Page 1

Reprodução/FS

VITRINE

DO SUL

TERÇA-FEIRA 12.2.2019 R$ 2,00 Bagé, ano 9 , n° 2 655

Começa venda de lote promocional para o show do cantor Daniel pág. 3

Márcia Sousa

POLÍTICA Hamm prioriza a Saúde com foco nos hospitais da cidade

pág. 4

EDITAL Prefeitura divulga licitação para coleta e transporte de resíduos

pág. 11

ARROMBAMENTO Ladrões furtam Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Bagé pág. 14

TEMPO DE LIQUIDAÇÃO EM BAGÉ

A temporada é de liquidações nas lojas dos mais diversos segmentos da cidade. As ofertas foram intensificadas diante do período de volta às aulas e ganham espaço amplo nas vitrines do comércio. Também acontece de o produto que não está na promoção receber um percentual de desconto dependendo da forma de pagamento. pág. 6

PREVISÃO DO TEMPO

Nublado com aberturas de sol à tarde. Temperatura mínima de 16°, máxima de 22°.

VIOLÊNCIA Grávida com mais de oito meses de gestação é vítima de abuso sexual pág. 14


2 FOLHA DO SUL

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

ESQUERDA CARNEIRO

Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé

PESSOAS FELIZES COM A CASA PRÓPRIA: MINHAALEGRIA MAIOR

O

s dois anos em que estive à frente da Smasi foram de muitas alegrias, resultado do trabalho intenso de uma grande equipe. Desde o primeiro momento soube que não seria uma missão fácil de cumprir. Havia muitos problemas, Restaurante Popular e o Projeto de Economia Solidária do Km 21 abandonados são dois exemplos, entre tantos outros. Cada etapa vencida me permitia acreditar que podíamos fazer mais e melhor. Foi assim quando resolvemos começar um projeto de moradias junto ao Governo Federal. O entusiasmo do prefeito Divaldo Lara, liderando esse processo de conquistar o máximo possível de casas para Bagé, aliado a uma grande equipe comprometida na formatação dos projetos, permitiram que em 2017 a nossa Prefeitura fosse contemplada com o maior número de habitações de uma única vez para o município, 1 164 moradias. E mais: só Bagé no Rio Grande do Sul recebeu tamanha honraria. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, a minha secretaria, que há pouco mudara do centro da cidade para funcionar na Zona Leste, no Complexo 21, tinha que administrar todo o projeto dos residenciais, manter boa relação e diálogo com as empresas de engenharia que executam as obras, realizar chamada para inscrições, verificação de registro no CadÚnico, fiscalização de documentos até o sorteio e a entrega das chaves. Nunca pensei que a vida fosse me oferecer tamanha responsabilidade. Jamais passou pela minha cabeça que isso me daria tanta satisfação, tanta felicidade. Ver a alegria estampada no rosto de mulheres, homens, idosos, jovens e crianças quando foram contemplados com a sua casa, a casa própria, não tem preço. Do resultado da aprovação do projeto, início das obras até o sorteio do primeiro residencial que ocorreu no Ginásio Militão, com a presença participativa do prefeito Divaldo Lara, foi um caminho percorrido com toda a dedicação de quem sabe o quanto ter uma casa é importante para quem mais precisa. E eu sei. Sou do Prado Velho. Compreendo bem o que é ter sua casa, sair do aluguel ou do favor, que, por mais que seja familiar, tira um pedaço de nossa dignidade. Nada é mais importante que ter o que é seu. Posso viver mais 100 anos e nunca vou esquecer do momento de alegria no sorteio, momento que está marcado em minha vida para sempre como um dos melhores que tive. Quem estava lá sabe o que estou falando. Aquelas lágrimas de felicidade no rosto dos contemplados é o maior pagamento que eu posso ter na minha vida pública. Muito obrigado a Deus, ao prefeito Divaldo Lara, e para aqueles que trabalharam comigo nesse projeto. Ainda teremos outras etapas, mais famílias serão contempladas, mas o que eu vivi já valeu por tudo.

Estudantes que perderam os prazos para a matrícula terão mais uma oportunidade: desde ontem, até 29 de março, o gerenciamento das vagas será diretamente nas escolas da rede pública estadual. A assessora técnica do Departamento de Planejamento (Deplan) da Secretaria de Educação (Seduc), Neri Barcelos, informa que nenhum estudante ficará sem vaga. “Para aqueles que perderam os dois períodos de matrículas, solicitamos que compareçam diretamente nos estabelecimentos de ensino com os documentos necessários”, afirma. No ato da matrícula, será solicitada a apresentação do atestado de vacinação atualizado para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é fortalecer, entre os pais, a importância da vacinação das crianças nesta idade.

FOLHA DO SUL CNPJ. 11.381.681/0001-00

Divulgação/FS

Matrículas devem ser feitas diretamente nas escolas

Processo pode ser realizado até dia 29 de março

DOCUMENTOS EXIGIDOS - Identidade ou certidão de nascimento do aluno - Identidade do responsável - Comprovante de residência - Comprovante de escolaridade - Carteira de vacinação atualizada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Endereço: Rua Bento Gonçalves, 49-E Fones: Assinaturas: (53) 3242-1020 Redação: (53) 3311-3915 jornalismo.folhadosul@gmail.com anunciosfs@gmail.com www.jornalfolhadosul.com.br Impressão Gráfica Jornal Zero Hora

EDGAR MUZA

VISÃO GERAL

CPI DO ATIVISMO JUDICIAL: COMEÇAA RETALIAÇÃO

Q

uem acompanha este espaço e ou escuta o programa de rádio, sabe o tema que vou abordar na coluna de hoje. Todos os segmentos são formados por “bons e maus quadros”. Sempre começo a análise pela profissão que exerço há 60 anos, radialista. Quem não sabe fica sabendo que temos bons e maus profissionais exercendo essa função, que é pública. Pública porque é considerada formadora de opinião, não porque receba recursos como se fosse funcionário de segmentos públicos. Assim é em todas as classes. Médicos, advogados, economistas, políticos, jornalistas e no Judiciário. Agora, generalizar não condiz com uma boa conduta de quem quer que seja. O que falta é “os bons” denunciarem os maus, para tentar bani-los da vida pública. Este tema me veio à mente tendo por base matéria publicada nos jornais do Rio, São Paulo e Brasília. Foi anunciado, sem muito alarde pela imprensa, que estão propondo uma CPI (outra?) para tratar do tal “ativismo judicial”. Alguns congressistas estão descontentes (ou temerosos?) com a atuação da Justiça e querem exercer certo controle sobre suas decisões. Ao proporem a Comissão Parlamentar de Inquérito, mandam um recado claro sobre a possibilidade de controle. Causou a reação imediata de certos setores que representam o Judiciário, cuja nota publicada é bem forte: “A referida iniciativa, movida ao pretexto de investigar ‘decisões desarrazoadas, desproporcionais e desconexas dos anseios da sociedade’ – seja qual for a régua com a qual se meça tal razoabilidade -, leva à inevitável conclusão que o combate ao indefinível ‘ativismo judicial’ desaguará em uma inadmissível tentativa de controle externo do mérito das decisões judiciais, o que, iniciando-se pelos tribunais superiores, perpassará as demais instâncias e alcançará o cidadão, em todos os graus de jurisdição, privando-lhe do direito a seus juízes naturais, independentes e imparciais”. Pronto! O principal objetivo da proposta dos legisladores foi alcançado: reação da Justiça, publicamente, em seu legítimo direito. Agora, que o recado foi dado, isso foi. Não tem segmento que consiga unanimidade em suas decisões. Os “perdedores” acham maneira de contestar o que foi decidido. Assim é no futebol. Assim é na política. Assim é em todos os setores. Sem exceção. Até aqui, os fatos e fatos são fatos.

