Page 1

Poder

Atraso

Julgamento de Titon é adiado pelo Superior Tribunal de Justiça

Página 5

O TEMPO HOJE

Obras na ponte do Ibicuí ainda não iniciaram

Campos Novos (SC), sexta-feira, 04 de abril de 2014

Ano 1 - Nº 32

Página 7

Sol entre nuvens. Não chove.

Min 16° Max 26°

R$ 2,00

Nossa história escrita em uma nova folha

Campos Novos terá Centro de Especialidades Odontológicas referência para a região As obras para a implantação da nova unidade de saúde bucal iniciaram esta semana. Centro deve beneficiar mais de 60 mil habitantes ampliando o acesso da população ao tratamento odontológico especializado gratuito. Página 13

Campos Novos

Público recorde na festa de aniversário do município

Comunidade Invernada dos Negros inicia a colheita da primeira safra de soja

Página 15

Amplasc Página 16

Seis municípios assinam convênio de gestão florestal

Página 14


2

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Da redaçã0

Previsão do tempo HOJE

Quando credibilidade

Sol com algumas nuvens. Não chove.

se tornou exceção

Sol com algumas nuvens. Não chove.

DOMINGO

Sol de manhã. Risco de temporal à tarde e à noite.

Max 29° Min 18°

Max 29° Min 20° Fonte: Climatempo

você fotógrafo

Alguns dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 sopraram aos ouvidos dos donos dos principais grupos de jornal impresso do Brasil como uma aparente sinfonia da salvação. Tanto que O Estado de S. Paulo não perdeu tempo ao lançar editorial sob o definitivo título “O patrimônio da confiança“, para apresentar os números e reafirmar aos seus leitores que ainda é nos grandes jornalões que mora a confiança dos brasileiros. Um ponto final e um suspiro aliviado. Mas para que os números apontem tendências é necessária base de referência anterior ou confronto. Como essa é a primeira pesquisa do gênero e amplitude no país, caberá a segunda opção. O confronto de dados será com o meio internet, uma jovem de 25 anos, que chegou e desestruturou o modelo atual de negócio jornalístico e está mudando as bases de como o jornalismo é feito atualmente no mundo. Não há dúvidas, de acordo com os dados revelados pela pesquisa, de que as notícias divulgadas nos jornais impressos brasileiros desfrutam do posto de maior credibilidade. Mais da metade dos entrevistados (53%) oscilam entre confiar sempre ou muitas vezes no que é publicado pelos jornais. Mas, é importante colocar uma lupa sobre outros dados para entender se há mesmo tanto a ser comemorado. Primeiro a comparação simples entre os dados de confiança de cada meio. Se 53% dizem confiar sempre ou muitas vezes no impresso, que já goza de 300 anos de vida e tempo suficiente para mostrar a que veio, as notícias de blogs e redes sociais que possuem menos de 10% desse tempo em existência, já conquistaram a confiança de quase 1/4 dos entrevistados. Ao arrastar um pouco a lupa na tabela, um dos dados mais inquietantes. Não é tão grande a diferença na quantidade de pessoas que desconfiam tanto das notícias divulgadas pelos jornais impressos (39%), quanto blogs e redes sociais (53%). Em Santa Catarina, por exemplo, mais gente afirmou “confiar poucas vezes” (o que significaria desconfiar na maioria dos casos) nos impressos (45%), do que nas notícias divulgadas por redes sociais (42%). Se o tempo de existência de cada um desses tipos de veículos for mais uma vez levado em consideração, a desconfiança do público no mais velho dos suportes jornalísticos deixa a situação, no mínimo, desconfortável. Melissa Bergonsi, pesquisadora.

A foto foi registrada pelo camponovense Célio João Pires, em Coxilha Rica, zona rural do município de Lages. A imagem mostra o graxaim, que fez pose. “Demais!”, como Célio mesmo descreve.

DESCE

SOBE Moradia

Pré-escola

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) abriu inscrições para a segunda fase do programa de reformas de moradias destinado a famílias carentes. Na primeira fase do Programa Reforma Cidadã foram contempladas 256 famílias de 19 municípios catarinenses. Para esta segunda etapa, a Companhia garantiu a liberação de R$ 3 milhões para beneficiar cerca de 500 famílias, com renda de até dois salários mínimos, de todas as regiões do Estado, abrangendo uma população de aproximadamente duas mil pessoas. O ingresso no Programa é efetuado pelas Prefeituras, que terão até 11 de abril para realizar o cadastramento das famílias. O recurso será destinado exclusivamente à compra de materiais para reforma e ampliação das habitações, e a mão de obra será responsabilidade do beneficiário ou da Prefeitura.

C one xão facebook

Curta a página da Folha Independente. Faça sugestões de conteúdo. Comente.

Endereço

Rua São João Batista, 97, sala 102. Centro, Campos Novos (SC) - Cep: 89.620-000

Telefone

Para cumprir uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a universalização da educação infantil, o Brasil terá de criar um milhão de vagas na pré-escola até o ano de 2016. Os dados são de um levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2012. Os números mostram que, hoje, 20% das crianças com faixa etária de 4 e 5 anos estão fora da escola. Uma mostra de que só a inclusão não é suficiente pode ser observada no próprio levantamento. Dentre todas as regiões, a Nordeste é a que registra o maior porcentual de crianças na pré-escola: 87,5% dos pequenos com 4 e 5 anos estão matriculados. Apesar disso, a região apresenta baixo desempenho na Prova Brasil, que avalia os estudantes do ensino fundamental. O levantamento também mapeou a desigualdade por renda.

facebook.com/folhain

Reportagens

Francieli Parenti | MTB 4513/SC-JP Gisiane Agostini | MTB 4440/SC-JP

Projeto Gráfico e Diagramação Herton Farias | MTB 4198/SC-JP

(49) 3541-2522

Empresa Jornalística Planalto Sul Ltda. ME

Diretora Administrativa Financeiro

CNPJ: 10.478.439/0001-88

Diretora de Conteúdo

IE: 255.771.290

AMANHÃ

Max 26° Min 16°

vira notícia é porque

A opinião expressa em artigos assinados é de responsabilidade de seus autores, não expressando necessariamente a opinião da Folha Independente.

CAMPOS NOVOS

Circulação Campos Novos, Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa. Impresso na Gráfica Tipobel Tiragem 2 mil/semana

Gisiane Agostini | contato@folhaindependente.com.br Francieli Parenti

Assinaturas

| jornalismo@folhaindependente.com.br

assinaturas@folhaindependente.com.br

Jornal filiado ao Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos Novos (CDL/CN) e Associação Empresarial Rural e Cultural de Campos Novos (Acircan).


3

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

OPINIão

Homenagem

Parlamento homenageia Campos Novos pelos 133 anos de emancipação

A ação que leva a mentira é naturalmente não saudável, pois torna prejudicial à vida de todos os envolvidos, desde o sujeito direto que promove a mentira, até as pessoas que o circundam, vítimas do contexto elaborado pelo mentiroso. Entretanto, dentro do contexto referenciado, destaca-se a mentira como um comportamento que se volta, em maior impacto, contra esse próprio sujeito mentiroso, já que o gatilho para o processo está na mentira que se prega contra si mesmo. A mentira não deixa de se atrelar a uma das nossas funções mentais, seguindo a visão da semiologia da Psicopatologia. Somos dotados de juízo, cuja habilidade possibilita a interação com os elementos da realidade, daquilo que é fato verídico, capacitando o ser a avaliá-lo e defini-lo como sendo algo próximo ou distante daquilo que se constrói subjetivamente. A mentira pressupõe falsear a realidade em que se insere em busca da correção de supostos defeitos ou falhas, construindo estruturas imaginárias e de caráter ilusório com a finalidade de, então, alcançar o êxito de modificá-las. Contudo, não se consegue essa alteração permanentemente, pois aquilo que é, é. Pode-se obter situacionalmente, um intervalo em que se amenizam as circunstâncias reais, mas por engodo e não por fato. Ao que mente caba, intensamente, procurar negar e até mesmo anular a realidade a que pertence, desejando, pela alteração dos componentes reais, uma nova forma de viver. Entretanto, o movimento é paradoxal, pois, ao invés de se fazer um enfrentamento com a tentativa de se transformar segmentos indesejados dessa realidade, estabelece-se um mecanismo de luta e fuga cuja única finalidade centra-se em

destruir o que então é substituindo-se por aquilo que se deseja. Ao mentiroso cabe renunciar. Deixa se perder em seu conflito básico (FREUD, 1900) quando seu princípio de realidade torna-se mais forte e poderoso do que seu princípio de prazer. Uma luta travada entre o que se deseja e o que se vive. Omite em si seu atual estágio de evolução, seus ganhos e perdas reais, alimentando-se de tudo aquilo que é, apenas, ilusório. Sim, a mentira faz criar um mundo de encanto onde tudo é belo, pela simples razão de afastar o sujeito da mentira daquilo que realmente vive e o faz ser. Parafraseando Legião Urbana “mentir prá si mesmo é sempre a pior mentira” porque o vitimado reserva seu contato com a realidade, já quem mente, esse vai se afastando gradativamente do que é até um momento futuro, indeterminado, em que volta a se deparar com seu concretismo real. Enfim, a mentira tem prazo de validade. A verdade vem à tona e isso é uma Lei da natureza humana. Vale muito mais apenas lutar para transformar a realidade que se vive do que de maneira nada saudável procurar destruí-la como se então não existisse ou não voltasse a participar da rotina que nos conduz a um caminho de evolução.

