Page 1

lucas Dantas

Divulgação

Guarulhense disputa corrida Esporte

Pág. 10

Árvores dão frutos no Centro

o jornal de Guarulhos Sábado, 28 de novembro de 2015

www.facebook.com/jornalfolhametro

www.folhametro.com.br

Ano 43 Nº 13300

Cidade

Pág. 8 Distribuição Gratuita

Minha Casa, Minha Vida terá inscrições suspensas

Com o objetivo de viabilizar o processo de seleção para os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida em 2016, a Secretaria de Habitação da cidade deverá suspender, em data ainda não definida, as inscrições para o programa habitacional do governo federal. Pág. 4 beto martins

Polícia Militar apreende 580kg de maconha em Cumbica Pág. 6

lucas Dantas

Zona Azul - Prefeito vetou alterações feitas pelos vereadores no projeto que fez mudanças no sistema

Crime - Tabletes da droga estavam escondidos em baú de caminhão

Cotações

-2,7% 45.872

Bovespa

+2,28%

+2,17%

Dólar

Euro

3.82

4.05

Sebastião Almeida veta mudanças no sistema de estacionamento

14,25% R$ 788 Selic (ano)

Salário Mínimo

Pág. 8

Estamos dispostos ao diálogo, atendemos a todos que nos procuram”, Maria Inês Sofia, dirigente Guarulhos Norte


OPINIÃO

2

Sábado, 28 de novembro de 2015

EDITORIAL

RETRATO BETO MARTinS

Aos poucos, os homens se ligam naOsimportância do Novembro Azul primeiros números (ainda não oficiais) da campanha

Novembro Azul parecem ser animadores. Ano a ano os homens (a exemplo do que já acontece com as mulheres em relação ao câncer de mama) parecem se conscientizar de que o melhor caminho é mesmo procurar se prevenir e antecipar o tratamento do câncer de próstata. O homem, de uma forma geral, ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta. Mas a situação parece que, de forma gradativa, vai mudando. De acordo com dados do Ministério da Saúde são registrados mais de 50 mil casos por ano, com o número de Números iniciais parecem mortes ultrapassando os 12 ser bem favoráveis, mas mil registros. E não são só os só há uma forma de países em desenvolvimento vencer essa guerra: que registram alta rejeição: a conscientização os países desenvolvidos também apresentam este tipo de comportamento. Por esta razão foi criado na Austrália, o Novembro Azul, em 2003. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). O homem deve começar a se preocupar a partir dos 40 anos. Quanto mais cedo ele procurar o médico, mais estará se prevenindo contra a doença. Em valores absolutos é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O exame de próstata, chamado de toque retal, e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito no sangue, são de fundamental importância para a saúde do homem. Os exames preventivos são essenciais, pois quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura. Por isso mesmo, o mês de novembro está chegando ao final, mas a luta contra o câncer de próstata está apenas começando. E o maior passo para vencer essa batalha é mesmo a conscientização.

CNPJ: 44.193.423/0001-40

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr. Gerente de Marketing: Alberto Frazão Junior - junior.mkt@metronews.com.br Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Vicente de Aquino - vicente.red@metronews.com.br Editor-Executivo: Paulo Manso - paulo.red@folhametro.com.br Editores: Alexandre de Paulo - alexandre.red@metronews.com.br - Wellington Alves - walves.redacao@folhametro.com.br Chefe de Reportagem: Chico Junior - chico.junior@folhametro.com.br Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br Subeditor de Arte: Ricardo Leocadio - ricardoleocadio@metronews.com.br Diagramação: Mauro Dias dos Santos - Fotos: Lucas Dantas Redação: redacao@folhametro.com.br Gerente Comercial: Alceu dos Santos - alceu@folhametro.com.br Agências: Ramon Martins - ramon@metronews.com.br Comercial: comercial@folhametro.com.br Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: nadir.matos@folhametro.com.br Noticiário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de Jornais Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: FolhaGráfica Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.folhametro.com.br

Bicho - Capivara, mamífero do grupo de roedores das cotias, está cada vez mais presente nos centros urbanos

Ponto de Vista alfredo henrique é repórter da folha Metropolitana alfredohsgomes@gmail.com

Bola fora de um racista Gosto de ir a botecos para ver as figuras que os frequentam. Pessoalmente, não me envolvo nos debates, só ouço mesmo. É incrível que os caras falam exatamente sobre assuntos que, popularmente, não “deveriam” ser discutidos. Ou seja: futebol, política e religião. Quando não sabem o nome da pessoa, por exemplo, sabem

O homem afirmou que a chuva teria “lavado” o Dia da Consciência Negra o time para o qual torce e a partir disso o novo botequeiro é apelidado de corintiano, palmeirense e por aí vai. Eu não gosto de futebol, não acompanho e mesmo assim sou chamado de palmeirense – pois me viram uma vez ao lado de meu tio, que é torcedor do Verdão. Já escrevi aqui neste espaço sobre nós não sermos, para os outros, o que de fato somos (depende de cada um se importar ou não com isso). Sempre somos para

os outros muito diferentes do que de fato somos para nós mesmos. Onde quero chegar com isso? Na inutilidade de se debater assuntos com pessoas que não querem conversar, mas impor o que pensam. Opinião é opinião e para ser mudada é bem difícil. Ainda mais quando pautada pelo que nos foi vendido, desde a infância, como verdade. Voltando ao boteco. Fico pasmo com a paciência e dedicação que os caras falam sobre lances de futebol. Sobre se foi ou não pênalti etc. A coisa (o jogo) já foi. Mas ficam até a próxima partida discutindo o que poderia ter sido. Existem programas televisivos especializados nisso. A política e a religião “são mais simples”. No primeiro caso, todo mundo é vagabundo e ladrão, e no segundo, todos que não são cristãos devem queimar no inferno (simples assim). Recentemente, um desses debatedores se aproximou e disse “ainda bem que choveu hoje, pois a água vai limpar a consciência negra”. Disse que a opinião dele era preconceituosa. Ele nada me respondeu e, como se não me ouvisse, caminhou até uma rodinha onde cada um se empenhava em falar mais alto do que o outro. Sinceramente torci para que estivessem falando sobre futebol. Machado de Assis (1839-1908) afirmou que “palavra puxa palavra, (...) e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução”. Mas para isso, é importante saber ouvir.