Opinião de um leigo - metido a sabido Que sou eu. Certa feita comprovei que o cidadão comum “tinha medo de entrar no Fórum, mesmo convocado para ser testemunha”. Usei uma expressão que até hoje tenho em mente: “Juiz não é Deus”. Não por menosprezar o Jogo, mas para enfatizar que ninguém deve temê-lo, mas respeitá-lo. Só deve ter medo do Judiciário o marginal. O cidadão comum e honrado, cumpridor de seus deveres, não precisa ter medo de ninguém. Só dos bandidos. O que isso tem a ver com a matéria de hoje? Tudo a ver. A reação de certos setores com a possibilidade de uma CPI demonstra medo antecipado das conclusões a que chegarem os legisladores. Até não é para ser menosprezada. O Legislativo, com a série de denúncias contra boa parte de seus componentes, quer “bloquear” a Justiça nas investigações contra sua classe, a política, muito desmoralizada por ações criminosas de muitos de seus componentes. Mas o Judiciário, o que teme? A reação forte mostra certo receio com a fiscalização externa que possa surgir com a conclusão da CPI. Isso, para mim, é prática da democracia. Cada segmento defende aquilo que lhe parece seu direito. Os bons quadros, da Justiça e da política, deveriam ficar satisfeitos pela possibilidade da decisão “ajudar a banir os maus profissionais de ambas as áreas”. Quem procede com isenção, na função política ou judicial, não deve temer nada. Ao contrário, deve saudar os procedimentos que “provarão suas inocências”. É a opinião de um leigo que procura respeitar as leis. Por isso, não teme nada. Quem “nada deve, nada teme”. Concordam ou não?

Delegados federais se dizem surpresos A cobrança de Jair Bolsonaro para que a Polícia Federal acelere a investigação sobre o “ato terrorista” sofrido em Juiz de Fora (MG), há cinco meses, deixa a corporação numa situação para lá de constrangedora. Um primeiro inquérito já foi encerrado e não se chegou a provas concretas de ligações partidárias ou participação de outras pessoas além de Adélio Bispo. Uma segunda investigação ainda está em curso. Em mensagens transcritas pelo CB, alguns delegados chegaram a dizer que o presidente perdeu a chance de ficar calado. Mais uma retaliação desnecessária. Mas faz parte do jogo. Certo?

Direção Geral: Leisa Soria Editora Geral: Márcia Sousa Coordenadora Comercial: Cláudia Jardim Comercial: Fabiana Rodrigues Gerente Financeiro: Tanise Ferreira Arce Assinaturas: Carlos Henrique Gerzson Neto Revisão: Niela Bittencourt Reportagem: Marcelo Pimenta - Niela Bittencourt - João Alberto de Miranda Filho - Anderson Ribeiro Política: Márcia Sousa Coluna Social: Gilmar de Quadros - Marcos Pintos Contemporâneo: Bárbara Lignon Repórter Fotográfico: Francisco Bosco Colaboradores: Diones Franchi - Edgar Muza - Luis C.Albano Ben Hur Munhoz- George Teixeira Giorgis - Divaldo Lara - Esquerda Carneiro - José Higino Gonçalves Papo de elevador: Gladimir Aguzzi Diagramação: Ben Hur Munhoz -Vinícius Silva Editora do conteúdo online: Francine Leite O jornal Folha do Sul não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos colunistas e colaboradores em suas colunas assinadas.

CURTA NOSSA FAN PAGE www.facebook.com/ jornalfolhadosulbage


FOLHA DO SUL 3

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

VITRINE EMPRESARIAL por Niela Bittencourt

INDICADORES ECONÔMICOS

nielabittencourt@gmail.com

Apresentação ocorre no dia 30 de março

D

e hoje até dia 16 de fevereiro é possível adquirir ingressos promocionais para o show do cantor Daniel. O espetáculo está marcado para o dia 30 de março, no Centro Cultural Auxiliadora. Os valores dos ingressos para arquibancadas e cadeiras variam de R$ 40 a R$ 120. E há mesas a partir de R$ 600 (para quatro pessoas). Em Bagé, é possível encontrar as entradas na GBI Express, Óptica Conquistadora Gold, Mahalokai Confraria e Empório Seu Jorge. Também, é claro, no jornal Folha do Sul (há preços superespeciais para assinantes do impresso). Vale destacar que o show tem promoção do jornal Folha do Sul. Ainda sobre a venda de ingressos, também a partir de hoje, é possível adquirilos online, pelo endereço www. blueticket.com.br . A produção do show é da Hits Entretenimento. O cantor Daniel se apresentará pela primeira vez na Rainha da Fronteira. E, de acordo com a Hits, a turnê 2019 traz novos arranjos em canções já consagradas pelo público e contempla diferentes fases do repertório do artista. “O roteiro musical tem canções desde o início de sua carreira com João Paulo até os dias atuais. Músicas

que vão se completando harmoniosamente e provocam no público diferentes emoções durante a apresentação”, garante a divulgação. São 30 anos de carreira. “O maior prazer do artista é cantar o amor e leva como missão de vida espalhar o bem”, destaca, ainda, o texto, que informa algumas das canções que arrematarão os corações dos bageenses. “Músicas como Minha estrela perdida, Estou apaixonado e Só dá você na minha vida, são complementares às da nova fase: Inevitavelmente e Discurso ensaia-

do - canções do mais recente CD, que ganhou o Grammy Latino em 2017”, pondera. Ainda por meio da Hits, o músico afirmou: “A música é um instrumento poderoso e transformador, e eu me sinto como um agente de paz e de felicidade. O essencial é isso, ser um elo entre o amor que tenho pelo que faço e as pessoas que se sentem atraídas por isso. E esse é o meu objetivo: somar na vida das pessoas seja da forma que for, e especialmente através da música”.

