Issuu on Google+

Reclamação População descontente com horário de atendimento da UBSC

Controle Página 15

O TEMPO HOJE

Campanha de castração de cães inicia em maio

Campos Novos (SC), sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ano 1 - Nº 34

Página 7

Nublado com chuva a qualquer hora.

Min 17° Max 25°

R$ 2,00

Nossa história escrita em uma nova folha

Tribunal de Justiça de SC mantém Titon afastado da presidência da Assembleia Em votação apertada, Justiça manteve os efeitos da medida cautelar emitida em fevereiro que afastou Titon do cargo de presidente da Alesc. Em paralelo, segue no STJ, recurso que discute a competência da Justiça estadual em aceitar a denúncia do MP/SC. Página 3

Folha do Campo Criada em Campos Novos, a Aprosoja Santa Catarina

Fundação Cultural Camponovense articula contatos com autores renomados para participarem do II Flicam em setembro.

Página 10

Academia Atlhetyc Center aposta na modernização

Página 16

Página 19


2

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Da redaçã0

Previsão do tempo HOJE

Frustração: faça dela sua aliada

Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Chuvoso durante o dia e a noite.

DOMINGO

Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Max 21° Min 17°

Max 22° Min 16°

você fotógrafo

Fonte: Climatempo

Carlos Rovea registrou as belíssimas araucárias, no bairro Santo Antônio, próximo ao Caic Professora Nair da Silva Gris.

DESCE

SOBE Nota 10

Ilegalidade

Dedicação, concentração e assiduidade. Esses três fatores, somados, tornaram uma estudante de Santos, no litoral de São Paulo, uma ‘aluna nota 10’. Desde o início do ano passado, Fernanda Armondes Santana, de oito anos, não sabe o que é tirar uma nota abaixo de 10 na média do boletim. Ela é filha de um funcionário da escola, mas garante que não é pressionada para manter as melhores notas que são obtidas, segundo ela, porque procura manter muita concentração durante as aulas. No mundo de Fernanda, ainda há bonecas, videogame, brinquedos e desenhos animados. Mas, ainda na infância, ela optou por dar prioridade para os estudos. No ano passado, a menina ficou com a média 10 em todas as matérias. Fernanda diz que não tem nenhuma mania, estratégia ou segredo para tirar notas boas nas provas. O estudo e a concentração são as ‘armas’ para conseguir bons resultados nos exames.

Eduardo Shinyashiki, escritor.

C one xão facebook

Curta a página da Folha Independente. Faça sugestões de conteúdo. Comente.

Endereço

Rua São João Batista, 97, sala 102. Centro, Campos Novos (SC) - Cep: 89.620-000

Telefone

Em diversas cidades do Brasil, incluindo Campos Novos, apartamentos do programa social Minha Casa, Minha Vida estão sendo vendidos e alugados. Apesar da proibição da Caixa Econômica Federal e da ilegalidade da venda, muitos proprietários adquirem o imóvel pelo programa, para comercialização. O programa atende 1,6 milhão de famílias e quem recebe subsídio do governo, não poderia vender o imóvel por dez anos. O Governo Federal informa, porém, que a venda de apartamentos só pode ser feita antes de dez anos em um único caso: se o proprietário quitar o imóvel por conta própria. Caso desrespeite essa regra, o morador pode perder a moradia e perder o direito de receber os benefícios de programas habitacionais. A presidente Dilma Rousseff disse que o governo vai colocar a Polícia Federal para apoiar as polícias estaduais nas investigações para impedir e reprimir desvios, fraudes e invasões.

facebook.com/folhain

Reportagens

Francieli Parenti | MTB 4513/SC-JP Gisiane Agostini | MTB 4440/SC-JP

Projeto Gráfico e Diagramação Herton Farias | MTB 4198/SC-JP

(49) 3541-2522

Empresa Jornalística Planalto Sul Ltda. ME

Diretora Administrativa Financeiro

CNPJ: 10.478.439/0001-88

Diretora de Conteúdo

IE: 255.771.290

AMANHÃ

Max 25° Min 17°

Quantas vezes nós tentamos atingir um objetivo e não conseguimos, falhamos em busca de um resultado importante ou simplesmente não temos sucesso ao tentar mudar uma situação, mesmo nos esforçando muito para isso? Diante de tais circunstâncias geralmente o ser humano tende a reagir com uma emoção bem específica: a frustração. Esse sentimento é uma mistura terrível de profunda insatisfação com impotência e raiva. O trabalho é uma das áreas onde esse mix de sensações é mais vivenciado. A frustração leva o profissional a se sentir bloqueado em seu agir e, mesmo consciente que não está conquistando o resultado, não identifica o que fazer para melhorar a situação e continua assim, insistindo em ações inadequadas. Mas como sair desse impasse? Como fortalecer a inteligência emocional e o autoconhecimento para estimular a automotivação e a persistência diante das decepções? Como lidar com as frustrações sem se sentir inseguro para crescer e melhorar constantemente? Não basta apenas talento ou competência, é importante que se tenha pleno domínio sobre os sentimentos e as emoções. Algumas considerações se tornam essenciais: - Às vezes é preciso dar um passo para trás e olhar como um todo para a situação que nos cria frustração. Assim como ensina o princípio base de judô, do Mestre Kano, é necessário que o aluno recue quando for atacado pelo adversário, para depois atacar com a mesma força. Isto é, ceder inicialmente para atingir a vitória final. - Utilizar o sentimento de frustração a seu favor. Os antigos sabiam usar a frustração para obter resultados extraordinários. Alexandre, o Grande, por exemplo, na guerra contra a Pérsia, mandou queimar os próprios navios, colocando seus soldados em uma situação de extrema impotência e raiva para que eles tivessem ainda mais garra e motivação para conquistar os navios inimigos, caso quisessem voltar para casa. Dessa forma, a vitória foi conquistada mesmo com um número menor de soldados. - Como dizia o filósofo chinês, Sun Tzu, conhecido por sua obra A Arte da Guerra: “A um inimigo cercado deve-se deixar uma via de escape”, pois se o inimigo enxerga uma saída, ele se retira, mas se não tivesse a via de escape, segundo o filósofo, ele entraria em uma situação de profunda frustração e utilizaria todas as suas forças para se defender e combater ao extremo em busca da vitória. - Manter o foco no que se deseja realizar e não no que se quer evitar. O resultado é fruto de onde você vai centralizar a atenção. Cuide da sua atitude mental: foque seus pensamentos em direção às soluções positivas. É possível encarar os momentos de frustração como aprendizado e desafio a ser superado, rompendo assim com a visão limitada da vida de erros e acertos. Com isso, podemos continuar no caminho da realização com maturidade e confiança para atingir os resultados escolhidos.

A opinião expressa em artigos assinados é de responsabilidade de seus autores, não expressando necessariamente a opinião da Folha Independente.

CAMPOS NOVOS

Circulação Campos Novos, Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa. Impresso na Gráfica Tipobel Tiragem 2 mil/semana

Gisiane Agostini | contato@folhaindependente.com.br Francieli Parenti

Assinaturas

| jornalismo@folhaindependente.com.br

assinaturas@folhaindependente.com.br

Jornal filiado ao Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos Novos (CDL/CN) e Associação Empresarial Rural e Cultural de Campos Novos (Acircan).


3

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

OPINIão

Julgamento

Votação na tarde de quarta-feira foi acirrada e se encerrou com 11 votos contra o deputado

Por Arthur Niebuhr* Dia desses, conversei com um garoto que pretende ser arqueólogo. Olhos cheios de esperança ingênua e sonhos sendo gestados. Lembrei-me de que eu também tinha sido assim, em tempos idos. Como o menino dos olhos sonhadores, eu quis ser arqueólogo e seguir os caminhos de Indiana Jones. Mas isso já é passado. No presente, vejo a Reitoria sendo ocupada por jovens usuários. A bandeira deles? Liberdade para uso de substâncias psicoativas, em vários campi, em várias paradinhas loucas. E sem polícia reprimindo a tal “liberdade”. Babacas se dizendo intelectuais. O centro do saber se transformando no centro da falta de sabedoria. Lamentável. “Que papo careta”, você pode estar dizendo. Mas aí eu pergunto: quem é o verdadeiro careta: é aquele que segue os modismos ou aquele que luta contra eles? Todos ficam muito loucos para, depois, consumir o que aparecer pela frente. E curtir, curtir, curtir ... uau ... o mundo é um parque de diversões. O ingresso? A sua vida ou a sua consciência, o que for mais conveniente. O seu nome era Natasha e ela tinha apenas dezessete. Morreu de overdose. Enquanto você dá uma cheirada, existem pessoas passando fome e sede. Existem muitas pessoas sendo escravizadas pelos “barões do narcotráfico”, nesse exato momento, graças ao pó que você comprou. São as velhas elites de sempre, ainda no comando, brother. Já ouviu falar delas?

Deus nos fez com um propósito muito maior, muito mais digno do que ser manipulado por substâncias químicas. Aceite ou não, você não está aqui por acaso, mas é objeto de um amor tremendo e maravilhoso. Essa já é outra história, ou não. Essa pode ser a sua, a minha, a nossa vida. Mas rebeldes estão ainda à procura de uma causa. Afinal, está tudo certinho, tão bonitinho, que dá preguiça de fazer protesto. Até um rolezinho no shopping já poderíamos dar, caso não fôssemos assim tão abastados. Então vamos para casa, devorar lendas urbanas e nos tornar obesos e vomitar verdades inventadas no Facebook. Todos queremos ser o tal do Mark do Facebook. Tem uma biografia sobre ele, mas dá menos trabalho ver o filme. Não precisa nem alugar, é só assinar o Netflix. Como um bom pensador socialista, roqueiro e cristão, acho que estou meio jurássico demais. Estou pensando em estudar arqueologia.

Arthur Niebuhr é Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Campos Novos

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/ SC) decidiu manter o deputado Romildo Titon (PMDB) afastado da presidência da Assembleia Legislativa em sessão na tarde de quarta-feira (16). Foram 11 votos pela manutenção da medida cautelar e 10 a favor do recurso do parlamentar, que pediu a recondução ao comando da Casa. A votação foi acirrada. Ao longo da sessão, que durou cerca de duas horas, o deputado apareceu com vantagem de votos. Durante a votação, alguns desembargadores defenderam a volta do parlamentar ao cargo, desde que com algumas restrições, como a de não realizar nenhum ato oficial da Casa — nomear ou exonerar cargo comissionado — em relação a co-denunciados no inquérito analisado no TJ/SC. Houve ainda a condição de que o vice-presidente Joares Ponticelli (PP) ficaria responsável por todos os atos, protocolos e processos que envolvam o inquérito da Operação Fundo do Poço. Na próxima terça-feira, a bancada do PMDB deve se reunir, onde os deputados devem pedir a Titon que avalie as alternativas. O objetivo é impedir um desgaste ainda maior dos próprios deputados peemedebistas. O próprio deputado admitiu estar disposto a refletir sobre a possibilidade de renúncia do cargo de presidente da Assembleia. Há pelo menos duas hipóteses sendo articuladas. A primeira é de que Titon renuncie à presidência da Assembleia para a realização de nova eleição. Mantido o acordo de divisão de mandato entre PP e PMDB, o comando da Casa

Titon admitiu estar disposto a refletir sobre a renúncia do cargo de presidente da Assembleia.

continuaria nas mãos dos peemedebistas. Entre os dois nomes mais comentados nos bastidores para ocupar a vaga estão o dos líderes Aldo Schneider e Moacir Sopelsa. Caso Titon insista em continuar no cargo, surge o que vem sendo considerado o “plano B”: a renúncia do vice-presidente Joares Ponticelli (PP). Ao abrir mão da cadeira na mesa diretora, o pepista forçaria a realização de nova eleição. Pelo acordo entre os deputados, a vaga ficaria com um peemedebista, que assumiria a presidência interinamente. O advogado de Titon, Cláudio Gastão da Rosa Filho, disse que irá aguardar a publicação do acórdão da decisão e em seguida recorrer junto ao STJ. Afirmou também que não recorrerá a outros mecanismos jurídicos para reverter a decisão além do recurso já citado. Em paralelo ao recurso para devolver ao peemedebista, segue no STJ, o recurso que discute a competência da Justiça estadual para aceitar a denúncia do Ministério Público sobre a operação Fundo do Poço. Caso o STJ decida que o julgamento para aceitar ou não a denúncia deve ser feito em esfera federal, todas as decisões da Justiça estadual seriam anuladas, inclusive o afastamento do deputado. Nessa hipótese, o tribunal

em Brasília não precisaria julgar o recurso que seria encaminhado pelo advogado para o retorno de Titon à Assembleia. Durante a leitura de seu parecer, o relator José Trindade dos Santos revelou que o Ministério Público Federal (MPF) já apresentou análise do ministro Rogério Cruz, do STJ, que impede a aceitação de denúncia da operação Fundo do Poço pelo TJ/SC. O magistrado informou que o parecer é pela cassação da liminar, ou seja, contra o habeas corpus.

Bens bloqueados A 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital concedeu o bloqueio dos bens do deputado Romildo Titon (PMDB) e de outros acusados de participarem das fraudes em obras de poços artesianos investigados pela Operação Fundo do Poço. O juiz atendeu um pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) feito por meio de uma ação de improbidade administrativa ajuizada no último dia 26 de março. A liminar foi atendida no último dia 11 pelo juiz Luiz Antônio Zanini Fornerolli, mas foi publicado apenas na terça-feira, na véspera da sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Com informações do Diário Catarinense

Educação no

Trânsito Por Dhiêmis Metz Pinheiro, presidente do Comutran

Definitivamente não há como não chegarmos a esta conclusão! As motocicletas são os veículos campeões em utilizar os espaços nobres de estacionamento no perímetro central do nosso município. Um local que abriga até quatro veículos do tipo automóvel, fica desse jeito como podemos observar na foto, e olha que tem estacionamento exclusivo para motosa pelo menos 30 metros de distância deste local.

Divulgação

Indiana e a fumaça

Divulgação

TJ/SC mantém Titon afastado da presidência da Assembleia


4

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Notícias da câmara Fotos Com o discurso de “falar menos e mostrar mais”, o vereador Ricardo Damásio apresentou algumas fotos na sessão de quinta-feira (10), onde registrou a realidade da reforma do Ginásio Osni Jacomel, com arquibancadas quebradas, contrapiso rachado, traves enferrujadas, banheiro cheio de entulhos, além de fotos de estradas em péssimas condições e casas contempladas pelo programa de reformas, com obras incompletas e mau feitas. O objetivo do vereador era sensibilizar sobre alguns erros da administração, que quando a oposição apon-

Regionalização do Hospital

ta algum fato, não são apenas falácias ou demagogia como muitas vezes são consideradas pela situação. A sessão esquentou, com embates entre situação atuando na defesa do prefeito e a oposição. Quanto ao ginásio, os vereadores de situação alegaram que o ginásio ainda está em processo de reformas, mas foi aberto para a utilização da população. Irineu Armando Osório, o Piratuba Jr., chegou a ser expulso da sessão. Os vereadores Ricardo Damásio e Adavilson Telles se solidarizaram com o fato e também se retiraram da sessão.

A Câmara de Abdon Batista enviou ofício aos vereadores de Campos Novos solicitando a cooperação e a soma de esforços dos municípios da Amplasc para a regionalização do Hospital Dr. José Athanásio, através de pedidos formais ao governo do Estado para ampliação de verbas destinadas, com objetivo de atender com qualidade a população dos sete municípios que tem o hospital como referência mais próxima.

As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) compareceram em peso na sessão de terça-feira (15), como forma de pressionar o governo municipal para que cumpra a portaria nº 314 de 28 de Fevereiro de 2014 do Ministério da Saúde, onde institui o salário de R$ 1.014,00 para a categoria. Segundo as agentes, os recursos são enviados pelo governo federal e não são repassados na totalidade pela prefeitura. As agentes em Campos Novos recebem um salário mínino e um auxílio alimentação de R$ 30 e não recebem o dissídio salarial dos servidores públicos, onde foi fixado um reajuste de 7,3% em 2014, apenas a atualização do salário mínimo em janeiro. No programa da administração municipal veiculado pela Rádio Cultura, o prefeito adiantou que vai criar um plano de cargo e salários e admitiu que está faltando com a categoria. Mas

Folha Independente

Agentes de Saúde

Agentes compareceram em peso no Plenário Domingos Rigo na terça-feira a preocupação das agentes se agrava, porque não sabem quando e quanto vão receber o reajuste. As profissionais querem o cumprimento da norma da atenção básica, onde estabelece como responsabilidade do Ministério da Saúde, a garantia de recursos financeiros para compor o financiamento do pro-

grama ESF e reivindicam o pagamento de atrasados desde a vigência da portaria. As agentes também relataram que tiveram que assinar documentos comprovando que receberam uniformes no ano passado, sendo que não receberam nenhuma peça em 2013. A última vez que receberam uniformes foi em 2011.

Pelo Mundo Polônia lança moeda com rosto de João Paulo II

Ocupação de hotéis para Copa abaixo do esperado

Google admite que analisa e-mails de usuários

O Banco Central da Polônia lançou na terça-feira (15) uma moeda especial com o rosto do Papa João Paulo II, nascido no país. O Papa João Paulo II, morto em 2005, vai se tornar oficialmente um santo da Igreja Católica, segundo anunciou o Vaticano, em um dos processos de canonização mais rápidos da história. A canonização acontecerá oito anos após sua morte. Para muitos católicos, entretanto, o processo foi demorado – durante seu funeral, após quase 27 anos de pontificado, a multidão reunida no Vaticano gritou “santo súbito”. O caminho rumo à santidade tem várias etapas: a primeira é ser proclamado venerável servo de Deus, a segunda, beato, e a terceira, santo. O papa será canonizado pelo atual pontífice, o Papa Francisco, em cerimônia no dia 27 de abril no Vaticano. Centenas de pessoas fizeram filas em frente à sede do Banco Central polonês em Varsóvia para o lançamento da moeda, equivalente a 50 centavos de euro.

As empresas de transporte aéreo subiram os preços das passagens e a rede hoteleira jogou para o alto a expectativa de ocupação durante a Copa do Mundo no Brasil. Com as tarifas nas alturas, passageiros e turistas se retraíram e a demanda não foi como o esperado. Agora, as cifras começam a se reacomodar e algumas operadoras de turismo já falam em 30% de desconto nos pacotes durante os jogos. De acordo com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), 48% das unidades previstas para o período da Copa do Mundo nas cidades-sede já estão vendidos. A associação reúne as 25 principais redes de hotéis no Brasil. O Rio de Janeiro, que tem um parque hoteleiro considerado pequeno para o grande fluxo turístico — são 19 mil apartamentos — tem a maior taxa de ocupação entre as cidades-sede, com 92% dos leitos vendidos. São Paulo, por exemplo, é o oposto. A cidade, que tem a maior oferta do país, ainda tem 59% das vagas disponíveis.

Google atualizou seus termos de serviço na segunda-feira (14), informando os usuários que os e-mails que chegam e saem de sua caixa de mensagens são automaticamente analisados por um software para criar anúncios específicos para eles. As revisões descrevem de forma mais explícita a maneira com a qual o software faz uma varredura de e-mails, uma prática controversa que tem sido alvo de disputas judiciais. No mês passado, um juiz norte-americano decidiu não combinar diversos processos que acusavam o Google de violação de direitos de privacidade de centenas de milhões de e-mails de usuários em uma única ação coletiva. Usuários do Gmail acusaram a companhia de violação de privacidade e de ignorar leis ao analisar suas mensagens para finalidades publicitárias. O Google argumentou que os usuários implicitamente consentiram com essa prática, reconhecendo que esta era parte do processo de entrega de e-mails.


5

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Entrevista

“O Real ficou pela metade” Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República Em 1993, o Brasil vivia um momento conturbado. Itamar Franco tinha assumido a Presidência após o impeachment de Fernando Collor de Mello. A inflação estava acima de 2000% ao ano. Foi nesse cenário que o sociólogo Fernando Henrique Cardoso assumiu o Ministério da Fazenda. Convocou economistas como Persio Arida, Gustavo Franco, Edmar Bacha e Pedro Malan para implantar o Plano Real. Enquanto parte da equipe via no cenário crítico um empecilho ao sucesso do trabalho, Fernando Henrique enxergou uma oportunidade. “Só conseguimos fazer algo inovador porque a situação era difícil e o governo e o Congresso estavam enfraquecidos”, diz. Hoje, guardadas as proporções, Fernando Henrique vê o cenário como uma chance para o próximo presidente retomar a agenda de reformas, interrompida nos últimos anos. Na entrevista a seguir, produzida pela revista Exame, ele fala das dificuldades na elaboração do Real e dos problemas do Brasil de hoje.

O Brasil está condenado a conviver com problemas como inflação e juros acima da média mundial, gasto público elevado e protecionismo? Não. Chegamos quase ao ponto de nos livrar de tudo isso. A própria presidente Dilma Rousseff conseguiu baixar os juros. É uma pena que tenha arrebentado as contas públicas. Não precisava ser assim, com tanto subsídio e gasto inútil. Agora o Brasil precisaria se abrir. Isso já ocorreu. Nos anos 90, setores como o têxtil sofreram com a abertura. Houve mudança de patamar tecnológico na indústria automobilística. Com isso, muitos produtores de autopeças fecharam. Mas o emprego aumentou. A Vale do Rio Doce, privatizada, empregou mais. A telefonia cresceu. A mudança é dura, alguns perdem. Mas é preciso entender que, em termos absolutos, muitos mais ganham.

Que questão o presidente que entrar em 2015 deveria enfrentar primeiro? Meu ponto: é preciso analisar o momento. Nos últimos anos, houve uma tremenda aceleração do consumo, mas o investimento ficou deficiente. É necessário reencontrar o equilíbrio. Precisamos, sobretudo, retomar a confiança. O que é o rebaixamento da avaliação de risco da dívida do Brasil? É perda de confiança. Para reconquistá-la, teremos de abrir o jogo com o mercado, dizer o que será feito e fazê-lo sem truques. Havia muita gente contrária ao Plano Real durante sua elaboração? No Congresso, o PT, o PSB e o PDT eram contra. Até no PSDB havia quem tivesse medo de defender o plano. Muitos parlamentares só votaram a favor porque o governo pressionou. Se depois de eu morrer meus diários da Presidência forem publicados, eles vão mostrar que eu não fazia outra coisa a não ser forçar o Congresso a entrar no eixo das reformas. O que faltou fazer? A reforma da Previdência. Tentamos mudar a idade mínima da aposentadoria, mas perdemos. Inventamos um remendo, que foi o fator previdenciário. Mas é óbvio que os déficits continuam. A reforma tributária foi outra coisa que não conseguimos fazer. Entendendo-se o Real como um programa para colocar o Brasil no caminho do crescimento sustentável, ficamos pela metade. Perdemos a oportunidade. E será preciso trabalhar na reforma política. Nosso sistema de partidos não se conecta com a sociedade. E a população brasileira não confia no Congresso. Muitos dizem que o Brasil precisa de um líder forte. O senhor concorda? Qualquer país precisa de líderes. Mas no Brasil eles são ainda mais necessários do que nos países mais organizados, que podem funcionar mesmo sem grandes lideranças. Mas é importante lembrar: a situação cria

Hoje, quem liga a televisão só vê notícias sobre o governo. O povo nem conhece a oposição.

o líder. Só fui presidente porque se criou uma oportunidade. Estamos chegando a um momento em que há um mal-estar generalizado abrindo espaço para o surgimento de uma nova liderança. Há alguém na oposição capaz disso? É cedo para saber. Hoje, quem liga a televisão só vê notícias sobre o governo. O povo nem conhece a oposição. Mas Aécio Neves e Eduardo Campos ganharam as eleições para governador em seus estados, Minas Gerais e Pernambuco. Alguma coisa eles souberam fazer para chegar ao povo. Um deles vai se sair melhor do que o outro na campanha. Espero que seja o Aécio. Quais temas serão decisivos nas próximas eleições? Principalmente o debate sobre a qualidade dos serviços de saúde, educação, segurança. E ética. Mas é preciso falar de corrupção de um jeito que chame a atenção do povo. Dá para mostrar quanta coisa deixou de ser feita por causa dos desvios de dinheiro. Outra questão importante é o salário. Teremos de falar da carestia — não da inflação, um conceito mais abstrato. Hoje, a vida no Brasil está muito cara.

O senhor concorda que o Brasil virou um país de classe média? Isso é ilusório. Houve aumento real no poder de consumo, mas não viramos um país de classe média. O Brasil quer virar classe média. Quer melhor educação, quer mais cultura. Não tem ainda consciência clara disso. Mas quer. O enigma é como se passa da quantidade para a qualidade. E tem outra coisa que começa a ser visível: para consumir, a população está se endividando. O que falta para o Brasil se tornar um país desenvolvido? Em países europeus, como Espanha ou França, a educação, o transporte e a saúde são melhores. O governo brasileiro não é capaz de entregar serviços de qualidade. Outro ponto: nossa renda é muito concentrada. Nos últimos anos, o rendimento dos mais pobres cresceu, mas ao mesmo tempo a acumulação dos mais ricos também aumentou. No Brasil falta senso de justiça. Não há noção de lei, de respeito, de igualdade. O povo sente isso. Uma vez pediram sugestões para um slogan de campanha. Não entendo de marketing, mas disse para transformar o “Yes, we can”, do presidente americano Barack Obama, em “Yes, we care”. O brasileiro está precisando de atenção.


6

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Empreendedorismo na veia

O mundo precisa de novas ideias Em Campos Novos os jovens estão se envolvendo e colaborando para o crescimento econômico da cidade, mas, ainda é preciso reinventar maneiras de fazer negócios

O empreendedorismo é um fenômeno que vem crescendo e, sem dúvidas, é fundamental para o aumento econômico do Brasil e do mundo, e, principalmente para o desenvolvimento local ou regional. Cada nova empresa bem-sucedida significa mais postos de trabalho, aumento da renda e fomentação de um ciclo virtuoso que aumenta a circulação de capital, enriquecendo o país financeiramente e culturalmente. Mas quais são as verdadeiras características de um empreendedor? Comprometimento, busca de oportunidades, estabelecimento de metas, entre outras ações que tornam sua empresa diferenciada no mercado competitivo, são algumas das características necessárias para empreender. Um conjunto de iniciativas e

características que da um estímulo especial no desenvolvimento do potencial pessoal, tornando o fator inerente às conquistas futuras. As boas ideias e a união também são fatores essenciais para o crescimento como um todo. Os jovens empreendedores precisam entrar no mercado de trabalho e reinventar maneiras de fazer negócios. A matéria de capa da última edição da Folha focou o plano de viabilidade para implantação de uma incubadora no município de Campos Novos, na oportunidade, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Márcio Jorge Azevedo, afirmou que o papel do governo local é propiciar condições para a implantação de empresas recém-nascidas ou “start-ups”, como também são conhecidas. Na opinião do secretário um dos desafios, será o fomento de novas ideias e projetos para que as empresas possam surgir. A incubadora poderá receber empresas que estão apenas no imaginário de uma grande ideia, bem como atender grandes empresas que queiram desenvolver um produto. Então? O mundo precisa de novas ideias, é preci-

so ir além, superar desafios, correr riscos e inovar, busque na essência, o espírito empreendedor para ser colaborador do desenvolvimento, pessoal e coletivo. É importante lembrar que alguns jovens já estão se envolvendo e colaborando para o crescimento econômico da cidade. Um grande exemplo é o Núcleo de Jovens Empreendedores de Campos Novos (Acircan Jovem) da Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (Acircan), que faz parte do Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) ligado a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). “Com pouco tempo de atividade já foram responsáveis por grandes projetos, formando lideranças que hoje ocupam cargos estratégicos na Acircan e no Cejesc, sendo reconhecido pelo poder de inspirar os jovens empreendedores da região”, relatou a presidente do Cejesc, Liandra Nazário, referindo-se aos jovens empreendedores de Campos Novos. Em reuniões quinzenais eles debatem ideias que visam o fortalecimento, o crescimento e desenvolvimento das empresas.

Criado em maio de 2011, o Núcleo realiza reuniões de planejamento anualmente. Entre as atuações, são destaques: Sessão de Negócios, estratégia empresarial do Sebrae em parceria com a Acircan; Feirão do Imposto, bandeira iniciada em Santa Catarina e adotada em todo o Brasil; Missões Empresariais e a participação nas Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs), realizadas mensalmente pelo Cejesc em diversas regiões do estado. Outras ações para 2014 já estão programadas, como por exemplo, reunião na próxima semana (24) com o Poder Público de Campos Novos para fomentar negócios; apresentação do Núcleo para as empresas, em busca de novos integrantes; participação na Semana do Empreendedor, no mês de outubro e cases com empresários da cidade para adquirir experiências. Com grandes propósitos que incentivam

Divulgação

Acircan Jovem

O Núcleo Acircan Jovem é formado por pessoas com o mesmo ideal, unidos, buscam fazer o diferencial e colaborar com o desenvolvimento da cidade. e orienta o associativismo, o Núcleo é formado por empresários e gestores de empresas, pessoas que progridem e

vibram com os resultados, conquistando seu espaço e colaborando com o desenvolvimento regional.

Cejesc comemora 15 anos O Cejesc é o maior movimento jovem empreendedor do Brasil, com mais de 50 núcleos dividido em 11 regionais, somando o envolvimento de mais de 25 mil empresas, isso significa o envolvimento direto de mais de 1250 jovens empreendedores que se dedicam voluntariamente para fazer a diferença. Criado em 1999, na próxima semana, o Cejesc comemora os15 anos de fomento ao empreendedorismo. “Importantes projetos e ações foram desenvolvidas nestes 15 anos de história, vários foram

os jovens empreendedores que passaram por nosso movimento e que hoje se destacam no cenário empresarial e político do estado”, disse a presidente do Cejesc, completando que o Conselho é um movimento sólido e comprometido. Como forma de reconhecimento, o Cejesc receberá, na próxima quinta-feira (24), homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em uma sessão plenária. “Além disso, realizaremos às 20h do mesmo dia um evento comemorativo aos 15

anos de nossa história, aliando homenagens e um talk show com todos os ex-presidentes do Cejesc, finalizando com o oferecimento de um coquetel aos presentes para que possamos ampliar ainda mais nosso relacionamento. Será um evento marcante em nossa história diante das várias presenças confirmadas, como presidentes de Associações Empresariais, autoridade políticas e presidentes de movimentos de jovens empreendedores de outros estados”, finalizou Liandra Nazário.


7

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Controle Populacional

Inicia em maio campanha de esterilização de cães Ações estão sendo coordenadas pela Secretaria de Agricultura de Campos Novos

A Secretaria de Agricultura inicia em maio, campanha de esterilização de cães, machos e fêmeas visando controlar a superpopulação da espécie canina, que muitas vezes resultam em abandono nas ruas, maus-tratos e proliferação de doenças – problemas bem conhecidos da população camponovense. Preocupada com essa realidade, é que a administração municipal instituiu a campanha de controle populacional das espécies felinas e caninas, como política de saúde pública e bem estar animal. O projeto precisou de análise e aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). A médica veterinária da prefeitura, Maria Angélica Soares, explica que além de manter a distribuição gratuita de vacinas

anticoncepcionais para cachorras e gatas, serviço já realizado pela municipalidade, a campanha contará com a realização de 10 castrações cirúrgicas em fêmeas da espécie canina por mês, priorizando animais de rua e de proprietários de baixa renda, além de mutirões para castração química de machos. Para as castrações cirúrgicas, a Clínica Veterinária Aconchego dos Bichos firmou convênio com a prefeitura, após participar de processo licitatório. Poderão participar do programa, animais de rua, desde que terceiros se responsabilizem pelo acompanhamento pós-cirúrgico. Segundo Angélica, a Secretaria de Agricultura está recebendo uma demanda elevada de proprietários de animais interessados na castração cirúrgica de fêmeas, e que as cotas para os meses de maio e junho já estão preenchidas. Para participar do programa, os proprietários devem se inscrever na Secretaria de Agricultura, levando comprovante de renda que não pode exceder um

salário mínimo e meio por família e comprovante de residência, RG e CPF. Quanto a estratégia de esterilização química de machos, serão realizados mutirões nos centros comunitários dos bairros, onde a médica veterinária da prefeitura fará o procedimento e a aplicação de microchip, como método de identificação eletrônica dos animais. O início das castrações químicas devem iniciar na segunda quinzena de maio e o cronograma deve ser divulgado dentro dos próximos dias. A expectativa é castrar 100 machos em cada mutirão. Para esse procedimento, não é necessário inscrição, podendo ser realizado em machos a partir de seis meses de vida. Segundo a veterinária, a única restrição é a realização do procedimento em cães braquicefálicos, conhecido como animais de focinho achatado, como os cães da raça Shitzu e o Pug. O projeto também contemplará palestras voltadas às escolas, sobre posse responsável animal.

