4 minute read

Guarda Municipal de Barra do Piraí inicia uso de câmeras corporais

Prefeito diz que investimentos são inéditos na história de Barra do Piraí e busca garantir mais segurança e tranquilidade às pessoas

Barra Do Pira

Advertisement

A Guarda Municipal de Barra do Piraí iniciou o uso câmeras corporais de monitoramento acopladas aos uniformes dos guardas. A instalação dos 20 novos aparelhos foi concluída e os equipamentos tiveram suas funções iniciadas. Barra do Piraí adquiriu um conjunto de câmeras de monitoramento. Ao todo, 200 delas foram posicionadas em pontos estratégicos e outras 20 foram instaladas nos uniformes dos agentes de segurança. As câmeras corporais, que ainda estão em fase de testes, serão direcionadas aos oficiais que estão nas ruas, isto é, que correspondem à parte operacional. Os dispositivos serão utilizados em regime de revezamento, ou seja, enquanto dez estarão funcionando, os outros ficarão em modo repouso até a troca de ronda. Ao término de uma parte do serviço, as filmadoras serão levadas para a base, acontecerá a transferência de imagens e, logo depois, serão carregadas. Além disso, as imagens capturadas serão armazenadas por 30 dias e, caso seja necessário, elas poderão ser solicitadas através de ofícios.

O secretário de Cidadania e Ordem Pública, José Luiz de Brum Sabença, enfatizou como elas são uma grande conquista para o município, já que adicionarão outra camada de proteção tanto aos profissionais de segurança quanto à população.

Imagens capturadas serão armazenadas por 30 dias e, caso seja necessário, elas poderão ser solicitadas através de ofícios

“Já posicionamos os equipamentos e, futuramente, iremos unificá-los ao sistema do Centro de Controle Operacional, que ainda está sendo construído. São ferramentas muito importantes para o município, pois, sem dúvida, servirão como um meio de resguardar os oficiais e os barrenses. O sistema de vigilância fará muito pela cidade. Barra estará mais segura, fiquem certos disso”, afirma o secretário.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, ao anunciar o novo avanço, destacou a relevância do investimento. “A partir de agora, os guardas municipais que estiverem atuando no trânsito ou em qualquer abordagem ao cidadão estarão com a câmera de segurança no uniforme. Em breve, o Centro de Controle Operacional será inaugurado e se conectará com uma cidade pronta, com câmeras espalhadas por pontos estratégicos. Todas serão acompanhadas diretamente por agentes da Polícia Militar e outras forças de segurança. São investimentos inéditos na história de Barra do Piraí, visando, acima de tudo, garantir mais segurança e tranquilidade às pessoas”, finaliza o chefe Executivo.

M S Da Luta Antimanicomial

Neto inaugura 30 novos leitos no Hospital do Retiro

Leitos ampliaram em quase 20% a capacidade da unidade hospitalar

Volta Redonda

A prefeitura de Volta Redonda inaugurou nesta sexta-feira, dia 26, os 30 novos leitos do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, que ampliaram em quase 20% a capacidade da unidade hospitalar. As obras de adequação do espaço já foram concluídas e as equipes estão fazendo os últimos ajustes nos equipamentos, para que o local esteja disponível para entrar em operação e beneficiar a população.

Manicômios representam algo que deve ficar no passado, mas, ao mesmo tempo, não podem ser esquecidos

Barra Do Pira

A Secretaria de Saúde de Barra do Piraí promoveu na quinta-feira (25) uma caminhada referente à luta antimanicomial, lembrada todos os anos no mês de maio. O evento contou com uma série de atividades para marcar a colaboração do Poder Público municipal na luta para defender os direitos de pessoas acometidas por algum sofrimento mental. A caminhada passou pelo centro da cidade. Em uma das paradas, na Praça Nilo Peçanha, os participantes puderam fazer uma sessão de alongamento. Em seguida, a caminhada seguiu em direção à Casa de Caridade Santa

Rita, onde o evento foi encerrado com um almoço.

Segundo prefeito Mário Esteves, a iniciativa teve como objetivo reforçar a promoção da luta contra os manicômios ou locais que defendam a ideia de que se devem isolar pessoas em sofrimento mental, seja por tratamentos equivocados ou por preconceito. “Durante o percurso, todos presenciaram aquilo que deve ser feito: buscar um país livre de manicômios. A prefeitura viu a necessidade de investir neste setor e é o que estamos fazendo. A saúde é feita para cuidar das pessoas, não importa o que lhes acomete”, disse o prefeito Já o secretário interino de

Saúde, Dione Caruzo, reforçou que manicômios representam algo que deve ficar no passado, mas, ao mesmo tempo, não podem ser esquecidos. “A passeata é uma forma de frisar que certos atos não podem ser mais tolerados. A Saúde, tanto no Brasil quanto no mundo, se aperfeiçoou muito. Hoje, nós temos como objetivo estruturar uma área que consiga englobar cuidados com a parte física, assim como situações ligadas à saúde mental. Os manicômios pertencem ao passado, mas não podemos nos esquecer das atrocidades que eram realizadas em seus interiores, pois elas nos dão as forças que fundamentam a nossa luta”, finalizou o secretário

“Já estamos preparando a contratação do pessoal que vai trabalhar no local e, em breve, teremos mais recursos para atender nosso povo com qualidade. Em 2021, inauguramos mais de 30 leitos neste mesmo hospital. Ou seja, são mais de 60 leitos somente entre 2021 e o primeiro semestre de 2023. O que em muitas cidades é um novo hospital, temos aqui em um anexo”, explicou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Os novos leitos vão funcionar no terceiro andar do prédio anexo do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) – Ambulatório Unifoa Dr. Leonardo Mollica. Com investimento de mais de R$ 1,3

“Em 2021, inauguramos mais de 30 leitos neste mesmo hospital.

Ou seja, são mais de 60 leitos somente entre 2021 e o primeiro semestre de 2023”, diz Neto milhão, de recursos próprios do município, a capacidade de atendimento da unidade será ampliada de 152 para 182 leitos, um aumento de quase 20%.

“Está tudo ficando muito bonito, com cadeiras boas para os acompanhantes. A gente sabe que ainda tem muita coisa para fazer pela nossa saúde, mas sem dúvidas estamos avançando”, frisou o prefeito.

A diretora-geral do hospital, Márcia Cury, ressaltou que esse investimento vai ajudar também na redução das filas de espera. “O objetivo é continuarmos melhorando a qualidade no atendimento dos nossos pacientes, além de ajudar a desafogar outras unidades. Queremos assegurar o acolhimento humanizado e melhorar a experiência ao paciente, proporcionando a ele conforto, comodidade e funcionalidade”, disse Márcia Cury.

This article is from: