Issuu on Google+

Câmara aprova manobra para salvar cargos comissionados ligados à Mesa Diretora Política

Pág. 3

Flamengo vai em busca da segunda vitória hoje, em Bauru, contra o Noroeste

o jornal de Guarulhos Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

www.facebook.com/jornalfolhametro

Ano 41 Nº 12712

Esportes

www.folhametro.com.br

Pág. 13 Distribuição Gratuita

Exigência de simulador em autoescola é adiada de novo A obrigatoriedade do uso de simuladores nas aulas para aquisição da Carteira de Habilitação foi adiada para julho. Em vigor desde 1º de janeiro, os aparelhos só contemplam 33% das autoescolas de Guarulhos. Contran quer atrair mais fabricantes com adiamento. Pág. 6 Silvio CeSar

Silvio CeSar

Refrigerantes - Carreta tombou por volta das 12h30 no Parque Cecap

Cidade

Pág. 11

Mulher encontrada em banheiro de UBS teve morte natural

Pedra - Veículo vinha de Arujá e trafegava sentido Aeroporto de Cumbica

Caminhões tombam em acessos a Dutra e Baquirivu Pág. 8

Cidade

Pág. 5

Serviço de caminhão-pipa está 10 vezes mais caro

89 profissionais abandonam programa Mais Médicos Cotações

+1,58%

-0,17%

-0,18%

Bovespa

Dólar

Euro

48.462

2.40

3.27

0,85%

R$ 724

Selic

Salário Mínimo

Disque-Denúncia

181

Vamos ver até quando vai essa briga” Eduardo Soltur (PSD), presidente da Câmara, sobre a manobra para “salvar” 38 cargos comissionados

Pág.12


OPINIÃO

2

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

EDITORIAL

MORINI

A falta não é somente de água, mas também de planejamento Os mirrados cinco mililitros da breve chuva que caiu em alguns pontos da cidade ontem sequer serviriam para molhar parte da terra seca dos reservatórios do sistema Cantareira, cuja capacidade está hoje abaixo de 20%. Menos de um quinto do total previsto, segundo informações da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). As águas só devem aparecer em meados de março, aponta relatório dos estudiosos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A circunstância é árida e traduz a inabilidade da gestão Geraldo Alckmin (PSDB). O governador continua a afastar a ideia de racionamento mesmo sem cair gota alguma do céu. A postura adotada pelo tuAlckmin continua a cano é sustentada sob a ameça preferir o cronograma do calendário. Um rodízio no das urnas em vez do fornecimento para o principal calendário da chuva, que cartório eleitoral do PSDB no não vem senão em março Estado seria tempestuoso para a campanha de reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. No último dia de janeiro, Alckmin havia declarado que a razão para o baixo volume no sistema é a falta de chuva, que não vem “há bom tempo”, ressaltou na ocasião. Daí, em ato contínuo, o tucano disse à época que em até quatro dias seria anunciada uma proposta. O desconto de 30% na conta para quem economizar foi a ideia sacada pelo governo. Em resumo, solicitar mais aperto aos cidadãos conscientes e obrigar compulsoriamente o compromisso daqueles que jamais se preocuparam. Mais investimentos para ampliar o combate ao enorme volume de 24,7% que se perde com vazamentos passou de largo. Por meio da estatal Sabesp, as ações de Alckmin demonstram que a falta não é apenas de água - decorrente do calendário climático - mas também de planejamento. Primeiro porque a queda no volume de água do reservatório não aconteceu simplesmente da noite para o dia. A redução para nível crítico foi percebida antes. Porém, na briga entre calendários, o mais importante para o Palácio dos Bandeirantes é aquele que contempla o mês de outubro.

CNPJ: 44.193.423/0001-40

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 Tiragem e distribuição auditada por:

Relatório em poder da Administração Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr. Gerente de Marketing: Alberto Frazão Junior - junior.mkt@metronews.com.br Editor e Jornalista Responsável: Paulo Manso - paulo.red@folhametro.com.br Editores: Luciene Oliveira - luciene@folhametro.com.br e Lourdes Dias - lourdes.red@folhametro.com.br - Chefe de Reportagem: Chico Junior - chico.junior@folhametro.com.br - Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br Subeditor de Arte: Ricardo Leocadio - ricardoleocadio@metronews.com.br - Diagramação: Rafael dos Anjos Candido, Mauro Dias dos Santos e Neri Gonçalves Pereira - Chargista: Maurício Morini - Revisão: Felipe Rabello Gonçalves Fotos: Guilherme Kastner, Silvio Cesar e Lucas Dantas - Redação: editoria.geral@folhametro.com.br Gerente Comercial: Alceu dos Santos - alceu@folhametro.com.br Gerente Comercial (Grandes Agências): Ramon Martins Silva - ramon@metronews.com.br Redação: redacao@folhametro.com.br. Comercial: comercial@folhametro.com.br Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: nadir.matos@folhametro.com.br Noticiário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de Jornais Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: FolhaGráfica Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.folhametro.com.br

Ponto de Vista orlando oda É administrador de empresas

Como diminuir conflitos Se não existisse a força de atrito, não haveria movimento. Conseguimos caminhar porque há atrito da sola do pé com o solo. O atrito é resultante do contato entre dois corpos. O relacionamento entre pessoas também é feito de atritos. Os atritos permitem que as pessoas movimen-

Existem pessoas que embora inteligentes e talentosas não são bem-sucedidas tem, vá para frente e cresçam. Se o atrito for demais, os corpos não conseguem se movimentar. Ficam presos um no outro. Nos relacionamentos pessoais acontece o mesmo. É quando o atrito passa a ser conflito, para de movimentar e crescer. No ambiente corporativo é a causa de crises, brigas, desperdício e queda de produtividade. Um dos atributos requeridos para ser um bom líder é a capa-

cidade de gerir os atritos. Numa pesquisa realizada no ambiente de trabalho, 75% dos participantes responderam que o desentendimento, o atrito, gera resultados positivos. O restante (25%) diz que geram resultados negativos: estresse, doença, falta no serviço, desmotivação. Fisicamente o atrito é uma força que atua no sentido contrário e não é visível. O atrito entre pessoas também não é visível, acontece mentalmente. O problema é quando passa a ser visível, perceptível, a insatisfação é manifestada em gestos, brigas, raiva, ódio. É sinal de que o atrito se transformou em conflito. Mas como evitar que atritos se transformem em conflitos? Quanto mais atrito, menor a eficiência das máquinas. A força, a capacidade produtiva do homem é desperdiçada pelos conflitos: ódio, raiva, insatisfação, inveja, desgosto, preocupação. São todas resultantes de atritos mentais excessivos. O que fazer para não ter atrito mental? Do mesmo modo que as máquinas, basta colocar um pouco de lubrificante na mente. São três os lubrificantes da vida: “óleo gratidão”, “óleo alegria” e “óleo amor”. A gratidão tem um significado e uma importância muito maior do que muita gente consegue perceber. Lembrar e agradecer uma pessoa ou um acontecimento leva a reviver os momentos felizes. Só isto basta para tornar o dia mais alegre, ver que há calor humano nos relacionamentos.

ANOTE n Serão empossados

hoje, às 9h, no auditório do Paço Municipal, no Bom Clima, os membros, entre titulares e suplentes, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O colegiado eleito, que terá mandato de dois anos, é composto de forma paritária, sendo 15 representantes do poder público, 15 da sociedade civil e respectivos suplentes.

n Nesta quinta-

feira, 13, às 15h, o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, divulgará o Índice de Nível de Emprego referente ao mês de janeiro. n A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo está recomendando a vacina contra o sarampo a todos que forem viajar para os estados de Pernambuco e Ceará. A vacinação é necessária porque os dois estados vêm registrando casos da doença neste ano. Disponível na rede pública, a vacina tríplice viral protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. A imunização deve ser feita pelo menos dez dias antes da viagem.


POLÍTICA

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

Câmara oficializa manobra por cargos Os vereadores aprovaram ontem, em sessões extraordinárias, o projeto de lei que mantém 38 cargos vinculados à mesa diretora. A manobra impede a demissão das funções, conforme exigido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Não houve objeções à aprovação da nova legislação. A Procuradoria-Geral do Estado elaborou a ação judicial que pede a demissão dos comissionados, com alegação que as funções deveriam ser destinadas para concursados. Entre os cargos questionados há oito diretores. Na Câmara, o consenso dos vereadores é que o Judiciário faz ações contra o Legislativo e não utiliza o mesmo critério para a Prefeitura.

Lucas Dantas

WelliNgtoN alves -

Câmara Municipal, Eduardo Soltur (PSD), arquivou ontem requerimento de instauração de Comissão Processante (CP) apresentado pelo vereador Romildo Santos (PSDB) contra o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT). O tucano queria investigar a Prefeitura por não ter cumprido o artigo 174 da Lei Orgânica do Município, que obriga a Prefeitura a construir abrigos nos pontos de ônibus, com placas indicativas de itinerá-

Para Soltur, comissões não devem investigar “qualquer coisa”

RETICÊNCIAS... Pedro Notaro pedronotaro@gmail.com facebook.com/pedro.notaro.5 F. 11 2459-2727 (fone e fax)

E não?!

O secretário de Esportes, Wagner Freitas (PP), confirma meu palpite: como ocorreu em 2013, neste ano Guarulhos mais uma vez deixará de participar dos Jogos Regionais e dos Abertos. Piada pronta: WF está virando sinônimo do WO…

Rodízio edílico

O 1º suplente do PSDB, Cícero Mossoró, assumiu ontem como vereador em exercício por 15 dias no lugar do edil tucano Celestino. Mas há previsão que ele fique cerca de dois meses na Câmara. Os demais vereadores do PSDB - Romildo e Gilvan - estão com licenças planejadas também…

decisão nas mãos de almeida O presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PSD), admite que a Procuradoria possa ingressar com outra ação contrária à nova lei. “Vamos ver até quando vai essa briga”, diz. Ele acredita que o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), irá sancionar a criação dos cargos. No ano passado, para evitar a demissão de 400 comissionados, a Prefeitura utilizou a mesma manobra ao aprovar um projeto de lei que substituísse a legislação que era alvo da Procuradoria.

Sem pressa

Soltur barra investigação contra o prefeito Almeida WelliNgtoN alves - O presidente da

3

rios e horários dos ônibus. Na justificativa para arquivar a CP, Soltur alegou que a Prefeitura está efetuando a cobertura dos pontos de ônibus e que as cerca de 700 fotos de pontos sem abrigos apresentadas por Santos não possuíam datas. “Se aceitar isso daqui a pouco vão instaurar comissão de investigação de qualquer coisa”, afirma. Em outubro, a Folha Metropolitana revelou que a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito admitia a existência de 140 pontos de ônibus sem abrigos. Santos afirma que as fotografias foram retiradas nos últimos dois meses. “Ninguém merece ficar em ponto de ônibus sem abrigo. Vou levar o caso para o Ministério Público”, diz o parlamentar.

siLvio cesar

Os vereadores tucanos conversaram com o deputado federal Carlos Roberto, cacique-mor do partido, e marcaram reunião… Para o dia 10 de março! Ou seja, depois do Carnaval. Até lá, é capaz de dar samba…

Estrelando

Diretor do Procon, Jorge Wilson vem conseguindo grande visibilidade na TV Record como “xerife do consumidor”. Amigo de Celso Russomanno, talvez haja dobradinha entre os dois para deputado federal e estadual pelo PRB…

Briga grande

Em contraponto à forte candidatura do vereador Americano (PHS), o hábil vereador Paulo Sérgio (PR) entrou no páreo pela presidência da Câmara…

Tiro no pé!