SERVIÇO Ingressos promocionais: de hoje a 16 de fevereiro Combo arquibancada promocional (dois ingressos): R$80 Arquibancada: R$50 Arquibancada cliente Folha do Sul (promocional): R$40 Combo cadeiras promocional (dois ingressos): R$120 Cadeira: R$70 Cadeira cliente Folha do Sul (promocional): R$55 Mesas (quatro pessoas) Primeira fila: R$1,2 mil (diamante, que dá direito a duas pessoas acessarem o camarim para fotos e autógrafo) Segunda fila: R$1 mil (ouro) Terceira fila: R$800 (prata) Quarta fila: R$600 (bronze) Vendas online www.blueticket.com.br

Reprodução/FS

COMEÇA VENDA DE LOTE PROMOCIONAL PARA O SHOW DO CANTOR DANIEL

MOEDAS Dólar comercial Dólar turismo (em R$) Euro (em R$) Pesos ur.(em R$) Pesos arg.(em R$)

COMPRA

VENDA

3,731 3,580 4,218 0,114 0,098

3,734 3,880 4,221 0,114 0,098

SALÁRIO MÍNIMO [REGIONAL]

SALÁRIO MÍNIMO [NACIONAL]

R$ 1.196,47

R$ 998,00


4 FOLHA DO SUL

POLÍTICA por Márcia Sousa

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

marciasifa@hotmail.com

E

leito para o quarto mandato consecutivo, o deputado federal Afonso Hamm (PP), que integra várias comissões e frentes parlamentares na Câmara Federal, promete prioridade máxima para a Saúde, em 2019. O foco do progressista é a Santa Casa de Caridade de Bagé e o Hospital Universitário. Além disso, o bageense está empenhado para que a radioterapia saia do papel e se torne uma realidade na Rainha da Fronteira. Além da Saúde, o parlamentar tem outras bandeiras, como

o projeto de sua autoria sobre o porte rural de armas. E, mais recentemente, assumiu como secretário da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Nesse quesito, o progressista garante que vai dar uma atenção especial para a região, com enfoque no enoturismo. Hamm, que foi convidado pelos ex-governadores, Yeda Crusius (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), para ser o secretário de Agricultura de ambas as gestões, agora recebeu convite também do atual governador, Eduardo Leite

O deputado conta que a partir do segundo mandato priorizou a Saúde. Segundo ele, por meio de emendas conseguiu alocar mais de R$ 156 milhões para o setor e adiantou que deve conseguir mais R$ 7 ou R$ 8 milhões. As unidades básicas de saúde de Bagé foram beneficiadas como emenda parlamentar. O dinheiro foi aplicado em equipamentos, reformas, custeio e em alguns casos construções. Mas são os hospitais “as meninas dos olhos” do deputado, que promete uma atenção especial para Santa Casa e Universitário. Ele comenta que é membro atuante da Comissão de Saúde e da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos . Além disso, Hamm

afirma que “construiu” um trânsito importante no Ministério da Saúde, onde teve uma boa relação com os ex-titulares da pasta e que vai visitar o atual, Luiz Henrique Mandetta. Hamm informou que, no orçamento de 2019, pretende colocar mais de R$ 1 milhão para os hospitais de Bagé. “Vou atender os dois hospitais proporcionalmente. Minha ideia é colocar recursos para equipamentos e para custeio”, falou. Nessa relação com o Ministério da Saúde, o parlamentar disse que liderou o processo que garantiu a renovação da filantropia da Santa Casa de Caridade, que estava há quase dois anos sem renovação. “ Garantimos até o final de 2019”, informou.

Saúde é prioridade

Projeto direcionado para o campo é uma das prioridades

(PSDB), para comandar a pasta. Embora se sinta lisonjeado pelo interesse de três governadores, preferiu seguir atuando como deputado, porque, segundo ele, foi para isso que foi eleito. “Acontece que Bagé e municípios da região não têm deputado federal. Tenho um olhar especial pela minha terra e região e todos os municípios que sou forte politicamente recebem emendas”, justificou. Ontem, o parlamentar visitou a redação do jornal Folha do Sul para falar sobre essa nova etapa em Brasília.

CRISE NA BACIA LEITEIRA Engenheiro agrônomo, Hamm disse que conhece bem a realidade do setor. Tanto que se habilitou junto ao seu partido para ser o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Ele conta que, para a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Bagé, já alocou R$ 1, 7 milhão para estradas e equipamentos, em emendas. O deputado comentou que recebeu várias reivindicações de produtores de leite da região e de entidades como a Cooperativa Mista Aceguá Ltda (Camal) e Capil da Colônia Nova, além de lideranças como Claudio Martins, que trabalha com a raça Jersey. O parlamentar se reúne hoje na Frente Parlamentar da Agropecuária para tratar sobre esse assunto. Ele disse que foi feito convite para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina participar. O objetivo é que ela interfira a favor do setor junto ao ministro de Economia, Paulo Guedes.

Fotos: Francisco Bosco

HAMM PROMETE ALOCAR MAIS DE R$ 1 MILHÃO NO ORÇAMENTO DESTE ANO PARA HOSPITAIS DE BAGÉ

Parlamentar garante atenção especial para a região

Radioterapia Na tentativa de tratar sobre os entraves burocráticos para implantação da radioterapia em Bagé, precisou resolver, antes, a questão da filantropia do hospital. Hamm adiantou que solicitou uma audiência nesta semana no Ministério de Saúde para tratar do assunto, já que, com o novo governo, entraram outras profissionais que cuidam do setor. “Agora estou indo lá para dar celeridade”, disse. O deputado contou que, na

semana passada, se reuniu com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e que solicitou uma audiência no Ministério da Saúde, para dar uma “reforçada” nas questões de Saúde do Estado, onde há recursos específicos para Bagé e municípios da região. Além das instituições, por meio de emendas indicadas, Hamm conseguiu recursos para 136 tablets que serão entregues para os agentes de Saúde do município.

Autor do projeto de Lei do Porte Rural de Armas, Hamm participou, na semana passada, de uma reunião dos novos líderes partidários com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Dem-RJ). O objetivo foi coletar assinaturas a favor dessa proposta e já protocolou pedido de urgência para que o projeto seja votado. Hamm explicou que essa proposta tem como objetivo proteger toda propriedade. “E para proteção de quem produz e trabalha”, enfatizou. Autor de 33 projetos, o deputado teve um sobre a erva-mate aprovado na primeira semana do novo governo de Jair Bolsonaro. Outro setor pelo qual ele promete lutar é o da ovinocultura, que, segundo ele, não tem assistência técnica, assim como a falta de abatedouros para carne não

têm mais classificação de lã que hoje é levada para barracas que exportam para o Uruguai. “Nós não estamos potencializando a ovinocultura. Temos que garantir uma política de retenção de matrizes. É uma cadeia produtiva que precisa de políticas públicas”. acentuou. O bageense lidera também duas frentes parlamentares. A da BR - 116, que já tem parte de recursos liberados no montante de R$ 150 milhões e foi feito o remanejamento de valores do ano passado com restos a pagar, onde foram garantidos mais R$ 100 milhões. Sobre a que trata da uva e do vinho, a ideia, segundo Hamm, é fomentar o enoturismo e trabalhar pela redução da carga tributária que, para ele, é pesada. O parlamentar enfatizou que uma de suas grandes conquistas foi a a inclusão das vinícolas no Simples.

Porte rural de armas


FOLHA DO SUL 5

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

POLÍTICA LARA DIZ QUE MOMENTO É DA METADE SUL Divulgação/FS

Presidente do parlamento falou da representatividade política da região

P

Metade Sul ter resultados efetivos, já que,segundo ele, está realmente representada no governo do Estado e no parlamento gaúcho. Na verdade, depois de muitos anos, o Palácio Piratini voltou a ser ocupado por um representante da região do Rio

Grande do Sul, com o governador Eduardo Leite (PSDB), que é natural de Pelotas, e Lara, que assumiu o comando da Assembleia Legislativa. O último bageense a presidir o parlamento antes do petebista foi Cândido Norberto dos Santos, há mais de 55 anos.

