Issuu on Google+

29 de Novembro de 2013

-

Ano 2

-

Nº 37 ECONOMIA

Avicultores decidem não paralisar atividades da categoria

Página 9 COORSEL

Alunos lotam ginásio na festa de premiação do programa Coorsel nas Escolas

Padre Nivaldo Ceron será transferido da paróquia de Treze de Maio Entrevista revela expectativas e trajetória do pároco que atuou por 26 anos no município Páginas 6 e 7

Página 9


2

Política

29 de Novembro de 2013

APP permite troca de mensagens sem internet ou sinal Batizado de TinCan e colocado na Play Store recentemente, um mensageiro aparentemente simples conta com uma função um tanto “diferente”. O aplicativo não depende de internet e nem de sinal de celular para poder enviar mensagens. Como os telefones sem-fio de brinquedo, o TinCan permite conversar apenas com quem está por perto. Para isso, ele usa o wifi dos smartphones, conectando um ao outro usando o receptor dos aparelhos. O curioso é que dá para mandar mensagens para todos que estão dentro da área de alcance, de uma vez, mais ou menos como um Twitter offline. E mais interessante ainda: o texto pode “pular” de telefone para telefone, até se espalhar como um viral. Pode parecer apenas mais um daqueles conceitos que propõem que você saia da internet, mas o aplicativo tem seu apelo. Ele pode ser muito útil em meio a multidões, quando as redes de celular e 3G ficam sobrecarregadas e impedem que você converse com outra pessoa pelo smartphone – quem vai a shows ou foi a alguma manifestação recentemente sabe como é. Esse aplicativo já está disponível para Android e deve ganhar em breve uma versão para Windows Phone.

Tem início a pré-venda do Playstation 4 no Brasil Após toda a polêmica envolvendo o - caríssimo - preço do PlayStation 4 no Brasil, a Sony deu início a pré-venda do seu console de última geração aqui no país. O PlayStation 4 chega ao mercado brasileiro custando 4 mil reais, quase que o dobro do seu maior concorrente, o Xbox one da Microsoft. O alto preço do PS4 por aqui revoltou muitos “gamers” e virou até motivo de piadas nas redes sociais. Enquanto isso, o novo console da Sony é vendido lá fora cerca de 100 dólares mais barato que o Xbox One.

Cadeia Supremo Tribunal Federal conseguiu colocar alguns mensaleiros na cadeia. É um progresso que está provocando duas reações: a primeira é dos que foram presos, todos ligados ao ex-presidente Lula, que cobram um posicionamento dele. Outra reação é dos políticos em geral, questionando a atitude do supremo, quanto à legalidade das prisões. O fato novo é que o inesperado aconteceu, deu cadeia!

Alerta Sem poder escancarar a decepção e o descontentamento dos políticos com a postura de Joaquim Barbosa nos rumos do STF, liga-se o sinal de alerta: vão querer aposentar o homem antes da hora, pois está incomodando e as retaliações e pressão aumentam.

Privatização Os principais aeroportos do Brasil estão sendo privatizados. Se isso melhorar as condições dos mesmos será interessante. O registro é que o PT era radicalmente contra qualquer tipo de privatização quando era oposição. Mais um exemplo que o discurso é elaborado conforme o interesse naquele momento. Na prática é tudo igual.

PMDB realiza convenção PMDB realiza convenção PMDB de Treze de Maio realizou convenção municipal no domingo, dia 24 de Novembro. Novo presidente deverá ser Nenem Bardini, eleito durante a semana pelo diretório. Terá a missão de reorganizar o partido que vem de sucessivas derrotas nas eleições municipais e com algumas fissuras internas. Se conseguir, passa a ter chances, pois o partido tem uma base muito forte e aposta no desgaste natural da atual administração que completará 12 anos nas próximas eleições.

Padre Nivaldo Ceron Padre Nivaldo não será mais o pároco de Treze de Maio, vai para a Pastoral Hospitalar na Diocese de Tubarão. Certamente prestará seus conhecimentos hospitalares para toda a região. Padre Nivaldo tem grandes serviços prestados nesta cidade, de personalidade forte não agrada a todos, mas é preciso reconhecer o muito que fez e certamente ainda fará por aqui, agradecê-lo e receber de braços abertos o Padre Nilo Shilickmann, de Laguna, que vem para seu lugar é o mínimo que se pode fazer.

Hospital São Sebastião Muito tem se falado sobre o plano hospitalar em Treze de Maio, alguns desistindo por causa da cobrança da Cosip pela prefeitura, outros por não ver vantagem e agora ainda com um aumento na tarifa mensal de 50%, passando para R$ 30,00. Eu mesmo há alguns anos atrás desisti por, entre outros motivos, ter ido morar em outra cidade. Hoje, porém, os tempos são outros. Já me associei novamente por considerar muito importante o bom funcionamento do hospital, fiz minha pequena parte. Recomendo que todos assim o façam.

Conversas de boteco - Que o adversário do Vitorassi nas próximas eleições da Coorsel será de Orleans. - Que o PMDB vem renovado e animado. Que o ex-prefeito Itamar Bonelli será apenas cabo eleitoral, junto com Caninha, Geraldo e Paulino. - Que o Prefeito está preocupado com o caixa da prefeitura, pois a arrecadação baixou e tem muitas contas a pagar. - Que tem suplente de vereador que levou 9 votos assumindo uma vaga na câmara. - Que tem vereador eleito que não quer mais fazer o rodízio.

Folha Maggio CNPJ: 15.575.739/0001-07 Endereço: Rua Almerinda de Souza Carlos, nº 169, São Cristóvão – Tubarão – SC CEP:88.703-140 Telefone: (48) 3625-0920 Editora Chefe: Lysiê O. dos Santos - Reg. 0004796SC / lysi-jc@hotmail.com - (48) 9672-6332 Diagramação: Fábio Julio Gonçalves / 9637-6952 - fabiocriartes@gmail.com Departamento Comercial: Maria Aparecida O. dos Santos aparecidaos@hotmail.com Fotografia: Thamara O. dos Santos - thamara-jc@hotmail.com Colaboradores: Gilmar Recchia, Jaison Bez Fontana, Lariane Nandi Alano, Marijane Frasson, Daniela Teodoro, Stela Guarezi, Valerio Nandi, Erico Serafim, Mariel Recco Burato, Geovane Tonon, Glauber Pedroso, Patrick Nandi, Maria A. O. dos Santos Gráfica: Soller - Fone (48) 3434-1970 Tiragem: 1000 exemplares Circulação: Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Morro da Fumaça, Pedras Grandes e Içara. Acesse o nosso site: folhamaggio.com.br Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores.


29 de Novembro de 2013

Geral

3

Construtora é condenada por atraso em entrega de imóvel O Juiz de Direito da 4ª Vara Cível de Brasília condenou uma construtora ao pagamento de lucros cessantes (relativo aos aluguéis que deixou de receber) pelo período de 6 meses, devido a atraso na entrega do imóvel adquirido por cliente. O juiz condenou também ao pagamento de multa moratória. Segundo a cliente, foi firmado um contrato de compra e venda de um imóvel situado em Águas Claras, cuja entrega deveria ser feita em 30/03/2011 ou no dia 30/09/2011, computada uma prorrogação de 180 dias prevista no contrato. No entanto, o imóvel foi entregue somente em 05/03/2013 e, por isso, requereu indenização a título de lucros cessantes por meio do pagamento dos aluguéis que deixou de receber, bem como o pagamento da multa prevista na cláusula sétima do contrato.

