Issuu on Google+

Dersa interdita totalmente a Rodovia dos Tamoios neste final de semana para obras em ponte

o jornal de Guarulhos NESTA EDIÇÃO

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

www.facebook.com/jornalfolhametro

Ano 41 Nº 12654

Cidade

www.folhametro.com.br

Pág. 6 Distribuição Gratuita

França vai financiar 300 milhões de euros para trem de Guarulhos Pág. 4

Aeronautas recusam proposta e decretam estado de greve

Polícia

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o presidente da França, François Hollande, anunciaram ontem que a Agência Francesa para o Desenvolvimento vai disponibilizar financiamento para a linha 13 da CPTM, que ligará o Aeroporto de Cumbica à Capital. Pág. 3

Pág. 8

Homem é suspeito de assassinar a própria irmã no Taboão

Tiago Silva / divulgação

Cidade

lucaS danTaS

Fechada feira irregular no Pimentas Pág. 7

Convênios - Em visita ao Palácio dos Bandeirantes, o presidente francês assinou acordos

Cidade

Fora da lei - Ação da Prefeitura e do Sincomércio lacrou uma “feirinha da madrugada”

Pág. 3

EDP diz que já removeu o excesso de fios em postes do Centro

Cidade

“Pancadão” próximo ao Internacional já tem 22 mil convidados

Blitz flagra 21 motoristas embriagados Cotações

-0,14% 50.051

Bovespa

Estável 2.49

Dólar

-0,5% 3.20

Euro

0,72%

R$ 678

Selic

Salário Mínimo

Disque-Denúncia

181

Pág. 6

Vim do aeroporto até o centro e acho que devemos acelerar o projeto” François Hollande, presidente da França

Pág. 5


OPINIÃO

2

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

EDITORIAL

MORINI

Finalmente a notícia de uma blitz da Lei Seca sai na Folha Ontem esta Folha Metropolitana trouxe com exclusividade reportagem sobre a importantíssima ação das autoridades no combate ao uso de álcool por motoristas em Guarulhos. Nossa equipe acompanhou de perto a realização de mais uma etapa do programa Direção Segura no Estado de São Paulo, na Avenida Paulo Faccini, no Maia. Lançado no início deste ano, o programa integra o Detran, as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica e o Corpo de Bombeiros com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito causados pela perigosa combinação entre álcool, outras drogas e direção. Até agora foram aplicados 12.200 testes de etilômeBuscamos acompanhar tro (popularmente conhecido uma ação como a desta como “bafômetro”) em todo o semana há quase um Estado e 1.182 pessoas foram ano e meio. Ela, enfim, autuadas por embriaguez ao aconteceu volante. Dessas, 237 cometeram crime de trânsito. Aqui em Guarulhos foram flagrados 21 motoristas alcoolizados, como mostra reportagem publicada nesta edição. A ação aconteceu entre a noite da quinta-feira, 12, e a madrugada de ontem. O jornal comemora o início de uma ação tão importante neste que é o segundo maior município de São Paulo e que sempre ficou fora da lista de prioridades das forças de fiscalização. É a primeira vez que se tem notícia de uma blitz desta dimensão na cidade. Neste momento vale registrar que há quase um ano e meio a Folha Metropolitana busca contato com a Polícia Militar para acompanhar o trabalho de fiscalização da Lei Seca em Guarulhos. Em agosto de 2012 fizemos trabalho parecido para o jornal Metrô News, também editado por nós, em blitz realizada na Capital. Desde então esperamos o momento de cumprir o papel de relatar assunto tão importante para o leitor guarulhense como é o combate ao uso de álcool por motoristas. Finalmente a blitz aconteceu. E que venham outras. Antes tarde do que nunca!

CNPJ: 44.193.423/0001-40

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 Tiragem e distribuição auditada por:

Relatório em poder da Administração Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr. Gerente de Marketing: Alberto Frazão Junior - junior.mkt@metronews.com.br Editor e Jornalista Responsável: Paulo Manso - paulo.red@folhametro.com.br Editores: Luciene Oliveira - luciene@folhametro.com.br e Lourdes Dias - lourdes.red@folhametro.com.br - Chefe de Reportagem: Laís Domingues - lais@folhametro.com.br - Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br Subeditor de Arte: Ricardo Leocadio - ricardoleocadio@metronews.com.br - Diagramação: Rafael dos Anjos Candido, Mauro Dias dos Santos e Neri Gonçalves Pereira - Revisão: Felipe Rabello Gonçalves - Fotos: Guilherme Kastner, Silvio Cesar e Lucas Dantas - Redação: editoria.geral@folhametro.com.br Gerente Comercial: Alceu dos Santos - alceu@folhametro.com.br Gerente Comercial (Grandes Agências): Ramon Martins Silva - ramon@metronews.com.br Redação: redacao@folhametro.com.br. Comercial: comercial@folhametro.com.br Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: nadir.matos@folhametro.com.br Noticiário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de Jornais Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: FolhaGráfica Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.folhametro.com.br

Ponto de Vista Antonio C. Frizzo é padre e doutor em teologia

Nossos Mandelas O bom educador, professor e militante Hélio de Souza Reis deu o título ao texto. Anotou o atento professor, em mensagem enviada aos seus amigos, a importância do “grande líder sul-africano que lutou pelo fim do apartheid, contra as injustiças, pela igualdade e reconciliação do seu país”, Nelson Mandela.

E os nossos Mandelas? Muitos já morreram, outros seguem vivendo sob constantes ameaças E os nossos Mandelas? Muitos já morreram, outros seguem vivendo sob constantes ameaças. Em Estados como Belém, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas as vítimas, de acordo com o grau de liderança, têm um “preço de tabela” oferecido por jagunços. Da irmã Dorothy Stang, assassinada com seis tiros aos 73 anos no dia 12 de fevereiro de 2005, às 7h30, no município de Anapu, Estado do

Pará; passando pela prática profética de dom Erwin Kräutler, 74, bispo da prelazia do Xingu, que segue sendo ameaçado de morte por sua atuação em defesa da causa indígena e ferrenho crítico contra a construção da usina Belo Monte, motivo que o faz andar sob proteção constante da polícia, temos sim, nossos Mandelas. Um deles segue sendo ignorado pela grande mídia. Velho e acometido pelo mal de Parkinson, aos 85 anos, dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Feliz do Araguaia, Mato Grosso, recentemente foi aconselhado a se esconder num povoado da região para não ser morto por pistoleiros. Contra algumas armas dom Pedro não esconde o poderio da sua poesia. É dele o poema intitulado Natal 2013. Ainda “não há lugar para eles”, / nem em Belém nem na Lampedusa. / Natal é sarcasmo? / “Se teu reino não é deste mundo”, / que vem fazer aqui subversivo, / desmancha-prazeres? / Para ser o deus-conosco, / tem que sê-lo na impotência, / com os pobres da Terra, / assim, pequeno, assim, / despido de toda a glória, / sem mais poder, do que o fracasso, / sem mais lugar que a morte, / mas sabendo que o Reino, / é o sonho do teu Pai, / e também é o nosso sonho. / Ainda há Natal, / na Paz da Esperança, / na vida partilhada, / na luta solidária, / Reino adentro, Reino adentro!

ANOTE n A banda Salário

Mínimo retorna ao palco do Musicall Bar, hoje a partir das 22h. A abertura do evento será feita pelas bandas Punho de Aço, Toxic War e Fire Strike. Avenida Otávio Braga de Mesquita, 634, Vila Fátima. O ingresso custa R$ 20. n Hoje, a partir das 11h, voluntários do Gaia-Veg (Grupo de Apoio e Incentivo à Alimentação Vegetariana), com apoio do Veddas Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade, realizam ativismo de Natal com encenação surpresa, na Praça Tereza Cristina, em frente à igreja Matriz, no Centro. n Amanhã, das 10h às 17h, o Sindicato dos Químicos de Guarulhos e região (Sindiquímicos) realiza festa de confraternização no Clube de Campo em Mairiporã (Estrada do Saboó no Marmelo). n “Amigo não se compra. Seja consciente! Não somos brinquedo nem objeto” é o tema da Feira de Adoção que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza amanhã, das 9h às 15h, na Rua Santa Cruz do Descalvado, 420, na região de Bonsucesso. Mais informações pelo telefone 2436-3666.


CIDADE

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

França vai financiar trem de Guarulhos AE - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente da França, François Hollande, anunciaram na manhã de ontem que a Agência Francesa para o Desenvolvimento vai disponibilizar um financiamento de 300 milhões de euros para a linha de trem que fará a conexão entre o Aeroporto de Guarulhos e o centro da cidade de São Paulo. O governador recebeu o presidente francês no Palácio dos Bandeirantes. Foram assinados dois convênios, um entre o Estado de São Paulo e a República Francesa, que compreende, entre outras coisas, o financiamento à linha 13 da CPTM. A obra será iniciada na próxima semana e deve durar 18 meses. A linha sai

da Zona Leste e passa dentro do Aeroporto de Guarulhos. “Justamente porque vim do aeroporto até o centro ontem à noite é que acho que devemos acelerar o projeto”, disse Hollande em seu discurso. O segundo convênio foi firmado com o presidente da região de Ilê-de-France, Jean Paul Huchon, na área de desenvolvimento urbano sustentável. As iniciativas incluem troca de conhecimentos e tecnologias sobre despoluição de rios para contribuir com o programa para o Tietê. Também haverá troca de tecnologia para operar as estações de tratamento de esgoto. A previsão para a despoluição total de esgoto do Rio Tietê no Estado de São Paulo, segundo Alckmin, é de 2019.

TIAGO SILVA / dIVuLGAçãO

Foi realizado ontem, no auditório do Colégio e Faculdade Eniac, o 4º Fórum Innovation and Talents. O evento foi gratuito e aberto ao público e contou com a participação de alunos da instituição e da comunidade guarulhense. O Innovation é uma iniciativa que se tornou uma empresa do Eniac e que visa contribuir para a sociedade por meio de atividades e estudos em Educação, Robótica, Informática, Sustentabilidade e Administração. No evento foram apresen-

Alunos receberam a certificação do Innovation

tadas as atividades desenvolvidas pelos integrantes do projeto, que são alunos do colégio e da faculdade e passam pelas etapas de capacitação técnica, estágio supervisionado e certificado de empregabilidade. Os alunos também receberam a certificação do Innovation. De acordo com o presidente do Eniac Innovation, Douglas dos Reis, o objetivo é focado na educação dos integrantes. “No mercado de trabalho, o profissional precisa ter metas. Queremos preparar o aluno e capacitá-los”, afirma Reis. Ao todo, são 450 pessoas envolvidas, entre professores e alunos - muitos deles bolsistas dos programas Vence, do governo estadual, e Pronatec, do governo federal ou ainda bolsistas do Eniac na modalidade Educação a Distância.

