Ano XI - Edição n° 767
Sul Fluminense, 31 de julho de 2023 redacao@folhadointerior.com.br
Distribuição Dirigida
Interior forte, Estado forte!
Licitação para construção do Mercado do Produtor será em agosto, anuncia Drable
www.folhadointerior.com.br
das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO
Passado, presente e futuro
Governador,
prefeitos, secretários e autoridades de 23 cidades do Brasil se reúnem em Paraty para debater o futuro dos municípios reconhecidos pela
UNESCO como Patrimônio Mundial; preservar a história, viver o presente e preparar um futuro sustentável serão os temas mais discutidos no 10º Encontro Brasi-
leiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO; evento começa nesta terça-feira, dia 1° de agosto.
Página 5 – Cidades
Piraí: implante hormonal pode reduzir risco de gravidez indesejada
IFRJ abre 150 vagas para quatro cursos técnicos em Paraty
CSN abre 880 oportunidades em Volta Redonda
Festival da Cachaça começa dia 17 de agosto
PÁGINA 2
PÁGINA 6 PÁGINA 4
PÁGINA 7 PÁGINA 7
Eu
Paraty
Amo
Licitação para construção do Mercado do Produtor será em agosto, anuncia Drable
Estrutura será construída em um terreno do Governo do Estado próximo a Rodoviária da cidade
Barra Mansa
O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, anunciou que, em agosto, será realizada a licitação para a construção das estruturas que irão abrigar o novo Mercado Produtor Agro-RJ da cidade.
O empreendimento será erguido próximo à Rodoviária de Barra Mansa, em um terreno onde funcionava um estacionamento rotativo. O terreno pertence ao governo do Estado e foi um compromisso do prefeito e do governador Cláudio Castro com os produtores.
Segundo Drable, o espaço irá se tornar um polo de negociação comercial, com produtos da região vinculados à agricultura, gastronomia e artesanato. “Dessa forma, nesses pontos serão estabelecidas relações de convivência, interação social e de desenvolvimento regional, além de promover a cultura local e suas tradições”, disse.
Em maio do ano passado, uma equipe contratada pelo Governo do Estado iniciou a sondagem do solo para o início das obras de construção do Mercado do Produtor. O projeto poderá ter de 20 a 25 boxes e irá agregar a rua lateral ao antigo estacionamento ao Largo Nossa Senhora da Glória.
De acordo com o prefeito, a estrutura vai valorizar o entorno, beneficiando pelo menos 25 produtores rurais. O Mercado do Produtor Agro-RJ, lançado em junho de 2021 pelo governador Cláudio Castro, é uma parceria com os municípios para construção e gestão de mercados, incentivando o consumo da produção local pelos moradores.
O Governo do Estado realiza a construção da estrutura e, em seguida, passa a gestão para os municípios que, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, fazem a interlocução com os produtores, associações e
cooperativas para se integrarem ao projeto.
PROJETO
Em Barra Mansa, o “Mercado do Produtor Municipal Agro-RJ” será desenvolvido em um terreno com área total de aproximadamente 626,82m². Nele, será implantada uma edificação única, sem paredes em seu perímetro, para exposição das mercadorias dos agricultores locais. Unificado ao Bloco de Banheiros (Pavimento Térreo) / Administrativo (Pavimento Superior) por um pergolado em madeira.
a funcionar em 60 dias com 950 vagas
Barra Mansa
Novo rotativo de BM
O secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, capitão Daniel Abreu, anunciou na semana passada, que a cidade terá, dentro de 60 dias, um novo sistema de estacionamento rotativo. Ele recebeu ontem a visita de Atilio Riccio Filho e Rafael Corrêa Riccio, respectivamente administrador e sócio da empresa Mobitt Tecnologia em Mobilidade, que fará a gestão do novo modelo de estacionamento rotativo da cidade. De acordo com o secretário de Ordem Pública, capitão Daniel Abreu, o novo sistema trará mais tecnologia e segurança à população e ao município, melhorando a mobilidade no dia a dia e conscientizando os usuários da importância da rotatividade dos espaços. “Nós estamos trazendo para os munícipes um avanço tecnológico
com um sistema auditável em tempo real e que proporcionará transparência. Nosso intuito não é a autuação, mas sim a conscientização dos motoristas para a importância da rotatividade das vagas, proporcionando fluidez ao trânsito de Barra Mansa”, disse. Ainda segundo o secretário, inicialmente o sistema será aplicado em 950 vagas, que irão variar de duas ou quatro horas de tempo de permanência de acordo com a demanda. “Nossa expectativa é de entrar em funcionamento em no máximo 60 dias, começando pelo Centro e Ano Bom. Faremos 30 dias de adaptação, sendo um período educativo para apresentar a nova tecnologia para a população; logo em seguida, estenderemos para outras localidades, como por exemplo, o bairro Vila Nova. Teremos ainda ampliação do número de vagas a partir das obras de remodelação do pátio de manobras”,
Editor: Vinicius Ramos Pereira
VRP Comunicação Integrada LTDA
CNPJ: 33.093.509/0001-85
Endereço: Avenida Domingos Mariano, 83
Centro - Barra Mansa – RJ
Telefone: (24) 99231-8198 (WhattsApp)
E-mail: redacao@folhadointerior.com.br
Site: www.folhadointerior.com.br
Data da Fundação: 5 de maio de 2003
detalhou. Com relação à autuação, referente à irregularidade de estacionamento, o secretário explicou que a operação estará ligada ao sistema do município. “A empresa nos explicou que a atividade deles será monitorada através do programa, que contará com imagens de câmeras, fornecendo material em vídeo para a nossa Guarda Municipal atuar na fiscalização”, disse. A Mobitt é uma empresa com experiência de 40 anos no segmento de estacionamentos rotativos, atuando em grandes centros como Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e outros. “Nós estamos realizando um levantamento das áreas do município. Teremos monitores espalhados pelos trechos e pontos de venda a cada 25 vagas. Nosso sistema é simples e de fácil manuseio pelos usuários”, disse Rafael Corrêa Riccio, sócio da empresa.
