Page 1

lupaCom ComuniCação / divulgação aCE

João Caldas / divulgação

Lygia Fagundes Telles no teatro Variedades

Pág. 9

Folha se filia à ACE Guarulhos

o jornal de Guarulhos Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

www.facebook.com/jornalfolhametro

Ano 44 Nº 13594

www.folhametro.com.br

Cidade

Pág. 8 Distribuição Gratuita

Guti anuncia 5 secretários, todos com perfis técnicos O médico Roberto Lago assumirá a Secretaria de Saúde; o advogado João Carlos Panocchia, Assuntos Jurídicos; o advogado Arão dos Santos Silva, Assistência Social; o ex-presidente da ACE, Jorge Taiar, Desenvolvimento Urbano (SDU) e Carlos Soler, Governo. Pág. 4

Juízes e promotores protestam contra mudanças no pacote anticorrupção

Pág. 7

bEto martins

Desagravo - Magistrados realizaram, na tarde de ontem, no Fórum de Guarulhos, ato contra as medidas aprovadas pela Câmara dos Deputados na calada da madrugada de quarta-feira, 30

Cotações

-3,88%

+2,34%

+2,93%

Bovespa

Dólar

Euro

59.506

3.46

3.69

14%

R$ 880

Selic (ano)

Salário Mínimo

Disque-Denúncia

181

Pode ser feita analogia (com o AI-5), por força da mordaça que querem colocar”, Rodrigo Merli, promotor de Justiça


OPINIÃO

2

Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

EDITORIAL

RETRATO LuCAS DANTAS

Solidariedade dos colombianos é prova de que pode haver paz

Os colombianos deram, na noite da última quarta-feira, uma verdadeira lição de solidariedade para todo o planeta. Em uma noite de luto, eles conseguiram em apenas um pouco mais de 24 horas produzir uma homenagem ao time da Chapecoense, para a cidade de Chapecó e, por extensão, a todos os brasileiros, que foi de emocionar até os mais frios. Milhares de torcedores do time colombiano Atlético Nacional de Medellín estavam no estádio Atanasio Girardot no exato horário em que os dois times disputariam a final da Copa Sul-Americana, não fosse o acidente com o avião que levava a delegação do time catarinense para a Colômbia e que terminou com 71 mortos, incluindo quase todos os jogaColombianos mostraram dores da Chapecoense, o técque o esporte pode ser nico Caio Júnior, dirigentes e um elo de ligação entre jornalistas, na pior tragédia os povos e também um aérea na História do País em indicativo de paz mais de duas décadas e no acidente mais grave da História do futebol mundial. Somente seis pessoas sobreviveram, incluindo três jogadores. Os torcedores compareceram ao estádio Atanasio Girardot vestidos de branco e carregando velas e flores. Foram soltos 71 balões em homenagem às vítimas. “A rivalidade passou para o segundo plano. Estamos com o povo de Chapecó para que sintam todo o apoio aqui de Medellín e de toda a Colômbia, porque hoje não conhecemos cores, somos Chapecó”, disse um jovem torcedor colombiano. O técnico, os jogadores e dirigentes do Atlético entraram em campo com flores para também se despedirem simbolicamente da Chapecoense. Muitos dos mais de 40 mil espectadores, incluindo torcedores de outros times colombianos, choraram durante o minuto de silêncio e os hinos tocados por uma banda militar. Os colombianos conseguiram mostrar que o esporte, principalmente o futebol, pode ser um elo de ligação muito forte entre os povos e não, como pensam alguns, motivo de confrontos, brigas e até mesmo mortes. Com certeza, as relações humanas entre brasileiros e colombianos cresceram mais.

CNPJ: 44.193.423/0001-40

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fones: (11) 2475-7800 / (11) 4965-9430 Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu Diretora Administrativa e Financeira: Nadir de Matos Araujo – nadir.matos@folhametro.com.br Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Vicente de Aquino - vicente.red@metronews.com.br Editores: Alexandre de Paulo - alexandre.red@metronews.com.br - Wellington Alves - walves.redacao@folhametro.com.br Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br Subeditor de Arte: Ricardo Leocadio - ricardoleocadio@metronews.com.br Fotos: Lucas Dantas Redação: redacao@folhametro.com.br Gerente Comercial: Ramon Martins - ramon@metronews.com.br Comercial: comercial@folhametro.com.br Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: rh@folhametro.com.br Noticiário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de Jornais Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: FolhaGráfica Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.folhametro.com.br

Pausa - Pássaro descansa, movimentando a cabeça sobre cabo em ângulo transversal, desafiando a gravidade

Ponto de Vista alfredo henrique repórter desta folha Metropolitana alfredohsgomes@gmail.com

A cobiça explícita dos nossos tubarões Deputados aprovaram o pacote de dez medidas anticorrupção do Ministério Público (MP) na madrugada de quarta-feira, 30. Ironicamente, os políticos se valeram da falsa ideia de transparência e mudança que o documento, em tese e somente isso, propõe e a modificaram com base em seus interesses

Alguns políticos, de fato, não estão nem aí para o que a população pensa e defende nojentamente particulares. Após a aprovação, os deputados ficaram toda a madrugada derrubando pontos importantes da proposta. O relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS) chegou a afirmar que o pacote foi “dizimado”. “Do jeito que vai, as dez medidas vão virar meia medida”, ironizou o democrata. O pouco espaço que tenho para esta coluna me impede de especificar, um a um, os pontos

obliterados pela falta de vergonha na cara dos políticos. Por isso, escolhi uma aberração para representar as que cá faltarão. Um dos pontos derrubados pelos políticos foi a criminalização de pessoas que, comprovadamente, enriqueceram de forma ilícita. Ou seja, a porteira está aberta para que o desvio de dinheiro público, nosso dinheiro, não seja considerado crime – garantindo a continuidade da corrupção. Outra situação que me deixou pasmo foi uma foto que vi circular nas redes sociais. Enquanto parlamentares, engravatados e no ar-condicionado, curtem um coquetel, no lado de fora ocorre um conflito entre manifestantes (contrários ao governo de Michel Temer) e a polícia. Esta imagem acima descrita conta com um poderoso peso simbólico: os políticos (sem generalização), de fato, não estão nem aí para o que a população pensa e defende. O escritor e dramaturgo alemão Bertold Brecht escreveu um texto intitulado “Se os tubarões fossem homens”. Há um trecho do trabalho que resume bem o que estou tentando esboçar. Os peixinhos (população) são ensinados que se sacrificar pelos tubarões (políticos) é algo grandioso e belo. “Eles deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando esses dizem que velam pelo belo futuro dos peixinhos”. Precisa falar mais alguma coisa?

AnOTE n No dia 10 de

dezembro, sábado, o Senac Guarulhos abrirá suas portas em celebração aos 70 anos do Senac São Paulo e promoverá atendimentos gratuitos, oficinas, palestras e workshops em diversas áreas do conhecimento. Intitulado Casa Aberta, o evento acontece das 9h às 17h, em todas as unidades do Estado. Em Guarulhos, a ação será realizada no novo endereço: Rua Luiz Faccini, 132 – Centro. Há mais de 70 anos, o Senac São Paulo oferece educação profissional de qualidade com cursos livres, técnicos, de graduação, pósgraduação e extensão universitária em diversas áreas do conhecimento. Em Guarulhos, a ação reunirá atividades para todos os gostos. Quem busca uma nova oportunidade profissional, poderá conferir apresentações sobre técnicas para alcançar um bom desempenho em uma entrevista de emprego. Já os interessados em ampliar os conhecimentos na área editoração de imagens poderão criar materiais personalizados com Photoshop e Revit. Para participar não é necessário fazer inscrição, basta escolher a atividade e ir até a unidade.


Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

3


4

política

Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Guti anuncia os primeiros CONECTADO cinco nomes do secretariado O prefeito eleito Guti (PSB) anunciou ontem, em evento realizado no Hotel Mônaco, no Centro, os cinco primeiros nomes de seu futuro secretariado. O médico Roberto Lago assumirá a Secretaria de Saúde; o advogado João Carlos Panocchia, a Pasta de Assuntos Jurídicos; o advogado Arão dos Santos Silva ficará encarregado da Assistência Social; o ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Jorge Taiar, ficará encarregado do Desenvolvimento Urbano (SDU).

Beto Martins

EuriCo CruZ -

Indicados têm perfis técnicos nas áreas de gestão

ErnEsto Zanon é jornalista e diretor do portal GuarulhosWeb Contato: zanon@guarulhosweb.com.br

(11) 94702-3664 - Whatsapp

Deu quórum

Time - Roberto Lago, João Panocchia; Carlos Soler, Arão Silva e Jorge Taiar

Já Carlos Soler, que foi candidato não eleito a vereador pelo PSB e responsável por conquistar o apoio da Rede para a candidatura de Guti, será o articulador da gestão do novo prefeito como secretário de Governo. Ele é o coordenador da equipe de transição.

Todos os secretários possuem conhecimento e formação técnica sobre suas respectivas Pastas. A expectativa é que Guti nomeie mais secretários na próxima semana. Há especulações que o vereador Gilvan Passos (PSDB) assuma a Segurança Pública.

Quase 30 vereadores, entre atuais, futuros e reeleitos, compareceram ao anúncio dos primeiros secretários do prefeito eleito Guti (PSB), ontem pela manhã, no hotel Mônaco, numa sinalização que não será tão difícil compor uma boa base de sustentação junto à Câmara Municipal. Quase todos tiveram os nomes anunciados pela mesa, com exceção de um ou dois que – estrategicamente (?) - devem ter sido esquecidos. Afinal, estava presente gente que lutou até o último minuto contra o próximo prefeito, mas que apareceu por lá com cara de quem quer tudo.

Eloquente

Dos cinco secretários anunciados, quatro se apresentaram de forma concisa, buscando otimizar o tempo para não tornar o anúncio cansativo. Já o futuro titular da Assistência Social, Arão dos Santos Silva, indicação do PSC, falou durante nove minutos para contar um pouco sobre suas origens, formação e objetivos. Quando retomou a palavra, Guti – de maneira bastante cordial – citou que seu secretário demonstrou ser bastante “eloquente”.

Salto de qualidade

Guti parece ter sido bastante feliz ao escolher os primeiros cinco secretários. Todos com formação em suas áreas de atuação e comprometidos com os princípios da nova política tão difundida pelo prefeito eleito e por seu vice, Alexandre Zeitune (Rede). Sem desmerecer os outros indicados, já é possível afirmar que, pelo menos na Saúde, Guarulhos dará um salto de qualidade. Depois de tantos anos nas mãos de secretários despreparados para a função, desta vez terá um médico que entende do assunto à frente da pasta.

Cota dos médicos

Vale salientar que Roberto Lago, que já foi secretário municipal de Saúde há cerca de três décadas, chegou ao cargo por indicação do grupo de médicos que esteve com Guti desde a formulação de sua candidatura a prefeito. Tem como padrinhos o vereador eleito Eduardo Carneiro (PSB), que será o líder do Governo na Câmara, o ex-parlamentar e atual suplente José Mario (PSB) e Altamir Vaz (PPS), que também foi candidato a vereador neste ano.

Com os dias contados

A escolha do empresário Jorge Taiar, ex-presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial), como secretário municipal de Desenvolvimento Urbano foi muito bem recebida pelos funcionários de carreira que atuam na pasta. Quem não gostou muito foram os comissionados, ligados ao PT, que ainda mantinham alguma esperança de permanecerem empregados. Torciam muito para que o titular fosse outro ex-mandatário da entidade, Wilson Lourenço, com quem acreditavam ter um diálogo melhor.