Clécio Carlos Gomes é Psicólogo, Psicopatologista e Terapeuta Sexual

O deputado Romildo Titon foi o proponente da homenagem que elencou a programação oficial dos 133 anos de Campos Novos

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu na noite de quinta-feira (27), uma sessão solene em comemoração aos 133 anos de emancipação político-administrativa do município de Campos Novos. A solenidade, prestigiada por cerca de 300 convidados, foi realizada no Clube Aqua Camponovense, com a presença dos deputados Joares Ponticelli, presidente interino da Casa, Romildo Titon e Neodi Saretta. Na ocasião, o Parlamento estadual concedeu honrarias a representantes dos Poderes Executivo e Legislativo locais e ao presidente da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc). Também foi reconhecida a contribuição de cooperativas agropecuárias e setores da indústria, comércio e prestação de serviços para o desenvolvimento da economia e fortalecimento da região. A Assembleia destacou, ainda, a atuação da Escola de Educação Básica Paulo Blasi e do Colégio Auxiliadora, pelo aniversário de 80 e 60 anos de fundação, respectivamente. Além destes, foram homenageados os autores do Hino de Campos Novos, Gilberto Nunes e José Milton Machado. A Assembleia prestou ao todo, 32 homenagens. O proponente da sessão solene, deputado Romildo Titon, que foi vereador de Campos Novos durante dois mandatos consecutivos, de 1976 a 1988, e prefeito de 1989 a 1992, ressaltou o título de “celeiro cata-

Folha Independente

Por Clécio Carlos Gomes*

Em sessão solene proposta pelo deputado Romildo Titon, Assembleia Legislativa presta 32 homenagens. rinense” atribuído ao município, um dos principais produtores de grãos do estado, especialmente de milho, soja, feijão, trigo e cevada. O parlamentar também citou outros destaques relacionados à economia camponovense, como o cooperativismo, o agronegócio, as indústrias e o comércio. Salientou, ainda, o potencial turístico, com a romaria de Nossa Senhora Aparecida e as águas termais da Barra do Leão, e de geração de energia, com a usina hidrelétrica que atende 25% da demanda do estado. O presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli, salientou a importância de Campos Novos para o desenvolvimento do estado. “Foi o 11º município a ser emancipado em Santa Catarina e já é o 16º em arrecadação. É um grande celeiro, uma cidade muito importante para o progresso do estado. Estamos felizes em celebrar com todos aqueles que construíram e constroem a história desse município vitorioso, que é um orgulho para os catarinenses”. O prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz, o vice-prefeito Jairo Luft e o presidente da Câmara

Educação no

Trânsito Por Dhiêmis Metz Pinheiro, presidente do Comutran

A coluna de Educação de Trânsito já está repercutindo entre a população de Campos Novos, provando que estamos no caminho certo na provocação de uma conduta harmoniosa no trânsito. A foto ao lado foi enviada por um leitor que flagrou na semana passada novamente a má utilização dos espaços para estacionamento. Aos motociclistas é preciso mais atenção, pois nesta foto, as motocicletas ocupam um espaço extra, que deixa de servir como vagas para outros veículos.

Municipal, Rui Jorge Tomazoni, agradeceram a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa e ressaltaram o orgulho de representar o município. “Campos Novos está muito grata pelo reconhecimento. Nossa cidade, terceira em extensão territorial, representa uma receita considerável para o estado. Precisamos homenagear aqueles que fazem a diferença com trabalho e esforço”, disse Cruz. “A realização de uma sessão solene aqui para homenagear aqueles que engrandecem o nosso município é um fato inédito, histórico. Precisamos ter orgulho disso”, acrescentou Luft. O evento reuniu ex-prefeitos de Campos Novos, como o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, e o secretário de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Vilibaldo Schmid, além de vereadores, autoridades civis e militares e representantes de associações. Os convidados assistiram à apresentação da Orquestra da Fundação Cultural Camponovense e acompanharam a exposição comemorativa do centenário do artista plástico catarinense Willy Zumblick.

Divulgação

A pior mentira


4

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Notícias da câmara Abertura de CPI da Habitação é adiada A oposição ao prefeito de Campos Novos, formada pelas bancadas PP, PSDB e PT ainda discutem a abertura da batizada CPI da Habitação, para apurar suposto crime de corrupção praticado por servidor público na Secretaria de Assistência Social e Habitação. O objetivo da Comissão é investigar irregularidades na compra da materiais de construção e aplicação em projeto social de reforma de residências. Três vereadores da oposição consideram precipitada a atitude de Adavilson Telles (PP), o Mancha, em anunciar à imprensa a abertura da comissão de inquérito de imediato. Segundo eles, os fatos ainda estão sendo apurados, mas

garantiram que assinarão o pedido, onde é necessário o aval de um terço dos vereadores. A oposição também aguarda encaminhamento e avanços da atuação do Ministério Público no caso. De acordo com o regimento interno da Casa, obtido o número de assinaturas, caberá ao presidente do Legislativo constituir a Comissão, com as indicações dos membros obedecendo o princípio de proporcionalidade por bloco partidário, onde o PMDB da base governista constitui maioria. A CPI deve ter no mínimo três componentes e no máximo cinco. Nos bastidores, comenta-se que o prefeito Nelson Cruz não teme a investigação.

Nilton de Oliveira toma posse Ocupando vaga do vereador Nelson Carrafa, assumiu cadeira no Legislativo, o 4º suplente do PMDB, Nilton de Oliveira. A posse ocorreu na sessão de terça-feira (01) e o suplente permanece por 30 dias. A assunção ao cargo obedece acordo proposto pelo PMDB para que os suplentes também ocupem vagas temporárias na Câmara. Nas eleições de 2012, Nilton conquistou 471 votos e é a segunda vez que assume cadeira no Legislativo. Nilton disse que sua principal bandeira como vereador será a educação. “Tenho outros proje-

tos, mas vou me dedicar mais a educação, pelo fato de eu ser o vice-presidente do Conselho de Gestão da Educação do município e presidente do Conselho de Gestão do Caic. Cheguei focado nisso”, destacou. Suas duas primeiras indicações ao Executivo, é a instalação de câmeras de vigilância em todas as escolas e um ponto de ônibus para os alunos do CAIC. Com a saída de Nelson Carrafa, houve mudanças na composição da mesa diretora, onde Antônio Rosa passou de 2º para 1º secretário e Piratuba Jr. assumiu como 2º secretário.

ECAD O vereador Irineu Armando Osório Júnior, Piratuba Júnior, disse que vai propor novamente o projeto de lei para a isenção do pagamento da taxa ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), taxa cobrada pela execução de músicas em locais públicos, rádios e TVs e repassada aos titulares dos direitos autorais, em eventos realizados gratuitamente ou sem fins lucrativos no município. O projeto proposto no ano passado pelo ex-presidente do Legislativo, Dirceu Kaiper, foi aprovado na Câmara, no entanto vetado pelo prefeito Nelson Cruz. De acordo com Piratuba Jr., essa é uma iniciativa de vários vereadores do país e uma série de pareceres favoráveis já foram emitidos por vários Tribunais.

Escola do Legislativo O deputado Gelson Merísio, presidente da Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira” enviou ofício confirmando a possibilidade de incluir Campos Novos na agenda de cursos e palestras ministrados pela entidade em 2014, encaminhando ao núcleo responsável pelo agendamento, a averiguação de calendário. O ofício foi uma resposta ao pedido dos vereadores Maurílio Castro Campagnoni, o Cássio e Adavilson Telles encaminhado no ano passado. O projeto deve ocorreu em equivalência de esforços entre o Legislativo camponovense e a Escola do Legislativo, com eventos abertos a participação da comunidade interessada. Entre as principais demandas, os vereadores solicitaram curso sobre navegação segura e combate a pedofilia na internet, assunto que preocupa a sociedade.

Pelo Mundo Pedidos de falência no Brasil recuam 13,6%

Mês sem mortes nas Forças Armadas dos EUA

Tem fim julgamento do massacre do Carandiru

Os pedidos de falência no Brasil caíram 13,6% em março na comparação com fevereiro, conforme os dados divulgados na quarta-feira (02) pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Segundo a entidade, a queda foi de 5,0% em relação a março de 2013. No acumulado do primeiro trimestre, os pedidos de falência diminuíram 0,2% contra o mesmo período do ano anterior. De acordo com a Boa Vista, o dado trimestral aponta para estabilidade, e o cenário econômico, mais incerto em 2014, não deve contribuir para que os pedidos de falências recuem significativamente. A Boa Vista também informou que as falências decretadas apresentaram queda de 38% em março, na margem, mas alta de 1,6% em relação ao mesmo mês de 2013. No caso dos pedidos de recuperação judicial, houve aumento de 16% em março ante fevereiro e de 81,3% contra março do ano passado. Já as recuperações judiciais deferidas caíram 57,8% na margem e 13,2% na comparação interanual.

Março foi o primeiro mês em mais de uma década em que as Forças Armadas dos Estados Unidos não registraram baixas no campo de batalha, informou na quarta-feira (02) o Departamento de Defesa americano. Em grande parte, essa drástica redução a zero do número de mortes nas guerras que os EUA têm no exterior aconteceu devido ao movimento de saída das tropas do Afeganistão previsto com o fim da missão no país, em dezembro. O fim da Guerra do Iraque em 2011 e a saída das tropas até o fim deste ano do Afeganistão são as principais causas pelas quais as Forças Armadas americanas passam por um dos períodos mais tranquilos desde os atentados de 11 de setembro de 2001. A última baixa foi o cabo de Infantaria de Marina Caleb L. Erickson, de 20 anos, morto em uma operação de combate no Afeganistão em 28 de fevereiro. O Pentágono não registrava um mês sem mortes em conflitos desde fevereiro de 2003, logo antes de os Estados Unidos entrarem na Guerra do Iraque.

O juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, que presidiu três das quatro etapas do julgamento do Massacre do Carandiru, na quarta-feira (02), disse antes de ler a sentença que condenou 15 policiais militares por quatro mortes de detentos no Carandiru, que este foi o “processo mais complexo do Judiciário brasileiro”. Esta foi a primeira manifestação do juiz sobre o julgamento. “Este é o processo mais complexo que existe no Judiciário brasileiro de modo que é, sim, o julgamento mais importante da minha vida, como seria o julgamento mais importante da vida de qualquer juiz”, disse Camargo. A primeira etapa foi presidida pelo juiz José Augusto Nardy Marzagão, que foi lembrado por Camargo. Segundo o juiz, a complexidade do processo não se encontra somente no fato dele ser composto por 75 volumes e no número de pessoas que envolve. “Encerramos o julgamento da totalidade de mortes ocorrida no Complexo Penitenciário do Carandiru”, disse o juiz.