Peculiaridades de São Paulo e Paris O presidente da França, François Hollande, destacou que muitos problemas das regiões de São Paulo e Paris, por exemplo, “se não são sempre comparáveis, muitas vezes são comuns”. “Com a assinatura desses dois acordos iniciaremos um novo capítulo centrado em metas ousadas que trarão resultado concreto à nossa população”, disse Alckmin, que convidou o presidente francês a voltar ao Estado para a abertura da Copa de 2014.

“Há cada vez mais investimentos franceses em São Paulo” François Hollande Presidente da França

Acordo - Presidente francês esteve ontem no Palácio dos Bandeirantes

Eniac realiza fórum de projeto de responsabilidade social NAtháliA BrAgA -

3

LucAS dAnTAS

Atividades - Evento contou com a presença de alunos e comunidade

EDP conclui remoção de fios na região central O trabalho de remover o excesso de fiação nos postes atingiu 100% na região do centro de Guarulhos. A execução foi feita pelas empresas Embratel, GVT, Net e Vivo. O balanço foi apresentado ontem em audiência pública na Câmara Municipal pelo gerente de Relações Institucionais da EDP Bandeirante, Marcos Scarpa. A área é a primeira do projeto de limpeza de fios nos postes, compartilhado pelas concessionárias. A segunda área, que envolve 17 bairros, foi parcialmente concluída. Segundo Scarpa, a região possui maior complexidade por haver maior número de empresas locais. Scarpa informou ainda que a comunicação entre

distribuidora e empresas compartilhantes foi estreitada. Isso vai garantir que a implantação de novos postes ou realocação seja mais bem otimizada. A próxima reunião será em fevereiro, após o recesso dos vereadores. A audiência foi conduzida pelo vereador Novinho Brasil (PTN).

17 bairros fazem parte da segunda área, já parcialmente concluída


4

cidade

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

Cidades querem capacitação para superar a pobreza Gestores municipais, conselhos e entidades do terceiro setor das cidades de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos e Mairiporã, que compõem a Diretoria Regional de Assistência Social da Grande São Paulo Norte (Drads), participaram ontem, no FIG/Unimesp, na Vila Rosália, de uma tarde de capacitação para melhorar a gestão e captação de recursos para entidades do terceiro setor. Coordenado por Cliseida Marilia Marinho, a Drads assessorou os participantes a administrar entidades do terceiro setor, utilizar o Sistema Pró-Social – um sistema corporativo que reúne informações das ações sociais executadas no Estado -, e sobre a Lei 12.868, que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social. Para o coordenador esta-

silvio cesar

Karla Maria -

Drads - Evento reuniu representantes de várias cidades em Guarulhos

dual de ação social Vinícius Carvalho, que coordena 26 Drads, a capacitação deve auxiliar os gestores na prestação de contas, no recebimento de recursos dos governos estadual e federal. “Às vezes, nos deparamos com a realidade de entidades sociais, que perdem recursos porque falta um pouquinho desse conhecimento”. “É necessário que as entidades se enquadrem dentro

da tipificação para desenvolver um trabalho sério, por isso a importância de capacitar as entidades”, diz chefe do departamento de divisão técnica da Diretoria de Desenvolvimento Social de Cajamar, Niedson Silva de Souza Filho. Para o presidente do Procon de Guarulhos, Jorge Wilson, o terceiro setor precisa de apoio para continuar realizando o trabalho junto com os mais vulneráveis socialmente.

Municípios têm muitos desafios a superar Segundo dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede o progresso a longo prazo do desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas, os munícipios de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos e Mairiporã ainda enfrentam

muitos desafios para superar a pobreza de sua população. Em Francisco Morato, um terço dos indivíduos tem renda domiciliar por pessoa de até R$ 225. Em Cajamar, Guarulhos e Mairiporã o índice é de cerca de 20%. Em Caieiras, são 18%, enquanto em Franco da Rocha, 24%.

O número de pessoas que residem em casas com abastecimento de água e esgoto sanitário inadequados também foram calculados. Mairiporã soma 6% de sua população; Cajamar, Francisco Morato e Franco da Rocha estão em torno de 2%. Guarulhos e Caieiras não chegam a 1%.

aeronautas decretam indicativo de paralisação Da reDação - Durante assembleia realizada ontem, pilotos, copilotos e comissários de voo recusaram a proposta apresentada pelas companhias aéreas e decidiram entrar em estado de greve. O indicativo põe a categoria mais próxima de uma paralisação. A possibilidade

de greve será discutida em nova assembleia na próxima sexta-feira, 20. Segundo nota do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a decisão vai depender do resultado das negociações do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). As entida-

des têm reunião marcada na quarta-feira. No início do mês o SNA já havia sinalizado uma possível dificuldade para avançar nas conversações com as companhias. Esse é o quinto ano seguido em que a categoria ameaça entrar em greve no mês de dezembro.


cidade

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

5

Mais de 20 motoristas estavam embriagados Alfredo Henrique - Em

seis horas de operação, as polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) flagraram 21 pessoas conduzindo veículos sob efeito de bebidas alcoólicas na região da Avenida Paulo Faccini, Jardim Maia. A megaoperação foi a primeira do gênero na cidade e foi realizada com o intuito de conscientizar motoristas sobre os riscos de ingerir álcool antes de dirigir. Os condutores foram penalizados com uma multa de R$ 1.915,40, perderam sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação e terão de responder administrativamente junto ao Detran. Em um destes casos, o motorista superou o limite de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido no bafômetro e será julgado pela Justiça. Se condenado, pode cumprir peja de seis

meses a três anos de prisão. “O principal objetivo do Governo do Estado com o Programa Direção Segura é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. Essa conduta não é mais aceitável. Já realizamos blitze em mais de 30 cidades e no próximo ano vamos aumentar o número de operações”, afirma o diretor-presidente do Detran, Daniel Annenberg.

crime Segundo o Detran, a ações para conscientizar motoristas sobre os riscos de consumir álcool antes de dirigir começaram no Carnaval deste ano. Desde o lançamento da ação, foram aplicados 12.200 testes de bafômetro em todo o Estado. Ao todo, 1.182 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante.

Fotos: Lucas Dantas

Multa - Condutores terão de pagar R$ 1.915,40 e ainda perderam sete pontos na CNH

A blitze durou das 23h de quinta às 5h de sexta-feira. Foram abordados 144 motoristas


6

cidade

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

Dersa e Proguaru conversam “Pancadão” já tem sobre usina só no próximo ano 22 mil convidados SILVIO CESAR

ChiCo Junior - As conversas sobre

a área da Usina de Reciclagem, afetada pela construção do Rodoanel Norte, vão ficar para 2014. Segundo apurado, detalhes técnicos impediram avanço das negociações entre a autarquia Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos (Proguaru), dona da recicladora, e a estatal Dersa, responsável pelo complexo viário. Representantes das duas empresas já se reuniram algumas vezes neste ano para discutir a desapropriação da usina. De acordo com apuração há ligeira divergência entre o tamanho da área. Para resolver a diferença cada uma das empresas decidiu realizar levantamentos técnicos para definir a metragem. A desapropriação de parte da usina vem sendo dis-

Negociação - Área da usina será afetada por obras do Rodoanel Norte

cutida há meses. A Dersa diz esperar o cadastro fundiário. A reunião com a autarquia municipal será agendada assim que o laudo estiver disponível, afirma a empresa. A Proguaru reforçou que ainda não há programação para o encontro. Segundo o presidente da

autarquia, José Luiz Guimarães, a intenção é dar agilidade aos detalhes necessários. “É óbvio que a gente precisa defender o interesse público, aquilo que em nosso entendimento é nossa área. A posição da Dersa, e a nossa também, é de buscar resolver isso logo.”

Alfredo henrique - O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Guarulhos, coronel Carlos Alberto Protti, informa que o setor de inteligência da corporação identificou na internet cerca de 22 mil convites a jovens para realizarem um baile funk nas proximidades do Shopping Internacional, Itapegica, hoje e no dia 21. O policial afirma que quase mil pessoas já haviam confirmado presença no evento. “Não garanto que os ‘pancadões’ [como são conhecidos os bailes funk] não irão ocorrer. Mas posso afirmar

que será feito todo o possível para que não aconteçam”, afirma o coronel. As polícias Militar, Civil, Federal, a Guarda Civil Municipal e o Instituto de Criminalística se reuniram, na noite desta quinta-feira, para debater a segurança pública em Guarulhos. O principal tema debatido foram os pancadões. “Uma megaoperação conjunta foi organizada para coibir essas festas irregulares”, disse Protti. Segundo ele, durante as festas ao ar livre há o consumo e venda de álcool e drogas. LUCAS DANTAS

Restaurante Lazer Sítio Ditinho Boava Venha saborear a melhor comida caseira da região! Sabor irresistível!!! Tenha um dia inesquecível de lazer com a sua família! Venha conferir!!!

segurança preventiva As autoridades querem evitar que se repitam em Guarulhos os arrastões, saques, invasões e depredações ocorridos no Shopping Metrô Itaquera, zona leste de São Paulo, no último dia sete. O centro de compras foi escolhido por milhares de jovens para a realização de um pancadão também organizado pela internet.

Especialidade em Peixes e Carnes Tamoios será bloqueada neste fim de semana

A rodovia dos Tamoios será completamente bloqueada na madrugada deste domingo, da 0h às 5h para o lançamento das cinco últimas vigas da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, localizada no km 28. A Dersa informa que a medida é necessária para garantir a segurança dos usuários da via. Esta é a última intervenção deste porte na rodovia, que possui 99% das obras ronAldo PAsChoAlino -

Estrada de Nazaré Paulista, km 43 Estamos sempre show ao vivo aos domingos!!! pAroo ntos para recebê-los!!! s sábados, dom ingos e TAPERA GRANDE feriado (a 20 minutos da Praça 8 de Dezembro)

s!

executadas e será concluída no dia 15 de janeiro do ano que vem. As vigas pesam 80 toneladas cada e para os lançamentos serão utilizados quatro guindastes. A Dersa recomenda que os usuários utilizem rotas alternativas para acessar o Litoral Norte. As estradas que podem ser usadas são a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), a Rodovia Rio-Santos (SP-055) e a Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125).


cidade

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

7

SdU e Sincomércio fecham feira irregular Uma feirinha “da madrugada” foi fechada ontem no Jardim Centenário, região do Pimentas. Após denúncia feita pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Guarulhos, fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) lacraram o imóvel em que a feira irregular acontecia. De acordo com o relações públicas do Sindicato, Eduardo Lopes, Guarulhos tem recebido muitas feiras irregulares. “De agosto até agora foram fechadas 24 feiras deste tipo”, diz Lopes, que considera a pressão na Capital contra os vendedores informais um dos principais motivos para a procura por outras grandes cidades vizinhas. Na feira de ontem, que ocorria na Rua Tau, a maior Deisy De Assis -

Lucas Dantas

parte dos vendedores era boliviana. Um deles, José Bellca, identificou-se como responsável pela feira. “Como a comunidade sabe que trabalhamos na feirinha da madrugada do Brás, pediu para que fizéssemos uma na região”, justificou o boliviano, que confirmou ter ciência de que o comércio era irregular. Após a abordagem dos fiscais da SDU, os aproximadamente 22 vendedores rapidamente esvaziaram o imóvel alugado para abrigar a feira. As mercadorias não foram apreendidas.

24 feiras do tipo foram fechadas desde agosto Lacrada - Feira clandestina da Rua Tau tinha aproximadamente 20 vendedores, a maioria bolivianos


8

polícia

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

Homem é suspeito de matar irmã no Taboão Rosana Marques, 37 anos, foi morta com facadas no rosto e depois teve o corpo queimado, na madrugada de ontem, dentro de sua casa na região do Taboão. O irAlfredo Henrique -

mão dela, Maurício Marques, fugiu após vizinhos e parentes descobrirem a morte da mulher. Ambos moravam na mesma casa, na Avenida Sumaré. Até as 20h de ontem o suspeito es-

tava foragido. Rosana trabalhava para uma vizinha, que mora em frente à casa da vítima. Na quinta-feira, Rosana recebeu R$ 560 e um cartão de crédito para comprar re-

Debate sobre educação na TV Geração Z! Um manifesto pela educação, “Mudar a escola, melhorar a educação: transformar um país”, assim se intitula o projeto elaborado ao longo de dois anos com colaboração de educadores ativos em diversas redes de ensino, membros do movimento Românticos Conspiradores, além de cidadãos que assumem a responsabilidade pela qualidade da educação no país. Sem muita divulgação e atenção por parte da imprensa e mídia, este manifesto é importantíssimo na possível mudança do projeto de educação brasileira. Aos interessados telespectadores, cidadãos, formadores de opinião e aderentes ao movimento, haverá no dia 16 de dezembro, das 12h às 13h um debate com os renomados educadores José Pacheco e José

Nilson Machado mediados pelo professor Fernando dos Santos Costa, no programa Acima de Tudo, que será exibido abertamente pelo site: www.tvgeracaoz. com.br E para os jornalistas, ao término do debate os educadores estarão à disposição para entrevistas e coletiva de imprensa. Fonte: Michel Wakin Jornalista da Central de Concursos MTB: 57765/SP 3017-8822

médios. Ela costumava informar todos os seus passos por telefone. Porém, não foi o que aconteceu, fazendo com que a vizinha desconfiasse. Ontem, Maurício se encontrou com a vizinha e informou que a irmã teria sido assaltada e estaria na casa de uma amiga. Em poucos minutos, foi verificado que Maurício tinha mentido. Depois disso, ele não foi mais visto e seu celular foi desligado. Com a ajuda de um tio e um vizinho de Rosana, João Marques Borges, irmão da vítima e do acusado, encontrou o corpo da irmã dentro do banheiro de uma segunda casa, aos fundos da residência de número 328. O caso está sendo investigado pelo Setor de Homicídios de Guarulhos.

reprodução

Procurado - Maurício Marques teria fugido após a morte da irmã

Crime aconteceu dentro de casa na madrugada lucas dantas

RESOLUÇÃO Nº 597/2013-CMAS O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS – Guarulhos, no desempenho de suas atribuições legais, consoante a Lei Federal 8.742, de 07/12/1993; Lei Municipal nº 5052, de 21/07/1997, artigo 2º, incisos V, VIII, XIII, XV e XVI; Resolução conjunta CMAS/CMDCA, nº 026/2013, publicada no Diário Oficial do Município em 24/09/2013 – Edital de Chamamento Público, artigo 14, parágrafo único e artigo 21, parágrafo 3º, prevendo o reajuste dos “per capitas” da Rede de Proteção Básica e Abrigo de Idosos, custeados pelo Fundo Municipal de Assistência Social e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e considerando ainda: a) A dramática situação das entidades conveniadas para suportar o custeio do atendimento da rede de proteção básica e abrigo de idosos, neste ano com valores respectivos de R$ 150,00 e de R$ 500,00, notoriamente insuficientes para o atendimento de qualidade; b) O que foi aprovado pela VIII Conferência Municipal de Assistência Social, em 09/08/2013, representando a população de Guarulhos e os beneficiários em sua esfera de competência, no que tange ao cofinanciamento pelo FMAS e FUMCAD, a saber: 1. Que as peças orçamentárias do município PPA, LDO e LOA sejam discutidas e aprovadas pelo CMAS, no que for pertinente, antes de serem encaminhadas à Câmara Municipal; e 2. Reajuste dos “per capitas” que cofinanciam a Rede de Proteção Social Básica de R$ 150,00 para R$ 300,00 e Abrigo de Idosos de R$ 500,00 para R$ 1.200,00, já em 2014; c) À vista do compromisso público de Sua Excelência o Prefeito Municipal Sebastião Almeida, em reunião ampla com os representantes de todos os Conselhos realizada no Paço Municipal no dia 4 de outubro p.p., na qual o Chefe do Exe-

cutivo afiançou que poderia atender esses valores até o final de seu mandato, mas que garantiria um reajuste intermediário já para 2014; d) Que até o momento nenhuma manifestação houve da Secretaria Municipal de Governo, de acordo com a SDAS; e) Conforme aprovado em reunião plenária deste CMAS, realizada em 06/12/2013; RESOLVE: Artigo 1º – Deve a Administração Municipal promover a interlocução com este CMAS, até o próximo dia 17/12/2013, de modo a se garantir valores de “per capitas” reajustados para a Rede de Proteção Básica e Abrigo de Idosos capazes de garantir o atendimento de qualidade, conforme o compromisso governamental, em conformidade com a alínea “c”; Artigo 2º – No silêncio da autoridade municipal, ficam os “per capitas” aludidos no artigo antecedente reajustados para R$ 300,00 e R$ 1.200,00, respectivamente, de acordo com o aprovado na VIII Conferência Municipal de Assistência Social referida na alínea “b”, que vigorarão a partir de 01/01/2014; Artigo 3º – Os convênios já aprovados serão aditados, devendo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e as entidades conveniadas promoverem os ajustes necessários ainda no primeiro trimestre de 2014; Artigo 4º - Deverá a autoridade municipal gestora do orçamento público utilizar-se dos instrumentos previstos na legislação para garantir a transferência de recursos ao FMAS e FUMCAD suficientes para o cofinanciamento de toda a rede pública e privada de assistência social, conforme os projetos já aprovados para 2014;

Guarulhos, 09 de dezembro de 2013. Antonio Martinho Risso Presidente

Crime - Mulher foi morta com facadas no rosto e corpo queimado

cena do crime Rosana estava com um profundo corte em “L” no lado direito do rosto, cortes no pulso e antebraço esquerdo. O acusado também queimou o rosto e pernas da mulher. Duas facas e um estilete escolar foram encontrados no local do crime. A cozinha e mais dois cômodos da casa estavam com sinais recentes de limpeza.


Sรกbado, 14 de Dezembro de 2013

9


10

Sรกbado, 14 de Dezembro de 2013


Sรกbado, 14 de Dezembro de 2013

11


cidade

12

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

Airbus encalhado volta a leilão na segunda Um dos itens da massa falida da extinta Vasp, o avião Airbus A300 volta a leilão na segunda-feira, 16. A aeronave francesa encalhada no pátio do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos havia sido vendida em setembro. Contudo, o comprador não pagou o lance de R$ 556 mil, conforme revelado pela Folha Metropolitana. A sucata será leiloada jun-

ChiCo Junior -

Os valores arrecadados pelo leilão serão utilizados para o pagamento de credores da Vasp. Causa trabalhista tem preferência

to com outros três aviões da companhia aérea. As aeronaves estão nos aeroportos de Salvador (BA), Brasília (DF) e São Luís (MA). A expectativa da Justiça é que este seja o último leilão de aviões abandonados pela Vasp. No total, 27 aeronaves ficaram largadas nos pátios após a falência da empresa, em 2008. Exceto o Boeing que está em São Luís, todos os demais aviões já haviam sido leiloados. Para evitar novos problemas com as compras, a venda será feita por meio de proposta fechada. O calote do Airbus parado em Cumbica pode parar no Ministério Público Estadual. Além de não ter pagado, o arrematante supostamente de Mauá também apresentou endereço falso. O pregão do avião francês vai começar com lance inicial de R$ 60 mil.

lucas dantas

Cemitério - Avião havia sido vendido em setembro. Contudo, o comprador não pagou o lance de R$ 556 mil

site: www.maesdase.org.br Tel.: (11) 3337-3331 Rubes Ribeiro

Rodrigo Correia Santos

Philipe de Souza Cardoso da Silva

Américo Silva de Lima

Elaine Cristina Ferraz

Desaparecido em: 17/07/2013

Desaparecido em: 18/05/2012

Desaparecido em: 10/08/2012

Desaparecido em: 02/09/2013

Desapareceu em 14/10/1988 com 13 anos

Gildemar Vieira Santana

José Williame Lima

Flamínio Maciel Nunes

Jair Bispo da Silva Junior

Erick Murilo Egídio dos Santos

Desaparecido em: 30/11/2012

Desaparecido em: 08/03/2013

Desaparecido em: 12/12/2012

Desaparecido em: 07/08/2013

Desaparecido em: 15/06/2001


economia

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

13

Saiba o que fazer se é um dos 10 mil na malha fina ChiCo Junior - Com a divulgação do último lote da restituição do Imposto de Renda 2013 na próxima segunda-feira, 16, mais de dez mil contribuintes permanecem retidos na malha fina em Guarulhos, aponta a Receita Federal A retenção pode exigir simples apresentação de documentos. O procedimento trata de análise das contas prestadas e não é motivo

Consulta ao último lote do IR poderá ser feita na próxima segunda, na página da Receita Federal

para desespero. Caso esteja entre os guarulhenses na malha, a primeira ação a fazer é consultar o portal do Fisco para verificar qual motivo que levou à retenção. O extrato de processamento traz as razões. Se houver erro a corrigir o passo é a declaração retificadora, diz o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota. Esse processo pode ser feito todo pela internet, não sendo necessário ir a um posto da Receita mesmo em caso de intimação, comenta o delegado-adjunto da Receita Federal de Guarulhos, Paulo Marques de Macedo. Macedo diz que caso o contribuinte

queira se encaminhar ao atendimento do Fisco, não é preciso pressa. “Não haverá nenhuma ação até a primeira semana de janeiro. Se o contribuinte quiser aproveitar, a Receita dá essa semana de Natal para ele”, brinca. O desejo de correr rumo a um posto do Fisco ainda nesta semana “depende da ansiedade de cada contribuinte”, sintetiza Macedo.