Quando foi presidente da Proguaru, Carlão Derman contestou juridicamente licenças-prêmio de alguns funcionários. O resultado agora: foi condenado a pagar honorários e sucumbências…

Crachá Critério - Presidente da Câmara sugere avaliar melhor as denúncias

O democrata Antonio Carlos Barbosa Neves, o Alan Neto - que disputou a Prefeitura em 2012 - continua tão próximo do deputado federal Jorge Tadeu (DEM) que foi nomeado em Brasília para assessorá-lo…


4

política

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

ordem do

diA Por Wellington Alves

email para coluna: walves.redacao@folhametro.com.br E agora? O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) julgou irregular a licitação da Prefeitura de Guarulhos com a S2IT Solutions Consultoria Ltda. para o fornecimento de solução integrada e completa de armazenamento e processamento de banco de dados. A Prefeitura tem dois meses para tomar providências para sanar as irregularidades. Ficou importante A Comissão da Verdade do Congresso Nacional enviou para a Comissão da Verdade da Câmara Municipal um termo de parceria. O convênio permite que as investigações desenvolvidas em Guarulhos sejam apuradas em nível nacional. No aguardo A cúpula do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), espera o retorno das férias da coordenadora municipal de Igualdade Racial, Edna Roland, para decidir o que fará com o projeto de lei que institui 20% de cotas raciais para negros e indígenas no serviço público.

Manobra só empurra o problema Mais uma vez a Câmara Municipal aprovou ontem um projeto de lei para impedir a demissão de comissionados vinculados ao poder público que eram alvos da Procuradoria-Geral do Estado. No ano passado a manobra salvou os empregos de 400 comissionados da Prefeitura. Neste ano, a medida beneficiou 38 funcionários de livre nomeação do Legislativo. Um grande questionamento, que ainda não está claro para sociedade, é a real atuação dos comissionados da máquina pública. É evidente que muita gente trabalha bastante, mas como definir o que é cargo de confiança e cargo destinado a concursos públicos? A própria Prefeitura possui Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público sobre o tema, mas ainda tem casos

passíveis de questionamento, com comissionados em funções que poderiam ser destinadas a concursados. Vez ou outra aparecem denúncias na mídia em geral de comissionados que recebem altos salários, mas possuem outros empregos. As ações do Judiciário, neste sentido, também representam a dúvida da sociedade sobre a efetiva importância de certas funções de livre nomeação. Afinal, um comissionado deve ser um cargo político com

Ainda não está claro para sociedade qual a real atuação dos comissionados da máquina pública

atribuição específica e não genérica que facilita a acomodação de apadrinhados. A sensação na Câmara é que a Procuradoria irá ingressar com nova ação judicial para tentar a extinção dos cargos. É evidente que a medida não deve ser rápida, já que os procedimentos de investigação ainda são bastante morosos. Mas os vereadores conseguem adiar a discussão e garantem alguns cargos vitais para o funcionamento da Casa de Leis, como os oito diretores. A batalha entre Câmara e o Ministério Público do Estado ainda terá novos capítulos neste ano. A grande expectativa, sem dúvida, fica por conta do julgamento do “Menselão”, em maio, que irá julgar o esquema de emissão de notas frias para compra de selos na Câmara, entre 2005 e 2006.

TJ manda Prefeitura pagar água para o Saae Wellington Alves - O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a Prefeitura de Guarulhos a pagar as tarifas de água ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de 2007 e 2008. A ação de R$

2.471,58 depende ainda de atualizações monetárias. A dívida foi contraída no final da gestão do ex-prefeito Elói Pietá (PT). O superintendente do Saae, nomeado por Pietá, era João Roberto Rocha

Moraes, que hoje é o secretário de governo do prefeito Sebastião Almeida (PT). A Prefeitura alegou que o Saae era constituído pelo Orçamento da Prefeitura, o que não justifica-

va a ação de execução em juízo pelo débito. O argumento não convenceu os desembargadores. O relator Osvaldo Capraro afirmou em seu voto que a autarquia foi instituída para prestar serviços aos

consumidores municipais, sem distinção entre cidadãos, órgãos, poderes e secretarias municipais. O perdão da dívida só seria aplicado se houvesse lei municipal que garantisse tal medida. Silvio CeSar

PROCURA-SE

O nome dele é Tobias. Ele desapareceu nos arredoresdo Jardim Vila Galvão, em Guarulhos. É um cachorro idoso, tem 15 anos. Possui problema no coração e faz tratamento no ouvido. Precisa de cuidados. Caso tenha alguma informação, favor entrar em contato nos telefones abaixo.

Criança doente.

Carolina 98522-4840 Rosana 99555-1997

Responsável - João Roberto Rocha era superintendente do Saae na ocasião


cidade

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

5

caminhão-pipa está dez vezes mais caro Em meio ao estado de alerta causado pelo baixo nível de água no Sistema Cantareira (o menor dos últimos dez anos), alguns guarulhenses estão comprando o líquido de caminhões-pipa e pagando dez vezes mais pelo produto. De acordo com duas cotações feitas pela reportagem da Folha Metropolitana, as empresas pedem R$ 30 por mil litros. Os comerciantes afirmam que o iminente racionamento não elevou o preço. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, responsável pela distribuição na cidade, o valor cobrado do munícipe é de R$ 30,46 por um consumo de 10 mil litros. A quantia também inclui a coleta de esgoto –

Vinícius Bacelar -

Segundo o Saae, o valor cobrado do munícipe é de R$ 30,46 por um consumo de 10 mil litros

ou seja, o mesmo preço do caminhão-pipa por um volume dez vezes maior. Para o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção SP (Abes-SP), Alceu Guérios Bittencourt, o abastecimento coletivo é mais barato por apresentar maior eficiência. “Um sistema de produção e distribuição em massa otimiza o serviço. Um caminhão envolve custos do veículo e, como não há uma tabela, os preços ficam sujeitos às variações da demanda”. Ainda segundo o Saae, não haverá aumento na conta por causa da escassez de água. A entidade declara que vai conceder desconto de 30% para quem reduzir o consumo em 20%%, comparando à média mensal no período compreendido entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. A autarquia municipal diz que o incentivo, que visa à economia de água em Guarulhos, valerá para as faturas que chegarão aos consumidores entre março e setembro de 2014.

Vazamento e falta de água Moradora do Jardim Presidente Dutra, a operadora de telemarketing Lidiane Aparecida Inácio Teixeira reclama que está há uma semana sem água. Segundo ela, não houve corte por falta de pagamento ou por racionamento. “Eu tenho que contar com a ajuda dos vizinhos para dar banho nos meus filhos de dois e seis anos”, lamenta Lidiane. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos declara que a ausência de água no lar da operadora pode ser algo localizado, pois a vizinhança não foi afetada.

Já um comerciante do Jardim Célia, que não quis se identificar, queixa-se de um vazamento. “Antes a conta era de R$ 60. Agora, o valor subiu para R$ 280”. Segundo a autarquia, o problema foi resolvido na manhã de ontem.

Moradora do Presidente Dutra diz que está há uma semana sem água e que vizinhos a têm ajudado

DIVULGAÇÃO

Benefícios - Alceu Bittencourt afirma que o abastecimento coletivo é mais barato por apresentar maior eficiência


6

cidade

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

Simuladores em autoescolas ficam para julho A obrigatoriedade de candidatos a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) fazerem aulas em simuladores, antes das aulas práticas, será válido a partir de julho. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou ontem a aplicação da regra que, em tese, estava em curso desde 1º de janeiro. Em Guarulhos, apenas 33% dos simuladores foram entregues aos centros de formação de condutores (CFCs). De acordo com o Conatran, a resolução foi prorrogada para permitir o credenciamento de novas empresas fabricantes de simuladores. Atualmente, apenas quatro empresas estão homologadas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Dos 18 CFCs da cidade que irão ter simuladores, apenas seis receberam os equipamentos. Segundo o presidente da Associação das Auto Escolas e CFCs de

Wellington Alves -

Guarulhos, Emerson Cavadas, a expectativa é que os equipamentos sejam instalados até o final deste mês. “Como não é obrigatório ainda, os simuladores não estão sendo exigidos aos alunos”, afirma. A nova regra vai encarecer em cerca de R$ 200 o custo final das CNHs. Em Guarulhos, o interessado em obter o documento gasta, em média, R$ 1,2 mil. O custo a mais não é visto com bons olhos pelos novatos. “Vou ter que pagar para jogar videogame. Isso [simulador] encarece o custo”, afirma a estudante Renata Viana.

Obrigatoriedade de simuladores foi prorrogada pelo Contran para que novas empresas se credenciem

Lucas Dantas

Obrigatoriedade - Novos condutores terão que fazer aulas nos simuladores e custo da carta vai aumentar

Procura por CNH aumentou 50% em dezembro O número de guarulhenses que iniciou os trâmites para obter a CNH cresceu 50% em dezembro, no último mês antes da implantação da então obrigatoriedade das aulas em simuladores. O presidente da Associação das Autoescolas e CFCs de Gua-

rulhos, Emerson Cavadas, pondera que houve redução de 100% na procura em janeiro. “Muita gente que viria em janeiro começou a tirar carta em dezembro. No geral a demanda foi a mesma, já que em janeiro a procura é sempre maior”, explica.

Para Cavadas, a nova regra do Contran é favorável, já que prepara melhor os candidatos para as aulas práticas. “Cerca de 70% dos alunos nunca dirigiu um carro. Dá para ter uma boa noção antes de entrar no veículo mesmo”, afirma.

Famílias dizem que são ameaçadas por PMs vinícius BAcelAr - Famílias

instaladas irregularmente em um terreno à beira da Avenida Silvestre Pires de Freitas, no Recreio São Jorge, desde o dia 1º de fevereiro, dizem que são ameaçadas diariamente por policiais militares. Procurada pela reportagem da Folha Metropolitana, a PM afirma que desconhece tais denúncias e solicita às pessoas, supostamente ameaçadas, a comparecer à Corregedoria da Polícia Militar, na Rua Alfredo Maia, 58, em São Paulo, para registrar as queixas e possibilitar investigação. De acordo com líderes do movimento, que é formado por 600 membros e ocupa a área particular pertencente à Zarif Empreendimentos Imobiliários, os policias passam

pela região proferindo ofensas. “Eles nos chamam de favelados e falam que vão atear fogo em nossos barracos”, diz uma mulher que, com medo, não quis se identificar. Segundo ela, as pessoas têm dificuldades para dormir. “Não estamos fazendo nada de errado. O terreno estava abandonado. Mas os policiais insistem em dizer que vão nos tirar daqui a qualquer momento”. O tenente-coronel Ítalo Cauzzo, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, diz que a ocupação é ilícita e afirma que há ordem judicial para retirar as pessoas do terreno. “Quando apresentarmos o documento, esperamos que elas se retirem pacificamente”. Nenhum representante da Zarif foi encontrado.

GuiLherme Kastner

Prefeitura sugere cadastro no Minha casa, Minha vida A Prefeitura de Guarulhos diz que, por ser tratar de uma área particular, não está envolvida na ação judicial proposta pela Zarif Empreendimentos Imobiliários. O Executivo acrescenta que as famílias devem

se cadastrar no programa Minha Casa, Minha Vida, por meio do site www.guarulhos.sp.gov. br ou na Secretaria de Habitação. A ação é destinada às famílias cuja renda mensal seja de até R$ 1.600.


cidade

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

7

Temperatura fica abaixo dos 30ºC na sexta Depois de alguns dias muito quentes, São Paulo terá temperaturas abaixo de 30 graus na sexta-feira, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tão esperada chuva de verão também chega nesta semana à região. As informações foram confirmadas pelo instituto Climatempo e a Somar Meteorologia. O meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet, informa que as altas temperaturas registradas desde o início do ano resultam Alfredo Henrique -

A tão esperada chuva de verão também chega nesta semana à região

de um “bloqueio atmosférico” que impedia que massas de ar frio viessem para São Paulo. “Como o bloqueio está perdendo força, a temperatura pode cair cerca de dez graus até o final de semana”. A afirmação dele é endossada pela meteorologista Grazziella Gonçalves, do grupo de operações da Somar Meteorologia. Ela afirma que entre amanhã e quinta-feira a frente fria irá “romper” o bloqueio atmosférico e proporcionará “temperaturas mais humanas” aos habitantes da região Sudeste. O Climatempo também afirma que a temperatura começa a baixar no final de semana. “[A frente fria] vai abrir o caminho para que outras frentes frias cheguem ao centro-sul do Brasil, trazendo a chuva e baixando a temperatura”.

lUcAS dANTAS

Calorão - Altas temperaturas são registradas desde o início do ano

Previsão é de mais calor hoje e chuva A temperatura máxima prevista para hoje é de 36ºC, segundo as agências meteorológicas consultadas pela Folha Metropolitana. Pode chover à tarde e à noite. Amanhã não chove e a máxima é de 37ºC.

Na sexta-feira a máxima é de 33ºC, mas por causa da forte chuva prevista para o dia, a temperatura pode cair para 26ºC – primeira vez no ano em que os termômetros marcarão abaixo de 30ºC.

BETO MARTINS / FUTURA PRESS/ AE

Chuva Caiu tímida em Guarulhos Segundo a coordenadora da Defesa Civil em Guarulhos, Margaret Martins, choveu cinco milímetros no final da tarde de on-

tem na cidade. Não houve nenhuma ocorrência. “A chuva só serviu para esquentar ainda mais”, afirmou.


8

cidade

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

Caminhões tombam e param Dutra e Baquirivu Dois tombamentos de caminhões provocaram congestionamento na Rodovia Presidente Dutra e na alça de retorno da Avenida Marginal Baquirivu. Três pessoas sofreram ferimentos leves. Por volta de 12h30, um caminhão que transportava 12 mil garrafas de refrigerante tombou na alça de retorno da Avenida Marginal Baquirivu, no Parque Cecap. O motorista, José Calixto da Silva, e seus dois ajudantes, identificados como Alexandre e Gilmar, sofreram ferimentos leves. Perto das 15h o caminhão foi retirado da pista e o tráfego passou a fluir. Na Rodovia Presidente Dutra, às 14h40, outro caminhão tombou na pista sentido São Paulo, no quilômetro 218,7. O veículo vinha de Arujá e transpor-

Deisy De Assis -

Restos de poda são deixados em calçada silvio cesar

Carga de pedra - Acidente bloqueou acesso ao aeroporto por 30 minutos

tava pedra britada sentido Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. O motorista não se feriu. De acordo com o inspetor Celso Fernandez, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), houve bloqueio do acesso

ao aeroporto por 30 minutos, o que ocasionou cinco quilômetros de congestionamento no sentido Rio de Janeiro. Ainda segundo o inspetor, o tráfego só voltou à normalidade após uma hora do desbloqueio.

KArlA MAriA - Moradores da Vila Augusta, na região Sudoeste, têm de conviver há quase duas semanas com galhos e troncos de uma poda abandonada. Os restos da árvore, o lixo orgânico, está localizado na Rua Brasílio Lombardi, na altura do número 99, e já atrapalha o dia a dia de quem passa pela via. “Vieram cortar por causa dos fios, cortaram e ficou tudo jogado aí. Falaram que iam voltar no dia seguinte, mas não voltaram até agora”, diz a proprietária de uma lanchonete na rua, Claudete Barbosa, que está com sua calçada obstruída. Para outro morador da região, José dos Passos Moraes de Oliveira, a situação é uma vergonha. “Se nós deixássemos o lixo na nossa calçada seríamos multados, agora eles

vêm aqui, fazem o serviço e deixam o lixo, como pode?”, questiona Oliveira, apontando que o local já acumula formigas e baratas. Segundo os moradores a poda teria acontecido no dia 27 de janeiro. Procurada desde a sexta-feira, 7, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou apenas ontem que a empresa EDP Bandeirante foi a responsável pela poda e por isso deverá realizar a limpeza do local ainda nesta semana. A reportagem procurou a EDP, mas até o fechamento desta edição não obteve respostas.

Serviço teria ocorrido no dia 27 de janeiro lucas Dantas

Abandono - Moradores reclamam do descaso com a sujeira na rua

Providências para árvores e entulho Em resposta à reportagem da Folha Metropolitana publicada na última segunda-feira, sobre o abandono de três árvores junto a entulho na Rua José Man-

dotti, na Vila Augusta, a Secretaria do Meio Ambiente informou ontem que enviará uma equipe técnica para vistoriar o local e tomar as medidas necessárias.


Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

9


cidade

10

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

População reclama de lixo em pontos de ônibus A população do Jardim Moreira (Oeste) se queixa de falhas na coleta de lixo, sobretudo nas lixeiras fixadas em pontos de ônibus e postes. A Proguaru afirma que o serviço é feito regularmente. A comerciante Efigênia Maria Moreira Gomes reside em frente à parada de ônibus entre a Avenida Transguarulhense e a Rua José Raimundo de Oliveira. De acordo com a moradora, o local está sempre repleto de sujeira. “Nunca se lembram de esvaziar a lixeira, que transborda”. A Proguaru informa que os serviços na região são realizados às segundas, quartas e sextas-feiras. Quanto à varrição, a empresa afirma manter equipe fixa para as vias principais e adjacentes. Desde o início do mês passado a reportagem recebeu diversas queixas de lixo Deisy De Assis -

e entulho nas ruas. Na edição de ontem, um aglomerado de entulho na Vila Augusta foi alvo de reclamação. O recolhimento foi prometido para até o fim da semana. Em janeiro houve queixa de grande quantidade lixo e entulho em outros bairros, entre os quais Parque São Miguel (Sudeste), Jardim Toscana e Itapegica (Sudoeste). Na ocasião a empresa programou retirada. Questionada sobre uma suposta baixa de equipes na rua por conta do calor, a a Proguaru afirma que as altas temperaturas não têm interferido nos trabalhos. Segundo a empresa, mais de 600 trabalhadores cuidam da limpeza, roçagem e capina em 349 bairros, além dos 268 que atuam na conservação de 91 bairros do entorno do Centro.

Guilherme Kastner

Sujeira - Lixo acumulado em pontos de ônibus é reclamação constante de usuários

Coleta de entulho cresce 42,8% Em 2013 a coleta de entulho da Proguaru apresentou alta de 48,8% em relação a 2012. Conforme informou a empresa em janeiro, no ano passado foram retirados 80 mil metros cúbicos de entulho de vias públicas, ao passo que no ano anterior o total coletado foi de 56,5 mil. O descarte de resíduos

em locais não autorizados é infração sujeita a multa, cujo valor é de 700 Unidades Fiscais de Guarulhos (UFGs), o que corresponde a cerca de R$ 1.740 por metro cúbico. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 2468-7200 ou em uma das Centrais de Atendimento ao Cidadão – Fácil.

R$

1.740

é o valor da multa para quem descarta resíduos nas ruas

PROCURA-SE

SUMIU NO DIA 23/01/2014 ÁS 10HS AVENIDA SALGADO FILHO (ENTROU NO CORREGO ATRÁS DO HABBIB’S) TELEFONE:

 Pierre

2414-1717

99507-0834

PAGAMOS RECOMPENSA!!!

Confira os endereços dos PEVs de Guarulhos: PEV Cabrália: Rua Cabrália – Jardim Bela Vista PEV GoPoúVa: Rua Nadir – Gopoúva PEV Haroldo VEloso: Rua Campos Gerais – Haroldo Veloso PEV iNoCooP: Avenida Hum – Haroldo Veloso PEV FortalEza: Rua Medeia Escardino Mariano – Jardim Fortaleza PEV João do Pulo: Rua São Tomás de Aquino – Cocaia PEV MaCEdo: Rua Estilac Leal – Macedo PEV ParaVENti: Rua Apolônia de Jesus – Paraventi PEV CoNtiNENtal: Avenida C – Parque Continental PEV Mikail: Rua Justiniano S. dos Santos – Parque Mikail PEV PoNtE GraNdE: Alameda Josefina L. Zamataro – Ponte Grande PEV saNtos duMoNt: Estrada do Saboó – Santos Dumont PEV torrEs tibaGy: Rua Corumbaíba – Torres Tibagy PEV Vila barros: Rua Guilherme Lino dos Santos – Vila Barros PEV Vila GalVão: Rua Ipiranga – Vila Galvão PEV JurEMa: Rua Jacutinga – Jurema

dupla tenta assaltar PM DA ReDAção - Dois suspeitos não identificados tentaram assaltar um cabo da Polícia Militar na Rua Sarutaia, Jardim São Paulo. O policial, que estava de folga, reagiu atirando contra os bandidos. Ninguém se feriu. Segundo registrado no 1º DP, o PM conversava com um colega. Os bandidos se aproximaram em uma moto. O garupa desembarcou, sacou uma arma e gritou “perdeu, perdeu”. O policial também sacou sua arma e

disparou duas vezes contra os criminosos. O garupa guardou a arma e embarcou na motocicleta - com a qual a dupla fugiu. Nenhum dos bandidos pôde ser identificado, pois ambos estavam com capacete.

Policial, de folga, reagiu e atirou contra a dupla


cidade

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

11

dona de casa foi vítima de infarto em USF Karla Maria - O

Núcleo de Perícias Médico-Legais da Capital e Grande São Paulo atesta que a dona de casa Marilene dos Santos Cruz, 44, encontrada morta dia 8 de janeiro, no banheiro feminino da Unidade Saúde da Família (USF) Soimco, no Jardim Cumbica, foi vítima de um infarto agudo do miocárdio. O laudo do exame necroscópico concluído no último dia 3, assinado pela médica legista Danieli Cheke da Rosa, aponta que Marilene apresentava uma aterosclerose coronariana, um processo no qual placas de gordura se desenvolvem no interior das artérias coronárias ao longo dos anos, criando dificuldade à passagem do sangue. Na maioria dos casos, o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à interrupção

do fluxo sanguíneo. O exame necroscópico não apresenta horário estimado da morte, que foi registrada no 3º Distrito Policial, e segue em investigação aos cuidados do delegado Jorge Vidal Ferreira. Procurado para esclarecimento, Ferreira não foi localizado. Segundo apuração junto à Secretaria Municipal de Saúde, Marilene teria passado, dia 7 de janeiro, para verificar a agenda de um exame junto à gerência da unidade por volta das 14h30 e foi encontrada morta pela manhã do dia seguinte por volta das 9h30, por uma usuária do posto de saúde.

Silvio CéSar (07/01/14)

Morte registrada no 3º DP segue sob investigação Infarto - Marilene foi encontrada morta pela manhã no banheiro da USF

“Ela não poderia ter sido salva” A pedido da Folha Metropolitana, o cardiologista José Mario Estringhetti Clemente comentou o laudo necroscópico da dona de casa Marilene dos Santos Cruz e assegurou que ela dificilmente teria sido salva, mesmo que fosse encontrada no momento de seu infarto. “Quando o infarto pega uma área extensa não adianta estar em uma UTI [Unidade de Tratamento Intensivo]. Para azar do serviço público ela morreu dentro da unidade de saúde. Ainda que fosse socorrida, não poderiam salvá-la”, diz o cardiologista, que já atendeu cerca de 85 mil pacientes em Guarulhos, em 34 anos de profissão.


12

nacional

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

89 médicos abandonam programa federal 22 cubanos já se desligaram formalmente do programa. “Comparando com experiências internacionais, é insiginificante o número de desistências”, avaliou o ministro. Ele disse que o importante é concluir o processo de desligamento formalmente para que o ministério possa suprir a ausência do médico. Chioro anunciou ainda, que amanhã, dia 13, será publicado um conjunto de regras para deixar claro o processo de abandono do programa, especificando como o município vai notificar o Ministério da Saúde e quais os prazos para formalizar a desistência. Os médicos formados fora do Brasil que desistirem do programa terão o registro provisório cancelado, já que ele só é válido na atuação pelo Mais Médicos.

Fabio RodRigues Pozzebom / abR

abr - O Ministério da Saúde vai notificar hoje 89 profissionais do programa Mais Médicos, que deixaram de comparecer às unidades de atendimento à qual foram destinados. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, os médicos terão 48 horas para manifestar se permanecem ou deixam o programa. Caso não cumpram o prazo, serão desligados. São casos como o do médico cubano Ortelio Jaime Guerra, no qual não houve aviso formal de desistência. Do total, 80 são médicos formados no Brasil, cinco estrangeiros inscritos individualmente e quatro são cubanos do acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A cubana Ramona Rodriguez não está na lista, já que hoje a pasta publicará o desligamento formal dela. Além desses,

Debandada – Para Arthur Chioro, desistências são “insignificantes”

Novas regras serão publicadas Também hoje será publicada uma consolidação das regras a serem cumpridas pelos municípios que participam do Mais Médicos. As regras, que atualmente fazem parte de três documentos, são relativas à alimentação, à moradia e ao transporte, quando necessário, para os profissionais do programa. O ministério também dará o prazo de 15 dias para que os municípios se adaptem às normas. Caso isso não aconteça, o município pode deixar de receber médicos da terceira etapa do programa e até ser descredenciado. “Um município foi desligado do programa por não cumprir as normas”, disse Chioro.

Maioria dos devedores tem entre 30 e 39 anos Quase 30% dos inadimplentes brasileiros computados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em janeiro têm entre 30 e 39 anos. Apesar da desaceleração no número de endividados em 2013, o primeiro mês deste ano registrou aumento de 7,84% na comparação com o mesmo período do ano passado. “As pessoas entre 30 e 39 anos estão em uma fase economicamente decisiva em suas vidas. É geralmente nesta época que casam, precisam comprar residência e constituir família. Por isso, acabam contraindo mais dívidas e representam o maior número de inadimplentes”, afirma Flavio Borges, gerente financeiro do SPC. Ele ainda informa que a maioria dos devedores são do sexo feminino. As mulheres representam 55,30% dos

alfredo Henrique -

negativados na base do SPC Brasil. A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) aponta que houve queda de 9,6% no número de inadimplentes na cidade, entre novembro e dezembro do ano passado. “Este recuou está ligado a fatores como a melhoria da renda, a queda no desemprego e dos juros. Quem precisou de crédito, também, presenciou mais cautela do mercado na hora da concessão”, disse Jorge Taiar, presidente da ACE.

ACE aponta que houve queda de 9,6% no número de inadimplentes na cidade


esportes

13

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

Flamengo enfrenta o Noroeste

Com dois gols de Geuvânio, peixe derrota Comercial na Vila Belmiro

Em jogo válido pela quarta rodada da Série A3 do Campeonato Paulista, o Flamengo de Guarulhos joga contra o Noroeste, em Bauru, hoje, às 19h30. Com quatro pontos, o Corvo está na décima colocação. Foram três jogos (uma derrota, um empate e uma vitória). O Noroeste está em 15º com dois pontos e um jogo a menos. Empatou as duas partidas disputadas. O treinador do time guarulhense, João Vallim, não viu o time de Bauru jogar neste Estadual. “Mas vou colher informações”, diz. O Flamengo não tem desfalque para a partida e deve entrar em campo com Rafael Magrão, Marcos Bahia, Fandinho, Cássio e Edson Paraná; Rafinha, Denis, Fabinho e André Mococa; Lucas Biselli e Reginaldo.

ESTADÃO CONTEÚDO - Era a estreia de

rômulO mAgAlhÃES -

Leandro Damião na Vila, mas quem brilhou ontem foi o jovem Geuvânio. O atacante de 21 anos marcou os dois gols da partida, ainda no primeiro tempo, e garantiu a vitória do Santos contra o Comercial por 2 a 0, pelo Paulistão. O resultado aumentou a vantagem do Peixe na liderança do Grupo C. Com 19 pontos, tem seis de vantagem sobre o segundo colocado, São Bernardo, que ontem venceu o Atlético Sorocaba por 3 a 1. A vitória na Vila também levou o Santos a igualar a pontuação do Palmeiras, que era o melhor time da competição até então. O Comercial, por sua vez, tem apenas quatro pontos e é um dos quatro piores times do Paulistão. Diante de um dos times

mais fracos do campeonato, o Santos não teve problemas para se impor em campo no primeiro tempo. Geuvânio, aos 12 minutos, cortou o marcador e fez belo gol. E voltou à carga aos 39, com ajuda de Leandro Damião, que rolou a bola na área para conclusão do jovem atacante: 2 a 0. santos

RICARDO SAIBUN/AGIF/AE

2

Aranha; Cicinho, Neto, Gustavo Henrique e Mena; Alan Santos (Gabriel), Arouca (Leandrinho), Geuvânio (Rildo), Cícero e Thiago Ribeiro; Leandro Damião. T.: Oswaldo de Oliveira.

comercial

0

Marcelo Henrique; Marcos Pimentel, Edimar, Reniê e Willian Simões; Xaves, Marcus Winícius, Marcone e Cacá (Patrick); Rodrigo Jesus (Leandro Oliveira) e Cassiano Bodini (Edson Santos). T.: Vágner Benazzi. Gols: Geuvânio, aos 12 e aos 39 min. do 1º tempo. Árbitro: Márcio Henrique Góis. Renda: não disponível Público: não disponível Cartões amarelos: Leandro Damião e Gustavo Henrique. Cartão vermelho: Willian Simões. Local: Vila Belmiro, ontem.

Em casa - Geuvânio celebra o gol com Leandro Damião na Vila


14

esportes

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

Rafinha e Fernandinho são novidades de Felipão ESTADÃO CONTEÚDO - O

técnico Felipão convocou 16 jogadores que atuam no Exterior, ontem, para o último amistoso da Seleção antes do anúncio em maio da lista para a Copa. Ainda fazendo alguns testes para definir o grupo do Mundial, ele chamou duas novidades para enfrentar a África do Sul, no dia 5 de março, em Johannesburgo: o lateral-direito Rafinha, do Bayern de Munique, e o volante Fernandinho, do Manchester City.

Felipão ignorou os veteranos Kaká e Robinho, do Milan, mas chamou o goleiro Julio Cesar

Rafinha se tornou titular do Bayern de Munique na atual temporada, depois da chegada do técnico espanhol Pep Guardiola ao clube alemão. Agora, às vésperas da Copa, ganha a sua primeira chance com Felipão, abrindo uma disputa com Maicon, do Roma, para ver quem será o reserva de Daniel Alves, do Barcelona, durante a disputa do Mundial. A situação é parecida com a de Fernandinho, que também ganha a sua primeira chance com Felipão. O volante é um dos destaques do Manchester City na temporada, lutando pelo título do Campeonato Inglês e também vivo na Liga dos Campeões da Europa. E, assim, ocupou a vaga que vinha sendo de Lucas Leiva, do Liverpool, que está lesionado. “O Fernandinho vem jo-

ConvoCados Goleiro - Julio Cesar (Queens Park Rangers/ Toronto FC) Zagueiros - David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain) Laterais - Marcelo (Real Madrid), Rafinha (Bayern de Munique) e Daniel Alves (Barcelona) Volantes - Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham), Fernandinho (Manchester City) e Ramires (Chelsea) Meias - Oscar (Chelsea) e Willian (Chelsea) Atacantes - Neymar (Barcelona), Bernard (Shakhtar Donetsk) e Hulk (Zenit)

ESCOLA DE FUTEBOL OFICIAL DO SPFC Alunos de 5 a 15 anos Turmas: manhã e tarde Jogos, viagens e campeonatos S POR O N I E R 2T PAGUE A E TREINE SEMAN EMANA S 3 X POR

RAFAeL RiBeiRO/CBF

gando muito bem no Manchester City, chamando atenção e é uma oportunidade. O Rafinha vem trabalhando muito bem no Bayern de Munique”, diz Felipão. “Os dois têm um passado nas seleções de base, já defenderam o Brasil e sempre tenho de ter alguém a mais porque, da forma com que os campeonatos estão sendo disputados, a gente nunca pode ter a certeza de que teremos os jogadores que imaginamos que poderemos ter em uma convocação.”

Vagas - Técnico completará lista com três jogadores que atuam no Brasil

Adriano no Furacão para disputar a Libertadores ESTADÃO CONTEÚDO - O Atlético-PR

confirmou ontem a contratação do atacante Adriano, que vinha realizando trabalhos físicos no clube desde dezembro. Os detalhes do acordo válido por um ano não foram revelados pelo time paranaense, que agora contará com o jogador para a disputa da Libertadores. A definição sobre a assinatura ou não de um contrato entre Adriano e o Atlético-PR precisava ser formalizada no início desta semana para que

o clube tivesse condições de inscrevê-lo na Libertadores - depois de avançar na fase preliminar, estreia contra o The Strongest amanhã. Adriano não disputa uma partida oficial desde março de 2012, quando saiu do Corinthians. No mesmo ano, o atacante tentou retornar ao futebol pelo Flamengo, mas precisou passar por uma cirurgia no pé esquerdo e, depois, foi dispensado em razão das seguidas faltas ao tratamento no clube. DivuLGAçãO

2442-7354 (Bom Clima) 2451-1789 (Vila galvão)

www.spfcguarulhos.com.br

De volta - Adriano não disputa partida oficial desde março de 2012


variedades

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

Por Serginho Freitas

Happy birthday A conhecida Ylanna dos Anjos reuniu seus amigos e familiares na última sexta para comemorar a passagem de mais um níver no Território Bar. O agito rolou até de madrugada e contou com a presença das figurinhas mais descoladas da cidade. Dê uma olhada em quem passou por lá pelas lentes do fotógrafo Ph Biavo do site Agito Guarulhos e Espaço Teen... Um abração e até semana que vem. Serginho Freitas

15


16

variedades

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

palavras cruzadas diretas www.coquetel.com.br

Revistas coquetel 2014

Bloco do Asinha abre o Carnaval de Guarulhos dia 15 Pelo quarto ano seguido, o Bloco do Asinha abrirá o Carnaval de Guarulhos com um desfile que percorrerá diversas ruas da região central no próximo sábado, 15. A folia – que acontece a partir das 14h e deve reunir cerca de 800 foliões – contará com a presença da bateria da Escola de Samba Caprichosos da Vila, grupo Colégio do Pagode, trio elétrico, banda de marchinhas e a Corte do Carnaval da cidade. Os interessados em participar do desfile devem se apressar. O kit do bloco (que inclui o abadá e dez fichas para consumo de bebidas – cerveja, água ou refrigerante) está à venda por R$ 40. Mais informações pelo telefone 2229-0574 e na página facebook.com/ blocodoasinha. O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura e da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg). Outra novidade este ano é a arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade. Todos os foliões podem aderir a esta campanha, levando 1 kg de alimento não perecível ao Boteco Asinha (Rua São Jorge, 156 - Vila São Jorge) até o dia da festa.