AnOTE n A EDP, distribuidora

de energia elétrica, promove hoje feirão de negociação de débitos para os clientes da concessionária. A loja da Distribuidora no centro da cidade funcionará das 8h30 às 16h30 para atender os interessados em usufruir as facilidades de pagamento oferecidas pela empresa, ficar em dia com as contas e, ainda, ter maior controle sobre o consumo. Para realizar o acordo em um dos feirões, é necessário estar munido de documento com foto, CPF, comprovante de endereço e uma conta de luz com o número da Instalação. Durante o feirão da EDP, os clientes que estiverem com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizado poderão solicitar o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, que prevê descontos de até 65%, dependendo do consumo mensal da residência e da renda familiar. Para realizar o cadastro, os clientes deverão levar até a agência da EDP o Número de Identificação Social (NIS) – obtido nos CRAS, com validade; documento com foto; CPF; comprovante de endereço e uma conta de luz com o número da Instalação. Loja EDP, Rua Luiz Faccini, 416 – térreo.


Sรกbado, 28 de novembro de 2015

3


4

política

Sábado, 28 de novembro de 2015

Inscrições do Minha Casa, Minha Vida serão suspensas fim de viabilizar o processo de seleção para os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida para 2016, a Secretaria de Habitação deverá suspender, em data ainda não definida, as inscrições para o programa. A informação foi publicada no Diário Oficial de ontem. Para este ano, o governo pretendia entregar pelo menos 2,5 mil unidades, mas segundo o secretário de Habitação, Orlando Fantazzini (PT), não foi possível fazer a contemplação por conta de impasses com a Cetesb.

Arquivo / FM

eurico cruz - A

Governo pretende entregar mais de 5 mil casa até 2016

Moradia - Secretaria de Habitação ainda não tem data definida

“A Cetesb afirmou que não podemos despejar o esgoto na rede já existente que leva para o Rio Baquirivu. No entanto, a Prefeitura tem a autorização para utilizar essa rede até 2017”, disse o secretário durante audiência na Câmara.

Outro problema ressaltado pelo secretário na entrega dos apartamentos é a localização de parte dos contemplados. De acordo com o secretário, parte dos beneficiados deixa contatos que ficam inacessíveis e mudam de endereço sem atualizar o cadastro.

prefeito veta expansão de isenção do iptU O prefeito Sebastião Almeida (PT) decidiu vetar a lei proposta pelo vereador Alexandre Dentista (PSDC), que estenderia a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para todos os aposentados e pensionistas, independente da renda. O veto do Executivo foi publicado no Diário Oficial de ontem. Atualmente, a Prefeitura concede a isenção para aposentados e pensionistas que recebam até cinco salários mínimos por mês e tenham um único imóvel, desde que não possuam, comprovadamente, outro tipo de renda. Este benefício gera, atualmente, renúncia de mais de R$ 23 milhões aos cofres. O texto de Alexandre previa que o benefício fosse concedido independentemente de qualquer outra renda que eurico cruz -

a pessoa possua. Além disso, pelo projeto, se o aposentado tiver mais de um imóvel ele poderia escolher sobre qual deverá ter a gratuidade. Pessoas que pagam aluguel também poderiam obter a isenção. Na justificativa do veto, a Prefeitura argumentou que a iniciativa do vereador viola os princípios constitucionais da harmonia e independência entre os Poderes, uma vez que toda renúncia de receita só pode ser feita por lei do Executivo. Ainda assim, a Câmara pode tentar derrubar o veto, mas o prefeito pode ir à Justiça e alegar inconstitucionalidade.

Renúncia de IPTU é superior a R$ 23 milhões


Sábado, 28 de novembro de 2015 Beto Martins

Ofertas - Lojas de roupas fizeram promoções e atraíram clientes

Black Friday agita o calçadão por descontos Raphael pozzi - O fluxo de compras na Black Friday foi bom, de acordo com funcionários das lojas de roupas, games e eletrodomésticos do calçadão da Dom Pedro. Enquanto a reportagem esteve no local, diversos consumidores passavam de loja em loja procurando descontos. Elen Ramos, 27, era uma cliente em busca de bons preços. “Encontrei roupas e acabei comprando”, disse. Maria Aparecida de Jesus também aproveitou para re-

novar o guarda-roupa. “Consegui encontrar promoções.” A Folha Metropolitana obteve, com exclusividade, os artigos de moda mais acessados no Zoom, site comparador de preços e produtos. Todos os 10 produtos mais procurados nesta categoria, até as 16h de ontem, foram tênis. Isso pode ser explicado pela grande oferta: no quesito maior desconto, havia duas mochilas, um óculos e sete tênis até o mesmo horário.

O que pode e o que não pode levar na Fuvest Nathália BeRgocce - Amanhã acontece a 1° fase da Fuvest. A prova conta com 90 questões de múltipla escolha, com conteúdo do ensino médio. Este ano os portões abrem às 12h30 (horário de Brasília). A lista de aprovados para a 2º fase será divulgada no dia 22 de dezembro. A Fuvest é uma dos vestibulares mais importantes do País e mais de 140 mil estudantes reali-

O que pode - Lapiseira ou Lápis n°2 - Borracha - alimentos leves - apontador - régua - Compasso

zarão o exame em 2015. O teste tem duração de 5 horas e os alunos poderão sair do local após as 16h. Por volta das 19h30, a Fuvest libera o gabarito oficial. Quem vai realizar a prova deve ficar atento aos detalhes que podem ser eliminatórios. Preparamos uma lista do que pode ser levado e o que não pode ir à sala de prova.