Reivindicação

Reajuste salarial dos servidores municipais será de 7,3% Além do ganho salarial, auxílio alimentação passará de R$ 170 para R$ 200

*Título da modalidade incentivo emitido pela Icatu Capitalização S/A, CNPJ/MF nº 74.267.170/0001-73, Processo SUSEP nº 15414.900130/2013-82. A aprovação deste título pela SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua aquisição, representando, exclusivamente, sua adequação às normas em vigor. Serviço de Informação ao Cidadão SUSEP: 0800 021 84 84 (dias úteis, das 9h30 às 17h) ou www.susep.gov.br. Ouvidoria Icatu Seguros: 0800 286 0047. Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar os seus recursos. Promoção válida durante o período de 20/01 a 31/07/2014, para os associados das cooperativas de crédito participantes. Consulte o regulamento completo da promoção em sorteemcamposicredi.com.br ou nas cooperativas de crédito participantes. Produtos e serviços sujeitos à disponibilidade na sua cooperativa de crédito. Para informações sobre produtos e serviços e condições de contratação, dirija-se a uma de nossas unidades de atendimento. Prêmios pagos em moeda corrente nacional e líquidos de impostos. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

O reajuste salarial dos servidores públicos de Campos Novos e das respectivas autarquias e fundações será de 7,3% em 2014. Além do reajuste salarial, os servidores terão 17% de reajuste no vale alimentação, passando de R$ 170 para R$ 200. O dissídio salarial foi acordado coletivamente entre a prefeitura e

o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campos Novos (Sindicampos) na quinta-feira (10). A Câmara aprovou o projeto de lei na sessão da última quinta-feira (16) e deve ser aplicado sobre o salário de abril, data base da categoria. O Sindicato apresentou proposta inicial de reajuste ao governo municipal de 10,25% e elevação do auxílio alimentação para R$ 200. Embora o percentual salarial não atingiu o patamar solicitado pelo Sindicampos, o presidente Ivo Arnildo Moreira ressaltou que o ganho real foi de 1,38%, superior ao do ano passado, onde o reajus-

te foi de 8%, no entanto, o ganho real foi de 0,78%. “Tentamos de todas as formas lutar pelos 10,25%. Entendemos que os servidores merecem mais do que isso, mas chegamos no limite das negociações em 7,3%, além do reajuste de 17% do auxílio alimentação, que ficou dentro do que pedimos. Não é o aumento que pretendíamos, mas o prefeito é que tem que administrar, nosso papel é reivindicar. Vamos trabalhar para que no ano que vem o ganho seja maior”, destaca o sindicalista. A prefeitura conta com 1254 servidores públicos.

INVISTA

E Concorra a

RS

30 mil ea

RS

por semana

250 mil

no FInal da promoção. R$ 200

em depósitos a prazo

ou

R$ 300 em poupança

=

2

números da sorte

Confira outros produtos e formas de acumular números em sorteemcamposicredi.com.br


8

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Menos burocracia

Escolas da SDR Campos Novos irão receber R$ 83 mil através do Cpesc Cartão será utilizado em despesas emergenciais e pequenos reparos de valor máximo de gasto por item de R$ 400

O governo do Estado lançou oficialmente na segunda-feira (14), em Florianópolis, o Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina (CPESC), ferramenta que dará mais autonomia administrativa e financeira para gestores públicos executarem despesas emergenciais, além de ampliar o controle de gastos com adiantamentos. A Secretaria de Estado da Educação é a primeira a aderir ao projeto e o objetivo é ampliar o serviço para as outras pastas do Executivo e para outros órgãos do governo. Em toda Santa Catarina os 1.100 diretores dos estabelecimentos de ensino da rede estadual receberão o cartão. Juntas, as 16 unidades de ensino que compõem a Secretaria Regional de Campos Novos irão receber R$ 83 mil que devem ser destinados a pequenos reparos e despesas emergenciais. Os valores, que variam de R$ 3 a 8 mil nas unidades da SDR Campos Novos, serão repassados a cada unidade de acordo com o número de alunos. Os repasses acontecem em duas parcelas, sendo o primeira no dia 24 de abril e a outra em agosto. Exclusivo para débitos,

o cartão possui um valor máximo de gasto por item de R$ 400. De acordo com a gerente de educação da SDR Campos Novos, um dos objetivos do cartão é gerar rapidez no atendimento das necessidades das escolas e com isso evitar a descontinuidade dos serviços públicos por falta de material de consumo ou de serviços. “Através do cartão os gestores escolares terão condições de corrigir problemas como uma goteira, a quebra de uma maçaneta, a manutenção de um ar-condicionado no momento em que isso acontece, resolvendo o problema e não deixando que ele se prolongue”, acrescentou Patrícia.

Segundo o secretário de desenvolvimento regional de Campos Novos, Vilibaldo Erich Schmid, o uso do cartão torna mais ágil a resolução de muitas pendências que existem nas escolas que precisam estar dentro da melhor condição de atendimento diariamente. “Através do cartão, os pequenos reparos serão sanados de forma prática e simples, não dependendo de processos burocráticos e nem tampouco gerando demora para a comunidades escolar”, finalizou o secretário. Os cartões das unidades escolares da 8ª Regional serão entregue aos diretores no próximo dia 23, na SDR Campos Novos, as 16h30.

distribuição Neste ano, os limites de crédito seguem os seguintes critérios:

Escolas com até 100 alunos → R$ 2 mil/ano. Escolas com 101 a 150 alunos → R$ 3 mil/ano. Escolas com 151 a 200 alunos → R$ 4 mil/ano. Escolas com 201 a 300 alunos → R$ 5 mil/ano. Escolas com 301 a 400 alunos → R$ 6 mil/ano. Escolas com 401 a 500 alunos → R$ 7 mil/ano. Escolas acima de 501 alunos → R$ 8 mil/ano.

Formação

em vigor

Lei dificulta fechamento de escolas do campo Todo dia, em média, oito escolas da zona rural são fechadas no Brasil. Nos últimos dez anos, o campo perdeu 32,5 mil unidades de ensino, segundo levantamento feito com base em dados do Censo Escolar. Só em 2013, 3.296 escolas desse tipo foram fechadas no país. Hoje, há 70,8 mil escolas em zonas rurais, ante as 103,3 mil existentes em 2003. Para reverter esse quadro, foi sancionada a Lei 12.960, que deve dificultar o fechamento das escolas rurais e também das unidades indígenas e quilombolas. A lei trás a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino – como os conselhos municipais de educação, além de que, a Secretaria de Educação do estado deverá justificar a necessidade de encerramento das atividades da escola. Em geral, prefeituras e estados alegam custos de manutenção e problemas de estrutura para fechar escolas. Em alguns casos, o fechamento é acompanhado de uma “nucleação”, ou seja, várias escolas menores são unidas em uma só “escola-polo”. Em outros, o vazio de escolas no campo e as longas distâncias até as escolas-polo obrigam alunos a se deslocar diariamente até a cidade.

Curso de Desenvolvimento Regional tem início no Estado Dos 162 selecionados, 18 são da 8ª regional, quadro composto por estudantes de Abdon Batista, Vargem, Campos Novos e Monte Carlo

Teve início no último sábado (12), o curso de extensão em Desenvolvimento Regional que integra o Programa de Desenvolvimento Regional (Proesde), do Governo do Estado. A aula inaugural teve a presença dos secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lúcia Gomes Vieira Dellagnelo, e foi transmitida por webconferência para todas as regiões do Estado onde o programa é realizado com a parceria de instituições comunitárias de ensino superior, como a Unoesc. Na Unoesc, são 162 acadêmicos participantes, provenientes de 65 municípios

que integram as regiões das SDRs de Campos Novos, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Joaçaba, Maravilha, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. Dos 162 selecionados, 18 são da 8ª regional, quadro composto por estudantes de Abdon Batista, Vargem, Campos Novos e Monte Carlo. As aula inaugural ocorreu na Unoesc – Campos Novos. O curso é gratuito e se estenderá até dezembro deste ano, com aulas aos sábados, totalizando 200 horas aulas. Abordará conteúdos como desenvolvimento e economia regional, ambientes e recursos naturais, gestão social, empreendedorismo, cultura e educação, estratégias para geração de emprego e renda, planejamento estratégico participativo, captação de recursos e gestão de projetos de desenvolvimento. O objetivo do programa é contextualizar a atuação profissional levando

em conta o desenvolvimento regional sustentável e formar profissionais capazes de contribuir para essa finalidade. Durante o período de realização do Curso de Desenvolvimento Regional, os participantes receberão uma bolsa de 70% do valor da mensalidade da graduação em que estão matriculados, até o limite de dois salários mínimos. A seleção dos estudantes foi feita por meio de sorteios, realizados em três etapas para priorizar a destinação de duas vagas para cada município e acadêmicos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas. Conforme previa o edital, como não houve inscrições de alunos residentes em alguns dos municípios que compõem a região abrangida pelo curso de extensão, foram selecionados mais de dois estudantes de outras cidades.


9

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Atletismo

Danieli da Silva é 5º lugar nos 1500 metros em São Paulo Por cinco segundos, atleta não conseguiu índice para representar o Brasil na seletiva sul americana dos Jogos Olímpicos da Juventude

A quinta edição do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Juvenis Interclubes reuniu 611 atletas entre 16 e 19 anos no último final de semana em São Bernardo do Campo (SP). A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), organizadora do evento, recebeu a inscrição de 91 clubes, representando 16 estados de todas as regiões do País, além do Distrito Federal. Inscritos pela equipe da União Catarinense de Atletismo (UCA) de São José, os atletas de Campos Novos, Danieli da Silva e Davi Dzesigaleski participaram da competição.