Bageense recebe convite para integrar secretaria do Estado

Divulgação/FS

resente na abertura da XVIII Festa da Melancia, em Pedro Osório, o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara (PTB), falou sobre a representatividade política da região, após a eleição de outubro. O bageense disse que é hora da

mento dos produtores de leite, que está lutando, entre coisas, pelos preços do litro pago ao produtor, e contra a entrada dos produtos de países do Mercosul e, agora, da União Europeia. Na semana passada, Otte e outros produtores se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara (PTB), para tratar sobre o tema. Eles pediram abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que está ocorrendo com essa cadeia produtiva.

O produtor e engenheiro agrônomo Armando Otte, do PP, recebeu convite para fazer parte da administração da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado. O titular da pasta é do mesmo partido do bageense Covatti Filho. Otte disse para a colunista que recebeu o convite, mas que, por enquanto, não tem definição sobre o cargo. O progressista tem experiência no setor como coordenador regional da Agricultura. E ele é um dos líderes do moviDivulgação/Band

Boechat morreu aos 66 anos de idade

/senacbage

@senac_rs

Filiado ao PP, Otte tem experiência no setor

Lacuna no jornalismo Um dos mais conhecidos rostos da televisão brasileira, o jornalista, apresentador e radialista, Ricardo Eugênio Boechat, morreu ontem, aos 66 anos. Ele estava em um helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo. Apresentador do Jornal da Band, da rádio BandNews e colunista da revista IstoÉ, Boechat era um dos mais experientes e qualificados profissionais, em especial no que diz respeito ao meio político. Ele era um dos apresentadores do programa Canal Livre, que vai ao ar todos os domingos à meia-noite na Band. É um programa de entrevistas com

@senacrs

personalidades de todas as áreas, com muito enfoque na política. O profissional teve passagens por vários veículos de comunicação, como o Jornal do Brasil, Estado de São Paulo, O Dia e O Globo. Ele ganhou três prêmios Esso. Pelo twitter, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do jornalista. “É com pesar que recebo a triste notícia do falecimento do jornalista Ricardo Boechat, que estava no helicóptero que caiu hoje (ontem) em SP. Minha solidariedade à família do profissional e colega que sempre tive muito respeito, bem como do piloto. Que Deus console a todos”.

CURSOS TÉCNICOS EM:

Administração - 1000h Enfermagem - 1800h Segurança do Trabalho - 1200h senacrs.com.br/bage Senac Bagé

Senac. Educação profissional mudando vidas.

Av. Marechal Floriano, 1456 Fone: (53) 3242.7233

Ofertas válidas para 12/02/2019 ou enquanto durarem os estoques. Imagens meramente ilustrativas.

NO Leite Longa Vida Latvida 1L

SEMPRE TEM PROMOÇÃO!

Achocolatado Toddy 400g

2,08 4 ,39

Pera Vermelha, Maçã Gala ou Uva Niágara Rosa Kg

3,77

Laranja Suco, Pepino Salada ou Limão Taiti Kg

1,97

Abacaxi Pérola un. ou Abóbora Salada Kg

2,99

Batata Inglesa Rosa Kg

1,99

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 anos de idade ou mais.


6 FOLHA DO SUL

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

GERAL

COMÉRCIO VAREJISTA APOSTA EM PROMOÇÕES E LIQUIDAÇÕES PARA ATRAIR CLIENTES

É

notório na Rainha da Fronteira um temporada de liquidações e promoções no comércio varejista mesmo na alta estação. As ofertas foram intensificadas diante do período de volta às aulas e ganham espaço amplo nas vitrines das lojas. Há estabelecimentos oferecendo descontos de até 50%. Alguns comerciantes apostam em promoções e descontos de 20%, 30% e até 50% para atrair o cliente. Também acontece de o produto que não está na promoção receber um percentual de desconto dependendo da forma de pagamento. A gerente de uma loja de confecções, e de produtos de cama, mesa e banho, Alexandra Acosta, ressaltou que o mês de janeiro foi bem ruim para as vendas. “Em comparação com

2018 deixou a desejar. Fevereiro está sendo melhor, porque temos material escolar com ótimos preços e em 10 vezes, sem juros, no crediário próprio, com primeiro pagamento só para abril”, salienta. Ela aposta em datas comemorativas para realizar promoções e atrair os clientes. “Temos promoções com até 50% de desconto. Os itens mais pedidos são blusinhas e shorts. Disponibilizamos roupas em tamanhos maiores, que também estão em promoção. Muitas vezes o cliente vem buscar o material escolar e já leva mais algum produto. Em março vamos preparar algo para o Dia da Mulher”, completa Alexandra. Para José Francisco Pereira, gerente de uma loja de confecções e calçados, a expectativa é que 2019 seja de bons negócios. “O

Gerentes falam sobre vendas de janeiro

PIONEIRISMO EM ENDOSCOPIA A LASER

IMAGEM ENDOSCÓPICA AVANÇADA ENDOSCOPIA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA BALÃO INTRAGÁSTRICO

Dr. Carlos Eduardo dos Santos - CRM 21374

Presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva-RS (2014-2016) Secretário Geral da Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva Mestre em Medicina

Dra. Daniele Malaman - CRM 26106 Especialista em Gastroenterologia pela USP

Especialistas pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

GomesCarneiro,1343 Tel.

32416955

janeiro normalmente é mais fraco, porque as pessoas viajam em férias. Porém, foi melhor que ano passado. Os primeiros 10 dias de fevereiro posso dizer que foram bons. Melhor que o ano passado. Estamos com liquidação na loja e recebemos vários clientes durante o dia. Os descontos chegam até 30% à vista e até 15% no crediário próprio”, comenta. Pereira ressalta que já recebeu produtos da coleção outonoinverno. “O que mais se vende agora são shorts, camisetas, bermudas e chinelos. Recebemos produtos a partir de R$ 9 e já estamos preparando diversas promoções para o clientes”, garante. Em estabelecimentos com eletrodomésticos disponíveis ao consumidor, o sucesso são condicionadores de ar, ventiladores e climatizadores. A procura aumentou muito devido às altas temperaturas, mas também porque muitas empresas estão realizando promoções e oferecendo condições de pagamento. Para a gerente de um estabelecimento especializado em calçados, Andreia Elautherio, tradicionalmente os meses de janeiro e fevereiro são os mais parados do ano para o comércio varejista. “E 2019 foi mais prejudicado em função do carnaval, que ficou para mais tarde. Então ficamos janeiro e fevereiro sem nenhuma data especial, sem nenhuma motivação para as vendas”, ressaltou. Ela enfatiza que a aposta seria, de fato, na intensificação nas vendas pós-carnaval. “Mas o comércio tem que aproveitar e lançar liquidações de verão, trabalhar o volta às aulas”, relatou. No estabelecimento onde atua, até mesmo tênis (que estão entre

Fotos: Francisco Bosco

Lojistas destacam ofertas

os mais vendidos para o início que cada comércio tem que achar do ano letivo) estão com preços uma maneira criativa de chamar diferenciados. Andreia destaca os clientes.

Mais de quarenta milhões de brasileiros precisam sobreviver com menos de R$ 25 ao dia

Pesquisa do Banco Mundial coloca o Brasil entre as economias com maior porcentagem de população que sobrevive com menos de US$ 5,5 ao dia – equivalente a R$ 20,71 na cotação de ontem. O país possui 40,448 milhões de habitantes, ou 19,4% de sua população atual nestas condições. Isso coloca o Brasil em 14º lugar entre as nações com maiores índices de miséria absoluta. O ranking é liderado pela Nigéria, que possui 92,1% de seus 174 milhões de habitantes sobrevivendo com menos de R$ 25 por dia.

Para efeito de comparação, a Argentina, que enfrenta crise econômica generalizada, desemprego, queda do poder de compra da população, diminuição de salários, aumento de preços ao consumidor, queda das exportações, fechamento de fábricas e desabastecimento, o índice é de 7,8%, menos da metade que no Brasil. A maioria dos países presentes na estatística do Banco Mundial são do grupo considerado emergente, que registrou altos superávits na primeira década do século XXI e bons índices de crescimento econômico.


Terรงa-feira, 12 de fevereiro de 2019

FOLHA DO SUL 7


8 FOLHA DO SUL

SOCIAL

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

P

ARÓQUIA Nossa Senhora Auxiliadora em festa: recepcionou, domingo, o novo pároco, padre Tarcísio Luís Brasil Martins; ele atuou, anteriormente, na cidade, na paróquia São Pedro, portanto tem amigos e admiradores de seu trabalho na cidade. A coluna deseja boas-vindas ao padre Tarcísio. Aplausos! POR FALAR em padre, o supermidiático, sacerdote, escritor, músico, cantor, compositor e apresentador de TV, Reginaldo Manzotti lançou a quarta edição do livro sobre o poder da evangelização e do clero: “Batalha Espiritual – Entre Anjos e Demônios”, da Editora Petra. Manzotti vendeu 4,7 milhões de livros no ano passado. Imbatível. LOGO MAIS, às 19h30min, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, vai inaugurar exposição: “Israel – Um Olhar Sobre a Terra Santa”, curadoria do fotógrafo Edison Larronda. São mais 40 fotos retiradas do acervo particular do advogado Carlos Magno Cesarino, que programa outra viagem a Israel, em novembro, acompanhado de grupo de amigos. Oba!. Esta exposição conta com apoio especial do estúdio fotográfico de Eduardo Silva – sala no Iporã Center. Aplausos!

“Um sorriso do tamanho do Brasil”, encontro das ABOs, SP, Tânia Gomes Bispo entre eles

QUEM visitou a galeria Edmundo Rodrigues, quinta-feira (7): os alegretenses Isar e Vicente Brum, a neta deles, Carolina Brum de Freitas, e o amigo da família Mário Munró, engenheiro agrônomo, colega e amigo de Valdir Donich e Marta Carneiro... DEPOIS de alguns anos morando em Mato Grosso, professora Cleusa Soares Veiga retornou para Bagé e já integra a equipe (supervisão) da escolinha maternal Auxiliadora, de Michele e Iris Munhoz de Paulo, que, assim, dão exemplo de quem, realmente, deseja melhorar a qualidade da educação infantil que oferecem à clientela. Isso é ter visão, meus queridos!

Festa de aniversário de três amigas na Casa Sete: Antonio Botelho Vieira e Liliane Deble, Luciane e Everton Trindade, clic Rosane Coutinho

Marcos Ferraz e Margaritha Cobucci, aniversário dela na Casa Sete,clic Rosane Coutinho

Pontos de venda No cassino - Choperia Maffione ( Food Park Barracão ) - Esquina do Gelo - Rua

Lisboa Esq. Rua Paulino Modernel

informações 53 3242 8433 / 53 9 9948 3585

Lameira: 9 9934 3080

Em Bagé

A FESTA, na Malp, era em comemoração ao aniversário da namorada, a enfermeira Rachel Brogardo, mas ele, Rafael Alves, discursou e aproveitou para homenagear o avô. Isso mesmo. Advogado, muito simpático, Rafael é neto de Vilson Souza, o primeiro ganhador do troféu “Freio de Ouro”, na Expointer. Senhor Vilson inspirou aquele monumento, assinado pelo arquiteto Sérgio Coirolo, em frente ao Dallé Hotel, na avenida Santa Tecla. Então, para saudar o aniversário do festejado ginete, Rafael expressou-se mais ou menos assim: “Quero iniciar o dia felicitando o meu avô don Vilson Souza, homem digno e honrado, que em cada lugar onde pisou foi conquistando amigos e admiradores em razão da sua história com o Cavalo Crioulo, que sempre fez parte da sua profissão e vida. Quero, neste momento, desejar-lhe um feliz aniversário, com muitas felicidades e bastante saúde. Aproveito também para agradecer por tudo que o senhor, meu avô, representa para mim e toda nossa família. Em minha vida, és pai e avô ao mesmo tempo. Neste dia de seu aniversário, receba o carinho de todos os amigos por seus 83 anos”. Aplausos!

CARNAVAL: Rosinha de Almeida Salles pôs o bloco na rua. Ela, o mestre bateria do bloco Independente Samba Show, e a amiga Carmen Santos, uniram-se num projeto carnavalesco que conta também com a participação da entusiasta Greice Kvietinski, proprietária do InspirArte – Espaço Vivencial de Arte e Cultura, onde as professoras estão ensinando o povo a sambar. Uau! O mestre de bateria Pedrinho é quem comando as aulas de samba no pé. Oba! Tudo isso resultou no CARNABLOCO, que realiza ensaios na praça da Catedral, às quintas, às 21h, e às terças, também às 21h, na praça das Carretas. Aplausos! INTERESSANTE a prioridade do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara, de sensibilizar a sociedade no intuito de que ela destine parcela do Imposto de Renda ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em breve, uma campanha será feita junto aos funcionários estaduais e municipais gaúchos. Trabalhos assistenciais como o da Liga de Combate ao Câncer poderão ser contemplados, sabiam?...

Larissa Pedrolo e Rafael Dourado, aniversário dela na Casa Sete,clic Rosane Coutinho

Enfermeira Rachel Brogardo e Pablo Alves, clic Rosane Coutinho

PRESIDENTE do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Kátia Bogéa, anunciou projeto em âmbito nacional: “ Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural”, para valorizar, divulgar, promover e debater os bens culturais e as atrações turísticas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aplausos! SECRETÁRIA ESTADUAL DE CULTURA, a pelotense Beatriz Araújo anunciou a liberação de R$ 6 milhões aos 92 Pontos de Cultura/RS, contrapartida de R$ 1 195 milhão do governo do Estado. Bagé teve um deles, mas por problemas de gestão foi desativado. O governo Federal enviou instrumentos musicais ao Ponto de Cultura, que os emprestou, mas não os devolveram, que feio! Isso gerou ação no MP até hoje sem solução. Beatriz Araújo precisa saber disso.

FOLHA DO SUL 9

SOCIAL


Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

23/09 a 22/10

ESCORPIÃO

23/10 a 21/11

sisa pede para ser batizada por Mateus. Shabaka dá uma espada para Pedro. Mateus batiza Asisa. Jesus prega sobre a figueira. Temima conta para Cláudia que é traidora e fica dando informações de Pilatos a Caifás.

N O Ã Ç U L O V E L T F C T

Solução

10

10

A

ALIMENTOS e também de CUIDAR de outras baleias. Granny foi tão ESPECIAL que conseguiu VIVER mais do que todas as outras orcas do PLANETA. Enquanto a EXPECTATIVA de vida é de cerca de 90 anos, ela viveu até os 105, saindo de CENA em janeiro de 2016.