5

Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Ofertas Válidas: 02/12 até 03/12/2016

rir! e f n o C Venha

UM SUPERMERCADO DIFERENTE! KIWI IMPORTADO ou MAÇÃ FUJI

Produtos Natalinos

LIMÃO TAHITI

MAMÃO FORMOSA

4,99 KG

3,99

5,99

KG

KG

BATATA ou CENOURA pacote de 1kg ou ABOBRINHA ITALIANA pacote 700g

1,49

shampoo + condicionador

LAVA ROUPAS OMO multiação 1kg

6,99

3,10

CADA

CADA

CADA

2 rolos

8,99

11,79

1,99

CADA

grátis 150ml

325ml

TOMATE pacote 1kg

PAPEL TOALHA FOLHA DUPLA KITCHEN

INSETICIDA SBP 300ML

KIT SEDA

CADA

CADA

São mais de 25 mil itens para você aproveitar os melhores preços Picanha Fatiada peça

Alcatra com Maminha peça/pedaço/bife

18,60

20

kg

Cupim Bovino peça/pedaço

,99

14,99

16,20

kg

8 ,79

,99

16

,49

kg

kg

Frango Inteiro resfriado/congelado

Barriga Suína

8,49 kg

8

kg

kg

aceitamos

Costela Suína

12 ,49

kg

kg

Coxa com Sobrecoxa de frango

4,60

,99

AVENIDA MONTEIRO LOBATO, 300 GUARULHOS - TEL:4574-7620 Segunda a Sábado: 08h às 20h

kg

Fraldinha Bovina peça/pedaço

*Sujeito a análise de crédito. **Parcela mínima de R$50,00.

Pernil Suíno

11 ,50

kg

kg

Costela Bovina p.a.

12

Acém Bovino peça/pedaço

Coxão Duro peça/pedaço/bife

Coxão Mole peça/pedaço/bife

Filé de coxa de frango

4,99 kg

6,99 kg

CONHEÇA NOSSA GALERIA COMERCIAL E CONHEÇA TAMBÉM NOSSA LANCHONETE

*Imagens meramente ilustrativas. **Proibida a venda e entrega de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, conforme artigo 8111 do estatuto da criança e do adolescente.

Garantimos quantidade mínima de 5 unidades/kg de cada produto durante o período da oferta, que se estende de 02/12 e 03/12/2016 ou enquanto durar o estoque. Após esta data, os preços voltarão ao normal. As imagens dos produtos não respeitam proporção entre si. Conforme legislação, poderá ocorrer limitação de oferta por cliente com base no artigo 39 do código de proteção e defesa do consumidor.


NMAX 160 ABS

PROMOÇÃO autos&afins IMPERDÍVEL

6

50% DE ENTRADA + 24 X R$ 317,00 Á VISTA R$ 12.207,00

TENERE 250 25% DE ENTRADA + 48 X 501,84

Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

FACTOR 150 E A PARTIR DE 15% DE ENTRADA +48 X R$ 295,55

YAMAHA! Novo Honda Civic G10 antecipa o futuro INVISTA BEM SEU CROSSER 150 ED 20 % DE ENTRADA

ce. De cara, o Civic remete DÉCIMO TERCEIRO

+ 48 X $314,59

ErnEsto Zanon – Do GuarulhosWEb - O Civic chega a “Geração

para aqueles modelos futu10”, como foi batizado, com a ristas, que a gente imaginava missão de ser um novo carro. que um dia se tornariam reO modelo da Honda, que ti- alidade. Com perfil de cupê, nha surpreendido o mercado esbanja em beleza, sem prebrasileiro com o design no judicar o espaço interno, inNew Civic, lançado no País clusive para quem vai atrás e em 2006, em sua oitava repa- pode até ter a impressão que ginação, chegou até a dar um o teto é baixo. Não é. passo atrás em 2012, com seu O Novo Civic é mais bainúmero 9, devido ao visual xo e largo, com um pequeno mais conservador. Apesar balanço frontal e um conda eficiência e ótimo espaço junto de rodas e pneus mais interno, não caiu muito no largos que criam uma comgosto do público. Tanto que binação mais esportiva das a chegada do irmão menor rodas com a carroceria. Os NMAX 160 ABS são commuito mais atualizado, o City traços marcantes repaginado, deu uma quebra- plementados e acentuados 25% DE ENTRADA da em um dos maiores íco- por +detalhes de design como 36 X R$ 388,95 nes da marca japonesa. os Ávincos elegantes VISTA R$ 12.290,00que perMas a Honda prova mais correm a carroceria, a dianuma vez que evolução faz par- teira angulosa e agressiva e DOCUMENTAÇÃO GRÁTIS te de sua filosofia. E a Geração os arcos de rodas destacados. 10 do Novo Civic é a prova inO desenho de capô elevaconteste desta tese. O modelo, do define as linhas de caráter avaliado pelo GuarulhosWeb da nova dianteira que segue a na versão EXL com câmbio identidade visual que destaca automático e motor 2.0, reúne o emblema Honda no centro espaço interno, eficiência, de- da moldura cromada, em forsempenho e, o melhor, um dos ma de asa e margeado pelos designs mais atraentes apre- novos faróis. As colunas de sentados nos últimos anos por para-brisa ultrafinas dão ao aqui. É um carro lindo, acima interior um ar arejado e excede qualquer suspeita. lente visibilidade, unindo-se à Ele é sofisticado, espaço- linha do teto e formando um so, seguro e tecnológico, com arco suave que segue pela coeficiência e desempenho. O luna C e termina nas lanternas EXL vem completo de série. traseiras em formato de bumeVocê pensou, o carro ofere- rangue, iluminadas por LED.

divulgação

DOCUMENTAÇÃO GRÁTIS 19/11/2016

FACTOR 150 E

FAZER 150 SED

+48 X

+48 X

20% DE ENTRADA

20% DE ENTRADA

Visual - Pneus largos criam R$ 270,06 uma combinação mais esportiva

R$ 312,54

Á VISTA

Á VISTA

R$ 7.990,00

R$ 9.490,00

versão completa Rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado CROSSER 150 ED n Grade frontal cromada, n Retrovisores rebatíveis 20% DE ENTRADA eletricamente com repetidores +42 X laterais integrados em LED R$ 355,41 n Faróis com acendimento automático n Bancos revestidos em Á VISTA couro com costuras R$ 10.800,00 n Velocímetro digital e áudio com tela de 5 polegadas n Ar-condicionado automático de duas zonas n Multimídia com tela de 22/10/2016 sete polegadas touchscreen n Navegador e interface para smartphone n Entrada HDMI, duas portas USB, dois tweeters dianteiros e dois traseiros. n Painel de instrumentos com tela de TFT de alta definição

FACTOR 150 ED 20% DE ENTRADA +48 X

R$ 296,61 Á VISTA

R$ 8.750,00

n

Preço versão avaliada: EXL CVT: R$ 105.900

FAZER um 250 16/16 Antes de adquirir veiculo, faça uma PERÍCIA! 25% DE ENTRADA Duvidas na hora de comprar seu veiculo? +48 X

O motor é original, adulterado ou roubado? R$ 381,81 A O chassi é original ou adulterado?OTOR DE POP M Á VISTA 15 HP E O veiculo já foiR$batido? D 13.490,00 49,00 DESCONTO A batida afetou a estrutura? 12 X $7 TÃDE O R APRESENTANDO A C O A seguradora vai aceitar o veiculo?N ESTE O veiculo já foi de leilão? ANÚNCIO. Quem garante o seu investimento?

20%

PROTEJA SEU INVESTIMENTO COM PERÍCIA CAUTELAR!! Também fazemos LAUDO para TRANSFERÊNCIA de veículos junto ao DETRAN / CIRETRAN

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO : DE : 2ª. A 6ª FEIRAS DAS 9:00h às 20:00h. SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS DAS 9:00h às 12:00h.

(11) 4803-0719 – (11) 4803-0722 / (11) 99175-8294 Rua Professor José Munhoz, 621 – Jd. Munhoz – Guarulhos – SP facebook.com/evydhence.munhoz

NMAX 160 ABS

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL

50% DE ENTRADA + 24 X R$ 317,00 Á VISTA R$ 12,207,00

YAMAHA! INVISTA BEM SEU DÉCIMO TERCEIRO

DOCUMENTAÇÃO GRÁTIS 03/12/2016

FACTOR 150 E A PARTIR DE 15% DE ENTRADA +48 X

R$ 295,55


Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016 Beto Martins

Mordaça - Promotor Merli (centro) comparou mudanças com o AI-5

Juízes protestam contra mudança no anticorrupção Cerca de 30 juízes e promotores protestaram na tarde de ontem no Fórum de Guarulhos contra as mudanças no projeto do pacote anticorrupção aprovadas pela Câmara dos Deputados na madrugada de quarta-feira, 30. Os magistrados integram a 44ª Circunscrição Judiciária das Comarcas de Guarulhos, Mairiporã, Arujá e Santa Isabel. Com a palavra, o promotor Rodrigo Merli comparou as modificações realizadas pelo Congresso com o Ato Institucional nº 5 (AI-5), decretado em 13 de dezembro de 1968, medida mais repressiva do regime militar. “Obviamente mari cavalcante -

Sociedade terá um papel essencial para barrar as mudanças

não é igual, mas pode ser feita analogia até por força dessa mordaça que querem colocar em nós”, afirmou Merli. Para os juízes e promotores as alterações aprovadas para descaracterizar o texto original, “na calada da noite”, buscam cercear a liberdade de atuação e investigação dos magistrados. “É antidemocrático e tem por finalidade apenas manter corruptos no poder”, afirmou o juiz de direito do Fórum de Guarulhos, Lincoln Moura. Moura e Merli acreditam que a pressão da sociedade será fundamental para barrar a aprovação das mudanças. O projeto intitulado Dez Medidas Contra a Corrupção, surgiu a partir de campanha feita pelo Ministério Público Federal, que coletou mais de dois milhões de assinaturas em todo o País. A lista de apoiadores foi entregue ao Congresso em março.

IMPLANTES DENTÁRIOS Atendimento: Segunda a Sexta Horário comercial

S GA S VA TADA I M LI

Dr. Leandro De Lucca CROSP 64584

Resp.Téc de Lucca & Marques CROSP 9009

ABRE VAGAS PARA INTERESSADOS EM:

24 51 - 0 9 3 7 24 9 7 - 1 8 2 2

RUA DR. RODRIGO COSTA, 148 PICANÇO - GUARULHOS/SP

www.aoesp.com.br

7


8

cidade

Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Folha Metropolitana recebe certificado de filiação à ACE Representada por seu gerente comercial, Ramon Martins, a Folha Metropolitana se integrou à Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos. A empresa recebeu um certificado de filiação das mãos presidente da instituição William Paneque. Ramon falou sobre o orgulho desta FM em agora participar da ACE. “Para nós é de extrema importância, a gente sabe a representatividade da ACE para a cidade e para o mercado de Guarulhos”, disse. Segundo ele, esta é uma

Lupacom comunicação / DivuLgação

Raphael pozzi -

Associação tem quase duas mil empresas filiadas

Cerimônia - Eduardo Henrique, William Paneque e Ramon Martins

grande chance para que a empresa amplie seus negócios. “A gente vai ter oportunidade de conhecer melhor os empresários do município e poder falar mais do jornal”, afirmou. O presidente Paneque manifestou sua alegria com a nova filiação. “Para a ACE

é uma honra ter a Folha Metropolitana no nosso quadro de associados”, disse. O diretor regional Taboão, Eduardo Henrique Martins, também esteve presente. A ACE foi fundada em 1963. Atualmente, cerca de duas mil empresas são associadas.

associação corta as relações com agende Da ReDação- A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos anunciou ontem o rompimento com a Agência de Desenvolvimento e Inovação (Agende) municipal. A ACE é sócia-fundadora da Agende e esclareceu que gostaria de participar de seu processo eleitoral em 2016. A intenção era concorrer à cadeira presidencial da próxima gestão. A associação já ocupa a vice-presidência da agência há cinco mandatos. Em 2011, o vice-presidente da Agende, Jorge Taiar, assumiu a presidência da ACE, onde permaneceu até o fim de 2015, quando William Paneque se tornou o mandatário da associação. O desejo da ACE de concorrer à presidência da Agende, no entanto, gerou um conflito: durante meses a agência não deu retorno aos pedidos de

composição de chapa amigável, solicitação da ACE. Em nota, a ACE informou que “considerando a falta de transparência na condução de um processo eleitoral que deveria servir de exemplo às entidades empresarias que compõem a Agende”, a entidade resolveu “não mais participar das eleições 2016 e, também, deixar de ser associada à Agende-Guarulhos”. A ACE conclui a nota dizendo que “tem o máximo interesse em contribuir para que a Agende retome o seu protagonismo e reassuma sua verdadeira vocação”.