Para oS 10 mil na malha¹ Situação Constatou que a declaração retida em malha tem informações incorretas Solução Faça declaração retificadora corrigindo eventuais erros cometidos. - A retificação fica impedida após início de investigação pela Receita. Situação Não encontrou erros e possui todos os documentos em ordem Solução - 1ª opção: Solicite a antecipação da análise da documentação que comprove as informações com pendências. Esta opção estará disponível apenas a partir de janeiro. - 2ª opção: Aguarde a intimação ou a notificação de lançamento da Receita para, só então, apresentar a documentação necessária.

¹ Número abrange as cidades de Guarulhos, Poá, Itaquaquecetuba, Suzano e Ferraz de Vasconcelos. Fonte: Delegacia da Receita Federal em Guarulhos.


14

NACIONAL

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

Sua

Aposentadoria Por Hilário Bocchi Jr.

www.queromeaposentar.com.br email: suaaposentadoria@metronews.com.br

Dúvidas sobre trabalho e previdência

1

Como fica o direito de quem já recebe vantagem por atividade de risco? Os profissionais que já recebem algum valor decorrente do exercício da atividade de risco decorrente de lei ou de convenção, acordo ou dissídio coletivo terão que compensar essa importância com o valor da periculosidade previsto nessa nova regulamentação.

2

Como essa nova regulamentação beneficia quem vai se aposentar? Para quem está pensando em se aposentar, o reconhecimento da existência do risco para profissionais que trabalharam desarmados pode antecipar até dez anos o início do pagamento do benefício previdenciário.

3

Quem já está aposentado e não se beneficiou ainda tem esse direito? O prazo para revisão é de dez anos contados do recebimento do primeiro mês da aposentadoria. Os períodos de trabalho em condições de risco podem aumentar o valor do benefício ou até mesmo autorizar a substituição da aposentadoria por tempo de contribuição pela aposentadoria especial.

Segurança patrimonial e pessoal O holerite de janeiro de 2014 deverá conter aumento de 30% na remuneração do trabalhador que exerce atividades de segurança pessoal, patrimonial ou operações perigosas com exposição a roubos ou outras espécies de violência física. A lista dos profissionais que terão esse direito é muito grande. Ela aborda profissionais de vigilância, como

segurança patrimonial e/ ou pessoal na preservação do patrimônio em estabelecimentos públicos ou privados e da garantia de proteção física de pessoas, inclusive de seguranças de eventos. Os seguranças nos transportes coletivos, de valores, ambiental e florestal também foram beneficiados. A escolta armada no acompanhamento de qualquer tipo de carga ou de va-

lores e a segurança pessoal, de proteção da integridade física de pessoa ou de grupos, é uma novidade, visto que associada com a nova lei dos domésticos, os seguranças familiares também terão direito ao adicional. Mesmo quem não está diretamente ligado ao risco da atividade, como os serviços de supervisão, fiscalização, telemonitoramento e telecontrole, também foi contemplado.

divulgação

Pulo do gato Essas vantagens trabalhistas em dinheiro são devidas a partir de 3 de dezembro de 2013. A regulamentação dessas atividades acabam com a dúvida do seu enquadramento para fins de aposentadoria especial. As regras do INSS seguem as diretrizes trabalhistas e isso está escrito na lei. Essa nova norma vem fazer justiça para as pessoas que trabalharam sem a utilização de arma de fogo e por isso não conseguiram a aposentadoria com 25 anos de serviços. Finalmente...

Pedro Henry renuncia ao mandato e se entrega AE - Condenado

no processo do mensalão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 7 anos e 2 meses de prisão e pagamento de multa de R$ 962 mil, Pedro Henry (PP-MT) renunciou ontem ao mandato de deputado federal e se entregou à Superintendência da Polícia Federal. O ex-parlamentar teve o mandado de prisão expedido durante a manhã pelo Supremo Tribunal Federal. Henry é o 17º condenado no processo do mensalão a ser preso. Enquanto seguia para a PF, onde passou por exame de corpo de delito, a carta de renúncia do mandato de Henry foi entregue à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Com isso, ele evitou a abertura de um processo de cassação. Na carta de renúncia apresentada à Mesa Diretora da Câmara, Henry se dirigiu ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O

ex-deputado alegou ter optado por entregar o cargo para não expor ainda mais a instituição, desgastada pela repercussão do julgamento do mensalão. A carta deverá ser lida em plenário na segunda-feira. O ex-deputado disse, na mensagem, ter tentado provar sua inocência, mas acabou condenado mesmo sem provas. “Apesar de abreviar em um ano este mandato, meu sentimento é de dever cumprido para com os mato-grossenses”, afirmou. Henry é o terceiro parlamentar condenado no processo do mensalão a renunciar. Ele seguiu os passos de Valdemar Costa Neto (PR-SP) e José Genoino (PT-SP). O primeiro, assim como Henry, apresentou a renúncia no mesmo dia em que foi dada a ordem de prisão. O petista, que apresentou um pedido de aposentadoria por invalidez, só renunciou

ivaldo CavalCanti / agênCia Camara

Renúncia - Henry teve o mandado de prisão expedido pelo Supremo

quando a Câmara estava prestes a abrir um processo de cassação do mandato. Dos quatro deputados condenados pelo Supremo no processo do mensalão, o único a manter o mandato é João Paulo Cunha (PT-SP). Ele aguarda julgamento de recurso em liberdade.

Pela Lei da Ficha Limpa, Pedro Henry ficará inelegível pelos próximos 16 anos

Defesa vai pedir transferência Enquanto estiver na Papuda, Henry terá a companhia de outros condenados no processo do mensalão, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro Delúbio Soares, segundo informou seu advogado, José Antônio Duarte Alvares. A permanência em Brasília, porém, deve ser temporária, já que a defesa vai pedir, na segunda-feira, a transferência para Cuiabá (MT), onde vivem a mulher e os filhos de Henry. Duarte Alvares afirmou ontem que pretende encaminhar sugestões de trabalho para o deputado. “Ele é médico, com três especialidades. Não vai ser difícil receber uma oferta de emprego”, afirmou. Henry é médico-legista, clínico geral e hiperbárico.


esportes

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

Atlético-PR perde 12 mandos de campo AE - Por

causa dos incidentes ocorridos no fim da semana passado, em Joinville (SC), entre torcedores de Vasco e Atlético-PR, a 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu ontem o clube de Curitiba com 12 perdas de mando de campo, seis delas com portões fechados, e ainda com multa de R$ 140 mil. O Vasco perdeu oito mandos de campo - quatro com portões fechados - e recebeu multa de R$ 80 mil. Os clubes vão recorrer da decisão, assim como a procuradoria do STJD, que considerou as punições brandas. O pleno do tribunal deve julgar o caso até o dia 27 deste mês. Essas penas não se aplicam a jogos dos Estaduais ou da

Copa Libertadores, apenas a competições organizadas pela CBF. Na prática, no entanto, os jogos com portões fechados devem ser disputados na casa dos punidos. Isso significa dizer que a perda de mando de campo de cada um dos clubes, na verdade, cai pela metade. As demais partidas, com acesso do público, terão de ser realizadas a pelo menos 100 km de distância de Curitiba ou do Rio de Janeiro.

Penas não se aplicam a jogos dos Estaduais ou da Copa Libertadores

Aumentam treinos para o Dakar 2014 Com menos de um mês para o Rally Dakar, os brasileiros Jean Azevedo e Dário Júlio, da Honda Racing Rally Team, focam todas as energias na mais dura e importante competição off-road do planeta. A prova será realizada de 5 a 18 de janeiro, com largada em Rosário, na Argentina, passagem pela Bolívia e chegada em Valparaíso, no Chile, com mais de 9 mil km de percurso total, sendo 5 mil de especiais (trechos cronometrados). Isso fará da edição a mais longa da história da prova na América do Sul. Depois de competições na Argentina, no Chile e da conquista do heptacampeonato brasileiro de Rally Cross Country, Jean Azevedo está trabalhando 100% para o Dakar. “Tenho realizado diariamente treinos físicos e com moto. Quero chegar o mais bem preparado possí-

Luiz PiReS / ViPcoMM

Jean Azevedo - Piloto usará uma Honda CRF 450 Rally na competição

vel”, diz o paulista de São José dos Campos. Jean usará uma Honda CRF 450 Rally, modelo projetado exclusivamente para rali e que será utilizado pelos pilotos da Team HRC. Estreante, Dário Júlio, mineiro de Lavras, andará com a CRF 450X.

15

sem Alex, palmeiras vai buscar reforço de elano O Palmeiras decidiu que vai atrás de Elano para reforçar o elenco na próxima temporada e pretende resolver a situação logo. A ideia é contar com o jogador já na reapresentação do elenco, marcada para o dia 3 de janeiro. Até o momento, o clube não formalizou uma proposta, mas o técnico Gilson Kleina deu o sinal positivo assim que o nome dele foi citado pela diretoria. O Grêmio está disposto a negociar o jogador, mas nesta semana está concentrado em outros assuntos, como o sorteio da Copa Libertadores, que foi realizado na quinta-feira. Outro ponto a ser discutido pela diretoria gremista, e que tem a ver com Elano, é quem vai dirigir o time em 2014. Caso o eleito queira fi-

RicaRdo Saibun

AE -

Sinal positivo - Elano, na foto com Mengálvio, é nome aprovado por Kleina

car com o meia, a negociação com o jogador de 32 anos pode ser dificultada. Um ponto fundamental nessa história é que Elano recebe R$ 500 mil por mês no clube gaúcho e sabe que,

para ir para o Palmeiras, terá de reduzir bastante o salário e aceitar um contrato de produtividade - coisa de que o presidente Paulo Nobre não abre mão, mesmo para jogadores consagrados.