O que não pode - Celular - Qualquer equipamento eletrônico - Canetas diferentes das recomendas - Materiais impressos e anotações - Chapéu, gorros e boné - Fones de ouvido

5


6

polícia

Sábado, 28 de novembro de 2015

PM apreende 580 kg de maconha em Cumbica Policiais do 44º Batalhão da Polícia Militar (BPM) apreenderam ontem, em Cumbica, por volta das 8h, 580 kg de maconha, que seria levada para Juiz de Fora (MG). A droga foi encontrada dentro um caminhão na Rua Simão Pereira. O motorista, Nilson Cezar Thibes, foi preso. O Boletim de Ocorrência foi registrado no 8º Distrito Policial. A PM informou que recebeu denúncia da Polícia do Estado do Paraná, que um caminhão da marca Mercedes Benz, cor vermelha, estaria Rômulo magalhães -

580 kg de maconha escondidos no baú do caminhão

nas proximidades de Cumbica transportando grande quantidade de entorpecentes. Diante das informações, começou a patrulha pela região de Cumbica; em seguida abordaram o veículo denunciado na Rua Simão Pereira. No baú encontraram, entre colchões, parte da droga embalada em lona, e outra em caixas de panela de pressão. Questionado, o condutor do veículo disse aos policiais que ganharia R$ 15 mil pelo transporte dos entorpecentes de Cascavel (PR) até Minas Gerais. Ainda informou que já havia entregado cerca de 100 kg na Avenida Santos Dumont para uma pessoa que ocupava um carro peugeot prata. O acusado foi levado para a carceragem do 1º Distrito Policial. O caminhão, a carga de colchões, celulares e dinheiro também foram apreendidos.

Lucas Dantas

Meia tonelada - Droga foi encontrada dentro um caminhão, na Rua Simão Pereira; destino era Juiz de Fora (MG)

Três são presos por furto de empresa na Cidade Satélite Rômulo magalhães - Três

funcionários de uma empresa de metais da Cidade Industrial Satélite (Região Cumbica) foram presos ontem, acusados de furtar lingotes de metal da companhia. Um quarto homem também foi detido por atuar como receptador

das peças furtadas. Um dos investigadores do 8º DP, responsável pela prisão, contou que um dos acusados, Luciano da Silva Nunes, 37, foi pego em flagrante com algumas peças na mochila. Na empresa, prenderam Ednaldo Alves Garrido,

Lucas Dantas

32, responsável pela liberação dos trabalhadores que furtavam a firma. O outro acusado, Eduardo Eugênio da Silva, 34, foi detido em casa, onde guardava os materiais. A polícia ainda foi atrás do receptador, Francisco de Anchieta, 72, que tem uma serralheria no bairro Ponte Alta (Região Bonsucesso) e comprava as peças de metais dos furtadores. O responsável pela empresa furtada disse que cada peça vale em média R$ 12. Os homens já haviam furtado centenas de peças.

criança com Síndrome de Down é abandonada Rômulo magalhães - Uma criança de 11 anos, portadora da Síndrome de Down, foi abandonada pela mãe na Vila Moreira (Região Centro). De acordo com o Conselho Tutelar de Guarulhos, o menino foi achado ontem pela vizinha em casa, na Rua Brígida Barbosa, 24, após ficar dois dias sozinho. A Folha Metropolitana

foi até o endereço onde a criança foi encontrada. A vizinha não quis passar informações à reportagem, mas confirmou que no local mora uma mulher com o filho. Depois de buscar a criança, o Conselho Tutelar encaminhou o menor a um abrigo na cidade. O Boletim de Ocorrência foi registrado no 5º Distrito Policial. Lucas Dantas

Um deles foi pego em flagrante com peças na mochila Prisão - Um dos suspeitos é conduzido por policiais ao 8º Distrito Policial

V. Moreira - Menino foi encontrado por vizinha na Rua Brígida Barbosa


educação

Sábado, 28 de novembro de 2015

7

ocupação de escolas completa dez dias diálogo está aberto. “Estamos dispostos ao diálogo, atendemos a todos que nos procuram. Estamos indo nas escolas e queremos ouvir uma contraproposta para poder fazer melhorias. O que não pode acontecer é só um lado ser ouvido”, disse. As escolas que entraram em greve estão sendo consideradas como em recesso. Os professores devem receber os salários apenas para os dias trabalhados e depois na reposição de aulas. “Eu espero que isso se resolva o mais rápido possível. Aguardamos que saia um posicionamento segunda-feira e com isso mudaremos o calendário para repor essas aulas”, disse Maria Inêz. A reportagem saiu às ruas para ouvir a opinião da população sobre os protestos e as ocupações.

nem todos são a favor dos protestos fotos: lucas dantas

Nathália Bergocce - Amanhã completa 10 dias do início do movimento de ocupação das escolas do Estado contra a proposta de reorganização do governo, denominada Ciclo Único. Desde quinta-feira, 19, Guarulhos aderiu aos protestos e atualmente cinco instituições de ensino estão ocupadas; são elas: Conselheiro Crispiano (Centro), Alayde Maria Vicente (Pimentas), Alice Chuery (São Jorge), Ilia Zilda Inocente Branco (Lavras) e a Deputado José Storópoli (Jardim Santa Terezinha). Ontem foi o último dia para rematrículas e também para que pais tentassem realizar transferências de seus filhos de unidades. A dirigente regional Guarulhos Norte, Maria Inês Molina Sofia, afirmou que as dúvidas estão sendo esclarecidas e que o

“Acho que se vai prejudicar é melhor os alunos tomarem uma atitude”

“Eu não acho certo, mas acho necessário. Os alunos tem que chamar a atenção”

“Não sei se vai dar certo, mas precisamos protestar. Mudanças vão nos prejudicar”

Maxlone ajudante geral

thiago estudante guarulhense

daniele Melo de souza estudante de colégio ocupado em arujá

“Acho que tem jeito melhor de resolver isso. Os protestos são muito agressivos” Cleide apareCida BarBosa Mãe de estudante

“Protestar é um direito, mas isso só está prejudicando os professores e alunos” Vitoria BarBosa estudante guarulhense

As escolas que entraram em greve estão sendo consideradas como em recesso


8

cidade

Sábado, 28 de novembro de 2015

Árvores frutíferas nascem no Centro de Guarulhos Em meio à correria do dia a dia, nem notamos árvores frutíferas nascendo em pleno Centro de Guarulhos. Quem passa pela Rua Silvio Maia pode conferir um cajueiro e um mamoeiro. As árvores prometem dar muitos frutos até dezembro; por enquanto, alguns sinais já aparecem. Uma casa com um quintal grande, cheia de plantas e flores. É assim a casa de Leonor Cassiano, 78. As árvores ficam na frente da casa da senhora, que conta que nunca plantou nada. “Há 5 anos eu joguei

lucas dantas

Nathália Bergocce -

Moradoras têm planos de plantar figo e pitanga

Mamoeiros - Maria diz que ela e a mãe tiveram de doar alguns pés

umas castanhas na terra e nasceu o cajueiro. Eu acho ótimo, as frutas são bem docinhas, além disso, são muito bonitas essas árvores; gosto de tê-las na frente de casa”, disse. A filha de Leonor, Maria da Mercês, contou orgulhosa sobre sua dedicação com as

árvores. “Para não ter riscos de doenças eu passo sulfato de cobre no troco, isso ajuda muito nos cuidados da árvore”, disse. Maria ainda comentou que elas não se importam se pegarem as frutas para comer. “Desde que não desperdicem”, enfatizou.

almeida veta alterações da câmara na Zona azul O prefeito Sebastião Almeida (PT) vetou alterações feitas pelos vereadores no projeto de lei que fez mudanças no sistema de Zona Azul da cidade para estacionamento de carros, conforme publicado ontem no Diário Oficial. Uma das medidas, de autoria do vereador Alexandre Dentista (PSDC), previa a isenção do pagamento da taxa para idosos e deficientes e foi barrada porque o governo entende que não deve haver tal benefício porque o sistema já conta com vagas demarcadas, com prioridade de localização, conforme define resolução do Denatran. A isenção do pagamento se restringe apenas para veículos oficiais do Poder Público e do Judiciário. As outras emendas foram feitas pelo vereador Gilvan Passos (PSDB).

eurico cruz -

A única que não sofreu o impedimento do prefeito permite ao motorista manter seu carro estacionado por mais de duas horas no local, desde que revalide com um novo ticket. Sobre a questão da venda de boletos para preenchimento pelo próprio dono do veículo, a Prefeitura alegou que já há a disponibilidade de diversos meios para aquisição do comprovante de direito de estadia na Zona Azul, sob argumento de que novos boletos aumentariam o risco falsificação e dificultariam a fiscalização.

Quatro emendas de vereadores foram vetadas

divulgação

pinta novidade no outback Cardápio recebeu três novas opções de hambúrgueres: Alice Fingers, Ned Kelly Cheddar e Dinky Burger. Há também agora mais três molhos para costela suína.


variedades

Sábado, 28 de novembro de 2015

Fim de semana tem virada Cultural espaço Novo Mundo Acontece hoje e amanhã, a partir das 14h, a 2ª Virada Cultural Espaço Novo Mundo, à Av. Salgado Filho, 1453 - Bosque Maia (dentro da

da Redação –

livraria Nobel). Os organizadores convidam o público em geral a participar desta grande celebração cultural na cidade. Serão 24 horas com muita mú-

sica, bate-papo, poemas, poesia, palestras, oficinas, concerto, documentários e contação de histórias. Confira parte da programação:

Programação 14h - Suíte Poética e Musical – Cesar, André Mola e Bião Poesia e Música são artes irmãs. A palavra poética, assim como a música, precisa de ritmo, melodia, arranjo, harmonia... Elementos que melhor se evidenciam quando a palavra é entoada. A música, por sua vez, precisa da palavra poética para se fazer canção. César, André e Bião buscam unir, em sua performance, essas duas linguagens no palco. 14h40 - Poesia Literatura / Exposição de pintura - Mônica Chagas. 15h - RAP - Jaimes-C Militante da cultura hip hop desde 1997, educador popular, oficineiro, palestrante e MC, natural da cidade de Guarulhos SP 15h - Grafite ao vivo - Antonio Gessildo Alves da Costa 15h40 - História da Maquiagem - Rosana 16h - Música e Poesia - “Microfone Aberto” - Noites Autorais 17h - Poetizando Histórias e Caribe - Júlio e Débora D’Zambê Julio e Débora D’Zambê Cantam e Contam Histórias em ritmo Blues, Salsa, Reggae, rock e outros ritmos. O encantamento das histórias, das músicas e das brincadeiras infantis. 17h40 - Poesia Literatura 18h – Workshop de Improvisação - Armando Leite Como muita música feita pelo seu quarteto, Armando Leite trará nesse workshop uma introdução ao mundo da improvisação melódica sob o olhar do Jazz. Conceitos básicos, dicas e exemplos farão o público presente entender o processo de criação e desenvolvimento da melodia. 18h40 – O Músico e a Bailarina - Paulo Assis e Arlene Ramos Musicas de Jobim, Erick Satie, poemas de Cora Coralina e Alexandre Machado com coreografias de Arlene Ramos. 19h – Show Chegança -Vinicius Medrado e Amanda Ribeiro Um espetáculo alegre e delicado em que Vinicius Medrado e Amanda Ribeiro dão vida à suas composições fazendo uso de variados instrumentos como harpa, violino, tambores, flauta transversal, pandeiro, efeitos e arranjos vocais. As composições e arranjos têm influência da Cultu-

