Page 1

Sergio AndrAde / A2img

Câmara Municipal promove hoje debate entre candidatos à Prefeitura

‘Vamos gerar empregos’ Entrevista

Pág. 4

o jornal de Guarulhos Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

www.facebook.com/jornalfolhametro

Ano 44 Nº 13539

www.folhametro.com.br

Política

Pág. 3 Distribuição Gratuita

Aeroportos, inclusive o de Guarulhos, agradam público A Secretaria de Aviação Civil divulgou dados referentes ao mais alto índice de satisfação dos passageiros com os aeroportos envolvidos diretamente na Paralimpíada Rio 2016, incluindo o Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica. Pág. 5

Pág. 14 rAUL SPinASSé / AgÊnCiA A TArde / Ae

Timão leva revés no finalzinho ALAn moriC / FrAmePHoTo / Ae

Dificuldade - Bastante criticado, Romero (do Corinthians) teve boas chances, mas desperdiçou

O trabalho é mais voltado para a questão comportamental e de atitude”, Thamila Miranda, assessora pedagógica da DSOP

14,25%

R$ 880

Selic (ano)

Salário Mínimo

São Paulo acende luz de alerta

Pág. 13

Má fase - Enquanto Dênis busca a bola para repor o jogo, jogadores do Vitória comemoram gol

Disque-Denúncia

181

Estar no festival (Week) nos leva ao exercício da criatividade e do aperfeiçoamento”, Hugo Delgado, do Obá


OPINIÃO

2

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

EDITORIAL

RETRATO BETO MARTinS

As escorregadas e as gambiarras deA Medida um governo sem discurso Provisória (MP) anunciada pelo governo de Mi-

chel Temer propondo a mudança das regras para a aplicação de conteúdo a estudantes do ensino médio gerou revolta nas redes sociais e, principalmente, entre educadores. A princípio, foi proposta a retirada de disciplinas como Educação Física, Educação Artística, Filosofia e Sociologia da grade “obrigatória”. As duas primeiras não geraram tanta revolta, mas a possibilidade de que as duas últimas fossem retiradas da grade curricular (o que não aconteceu) provocou discursos inflamados - que defendem a necessidade de nossos jovens desenvolverem senso crítico e que também possam refletir e entender o tempo em que vivem e a História que os antecederam. Não é a primeira vez que Por causa da repercussão medidas anunciadas por negativa, o governo mudou Temer, ou seus ministros, o discurso. Não é a primeira são posteriormente vez que medidas anunciadas “adaptadas” por Temer, ou algum de seus ministros, são posteriormente “adaptadas”, modificadas em alguns pontos para satisfazer a opinião pública e evitar que a popularidade do presidente fique abaixo dos atuais 5%. Por fim, a MP divulgada e que repercute na internet e jornais propõe a divisão de assuntos temáticos, que serão ministrados dentro da área de interesse de cada estudante. São eles: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Técnico. Dependendo da escolha do estudante, ele terá de mudar de escola. O governo Temer começa mal os dois anos em que, teoricamente, permanecerá no poder. Não só na Educação, mas em tantas outras áreas, os porta-vozes do atual presidente “falam demais”, contribuindo para que a opinião pública “caia em cima”, proporcionando ao menos a manifestação de indignação popular sobre os temas tratados pela atual Presidência. O momento para a realização de mudanças é agora, mas elas não podem ser feitas da forma irresponsável e (por que não?) amadora que vivenciamos e testemunhamos nos últimos tempos.

CNPJ: 44.193.423/0001-40

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Vicente de Aquino - vicente.red@metronews.com.br Editores: Alexandre de Paulo - alexandre.red@metronews.com.br - Wellington Alves - walves.redacao@folhametro.com.br Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br Subeditor de Arte: Ricardo Leocadio - ricardoleocadio@metronews.com.br Fotos: Lucas Dantas Redação: redacao@folhametro.com.br Gerente Comercial: Ramon Martins - ramon@metronews.com.br Comercial: comercial@folhametro.com.br Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: nadir.matos@folhametro.com.br Noticiário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de Jornais Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: FolhaGráfica Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.folhametro.com.br

Adversidades - Em tempos de recessão econômica em todos os setores, até as vacas no pasto estão magras

Ponto de Vista devanildo damião é mestre e doutor em Gestão Tecnológica pela USP

Precisamos de uma Guarulhos forte Manipulando dados do IBGE relativos à variável de empregos no município, com base na análise transversal, observa-se que a nossa indústria de transformação nos últimos 6 anos diminuiu 25%, afetando os demais segmentos como comércio, serviços e construção civil. A saída de grandes indústrias

Estimular a capacitação da mão de obra faz a diferença nas decisões de investimentos produz a redução do adensamento de novas cadeias produtivas no município. Reflete-se a necessidade de políticas públicas mais agressivas de retenção e atração de indústrias importantes. Fica clara a necessidade de um monitoramento constante das empresas e, sobretudo, incentivar a interação, permitindo que os planos de expansão e investimento sejam priorizados para a cidade. O

momento pressupõe a necessidade de melhorar as leis de incentivos e desenvolver planos de atração. O olhar estratégico é fundamental para refletir sobre as vantagens diferenciadoras da cidade, as quais não podem ser reproduzidas em outras localidades. O fator localização logística é indiscutível, deve ser gerenciado e incrementado constantemente; em outras palavras, não podemos parar. Outro aspecto que deve ser estimulado é a capacitação da mão de obra, não é trivial e faz a diferença nas decisões de investimentos, portanto, urge o alinhamento entre os setores produtivos e acadêmicos. Ainda no rol de elementos diferenciadores, destaca-se a criação de ambientes que estimulem a inovação tecnológica, surgindo as Incubadoras de empresas, os Parques Tecnológicos e, os centros de pesquisa, desenvolvimento, laboratórios e organismos de apoio e fomento as atividades inovativas. Num ambiente com políticas públicas e marco regulatório favorável, atenção diferenciada do poder público, manutenção da condição logística, criação de ambientes inovadores, incentivos às atividades inovativas e serviços de tecnologia industrial, as indústrias de base tecnológica seguramente estabelecerão raízes na cidade e criarão empregos de alta qualificação.

AnOTE n No dia 30, das 8h30

às 17h, o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da USP reúne especialistas e profissionais da Psiquiatria para realizar um mutirão para esclarecer dúvidas sobre doenças neuropsiquiátricas gratuitamente. Serão explicados transtornos como síndrome do pânico, ansiedade, fobias, depressão, TOC, autismo, transtorno bipolar, esquizofrenia, Alzheimer, dependência química, ciúme e amor patológicos, psicoses, sexualidade, dependências tecnológicas (internet, celular, videogame), automutilação, memória, anorexia, insônia, estresse póstraumático, transtornos psicossomáticos, luto e muitos outros, somando mais de 150 palestras e atividades. Esta ação é parte do “IPq Portas Abertas”, que visa combater o estigma e preconceito associados aos transtornos mentais. Alguns temas que serão apresentados: Transtorno de ansiedade generalizada (TAG); Pânico e fobias, entre outros. Inscrições pelo site: http://www. ipqhc.org.br/palestra/ ; tel.: (11) 26617288 (11) 26616267 ou e-mail: eventos.ipq@hc.fm. usp.br.


Segunda-feira, 26 de setembro de 2016 Divulgação

Organização - Modelo de debate foi discutido entre jornalistas locais

Câmara realiza debate entre os prefeituráveis da redação - A

Câmara realiza hoje, a partir das 14h, um debate com os candidatos à Prefeitura de Guarulhos. O evento, que será fechado ao público, terá transmissão ao vivo pela TV Câmara canal 7 da Net - e pela Web TV no site www.camaraguarulhos.sp.gov.br. Os candidatos Guti (PSB), Néfi Tales (PPL), Albertão (PSOL), Carlos Roberto (PSDB), Martello (PSD) e Wagner Freitas (PTB) confirmaram presença no evento, enquanto Elói Pietá (PT), Eli Corrêa Filho (DEM) e Jorge Wilson (PRB) não responderam ao convite e foram considerados desistentes.