5

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Julgamento adiado

TJ-SC vai julgar recurso de Titon em 16 de abril Decisão foi após STJ suspender trâmite da Operação Fundo do Poço. Tribunal também concedeu liberdade a três empresários presos

O Tribunal de Justiça catarinense anunciou na quarta-feira (02) que o Órgão Especial do TJ vai analisar no dia 16 de abril os recursos que pedem a volta do deputado Romildo Titon ao comando da Alesc e da volta de prefeitos e vice-prefeitos aos cargos, afastados durante a Operação Fundo do Poço. A decisão foi tomada após o ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), emitir liminar suspendendo o processo contra 46 investigados na Operação na última segunda-feira (01). A liminar é uma resposta ao pedido de habeas corpus no qual o advogado de Titon e do empresário Luciano Dal Pizzol, Claudio Gastão da Rosa Filho, aponta que a competência para julgar o caso é da Justiça Federal, e não do TJ, por causa da origem federal dos recursos envolvidos na suposta fraude. Na liminar, o ministro destaca que tomou a decisão

diante dos elementos que, segundo ele, “sinalizam” a possibilidade de ser a Justiça Federal competente para o processamento e o julgamento do processo. “Sem embargo, mostra-se aconselhável sobrestar o curso da ação penal, de modo a não se ultimarem atos que, eventualmente, possam vir a ser anulados, a depender do exame mais acurado a empreender-se oportunamente”. De acordo com Gastão, o julgamento sobre o recebimento ou não da denúncia ficará suspenso enquanto não houver a manifestação de mérito por parte dos ministros componentes da 6ª Turma do STJ. Se concluírem que a competência é mesmo da Justiça Federal, todo o processo em tramitação no TJ será anulado, inclusive as interceptações telefônicas. Na liminar, o ministro determina o encaminhamento dos autos para o Ministério Público Federal para manifestação. Durante a sessão da última quarta, o desembargador e relator do TJ, José Trindade dos Santos, concedeu habeas corpus aos empresários Luciano Dall Pizzol, Juarez Atanael da Silva e Miguel Atílio Roani, presos durante a deflagração da Operação. Mediante as dúvidas dos magistrados cata-

Se concluírem que a competência é mesmo da Justiça Federal, todo o processo em tramitação no TJ será anulado, inclusive as interceptações telefônicas. Deputado Romildo Titon. rinenses, foi uma consulta ao STJ, via e-mail, que levou o TJ a definir a liberdade provisória dos três empresários e a determinação de que a Justiça estadual não poderia votar se aceitava ou não a denúncia contra os 46 acusados de fraudes em licitações para construção de poços artesianos. Portanto, o futuro do deputado depende de duas decisões. A primeira do Órgão Especial do Tribu-

nal de Justiça, que voltará a se reunir a partir do dia 16 de abril para julgar o agravo regimental interposto pelo advogado Gastão Filho, para cassar a liminar que afastou Titon da presidência da Assembleia Legislativa. A segunda, o julgamento de mérito pelo STJ do habeas corpus em favor do empresário Luciano Dall Pizzol, sobre a principal tese do advogado, a de que é federal a competência para a investigação

e a denúncia dos 46 denunciados na Operação, já que os recursos da suposta fraude seriam de ordem federal. Fica a dúvida se o Ministério Público vai reiterar o pedido de afastamento de Titon, ou se vai interpor alguma nova ação contra o parlamentar. Com informações de Moacir Pereira/ClicRBS/ Assessoria advogado Gastão da Rosa


6

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Saneamento Básico

Serviço público de coleta e tratamento do esgoto doméstico ainda não é oferecido na maior parte da rua e se acumula dentro dos terrenos

Pouco mais de 70% das famílias de Campos Novos contam com sistema de coleta e tratamento de esgoto, sendo que 90% das residências já contam com redes assentadas. Porém, um dos pontos mais críticos da cidade, a Rua Juvelino Fernandes no Bairro Aparecida, faz parte desses quase 30% faltantes de soluções em saneamento básico, onde muitas ainda não dispõem de instalações sanitárias adequadas. Nesta rua, um serviço absolutamente essencial – um direito do ser humano, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a coleta e o tratamento de esgoto, têm sido deixados de lado por sucessivos governos. A situação vivenciada pelos moradores é motivo de revolta, como o caso da dona Marli Fogaça, que convive diariamente com o esgoto a céu aberto que escoa livremente por dentro de seu lote. Como existe mais de uma residência dentro de um mesmo terreno, o problema se acumula. Em dias de chuva, o lote de dona Marli, que não possui sistema de drenagem, fica totalmente alagado. “Em dias de chuva, só dá pra sair de bota de borracha. Temos que conviver diariamente com o mau cheiro do esgoto. O engraçado é que todos os meses eu pago a taxa de esgoto, um serviço que nunca usei”, descreve. Na casa da moradora existe uma rede de esgoto pluvial, porém, sem condições no terreno para construir uma fossa séptica, já que é uma área de banhado, ela e outros vizinhos ligaram o esgoto de forma irregular, enquanto o serviço público de coleta e tratamento não é implantado. Frequentemente quando chove, a rede entope e o esgoto acaba se acumulando dentro dos lotes, onde crianças e adultos convivem com um inimigo invisível. Assim ocorre na residência da dona Marli e de tantos outros que a reportagem visitou. Há sete anos, a moradora busca uma solução junto a Prefeitura e disse que uma solução efetiva nunca foi realizada.

A moradora também buscou auxílio do vereador Ricardo Damásio, que esteve no local e solicitou a presença do coordenador da Vigilância Sanitária, Diomar Canuto. “Nessa área era para ser um aeroporto e quando disponibilizaram para moradias, os antigos prefeitos não se preocuparam com a infraestrutura para o saneamento básico e hoje acontecem esses problemas”, explicou Canuto, se comprometendo em procurar uma solução junto ao Samae. Sem essa infraestrutura, numa ação populista, um ex-prefeito asfaltou a rua, o que vai precisar quebrar o pavimento para implantar o restante da rede de esgoto que falta. “Estamos num momento sublime do município, comemorando 133 anos, onde os moradores não tem a dignidade de ter saneamento básico nessa rua e em outras do bairro Aparecida que sabemos que existe o mesmo problema. Foi feito asfalto, mas deveria ter pensado antes no esgoto, onde vai ter que destruir para fazer a rede. Novamente o descaso com o dinheiro público. Eu tenho certeza que o prefeito vai solucionar esse problema que não é de hoje, vem se alongando e só se faz uma maquiagem, mandar pedra brita não é a solução. Não é um crítica pejorativa, é uma crítica construtiva para melhorar a qualidade de vida dessa população”, disse o vereador Ricardo. O diretor do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), Joel Fagundes, explicou que uma solução definitiva só será possível após a implantação da nova estação de tratamento no bairro Aparecida, próximo a Cerealista Bess, projeto que está em fase de licitação. Até a casa da dona Marli existe uma rede coletora instalada, mas que ainda não está ligada a uma estação de tratamento, a chamada rede seca. Após a implantação da rede de tratamento, a administração vai começar a instalar a rede assentada no bairro Aparecida e vai iniciar a implantação da rede em toda a extensão da Rua Juvelino Fernandes. “Esse não é um problema de hoje, mas é o mais crítico. A rua está num nível mais alto que as casas, vamos ter que fazer uma rede com maior caimento, quebrar asfalto,

Folha Independente

Moradora da Rua Juvelino Fernandes reclama de esgoto a céu aberto

Sem fossa, sem rede coletora, esgoto doméstico se acumula no terreno. existe uma parte que é laje, que possivelmente vai ter que ser dinamitada, mas estamos empenhados em resolver. Este ano o novo sistema de tratamento vai ser feito e após, vamos iniciar o assentamento da rede coletora na Rua Juvelino Fernandes”, disse Joel. Quanto ao alagamento, o subsecretário de urbanismo, Geraldo Mafioleti, ressalta que não há o que fazer, “que não consegue fazer milagre”, conforme as palavras que usou, já que a casa está num nível muito abaixo da rua, restando algumas soluções paliativas, como espalhar terra e pedra brita.

Investimento

Creas contará com nova sede Estado entregou ordem de serviço para construção do novo Creas

Na tarde de quarta-feira (26), o governador Raimundo Colombo assinou em Florianópolis, a ordem de serviço para a construção de 26 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e de quatro Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), totalizando 30 obras. Campos Novos foi contemplado

com a construção de uma unidade do Creas. A nova estrutura, em Campos Novos, vai fazer com que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social saia de um prédio alugado pela municipalidade para um próprio. A nova sede será construída no bairro Jardim Bela Vista. De acordo com a coordenadora do Creas em Campos Novos, Fernanda Lima Deporte, entre as funções do Creas está o serviço de orientação e apoio às famílias com direitos violados, sejam eles físicos,

psicológicos, negligenciais e de abuso sexual, além disso, o Centro de Referência ainda presta serviços diante de crianças e adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, e presta serviço em domicilio a idosos, mulheres e pessoas com deficiência. Na oportunidade, o governador lembrou que o Estado também está aumentando o repasse anual para a manutenção destas unidades, passando de R$ 10 milhões em 2013 para R$ 26 milhões em 2014, um ganho de 160%.


7

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Atraso

Obras da Ponte do Ibicuí ainda não começaram Encerra em 16 de abril, o prazo para a Construtora Deca Ltda., entregar a obra de duplicação e restauração da ponte sobre o Rio Ibicuí, na SC-284 que liga Campos Novos a Abdon Batista, porém, as obras ainda não iniciaram. Segundo o gerente de infraestrutura da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Campos Novos, engenheiro Renato Dalmolin Dal Bosco, a construtora alegou motivos alheios ao controle da empresa, onde houve atraso na entrega de ferragem moldada, adquirida diretamente da indústria Gerdau, mas que a empreiteira trabalha na construção das longarinas e vigas de apoio, que são artefatos pré-moldados prontos para serem armados. A empresa contratada já encaminhou a SDR, o pedido de aditamento do prazo da entrega da obra em mais 60 dias, ou seja, a obra nem iniciou e já foi solicitado a prorrogação de prazo, o que deve atrasar as obras do cronograma, previsto inicialmente em 90 dias. Segundo a gerente de administração, finanças e contabilidade, Léia Ponzoni, o atraso não incorre em sobrepreço gerado pela renegociação do prazo contratual. A previsão

Folha Independente

Contrato com a construtora vence na próxima semana. Empresa pediu prorrogação do prazo da entrega da obra em mais 60 dias

Com prazo extrapolando, as obras de duplicação e restauração da Ponte do Ibicuí ainda não começaram no local. para o início das obras informada pela SDR é de que na próxima segunda-feira (07), as obras iniciem no local, e finalmente comecem a sair do papel. O governo do Estado investe nesta obra aproximadamente R$ 381 mil. A obra contemplará revitalização da estrutura existente, implantação de segunda pista em concreto armado e construção de passarela de pedestres com guarda corpo. A obra é uma

reivindicação antiga da população, já que a ponte existente, em pista única, já não oferecia condições de segurança para os usuários, sendo que estava com a estrutura prejudicada desde o ano passado, quando um acidente acabou por interditar a passarela dos pedestres, além de representar uma preocupação antiga dos moradores que residem na localidade do Ibicuí, que precisam fazer a travessia todos os dias.

