Page 1

Paulo Batista/Especial FS

SAÚDE

Município anuncia retomada de serviços de dispensação de SÁBADO E DOMINGO 11 e 12.8.2018 R$ 3,00 órteses, próteses e Bagé, ano 8 , n° 2 506 meios de locomoção para segunda-feira

DO SUL

pág. 17 Yuri Cougo

POLÍTICA Aberturas de créditos em sessões extraordinárias são marcadas para segunda-feira pág. 4

ANALISTA Para sanar prejuízos de vandalismo, Coordenadoria de Turismo faz reparos em obra

pág. 6

RURAL Primeira Jornada Técnica em Olivicultura discute produção da cultura na Faculdade Ideau

QUINZE ANOS DE ESCOLA ABERTA

pág. 9

Reportagem especial aborda o projeto “Escola Aberta para a Cidadania”, iniciativa realizada desde 2003, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Leopoldo Maieron (Caic). A ação feita em parceria com apoio da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE) disponibiliza o prédio e o ginásio para a comunidade participar de atividades, como futebol, vôlei, dança, capoeira, handebol e xadrez. O principal objetivo do projeto é o combate à violência. pág. 19

INFRAESTRUTURA Concluída etapa de drenagem no acesso à ponte do Passo das Tropas

pág.20

PREVISÃO DO TEMPO IBagé-RSI

EMPREGO Sine detalha que foram encaminhadas mais de duas mil carteiras de trabalho no semestre pág. 6

COMUNIDADE Moradores pedem por melhorias em sistema de saneamento no bairro São Bernardo

pág. 11

VIOLÊNCIA Homem, de 34 anos, é assassinado com nove tiros no município de Pinheiro Machado

pág. 21

FUTEBOL Bagé enfrenta Pelotas, em amistoso preparatório, para estreia na Copinha

pág. 22

Tempo nublado, com algumas aberturas de sol

14º 9º

24 páginas por semana com as melhores ofertas em imóveis e veículos de Bagé


2 FOLHA DO SUL

GLADIMIR AGUZZI

BEN HUR MUNHOZ Publicitário e cinéfilo

benhurmunhoz@gmail.com

Prêmios, medalhas e trofeus /benhurmunhoz

OS CURADOS (THE CURED,2017)

O

tema zumbis está desgastado, isso é um fato. Desde que o sensacional George A. Romero (Night of the Living Dead, 1968) lançou seus filmes no final dos anos sessenta, conhecemos inúmeras reencarnações desses mortos-vivos. The Walking Dead (2010 – presente) está em sua nona temporada. Tem até zumbi velocista (World War Z, 2013), vejam só. Difícil pensar em uma nova abordagem correto? Não. Os Curados é um longa-metragem do estreante David Freyne e tem como premissa a seguinte questão: “O que aconteceria se os zumbis fossem curados e reintegrados à sociedade”? É impossível não substituir os ex-infectados por imigrantes ou até mesmo ex-detentos, que cumprem sua pena e são reintegrados à sociedade, sofrendo todo tipo de preconceito. É um claro ataque ao falho sistema de recolocação que o sistema judiciário e criminal executa. Ellen Page (Juno, 2007), confesso, não entrega grandes personagens com sua atuação pouco inspirada, mas em A Cura é convincente como a mãe solteira que abriga seu cunhado “curado” mesmo com toda a desconfiança e relevando os segredos mais obscuros que Senan (Sam Keeley, In the Heart of the Sea, 2015) possui dos tempos de infectado. Keeley não tem uma performance memorável, mas não compromete o personagem. Outro ponto-chave do filme é seu vilão, Connor, interpretado por Tom Vaughn-Lawlor (Maze, 2017). O personagem de Vaughn-Lawlor é um “curado” rejeitado por sua rica família devido aos horrores que protagonizou enquanto zumbi. Connor assume o comando de um grupo “ativista” – na verdade uma milícia – composta apenas por indivíduos como ele que são responsáveis por diversos atos terroristas. É lamentável dizer que mesmo com essa ideia criativa a execução da película deixa a desejar. Falta identidade ao filme, é como se, na verdade, sua duração fosse maior do que a que foi entregue. Muitos núcleos mereciam mais tempo de tela e situações com resolução rápida poderiam trazer muito mais inquietação e instigar o espectador. Os Curados é um filme que merece ser assistido, contudo, é impossível não pensar nessa história adaptada para uma série de TV. De qualquer modo traz um novo suspiro para o gênero que há bastante tempo respirava o mesmo ar.

FOLHA DO SUL CNPJ. 11.381.681/0001-00

Endereço: Rua Bento Gonçalves, 49-E Fones: Assinaturas: (53) 3242-1020 Redação: (53) 3311-3915 jornalismo.folhadosul@gmail.com anunciosfs@gmail.com www.jornalfolhadosul.com.br Impressão Gráfica Jornal Zero Hora

Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

Saúde em primeiro lugar

No final do ano passado, o médico e secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, recebeu o prêmio como gestor da saúde no município. - Alô, secretário Mena? Quanto de dinheiro público foi utilizado para esse prêmio que o senhor ganhou o ano passado? - Nenhum. O que é isso, Gladimir? Tu me conheComo? Por quê? Quanto? ce. Tu achas que Em 2014, o então vereador Divaldo Lara rece- eu ia usar dinheiro beu uma pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes, do município para de Minas Gerais, anunciando ser ele o vereador mais isso? atuante de nossa cidade. Apresentados os critérios, recebi a informação do próprio vereador e questionei: O melhor secretário - Como é isso, vereador? Por quê? O que Continuando a conversa com Mena Kalil: querem? Quanto é? - Sem querer desmerecer nenhum secretário, acho que todos fizeram um bom trabalho no primeiro O vereador mais atuante ano de governo, mas nós da Saúde nos superamos, A resposta de Divaldo Lara: reabrimos o Hospital Universitário, zeramos a fila - Tu achas que eu não sou o vereador mais de vários exames, inauguramos cinco centros de atuante da Câmara? Tu achas que essa pesquisa com referência em saúde, retomamos o Nasf, o centro Fotos: Arquivo/FS essas respostas odontológico, criamos o centro de Fisioterapia... são todas inven- Trabalhamos muito e bem. E isso tudo no primeiro tadas? ano. Tu achas que não foi merecido? Na hora, silenciei. Refleti. O Instituto Tiradentes E essa reflexão Por meio de nota, o instituto informa que não eu transporto ao comercializa medalhas e diplomas de mérito, nem leitor: certificados de participação em seus seminários, que - Quem foi são emitidos, apenas, aqueles participantes presentes o vereador mais em pelo menos 75% dos seminários. atuante da CâO instituto foi fundado em 2003 na cidade de mara na legisla- Viçosa, Minas Gerais. tura passada? A repercussão da reportagem do programa Fantástico, no dia 5 último, sobre a premiação a políticos promovidas pela União Brasileira de Divulgação (UBD) e Instituto Tiradentes fez com que abordasse o tema nesta coluna. Primeiro, porque já tratei de uma dessas premiações em 2014, quando trabalhava em outro jornal, segundo, há 34 anos escrevo biografias para prêmios de méritos em Bagé. E tenho orgulho de ter conhecido tantas vidas de lutas!

De Bagé

Em meu trabalho como redator já escrevi a biografia resumida de inúmeras empresas e pessoas de Por fim, perguntei: Bagé. A maioria por receber prêmios. E isso acontece - Tem que pagar? desde 1984, com o Troféu Bravo, do colunista social - Eles promovem um seminário. Tu pagas pelo Gilmar de Quadros; Prêmio Vitoriosas e Vencedoseminário. Assim como em alguns prêmios aqui em res, do jornal Correio do Sul e programa Rota 20; Bagé que tu pagas pela janta e um show artístico. Distinção Empresarial, da Aciba, em parceria com a - O senhor pagou? Urcamp, entre outros menos conhecidos. - Do meu bolso. Não usei dinheiro público. Nada. Uma tradição

Nada de dinheiro público

Ilustres desconhecidos

Na ocasião, pensei que esse instituto fazia muita gente de boba. Um político precisa de reconhecimento, de que seu trabalho seja divulgado, conhecido e aplaudido pela população. E se ele não usa dinheiro público, mais usado está sendo, embora se afaste da ilicitude. Depois, conclui que esses ilustres prêmios desconhecidos com tudo isso que ocorreu se afastarão para dar lugar aos nossos, de casa. Até que a memória nos falte.

65 palestrantes

Na lista de palestrantes do Instituto Tiradentes estão pessoas com excelentes currículos nas áreas do Direito, Medicina, Gestão Pública, Direitos Humanos, Administração e Finanças. Lá estão: Abigail Pereira (ex-secretária de Turismo e candidata ao Senado), Fernando Ferreira (procurador da Assembleia em cinco presidências), Giovani Feltes (Secretário de Estado da Fazenda do RS), enfim, 65 nomes.

A cidade tem tradição em homenagear gente de destaque, seja com troféus, reportagens especiais de jornais, revistas ou por meio de edição de livros, como fizeram Mário Lopes, Harry Rottermund e Clóvis Assumpção, citando apenas três, entre dezenas. Por isso, espero que saibamos sempre aproveitar essa tradição e recorrer ao pente- fino para saber quem é, como é e por que tal instituto quer premiar gente de Bagé.

Bolsonaro é tiozão

Com as entrevistas dos candidatos a presidente e o debate da Band cheguei a conclusão que Jair Bolsonaro não é mau. Ele está mais para “tiozão”. Não existe aquela figura austera, quebra e arrebenta. No entanto, é ignorante em vários assuntos e sem noção em outros tantos. Isso assusta, apesar de dizer que tem seus postos Ipiranga, aqueles que sabem tudo.

Direção Geral: Leisa Soria Editores: Marcelo Pimenta e Niela Bittencourt Coordenadora Comercial: Cláudia Jardim Comercial: Fabiana Rodrigues Gerente Financeiro: Tanise Ferreira Arce Assinaturas: Carlos Henrique Gerzson Neto Revisão: Lucimar Camargo Nunes Reportagem: João Alberto de Miranda Filho - Maritza Costa - Anderson Ribeiro -Yuri Cougo Política: Márcia Sousa Coluna Social: Gilmar de Quadros - Marcos Pintos Contemporâneo: Bárbara Lignon Repórter Fotográfico: Francisco Bosco Colaboradores: Diones Franchi - Edgar Muza - Luis C.Albano Ben Hur Munhoz- George Teixeira Giorgis - Cid Marinho - Divaldo Lara - Cássio Lopes - Edimar Fagundes Papo de elevador: Gladimir Aguzzi Diagramação: Ben Hur Munhoz - Cristiano Lameira Editores do conteúdo on-line: Anderson Ribeiro e Francine Leite O jornal Folha do Sul não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos colunistas e colaboradores em suas colunas assinadas.

CURTA NOSSA FAN PAGE www.facebook.com/ jornalfolhadosulbage


Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

VITRINE EMPRESARIAL

por Maritza Costa

FOLHA DO SUL 3 INDICADORES ECONÔMICOS

maritzapaivacosta@hotmail.com

ESCRITÓRIO MARCOS MOREIRA INOVA EM SERVIÇOS

Francisco Bosco

U

Gustavo Correia, Marcos Moreira e Josiane Alves detalham serviços

m dos escritórios de despachante e contabilidade mais antigos da cidade, com 39 anos de atividade, o escritório Marcos Moreira, neste ano, acrescentou o oferecimento de novos serviços. Agora, além de despachante e contabilidade, o escritório também oferece serviços de contabilidade, imobiliária e agência de empregos, além de efetuar cobranças judiciais e extrajudiciais. A visão é de se tornar um grupo empresarial, conforme explica o proprietário, Marcos Moreira. São cerca de 20 pessoas na equipe de trabalho, atendendo aos diferentes setores. A agência de empregos intermedia vagas entre as empresas clientes do escritório (de forma gratuita) e externas

(mediante pagamento de um taxa de R$ 100). O candidato vai até o local de segunda a sexta, das 8h30min às 10h, para fazer a entrevista, pagando um taxa de R$ 10. O cadastro fica disponível às empresas interessadas por 90 dias. A seleção é feita por uma psicóloga, de acordo com o perfil do candidato e a necessidade das empresas. Já são mais de 200 currículos cadastrados. Os selecionados recebem, ainda, um curso de etiqueta empresarial. A intermediação também é feita para estágios. No ramo imobiliário, a empresa trabalha com venda, locação e toda a intermediação burocrática. Os destaques ficam para a facilidade de locação, com o Credpago, usando o limite do cartão, sem a necessidade de

fiador. O título de capitalização para caução também é um diferencial, já que ao final do contrato o cliente resgata o valor com correção. O atendimento próximo e personalizado é marca da empresa. Nos serviços de despachante, tudo pode ser parcelado em até 12 vezes nos principais cartões. Isso vale para multas, IPVA, emplacamento e transferência. No setor de contabilidade, a equipe oferece uma assessoria administrativa direta ao cliente. Primando pela transparência, todas as negativas podem ser conferidas pelo cliente no site da empresa, em tempo real. O escritório fica na General Sampaio, 251 e funciona das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h15min.

Pé por Pé tem sugestões para os Dia dos Pais Na Pé por Pé podem ser en- robes e a linha térmica da Lupo, cartões e o pagamento pode ser parcontradas meias, cuecas, ceroulas, ideal para o inverno, são outras das celado em até seis vezes. A Pé por pijamas e chinelos de quarto. Os opções. A loja trabalha com todos os Pé fica na Bento Gonçalves, 26 D.

MOEDAS Dólar comercial Dólar turismo (em R$) Euro (em R$) Pesos ur.(em R$) Pesos arg.(em R$)

COMPRA

VENDA

3,862 3,840 4,404 0,132 0,167

3,864 4,070 4,405 0,132 0,167

SALÁRIO MÍNIMO [REGIONAL]

SALÁRIO MÍNIMO [NACIONAL]

R$ 1.196,47

R$ 954,00


Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

4 FOLHA DO SUL

POLÍTICA por Márcia Sousa

marciasifa@hotmail.com

PARLAMENTARES VOTAM ABERTURAS DE CRÉDITOS NA SEGUNDA-FEIRA

N

a próxima segundafeira, acontecem sessões extraordinárias no Legislativo, para apreciar projetos enviados pelo governo municipal e alguns de iniciativa dos próprios vereadores. Maioria deles é de abertura de crédito, num montante de

mais de R$ 5,8 milhões. Também está em pauta, o projeto de lei do Executivo, que dispõe sobre a vigência temporária do benefício de redução da alíquota incidente para cálculo da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública no Município de Bagé.

Homenagens

A semana na Câmara de Vereadores vai ser marcada por sessões solenes. Na terça-feira, às 19h, acontece a entrega da distinção “Vereador Emérito Antônio Ferreira” ao chefe de gabinete do prefeito Divaldo Lara, Clementino Machado Mo-

Candidatos em nome de Jesus

Kely Fuzano/Band/Especial FS

lina, por proposição do vereador Graciano Aristimunha Pereira (Democratas). Na quarta-feira às 19h30min, ocorre homenagem à fundação da Igreja Assembleia de Deus, por iniciativa do vereador Jeferson dos Santos Dutra (PSC).

Na quinta-feira, às 19h, acontece a entrega da Medalha de “Honra ao Mérito - Destaque Jovem”, por proposição da Mesa Diretora e, na sexta-feira, às 19h, homenagem à Semana Municipal da Família, por proposição da vereadora Sonia Mara Gomes Leite (PP).

O candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) ganhou o apoio maciço dos internautas no debate da Band – pelo menos no deboche. O pedetista, que já tinha virado alvo de chacota ao afirmar que vai tirar mais de 63 milhões de brasileiros do SPC, voltou a afirmar que vai negociar com os

credores para tirar os cidadãos do endividamento. O candidato a presidente Jairo Bolsonaro (PSL) ironizou a proposta de Ciro Gomes e chegou a rir do oponente. A declaração do pedetista virou alvo de deboche pelas redes sociais, enquanto ocorria o debate na emissora de televisão.

Todos livres do SPC

Uma articulação das vereadoras

Fotos: Divulgação/FS

Oito concorrentes participaram do debate

Ao fazer um breve recuo sobre a história política do país, vem à mente grandes nomes, independente de ideologia, ou de concordar ou não com suas ideias, mas uma coisa era inegável, não lhes faltava inteligência, capacidade de argumentação e conteúdo na defesa de seus ideais. Diferente do que se vê hoje. O primeiro debate dos candidatos a presidente na Band, na noite de quinta-feira, expôs as fissuras do quanto o país carece de nomes representativos e com capacidade para comandar a nação. Os oito candidatos que participaram do debate evidenciaram

essa triste realidade. Foi um confronto morno, pouco propositivo e sem clareza sobre ideias e projetos para o futuro do país. O nome que mais se ouviu nas boca dos concorrentes durante a transmissão foi o de Jesus. A todo momento, Ele era invocado a revelia pelos que querem ocupar o cargo mais alto do Brasil. Os mais comentados na internet são Jair Bolsonaro (PSL), Álvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota). Em uma proposta inédita na história dos debates brasileiros, a Band apresentou uma sala digital, parceria com o Google,

para analisar em tempo real as principais tendências buscadas no site durante o debate. Participaram do debate Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede). Os demais não foram convidados porque seus partidos não têm representante na Câmara dos Deputados. No caso do PT, a Justiça não liberou a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso em Curitiba, desde o dia 7 de abril.

Falta democracia nas redes As reações dos comentaristas de plantão das redes sociais merecem uma análise. Os mesmos de sempre, não perdiam um segundo sem postar algum comentário a respeito da

performance dos concorrentes no debate. Mas, claro, com as críticas sempre direcionadas aos seus oponentes, porque o candidato que defendem foi “perfeito” em suas análises. Falta autocrítica e

capacidade de reconhecer falhas e erros. Nas redes sociais, para os ditos de esquerda ou de direita, democracia é para quem pensa igual, caso contrário, democracia significa excluir.

“Perdeu, playboy” O momento de maior descontração que fez a plateia “cair” na risada durante o debate, não foi protagonizado pelos concorrentes ao Palácio do Planalto e, sim, pelo mediador do encontro, o jornalista Ricardo Boechat, quando ele disse ao candidato a presidente, Ciro Gomes (PDT), “perdeu, playboy”. A frase dita pelo jornalista foi após o pedetista ter se queixado de

ter usado todo o seu tempo para responder uma pergunta feita pelo concorrente, o Cabo Daciolo (Patriota). Acontece que Ciro Gomes já havia usado da ironia ao responder a tréplica de uma das perguntas do candidato do Patriota. Ao ouvir as gargalhadas, Boechat respondeu que estava parafraseando o candidato. “A frase foi dele”, emendou o jornalista.

Jornalista protagonizou momento de descontração

O candidato à presidência da República, pelo Patriota, Cabo Daciola foi uma figura à parte no debate da Band. Ele deitou e rolou usan-

do o nome de Jesus sempre que abria a boca para falar. Com sotaque carioca, ele é natural de Florianópolis (SC). Evangélico, já foi bombeiro e um

dos artífices da greve dos militares no Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo. Questionado sobre essa atuação, por um dos jornalistas da Band, ao

Com a Bíblia em punho

Reuniões com representantes de entidades foram realizadas

Resultado de uma intensa articulação das vereadoras, Lia Rejane e Marina Portella, que não está mais no Legislativo – ambas do PTB -, a 1ª Feira Estadual de Artesanato do Pampa, acontece em outubro. O evento é uma parceria da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) e prefeitura de Bagé. As vereadoras são autoras do anteprojeto acatado pelo Executivo e que tornou-se a Lei nº 5878/18, abrindo caminhos para a realização da feira. O projeto idealizado pelas petebistas surgiu em meio à necessidade de valorizar o artesão local e regional, bem como fomentar a economia, a cultura e o artesanato como um todo. Desde o ano passado, Lia e Marina vem fazendo inúmeras articulações, junto aos artesãos, agentes, órgãos e entidades que compõem o cenário e o contexto do artesanato em Bagé e região, conscientizando e mobilizando todos para a importância e relevância da realização de um

evento deste porte. No dia 6 de agosto, aconteceu uma reunião onde estiveram representantes da Emater/Bagé, Emater/Hulha Negra, Cooperativa Bageense de Artesãos, Associação de Artesãos de Bagé, Secretaria de Habitação de Candiota, Sebrae/ Bagé, Artesãs do Coreto Municipal, Associação Bageense de Artesãos, Associação para Grandeza e União de Palmas, Programa Gaúcho do Artesanato, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a fim de começar a dar os ajustes finais ao assunto. “Contamos e precisamos do apoio das entidades e também dos artesãos de Bagé e região para que tenhamos êxito na realização deste evento, que é de grande importância para o nosso município e também para o Rio Grande do Sul, fomentando e incentivando o artesanato, bem como a economia e a cultura em nossa cidade”, disse Lia Rejane.

responder, só faltou chamar o profissional de burro. Na verdade, Daciola não respondeu a pergunta sobre a atuação dele nas greves, só atacou o

jornalista. Com a Bíblia em punho, as considerações finais usou para “evangelizar” os telespectadores. Ele foi um dos mais acessados na internet.


Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

EDGAR MUZA

GERAL VISÃO GERAL

COMEÇOU A GUERRA ENTRE OS PODERES

P

recisamente, logo após dois dias o Supremo ter aprovado o reajuste dos ministros em 16%, o efeito “cascata” previsto, começou a funcionar. O Conselho Superior do Ministério Público, aprovou, ontem, um aumento idêntico. Já se sabia que os representantes do Judiciário vinham fazendo pressão para que o supremo aprovasse o que eles consideram como “correção da inflação”. Inclusive, o ministro Lewandowski teria sugerido mandar ao congresso seu orçamento, já com a inclusão do aumento, “mesmo que ainda não tivesse sido votado pelo plenário do STF”. Para evitar confusão maior, o caso foi levado a plenário na quarta-feira e aprovado. Então, no orçamento a ser enviado ao Congresso, já consta o aumento. A partir daí já era esperado que o efeito atingisse aos demais poderes. Pois, ontem, foi a vez do Ministério Público. Aqui ninguém está criticando a justeza da decisão. Cada segmento reivindica aquilo que acha justo. Alguns, é claro, nem tanto. Acontece que a “revolta” de todos é com decisões governamentais, que segue aumentando suas despesas “mesmo que as receitas tenham diminuído”. Isso temos enfatizado em nossos comentários. O governo, em plena crise, aumentou mais de 20% seus gastos. Certa feita, fiz comparação com a empresa privada. Se um comércio faturar R$ 100 mil por mês e seu custo for R$ 150, em pouco tempo quebra. O governo não. Meu conselho, um tanto radical, foi o seguinte: “Proíbam os postos de gasolina venderam o combustível aos órgãos do governo. Proíbam viagens nacionais e internacionais a não ser as consideradas prioritárias. Com isso evitariam pagamentos de diárias. Este exemplo poderia ser seguido pelo Congresso. Diminuir os recursos do Legislativo que, embora seja outro poder, o bolo nacional é um só. Glosaram recursos de outros poderes, inclusive, da saúde, e deixaram de tomar a mesma atitude quanto aos demais poderes. Alguém criticou porque a lei é clara: Cada poder tem o percentual determinado por lei. Porém, sempre tem um porém, o percentual diz que cada poder tem até “x” por cento do orçamento. Mas se o orçamento não atingir o previsto, eles continuam recebendo sobre o orçamento previsto. Previsão não quer dizer arrecadação. É o nosso caso. A previsão orçamentária deve fechar o ano com queda de aproximadamente 20%. A glosa deveria seguir a mesma proporção. Lembro que foi o caso do Rio Grande do Sul. A proposta do governo estadual enviada à Assembleia Legislativa, constava do seguinte: Seguimos respeitando o percentual, porém, em cima da arrecadação. Se diminui o bolo irá diminuir o repasse. Foi derrubada pela própria base do governo. Ninguém quer perder um tostão. Pois bem, a Ministério Público segue o mesmo caminho do Supremo. Dentro daquilo que acham justo. Fica por aí? Não.

O LEGISLATIVO ENSAIA QUERER O AUMENTO Nada está tão ruim que não possa piorar. E isso se constata todo o dia, após decisões tomadas pelos governos. Após decisão do Supremo, que precisa ser aprovada pelo Congresso e ser sancionada pelo presidente da República, provoca reação do relator do orçamento, senador Dalírio Beber (PSDB-SC), partido do candidato Geraldo Alckmin: “Não há espaço para reajuste dos servidores públicos no ano que vem”. O senador Randolfe Rodrigues (Rede), o mesmo partido da candidata Marina Silva, também se posiciona contra o aumento do Judiciário e a tentativa de aumento dos legisladores. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), partido do candidato Henrique Meirelles, que inicialmente disse incluir o aumento do Legislativo para discussão no plenário, voltou atrás e disse que isso poderá ser feito após as eleições. Eles temem, é claro, a reação popular e principalmente dos trabalhadores que ficam sem aumento por um bom tempo. Tudo está vinculado à política. Este é o motivo que mostro as opiniões e, ao mesmo tempo, informo o partido a que pertencem e seu candidato à presidência da República. Quem tem a esperança de ser o próximo presidente, é claro, não quer aumento de espécie alguma. Agora, a pressão deveria ser para que o presidente do Congresso marcasse para “já”, antes da eleição, este tipo de análise. Após a eleição, quem for eleito e pertencer a base do governo, vai votar contra os aumentos. O mesmo não se espera dos opositores que podem vislumbrar a possibilidade de inviabilizar a gestão do próximo presidente. Ou seja, cada um está visando seus próprios interesses ou dos partidos aos quais estão filiados. Em qualquer situação me vem à mente que só depende de nós, eleitores. Se você não está contente com nossos representantes é mais um motivo para não se omitir de votar. Tem que comparecer à urna. Não vote em branco e nem anule seu voto. Se for o caso, troque o seu representante. Mude seu voto. É a única maneira de tentar mudar a política. Alternância no poder é salutar. Vamos tentar mudar a lei e terminar com a reeleição. Isso só conseguiremos por meio do voto. Concordam ou não?

FOLHA DO SUL 5


6 FOLHA DO SUL

GERAL

Divulgação/FS

Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

AÇÃO CONTRAPÕE VANDALISMO NA ESCULTURA DO ANALISTA DE BAGÉ

I

naugurada em 2016, com a presença do próprio escritor Luís Fernando Veríssimo, a escultura do Analista de Bagé sofre constantemente pelos atos de vandalismo. A obra feita pelo artista Sérgio Coirolo sofreu, recentemente, mais um dano, com pichações e retirada de partes do material, que está situado dentro

da área da praça da Estação. Em contraponto ao crime contra o patrimônio, a Coordenadoria de Turismo, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), promoveu, recentemente, um mutirão para restaurar os danos causados. Segundo a coordenadoria, foram arrancados o nariz e o bigode, além do pelego do divã apresentar

partes quebradas. “Precisamos muito que a população ajude a cuidar dos nossos espaços públicos, principalmente do patrimônio. É lamentável chegarmos a esses locais com pessoas de fora, que se apaixonam pela nossa cidade, pela nossa história, e nos depararmos com essas situações”, descreve a nota publicada no Facebook.

Secretaria de Saúde entrega novos veículos para reforço da frota A Secretária de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência entrega à população, neste sábado, 20 novos automóveis. A solenidade será realizada na avenida Sete de Setembro, em frente à praça Silveira Martins (Coreto) às 10h30min. Os veículos, gol, fiat touro e ambulân-

cia, foram adquiridos por meio de emendas parlamentares, totalizando cerca de R$ 717 mil em investimento. O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, enfatizou que os novos veículos são uma conquista para os bageenses e que em questão de um ano foi possível renovar a

frota da saúde. “Melhoramos e aumentamos a nossa disponibilidade e com isso nós vamos conseguir não só oferecer um melhor deslocamento para nossa população, como também um menor custo de manutenção, que estava em torno de R$ 110 mil. Agora, vamos ter

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) /Sine divulgou, recentemente, o número de carteiras de trabalho encaminhadas pelo serviço, no primeiro semestre de 2018. No total, foram solicitados mais de 104 mil pedidos de 119 agências, cujos processos são enviados até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul, responsável pela confecção dos documentos. Em

Bagé, especificamente, conforme o coordenador Marcelo Nalério, com base na demanda disponibilizada pelo serviço, aponta que foram encaminhados, no semestre, cerca de 2,4 mil carteiras de trabalho. Segundo Nalério, a unidade atende cidadãos de Bagé, Lavras do Sul, Aceguá, Hulha Negra e Candiota (mesmo com o Sine local). A média semanal é de 100 encaminhamentos e a do

mês, 400. Com isso, a estimativa é de 2,4 mil solicitações no semestre. Se o ritmo permanecer o mesmo nos meses seguintes, a projeção de Nalério é de que em 2018 sejam computados 4,6 mil pedidos por carteiras de trabalho. O cálculo de Nalério tem como base a procura diária pelo serviço. São oferecidos 20 encaminhamentos em que, conforme o coordenador, são preenchidos rotineiramente.

É preciso destacar que a explicação de todos os procedimentos para obtenção da carteira está disponível no site www. fgtas.rs.gov.br, na aba “Serviços e Informações”. Entretanto, Nalério salienta que a agência está à disposição para auxiliar, principalmente os cidadãos que

não têm acesso ou domínio das ferramentas digitais. Geralmente, as datas disponíveis para agendamentos são para 20 dias depois da abertura do processo. Nalério justifica o período pela demanda regional da unidade. Feito a solicitação, os dados são encaminhados à Delegacia Regional do

Ministério do Trabalho, situada em Pelotas. “É importante já ter a carteira em mãos quando aparece a oportunidade. O Ministério do Trabalho apenas autoriza um prazo de 30 dias para que o empregado entregue a carteira. Ou seja, o empregador poderá fornecer ou não este prazo”, alerta.

Ocorreu, ontem de manhã, a inauguração oficial da nova sede da Defensoria Pública de Bagé. O evento contou com autoridades do Judiciário, Legislativo e do poder Executivo local, bem como representantes da comunidade

local, além de defensores, servidores e estagiários do órgão. Na solenidade, foi ressaltado que o novo espaço possui uma estrutura mais qualificada para prestação de assistência jurídica integral e oferece condições mais dignas e

acolhedoras aos assistidos. A defensora pública e diretora regional da Defensoria Pública de Bagé, Luciane Martin Navarrina Trindade, já havia antecipado que o novo espaço traria uma série de benefícios para o público que fosse até ao órgão. “Agora, há acessibilidade e climatização em todos os ambientes, guichês de atendimento e gabinetes individuais para cada Defensor e sua equipe de trabalho. Além disso, há sala específica para atendimentos restritos e sala de reuniões. A evolução já refletiu no melhor acolhimento do assistido, o que impactou no aumento do número de atendimentos”, explicou a defensora. A Defensoria Pública de Bagé

uma manutenção de no máximo R$ 20 mil mês”, enfatizou. O titular da pasta também informou que com a vinda dos novos automóveis será disponibilizado um veículo para cada Centro de Referência, levando mobilidade e um trabalho melhor para esses

locais. Segundo o responsável pela secretaria, o município ainda tem mais quatro veículos para receber. “Ainda vamos receber uma ambulância, uma caminhonete, uma van 16 lugares e um microônibus adaptado para completar a frota”, comentou.

Sine encaminha 2,4 mil carteiras de trabalho no semestre

Os trâmites

Arquivo/FS

Média mensal é de 400 pedidos

Documentos para retirada Conforme Nalério, é comum cidadãos solicitarem a carteira do trabalho e, posteriormente, não buscarem o documento. Nos últimos três anos, ficaram pendentes

151 carteiras: 2015 (31), 2016 (50) e 2017 (70). E em relação a segunda via, 70% dos pedidos tem como motivo troca de nome, carteira preenchida e roubos.

Inaugurada, oficialmente, nova sede da Defensoria Pública

Francisco Bosco

Solenidade ocorreu na manhã de ontem

funciona desde fevereiro na rua Caetano Gonçalves, 900, bairro Centro. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 18h,

de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3247 1911 e (53) 3242 3632.