Na última sexta-feira, dia 28/07/2023, mais uma vez a chamada Revisão da Vida Toda teve seu andamento processual suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), desta vez pelo Ministro Alexandre de Moraes. Ocorre que o julgamento do Tema (1102) já demanda anos de espera dos Beneficiários da Previdência Social, e “aparentemente” não há mais qualquer recurso a ser julgado que possa alterar a decisão em favor dos beneficiários. Dizemos aparentemente, pois o julgamento já ultrapassa as questões jurídicas e de maneira escancarada flutua em questões políticas e orçamentárias. Ao Beneficiário do INSS não resta nada a fazer, senão esperar novo desenrolar da questão, que deve acontecer em meados de agosto/23. A Revisão da Vida Toda é um pedido legítimo dos Beneficiários que não tiveram os valores de salários anteriores a 1994 computados em seu cálculo de benefício, mas tão somente o tempo. Então, aqueles trabalhadores que tiveram bons salários antes de 1994 possuem consideráveis chances de terem os valores de seus benefícios aumentados. De qualquer forma, nossa orientação, é sempre e de maneira prévia, buscar apoio de um profissional especializado na área de Direito Previdenciário, principalmente neste caso que é necessário e vital ser feito cálculo com a inclusão dos valores de salários e ter certeza que seu benefício irá ter melhora, evitando riscos
de uma briga que poderá reduzir o valor do benefício (sim, isso é possível em muitos casos). Lembrando que, após a certeza do melhor benefício, a revisão somente pode ser requerida por aqueles que tenham até 10 anos de benefício (marco inicial é o recebimento do primeiro pagamento do benefício concedido) e que tenham sido concedidos pelas regras anteriores a alteração da previdência em Novembro de 2019 (EC 103/2019). Para quem já fez o procedimento de averiguação e já fez o pedido, resta aguardar novo parecer do STF torcendo para manutenção do atual entendimento. Mas quem ainda não se movimentou, pense que ainda há tempo e principalmente, ainda há esperanças, já que a situação atual, como dissemos, é favorável ao Beneficiário, ou seja, para que o INSS faça os reajustes necessários nos benefícios e pague as diferenças dos últimos cinco anos. Existem muitas revisões que são de direito dos beneficiários e o INSS além de não divulgar os direitos, faz de tudo para dificultar, atrasar e não os pagar; então aqueles que tem menos de 10 anos de benefício podem e devem averiguar as oportunidades revisionais além da revisão da vida toda, percebemos muitos erros que se forem sanados, podem alterar os valores de pagamento do benefício. De uma forma ou de outra, não perca tempo!!!
RAFAEL COELHO
GOMES
OAB/RJ 153.123
Especialista em Direito Previdenciário
Sócio Fundador da @gomesecamargoadv
© Copyright 2023 Folha do Interior. Todos os direitos reservados. O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada Eireli. Os textos não podem ser reproduzidos. Os artigos, colunas e opiniões assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores sob todos os aspectos legais e não vinculam a opinião do jornal.
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Folha do Interior em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Folha do Interior. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo.