Jornal que divulgou resultado incorreto da Mega-sena deve pagar indenização Uma apostadora da Mega-sena receberá indenização no valor de R$ 15 mil de uma empresa jornalística. O motivo: um erro cometido na publicação do resultado da loteria a fez acreditar que acertara os seis números e se tornara milionária. Apenas ao se dirigir a uma casa lotérica para retirar o prêmio, foi informada do engano.

Barbosa determina perícia para avaliar saúde de Genoino O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, determinou nesta quinta-feira (21) a criação em até 24 horas de uma junta médica para avaliar se o ex-presidente do PT José Genoino deve cumprir em casa ou em um hospital sua condenação no processo do mensalão, por questões de saúde.

O consumidor pode desistir do contrato no prazo de 7 dias Quando o consumidor adquire um produto FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL, ele está assegurado pelo arrependimento de compra que consiste em permitir a desistência da compra – sem querer soar repetitiva – por um período de 07 dias, a contar do recebimento do produto ou serviço. Desta forma, o período de 07 dias, chamado de “período de reflexão”, possibilita o consumidor a desistir da compra, fazendo com que ela nunca houvesse existido: ele poderá devolver o produto ou recusar o serviço, desde que este seja devolvido no mesmo estado em que foi entregue, e receber assim o que foi pago. Exercitando o consumidor o seu direito de arrependimento, o fornecedor deve restituir os valores eventualmente pagos, imediatamente e devidamente corrigidos.


4

Geral

29 de Novembro de 2013

Palestra motivacional faz Equipe de Saúde ter momento de integração Na manhã da última sexta-feira (22), a Equipe de Saúde do município de Treze de Maio esteve presente na Câmara para mais uma reunião, porém diferenciada. Após alguns encontros com o palestrante Braz, as equipes: ESF Morro das Pedras, ESF Rio Vargedo, ESF Centro e a Unidade Sanitária Central vivenciaram momentos de integração, onde puderam mostrar suas habilidades artísticas como: teatro e dança. Foi uma divertida manhã. Pode-se contar também com a presença do Prefeito de Treze de Maio, o Secretário da Saúde, a Coordenadora dos ESFs, vereadores e presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde e membros da comunidade. As palestras motivacionais nos mostram que um bom ambiente de trabalho pode melhorar as relações multiprofissionais, com os pacientes e familiares, principalmente na parte do diálogo. E por outro lado, faz refletir na qualidade de vida de cada profissional. De acordo com o Secretário da Saúde, Lucinei de Pieri, “esta foi uma oportunidade de valorizar os profissionais, o seu trabalho além de aumentar o comprometimento de toda a equipe mantendo o respeito e a harmonia”.

ESF Rio Vargedo

Unidade Sanitária Central

ESF Morro das Pedras

ESF Centro

Por que motivar e valorizar a sua equipe? Toda a empresa para desenvolver suas atividades precisa de um capital humano para que alcance os objetivos traçados pela organização. A motivação humana tem como característica um conjunto de fatores dinâmicos existentes na personalidade, que determina a conduta de cada um. E quando esses fatores dinâmicos entram em ação, através da motivação e valorização, a pessoa utiliza-se de sua inteligência, emoções, instintos para alcançar os objetivos. Muitos administradores acreditam que estejam aplicando políticas motivacionais na sua empresa ao melhorarem as condições físicas de trabalho, políticas organizacionais, processos administrativos, mas na verdade estão apenas garantindo a satisfação do funcionário no ambiente de trabalho e não fora deste, nem para a sua vida. Como exemplo, no “Setor da Saúde” todos os funcionários estão basicamente envolvidos com pessoas para a construção de uma melhor qualidade de vida e da saúde para a sua comunidade, porém acabam cercados por diversos fatores emocionais com os pacientes, familiares, colegas de trabalho, gestão, dentre outros que os levam a desmotivação profissional. Sem exceção, todos os funcionários precisam ser recompensados pelo serviço que lhe foi proposto, através de motivação e valorização profissional. Um agravante motivacional vem a ser a desconsideração das recompensas (incentivos, benefícios, remuneração, qualidade de vida no trabalho, etc.) estas além de serem necessárias para as necessidades materiais e fisiológicas, afeta também, o lado psicológico das pessoas. “Motivar e valorizar os profissionais é a peça fundamental para o bom desempenho do trabalho em equipe numa empresa.”

Proteção labial Os cuidados com os lábios devem ser redobrados durante o verão por aqueles que gostam de “pegar uma praia”. Proteger os lábios é essencial principalmente no verão. Fique sabendo que seus lábios também precisam de uma atenção especial para que você não entre nas estatísticas crescentes de casos diagnosticados de câncer labial. Um problema silencioso e muito perigoso, uma vez que, segundo dados oficiais, o câncer provocado pela exposição do lábio à radiação ultravioleta solar é o tipo mais comum da doença. E fique atento, porque a incidência está diretamente relacionada à exposição solar e inversamente ao grau de pigmentação da pele. Isso quer dizer que, quanto maior a exposição solar sem

proteção, maior a chance de desenvolvimento de lesões na mucosa labial, que podem vir a se transformar em câncer. No Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer bucal afeta com frequência os lábios, devido ao excesso de luz solar. Para piorar a situação, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o tumor labial mais prevalente – que é o carcinoma epidermóide, causado pela proliferação de células da camada superficial da pele e de caráter invasivo, possui alta incidência de metástase em órgãos à distância, se não diagnosticado e tratado a tempo. “Para prevenir é muito importante à utilização de protetor labial ou batom que contenha fator de Proteção Solar e sua reaplicação várias vezes ao dia”. Por ficar mais exposto à radiação solar, o lábio inferior costuma ser o mais comprometido. Para prevenir é muito importante a utilização de protetor labial ou batom que contenha fator de Proteção Solar e sua reaplicação várias vezes ao dia. Um batom de

tom mais forte, como os avermelhados e amarronzados, também pode ajudar no bloqueio dos raios solares e, portanto, na prevenção desse tipo da doença. Por isso, aproveite o verão, que no Brasil é bastante extenso, de maneira responsável. Proteja-se dos raios solares com boné, chapéu ou protetor solar, hidrate-se e alimente-se adequadamente, evite o uso de bebidas alcoólicas e fumo, e lembre-se de procurar auxílio profissional, caso observe um dos sete sinais de alerta: • Edema • Elevações ou crescimentos • Manchas brancas ou vermelhas • Feridas que não cicatrizam • Dormência • Dor de garganta que não melhora Simone Nandi • Sangramentos persistentes cirurgiã-dentista