Sรกbado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

FOLHA DO SUL 7


8 FOLHA DO SUL

Presenteei seu pai com um vale presente D’pil. Seu super heroi precisa de cuidado

Nossos tratamentos

Fotodepilação Fotorrejuvenescimento

(53) 3312-2030 (53) 99959-2030 Rua Marcilio Dias, 1.134 bage_rs@dpilbrasil.com.br

Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018


Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

RURAL

FOLHA DO SUL 9

IDEAU SEDIA PRIMEIRA EDIÇÃO DE JORNADA TÉCNICA EM OLIVICULTURA

A

Fotos: Divulgação/FS

conteceu, recentemente, em Bagé, a primeira edição da Jornada Técnica em Olivicultura, com o tema poda em Oliveiras. A atividade contou com palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater, Taylor Garcia. A atividade aconteceu nas dependências da Faculdade Ideau e reuniu um público de cerca de 100 participantes, entre produtores, estudantes e interessados na área. Após a palestra, foi realizada uma aula prática de poda, em um pomar comercial. A coordenadora do curso de agronomia da Faculdade Ideau, Izabele Kruel, relatou a

importância da cultura para a região de Bagé, além do conhecimento, divulgado no evento, os participantes trouxeram alimento não-perecível, que será doado às instituições de caridade de Bagé. Izabele informa que já está sendo prevista a segunda edição da atividade, para o mês de setembro, com a temática: “Implantação e adubação de oliveiras”. “A olivicultura tem se destacado em todo o RS e Brasil. Estamos primando pela qualidade do azeite e brindando a conquista de inúmeras medalhas mundiais. Para tanto, entender todos os processos de produção passa a ser essencial

para o produtor. Da mesma forma, a importância perante a capacitação de mão de obra para atuar nos pomares e em todo o processo até a elaboração do azeite. Com esse objetivo, com as parcerias formadas, busca-se a capacitação do produtor e seus colaboradores, bem como os que desejam ingressar nesta atividade”, comentou. A Jornada Técnica em Olivicultura foi organizada pela Emater, Faculdade Ideau - Campus Bagé, Frutitec, IFSul e Azeites do Pampa, tendo empresas apoiadoras deste evento, Mistura da Terra, Azeites Batalha e Makita.

Organizadores do evento que tratou de cultura em expansão na região

O Banrisul anunciou, na quinta-feira, que durante a 41ª Expointer, estará atendendo a demanda por crédito rural dos agricultores familiares, médios produtores, agricultores empresariais, cooperativas e empresas do setor do agronegó-

cio. A carteira de crédito rural do Banrisul receberá pedidos de financiamentos, tanto para a compra de animais, como de máquinas e equipamentos agrícolas. Os clientes com interesse em adquirir máquinas e equipa-

mentos agrícolas na Expointer, contam com a facilidade de solicitar o crédito diretamente na agência. Para encaminhar o pedido, podem procurar a agência do Banco onde são correntistas e solicitar a carta de crédito. Para o produtor interes-

sado em financiar a aquisição de animais, o Banrisul tem recursos para matrizes e reprodutores de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos. O limite de financiamento é de até 100% do valor do animal. Na Expointer, que será

realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o Banco estará atendendo com uma equipe de funcionários especializados em dois locais, no estande de Agronegócios e na agência Banrisul.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Bagé divulgou, recentemente, que está disponível para os produtores locais os serviços realizados pela Patrulha Agrícola da pasta. As ações da patrulha visam reestruturar, fortalecer e modernizar a atividade agrícola, atendendo toda a área rural do entorno da cidade, com objetivo de fomentar a produtividade do pequeno produtor. Conforme a SDR, estão

sendo feitos trabalhos de preparos do solo para cultivos diversos. A iniciativa garantiu, nesta semana, apoio ao encanteiramento de hortas no Passo do Perez. “Nós executamos todo trabalho, desde preparação da terra até a colheita de grãos. Oferecemos isso para os pequenos produtores para estimular a atividade e a economia no campo”, afirmou Beno Plotzki, coordenador da Patrulha Agrícola. Segundo o titular da SDR Cleber Carvalho,

os atendimentos beneficiaram a produção dos pequenos agricultores. Segundo Plotzki, atualmente, a patrulha está atendemos os produtores da área rural próxima à zona urbana da cidade, mas o setor está estudando que este atendimento também possa ser realizado em locais mais distantes. Os interessados podem buscar informações sobre esse serviço na Casa do Produtor, na avenida Santa Tecla, 2780 ou pelo telefone (53) 3242 1798.

Banrisul anuncia que atenderá demanda por crédito em Esteio

SDR destaca disponibilidade de serviços com a patrulha agrícola

Ações como encanteiramento de hortas no Passo do Perez


10 FOLHA DO SUL

Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

GERAL

Banco de Leite completa 10 anos

SANTA CASA ENCERRA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO COM HOMENAGENS

A

noite de terça-feira foi de homenagens e conscientização na Santa Casa de Caridade de Bagé. É que a Unidade Materno-infantil, onde são mantidos os serviços do Banco de Leite Humano, promoveu palestra de encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno, além de homenagear três doadoras que mais colaboraram durante o período de 2017

e neste ano. De acordo com a pediatra Cledinara Salazar, o encontro destacou a importância da amamentação, com a presença dos obstetras Júlia Castilho e Leopoldo Konzen, a consultora de amamentação e fisioterapeuta Marta Assis, e a psicóloga Fabiane Rodrigues Gonçalves. “O auditório da Santa Casa ficou lotado por profissionais da saúde,

gestantes e colaboradores. Ressaltamos que o aleitamento é a principal fonte de nutrientes para os primeiros meses do bebê, além de prestar informações, auxílio e orientações às participantes”, declarou. A instituição de saúde é referência no setor, com o título de Hospital Amigo da Criança, em razão dos serviços prestados e atuação decisiva para redução da mortalidade infantil.

Francisco Bosco

Cledinara ressaltou importância da amamentação

O Banco de Leite Humano da Santa Casa recebe, em média, cerca de 600 a 700 doadoras, na maioria dos casos, são mães de crianças internadas na Unidade Materno-Infantil. “Nossa média em volume de do-

ações é de 40 a 60 litros por mês e o banco de leite é certificado como Padrão Ouro por atender a todas as especificações técnicas e de qualidade, em avaliação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR),

estabelecida em 1998, por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz”, ressaltou Cledinara. No total, a unidade possui 59 trabalhadores e atende a mães e filhos de várias regiões do Estado.

A enfermeira Fabrícia Gazolla conhece a trajetória do banco de leite desde a criação. Ela ingressou na instituição, em junho de 2008, como estagiária e desde 1º de agosto daquele ano, trabalha no setor de coleta. “Mudou muito e para melhor. Quando iniciamos, há 10 anos, nossa rede coletava entre 15 a 30 L de leite materno. Hoje, recebemos mais que o dobro, mas precisaríamos de mais”, ressaltou. Fabrícia se refere à demanda, especialmente de recém-nascidos por meio de cesarianas e bebês prematuros internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI Neonatal): “Após a cirurgia, a mamãe leva um tempo para começar a produzir o leite necessário e, no caso dos prematuros, faz toda a diferença para o ganho de peso e desenvolvimento. Nessas situações,

A doação voluntária tem sido fundamental para a saúde dos pequenos atendidos pela Santa Casa. Por isso, três das mamães que mais colaboraram com a oferta de leite receberam placas em reconhecimento à solidariedade: a psicóloga Carolina Polino Romero, 26 anos; a garçonete Luciana

Lopes Berdet, 38; e a funcionária pública Clarissa Garcia Maurente, 36. Carolina, mãe do pequeno Vicente Polino Romero, de 11 meses, declarou que não cogitava a hipótese de jogar no lixo o leite materno: “Tive hiperlactação e procurei o banco para receber as

orientações da doação. Comecei a doar o excedente desde o primeiro mês após o nascimento de meu filho e até hoje eu coleto para levar ao banco e ajudar outras crianças e mães,” enfatizou. Um dos fatores importantes no depoimento da psicóloga é que a estimulação e a coleta, além de

contribuir para uma amamentação mais exitosa para a criança, auxilia também na prevenção da mastite – obstrução no canal da mama que causa inflamação e sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão; relativamente comum em mães que amamentam (também conhecido como “leite empe-

Mães de crianças internadas são as maiores colaboradoras

Referência de qualidade

Anjos da guarda

Divulgação/FS

Luciana destacou ato de solidariedade

Clarissa começou a contribuir enquanto o filho, Diogo Maurente Rodrigues, 7 meses, estava internado no hospital. “Doei leite para muitas crianças da unidade. O trabalho dos profissionais é exemplar. Todo o processo é muito bem explicado, os materiais são fornecidos gratuitamente e somos bem orientadas. Foi ali que ficou ainda mais clara a importância do aleitamento materno para o desen-

Luciana percebeu a im- que existia banco de leite em portância da amamentação e do banco de leite quando precisou A doação pode ajupara a filha, Helena Berdet dar outras crianças e preFerreira, de 1 ano e 4 meses. venir a mastite, que é a “Demorou um pouco para eu começar a produzir, pois meu inflamação e obstrução do parto foi de cesariana. Foi quan- canal da mama. do recebi as orientações que notei que eram poucas doadoras Bagé. Por seis meses, fiz doavoluntárias regulares. Nem sabia ções em muitos dias da semana.

volvimento das crianças”, disse. deste serviço tão importante que Ao encerrar, Clarissa foi é prestado à comunidade. Sou taxativa ao defender a doação superfavorável à amamentação e sempre penso nas mães que O alimento pode ser não têm condições de alimentar conservado em congelador os filhos. Nos primeiros meses, quando os bebês ainda são muito comum por até 72h pequenos, muitas vezes, se produz mais que eles podem consumir e voluntária: “Muitas mamães e o excedente pode ser levado ao aquelas que ainda vierem a ter banco. Uma ação simples que vai filhos ainda não têm consciência ajudar muitas famílias”.

Francisco Bosco

o leite materno pode salvar vidas”. Por ainda não receber o volume de leite necessário para atender todos os bebês, os profissionais precisam recorrer ao uso das fórmulas: “Para a criança, é sempre melhor o leite materno, pois algumas podem apresentar dificuldades para se adaptar à fórmula. É uma fase delicada para o desenvolvimento e por isso é essencial o aleitamento”. Em relação ao baixo número de doadoras voluntárias, a enfermeira frisou que ainda falta informação às mães. À exceção das mães de crianças internadas na unidade, a média de doadoras regulares não ultrapassa cinco por mês. “Nós fornecemos o material para coleta, que pode ser feita em casa ou no hospital. A doadora não precisa pagar nada por isso. Nossa orientação é que a lactante traga sempre a carteirinha do pré-natal”, frisou. drado”). Ela também destacou a importância da rede de apoio e da família para fazer chegar a doação a quem mais precisa: “Eu retirava o leite e colocava no congelador. Quando completava o recipiente, muitas vezes, era meu marido que levava à Unidade Materno-infantil da Santa Casa”. É um serviço essencial e quem produz leite em excesso não pode colocar fora, pois muitas mães não conseguem gerar leite suficiente para os filhos, principalmente prematuros”, expressou. Na coleta domiciliar, o leite acondicionado em frascos fornecidos gratuitamente pelo banco pode ser conservado por até 72h.