N O Ã Ç U L O V E L T F C T

T N N B G H D D Y C O V O V

T N N B G H D D Y C O V O V

T N L L O R C A D D T Y B M

T N L L O R C A D D T Y B M

D N O T N E M I C E H N O C

D N O T N E M I C E H N O C

Y N N A R G N N R M Y L L T

Y N N A R G N N R M Y L L T

T R R I M P O N E N C I A L

T R R I M P O N E N C I A L

A B L N N F E L F N T H I T

A B L N N F E L F N T H I T

I R N G R F C G O L T R C M

I R N G R F C G O L T R C M

E B N E D X D C O M D Y E S

E B N E D X D C O M D Y E S

L C G L O T C A D I V M P C

L C G L O T C A D I V M P C

A Y G D F H D N N N G T S N

ANIVERSÁRIOS

A Y G D F H D N N N G T S N

B F O F G M L N U G T N E S

B F O F G M L N U G T N E S

Y N C S O T N E M I L A D E

Y N C S O T N E M I L A D E

P A C I F I C O C T L R C M

21/02 a 20/03 Seu humor mais generoso irá lhe permitir ver as coisas por um ângulo mais otimista. Não tente se empurrar demais ou exagerar.

P A C I F I C O C T L R C M

N D F A S U A P O N E M N A

PEIXES

N D F A S U A P O N E M N A

Solução

Você vai ser alimentado com a sua vida fora do trabalho e vai sentir uma forte necessidade de passar algum tempo ao ar livre.

L R B N F M A S S A T T D M

L R B N F M A S S A T T D M

21/01 a 20/02

A V I T A T C E P X E M F I

A V I T A T C E P X E M F I

AQUÁRIO

C U I D A R M F L H D E R F

C U I D A R M F L H D E R F

22/12 aa 20/01 20/01 CAPRICÓRNIO 22/12 O bom humor vai estar em todos os lugares e você vai ser mais compreensivo com as pessoas que o rodeiam. Descanse um pouco.

T Y M N T B H Y M T C G E E

T Y M N T B H Y M T C G E E

Você vai se sentir mais otimista novamente por ter feito uma escolha definitiva. Sua saúde é instável e inadequada para suas atividades.

H L T I E I C E P S E D V R

H L T I E I C E P S E D V R

22/11 a 21/12

P E S Q U I S A S F N C I O

A

lain descobre que André visitou Cris no hospital e avisa a Antônio que acionará a Polícia para descobrir o paradeiro da exnoiva. Piedade afirma a Cris/ Julia que tentará refazer seu casamento com Eugênio.

P E S Q U I S A S F N C I O

SAGITÁRIO

D C H M P L A N E T A L V R

P

atrick e Lidiane ficam juntos novamente. Candé dá uma desculpa aos convidados para o sumiço de Quinzinho. Quinzinho beija Dandara. Madá conta a Herculano que Gisela e Mercedes estão discutindo.

D C H M P L A N E T A L V R

Você quer fazer muito e, como resultado, não vai medir seu ritmo corretamente. Reduza ou tome tempo para se recuperar depois.

I

LIBRA

Você precisa ficar longe de sua rotina para encontrar um nível de relaxamento mental, o que lhe está faltando no momento.

E

23/08 a 23/09

X

VIRGEM

O clima é construtivo e gratificante no aspecto emocional e a sorte está com você para o estabelecimento de novos contatos.

O

Você precisa controlar seus movimentos e seus impulsos para evitar estragos. Procure água para se descontrair.

B A L

22/07 a 22/08

LOTOMANIA 08.02.19 02 03 06 09 10 15 19 23 24 40 49 51 56 61 80 88 91 93 94 96 DUPLA-SENA 1900 1º PRÊMIO 10 11 13 20 41 46 2º PRÊMIO 16 22 43 44 46 50

P A C I F I C O

LEÃO

A Y N O N O Ã I A T Ç M R N O U P G E R L O M C O N I A V E C E N E C H O I N V A L O O C V

Ideias fixas permitirão que você evite muito naturalmente fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Você está chegando perto de seus objetivos.

FEDERAL 09.02.2019 1º 55971 2º 43460 3º 06995 4º 20444 5º 27371 LOTOFÁCIL 1774 03 07 09 10 12 13 14 15 17 19 20 22 23 24 25 MEGA-SENA 2123 14 15 47 50 56 59 QUINA 4898 11 12 51 79 80

I

21/06 a 21/07

LOTERIAS

P E C

CÂNCER

Dragon Ball Super: Broly [LEG] 21h

A D O I V

21/05 a 20/06

Sua bondade lhe trará sorte,você vai se sentir útil e as pessoas vão devolver o favor.Você vai acabar estabelecendo algumas conversas positivas.

A BALEIA orca é um MAMÍFERO que chama atenção por onde passa. Com cerca de nove metros de comprimento e até oito toneladas de MASSA, ela encanta por sua IMPONÊNCIA. Para entender o comportamento da ESPÉCIE, os pesquisadores contam com o monitoramento de diversas baleias MUNDO afora. E foi assim que uma ORCA, chamada Granny (“VOVÓ”, em inglês), tornou-se o XODÓ de estudiosos da região do PACÍFICO. Monitorada desde 1971, quando tinha em torno de 60 anos, GRANNY foi fundamental nas PESQUISAS sobre a MENOPAUSA e EVOLUÇÃO das espécies. Ao acompanhar a VIDA e a maneira como esta baleia se relacionava com as demais, foi possível descobrir, por exemplo, que ela era capaz de compartilhar seu CONHECIMENTO sobre onde encontrar ALIMENTOS e também de CUIDAR de outras baleias. Granny foi tão ESPECIAL que conseguiu VIVER mais do que todas as outras orcas do PLANETA. Enquanto a EXPECTATIVA de vida é de cerca de 90 anos, ela viveu até os 105, saindo de CENA em janeiro de 2016.

O

s guardiães se preocupam com a decisão de Gabriel sobre o casarão. Luz se culpa pelo sumiço de Feijão, e Sóstenes tenta tranquilizar a neta. Sampaio se surpreende com as grades colocadas por Gabriel no acesso à fonte.

Bumblebee [DUB] 18h35min

O S D O T N E M U N I L A E S

As conversas que você terá hoje serão muito agradáveis. Você vai desfrutar de cuidar dos outros e será recompensado por isso.

GÊMEOS

Uma orca muito querida

21/04 a 20/05

Como treinar o seu Dragão 3 [DUB] 16h20min

A S U A P O N E M

Não coloque a carroça na frente dos bois que tudo vai bem. Seu estômago está um pouco delicado no momento, então tenha cuidado.