Eli Corrêa, Elói Pietá e Xerife não vão ao debate na Câmara

O debate entre os prefeituráveis será realizado ainda que só compareçam dois candidatos. O horário designado para a realização do debate poderá ser destinado a uma entrevista com o candidato presente, caso apenas este tenha comparecido ao evento. Toda documentação legal para a concretização do evento foi encaminhada à Justiça Eleitoral. Ficou decidido por votação, que os candidatos convidados desistentes terão seus locais identificados, os quais permanecerão vazios durante toda a transmissão. Por mais que muitas pessoas tenham demonstrado interesse em assistir ao debate dentro do plenário da Câmara, por motivos de segurança será impraticável a abertura do evento ao público devido ao espaço limitado da galeria do Legislativo municipal.

OAB vai entrevistar todos os candidatos A 57ª subseção de Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai realizar uma sabatina com todos os candidatos a prefeito de Guarulhos, a partir de hoje, às 9h. Devido ao debate realizado na Câmara, apenas três candidatos participam no primeiro dia: Wagner Freitas (PTB), Albertão (Psol) e Martello (PSD).

As entrevistas continuam amanhã, a partir das 9h, respectivamente, com os candidatos Eli Corrêa (DEM), Carlos Roberto (PSDB), Guti (PSB), Jorge Wilson (PRB), Elói Pietá (PT) e Néfi Tales (PPL). A iniciativa faz parte do “Eleições Limpas”, realizado pela Comissão de Combate à Corrupção no Processo Eleitoral.

3


4

entrevista

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

“Nós vamos Gerar empreGo”

Obras do Estado geram mais trabalho, diz Alckmin Sergio AndrAde / A2img

eurico cruz e vicente de aquino - Nascido em Pindamonhangaba, Geraldo Al-

Uma em execução que é a chamada PPP do Centro Expandido, que tem o intuito de trazer de volta as pessoas para morarem no Centro de São Paulo. Tem toda a infraestrutura e não tem as pessoas morando. Chega de noite, fica a esmo e prejudica a segurança. Então, em novembro nós vamos entregar os primeiros dois prédios na Rua São Caetano, ali na Luz. Já está pronto e começaremos nas próximas semanas mil e duzentos apartamentos, mais comércio, onde era a rodoviária de São Paulo, em frente à Estação da Luz.

ckmin (PSDB) já acumula quatro mandatos à frente de um dos Estados mais importantes do País. Na última quarta-feira, 21, convidou a reportagem para uma entrevista no Palácio Bandeirantes. Entre os principais focos da atual gestão está a geração de empregos. Além das vagas criadas com a criação de novas linhas e da extensão de outras do Metrô e da Companhia Palista de Trens Metropolitanos (CPTM), conforme foi publicado na edição da Folha Metropolitana do dia 22 de setembro, Alckmin ressaltou que o Rodoanel também faz com que a roda da economia continue a girar e a empregar mais pessoas. Além da mobilidade, habitação e mesmo a recuperação da Mata Nativa da cidade, feita pelo Programa Nascentes, também fazem parte do esforço do Governo do Estado para investir no crescimento da cidade e gerar mais postos de trabalho em um momento que o Brasil tem mais de 12 milhões de desempregados. Mesmo programas de combate a dengue colaboram para a economia geral. Sobre o fantasma da crise hídrica, o governador garantiu que o Estado será o mais resilente contra as mudanças climáticas. Folha Metropolitana São Paulo ainda corre risco de sofrer uma crise hídrica? Geraldo Alckmin - São Paulo será o Estado mais preparado para as mudanças climáticas. Nós estamos aumentando a capacidade de reserva, então quando chove demais você guarda e quando fizer seca demais você terá reserva. E estamos diversificando. Nós estávamos muito dependentes do Cantareira, que respondia por 40% do abastecimento da Região Metropolitana. Ele é um ótimo reservatório da década de 1960, mas ele é pequeno. Esse verão teremos de abrir a comporta. Ele enche rápido, mas esvazia rápido. Ainda tem Campinas que depende do Cantareira, são 27 milhões de pessoas. Então com o Rio São Lourenço você traz água nova para 2,5 milhões de pessoas e o Paraíba socorre o Cantareira porque você interliga bacias. Nunca existe essa certeza de solução, mas o chamado prazo de recorrência é altíssimo, São Paulo terá o maior sistema de resilência do Brasil.

Como funciona a lei sancionada este mês que pune empresas que vendem produtos frutos de roubo? A maneira mais eficiente de combater o roubo de carga é combatendo o receptador. Se você não tiver quem venda não adianta roubar carga. Nós fizemos uma lei porque muitas vezes a pessoa dizia que não estava sabendo que o produto era roubado. A lei vai ser um marco, se você pegar a empresa vendendo produto roubado ela vai responder, vai ter direito de defesa, mas pode chegar até a cassação da escritura estadual da empresa. Quando as vacinas para dengue vão ser liberadas? Nós estamos na última fase, fase três, de testes clínicos. Vamos testar nas cinco regiões do Brasil, de Boa Vista, em Roraima, até Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A vacina é tetravalente, ela é contra os quatro tipos de vírus da dengue. Para pegar os quatro tipo de vírus tem de estar no Brasil inteiro, em São Paulo só há dois tipos, 1 e 2. Se tudo der certo

Crescimento - Governador realiza obras dos mais diversos setores

teremos 17 mil pessoas vacinadas, tudo controlado, inclusive por órgãos internacionais. A fábrica, do Butantan, fica pronta até o final do ano. Como está o andamento do programa de recuperação da Mata Nativa no Estado? Nós já plantamos mais de um milhão de mudas nativas sem gastar nenhum centavo. Tudo feito nas penitenciárias. Todas as mudas são os presos que fazem. Temos 23 penitenciárias que disputam entre si. O preso gosta porque cada três

“Nós temos 232 mil presos. O Estado tem 22% da população brasileira e 38% de toda a população carcerária”

dias de trabalho reduz um dia de pena. Não são só áreas do governo, tem que recompor a mata ciliar. Quem vai pagar? Quem tem compensação ambiental. Alguém que fez um shopping center, concessionária de rodovias. O empresário tem de fazer a compensação ambiental e precisa ter terra, então ele planta lá e mantém. Você dá emprego aos trabalhadores pelas cooperativas, as ONGs fazem os projetos, o dono da terra cumpre a lei, quem tem compensação ambiental tem o lugar para investir. Além disso, estamos reformando todas as escolas com os presos. Nós temos 232 mil presos. O Estado tem 22% da população brasileira e 38% de toda a população carcerária, por isso que caiu o homicídio em São Paulo, porque se tira o criminoso da rua. Na questão da moradia, quantas Parcerias Público Privada estão em andamento? Nós temos duas PPPs.

A outra em andamento é a da Fazenda Albor? Sim. A Albor nós vamos licitar, a esquina da Dutra com o Rodoanel, pega Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba pode dar mais de oito mil unidades habitacionais e o principal: emprego. Você vai ter empresas de logística, comércio, pode ter indústria, não é só casa, é uma cidadezinha, isto está já na fase de audiência pública, talvez os próximos dois três meses publicamos o edital. Existe satisfação com o desempenho de Doria nesta campanha à Prefeitura? Acho que ele tem chance, está fazendo uma boa campanha, muito propositiva, acho que São Paulo pode dar um salto de qualidade em termos de gestão, recuperar a cidade, voltar a ser uma terra de oportunidades, de emprego, renda. Nenhuma eleição é fácil, mas acho que ele tem boas chances de ir para o segundo turno e, se for, ganha eleição, porque segundo turno é rejeição e ele tem a menor rejeição de todos.


Segunda-feira, 26 de setembro de 2016 DELFIM MARTINS / PORTAL DA COPA / FOTOS PúbLICAS

Movimento - Aeroportos receberam quase 4 milhões de passageiros

Aeroporto bate índice recorde de satisfação O índice de aprovação dos aeroportos brasileiros, entre eles o do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, durante as Paralimpíadas foi o mais alto já registrado pela série histórica que mede a opinião dos viajantes. Em uma escala de 1 a 5, a nota média da avaliação alcançou 4,30, resultado melhor que o obtido durante a Olimpíada (4,27). Isso significa que 9 em cada 10 entrevistados consideram os aeroportos bons ou muito bons. Os dados foram divulgados na quinta-feira, 22, pela secretaria de Aviação Civil. da redação -

Média de aprovação foi de 4,27, em uma escala de 1 até 5

Os números referem-se ao período de 1 a 19 de setembro, que compreende desde as chegadas até o pico de partidas do evento. “Este foi o nosso grande trunfo, em especial no Galeão, Santos Dumont e Guarulhos: oferecer nos aeroportos, que são entes públicos, a acessibilidade adequada”, disse o diretor de Gestão Aeroportuária do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Paulo Henrique Possas. Juntos, os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio, e Guarulhos, movimentaram aproximadamente 3,98 milhões de viajantes. Segundo uma pesquisa realizada diariamente nas áreas restritas dos aeroportos aos Jogos, a qualidade da oferta de serviços, atendimento, gestão e organização dos terminais foi aprovada por nove em dez passageiros.

MARCuS DESIMONI / NITRO IMAgENS / PRODuçãO FAquINI / FOTOS PúbLICAS

Padrão elevado - Nove em cada dez viajantes aprovaram os serviços

5


6

cidade

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

MEC anuncia, de novo, curso para formar médicos O Ministério da Educação (MEC) deve anunciar amanhã, pela segunda vez, quais as instituições que devem ser contempladas com o curso de Medicina. No caso de Guarulhos a Universidade Nove de Julho (Uninove) já tinha sido anunciada como a escolhida. A divulgação atende ao pedido da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), das quais alguns prefeitos usavam como bandeira de campanha a implantação do curso de Medicina na cidade. O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou no mês passado, durante audiência com 27 prefeitos mobilizados pela entidade, que atenderia ao pleito. A escolha das instituições responsáveis foi divulgada em julho do ano passado, mas foi alvo de diversas eurico cruz -

ações judiciais que impediam a continuidade do processo de implantação. A vencedora do edital deverá oferecer um total de 100 vagas da graduação na cidade, das quais pelo menos 10% devem ser voltadas para bolsistas residentes em Guarulhos. A instituição terá um prazo de três a 18 meses para instalar uma unidade na cidade depois de concluída a seleção. A Uninove não possui um campus em Guarulhos e não divulgou ainda como ou em qual local pretende disponibilizar a graduação em Medicina.

100 vagas serão disponibilizadas para Guarulhos

SUS incorpora técnica para tratar a córnea Da reDação - O Ministério da Saúde incorporou um procedimento rápido e pouco invasivo para tratar o ceratocone, doença que pode causar deformidade da córnea. A nova técnica, conhecida como crosslinking corneano, tem capacidade de deter a evolução da doença. Ceratocone é degenerativa e pode levar a progressiva perda do campo de visão, comprometendo a qualidade de vida da pessoa. A portaria, que teve como base a recomendação técnica da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), foi publicada no fim da semana passada. Estima-se que, por ano, 2.434 pessoas acometidas por

ceratocone podem ser tratadas com a técnica incorporada ao Sistema Único de Saúde. O método é uma possibilidade terapêutica para conter o avanço da doença progressiva, com o objetivo de retardar a perda da visão do paciente e evitar ou adiar a necessidade de transplante de córnea. O procedimento será incluído na tabela SUS mediante a publicação de um protocolo de uso, que se encontra em elaboração.

Saúde realizou 234.405 cirurgias de catarata no ano


Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Jovino recua e se mantém como o vice de Martello

Para Vereador vote

DR. CABRAL

18000

SILVIO CESAR / ARQUIVO FM

Ingressei com uma ação pública popular e uma ação no Ministério Público pedindo a manutenção imediata das lâmpadas queimadas, manutenção essa que a prefeitura não realiza há mais de um ano, colocando em risco a segurança de toda a população guarulhense.

Voltou - Na sexta-feira, 24, Jovino havia dito que desistiria da disputa

de um vice que lhe de retaguarda”, disse Jovino. No mesmo dia, fontes próximas a Jovino confirmaram que ele se manteria como vice, uma vez que dentro do período de campanha não é possível realizar a troca de vices, o que impugnaria a candidatura de Martello. Jovino não atendeu às ligações desta Folha. A assessoria do PSD também não respondeu.

Juntos Reconstruiremos Guarulhos Conheça nossas propostas em:

WWW.DRCABRAL18000.COM

Clínica Médica Dr. Wagner Morandini Diretor Técnico CRM 42.666-SP

Atendimento: Segunda a Sexta Horário comercial

S GA S VA TADA I LIM

Dr. Leandro De Lucca CROSP 64584

Resp.Téc de Lucca & Marques CROSP 9009

ABRE VAGAS PARA INTERESSADOS EM:

IMPLANTES DENTÁRIOS

24 51 - 0 9 3 7 24 9 7 - 1 8 2 2

RUA DR. RODRIGO COSTA, 148 PICANÇO - GUARULHOS/SP

COLIGAÇÃO “DE GUARULHOS POR GUARULHOS” PSB-REDE-PPS-PSC CNPJ DO CANDIDATO: 25.639.679.0001-94 VALOR: R$300.00

O ex-prefeito Jovino Cândido (PV) decidiu recuar da decisão de desistir da candidatura a vice-prefeito na chapa majoritária do PSD, que tem como candidato a prefeito o empresário Fausto Miguel Martello. Na sexta-feira, 23, Jovino anunciou no programa Guarulhos em Destaque, que desistiria da disputa eleitoral deste ano. Segundo Jovino, além dos problemas de saúde, parte do “pacto” firmado entre ele e Martello não foi cumprida. O ex-prefeito tinha uma série de pendências eleitorais e recebeu cerca de R$ 460 mil na pré-campanha. O valor, porém, não seria suficiente para trabalhar efetivamente na campanha. “Estou desistindo em ser vice. Vou redigir uma carta e entregar ao Martello. Ele tem chances, naturalmente o processo ainda está aberto, eu penso que ele precisa da redação -

7

GUARULHOS GANHOU UM PRESENTE! UMA CLÍNICA MÉDICA POPULAR NO COCAIA

Consultas e Exames a preços populares

www.aoesp.com.br

Especialidades:

Exames:

Testes rápidos:

* Clínica Geral * Pediatria * Cardiologia * Urologia * Ginecologia * Geriatria * Ortopedia

* Exames laboratoriais: Hemograma, Glicose, Urina, etc * Ultrassom * Raio X * Exames do coração * Mamografia * Outros

* Pressão arterial * Diabetes * Oximetria Periférica * Peso, Altura, Índice de massa corporal

(11) 2401-8994 Ligue e agende sua consulta ou exame

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3158 CEP 07130-000 - Cocaia Guarulhos - SP


8

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016 Arquivo PessoAl

Dr. Alexandre PARA VEREADOR

D E N T I S T A

CNPJ: 25.491.271/0001-18 Valor : R$ 120,00

COLIGAÇÃO RESOLVE GUARULHOS - PRB/PSDC/PTC/PROS/PMN/PTdoB/PRP PREFEITO XERIFE JORGE WILSON 10 - PRB CNPJ DR. ALEXANDRE DENTISTA: 25.412.722/0001-84 | VALOR: 120,00

PARA VEREADOR

paga a 15015 Família conta, mas EDP

Perdido - Alimentos estragaram na geladeira, que agora está vazia

COLIGAÇÃO MUDA GUARULHOS / DEM, PEN, PMDB , PRTB, PSL, PTN, PDT, PCdoB.

demora a religar A família da auxiliar de cozinha Marcela Sant’Anna estava sem luz desde o início do mês. Isso porque a EDP Bandeirante cortou a energia da casa e, após uma negociação de dívida, não voltou ao local para que a luz fosse restabelecida. O prazo oferecido pela empresa à família, segundo a moradora, venceu na última segunda-feira, 19. No entanto, no sábado, 24, pela manhã, a energia foi religada pela empresa. “Nós perdemos alimentos por conta da geladeira e estamos só aguardando alguém vir reestabelecer a energia”, disse a consumidora. A díRaphael pozzi -