HOrÓscOpO

FOtOS: MárCiO LinO

Pelas ruas centrais - Bloco criado em 2011 espera reunir 800 foliões

Musa do Bloco do asinha 2014 Com passagens pela Vai-Vai e Pérola Negra, onde foi passista, a analista financeira Vânia Rosa Dias, de 33 anos, é a nova musa do Bloco do Asinha. A escolha aconteceu no domingo, 9, durante ensaio da agremiação para o desfile do próximo sábado, 15, a partir das 14h. “É uma honra e estou muito feliz por ter sido escolhida como nova musa do Asinha”, observou Vânia, que também desfilará em Guarulhos pela escola de samba Caprichosos da Vila no Grupo Especial.

omaR caRdoso Filho |

ÁRIES: Atitudes urgentes e decisivas poderão ser tomadas e, desde que as direcione de forma construtiva, serão fonte de bons resultados 21 MAR. 20 ABR. práticos e financeiros.

www.omarcardoso.com.br

23 SET. 22 OUT.

LIBRA: Faça de tudo hoje, para melhorar suas condições sociais, profissionais e financeiras, mas tudo dentro de um sentido honesto e inteligente.

23 OUT. 21 NOV.

ESCORPIÃO: Assuntos econômicos o aborrecerão logo às primeiras horas deste dia. Mas não se aborreça, pois à tarde terá ótimas chances de colocar tudo em ordem.

TOURO: Dificuldades na vida doméstica e muito mau humor é o que pressagia o fluxo astral deste período para você. 21 ABR. 20 MAI.

21 MAI. 20 jUN.

GÊMEOS: Você atravessará uma fase boa nos negócios e provavelmente, estará seguro em relação às suas finanças para fazer economia como garantia do futuro.

21 jUN. 21 jUL.

CÂNCER: Dia em que terá muito sucesso ao tratar com autoridades civis e na solução de seus problemas profissionais, financeiros e pessoais.

22 jUL. 22 AGO.

LEÃO: Gastos excessivos de dinheiro o perturbarão nos próximos dias. Saiba que devido à influência de Júpiter, você estará com maior disposição para isso.

21 jAN. 19 fEV.

23 AGO. 22 SET.

VIRGEM: Vida muito tranquila e feliz ao lado dos familiares e da pessoa amada você terá hoje. O trabalho lhe trará satisfação e os negócios tendem a render bons lucros.

PEIXES: Os excessos de prazer, de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e as questões extraconjugais, poderão complicar-lhe física e 20 fEV. moralmente neste dia. 20 MAR.

SAGITÁRIO: Dias dos mais indicados para iniciar a melhoria da aparência de sua casa, tais como nova decoração e reformas. 22 NOV. 21 dEz.

CAPRICÓRNIO: Continue se esforçando no campo profissional, pois espetaculares serão as chances de elevação material através deste. 22 dEz. 20 jAN.

AQUÁRIO: Muito boa influência para cuidar de sua beleza física e para submeter-se a operações plásticas.


variedades

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

17

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Vozes de: Charlie Day; Morgan Freeman; Chris Pratt; Will Arnett; Elizabeth Banks - Direção: Phil Lord; Chris Miller. Emmet é um Lego comum, até o dia em que é confundido com o Master Builder, o grande criador deste mundo de brinquedo. Cabe a ele a tarefa de derrotar um perigoso vilão que pretende colar todas as peças. Mas sem poderes de verdade, ele precisará da ajuda de alguns heróis de verdade, como o Batman e o Super-Homem. Shopping Internacional 3: 13h00 - 15h30 - 18h00. 6: 12h30 - 15h05 - 17h35 - 20h05. 7: 11h00 - 13h30 - 16h00 18h30 - 21h00. Shopping Pátio Guarulhos 1: 14h35 - 16h50 - 19h05 - 21h20.

CLassiFiCadOs

EMPREGOS Contrata AÇOUGUEIRO

E Caixa .Falar com José ou Marina. F: 2455-3698.

ADMITE RAPAZES

S/ exp. segurança desarm. hosp./ shopping, várias reg. sál. até $ 1.400, + benef. 23624232

Venha fazer parte desse sucesso, seja um consultor 97659-6623 Oi  7869-7592 Nextel 2937-7170

llguandalim@gmail.com Com Lucio

AGREGA-SE FIORINO

Início imediato. P/ distribuição de carga fracionada na Capital e Grande SP. Mapron Transp. F: 2358-3321 c/ Marcelo

AJ. DE COZINHA

c/ prática R$ 860,00 2º a Sáb. Vt., Cb. de R$ 90,00 e almoço no local Agendar. Teste 24553535 Dirceu ou Edna.

TUdO aQUi - Anuncie 2475-7810

ALPHA IMÓVEIS

EMPRESA

MECÂNICO

Corretor (a), c/ ou s/ exp.,ensino médio, c/ carro F: 2440-0065

PauPedra, abre vgs p/ pessoas c/ Deficiência todos benef., masc./ fem. F: 2466-8888 Ângela

MECÂNICOS DE AUTOS

CORRETORES De Imóveis C/ ou S/ exp. Ensino médio comp. F: 2382-7969

CORRETORES De Imóveis, para locação c/ veiculo (sal. + comissão+ vale comb. + premio por meta+plano de saude, odonto+c. basica e seg. de vida). F: 2382-7969

COSTUREIRA Externa, c/ exp. em Malha. F: 2229-6427/ 96892-7014 oi

COZINHEIRO (A) Pizzaiolo, Copeiro e Atendente F: 2453-4510

FORNEIRO P/PIZZARIA Fixo e final de semana, c/exp. comprovada em carteira .Sal. R$ 1.400,00 F: 2463-3811 em h/c

GANHE DINHEIRO Só pague o que vender!! Comissão de até 40% nas vendas de bijuterias folheadas. Entregamos em domicilio ligue:F 3459-3591

JOVENS/ CRIANÇAS

Bebês. Mesmo s/ exp. p/ figuração comerciais TV e catálogos. 2409-6279/ 2409-6806 agenciaSdemodelo.com.br

De injeção. C/ exp. Tratar c/ Herval. Av: Salgado Filho, 1610. Guarulhos. 2358-2711 P/ Rede Bosch. Alinhador, Suspensão e freios,borracheiro, Z. Norte. F: 2900-5656

MOÇA

C/ experiência em rotina de escritório F: 2412-5575

MOT.CARRETEIRO

Para trabalhar c/ carreta Rollon Roloff que resida em Guarulhos. Enviar CV p/ nandofercom@uol.com.br.F: 2436-0846

MOTOBOY/ GIRL

P/ contrato fixo c/ moto da empresa, Salário R$1.000 + R$ 270,00, VA e VT. De seg. á sex. das 08 ás 17:30hs. CV p/ sergioback@centraxi.com.br ou F: 94721-7259

MÓVEIS RUSSO

Marceneiro e 1/2 of. marceneiro c/ exp. em leitura de projeto. Mandar CV para moveisrusso@uol.com.br T: 2421-5340 - Wilson.

PEDREIRO FACHADEIRO Com exp., trabalhar em obras em Barueri e Guarulhos. F: 2985-0174 ou comparecer Rua: Laplace, 74 cj 111-Brooklin

PINTOR TAREFA

Com experiência comprovada. Fone: 2232-4088

PRECISA GAROTA

REV. SEMI-JÓIAS

Em consig, comissão até 50% você escolhe 2408-7503.

TÉCNICO ED./ CADISTA

Admite-se c/ ou s/ exp., Resida em Guarulhos. Interessados favor entrar em contato das 09:00 as 16:00h c/ Genifer F: 2455-1040 Jenifer

IMÓVEIS Aluga-se ALUGO SOBRADO

R$1.000, 3 meses dep. Próx Pça 8. 2088-5137/ 953525239 tim

APTO MILITARES

Maior, p/ trabalhar em Privê no Centro- GRS. F: 2087-2091

2 dorms, sala, coz, wc, 1 vg, R$ 900,. incluso Condomínio 2451-6511

PRECISA-SE

APTº PRÓX. CENTRO

Ajudante de Serralheiro. F: 2937-3586

2 dorms., R$ 1.000,00, 1vg auto, F: 97105-4218


18

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014 APTO. MACEDO

Temporada

FIADOR NOVO

CASA PERUÍBE

IMOVEL COML.

STA. IZABEL

A Partir de R$ 70 F: 2228-1576/ 95968-1646/ 96269-6322 Centro-Guarulhos! Alto Padrão. 404m², R$ 7 mil/ mês. Ót. p/ clinica ou escrit. 7858-2033

IMÓVEL COML. 300M²

Centro ótima localiz., 9 Sls., Estacionam.,4 vgs. Tel.: 24756475 c/ Proprietário

SALÃO COMERCIAL

130m², c/ mezanino, Centro Guarulhos. R$ 3mil. F: 23589662/ 99915-1484

SALÃO COMERCIAL

225m², Vl São Jorge, Guarulhos F: 2440-1750/ 7786-0063

SALÃOZINHO C/ WC

Vila Flórida R$ 290,00 p/ pequeno comercio prox. ao Extra Faria Lima F: 2403-2664

SALAS

2 salões de 200m² cada. Av. DR. Timoteo Penteado. 2 º e 3º andar. F: 78664275

Litoral CHÁCARA NA PRAIA

4 côm., 6 vg., 800m da praia. F: 2405-5460/ 94625-6762 Sítio/ Chalés, piscina. 46562123 www.sitioveraovivo. com.br

Vende-se AP NA PLANTA 76M²

3 dorm c/ ste,Terraço (espaço p/ sac gourmet), 1 vg. Entr. prevista 03/2014. Dir. c/ propr. Não paga tx. comis. e interm. imobil. Empreend. Tecnisa localiz. Av. Dr. Timoteo Penteado, 2.410. Vl Galvão. Invest. R$ 95 mil entr. R$ 243 mil financ. c/ bco sua escolha. Invest. total R$ 338 mil. 98407-1778 c/ Karla

APTO

75m2

- NOVO

USE O FGTS 3 dorms (1 suíte), sala 2 ambientes, varanda, 1 vaga coberta, lazer completo. R$ 291.000,00 R$ 3.880,00 por m2

Entrada + financiamento bancário

 2088-3229

Ter. 600m², 2 dorms, sl, coz. Escritura. R$ 55 mil. F: 24400065

corretor.sp@chemin.com.br R. Trajano de Faria, 216 - Taboão

PÉ NA AREIA

Sobrado Arujá

Praia Grande Finais de semana 8/9/,14/15/16 e Feriado de Abril, pagamento parcelado c/ piscina, pensão completa F: 96953-8197 oi/ 97325-9112 vivo/ 95240-1962 tim

POUSADA ITANHAÉM

R$ 130,00/ casal c/ café, 30m da praia. F: 98779-4740 Tim/ (13) 3425-1397

2 dorms, S, coz 2 vagas 290 mil. financiado

F: 99426-8592 98181-5231 Itanhaém

Apto 2 dorms., agora você pode apenas

R$ 600,00

4116-7557 Casas novas em Mogi das Cruzes. Sinal de R$ 10.000,00 - Entrada facilitada - Utilize seu FGTS - Mensais a partir de R$ 700,00

Tel: 11 2668-9700

lte!!!Nextel: 7006-4466

Consu

ID: 55*690*27099 www.perspectivaimobiliaria.com.br

Saia do alug uel!

APT SUZANO

2 dorms,elevador,terraço c/ churrasqueira. 5 minutos shoping. Mensais - R$ 500,00- F: 4256-2342

APTO 2 DORMS

Vl. Augusta. Ótimo local, lindo acabamento, andar alto, área de lazer compl. Entrada só R$ 130 mil + prestações R$ 1.000,00. “Já financiado”. F: 3437-9971/ 99706-6969 (particular)

R$ 135.000,00

2440-8590  99656-9061

Sitios & Chácaras ALUGA-SE CHACARA

Bragança Paulista, 20 pess., piscina, churrasqueira. FIm de semana e temporada. F: (011) 4032-0720 kofs84@hotmail. com

CHÁC.NAZARÉ PTA

Terreno 2.000m², Entrada 5 x R$ 3.000,00 + 50x R$ 1000,00 fixas. E + Chácara c/ casa,pé na aguá,c/ 4 dorm, 2 st., e piscina, preço a combinar. F: 22310777/ 99935-6619

CHACARÁ 1300M²

Tap.Grande, plana c/ riacho $25mil 2408-6688 975913477

MAIRIPORÃ 1 ALQ.

R$ 25 mil ent.+ 60x R$ 500,00. Água, luz. 01511- 4416-1894

TAPERA GRANDE

3.000 m² ót. topografia e localiz. R$ 70 mil. F: 96314-2035 C

Sobrado Itaqua 2 dorms, S, coz 1 vaga 185 mil financiado

F: 99426-8592 98181-5231 APTO NOVO EDIF. CANAÁ Júlio Prestes – V. Galvão. 3 dorms, (1 ste), 1 vg gar., salão de festas,

R$ 279,900

OBS: (10% abaixo do mercado)

Ac. Financ. C.E.F

F: 7871-4341 nextel 2229-5984 Dir. c/ proprit.

60 M², 2 dorms + sl. 2 amb, 1 vg., F: 98930-5285/ 985638097

CASA CARAGUÁ

Próx. ao Clube Do Ilha Morena. C/ piscina e churr., 2 dorms., 1 st, sl. 2 amb., coz. americana, gar. p/ 5 autos, ter. 360 m², R$ 250 mil, ac. contra proposta. F: 96141-8820/ 99743-7170

CASA NO LAVRAS

500m² c/ 3 casas construidas, cada cs 3 côm, gar. 4 autos. R$ 360 mil. F: 98347-5803/ 2466-5691

CASA P/ REFORMA

3 dorms., Jd. Santa Mena, R$ 320 mil, F: 2485-5511 / 992436060 claro

CASA PRÓPRIA

Parcelas a partir de R$ 570,00, Créditos de R$ 74 mil a R$ 1 milhão. F: 96147-5922 Oi/ 95979-5916 Tim

CASA STA CECILIA

Térrea, 2 dorms, sl, coz. wc. 2vgs gar. R$330 mil aceita finan. 2451-6511

CASAS B. VISTA

10 x 25m², c/ 3 casas grand., ót. loc., $ 330 mil F: 98930-5285

1.000m² - Ótimo local - a 50 minutos de SP - totalmente plano - só R$ 85 mil quitado - doc. ok - aceito carro como parte pagto. F: 3437-9971/ 99706-6969 (particular)

Z. Leste e Guarulhos, R$ 7 mil de entr. + mensais. F: 41167557

Vendo ou Aluga 1.600m² área construida e 3.000m² terreno R$ 25.000,00 e R$ 4.500 Milhões Tratar: 2447-0955 CRECI 18.370

APTO 4 DORMS

LITORAL SUL

Pq Clube, V. Augusta, 134m², rico em armários e espelhos. Direto c/ propr. F: 98740-0140

APTO ALTO PADRÃO

Centro. Área útil 180m², 4 dorms, 2 suítes, 5 wc, 4 vgs, varanda, sl 2 amb, área lazer compl. Ac. apto (-) valor como parte de pgto. 2087-0392/ 999151003

R$ 230 mil, 2 dorms, 1 vg, 2 wc, arm. emb. F: 98930-5285

APTO FLEX GRU Semi-pronto, 6ºandar, 76m², 3dorms, 1suíte, 1vg, espaço p/ terraço gourmet. Av. Timóteo P. em frente Padaria Versalles. S/ taxa de comissão, empreend. Tecnisa. R$120mil, e restante á financar. F: 2456-9440/ 99915-8799 c/ Wagner

APTº NOVO Vl. Galvão, R$ 185 mil, 2 dorms., 1 vg, 8º andar, 46m², cond. R$ 159,00, ac. finan./ FGTS F: 7816-3639 / 996159430

APTO NOVO FATTO Fatto Sport c/ porcelanato, sanca, gabinete, box, lazer compl., R$215mil. Ac. financ. bancário. Fs: 995330012/ 2451-8000

APTO SALG. FILHO 70 m², c/ 2 dorms,sala ,coz,wc, 1 vaga, R$170 mil, F 24516511

APTO V. PÁSSAROS 2 Dorms. sala, coz., wc, 1 vg coberta, R$220 Mil aceita financ. 2451-6511

NEGÓCIOS Aves e Animais PINTINHO DE RAÇA

Aceito encomenda acima de 20. F: 98516-3101/ 2405-6966

Cursos AULA MATEMÁTICA

Timóteo Penteado,1151. F: 3437-9755, Tim 9-8484-1839

SEGUNDO GRAU

Supletivo rápido publicado em Diário oficial, início imediato. Aceito Fac. e concurso. F: 2463-2761/ 2409-9561

MAÇONARIA - GLEA

Maçonaria. Formando Liderença! Solicite filiação. www. glea.com.br

Em Mairiporã, Bairro Tapera 17km do Centro de Guarulhos. R$ 200 mil. F: 7858-2033

TER. STA ISABEL

1.910 m², R$ 40 mil, doc. ok! F: 97030-3633 tim/ 996755655 oi

TERR. 25X40

Vendo direto c/ proprietário, 900m² c/ frente para avenida Monte Alegre, Bairro Soberana, perto do Comercial Esperança. F: 7871-0731

TERR. ITAQUÁ

Água das Pedras;1890 m², R$100 mil, F: 98368-8322 Tim

TÉRRENO PQ. CONT.

6x25 R$ 105 mil . F: 2451-6511

PODEROSA SIMPATIA

Trago seu amor em 8h. 100% gar. F: 3436-1229/ 952875724

VENDO PIZZARIA

Conserto computadores, removemos vírus, conf. speedy, tx única $ 45, atend. local. 4604-2633/ 96871-0130 Oi seg. á seg.

Oportunidades Retroescavadeira. F: 8586/ 97138-8449

2486-

ESTACIONAMENTO

Vendo no centro de Guarulhos, próx. a faculdade Eniac. F: 96812-0971

LANCHONETE

CRÉDITO IMOBILIÁRIO DE 60 MIL A 3 MILHOES PARC A PARTIR R$ 514,00 ou CREDITO COM GARANTIA DO IMOVEL (FINANCIAMENTO) 4112-3502

SERVIÇOS Festas BETY FEST ALUGA

Mesas, cadeiras, toalhas F. 4962-1236/ 9 72495375 ou bety.fest@gmail.com

BLACK FEST

Aluga-se salão p/eventos, Taboão F: 2229-0818/ 78040009

PROCURO MULHER

P/ compromisso sério, eu ex-jogador de futebol profissional, 52 anos, situação financ. definida, procuro mulher até 35 anos, bonita no geral. F: 97309-5270/ 96817-4104

Relax ACOMPANHE O SITE!

Italianinha, nova na caixa, ac. troca F: 96812-0971

PASSE O PONTO

Na D. Pedro II, 150m² Centro de Guarulhos. F: 2408-4954

PASSO O PONTO

Bar e Restaurante. Av. Bom Clima, esquina c/ a R: João Bernardo de Medeiros. F:(11)7763-8630

PASSO PONTO

Salão de cabelereiro comp. Av. Carlos Korkischko. 4378-7426

VDO LOJA

De R$ 1,99 e roupas em geral, Jd Bela Vista, ac. auto/ proposta. F: 95154-4259/ 2279-4341

VDO LOJA 400²

Centro de Guarulhos. Utensílios domésticos e ferramentas em geral R$ 215 mil. 24080785 De lanches, R$1.000, Bela Vista F:2405-0688/ 96111-1298

Com finalização. Telefone: 96414-1996/ 96092-7723

GAÚCHA 19A.

Linda, S. e BB. enormes, Orl. gul. inic. no Anl. 2409-1089 Guarulhos

JADE LINDA INCIANTE

8 Gatas oral s/ camis. anal com todos. 2091-6140 M.Carrão

KELLY ATENDO SÓ

$100,00 .oral s/preserv.b.grego F: 99536-3323

KELLY PEITUDA

Loraine anal giratório, oral s/ camis. + 4 amigas. 2082-2050 Penha

CRISTAL - ALUGA

LINDA LOIRA

Mesas, Cadeiras, tendas, toalhas, Freezer. 3435-5232/ 2809-0405

Universit. www.fotolog.com. br/patypagani 98134-6048

DJ BETO

Morena 1,70mt, ativa/ passiva, bem feminina. F: 97560-1721

E Som e Iluminação. Brinquedos: cama-elástica, pula-pula e piscina de Bolinha. F: 29493181/ 97622-0692

LISA TRAVESTI MASSAGEM

F: 97392-6238 c/ espuma, várias técnicas, atendo só

MAYUMI MESTIÇA

20 anos, linda e universitária c/ local. F: 94222-0338

Promoções para fechamento de Eventos em: FEVEREIRO e MARÇO

DJ e decoração GRÁTIS

Box shopping via 16 centro, R$ 10.900, ac. proposta F: 983742243 Tim Cemit. Primavera1 GRS c/ 3 gavetas R$ 3 mil a vista. 984771552

ERICA MASSAGEM

Locações mesas/ cadeiras, Tudo p/ sua festa!! F: 22290818

PASSO PONTO

VDO JAZIGO

e Amigas. Rua Cuevas, 18 Centro- GRS. F: 2087-2091

BLACK FEST

MAQ. DE SORVETE

VDO QUIOSQUE

Recados

www.elenlemos.net BELA LOIRA Atendo só. 99387-0124

só sucos e lanches, mov. R$50 mil, h.coml.,F: 99228-2723

Dinheiro

2 salões, 2 pisc., 2 cpo fut., qd. vôlei e pq. infantil. F: 46572028/ 99291-1405

CARLA LOIRASSA

ASSIST. TÉCNICA

ALUGUEL DE

SITIO P/ CASAMENTO

Gopouva! Delivery, funcionando. F: 2087-0137/ 98056-5379

Informática

GNV Usado. Qualquer tamanho, retiro, pg em dinheiro. F: 2304-7801 Ricardo ou Rafael.

SOBRADO 160M²

TER. 24.200M²

Conhecida na TV e no Rádio, faz todos os tipos de trab., p/ amor, comércio, vícios, impotência sexual, trab. Africanos e Baianos. Trago seu amor em 12h. F: 2229-1043/ 95793-8836 T Obs: Marque sua consulta e mude sua vida. Previsões p/ 2014.