BANCO DE LEITE HUMANO Santa Casa de Caridade de Bagé Telefone: (53) 3240 3200 – Ramal 209 Atendimento: das 7h às 19h, todos os dias da semana, inclusive, em domingos e feriados, sem fechar ao meio-dia


Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

FOLHA DO SUL 11

GERAL

MORADORES SOLICITAM INTERVENÇÕES DE SANEAMENTO NO SÃO BERNARDO

R

esidentes na rua Barão do Itaqui há 15 anos, o casal de aposentados Tailor Joaquim Dias Ribeiro, 74 anos, e Maria Celeste Passos dos Santos Ribeiro, 67, contataram a redação do jornal Folha do Sul para solicitar melhorias para o bairro São Bernardo. É que na Barão do Itaqui, entre as ruas 24 de agosto e Francisco Domingos Paiva, quadras 587 e 597, desde que fixaram moradia, enfrentam o problema de esgoto a céu aberto e alagamentos em dias de chuva. Maria mostrou os locais e disse à reportagem que durante os meses de verão, os problemas na rua são o mau cheiro, mosquitos e sujeira acumulada. “Foram os próprios moradores que fizeram parte da drenagem para tentar resolver a situação, mas, como são necessárias obras em toda a extensão da rua, fica difícil”, explicou. Ela detalha a situação: “Nos

Daeb detalha ações

Contatado pela reportagem, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) emitiu nota na

Francisco Bosco

Maria disse que convive com problema há 15 anos

dias de chuva, os vizinhos em frente da minha casa ficaram dias tendo de limpar a sujeira que entrou porque alagou e misturou o esgoto que desce a rua com a água da chuva”. Na esquina, entre as ruas Barão do Itaqui e Francisco Do-

mingos Paiva, as três bocas de lobo estavam sem cobertura e uma delas estava coberta pelo mato. “Como esse buraco é no nível da rua, teve carro que acabou caindo aqui. Por isso, pedimos providências”, alertou.

qual informa que servidores da autarquia estiveram no local na tarde de ontem e será realizada limpeza geral nas imediações

da via, instalação de bueiros e outros serviços. A previsão é que a ação aconteça em cerca de 15 dias.

Programa Plantar fecha parceria e passa a com apoio técnico

Divulgação/FS

Acordo possibilitará pratica de estudantes em ação municipal

O Programa Plantar, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação SDI-, fechou, recentemente, uma parceria com a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), por meio do curso de Agronomia, para apoio técnico ao programa. Segundo informa o secretário da pasta, Bayard Paschoa Pereira, a parceria foi selada após a visita da coordenadora

do curso. Eliana Silveira e do professor Fernando Menezes. O acordo, entre outras coisas, possibilitará práticas dos estudantes de Agronomia, junto aos canteiros, plantio, qualificação do solo e orientações técnicas pelos profissionais dos cursos, entre outras ações. Bayard destaca que o programa vem recuperando os canteiros da cidade que estavam destruídos e colocando flores

por meio de parceria com as empresas que como contrapartida divulgam suas marcas nos locais. “Já são mais de 40 empresas que aderiram à iniciativa. A população tem apoiado e defendido o programa que embeleza a cidade com suas cores. Em breve, teremos um centro mais atrativo e humanizado. Com o tempo o objetivo é que essa cultura se dissemine por toda a cidade”, finaliza.


12 FOLHA DO SUL

SOCIAL

Sábado e Domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

Sábado e Domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

M

UNDOS Dentro de Outro Mundo é a sensação que se tem quando se está diante da exposição ILUMINADOS, da arista plástica Tânia Lemos, que inaugurou quarta-feira (8), galeria de arte Edmundo Rodrigues, até dia 20, visitação no período da tarde. Márcia Duro Melo fez uma apreciação muito apropriada a respeito da obra de Tânia Lemos; podem ler na página da galeria que está no facebook. Aplausos!

FOLHA DO SUL 13

SOCIAL

ENTRE as palestras que vão ocorrer durante a EXPOAGAS, Mirian Goldenberg: “A invenção de uma bela velhice” desponta como tema de interesse coletivo. A doutora em antropologia social diz que “rir muito, especialmente de nós mesmos, é sempre o melhor remédio, oba! MAIS CONVITES entregues nesta redação: Festa Veneziana, na Villa Bertti, abertura do Festival de Cinema de Gramado, dia 17... DEPOIS, no encerramento do festival, dia 24, “Feijoada das Estrelas”, no Wish Serrano. A infraestrutura do Festival de Cinema vai situar-se no Hotel Serra Azul. Aplausos!

VAI inaugurar, dia 17, Casa de Cultura Pedro Wayne, exposição: “Campo – Memória e Identidade”, fotografias de Edson Larronda... JANTAR-baile Farroupilha, sexta-feira (17), às 21h, CTG Prenda Minha, convite R$15, pode ser adquirido com Xiru Azambuja, diretor do Parque do Gaúcho. Aplausos! Luiza Martins Nunes festeja os 15 anos hoje, clic Mickael Freitas

A TEMPORADA é de jantares em homenagem ao casal Silvia e José Ricardo Vendramin Nunes, o general vai passar o comando da Brigada Patrício Corrêa da Câmara ao general Carlos Augusto Ramires Teixeira, dia 16, às 10h, solenidade no 3º R C Mec. Aplausos!

Jantar em homenagem ao general Vendramin e Silvia: Cel Boemo e Luciana, Cel Marques e Mara Olmos, Cel Perez e Liziane

Gelsa Tavares, Rafaela Ribas, Patrícia Ribas Sá, “Bodas de Ouro” de Artur Néri Silveira e Odete, clic Jorge Goulart

FORMATURA de Vitória Nogara Kalil, curso de Design Gráfico, dia 26, no Teatro Bourbom Country... PRÊMIO Distinção Empresarial e Profissional concedido pela Associação Comercial de Bagé, parceria Urcamp e prefeitura, será entregue dia 17, às 20h, Clube Comercial. Aplausos! EXPOAGAS, de 21 a 28, no Centro de Eventos da Fiergs. Jantar de abertura, às 21h, no Leopoldina Juvenil. Esse convite traz assinatura de Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados. Aplausos!

Almoço no Cantegril Clube, o presidente Júlio Cesar Lucas, Leilah Kalil e Mário Antônio Castro, clic Munique Monteiro

Tenor Flávio Leite (no papel de Angelo), ópera O Quatrilho, clic Fábio Lucas

Neisa Budó, Mana Romero, Debora Acevedo, Simone Azambuja Salles, evento "Arte e Gastronomia", clic Fábio Lucas

AÇÃO SOLIDÁRIA, chá beneficente que o Centro Espírita Amor e Caridade realiza, neste domingo (12), no salão da OAB a partir das 15h... ALMOÇO beneficente, domingo (26), feijoada completa servida no salão da Loja Maçônica Amizade; renda para as obras do Centro Espírita Vicente de Paulo. Aplausos! PIONEIRISMO EM ENDOSCOPIA A LASER

IMAGEM ENDOSCÓPICA AVANÇADA ENDOSCOPIA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA BALÃO INTRAGÁSTRICO

Dr. Carlos Eduardo dos Santos - CRM 21374

Presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva-RS (2014-2016) Secretário Geral da Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva Mestre em Medicina

Dra. Daniele Malaman - CRM 26106 Especialista em Gastroenterologia pela USP

Especialistas pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

GomesCarneiro,1343 Tel.

32416955


11-8

Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

ENTRETENIMENTO

ANIVERSÁRIOS Cadmo Dourado. Equipe Folha do Sul

HORÓSCOPO

21/04 a 20/05

Você estará menos emocional do que o habitual. Isso faz com que você seja muito eficaz em resolver determinadas situações. 22/07 a 22/08

Você não terá problemas ao argumentar seu ponto de vista. Não exagere, é tudo a mesma coisa. Seja diplomático. 23/08 a 23/09

Tubo de escoamento de água

(?) Purple, banda inglesa de rock

- Missão Impossível Efeito Fallout 11-8 [LEG] 20h 12- 8[DUB] 20h

Ácido genético Cabelo de anjo

LOTERIAS

Música Popular Brasileira (sigla)

Tecido brilhante de fantasias

(?) de caridade, prática de filantropos

23/09 a 22/10

(?) Purple, banda inglesa de rock

S A A R A E A T A C A M A

Cidade do Pontal do Triângulo Mineiro

Tony Ramos, ator (?) marra: à força

(?) de caridade, prática de filantropos

Tirar o (?): usar pela primeira vez

3/adn — así — tag. 4/deep. 5/ciano — liana. 8/mocassim. 9/engasgado — ituiutaba.

Solução

Z

ebedeu pesca com os filhos João e Tiago Maior. João mergulha para arrumar a rede de pesca e demora para voltar à superfície. Tiago Maior pula na água para averiguar. Índice de indeterminação do sujeito

32

32

BANCO

Solução

PEIXES 21/02 a 20/03 As mudanças que acontecem em torno de relacionamento serão positivas para o seu bem-estar interior - a amizade fortalece.

O frio, durante o O indiví- verão duo que está com a garganta obstruída

Animação com Relâmpago McQueen

21/01 a 20/02

Sua vida amorosa vai dominar e equilibrar seus níveis de energia. Mostre-se como você é, juntamente com as suas necessidades reais.

Índice de indeterminação do sujeito

Richard Gere, astro do Cinema

AQUÁRIO

Richard Gere, astro do Cinema

Azul esverdeado Irmã (fam.)

Você vai estar mais animado para desfrutar dos prazeres da vida. Você tem sido muito duro com você mesmo e precisa ouvir mais o seu corpo.

Tirar o (?): usar pela primeira vez

Chocalho indígena Etiqueta, em inglês

22/12 aa 20/01 20/01 CAPRICÓRNIO 22/12

Chocalho indígena Etiqueta, em inglês

E

lisabeta ajuda Camilo, Jane, Ernesto e Januário, deixando Lady Margareth furiosa. Susana prende Olegário. Camilo decide ir para um hotel com Jane. Brandão revela aos sogros que foi amante de Josephine. "Costume", em "etologia" Lua de Júpiter com 300 vulcões ativos (Astr.) País-sede da Copa de 2022 (fut.)

22/11 a 21/12

Tony Ramos, ator (?) marra: à força

O frio, durante o O indiví- verão duo que está com a garganta obstruída

SAGITÁRIO

Você precisa atualizar as suas ideias! Você seria muito feliz se lidasse racionalmente com as questões que o estão preocupando.

Azul esverdeado Irmã (fam.)

Animação com Relâmpago McQueen

S

amuca confirma a origem de Dom Sabino. Carmen percebe o sumiço de um objeto em casa. Samuca exige que Paulina seja readmitida. Marino e Monalisa encontram o baú com as roupas da família de Dom Sabino.

BANCO

Você será mais intrigante do que o de habitual e as pessoas confiarão em você. Não abuse de sua confiança!