16

variedades

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

palavras cruzadas diretas www.coquetel.com.br

Revistas coquetel 2013

planeta mpb deRy nascimento heldeR lima Produtor musical Blog: http://planetampb.blogspot.com.br/ livroseideias.wordpress.com

Música exala das veias Modernidade e musicalidade não faltam ao jovem Léo Versolato, que brinda à “música” com 12 faixas que prometem alçar grandes voos na estreia do CD “Santo Bom”. Há alguns meses, quando encontrei meu amigo Pedro Baldanza (a lenda), um dos melhores baixistas que temos entre nós, ele já havia comentado sobre o Léo e outros artistas que estava produzindo. Mas só agora, por meio de Vicente Negrão, que faz assessoria para a gravadora Kuarup, recebi este maravilhoso CD, que me arrebatou “de prima”. Léo bebeu em fontes de músicas cristalinas, poéticas e progressivas. Nelas ele se embriagou de inspiração e, aos 26 anos, mostra-nos maturidade com uma levada que nos envolve, que nos convida a viajar em seus acordes de harmonias elaboradas. Nascido em um berço musical, só poderia dar nisso: “Filho de peixe, músico é.” Produzido por Pedro Baldanza, o cantor conta com um timaço de músicos e participações especiais. Pedrão define o Léo assim: “Pra mim, ele é um desses novos talentos que trazem para o cenário musical atual uma leitura internacional da nova MPB, que vem se desenvolvendo no cenário paulista.” Abrindo o CD, a música que dá título ao álbum é “Santo Bom” (Léo Versolato/Fernando Ramos). Nela temos um piano que dialoga com o baixo, ambos tocados pelo Léo. A música nos remete a uma fuga em

HOrÓscOpO

busca da liberdade interior. Destaque para a bela letra e o coro do Grupo Ecco. Léo e seu parceiro mais frequente, Fernando Ramos, mostra-nos um misto de poesia e música para a alma em “Voador”. Com participação do pai, Ubaldo Versolato, no sax soprano, o cantor mostra um tema com um riff muito legal de piano em “Reduto do Farol” (Léo Versolato/Fabio Cadore/ Luiz Murá). Em “Estação Paraíso” (Léo Versolato/ Fernando Ramos), a música caminha em busca de uma afirmação, de algo que se deixou para trás, dos encontros e desencontros de amores. Léo mostra que não veio brincar de ser cantor e músico - ele exala talento. Podemos ouvir essa comunhão de música moderna com letra inteligente em “Canto de Rei” (Léo Versolato/ Daniel Lotoy). Com participação de Débora Gurgel ao piano e flauta, Versolato põe emoção ao interpretar a singela “Lugar Azul” (Léo Versolato/Luiz Murá). Um dueto entre os irmãos Léo e Renata se ouve na bela “Carrossel” (Léo Versolato/Fernando Ramos). Um reggae com pegada sedutora mostra que o artista caminha confortavelmente por qualquer ritmo em que se aventura, como em “Sereia” (Léo Versolato/Fernando Ramos). A letra de Fabio Cadore veste a elaborada “Claridade”, de Versolato. O músico mergulhou nas águas de Edu Lobo, Jobim e Djavan para nos presentear com “Navegantes”, parceria com Fernando Ramos. Com uma melodia que nos remete às montanhas de Minas, Léo mostra que o piano é seu fiel companheiro de composições e apresenta-nos “De Casa” (Léo Versolato/ Dani Gurgel). Para finalizar, ele traz uma canção para se ouvir com os olhos do coração, para se extrair o belo e bom que a música tem para ofertar: “O Vento e a Flor” (Léo Versolato/Luiz Murá). Obrigado por sua música existir!

omaR caRdoso Filho |

ÁRIES: Você está vivendo um dia que muito o favorece. Faça tudo para evitar atritos, discussões e cenas de ciúme. Boas notícias à tarde e 21 MAR. 20 ABR. novos conhecimentos e bons resultados para o futuro.

21 ABR. 20 MAI.

TOURO: Dia em que poderá contar com as melhores condições nos negócios, nas especulações e obrigações sociais. Haverá melhoria no campo amoroso e familiar, se for mais atencioso.

21 MAI. 20 jUN.

GÊMEOS: Um obstáculo poderá surgir em seu trabalho que será criado por uma pessoa amiga. Você saberá como contorná-lo. À tarde, terá uma fase feliz e promissora.

21 jUN. 21 jUL.

CÂNCER: Hoje você poderá elevar-se no plano social, quer pelo que fizer, quer pela colaboração que poderá receber de pessoas amigas e compreensivas.

www.omarcardoso.com.br

LIBRA: Dia excepcional. Benéfico para amizades e amor. Poderá ainda, ser premiado através do esporte, jogos, sorteios, loterias. 23 SET. 22 OUT.

23 OUT. 21 NOV.

ESCORPIÃO: Dia propício para contato com parentes. Os assuntos de ordem espiritual, intelectual, científica e amorosa estão beneficiados. Ótimo para uma cirurgia plástica.

22 NOV. 21 dEz.

SAGITÁRIO: Hoje, alguma coisa, por mais insignificante que possa parecer, não irá corresponder à sua expectativa. Mas você corresponderá ao seu dever com naturalidade e positivismo.

22 dEz. 20 jAN.

CAPRICÓRNIO: Uma notícia agradável sobre negócios ou um encontro amoroso, lhe trarão muita satisfação. Excelentes oportunidades de se realizar sentimentalmente, financeiramente e socialmente.

22 jUL. 22 AGO.

LEÃO: Evite o nervosismo, ansiedade e a desconfiança em si mesmo. Portanto, acautele-se. As influências não são propícias. Lembre-se também de que o respeito é essencial numa relação a dois.

21 jAN. 19 fEV.

AQUÁRIO: Há possibilidades de se sentir um pouco indisposto no período da manhã. Você atravessa um grande período de vantagem material e financeira.

23 AGO. 22 SET.

VIRGEM: Se tiver alguma viagem de negócios programada para hoje, faça o possível para iniciá-lo na parte da manhã. Bom dia para o amor e para as relações familiares.

PEIXES: Evitar afobações e correrias e a precipitação, será muito importante. Demonstre domínio sobre si próprio e passará fácil pelo 20 fEV. período mais difícil do ano. 20 MAR.


VARIEDADES

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

17 FOTOS: DIVULGAÇÃO

Direção: Jon Turteltaub - Elenco: Michael Douglas; Robert De Niro; Kevin Kline; Mary Steenburgen; Morgan Freeman; Jerry Ferrara; Roger Bart; Autumn Dial. Três grandes amigos vão à cidade de Las Vegas para a despedida de solteiro de um quarto amigo do grupo, um solteirão convicto que decidiu se casar com uma garota muito mais jovem. Shopping Internacional 3: 17h05 - 19h40 - 22h10.

CarrIE: a EStranha

Elenco: Johnny Knoxville; Spike Jonze - Direção: Jeff Tremaine. Irving Zisman é um senhor de 86 anos que viaja ao redor dos Estados Unidos ao lado de seu neto Billy, de apenas oito anos. Durante o percurso ele permite que o garoto fume, ofenda as pessoas e beba bebidas alcóolicas, o que gera protestos das pessoas à sua volta. Shopping Internacional 15: 11h25 - 13h50.

Elenco: Chloë Grace Moretz, Julianne Moore, Gabriella Wilde - Direção: Kimberly Peirce. O filme retrata um desastre ocorrido em uma cidade americana destruída pela jovem Carietta White. Nos anos anteriores à tragédia, a adolescente foi oprimida pela sua mãe, Margaret, uma fanática religiosa. Além dos maus-tratos em casa, Carrie também sofria com o abuso dos colegas de escola. Aos poucos, ela descobre que possui estranhos poderes telecinéticos. Shopping Internacional 8: 14h25 - 16h50 - 19h25 - 21h50.


18

CLASSIFICADOS

Sábado, 14 de Dezembro de 2013 INSTALADOR

De Insulfim, Ajudante Geral e Montador de autos, com experiência. F: 2421-5458

EMPREGOS Contrata COZINHEIRO E

JOVENS/ CRIANÇAS

MECÂNICO

SALA COML.

Alinhador de veículos leves, c/ exp. F: 2461-5055

AÇOUGUEIRO

MOTOBOY

C/ exp. enviar CV. p/ paulista@ paulistacontabil.com.br

AUX. SERVIÇOS

Gerais. Masculino, c/ exp. das 8:00 as 17:00. Enviar cv academiavigor@terra.com.br

BORRACHEIRO

Alinhador e Aj. de Oficina, comp. na Empresa c/ CV. R: Aroeiras, 21, Cid. Indust. Satelite

CABELEIREIRO

e Manicure c/ exp. Falar com Mary F: 2403-1650 / 961620683 oi

CORRETORES

De injeção. C/ exp. Tratar c/ Herval. Av: Salgado Filho, 1610. Guarulhos. 2358-2711 P/ entrega de água mineral, diária R$20,00 + R$1,00 por galão, hor. 8:30 as 18:00. moto própria. 2409-5907/ 22296538

MOTORISTA

Admite: Op. de maquina, c/ exp. em prensa, torno e furadeira, masc, c/ curso no SENAI. F: 2358-2363, das 9h as 16:30.

EMPRESA PAUPEDRA

Abre vagas p/ pessoas c/ Deficiência todos benefícios masc./ fem. Tratar F: 2466-8888 Ângela

TÉC. INFORMATICA

C/ exp. e bom conhecimento. Salário R$ 1.000 + VT. rhienergy@terra.com.br

Aluga-se

ALUGA-SE

FRENTISTA CAIXA

Inicio Imediato. C/ exp comprovada, maior, ambos os sexos. Comparecer Av: Marginal Baquirivu 450 Vl. Barros. Posto Ale em Frente ao Hospital Geral.

FRESADOR

Ferramenteiro. Exp. 5 anos. Ferramentaria em Guarulhos. CV P/ mfcferramentaria@terra.com.br

IMOBILIÁRIA

Contrata superintendente/ gerente de vendas. Imóveis (lançamentos e prontos). F: 2382-7969

2 Dormitórios c/ edícula no quintal R$ 1.000,00

 2440-8590

ALUGA GALPÃO

Área 305 m², 250 m² de área construída, zona mista, R$ 3.500,00 mil, Bonsucesso. F: 97252-6670 c/ Mônica.

APTO PÇA ESTUDANTE

3 cômodos. F: 2409-1854 / 96456-2304

APTO TERRÉO

2 dorms,Jd. Cocaia, prox. Extra, s/ vg,aluguel R$1000,00 já incluso cond. F: 99657-2120.