EDP restabeleceu a energia elétrica na sábado de manhã

vida girava em torno de R$ 2 mil e estava parcelada nas contas, que cobravam cerca de R$ 250 todo mês. Por não conseguir bancar, a auxiliar parou de pagar, teve a energia cortada e renegociou a dívida com a empresa. Após isso, a EDP informou que a casa teria luz até o dia 19. Até sexta, no entanto, nenhuma equipe da empresa havia aparecido e a família continuava com o problema. “Estamos tomando banho de canequinha e minha vizinha, gentilmente, emprestou uma extensão para que pudéssemos ligar a televisão, pelo menos, para que as crianças tenham algo para fazer”, contou Marcela. A residência está localizada no Jardim Santa Emília (Região Taboão). A reportagem procurou a EDP Bandeirante, a qual afirmou que no sistema o prazo para o religamento da energia “ainda estava em dia”.


educação

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

crianças aprendem a poupar e sonhar dentro das escolas Ensinar a uma criança noções de economia aos três anos de idade pode parecer uma tarefa difícil, mas já existem escolas que tornaram esta missão realidade. O Instituto Educacional Pequeno Aprendiz, em Guarulhos, realizou parceria com a editora DSOP, focada em educação financeira, para ensinar de forma lúdica questões comportamentais financeiras que vão além de apenas calcular gastos. O método consiste em quatro passos: diagnosticar, observar, planejar e sonhar. “O trabalho realieurico cruz -

Método é muito utilizado em diversos países

zado é mais voltado para a questão comportamental e de atitude. É um material lúdico, com brincadeiras baseadas nestes quatro pilares”, contou Thamila Miranda, assessora pedagógica da DSOP. Segundo ela, as crianças são incentivadas a aprender a compartilhar, trocar, dividir e até doar. Primeiro é necessário saber qual é o sonho da criança para depois mostrar a ela o planejamento. “É brincando com a criança que ela vai começar a mudar sua relação com o dinheiro. Não adianta a criança sonhar que ela quer ir para a Disney em dois meses que ela não vai conseguir. Ela pode ter o sonho, mas precisa adequar ao tempo necessário para realizar e ao dinheiro a ser guardado”, disse a assessora pedagógica.

Criatividade - Ações simples ajudam crianças a economizar

PouPar está nos detalhes Segundo Thamila, muitas crianças questionam como elas podem guardar se elas não trabalham. “Nesse ponto, nós mostramos para elas que pequenas ações como o combate ao desperdício e mesmo a economia na conta de água e luz trazem retorno para elas”, disse. Muitas crianças têm sonhos que não envolvem dinheiro. “Nestes casos trabalhamos o planejamento para alcançar o objetivo”, concluiu.

9 Fotos: Beto Martins

Lição para a vida - Metologia orienta alunos a conseguirem economizar para realizar os seus sonhos


10

gastronomia

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

‘Restaurant Week’ busca retomar o crescimento A 19ª edição do Restaurant Week na Capital paulista, evento gastronômico internacional, que acontecerá de hoje a 16 de outubro, deve recuperar o crescimento que vinha sendo prejudicado pela crise econômica brasileira desde 2014. A recessão impactou o festival com queda de 30% na moviAlexAndre de PAulo -

mentação financeira. “A retomada do crescimento já vem sendo observada”, diz o realizador da Restaurant Week no Brasil, Fernando Reis, referindo-se ao incremento contabilizado no primeiro semestre deste ano (18ª edição), quando o público foi de 335,5 mil pessoas e 117,8 mil menus

foram vendidos, o que movimentou R$ 25,1 milhões. Na edição anterior, no segundo semestre de 2015, foram 313,3 mil visitantes e 104,5 menus comercializados, o que resultou em um faturamento de 23,4 milhões. “A previsão é que nesta edição recuperemos os 30%”, comenta Reis, que ain-

da frisa os 400 mil frequentadores esperados. Mais de 200 estabelecimentos irão participar, número que também é visto com otimismo, ante aos 180 restaurantes da edição anterior. Para o evento foram criados aproximadamente 700 pratos, além das entradas e sobremesas.

Evento reúne mais de 200 estabelecimentos do setor na Capital paulista

FoTos: AlexAndre de PAulo

Pratos Para seduzir o Paladar Reis destaca a temática “Cozinha de sedução”, cuja proposta é aguçar os sentidos do público por meio dos pratos. “Queremos que a expectativa dos frequentadores seja atendida, com menus tentadores, que explorem o visual, sabores e aromas”. Os restaurantes oferecerão menus completos a preços fixos de R$ 42,90 para almoço e R$ 53,90 para o jantar. Em ambos os valores está incluso R$ 1 que será doado ao Instituto Sabrina Sato para ações sociais da Fundação Cafu. Dos 200 participantes, 16 apresentarão pratos criados para o Menu Premium, que pretende proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes. Neste caso, os preços vão para R$ 69 no almoço e R$ 90 no jantar, também incluindo R$ 1 para o Instituto Sabrina Sato.

Sobremesa - Creme de leite com frutas vermelhas; acima, Hugo Delgado

Restaurante Obá espera alta de 50%

Valor do Anuncio : R$ 270,00

Segundo Hugo Delgado, um dos sócios do restaurante Obá, no bairro dos Jardins, o aumento da procura pela casa é o principal retorno da participação na Restaurant Week. “Esperamos um incremento de 50% no número de clientes”, disse Delgado, durante coquetel com parte do cardápio que será oferecido no festival. O estabelecimento - de cozinhas tradicionais brasileira,

mexicana, tailandesa e italiana -, está na lista dos participantes do evento desde a 1ª edição. Segundo ele, um dos melhores resultados foi em 2009, quando a demanda triplicou. “Estar no festival nos leva ao exercício da criatividade”. Serviço 19ª São Paulo Restaurant Week Hoje a 16 de outubro Tema: Cozinha de sedução Informações e lista de restaurantes: www.restaurantweek.com.br


Cidade

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Nível recua nos sistemas de abastecimento d’água O nível de água armazenado em todos os sistemas de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo Guarulhos, diminuiu ontem em relação aos patamares verificados anteontem, de acordo com boletim diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. A exceção foi o sistema Alto Tietê, que ficou estável. No sistema Cantareira, o volume armazenado recuou de 73,4% anteontem para 73,3% ontem - o índice considera a cota de água presente no chamado volume morto. Desconsiderando a reserva técnica, o nível do Cantareira passou de 44,2% no sábado, 24, para 44,1% ontem. O ter-

CRECI 86222

Estadão ContEúdo -

ceiro índice divulgado pela Sabesp, que diz respeito ao volume armazenado sobre o volume total do sistema, também caiu, de 56,8% para 56,7%. O sistema abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital paulista e as cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do sul. O manancial também

OutrOs sistemas próximOs O volume armazenado no Alto Cotia recuou de 92,9% para 92,7%, enquanto o nível do sistema Rio Grande caiu de 76,3% para 76,1%. Já no sistema Rio Claro, os reservatórios operavam ontem com 71,9% de sua capacidade, ante 72,0% anteontem.

LAVRAS IMÓVEIS contato@lavrasimobiliaria.com IMÓVEIS RESIDENCIAIS

APTO TODO MOBILIADO - COND. TURMALINA – JD SÃO JOÃO – 54 m² - ESCRITURA (FINANCIA) 2 DORMITÓRIOS, SALA COM SANCA, CZ, LV, WC COM BOX, GARAGEM, PORT. 24 HRS - SÓ R$ 180 MIL APTOCOND.FLORDOSMORROS54 m² – JD. ADRIANA - ESCRITURA (FINANCIA) - 2 DORMITÓRIOS, SALA, COZ, LV, WC, PORTARIA 24 HRS - SÓR$190MIL APTO CECAP COND. ALAGOAS ESCRITURA (FINANCIA) – 65 m² - 2 DORM, SALA, CZ (C/ ARMARIOS), BANHEIRO, LV, 1 VAGA, ACADEMIA, SALÃO DE FESTAS, SALÃO DE CABELEREIRO, QUADRA, LANCHONETE, ROTICERIA - R$ 235 MIL CASA TERREA (NOVA) ITANHANHEM (BAIRRO TUPI - LADO PRAIA) – TERRENO 05 X 25 (ESCRITURA(FINANCIA) - 2 DORM, 2 SUÍTES, SALA, CZ, BANHEIRO, LV, 2 VAGAS, CHURRAQUEIRA - R$ 170 MIL

atende parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André. A queda nos indicadores ocorre após mais um dia sem chuvas no manancial. No acumulado do mês de setembro, a Sabesp registrou 37,7 milímetros (mm) de pluviometria na região do Cantareira, o que representa 42,6% da média histórica mensal para a área, de 88,4 mm de precipitação.

CASA SOB CASA COND. GIRASSOL – LAVRAS – ESCRITURA (FINANCIA) - 2 DORMS, SALA, CZ, LV, WC, 1 VAGA GAR., PORT. 24HRS - R$ 140 MIL 02 CASAS P/ RENDA – JD PARAVENTI – ESCRITURA - TERRENO 05 x 25 – 1° CASA:2QTOS,SALA,COZ,LV,WC,G-2° CASA;QTO,CZ,LV,WC- SÓR$220MIL CASA TERREA BOM CLIMA – TERRENO 10 X 30 - ESCRITURA (FINANCIA) 3 DORMITÓRIOS, 1 SUITE, SALA, COZ, LV, 3 BANHEIROS. CHURRASQUEIRA, 4 VAGAS - R$ 490 MIL, (aceita casa térrea de menor valor) SOBRADO JD ADRIANA – TERRENO 05 X 25 - ESCRITURA (FINANCIA) 03 DORMITÓRIOS, SALA, COZ, LV, BANHEIRO. CHURRASQUEIRA, 02 VAGAS - R$ 280 MIL

ALUGUEL APTO COND. GAIVOTA PRETA, JD ITÃPUAN - 2 QTOS MOBILIADOS, SALA, COZ COM ARMARIOS, LV, BANHEIRO, 1 VAGA, (com condomínio) SÓ R$ 950,00

NILTON CARDIN / AE

Cantareira - Volume recuou de 73,4% anteontem para 73,3% ontem

Única exceção, Alto Tietê fica estável No caso do Alto Tietê, o volume armazenado ficou estável em 39,6%. A região recebeu 0,6 mm de chuva nas últimas 24 horas, o que elevou a pluviometria acumulada no mês para 25,4 mm, ou 30,4% da média histórica, de 83,6 mm de precipitação em setembro. O nível do sistema Gua-

COMPRA VENDE ADMINISTRA www.lavrasimobiliaria.com Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.890 - Cocaia - Guarulhos

TERRENO PQ MIKAIL - 06 x 29 – CONTRATO-R$ 90 MIL

SALÃOCOMERCIAL25m²-JDVERA,BANHEIRO–ÓTIMALOCALIZAÇÃO-R$500,00

TERRENO JD MARIA CLARA / LAVRAS – 5 X 25 = 125 m² - ESCRITURA (FINANCIA)REGISTRADA R$100MIL TERRENO CIDADE SOBERANA - 5x30 = 150 m² - ESCRITURA (FINANCIA) - R$ 130 MIL

TERRENOS TERRENO GUARAREMA 10x25 – 250 m²(ESCRITURA)-R$ 65 MIL TERRENO GUARAREMA – ESTRADA IPOLITO MORAES DE MAGALHÃES - PQ AGRINGO - ÁREARURAL- 5.400 m² PROXIMO AO CENTRO ESCRITURA (REGISTRADA)-R$ 140 MIL TERRENO BAIRRO MARIA CLARA (LAVRAS)BOMP/CONSTRUTOR-10x25 = 250 m² - (ESCRITURAREGISTRADA) – ÓTIMALOCALIZAÇÃO-R$ 185 MIL TERRENO EM MAIRIPORÃ 2.175 m² COND. PARQUE GERMANICA (ESCRITURA)–ÓTIMALOCALIZAÇÃO-R$130MIL TERRENO JD FORTALEZA ESCRITURA (FINANCIA)05x25=125m²-R$ 75 mil

rapiranga também recuou, de 74,1% ontem para 73,8% hoje - segundo a Sabesp, o sistema acumulou precipitação de 0,6 mm na mesma base de comparação. Ao todo, o manancial já recebeu 28,2 mm de chuva desde o início de setembro, 35,5% da média histórica mensal de pluviometria, de 79,4 mm.

2467-8132 94755-3874

CASA TERREA - JD BELA VISTA – 01 QTO, SALA, COZ, LV, WC, SÓR$700,00

SALÃO COMERCIALNOVO 200 m² -COCAIA, LOCALIZADO NA AV. BRIG. FARIA LIMA,PROX.AODEPOSITOCEARA–ÓTIMALOCALIZAÇÃO-R$ 7.000,00

11

TERRENO 6 x 25 = 140 m² - JD N. GUARULHOS - COCAIA– PROX.AO DEPOSITO3001 (ESCRITURA)-R$ 150 MIL TERRENO - 05 x 34 = 170 m² - CONTINENTAL 01 – PROXIMO AO POSTO ALE -R$ 180 MIL TERRENO - 05 x 25 = 125 m² - CONTINENTAL 04 – ESCRITURA (FINANCIA)– PROXIMOAAV.ROXINOL-R$ 130 MIL

CHÁCARAS TERRENOS P/ CHÁCARAS TAPERA GRANDE1.900m²à2.600m²-R$ 65 MIL CHÁCARA CABUÇU 20 x 110 = 2.220 m² - CASINHA COM 3 COMADOS (NESCITA DE REFORMA) CONTRATO e MPOSTO RURAL- R$ 100 MIL

CHÁCARA NAZARÉ - BAIRRO PQ DAS ÁGUAS (NA BEIRA DA REPRESA) 4.500 m² (ESCRITURA) - CASA COM 2 QTOS, SALA, CZ, BANHEIRO R$ 120 MIL CASINHA MARMELO (PROX. AO CLUBE CANTAREIRA) – TERRENO - 1.100 m² - 03 QUATOS, SALA, CZ, BANHEIRO, LV- CONTRATO COMPRA E VENDA - R$ 90 MIL

GALPÕES GALPÃO próximo ao SAKAMOTO - 250 m² - DOK ok – escritório, cozinha, Banheiros – valor R$ 550 mil GALPÃO próximo ao SAKAMOTO - 250 m² - plataforma de carga + apartamento de 100 m² com 3 Dormitórios com 1 suíte, DOC Ok, valor R$ 700 mil GALPÃO próximo ao SAKAMOTO - 300 m² - DOK ok, galpão escritório + refeitório,+ vestiário + almoxarifado + cozinha, Banheiros – valor R$ 800 mil


Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

���J� �5.�83.�8���������������������������������������������������� �������������������������������������������������������������

12

Tabela do Brasileirão ajuda Após o derroPalmeiras na Copa do Brasil porque Estadão ContEúdo -

tar o Coritiba e completar 18 rodadas na liderança do Campeonato Brasileiro, melhor desempenho do clube desde 2009, quando ficou 17 jogos na primeira colocação, o Palmeiras agora se mobiliza para o confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O adversário será o Grêmio, na quarta-feira, em Porto Alegre (RS). Depois da vitória por 2 a 1 no sábado, no Allianz Parque, o técnico Cuca afirmou que deve escalar força máxima para o jogo contra os gaúchos, já que o tempo de recuperação até o próximo compromisso no Brasileirão é maior. A equipe alviverde faz o confronto isolado do dia 3 de outubro, uma segunda-feira à noite, contra o Santa Cruz, no Recife. “Vamos reavaliar o grupo, vamos ver se há alguma baixa, algum problema, mas é um jogo para irmos forte

temos três dias de intervalo para o próximo jogo”, explicou o treinador. “O nosso jogo do Brasileiro é só na segunda-feira”, completou. O Palmeiras terá o retorno do volante Gabriel para enfrentar o Grêmio. O jogador cumpriu suspensão automática pelo terceiro amarelo contra o Coritiba. A tendência é que Cuca monte uma equipe mais precavida para arrancar um bom resultado fora de casa. A decisão da vaga à semifinal será no dia 19 de outubro, em São Paulo. Por outro lado, na partida contra o Santa Cruz, pelo Brasileiro, o treinador terá de encontrar um substituto para Dudu. Destaque da equipe nos últimos jogos, o capitão palmeirense foi advertido pelo árbitro Caio Max Augusto Vieira com o cartão amarelo, o terceiro, por simular uma falta e é desfalque.