"Costume", em "etologia" Lua de Júpiter com 300 vulcões ativos (Astr.) País-sede da Copa de 2022 (fut.)

A I M N A D N T M E P B A T N O A

ESCORPIÃO

23/10 a 21/11

LOTOMANIA 07.08.18 01 02 05 12 17 20 25 33 41 49 54 55 59 60 65 70 81 84 93 99 DUPLA-SENA 1824 1º PRÊMIO 07 14 25 26 33 39 2º PRÊMIO 01 17 30 34 39 40

F A O C A S S L I S S A O P R A A L D D E U I U T T O R O C I M AR A T A R A N O R E N G A S G

O bom humor faz com que você seja simpático com as pessoas ao seu redor. Você sabe como propagar essa simpatia.

FEDERAL 08.08.2018 1º 41794 2º 85718 3º 27151 4º 59389 5º 42048 LOTOFÁCIL 1699 04 05 06 08 09 10 13 14 15 16 19 21 23 24 25 MEGA-SENA 2066 06 25 27 35 45 55 QUINA 4746 30 25 33 40 35 04 80 55 59

M V Ã E S O L I T E I R C A

LIBRA

Trepadeira lenhosa Centro estético

A M A N T E

VIRGEM

Não hesite em dar a sua opinião. Você vai ser realista, como sempre. Você está involuntariamente pressionando demais.

V

alentim garante a Karola que não contará a Beto sobre seu passado com Laureta. Berta se preocupa com as atitudes de Juarez contra Manuela. Karola agride Rosa, e Laureta aconselha a comparsa a se afastar da jovem.

- Os Incríveis 2 17h30min

A T O

LEÃO

Fúteis; inúteis (fem.) Sem (?)!: não concordo (gíria) Apagar as velinhas do bolo A forma do anel Cidade do Pontal do Triângulo Mineiro

11 e 12-8

- Hotel Transylvania 3: Férias Monstruosas 15h20min

Sapato de origem indígena

21/05 a 20/06

21/06 a 21/07

Dois dos A "outra" maiores desertos Indústria do mundo (abrev.)

SE

CÂNCER

Defesa cir- Assim, em cundante espanhol de castelos Dotar medievais de asas

A chefe de mais de 12% das famílias no Brasil, em 2010, segundo o IBGE

L O

GÊMEOS

Verifique suas fontes de informação para não perder seu tempo inutilmente. Você vai estar em sua melhor forma física.

© Revistas COQUETEL

A C A S S I L I A N S A A D P R A R A L A M D E E P I U T A B O R T C I A N M AR A C A A R A N O R M A A S G A D

TOURO

Suas dúvidas vão desaparecer e isso vai levantar o seu espírito, você vai se sentir encorajado. Você vai ser invejado pelo seu dinamismo hoje.

www.coquetel.com.br

3/adn — así — tag. 4/deep. 5/ciano — liana. 8/mocassim. 9/engasgado — ituiutaba.

Nada vai estragar o seu bom humor.Os céus estão sorrindo para você e o sentimento será recíproco. Suas dúvidas não afetam as suas perspectivas.

Lisiane Alves Branco Luana de Oliveira Vargas Luíse Martins Gomes Maria Edi Pinto Fernandes Maria Francisca Granato Veiga Maria Helena Brasil Gonçalves Marileida de Oliveira Vargas

RESUMO DE NOVELAS

SE

21/03 a 20/04

Cássio Nunes Rodrigues Clara Elaine Caravaca Barreto Daniel Brixner Eduardo Munhoz Umpierri Giliard de Oliveira Martins Ivete Guimarães Severo Leandro Lignon Letícia Silva da Silva

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

F M O V Ã S E S S O O L D I T U E T I O R C A T A E N G

ÁRIES

12-8

Aisha Monteiro Duarte Ana Bela Silveira de Oliveira Camila Garcia Soares Débora Cristina Leguisamo Dioglomar Colman Francione Nogueira Gonçalves Francisca Silveira Umpierres Leandro Rochinhas Marina Silva da Silva Suzana Budó

A L D O

14 FOLHA DO SUL


Sรกbado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

FOLHA DO SUL 15


16 FOLHA DO SUL

Sรกbado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018


Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

FOLHA DO SUL 17

GERAL

B E N E F I C I Á R I O S D O K M 21 R E C E B E M PAG A M E N TO P O R P LACA S P RO D U Z I DA S PA RA P I N H E I RO M AC H A D O

O

Divulgação/FS

ntem, os beneficiários das oficinas da Economia Popular Solidária do Km 21, que faz parte da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, receberam o pagamento referente a 65 placas de trânsito produzidas para a prefeitura de Pinheiro Machado. “Mais uma vez o nosso objetivo foi alcançado, que é gerar qualificação de mão de obra e renda aos usuários dos cursos do Km 21”, comentou o secretário da pasta, Esquerda

Carneiro. O total arrecadado foi de R$ 7 930, valor que foi dividido entre a compra de insumos para os próximos trabalhos e os produtores do material, que participaram das capacitações de pintura automotiva e assemelhados, caldeiraria e serigrafia. O aluno Luiz Fernando Soares, de 23 anos, comentou o aprendizado: disse que o dinheiro veio em boa hora e já tem planos futuros. “É uma grande experiência participar das oficinas, aprendi

uma nova profissão e ainda vou conseguir pagar o IPVA do meu carro com o que entrou. Isso é somente o começo. Estou muito entusiasmado. Quero abrir o meu próprio negócio”, destacou. Os cursos acontecem nos pavilhões do complexo do Km 21, que fica localizado na avenida São Judas, e possuem em média 100 horas/aula cada. Ainda existem vagas para jardinagem e tijolos ecológicos. Interessados podem ligar para o telefone (53) 3241 6005.

Total arrecadado é de quase R$ 8 mil

O Serviço de Reabilitação Física (SRF) retoma o serviço de dispensação de órteses, proteses e meios de locomoção, na segunda-feira, após um ano de paralisação por desistência da prestação de serviço da antiga empresa. Durante todo esse período, conforme a coordenadora-geral da fisioterapia, Clarissa Collares, foram realizados diversos contatos com várias empresas, que seriam possíveis fornecedores. Entretanto, como a tabela do Sistema Único de

Saúde (SUS), que dita os valores dos dispositivos, estava defasada, não houve empresas interessadas. “Foi um período bem difícil, mas todos os nossos esforços valeram a pena, pois é um serviço de suma importância para comunidade”, destacou. O Secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, reuniu-se com representantes da Secretaria de Saúde do Estado para buscar valores adequados. Perante a situação apre-

sentada, o Estado criou um incentivo de R$ 15 mil, que será repassado mensalmente para todos os serviços de reabilitação. “A nossa ação resultou em uma correção estadual. Isso que é importante”, enfatizou o titular da pasta. O secretário também reforçou a importância de mais uma conquista para a comunidade, que passa a ganhar uma unidade completa. “Nós, fizemos todo o esforço para conseguir resolver a situação e fize-

mos isso em parceria com o Estado. O SRF retorna de forma completa e sólida, com recursos e uma empresa responsável de grande qualidade”, ressaltou. Serão solicitadas 50 dispositivos para a empresa Nemrod, responsável pela dispensação. Os selecionados para o recebimento são pessoas já cadastradas e que serão chamadas de acordo com critérios do Estado. A coordenadora da reabilitação fisíca, Cristiana Kovalscki,

ressaltou que todos os pacientes que estão cadastrados vão ser chamados em algum momento. “O serviço está retornando com a vinda dessa nova empresa. Todos podem ficar tranquilos, pois, a partir de agora, o serviço vai sistematicamente andando e essa fila vai ser sanada”, pontuou. Cristiana também comentou que somente o serviço de dispensação de dispositivos ficou paralisado, os demais serviços de fisioterapia mantiveram atendimento aos cadastrados.

O Serviço de Reabilitação Física (SRF) é referência em atendimento para pessoas com deficiências física. O espaço oferece serviços que promovem reabilitação, prevenção, saúde e bem-estar, em pacientes de

28 cidades da Metade Sul. A equipe multidisciplinar é composta por 12 fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional e um médico fisiatra, realizando cerca de 1,8 mil atendimento mensais. A paciente Adriana Meira Sil-

va, que teve o lado esquerdo paralisado devido a um tumor cerebral, falou sobre a importância do SRF em seu tratamento. “Eu recebi a cadeira de rodas por aqui, o que me ajudou muito. Agora, graças ao tratamento realizado,

já tenho pequenos movimentos”, comentou. Para a auxiliar de limpeza Cássia Fabiane Rodrigues, as expectativas são grandes para o início do tratamento. “Estou com muita expectativa de

que vou ficar boa, soube por meio de amigos sobre o ótimo trabalho realizado aqui”, ressaltou. O prédio da unidade também está recebendo alguns reparos em portas, janelas, pintura externa e troca do piso.

Reabilitação Física retoma serviço de dispensação de dispositivos na segunda

A unidade


18 FOLHA DO SUL

Sรกbado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018


Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

FOLHA DO SUL 19

GERAL

P ROJ E TO E S CO LA A B E RTA CO M P L E TA 15 A N O S N O CA I C

A

Escola Estadual de Ensino Médio Professor Leopoldo Maieron (Caic) desenvolve, desde 2003, o programa Escola Aberta para a Cidadania, com apoio da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE). A ação consiste em disponibilizar o prédio e o ginásio para a comunidade participar de diversas atividades, como futebol, vôlei, dança, capoeira, handebol e xadrez. O principal objetivo do projeto é o combate à violência, levando em conta os altos números de ocorrências policiais que eram registrados, na época, no em torno da instituição. Diretor da escola desde 2003, justamente o ano em que iniciou o projeto, Paulo César Teixeira utiliza como referência um resultado da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que aponta que a cada 10 jovens, que são mortos por causas criminais, oito deles perdem a vida em finais de semana. A ação também inibiu as depredações e vandalismos na escola. Com o tempo,

Yuri Cougo

os alunos passaram a “enxergar” a escola como um patrimônio público, com necessidade de conservação. “Nos finais de semana, em muitos casos, os jovens quebravam cadeados ou pulavam o muro para utilizar a quadra da escola para jogar bola. Sem falar que muitos deles não tinham espaço no bairro para brincar, já que moravam em apartamentos da Cohab. Então, decidimos abrir a escola nos finais de semana e definimos monitores para isso”, ressalta. Atualmente, os casos de violência, como vandalismo e tráfico de drogas, que anteriormente eram comuns, são raríssimos dentro do ambiente escolar. Até porque, segundo o diretor, a iniciativa influenciou não só nos hábitos dos alunos, mas também, dos pais e responsáveis. Passados 15 anos da criação do projeto, jovens de vários locais da cidade participam. Para o diretor, o programa tem sido essencial para a comunidade, principalmente os jovens e cidadãos que moram no núcleo Ney Azambuja.