29 de Novembro de 2013

Geral

5

SOLIDARIEDADE Quando Cristo diz que a igreja é o seu corpo, traz a ideia de companheirismo, igualdade, luta de todos por um só objetivo. O corpo é totalmente ligado entre si comandado pelo cérebro, não vemos a perna se movendo para direção oposta ao corpo, se a arrancarmos do corpo ela não sobreviverá sozinha. Somos uma unidade, trabalhamos por uma causa: o bem comum. A solidariedade nada mais é do que o sentimento de compadecimento com as dificuldades e ou sofrimentos de outras pessoas. Sentimento que consiste na identificação com as misérias alheias. Conhecimento do sofrimento daqueles que são pobres. A demonstração ou a manifestação desse sentimento com o propósito de ajudar, amparar ou apoiar. Às vezes nos deparamos com situações inesperadas na caminhada da vida e procuramos por alguém solidário, mas o que encontramos são seres cobertos de cobiça, individualistas, altivos, soberbos, indiferentes ao sofrimento alheio. E por falar em sofrimento é nesta hora que muitos se aproximam não para

oferecer sua compaixão, mas para extorquir, explorar numa ganância desenfreada, aproveitando-se das situações de fragilidade. Ouvimos tantos relatos. Talvez você tenha lembranças de acontecimentos em sua vida ou de outrem que precisou de solidariedade, quantos oportunistas apareceram? Tomara que nenhum. E na hora ruim da vida, quantos que dizem: bem feito, merecia, ou até tenham contribuído para aquela fatídica situação rogando pragas, desejando ardentemente e maquinando para que a pessoa não fosse bem sucedida. É, estamos rodeados de perversidade ou malignidade. Mas como não se contaminar com estas pessoas e se envolver com suas práticas? Quem não tem pecado algum que atire a primeira pedra. Cristo nos ensinou a amar o próximo como a si mesmo, portanto tudo que quereis que os outros lhe façam tem que fazer primeiro, é a lei da semeadura, o que você planta certamente é o que colherá. Cuidado então com o que estás plantando, se a colheita não está sendo boa, troque a semente. A verdadeira solidariedade consiste em ajudar alguém sem receber nada em troca e sem que

ninguém saiba. Ser solidário é, na sua essência, ser desinteressado (no sentido em que não se tem segundas intenções). A solidariedade só se move pela convicção de justiça e igualdade. Graças a Deus que ainda há muitas pessoas solidárias, na qual oramos para que continue fazendo o bem sem olhar o credo, raça, cor, condição social do individuo. Tente lembrar alguém que lhe foi solidário, de alguma forma agradeça-lhe. Não sejamos solidários somente nos momentos de campanhas escolares, religiosas, publicitárias e nas tragédias, mas para com o nosso próximo em geral, talvez ele esteja ao seu lado, estenda a mão e seja solidária com uma palavra de incentivo, um abraço, uma ajuda financeira, repartindo o teu pão com ele. “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Do qual todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” Efésios 4.15-16.

Asvest recebe esclarecimentos no setor têxtil A Associação das Indústrias do Vestuário de Treze de Maio – ASVEST continua buscando melhorias para o setor têxtil em Treze de Maio. Na última reunião, os associados receberam o ex-presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque – AMPE, Tarcisio Tomasi, que prestou esclarecimentos aos participantes sobre o desenvolvimento e benefícios de uma associação no setor têxtil. Segundo a presidente da Asvest, Silmara Savi Marcon, a reunião foi produtiva, pois receberam informações importantes que auxiliará nas próximas ações da entidade. O administrador Tarcisio Tomasi também ressaltou a importância da reciclagem do lixo têxtil e detalhou como será o processo seletivo. “Vimos que uma das soluções seria a absorção deste resíduo pelo setor da construção civil como matéria prima para produzir isoladores de ruídos. Se esse projeto funcionar o lixo das facções terá destino certo e não poluirá o meio ambiente”, explicou Silmara. A presidente reforça que o processo de coleta seletiva do lixo poderá gerar alguns transtornos pelas exigências existentes. “Teremos certo trabalho para selecionar o

lixo, mas vamos fazer a nossa parte e tentar amenizar os danos ao meio ambiente”, diz. Os associados ainda participaram de um jantar de confraternização na última sexta-feira (22). “A associação está crescendo e os resultados são positivos. Começamos em poucos e hoje já estamos em 22 associados. Vimos que a união é a melhor forma de sobreviver nesse mercado competitivo e estamos em busca de novas parcerias”, explica a presidente. O próximo objetivo da Asvest é conquistar um espaço físico seguro para deixar os filhos dos funcionários no período de férias. “Estamos buscando uma solução junto ao poder público devido à alta demanda de crianças que necessitam de cuidados nesse período. Desde

já agradecemos o empenho da secretária municipal de educação e da diretora da creche central, pois sempre que precisamos conseguimos falar numa linguagem que ambas as partes saíram satisfeitas. Esperamos solucionar esse impasse para proporcionar tranquilidade aos nossos funcionários; temos certeza que junto com o prefeito que muito se preocupa com essa questão e tem se mostrado aberto a atender essa carência dos faccionistas e das mães que precisam deixar seus filhos para trabalhar, encontraremos a solução”, comenta. A Asvest promoverá uma assembleia geral no dia 09 de dezembro na sede da associação onde farão a avaliação do ano e o planejamento das próximas ações do setor.

Alerta Já há algum tempo a Prefeitura municipal de Treze de Maio, através da secretaria de obras, colocou algumas placas de trânsito na Avenida Sete de Setembro, próximo ao clube Sete de Setembro e Rua Governador Celso Ramos, em frente ao antigo laboratório. Alguns condutores principalmente da cidade, estão estacionando e simplesmente ignorando a placa de proibição que há no local. A POLÍCIA está fiscalizando e alguns condutores estão ignorando a sinalização ali pública e notória. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todos os veículos flagrados nas placas de regulamentação, (proibido parar e estacionar) serão notificados e posteriormente punidos em formas de multa e medidas administrativas. O não cumprimento desta regulamentação é de natureza média valor (R$) 85,13 e 4 pontos somados na carteira nacional de habilitação. NATUREZA

VALOR (R$)

