Davis; Hailee Steinfeld; Abigail Breslin; Ben Kingsley; Moises Arias; Gavin Hood . Em um futuro próximo, extraterrestres hostis atacaram a Terra. Com muita dificuldade, o combate foi vencido, graças ao heroísmo do comandante Mazer Rackham. Desde então, o respeitado coronel Graff e as forças militares terrestres treinam as crianças mais talentosas do planeta desde pequenas, no intuito de prepará-las para um próximo ataque. Ender Wiggin, um garoto tímido e brilhante, é selecionado para fazer parte da elite. Na Escola da Guerra, ele aprende rapidamente a controlar as técnicas de combate, por causa de seu formidável senso de estratégia. Não demora para Graff considerá-lo a maior esperança das forças humanas. Falta apenas um treinamento com o grande Mazer Rackham, e depois garoto estará pronto para a batalha épica que decidirá o futuro da Terra e da humanidade. Shopping Internacional 9, 11h35 - 14h15- 16h55 - 19h40 - 22h25 ,11, 12h35 - 18h20

Direção: Peter Jackson - Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Bill Nighy, James Nesbitt, Adam Brown, Richard Armitage, Aidan Turner, Rob Kazinsky, Graham McTavish, Andy Serkis, Christopher Lee, Ian Holm, Orlando Bloom. Segunda parte da jornada de um hobbit pacato, Bilbo Bolseiro, que é convidado por um mago, Gandalf, a entrar numa aventura como ladrão, com mais 13 anões. Eles precisam roubar Smaug, um dragão que há muito tempo saqueou o reino dos anões do avô de Thorin e que desde então dorme sobre o vasto tesouro. Shopping Internacional 2, 15h10 - 21h20 ,6, 14h10 17h40 - 21h10 ,8, 11h20 - 14h50 - 18h25 - 22h00.


TUDO AQUI - Anuncie 2475-7810 Temporada

EMPREGOS Contrata COZINHEIRO E

Aj. de Garçom p/ trab. Kame Sushi Restaurante Japonês, Centro Guarulhos F: 22290886

ATEND. MESA

e Aj. Cozinha , ambas c/ exp. F 2459-1194 / 2304-1134 c/ Neide

BALCONISTA

de Papelaria, maior, residir próx. Bom Clima F: 2382-0644

EMPRESA

Em Bonsucesso/ Guarulhos contrata Eletricista de Manutenção Elétrica, Eletricista Montador e Eletrotécnico, Supervisor de Manutenção Elétrica. Curso Eletrotécnica ou Eletricista SENAI. 1 ano experiência. CV p/ financeiro@ aveng.com.br

EMPRESA PAUPEDRA

Abre vagas p/ pessoas c/ Deficiência todos benefícios masc./ fem. Tratar F: 2466-8888 Ângela

JOVENS/ CRIANÇAS Bebês. Mesmo s/ exp. p/ figuração comerciais TV e catálogos. 2409-6279/ 2409-6806 agenciaSdemodelo.com.br

ORÇAMENTISTA E Polidor, c/ exp. Comparecer á R.: Brás Cubas, 249. Vl. Lanzara em Hor. Comercial.

APTO FRENTE MAR Alugo. Faço reservas fim de ano. 1 dorm, sl, coz, wc, churr. na sacada, 1 vg. Acomoda 6 pess. Tenho outros aptos. na praia. F: 3854-9646/ 987843475/ 97442-4177 helia.fernandes@hotmail.com

CHACARÁ ARUJÁ

P/10 pess., piscina, churrasqueira. F: 99522-9899/46526115

Vende-se AP NA PLANTA 76M²

3 dorm c/ ste,Terraço (espaço p/ sac gourmet), 1 vg. Entr. prevista 03/2014. Dir. c/ propr. Não paga tx. comis. e interm. imobil. Empreend. Tecnisa localiz. Av. Dr. Timoteo Penteado, 2.410. Vl Galvão. Invest. R$ 95 mil entr. R$ 243 mil financ. c/ bco sua escolha. Invest. total R$ 338 mil. 98407-1778 c/ Karla

APTOS PIMENTAS

2 Dorms, 54m², a partir R$ 44 mil F: 96145-3033 Pacheco

Vende-se

SENSITIVA DO AMOR

Respostas e soluções p/ todos os seus problemas, consulta c/ tarô do amor e dos anjos. Ela dirá a sua vida, sem que você diga nada. Sigilo absoluto e trabalhos rápidos e eficiente. Marque hoje mesmo uma consulta e mude já sua vida.

 2605-3772 97959-9933 Tim

Oportunidades EXCELENTE PONTO!