HOrÓscOpO

ra Popular Brasileira e Latin Americana com a qual os dois artistas tiveram contato por meio de suas pesquisas e viagens. Nesse show autoral lendas e causos inspiram belas letras e melodias. 19h40 – Demonstração de Aikido – Walter Martinez e Rodrigo Bacarin Descrição: Vamos fazer uma demonstração das técnicas usadas na arte do Aikido e o uso da energia vital (ki). Trata-se de uma arte marcial que qualquer pessoa pode praticar e não exige o uso da força. 20h20 - Poesia Literatura 21h - Violão - Suíte Encontros - José Ricardo Suíte Encontros Título do primeiro álbum solo do violonista e compositor José Ricardo de Música Brasileira Instrumental lançado em 2014. O atual músico e professor de música radicado em Guarulhos explora neste trabalho suas raízes culturais nordestinas, o Baião, o Maracatu, etc. E se utiliza pra isso sua sólida formação em música erudita pelo Conservatório Municipal de Guarulhos (1997-2005), Universidade Cruzeiro do Sul (2005-2007) e Escola Municipal de Música de São Paulo (2009-2012), aliada ao seu espírito inventivo, o gosto pelo improviso e a busca pela criação de sua própria identidade na forma de compor. www.guarumusic.com.br/josericarosilva twitter. com/#%21/ricardoviolaosp 21h40 - Poesia Literatura 22h - O Observador - Marcelo Lambert Conheça as expedições do Observador em www. portalobservador.com.br 22h40 - Poesia (Tríade) - Dissertando no Balcão A Tríade é composta de forma orgânica, incidental ao ambiente a ser apresentada. Três Poemas e três poetas, (previamente selecionados pelo grupo) preenchem a atmosfera da curta peça. Sempre acompanhada de “camas musicais”, criadas de forma exclusiva e contínua à interpretação. 23h00 - Banda Inter-religiosa - Soul da Paz SOUL DA PAZ é a primeira banda multirreligiosa e intercultural do mundo. Tem por objetivo divulgar a cultura de paz, o diálogo inter-religioso e a liberdade religiosa em nossa sociedade, unindo as pessoas através da música. É formada por integrantes de diferentes credos,

omaR caRdoso Filho |

ÁRIES: Muita disposição, otimismo e compreensão com os outros. Assim estará você neste dia que tem tudo para ser muito bom. Mas evite 21 MAR. 20 ABR. estragar tudo isso por causa do ciúme e do orgulho.

sendo vários deles sacerdotes atuantes em suas respectivas comunidades religiosas. Os membros da banda sempre se apresentam trajados com as roupas religiosas tradicionais de suas respectivas crenças. Nossas músicas são todas de autoria própria, nos mais diversos estilos musicais (Rock, Rap, Blues, MPB, Reggae, etc.), tratam de assuntos que formam as bases de todas as crenças religiosas, tais como a fraternidade, tolerância, respeito, amor ao próximo, etc., além de homenagearem todas as formas de culto ao sagrado e disseminar o respeito pelo ateísmo e agnosticismo. Apesar de estarmos desenvolvendo um trabalho conjunto tanto musical como que pela cultura de paz, nossa proposta NÃO é promover o sincretismo religioso. Todos os integrantes da banda trabalham juntos, cooperativamente, contudo, cada um cultiva separadamente sua própria religiosidade. Nós respeitamos as pessoas que gostam e praticam o sincretismo, mas não é essa a ideia de nossa banda. Não realizamos nenhum tipo de cerimônia ou ritual religioso em comum, não buscamos fundir as religiões, mas, sim, promover que o ideal da coexistência pacífica entre as diferentes religiões é possível. 23h40 - Poesia Literatura 00h - Show Musical (Outros Cantos) - Grupo Caravançará O Grupo Caravançará alia diferentes linguagens em sua sonoridade, passando pelo acústico, pelo elétrico e o eletrônico, pelo erudito e o popular, para compor uma música brasileira tão plural quanto a sua própria cultura. 00h40 - Poesia Literatura 1h - Transcendência e Espiritualidade - Samuel Oliveira e Thiago Abramson Espiritualidade e Transcendência Vivemos tempos que nos sentimos incapacitados de entender e compreender o que ocorre a nossa volta, seja no âmbito econômico, político ou religioso. 01h40 - Curta Cinema Fantástico (Vérmibus) Rubens Mello 2h - Show Musical (Prólogo) - Lucas Golinelli Canções que transitam entre o universo romântico e a atmosfera existencialista, com seu texto simples e sua métrica contundente.

www.omarcardoso.com.br

23 SET. 22 OUT.

LIBRA: A sua preocupação maior continuará, ainda hoje, procurar alguém que realmente entenda você em todos os sentidos. Êxito em jogos, sorteios e harmonia no setor romântico.

23 OUT. 21 NOV.

ESCORPIÃO: Os negócios que tem em vista, poderão ser realizados com vantajosos lucros. Hoje as transações estarão em evidência. Dia melhor para os assuntos familiares e o romance.

22 NOV. 21 dEz.

SAGITÁRIO: Você também estará mais interessado pelo ocultismo ou experiências intelectuais. Dia em que enfrentará algumas oposições e dificuldades impostas por parentes.

22 dEz. 20 jAN.

CAPRICÓRNIO: Ótimo dia para tratar com pessoas de alta posição, com políticos e personalidades governamentais e administrativas. Lucrará nos negócios e no comércio. AQUÁRIO: Dia em que poderá obter os resultados pretendidos em seu campo profissional, devido ao bom fluxo de Vênus. Pode, também, iniciar negócios, e tratar de assuntos pessoais.

21 ABR. 20 MAI.

TOURO: Algumas perturbações passageiras em relação aos filhos estão previstas hoje. Haja com calma e autoconfiança, que tudo tende a dar certo. Melhora da saúde e das chances gerais.

21 MAI. 20 jUN.

GÊMEOS: Os excessos de prazer, estimulantes de trabalhos que requeiram grande concentração e capacidade mental, não serão de todo favoráveis hoje. Popularidade em evidência.

21 jUN. 21 jUL.