COMPRO CILINDRO

2 dorms, 1 vg, 92m², Monte Carmelo. R$139 mil + 60 parc. fixas de R$ 1.250,00. F: 24080785

3 dorms,sala, coz., wc, escritório,churrasq., R$340 mil, ac. financ. 2451-6511

C/ hora marcada. F: 2451-7688 c/ Vanderlei.

para açougue,em ótimo estado. F: 2457-6233/ 968082226 .

SOBRADO

SOBRADO CONT. I

AUXILIO ESPIRITUAL

BALCÃO

Parc. a partir de $ 218,75. c/ FGTS. F: 3462-2999

R$ 530 mil, abaixo do mercado, motivo viagem, próx. ao Bosque Maia, 3 dorms 1 suíte, sl, coz., 4 wc, quarto de empregada c/ wc, lavanderia, 4 vgs garagem. F: 2441-1855/ 98632-4609/ 98240-2959

Esoterísmo

De janela (04), R$ 1.600,00, ac. troca por TV LCD. 2456-7635

SAIA DO ALUGUEL

SOBRADO 170M²

Peças de moto. Vila Galvão. F: 7852-4503

AR CONDICIONADO

Lotes 390 mts² ,ent. 1550,00+ $ 210,00/ mês cond. gratis local 3331-0093/ 97445-5855

Anel Viário, 3 dorms, + 2 vgs., F: 98930-5285/ 98563-8097

VENDO LOJA

MÃE DE SANTO

GALPÃO CUMBICA

APTO 2 DORMS.

APTº CENTRO GRS Casas 2 dorms Condomínio

APTO. PQ. CECAP

TERRENO STA ISABEL

Sobrado. Quero R$ 32 mil + dívida. F: 95128-5847

mensais

Oportunidade!

2 dorms,+ dep., gar.,aceita finan., R$180 mil,F 2440-0065

BOM CLIMA

CRECI 110 195J

3 Comod. amplo, lav. + 1 vg. coberta. R$ 900,00 F: 24041134

Ganhe 20 pessoas GRATUITAS para eventos nas SEXTAS e DOMINGOS Parcelamento posterior ao Evento

4215-7626 2408-1502

www.espacocoliseobuffet.com.br

MILENA E AMIGAS

Completas e insáciaveis, lib. trans. c/ você e p/ você. 20910923 M. Penha

SABRINA TRAVESTI

Tenho local, Loira, 1,70. Bem feminina ativ./ pass. 969764731

Custo ligação DDD móvel

CASA PROX. PÇA 8

Papo Quente Me Liga!

09117-7878-0069 ou veja elas ao vivo no site:

www.camerasex.com.br Serviços DEDETIZADORA JC

Elimina tdos os tipos de insetos. F: 2888-8752 96122-9976

ESTETICISTA

Mass .Relaxante, drenagem linfática e limp. de pele. At. c/ hr. marcada. 98032-6308 Oi, c/ Sueli


Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

ASAMENTO VOCÊ TEM DINHEIRO PRA ., 2 cpo fut., qd. RECEBER E NÃO SABE!

antil. F: 4657405

APOSENTADOS / TRABALHADORES E AUTÔNOMOS Receba as perdas do FGTS. Plano Collor Verão/Bresser. Todo trabalhador que tinha saldo em seu FGTS entre 1986 á ados 1993 pode ter os valores retido para receber e não sabe. Ligue e tenha MULHER so sério, eu exem mãos CTPS e PIS.

F: 2778-0728 / 3101-8098 98481-2811 / 96960-4907 R. Largo Sete de Setembro, 52 conj. 713 - Liberdade Tatiana Assessora Jurídica

PUBLICIDADE LEGAL

TELEMENSAGENS

Torna publico que requereu a CETESB a renovação da licença de operação para atividade de produção de madeira picada REFERENTE A EMPRESA: TERRA NOVA SERVIÇOS DE TERRAPLANAGEM LTDA EPP NO CNPJ n. 07.133.736/0001-87 SITUADA Á RUA MANOEL FERNANDES GARROTE ,800 - BAIRRO JARDIM NOVO PORTUGAL GUARULHOS-SP - CEP 07160-520

Para todas as ocasiões. Fone: 2451-8389

VEÍCULOS Carros

lax

SPACEfOx 07

HE O SITE!

Flex / Preta / Completa R$23.600,00 F:99138-0874

os.net BELA LOI99387-0124

S U P L E T IV O

COMPRO CARRO

RASSA

a Cuevas, 18 2087-2091

e moto e financio. F 967316524 7010-5647 ID 928* 13253

SSAGEM

PNEUS MEIA VIDA

Nacionais, Pirelli, Firestone, Goodyear, carros, Pick ups e utilitários aro 13 ao 17. Todas medidas. Bom preço. 77241871/ 7724-5681 www.pescapneus.com.br

ção. Telefone: 6092-7723

9A.

. enormes, Orl. Anl. 2409-1089

A INCIANTE

Cursos & Supletivos

1º E 2º GRAU

CURSO PREPARATÓRIO PARA EXAMES DE SUPLETIVO

AULA UMA VEZ POR SEMANA CURSO EM 2 MESES 15 ANOS DE MERCADO ULA MATRÍC ILA ST O P A E

MATRÍCULAS

camis. anal com 140 M.Carrão

ABERTAS

NDO SÓ

S

GRÁTI

www.novaerasupletivos.com.br

preserv.b.grego

Centro

TUDA

4965-2774

R. Pres. Prudente, 238

iratório, oral s/ gas. 2082-2050

PROJELINK COMÉRCIO E SERVIÇOS EM INFORMÁTICA LTDA-ME, CNPJ:07. 066. 156/0001-14, IE: 147. 363.077.113, IM: 4.1 14.417-1, Rua Eli, 798 - Vila Maria - CEP 021 14-011, Tel: (11) 3869-5484, declara para os devidos fins de direito que na data de 04/02/2014 foi extraviado o livro fiscal n.º 57. ABANDONO DE EMPREGO

SAÚDE

2478

tebol profissiosituação financ. uro mulher até ta no geral. F: 6817-4104

CURSOS

Telemensagens

Taboão

19

4966-0808

R. Maria Elisa, 35 - Sobreloja

A Associação dos Servidores Municipais de Guarulhos (ASMG) firma Parceria Farmacêutica com Descontos Especiais em Folha de pagamento e Odontológico. FARMA 22 - Localizada no Centro próximo ao P. Socorro Hospital Carlos Chagas, oferecendo completa linha de Medicamentos, Cirúrgicos, Ortopédicos, Dermatológicos, Cosméticos, “Delivery” etc. Rua são Vicente de Paula 229 Fone: 2463-3299 - Centro Guarulhos

www.farma22.com.br

PLAS DENT - Desde 1998 oferece aos seus clientes

especialidade de ponta: Aparelho Ortodôntico, Implantes, Próteses, Clareamento e Clinica em Geral. Rua Sete de Setembro 369, 1º andar - Centro Fone: 2479-4133 Rua Sete de Setembro, 310, 1º S/ loja - Centro Fone: 2440-0739 Taboão: Rua Adolfo Noronha 25 Sala 2 Fone: 2229-5363 Pimentas: Av Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3033 sala 8 - Fone: 2496-4828

A empresa ALUMIL FUNDIÇÃO DE NÃO FERROSOS LTDA, CNPJ: 07.013.067/0001-00, sito a Rua: Olaria, 107, Cumbica - Guarulhos/SP, solicita o comparecimento de Edson José Batista, portador da CTPS: 25037 série: 00248 - SP, no prazo de 03 dias. O seu não comparecimento caracterizará ABANDONO DE EMPREGO, conforme o artigo 482, letra I da CLT.

Conforme artigo 482 alínea (i) da CLT, convocamos o Sr.João Francisco Barbosa, CTPS 07735 série 143, a comparecer na empresa no prazo de 48 h, o não comparecimento caracterizá como Abandono de emprego. Nome da Empresa: Fundfort Peças Fundidas Ltda. CNPJ: 05.670.304/0001-80.

www.plasdent.com.br

Atendemos: Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, ASMG, Grêmio do SAAE etc.

ABANDONO DE EMPREGO A empresa ALUMIL FUNDIÇÃO DE NÃO FERROSOS LTDA, CNPJ: 07.013.067/0001-00, sito a Rua: Olaria, 107, Cumbica – Guarulhos/SP, solicita o comparecimento de Diogo Soares Silva, portador da CTPS: 35501 série: 00344 – SP, no prazo de 03 dias. O seu não comparecimento caracterizará ABANDONO DE EMPREGO, conforme o artigo 482, letra I da CLT.

RA

ww.fotolog.com. 98134-6048

IMÓVEIS

ESTI

t, ativa/ passiva, F: 97560-1721

c/ espuma, vátendo só

MESTIÇA

e universitária c/ 0338

AMIGAS

insáciaveis, lib. e p/ você. 2091-

TRAVESTI

oira, 1,70. Bem / pass. 96976-

viços

DORA JC

s tipos de inse52 96122-9976

TA

nte, drenagem p. de pele. At. c/ 98032-6308 Oi,

CRECI 86222

M

LAVRAS

IMÓVEIS

lavrasimoveis@yahoo.com.br

IMÓVEIS RESIDÊNCIAIS APTO COND. VALLE VERDE COCAIA – 71 m² -ESCRITURA FINANCIA - 03 QTOS, 01 SUITE COM ARMARIOS, SALA, COZ COM ARMARIOS, VARANDA, 02 WC, LV, 01 VAGA, LAZER COMPLETO SÓ R$ 250 MIL APTO VILA GALVÃO PROX. AO MERC. COBAL – 88 m² ESCRITURA – FINANCIA - 02 QTOS, 01 QTO DE EMPREGADA, SALA 02 AMB. COZ. PLANEJADA, 02 WC, LV, 01 G COBERTA - SÓ R$ 280 MIL

COMPRA VENDE ADMINISTRA www.lavrasimoveissp.com.br Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.890 - Cocaia - Guarulhos

CASA TÉRREA JD. LENISE TERRENO 10 X 30 - 3 QTS, SL, CZ, WC, LV, - 5G - 220 MIL CASA TÉRREA: JD. PRES. DUTRA ESCRITURA (FINANCIA) TERRENO 05 X 25 - 02 QTS, SLA, CZ, WC, LV, 2G, PORTÃO AUT. SÓ R$ 210 MIL – REF. ROBERTO CASA TERREA - JD SP - TERRENO 5,5 X 33 – 02 QTOS, SL, CZ, 02 WC, LV, CHHURR. 02 VAGAS SÓ R$ 190 MIL - REF. GILBERTO

APTO VILA AUGUSTA PROX. AO ANEL VIARIO - 117 m² ESCRITURA - FINANCIA - 03 QTOS, QTO DE EMREGADA, SALA, COZ, 2 WC, LV, 01 G COBERTA SÓ R$ 250 MIL

02 CASAS NO QUINTAL PQ STO ANTONIO - ESCRITURA TERRENO 06 X 20 – 1° CASA: 02 QTOS, SL, CZ, WC, LV, 02 VAGAS- - 2° CASA: QTO SL, CZ, WC, LV - SÓ R$ 210 MIL REF. ROBERTO

APTO BOM CLIMA PROX. AO CLUB DO JAPONES 57 m² ESCRITURA – FINANCIA 02 QTOS, SALA, COZ, WC, LV, 01 G - SÓ R$ 170 MIL

SOBRADO CID. SOBERANA, TERRENO 5,5 X 28 - 03 QTS. COM 2 SUITES, SALA. COPA, CZA. WC. LAV. 04 VAGAS - P. AUTOMÁTICO R$ 200 MIL - REF. ROBERTO.