Teixeira é diretor da instituição desde 2003

O trabalho dos monitores Na abertura do projeto, o primeiro monitor foi Márcio Assunção de Lima. Atualmente, ele é funcionário da escola. Na época, trabalhava com jardinagem. “Em 2004, passei no concurso da prefeitura e

fui nomeado no Caic. Em 2003, um ano antes, fiz trabalho voluntário de monitor no projeto. Como eu conhecida toda a comunidade, por ser morador, tive facilidade em lidar com o pessoal. No início foi bem

complicado, pela violência constante. Com o tempo, a mentalidade foi mudando. Os jovens conseguiram enxergar que aquilo era muito mais deles do que nosso”, observa. Mãe de um aluno do sétimo

ano, Elisângela Farias é a atual monitora do projeto. Ela destaca as contribuições significativas que resultaram na comunidade que reside na Cohab. “O projeto é excelente. Em vez de estarem envolvidos com

ocupações prejudiciais, eles estão na escola, se divertindo e praticando esportes. São oferecidas aulas de violão, capoeira, futsal, handebol, vôlei e xadrez. É maravilhoso”, conclui.


20 FOLHA DO SUL

Final de semana permanecerá com temperaturas baixas Após as chuvas no meio da semana, a sexta-feira foi de tempo nublado, baixas temperaturas e sensação intensa de frio em Bagé. No sábado, conforme o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, a presença de uma massa de ar frio e seco determinará o predomínio do sol, com formação de geadas em diversas regiões do Estado. Segundo o Boletim, na segunda (13), o tempo permanecerá firme, com ligeira elevação das temperaturas e formação de nevoeiros ao amanhecer. Já o portal meteorológico Climatempo indica que o

final de semana em Bagé será nublado no sábado, com médias de 9 a 14 graus e, no domingo, sol com poucas nuvens, com temperaturas variando entre 8 e 19 graus. A segunda-feira, na Rainha da Fronteira deverá ser nublada, com temperaturas chegando a 10 e 21 graus. A terça poderá ter chuvas rápidas e, com isso, as temperaturas deverão cair, com médias entre 6 e 20 graus até sexta-feira, dia 17. Até o momento, conforme o Daeb, o mês de agosto teve uma precipitação de 3,7 milímetros. As barragens Emergencial e do Piraí estão cheias e a Sanga Rasa, está com um deficit de apenas -0,7 metros.

Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

GERAL

CONCLUÍDA DRENAGEM DA PONTE SUSPENSA DO PASSO DAS TROPAS

Fotos: Divulgação/FS

A

Conclusão de primeira etapa de acesso à estrutura

Secretaria de Desenvolvimento Rural concluiu, semana passada, a primeira fase dos trabalhos de acesso à ponte do Passo das Tropas. A equipe, com o apoio do Departamento de Águas, Arroios e Esgoto, terminou a drenagem. Segundo o titular da pasta, Cléber Carvalho, foi identificado um alto acúmulo

de água das chuvas. “Executamos o embueiramento, desviando a água que acumulava no leito da estrada, além de regularizarmos, com o apoio do Daeb, toda a rede de água e esgoto”, ressalta. Nos próximos dias, a secretaria deve receber a terra, que é um aproveitamento da obra que está sendo realizada na estação de

tratamento de água, dando início ao processo de aterramento da cabeceira da ponte. A intervenção ainda não tem prazo para conclusão, “pois a instabilidade contínua tem postergado o adiantamento da obra”. Porém, o objetivo da secretaria é de que, até o final da atual gestão, as duas pontes daquela localidade sejam concluídas.

Médica veterinária destaca método de adestramento de cães sem punição Um método utilizado para adestrar cães começa a se expandir pelo Estado e chega, agora, em Bagé. É o que relata a médica veterinária Viviane Fernandes sobre a empresa do Rio de Janeiro, o “Terapeuta de Cães”, criada há 14 anos pelo adestrador Bruno Leite e que se baseia em uma forma de adestramento, realizado tendo como base pesquisas científicas sobre o comportamento natural dos cães. A profissional, que está cursando especialização em Ortopedia e Traumatologia de pequenos animais na Ufrgs, destaca que, neste método de treinamento, um grande diferencial é que ele é “100% positivo, não tem nenhuma punição como enforcador, spray de água, joelhada, coleira de choque, pois já se sabe que esses métodos causam ainda mais ansiedade nos cachorros”, explica. De acordo com Viviane, a família participa de todas as sessões e, juntos, cão e tutor, aprendem a se comunicar e substituir os comportamentos indesejáveis por melhores comportamentos. “Também podem ser trabalhados traumas como medo de foguetes, medo de temporal, de pessoas que geram comportamento agressivo. Atitude destrutiva, como o hábito de roer móveis e ações indesejáveis como puxar a guia no passeio”, ressalta a médica veterinária, salientando que o método não

Viviane Fernandes divulga aplicação de treinamento que respeita comportamento dos animais

apresenta indicação de idade. “Cães de qualquer idade e raça podem se beneficiar com o terapeuta de cães, desde o desmame, aos 45 dias, e o momento ideal para solicitar uma visita é antes de o novo membro chegar em casa, pois uma casa preparada para receber esse amigo, com certeza, vai proporcionar muito mais harmonia na convivência da família”, comenta Viviane que reforça que

quem gosta de telenovela poderá ver na “O tempo não para” (às 19h, na Rede Globo), o cachorrinho “Pirata” que foi adestrado por um membro da equipe Terapeuta de Cães do Rio de Janeiro, o Anderson Gonsales, que também já está adestrando um gato que estará na próxima novela das 21h da mesma emissora. Mais informações pelo telefone e Whatsapp (51) 9 9735 5834.


Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

SEGURANÇA

HOMEM É MORTO COM NOVE TIROS EM PINHEIRO MACHADO

M

ais uma morte violenta aconteceu na rua Arno Ratto da Silva, em Pinheiro Machado. Conforme o delegado regional Luís Eduardo Benites, a vítima identificada como Emerson de Souza Vidart, 34 anos, foi atingida por nove tiros de pistola 9mm. De acordo com informa-

ções, o acusado teria entrado na residência, com uma touca ninja e luvas, rendido um dos moradores e atirado contra a vítima. O Instituto-Geral de Perícias de Pelotas foi acionado e a Polícia Civil investiga o caso, que, provavelmente, tenha ocorrido devido a cobranças do tráfico de drogas.

Divulgação/FS

FOLHA DO SUL 21

PRF flagra veículo de Bagé trafegando a 151 km/h

PRF/Especial FS

Emerson de Souza Vidart, 30 anos

Número de assassinatos cresce e bate novo recorde no Brasil

história recente do país. Os dados indicam que foram assassinadas 175 pessoas por dia, registrando elevação de 2,9% em comparação a 2016. A taxa é de 30,8 mortes para cada 100 mil habitantes. Os dados fazem parte do 12º Anuário de Segurança Pública divulgado, quinta-feira, em São Paulo, durante o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O Rio Grande do Norte (68) registrou a maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes, seguido por Acre (63,9) e Ceará (59,1). As menores taxas estão em São Paulo (10,7), seguida de Santa Catarina (16,5) e Distrito Federal (18,2). De acordo com o levantamento, o número de homicídios dolosos cresceu 2,1%, ao atingir os 55 900. As lesões corporais seguidas de morte totaLesões corporais seguidas de morte também aumentaram lizaram 955, com crescimento de A Agência Brasil publicou gistrou 63 880 mortes violentas, 12,3%. Já os latrocínios caíram que apenas em 2017, o Brasil re- o maior número de homicídios da 8,2% e foram 2 460.

Ele foi preso em flagrante e encaminhado à polícia Judiciária

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um condutor embriagado trafegando em excesso de velocidade, na tarde de quinta-feira, na BR-290, em São Gabriel. Durante atividades de fiscalização, os policiais flagraram uma Doblô com placas de Bagé a 151 km/h. Conforme repassado à reportagem, ao abordar o veículo

BM captura foragido da Justiça

O Pelotão de Operações da Brigada Militar, em patrulhamento de rotina, por volta das 10h15min de ontem, abordou Carlos Alexandre Padilha Dutra, 30 anos, na avenida Padre Abílio Violência contra a mulher Sponchiado. Os indicadores mostram 1 133. dia. Também houve crescimento Na consulta ao sistema inainda que os estupros aumentaEm 2017, foram registra- no número de mulheres vítimas ram 8,4%, chegando a 60 018. Os dos 221 238 casos de violência de homicídio (6,1%), chegando casos de feminicídio totalizaram doméstica, uma média de 606 por a 4 539.

Armas de fogo

No ano passado, foram cadastradas no sistema da Polícia sido perdidas, extraviadas ou rouapreendidas 119 484 armas de Federal (Sinarm). Entre as armas badas – o que equivale a 11,5% fogo. Dessas, 94,9% não eram legais apreendidas, 13 782 tinham das armas apreendidas no período.

População carcerária

De acordo com o anuário, a 947 no sistema penitenciário e 39 sistema prisional que contava com população carcerária brasileira era 516 sob custódia das polícias. O 367 217 vagas, o que resulta em de 729 463 pessoas em 2016 – 689 estudo mostra ainda o déficit no duas pessoas presas para cada vaga

e solicitar a documentação do motorista, os policiais perceberam que ele apresentava sinais de embriaguez. O homem realizou o teste do etilômetro, que apresentou índice de 0,63 mg/L, o dobro do limite para que a embriaguez ao volante seja considerada crime. O motorista, um homem de 51 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à polícia Judiciária.

formatizado, os PMs verificaram haver em seu desfavor um mandado de prisão, onde ele encontravase foragido da Justiça. Dutra deve cumprir sete anos de reclusão em regime semiaberto. Ele foi conduzido à DPPA para as formalidades legais e, após, recolhido.


22 FOLHA DO SUL

ESPORTES

BAGÉ TEM TESTE CONTRA O PELOTAS

N

este sábado, às 15h30min, no estádio Pedra Moura, o torcedor jalde-negro terá a oportunidade de assistir um “esboço” do grupo que vestirá as cores amarelo e preto na Copa Wianey Carlet. O adversário é formidável. Trata-se do Pelotas, atual campeão da Divisão de Acesso, que disputará a série A do Gauchão em 2019. O ingresso tem preço único de R$ 10. Sócios em dia e crianças de até 11 anos (acompanhadas de um responsável) não pagam. O jogo também servirá para que a comissão técnica, comandada por Carlos Moraes, conheça o Pelotas, que é adversário do Bagé na copinha. O jalde-negra estreia contra o Farroupilha, na

O adversário

No lado do Pelotas, a busca é por continuidade do trabalho. Segundo o repórter da rádio Tupanci, Tallis Machado, 19 jogadores do elenco campeão da Divisão de Acesso permaneceram no clube, além do técnico Paulo Porto. A meta da direção áureo-cerúlea é uma das vagas

Definição na Terceirona

Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

Roberto Alcalde vence 100m peito na Austrália

Divulgação/Facebook

Tales Leal / AI ECP

Clubes estão na mesma chave

quinta-feira, às 15h, no estádio Nicolau Fico, em Pelotas. Depois, tem a seguinte sequência no turno: Cruzeiro (19 de agosto, 15h, em

casa); Aimoré (23, às 19h30min, fora); Pelotas (29, às 20h, casa); Barra (2 de setembro, 15h, fora) e São José (data a definir, casa).

nas competições nacionais. Os reforços para a copinha são o lateral-direito John Lennon (ex-Cruzeiro-POA e CruzeiroMG), o volante Parrudo (exTubarão), o meia Luquinhas (ex-Brasiliense) e o atacante Robinho, que estava emprestado ao Guarany, para a Terceirona.