CÂNCER: Êxito nos trabalhos que necessitem de muita responsabilidade e perícia, nos negócios iniciados anteriormente e na vida pública de um modo geral. Ótimo para decorar o lar.

22 jUL. 22 AGO.

LEÃO: Boas indicações de esperanças que se concretizarão num futuro próximo. Hoje ou amanhã, você estará favorecido, que diz respeito a projetos pessoais. Início de um bom período.

21 jAN. 19 fEV.

23 AGO. 22 SET.

VIRGEM: Dia dos mais afortunados para os negócios, para o trabalho, a prosperidade financeira e social. Poderá lucrar, também pela ciência, educação e viagens. Evite brigas.

PEIXES: Seu forte magnetismo pessoal hoje deverá atrair a simpatia alheia, o que lhe trará muitos benefícios. Novas e duradouras amizades 20 fEV. também estão previstas. Êxito em trabalhos. 20 MAR.

palavras cruzadas diretas www.coquetel.com.br

Revistas coquetel 2014

9


10

Sábado, 28 de novembro de 2015

Raphael pozzi - O atleta guarulhense Edicarlos Rodrigues disputa hoje a final do circuito Kseries de corrida de montanha. A partir das 9h, Edicarlos participa da prova de 10 km na Fazenda Guaxindúva. No ano passado, o guarulhense já correu a prova. “Cheguei em terceiro, mas estava cansado por conta de um circuito na Argentina”, disse. Em 2015, ele não viajou para chegar in-

teiro à prova de hoje. Um dos problemas que Edicarlos enfrenta é a falta de patrocínio. “Consegui nutricionista para o ano que vem, então poderei correr melhor, com alimentação balanceada”, afirmou. Ele treina no Bosque Maia às segundas, quartas e sextas-feiras, com a EBR Sports. Outros dois atletas da equipe correm hoje, Nivaldo e Sheila.

CLASSIFICADOS BALCONISTA

De auto peças c/ prática. De 21 a 35 anos. Masc. F: 2951-8888 c/ Eduardo

EMPREGOS Contrata

Panificadora ADMITE - SE Cozinheira Pizzaiolo Copeiro Confeiteiro

ENVIAR CV C/ FOTO P/:

panificadorabarao cecap@uol.com.br

PRECISA-SE DOMÉSTICA

p/ dormir, não fumante p/ trabalhar c/ senhora idosa c/ bolsa de colostomia, folga fim de semana. F: 2087-2262

REV. SEMI-JOIAS

Em consig, comissão até 50% você escolhe. 2408-7503.

TRABALHE EM CASA

C/ produçao de mala direta v. correio ganhe R$ 1.200,00 de ajd de custo neste final de ano ! www.globalsk.com.br, 2626-1685

VENDEDORA

C/ exp em embalagens plasticas, lonas, filmes, fitas adesivas 2085-6376 cv p/ vendas@saojudasembalagens.com.br

OU PESSOALMENTE NA LOJA:

R: Aragoiania, 299

Ofereço-me DIARISTA

Ou faxineira. F: 95893-5084 T / 96854-4954 C. Falar c/Lurdes

CASA JD. PAULISTA

coz, 1 wc. R$ 550,00- Ref 4031 F: 2414 0001

CASA TRANQUILIDADE

1 dorms,sal,coz,wc. R$ 680,00. Ref: 4038 - F: 2414 0001

ILHA MADEIRA

4 dorms, 2 suíte, mobiliado, 3 vgs 2422-5666

OFFICE TOWER

Só R$ 1.450,00 + cond. sala coml. c/ 52m² c/ sacada, 8º andar, centro,1vg, prédio novo, completo, centro c Dr. Wilson 98225-2211/ 2088-4141

A expectativa de Edicarlos é vencer o circuito. “Ano passado, fechei com 1h01. Para vencer, tem que fazer em menos de 59 minutos. Essa é a minha meta”, disse. Segundo ele, o percurco é complicado, mas a preparação foi boa. “Tenho grandes possibilidades de conseguir o primeiro lugar.” O atleta quer, em 2016, correr 21 km. “O foco é chegar, ainda no ano que vem, a 50km”, afirmou.

TAPERA GRANDE

6.500M² ot.local 55 mil a/c auto F.96314-2035

VENDO SITIO

Em Sta. Isabel Casa, piscina $ 280mil ac.auto F:99764-9445

Temporada SITIO SANTA ISABEL

Chalés, piscina, churrasqueiras, C.Futebol, F:4656-2123 www.Sitioveraovivo.com.br

Vende-se

Itapegica Rua Barão de Rio Branco, 1.400 m² de área construída em 2 pav. Valor locação R$ 12.000,00 Venda R$ 1.800.000,00 F: 2447.0955

ADMITE-SE

Expedidor e aux. expedição. Masc. Região: Pq Novo Mundo. C/exper. F: 2480-0808

AJUDANTE GERAL

Masculino, c/CNH. Cv p/email: selecao.adm@terra.com.br

ATENDENTE

Para balcão e mesa pizzaria em Gopouva c/ exp. tratar F: 24633811 Horário comercial

Sitios & Chácaras CHAC. REPRESA NAZARÉ

APTO CENTRO 2 DORMS

CHÁCARA ESTIVA

APTO PICANÇO

2 dorms, 1 vg, R$ 750 (3meses) e após R$ 800 + cond. F: 97373-8685

CASA JD RENATO MAIA

Prox.ao bosque p/ fins comerciais, 4 sls 1 wc, 3 vg. Autos Rua planaltina esquina c/ Rua 4 de setembro. R$ 1.600,00 mensais. F: 2447.0955

12.700 m², 5 com., pomar, bosque, 160 km S.P, Rod. F.Dias. R$ 280 mil. Aceita casa ou 100 X R$ 2.364,00. F: 33318981 / 96215-6802

GUARAREMA

casa campo, quero 45 mil,divido em 3x, o resto divido de 240 prestações de 1.000,00 ou a vista 140 mil. Òtimo cond. de chacaras, c/ ruas asfaltadas, terreno plano c/ riacho cristalino nos fundos, troco p/ carro, escritura e IPTU OK. D: 4695-4642 Cristina. Não aceito corretor.