ACE é uma das fundadoras da agência de inovação

Guarulhos continua demitindo, Quase 50 mil alunos são mas reduz em 93,6% os cortes convocados ao Saresp Raphael pozzi - A

cidade de Guarulhos diminuiu em 93,6% os cortes de vagas de emprego em outubro, segundo dados divulgados essa semana pelo Caged, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego que mede as contratações e demissões mensalmente em diversas regiões do Brasil. O município continua com mais desligamentos do que admissões desde novembro de 2014. Mas Guarulhos mostra alguns sinais de re-

cuperação. Em outubro de 2015, a cidade fechou o mês com 1.484 vagas cortadas no varejo, na indústria e no comércio. Na última tabela, no entanto, foram apenas 95 empregos fechados. O setor que mais demitiu, como de costume, foi o de serviços: mais de 4 mil pessoas perderam o emprego nesta divisão. Pouco mais de 3,6 mil foram contratadas e isso gerou um déficit de 431 empregos no estoque guaru-

A notícia no momento em que ela acontece WhatsApp: 11 94702-3664

www.guarulhosweb.com.br

lhense. Este foi o setor que mais contribuiu com os cortes totais da cidade. No ano, Guarulhos já perdeu 10 mil vagas. Ao longo do ano passado, mais de 21 mil postos de trabalho foram fechados. Somando-se os resultados anual de 2015 e até o fim do mês de outubro de 2016, houve mais de 236.790 demissões na cidade, que completou agora 23 meses com os desligamentos superando as admissões.

Cidade tem mais demissões do que contratações desde novembro de 2014, há quase dois anos

Mais de 49,8 mil estudantes matriculados na rede estadual na região de Guarulhos foram convocados, nos dias 29 e 30 de novembro, para fazer as provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Além da mobilização das 91 Diretorias de Ensino e professores, a Secretaria conta também com a ajuda das famílias dos estudantes. A expectativa da Secretaria Estadual de Educação foi a de que pais e responsáveis incentivassem os alunos a comparecer às unidades durante as duas datas. O exame é direcionado aos 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e à 3ª série do Médio. A data para a divulgação dos resultados ainda não foi definida pela pasta. Além de identificar o Da ReDação -

nível de aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, o Saresp é utilizado no planejamento e estratégias pedagógicas da Secretaria. Com os dados extraídos da prova é possível fazer uma radiografia mais fiel da qualidade do ensino paulista e onde é preciso avançar. Professores e equipes gestoras das escolas também usam os indicadores nos planejamentos anuais e semestrais. Na última edição, a rede alcançou o melhor índice da história com a melhora em todos os níveis de ensino.

Divulgação dos resultados ainda não foi definida


variedades

Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

João CAldAs / diVulgAção

Carbonell é palco para conto de Lygia Fagundes Telles

Drama - márcio trinchinatto dá forma à súplica por nova chance Da ReDação - Depois de duas tem-

poradas no Teatro Viradalata, nas Perdizes, em São Paulo, o espetáculo A Confissão de Leontina finalmente chega a Guarulhos. No próximo dia 6 de dezembro o espetáculo poderá ser visto no auditório do Colégio Carbonell, na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 2687 – Vila Augusta. Mais informações pelo telefone 4962-5555. A Confissão de Leontina, conto escrito em primeira pessoa por Lygia Fagundes Telles, é um espetáculo teatral no qual o ator Márcio Trinchinatto e o diretor Kleber Montanheiro utilizam como ponto de partida a súplica por uma nova chance social da personagem título.

Autora foi indicada ao Nobel, vencido por Bob Dylan HorÓscopo

Principal escritora brasileira viva, Imortal da Academia Brasileira de Letras, ganhadora do Prêmio Jabuti em 1973 e Prêmio Camões em 2005, Lygia Fagundes Telles foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura deste ano. O resultado será divulgado no mês de outubro, na Suécia. A peça é um conto no qual sua protagonista suplica por outra chance social. Faz uma retrospectiva de sua vida, de seus momentos de felicidade, de amores, das traições, dos instantes de solidão e das desilusões. Reconhecendo-se como mais uma habitante das grandes cidades, sujeita às injustiças da vida, Leontina reconstitui o seu percurso, desde tempos remotos, em que vivia numa pacata povoação –Olho d’Água. A infância árdua e pobre a obrigou a trabalhar desde pequena, porém fora mais feliz do que nos tempos que se seguiriam. omaR caRDoso Filho |

ÁRIES - dia que favorece muito a realização de alguns de seus mais legítimos desejos. Procure dar crédito para as pessoas que se aproximarem de você 21 MAR. com o intuito de ajudá-lo, principalmente se tratar de pessoas amigas. 20 ABR.

21 ABR. 20 MAI.

21 MAI. 20 jUN.

21 jUN. 21 jUL.

22 jUL. 22 AGO.