TOURO

© Revistas COQUETEL

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

M A S S A

www.coquetel.com.br

I M A M

21/03 a 20/04

CAÇA-PALAVRA

I V E R O R E F

ÁRIES

RESUMO DE NOVELAS

P C A E U V S I I Q D T U E A A I I R T S C C A E E S P P S X N E C E

HORÓSCOPO

Maria Luísa Silveira Mariana Resende da Silva Noêmia da Silva Silveira Rogério Nunes da Silva Vera Lucia Machado dos Santos Walter Lacerda Dutra

V

ENTRETENIMENTO

Ângelo Roberto Silva Caiçara Marques Leal Clarissa Lacerda Soares Kllin Clarisse Rodrigues Silveira Fernanda Freitas da Silva Gilberto Benites Maria da Graça Soares

P L A N E T A

10 FOLHA DO SUL

E I C E P S E

I V O R

P E S Q P U L I A S N A E S T A N

V

C

E E

C U I D A R

R F

P B A L E A C O A I S D S F O O U I T X A C N P O E A O M U N D O N I I E L V M A E S P E

M A M

A V I T A T M C A E S P S X A E

I

I

C

A

I I M P O N E N C I A

Y N N A R G

L

O T N E M I C E H N O C O R C A O V O V O Ã Ç U L O V E


Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

GERAL

A

Arquivo/FS

MUNICÍPIO DIVULGA LICITAÇÃO PARA COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS

prefeitura lançou edital de licitação, na modalidade pregão presencial, para selecionar a empresa que vai realizar a coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos residenciais, comerciais e de instituições de saúde presentes no município. O prazo inicial do contrato de prestação de serviços será de dois anos, prorrogável por 12 meses até completar o prazo máximo de cinco anos. O custo mensal médio da operação dos serviços gira em torno de R$ 350 mil a R$ 400 mil, de acordo com dados do município. A abertura dos envelopes com as propostas acontecerá no dia 26, a partir das 10h. Conforme o secretário de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Nael Abd Ali, a principal melhoria a ser adotada para a nova contratação é a instalação de 850 contêineres no perímetro urbano. “Atualmente, estão instalados 300 contêineres. Com a nova contratação, pretendemos ampliar para mais que o dobro da quantidade atual. Isso vai beneficiar principalmente as comunidades dos bairros, que

FOLHA DO SUL 11

Meta, segundo secretário, é de ampliar número de contêineres para 850

não vão precisar esperar a coleta para fazer a destinação do lixo residencial. Os resíduos poderão ser acondicionados no contêiner, com segurança e comodidade”, destacou. Segundo estudo da secretaria, relativo à produção de resíduos no município, cada bageense produz 575 gramas de lixo, e são coletados, em média, 49,19 tone-

ladas de rejeitos ao dia, com total estimado em 1 475 toneladas ao mês. “A coleta por contêineres é mais higienizada, as estruturas serão dispostas de forma que a limpeza possa ser realizada semanalmente e as trocas para lavagem completa e manutenção ocorram a cada 10 ou 15 dias. Com isso, terá uma grande melhora no serviço”, enfatizou.

Mototaxistas participam de curso Paulo Batista/ Especial FS

Profissionais têm aulas teóricas e práticas

Teve início, ontem, o curso de atualização para mototaxistas, promovido pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), em parceria com o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). O curso é oferecido gratuitamente para os trabalhadores do transporte que estejam com alvará da prefeitura em dia.

Cerca de 17 participam de atividades teóricas e práticas, sendo que a prova prática será desenvolvida em Pelotas. O secretário da pasta, Luís Diego Soares, informa que a pasta dará auxílio para os inscritos no curso para a realização das provas práticas naquela cidade. “Esta é uma grande oportunidade para os profissionais que buscam qualificação. Vamos dar continuidade a

esta parceria e estamos à disposição, pois os cursos são gratuitos para profissionais regularizados na área do transporte e, conforme o volume de interessados, solicitamos a criação de novas turmas”, comenta. Os interessados nos cursos podem buscar informações junto à Secretaria, por meio do telefone 3241 5656, ou pelo SEST/SENAT, pelo (53) 3284 1800.


12 FOLHA DO SUL

Terรงa-feira, 12 de fevereiro de 2019


Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

FOLHA DO SUL 13

GERAL

U

m estudo está sendo feito por equipes das secretarias de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan); Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI); Segurança e Mobilidade Urbana (SSM); Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), para retomar o projeto Calçada Legal em Bagé. O secretário da Geplan, Eduardo Deibler, informa que a proposta prevê a revitalização das calçadas da cidade, além da implantação de calçada verde e piso tátil. Segundo ele o objetivo é assegurar mobilidade urbana à população. “Bagé possui incalculáveis calçadas por onde os moradores precisam circular quando vão ao trabalho, às compras, para a escola, ao lazer, enfim, quando saem de casa. Esses espaços, que chamamos formalmente de passeio público, têm a função

Márcia Sousa/FS

PROJETO CALÇADA LEGAL VAI SER EXECUTADO

Proposta prevê revitalização dos passeios públicos da cidade

de possibilitar que os cidadãos possam ir e vir com liberdade e segurança”, disse. De acordo com informações da Coordenadoria de Comunicação, o serviço vai iniciar pelas calçadas em frente aos prédios públicos e praças, além da limpeza e desobstrução dos locais. A ideia é que o projeto seja expandido para toda a área urbana, onde os proprietários de imóveis serão notificados caso descumpram as normas que serão estabelecidas.

Para o prefeito Divaldo Lara, os passeios públicos têm a obrigação de cumprir o seu papel de possibilitar que qualquer cidadão possa transitar com facilidade e segurança. “Nossa comunidade precisa caminhar pela cidade sem nenhuma dificuldade, sem ter de transpor nenhum obstáculo. Por isso, desenvolveremos esse programa que vai contribuir para uma Bagé mais democrática, que respeita a diversidade”, enfatizou o chefe do executivo.

Prefeito define terreno para construção do teatro municipal

DO SUL

Rodrigo Sarasol/EspecialFS

Na manhã de ontem, o prefeito Divaldo Lara se reuniu com a secretária de Cultura e Turismo (Secult), Anacarla Flores, com o diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul (IACen/RS), Rubinho Oliveira, e com produtor do Impacto Desenvolvimento Cultural, Francisco Miron Roloff. O objetivo foi encaminhar mais uma etapa para a construção de um teatro municipal na cidade. Desde o começo de 2017, por meio da Secult e da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), a Prefeitura de Bagé está em tratativas para a construção de um espaço adequado que sirva para eventos culturais, como musicais, teatro e palestras. De acordo com informações da Coordenadoria de Comunicação, diversos segmentos da sociedade ligados ao tema participaram dos encontros, inclusive com visitas aos possíveis locais que abrigariam a estrutura. No começo deste ano, o titular da Geplan, Eduardo Deibler, elencou a construção do teatro como uma das prioridades do governo municipal. No encontro de ontem, o prefeito escolheu como local definitivo para a construção do prédio o terreno anexo à Biblioteca Pública Municipal, na rua Melanie Granier. Já existe um projeto que

Chefe do Executivo se reuniu com representantes da Cultura

foi elaborado há alguns anos na prefeitura. Porém, com novas leis de segurança aprovadas recentemente, será necessário examinar os documentos e realizar adequações necessárias. Roscoff será o responsável por captar os valores para a construção do espaço através da Lei de Incentivo à Cultura, junto da Secretaria Estadual do Estadual. Os valores são exclusivamente para serem investidos em Cultura. Há a possibilidade de arrecadar a partir de R$ 1 milhão, podendo chegar até R$ 1,5 milhão em cada

ASSINE AGORA

etapa desenvolvida. Após toda documentação ser reunida, o projeto tramita por cerca de cinco meses. O trabalho do produtor não onera os cofres públicos, ainda segundo a divulgação. A cada valor adquirido, o governo municipal deve arcar com 10% do montante, podendo ser pago por meio de terrenos. “As ótimas ideias necessitam de ações e é isso que estamos fazendo, promovendo o andamento de um sonho de milhares de bageenses, principalmente do segmento cultural do município”, destacou o prefeito.