PONTUAÇÃO

Gravíssima

191,54

7 pontos

Grave

127,69

5 pontos

Média

85,13

4 pontos

Leve

53,20

3 pontos

Alterações em lei são propostas O alto volume dos sons em veículos e a venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolina foram discutidos ontem em reunião realizada na prefeitura de Tubarão. Estiveram reunidos com a equipe da prefeitura o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Giovani Silveira do Livramento, e o major Reinaldo Pires. Segundo os representantes da PM, a atual lei que rege o horário de funcionamento de estabelecimentos como bares, restaurantes e similares, e que também trata da comercialização de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e em seu entorno é pouco clara, uma vez que esse “entorno” não é especificado. Segundo a PM, seria interessante uma regulamentação através de metragem específica, o que facilitaria o trabalho de fiscalização por parte da polícia. Outro ponto sobre a lei também questionado é não haver um artigo específico sobre a regulamentação de volume do som em veículos. Atualmente, os infratores respondem a Termo Circunstanciado quando flagrados, porém, mediante denúncia. As propostas foram recolhidas pela Procuradoria, que analisará o pedido e providenciará a inclusão desses artigos na lei, para posterior apreciação da Câmara de Vereadores. Quadrilha de ladrões de residência é presa em flagrante Na tarde de quarta-feira (20), foram presos em flagrantes cinco homens acusados de furto em residência na localidade de Sanga Grande, município de Jaguaruna. Inicialmente, as policias civil e militar de Treze de Maio realizavam diligências na região tentando localizar o veículo Ford/Focus, cor branca, placas ITP-4629 que teria praticado furto numa residência no Bairro S. Cristóvão em Tubarão, quando veio a informação que policiais de Jaguaruna abordaram um veículo VW/Gol preto, placas MAR-9416 de Santo Amaro da Imperatriz, com um ocupante em atitude suspeita, na localidade de Sanga Grande. No local descobriu-se que havia três sujeitos dentro do veículo e que dois deles teriam se embrenhado no matagal. Após praticaram arrombamento e furto na residência de um policial naquela localidade. Foi realizado um cerco policial em toda região, com uma varredura pela extensa mata de Sanga Grande, quando os dois ladrões foram vistos saindo da mata para a rodovia BR 101, nas proximidades da Cerâmica Cejatel, ocasião em que foram presos. Eles indicaram aos policiais onde haviam escondido os objetos do furto, sendo recuperado: 2 Notebooks HP e Acer, 2 televisores de Led 32 pol Samsung, 3 celulares LG, Nokia e Motorola, máquina fotográfica, calçados, roupas, bicicleta e uma pistola Taurus cal. 40 com carregador e munições. Após a prisão dos três indivíduos, outros dois comparsas que estavam num veículo GM/Monza branco, placas LZT-2770 vieram para tentar resgatá-los, quando também foram presos em flagrante. Os cinco ladrões residem em Florianópolis e Palhoça, sendo um deles de naturalidade Uruguaia. Eles possuem passagens criminais por vários crimes, entre eles furto, tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, uso de dinheiro falso, lesão corporal e ameaça. Três deles estavam em liberdade condicional dos Presídios de Itajaí, Florianópolis e Colônia Agrícola de Palhoça. Após as formalidades legais na delegacia de Jaguaruna, foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão. Participaram dos trabalhos: Policia Rodoviária Federal, policiais civis e militares de Tubarão, Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio. Acidente deixa quatro feridos Um capotamento na madrugada de domingo (24) deixou quatro pessoas da mesma família feridas. O acidente foi registrado no Km 305, na altura do viaduto da Praia do Sol, na BR-101, em Laguna. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Paulo Lopes, o motorista de um Ford Fiesta de Laguna perdeu o controle da direção após desviar de um buraco, saiu da pista e capotou por volta de 0h10. Os quatro ocupantes foram levados para o hospital do município, sem risco de morte.


6

Geral

29 de Novembro de 2013

Entrevista:

Pe. Nivaldo Ceron: 26 anos de serviço à Igreja Católica em Treze de Maio ordenado como padre no dia 22 de novembro de 1986 e no dia 07 de fevereiro de 1987 assumi a paróquia de Treze de Maio. Foi a minha primeira experiência como pároco onde continuo até hoje.

Folha Maggio: Sabe-se que a música faz parte da sua vida. Qual o primeiro instrumento que aprendeu a tocar? Na sua visão, qual a importância da música na vida das pessoas?

Folha Maggio: Como foi o inicio da igreja quando assumiu a paróquia?

Pe. Ceron: Os primeiros instrumentos que aprendi a tocar foram o piano e violino. Hoje toco vários instrumentos. Todo aquele que gosta e se dedica a música, ele desperta uma série de valores, entre outros de organização pessoal. A música faz bem para o ser humano. Música é vida. Sempre fui um amante da música coral, musica polifônica. Fui regente por mais de 30 anos de corais. Todo aquele que canta como diz Santo Agustinho, reza duas vezes. Acredito que aquele que canta está fazendo um bem enorme para a própria saúde.

Pe. Ceron: Quando assumi encontrei um povo bom, amigo. Junto comigo somaram para que muita coisa bonita viesse acontecer nesses 26 anos. Quero realçar a pessoa do Jorge Nandi, que na época cuidava da parte financeira da paróquia. Ele me auxiliou bastante, até pela minha falta de experiência na época na parte administrativa. Folha Maggio: Qual a característica que mais se destaca no seu perfil como pároco? Pe. Ceron: Acredito que seja o atendimento individual a população, a administração e o cuidado com as crianças abandonadas, sem falar da música. Uma das primeiras ações que fizemos quando iniciei, foi fundar a escola de música que funciona até hoje. Durante esses 26 anos, quais projetos realizados na sua gestão que se destacam?

N

os próximos meses, o padre Nivaldo Antonio Ceron, 51 anos, se despedirá da Paróquia São José de Treze de Maio onde foi pároco por 26 anos. Seguindo a determinação de Dom João Francisco Salm, Bispo de Tubarão, o sacerdote será transferido para um novo desafio: assume a paróquia ambiental hospitalar, onde atuará com uma pastoral envolvendo nove hospitais da região. O padre Nilo Shilickamnn de Laguna assume a função de pároco titular da Paróquia São José de Treze de Maio. Natural de Urussanga – SC, nascido em 24 de novembro de 1961, filho de Olivio Ceron e Atilia Maria Silverio Ceron (falecida), o Padre Nivaldo Antonio Ceron é considerado um dos ícones da cidade e faz parte da história de muitos cidadãos trezemaienses. O Folha Maggio entrevistou o padre que compartilha expectativas e fatos que marcaram sua trajetória como pároco no município.

Pe. Ceron: Durante esses anos realizamos muitas ações, porém o que mais se destaca foi o trabalho com o hospital onde há 14 anos estou à frente da administração. Implantação de igrejas em comunidades onde não existia como a Lage, São Luis Orione, Linha Fragnani, Gruta, Rio Perdoná, Vila Salvan, entre outras. O trabalho com as crianças e a música.

Folha Maggio: Como foi seu chamado para a vocação sacerdotal? Pe. Ceron: Desde quando me conheço por gente sempre quis ser padre. Entrei no seminário com 11 anos em Siderópolis totalizando 15 anos de seminário. Tenho algumas formações acadêmicas. Completei o ensino médio e logo iniciei filosofia, licenciatura em psicologia, sociologia, depois fiz teologia, fiz uma especialização em apicultura, pós-graduação em administração hospitalar, música, conservatório de piano e violino e curso de regência. Fui

Pe. Ceron regeu corais por mais de 30 anos

Folha Maggio: Qual o balanço que faz das ações realizadas ao decorrer desses 26 anos? Pe. Ceron: Acredito que tudo o que foi lutado, foi para o bem desse povo de Deus. Tenho pena de deixar a paróquia quando penso que o abrigo de idosos, que é um dos nossos últimos projetos, já está com a planta pronta para começar a obra. Espero que os outros façam isso acontecer, pois fará um bem pra muita gente. No mais, estou torcendo para que o padre que venha dê continuidade aos projetos que estão sendo realizados até hoje e que o sucesso seja grande, pois o povo daqui é muito bom e merece tudo isso. Folha Maggio: Quais momentos são difíceis na vida de um padre e quais os de maior satisfação? Pe. Ceron: Os momentos difíceis são quando vemos um caminho, sabemos que é o melhor, que naquele trajeto as ovelhas terão belos pastos e águas tranquilas, e as ovelhas