SOBRADO JD NOVO PORTUGAL TERRENO 9 X 37 - ESCRITURA 03 QTS, SALA, CZA. 02 WC. LAV. 08 VAGAS - R$ 180 MIL REF. ROBERTO. SOBRADO JD BOM CLIMA – PROX. Á PADARIA REAL TERRENO 5 X 25 - ESCRITURA - 02 QTS, SALA, CZA. 02 WC. LAV. 02 VAGAS R$ 320 MIL - REF. ROBERTO. SOBRADO PQ DAS NAÇÕES PROX. AO HOSP. PIMENTAS TERRENO 5 X 25 - ESCRITURA 02 QTS, SALA, CZA. 02 WC. LAV. 03 VAGAS – R$ 340 MIL CASINHA ITAQUAQUECETUBA TERRENO 506 m² - QTO, SALA, CZ, WC, LV - R$ 90 MIL REF. ROBERTO

CHÁCARAS SITIO TAPERA GRANDE 3.000 M² POMAR, CASA AVARANDADA 03 QTS, SALA, CZ, 02 WC, LV, G COBERTA - SÓ R$ 150 MIL

2467-8132 2779-2794

CHÁCARA IGARATÁ - BAIRRO BOA VISTA - 6.400 M² - ESCRITURA 800 m DA ROD. DOM PEDRO 03 LAGOS, POMAR, CASA COM 02 QTOS, SALA 02 AMBIENTES, CZ, DISPENSA, 02 WC, 05 VAGAS COBERTA AVARANDADA SÓ R$ 200 MIL CHACARAS EM PIRACAIA SÓ O TERRENO - R$ 55 MIL O ALQUEIRES

TERRENOS TERRENO 1200 m ² - IBIÚNA (ESCRITURA) - R$ 60 MIL TERRENO 74.000 m² PQ. PRIMAVERA – (ESCRITURA) R$ 55,00 o m² TERRENO 7,5 X 25 = LAVRAS ESCRITURA - PROX. AO FINAL DO ONIBOS - R$ 125 MIL REF. ROBERTO TERRENO 12 X 25 = JD MONTE CARMELO - ESCRITURA - R$ 260 MIL - REF. ROBERTO

LOCAÇÃO APTO JD DAS FLORES COCAIA - 65 m² - 02 QTOS, SALA, COZ, WC, LV, 01 G SÓ R$ 1.100,00 APTO GOPOUVA PROX. AO SAAE 58 m² 02 QTOS, SALA, COZ, WC, LV, 01 G - SÓ R$ 1.100,00 APTO PÇA DA PEDRA BOM CLIMA – 71 m² 12° ANDAR - LAZER COMPLETO 03 QTOS, 01 SUITE, SALA, COZ, WC, LV, 02 G - SÓ R$ 1.400,00 GALPÃO 345 m² CENTRO DE CUMBICA TERRENO 666 m² - ARÉA ADMINISTRATIVA, OERACIONAL E LOJISTICA SALÃO COMERCIAL NOVO 250 m² - PROX. Á PÇA 08 COM TODA INFRA-ESTRUTURA R$ 5.800,00 ACEITA CONTRA PROPOSTA


20

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014


SAÚDE&VOCÊ Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

www.folhametro.com.br

www.facebook.com/jornalfolhametro

Distribuição Gratuita

Divulgação

Médicos divergem sobre vacinação contra o vírus

HPV

EdilEnE RibEiRo - A partir de 10 de março, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Neste ano serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos, em escolas e postos de saúde. No entanto, alguns médicos, entre eles de saúde da família, têm se manifestado contra a imunização, gerando um debate quanto à eficácia da vacina na prevenção do câncer.


saúde&você

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

70% dos casos de câncer de colo de útero são causados pelo HPV Até o momento, estudos apontaram a eficácia contra lesões e verrugas genitais causadas pelo HPV, mas nada comprova eliminar a possibilidade do câncer. Segundo médicos especialistas, o câncer de colo do útero é causado, em 70% dos casos, pelo vírus (tipos 16/18) do HPV. No Japão, o Ministério da Saúde suspendeu temporaTécnico Responsavél Dr. Antonio de Andrade Neto CRO CL 12.039

e!

2

riamente a recomendação da vacina por conta de possíveis efeitos colaterais, entre eles, dor. A decisão aconteceu dois meses após o início da campanha de vacinação para adolescentes entre 12 e 14 anos. “A vacina não mostra ser 100% efetiva porque não cobre os 30% restantes dos casos de câncer. É uma falsa sensação de proteção, que pode levar à diminuição da prevenção do

Implantes sua oportunidade!

Seleção para tratamentos em condições especiais! Faculdade Funorte

Ligue e agende sua avaliação 11 2461 2234

Av. Dr. Timóteo Penteado, 2321 I Vila Hulda I Guarulhos SP www.differenzaodontologia.com.br

câncer de colo do útero através do exame de papanicolau e do uso da camisinha. Além disso, desconhecemos seus efeitos a longo prazo e não sabemos quanto tempo dura a proteção da vacina”, diz o ginecologista e obstetra – autor do livro “Patologia do Trato Genital Inferior”, entre outros títulos - Cleomenes Barros Simões. A vacina é uma recomendação da Organização

Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e também da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim). Para o presidente da Sbim, Renato Kfouri, a vacina mostrará resultados positivos na redução de casos de câncer a longo prazo. “Obviamente vamos perceber a diminuição no número de mortes por este câncer daqui 20 anos”.

No Japão, o Ministério da Saúde decidiu suspender a vacina devido a efeitos colaterais, após relato de dor em adolescentes entre 12 e 14 anos

INCA PREVÊ AUMENTO DE CASOS NESTE ANO O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, em 2014, surjam cerca de 16 mil novos casos. O câncer de colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer. A doença ainda é de baixa frequência, de desenvolvimento lento e facilmente detectável através do papanicolau, com tratamento eficaz. Existem outros tumores mais danosos e prioritários, como o câncer de pele e o de

mama. É preciso prudência e precaução para utilização dessa vacina contra o HPV, pois não se está diante de uma doença que se supõe um grave e urgente problema de saúde pública e para qual não se dispõe de nenhum método de tratamento ou preventivo efetivo. Existem muitos aspectos discutíveis e controversos e não se tem respostas sólidas para questionamentos científicos tão relevantes.

INSTITUTO DE INCENTIVO A MEDICINA PREVENTIVA ENCAMINHAMENTO ASSISTENCIAL DE MEDICINA E ODONTOLOGIA

ite Sem lim e de idad

s a t l u

Cons

s e m a Ex

NÃO É PLANO DE SAÚDE NÃO PAGA MENSALIDADE NÃO PAGA ANUIDADE ASSOCIAÇÃO GRATUITA ATENDIMENTO IMEDIATO

Ligue e marque já sua consulta, exame ou dentista. Pague um custo, somente se utilizar!! Aceitamos cartões*

Rua Dom Pedro II, 308 2º Andar - Sala 21 - Centro - Guarulhos

(11) 2229-8525 / (11) 2229-8669


saúde&você

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

divulgação

Papanicolau contribui à prevenção Ele reforça que o exame papanicolau não conseguiu reduzir o número de casos da doença em nenhum país do mundo. Isso porque em muitos lugares não há estrutura para a realização do exame. “Temos grandes dificuldades de coleta de material em muitos estados e cidades. Além disso, muitas mulheres não

vão com periodicidade ao ginecologista para a realização do exame”, diz. No entanto, Kfouri reforça que o papanicolau é uma estratégia combinada para a prevenção do câncer de colo do útero. “Mulheres que já tenham o vírus devem fazer o exame a cada seis meses para o diagnóstico precoce”, alerta.

Entenda a transmissão do vírus HPV O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infec-

Exame papanicolau é recomendado pelo MS com regularidade

tadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o papanicolau.

3

Prevenção - A vacina não elimina a possibilidade de câncer de colo do útero, segundo estudos


4

saúde&você

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

cuidados • Se você reparou que a criança está com uma sede intensa, preste atenção, pois sede é um dos sintomas da doença. • Se seu filho vive constantemente com fome e, ao invés de engordar, emagrece, este também pode ser um indicativo. • Seu filho vai ao banheiro urinar com frequência, inclusive à noite? Urina em grande quantidade? Cuidado! O diabetes pode causar essas constantes idas ao banheiro.

Observação - Pais devem ficar atentos às guloseimas das crianças

• A criança se queixa de visão embaçada? Fique atento, pois

pode não se tratar de problema oftalmológico. • Seu filho tem reclamado de cãibras e formigamentos? Se essas queixas são constantes, ligue o radar! • A criança frequentemente tem mal-estar, sonolência, fraqueza e tontura? Esses são sinais de alerta, procure um médico! • Se a criança tem, pelo menos, três queixas relatadas anteriormente, procure um médico para investigação. O diagnóstico e o tratamento precoce do diabetes evitam as possíveis complicações características da doença.

Brasil terá aumento de 38% em novos casos de câncer Segundo artigo assinado por mais de 70 especialistas na revista especializada Lancet Oncology, os novos casos de câncer devem aumentar 38,1% no Brasil ao longo desta década, passando de 366 mil casos diagnosticados em 2009 para mais de 500 mil novos casos em 2020. O artigo adverte que a América Latina corre o risco de enfrentar um aumento substancial no número de mortes por câncer se não houver uma melhoria no diagnóstico precoce da doença e no acesso a tratamentos pelas populações mais pobres. O relatório dos especialistas adverte que os latino-americanos estão adotando cada vez mais comportamentos considerados de risco em relação ao câncer. “As pessoas estão mais sedentárias, a alimentação está menos saudável e há um consumo maior de cigarros e de álcool”, diz o psicólogo e coordenador do Grupo de Atendimento Multidisciplinar ao Paciente Oncológico da Universidade

Guarulhos (UnG), professor José Cândido Cheque. Com o objetivo de contribuir para o reestabelecimento de pacientes que sofrem com câncer, a UnG oferece atendimentos gratuitos nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia e enfermagem. “Fatores psicológicos e emocionais estão presentes na etiologia de processos oncológicos, bem como na sua

manutenção e cura. O grupo, composto por estudantes e professores, busca agir com foco nesse contexto”, explica o coordenador. Serviço As inscrições para o programa podem ser feitas por meio do telefone (11) 2475-8300, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h; ou pelo email: paddac@ung.br, enviando nome completo e telefone de contato. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, na Unidade Guarulhos-Centro da UnG, localizada na Praça Tereza Cristina, 88, Centro.

DivUlGAçãO

O diabetes é uma doença que atinge não só os adultos, mas também as crianças. A mais comum entre os pequenos é o diabetes tipo I, que geralmente ocorre em indivíduos com menos de 30 anos. A doença é caracterizada pela perda grave na função das células beta-pancreáticas, responsáveis pela produção da insulina. Outro tipo que vem aumentando nos dias de hoje é o diabetes por resistência insulínica, causada por alimentação desequilibrada e aumento de peso. A endocrinologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, Rosita Fontes, informa sete sintomas para os pais desconfiarem da doença nas crianças.

DivUlGAçãO

Sete dicas para saber se seu filho tem diabetes

Risco - O consumo de cigarros pode levar uma pessoa a contrair câncer


o jornal de Guarulhos Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014

Ano 41 Nยบ 12712



Folha Metropolitana 12/02/2014