Issuu on Google+

entrevista

Foragido

MauRíCio BuilCatti

Reeleito em Mogi das Cruzes com 80% dos votos de válidos, Marco Bertaiolli (PSD) terá como desafios a funcionalidade do novo hospital de Braz Cubas e obras de mobilidade urbana Pág. 4

1534 DIAS Segunda-feira, 29 de outubro de 2012 - Ano 40 . nº 12246 - Distribuição gratuita

www.folhametro.com.br

Guarulhos, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano

Almeida vence e PT garante quarto mandato consecutivo Silvio CeSaR

O prefeito Sebastião Almeida (PT) garantiu a reeleição ontem e levou o partido a quarta vitória consecutiva em Guarulhos. Ele obteve 60,73% dos votos válidos e superou o adversário Carlos Roberto (PSDB) que ficou com 39,27%. É a primeira vez que o PT consegue quatro mandatos seguidos em um município paulista. Pág. 3


2

OpiniãO

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EdiTORiAL

Ponto de Vista

Sem oposição forte, PT alcança quarto mandato Que os soldados de campanha do PT não se ofendam, mas nunca foi tão fácil eleger um prefeito por aqui. É claro que toda a militância vai gritar que suou muito para reeleger Sebastião Almeida na segunda maior cidade do Estado de São Paulo (o que realmente aconteceu), mas a fragilidade política de uma oposição inoperante e sedenta por espaços no poder contrasta com a grandeza deste Município, o que facilita – e muito – as coisas. Em Guarulhos, já no primeiro turno o chamado ‘pacto da oposição’ não demonstrava firmeza. Durante a pobre campanha, desentendimentos entre os candidatos que pretendiam tirar Almeida do Bom Clima deixavam clara O PT vai seguir forte nas a desunião. Foi sintocampanhas da cidade mático para a campase a briga da oposição nha petista: sem dizer continuar sendo apenas uma palavra, Almeida por espaço no poder avisou que não iria mais a qualquer debate que fosse realizado e deixaria que os concorrentes se desconstruíssem sozinhos. O segundo turno mostrou que o atual prefeito estava certo. O pacto da oposição nunca existiu de fato, e apenas Jovino Cândido apoiou o candidato tucano, sem se mover um milímetro para justificar tal ajuda. Outros que se diziam oposicionistas e levantaram bandeiras de mudanças no primeiro turno se apressaram em pular para o barco petista, que dava claros sinais de que chegaria a porto seguro, ao contrário da nau tucana. Junta-se à pequenez oposicionista a falta de mídia eletrônica forte na cidade, e o resultado é uma campanha sem sustos de um partido que vai para o quarto mandato consecutivo em Guarulhos, mesmo possuindo índices consideráveis de rejeição, como apontaram as pesquisas de intenção de voto. Apesar do alto índice de eleitores que votaram em Carlos Roberto, e de guarulhenses que decidiram ignorar as eleições municipais votando nulo ou em branco, o PT vai continuar ditando as regras nas próximas campanhas se não aparecer um nome de peso para personificar esse sentimento de mudança, e, acima de tudo, se a força da oposição continuar se resumindo à briga por espaços no poder, seja ele de quem for.

alan balaban é advogado especialista e professor de Direito

Bom senso com os meios tecnológicos A tecnologia é a grande inovação das últimas décadas na relação de trabalho. É difícil pensar em uma atividade que não tenha e/ ou não exija a utilização do meio tecnológico. Seja na construção civil, na indústria, no sistema financeiro ou no comércio, de forma direta ou indireta a tecnologia ajuda, resolve e até domina o trabalho cotidiano.

Na omissão legal, o que deve valer entre empregado e empregador é o bom senso Porém, devemos estar atentos aos reflexos e problemas que esse novo meio traz na relação empregatícia e quais são os limites que devemos respeitar nos termos da lei em vigor. Atualmente, não existe qualquer dispositivo legal que informe de forma clara e objetiva o que pode ou não ser feito com os meios tecnológicos, já que a nossa legislação trabalhista é de 1943 e a Constituição Federal em momento algum abarca esse tema. Assim, ficamos desprotegidos e atribuímos aos Tribunais a responsabilidade de julgar casos concretos, sempre com posições divergentes, causando grande temor social e muitas vezes dúvidas sobre os limites dos empregados e dos empregadores. Dessa forma, o melhor é interpretar a lei e aplicar de forma padronizada ao dia a dia das empresas.

Folha metropolitana

Há no direito do trabalho uma grande diferença na utilização das palavras “pelo” e “para” o trabalho. A primeira tem a ideia de salário, enquanto a segunda de ferramenta. Igualmente, a legislação trabalhista faculta ao empregador criar contratos de trabalhos escritos, bem como, elaborar regulamentos internos nas empresas para explicar a forma de trabalho e como o trabalho deverá ser conduzido pelo empregado. Ainda, existe em nossa Constituição Federal princípios aplicados aos empregados que garante a dignidade da pessoa. A melhor forma de resolver qualquer problema envolvendo meios tecnológicos é elaborar um contrato de trabalho com cláusulas especificas em face do trabalho que será desenvolvido e incluindo os meios tecnológicos que serão utilizados. Ainda, deve ser criado um regulamento interno da empresa que explique exatamente como aquele meio tecnológico deve ser utilizado. Por fim, os empregadores devem respeitar o seu empregado, bem como, o empregado deve respeitar os mesmos diplomas para que tenha garantido todos os seus direitos. Vale frisar que o Ministério do Trabalho deve editar portarias e recomendações de como essa relação deve ser mantida. A presença dos Sindicatos – dos empregados e dos empregadores – também é fundamental, onde cláusulas em convenções e acordos coletivos devem ser elaboradas para resguardar ainda mais essa relação. Deve-se aguardar também uma posição da OIT em face da tecnológica, sendo que em suas recomendações deverá ser proferida em breve alguma que fale especificamente da nova tecnológica aplicada ao trabalho e como os empregados e empregadores devem utilizá-la para se resguardarem. Assim, na omissão legal e na divergência jurisprudencial dos Tribunais sobre o tema o melhor a ser feito por todos os envolvidos no pacto laboral é utilizar o ‘bom senso’, até porque é uma premissa do contrato de trabalho a boa fé entre as partes.

CNPJ: 44.193.423/0001-40

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 Tiragem e distribuição auditada por:

N. RODRIGUES / AE

cENA GUARULHENSE

Relatório em poder da Administração Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr. Editor e Jornalista Responsável: Roberto Iizuka. Editores: Luciene Oliveira - luciene@folhametro.com.br e Laís Domingues - lais@folhametro.com.br. Chefe de Reportagem: Paulo Manso - paulo.red@folhametro.com.br. Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br. Subeditor de Arte: Ricardo Leocadio - ricardoleocadio@metronews.com.br Diagramação: Rafael dos Anjos Candido, Mauro Dias dos Santos e Neri Gonçalves Pereira. Fotos: Guilherme Kastner e Silvio Cesar. Redação: editoria.geral@folhametro.com.br Gerente Comercial: Alceu dos Santos - alceu@folhametro.com.br Gerente Comercial (Grandes Agências): Ramon Martins Silva - ramon@metronews.com.br Redação: redacao@folhametro.com.br. Comercial: comercial@folhametro.com.br. Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: nadir.matos@folhametro.com.br Noticiário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de Jornais Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: FolhaGráfica Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.folhametro.com.br

Lamaçal - chuva causou caos na região do Lago dos Patos, que passa por obras

ANOTE nA

unidade móvel do Fácil estará no Lavras a partir de hoje e até a próxima quinta-feira, 1º de novembro. O caminhão ficará na Avenida Domênico Perella e funcionará das 10h às 18h, com mais de 700 serviços, como 2ª via de IPTU, certidão negativa, atualização cadastral, solicitação de ligação de água, 2ª via da conta de água e protocolo de solicitações de serviços, entre outros. Todos os atendimentos são gratuitos.


POLÍTICA

Folha metropolitana

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

3

Almeida vence e garante 4º mandato do PT

fotos: sílvio césar

n Wellington Alves

O prefeito Sebastião Almeida (PT) garantiu a reeleição ontem e levou o partido a quarta vitória consecutiva em Guarulhos. Ele teve 60,73% dos votos válidos e superou o adversário Carlos Roberto (PSDB), que ficou com 39,27%. É a primeira vez que o PT consegue quatro mandatos seguidos em um município paulista. A presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), ligou para Almeida antes do término da apuração e o parabenizou pelo resultado. “O que estamos colhendo são as sementes que plantamos ao longo de 12 anos do PT”, afirmou o prefeito reeleito. Ele diz que a presidenta irá prosseguir na parceria de investimentos no município. O novo governo trará mudanças no secretariado e uma base mais consolidada na Câmara Municipal, segundo Almeida. Ele diz que a mobilidade urbana é o principal tema a ser enfrentado pelos guarulhenses. “O próximo passo será a construção do Trevo de Bonsucesso para marcar as grandes obras dessa gestão”, garante. O petista ainda prometeu buscar parcerias para implantação de curso de medicina na cidade e a extensão da linha 13 da CPTM para o Jardim São João. Almeida conseguiu aumentar a diferença no segundo turno para CR em comparação a 2008, quando os dois já tinham se confrontado na reta final da campanha. Dos 825.719 eleitores, 108.443 foram brancos e nulos, além de 150.438 abstenções.