29 de Novembro de 2013

Geral

7

ça e que o mundo precisava. Foram passando os dias, mas em nada caiu aquele encantamento que o mundo estava tendo por ele. Acho que o Espírito Santo iluminou muito bem quando colocou esse homem a frente da igreja. E é claro que se o pastor está entusiasmado e entusiasma, as ovelhas vão atrás. Ele é uma benção para todos nós. Quanto aos movimentos, até essa paróquia ambiental hospitalar já é fruto dessa história. É uma novidade na igreja. É uma benção. Os movimentos são a vida da igreja, é importante acontecer. Tudo que vem para somar positivamente, serei eu, um deles, a dar força e botar lenha na fogueira para acontecer. Folha Maggio: Quais serão os desafios que o novo pároco encontrará pela frente ao assumir a Igreja de Treze de Maio? Pe. Ceron: Eu desejo ao Pe. Nilo que está vindo, o melhor. Ele vai encontrar uma paróquia organizada, financeiramente em dia, vai encontrar um monte de lideranças, que isso é uma graça para o padre quando chega. Vai encontrar fieis bastante fervorosos. Desafios sempre vão ter. Teremos agora o desafio do trabalho que a diocese vai fazer direcionado a família. Esse trabalho grande e necessário que o próprio Papa está incentivando. Também será um desafio fazer essa casa do idoso acontecer e de fato se tornar uma realidade. Um dos primeiros instrumentos que aprendeu a tocar foi o piano

às vezes ficam um pouco arredias, não querem andar. São momentos tristes em ver ovelhas se perdendo no caminho. Já momentos alegres são quando se vê o povo de Deus participando de encontros de formação, animados nas celebrações, vendo toda uma pastoral caminhar como a gente percebe aqui em Treze de Maio. Isso dá alegria. Folha Maggio: Se tivesse que explicar a um jovem a beleza do sacerdócio, o que diria? Pe. Ceron: Vale a pena. Se eu tivesse que escolher, faria tudo outra vez. Não há algo mais fantástico do que doar a vida pelo bem dos outros e por amor a Jesus Cristo, pois Ele é o principal. Dando a vida por Ele, ao redor surgem vidas. É bom ser padre, vale a pena, e se quiser seguir os passos, não vai se arrepender e tem serviço garantido. Folha Maggio: Na sua opinião, quais são os principais desafios que precisam ser superados na comunidade de Treze de Maio? Pe. Ceron: Ainda precisamos vencer uma ideia politiqueira, se quisermos que a comunidade cresça de fato. É preciso vencer essa dificuldade que ainda se vê bem presente em Treze de Maio. Precisamos incentivar para que a educação seja primada, porque o futuro está plantado nessas horas, e ainda precisamos de homens e mulheres que de fato se dediquem com amor aquilo que estão fazendo, aí as coisas ficam cada vez melhores.

Pe. Ceron: Bom, continuo morando no castelo, continuarei administrando o hospital São Sebastião e na direção da escola de música. Depois meu tralho será estendido a outros hospitais da diocese de Tubarão onde irei ajudar a fazer uma pastoral com médicos e enfermeiros através dessa nova paróquia ambiental hospitalar. É uma inovação a nível de Brasil, seremos um dos pioneiros no estado.

Pe. Ceron: Primeiro perdão, pois poderia ter feito mais, e às vezes, infelizmente pela falta de capacidade, ficou a desejar. Sinto muita alegria e gratidão por todo o carinho que recebi de todos. Temos um povo muito bom em Treze de Maio, meu coração está plantado aqui. Até comentei esses dias, a hora que chegar o momento da minha morte, gostaria de ser enterrado aqui em Treze de Maio. Só tenho a agradecer. Muito obrigado a todos.

Folha Maggio: Falando em hospitais, como avalia a saúde no município?

Cidadão Nivaldo Ceron: Pe. Ceron: Se eu pensar nas pessoas, o número que atendemos é tão grande que me deixa apreensivo porque estamos com um povo doente. Se não estão fisicamente, mas boa parte está emocionalmente, psicologicamente falando. Se falar da saúde como hospital, ele está cumprindo a vocação dele. As dificuldades são grandes, os desafios cada vez maiores, mas temos um time que está fazendo a história acontecer. Folha Maggio: O que achou da postura do novo Papa? Sobre os movimentos carismáticos e o envolvimento dos jovens com a igreja. Qual sua opinião sobre o fato? Pe. Ceron: Francisco é o papa que está fazendo a diferen-

Deus: Tudo. Família: Célula principal da sociedade. Religião: Um jeito de chegar até Deus. Política: Um jeito sagrado de fazer o bem para o povo. O que gosta de assistir na TV: jornal e concerto de música. O que gosta de fazer nos momentos de lazer: curtir a natureza. Passado: Alegria pela história construída. Presente: Tranquilidade.

Folha Maggio: Quais experiências ficaram marcadas na sua trajetória?

Futuro: Desafio do novo trabalho.

Pe. Ceron: Foram muitas, mas o que se destaca foi às crianças que ajudei a criar e educar aqui em casa, a música, além de todo o trabalho que foi feito na época de reforma da igreja matriz. Foram momentos grandes. Ponto marcante é ver essa formação de lideranças, com tantas pessoas participando. Folha Maggio: Com estas mudanças, quais os planos para o próximo ano?

Folha Maggio: Sua mensagem à comunidade paroquial?

A música faz parte da rotina do pároco que toca diversos instrumentos


8

Geral

29 de Novembro de 2013

Prefeitura de Treze de Maio assina termo de ajustamento de conduta para o saneamento básico O prefeito de Treze de Maio Clesio Bardini de Biasi, juntamente com o Vice-Prefeito Agnaldo Carara, do diretor de Esportes Gedson Gislon e do Assessor de Gabinete Alan Martins Wensing estiveram no gabinete do Promotor do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Dr. Sandro de Araújo nesta quinta (21), para assinatura, por parte

do município, do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para adequação às políticas de saneamento básico, determinadas pelo Governo Federal e Estadual. Segundo Clesio, Treze de Maio é um dos primeiros municípios da região que assinaram o TAC que tem como objetivo melhorar a qualidade do saneamento. O prefeito também

esclarece que o município já possui o plano municipal de saneamento básico, que possibilita buscar recursos para executar os projetos de saneamento e esgotamento sanitário no município, sendo que outras providências também já estão sendo tomadas para melhorar cada vez mais o saneamento básico em Treze de Maio em parceria com a CASAN.