(011) 4114-4030 Marisa

APT.ITAPEGICA

R$110,00 Para 6 Pessoas F: 97279-2561 (12) 3861-2611

POUSADA BERTIOGA

Quarto p/ 8 pessoas. Ano Novo c/ café da manhã. R$ 2.500,00. F: 11. 99811-4691

PRAIA GRANDE

Alugo apto p/ REVEILLON. F.: 2408-1995/ 96062-7316/ 2440-2910

CHÁC. STA ISABEL

800 m²,1 cômodo, luz, c/ riacho R$ 35 mil. ac. cartão crédito, ac. auto. 99764-9445/ 7003-5163

CHACARÁ 1300M²

Tap. Grande, plana c/ riacho $ 25mil 2408-6688/ 975913477

Temporada 2 dorms( 1 suite), 100m da praia, F: 2408-2965/ 995117131

CASA BERTIOGA

Acomodação p/ 15 pes. c/ piscina, 300mts praia 971200062

Vende-se AP NA PLANTA 76M²

3 dorm c/ ste,Terraço (espaço p/ sac gourmet), 1 vg. Entr. prevista 03/2014. Dir. c/ propr. Não paga tx. comis. e interm. imobil. Empreend. Tecnisa localiz. Av. Dr. Timoteo Penteado, 2.410. Vl Galvão. Invest. R$ 95 mil entr. R$ 243 mil financ. c/ bco sua escolha. Invest. total R$ 338 mil. 98407-1778 c/ Karla

313m², 3 dorms, 2 salas, coz, lav, 3 wc , 1 suite master c/ hidro dupla, closset, ar cond. terraço nos quartos, 5 vg, portão autm, lazer c/ 91m².Tel; 24010113/9 81361143.A/c. finan/troca.

CASA 3 COMODOS

Terreno 8x17. Pimentas R$ 80 Mil. F: 99859-3113

CASA 3 DORMS

Sendo 1 ste, 3 vg gar; V. Flórida, ac. troca por terreno. F: 99979-4290/ 2440-5315 c/ propr.

CASA COND.FECH.

Lz. completo, 2 dorms., 2 vgs, $ 225 mil, ac. fin. 98899-0316

APTO ( URGENTE )

2 dorms, R$ 80 mil. F: 34374648

Gopoúva Reformado 2 dorms (vago), Elevador, Lazer c/ Quadra, garagem. Só R$ 119 mil ac. carro (doc.ok) F: 28149601

APTº FLEX GRS CHALÉ S.SEBASTIÃO

ASSOBRADADO

82 m²,1 vg coberta, 2 dorms,sala,coz. R$ 175 mil. Docs. Ok.2414 0011 Ricardo.

Novo, 2 dorms, sala, coz, wc. Lazer completo. R$ 26.500,00 + dívidas. F: 991090732/99153-3102

APTO P. GRANDE

CASA PICANÇO

com 91,7 hectare Valor por hectare R$ 6.000,00 Casa com energia elétrica a 60 km de Patos de Minas; Terra mista, com 15 hectare de eucalipto na faze de corte. Contato direto c/proprietário

APTO BELA VISTA

Sitios & Chácaras

IMÓVEIS

sítio em Cidade Pilar(MG)

Vila São Ricardo. Reformado. R$ 290 Mil. F: 98152-6969

REV. SEMI-JÓIAS

SHINERAY MOTOS

Vende-se

APTO 67 M²

Maior, p/ trabalhar em Privê no Centro- GRS. F: 2087-2091

Plantonista:p/UTI ,adulto/neonatal, enviar CV, uti@hospitalstellamaris.com.br 1 fixo, (p/ finais de semana) c/ exp. comprovada em carteira F: 2463-3811 em h/c

Litoral

PRECISA GAROTA

FISIOTERAPEUTA

FORNEIRO P/PIZZARIA

Enfrete ao Shop. Internacional. F2422-6749

Com experiência comprovada. Informações F: 2232-4088

EMP. DE MEDICINA

EMPR. PEQ. PORTE

SOBRADO

PINTOR TAREFA

COSTUREIRA

Do Trabalho contrata: Recepcionista e Aux. de Enfermagem. F: 4964-1222. CV p/: deltamed@deltamed.med.br

Salão Coml. 200 m², Av. Paschoal Thomeu. F: 99424-4044

Confeiteiro p/ região Tranquilidade - GRS. F: 7803-3105

Aux. Admistrativo c/ exp. Comparecer na Av. Drº Timóteo Penteado 1079 c/ Curriculo - Gru F: 4966-2222 ou enviar CV j.gomes2@uol.com.br

Moto Auditor, categoria A. p/ trabalhar c/ moto da empresa na região de SP (idade acima de 25anos). Sálario + benef. F: 4215-8821

SALÃO BONSUCESSO

PADEIRO

Em consig, comissão até 50% você escolhe 2408-7503.

COURIER TRANSDEX

200m², 2º, 2wc, + copa, Av. Suplicy, prox. futuro Shopping, aluguel R$3000,00 F: 996572120.

C/ prática p/ trab. na Grande SP. Fone: 2412-5575 C/ Sergio

De Imóveis. Com ou sem experiência, ensino médio completo. F: 2382-7969 Externa, c/ exp. em Malha. F: 2229-6427/ 96892-7014 oi

PONTO COMERCIAL

aluga-se pela melhor oferta. Rua Ribeirão Preto, 474, Cid. Soberana/ Guarulhos (11) 2469-0108

MECÂNICO

AUX. CONTABIL

casa c/ 3 dorms (suite), sl, coz., 1 vg, próx. ao Mc Donalds e atacadão F: 2402-4445

Bebês. Mesmo s/ exp. p/ figuração comerciais TV e catálogos. 2409-6279/ 2409-6806 agenciaSdemodelo.com.br

Aj. de Garçom p/ trab. Kame Sushi Restaurante Japonês, Centro Guarulhos F: 22290886 c/ experiência falar com José ou Marina. F: 2455-3698.

JARDIM IPANEMA

TUDO AQUI - Anuncie 2475-7810

3 dorms., 1 vg., ent. Março/2.014, ent. R$ 70 mil saldo dev. R$ 250 mil dir. prop. F: 96358-7211

APTº OCEAN

1 dorm, 1 vg, 1º andar, 3 quadras da praia, mob., R$ 130 mil, dir. prop. F: 96358-7211

APTO VILA RIO

Cond. Flávia Fernanda! Direto c/ proprietário. Não financia R$ 120 Mil. 2408-0107/ 96832-3066

APTO VL. AUGUSTA

2 dorms, cond. fechado, 1 vg coberta, lazer completo, pronto para morar. R$ 120 mil + prest. direto com a Construtora (já financiado) 3437-9971/ 97066-6969.

APTO VL. AUGUSTA

2 Dorms, compl. de armários, elevador, lazer completo, R$ 235 mil ac. financ. F: 78087734

APTO VL. RIO

2 dorms,sl, coz., wc., 1 vg., 71m², R$155 mil só em dinheiro. F; 98639-0211/4965-7481

APTO. CARREFOUR

2dorms c/ sacada, 1vg. R$140Mil, aceito auto F:78111413

APTO. FARIA LIMA

3 dorms, suíte, lazer, ac. financ. F:99393-1107/7811-1413

APTO. JD DAS FLORES

Macedo, 3 dorms c/ 1 suíte, lazer completo.R265mil Abaixo da avaliação. F: 99657-2120.

CASA NO PICANÇO CASA TERREA

Pq.Flamengo, na rua 15, 1dorm,sl,coz, 2 vg. Doc. OK. R$ 230 mil. Tel: 7873- 9945

COND. VALE VERDE

Av. Faria Lima, 61m² / 75m². Lazer completo. Entrega junho/2014. Financ. CEF. 24515475

CRÉD. IMOBILIÁRIO

De R$ 80 mil á um milhão. P/ Compra, reforma, Capital de giro e construção. Use o FGTS. S/ juros, s/ burocraria. Mensais a partir de R$ 562,22, Escrit. definitiva em seu nome. F: 99747-9613/ 3869-3902 c/ Milena

DOIS DORMS CENTRO

57m², 1 vg. R$ 250 mil. F: 3437-4648

IMOVEL P/RENDA

Jd.Sta.Mena- Prédio c/6 apto. R$ 1 milhão e 300 mil reais. F: 9 74882786

JD SÃO DOMINGOS

6 terrenos. R$ 65Mil Cada ótimo local. F: 97413-7373 99954-1546

LINDA CASA

Caraguá, 2 dorms c/ suíte. F: 2409-5457 / 99856-4856 VIVO.

MÃE DOS HOMENS

Picanço 300m² .R$ 90 mil. Só contrato c/origem de matricula. F: 96244-5072 oi/ 983558430

TERRENO 300M²

Bom para Prédio Com. Em Cumbica R$ 450 Mil F: 24888956

TERRENO LAVRAS

5 x 25, R$ 38 mil. Telefone: 95881-1791 tim/ 99896-7619

TERRENO PLANO

7x22 excelente localização. Doc. OK. F: 9 74882786

TERRENO PT ALTA

5x25 R$ 35 Mil F: 99859-3113 Com Paulo

TERRENOS

12,5x27 .Travessa da Av. Dr. Timoteo Penteado. Plano. C/ escritura.R$ 185 mil F: 78739945

VDO APTOS PIMENTAS

2 Dorms, 64m², a partir de R$ 46 mil. F: 96145-3033 C/ Pacheco

VDO ÁREA 11 MIL M²

Próx. a Dutra, doc. ok, R$ 650,00 o m². Temos outras áreas. F: 7788-0897/ 78249086

NEGÓCIOS Cursos SEGUNDO GRAU

Supletivo rápido publicado em Diário oficial, início imediato. Aceito Fac. e concurso. F: 2463-2761/ 2409-9561

Esoterísmo ATENÇÃO!

Passe o Natal c/ seu amor, não cobramos trabalho. Z. Leste. F: 2831-4363/ 98779-9300 tim

DONA JULIA

2 aptos vagos juntos, Edifício San Remo. Centro. 2464-9283/ 99935-3248/ 99701-7643

PRÉDIO

MÃE DE SANTO

3 dorms, suíte,2 vg, R$ 330mil. ac. financ. F: 7811-1413

Conhecida na TV e no Rádio, faz tds os tipos de trab., p/ amor, comércio, vícios, impotência sexual, trab. Africanos e Baianos. Trago seu amor em 12h. F: 2229-1043/ 957938836 T Obs: Marque sua consulta e mude sua vida. Previsões p/ 2014.