32421020


14 FOLHA DO SUL

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

SEGURANÇA HOMEM É PRESO APÓS Apae de Bagé é atacada por criminosos da 1h15min de ABUSAR SEXUALMENTE ontem,Porumavoltaguarnição da Brigada Militar foi despachada, DE UMA MULHER via rádio, para comparecer na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bagé GRÁVIDA para atender uma ocorrência de

Fotos: Francisco Bosco

A

Brigada Militar foi acionada, por volta das 5h15min de ontem, para comparecer ao Residencial São Sebastião, onde teria acontecido um caso de estupro. O crime foii registrado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e um indivíduo foi preso em flagrante. Conforme o boletim de ocorrência, quando os PMs chegaram ao local foram informados sobre o ocorrido e as características do suspeito. Então, em diligência, os agentes foram até o apartamento do acusado e realizaram a prisão - ele foi reconhecido pela vítima. A vítima, uma mulher de 20 anos, relatou ao policial plantonista que, por volta das 4h45min, bateram na porta do seu apartamento e ela foi ver quem era. Quando abriu, viu que era o indivíduo, que forçou a porta e conseguiu entrar, pois a vítima está com mais de oito meses de gestação e não conseguiu fazer força.

Consta que o indiciado entrou e disse a ela que estava ali para cobrar um dinheiro que o marido devia a ele e quem teria que pagar seria a vítima. A mulher relatou que teria dito que não teria dinheiro, somente um notebook. Foi então que o indiciado disse que para pagar a dívida, a mulher teria que fazer sexo com ele. Segundo o registro, ela se negou O indiciado teria a colocado sentada, sentou ao seu lado e seguiu tocando seu órgão genital. A vítima, já em desespero, começou a pedir para ele parar. Depois de certo tempo ele teria levantado e a ameaçado:afirmou que se ela chamasse a polícia iria fazer algum mal a sua família, mas foi embora. O caso será encaminhado para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). Inclusive, o indiciado, um homem de 26 anos, já tem passagem pela polícia por outro caso de estupro. Após as formalidades legais, ele foi recolhido ao Presídio Regional de Bagé.

furto. Ninguém foi preso, mas o material foi recuperado e listado na DPPA. De acordo com o registro, quando a viatura estava chegando ao local, os indivíduos abandonaram os objetos e fugiram. Para cometer o delitos eles teriam entrado por uma janela basculante e saído por uma porta lateral. Os objetos estavam em um carrinho de mão, prontos para serem levados: um pneu com aro, um botijão de gás P13, duas garrafas térmicas, um ventilador grande, uma enxada, uma caixa térmica, um extintor de incêndio para carro, uma cuia e uma bomba, um rádio, uma jarra e um aquecedor, ambos elétricos. O caso será investigado pela 2ª Delegacia de Polícia.

Clube de Mães ficou revirado após o delito

Armas furtadas de propriedade rural Uma mulher compareceu na DPPA para registrar que, no final de semana, arrombaram sua propriedade rural, em Joca Tavares. Do local, levaram um

revólver calibre .38, uma arma longa, do tipo rifle, calibre .28. Ambas herança da família. Consta que os criminosos deixaram a casa toda revirada. Cidadãos entraram por uma janela basculante

A reportagem da Folha do Sul foi até o prédio da Apae, e, em conversa com colaboradores, obteve as informações de que o local atacado pelos indivíduos foi o Clube de Mães. O espaço serve para que mães de alguns assistidos realizem oficinas e tenham um local próprio para ficarem enquanto aguardam os filhos. Além disso, a Kombi utilizada para deslocamento dos alunos também foi arrombada. Isso pela segunda vez apenas em

fevereiro. Na primeira vez, furtaram a bateria. Ontem, levaram um pneu e o extintor de incêndio. A casinha do Clube de Mães ficou completamente revirada. Armários foram jogados pelo chão e objetos quebrados. E os estragos não param por aí: para entrarem no pátio da Apae, os indivíduos ainda arrancaram e estragaram parte da tela do portão de acesso. Alguns objetos foram recuperados, mas é provável que outros tenham sido levados.

Estelionato: homem cai no golpe do empréstimo online Mais um caso de estelionato na Rainha da Fronteira. Um homem de 47 anos caiu em um golpe de empréstimo, via internet. O caso foi registrado na DPPA e será investigado pela equipe da 1ª Delegacia de

Polícia. Conforme o boletim de ocorrência, no final do mês de janeiro, a vítima fez solicitação de um empréstimo a uma financeira, no valor de R$ 30 mil. Ocorre que foi solicitado um

depósito de R$ 429 para abertura do pedido e depois mais dois depósitos, de R$ 1 mil e R$ 500, e mais R$ 850, que seriam para o seguro. Porém, nenhum valor foi liberado. Foi então que a vítima desconfiou que seria um golpe.


FOLHA DO SUL 15

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

ESPORTES GUARANY APRESENTA GRUPO DE JOGADORES PARA A TEMPORADA Arquivo/FS

Torcida conheceu jogadores que têm desafio de subir de divisão em 2019

O

único bicampeão gaúcho do interior do Estado apresentou o grupo de jogadores que vai disputar a segunda divisão do Campeonato Gaúcho, na noite de ontem, no estádio Estrala D’Alva. Além do torcedor ter o primeiro contato com o novo grupo e comissão técnica, a diretoria disponibilizará

Baile jalde-negro repercute nas mídias sociais Com alguns atletas em resguardo, os profissionais do Abelhão iniciam a semana que antecede a estreia na Divisão de Acesso com expectativa da torcida para a ascensão à elite do futebol gaúcho, projetada para o ano que vem, centenário do jalde-negro. A vitória por 10x0 sobre o Guarani de Uruguaiana repercutiu no Estado, especialmente entre torcedores dos clubes do interior, visto que o sarandeio aplicado no time amador de Uruguaiana foi o maior placar do fim de semana, sendo comparado, em tom de brincadeira, com a goleada do Manchester City 6 x 0 Chelsea, pelo campeonato inglês. “Pessoal falando que Manchester City e Chelsea foi um jogão, é porque não viu GE Bagé 10 x 0 Guarani de Uruguaiana”, brincou o perfil oficial da Divisão de Acesso.

um espaço com beertruck Mão Preta, participação de Rodrigo Flores e DJ Roger Maciel e apresentação da banda Índio Guerreiro. Até o momento, o Guarany divulgou a comissão técnica, que será composta por Vanderson Pereira (treinador), Mariel Mees (preparador físico), Fabrício Brum (preparador de goleiros) e Mala (massagis-

ta). Em coletiva de imprensa, realizada no dia 16 de janeiro, a direção afirmou que 18 jogadores já estavam com pré-contrato. A estimativa é que a competição comece no dia 17 de março, contra o também bageense 12 horas, no Estrela D’Alva. A cobertura da apresentação será destaque da edição de amanhã, no jornal Folha do Sul.


FOLHA DO SUL

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019 ASSINATURAS E ANÚNCIOS: 3242 1020 REDAÇÃO: 3311 3915

Profile for Folha do Sul Gaúcho

Jornal Folha do Sul 12_02_2019  

Jornal Folha do Sul 12_02_2019  

Advertisement