Eventos

CDL lança programação para abril Campanha de vacinação contra gripe, palestra e Casa do Coelho serão os destaques deste mês

*Título da modalidade incentivo emitido pela Icatu Capitalização S/A, CNPJ/MF nº 74.267.170/0001-73, Processo SUSEP nº 15414.900130/2013-82. A aprovação deste título pela SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua aquisição, representando, exclusivamente, sua adequação às normas em vigor. Serviço de Informação ao Cidadão SUSEP: 0800 021 84 84 (dias úteis, das 9h30 às 17h) ou www.susep.gov.br. Ouvidoria Icatu Seguros: 0800 286 0047. Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar os seus recursos. Promoção válida durante o período de 20/01 a 31/07/2014, para os associados das cooperativas de crédito participantes. Consulte o regulamento completo da promoção em sorteemcamposicredi.com.br ou nas cooperativas de crédito participantes. Produtos e serviços sujeitos à disponibilidade na sua cooperativa de crédito. Para informações sobre produtos e serviços e condições de contratação, dirija-se a uma de nossas unidades de atendimento. Prêmios pagos em moeda corrente nacional e líquidos de impostos. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Uma das novidades voltada aos associados neste mês, é a Campanha de Vacinação da Gripe, onde a Câmara de Dirigentes Lojistas firmou parceria com a Clínica de Vacinas de Campos Novos, com preço especial para os associados, colaboradores e dependentes, no valor de R$ 45 por vacina.

As aplicações já iniciaram esta semana e as empresas interessadas podem adquirir os vales diretamente na CDL, sendo que a aplicação acontecerá na própria clínica. Além da Campanha, a CDL também realizará no dia 10 de maio, Sábado D, uma ação para vacinação no auditório da entidade, com atendimento das 08h às 16h. A Páscoa 2014 contará com a Casa do Coelho na Praça Lauro Müller. A casa que já foi morada do Papai Noel, agora foi transformada na Casa do Coelho. O Espaço Cultural

foi decorado com motivos de Páscoa e no período entre 05 e 19 de abril, estará aberta para visitação. Neste mês serão dois Sábados D, dia 05 e dia 20, aproveitando as celebrações da Páscoa. No dia 15, a CDL e parceiros trazem a Campos Novos, o pai da top Gisele Bündchen, o palestrante Valdir Bündchen, abordando o tema “Como construir resultados à partir das pessoas. O evento será no Clube Áqua Camponovense, às 19h30. O ingresso é um quilo de alimento.

INVISTA

E Concorra a

RS

30 mil ea

RS

por semana

250 mil

no FInal da promoção. R$ 200

em depósitos a prazo

ou

R$ 300 em poupança

=

2

números da sorte

Confira outros produtos e formas de acumular números em sorteemcamposicredi.com.br


8

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Autismo

AMA realiza caminhada alusiva ao Dia do Autista

novos campos

Escola recebe materiais para projeto de dança e teatro A Escola Municipal Novos Campos, de Campos Novos, realizou no dia 24 de março a solenidade de entrega dos materiais referentes ao projeto Dança e Teatro na Escola, patrocinado pela Enercan – Campos Novos Energia através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O apoio da Enercan se destinou à aquisição de figurinos e fantoches. A Escola atende 250 alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental e, através das aulas de teatro e dança, eles participam frequentemente de festivais na região. As aulas de dança e teatro ainda auxiliam no pleno desenvolvimento das crianças e jovens que participam do projeto, além de contribuir para a cultura desses alunos. A Enercan está presente em diversos projetos através do FIA, da Lei Rouanet, Lei de Incentivo ao Esporte e Lei do Idoso, além de projetos de agregação de renda e de educação ambiental com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Em seu site (www.enercan.com.br), no link Projetos Sociais, podem ser encontrados os projetos aprovados para 2014 e ser cadastrado novos projetos para análise.

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril, a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Campos Novos realizou uma caminhada na Praça Lauro Müller na tarde da última quarta-feira (02), reunindo alunos, pais, professores e amigos. A Casa da Cultura também está iluminada em azul neste mês, numa alusão ao Dia Mundial de Conscientização, para lembrar que o transtorno do espectro autista tem maior incidência em meninos. “Chamar a atenção da sociedade sobre o que é o autismo e como diagnosticar e tratar pessoas que apresentam o transtorno do espectro autista foi o objetivo da caminhada. É muito importante a conscientização de que o autismo existe e do quanto é fundamental procurar ajuda logo que perceber algum sintoma para que não se torne algo desesperador”, explicou a diretora da AMA, Vera Durli. A AMA oferece atendimento a 32 pessoas de várias idades, sendo que 14 estão incluídas no Ensino Regular. Conta com uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, técnicos, neuropediatras para avaliações e encaminhamentos, nutricionista, sempre visando a qualidade de vida do autista. Dentro da AMA funciona oito turmas, de acordo com os níveis do transtorno que são identificados do nível um ao cinco. A entidade também possui três turmas do Serviço de Atendimento Especializado (SAED), que presta assessoria e reforço aos alunos inseridos no Ensino Regular e onde realiza planejamento junto com professores. Para os pais e voluntários que pretendem buscar apoio, a AMA disponibiliza o Clube de Mães, com aulas de artesanato e grupo de terapia. A AMA foi fundada em 2009 e a cada ano, o número de alunos atendidos aumenta. Segundo Vera Durli, cinco pessoas estão em avaliação. A instituição nasceu graças ao esforço da diretora, onde os autistas não possuíam um espaço específico para seu desenvolvimento. “Antes da fundação da AMA, sete alunos eram atendidos na Apae, mas eu conhecia 15 que não estavam sendo atendidos, estavam em casa. A partir daí, articulamos junto com os pais e outras pessoas a abertura da Associação e contamos com apoio da Prefeitura e do Estado. Hoje, a AMA tomou uma proporção que não foi imaginada”, destaca. A AMA ganhou terreno do Poder Público Municipal para a construção de sede própria.

Divulgação

Além da caminhada, neste mês a Casa da Cultura também ficará iluminada em azul, numa alusão ao Dia Mundial de Conscientização

Pais, alunos, professores e voluntários da AMA participaram da caminhada no Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O grau de comprometimento é de inten-

sidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

sintomas O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos. De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em três grupos: 1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental; 2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato

visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão; 3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal. Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e autosuficiência.

tratamento Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Não existe tratamento padrão

que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.


9

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Basquete

Equipe sub-15 é vice na 1ª etapa do Campeonato Estadual

A equipe do basquete Sub-15 feminino de Campos Novos conquistou o 2º lugar geral no 1º Triangular do Campeonato Estadual Sub-15 Feminino da Federação Catarinense de Basketball - Chave B. As disputas foram na cidade de Xaxim no último final de semana, de 28 a 30 de março. O time da Associação Camponovense de Basquetebol (Acamb) jogou com outras duas equipes do Oeste, que compõe juntas a Chave B. A equipe camponovense enfrentou as equipes de Xaxim e São Miguel do Oeste. A seleção de Chapecó também participou, disputado apenas pela Liga Leste, sem figurar no campeonato. A equipe de São Miguel venceu a equipe da Acamb, por 63 a 51 e o C.B Xaxim pelo placar de 72 a 25. E a Acamb venceu o C.B. Xaxim por 62 a 31, sagrando-se vice-campeã nes-

Divulgação

Disputa do 1º Triangular do Campeonato Estadual Sub-15 Feminino da Chave B foi em Xaxim no último final de semana

Estadual Sub-17 Masculino inicia hoje Campos Novos sedia neste final de semana, de hoje (04) a domingo (06), o 1º Quadrangular do Campeonato Estadual Sub-17 Masculino – Chave B. O ginásio da Escola de Educação Básica (EEB) Gasparino Zorzi será palco para 12 jogos, com a presença das quatro equipes da Chave B: C.B. Xaxim (Xaxim), ACOB / Senac / Passarela / FMEC (Concórdia), C.B. Chapecó (Chapecó) e Acamb (Campos Novos). A primeira disputa, marcada para ás 18h30 desta sexta-feira, será entre a equipe cam-

ponovense e a equipe de Chapecó. O Campeonato Estadual subdivide-se como no feminino, entre Chave B, com as quatro equipes do Oeste e Chave A, com oito equipes do Litoral. Na Chave B, os jogos serão disputados no sistema de Quadrangulares, classificando para a Fase Final a melhor equipe. As equipes classificadas em 2º e 3º lugar, disputarão a Copa Santa Catarina. A fase final do Estadual será a disputa entre os vencedores da Chave A e Chave B.

A Acamb Equipe da Acamb Sub-15 Feminino conquistou o 2º lugar na primeira etapa do Estadual Chave B. ta primeira etapa do Estadual. De acordo com o técnico da Acamb, Nereu Sutil, ainda haverá outras duas etapas classificatórias na Chave B, onde o 1º e 2º lugar disputará o título do Estadual com o 1º e 2º lugar da Chave A, compos-

ta por equipes do litoral. “A equipe feminina está treinando firme na briga pelo 1º lugar do Estadual”, disse Nereu, completando que uma etapa deve ser realizada em Campos Novos, ainda sem data e local definidos.

Futsal

Pelas quadras catarinenses, a Acamb é conhecida como um dos melhores projetos de basquete na formação de categorias de base do Estado. Para o professor Nereu Sutil, atletas com ótimo desempenho e profissionais que atuam em outras áreas nasceram do projeto social realizado por ele e por mais dois professores, Emanueli Lopes e João Carlos Aromi, há 11 anos. Dentro do projeto, quatro polos de treinamento funcionam em Campos Novos, no Ginásio da EEB

Paulo Blasi, no Caic, na EEB Gasparino Zorzi e na quadra coberta do Bairro Aparecida, atendendo de forma totalmente gratuita, mais de 320 crianças e jovens, de 7 a 18 anos. O projeto conta com patrocínio da Prefeitura de Campos Novos, de empresas do município e dos próprios pais, que colaboram com a Associação. Os interessados em participar dos treinos ou em apoiar o projeto, podem obter informações na EEB Gasparino Zorzi, das 17h às 22h, horário dos treinos diários.

Badminton

Abertas inscrições para o campeonato Taça Rádio Cultura

Escolas estaduais introduzem nova prática esportiva

Campeonato regional contará com sete categorias em disputa

O Badminton é uma modalidade olímpica, jogada com raquetes e peteca

Estão abertas as inscrições de equipes que pretendem disputar o campeonato de futsal Taça Rádio Cultura. As fichas de inscrições já estão disponíveis na Secretaria da Rádio Cultura e também na Secretaria de Esportes e Lazer de Campos Novos. Serão sete categorias assim definidas: Sub-09 (nascidos até 2005), Sub-11 (nascidos até 2003), Sub13 (nascidos até 2001), Sub-15 (nascidos até 1999), Veteranos (nascidos até 1979), Livre Feminino e Masculino. As inscrições só serão aceitas mediante cópia do documento de todos os atletas, técnicos e dirigentes.

O campeonato inicia no dia 10 de maio, sendo que o primeiro congresso técnico está marcado para o dia 11 de abril, às 19h, na Secretaria de Esportes e Lazer e o segundo, no dia 25 de abril no mesmo horário e local. Em 2014 a Taça Rádio Cultura de Futsal completa 20 anos e destaca-se como referência na região. O campeonato foi idealizado pelo presidente da Liga Camponovense de Futebol na época, o saudoso Idernei Titon, em homenagem à emissora pela passagem do seu aniversário. Desde 1993, o evento esportivo alcançou expressão regional e a cada edição a participação das equipes é cada vez maior.