Av. Brigadeiro F. Lima, frente ao Extra. 2409-3725/ 948021213

PASSO O PONTO

Salão de Cabeleireiro na Rua Capitão Gabriel no centro de Guarulhos. Silvestre 958515958 Tim

VDO JAZIGO

Cemitério Primavera1, em GRS, c/ 03 gavetas, R$ 8.200,00 a vista F: 98477-1552 c/ Pedro

VENDE-SE

Cama de casal, moveis de gramado,c/ 4 gavetões super nova.. R$ 750,00 .F: 983957904

NEGÓCIOS Aluga-se

quintal gde, lav., s/ gar., próx. Centro, R$ 990,00. dir. c/prop. F:

7883-8328/

2408-3642/

98362-8815

SALÃO BONSUCESSO Salão Coml. 200 m², Av. Paschoal Thomeu. F: 99424-4044

Litoral ALUGA-SE Caraguatatuba, casas, chalés, apts c/ portão na praia.Direto c/ proprietario. F: 32276622/3228-0304

APTO FRENTE MAR Praia Grande. Alugo p/ Fins de Semana e Temp. C/ 2dorm. c/ suite Churr. Sac. 1vg. P/ 8 pess. F: 2404-3933 97015-4177

REVOLUÇÃO FESTA

c. elást., p. bolinha, p. pula, barraq., tombo legal, 3435-3726

VEÍCULOS Carros FIAT IDEA 1.6 16V

MPI Essence, flex, 4p, autom. 10/11. Al., ar cond., bco motorista c/ ajuste alt, comp. de bordo, DT, DH, encosto de cabeça traseiro, LT, rádio, CD player e toca fitas, RE, rodas de liga leve, TE, VE, volante c/ regulagem altura,bcos couro. IPVA pago e lincenciado R$ 31.500. 94138-1778/ 78871372 Ramon

SPACEFOX 07

Flex / Preta / Completa R$23.600,00 F:99138-0874

DIVERSOS Festas

(011) 4114-4030

IMÓVEIS

2 dorm, 2 sl, coz. gde, 2 wc,

Mesas, Cadeiras, tendas, toalhas, Freezer. 3435-5232/ 2809-0405

SERVIÇOS

Marisa

CASA

CRISTAL - ALUGA

sítio em Cidade Pilar(MG) com 91,7 hectare Valor por hectare R$ 6.000,00 Casa com energia elétrica a 60 km de Patos de Minas; Terra mista, com 15 hectare de eucalipto na faze de corte. Contato direto c/proprietário

Cursos SEGUNDO GRAU

Supletivo rápido publicado em Diário oficial, início imediato. Aceito Fac. e concurso. F: 2463-2761/ 2409-9561

Esoterísmo FAÇO 21 AMARRAÇÃO

Falo tudo s/ que diga nada, trago seu amor 7 dias amarrado e apaixonado a seus pés, dominado p/ sempre por + dificil que seja, cons. pessoal ou tel., result. imed.100% garantidos. F: 3445-5620 / 98425-4957T/ 96817-6671O

Promoções para fechamento de Eventos em: JANEIRO e FEVEREIRO

DJ e decoração GRÁTIS

Ganhe 20 pessoas GRATUITAS para eventos nas SEXTAS e DOMINGOS Parcelamento posterior ao Evento

4215-7626 2408-1502

www.espacocoliseobuffet.com.br

CLASSIFICADOS Domingo 29 de Dezembro de 2013

CURSOS

EMPREGO

11


12

Domingo, 29 de Dezembro de 2013


TURISMO&AFINS Domingo, 29 de Dezembro de 2013

www.folhametro.com.br

www.facebook.com/jornalfolhametro

Distribuição Gratuita

divulgação

Curta as férias de verão em resorts e hotéis do Brasil

As férias de verão começaram no dia 21 de dezembro. O Natal já passou e o Réveillon está bem próximo. Em janeiro, as crianças estão em férias escolares e querem aproveitar o momento para passear com a família, tomar um banho de piscina e praticar esportes. Por isso, a Folha Metropolitana listou uma série de resorts e hotéis no Brasil que oferecem pacotes a partir de R$ 281. Confira a seguir.


2

TURISMO&AFINS

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

Sombra e água fresca em Ilhéus Na cidade de Ilhéus (BA), o Cana Brava All Inclusive Resort oferece tarifas exclusivas para quem quer aproveitar as férias para relaxar e se divertir com toda a família. O resort possui área de lazer com piscinas, jacuzzi, quadras de tênis, esportes de praia e aulas de hidroginástica. Para o período, o resort oferece programação especialmente elaborada pela equipe

FOTOS: DIvulGAçãO

de recreação para acompanhar o clima quente da estação com acompanhamento de monitores adulto e infantil. As diárias são válidas para o período de 1 a 31 de janeiro de 2014 e custam a partir de R$ 1.040 no sistema All Inclusive para reservas de, no mínimo, cinco noites com cortesia para duas crianças acomodadas no mesmo apartamento que os pais.