31 de julho de 2023 2
começa
REVISÃO DA VIDA TODA
Arquivo
Área, que pertence ao Governo do Estado, funcionava um estacionamento particular
TURISMO NO INTERIOR DO ESTADO
Gustavo Tutuca defende parceria com iniciativa privada e uso de tecnologia para fomentar setor
Para secretário estadual de Turismo, inteligência de dados é fundamental para desenvolvimento do ramo de atividade que cresce de forma consolidada
Sul Fluminense
Foi-se o tempo em que o turismo era restrito apenas a locais com belas paisagens ou construções históricas. No Brasil, atualmente, o setor é dividido em pelo menos 12 categorias, abrindo um leque de oportunidades para que cidades de todo o país – incluindo municípios do Sul Fluminense – invistam na área. Em entrevista ao FOLHA DO INTERIOR, o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, destaca que todas as cidades do Sul do estado têm vocação turística, sem exceções. O que precisam fazer é identificar suas potencialidades e fazer investimentos. E uma das formas de investir nisso, diz Tutuca, é buscar o apoio da iniciativa privada através de parcerias. Em abril deste ano, o secretário esteve na WTM Latin America, a maior feira de viagens e turismo da América Latina, e fechou parcerias com empresas privadas visando ao desenvolvimento do setor no estado do Rio.
Parcerias
“Desde o início do ano a gente vem conversando com agências de viagem, companhias aéreas e outras empresas do setor para trabalharmos em parceria a divulgação do Rio de Janeiro como destino turístico. Nosso objetivo é usar a inteligência de dados dessas empresas para termos campanhas mais assertivas e começar a montar uma ‘grande base de dados do turismo’, que é um gargalo histórico do nosso segmento”, explica Tutuca, revelando que a Secretaria está em negociações avançadas com gigantes do setor, como a Decolar, Expedia, CVC, Azul Viagens, Euronews e Flixmedia. Para o secretário, as chamadas parcerias público-privadas (PPPs) podem auxiliar cidades históricas, por exemplo, a melhorar o serviço oferecido aos turistas e, ao mesmo tempo, investir em sustentabilidade e preservação. Afinal, segundo Tutuca, as cidades históricas geralmente enfrentam o desafio de gerenciar o turismo de forma sustentável, equilibrando o fluxo de visitantes com a preservação do patrimônio histórico e a qualidade de vida dos moradores locais. “As PPPs podem ajudar a desenvolver planos de gestão do turismo que visem a minimizar o impacto negativo e maximizar os benefícios socioeconômicos para a comunidade local’, explica.
Capacitação é fundamental
Gustavo Tutuca afirma, ainda, que as PPPs permitem a implemen-
Patrimônio histórico e tecnologia
Outro fator abordado por Tutuca que pode ter sucesso com PPPs é a revitalização do patrimônio histórico. Ele destaca, porém, que é preciso inovar e lançar mão da
Paraty tem vocação serve como exemplo
Ao ser questionado sobre que municípios do Sul do estado têm potencial turístico, Tutuca é direto:
“Todos, sem exceção”. E explica:
tação de programas de capacitação e treinamento para os profissionais que trabalham diretamente com o turismo, como guias e recepcionistas, dentre outros. “Gosto muito também
de pensar no modelo de PPPs para a gestão de parques públicos, melhorando a preservação do espaço, a qualidade do atendimento e a satisfação do turista”, argumenta.
“Um ótimo exemplo na nossa região é o Parque Nacional do Itatiaia, que recebe milhares de turistas todos os anos e costuma ser muito elogiado por todos”, completa.
tecnologia como investimento. “É dever do gestor público pensar na preservação e na revitalização do patrimônio histórico das cidades. Mas precisamos acompanhar o ritmo da inovação e da tecnologia, e fazê-las nossas aliadas”, sublinha. O secretário salienta que o setor
privado muitas vezes é pioneiro em inovações tecnológicas que podem aprimorar a experiência do turista, como aplicativos para informações, realidade virtual e games, dentre outros. “Vamos pegar as fazendas do Vale do Café, por exemplo, que têm suas
fachadas preservadas, mas podem oferecer uma experiência inovadora e tecnológica no seu interior, contando a história da Rota do Café em realidade aumentada. As PPPs podem facilitar a introdução dessas tecnologias no contexto das cidades históricas”, defende.
“O que os municípios precisam fazer é identificar quais são suas potencialidades e procurar se desenvolver e investir nisso. Paraty, por exemplo, é um paraíso natural, com praias e cachoeiras, o que a torna um dos destinos mais buscados no
mundo para turismo de lazer”, diz. Mas existem outras vertentes do Turismo, afirma o secretário.
“Como o de negócios de aventura, de esportes, de eventos, religioso, rural... são diversas possibilidades.
As cidades precisam fazer o dever
de casa, entender seus pontos fortes e fracos, e contar com o Governo do Estado do Rio para avançar nas políticas públicas de Turismo. Estamos à disposição dos 92 municípios e das 12 regiões turísticas do estado”, finaliza.