No mês de fevereiro os professores de educação física das unidades de ensino da rede estadual, que compõem a SDR Campos Novos receberam capacitação em Badminton Escolar, uma prática esportiva que já está sendo aplicada nas escolas, complementando a formação dos professores e beneficiando os alunos. O Badminton é uma modalidade olímpica, jogada com raquetes e peteca e que tem por objetivo fazer com que a peteca toque a quadra contrária. Além de capacitação voltada para o desenvolvimento da modalidade, todas as escolas da rede estadual que compõem a

8ª Regional receberam material esportivo adequado para desenvolver a modalidade. A EEF Rafael Dal Pai, do município de Campos Novos, foi a primeira a encaminhar a 8ª Regional as atividades desenvolvidas. De acordo com a professora, Risoni Dias, a modalidade até então desconhecida do cotidiano escolar foi bem aceita pelos participantes. O curso foi realizado no sentido de ampliar o conhecimento dos professores, oportunizando aproximação com a prática deste esporte que já está inserido nas competições que integram o calendário do Estado. “Esta modalidade pode ser trabalhada com alunos de qualquer idade”, explicou a integradora de esportes da SDR Campos Novos, Clarice Luvison.


Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Horóscopo

Rock

Raimundos desembarca na região Depois de esquentar o público que aguardava a banda norte-americana Guns n’ Roses em Belo Horizonte no mês passado com um show muito elogiado e às vésperas de subir ao palco do LollaPaloosa Brazil, os Raimundos desembarcam ao Meio Oeste catarinense para apresentar além das músicas, um renascimento. Serão duas apresentações que estão sendo organizadas pela C3 Agência e Eventos, do camponovense Helton Jax. O primeiro show acontece hoje a noite (04), na Live em Joaçaba e amanhã (05), na I AM Bier em Videira. Em Campos Novos, os ingressos estão sendo vendidos na loja Espaço Rock. Com oito discos autorais, 20 anos de estrada e mais de 3 milhões de cópias vendidas, o Raimundos está marcado na historia como uma das principais bandas de rock do Brasil. Após sofrerem uma baixa de popularidade após a saída do vocalista Rodolfo Abrantes em 2001, a banda decidiu continuar sem seu vocalista original. Desde a saída de Rodolfo, muitos pensaram que o Raimundos já era, que não teriam a capacidade de lançar um disco que fosse ter alguma credibilidade ou grande aceitação. Surge aí o Cantigas de Roda, álbum lançado

Divulgação

Serão duas apresentações, hoje em Joaçaba e amanhã em Videira

Digão, o front-man do Raimundos. em fevereiro num intervalo de 12 anos sem registro em estúdio, e que está dando uma nova pilha a banda, somada a volta do mestre Canisso, o baixista da formação original que havia deixado a banda em 2002.

O tempo com certeza fez muito bem a banda, pois surgem com um disco que está acima da média. Letras sarcásticas, humor, protesto continuam presente nas composições além da ambiguidade gritante que muito agrada e mostra que a banda segue fiel as raízes. Cantigas de Roda é um disco que consegue mostrar aquilo que a banda fez desde o começo, por isso está caindo na graça dos fãs. Músicas como Baculejo e Gato da Rosinha, lembram os primórdios da banda. Canções curiosas e interessantes, mostram uma nova fase, mas com o mesmo seguimento, que são as Nó Suíno, Rafael e Importada do Interior. Por essas e outras que o Raimundos tem demonstrado que continua surpreendendo em cada apresentação. Seja pela versatilidade de Digão como front-man e dos integrantes que acumulam experiência, ou mesmo pela força dos hits que a banda criou em mais de 20 anos de história. Ao vivo, o que se vê é uma imensa troca de energia. Banda e público cumprem a risca os seus papéis: em cima do palco, a energia mesclada com as letras rápidas, repletas de sátiras e ironias. Em frente ao palco, o público que participa imensamente do show e entoam todos os grandes sucessos da banda. A vinda do Raimundos à região é a oportunidade para os fãs dos malucos de Brasília curtirem o que há de melhor na banda – o rock.

agenda 12 04

13 04

Campos Novos receberá no dia 12, o projeto “Renato Borghetti & Orquestra de Câmara de Blumenau - 2ª Temporada”. O espetáculo será no Centro de Eventos Galpão Crioulo, às 20h. O concerto volta renovado, com repertório composto por obras do gaiteiro Renato Borghetti e outros compositores que destacam as características da música de fronteira do Sul do Brasil, com ritmos uruguaios, argentinos e brasileiros. Outra novidade é a execução de duas peças de Astor Piazzolla, “Fuga y Misterio” e “Melodia em La menor”.

Acircan e CDL em parceria com a Prefeitura de Campos Novos trazem palestra com Valdir Bündchen, pai da modelo Gisele Bundchen. Durante uma hora e meia o palestrante abordará o tema: Como construir resultados a partir das pessoas. O evento será dia 15, às 19h30 no Clube Aqua Camponovense. Ingresso 1kg de alimento não perecível.

Tirinha

Áries

21/03 a 20/04

Este é um dos momentos mais importantes de 2014 para os arianos, e representa uma fase oportuna para inovar, para agir com mais autonomia e independência; enfrentando os seus medos. A Lua nova oportuniza novas atitudes do que deve ser mudado, ariano.

Touro

21/04 a 20/05

Este é um momento não somente de mudanças individuais, mas também coletiva, onde você deve enfrentar os seus medos. Se você não se propor a mudar, a vida se encarregará de lhe transformar, taurino.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Há nesta semana uma energia de surpresas, de situações inusitadas e inconvencionais, onde você deve agir com autonomia e estar receptivo a essas transformações que podem ter influência de amigos e também de propósitos relacionados à grupos e a empresas, geminiano.

Câncer

21/06 a 20/07

Este é um dos momentos mais oportunos de 2014 para os cancerianos inovarem na carreira, sendo mais pioneiros e corajosos na expressão de seus talentos. Agir com autonomia e independência está enfatizado.

Leão

21/07 a 22/08

Ao longo desta semana, o Sol, seu regente, fará contatos desafiadores com Urano e Plutão; representando a necessidade de mudanças, que os leoninos devem encarar. Com a consciência das suas responsabilidades. Não é o momento de agir de forma extremista, leonino.

Virgem

23/08 a 22/09

Questões emocionais vinculadas a intimidade, da sexualidade e da vida afetiva, estão enfatizadas nesta semana e propõe uma mudança de atitude nos virginianos. É também um momento importante para se conscientizar da necessidade de não agir de forma excessiva.

Libra

23/09 a 22/10

O momento atual, enfatiza a necessidade de agir de uma maneira diferente em seus relacionamentos e parcerias. E pede também, a consciência das transformações envolvendo a vida doméstica e familiar.

Livro

Atraído

Emma Chase (romance)

Charmoso e arrogante, ele fecha negócios milionários e seduz as mulheres mais lindas de Nova York apenas com seu sorriso. Então porque ele está trancado em seu apartamento há sete dias, terrivelmente deprimido? Ele dirá que está gripado, mas isso obviamente não é verdade. Será que ele conseguirá enfrentar os contratempos e vencer o verdadeiro desafio de sua vida: o amor?

Escorpião 23/10 a 21/11

O período atual, favorece inovações profissionais nas atividades do cotidiano, e um cuidado mais essencial com a saúde e com a qualidade de vida, escorpiano. É o momento de você encarar os seus fantasmas internos, e de perceber a necessidade de um aprimoramento emocional.

Sagitário 22/11 a 21/12

Uma nova etapa na vida afetiva dos sagitarianos, inicia neste momento. E pede atitudes corajosas e ousadas na expressão dos seus sentimentos e na percepção dos seus valores emocionais mais preciosos.

Capricórnio 22/12 a 20/01

Questões domésticas e familiares, estão enfatizadas nesta semana aos capricornianos. É o momento em que você inicia uma nova etapa na vida privada, e deve estar consciente de sua individualidade, agindo com mais independência.

Filme

Voir la mer

Patrice Leconte (Drama)

Dois irmãos viajam pela França em um trailer e conhecem a bela Prudence pelo caminho, que acaba se envolvendo com os dois.

Aquário

21/01 a 19/02

Essa semana contém uma energia tensa, mas também que estimulará mudanças importantes nos aquarianos. É necessário que você esteja consciente de novos interesses e atividades, e da necessidade de desenvolver novos conhecimentos e contatos.

Peixes

20/02 a 20/03

Este é um momento especial para você inovar na expressão dos seus talentos e habilidades. Poderá redescobrir seus potenciais e isso, causará uma mudança positiva nas questões financeiras, pisciano.


11

Reprodução

Reprodução

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Corre para o trabalho. Corre para a faculdade. Corre para casa. Corre para a balada com as amigas. A vida da mulher moderna é uma verdadeira correria, e não tem que diga o contrário. Por isso, nem sempre a bolsa do momento é a melhor opção para o dia-a-dia, certo? Se o objetivo é praticidade então não tem nem competição para a crossbody bag ou,

em português, a bolsa a tiracolo. É só colocar no ombro e sair para o próximo compromisso sem preocupação com o conforto, a postura do corpo e até com espertinhos que aproveitam o nosso descuido. Não tem como não ter uma no guarda-roupa, não é? Aproveite a tendência sporty-chic para criar looks com ainda mais estilo. Inspire-se!

Tendência é a crossbody bag ou, em português, a bolsa a tiracolo.


12

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

SOCIAL Tanabalada

s o d i r e u q s i a Os m

os Victor e Léo foram ores mais queridos cant de nível nacional ades durante as festivid mpos Ca dos 133 anos de Novos. m

atendera No final do show . Na im ar os fãs no cam i Einloft ss pa rti foto Laís Cu ento com registrando o mom a dupla.

urício sócios, José Ari Mai e Ma iliares e a equipe de fam ais dem filho, com os m no sábado, dia 29. trabalho confraternizara s e proprietários da ore Sucesso aos colaborad empresa.

Folha Independente

Sucesso

da Segurança Dia 28 de março, a Casa rviços em completou 8 anos de se emorar a data, os com Campos Novos. Para José Mai, pai e

a família Maurício e José Ari com

festaaa! Festa dos 133 anos de Campos Novos reuniu público de diversas regiões, além da galera de Campos Novos. A turma de amigos da foto esteve presente nas comemorações. Da esquerda para direita está Lívia Marques da Motta, Barbara Redante, Paulo Caixeta, Marcos Gadler, Aline Zoldan Gadler, Nayara Gomes e Lucas Fernandes da Rosa.