Decoração do Natal Luz de Treze Grupos de mulheres concluem suas atividades de Maio já está tomando forma com viagem de confraternização A Prefeitura de Treze de Maio já está se preparando para mais um Natal inesquecível. As primeiras luzes que irão decorar as árvores e postes centrais na principal avenida do centro já começaram a ser instaladas, gerando uma grande expectativa e curiosidade. A meta é que tudo esteja pronto até o dia 06 de dezembro, data de abertura do Natal Luz e que contará com a presença do Papai Noel e show com as bandas GeDeÓ e Bandativa além de várias outras atrações. Este ano, de acordo com o prefeito Clesio, a decoração natalina terá um toque de todos. “Distribuímos dezenas de árvores para as instituições

e interessados em decorá-las para serem expostas por toda a cidade, sendo que a idéia foi muito bem recebida e teremos então um natal em que todos colaboraram para o embeleza-

mento de nossa cidade. Aproveitando a situação, convido a todos para prestigiarem a abertura do Natal Luz nesta sexta, dia 06 de dezembro”, convidou o prefeito

Novo muro do cemitério de Lageado é inaugurado

Nesta semana aconteceram os encerramentos dos grupos de mulheres de Treze de Maio com a presença do prefeito Clesio Bardini de Biasi e da Primeira-Dama Jadna Jacinto de Biasi e do Vice-Prefeito Agnaldo Carara acompanhado de sua noiva Suzete Baesso, sendo que cada grupo fez sua confraternização. Na ocasião também houve uma mostra dos produtos que as mulheres confeccionaram durante o ano todo, e pode-se dizer que foi de “se encher os olhos”, tamanha era

a beleza das peças expostas. Em seu discurso, a primeira dama agradeceu pelo apoio que recebeu neste início de caminhada. “Ficamos muito felizes com as realizações dos grupos, pois além de aprender a tirar um tempo para si e das técnicas de artesanato aprendidas, ouve também o companheirismo por parte das participantes e monitoras. Por isso gostaríamos de compartilhar, sobretudo com vocês, o nosso orgulho em relação ao crescimento pessoal que consideramos fundamental para todo ser

humano”, concluiu Jadna. E para fechar o ano com “chave de ouro”, as participantes dos vários grupos de mulheres fizeram uma viagem de confraternização neste domingo (24) até a localidade de Rio do Pouso. O roteiro foi bem diversificado, e teve como principal objetivo fortalecer o vínculo de amizade entre o próprio grupo e também conhecer quem freqüenta o grupo nas outras comunidades, além de ajudar a promover auto-estima, afirmou Jadna.

Palestra motivacional reúne servidores da saúde Em uma inauguração simbólica, o prefeito de Treze de Maio Clesio Bardini de Biasi, juntamente com o Vice-Prefeito Agnaldo Carara e outras autoridades estiveram na comunidade de Lageado entregando o novo muro do cemitério para a comunidade nesta quarta (27). A obra executada pela Construtora De Pieri era uma antiga rei-

vindicação do então vereador Gilson Vitoreti e que agora foi colocado em prática pela atual administração. “O muro de 70 metros de extensão e 1,5 metros de altura é bem resistente, visto que foram usados blocos de cimento, colunas e cintas na estrutura, evitando assim possíveis transtornos futuros, já que foram investidos R$ 30.735,84 de recursos próprios. Este

é mais um compromisso assumido com a comunidade e executado pela administração”, enfatizou Clesio. Para Gilson Vitoreti, que também participou da entrega, esta benfeitoria vai além de embelezar o local, também trará mais segurança e impedirá a ação erosiva do solo, visto que o cemitério está em nível mais elevado que a estrada.

Para terminar o ano com “gás total”, a secretaria municipal de saúde de Treze de Maio promoveu um encontro motivacional nesta sexta (22), na Câmara Municipal. Na ocasião, as equipes dos ESF’s e da Unidade Sanitária Central proporcionaram aos colegas apresentações de teatro paródia e dança, sempre com temas ligados à saúde.

Estiveram participando o prefeito Clesio Bardini de Biasi, secretario e Vereadores. Em suas palavras o Secretário da Saúde Lucinei de Pieri aproveitou e agradeceu ao grupo pela presença maciça da equipe de servidores no encontro e em especial pelo empenho e dedicação que cada um vem prestando aos munícipes. Já o prefeito Clesio destacou

que este esforço individual e coletivo que o grupo de servidores vem desempenhando é o principal motivo que destaca a saúde de Treze de Maio como uma referência de sucesso e que este trabalho é devidamente reconhecido pela administração municipal que sempre presa por uma equipe forte, unida e com metas sendo alcançadas permanentemente.

Matérias / Fonte: Assessoria de Imprensa PMTM


29 de Novembro de 2013

Geral

9

Alunos lotam ginásio na festa de premiação do programa Coorsel nas Escolas Aconteceu na última sextafeira (22), nas dependências do Ginásio de Esportes da E. E. B. Monsenhor Bernardo Peters no Centro de Treze de Maio, a festa de premiação do PROGRAMA COORSEL NAS ESCOLAS. O evento reuniu mais de duas mil pessoas, entre elas, alunos, pais e professores. O Programa promovido pela Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural, teve inicio há três meses e abrangeu alunos do ensino fundamental de quatorze escolas públicas localizadas nas áreas de abrangência da Coorsel (Treze de Maio, Orleans, Tubarão e Pedras Grandes). Durante esses três meses, funcionários da Cooperativa passaram nas instituições divulgando e esclarecendo possíveis dúvidas referentes ao Programa, que teve como tema: Qual é a origem de sua família? A seleção dos trabalhos passou por duas etapas: inicialmente professores das escolas e posteriormente uma banca de professores da UNIBAVE. De cada município foram escolhidos e premiados os três melhores desenhos e as três melhores reda-

ções. A Coorsel coordenou todo o evento, premiando os alunos vencedores com bicicletas, celulares, e relógios de pulso. Na categoria Geral, os vencedores receberam

uma Viagem ao Beto Carreiro com direito à acompanhante e suas escolas foram contempladas com um Notebook. Durante o evento houve a

distribuição de mais de 4 mil cachorros-quentes, geladinhos, refrigerantes, pipoca, brinquedos e bolas para todas as crianças. Um Notebook, foi sorteado entre as escolas com mais de 100 alunos e para as escolas com menos de 100 alunos, foi sorteado uma bicicleta. Todos os professores presentes receberam um brinde como forma de agradecimento pela par-

ticipação e participaram do sorteio de diversos brindes. Outro fato que garantiu o sucesso do evento foi a presença do Palhaço Pira, animando a festa com brincadeiras e danças, e a instalação de um parque de diversões no local com diversos brinquedos infláveis, camas elásticas e touro mecânico. O Presidente da Coorsel, Vitorassi, agradece todos os colabo-

radores, aos prefeitos municipais, aos secretários da educação, aos professores, diretores e alunos das escolas envolvidas, aos patrocinadores e aos funcionários da cooperativa. Todos foram peças fundamentais para o grande sucesso da festa de premiação do PROGRAMA COORSEL NAS ESCOLAS. Fonte: Assessoria de Imprensa Coorsel