ESPORTES

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O São Paulo flerta mais uma vez com o rebaixamento. Após conquistar dois triunfos consecutivos e se afastar da zona da degola, o time do técnico Ricardo Gomes sofreu o segundo revés em sequência ontem, agora para o Vitória, por 2 a 0, no Barradão, e se vê novamente em situação delicada no Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o São Paulo permaneceu com 34 pontos e estacionou no 12º lugar. Agora está a quatro pontos de distância para o grupo dos quatro últimos, que tem como primeiro integrante o Cruzeiro. O próximo adversário será justamente o vice-líder Flamengo, que briga pelo título com o Palmeiras, no sábado, no Morumbi. Já o Vitória chegou aos 32 pontos e se garantiu fora da zona de rebaixamento ao assumir o 15º lugar. Assim, ganhou novo fôlego na luta contra a degola antes de voltar a atuar pela competição nacional no próximo sábado, contra a Chapecoense, às 16h, em Chapecó. No mesmo dia e horário, o São Paulo medirá forças com o vice-líder Flamengo, no Morumbi. Os primeiros minutos deixaram transparecer o momento difícil do São Paulo. A necessidade de vencer para não estadão conteúdo -

HOrÓscOpO

RAUL SPINASSé / AGÊNCIA A TARDE / AE

Tricolor perde para o Vitória e volta a flertar com degola

Está difícil - Rodrigo Caio, do São Paulo, disputa lance com Kieza, do Vitória

se ver pressionado mais uma vez pela zona de rebaixamento fez o time entrar em campo pilhado. A vontade se misturou com exagero. Novidade na equipe no lugar de Lugano, Lyanco deu um tapa em Marinho na primeira disputa na área. Sorte que o árbitro Francisco Carlos Nascimento não viu. Pouco depois, Hudson recebeu o cartão amarelo por uma entrada mais dura Luiz Araújo era o jogador mais lúcido da equipe. O garoto atuava verticalmente, sempre buscando criar jogadas. Foi dele o principal lance do time no primeiro tempo, uma bola que passou pelo goleiro Fernando Miguel e parou na trave, aos 34 A trave também evitou por duas vezes que o São Paulo omaR caRdoso Filho |

ÁRIES - Período em que fará novos relacionamentos, mas, encontrará poucas pessoas que o compreenderão. Entretanto, terá sucesso em novas 21 MAR. 20 ABR. empresas, nas especulações e nos negócios de vulto. Lucros inesperados.

fosse para o intervalo em desvantagem. O personagem foi o mesmo, em ambas. Zé Love, de cabeça, aos 17, e depois de pé esquerdo, aos 44, não conseguiu tirar o 0 a 0 do placar na etapa inicial. Aos seis minutos de jogo no 2º tempo saiu o 1º gol do Vitória. O segundo foi contra. vitÓria

2

Fernando Miguel; Diogo Mateus, Ramon, Kanu e Diego Renan (Euller); Willian Farias, Marcelo e Cárdenas (Tiago Real); Kieza, Marinho (Vander) e Zé Love. T.: Argel Fucks.

sÃO paulO

0

Denis; Buffarini, Rodrigo Caio, Lyanco e Mena (Robson); Hudson, Thiago Mendes, Luiz Araújo (Daniel), Cueva (Gilberto) e Carlinhos; Chávez. T.: Ricardo Gomes. GOLS - Marinho, aos 6, Lyanco (contra), aos 27 minutos do segundo tempo. ÁRBITRO - Francisco Carlos Nascimento (AL). CARTÕES AMARELOS - Hudson, Buffarini, Marcelo, Diego Renan, Zé Love, Lyanco e Vander. PÚBLICO E RENdA - Não disponíveis. LOCAL - Estádio do Barradão, em Salvador (BA).

www.omarcardoso.com.br

23 SET. 22 OUT.

LIBRA - Agora será você duplamente beneficiado no plano social, pois terá as melhores influências que poderia esperar. Uma notícia vinda por correio, por telefone ou por qualquer outro meio de comunicação, o deixará muito contente.

23 OUT. 21 NOV.

ESCORPIÃO - Novos planos para a sua elevação de cargo, de conhecimentos profissionais deverão ser estudados agora. De resto, a influência será ótima para a vida amorosa e familiar e para tratar com amigos e personalidades.

22 NOV. 21 dEz.

SAGITÁRIO - Disposição tranquila e excelente estado mental para entabular novas coisas visando sua melhora geral. A elevação da personalidade será o ponto máximo de seu sucesso. Melhora da saúde, mas não se descuide.

22 dEz. 20 jAN.

CAPRICÓRNIO - Alguma prudência será bastante aconselhável, uma vez que afastará a possibilidade de perder em pequenos negócios. Pode tratar de assuntos importantes. Saúde, dinheiro e amor sob-bons fluxos astrais. AQUÁRIO - Sua probabilidade de êxito material será aumentada nesta fase. Por outro lado, deverá prosperar no campo profissional e social e poderá conseguir o que pretende na vida artística. Bom para novos contatos sociais.

21 ABR. 20 MAI.

TOURO - Período em que deverá tomar cuidado com estranhos, novas amizades, vizinhos e pessoas que não são de sua inteira confiança. Só viaje se for de muita necessidade. Cuide da sua saúde e evite excessos.

21 MAI. 20 jUN.

GÊMEOS - Todo cuidado será pouco, neste momento. Tome cuidado com fogo com eletricidade e com o excesso de velocidade ao dirigir veículos, e não confie demais em pessoas que não conhece.

21 jUN. 21 jUL.

CÂNCER - Será melhor se precaver contra perigos de acidentes, relacionados com água e produtos químicos, de modo geral. Cuide da saúde e evite atos que possam afetá-lo moralmente. Sucesso em investigações e pesquisas.

22 jUL. 22 AGO.

LEÃO - Período que promete sucesso nas investigações, nas pesquisas e na medicina. Sua inteligência será exaltada, devido ao bom aspecto de mercúrio em seu horóscopo. Cuide, todavia, da saúde, da reputação e de seu dinheiro.

21 jAN. 19 fEV.

23 AGO. 22 SET.

VIRGEM - Um novo estímulo e visão poderão alterar o roteiro dos acontecimentos desta fase passando a lhe proporcionar mais amplas possibilidades de êxito. Você está vivendo um bom período.

PEIXES - Supere o seu mau humor, que evitará questões, que poderiam terminar em sérios atritos. Evite, pois, estes atritos, porque muitas serão 20 fEV. suas chances de sucesso, nesta fase no campo profissional. 20 MAR.

palavras cruzadas diretas www.coquetel.com.br

Revistas coquetel 2016

13


14

ESPORTES

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Um gol sofrido nos acréscimos foi o pior desfecho de jogo possível para o Corinthians, que ficou ainda mais longe do G4 e foi ultrapassado por dois rivais, sendo um deles o próprio Fluminense, que ganhou o jogo por 1 a 0 graças a um gol marcado por Cícero aos 49 minutos do segundo tempo e assumiu a quinta posição do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos. O meia do Fluminense celebrou demais a vitória, muito por conta da derrota por 1 a 0 sofrida na Copa do Brasil, na última quarta-feira, também no Itaquerão, onde os corintianos eliminaram os cariocas em um jogo de arbitragem polêmica. Para o Corinthians, o resultado foi mais do que trágico. Já são quatro jogos sem vitórias pelo Brasileiro, sendo que esta foi a segunda derrota consecutiva. Além disso, o jogo registrou o pior público da história do Itaquerão: apenas 18.838 pagantes. Já na tabela de classificação, a equipe estacionou nos 41 pontos caiu para o 7º lugar, Estadão ContEúdo -

sendo ultrapassado também pelo Atlético-PR, que horas mais cedo bateu a Ponte Preta por 3 a 0, em Curitiba, e foi aos 42 pontos na sexta posição. Se os quase 19 mil torcedores ainda contrastam com média de público da arena (33,7 mil por jogo), o número de pagantes de ontem mostra uma tendência nada agradável para o clube: em pouco mais de um mês, a procura por ingressos diminuiu. O confronto contra o Fluminense pela Copa do Brasil tinha a segunda marca negativa de público de Itaquera (20.614 pagantes). Antes do jogo de ontem, o pior público do estádio havia sido registrado em partida pelo Campeonato Brasileiro contra o Vitória, no dia 22 de agosto, quando o local contou com 20.207 pagantes. Além da má fase do time, o jogo de ontem ainda contou com um agravante: uma punição imposta pelo STJD interditou um dos setores do estádio (o Norte) por causa de uma confusão entre torcedores no clássico com o Palmeiras.

MIGUEL SCHINCARIOL / AE

Com gol no fim, Flu dá o troco no Timão

CORINTHIANS

0

Walter; Fagner, Yago, Balbuena e Guilherme Arana; Camacho; Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto (Gustavo), Rodriguinho e Marlone (Lucca); Romero. T.: Fábio Carille.

FLUMINENSE

1

Júlio César; Igor Julião, Gum, Henrique e William Matheus; Pierre, Douglas (Marquinho), Cícero e Gustavo Scarpa; Wellington (Magno Alves) e Marcos Junior (Richarlyson). T.: Levir Culpi. GOLS - Cícero, aos 49 minutos do segundo tempo. ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS). CARTÕES AMARELOS - Guilherme Arana, Henrique, Giovanni Augusto, Gum e Gustavo. PÚBLICO - 18.838 pagantes. RENDA - R$ 914.004,50. LOCAL - Itaquerão, em São Paulo (SP).

Oportunismo - Cícero, do Fluminense, marcou nos acréscimos e levou o time carioca à 5ª posição da tabela

Exames avaliam os lesionados do Santos Estadão ContEúdo - Gustavo Henrique e Vitor Bueno serão avaliados hoje pelos médicos do Santos para saberem a gravidade das lesões que sofreram no sábado, 24, na derrota por 1 a 0 para o Sport, na Ilha do Retiro, e o tempo de recuperação. O zagueiro teve um entorse no joelho esquerdo e o meia sen-

CLASSIFICADOS

EMPREGOS Contrata AGREGA-SE

Veículos p/ distribuição de sucos e alimentos nas regiões de SP, F: 2937-5030

AJUDANTE GERAL

C/ ou s/ exp No Parque Mikail: R. Dolomita nº 541 F:2869-6671

APTO 3 DORMS

IMOVEIS

DEP. LEGAL

p/ contabilidade, e exp . em abertura, encerramento e transferencia e assuntos legais F: 2421-6682 c/ Edvaldo.

se recupera de lesão na coxa direita. O jogador já desfalcou a equipe nas últimas duas partidas, contra Vasco e Sport. Dorival culpou o calendário apertado para justificar os problemas. “Você joga numa quarta-feira, um jogo desgastante, e dois dias e meio depois está em campo novamente”.

TUDO AQUI - Anuncie 2475-7810

AJUDA DE R$ 1200

Para mulher conviver com homem mito. Fotos p/ whatsapp 96755-9298

tiu uma contusão no músculo adutor da coxa esquerda. Ambos são dúvidas para o jogo de quarta-feira contra o Internacional, na Vila Belmiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O técnico Dorival Junior também não sabe ainda se poderá contar com o atacante Ricardo Oliveira, que

Aluga-se ALUGO CASA

Tranquilidade 2 dorm. R$ 750,00 s/gar. Ac. depos 98433-3722

c/1 ste, sl 2 ambs, dep., 2 vgs grandes de gar., lazer compl., Vila Augusta, Guarulhos, tratar c/ Angela, F: 99939-0246 ou 2422-5666

CASA 3 CÔMODOS

Jd. Bela Vista - R$ 400,00, s/ gar., p/solteiro ou casal s/filhos. Rua Sertãozinho, 136. F: 2403-2664 / 98211-6398

CASA COM 6 VAGAS

R$ 800,00 + reforma. Picanço 8 cômodos, para residência e negócio. F: 96069-8163

CASA VL AUGUSTA

2 Comd R: Dona Antonia, 272 .R$ 500,00 F: 96282-2171 (Zap)

GUARAREMA 1.000M²

GALPÕES GUARULHOS

Várias Metragens em varios bairros Bonsuccesso,Macedo. Pq. São Geraldo, Taboão e Outros 9.9933-0270

SALA COMERCIAL

Combatendo a crise, sala coml. centro. R$ 500,00 c/ 1 mes de carencia. F.9 9901-6804

SALÃO COMERCIAL

Jd. Bela Vista, 180m². R$ 1.000,00. Rua Sertãozinho, 136. Ót. local p/ qualquer comércio. F: 2403-2664/ 98211-6398

SALÃO COMERCIAL

Próx.a prefeitura 370m² c/ trifásico.Permuta por casa F:2440-0078

Sitios & Chacaras GUARAREMA 1.000M²

Lançamento - Excelentes chácaras em condomínio fechado em meio à natureza, próximo ao parque municipal Pedra Montada, preço de lançamento R$ 155 mil à vista para os dez primeiros lotes. Opção de parcelamento direto com o proprietário, sem burocracia, escritura no ato Aceito auto. (11) 4695-4642

R$ 950,00/MÊS - Vendo com opção de casa pequena e pré-fabricada c/ 2 dormitorios., varanda, terreno plano, gramado, localização privilegiada próximo ao parque Pedra Montada. Quero 45 mil, saldo em parcela acima, ou a vista R$ 180 mil, troco por carro, escr. definitiva. Obs.: Não aceito corretores. F: (11) 4693-4027


Segunda-feira, 26 de setembro de 2016 LOLA GARDEL

TAPERA GRANDE

terreno plano murado 1.000m², a 500 mts do asfalto, agua de nascente,luz. R$ 60 mil. F: 99701-5910

Vende-se AGUÁ AZUL

Terreno de 127m² R$ 70 mil F: 96299-0399/ 2358-2691 Ricardo

APTO PORTAL

Do Milenio, 2 dorms, sl, coz, 1vg, R$ 220 mil prop 977661980

CASA VL AUGUSTA

Ou alugo. 2 dorms, wc, 1 st, 5 vgs, R. Salvador gaeta esq. c/ a Con. Val. R$ 430 mil F: 24224005

SOBRADO 3 DORMS

Sendo 1ste, 4 vgs gar. Pq Flamengo, R$ 160 mil + déb. F: 97391-8983/ 2468-2306

Oportunidades ALVARÁ DE TÁXI

Transfiro. Ponto no Cecap. F: 99785-6531

PASSO PONTO

Estacionamento / Lava Rápido, Centro. F: 95413-1433

TERRENOS GUARULHOS

Entr. facilt.e mensais de R$ 600,00. Ótima localiz. a apenas 2 min. da Pça 8 de dezembro. F: 4969-4226 / 4969-0884

VENDO LOTES

manequins, araras, cabides,gabinetes e outros. F:96062-7316

VENDO RESTAURANTE

Faturamento de 40mil Centro Guarulhos F; 94735-3241

Esoterismo ABRA SEUS CAMINHOS

p/ sucesso financeiro, profissional e amoroso.Faz e desfaz qq tipo de trabalho e amarraçao p/o amor perpetuo. F: 4115-7624/ 959657794 Trago seu amor em horas. F: 95116-0363