SOBRADO NOVO

PARE DE SOFRER

SOBRADO JD. CITY

2dorms.+ dp. R$180mil. ac. financ. F:99393-1107/78111413

2 dorms, 2 vgs. Condominio, próx. aeroporto. R$ 210 mil, doc. pronto p/ financ. F: 99657-2120.

APTO. VL. ROSALIA

TERRENO

Comercial na Rua Cahoeira.15x25 , ao lado da C.E.F. Tel: 7873 -9945

TERRENO

Jd.Vila Galvão. 11,70x26 c/ escritura.R$ 210 mil. F: 78739945.

ASSIST. TÉCNICA

Conserto computadores, removemos vírus, conf. speedy, tx única $ 45, atend. local. 4604-2633/ 96871-0130 Oi seg. á seg.

Oportunidades BALCÃO

para açougue,em ótimo estado. F: 2457-6233/ 968082226 .

Trago o seu amor aos seus pés, 100% garantido, sigilo absoluto. Trab. p/ todos os fins. Faço o que os outros só prometem. F: 2825-1608/ 98106-0863

Promoções para fechamento de Eventos em: DEZEMBRO e JANEIRO

DJ e decoração GRÁTIS

BRINDELLI MUDANÇAS

P/ todo Brasil, inclusive Norte, Nordeste e sistema de aproveitamento. F: 2431-8299/ 4963-5896

EQUIPAMENTOS

P/ açougue em ótimas condições. F: 2446-1981/ 963296821

LOJA DE ÁGUA

Vdo Guarulhos, distribuidora autorizada Bonafont, galões e descartáveis, faturamento bruto R$ 25 mil, crescimento médio de 6% / mês. F: 953035356/ 2935-8570/ 996585356 Rua:Treze de Maio- Vl. Galvão. F: 2455-5669

OPORTUNIDADE

Residencial c/ um salão livre, 2 apto gd, e area de lazer, c/salaõ de festas e jogos, area constr.780 m².R$ 680 mil. Terreno 10x30 F: 7873-9945

Informática

LOJA DE CALÇADOS

Pare de sofrer! Joga-se búzios, cartas e tarô. Faço mais de 21 magia africana para obter seu amor de volta. Não faço falsas promessas, meus trab. são rap. e garantidos. Trago seu amor de volta. F: 95153-3864tim/ 96405-3123vivo/ 3715-7463

94m², 2 dorms,sala,coz, 1 vg. R$ 195 mil. Doc. Ok. 24140011 Carlos.

APTO. PRÓX. SHOP.

3 dorms., sala 2 amb., coz., area de serv., sacada c/ fech. em vidro, 2 vgs. de gar. coberta. F: 99178-6182/ 2086-1890.

TERRENO

PASSA-SE O PONTO

Salão Coml, próx. ao Fórum Centro - Guarulhos. 974344127

PASSO PONTO

Bar. Vl Galvão, em frente a Loja Quatuá. R: Vicente de Melo 706. F: 96314-3526

SORV./ PASTELARIA

110m² completissima, ponto exec. Mov.R$ 60mil. R$ 125mil. pgto. á negociar F: 96145-3033

SORVETERIA MIKAIL

100m², ótimo local. Serve p/ outros fins. F: 99795-7633

VD. PIZZARIA

tradicional em Guarulhos, R$ 50 mil F: 97582-1184

VDO DISTRIBUIDORA

Produtos p/ Sorvete e Embalagem. Praça 8 de Dezembro - Guarulhos. F: 2405-3608

VDO LANCHONETE

Jd Maria Dirce.R$ 10 Mil. Motivo sem tempo de cuidar. F: 7768-0766

SERVIÇOS Festas ALEGRIA FEST

Locação de mesas, cadeiras, freezer e toalhas F: 2279-1928 96166-7449

CHÁCARA P/ FESTAS

2 salões, 2 pisc., 2 cpo fut., qd. vôlei e Pq. infantil. F: 46572028/ 99291-1405

CRISTAL - ALUGA

Mesas, Cadeiras, tendas, toalhas, Freezer. 3435-5232/ 2809-0405

Ganhe 20 pessoas GRATUITAS para eventos nas SEXTAS e DOMINGOS Parcelamento posterior ao Evento

4215-7626 2408-1502

www.espacocoliseobuffet.com.br MARULE

Kit festa 50 pessoas c/ salgado, mini pizza, lanche, doces e bolo R$ 480,00. F: 2832-3391/ 95125-6583

REVOLUÇÃO FESTA

c. elást., p. bolinha, p. pula, barraq., tombo legal, 3435-3726

SOM, LUZ, DJ

www.aliensom.com.br Telão, brinq. infantil F: 2837-8008


TUDO AQUI - Anuncie 2475-7810 MEL ANAL C/ DOT.

Relax

Contrata-se mulheres Para ser Stripper virtual. Trabalhe em casa, altos ganhos . Mande foto para

Duda/ Paloma/ Júlia/ Mônica/ Cintia Oral Puro. 2091-6140 M. Carrão Pele clara, linda, 19a. adoro por o dedinho. 2227-1901 Penha

MICHELLY 22 ANOS

PALOMA

massagem c/ finalização. F: 9 7714 4022

PROMOÇÃO!

Leve 3 p/ R$ 40,00 (imperdivel) F: 2087-3887/ 2883-3555 Guarulhos/ Mt. Republica

Quer me ver na cam? O SERVIÇO É GRATUITO: VOCÊ PAGA SOMENTE O CUSTO DA LIGAÇÃO DDD MÓVEL

VEÍCULOS

ACOMPANHE O SITE!

www.elenlemos.net BELA LOIRA Atendo só. 99387-0124

ANITA 18A. INICIANTE

+ 6 Amigas. Rua Cuevas, 18 Centro- GRS. F: 2087-2091

CAMILA COROA

Loraine anal giratório, oral s/ ssoas c/ salgado,camis. + amigas. 2082-2050 nche, doces ePenha 0. F: 2832-3391/

CAMILA SEIOS FARTOS

Safada na cama. G 2x. Penha. ÃO FESTA 2642-9775 nha, p. pula, bargal, 3435-3726 KYARA LOIRA Promoção de Massagens teraDJ pêuticas e sensuais F: 98244.com.br Telão,4327 : 2837-8008

MASSAGEM

F: 97392-6238 c/ espuma, várias técnicas, atendo só

90 79, a vista

19a, casada, adoro deixa-lô corno. 2092-9629 Penha

www.camerasex.com.br

09117-7878-0026

R$

MICHELLI LOIRA

S/ frescura. 95889-5822. www. michellysapeka.blogspot. com.br

Estou louca pra falar com você Me liga

PNEU REMOLD ARO 13

MEL RUIVA

contato@camerasex.com.br ou no site

Saucer Autocenter

Carros SPACEFOx 07

flex, preta, completa. R$ 23.600,00. Tel.: 99138-0874

CLASSE A /05

s novo, mec. ac. troca, fin. 2464-0144

COROLLA xEI/ 02

aut., compl., couro, novo, ac. troca, fin. 2464-0144

DUCATO MULTI 2011

Rua Cabo Antonio Pereira da Silva, nº 685 Jd, Tranquilidade Guarulhos - SP

F: 2422-6851

FIAT IDEA 1.6 16V

MPI Essence, flex, 4p, autom. 10/11. Al., ar cond., bco motorista c/ ajuste alt, comp. de bordo, DT, DH, encosto de cabe��a traseiro, LT, rádio, CD player e toca fitas, RE, rodas de liga leve, TE, VE, volante c/ regulagem altura,bcos couro. IPVA pago e lincenciado R$ 32.500. 94138-1778/ 78871372 Ramon

19

MB 1214 TRUCK 1995

C/ serviço. R$ 78 mil. F: 24419600/ 97381-6259/ 998870101

MB 240S /99

ún. dono c/ manual, impec. ac. troca, fin., 2464- 0144

MONZA GLS/95

td. orig., compl., troco, fin., 2464-0144

OMEGA GLS/95

6CC., Ót. est. bem novo, ac. troca, fin. 2464-0144.

PT CRUISER /07

15.000 Km, ún.dono , s.novo, ac. troca fin. 2464-0144

TEMPRA 97 4 P., 16V.

Compl. R$ 4 mil + multas (R$ 3.500 pagto futuro). 970579912

UNO WAY/10

prata 2P, Flex., vidro elétrico + trava, $ 16.300 F: 2229-5056

PROCLAMAS SIDNEY PELLICCI MONTEIRO, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas do 1º Subdistrito da Comarca de Guarulhos, Estado de São Paulo; Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525, números I, II, III e IV, do Código Civil Brasileiro e desejam se casar; Lucas Santana Nishino, profissão açougueiro, estado civil solteiro, nascido em Jurunda, Estado do Paraná, no dia onze de abril de mil novecentos e noventa e um (11/04/1991), residente e domiciliado neste Subdistrito, filho de Nelson Takatoshi Nishino e de Valdirene de Almeida Santana Nishino. Adaielli de Almeida Julio Goulart, profissão do lar, estado civil solteira, nascida em Cotia, Estado de São Paulo, no dia quinze de dezembro de mil novecentos e noventa e seis (15/12/1996), residente e domiciliada neste Subdistrito, filha de Adans Tadeu Goulart e de Ivone de Almeida Julio Goulart. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste Serviço Registral e publicado na Imprensa local. Guarulhos, 13 dezembro de 2013.

SIDNEY PELLICCI MONTEIRO, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas do 1º Subdistrito da Comarca de Guarulhos, Estado de São Paulo; Faço saber que os seguintes pretendentes apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525, números I, III e IV, do Código Civil Brasileiro e desejam se casar; Adolfo William Rufino de Carvalho, profissão porteiro, estado civil solteiro, nascido em Guarulhos, Estado de São Paulo, no dia dezessete de abril de mil novecentos e oitenta e nove (17/04/1989), residente e domiciliado neste Subdistrito, filho de Valter Vander de Carvalho e de Janéte Rufino de Carvalho. Stephanie Juliane Cantuaria Morais, profissão do lar, estado civil solteira, nascida no Subdistrito Vila Maria, São Paulo, no dia vinte e seis de janeiro de mil novencentos e noventa e cinco (26/01/1995), residente e domiciliada neste Subdistrito, filha de Wagner de Morais e de Marilda de Lourdes Cantuaria Morais. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste Serviço Registral e publicado na Imprensa local. Guarulhos, 12 dezembro de 2013.