Festa vermelha – Sebastião Almeida teve 60,73% dos votos válidos e superou o adversário Carlos Roberto (PSDB), que ficou com 39,27%

CR é o ‘Serra mais novo’

mudanças

Elói Pietá pede melhora no segundo mandato O secretário geral do PT nacional e ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, disse ontem que o prefeito reeleito Sebastião Almeida (PT) precisa fazer um segundo mandato superior ao primeiro. “Essa eleição mostrou que

a população pode não estar satisfeita em um ou outro aspecto da vida da cidade, mas que pode confiar na administração do PT”, afirmou. Pietá acredita que os eleitores demonstraram não querer mudanças, mas que o

PT terá desafios novos daqui para frente para servir os interesses da população. Ele considera um avanço à conquista do Governo do Estado em 2014 as vitórias do partido em São Paulo, Guarulhos, Mauá e Santo André. (WA)

O novo governo trará mudanças no secretariado e uma base mais consolidada na Câmara Municipal, segundo Almeida. Ele diz que a mobilidade urbana é o principal tema a ser enfrentado pelos guarulhenses. “O próximo passo será a construção do Trevo de Bonsucesso para marcar as grandes obras dessa gestão”, garante Almeida. (WA)

Depois de derrotar Carlos Roberto pela segunda eleição municipal consecutiva, o prefeito reeleito Sebastião Almeida (PT) chamou o adversário de “Serra mais jovem”. Ele diz que o tucano colheu na derrota os frutos da “arrogância que plantou”. Aos centenas de militantes que comemoraram a vitória petista ontem na frente do comitê do PT, na Avenida Esperança, no Centro, Almeida disparou várias críticas a CR. “Antes de ser um bom político ele (CR) tem de aprender a ser um bom empresário”, citando a condenação do tucano na Justiça Federal, em 1ª instância, por apropriação indébita dos recursos do INSS. CR e Almeida trocaram acusações na última semana da campanha. Carlos Roberto falou que o prefeito cometeu crime de nepotismo cruzado, enquanto o petista disse que o tucano gastou passagens aéreas de forma irregular quando era deputado federal. (WA)


4

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

entrevista

Folha metropolitana

Equipar novo hospital é desafio para prefeito de Mogi Maurício Builcatti

n SANDRA PAULINO

A votação do prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), teve índices históricos com 80,82%, o que corresponde a 169.124 mil votos. Prestes a entrar em seu segundo mandato à frente da administração mogiana, ele diz encarar os próximos quatro anos com ainda maior responsabilidade, como uma resposta ao resultado das urnas e uma forma de agradecimento a toda população. Bertaiolli irá administrar o maior orçamento da região para o próximo ano, estimado em mais de R$ 1 bilhão. Afinado com o Governo do Estado e com o Governo Federal – que tem liberado verba para implantação de obras em áreas como educação, saúde e infraestrutura –, o prefeito garante que irá manter o perfil técnico de suas nomeações, e que irá ajustar a máquina pública aos desafios da cidade. Entre as “preocupações” estão as obras de infraestrutura, principalmente voltadas à melhora do trânsito, criando alternativas para amenizar os impactos causados pela linha férrea que corta a cidade. Já em andamento estão projetos para construção de viadutos e até de uma praça subterrânea. Além disso, a contratação de equipe médica para o hospital de Braz Cubas irá requerer medidas da administração para atrair esses profissionais para cidade. Folha Metropolitana – O senhor vai para seu terceiro mandato no Executivo, sendo o segundo como prefeito. O que os mogianos devem esperar a partir do próximo ano? Marco Bertaiolli – No próximo mandato vamos continuar trabalhando firme, todos os dias, como fizemos nesta primeira gestão, honrando o voto de confiança dado pelos

Reeleito com 80% dos votos válidos, Marco Bertaiolli segue para seu segundo mandato à frente do Executivo

mogianos que acreditaram em nossas propostas para Mogi das Cruzes continuar crescendo. Cuidar de uma cidade é muito diferente de construir uma casa, em que você um dia termina a obra e entrega a chave ao proprietário. Cuidar de uma cidade como Mogi é trabalhar todos os dias, porque ela não para de crescer, receber novos moradores, que diariamente vêm para cá em busca de uma melhor qualidade de vida. Fizemos muito neste primeiro mandato, mas sabemos que não está tudo perfeito, e que ainda há muito para ser feito. Então, vamos trabalhar para continuar melhorando a nossa cidade. FM – Desde sua vitória em 7 de outubro o senhor tem dito que fará mudanças administrativas, isso inclui substituição de secretariado?

Bertaiolli – É muito cedo ainda para falar em substituições, mas com certeza teremos que adequar a estrutura administrativa da Prefeitura ao nosso plano de governo. Mogi mudou muito nos últimos três anos e meio e, graças a Deus, mudou para melhor. Então, temos de ajustar o perfil técnico das secretárias municipais para que elas estejam aptas a implementar os novos projetos, mas isso não significa mudar pessoas. FM – Na sua avaliação, quais os principais desafios de Mogi? Bertaiolli – Fizemos muito nestes quase quatro anos. Mogi mudou para melhor e a população reconheceu isso nos reelegendo para mais quatro anos com uma votação histórica. Nosso desafio é implementar as propostas

que apresentamos para a cidade continuar melhorando. Por exemplo, em 2013 teremos de equipar, contratar os médicos e funcionários e colocar o hospital de Braz Cubas para funcionar, e funcionar bem, com carinho e respeito ao cidadão. O transporte coletivo melhorou muito com a criação da integração, a renovação e ampliação da frota e os dois terminais, mas agora precisamos fazer os ajustes finos, diminuir o intervalo entre os ônibus, ajustar itinerários e horários. Temos também que melhorar a mobilidade urbana de Mogi. Um projeto prioritário é a construção da passagem subterrânea na Praça Sacadura Cabral, que será possível com a construção da nova estação ferroviária, já autorizada pelo governador Geraldo Alckmin, que ficará em paralelo ao Terminal

Central. Outra ação essencial é a construção da nova Avenida Guilherme George que, mais do que uma ligação com Suzano, é prioritária para que Mogi não fique isolada do Rodoanel, o que poderia trazer muitos prejuízos para a cidade. Enfim, temos grandes desafios para o novo mandato. Os mogianos podem ficar tranquilos. Garanto que não vou decepcionar ninguém. Não vamos parar de trabalhar nenhum dia para transformar Mogi das Cruzes numa cidade cada vez melhor. FM – O Legislativo mogiano passará dos atuais 16 para 23 vereadores. Como o senhor analisa a nova composição da Câmara? Bertaiolli – Tenho certeza absoluta que, independentemente de partidos, todos os vereadores eleitos estão preocupados com o desenvolvimento de Mogi e, por isso, votarão em favor dos projetos de interesse da cidade. Repito aqui o que eu disse durante toda a campanha eleitoral. Terminadas as eleições, o meu partido é Mogi das Cruzes. Vou trabalhar junto com todos que quiserem ajudar a cidade a crescer e a se desenvolver. FM – Como o senhor avalia a sua votação? Bertaiolli – Receber mais de 80% de aprovação é fantástico, mostra que a população mogiana reconhece que a cidade precisa continuar na rota do crescimento pelos quatro anos, e que acredita que as propostas que apresentamos farão de Mogi uma cidade cada vez melhor. Por outro lado, é claro que essa votação expressiva aumenta demais a nossa responsabilidade. Mas, eu garanto que não vou decepcionar ninguém, trabalhando todos os dias, dedicando-me, e me esforçando por Mogi, porque é aqui que moro e crio os meus filhos.


Folha metropolitana

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

5


6

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Duas pessoas foram detidas por boca de urna n EdilEnE RibEiRo

Duas pessoas foram detidas na manhã de ontem por crime eleitoral conhecido como ‘boca de urna’, no Colégio Farias Brito, no Centro. A denúncia foi feita pelo próprio juiz eleitoral Rafael Tocantins Maltez, que fazia fiscalização de rotina. Foram detidos e encaminhados para o 1º DP o secretário municipal de Comunicação, Eder Luiz Shell, membro da equipe de coordenação da campanha do candidato Sebastião Almeida (PT), e a jornalista Juliana de Brito Soares, assessora de imprensa do candidato Carlos Roberto (PSDB). Na hora da detenção,

ambos usavam camisetas dos respectivos partidos. “Eu já estava fora da escola e sozinha quando tirei a camiseta que estava por cima da do partido, pois estava calor”, contou Juliana. A assessoria jurídica do PSDB afirma que não há enquadramento legal para a detenção, por ausência de previsão na legislação eleitoral. “Manifestação individual é permitida. Até mesmo o policial disse isso para mim. Minha camiseta sequer tem o número do partido”, disse Shell. Às 13h, os dois foram liberados após o registro da ocorrência. As camisetas foram apreendidas e o caso encaminhado para a Justiça Eleitoral.

POLÍTICA

Folha metropolitana

fotos: Lucas Dantas

Ruas ficam menos sujas no 2º turno

Shell: ”Minha camiseta sequer tem o número do partido”, declarou no DP

Diferentemente do que ocorreu no primeiro turno, as ruas de Guarulhos tiveram um número reduzido de panfletos espalhados com propaganda eleitoral ontem. Próximo dos locais de votação havia mais publicidade com ataques aos candidatos do que pedidos de voto. Chamou atenção dois panfletos com a pergunta ‘Você votaria nesse homem?’, utilizados para atacar Sebastião Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB). O encarte contra o tucano recordava a condenação na Justiça Federal de CR por apropriação indébita de recursos do INSS dos funcionários. Já a ofensiva ao petista citava as denúncias contra a ONG Água e Vida, obra da Delta, mortes de crianças e nepotismo. (WA)

Apenas sete urnas substituídas

Juliana foi detida quando tirou a camiseta branca que encobria a do partido

Das 2.184 urnas utilizadas no segundo turno ontem em Guarulhos, somente sete tiveram de ser trocadas por problemas de funcionamento. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, nas 12 cidades paulistas com segundo turno, foram substituídas 74 urnas. O maior número de trocas aconteceu na Capital paulista: 38. Em nenhuma seção eleitoral foi utilizado o voto manual. (WA)

Especialistas apontam preciosismo de juiz n wEllington alvEs

Especialistas consultados pela Folha Metropolitana criticaram o rigor do juiz da 176ª zona eleitoral, Rafael Tocantins Maltez, que determinou a detenção do secretário de Comunicação da Prefeitura, Éder Luiz Shell, e da assessora de imprensa do candidato Carlos Roberto (PSDB), Juliana de Brito Soares. Eles afirmam que houve outras irregularida-

des mais graves sem punição. No primeiro turno a boca de urna em Guarulhos chamou a atenção pelo excessivo número de flagrantes retratados pela reportagem, sem que ninguém tivesse sido preso. Para o presidente da Comissão Eleitoral da OAB Guarulhos, Álvaro Bernardino Filho, Maltez agiu de forma arbitrária. “Cada cabeça é uma sentença diferente.” Para o cientista político e professor de

Direito Público da Universidade Guarulhos (UnG), Marcos Antonio Silva, a posição do juiz tornará a cidade exemplo nacional, em contrapartida à permissividade do 1º turno. Segundo o presidente do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, Marlon Lelis, ninguém poderia usar camiseta no dia da eleição, mas a posição do juiz caracteriza ‘zelo excessivo’. Maltez não quis falar com a reportagem.