VENDO PIZZARIA

Excelente Pizzaria. Bairro Macedo, Clientela formada, forno a gás de esteira dupla, ac.carro F:94742-4070

Jd. Santa Lidia, 5 x25 R$ 140 mil F: 9 6675-8387/ 43724818

VL AUGUSTA NOVO

3 Dorms, sacada grill, cz. c/ arm./ dorm/ wc empreg. 72m², 1vg, $230 mil, facilito + saldo dir. constr. ou banco 94701-4781(visite hje)

CARLA LOIRA

Festas FANTASIAS

Em Guarulhos, loc. e venda artigos p/festa e etc. Loc. tombo legal, c.elástica, p. bolas, barracas, palhaça e outros. Av. Mont. Lobato, 410 - Box 66. Centro. F: 4274-0148 / 997016128

REVOLUCAO FESTA

SERVIÇOS Cursos

C. elást., p. bolinha, p. pula, barraq., tombo legal, 34353726

Dinheiro APTO (URGENTE)

Gopouva Reformado 2 dorms, Elevador, Lazer c/ Quadra só R$ 128.500 Quitado (doc.ok) Ac. carro F: 2814-9601 / 968693850 WhatsApp

APTO CARREFOUR

2 dorms, sacada, 1vg, lazer R$ 160 mil F 99393-1107 whats

APTO DUPLEX

Ed. Hilal e Jabbbour, Macedo 111m², 2vgs + cobert, R$ 460 mil F: 98418-6890/ 7769-8577

APTO M. SOL

2 dorms, + dep., 1 vg, R$ 75 mil de entr. + 40 parc. R$ 1.000, tratar F: 2937-0004

APTO PADRE BENTO

R$ 130 mil + 4 anos de R$ 260,00 F: 96958-8895

CASA P/ RENDA

Terreno 420 m², 7 casas , 1 salão prox. ao Mercado Lopes. Tranquilidade.R$ 330 Mil F: 9 9471-7328

COND ALEGRIA 115Mº

4 dorms, 1 suite, 2 vg, sacada gourmet, piso porcelanato,sanca de gesso, lavabo, 4wc,pronto p/ morar. R$580 mil F: 971649190/2086-8931

Massagem c/ finalização, local discreto F: 9 6521-4580

LUDMILA MASSAGEM C/ finalização, Loira Sensual. F: 98504-9329/ 99139-2199

MARY MASSAGEM

Relaxante, mix estimulante. Atend. alto nível 97169-0834

MORANGO

E amigas. Rua Cuevas, nº18; F: 2087-2091 at. das 9h as 21h

Serviços Relax

A BIG CAMPEÃ

Limpe seu nome .Negociamos sua divida em ate 48x, cheques devolvidos c/ ou s/ cheques, protestos, SPC/ Serasa. F: 29819051/ 98505-7160 whats.

URGENTE!

30 ANOS TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO.

VOCÊ PODE FAZER

22 à 55m, wc e lavabo, próximo ao centro 2422-5666

VENDO/ALUGO GALPÃO

Paraventi, otimo movimento,bom para familia. F 2408-6411

TERRENO

SALA COMERCIAL

mobiliado no Centro. F: 24081284/ 99982-8693. Lindo c/ armários, coz. plan. ampla sl, 01 vg, prox. conselheiro R$ 750,00 + cond. e IPTU c/ Dr. Wilson 982252211/ 2088-4141

2 dorms, quintal, 2vg R$ 370 mil aceito apto e financ. .F 99393-1107 whats

NEGÓCIOS

Combatendo a crise, sala coml. centro. R$ 380,00 c/ 1 mes de carencia. F.9 9901-6804

Terreno 1000 m². Entrada R$ 10.000, + 60x R$ 900,00. Chácara c/ casa, preço a combinar. 2231-0777/ 99935-6619

APTO 2 DORMS

SOBRADO VL AUGUSTA

VD . MERCEARIA

SUPLETIVO

SALA COMERCIAL

Aluga-se Quarto para rapazes, c/ garagem . F: 2304-6721

P/renda, 2dorms + salão, gar. 3vg, quintal, R$400 mil, ac apto 98312-6302 whats/ 2304-5801

Rua Bras Cubas , 364, F: 2408 - 4881

150M2;1 wc, otimo p/escritorio. R$ 1.300,00 . Cod 1022

ALUGA-SE

JD TESTAI 2 SOBRADOS

RES/ COMERCIAL

SALA COMERCIAL

IMÓVEIS

Disputa - Edicarlos Rodrigues disputa hoje a final do circuito Kseries

TUDO AQUI - Anuncie 2475-7810

PQ RESIDENCE

3 Dorms, entr. priv. Shopping Maia, (suite c/ sacada), demais dep. 02 vgs, lazer completo, 6ºa. R$ 1.600,00 + cond. c/ Dr. Wilson 98225-2211/ 20884141

SER

divulgação

Atleta de Guarulhos corre circuito de montanhas

VEÍCULOS

FACULDADE E CONCURSO

FIADOR E LOCATÁRIO

Elaboro comprov. renda p/ empr. e locação. 4116-4973

Esoterismo D. NATÁLIA

Consultas através de búzios e tarô. Faz e desfaz todo tipo de trabalho. Faz amarração p/o amor. Há mais de 50 anos de exper. Consulta 5 kg alimento não perecível. Tel. 42151951/96066-4285

VIDENTE ZILDA

Joga-se búzios e tarô, traz a pessoa amada em pouco tempo. Faz e desfaz q. tipo de trabalho. F: (11) 3428-0347

Oportunidades CAMINHÃO VUC

Iveco, vertis, 2012 bau refrigerado, com serviço na aurora alimentos. Tratar c/ Cleber F:7855-5726