23 AGO. 22 SET.

TOURO - se você é um vendedor, político ou exerce uma profissão de atendimento ao público, aproveite para aperfeiçoar as suas técnicas. As primeiras horas deste dia, poderão ser propícias para o trabalho. GÊMEOS - Pense positivamente e não se intimide diante das dificuldades que terá, hoje. Haja conscientemente, que conseguirá resolver todos os seus problemas mais sérios. Êxito romântico. seja mais autoconfiante. CÂNCER - A influência astral lhe propicia um feliz contato com os parentes e com pessoas de sua estima. lembre-se que os bons resultados, dependem da maneira como você resolve os seus problemas. LEÃO - disposição tranquila e excelente estado mental para entabular novas coisas visando sua melhora geral. A elevação da personalidade será o ponto máximo de seu sucesso. Melhora da saúde, mas não descuide. VIRGEM - Reveja suas disponibilidades financeiras e faça algum bom investimento se puder. Êxito no campo profissional, social e nos negócios comerciais que realizar. Muito bom ao amor, viagens e a loteria.

A autora busca, esteticamente, desnaturalizar o preconceito enraizado na sociedade, em que os mais fracos sofrem as consequências do dominador. Do início ao fim ela faz súplicas, por isso se enquadra no conceito de Foucault de “corpo supliciado”. Uma das grandes marcas da obra de Lygia Fagundes Telles presente na peça é a sua preocupação com as questões políticas e sociais de seu país, e ouvir a dor de Leontina passa a ser metáfora da dor e da beleza de ser brasileiro. O diretor Kléber Montanheiro trabalhará com poucos itens de cenário e adereço, porém todos se transformando e tendo várias funções, brincando com o que nada é o que parece realmente. serviço a confissão de leontina Local: Auditório do Colégio Carbonell. Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 2687 – Vila Augusta. Data: 6/12, às 19h30. Informações: 4962-5555. Ingressos: R$ 20,00. Duração: 75 min. Classificação: 10 anos.

www.omarcardoso.com.br

23 SET. 22 OUT.

23 OUT. 21 NOV.

22 NOV. 21 DEz.

22 DEz. 20 jAN.

21 jAN. 19 fEV.

20 fEV. 20 MAR.

LIBRA - Faça de tudo para aumentar seu círculo de relações e de amigos neste dia. sucesso no trato com pessoas idosas e crianças, patrões ou empregados e lucros nos negócios relacionados com líquidos. ESCORPIÃO - Novos planos para elevação de cargo e de conhecimentos profissionais deverão ser estudados agora. de resto, a influência será ótima para a sua vida amorosa e para tratar com amigos e personalidades. SAGITÁRIO - será improdutivo preocupar-se com o que os outros possam fazer ou dizer a seu respeito. Ninguém é perfeito. Mais vale uma orientação do que uma crítica amarga. Pequenos problemas familiares. CAPRICÓRNIO - se precisa resolver algum problema de ordem verbal, aproveite as vibrações planetárias e aguarde bons resultados. As influências benéficas atingirão você neste dia, quando então, receberá surpresas agradáveis. AQUÁRIO - una-se àqueles que poderão tornar este dia alegre e feliz. seja prudente com assuntos de dinheiro, principalmente antes do meiodia. A influência astral para aventuras e especulações deve ser razoável. PEIXES - Êxito e ótimos lucros, no comércio e na indústria de líquidos, de modo geral, e de produtos químicos para a lavoura e a veterinária. Todavia, terá algumas dificuldades, mas, se agir com otimismo e inteligência, vai se sair bem.

palavras cruzadas diretas www.coquetel.com.br

Revistas coquetel 2016

9


10

esportes

Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Presidente da Fifa confirma presença em velório O presidente da Fifa, Gianni Infantino, cancelou seus compromissos em outros torneios para viajar ao Brasil para prestar homenagem às vítimas da Chapecoense. O suíço estará em Chapecó para o velório dos jogadores e da comissão técnica do clube catarinense, que será realizado hoje, após as chegadas ao Brasil dos corpos dos mortos no acidente aéreo, ocorrido na última terça, na Colômbia. Além da viagem, Infantino já prepara uma homenagem ao clube na festa do melhor jogador do mundo, no dia 9 de janeiro, em Zurique. Por enquanto, não existe uma iniciativa financeira de ajuda ao clube estabelecida. Mas a Fifa quer lembrar da tragédia com uma homenagem durante a festa que reunirá a elite do futebol mundial. No início da semana, Infantino declarou que o acidente o tinha deixado “em choque”. “É um dia muito triste para o futebol”, declarou. Afirmando estar “profundamente triste”, o cartola fez questão de enviar mensagens de condolências em português. Na Fifa, o tom é de consternação. “Lamentamos profundamente a queda do avião na Colômbia, uma tragédia chocante”, disse Infantino. Ele ainda mandou uma mensagem às famílias. “Neste momento difícil, nossos pensamentos estão com as vítimas, suas famílias e amigos”, declarou. “Nossos sinceros pêsames aos torcedores, à comunidade do futebol e aos meios de comunicação brasileiros envolvidos na tragédia”, completou o presidente da Fifa que, nos últimos meses, tem contado com o apoio direto da Conmebol para apresentar suas propostas de reformas na entidade.

MÁRCIO FERNANDES / AE

Estadão ContEúdo -

Infantino também prepara uma homenagem

MINUTO DE SILÊNCIO Em homenagem às vítimas do acidente aéreo com o time da Chapecoense, a Uefa e a Bundesliga anunciaram ontem que os jogos da próxima semana serão precedidos de um minuto de silêncio. A Uefa fará a homenagem em partidas da prestigiada Liga dos Campeões e da Liga Europa, e a Bundesliga prometeu o minuto de silêncio nas duas principais divisões do futebol alemão. “O futebol europeu está unido para expressar sua mais profunda solidariedade à Chapecoense, à CBF, à Conmebol e às famílias de todas as vítimas após o desastre aéreo desta semana. A tragédia abalou o mundo do futebol e gostaríamos de enviar nosso apoio a todos os afetados”, disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, em nota oficial. Quem também tomou a mesma atitude foi a Bundesliga, responsável por organizar as partidas do Campeonato Alemão. Por lá, os confrontos da primeira e segunda divisão devem respeitar um minuto de silêncio no fim de semana. “O futebol profissional alemão prestará homenagem às vítimas do acidente de avião na Colômbia com um minuto de silêncio e com faixas pretas em todas as partidas no fim de semana. Desejamos expressar nosso pesar e nossas condolências aos parentes, às vítimas, aos sobreviventes e ao futebol brasileiro”, diz o comunicado.