Danieli, com 16 anos, conquistou o 5º lugar na final da corrida 1500 metros, brigando de igual pra igual com atletas de até 19 anos. Por apenas quatro segundos, a atleta não conseguiu índice para representar o Brasil na seletiva sul americana dos Jogos Olímpicos da Juventude, na Colômbia em maio, competição que reunirá o 1º e 2º lugar de cada prova do ranking brasileiro de atletas nascidos em 97 e 98, no período de 1º de agosto de 2013 a 27 de abril de 2014. O resultado obtido no final de semana, também agregou no record pessoal da atleta, onde Danieli subiu para o 1º lugar no ranking brasileiro na categoria menores pista

1500 metros, posição que se manter, garante a vaga para o Mundial de Juvenis em 2015 na China. Em São Bernardo, Davi Dzesigaleski passou pela prova de qualificação no salto em distância, com a 13ª marca dentre os competidores, resultado que não garantiu sua participação na final do campeonato. O atleta melhorou 40 cm na sua marca pessoal, conseguindo o 14º lugar no ranking brasileiro de atletismo menor (até 17 anos). Sua próxima competição acontece em 29 de maio no Campeonato Juvenil em Concórdia, categoria até 19 anos e um Campeonato Estadual que pode lhe render classificação para o Brasileiro.

Taça 104,9 FM

Valendo o título de campeão municipal, as equipes do Pinheiro e da Copercampos entraram em campo no último domingo (13) determinadas a colocarem seu nome de vez na história dos grandes times de Campos Novos. Ao Pinheiro apenas a vitória interessava durante os 90 minutos para provocar as penalidades máximas por que perdeu a primeira partida da final por dois a um. Para a Copercampos, o empate já bastava para levantar o tão sonhado troféu de campeão, mas não foi fácil para a equipe durante os 90 minutos tamanha pressão sofrida pelo Pinheiro. O Pinheiro vinha de quatro títulos consecutivos conquistados todos de forma invicta e para piorar, jogava em casa e contava com a força de sua torcida,

O secretário de esportes Odair Machado de Quadros respondeu matéria publicada na edição passada da Folha Independente sobre os atletas de Campos Novos que representam outra cidade no atletismo. Ele ressaltou o trabalho realizado pelas escolinhas que tem objetivo primordial de formar cidadãos por meio das práticas esportivas. Sobre a atleta Danieli da Silva, que se revelou um fenômeno nas pistas de atletismo, competindo a nível internacional e contratada pelo clube de atletismo da cidade de São José (SC), Odair disse estar feliz com o resultado da atleta, fruto do trabalho da escolinha de atletismo, desenvolvida pelos treinadores Eliton Zanoni e Clóvis Lucas Ferreira da Silva. Sobre a atleta estar representando outra cidade, o secretário falou que a Secretaria de Esportes e Lazer não pode patrocinar para competir profissionalmente, já que não possui status de Fundação de Esportes e o dinheiro orçado para a pasta mantém os projetos das escolinhas em modalidades diversas, atendendo mais de mil crianças.

“A Danieli é um fenômeno e não conseguimos segurar a atleta, mas também não estamos deixando de amparar. Conseguimos um trabalho para ela, bancamos os treinos no município e as participações em corridas de rua dentro do estado. Continuamos incentivando para que ela seja uma cidadã camponovense satisfeita, nosso objetivo é que ela cresça ainda mais em clubes de renome, e quem sabe dispute uma Olimpíada. Acredito que estamos fazendo nossa parte, já que revelamos este talento dentro do projeto de atletismo e ela está num caminho brilhante. Nós temos um orçamento para atender mais de mil crianças entre as diversas modalidades esportivas, só que para atender os atletas revelados, teríamos que comprometer o andamento dos projetos de formação de base”, disse Odair, completando que o compromisso de patrocinar a atleta não é só do poder público, mas também do setor privado.

Jogos da terceira idade

Copercampos é campeã do Campeonato Municipal de Futebol Empate em zero a zero contra a equipe do Pinheiro garantiu o título de 2014

Palavra do secretário

mas no final, após o apito do arbitro a partida terminou zero a zero, sagrando a Copercampos a grande campeã de 2014. Após o encerramento da partida foi realizada a entrega da premiação para todas as equipes participantes e na sequência, os troféus aos grandes campeões. A classificação final do campeonato foi a seguinte: 1º lugar – Copercampos; 2º lugar - Pinheiro F.C; 3º lugar - Pertille Transportes; 4º lugar – Coocam. O campeonato também premiou a melhor torcida, título que ficou com a Pneucar; o melhor goleiro, Carlão do Pinheiro e o artilheiro, Fabinho da Coocam. Participaram também as equipes da Pneucar, Fotoart Digital/ Marcosport, Adepan Panificadora, Coaccer, Iguaçu Celulose Papel, que conquistaram troféu de participação. O campeonato é realizado há cinco anos em parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Rádio Comunitária 104,9 FM de Campos Novos.

SDR e Amplasc reeditam parceria para a etapa regional do 7º JASTI Campos Novos vai sediar a etapa regional dos 7º Jogos da Terceira Idade de Santa Catarina no dia 29

A 8ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e a Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (Amplasc) realizam no dia 29 de abril, a etapa regional dos 7º Jogos da Terceira Idade de Santa Catarina (JASTI). O evento acontece a partir das 7h, na sede da Copercampos. Neste ano de 2014, assim como aconteceu no ano passado, a etapa regional do evento acontece em parceria entre as duas instituições, pois promoviam eventos similares, e a unificação permitiu a soma de forças para melhorar ainda mais o evento destinado aos idosos. A fase regional contará com a participação de sete dos oito municípios que compõem a SDR Campos Novos: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos,

Monte Carlo, Vargem e Zortéa, totalizando 190 atletas idosos, todos com mais de 60 anos, que disputarão as modalidades de canastra, dominó, truco e bocha, nos naipes masculino e feminino, bolão no naipe masculino e ainda, dança de salão. Os classificados em 1º lugar na fase regional, nos naipes masculino e feminino de todas as categorias serão os representantes da SDR Campos Novos no Estadual, que está marcado para os dias 12 a 17 de maio em Canoinhas. Na tarde de quinta-feira (10), os representantes dos municípios se reuniram na sede da Amplasc, para a realização do Congresso Técnico. Segundo a integradora de esportes da SDR, Clarice Luvison, a finalidade do evento é estimular a participação dos idosos em atividades esportivas e recreativas, visando ampliar a qualidade de vida, além de manter a mente ativa, troca de experiências, novas amizades e um melhor convívio social.


Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Horóscopo

Cultura

Fundação Cultural planeja a programação do II Flicam

O Festival Literário e Cultural Camponovense (Flicam), considerado um marco para o Meio Oeste, como iniciativa de interiorizar grandes eventos culturais que acontecem somente em grandes centros, já começa a ser organizado em sua segunda edição. O Ministério da Cultura aprovou o projeto via Lei de Incentivo a Cultura, conhecida como Lei Rouanet e será custeado através de captação de recursos de até R$ 180 mil, sem comprometer o orçamento do município. A Fundação Cultural Camponovense já iniciou a busca por patrocínios junto às empresas da região, que poderão deduzir o valor dos impostos. De acordo com a superintendente da Fundação Cultural, Eliamar Antunes Mayer, a Lia, esta segunda edição, já programada para acontecer de 03 a 07 de setembro, privilegiará várias expressões das artes como dança, cinema, teatro, música, mas sempre com foco na literatura. A superintendente esteve em Joinville na se-

Divulgação

Festival será realizado de 03 a 07 de setembro e organização articula para trazer autores renomados para os cinco dias de programação cultural

Edição vai privilegiar várias expressões das artes como dança, cinema, teatro, música, mas sempre com foco na literatura. mana passada visitando a maior festa literária de Santa Catarina, com objetivo de articular contatos e parcerias com autores e livreiros, à convite do Instituto de Educação e Cultura de Joinville, que novamente será parceiro na organização do evento camponovense. As visitas em feiras nacionais, com objetivo de trazer novas ideias para o Flicam também estão programadas pela superintendente, como a Flip no Rio de Janeiro em julho. A organização pretende trazer e já articula a presença de renomados autores, como as atrizes e escritoras Maitê Proença, Claudia

Áries

21/03 a 20/04

Chegamos agora ao momento da lua cheia, que é o ápice do atual ciclo e que é também um eclipse, caracterizando um intenso desafio entre a individualidade ariana e os seus relacionamentos e parcerias.

Alencar e Elisa Lucinda, bem como autores do gabarito de Pedro Bandeira, Marina Colossanti, Paula Pimenta, Marta Medeiros, Rolando Boldrim, Cristovão Tezza e Moacir Pereira, visando a integração e interação dos autores com o público que além de comprar o livro, querem ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente. De acordo com Lia, os desafios de organizar o festival reside principalmente na logística para trazer artistas e escritores de renome. “Pretendíamos trazer Leonardo Boff, mas ele negou porque precisará se deslocar de carro até Campos Novos e sentimos essa dificuldade ao contatar outros autores”, explicou. Segundo a superintendente, está praticamente confirmada para a abertura do Festival, a presença da atriz, poetisa, jornalista e cantora, Elisa Lucinda. Compondo a programação do Festival, Lia confirmou a realização do II Celeiro da Poesia e o III Festival de Bandas, além de encontros com escritores, palestras, exposição de nove livreiros e a presença de um cartunista. A Fundação também pretende trazer uma palestra sobre carreira profissional, voltada aos vestibulandos. “Estamos caprichando para levar à população uma programação cultural ainda mais inovadora do que a edição passada, que agrade todos os públicos, sempre com objetivo de promover a leitura”, destaca a superintendente.

agenda 22 04

20 04

Tirinha

21/04 a 20/05

Este é um momento muito intenso de grandes desafios aos taurinos que devem perceber o que deve ser finalizado e eliminado de sua vida, como velhas pautas de comportamento emocional.

Gêmeos

21/05 a 20/06

O momento atual é de renovação e revolução na vida dos geminianos e se caracteriza por uma fase de conscientização de mudanças necessárias no seu comportamento emocional, na vida amorosa e em relação a amigos.

Câncer

21/06 a 20/07

A semana é de lua crescente que ocorrerá em seu signo, representando um momento de progresso e de crescimento aos cancerianos na vida pessoal e profissional. O desafio está justamente em conciliar as demandas pessoais e aquelas ligadas à carreira e aos relacionamentos.

Leão

21/07 a 22/08

Semana desafiadora, no momento mais intenso do mês de abril, em que temos a lua cheia, e que caracteriza o desafio de dialogar com mais temperança, harmonia e equilíbrio, chegando a um denominador comum entre você e as pessoas com quem convive, leonino.

Virgem

23/08 a 22/09

Harmonizar os seus valores com os valores e demandas de seus relacionamentos é a questão ativada nesta semana, em que teremos a lua cheia, com a ocorrência também de um eclipse, um símbolo clássico na astrologia de um momento de mudanças de velhos padrões.

Libra

23/09 a 22/10

Esta semana teremos a lua cheia que ocorrerá em seu signo, caracterizando também um eclipse, num dos momentos mais intensos e poderosos de 2014, e que revela grandes desafios em seus relacionamentos, como também no desenvolvimento de suas iniciativas e individualidade.

Do dia 22 de abril até 09 de maio acontece a campanha nacional de vacinação contra gripe. O sábado (26) será o dia de mobilização e os postos de Saúde Central (PAM), Bairro Senhor Bom Jesus e do Bairro Aparecida, estarão abertos para a vacinação das 8h às 17h, fechando ao meio dia.

No domingo de Páscoa, a Lake Club apresenta show nacional com Márcio e Marcos e Rubens Daniel. Para quem optar pelo transporte coletivo, a Trans Maran vai disponibilizar van a partir das 21h até meia noite. A saída será da Praça Lauro Muller.

Touro

Livro

A Fenda Branca

Jaclyn Moriarty (romance)

07 05

A Associação Empresarial Rural Comercial Camponovense (Acircan), promoverá no dia 7 de maio, uma palestra aberta a toda comunidade empresarial. O foco do encontro será o cenário da legislação fiscal.

Uma fenda é o elo que une o mundo real e o reino onde as Cores têm vida própria: algumas são perigosas e até podem atacar. Madeleine e Elliot, cada um em um lado, iniciam uma curiosa correspondência que irá revelar uma saída para um universo paralelo onde tudo é possível, especialmente a magia.

Escorpião 23/10 a 21/11

Esta semana teremos uma lua cheia poderosa que incide sobre esta questão da necessidade de eliminar essas pautas de comportamento que atrapalham o seu desenvolvimento emocional e espiritual nas relações. E deve também prestar atenção à saúde, escorpiano.

Sagitário 22/11 a 21/12

O ciclo atual é de uma intensa renovação emocional nos sagitarianos, que percebem agora claramente os padrões de comportamento afetivo que devem ser modificados. É um momento que ressalta novidades e mudanças importantes, com reflexo sobre o amor e a amizade.

Capricórnio 22/12 a 20/01

O momento atual representa uma intensa renovação na vida familiar e doméstica dos capricornianos. Mas nesta semana de lua cheia haverá a necessidade de promover mudanças também nas relações e parcerias vinculadas à carreira.

Filme

Nosso lar

Wagner de Assis (Drama)

Ao despertar no mundo espiritual, um homem comum passa por uma grande transformação que o leva a uma bela e mística cidade.

Aquário

21/01 a 19/02

Nesta semana estaremos sob a energia da lua cheia, que é também um eclipse. Eclipses são momentos astrológicos que caracterizam processos de mudança onde deixamos para trás uma velha realidade e velhos padrões de comportamento.

Peixes

20/02 a 20/03

Semana de lua cheia que sinaliza o ápice do ciclo atual, que está representado neste intenso e transformador mês de abril. É o momento de se conscientizar de como você tem utilizado seus potenciais, talentos e recursos.


11

Reprodução

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

De tirar o ao estilo dos anos 70 ao famoso Fedora , o chapéu transita entre vários estilos como boho e punk, com toques do elegante ou despojado. Aposte em saias longas e blusas mais largas para um visual sério e misterioso. Ou se preferir, use com short jeans e cropped para criar um look divertido e jovem. Inspire-se nessas ideias e dê um up no visual.

Chapéu Coloque isso na sua cabeça.

Páscoa Reprodução

Foi-se o tempo em que o chapéu era usado apenas na praia ou para proteger o rosto do sol e do frio. Em diversos tipos e tamanhos, o acessório é o queridinho dos fashionistas de plantão e vai bem para qualquer ocasião. Não importa o tempo e o lugar, o chapéu é a escolha perfeita para um look trendy. Do floppy hat de aba grande e curva bem

Reprodução

chapéu

Quem nunca se sentiu culpada depois do domingo de Páscoa que atire a primeira pedra! O feriado é o verdadeiro vilão de todas as dietas, e os quilinhos extras sempre pedem a conta no final do mês. Mas, calma porque existem várias soluções deliciosas para você. Entre as muitas opções de ovos de chocolate, esqueça o ao leite ou aquele outro

light?

recheado. Aposte nos ovos sem açúcar e 70% cacau, que não vão te fazer brigar com a balança. Outra ótima opção é a alfarroba, que tem o gosto bem semelhante ao cacau e além de ser bem menos calórica, tem muito mais fibras. Ficou com água na boca? Nós também! E lembre-se: a Páscoa pode ser mais light.


12

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

SOCIAL Folha Independente

Visita

rma de No sábado (12), uma tu esa Bruno colaboradores da empr E Campos Industrial, esteve na UH te da UHE, Novos. Volnei Delfes, gerenque tiveram

Sextaneja

Tanabalada

recepcionou os visitantes cer mais sobre o oportunidade de conhe an, responsável pela funcionamento da Enerc ção e operação da administração, manuten do mundo do tipo em quarta maior barrag de concreto. enrocamento com face

e Camila Caregnatto usa Thiago Moro de So r Heitor, prestigiaram Cesa buki na Sextaneja do Ka ril. E ab Bar do dia 11 de

de Esquenta ontem (17) foi dia cio da Festa iní o r, Ba no Kabuki Club, evento de Páscoa da Lake domingo que acontece neste festa com sa es a (20). Não perc atração nacional.

Feira do livro Lia Mayer, superintendente da Fundação Cultural Camponovense, com Sueli Brandão, organizadora da Feira do Livro de Joinville, durante a 11ª Feira do Livro, evento cultural que aconteceu em Joinville entre os dias 04 e 13 de abril.

#diversão

Divulgação

Na segunda-feira, dia 14 de abril, a princesinha da foto, Luiza Bebber Gomes, completou seu primeiro ano de vida. A comemoração com os amiguinhos e a família foi no sábado, em uma festa digna das alegrias transmitida às pessoas ao seu redor. Muitas bênçãos para a linda família!

Divulgação

Neizi Fotografias

Parabéns

As amigas: Aline Parenti, Jheniffher Ghisi e Suelen Caetano, no domingo passado (13), em passeio no Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, em Penha (SC). Elas anteciparam as comemorações do aniversário de Jheniffer, que completa mais um ano de vida amanhã, dia 19 de abril.


13

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

preservativo

para Campos Novos

Pesquisa revela que jovens brasileiros não se cuidam

Quase 40% das mulheres entre 14 e 25 anos de idade não usam ou quase nunca usam preservativo em suas relações sexuais. Entre os homens de mesma idade, um em cada três declarou não usar o contraceptivo ou usá-lo pouco. Os números foram divulgados no IIº Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (II Lenad), elaborado pela Universidade Federal de São Paulo, que analisou o comportamento de 1.742 pessoas com idade entre 14 e 25 anos. O levantamento apontou que quase um terço das mulheres com idade entre 14 e 20 anos engravidou pelo menos uma vez. O índice de aborto neste grupo etário, seja ele provocado ou natural, alcançou 12%, ou seja, uma em cada dez jovens abortou. Entre os homens menores de 20 anos, cerca de 2% declararam ser pai. “Temos aí um problema de saúde pública

que não está sendo discutido”, disse Clarice Madruga, uma das coordenadoras do levantamento. Segundo ela, a pesquisa demonstra que a juventude assume muitos comportamentos de risco. “A juventude é um período de maior vulnerabilidade”, observa. “O cérebro não está completamente formado, então, as pessoas se expõem mais e têm menos controle de impulso”, disse ela. Outro dado que surpreendeu foi o alto índice de jovens sedentários. 79% dos entrevistados não praticam atividade física frequentemente e 57% sequer fazem exercícios leves, como jogar futebol ou pedalar eventualmente. Os pesquisadores também verificaram comportamento de risco relacionado a álcool e drogas. Três em cada dez homens admitiram ter dirigido alcoolizados pelo menos uma vez no último ano. O comportamento é menos frequente entre as mulheres, 4% do total. No entanto, uma em cada quatro foi passageira em veículo em que o motorista estava alcoolizado. O levantamento

Entrega do veículo foi no sábado

Divulgação

Maioria dos entrevistados ignora o preservativo nas relações, bebe em excesso e é sedentário

Deputado Ismael dos Santos viabiliza ambulância

Quase 40% das mulheres entre 14 e 25 anos não usam preservativo. apontou também que os jovens começam a beber pouco antes dos 15 anos, ou seja, três anos antes da idade permitida para o consumo de álcool. A ingestão é alta entre os menores: um em cada quatro menores de 18 anos declarou consumir álcool. Considerando todos os entrevistados, metade declarou beber álcool e um terço disse tomar semanalmente.

A Secretaria de Saúde de Campos Novos recebeu uma ambulância na manhã de sábado (12). O veículo equipado é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado estadual Ismael dos Santos, no valor de R$120 mil, viabilizada pelo governo do Estado. A aquisição foi reivindicada pelo Pastor João Ribeiro, da Igreja Assembleia de Deus. A entrega ocorreu em frente à Prefeitura e contou com a presença do Prefeito Nelson Cruz, do vice Jairo, do Secretário de Saúde Nelson de Paula. O novo veículo deve estar a disposição para os trabalhos na área da saúde nos próximos dias.

O novo veículo deve estar a disposição para os trabalhos na área da saúde nos próximos dias.

“Com essa doação, o município vai ficar muito bem servido. Nós temos uma ambulância, e essa vem somar ao atendimento, porque temos uma demanda grande de pacientes que precisam ser transportados para grandes centros”, disse o secretário, Nelson de Paula. De acordo com o deputado Ismael, o veículo vem trazer uma melhor qualidade a saúde pública. “Que Campos Novos se torne uma terra frutífera para atender bem e melhor o povo da região”, completou.