Esoterismo VIDENTE ZILDA

c o n s e l h e i r a espiritual,cartas,buzios, faz e desfaz qq tipo de trabalho, traz a pessoa amada em pouco dias. (11) 2937-8823

CURSO ADESTRAMENTO

Formação Profissional em Guarulhos (11) 94340-1209 taurusadestramento.com.br

Massagens terapeuticas e sensuais, promoção F: 24221986/3869-2406

NOVO VINTÃO

Taxas a partir de R$20 lindas garotas liberais F: 3484-6221

Servicos

Festas REVOLUCAO FESTA

Computadores quebrados, c/ virus e s/internet. Atend.no local; taxa Única, R$ 45,00. F: 4604-2633/ 96871-0130

CURSOS

PUBLICIDADE LEGAL Sr. Francisco Carlos Nobre Machado, CPF: 447.071.932-34 faz saber que: O INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS não possui nenhum vinculo ou convênio com escritórios de advocacia e consultórios médicos. O requerimento de concessão ou revisão de benefícios é gratuito e pode ser realizado pelo proprio segurado. O acesso à Previdência Social é público e gratuito. Ligue 135 ou acesse o site www.mpas.gov.br

C. elást., p. bolinha, p. pula, barraq., tombo legal, 34353726

Relax

VEICULOS

SERVIÇOS

ANA PAULA INICIANTE

adoro anal c/dotado, gozada na boca + $ 50Anal F 960800725

Carros PNEUS MEIA VIDA

JOYCE MASSAGISTA

Nacionais, Pirelli, Firestone, Goodyear, carros, Pickups e utlitários aro 13 ao 17. Todas medidas. Bom preço. 20812404 / 99585-6727 www.pescapneus.com.br

KAKAU MASSAGEM

OPORTUNIDADE!

C/ local discreto. Especialista em massagem nuru. F: 959748729

C/ finalização. Morena Fogosa! Local discreto. F: 96414-1996

LAURA DOMI

acompanhante,sexologa c/ local. Seções de 1 e meia hora . F: 99947-6210

VENDE-SE C/URGÊNCIA OFICINA DE FUNILARIA/PINTURA E MARTELINHO DE OURO ÓTIMO PREÇO, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO NO JD. STA. MENA PRÓXIMO CENTRO DE GUARULHOS. FONES: 2358-1462 OU 7812-8023

da tabela

o na coxa desfalcou duas parSport. o calendástificar os oga numa go desgaseio depois mente”.

Cursos

MASSAGENS GLAMOUR

ASSISTENCIA TÉCNICA

BRENDA $100

SERVICOS

Completa, rua Cuevas, 18 F: 2087-2091

RAINHA DA SIMPATIA

$ 100, você nunca + vai esquecer at. só F:953145519

NEGOCIOS

15

GUARUPISO

Piso Laminado Piso Vinílico Papel de Parede Persianas

OS PIS ADOS M IN SE LAM LAMO E ! C !! ! PAR 10X

FAÇA SEU ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO!!! ((11) 2279-0335 (Mauricio) (11) 9.6941-8886 / (11) 9.5778-9433 mauricioguarupiso@gmail.com

EMPREGO

ELÉTRICA HIDRÁULICAS FERRAMENTAS - MÁQUINAS

MA 1.000M²

S - Vendo com sa pequena e c/ 2 dormitoterreno plano, alização privimo ao parque a. Quero 45 mil, cela acima, ou mil, troco por definitiva. Obs.: rretores. F: (11)

2405-6685 Av. Brigadeiro Faria Lima, 3161 - Cocáia - Guarulhos - SP - CEP: 07130-000


ESPORTES

Segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Tite anuncia hoje os substitutos de Marcelo e Casemiro O técnico Tite confirmou ontem que o lateral-esquerdo Marcelo e o volante Casemiro, ambos do Real Madrid, serão cortados da Seleção brasileira que disputará os jogos contra a Bolívia em 6 de outubro, na Arena das Dunas, e com a Venezuela no dia 11, em Mérida, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo de 2018. Marcelo machucou a panturrilha direita no duelo contra o Villarreal na última quarta-feira, pelo Campeonato Espanhol, e a expectativa é a de que fique por 15 dias no departamento médico. Já Casemiro sofreu uma fissura no perônio da perna esquerda e ficará fora por cerca de 30 dias. “Tenho (definido os substiestaDão ConteúDo -

tutos), mas não posso revelar. Já estão definidos e eu vou colocar (o anúncio) para amanhã (segunda-feira)”, disse o treinador em entrevista à TV Globo. O anúncio deve ser feito por meio do site oficial da CBF. O treinador não deu pistas de quem deve chamar. Para a lateral esquerda, ele tem como principais opções Douglas Santos, atualmente no Hamburgo e que foi titular da Seleção olímpica medalha de ouro nos Jogos do Rio. No entanto, Alex Sandro, titular da Juventus, pode ganhar uma oportunidade. Para a vaga do meio-campo, o volante Rafael Carioca, do Atlético-MG, que esteve presente na 1ª lista de Tite, tem chances de ser chamado.

PeDro Martins / MoWa Press

Convocação marcou volta Museu da Fifa de Thiago Silva à Seleção exibe Brasil estaDão ConteúDo - A convocação ao mundo de Tite para as partidas contra

Bolívia e Venezuela, por sinal, marcou a volta de Thiago Silva à Seleção brasileira. Capitão da Copa de 2014 com Luiz Felipe Scolari, eleito por várias vezes para a seleção ideal da Fifa, o jogador do Paris Saint-Germain foi preterido na reta final do trabalho de Dunga à frente do time verde e amarelo. E até hoje não consegue entender sua ausência. “Por que você está na seleção da Fifa, é o melhor (zagueiro) do mundo três anos seguidos e não está na seleção brasileira? Sinceramente, era difícil explicar. E o mais difícil era explicar para os meus filhos que o pai deles não estava na Seleção brasileira. Sempre que eu via um jogo da seleção, eles perguntavam: ‘Pai, por que você não está lá?’. E você não pode responder”, disse o jogador em entrevista à TV.

Mistério - Treinador não deu pistas de quem deve chamar

Marcelo machucou a panturrilha direita e Casemiro sofreu fissura no perônio

“Cabral Ditador”, “Vai ter Copa?” e o desespero de David Luiz ao final do jogo contra a Alemanha. Essas são algumas das imagens que fazem parte de uma exposição dedicada a revisitar a Copa do Mundo de 2014. Mas, longe de um relato oficial do que ocorreu no Brasil, a exibição aberta na semana passada no Museu da Fifa, em Zurique, na Suíça, escancara os dramas, assim como as festas, de um evento que foi um divisor de águas, inclusive para a Fifa. O capítulo da Copa de 2014 faz parte de uma exposição que apresenta o futebol brasileiro como uma espécie de patrimônio da humanidade e o Brasil como o país que “redefiniu” o esporte. A exibição ficará em cartaz até fevereiro de 2017. estaDão ConteúDo -

Divulgação

16

Sucesso - Atletas realizaram aquecimento ao estilo zumba e correram 6km

Mais de 200 participam da Weekend Night Run Da ReDação - A primeira edição da Weekend Night Run contou com a participação de mais de 200 corredores na noite de sábado, 24, e teve concentração no supermercado Sam’s Club Guarulhos, na Rua Padre Celestino, no Centro. Antes da largada, os atletas realizaram um aquecimento ao melhor estilo zumba, exercício aeróbico que mistura dança com diversos ritmos musicais. Após a preparação inicial, os corredores completaram o trajeto de

6 km, que teve entre o percurso o caminho até a antiga fábrica da Toddy. Esta foi a primeira corrida da modalidade realizada na cidade. Camisetas e pulseiras fluorescentes foram distribuídas aos participantes. Quem quisesse ainda podia pintar o rosto com uma tinta que brilha no escuro. A corrida foi organizada pela K10 marketing esportivo em parceria com a Carleto Comunicação, responsável pela revista Weekend.

Folha Metropolitana 26/09/2016  

Jornal Folha Metropolitana e Metro News

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you