Folha metropolitana

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

7


8

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

POLÍTICA

Folha metropolitana

fotos: Lucas Dantas

Carlos Roberto – “Ele [Sebastião Almeida] é que foi o grande derrotado: não conseguiu vencer no primeiro turno”

CR se diz vencedor por ter ido ao segundo turno n Deisy De Assis

Antes mesmo do término da apuração dos votos na cidade, por volta das 19h30, o então prefeiturável Carlos Roberto (PSDB) se pronunciou à imprensa e à sua equipe de campanha. Em seu comitê, na Avenida Salgado

Filho, o candidato derrotado se colocou como vencedor, em função ter levado a disputa ao segundo turno. “Ele [Sebastião Almeida] é que foi o grande derrotado: não conseguiu vencer no primeiro turno”, afirmou Carlos Roberto, citando a expressão ‘máquina vermelha’ para cri-

ticar o uso da Prefeitura pelo adversário na campanha. Carlos Roberto fez duras críticas ao governo municipal, afirmando que a campanha do adversário utilizou a máquina administrativa. “Lutamos contra todas as dificuldades e baixarias que me fizeram, e posso dizer

que estou politicamente forte”, completou. O candidato também criticou a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade. “Ele, que é o chefe do mensalão, falou mal de mim como empresário”, disse Carlos Roberto. O tucano tentou pela ter-

ceira vez ser prefeito da cidade (ele já foi vereador na década de 90). Com a apuração de 100% das urnas, Carlos Roberto contabilizou 222.600 votos, o que corresponde a 39,27% dos votos válidos. Em 2008, quanto também perdeu para Sebastião Almeida, CR teve 244.922 votos.

Tucano cumprimenta sua candidata a vice, Telma Cardia, e agradece apoio

Tucano não confirma outra disputa Questionado sobre a possibilidade de se recandidatar ao cargo de prefeito de Guarulhos na próxima eleição, em 2016, Carlos Roberto não quis confirmar a intenção de uma nova disputa. Eventual novo pleito seria a quarta tentativa de chegar ao Bom Clima. “Queremos nos reorganizar”, afirmou o tucano. Ele

também não disse se vai disputar a eleição para a Câmara Federal, em 2014. Suplente de deputado desde 2010, Carlos Roberto pode assumir novamente uma cadeira em Brasília graças aos resultados das eleições municipais pelo Estado de São Paulo e a recomposição dos secretariados. (DA)


POLÍTICA

Folha metropolitana

Almeida vota convicto da vitória nas urnas fotos: Lucas Dantas

n EdilEnE RibEiRo

Acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da esposa Lourdes Almeida e correligionários, entre eles, o ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, a deputada federal Janete Rocha Pietá e o deputado estadual Alencar Santana, o prefeito Sebastião Almeida chegou à Escola Estadual Ary Gomes, no Itapegica, por volta do meio dia e mostrou convicção na vitória. “Guarulhos vem experimentando desde 2001 o governo do PT, que está transformando nossa cidade. Há projetos de melhorias em andamento em todas áreas e estamos colocando em prática esses planos a cada dia que passa.” O ministro Padilha aproveitou para dizer que Guarulhos possui estrutura para novas faculdades de medicina. “Nosso projeto aqui é possibilitar a criação de universidades tanto privadas quanto estaduais, além da Unifesp”, disse. Almeida finalizou dizendo que Guarulhos vive um dos melhores momentos de crescimento. “A cidade

Almeida e a esposa Lourdes na hora do voto, na escola Ary Gomes, no Itapegica

nunca foi tão procurada por pessoas que querem morar aqui. Se isso acontece é porque a cidade está melhor em questões ambientais e culturais. Claro que este crescimento traz desafios, por isso estamos atrás de melhorias junto ao Governo Federal. A presidenta Dilma já liberou R$ 308 milhões para isso e vamos priorizar as obras com novos viadutos, túneis e alagamentos de vias da cidade.”

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

9

Carlos Roberto vota apostando na virada Por volta das 10h10, Carlos Roberto chegou ao Colégio Farias Brito, região central, acompanhado de assessores, familiares e do recém-eleito vereador Gilvan Passos (PSDB). Na chegada, o candidato conversou com policiais e ouviu eleitores. Após a votação, ele fez o tradicional ‘V’ de vitória e foi aplaudido por seus correligionários ao exibir a bandeira de Guarulhos. “Nós já ganhamos, pois estamos aqui no segundo turno e de alma limpa. A minha sensação é de ter apresentado para uma população uma campanha de melhorias para todos, e isso já me engrandece como ser humano”, disse. Um dos carros chefes da campanha do tucano foi a melhoria no atendimento à saúde. “É humilhante para o ser humano precisar fazer um exame e não ter médico. A primeira coisa que vamos fazer é motivar os funcionários públicos para melhorar o atendimento”, afirmou. Questionado se acreditava na possibilidade de uma virada com

Carlos Roberto levou a bandeira de Guarulhos para votar no Colégio Farias Brito

base nas pesquisas que apontavam vantagem para o candidato petista, ele mostrou otimismo. “Sim, acredito na virada e trabalhei muito forte para isso, lutei contra uma máquina que não soube falar de política e sim me atacar”, disse. Sobre a possibilidade de vitória do seu rival, ele disse. “Eu espero que Guarulhos melhore e prospere. Isso me deixará feliz.” (ER)


10

POLÍTICA

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Folha metropolitana

Guarulhos pode vira n Wellington Alves

O quarto mandato consecutivo do PT em Guarulhos e a boa relação com o Governo Federal podem transformar o município em um exemplo para justificar o sucesso do projeto do partido no restante do Brasil. Esta é a avaliação de Marcos Antonio Silva, cientista político e professor da Universidade Guarulhos (UnG). Na opinião do especialis-

ta, o prefeito reeleito Sebastião Almeida (PT) deve preparar, a partir de agora, o sucessor para 2016. Ele acredita que o deputado estadual Alencar Santana (PT) possui condições de assumir a atribuição. “O Alencar, se for trabalhado, talvez consiga se aperfeiçoar”, propõe. Silva acredita que Guarulhos passa a ser referência do PT nacional, com forma de gestão que pode ser levada a outras cidades que tiveram vi-

EM 5 ELEIÇÕES A 5ª VITÓRIA Natural de Guaporema-PR e nascido no aniversário do Rio de Janeiro, Sebastião Alves de Almeida, 53 anos, conseguiu ontem a reeleição à Prefeitura de Guarulhos e o quarto mandato consecutivo do PT na cidade. Ele segue o percurso de Elói Pietá (PT), que também teve dois mandatos. Almeida foi metalúrgico entre 1979 e 1987. Filiado ao PT desde 1984, ele virou dirigente do partido a partir de 1988. Em 1991 assumiu a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que estava sob intervenção. No ano seguinte, ajudou a fundar e foi o primeiro presidente da Federação dos Trabalhadores na Administração e no Serviço Público Municipal (Fetam). Nos últimos 12 anos disputou cinco eleições e venceu todas. Almeida foi eleito vereador em 2000, mas logo em seguida assumiu a superintendência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Em 2002 se elegeu deputado estadual com o apoio de Elói, em dobradinha com o federal federal Orlando Fantazzini (PT). Ele foi presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e recebeu, em 2005, o prêmio de Destaque Nacional em Meio Ambiente, concedido por ONGs que atuam no setor.

tória petista nesta eleição. Na visão de Silva, Almeida manterá um distanciamento do Governo do Estado, comandado por Geraldo Alckmin (PSDB), para reforçar a importância da presença das ações do Governo Federal. Apesar disso, o petista precisa apresentar políticas inovadoras para aumentar os índices de aprovação do próximo mandato. “Ele vai ter dificuldade de criar algo novo para manter o apoio popular”, diz.

Em 2006, Almeida se reelegeu deputado em parceria com a então candidata a deputada federal Janete Pietá (PT). Assumiu a presidência da Comissão de Serviços e Obras Públicas, uma das mais importantes do Legislativo estadual. Ele foi o autor da lei que proíbe as sacolinhas plásticas nos supermercados. Em 2008, Almeida venceu as prévias do PT Guarulhos contra Eneide Lima, que era vice-prefeita e a candidata preferida de Elói. Tanto naquele ano como neste, o petista enfrentou Carlos Roberto (PSDB) no segundo turno e saiu vencedor nas duas ocasiões. No primeiro mandato, Almeida construiu cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs), duas Estações de Tratamento de Esgoto, uma rodoviária – que está sendo reconstruída –, fez a reestruturação do transporte público e criou o Bilhete Único.

QUEM É ELE Nome completo: Sebastião Alves de Almeida Nascimento: 20 de janeiro de 1959 Formação: superior incompleto Carreira: metalúrgico, sindicalista, vereador, superintendente do Saae, deputado estadual e prefeito Família: casado com Lourdes Almeida há 30 anos. É pai de Flávia, Jaquelina e Janaína.