14

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Publicação Legal

Palestra

Valdir Bündchen faz palestra em Campos Novos

“Como construir resultados a partir das pessoas”. Este foi o tema da palestra realizada na noite de terça-feira (15) no Clube Aqua Camponovense, com Valdir Bündchen. A realização foi da CDL, Acircam e Unoesc, com apoio da prefeitura e reuniu em torno de 150 pessoas. Valdir Bündchen é sociólogo, pós-graduado em marketing e com ampla experiência em administração e desenvolvimento sustentável. É pai de seis filhas, entre elas, a top model Gisele Bündchen. Em entrevista à Antonia Claudete Martins, da Rádio Cultura, Valdir Bündchen afirma que num momento de tantas mudanças de comportamento e diante dos avanços da tecnologia, é preciso manter parcerias e canalizar esforços para os resultados almejados. “Construir resultados tem que vir junto com ideia do equilíbrio. São as pessoas que constroem resultados a partir do conhecimento, então tudo de-

Folha Independente

Sociólogo e pai da modelo Bündchen falou sobre o tema “Como construir resultados a partir das pessoas”

ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DO CONDOMÍNIO BAIA DE SÃO FRANCISCO VILA SÃO FRANCISCO - ENCRUZILHADA CAMPOS NOVOS - SC CNPJ 08.542.673/0001-85

Palestra com Valdir Bündchen reuniu cerca de 150 pessoas. pende das pessoas. Venho abordar essa questão, de como construir grandes alianças e parcerias, já que a fragmentação do conhecimento em partes nos trouxe uma era de especialidades”, disse o sociólogo. Em suas palestras, o sociólogo não fala apenas a garotas que querem ser modelos, mas às pessoas, de modo geral, aplicando seu “es-

tudo de perfil para planejamento estratégico”. A intenção é deixar dicas e auxiliar na busca do reconhecimento de aptidões e desenvolvimento de qualidades necessárias para ingressar na carreira. Valdir Bündchen afirma também que a capacidade de adaptação às mudanças é um grande passo no alcance de resultados a partir das pessoas.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Nº 06 O Presidente da Associação dos Proprietários do Condomínio Baia de São Francisco, CLADISON SCOLARO, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 8º do Estatuto Social, convoca os senhores associados para Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 12 de maio de 2014, no Quiosque da Associação Atlética Copercampos, ás 19hs, com a presença de no mínimo 10 (dez) associados, com a seguinte ordem do dia: 1º - Apresentação e aprovação das contas da gestão 2º - Renovação de no mínimo 2/3(dois terços) dos membros da Diretoria 3º - Renovação de no mínimo 2/3(dois terços) dos membros do Conselho Fiscal 4º - Outros assuntos de interesse da Associação OBS: 1ª - Para efeito de cálculo de quórum, o número de associados é de 73 2ª - As chapas para concorrerem aos cargos descritos nos itens 2º e 3º do presente Edital, deverão ser entregues ao Secretário até ás 18,00 horas do dia 09 (nove) de maio de 2014, sito á Rua Expedicionário João Batista Almeida 837, Campos Novos (SC). Campos Novos(SC), 11 de abril de 2014


15

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

saúde

Desde 17 de fevereiro a UBSC e os ESFs atendem em novo horário e população se manifesta contra a medida

Por Francieli Parenti Há dois meses, a Secretaria da Saúde implantou um novo horário de atendimento na Unidade Básica de Saúde Central (UBSC), antigo PAM: das 7h às 11h30 e das 13h às 16h30, encerrando o atendimento contínuo das 7h da manhã às 7h da noite, com os funcionários cumprindo jornada de 6h em dois turnos, manhã e tarde. Os postos nos bairros, os chamados Estratégia de Saúde da Família (ESF) também adotaram o novo horário. Quem precisa de atendimento médico urgente depois das 16h30, tem que procurar o Hospital Dr. José Athanásio. Outros atendimentos realizados na Unidade, como agendamento de viagens para tratamento fora do domicílio, vacinas e liberação de exames precisam ser feitos dentro desses horários. O secretário de saúde, Nelson de Paula, explicou que a medida foi adotada com base em um levantamento e constatou-se que a maior demanda por atendimentos acontecia dentro deste período proposto, após a farmácia passar a funcionar em novo endereço, sendo retirada de dentro da UBSC para um prédio alugado no centro da cidade. “Com a mudança da farmácia, poucas pessoas procuravam a saúde após às 16h30. O maior fluxo é quando os médicos estão na unidade, até às 11h e até às 16h30 e infelizmente, é difícil concentrar profissionais depois desses horários, isso foge do controle da municipalidade”, disse o secretário. Outra razão, diz respeito ao que o secretário chama de “otimização do serviço”, onde em vez dos funcionários estarem divididos em dois turnos distintos, eles concentram todos nas oito horas diárias, evitando novas contratações. Mas o que a população está achando dessa mudança? Segundo o secretário, até agora, nunca recebeu uma reclamação sobre a redução do horário de funcionamento. A repor-

tagem acompanhou a rotina na UBSC na terça-feira (15), à convite do vereador Irineu Armando Osório Júnior, o Piratuba Júnior. O vereador recebeu inúmeras queixas da população, principalmente dos trabalhadores que necessitam de atendimento após o meio dia e após às 18h. Assim como Piratuba Jr., outros vereadores também receberam reclamações, como foi citado diversas vezes em sessões da Câmara de Vereadores nos últimos dias. Muitos desavisados chegaram após o meio dia e deram com as portas fechadas, como o seu Domingos Pinto da Comunidade São Francisco. “Eu não sabia desse novo horário, vou ter que esperar. O PAM sempre funcionou ao meio dia, tinha que ter atendimento neste horário”, disse o trabalhador rural. Outras pessoas do interior, que estavam aguardando a abertura às 13h, levaram lanches enquanto esperavam para conseguir uma ficha para consulta. Questionados sobre o que achavam do novo horário, todos reprovaram,

por unanimidade. “Acho que não vai chover hoje?”, preocupou-se uma moradora do interior, que preferiu não se identificar, sabendo que iria se atrasar para realizar as atividades no sítio. Alguns trabalhadores também chegaram neste horário e desistiram de esperar, na iminência de se atrasarem para suas atividades profissionais. A redução de horário não é único problema enfrentado pela população. Os usuários também reclamaram de esperar do lado de fora do prédio. “E quando chover, esfriar, como vai ficar? Não é o prefeito que vai ter que ficar aqui na fila”, disse uma moradora do centro da cidade, reclamando da falta de acolhimento na atenção básica. Alguns também reclamaram da quantidade insuficientes de fichas distribuídas na UBSC, onde muitos não obtém êxito na parte da manhã e precisam retornar à tarde. O secretário de saúde falou que toldos estão sendo licitados para implantação na Unidade de Saúde Central e em todos os ESFs para acomodar a população.

Folha Independente

População reprova novo horário de atendimento da atenção básica

Campos Novos tem redução no horário de atendimento da UBSC.

Bairro Aparecida Desde a administração de Vilibando Schmidt, o posto do bairro Aparecida funciona em horário especial, das 18h às 22h, com propósito de atender especialmente os trabalhadores. No entanto, a população se concentra muitas vezes antes das 16h30 para conseguir uma consulta, restando poucas para a população que trabalha, público alvo do programa. A reportagem também ouviu os usuários daquela unidade e as reclamações são muitas. “O bairro Aparecida é o bairro mais populoso de Campos Novos, 30% dos habitantes moram aqui e pedimos que o Prefeito dê mais atenção para essa população. Não se diminui o horário da saúde, mas se amplia”, destaca o vereador Piratuba Jr.

Questões ligadas a infraestrutura do local foram alvo de reclamações. No posto foi construída uma rampa de acesso com inclinação irregular, o que tem gerado desconforto na população e o único bebedouro da unidade está quebrado. A população também reclamou da dificuldade de conseguir consulta com a pediatra, são poucas fichas disponíveis e a profissional atende crianças de até três anos e também, sobre os idosos que não tem prioridade no atendimento e ficam na espera comum. O intervalo para o atendimento noturno, das 16h30 às 18h, também foi questionado pela população, já que precisam esperar do lado de fora. “O que me deixa indignado é que fazem propaganda dizendo que está

tudo 100%. Pra que ir na rádio mentir para a população?”, disse o morador Delbar Santos. Sobre a construção de nova rampa, Nelson de Paula destacou que uma licitação foi aberta, mas nenhuma empresa compareceu no certame e que a mesma vai ser lançada novamente dentro dos próximos dias. Sobre o atendimento da pediatra, Nelson disse que foi uma decisão conjunta com a profissional e que crianças acima de três anos são encaminhadas ao clinico geral e caso necessitem, o profissional pode encaminhar a pediatra. Todos os dias, até 10 crianças são atendidas pela pediatra no posto do Bairro Aparecida divididos pelos bairros próximos ao posto, como Integração, Boa Vista e Jardim Bela Vista.

Quanto os atendimentos, todos os pacientes passam por uma pré-consulta, onde a técnica de enfermagem realiza a classificação por prioridade, como gestantes, idosos e urgências. Segundo Nelson de Paula, o agendamento para idosos foi implantado, mas esse mesmo público faltava nas consultas e o serviço foi cancelado. O grande gargalo da saúde camponovense, e não é diferente em cidades de pequeno porte, é a dificuldade de encontrar médicos, pois muitos se concentram em grandes centros, de acordo com Nelson de Paula. “Problemas na saúde existem em qualquer cidade, nunca vamos contentar todo mundo, mas estamos empenhados em melhorar”, finaliza o secretário.


16

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Associação

Aprosoja Santa Catarina é fundada em Campos Novos Sojicultores de 20 municípios do estado de Santa Catarina estiveram reunidos na última quinta-feira (10), na Associação Atlética Copercampos, para a realização da Assembleia de Fundação da Associação de Produtores de Soja de Santa Catarina (Aprosoja/SC). O evento contou com a participação de 120 produtores, que na oportunidade puderam discutir e aprovar o projeto de estatuto social e também eleger a primeira diretoria, que ficará no comando da entidade até fevereiro de 2015. A pós este período será realizada eleição dos novos membros. De acordo com o diretor presidente da Copercampos e presidente eleito da Aprosoja/SC Luiz Carlos Chiocca, a criação da Aprosoja é o início para o desenvolvimento de um trabalho de união em prol da valorização e fortalecimento da agricultura no estado. “Através da criação da Aprosoja em Santa Catarina, todos nós produtores rurais, estaremos mais organizados e participativos nas decisões e na busca por soluções de assuntos ligados a cultura da soja. Esta organização também serve como um elo de comunicação entre os sojicultores de outros estados do país”, ressaltou Chiocca. Há vinte dias, a Aprosoja Brasil visitou os produtores de Santa Catarina para mostrar as vantagens de se fundar a Associação no estado. Durante o encontro o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, frisou a importância do fortalecimento do entidade para trabalhar as demandas do setor no Congresso Nacional. “A Aprosoja deu apoio decisivo para a estruturação e organização da Frente Parlamentar da Agropecuária, a FPA, que resultou no trabalho de discussão e aprovação no Congresso Nacional do Novo Código Florestal”, contou Fabrício.

A Diretoria da Aprosoja/SC Diretor presidente: Luiz Carlos Chiocca (Campos Novos)

2º Diretor administrativo: Paulo Sergio Manfroi (Campos Novos)

Diretor vice-presidentes: João Carlos Di Domenico (Campos Novos)

Diretor financeiro: Brahian Kastl Popinhak (Curitibanos)

Diretor vice-presidente regional (Planalto Norte): Susana Cassias Herbst Viana (Mafra)

2º Diretor financeiro: Nei Remi Rigo (Campos Novos)

Diretor vice-presidente regional (Oeste): Leonir Luiz Barreta (Abelardo Luz) Diretor vice-presidente regional (Alto Vale): Ralf José (Agrolândia) Diretor vice-presidente Regional (Planalto Sul): Antônio Zanette Neto (Campo Belo do Sul)

Conselheiros fiscais efetivos: Alex Fernando Manfroi (Lages), Jean Carlos Dogenski (Vargem) e João Francisco Demeneck (Brunópolis)

Coocam

Conselheiros fiscais suplentes: Darci Cavalheiro Júnior (Faxinal dos Guedes), José Vilmar Voguel (Abelardo Luz) e Laercio Zanchetta (Campos Novos).