Avicultores decidem não SUS passa a oferecer paralisar atividades vacina contra a catapora A Assembleia geral, que aconteceu sábado (23), na Associação Acrima, em Rio Maior – Urussanga reuniu aproximadamente 250 avicultores do sul catarinense para tratar a proposta de negociação apresentada pela JBS. Os produtores de aves que vem enfrentando dificuldades na produção dos animais decidiram esperar novas propostas da empresa e não paralisar as atividades da categoria. De acordo com o presidente da Associação dos Avicultores do Sul do Estado, Emir Tezza, algumas propostas apresentadas na reunião, foram aceitas. Tezza também enfatizou a importância das decisões que seriam tomadas e os encaminhamentos necessários para a sequência da mobilização da associação em busca de melhorias ao setor. Uma das propostas é que as agroindústrias ainda se comprometeram a reintegrar os aviários que haviam sido

desligados durante este ano. Já a reivindicação principal dos produtores, relacionada ao preço pago por cada ave, continuou sem uma definição clara. A equipe da associação que tratou dos custos de produção de frangos junto a EMBRAPA, salientou as dificuldades encontradas junto a JBS e a própria EMBRAPA principalmente no custo local da mão de obra, que não condiz com o tempo despendido pela família dos avicultores e

empregados. Também observaram que a JBS não atingiu as expectativas dos avicultores que estão insatisfeitos com o baixo preço dos frangos gerando a crise no setor. Muitos produtores questionaram exaustivamente e por fim a proposta da JBS foi colocada em votação, sendo rejeitada por unanimidade. Por 35 votos de diferença, a assembleia decidiu oferecer contra proposta a JBS e determinaram o prazo até 30

de março de 2014 para que aconteça mudança no contrato entre produtores e empresa. Após serão criadas comissões de acompanhamento e discussão das controvérsias formadas por avicultores e representantes da empresa que decidirão as próximas ações. De Treze de Maio participaram 14 avicultores associados e o engenheiro agrônomo municipal, Geraldo B. Eller. Informações: Geraldo B. Eller

A vacina varicela, que imuniza contra a catapora, será incluída na tetra viral - eficiente também contra sarampo, caxumba e rubéola. Ela passa a constar no Calendário Nacional de Vacinação e será, portanto, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A varicela será disponível apenas para crianças de 15 meses de idade e que tenham recebido a primeira dose da tríplice viral. Com essa oferta, estimase redução de 80% dos casos de hospitalização por causa da catapora. Atualmente, nove mil crianças são internadas por ano infectadas com a doença. Cem delas chegam a óbito, apontam os dados do Ministério da Saúde. Os pais e responsáveis devem procurar um posto de saúde para verificar a disponibilidade da vacina. A tetra viral assegura 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Nenhuma campanha especial será feita para induzir à vacinação.

Informações sobre a doença A catapora é uma doença infecciosa aguda e aparece com mais frequência na infância, principalmente em bebês. Causada pelo vírus varicela-zóster, ela pode ser facilmente transmitida por meio de espirro ou tosse, ou em contato com as pequenas lesões que surgem na pele do infectado. Entre os sintomas estão à febre entre 37,5 a 39,5 graus, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, cansaço, e o mais característico da doença, as bolinhas avermelhadas em toda a pele. Os sintomas são similares ao sarampo e a rubéola. Fonte: Assessoria de Imprensa Amurel


10

Cultura

29 de Novembro de 2013

Origem do Dia da Consciência Negra

A

data é celebrada em 20 de novembro para lembrar a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado por tropa em colônias em 1695. A homenagem a Zumbi foi mais que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os Quilombos representavam uma resistência ao

sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por sua cultura e pela liberdade de seu povo. A criação da data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história nos aspectos sociais, políticos, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que deve ser comemorado nas escolas, nos espaços culturais, valorizando a cultura afro-brasileira. Apesar da Abolição da Escravatura ocorrer em 1888, dando fim a escravidão no Brasil, os negros sempre lutaram contra as injustiças advindas da escravidão. No

Brasil sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca como se a história do país estivesse sido construída apenas pelos europeus. Hoje temos a valorização de um líder negro em nossa história: ZUMBI DOS PALMARES. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam a estudar a história da África e a cultura afro-brasileira. A Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011 Art. 1º. É instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder Zumbi dos Palmares.

VOCÊ SABIA? • Dia 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra; • Durante o Brasil colônia, a cultura europeia, tida como branca, predominava no país e não dava margens aos costumes africanos, que eram discriminados pela sociedade branca; • Nos engenhos de açúcar eles desenvolveram a Capoeira: uma forma de expressão dos negros; • O acarajé, o vatapá, o bobó, a feijoada, o óleo de dendê são um dos pratos mais famosos da culinária afro-brasileira; • O coco, a banana, a pimenta malagueta, o café, são produtos das terras africanas; • O samba é uma herança dos afro-brasileiros. Em meio às lutas e sofrimentos, pode se dizer que os negros venceram e continuam neste processo de conquista e de fazer valer seus direitos como cidadãos brasileiros. Embora ainda existam casos de racismo, felizmente este quadro vem mudando. O Dia da Consciência Negra lembra a resistência à escravidão, portanto não podemos aceitar preconceito. Racismo é crime. No Brasil, racismo é crime de acordo com a Lei nº 9.459 de 13 de maio de 1997. Art.1º. Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: Reclusão de um a três anos e multa. Referências: Sua pesquisa.com/Wikipedia

Curso do Sebrae ensina liderança e desenvolvimento de equipes em Treze de Maio Empresários e líderes de diversos setores participaram na última semana do curso “Lidere sua equipe de trabalho” desenvolvido pelo Sebrae através da Sercop Assessoria Contábil nas dependências do Centro de Educação Infantil Prof. Nair Formentin Silva em Treze de Maio. O curso ministrado pela instrutora do Sebrae, Berenice Almeida Afonso Fontana, contou com palestras e dinâmicas específicas para o exercício da liderança. De acordo com a instrutora, o objetivo do evento é que os participantes desenvolvam a competência de lideran-

ças de equipes, buscando a melhoria nas relações como fator de superação de resultados. “Acredito que alcançamos nossas expectativas, onde os participantes levaram algo que os sensibilizem para exercer a liderança que agrega valor nas suas empresas, ou mesmo aqueles que não são empresários. Hoje em dia todos têm que ser lideres de si mesmos”. Para Patrick Fontana, que foi um dos idealizadores do curso no município, é importante que os profissionais participem destes eventos a fim de se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho. “Hoje o mercado vem exigindo

crescente aperfeiçoamento da pessoa como profissional, assim como indivíduo. Pensando nisso é que trouxemos este tipo de evento, como uma forma de aperfeiçoamento e aprendizado”, relata. Segundo os organizadores, a tendência para o próximo ano é aumentar a frequência de cursos e qualificações aos empresários da cidade. O Sebrae promove diversos cursos, o próximo acontecerá nos dias 13 a 18 de janeiro de 2014 em Tubarão. O evento “Empretec” auxilia no desenvolvimento pessoal e gerencial. Os interessados poderão obter mais informações pelo telefone (48) 36264580.