Almeida só não venceu na Zona 176, no Centro da cidade Ao contrário do que aconteceu no 1º turno, quando o prefeito reeleito Sebastião Almeida (PT) venceu em todas as sete zonas eleitorais da cidade, desta vez o adversário Carlos Roberto (PSDB) conseguiu superar o petista na Zona 176, que compreende a re-

gião central de Guarulhos. Ali Almeida teve 47,75% dos votos válidos, contra 52,25% do tucano. Na 185ª Zona Eleitoral – a do bairro dos Pimentas, conhecido reduto eleitoral petista – Almeida obteve seu melhor resultado, com mais de 76% do eleitorado.

votação por zonas eleitorais 100

17 6 ª ZoN A ELEIToR A L

100

Centro

18 5ª ZoN A ELEIToR A L

100

Pimentas

80

80

60

60

60

40

40

40

47,75%

52,25%

20 0

SEBASTIÃo ALMEIDA

80

76,18%

CARLoS RoBERTo

20 0

SEBASTIÃo ALMEIDA

23,82% CARLoS RoBERTo

2 7 8 ª ZoN A ELEIToR A L

Gopoúva, Jardim Vila Gal Ponte Grande, Jardim Mu

52,23%

20 0

SEBASTIÃo ALMEIDA

47,77

CARL RoBER


POLÍTICA

Folha metropolitana

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

10 11

ar modelo do PT, diz especialista

SIlVIo CeSAR

Festa petista - Antes mesmo de serem computadas as últimas urnas da cidade, militantes do partido do prefeito reeleito Sebastião Almeida invadiram as ruas próximas do comitê central para comemorar

vão, Tranquilidade, unhoz e Itapegica

%

oS To

100 80 60

2 7 9 ª ZoN A ELEIToR A L

Taboão, Parque Mikail, Jardim Primavera, Vila Barros, Parque Cecap e Vila Fátima

0

SEBASTIÃo ALMEIDA

Picanço, Vila Galvão, Vila Rosália, Parques Continental 1, 2 e 3, Cabuçu e Recreio São Jorge

100 80 60

3 9 4ª ZoN A ELEIToR A L

Inocoop, Jardim Bananal, Vila Carmela, Cidade Seródio, Santos Dumont, Bonsucesso e Jardim São João

65,95%

100 80 60

3 9 5ª ZoN A ELEIToR A L

Parque Alvorada, Jardim Nova Cumbica, Cidade Jardim Cumbica e Cumbica

71,53%

55,44% 42,35%

20

80

3 9 3 ª ZoN A ELEIToR A L

60

57,65%

40

100

CARLoS RoBERTo

44,56%

40

40

40

34,05% 20 0

SEBASTIÃo ALMEIDA

CARLoS RoBERTo

20 0

SEBASTIÃo ALMEIDA

CARLoS RoBERTo

28,47%

20 0

SEBASTIÃo ALMEIDA

CARLoS RoBERTo


12

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

POLÍTICA

Folha metropolitana

Haddad é eleito com 55,57% dos votos em SP Ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito ontem prefeito de São Paulo. Com 55,57%, dos votos válidos, o petista venceu a disputa contra José Serra (PSDB)., que teve 44,43% dos votos. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRT) de São Paulo, Haddad obteve 3.387.720 votos. Serra ficou com 2.708.768. Foram 299.224 (4,34%) votos brancos, 500.578

(7,26%) nulos, e 1.722.880 (19,99%) abstenções. “É uma alegria imensa e uma enorme responsabilidade que divide espaço no meu peito, mas o sentimento mais forte é de gratidão”, disse o prefeito eleito em um hotel na região da Avenida Paulista. Haddad agradeceu em primeiro lugar aos moradores da Capital, sua família e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “pela confiança, orientação e apoio, sem os quais seria impossível lograr êxito nesta

Guilherme Kastner

eleição”. Ele se disse grato ainda à presidenta Dilma Rousseff pela presença, estímulo pessoal e esforço nos momentos difíceis. O deputado federal Gabriel Chalita (PMDB), além de outros membros do PT, também foram saudados. “O partido se lançou de corpo e alma nesta luta. Por último quero agradecer aos meus opositores porque me obrigaram nesta campanha a extrair o melhor de mim para superá-los em uma disputa limpa e democrática”, disse.

Prefeito eleito, Fernando Haddad disse que a vitória traz alegria e grande responsabilidade

Petista promete diminuir diferença Fernando Haddad (PT) afirmou na noite de ontem que seu governo será para diminuir as diferenças entre a população da cidade. “Temos um objetivo centrado, discutido e aprovado pela maioria do povo de São Paulo: diminuir a grande diferença. Somos uma das mais ricas cidades do País e ao mesmo tempo uma das mais desiguais do planeta. Não podemos deixar que isso siga num momento que o Brasil vem passando por um momento importante no mundo”, disse Haddad. Ele afirmou que trabalhará para diminuir o desequilíbrio, cuidando de serviços sociais, saúde, transporte, educação, entre outras áreas. A vitória do PT em São Paulo, segundo o prefeito eleito, apontou o desejo de mudança. “É hora de fazer nascer uma nova São Paulo capaz de se reconstruir. O primeiro passo é fazer com que a Prefeitura recupere seu papel de liderar as forças produtivas e sociais da cidade. É hora, portanto, de atrair, unir e estimular as forças vivas do pensamento paulistano para o trabalho acima de interesses partidários.” “São Paulo tem de voltar a ser farol e antena, para captar e transmitir o que tem de mais diferenciado para o País e para o mundo. São Paulo é de todos os nascidos aqui, de todos os que vieram para cá. São Paulo é do Brasil”, afirmou. (MF)

Derrotado, José Serra disse que segue em frente e que espera que não haja retrocesso aleX FalCãO / Futura Press / ae

n Marcela Fonseca

Serra diz que Sai revigorado O candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que finalizou a campanha “revigorado”. “Chego ao final desta campanha com energia, com essas ideias e com esta disposição, maiores de que quando entrei”, afirmou em curto pronunciamento, no comitê do partido no edifício Joelma, no centro da cidade, após a vitória de Fernando Haddad (PT). “Vamos em frente”, concluiu. Segundo Serra, a campanha tucana “defendeu a ética na vida pública” e foi “limpa, propositiva, com ideias novas”. “Mas, as urnas são soberanas”, admitiu. Ao desejar boa sorte ao novo prefeito, Serra disse esperar que Haddad cumpra as promessas feitas durante a campanha, pois os eleitores estão vigilantes e irão cobrar. “Os últimos anos registraram grandes avanços na cidade, promovidas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. Esperamos que essas conquistas sejam mantidas e aperfeiçoadas.” O candidato derrotado estava acompanhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD) e do prefeito Gilberto Kassab (PSD). (AE)


CIDADE

Folha metropolitana

Caminhões de aterro causam interdição de ponte em Mogi n SANDRA PAULINO

Devido o intenso tráfego de caminhões de um aterro particular na Estrada da Volta Fria, em Mogi das Cruzes, a partir de hoje está proibida a circulação de veículos pesados. A Prefeitura informou que a medida é preventiva e que encomendou um projeto para recuperação da estrutura e pavimentação de seis quilômetros da estrada até a Via Perimetral, em Jundiapeba. A justificativa pela interdição foi dada pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD). Para garantir que não haverá mais a passagem dos caminhões, a administração irá colocar barreiras para reduzir a largura da ponte. “Tem um aterro particular colocando um grande volume de caminhões. Essa medida foi para essa obra específica”, explicou o prefeito. No entanto, a medida

afetará todos os caminhões e até a circulação de ônibus. Segundo o prefeito, para essa mesma estrada há planos de conseguir, junto ao Governo do Estado, a pavimentação da via e ainda uma nova ponte. Essa seria uma das alternativas para aliviar o trânsito em Mogi. Bertaiolli disse ainda que contará com a ajuda do prefeito eleito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), para que haja uma parceria para obras de melhorias na extensão da estrada que fica no território vizinho.

Bertaiolli tem planos de pavimentação da via e construção de nova ponte no local Maurício Builcatti

ÔNIBUS Com a proibição, as linhas municipais terão seu itinerário modificado. A linha (Rio Abaixo via Estrada da Volta Fria) será feita até a ponte. Para os que precisam ir até Jundiapeba, o trajeto será estendido e passará pela Rua Augusto Regueiro.

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

13

ceNtRO De INtegRAçãO emPReSA-eScOLA

Pedagogia: 18 vagas para estágio em Guarulhos

lhos. Código 622068.

CIEE está ofertando 18 vagas de estágio para estudantes da graduação de Pedagogia com conclusão do curso previsto entre junho de 2013 e junho de 2014. A bolsa-auxílio oferecida é de R$ 600 mais auxílio-transporte para uma jornada de seis horas diárias, em horários variados. A capacitação prática vai ocorrer em várias localidades de Guarulhos. Os interessados devem comparecer no CIEE Guarulhos para obter mais informações sobre as vagas disponíveis e fazer sua inscrição para o processo seletivo, mencionando o código 613835, na Rua Luis Faccini, 553, no Centro.

Administração de empresas - Alunos do 1.º ao 3.º semestre. Bolsa-auxílio de R$ 600. Empresa localizada no Centro de Guarulhos. Código 618221.