GASTRONOMIA

Motos DAFRA SPEED 08

R$2600,00, linda!! doc. ok, Fone: 97234-1257

FIESTA HATCH/12

1.6, compl., ac. troca ., fin., 27.000 km. F: 2464-0144

CURSOS

FIT Lx/08

Mec. compl. - couro, ac. troca fin. 2464-0144

FOx 1.6 09/10

preto, 4P, completo, único dono. Impecavél F: 964495131

GOL GTS/ 92

turbo, compl., impec., ac. troca, fin. F: 2464-0144

Escolar. R$ 40 mil + parc. F: 98646-6280 Tim/ 98513-9062 oi

KOMBI FURGÃO 94

FIAT 500

KOMBI FURGÃO/ 93

Dualogic/12 16.000km, compl. ac. troca/ fin. 2464-0144

CLASSIFICADOS Sábado, 14 de Dezembro de 2013

Gás, $ 6.800,00, particular, 2º dono. 2456-7543/ 7790-6907 kit gnv, ót. est., ac. troca, fin.2464-0144

AUTOS

Crypton 115 k 2014 Entrada de R$ 750,00 + 48 mensais de

à vista R$ 7.390,00

Entrada de R$ 450,00

Factor 125 k1 Entrada de R$ 290,00

+ 48 mensais de

2014

Fazer 250

Entrada de R$ 750,00 + 48 mensais de

2014

2014

no cartão de crédito

à vista R$ 5.190,00

à vista R$ 10.990,00

MOTO SHOP

w w w .m otoshopyam aha.com .br

Crédito sujeito a aprovação. Promoção com taxas de juros de 2,35% A.M. Promoção válida até 14/12/2013, para as cores disponíveis, término do estoque ou taxa de juros promocional da financeira. Fotos ilustrativas, reservamos o direito de corrigir eventuais erros gráfico ou de digitação.


20

Sรกbado, 14 de Dezembro de 2013


MULHER Sábado, 14 de Dezembro de 2013

www.folhametro.com.br

www.facebook.com/jornalfolhametro

Distribuição Gratuita

Expert ensina fazer

o make de Natal

Boca – Tom laranja nos lábios faz a diferença no make, já que os olhos são bem marcados: uma produção fácil e bem prática para aparecer radiante das comemorações do Natal

DIVULGAÇÃO


2

MULHER

Sábado, 14 de Dezembro de 2013 Fotos: divulgação

É fácil ficar mais bonita! O look para a noite de Natal e o penteado já estão definidos? Então é hora de pensar na maquiagem. Simples de fazer, o make que a maquiado-

Da reDação -

Capriche nas camadas de máscara nos cílios e dê volume

ra oficial da Lumi Cosméticos, Natália Antunes, ensina é arrasador e atual. Ela nos preparou o passo a passo e nós dividimos essas dicas com você. “Vamos entrar nesta energia positiva de Natal e Ano Novo e arrasar no visual da make. Preparei um passo a passo com cores fortes, como o laranja nos lábios e os olhos bem marcados. Super fácil de fazer!”, diz Natália. Confira!

Passo 1 Nestas estações mais quentes a preparação da pele é fundamental para um acabamento perfeito. Portanto, lave o rosto com água gelada para suavizar os poros. Passo 2 Toda pele pede preparação. Passe a base, em seguida o corretivo e para finalizar, o pó. Prepare a pele com base, corretivo e pó. Quem não faz questão da base pode optar por um primer, que também prepara a pele para a maquiagem e disfarça as imperfeições. Passo 3 Aplique o blush. A maquiadora sugere a cor pêssego. Atenção para não exagerar. É sempre melhor passar o blush com a sensação de que ele precisará ser retocado, do que ter a certeza de que irá durar a noite inteira. Outra dica para afinar o rosto: passe o pincel com o blush bem abaixo do osso da maçã do rosto. Passo 4

Aplique por toda a pálpebra móvel a sombra de cor prata. Marque o côncavo com uma sombra de cor grafite, que é um tom um pouco mais escuro. E ilumine sob o arco das sobrancelhas com uma sombra de cor pérola. “Sobre o ossinho da cavidade ocular esfume suavemente com uma sombra de cor bronze. O efeito ficará bem mais sofisticado. Para brilhar ainda mais, aplique uma sombra prata na pálpebra móvel na região do globo ocular”, diz Natália.

Passo 5 Aplique a sombra prata na parte inferior dos olhos bem rente aos cílios. Passo 6

Defina as sobrancelhas com lápis marrom ou com uma sombra da cor dos seus cabelos e com o auxílio do pincel chanfrado. Em seguida, faça o contorno dos olhos com lápis preto.

Passo 7 Capriche nas camadas de máscara para cílios preta. “Sugiro uma alongadora e à prova d’ água”, diz a maquiadora. Passo 8

Nos lábios, seguindo a tendência para o verão, aplique um batom de cor laranja. Tons rosados e coral também estão em alta.

Contraste – Olhos ficam marcantes e lábios mais suaves


MULHER

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

Hidrate e proteja as mãos no verão com hidratante

Já escolheu a cor da calcinha para o Ano Novo? Passar o Réveillon com uma calcinha da cor que represente o que você espera para o próximo ano é regra para muitas mulheres. Se

você ainda está em dúvida, a DeMillus (www.demillus.com.br) reuniu algumas dicas e nós dividimos com vocês. Confira!

O ÇÃ GA UL DIV

A Vita Seiva, marca especializada em produtos para a pele e tratamento capilar, apresentou o hidratante nutritivo para as mãos, da linha Luvas de Silicone, para uma hidratação profunda para as mãos na estação mais quente do ano. O produto possui em sua formulação silicone e proteínas da soja. O silicone ao ser aplicado sob a pele cria um filme emoliente que retém por mais tempo a ação hidratante e auxilia na retenção da umidade da pele. Já as proteínas da soja, por serem hidrolisadoras de proteína, possuem identidade de composição com os tecidos. O produto possui efeito restaurador e protetor, conferindo maciez, volume, brilho e textura agradável à pele. Preço: R$ 9. Onde encontrar: www.vitaseiva.com.br.

3

Branco = cor da paz, da calma, da pureza e da inocência. Azul = transmite otimismo e prosperidade. Lilás = espiritualidade e intuição. Roxo e violeta = prosperidade, nobreza e respeito. Rosa = beleza, sensualidade, saúde e romantismo. Champanhe = calma e passividade. É associada ao clássico. Verde = juventude, frescor, calma, esperança e proteção. Amarelo = transmite calor, luz e descontração. Gera energia e otimismo. Dourado = associa-se ao ouro, à riqueza e a tudo que é majestoso. Vermelho = paixão e sentimento. Cor do amor, do desejo e também do poder. Cinza = transmite sucesso, qualidade e estabilidade. Prata = modernidade, futuro, novidade e inovação. Preto = cor do mistério e da fantasia. Significa luxo e dignidade. Cores – Superstição faz parte da tradição


MULHER

Sábado, 14 de Dezembro de 2013

SHUTTERSTOCK

Cinco dicas para começar o ano com o pé direito no amor Ter sucesso no amor pode depender muito mais de você do que do acaso ou da sorte. É o que diz a consultora de relacionamentos Pâmi Garcia. Segundo ela, uma boa relação não cai do céu e exige que os amantes tenham as mesmas posturas que são

adotadas na vida profissional. Por exemplo: proatividade, dedicação, criatividade, bom humor, resiliência. Pâmi dá cinco dicas valiosas para renovar o coração nessa virada de ano, entrando 2014 com a vida amorosa plena e feliz – seja ela acompanhada ou não.

1. Atitude primeiro, amor depois: “O amor é consequência, é fruto de uma postura aberta a ele. A pessoa não deve ficar esperando sentir algo para agir, mas sim o contrário”, orienta Pâmi.

2. Nem tudo como se quer: Para aumen-

Aprendendo – Lições ajudam a melhorar os relacionamentos amorosos Técnico Responsavél Dr. Antonio de Andrade Neto CRO CL 12.039

e!

4

Implantes sua oportunidade!

Seleção para tratamentos em condições especiais! Faculdade Funorte

Ligue e agende sua avaliação 11 2461 2234

Av. Dr. Timóteo Penteado, 2321 I Vila Hulda I Guarulhos SP www.differenzaodontologia.com.br

Juli Modas fantasias a partir de R$ 19,90 bolinha fragância 1 por 3,00; 2 por 5,00 biquini a partir de R$ 19,90 trabalhamos também com moda plus size

Estrada Guarulhos Nazaré, 2521 JD. São João. Tel.: 2229-7666

www.julimodas.com.br

tar as chances de encontrar um parceiro, não é preciso baixar o nível de exigência, mas sim ampliar a capacidade de tolerar frustrações. “É um direito buscar o melhor, mas é preciso saber se adaptar à realidade da relação quando nem tudo sai como o esperado”, diz ela.

3.

Um por vez: A especialista recomenda fazer exatamente o contrário do que se tem vontade ao sair de uma relação ruim. Ou seja: enfrentar a situação ao invés de fugir dela. “Somente mergulhando e refletindo sobre o que terminou é que é possível colocar

um ponto final e não levar traumas para os próximos relacionamentos”.

4.

O lado bom da vida: “Aprender a enxergar o saldo positivo das situações se torna um hábito que é levado também para a vida amorosa. Assim, é muito mais fácil evitar conflitos desnecessários”, fala a consultora. Por exemplo, quando o parceiro deixa de atender algumas ligações, a dica é não esquentar a cabeça com isso e conversar quando ele voltar, sem ficar especulando coisas ruins que, por vezes, nunca existiram.

5. Se espelhar sim, comparar não: Com-

parar a vida amorosa com a de outros nunca é bom, mas tomar como exemplo é. “O espelhamento é ativo e positivo, é uma inspiração; a comparação é passiva e negativa. Cada relacionamento é único, por isso evite olhar demais para o alheio”, finaliza Pâmi.

Novidade para deixar a pele impecável A marca Dermage acaba de lançar o CC Cream, ou Color Control Cream, a versão mais potente do BB Cream. Além dos mesmos ativos, possui alguns agentes clareadores e antioxidantes, além de uma cobertura melhor para manchas, imperfeições e rugas finas. Além disso, possui textura mais leve se adaptando melhor à pele mista ou oleosa. O complexo multifuncional com cor de base é indica-

Uma boa relação, segundo a consultora, não cai do céu

divUlgaçãO

do a todos os tipos de pele para proporcionar uma pele impecável, uniforme e sem brilho excessivo. O produto custa R$ 105 e pode ser encontrado no site www.dermage.com.br.

Complexo é multifuncional e tem textura leve

Creme – Produto é indicado a todos os tipos de pele


Folha Metropolitana 14/12/2013