Esporte

29 de Novembro de 2013

11

Flamengo conquista o tri na Copa do Brasil Diante do Atlético-PR, o Flamengo foi da profunda crise à redenção, em um ciclo que se fecha com capricho, com o título da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR nesta quarta-feira, no Maracanã, é o último capítulo de uma história que não parecia nada boa para o time carioca em setembro, quando perdeu para este mesmo time, neste mesmo estádio, e ficou também sem o técnico Mano Menezes. Em uma virada completa, a torcida que lotou o estádio (57.991 pagantes e 68.857 presentes, com renda de R$ 9.733.785) comandou a festa para comemorar a terceira conquista do clube na competição (1990 e 2006), que

vale vaga na Taça Libertadores do próximo ano, e a primeira do novo Maracanã. Com o 1 a 1 na última quarta-feira, em Curitiba, o Rubro-Negro carioca jogava por um empate por 0 a 0 ou por qualquer vitória. E a vitória chegou nos minutos finais, primeiro com Elias e depois com Hernane, artilheiro da Copa do Brasil com oito gols - e do novo Maracanã, com 17. Foi sofrido, brigado, o que só aumentou o sabor da comemoração da torcida. E os jogadores foram juntos, correndo em direção às arquibancadas em total comunhão. De lá, vieram os gritos de “fica, Elias”, pois o volante tem o contrato encerrado no fim do

ano. - Não tem palavras, não consigo nem falar direito. Nosso time sofreu muito neste ano e batalhou para caramba para conquistar um título para essa torcida. Foi um ano inteiro de críticas, mas a gente nunca se abateu. A gente se fechou de tal jeito que ia ser duro perder aqui hoje. Eu já falei que se depender de mim eu vou ficar, mas é muita coisa envolvida. Não é só o Sporting, têm empresários também. Nem queria falar sobre isso antes dos jogos, focar só em vencer, mas agora, praticamente de férias, vamos pensar nisso com Walim, meu pai e o Sporting - disse o volante. Fonte: Globo Esporte

Cortuba realiza última etapa do ranking 2013 Aconteceu nesta sextafeira (15), feriado nacional, a 6ª e última etapa do Ranking Cortuba 2013. A prova teve a participação de cerca de 300 atletas, entre crianças e adultos. Foram seis etapas em diferentes cidades. Mais de 30 km, percorridos por esportistas da região e entre eles o trezemaiense Atílio Calegário que conquistou mais um título. Atílio revela que “o mais importante do Ranking é que a cada etapa você vai conhecendo e fazendo novos amigos, acompanhando os resultados e a evolução de cada um, hora você ganha hora você perde. Foram

etapas que teve sol quente, chuva, asfalto, estrada de chão, morros, vento a favor e vento contra. O resultado final foi mais do que esperávamos quando iniciamos o ranking. Quero agradecer primeiramente a Deus e a toda diretoria do Cortuba pelo excelente trabalho. Agradecer a todos os que me apoiaram de uma forma ou de outra, os Patrocinadores que fizeram que isso acontecesse e toda minha família. Estou confiante e espero trazer ano que vem, uma etapa do ranking para nossa cidade, promovendo o esporte e saúde para todos de Treze de Maio”, comentou o atleta.

Veja as últimas classificações do corredor Atílio Calegário: 1ª etapa Capivari de Baixo 30/03/13: 3° Colocado 29.45 min. cat. 70-75 anos. 2ª etapa Tubarão 19/05/13: 2° Colocado 27.00 min. cat. 70-75 anos. 3ª etapa São Ludgero 02/06/13: 3° Colocado 29.32 min. cat. 70-75 anos. 4ª etapa Laguna 21/06/13: 2° Colocado 25.30 min. cat. 70-75 anos. 5ª etapa Tubarão 25/08/13: 1° Colocado 26.00min. cat. 70-75 anos. 6ª etapa Imbituba 15/11/13: 2° Colocado 26.30min. cat. 70-75 anos. Resultado Final: Atilio Vieira Calegario,72 anos Vice Campeão Cortuba 2013. Fonte: Jardel Calegario


12

Social

29 de Novembro de 2013

Vitrines

As vitrines são o melhor meio de comunicação da empresa com o consumidor. E isso não é algo que acontece há poucos anos. Sempre, em todos os segmentos, uma boa exposição de produto é uma das mais poderosas ferramentas de vendas. Ela corresponde ao marketing mais imediato que um lojista pode utilizar para conquistar o consumidor. Estudiosos do vitrinismo dizem que uma exposição bem elaborada de maneira geral, atinge de 50% a 75% das vendas. As vitrines são vendedores silenciosos, o cartão de visitas da empresa e o agente formador da imagem. Ela cria a identidade da loja, mas é preciso ter cuidado na hora de montar.

Como o Natal já está chegando e todos estão decorando suas casas, ruas e também lojas, confiram algumas vitrines natalinas e inspirem-se:

Com criatividade e pesquisa é possível elaborar uma vitrine muito atraente e com pouco gasto. Existem alguns tipos de vitrines, que são: Comemorativa/temáticas: dia das mães, pais, crianças, Natal, dia dos namorados, etc. Publicitária: é uma vitrine aliada a uma campanha publicitária desenvolvida pela loja, utilizando os mesmos elementos. Oportunidade: trata-se das liquidações de fim de estação e promoções. Cotidiana: a partir do próprio produto cria-se o tema: forma, cores, público-alvo ou acontecimentos do momento. Como a própria palavra diz, inspirada no cotidiano. Institucional: não há exposição do produto em si, o ideal é trabalhar a imagem ou assunto em comum.

#fica a dica

Para uma boa vitrine, a iluminação é fundamental. As luzes amareladas são as mais usadas na decoração de vitrines de lojas em shoppings ou para serem ligadas no período noturno. As luzes do tipo dicroica são as melhores e mais usadas por vitrinistas profissionais pela tonalidade de luz que emitem, um amarelo intenso que parece luz do sol, mas não tão forte, ressaltando as cores de tecidos e objetos. O branco é uma tonalidade de luz forte e por isso, não é indicado para vitrine, a menos que seja em vitrines altas em que a iluminação não se concentre em apenas um objeto, entre manequins, por exemplo.

Já viram alguma vitrine de sapatos assim? Muito diferente né! Nessa vitrine foi feito uma árvore de natal com sapatos, ficou demais. Estamos acostumados a ver as vitrines de sapatarias sempre cheias, claro que gostamos de ver as novidades, mas uma vitrine assim também impressiona.

PARABÉNS PARA VOCÊS

Hemily Natiely Moraes Lacerda também está de parabéns no mês de novembro, completou mais um ano no dia 22. Sua família e amigos da Igreja do Evangelho Quadrangular lhe desejam que todos os sonhos de Deus se cumpram em sua vida. Felicidades!

No dia 13 e 14 de novembro o casal de noivos Tiago Rechia Mariot e Thayse Rizatti completaram mais um ano de vida. A família deseja Felicidades e Sucesso!

Parabéns para o pequeno Anthony que comemorou aniversário nesse mês de novembro. Sua família lhe deseja felicidades!

E quem vai assoprar as velinhas no dia 01/12 é a Nicoly Gomes de Pieri que completará seus 7 anos. Sua mãe Adriana, suas irmãs, amigos e familiares desejam muitas felicidades. “Nós te amamos muito, princesinha da família!”

Parabéns para Kaiser Carara, que no dia 01/12 estará completando mais um ano. Toda a felicidade desse mundo são os desejos mais sinceros de sua esposa Rosi e seu filho Kaua. “Te amamos”.


Folha maggio ed 37