Outras oportunidades

Ensino médio - Alunos do 1.º e 2.º ano. Bolsa-auxílio de R$ 350. Empresa localizada em Suzano. Código 630558. Ensino médio - Alunos do 1.º e 2.º ano. Bolsa-auxílio de R$ 203. Empresa localizada na Vila Augusta. Código 621667. Tecnologia em logística - Alunos do 1.º ao 2.º semestre. Empresa localizada no

Jardim Novo Portugal, em Guarulhos. Bolsa-auxílio de R$ 700. Código 629970. Técnico em administração - Alunos do 1.º ao 2.º semestre. Bolsa-auxílio de R$ 400. Empresa localizada no Jardim Nossa Aparecida. Código 628491. Técnico em saúde bucal - Alunos do 2.º ao 5.º semestre. Bolsa-auxílio de R$ 622. Empresa localizada no centro de Guaru-

Administração de empresas - Alunos do 1.º ao 3.º semestre. Bolsa-auxílio de R$ 600. Empresa localizada em Mogi das Cruzes. Código 626680.

Ciências contábeis - Alunos do 2.º ao 3.º ano. Bolsa auxílio de R$ 550. Empresa localizada no Parque São Miguel. Requisito: Pacote Office. Código 627822. Engenharia ambiental - Alunos do 1.º ao 6.º semestre. Bolsa-auxílio de R$ 1.200. Empresa localizada em Santa Isabel. Código 629931. Educação física - Alunos do 6.º ao 8.º semestre. Bolsa-auxílio de R$ 430. Empresa localizada na Vila Rosália, em Guarulhos. Código 625493.

Mais informações

Para acessar as vagas de Guarulhos e região, basta fazer o cadastro no site do CIEE www. ciee.org.br u ligar no telefone 3046-8211 e informar o código da vaga. Já para as vagas de Mogi das Cruzes e região, ligar para 4799-2500.


14

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

consumidor

Jorge Wilson especialista em Direito do Consumidor

Consumidor: Atenção!

Beneficiários do Plano de Saúde Itálica! A Agência Nacional de Saúde divulgou na última semana que a empresa Itálica Saúde têm enfrentado sérias dificuldades em dar continuidade à prestação de serviço aos seus usuários devido a

CIDADE

Folha metropolitana

problemas financeiros. Diante disso, determinou a portabilidade especial de carências para que todos os beneficiários realizem a troca para outro plano de saúde de sua escolha, com aproveitamento das carências e cobertura parcial temporária já cumpridas, devendo o novo plano estar compreendido na mesma faixa de preço ou inferior ao plano anterior. O prazo para realizar a portabilidade especial dos planos é de 60 dias, a contar do dia 19.10.12. Está disponibilizado no site da ANS – www.ans. gov.br – a relação de planos compatíveis para consulta dos beneficiários. Após a escolha, o consumidor deve comparecer à operadora para solicitar a proposta de adesão. É importante levar consigo todos os documentos pessoais, principalmente os seis últimos comprovantes de pagamento do plano anterior, e, caso seu plano seja coletivo por adesão, levar o comprovante de vínculo com a pessoa jurídica. Assinada a proposta de adesão, a operadora

terá o prazo de até 20 dias para apresentar resposta ao consumidor. Caso não haja resposta da operadora, será considerado que a mesma aceitou a proposta com portabilidade de carências. Neste caso, consumidor, procure a operadora para confirmar a solicitação de ingresso e já requerer o seu número de identificação do plano. O contrato do plano novo se iniciará em 10 dias após a confirmação da operadora. Caso não tenha cumprido todas as carências no plano antigo, será aproveitado no plano novo o período proporcional de carência já cumprida no plano anterior, devendo cumprir apenas as carências que ainda estão em aberto.

Qualquer dúvida, entre em contato no tel: 2408-6556 ou pelo site: www.jorgewilson. org <http://www.jorgewilson.org/>

Banco de sangue de Mogi das Cruzes necessita de doadores n sAnDrA PAUlino

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mogi das Cruzes precisa de doadores de sangue, em especial, os do tipo O. A unidade atende a sete hospitais e integra a campanha estadual em busca de doadores na véspera dos feriados de Finados e da Proclamação da República. O objetivo é evitar que haja uma baixa considerável no estoque de sangue. De acordo com o Banco de Sangue mogiano, em épo-

cas em que há feriados prolongados como Natal, Ano-Novo e Carnaval, o número de doações é baixo. Por isso, há três anos são realizadas campanhas de incentivo e solicitado a grupo de doadores que compareçam para a coleta neste período. A unidade mogiana enfrenta dificuldades em encontrar doadores do tipo O, sendo que o de fator negativo é o conhecido doador universal e o mais difícil de ser encontrado. Segundo o biomédico Renato de Sousa Paulino, é

preciso que a população crie o hábito de fazer a doação de maneira periódica. “É bom lembrar que o melhor sangue é o seu porque você irá ajudar o próximo. É um ato de cidadania que não deve ser feito somente quando algum parente ou conhecido necessita. Existe ainda outro tipo de doação, que é a de plaquetas, que é pouco conhecida e ajuda nos casos em que o paciente tem problemas com coagulação e hemorragia”, orienta.

Maurício Builcatti

Estoque tem nível considerado crítico A Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de mais de 100 hospitais, já sofreu uma queda de 25% das doações no último mês. A instituição enfrenta situação de alerta com relação aos fatores A negativo e B positivo e condição crítica dos fatores A positivo, O negativo e positivo. “É fundamental que a população doe para evitar desabastecimentos”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede Estadual.(SP) SErviço

Fundação Pró Sangue sofreu queda de 25% das doações no último mês

locaiS DE DoaÇÃo Santa casa de Mogi das cruzes, rua Barão de Jaceguai, 1.148, 1º andar Santa casa de Suzano, avenida antonio Marques Figueira, 1.861


CIDADE

Folha metropolitana

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

15

Rodoviária segue fechada após seis meses Após seis meses e 26 dias do vendaval que destruiu a estrutura do Terminal Turístico Rodoviário de Guarulhos, no Parque Cecap, o equipamento, que custou cerca de R$ 18 milhões e tinha menos de um ano de operação, segue interditado. O prazo de reparo era de 90 dias e já foi ultrapassado em mais de três meses. No local a reportagem observou que a estrutura já está alinhada e os vidros foram substituídos. No entanto, funcionários com materiais de construção ainda circulam pela rodoviária. A Prefeitura e a Teto Construções, empresa responsável pela estrutura, acordaram que o prazo de obras após laudo pericial apresentado pela empreiteira, que tinha a obra assegurada, seria de 90 dias. Na ocasião do vendaval, em 28 de março, a cobertura de aço da rodoviária cedeu

para o lado direito, teve colunas retorcidas e desprendidas do solo, além de vidros quebrados. Apesar disso, a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) informou que o laudo apontou dano parcial. Para atender os passageiros, empresas de ônibus improvisaram guichês de atendimento em uma estrutura construída próximo do estacionamento, na área externa da rodoviária. Os embarques e desembarques das viagens estão sendo feitos na Alameda Lírios, mesmo local em que circulam os ônibus urbanos, que antes paravam no Terminal Urbano.

Sílvio CeSar

n Deisy De Assis

Empresas de ônibus improvisaram vendas na área externa

Prefeitura não confirma prazo para reabertura Reparos tinham prazo de 90 dias após laudo para serem concluídos

Em resposta aos questionamentos da reportagem, a Prefeitura informou que o Terminal Turístico Rodoviário de Guarulhos teve obras concluídas e está em condições de ser entregue à população. Porém, o município não

informou a data para a reabertura, alegando que a STT exige novos laudos técnicos que comprovem a segurança do empreendimento para autorizar o funcionamento. Em junho, há dez dias do prazo estipulado para a con-

clusão da obra, a reportagem flagrou o local sem trabalhadores em serviço e com a estrutura desmontada no chão. A STT, na ocasião, afirmou que não houvia alteração do cronograma para a finalização dos serviços. (DA)


16

CIDADE

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Santuário recebe 20 mil devotos de São Judas Tadeu n Deisy De Assis

Cerca de 20 mil pessoas passaram ontem pelo Santuário São Judas Tadeu, de acordo com o reitor do santuário, padre Francisco Veloso. O templo celebrou 14 missas em homenagem ao santo das causas impossíveis. No período da tarde, o bispo de Guarulhos, dom Joaquim Justino Carreira, celebrou uma missa e frisou a importância da imagem do santo católico não apenas nos momentos de pedir por graças, mas como um exemplo a ser seguido pela fé. Dom Joaquim evangelizou sobre a passagem bíblica em que Jesus Cristo curou um cego. “Que Deus cure nossas cegueiras”, disse o bispo, que ressaltou ainda a importância do amor para a felicidade. Além da programação religiosa, os devotos de São Judas Tadeu puderam curtir a festa dedicada ao santo, com barracas de bolos, salgados, doces e artesanatos. A festa é

tradicional no santuário, que atrai fieis há 50 anos. “Em média, 40 mil devotos passam pelo santuário durante a semana dedicada a São Judas”, diz padre Francisco. A programação termina na noite do dia 3 com um show do padre Sérgio Bedin, cantor convidado.