Passeio na paradisíaca Maragogi Uma viagem para Maragogi, em Alagoas, é uma ótima oportunidade para recarregar as energias em um ambiente inesquecível. Conhecida por suas exuberantes paisagens, entre elas, os recifes de corais que se transformam em belas piscinas naturais na maré baixa. Para quem deseja conhecer esse paraíso, o Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Resort oferece tarifas exclusivas para o período.

Para o mês de janeiro, o empreendimento possui diárias a partir de R$ 895 em apartamento duplo standard, com reservas de no mínimo quatro dias, no sistema all inclusive. Na programação estão diversas atividades como caminhadas matinais, aulas de hidroginástica, dança, futebol e vôlei de praia, gincanas, passeios terceirizados de bugue, mergulho recreativo, esportivo e de snorkel.

Férias de verão em Porto Seguro Localizado em Porto Seguro (BA), o Tropical Oceano Praia oferece tarifas especiais para passar as férias de verão. O hotel possui pacotes válidos para o mês de janeiro com diárias a partir de R$ 281, para duas pessoas, em apartamento standard com

café da manhã. O Tropical Oceano Praia, que recebeu o certificado de excelência da TripAdvisor, possui 83 apartamentos confortáveis e oferece muitas opções de lazer que incluem piscinas para adultos e crianças, sala de jogos e sauna a vapor.

Descanso e lazer - Resorts são ideiais para aproveitar as férias, relaxar e se divertir com toda a família

Férias na maior floresta tropical O Tropical Manaus Ecoresort oferece pacote para quem deseja aproveitar as férias e conhecer a capital manauara, próximo à floresta amazônica, maior floresta tropical do planeta. A opção contempla pacotes válidos para o mês de janeiro, com diárias a partir de R$ 330 para duas pessoas, com café da manhã e cortesia para uma criança de até 12 anos hospedada com os pais. Com privilegiada posição geográfica, à margem esquerda do Rio Negro, Manaus (AM)

destaca-se pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental. O Tropical Manaus, primeiro resort cinco estrelas da região Norte do País, incentiva a preservação da biodiversidade típica da Floresta Amazônica. Possui em um zoológico voltado para a conservação ex situ (fora do habitat natural) e à educação ambiental, abriga 22 espécies de animais doados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Cana Brava All Inclusive Resort oferece programação elaborada pela equipe de recreação

Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Reso é conhecido por suas exuberantes paisagens e


ort - Local e recifes

TURISMO&AFINS Domingo, 29 de Dezembro de 2013

3

Rio Quente Resorts tem cortesia para crianças Quem escolher desfrutar as férias de janeiro com a família no Rio Quente Resorts contará com um benefício inédito em celebração aos 50 anos do complexo, cortesia no aéreo e hospedagem para crianças de até 12 anos, durante todo o mês de janeiro. Os hóspedes poderão curtir praia, sol, piscinas de águas quentes correntes naturais e atividades para crianças, jovens e adultos 24 horas por dia. Além de todas essas atrações, os hóspedes poderão descobrir a natureza exuberante e aproveitar academia, spa, quadras de futebol, restaurantes, bares e uma extensa programação de shows noturnos, eventos e festivais temáticos. Os hóspedes ainda têm acesso gratuito ao Hot Park, maior e melhor parque aquático da América do Sul, que conta com 55 mil m² de muitas atividades de esporte e aventura como toboáguas, bares aquáticos, lazy river, half pipe e muitos outros programas. SERvIçO Cana Brava All Inclusive Resort Valor: a partir de R$ 1.040 no sistema All Inclusive para reservas de no mínimo cinco noites com cortesia para duas crianças acomodadas no mesmo apartamento que os pais. Endereço: Rodovia Ilhéus Canavieiras km 24 - Olivença Ilhéus - Bahia Reservas e informações: (73) 3269-8000 / reservas@canabravaresort.com.br Site: www.canabravaresort.com.br Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Resort Valor: Diárias a partir de R$ 895 em All Inclusive para duas pessoas em apartamento duplo standard e cortesia para uma criança de até 12 anos na mesma acomodação dos adultos. Hospedagem de no mínimo 4 noites com entrada a partir de 02/01/2014 Telefone para reservas: (82) 3296.3200 Site: www.grandocamaragogiresort.com Tropical Oceano Praia - Férias verão Valor: diárias a partir de R$ 281 para o casal em apto duplo standard O que Inclui: hospedagem em apartamento duplo standard e café da manhã. Endereço: BR 367, Km 67,5 - Praia de Taperapuan - Porto Seguro - Bahia Informações e reservas: 83 2107-1900 / 0800 70 126 70 Site: www.tropicaloceanopraia.com.br Tropical Manaus Ecoresort - Férias Valor: pacotes a partir de R$ 330 (casal) Inclui: hospedagem com café da manhã com cortesia para uma criança de até 12 anos hospedada com os pais. Reservas: 0800 70 126 70 / reservas.manaus@tropicalhotel.com.br Site: www.tropicalmanaus.com.br

