Page 10

Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Horóscopo

Prêmio

Camponovense Ubirajara Rosar é finalista de prêmio literário Bira faz parte do grupo de 15 finalistas do concorrido Prêmio SESC de Crônicas Rubem Braga

Há pouco mais de um ano, o camponovense Ubirajara Rosar, o Bira, dialoga com o leitor através das crônicas em jornal semanal de Joaçaba, o Nascente Universitário. Com histórias do cotidiano, do dia a dia, o ex-servidor da Celesc de Joaçaba, cidade que reside há 27 anos, conquistou, “sem pretensões”, como afirmou, a final de um dos mais concorridos concursos literários para cronistas do país. Bira faz parte do grupo de 15 finalistas do concorrido Prêmio SESC de Crônicas Rubem Braga, uma iniciativa cultural do Serviço Social do Comércio – Administração Regional no Distrito Federal (SESC/AR/DF), que tem como objetivo incentivar a produção literária de crônicas, revelar novos talentos no cenário literário brasileiro e ampliar o espaço institucional do Sesc na área cultural. As comissões julgadoras foram compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários, indicados pelo SESC.

Divulg

ação

O cronista Ubirajara Rosar, finalista no Prêmio SESC de Crônicas Rubem Braga. É a primeira vez que Bira participa de um prêmio literário. A crônica premiada, “Os três pés de peras”, é uma reminiscência muito pessoal, um quadro de uma infância protegida, cheia de descobertas e rica em calor humano. Situações partilhadas entre pai e filhos de uma experiência forte, embora singela. A crônica

aborda na primeira pessoa uma reflexão sobre o que realmente vale a pena na vida. A solenidade de premiação foi no dia 3 de junho, no SESC Estação 504 Sul em Brasília. Como forma de incentivo a estes artistas, o SESC distribuiu premiações em dinheiro e certificados. Os selecionados dos prêmios literários estarão em coletânea de livros que será lançada em 2014 que serão publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC e do SENAC. O autor viveu toda sua infância em Campos Novos e parte da juventude. Ele tem boas recordações da cidade, assunto que já lhe rendeu algumas crônicas, que em breve a Folha Independente pretende publicar em seu semanário. “Eu amo Campos Novos de todo o coração. Eu sempre dizia para minha mulher que em Campos Novos a gente quase pode tocar nas nuvens. Ela ria. Um dia que estivemos ai, rindo, ela concordou. Sempre que posso volto e visito amigos e familiares. Foi ai que vivi minha infância e é um dos meus temas preferidos, justamente, porque nossa terra é linda. A vida é muito breve, então, nadar, jogar bolica, levantar pandorga, andar de bicicleta são acontecimentos que ficam para a vida toda. Para mim, tudo foi aí”, destaca.

agenda 14 06

14 06

Amanhã, dia 14, acontece jantar de São João. O evento alusivo às comemorações do Padroeiro de Campos Novos está sendo organizado pelo Rotary Club, Casa da Amizade, Rotaract e Interact. Será no Salão Paroquial a partir das 20h. Ingressos R$ 25,00 com os organizadores e na Mecânica Fiorin. Amanhã também acontece a inauguração da Praça Mansur Melquíades Elias, no Bairro Aparecida. A solenidade terá início às 14h. No local academia ao ar livre e espaço para caminhada.

Tirinha

Áries

21/03 a 20/04

Decididamente a sua relação amorosa vai sofrer um pouco nestes dias. Estará ausente de corpo e alma e esse fato não será bem entendido. Procure demonstrar o seu afeto com pequenas atenções, um telefonema ou uma flor ao fim do dia.

Touro

21/04 a 20/05

Será necessária energia suplementar para superar situações um pouco desagradáveis. Não alimente o pensamento de que os outros não gostam de você ou que só se aproximam com segundas intenções. Positive a sua vida.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Alguns acontecimentos desta semana podem trazer-lhe benefícios sem igual à sua atividade profissional. Esteja atento a tudo ao seu redor. Financeiramente poderá viver algum desafogo e dar-se algum mimo.

Câncer

21/06 a 20/07

Aja naturalmente, e utilize a inteligência como principal arma de negociação. Ao notar o bom desenrolar das coisas se sentirá encorajado a prosseguir em frente com novos projetos e iniciativas que tem deixado no esquecimento.

Leão

21/07 a 22/08

Quem não se arrisca não petisca. Quantas vezes você já ouviu isso? Pois parece que não foram suficientes, porque sua alma ainda precisa de um empurrão para tomar a iniciativa e ir em busca do que deseja. Pudores e temores não devem pesar por estes dias, apenas atrevimento.

Virgem

23/08 a 22/09

No plano afetivo, se tenciona terminar uma relação seja diplomático, claro e objetivo. Fale tudo o que vai na alma para não ficar com rancores do passado. Estará especialmente protegido nas decisões que possam vir a ter um papel decisivo na sua vida futura.

Libra

23/09 a 22/10

21 06

25 06

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, dia (21) a partir das 8h30 acontece o II Mutirão de Limpeza do Rio Canoas. A saída das embarcações será na Bolsa Santa Ana, na divisa dos municípios de Campos Novos e Abdon Batista. Com objetivo de integrar a comunidade de Campos Novos, num esforço conjunto e contínuo de atividades públicas e privadas, de 25 a 28 de junho, acontece a XI Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. Na programação eventos científicos, culturais e recreativos.

No plano profissional, a sua forma de atuar perante os seus colegas será duramente criticada e fará exaltar os ânimos. Controle bem os seus impulsos e emoções. A sua conta bancária sofrerá um rude golpe.

Livro

As joias do Rei Pelé Celso de Campos Jr.

Existe apenas um grande rei. Seu reinado é o planeta Terra, é o planeta bola, é o planeta em que somos seus fiéis súditos. Todos fazemos parte de sua família real. E suas riquezas agora podem ser nossas riquezas. Em duas décadas de carreira, Pelé dividiu com os torcedores seu maior tesouro – as obras- primas do esporte que até hoje encantam fãs das mais diversas gerações nos cinco continentes. Mas há um outro conjunto de relíquias.

Filme

MATA MATA

Jens Hoffmann (Documentário)

Este documentário revelador apresenta três jovens jogadores brasileiros em sua luta para chegar ao ápice do estrelato no mundo do futebol.

Escorpião 23/10 a 21/11

A calma não abundará e poderá refletir-se na sua vida amorosa. Analise os sentimentos que nutre pelo seu parceiro, seja honesto consigo próprio e defina aquilo que quer para a sua relação. Não insista naquilo que o incomoda.

Sagitário 22/11 a 21/12

Não dê ouvidos às bocas do mundo. As más-línguas por vezes jogam por terra sentimentos e relacionamentos perfeitos. Se está a iniciar uma relação o melhor será confiar na sua intuição. O tempo ditará que as suas opções foram as mais corretas.

Capricórnio 22/12 a 20/01

Sente-se um pouco debilitado para enfrentar o seu cotidiano de trabalho. O amor ocupa a sua mente e não dá espaço para a dedicação às suas atividades profissionais. Procure um ponto de equilíbrio, não jogue tudo a perder.

Aquário

21/01 a 19/02

Revela poder de sedução muito acentuado e é bem possível que consiga de um momento para o outro o que não tinha conseguido até aqui. Não desista de um sentimento ou relação.

Peixes

20/02 a 20/03

Poderá deparar-se com situações um pouco desagradáveis no âmbito profissional. Ponha em ordem todo o trabalho que possa ter em atraso. As suas economias podem sofrer algum revés em virtude de atitude irrefletidas da sua parte.

Folha Independente Nº42  
Advertisement