Missas especiais Neste ano, a tradicional programação do Santuário São Judas Tadeu contou com novidades. Foram celebradas missas de ritos diferentes dos tradicionais, sendo uma em rito tridentino, ministrada em latim; outra em rito maronita, da igreja católica do Líbano; e rito bizantino, da igreja católica grega; além de duas missas de libertação. “Foi importante para que os fieis conhecessem outras formas de manifestação católica”, argumentou o reitor do santuário, Padre Francisco Veloso. (DA)

fotos: Lucas Dantas

Folha metropolitana

Fé e devoção A sacristã Maria Dalva de Moraes Vieira, 61 anos, conta que se tornou devota há 30 anos e passou a se dedicar ao santuário quando o local ainda era uma paróquia. “Com intercessão de São Judas, fui curada de um câncer de mama”, afirma. Maria Dalva destaca ainda a ocasião, há cerca de cinco anos, em que um bebê se engasgou com alimento próximo do santuário e teve sua vida preservada pela fé. “Levei o menino nos braços até a capela clamei por Deus. Ele voltou a respirar e ficou bem”, conta. Para a aposentada Aparecida Romero Fabiani, 77, prestar sua homenagem ao padroeiro todos os anos tem relação com uma graça alcançada. “Orei por uma oportunidade de emprego para meu filho, que já estava desanimando na busca. Quando terminei a oração, o telefone tocou e era um convite para trabalho”, lembra. (DA)

Festividades em homenagem ao santo seguem até sábado

Criminosos atiram contra base da GCM no Centro A base da Guarda Civil Municipal fixada na Praça IV Centenário, na região central, foi atingida por tiros, na madrugada de ontem. Foram identificadas três marcas de balas de arma de fogo. Não houve feridos. A reportagem apurou que a ocorrência se deu por volta da 1h50, quando três indivíduos se aproximaram em duas motocicletas e balearam a base, atualmente estabelecida no imóvel conhecido por Casa Amarela, que já foi utilizado para guardar documentos do arquivo his-

tórico municipal e, desde o ano passado, mantinha-se desocupada. Os autores dos disparos, que aparentam ser de munição calibre 38, fugiram nas motocicletas e não foram identificados. (DA)

Testemunhadas afirmam que os disparam foram feitos por três indivídios em duas motocicletas Marcas de três tiros foram identificadas nas paredes da Casa Amarela, imóvel que abriga atualmente a base da GCM


VARIEDADES

Folha metropolitana

Livros & idEias heldeR lima lima heldeR Blog: Blog: livroseideias.wordpress.com livroseideias.wordpress.com

Fogo e magia da paixão numa viagem de trem Nós, leitores, costumamos achar que o conto é um gênero menor que o romance, que as grandes histórias, sim, é que consagram o escritor e lhe dão projeção. Mas isso é um mito, ou mesmo um tabu. Contos podem ter narrativas mais concisas, menos personagens, mas não são menores em termos de expressão literária e artística. Há contos que são obras-primas, e podem consumir tanto ou mais energia do escritor do que o romance, para depois proporcionar ao leitor emoções, pensamentos e imagens que ficam registrados como se ele próprio tivesse vivido a experiência narrada. Foi o que aconteceu comigo depois de ler o conto ‘Dançar tango em Porto Alegre’, do escritor gaúcho Sergio Faraco, publicado em uma coletânea de noves histórias sob o título ‘A dama do Bar Nevada’ - uma edição mais recente, de 2011, traz também quatro contos inéditos nessa obra que foi originalmente lançada em 1987. O conto pungente narra um encontro amoroso durante uma viagem de trem de Uruguaiana a Porto Alegre. Em meio à madrugada fria e úmida, um homem solitário de meia idade, mal vestido e sem foco profissional na vida encontra sentada ao seu lado uma jovem bonita, mas com o olhar perdido e melancólico. Sem expectativas no primeiro contato, eles trocam algumas palavras, mas logo se entocam em uma cabine do trem, onde a garota diz ter o marido à beira da morte. “Quero esquecer meu marido, a doença, meu filho, o dinheiro, tudo... quero uma noite diferente...”, declara Jane ao seu amante ocasional. A transa começa com estranhamento, mas

HOrÓscOpO

aos poucos toma fôlego e cada um renasce de suas misérias, enlouquecendo na paixão. “Nem pensar em me comover com seu desespero, ela estava me pondo maluco com aquele propósito de dar-se em nome de um sofrimento”, confessa o amante para depois avaliar o efeito do encontro: “...eram outros os olhos com que eu olhava ao meu redor...”. A paixão muda o modo como enxergamos a realidade, e essa magia é algo que o conto proporciona com o texto genial de Faraco. A narrativa em primeira pessoa transporta o leitor para o lugar do amante; é o modo como a história é contada que faz o leitor entrar na viagem de trem. Faraco é um contista consagrado e as outras histórias do livro são igualmente pérolas da literatura, como ‘Dia dos mortos’, que traz a desventura de dois gaúchos no Rio de Janeiro, ao fim da fatídica partida no Maracanã, em julho de 1950, quando o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo para o Uruguai. Ou ainda o conto que dá título ao livro, em que uma mulher em fase de decadência encontra somente no amor barato o caminho para mudar o significado de sua existência. DivuLgAçãO):

O escritor Sergio Faraco é mestre na arte do conto

dama do Bar Nevada, Sergio Faraco, editora L&PM, Porto Alegre (RS), 1987, 107 págs.

omaR caRdoso Filho |

ÁRIES: Dia dos mais afortunados para os negócios, para o trabalho, a prosperidade financeira e social. Poderá lucrar, também pela ciência, 21 MAR. 20 ABR. educação e viagens.

www.omarcardoso.com.br

23 SET. 22 OUT.

LIBRA: Seu forte magnetismo pessoal deverá atrair a simpatia alheia, o que lhe trará muitos benefícios. Novas e duradouras amizades também estão previstas.

23 OUT. 21 NOV.

ESCORPIÃO: Saiba o momento certo para expressar sua opinião e tenha especial cuidado para não ofender ninguém. O dia se apresentará tranquilo ao trabalho.

22 NOV. 21 dEz.

SAGITÁRIO: Sucesso no trabalho, na vida social e elevará suas finanças através de negócios bem entabulados. Boa saúde. Êxito em trabalhos manuais e viagens.

22 dEz. 20 jAN.

CAPRICÓRNIO: Aproveite uma oportunidade fazer novas amizades e arquitetar novos planos para ganhar dinheiro. Esteja atento para uma novidade. Cuide da saúde. AQUÁRIO: Alguma prudência é bastante aconselhável, uma vez que afastará a possibilidade de se perder em pequenos negócios. Pode tratar de assuntos importantes.

21 ABR. 20 MAI.

TOURO: Bons contatos com pessoas bem intencionadas e de finanças elevadas, farão com que solucione boa parte de seus problemas. Êxito em jogos, sorteios e amor.

21 MAI. 20 jUN.

GÊMEOS: Os negócios que tem em vista poderão ser realizados com vantajosos lucros. Evite receios infundados e preocupações negativas. Excelente para o romance.

21 jUN. 21 jUL.

CÂNCER: Dia em que enfrentará algumas oposições e dificuldades impostas por parentes, familiares e vizinhos. Não se preocupe, pois com inteligência, sairá vencedor.

22 jUL. 22 AGO.

LEÃO: Ótimo dia para tratar com pessoas de alta posição, com políticos e personalidades governamentais. Lucrará nos negócios relacionados com comércio.

21 jAN. 19 fEV.

23 AGO. 22 SET.

VIRGEM: Dia em que poderá obter os resultados pretendidos em seu campo profissional. Poderá iniciar negócios e tratar de assuntos pessoais. Boas notícias.

PEIXES: Com prudência e reserva, você chegará onde deseja. Dia propício no plano financeiro e amoroso. Favorável para jogos, loterias, 20 fEV. sorteios e casamento. 20 MAR.

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

palavras cruzadas diretas www.coquetel.com.br

Revistas coquetel 2012

17


18

VARIEDADES

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Folha metropolitana

Parceria com o Sesc traz violonistas ao Adamastor A Secretaria de Cultura, em parceria com o Sesc de São Paulo, apresenta na quarta-feira (31) a dupla de violonistas Duofel. O show acontece no Teatro Adamastor Centro a partir das 20h. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes do início da apresentação. Os instrumentistas Fernando Melo e Luiz Bueno trazem a Guarulhos músicas do projeto Plays The Beatles Live The Cavern Club Liverpool, DVD gravado ao vivo no célebre Cavern Club, de Liverpool, Inglaterra. Este é o segundo DVD do duo que trabalha junto há 33 anos. A história do Duofel começa no final dos anos 1970, quando os músicos se conheceram em São Paulo, tocando na banda de rock progressivo Boissucanga . O grupo acabou, mas a amizade de

Tudo aqui CRIANÇAS E

EMPREGOS Contrata ADVOGADO

P/ trabalhar em parceria no centro de Guarulhos. F:996540582

AUMENTE SUA RENDA

Mostruário em consignação, prata, chapeados e aço. comissão até 40%,paga o que vender. F: 3459-3591

AUX. ESCRITÓRIO

P/ administradora, c/ exp. CV: comercial@exodoadm.com. br

AUX. ESCRITÓRIO

BEBÊS, varias vagas p/ figuração em catálogos publicitários e comerciais. Cachê R$420,00 2409-6806

ELETRICISTA

De Manutenção para Guarulhos/ Grande SP, c/ NR 10. CV p/ eng@mille.com.br.

GAROTAS MAIORES

JOVENS 35 VAGAS

Seleções imediatas p/ eventos, feiras e figuração. Ótimo cachê c/ ou s/ exp.. Urgente F:24096279

MARCENEIRO

C/ exp. R$ 732,50 + benef. F: 2303-2038

CABELEIREIRO

MOTORISTA

Alinhador! Salário + comissão. F: 2358-2711

MOTOBOY

C/ Urgência p/ Início imediato, c/ moto própria, ganhos de R$ 1500,00 a R$ 2500,00 + benef. F: 4962-3141.