PASSO PONTO

Estacionamento Centro, L. L $ 5 mil F: 9 5413-1433

ALEX MASSAGEM

SÃO PAULO – (MT TATUAPÉ) RUA TUITI, 2.013 - LOJA 5 TÉRREIO. F: 11-2092-2204 OSASCO – RUA PRIMITIVA VIANCO, 145. SALA 201 - CENTRO (PROX. AO TERMINAL) F: 11-3683-1206 TABOÃO DA SERRA – RUA JOSÉ MACIEL, 150, SALA 2 - CENTRO (PROX. A RÉGIS BITENCOURT). F:11-4787-4522

www.supletivoseguro.com.br Esoterismo YLE IEMANJÁ

Estais sem solução? No amor, financeiro ou saúde? Temos a solução! Atendemos pessoalmente ou por tel. F: 56727317

Ativa, beijo grego, local disc. $ 150. F: 94968-9077

ARUMY R$ 2.100,00 Japonesa Legítima 20a. Linda, universit. c/ foto no whatsup. F: 94120-2990 whats/ 970411793

BAMBU´S BAR Sob Nova Direção. As 30 + quentes garotas de Guarulhos, lindas, s/ frescura, realizam suas fantasias!!! Venha conferir!! Av. Otavio Braga 305 ao lado do posto BR, F: 34286896

BELLAS BAR Lindas, gostosas, liberais e sem frescura. Venha se divertir!! Rua Fernando de Noronha 166. F: 2484-4091

BRUNA LOIRA Universitária, Seios fartos. Carinhosa e liberal + 15 amigas. Av. Otávio Braga de Mesquita, 29 em frente ao Atacadão. F: 2279-3818

Carros BMW X3 2009

Completa, preta, ótimo estado, blindada, R$ 46 mil F: 2085-0939/ 7769-8577

A


Sábado, 28 de novembro de 2015

SERVIÇOS

series

CURSOS

PUBLICIDADE LEGAL

S U P L E T IV O

2478

as

1º E 2º GRAU

Promoção para julho ção . mo l CURSO PREPARATÓRIO Pro rdíve pe e m i u PARA EXAMES DE SUPLETIVO Lig fira AULA UMA VEZ POR SEMANA e con CURSO EM 2 MESES CERTIFICADO VÁLIDO PARA FACULDADES CONCURSO PÚBLICO E EMPRESAS 15 ANOS DE TRADIÇÃO

zação, local 4580

SSAGEM

Sensual. F: 9-2199

GEM

stimulante. 7169-0834

as, nº18; F: 9h as 21h

MATRÍCULAS

ABERTAS

os

www.novaerasupletivos.com.br

Ã

Negociamos 8x, cheques s/ cheques, asa. F: 2981whats.

Centro Taboão

LOS

s

9

ótimo es$ 46 mil F: 8577

4965-2774

R. Pres. Prudente, 238

4966-0808

R. Maria Elisa, 35 - Sobreloja

AUTOS

11

Cursos & Supletivos

EDITAL DE CITAÇÃO – PRAZO DE 30 DIAS PROCESSO N° 1004202-25.2014.8.26.0224. O (A) Doutor (a) BEATRIZ DE SOUZA CABEZAS, MM. Juiz (a) de Direito Titular da 4ª. Vara Cível da comarca de Guarulhos, do estado de são Paulo, na forma da lei, etc. FAZ SABER ao ESPÓLIO DE PAULO COCHRANE SUPLICY representado por seus eventuais Herdeiros, ESPÓLIO DE FILOMENA MATARAZZO SUPLICY representada por seus eventuais Herdeiros e ESPÓLIO DE WAGIH RAHAL representado por seus eventuais Herdeiros, qualificações desconhecidas e incertas e domiciliados em lugares incertos e não sabidos, que DANIEL MELO DA SILVA, ajuizou ação de adjudicação Compulsória, objetivando o registro da averbação do instrumento de cessão e transferência de direitos de venda e compra do imóvel, celebrado em 21.02.1974, entre ANTONIO GUISELINI e sua mulher PEDRINA FULANE GUISELINI, ambos falecidos, imóvel consistente de parte do lote n° 07, da quadra 38, com a área de 125,00 m² e frente para Rua Ronaldo, situado em Guarulhos/ SP, no local denominado Jardim Santa Mena, que diz ter origem na transcrição n° 38.909, do 12° Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de São Paulo, medindo 5,00 m de frente para Rua Ronaldo, por 25,00 m de ambos os lados, da frente aos fundos, e nos fundos com a mesma largura da frente, isto é, 5,00 m, encerrando a área total de 125,00 m², confrontando pela frente com aquela via pública, doa lado direito de quem da rua olha o terreno de lote n. 08, do lado esquerdo com remanescente do lote n. 07, e nos fundos com quem de direito; instrumento averbado no livro Especial de n° 8 – D de inscrição de loteamento, às fls. 538, à margem da inscrição n.69 feita em 29/01/1958 no 12° Cartório de Registro de Imóveis da Capital- SP. Sendo os requeridos espólio representados por seus eventuais herdeiros, que são desconhecidos e incertos, bem como, residentes e domiciliados em lugares incertos e não sabidos, foi determinada a sua CITAÇÃO, por EDITAL, para os atos e termos da ação proposta e para que, no prazo de 15 (quinze) dias, que fluirá após o decurso do prazo do presente edital, apresentem resposta. Não sendo contestada a ação, presumir-se-ão aceitos, pelos requeridos, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor. Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei, sendo este Fórum Guarulhos l, localizado na Rua José Maurício, 103, 2° andar, sala 215 (4ª Vara Cível de Guarulhos), centro, CEP 07011-060, Fone: (11) 2408-8122-241, Guarulhos- SP, 09 de setembro de 2015. Beatriz cabezas – Juíza de Direito


12

Sรกbado, 28 de novembro de 2015

Folha Metropolitana 28/11/2015  

Folha Metropolitana - o jornal de Guarulhos