Tropical Oceano Praia - Resort recebeu o certificado de excelência da TripAdvisor pelas ótimas acomodações

Tropical Manaus Ecoresort tem privilegiada posição geográfica, localizado à margem esquerda do Rio Negro

Rio Quente Resorts Hotel Giardino - Pacote aéreo (com cortesia para crianças de até 12 anos) Período: 16/01 à 19/01 Preço: Apartamento júnior - por pessoa R$3.978,00 ou Apartamento Família - por pessoa R$4.186,00. O pacote inclui: hospedagem com meia pensão (café da manhã e almoço com água, suco, refrigerante e sobremesa). Mais informações: 3512.4890 Site: www.rioquenteresorts.com.br


4

turismo&afins

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

GASTRONOMIA

Johnny Rockets do Brasil é inaugurada na cidade Demorou, mas chegou. É assim que os amantes da maior rede de hamburguerias temáticas dos EUA, Johnny Rockets, comemora a sua vinda ao Brasil. No dia 19 de dezembro a franquia foi inaugurada no Internacional Shopping Guarulhos e já está fazendo o maior sucesso. De acordo com Alan Torres, diretor de operações da rede no Brasil, nesses dez dias de funcionamento a loja atendeu cerca de 900 clientes por dia. “Todos os dias tem sido uma grande felicidade para a gente. Está acima de nossas expectativas”, afirmou. A loja chega ao País com um novo conceito, diferente de tudo o que é visto quando o tema é hamburgueria. Com uma decoração clássica dos anos 1950, ao entrar no estabelecimento o cliente se sente nos tempos áureos americanos. Em todas as mesas há um jukebox (máquina Rômulo magalhães -

fotoS: lucAS DAntAS

de música), onde os clientes escolhem gratuitamente músicas de Elvis Presley, Bill Haley, Bobby Darin e outros clássicos do rock. Além disso, a cada 30 minutos o som ambiente aumenta e todos os funcionários começam a dançar, animando toda a clientela. A receptividade não para por aí. Sempre quando um novo consumidor entra, ele é recebido com um “olá” de todos os funcionários. Quando sai, todos se despedem: “tchau”.

cultura “Está na cultura do Johnny Rockets. Essa questão da alegria é a nossa essência. A gente quer que o cliente perceba que notamos quando ele chega, quando vai embora. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência única, diferente do mercado brasileiro”, comentou Torres.

Animação - A cada 30 minutos o som ambiente aumenta e todos os funcionários começam a dançar

Lanches suculentos, milk shakes diferenciados Não é só a animação, decoração e receptividade que fazem do Johnny Rockets um local diferente. Os lanches, milk shakes e sobremesas do estabelecimento são deliciosos. “Nossos hambúrgueres são produzidos diariamente, feitos com carne fresca”, ressaltou Torres. Entre os mais vendidos está o Smoke House Double, uma mistura de sabores composta por bacon, onion rings (cebolas fritas), queijo

cheddar e o molho especial. Há também o Bacon Cheddar Double, feito com fatias de bacon de 21 cm. Todos os lanches são acompanhados de fritas, onion rings ou salada. O Johnny Rockets Brasil vende 22 tipos de milk shakes. Entre os mais pedidos está o Oreo Shake, Strawberry de Banana e o Dark Chocolate. A sobremesa marcante do local é o Cheescake Fature e a Apple Pie, torta de maçã quente acompanhada de sorvete.

Lanches - Hambúrgueres são feitos diariamente

Especialidade - Pratos são uma mistura de sabores

Apple Pie - Torta de maçã acompanhada de sorvete

Mais sete restaurantes para o próximo ano A loja do Internacional Shopping Guarulhos é a primeira, mas outros sete restaurantes serão inaugurados até o final de 2014. Já confirmadas estão as lojas dos shoppings Tietê Mall, Iguatemi Sorocaba, West Plaza, Boule-

vard Nações de Bauru e Castelo Outlet Premium. Serviço Johnny Rockets - Praça de Alimentação do Internacional Shopping Guarulhos - Rodovia Presidente Dutra, Km 225, Itapegica. Horário de funcionamento: a partir do dia primeiro de janeiro, de domingo a quinta das 11h às 22h. Sexta, sábado e feriados das 11h às 23h. Email: contato@johnnyrockets.com.br

Cheescake Fature - Uma das sobremesas marcantes

Dark Chocolate - Entre os milkshakes mais pedidos

Folha Metropolitana 29/12/2013  

Folha Metropolitana - o jornal de Guarulhos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you