Folha Independente

No último domingo, dia 30 de março, Campos Novos completou 133 anos e a camponovense Carina Braun, também assoprou as velinhas, no caso dela, foram apenas 29 anos. Carina comemorou a data, com o marido Douglas e a dupla sertaneja Bruno e Marrone. Parabéns Carina, pelo aniversário e por ter conseguido arrancar um sorriso espontâneo do Bruno.

A Banda U2 Connection abriu a Festa de aniversário de Campos Novos, na sextafeira (28). Nas redes sociais o vocalista Bono Brazil agradeceu os organizadores e ao público presente na abertura das festividades. Na foto Bono Brazil com Bruna Fagundes (E) e Carol Almeida.

No dia 29 de março, sábado, Arthur completou sete aninhos e para comemorar a data, festejou junto com os amiguinhos e a família. Arthur Ricardo é filho de Ricardo Alexandre Cordeiro e Janayna Bugança. Parabéns Arthur, felicidades!!!!

Tanabalada

Arthur

sorrisos

Folha Independente

Divulgação

ores Sócios com os colaborad


13

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Saúde Bucal

Centro de Especialidades Odontológicas será implantado em Campos Novos

Em um esforço conjunto entre município, estado e governo federal, o Ministério da Saúde liberou a implantação e custeio de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Campos Novos, como referencia para o atendimento da população dos oito municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), de forma gratuita. Há mais de um ano, a referência em atendimento, o CEO de Caçador, alegando impossibilidade para atender a demanda, deixou de receber os pacientes da região, o que deixou uma lacuna no atendimento as pessoas que

Folha Independente

As obras para a implantação da nova unidade de saúde bucal iniciaram esta semana e deve beneficiar mais de 60 mil habitantes ampliando o acesso da população ao tratamento odontológico especializado gratuito

Milena Becher, gerente de saúde da SDR Campos Novos. precisam de reabilitação em saúde bucal, serviço realizado essencialmente em clínicas particulares. O governo federal, por meio do programa Brasil Sorridente liberou para a implantação da estrutura física do CEO em Campos Novos, recursos na ordem de R$ 60 mil,

o governo do estado outros R$ 21 mil e o município, outros R$ 100 mil. A Construtora Solo foi a vencedora da licitação e deve entregar a obra em 120 dias. O centro, com três consultórios, será erguido ao lado do posto de saúde do Bairro Aparecida. Conforme informou o

prefeito Nelson Cruz, as obras já iniciaram esta semana. O município receberá o CEO tipo I, onde oferecerá serviços gratuitos em saúde bucal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como tratamento endodôntico (canal), diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros e atendimento a portadores de necessidades especiais. O CEO mudará a realidade do acesso aos procedimentos de média complexidade, onde só quem podia pagar poderia fazer a reabilitação bucal. De acordo com o secretário de saúde, Nelson de Paula, o custeio da manutenção da nova unidade acontecerá de forma compartilhada entre as três esferas governamentais. Para a formação da equipe de saúde bucal, um teste seletivo deverá ser aberto, onde o profissional dentista deverá atuar 40 horas semanais. De acordo

com o secretário, já foram efetuadas compras de equipamentos, cadeiras e compressores – equipamentos periféricos necessários ao funcionamento do serviço. Como o CEO atenderá a demanda regional, um convênio entre as prefeituras vizinhas também deve ser firmado. A conquista contou com apoio da gerente de saúde da 8ª SDR, Milena Becher, onde articulou o projeto de implantação entre o estado e o município. Segundo a gerente, Caçador negou o atendimento dos pacientes há mais de um ano e Videira, onde foi instalado um novo Centro, também não aceitou receber a demanda regional. Após estudo e levantamento da demanda regional, o projeto foi aprovado pela Coordenadoria do Estado de Saúde Bucal e encaminhado ao governo federal ainda em 2012. “O CEO vai prestar um serviço de qualidade, melhorando o acesso ao tratamento bucal na regional de saúde, por isso abraçamos essa causa”, destaca.


14

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Amplasc

Com a assinatura, municípios terão atribuições na gestão florestal de seus territórios

Na sexta-feira (28), foi realizada a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica e Institucional para Gestão Florestal Compartilhada, celebrado entre seis municípios da Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (Amplasc), através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O ato oficial aconteceu no auditório da Associação e contou com a presença do ex-presidente da Fatma, Gean Loureiro, um dos últimos compromissos antes de pedir o afastamento para concorrer as eleições neste ano. A partir da firmação do Convênio, os municípios de Abdon Batista, Vargem, Zortéa, Monte Carlo, Brunópolis e Celso Ramos, passam a executar o Programa de Gestão Florestal Compartilhada mediante delegação de competência ambiental, especialmente em relação ao cumprimento da Legislação Ambiental vigente. Os municípios ficam autorizados a fisca-

lizar e controlar o corte eventual de árvores, além de transportar produtos e sobprodutos florestais. A Secretaria passa a autorizar o desassoreamento e a limpeza de cursos d’água, diminuindo desta forma, problemas com a obstrução de tubulações e consequentes alagamentos. O Convênio estabelece ainda que o Município poderá expedir autorização para poda, corte ou extração de espécies florestais nativas ou exóticas em situação de risco de queda (que podem ameaçar a vida, patrimônio ou meio ambiente) consideradas através de laudo técnico, expedido por profissional legalmente habilitado, acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). “Temos mais de 100 municípios catarinenses que realizam algum tipo de licenciamento e o primeiro passo para começar essa estrutura é o convênio de gestão florestal, onde permite que qualquer tipo de supressão, corte de vegetação, seja autorizado pelo próprio município, evitando o deslocamento até a regional de Joaçaba, ele vai na prefeitura, a analise do projeto é feita com mais agilidade, diminui os investimentos do empreendedor e tem uma resposta rápida. Com isso,

libera os técnicos da Fatma para fazerem análises daqueles licenciamentos que precisam de estudos mais complexos”, explicou Loureiro. Em contrapartida, o município se responsabiliza em apresentar à Fatma, relatório bimestral das atividades autorizadas, juntamente com cópia das autorizações expedidas. Além disso, será de responsabilidade das prefeituras, a elaboração de Campanhas Educativas referentes à conscientização ecológica nas escolas municipais, visando à conservação e preservação dos recursos naturais (água, ar, solo) e a proteção da fauna e da flora. Segundo Rodrigo da Silva, engenheiro ambiental da Amplasc, o convênio é o primeiro passo para a implantação das municipalizações dos licenciamentos ambientais. A Amplasc já encaminhou pedido a SDS para este pleito, onde a Associação colocaria à disposição das prefeituras corpo técnico para realizar a análise do impacto ambiental dos empreendimentos e os pareceres nos municípios de sua abrangência, sendo que as licenças serão emitidas pelas prefeituras. O projeto ainda depende de autorização da SDS e da organização dos municípios.

Folha Independente

Seis prefeituras firmam convênio com a Fatma para Gestão Florestal

Os prefeitos assinaram o convênio de gestão florestal com o ex-presidente da Fatma, Gean Loureiro.

Barco Escola Gean Loureiro aproveitou a visita para anunciar a liberação dentro dos próximos meses, de recursos na ordem de R$ 250 mil para uma aquisição direta de uma nova embarcação para o projeto “Barco Escola”, que promove passeios pelo lago da Usina Campos Novos, onde diversos biomas são apresentados a estudantes, o que garantirá a continuidade do projeto, já que a embarcação utilizada no ano passado era emprestada. Os recursos virão de compensações ambientais, disse Loureiro.


Sexta-feira, 04 de abril de 2014

15

Campos Novos 133 anos

Comemoração encerra com recorde de público nos shows nacionais Divulgação

Victor e Léo, o maior público do evento: 35 mil pessoas

Divulgação

Bruno e Marrone se apresentaram no sábado

Divulgação

Durante todo o mês de março Campos Novos comemorou seus 133 anos de emancipação politico-administrativa. Foi um mês inteiro de eventos proporcionados pela Administração Municipal de forma gratuita à população camponovense. Um mês que encerrou com sucesso total no último final de semana, no Complexo Esportivo Municipal, palco de grandes shows nacionais que emocionaram o público. Abrindo os festejos, na sexta-feira (28) mais de 10 mil pessoas acompanharam os shows de U2 Connection e da Banda Merco Sul. No sábado (29), mais de 30 mil pessoas participaram do show nacional de Bruno e Marrone. No domingo (30), um público ainda maior, 35 mil pessoas cantaram com Victor e Léo seus grandes sucessos. Desde que as comemorações do aniversário de Campos Novos começaram a ser realizados no Complexo Esportivo Cid Caesar de Almeida Pedroso, este ano foi o maior público já registrado conforme dados repassados pela Polícia Militar à da Comissão Central Organizadora (CCO). Além da expressiva participação do público nos shows, os visitantes conferiram as exposições da Indústria, Comércio e Turismo, neste ano com um novo local, num pavilhão montado já na entrada do Complexo Esportivo. Outro atrativo ao público foram os passeios de helicóptero, onde as belas paisagens camponovenses puderam ser apreciadas do alto. Entre o sábado e o domingo mais de 200 vôos panorâmicos foram realizados sob o município na atração que foi cobrada à parte pela empresa de taxi aéreo. Os passageiros ainda puderam ver a dimensão do município e sobrevoar pontos como a Praça Lauro Müller, a Prefeitura e os bairros. Já as crianças se divertiram no parque infantil inflável montado junto à festa.

o deputado federal Valdir Colatto, o presidente da Câmara de Vereadores Rui Tomazoni, o Secretário Regional Vilibaldo Schmid, prefeitos da região, vereadores e secretários municipais. O prefeito Nelson Cruz e o vice Jairo Luft contentes com o sucesso das festividades agradeceram a participação da população local e regional. “Depois de um mês inteiro de atividades onde tivemos uma grande participação da população queremos agradecer de coração a cada um que esteve presente comemorando o aniversário de Campos Novos junto com a Administração e todos os parceiros que acreditaram nesta festa”, destacou Nelson Cruz.

Feira da Indústria, Comércio e Turismo e as atrações locais Quem passou pelo Complexo Esportivo também prestigiou a feira da Indústria, Comércio e Turismo. Stands montados no pavilhão em frente à entrada principal da festa demonstraram a variedade do comércio local e regional. Além da comercialização, diversas entidades também divulgaram suas ações. Os artistas da terra também tiveram espaço nas festividades dos 133 anos do

município. O palco montado junto à Praça de Alimentação recebeu apresentações durante os três dias. Além disso, no palco principal, os artistas locais: U2 Connection e César Heitor ganharam espaço abrindo os shows nacionais. Já a Banda Pulso tocou após o show de Victor e Leo e conseguiu segurar o público, que interagiu com os cantores locais, valorizando os talentos da terra.

Banda Pulso encerrou a programação no domingo

Os sucessos do U2 foram apresentados pelo U2 Conection

Folha Independente

Da Assessoria de Imprensa

As comemorações foram consideradas um sucesso devido às parcerias realizadas, afirmou o presidente da CCO, Márcio Azevedo. “Para a realização das comemorações de 133 anos de Campos Novos, a parceria da Administração com a CDL e Acircan, assim como de todos os patrocinadores e outras entidades durante o mês de março foi fundamental. Queremos agradecer o empenho e esforço de todos”, declarou o presidente da CCO e Secretário de Indústria, Comércio e Turismo. Diversas autoridades também passaram pelo Complexo Esportivo durante os dias festivos, entre elas o deputado estadual Romildo Titon,

Divulgação

Victor e Léo e Bruno e Marrone arrastaram multidões ao Complexo Esportivo


16

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Colheita

Invernada dos Negros inicia a colheita de soja Iniciou na tarde de ontem (03), a colheita da safra de soja nas terras da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Invernada dos Negros marcando um novo tempo para a comunidade. Foram plantados 110 hectares de soja e já nas primeiras parcelas retiradas da terra, os produtores já sentiam o gostinho de um futuro promissor – a produtividade é estimada entre 60 a 70 sacas por hectare. “Esse é o início de uma grande organização. Não é o valor financeiro que está em jogo, mas é o valor simbólico e histórico, a conquista que representa para os quilombolas. Hoje inicia uma grande caminhada onde vai melhorar a qualidade de vida da comunidade. Hoje estamos sentindo o gosto de ser produtores rurais”, descreve José Maria Gonçalves de Lima, o Teco Lima, presidente da Associação. A Invernada dos Negros foi o primeiro território quilombola reconhecido em Santa Catarina e teve o decreto de desapropriação assinado em 2010, representando uma área de aproximadamente oito mil hectares. Ao longo dos anos, as terras passaram por um longo processo de divisão e está voltando aos poucos à posse dos descendentes de escravos. Essa área plantada foi a primeira imitida na posse pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ou seja, a posse é do Incra ainda, mas a utilização é autorizada para a Associação. Atualmente são 200 hectares imitidos na posse para a Associação e outras 22 áreas estão ajuizadas, aguardando agendamento de audiência na Justiça Federal. Como é uma das últimas fases dos processos, a Associação estima que a área de lavoura deve aumentar para 400 ha na próxima safra de verão. Seguindo o preceito número um do agronegócio, os produtores investiram em tecnologia para colher resultados. A parceria firmada com

a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) no suporte técnico e aquisição de insumos e os investimentos com recursos próprios em maquinários estimularam o sucesso dessa safra, avaliaram os quilombolas, sem esquecer da intervenção divina, agora e sempre na história da Invernada dos Negros. “Hoje é um dia de muito orgulho, chegar aonde estamos hoje, sempre trabalhamos para os outros e agora estamos trabalhando para nós. Temos que agradecer o maquinário que conseguimos comprar, a parceria com a Coocam, o tempo que colaborou, na verdade Deus sempre nos ajuda. É só alegria”, disse Anildo da Silva, o Bido. O custo de produção da Invernada para esta safra foi de R$ 148 mil. Depois de honrar os compromissos, as sobras financeiras terão destino definido em assembleia. Após a colheita da área, os produtores continuarão apostando no melhoramento do solo para produzir mais e melhor e na rotatividade de culturas. Para a safra de inverno, os produtores irão testar a produção de trigo em uma pequena área, já que é uma cultura de risco e farão

cobertura de solo com aveia. Além da terra, hoje a Invernada está estruturada com maquinários semi-novos e mão de obra qualificada. A associação investiu R$ 550 mil em recursos próprios na aquisição de colheitadeira, plantadeiras e tratores e outros implementos básicos. Teco Lima também confirmou a destinação de uma emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai, no valor de R$ 150 mil, para a aquisição de um novo trator, onde deve ser liberada dentro de poucos meses. Quanto aos projetos sociais, o presidente conta que está fechando parceria com o Estado para implantar uma unidade do EJA na comunidade e um projeto de habitação social, com 100 novas moradias através de convênio com Incra. Após a desapropriação dos oito mil hectares, ao final do processo, uma escritura única será emitida em nome da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Inverna dos Negros. A terra será para o uso comum de todos os associados ativos. Estima-se que pelo menos 4 mil hectares de lavoura poderão ser cultivados com as mais diversas culturas. Folha Independente

Produtividade é estimada entre 60 a 70 sacas por hectare

Teço Lima, presidente da ARQ Invernada dos Negros.

Meio Ambiente

Árvores frutíferas poderão reflorestar APP Projeto de lei foi aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei nº 6330/2013 de autoria do deputado federal Afonso Hamm, propõe ampliar as alternativas do produtor rural para a recomposição da vegetação nas Áreas de Preservação Ambiental (APP), prevista no novo Código Florestal Brasileiro. A matéria foi discutida e aprovada na Comissão de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (CAPADR), na manhã de quarta-feira (02). A proposta é autorizar o uso de espécies frutíferas nativas ou exóticas de interesse econômico para reflorestar as APPs – uma alternativa econômica para que o produtor rural recomponha essa vegetação. O alto custo de aquisi-

ção das mudas, do plantio e da condução de plantas pode desestimular ou mesmo inviabilizar o reflorestamento das APPs pelo produtor rural, quando há baixa ou nenhuma perspectiva de retorno econômico. No entanto, se aprovado, o Projeto de Lei pode beneficiar o meio ambiente sem prejudicar o agricultor no que diz respeito à produtividade e ao retorno na forma de renda para a propriedade. O Projeto de Lei impõe somente duas condicionantes: a necessidade de serem espécies frutíferas arbustivas ou arbóreas, o que assegura a cobertura do solo e reduz o risco de erosão; e o emprego das normas técnicas de Produção Integrada de Frutas (PIF) para a referida espécie, estimulando o produtor a adotar práticas voltadas para a conservação do solo e da água, bem assim para a redução do uso de agroquímicos.


17

Folha Independente

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

A assembleia registrou recorde de público de todas as edições já realizadas.

Resultados

Mais de 370 associados participam da AGO do Sicoob Credicampos

Com objetivo de prestar contas do exercício 2013, ser transparente na gestão e cumprir os normativos legais, o Sicoob Credicampos realizou Assembleia Geral Ordinária (AGO) na noite de sexta-feira (28) no salão paroquial reunindo mais de 370 associados, um recorde de público entre as assembleias realizadas pela cooperativa. Além da sede em Campos Novos, a rede Sicoob Credicampos é composta pelas filiais de Curitibanos, Brunópolis, Monte Carlo e Capinzal. A AGO serviu principalmente para apresentar os resultados de 2013. A cooperativa registrou sobras líquidas de aproximadamente R$ 629 mil. O resultado foi menor do registrado no ano passado, porque R$ 700 mil foram investidos na reforma da nova sede, deixando de configurar nos resultados incorporados as contas dos associados. Por unanimidade, os associados decidiram capitalizar as sobras, proporcional a movimentação financeira que cada um fez na cooperativa – 34% proporcional ao depósito à vista, 33% sobre o depósito à prazo e 33% sobre o juro que cada associado pagou no período. “Esse é o grande diferencial das cooperativas de crédito frente aos bancos convencionais. Nós devolvemos os resultados para o capital social de cada associado de acordo com a movimentação financeira que ele efetuou. Quanto mais o associado movimenta, maior o retorno, por isso o sistema cooperativo é muito justo neste sentido”, explicou o presidente do Sicoob Credicampos, Otávio Henrique Almeida Tessaro. A assembleia também definiu a devolução de R$ 896 mil do Fundo de Estabilidade Financeira ao capital social dos associados, que foi retirado da composição das sobras no período entre 2005 a 2010. Outra novidade foi a aprovação do pagamento de juros ao capital social de cada cooperado a partir de janeiro

Folha Independente

Durante a AGO, foram sorteados prêmios para os cooperados que participaram da campanha de capitalização espontânea, o Sicoob Cap

O cooperado Leonardo Meirelles recebe a chave do Voyage do presidente do Sicoob Credicampos, Otávio Henrique Almeida Tessaro e do gerente da agencia de Campos Novos, Alexandre Delavy Faria. de 2014, o que deve elevar o valor de remuneração do capital aplicado, mais um benefício aos associados do Sicoob Credicampos. O quadro social fechou o ano com 8.876 sócios, um incremento de 50% em relação a 2010. De acordo com Otávio, a meta para 2014, é um crescimento de 20% no quadro social da cooperativa. Na ocasião, foi realizado sorteio do Sicoob

Cap para os clientes que adquiriram cotas de capital social de valor igual ou superior a R$ 100, com sorteio de prêmios, entre eles dois automóveis zero quilômetro. A arrecadação na campanha Sicoob Cap em 2013 ultrapassa R$ 1,5 milhão. Para o ano que vem, os participantes da campanha Sicoob Cap 2014, irão concorrer ao sorteio de cinco veículos zero quilômetro e cinco TVs 42 polegadas.

Ganhadores do Sicoob Cap Motos

Notebooks

Luana Itaroti Quadros Tormen – Campos Novos ; Sergio Tagliari - Curitibanos ; Altamir Erick Rosseti - Capinzal; Claudimir A. Grocinotti - Brunópolis; Joel de Oliveira - Monte Carlo.

Pedro Adão Antunes Correa Campos Novos; José Mauricio Morais da Costa Curitibanos; Alaor Carniel - Capinzal ; Cleusa Ap. Zilioto da Cruz Brunópolis; Artiander Becker Fagundes Monte Carlo.

TVs Nadir Pedro Dalsoto - Campos Novos; Petrycon Contabilidade Ltda ME Curitibanos ; Dirlei Basquera - Capinzal; Jean Marcell Primon - Brunópolis; Valderi Correa Becker - Monte Carlo.

Carros PALIO - Salete Recalcatti - Capinzal; VOYAGE - Leonardo Meirelles – Campos Novos.

CONVITE Torneio de Sinuca no Bar do Tio Neco, dia 13 de abril com início as l4h. Premiação 1º lugar: Fusca 1979; 2º lugar, R$ 300,00; 3º lugar: R$ 100,00; 4º lugar, R$ 50,00 e para o 5º lugar, uma caixa de cerveja lata. Valor da inscrição R$ 50,00. Haverá almoço no local. A Comunidade da Pastagem Lebon Régis, convida para uma Festa em louvor ao Divino Espírito Santo e Nossa Senhora de Fátima. Dia 08 de junho, com procissão e missa. Às 12h, almoço e à tarde matiné com coroação da Vovó Rainha. Tradicional Festa em Honra São José, na comunidade São José Operário, Bairro Aparecida de Campos Novos. Dia 08 junho.


18

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

Publicação Legal EDITAL DE LEILÃO/PRAÇA E INTIMAÇÃO EDITAL DE LEILÃO/PRAÇA E INTIMAÇÃO 1º Leilão/Praça: 15 de Abril de 2014, às 14:00 hs 2º Leilão/Praça: 29 de Abril de 2014, às 14:00 hs LOCAL: Átrio do Forum da Comarca de Campos Novos/SC Praça Lauro Müller, 121, Centro. DANIELA FELZKE, Leiloeira Pública Oficial, Mat. AARC/161, devidamente autorizada pelo Exmo. Sr. Dr. Murilo Leirião Consalter, Juiz de Direito da Primeira Vara Cível da Comarca de Campos Novos, VENDERÁ em Hasta Pública, no dia, hora e local acima mencionados, os bens abaixo descritos: 1 – Um automóvel GM/Corsa, cor prata, ano 1995, modelo 1996, placa LYV 1110, renavan 644305595, chassi 9BGSE68XTSC49486. R$ 9.000,00. Proc. 014.08.003925-5/001. Execução de Sentença. Souza Cruz S/A X Pedro Berlanda Filho. Depositário: Pedro Berlanda Filho. Vistoria: Localidade Santa Lucia, Interior, Vargem. Em não havendo licitantes pelo valor de avaliação em primeiro leilão, os bens serão vendidos em segundo leilão a quem mais der, inadmitido preço vil. A comissão da Leiloeira será de 5% sobre o valor da venda e é por conta do arrematante, remitente ou adjudicante, conforme portaria Conjunta nº 001/2010, desta Comarca. Em caso de desistência da arrematação não devolvemos a comissão da Leiloeira. Em caso de acordo, suspensão ou extinção da execução pelas partes antes, durante ou após o leilão, cabe a quem deu causa a suspensão ou acordo o pagamento das custas e demais despesas processuais, inclusive aquelas da Leiloeira, conforme Portaria desta Comarca. Aos interessados em adquirir os bens objeto deste Edital, poderão arrematar à vista, ou pagamento até 15 (quinze) dias, mediante caução idônea. Para arrematação na forma parcelada para bens imóveis, realizar-se-á através de proposta escrita, por valor não inferior ao da avaliação, com oferta de pelo menos 30% (trinta por cento) à vista, e o saldo garantido por hipoteca sobre o próprio imóvel, na forma do artigo 690, CPC. Ficam as partes e seus cônjuges, se casados forem, bem como, demais interessados intimados pelo presente edital, para todos os atos aqui mencionados, caso encontrem-se em lugar incerto e não sabido ou não venham a ser localizados pelo Sr. Oficial de Justiça, suprindo-se determinações contidas no § 5º do art. 687 do CPC. Informações com a leiloeira pelos fones: (47) 3332-5183 ou (47) 8402-6006. Home Page:http:www.felzke.lel.br. Campos Novos/SC, 20 de Fevereiro de 2014. Daniela Felzke Leiloeira Oficial

Aluga-se

1º Leilão/Praça: 15 de Abril de 2014, às 14:00 hs 2º Leilão/Praça: 29 de Abril de 2014, às 14:00 hs LOCAL: Átrio do Forum da Comarca de Campos Novos/SC Praça Lauro Müller, 121, Centro. DANIELA FELZKE, Leiloeira Pública Oficial, Mat. AARC/161, devidamente autorizada pelo Exmo. Sr. Dr. Maycon Rangel Favareto, Juiz de Direito da Segunda Vara Cível da Comarca de Campos Novos, VENDERÁ em Hasta Pública, no dia, hora e local acima mencionados, os bens abaixo descritos: 1 – Um terreno e uma casa situada na rua João Carlos Gasser, lote 1, quadra 15, Bairro Integração, com as seguintes características: metragem aproximada: 86m²; em alvenaria; rua sem pavimentação. Avaliado em R$ 20.000,00 o terreno e R$ 43.000,00 a casa, totalizando R$ 63.000,00. Imóvel financiado pelo Município de Campos Novos, sem escritura. Proc. 014.13.004520-2. Alienação Judicial/Especial de Jurisdição Voluntária. Adriana Carlin de Souza X Edson de Fátima Correia. Em não havendo licitantes pelo valor de avaliação em primeiro leilão, os bens serão vendidos em segundo leilão a quem mais der, inadmitido preço vil. A comissão da Leiloeira será de 5% sobre o valor da venda e é por conta do arrematante, remitente ou adjudicante, conforme portaria Conjunta nº 001/2010, desta Comarca. Em caso de desistência da arrematação não devolvemos a comissão da Leiloeira. Em caso de acordo, suspensão ou extinção da execução pelas partes antes, durante ou após o leilão, cabe a quem deu causa a suspensão ou acordo o pagamento das custas e demais despesas processuais, inclusive aquelas da Leiloeira, conforme Portaria desta Comarca. Aos interessados em adquirir os bens objeto deste Edital, poderão arrematar à vista, ou pagamento até 15 (quinze) dias, mediante caução idônea. Para arrematação na forma parcelada para bens imóveis, realizarse-á através de proposta escrita, por valor não inferior ao da avaliação, com oferta de pelo menos 30% (trinta por cento) à vista, e o saldo garantido por hipoteca sobre o próprio imóvel, na forma do artigo 690, CPC. Ficam as partes e seus cônjuges, se casados forem, bem como, demais interessados intimados pelo presente edital, para todos os atos aqui mencionados, caso encontrem-se em lugar incerto e não sabido ou não venham a ser localizados pelo Sr. Oficial de Justiça, suprindo-se determinações contidas no § 5º do art. 687 do CPC. Informações com a leiloeira pelos fones: (47) 3332-5183 ou (47) 8402-6006. Home Page:http:www.felzke.lel.br. Campos Novos/SC, 20 de Fevereiro de 2014. Daniela Felzke Leiloeira Oficial

oportunidade de emprego A Empresa Timol contrata vendedor (a), com ou sem experiência, para atuar em Campos Novos, com vendas diretas. Ótima remuneração. Interessados entrar em contato pelo telefone (49) 9917-0607 ou 8874-9784, falar com Matias. Renda extra ou fixa.

Aluga-se

Salas comerciais no centro de Campos Novos. Segundo andar medindo 183,40 m2 e terceiro andar medindo 272,06 m2.

Apartamento no 6° andar do Edifício Terra Bela, em frente ao Banco do Brasil. Três dormitórios, sendo uma suíte, duas garagens, porteiro eletrônico e monitoramento com câmeras.

Contato com Izilda pelo telefone: (49) 9900-4511.

Interessados, tratar pelos telefones: (49) 3544-0695 ou (49) 8812-9534.


19

Sexta-feira, 04 de abril de 2014

vitrine

No ano em que a Rádio Cultura completa 56 anos de fundação, foi protocolado solicitação de migração da emissora AM para FM

Fundada no ano de 1957, a Rádio Cultura de Campos Novos tem uma longa trajetória de trabalho regional, sendo única porta voz da população camponovense, por vários anos. A persistência de algumas pessoas como o saudoso Padre Quintílio Costini foi essencial para sua solidificação, já que no mesmo ano de sua fundação precisou fechar as portas por falta de equipamentos técnicos, por não haver profissionais qualificados e ainda, por não estar preparada economicamente para suprir tais carências. Neste primeiro momento foram apenas alguns meses no ar. Ciente da importância e do valor do meio de comunicação, Pe. Quintílio viajou para o Rio de Janeiro e buscou junto ao Ministério da Agricultura, de quem a radiodifusão dependia na época, a legalização e documentações necessárias para que a Rádio voltasse suas atividades, inicialmente operando em 250 Watts de potência. No dia 02 de abril de 1958, data de sua oficialização, a emissora passou a ser propriedade da Paróquia São João Batista e iniciou decisivamente sua missão, cultivada até os dias de hoje - instrumento de comunicação a serviço da comunidade. A emissora deu passos importantes para o progresso local e, vários fatores positivos possibilitaram em crescimento técnico, econômico, profissional e pastoral do meio de comunicação. “Tão significativa e

Equipe de colaboradores da Rádio Cultura. tão marcante foi a atuação do Padre Quintílio, que a data comemorativa da fundação da Rádio passou a ser o dia 02 de abril de 1958, precisamente a data em que ele assumiu o controle da Emissora”, lembra a gerente da Rádio Cultura, Maria Rossi. Investimentos em tecnologia sempre foi um marco da emissora, assim como o envolvimento direto em projetos que contribuem para o

crescimento de Campos Novos e região. Hoje as plataformas digitais, como redes sociais e sites, são ferramentas de trabalho utilizadas pela equipe de profissionais. A Rádio Cultura faz parte da vida de muitas pessoas, sejam profissionais que já passaram pela emissora, ou seja, os ouvintes que compartilharam da programação. São muitas histórias nestes 56 anos no ar.

Mais história No ano de 1969 a Rádio Cultura passou a operar em 1.000 Watts, significando uma maior abrangência da emissora. Em 1975 houve novamente alteração de potência para 5.000 Watts. No ano de 2004, a potência foi alterada para 6.000 Watts. Ainda em 1975, Dom Henrique Muller, Bispo da recém-criada Diocese, doou a Rádio à Congregação dos Padres Scalabrinianos, cujos Sacerdotes trabalhavam na Paróquia de Campos Novos. No mês de abril

de 1988, foi instalada uma nova antena de 93 metros e um novo transmissor. Depois de 36 anos o meio de comunicação inaugurou o atual prédio com os mais modernos equipamentos e se tornou a primeira emissora catarinense a ter áudio informatizado. O novo prédio recebeu o nome de Edifício Padre Quintílio Costini, uma homenagem ao Sacerdote Scalabriniano que foi a mola propulsora da Rádio, em seu decisivo impulso inicial.

Reprodução

Divulgação

Rádio Cultura instrumento de comunicação a serviço da comunidade

inovação Uma novidade que a direção vem pleiteando é transformar a frequência da rádio AM para FM, conforme Decreto assinado pela presidente Dilma no final do ano passado. No último dia 24 de março, a gerente da Rádio Cultura, Maria Rossi, protocolou solicitação de migração da emissora para FM. O documento foi entregue ao Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai fazer estudos para ava-

liar a viabilidade da transferência. A inovação possibilitará a emissora abranger maior área de cobertura principalmente nos períodos em que, pela legislação, as emissoras AM são obrigadas a reduzir a potência, do início da noite até o inicio da manhã do dia seguinte, o que não acontece com as FMs. Outra vantagem é que o ouvinte tem a possibilidade de acessar a rádio através de dispositivo móvel, por exemplo.

Pintura em tela da primeira sede da Rádio Cultura.


Sexta-feira, 04 de abril de 2014


Folha Independente Nº 32  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you