MOTORISTA

C/ exp.em química e Manicure c/ exp. em unhas de porcelana. F: 99713-9366/ 2304-8584

E aj. geral p/ loja de materiais de construção. F: 2304-0955

CONSULTORES

de condominios, Sal. R$839,00 + benif., escala 12x36 F: 23032038 c/ Wellington

PORTEIRO

PRECISA URGENTE

de cuidador de idoso ambos sexos das 16 as 23 horas 2ª a 6ª feira Tel.: 2409-5062

PRECISA-SE GAROTAS

Overloque, reta c/ exp. Urgente. Jd. Pres. Dutra.F: 2432-3676

Maiores, boa aparência p/ privê na Penha, inicio imediato, ót. ganhos. 2091-0923

COZINHEIRA

REV. SEMI-JÓIAS

Aux. de cozinha, c/ exp. em casa do norte. F: 97578-2189

Em consig, comissão até 50% você escolhe 2408-7503

Negócios

C/ exp. em vendas de revistas. CV p/ selecao@adventos.net. br F: 11 2442-3350

TRABALHE EM CASA

Ganhos por produção + aj. custo $ 1.200 + PREM. 26013206

VEND. EXTERNO

Comiss. de 2 á 5 mil, segmen. automotivo. F:4963-6354 Edilaine

VENDEDORA

Moças p/ trabalhar c/ vendas de suprimentos de info. R$944,00 fixo registrado, c/ possib. de ganhos maiores. F: 2456-2900

Sitios & Chácaras ARUJÁ STA ISABEL

Oportunidade! 13.800m² c/ córrego, luz, cabo telef.,rua cascalhada, entrada facilitada. R$ 10,00 o m² F: 2035-3957

CHÁCARA P/ FESTAS

2 Salões, 2 Piscinas, 2 Campo de Fut. F: 4657-2028/ 992911405 www.chacaracrows. com.br

SUL DE MINAS

Chácaras 1h30. de Guarulhos c/ agua, luz, pronta p/ construir px. comércio, varias cachoeiras, 1.000m² 18mil facil. 2.000m² entr. 15mil + 60x 300,00. Dir. c/ prop. (11) 2225-1379

Temporada STA. IZABEL

IMÓVEIS Aluga-se SALÃO COMERCIAL

Direto c/ propr. Centro Grs. R$750,. F: 98062-2863/ 98797-9967

Litoral ALUGA-SE

Casa Ubatuba 3 domrs. 1 suite, c/ piscina e garagem para 3 carros, acomoda até 10 pessoas, final de semana e feriado Fs: 98167-8979 ou 99584-5775

Salas & Quartos SALA COMERCIAL

Hotel Mercure, área da saúde. F: 98360-8233 c/ Alessandra

Duofel apresentará músicas do projeto Plays The Beatles Live The Cavern Club Liverpool Serviços

Veículos

APTO PRÓX PALMIRA

TELEMARKETING ATIVO

E motorista com experiência. F: 2468-3763

Categoria D, c/ MOPP. F: 99823-7769/ 2446-2654 c/ Antunes

COSTUREIRAS

Empregos

VENDEDOR(A)

AUX. SERV. GERAIS

P/ Imobiliária, c/ carro, c/ aj. custo. 2229-8116/ 7871-1216

Imóveis

INST. EMBELLEZE

MECÂNICO

CORRETOR (A)

O Teatro Adamastor Centro fica na Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Cosmético Profissional, p/ salão de beleza of. comissão + aj. de custo. F: 3437-9247/ 4372-7260

Transportadora de Comércio Exterior, localizada próx. à Av. Otávio Braga de Mesquita em Gru, sál. R$ 780,00 + VR + VT + C. Básica + Conv. médico, de 2ª à sex, das 8h às 19h - sábado escala. Obrigatoriamente ter disponibilidade de sair mais tarde, início imediato. Enviar CV p/ dp3@uol.com.br

P/ segmentos de telecom, traballhar em Guarulhos/ SP. Ganhos até R$ 4 mil p/ mês. F: 2358-2260

Serviço

P/ privê no centro da Penha, ganhos até R$130 p/dia. of. moradia/ refeição. 2082-2050 Contratação imediata, p/ Aux. Cobrança, Adm. e Vendedores. F: 2486-0344/ 2303-2103

DivuLgAçãO

Luiz e Fernando permaneceu, determinando a formação da dupla. Em 1985, o Duofel ganhou destaque ao acompanhar a cantora Tetê Espíndola na canção Escrito nas Estrelas, vencedora do Festival dos Festivais. O primeiro trabalho da parceria, Cores do Brasil, foi lançado em 1990. O mais recente, Duofel plays The Beatles, é do ano passado, e foi apontado no site da dupla como ‘uma viagem de volta às origens’, pois ambos eram apaixonados pela obra da banda de rock de Liverpool. A discografia dos músicos tem Espelho das Águas (1994), Atenciosamente Duofel (1999), Duofel 20 (Ao vivo – 2000), Precioso (2005) e Duofel plays The Beatles (2011).

Sítio/ Chalés, piscina. 46562123 www.sitioveraovivo. com.br

entrega dezembro/2012, c/ 2 dorms., sala, coz, wc, R$ 25 mil + prests. F: 2451-6511

APTO TECNISA FLEX

Tim. Penteado, 2 dorms, 1 vg, lazer compl. Entrega dez/13 R$ 55 mil. F: 99473-2493/ 995170186

APTO VILA RIO

2 dorms., sala, coz., wc, 1 vaga, R$ 145 Mil. Ac. financ. F.: 24516511

CASA CONT. III

1 dorm., sala ampla, coz., wc, 2 vagas de gar., bom acabto, R$ 180 mil. F: 2451-6511

COND. FECHADO

Casa térra em Boncusesso, 2 dorms, sl, coz, wc, a/serv, 1 vg, escritura registrada. Ac. Financ. R$ 90 Mil. Cristiano F: 7791-9200/ 114*3680/ 973568085 vivo/ 96150-1755 oi

LANÇAMENTO

Minha Casa Minha Vida. prox., shopping entrada de 3 mil, e parcela de r$370,00. F: 42182272

Outros

TERRENO PRIMAVERA

5x25. Rua asfaltada, próx. mercado, academia, padaria, escola, ponto de ônibus. Doc. ok. R$ 45 mil. C/ proprietário. F: 96584-6502/ 96712-1343

ÚLTIMAS UNIDADES

Aptos. 2 dorms., 1 vg., lazer. Entr. R$ 8.500, e $ 650,00/mês. 4218-0556/ 96516-1289oi/ 99698-6879vivo CRECI 122836 Luana

VENDO/ ALUGO

Oportunidade! aptº 3 dorms, 2 wc, 2 vgs, lazer compl. centro de Guarulhos, trilhas do Bosque/Everydey F: 78869417 eribeiro.investimentos@ gmail.com

ALMEIDA PRADO

Casa, 3 dorms,1st, area const. 300m², lazer comp.. F: 49648085

APTº ( URGENTE )

(Gopouva) (vago) 2 Dorms. Elevador, Lazer c/ Quadra, 1 vg, Reformado só $ 119 mil (doc. ok) ac. carro F: 2814-9601

APTO 2 DORM

Mãe dos Homens, sl, cz, wc, 1 vg, 1ª andar, port. 24 Hs, R$ 190 mil. F: 97030-3633 Tim/ 99675-5655 Oi

APTO 2 DORMS

Sta Inês, CDHU, 1 vg quit. R$ 85 mil F: 2405-0959/ 972373179

APTO PADRE BENTO

2 dorms., R$ 90 mil + dívida. Ac. Proposta. Fs.: 2464-0746/ 96771-4182 oi

1dorm, 47m² prox. Lopes, refor. vg. $150mil. F: 962105655

OPORTUNIDADE

Apto Cecap Cond. Sergipe 3 dorms., sala, cozinha, wc., área, vaga p/ auto R$ 165 Mil (11) 97366-8010/ 95375-3230/ (11) 2412-1406 Tratar c/ Angelica.

SAIA DO ALUGUEL

2 dorm, 58 m², 1 vg, R$ 250 mil. Uni Bosque Maia 2 dorm, 48 m², R$ 200 mil. F: 974027664

VL. RIO DE JANEIRO

Apto. 2dorms, 1vg coberta, lazer comp. R$125mil á finac. F: 97088-9180/ 2453-2696

NEGÓCIOS Cursos 1º OU 2º GRAU

Parcelas a partir de R$ 310,00, use o FGTS. F: 5955-9158 tim/ 6995-2710 oi

Supletivo rápido publicado em Diário oficial, início imediato. Aceito Fac. e concurso. F: 2463-2761/ 2409-9561

SOBR. VL. GALVÃO

MATEMÁTICA 4 MESES

3 dorms, 1 ste, coz. plan., sl. 2 amb, 2 wc, 2 vg. Quero R$ 30 mil + dív. 99980-4482

TERRENO 8X23

Stos Dumont, plano, escritura reg., R$ 55 mil. Ac. carro. F: 2464-0746/ 96771-4182 oi

TERRENO CONT. I

5x25, plano, quitado, R$ 119 mil. Est. prop. F: 2451-6511

ATENÇÃO

Fiador p/ empréstimo e aluguel de casa. F: 2839-8573 h/c

Esoterísmo

VL. AUGUSTA

MACEDO

Vende-se

LIGUE E ANUNCIE 2475.7810

Centro de Guarulhos, conteúdo Fundamental e Médio, p/ Concurso ou Reforço, Manhã, Tarde ou Noite. Polidata, 44 anos de experiência no ensino. Matrículas das 17h às 22h, de 2ª a sábado à Av. Dr. Timóteo Penteado, 1151, ou em www. guarulhos.polidata.com.br, ou mesmo horário via F: 34379755/ 2457-0581

CARTA E TARÔ

Dinheiro APROVO CRÉDITO

R$ 5mil = 36x R$ 190,00 Cartão Construcard 5 dias 28398573

Trabalhos R$ 100. F: 20614532/ 98628-9400 -tim c/ Dalila

DONA JOANA!!!

c/ 38 anos de experiência, em fazer poderosa união de casais. Trago a pessoa amada imed. ao seus pés. Trab. garantidos, Trabalhos R$ 100. F:7011-5162 tim/ 7336-0345 vivo/ 9323-1910 claro/ 968120286 oi

PARE DE SOFRER!!