O clube ainda busca um volante, meia e atacante de velocidade. O time-base para este sábado deve ter Matheus Claus; Jefferson Luís (Adriano Lara está machucado), Dão, Felipe e Tatto; Reinaldo, Germano, Cleverson, Hugo Sanchez e Jarro; Giovane Gomes.

Em seu cronograma de três provas no Parapan-Pacífico, em Cairns, na Austrália, o nadador Roberto Alcalde obteve sucesso em sua primeira. O bageense conquistou medalha de ouro nos 100m peito (categoria SB5). Na preliminar, classificou-se com o tempo de 1min 40s 40. Na final, fez dois centésimos ao menos, ou seja, 1min 40s 38. “Não foi o tempo que eu queria, mas o erro também faz com que a gente consiga olhar de forma certa para ele”, ressalta. Agora, Alcalde tem mais dois compromissos. Pelo horário de Brasília, o nadador disputa, neste sábado, às 5h15min, a final dos 200m medley (SM6). Às 21h39min, compete nas eliminatórias do 50m borboleta (S6). Caso obtenha vaga, disputa a final da prova no domingo, às 5h34min,

Nadador tem mais duas provas

encerrando sua participação. “Mesmo não sendo minhas especialidades, essas provas vão ajudar mais ainda para evoluir. O foco é 2020 (Paraolimpíada de Tóquio)”, enfatiza. Interessados em assistir as provas do ParapanPacífico podem acessar o seguinte link: https://www.swimming. org.au/LIVE-streaming.aspx.

Guarany disputa semifinal da Copa Safergs Sub-20

Divulgação/FS

Adversário do Bagé na Terceirona, neste sábado, às 15h, vencer por dois gols de diferença, copinha, o Farroupilha duela no Nicolau Fico, em Pelotas. Para visto que o São Borja venceu o contra o São Borja, pelo título da erguer a taça, a equipe precisa primeiro jogo, por 1x0.

Copinha começa hoje

Ao contrário do que foi divul- três jogos. No sábado, às 15h, Grêmio Três Passos (15h, no estádio Aldo gado, ontem, a Copa Wianey Carlet x Real Capão duelam no C.T. Hélio Gonçalves) e Avenida x Lajeadense começa, neste final de semana, com Dourado. No domingo, Soledade x (15h, no estádio dos Eucaliptos).

Fronteira Sul de Veloterra tem segunda etapa

A Brasil Eventos realiza, neste domingo, a segunda etapa do Fronteira Sul de Veloterra. As provas acontecem no Camping Modelo. Às 9h, a pista estará

aberta para os treinos. As largadas começam ao meio-dia. Cerca de 90 pilotos devem participar. O evento tem apoio da prefeitura. Conforme o organizador César Brasil, o

circuito prevê mais três etapas. A perspectiva futura é a realização de um campeonato noturno, dividido em quatro encontros: novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.

Equipe busca vaga na fina

Com duas vitórias e duas derrotas (o ganho dos pontos não foi sucedido), a sub-20 do Guarany duela, neste sábado, pela semifinal da Copa Safergs, contra o Rio Grande. O confronto é único e está agendado para as 15h, no estádio Antônio Magalhães Rossell. O valor do

ingresso é R$ 5. Caso supere o adversário, neste final de semana, a equipe do técnico Nei Ferraz pega, na final, o vencedor de Farroupilha/Tunes Silva x Vasquinho de Rio Grande, que jogam no domingo, às 10h, em Pelotas. A decisão será no dia 25.


Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018

FOLHA DO SUL 23

ESPORTES

Após 26 anos, Militão A SITUAÇÃO DA ARENA E PROJETO C.F NA COPA SAFERGS sedia estadual de

R

estam apenas os confrontos entre Progresso x Brasil de Pelotas, nas categorias sub-15 e sub17, no dia 22, para conclusão da primeira fase da Copa Safergs. Na sub-11, as semifinais estão definidas: Progresso x Arena das Estrelas

e Projeto Construindo um Futuro (Projeto C.F) x Santa Vitória. Pela sub-13, a Arena das Estrelas espera o resultado de Progresso x Brasil para saber quem vai enfrentar. O Santa Vitória também está na mesma situação. Pela sub-15, na semifinal, a Arena pega o Santa

O desportista Tato Gonçalves promove, neste domingo, a 1ª Copa Zíngaros Futebol 7, categoria livre, em comemora-

ção ao Dia dos Pais. Os jogos começam às 9h, na Chácara Vinícius Rosa. Ao todo, são oito times, oriundos de Bagé, Piratini

A escola Monteiro Lobato, de Hulha Negra, sagrou-se campeã da etapa da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE), pela modalidade basquete, na categoria infantil feminino. Com o resultado, a equipe participará do título gaúcho em Campo Bom. O colégio também obteve classificação para o regional no handebol infantil feminino.

Próxima etapa será em Campo Bom

Vitória. Já o C.F, provavelmente enfrente o Progresso. A equipe só perde a vaga se o Brasil ganhar do Progresso por cinco gols de diferença. E na sub-17, a final será entre Progresso x Santa Vitória. As datas dos confrontos decisivos serão divulgadas nos próximos dias.

basquete

Nas décadas de 80 e 90, o basquetebol bageense protagonizou grandes conquistas e duelos marcantes no ginásio Militão. E após 26 anos, o espaço volta a sediar jogos do Campeonato Estadual de Basquete, categorias sub-15 e sub-17. Para celebrar a ocasião, a Secretaria de Juvene de outras cidades da região. tude, Esporte e Lazer (Sejel), Mais informações podem ser em parceria com o Bagé Basobtidas pelo telefone (53) 9 quetebol Clube (BBC), preparou 9156 2726. uma programação. No sábado, a partir das 9h, serão realizadas Divulgação/FS atividades do núcleo social do BBC, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candiota, onde são atendidos cerca de 120 jovens carentes. À tarde, acontecem dois jogos contra o Luba, de Uruguaiana, pelo estadual, na sub-15 (14h) e sub-17 (15h30min). Após, estão previstas partidas de master e de praticantes de basquete da cidade. As atividades encerram no domingo, com mais dois confrontos pelo estadual. Dessa vez, contra o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul. Às 11h,

jogam pela sub-15; às 13h30min, na sub-17. Vale ressaltar que a utilização do ginásio se deve à aquisição de duas tabelas móveis, pela Sejel, sob o comando de João Schardosim. As atividades do BBC fazem parte do projeto Basquete, Educação e Cidadania, com o patrocínio do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb). O clube é mantido por sócios, projetos com o poder público e iniciativa privada. Neste caso, com os patrocinadores Grupo Dallé e Rodan Transportes e também, com o apoio do Hotel Fenícia e restaurante Santa Hora. “As maiores vitórias do clube são as de impacto social, educando, gerando inclusão e oportunidades. Os resultados no estadual já estão aparecendo gradualmente, pois a região ficou 26 anos ausente das competições de alto nível, tempo que não se recupera rapidamente”, destaca o presidente do BBC, Luciano Gomes.

A bola rola, neste final de semana, no complexo Militão, pelo futebol amador. No sábado, às 14h, pelo Master 50 Anos, terceira rodada do returno, jogam Palmeiras x Grêmio (campo AINDA SOBRE A COPA DO MUNDO três), Gente Bem x União (sete), Pedro x São Martim (dois), Terminada a Copa do Mundo Fifa 2018. Vejamos quem são as cinco seleções melhores colocadas no ranking: São Hulha x Amigos do Arco Pos. Seleção Part . Pontos J V E D GP GC SG APROVEITAMENTO (cinco),Negra Brasil x Caixeiral (seis) 1 Brasil 21 237 109 .73 18 18 229 105 124 72 % e Santa Flora x Nacional (qua2 Alemanha 19 221 109 67 20 22 226 125 101 68 % tro). Às 16h30min, no Master 3 Itália 18 156 83 45 21 17 128 77 51 63 % 60, segunda rodada do returno, 4 Argentina 17 144 81 43 15 23 138 93 45 60 % Gente Bem A Caieira (três), Gen5 França 15 115 66 34 13 19 120 77 43 58 % te Bem B x Juventus (quatro), Seleções - Das 211 filiadas a Fifa, somente 79 seleções disputaram Copa do Mundo. Catar que será sede Caixeiral x Nacional (cinco) e da próxima Copa em 2022, será a seleção de número 80 a participar da Copa.

São Pedro x Hulha Negra (sete). No domingo, a Liga Bageense de Veteranos, em função do Dias dos Pais, adiou a rodada do Master 35. Porém, à tarde, segue o calendário da Copa Sejel de Futebol Amador, categoria livre. Pela chave A, quinta rodada, Porto x SER Espanha (dois), Napoli x Nacional (quatro) e São Martim x Passo das Pedras (três). Na chave B, sexta rodada, Fronteira x Prado Velho (sete) e Atlético x São Simão (três). Às 13h45min, jogam pelos reservas; às 15h45min, nos titulares.

Torneio de Futebol 7 em alusão ao Dia dos Pais

Escola de Hulha Negra se classifica para fase regional do Jergs

LUIS C. ALBANO

SELEÇÕES QUE PODEMOS CHAMAR DE ELITE DA COPA DO MUNDO: Seleção campeã vice-campeã 3.º lugar 4.º lugar Esteve no Pódio Uruguai 2 3 5 vezes Itália 4 2 1 1 8 “ Brasil 5 2 2 2 11 “ Inglaterra 1 2 3 “ Argentina 2 3 5 “ Alemanha 4 4 5 13 “ França 2 1 1 2 6 “ Espanha 1 1 2 “ Tchecoslováquia 2 2 “ Hungria 2 2 “ Suécia 1 2 1 4 “ Holanda 3 1 1 5 “ Croácia 1 1 2 “ EUA 1 1 “ Áustria 1 1 2 “ Chile 1 1 “ Portugal 1 1 2 “ Polônia 1 1 2 “ Turquia 1 1 “ Bélgica 1 1 2 “ Iugoslávia 2 2 “ Russia 1 1 “ Bulgária 1 1 “ Coreia do Sul 1 1 “

Jogos do futebol amador


FOLHA DO SUL

Sábado e domingo, 11 e 12 de agosto de 2018 ASSINATURAS E ANÚNCIOS: 3242 1020 REDAÇÃO: 3311 3915

Jornal Folha do Sul, 11 e 12 de agosto de 2018  
Jornal Folha do Sul, 11 e 12 de agosto de 2018  
Advertisement