Foco na qualidade de sementes

Diretor administrativo: Tânia Maria Manfroi Cassiano (Campos Novos) Divulgação

Com a entrada de Santa Catarina, a Aprosoja está presente a partir de agora em 12 estados brasileiros

Diretoria da Aprosoja/SC ficará no comando da entidade até fevereiro de 2015.

Aprosoja Brasil A Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja. Seu objetivo central é unir a classe, valorizando-a. A sede da Aprosoja Brasil é situada em Brasília, mas a entidade mantém canal de

comunicação aberto com os sojicultores brasileiros através das entidades estaduais dos produtores de soja a ela associadas dos principais estados produtores de soja do país. Com a entrada de Santa Catarina, a Aprosoja está presente a partir de agora em 12 estados brasileiros.

Coocam realizou treinamento para associados

Com o intuito de fazer com que todo o processo de produção de sementes tenha excelência e assim garanta a qualidade, pureza e vigor da semente oferecida, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) promoveu na terça-feira (15), um treinamento destinado aos associados que tem áreas produtivas cadastradas como produtoras de sementes de soja, milho, feijão, trigo e aveia. Com a palestra do engenheiro agrônomo Dr. Evandro Servieri, da Fundação Pró Sementes, de Passo Fundo (RS), os produtores ganharam orientações de como garantir a qualidade e produtividade da semente, lá mesmo, no ambiente da propriedade. Evandro ressaltou ainda, que a conversa que teve com os produtores visa unir a teoria com as práticas do dia-a-dia, no sentido de garantir que a semente apresentada na próxima safra seja sempre a melhor possível, sadia e livre de

patógenos. De acordo com o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento, todo o processo de qualificação da semente começa no seu plantio, no ano anterior, e depende de manejo certeiro, condições adequadas e recomendações específicas para manter a qualidade física, fisiológica e sanitária da semente. O encontrou tratou ainda das novas regras de produção de sementes na Cooperativa, que vão nortear os trabalhos de 2014 e fez a distribuição de bonificação das sementes entre os produtores. Atualmente a Coocam produz em média 150 mil sacas de semente ao ano, que são comercializadas nas mais diversas regiões de Santa Catarina além dos estados de Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. “Tratamos a produção de sementes como um negócio sério dentro da Cooperativa, e por isso monitoramos toda a produção no campo de nossos cooperados no sentido de oferecer o mais alto potencial produtivo”, explicou o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico.


17

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Piscicultura

Piscicultores comercializam peixes em feira livre

Nesta Semana Santa, os municípios de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul Cerro Negro e Lages, realizaram a feira do peixe vivo, comercializando parte da produção do projeto Piscicultura de Água Doce, que recebe patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia, BAESA e Instituto Votorantim, além de contar com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e do Ministério da Pesca e Agricultura. As feiras livres aconteceram entre os dias 14 e 16 de abril, conforme a programação de cada município, e oferecerá à população espécies diversificadas de peixes do projeto de Piscicultura de Água Doce. Em abril foi iniciada a despesca nos 30 açudes dos cinco municípios participantes do projeto – Abdon Batista, Campos Novos, Campos Belo do Sul, Capão Alto e Cerro Negro. A estimativa mínima da produtividade é de 75 toneladas

Divulgação

Os piscicultores da região participam do projeto Piscicultura de Água Doce, que recebe patrocínio da Enercan

Peixes do projeto Piscicultura de Água Doce foram comercializados esta semana. de peixe, sendo previsto 2,5 mil quilos por produtor. Para garantir essa boa produção, equipes técnicas das instituições parceiras, realizam constantemente ações relacionadas às revitalizações dos açudes, capacitações dos produtores, distribuição de alevinos e auxílio na

venda da produção, como é o caso da feira livre. A realização destas feiras tem como objetivo estimular o consumo de peixes e proporcionar uma alternativa de alimentação mais saudável à população, além de agregar na economia local realizando o desenvolvimento sustentável.

Serviço

Acircan faz pré-lançamento de nova solução empresarial

Na manhã de terça-feira (15), aconteceu o Bom Dia de Bons Negócios direcionado ao Núcleo de Contabilistas de Campos Novos, para apresentação da nova solução empresarial da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que será ofertada pela Associação Empresarial Rural Comercial Camponovense (Acircan), o XML Empresarial. O evento foi aberto pelo presidente da Acircan, Luiz Angelo Fornara, que reforçou a preocupação da entidade em buscar soluções que venham ao encontro das necessidade dos empresários. “Temos buscado soluções que contribuam e facilitem o dia a dia dos nossos associados. Esta nova solução auxilia a gestão das empresas e será extremamente útil aos nossos associados, cumprindo uma lacuna que surge com a nova legislação”, completou. O XML Empresarial foi apresentado aos contabilistas por Valmor Mayer - consultor empresarial da Facisc e Sergio Kollet, coordenador comercial da Facisc, que salientou as mudanças

Divulgação

O serviço foi projetado para agilizar a emissão e consulta de notas fiscais, atendendo a nova legislação fiscal

Reunião de pré-lançamento do XML empresarial, desenvolvido pela Facisc. nas leis e as responsabilidades que agora os empresários tem no que diz respeito às notas ficais. “A impressão da nota não tem mais validade. Em seu lugar, deve ser guardado por cinco anos o arquivo XML, gerado a partir da emissão da NFe. Agora, é obrigatório guardar todos os arquivos XML de Nfe, inclusive das Nfe emitidas contra a empresa além de ser necessário validar a autenticidade dos arquivos XML recebidos”, reforçou Sérgio Kollet. A Acircan promoverá no dia 7 de maio, uma palestra aberta a toda comunidade empresarial, abordando o atual cenário da legislação fiscal neste aspecto e na oportu-

nidade trará maiores informações sobre a solução apresentando o XML Empresarial a todos os empresários.

Conheça o serviço XML Empresarial é a solução criada para organizar, rastrear e armazenar os arquivos XML das notas fiscais eletrônicas. O serviço foi projetado para agilizar a emissão e consulta de notas fiscais, atendendo todas as exigências da nova legislação. Usando o XML Empresarial é possível armazenar todos os arquivos obrigatórios de forma segura e prática.

CONVITE CAEP da Capela Divino Espirito Santo, da Comunidade Núcleo Rio Doce, convida para a Festa em Honra ao Padroeiro, no Salão Paroquial da Matriz, Lebon Régis, dia 11 de maio. Haverá Procissão, Missa, Cavalgada, Caminhada, almoço e tarde dançante. Tradicional Jantar Italiano dia 15 de maio, com Nando Show, no Clube Anos Dourados, em Campos Novos. Participe da tradicional Festa Em Honra São José, Comunidade São José Operário, Bairro Aparecida, Será dia 08 junho.


18

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

Publicação Legal


19

Sexta-feira, 18 de abril de 2014

vitrine

Atlhetyc Center Academia

investe em modernidade e inovação

A academia que já é referência no estado de Santa Catarina, traz equipamentos de última geração, espaços diferenciados para oferecer além de exercícios físicos, ambientes de beleza e bem-estar

Atlhetyc Center Academia está com novas instalações para proporcionar aos alunos o prazer de realizar atividade física. O intuito das melhorias oferecidas é proporcionar um local diferenciado e com inúmeras opções, desde a localização privilegiada, espaço amplo, equipamentos com alta tecnologia e modalidades que se adaptem ao gosto do cliente. As maiores novidades do segmento com referência no cenário estadual e nacional estão disponíveis na nova estrutura da Atlhetic Center. Entre as aulas que têm atraído os alunos para a academia estão: Bike indoor, GAP, Zumba fitness, Treinamento funcional, Avaliação física e Academia. Além de todos os serviços oferecidos, as parcerias com profissionais e empresas que atendem no mesmo prédio, também são diferenciais da Atlhetic Center Academia. “Através dos parceiros da Atlhetic, temos aulas de pilates com Equilíbrium Estúdio, aulas de artes marciais com Arte Team, loja fitness com Pérola Negra e salão de beleza com Vip Estúdio, tudo muito próximo de nossos alunos, facilitando a correria diária da vida moderna”, explica Ana Karla Proprietária da Academia. Para os alunos que precisam sair da academia e ir para o trabalho ou em outros compromissos, há também a possibilidade de usar os banheiros com duchas e secadores de cabelos. “Essa é outra novidade que oferecemos aos

Todos os profissionais da equipe da Atlhetic Center são especializados na área em que atuam.

A localização da Academia tem vista privilegiada para o centro de Campos Novos.

Bike Indoor é uma das atividades mais procuradas na Atlhetic. alunos que podem sair da academia, prontos para outros compromissos”, disse Ana Karla. No mercado há oito anos a Atlhetyc Center Academia está comprometida com seus clientes, trabalhando com profissionais qualificados. Para conhecer mais sobre cada modalidade você pode participar de uma aula experimental e escolher seu

treino conforme os inúmeros pacotes oferecidos. Em Campos Novos, a Atlhetic Center Academia está localizada na Rua Coronel Farrapo 2ª e 3ª andar, em cima da Padaria Bom Bocado. Para acompanhar os trabalhos da Atlhetic e saber das novidades acesse www.atlhetyccenter.com.br ou na fanpage facebook.com/atlhetyc

As aulas de Zumba fitness cria um ambiente de festa e o ritmo motivam os alunos a praticar o esporte.

Crescimento No início quando abriu às portas da matriz da Atlhetic em Campos Novos, o desejo do Proprietário Fernando Carvalho era realizar o sonho de ter seu próprio negócio, na área que mais gostava. Recémformado no curso de Educação Física, em 2005, em busca de seus objetivos inaugurou a Atlhetic Center em Campos Novos. Mas sua vontade de crescer era além, então em 2011, abriu sua 1ª filial da academia em Lages. Nessa mesma

época Fernando sentiu a dificuldade de encontrar equipamentos para reestruturar suas academias. Foi então buscar mais conhecimento e em seguida abriu mais uma empresa, a Store Fitness Equipment que hoje tem exclusividade de uma fábrica do exterior para venda em todo o Brasil. Vendas dos aparelhos pelo site: www.storefitness.com. br. Para conhecer os equipamentos acesse facebook.com/www. storefitness.com.br

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do aluno. Fotos Folha Independente


Sexta-feira, 18 de abril de 2014

FIAT Bravo

VENHA PARA A LOJA! Consulte as ofertas em: carbonifiat.com.br carboniseminovos.com.br Ou ligue: 3541-6800

Faça revisões em seu veículo regularmente.

Novo Palio Fire 2014


Folha Independente Nº 34