Amarração p/ o amor 100% garantida fazemos todos os tipos de trabalhos, sigilo absoluto pagto após resultado F: 4106-1687

TELE-TARÔ

Consulta por tel. c/ cigano Brendo. Trago a pessoa amada em 7 dias. Pgto do trabalho após resultado. F: 3405-0240

Oportunidades FAÇO CORTINAS

Cecap, tds. os modelos 2461-0924/ 7212-4298

PASSO O PONTO

F:

Loja de calçados, roupas ,lingeries e acessórios. F: 4964-8085


CLASSIFICADOS

Folha metropolitana BUFFET

R$ 25,00 p/ p, com decoração de flores. F: 2885-2572

CRISTAL - ALUGA

Mesas, Cadeiras, tendas, toalhas, Freezer. 3435-5232/ 2809-0405

Divulgação

REVOLUÇÃO FESTA

c. elást., p. bolinha, p. pula, barraq., tombo legal, 3435-3726

SALÃO DE FESTA PASSO PONTO

Loja de roupa no Jd São João. F: 96106-9188

PIZZARIA/ RESTAUR.

Vdo Av. Timóteo Penteado. Salão de festas. 800m². 77510368

RENDA EXTRA

Ganhos R$ 1.000 a R$ 5.000. Agende entrevista. 3487-0203

VDO FERRAMENTAS

Funilaria e pintura compl. A negociar! F: 2888-8988/ 98650-5940

VDO LOJA ALUGUEL

b Liverpool

Só feminino! Noivas, daminhas, madrinhas, debutante e convidadas. Ac. auto. F: 24521702

VDO LOJA UTILID.

Bazar/ Papelaria/ Brinquedo. Cocaia. F: 2279-6239

75.7810

VDO PADARIA

Mov. R$ 100 mil, ót. localiz., F: 2442-8371 c/ Teodoro

VDO RESTAURANTE

À 15 anos no local. F: 28076835/ 7781-1513 c/ Evandro centro automotivo,49mil. F 98493-1214/2937-3142 Eduardo

VENDO PERFUMARIA

Instalação compl. e produtos. ac. auto 2922-9424/ 77601042

+ filmagem. 6x R$ 189,00. Temos DJ. 2995-7882/ 955578358

FOTO VIDEO

Dj Telão 2406-0981 e 972312660

+ 12 amigas gostosas e liberais. Av. Otávio B. Mesquita, 29. Frente Atacadão. 22793818

PAMELA MESTIÇA!

+15 lindas amigas gostosas e liberais. Rua Fernando de Noronha, 166. F: 3412-0629

PATY TURBINADA

Gatinha c/ local em Guarulhos. F: 99280-7435

RAFA NINFETA

Compltetissíma e liberal, adoro anal. Venha conferir! Fone: 2440-7756

Telemensagens CESTA CAFÉ MANHÃ

R$40,00 (35 unid.). F: 24610924/7212-4298 Vivo - falar c/ Lidia

SAMANTA/ SABRINA

Experimenta! Experimenta! 1 é pouco, 2 é bom, 3 é maravilhoso. Venha realizar suas + ousadas fantasias ao nosso lado F: 98622-5306

VEÍCULOS

Outros A BIG CAMPEÃ

Saúde

1 a 10 dias SPC/ Serasa/ Bco Central/ c/ ou s/ ch. dev./ prot. Tx a.p $100, 2981-9051/ 29833654

Carros

Recados TELEMENSAGENS

Para todas as ocasiões. Fone: 2451-8389

Relax www.elenlemos.net BELA LOIRA Atendo só. 99387-0124

Festas

NA!!!

de experiência,BRILHA MAIS!!! erosa união deLocamos mesas e cadeiras. F: a pessoa ama-2412-0993/ 95945-2543 seus pés. Trab. abalhos R$ 100. im/ 7336-0345 10 claro/ 96812-

OFRER!!

o amor 100% emos todos os alhos, sigilo abpós resultado F:

Ô

tel. c/ cigano a pessoa amagto do trabalho . F: 3405-0240

nidades F:

os, roupas ,lingeos. F: 4964-8085

ENVELOPAMENTO

Total p/ carros peq. e méd. por apenas R$ 499,00. Teto e Capô somente R$ 119,99. Promoção por tempo limitado. F: 4218-5004/ 96281-0037

BELA MORENA

CLARINHA C/ FLAT

F: 9 8587- 8879 clarinhaninfetinha.blogspot.com

FERNANDA

Loira, olhos verdes, linda universitária, completa s/ frescura. F: 96285-3784

FESTA DO BOI

Dia 10/11. +15 lindas amigas gostosas e liberais. Rua Fernando de Noronha, 166. F: 2484-4091

JULIANA LOIRA

Linda, estilo menininha, orl gostoso, iniciante no anl. 2409-1089 Guarulhos

SIDNEY PELLICCI MONTEIRO, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas do 1º Subdistrito da Comarca de Guarulhos, Estado de São Paulo; Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525, números I, III e IV do Código Civil Brasileiro e desejam se casar; Marcleis Cristiano dos Santos, profissão ajudante, estado civil solteiro, nascido em Guarulhos, Estado de São Paulo, no dia vinte e três de outubro de mil novecentos e oitenta e seis (23/10/1986), residente e domiciliado neste Subdistrito, filho de Clélio João dos Santos e de Angela Cristina da Silva. Erika Maria Vicente da Silva, profissão do lar, estado civil solteira, nascida em Recife, Estado de Pernambuco, no dia seis de junho de mil novecentos e oitenta e seis (06/06/1986), residente e domiciliada neste Subdistrito, filha de João Vicente da Silva e de Maria Adnalva da Silva. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste Serviço Registral e publicado na Imprensa local. Guarulhos, 26 de outubto de 2012.

CURSOS

Ensino Superior GRATUITO

A Fatec Guarulhos está com as inscrições abertas para o Vestibular do 1º semestre de 2013

nas áreas de Tecnologia em Logística e Logística Aeroportuária.

www.fatecguarulhos.edu.br Guarulhos

CENTRO PAULA SOUZA

EMPREGO

MOTORISTA Contratamos c/ CNH E; p/ Cavalo Mecânico, MOPP; c/ 2 anos experiência. Entrar em contato (11) 3377.7564 ou Cv para rh.sp@srlog.com.br

Ampliação Guarulhos

O CTA há mais de dez anos vem formando e encaminhando profissionais para as principais companhias aéreas (GOL/TAM/AZUL), através do curso de AGENTE DE AEROPORTO.

18 e 19 anos, Japonesas lindas e legítimas. F: 96149-4252

Univer., 22 anos, c/local. www. vanessagoes.net 98284-5575

100. F: 2061-9400 -tim c/

SIDNEY PELLICCI MONTEIRO, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas do 1º Subdistrito da Comarca de Guarulhos, Estado de São Paulo; Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525, números I, III e IV do Código Civil Brasileiro e desejam se casar; Thiago de Jesus, profissão auxiliar de produção, estado civil solteiro, nascido em Guarulhos, Estado de São Paulo, no dia vinte e quatro de agosto de mil novecentos e oitenta e oito (24/08/1988), residente e domiciliado neste Subdistrito, filho de Aparecida Benedita de Jesus. Helena Aparecida Santana da Silva, profissão operadora de caixa, estado civil solteira, nascida em Guarulhos, Estado de São Paulo, no dia quatorze de janeiro de mil novecentos e noventa e um (14/01/1991), residente e domiciliada neste Subdistrito, filha de Cláudio Caetano da Silva e de Lidiana Marinho Santana da Silva. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste Serviço Registral e publicado na Imprensa local. Guarulhos, 26 de outubro de 2012.

Aeroporto

ANA GABRIELA

19

SAÚDE

EMPREGO

ACOMPANHE O SITE!

20 anos. Discreta, alto nível, p/ todas ocasiões. F: 99759-9922

SERVIÇOS

ARÔ

PONTO

ÁLBUM FOTO CAPA

MEURY GOIÂNA!

ARUMY E HIROMI

rísmo

TINAS

Fotos & Vídeos

PROCLAMAS

Universit. www.patypagani. flogbrasil.terra.com.br 981346048

VENDO NO MACEDO

préstimo e alu2839-8573 h/c

s modelos 12-4298

P/ 100 pessoas, c/ mesa, cadeira, e DJ. F: 2453-4438

LINDA LOIRA

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Serviços ABERTURA EMPRESA

Delivery - abrimos no local. Após entrevista CNPJ pode sair na hora. Você poderá colocar máquina de cartões e ter acesso a linha de créditos. Agendar: 2431-8072/ Nextel ID 960*4550

GUINCHO 24HS

Transporta moto, automoveis, vans e empilhadeiras. F: 24126609/ 2446-2654/ 998237769

TURISMO/ VIAGENS

Excursões c/ micro e vans. F: 2431-7803/ 99615-2424

Parcelas Carros e Caminhões Você esta com as parcelas em atraso, ou seu financiamento esta com juros altos. Trabalhamos com ação revisional para diminuir o valor das parcelas em ate 50%.

11 2267-0056 www.adassessoria.com.br

FIORINO ANO 97

transf. de divida, doc. ok., kit gás.Fs 2468-3503 ou 980548956

PNEUS MEIA VIDA

Nacionais, Pirelli, Firestone, Goodyear, carros, Pick ups e utilitários do aro 13 ao 17. Todas as medidas. Bom preço. F: 7724-1871/ 7724-5681

SANDERO STEPWAY

2011 compl. R$ 31 mil. 24888185/ 98318-6044 Valter/ Marlene

VD. GOL QUADRADO!

95! Doc. ok. tranf. grátis R$ 6 mil. 99880-0415 V/ 961360415 T

Base Salário R$ 1.500,00 à R$ 2.500,00, trabalha 6hs por dia, mais benefícios, mais plano de carreira, plano de saúde, 14º salário e muito mais...

Processo seletivo ao final do curso. São 5000 mil vagas para o Aeroporto de Guarulhos.

Maiores Informações:

Av. do Rio Pequeno, 302 2º andar - sl. 2 - Rio Pequeno São Paulo (11) 3714-9639 / 3714-9239 3714-9772 / 3714-9605 www.ctaaeroporto.com.br


20

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Folha metropolitana


Folha Metropolitana 29/10/2012