Despedida - Corpos dos jogadores, comissão técnica e jornalistas foram preparados para translado ao Brasil

Atlético-MG não entrará em campo contra a Chapecoense Estadão ContEúdo - O

presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, anunciou em entrevista coletiva na manhã de ontem que a equipe não irá viajar para Chapecó para a realização da última rodada do Campeonato Brasileiro. A atitude é em solidariedade ao acidente ocorrido com o time da Chapecoense, na Colômbia, que seria o adversário alvinegro no próximo dia 11 de dezembro. “Vim aqui somente informar que o Atlético-MG não irá jogar, não irá até Chapecó jogar a última partida. A gente acredita no esporte, a gente respeita a dor. Não é o momento para cobrar de jogador nenhum a essência do esporte”, disse o dirigente. Nepomuceno já havia pedido à CBF a não reali-

zação da partida. Porém, o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, rejeitou a requisição dizendo que o jogo seria uma oportunidade de “festa” para a cidade. “Então, já comuniquei a CBF, que concorda. Já conversei com o presidente da CBF, Marco Polo, que concordou. Nessa partida o Atlético-MG não irá. Provavelmente, a maior punição é a perda dos três pontos. Como isso, não altera a posição do time, a gente não pode ser prejudicado”, explicou Nepomuceno. “É o mínimo que se tem que ter pelos familiares, pela cidade, pelo Estado e pelo País, que estava sofrendo com a tragédia dessa semana”, finalizou o presidente do Atlético-MG.

ALEX DE JESUS / O TEMPO / AE

Decisão - Presidente Daniel Nepomuceno fez o comunicado


TUDO AQUI - Anuncie 2475-7810 / 4965-9430 APTO 2 DORMS!

V.Rio F.Fernanda, S.Judas, Phenix só $ 1.000 tdo incluso F: 2456-3435

EMPREGOS

APTO S.FILHO

2 dorms.,coz.,c/arm.,wc c/box, 1 vg., $ 800+cond.(depósito) F: 2456-3435

CASA GOPOUVA

Contrata ADMITE CORRETORES

P/ Gru, boa comissão + bônus F: 2456-3435 Silvia

COSTUREIRAS

C/ prática em consertos de roupas,Shopp Guar F: 2496-4579

DOMESTICA

P/ periodo integral seg. a sab., que possa dormir/morar. F: 2409-1854/ 94881-6090

ENCARR COSTURA

Exp de 1 ano em processos de costuras, desejavél conhecimentos em processos de corte, modelagem,e pelotagem de peças. Entrar em Contato com Lilian de Seg à Sex das 07 as 16 horas pelo F: 4965-1022/ 2405-1022 lilianaraujobia@ outlook.com

PINTOR DE AUTO

C/ experiência. (11) 24143000 e 2422-5835.

PRECISA -SE

Retista e arrematadeira c/pratica .VT+ cesta basica.F:2401-9214

1 dorm., sl, wc, coz., a serv. R$ 550,00. F: 2440-0311/ 966113748 c/ Cristina

KIT NET R$499,00

1 e 2 comodos prox ao shop. Vl Rio. 4215-5405 / 977948928w

LINDO AMPLO !

Apto 2 dorms.,sacada, 1 vg, prox.Shop. Maia $ 1.000 incluso cond. Ac. tdas gar. F: 3843-2745

PROX.CENTRO

Casa 1 dorm, coz,wc,gar.01 auto.F:94398-4930 vivo whats

Litoral BERTIOCA - SESC

alugo p/ temporada- disponível p/ dezembro, janeiro e fevereiro. reserva no F: 24224129 a partir das 14 horas ou 98956-0026.

MONGAGUÁ

Alugo casa p/ Natal e Ano Novo F: 2402-1593/2402-9505

Sitios & Chacaras ALPES DE GUARAREMA

Terrenos planos de 1.000 M² Familia tradicional da cidade vende 10 lotes planos c/ nasc.,riachos,coqueiros, pegado ao centro da cidade,Queremos R$20.Mil e o restante devidimos. em suaves parcelas de R$900,00 p/mes.Obs quem vier compra na hora falar c/Marcelo 11-9 4719-5093

ATIBAIA SP PORTÃO

IMOVEIS

Chácara 3000m² no asfalto, 2 KM da Fernão Dias, entr R$ 25 mil restante 60 x 500 F: 957273853 oi / 95617-0323 vivo

CHACARA MARMELO

5mil mtrs 60 mil entrada mais parcelas. F: 2229-3338/99858-8328

GUARAREMA 1130M²

Aluga-se APT.VL.GALVÃO

2 suites,lavabo,outra dep. garagem coberta. F: 2440-9505

Casa Rustica c/02 Ds No melhor local de Guararema,terreno plano e gramado,R$125.Mil á vista,facilito bem com peq. entr.e parc. menor que o aluguel,escr.definitiva,C/SR. Adolfo fone 11-9 6486 3355

TAPERA GRANDE

2000 m², Ot.Localização. R$ 60 mil F.96314-2035

VENDO CHÁCARA COND.

Fechado, 2000mts, Nazaré Paulista, entr. facilit F: 947147107

TERRENO 5X25

Recreio São Jorge, centro, $38 Mil. F:95740-6637 / 976487157

TERRENO ITANHAEM

10x25 plano, lado praia R$ 70 mil. F: 99580-7682 Fátima

TERRENO MIKAIL

Vende-se AGUÁ AZUL

Terreno de 127m² R$ 70 mil F: 96299-0399/ 2358-2691 Ricardo.

APTO PRONTO

C/ escritura entr R$10mil e parc.R$ 500, ac. auto 28696671.

XÔ ALUGUEL!!

Apto V. Rio F. Fernanda, 2 dorms, elevador só $139 mil ac. entr. + carros + parcelamento whats 94002-0679

Entr. facilt.e mensais de R$ 600,00. Ótima localiz. a apenas 2 min. da Pça 8 de dezembro. F: 4969-4226 / 4969-0884

VDO CADEIRA DE RODAS

motorizada, pouco uso. F: 2440-9505

VENDO BAR

E restaurante ac.carro,valor a combinar - F:2469-1253

VENDO ROTISSERIA

Mini mercado e açougue, F: 99945-1500

Urgente. Completa, Av: movimentada. Òtimo Ponto. F: 2229-1366/ 98981-1805.

CASA LENIZE

60Mil entrada, mais parcelas F: 2229-3338/99858-8328

Oportunidades OFICINA DE COSTURA

SOBRADO

Lojas de fraldas , roupas e artigos infantis, local Jd Bela Vista - Guarulhos, R$ a/c F: 996334379

Imóvel p/ renda sendo 4 casas,terreno 5x40, R$100 mil de entr.+parc.F:99623-2552 2229-3622 Pq. Renato Maia, 3 dorms, suite, coz. plan., edíc. Dir. prop. Ent R$ 35 mil + prest. F: 4237-8296

TERR CUMBICA

10x25 ótimo p/ construtor R$ 195 mil F: 2403-3132/ 964010456 VIVO

CURSOS

Massagista nova em Guarulhos. Agendar via whats 1197290-4478

ANA PAULA INICIANTE

$100, você nunca + vai esquecer at. só F:95314-5519

ANAL QQUER TAMANHO

Oral s/camisinha, puta de verdade. F: 96080-0725

SERVICOS

BIANCA LIBERAL

Anl s/ frescura, orl até o fim, beijo na boca 2409-1089

Esoterismo ATENÇÃO!

Massagem Sensual, atendo só, local discreto 95415-6162

GIOVANA BRONZEADA

C/ local discreto e amigas F: 94480-2189 whats

VEICULOS Carros DOIS IVECO BAÚ

2011 e 2012, com serviço. F: 94311-9345 whats

VENDO TIPO 1.6 96

4 p. doc. ok. Urgente. Tratar com Tel: 3437-4085.

PUBLICIDADE LEGAL PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO

JULIA UNIVERSITARIA Vende-se ou aluga-se em Guarulhos / SOBRADO PROX. AO CAMPO DO MACEDO

SOBERANA

Terreno 10X40 400 mts, doc ok, só R$ 150 mil F: 24033132/ 964010456 VIVO

ALINE MORENA

CARLA LOIRA

C/ empresa formalizada e funcionários CLT, mín de 10 máquinas,p/ modinha preferencialmente de Guarulhos, inf: produtividade.bcst@hotmail.com F: 4965-1022

JD SOBERANA

ALAN MASSAGISTA

$ 100,at só, finalização ativa F: 96944-6506

Loira, local discreto, atend. delicioso F:94875-5373

APTO VL GALVÃO VAGO

CASA DE MASSAS

Relax

ARIANE $150

NEGOCIOS

Passe o natal c/ seu amor, amarração p/ amor R$ 100 F: 28314363/ 98779-9300 T whats

CONSELHEIRA

Rua Cuevas, nº18. F: 20872091 at. das 9h as 21h

KELLY LOIRA

AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL 040/2016 – Proc. 5536/16 – Contratação de empresa para prestação de serviços de controle, operação e fiscalização de portarias com a efetiva cobertura dos postos designados do SAAE Guarulhos – PARA O EXERCÍCIO DE 2017ABERTURA: 19/12/2016, às 09 horas. (*) (*) Aquisição edital no site www.saaeguarulhos.sp.gov.br ou contra apresentação de CD-R gravável na Gerencia Licitações, Av. Tiradentes, 3198 – Bom Clima – Guarulhos/ SP. Inf: 11 2463-7062/7065. Departamento Administrativo

faz e desfaz qualq. 3 dormitórios comEspiritual, sala,copa, tiposuíte, de trab. espex. em casos cozinha (amplos) Lavanderia ,escritório PASSO PONTO COML amorosos, em apenas 1 conLUDMILA e result. churrasqueira, gar. 2MASSAGEM carros. sulta já verá Previsões p/ 2017, 100% garant 2667-1570/ 95881-7990 whats$ 450.000,00 Ótima localização, rua tranqüila. Aluguel $ 1.700,00 Venda TERRAPLANAGEMAceito permuta, inclusive na Praia Grande ou Santos. Alugo Retroescavadeira, rolo, escavadeira e caminhão. Demolição. Retirada de entulho c/caçamba. F: 2486-8586/ 97138-8449/ 7829-6014/ ID 55*768*1039

11

TERRENOS GUARULHOS

2 Dorms, 1 vg, fin. bancário F: 99586-4031 Creci 62455 2 dorms, ste, sla em L, coz. c/ arm., 1 vg. Ac. Financ. Tel: 3843-2745 só $ 260 mil

CLASSIFICADOS Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

C/ local discreto prox. ao Shop. Maia F: 99629-8459 whats

C/ finalização, Loira Sensual. F: 98504-9329/ 99139-2199

Festas

Servicos

(11) 99275 3641

REVOLUCAO FESTA

C. elást., p. bolinha, p. pula, barraq., tombo legal, 3435-3726

APLICAMOS ASFALTO

Ruas, Estac, Galpão, Condom. F.4115 9414/ 98459-0014 www. yaladpavimentacao.com.br

IMÓVEIS

SOBRADO GUARULHOS PROX. AO CAMPO DO MACEDO 3 dormitórios com suíte, sala,copa, cozinha (amplos) Lavanderia ,escritório e churrasqueira, gar. 2 carros. Valor $ 430.000,00 ACEITO PERMUTA com apto.em Santos ou Praia Grande

(11) 99275 3641


12

Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016


o jornal de Guarulhos Sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Ano 44 Nยบ 13594


Folha Metropolitana 02/12/2016  

Jornal Folha Metropolitana e Metro News

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you