Dados do Ministério do Turismo mostram que os segmentos turísticos devem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e das características e variáveis da demanda. É a segmen-
tação, através da oferta, que define os tipos de turismo, como de atividades, práticas e tradições (agropecuária, pesca, manifestações culturais e/ou de fé); aspectos e características (geográficas, históricas, arquitetônicas, urbanísticas e sociais); serviços e infraestrutura (saúde, educação, eventos, hospedagem de lazer), dentre outros. Com enfoque na demanda, a
segmentação é definida pela identificação de certos grupos de consumidores caracterizados a partir das suas especificidades em relação a alguns fatores que determinam suas decisões, preferências e motivações, ou seja, a partir das características e das variáveis da demanda. Os produtos e roteiros turísticos, de modo geral, são definidos com
base na oferta (em relação à demanda), de modo a caracterizar segmentos ou tipos de turismo específicos. Assim, as características dos segmentos da oferta é que determinam a imagem do roteiro, ou seja, a sua identidade, e embasam a estruturação de produtos, sempre em função da demanda. Com informações do Ministério do Turismo.
31 de julho de 2023 3
Segmentação é forma de organizar turismo para planejamento, gestão e mercado
O prefeito de Paraty, Luciano Vidal e o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca apostam na força do turismo para o crescimento sustentável da cidade
Fotos: Arquivo
CSN abre 880 vagas em Volta Redonda Tele Rio inaugura unidade no Shopping Park Sul
Saiba como se inscrever para disputar 647 vagas de emprego e outras 233 de estágio já a partir de agosto
Volta Redonda
A direção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) se reuniu na sexta-feira, dia 28, com o prefeito Antonio Francisco Neto, para apresentar um cronograma de contratações de trabalhadores para a Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda. Ao todo serão 880 vagas, sendo 647 oportunidades de emprego e 233 de estágio. Entre as vagas oferecidas estão para: Mecânico - Soldador / Manutenção / Caldeireiro; Operador - Ponte Rolante / Produção; Operador de Máquina Móvel - Empilhadeira / Retroescavadeira; Operador de Máquina Ferramenta (Usinagem); Eletricista; Motorista (B/D); Vigilante e Técnico de Segurança do Trabalho. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://forms. office.com/r/aHtmUaEKf3.
As vagas serão distribuídas em quatro programas. Pelo “Aprendiz”, que beneficia jovens 18 a 23 anos, serão 41 admitidos já em agosto e outros 280 em setembro, totalizando 321 vagas. O “Capacitar” tem foco
na contratação de mulheres e visa qualificar essas profissionais na área industrial. Serão contratadas 108 mulheres em agosto e outras 150 com admissão em novembro. Já o programa de estágio da CSN, que oferece 300 vagas por ano, vai admitir 53 estagiários em agosto, e outras 180 oportunidades serão abertas em novembro, oferecendo aos alunos de nível técnico e superior a chance de admissão em fevereiro de 2024. Os profissionais portadores de deficiência (PCDs) também serão beneficiados através do projeto “Incluir”, que promove a formação
e qualificação de PCDs por meio de curso profissionalizante oferecido com bolsa-auxílio. Até outubro, a expectativa é disponibilizar 86 vagas para os participantes capacitados. Em outra ação com a ideia de promover a inclusão de portadores de deficiência, o setor de Recursos Humanos da CSN vai oferecer uma palestra no dia 8 de agosto, na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), para mostrar como os assistidos pela prefeitura devem fazer para ingressar nas vagas de emprego abertas.
Volta Redonda é ponto estratégico de expansão da rede de eletrodomésticos e eletrônicos
Volta Redonda
A Tele Rio, gigante do ramo de eletrodomésticos e eletrônicos, inaugurou na sexta-feira, dia 28, sua primeira loja no Sul Fluminense. A unidade fica no Shopping Park Sul, em Volta Redonda.
A abertura contou com a presença do CEO do grupo Tele Rio, Roberto Mathias. Ele falou que a escolha por Volta Redonda para iniciar as operações da empresa no Sul Fluminense foi estratégica e destacou a boa expectativa de futuro. “A gente está bastante feliz de estar em Volta Redonda. A cidade já era um sonho da companhia no processo de expansão. Entendemos
que Volta Redonda e todos os municípios vizinhos estão em um momento econômico importante e queremos estar presentes”, comentou Mathias.
Com a loja em Volta Redonda, a Tele Rio, que está há 69 anos no mercado, conta hoje com 23 unidades em todo o estado do Rio. No Shopping Park Sul são 16 funcionários, mas a expectativa é ampliar os negócios pelo Sul Fluminense.
“Estamos bem animados com esta chegada ao Sul Fluminense, estamos buscando novas lojas, mas temos a expectativa de Volta Redonda ser um ponto central da região”, destacou Mathias.
31 de julho de 2023 4
Neto recebeu diretores da CSN para anunciar a abertura de vagas na UVP
Divulgação/PMVR
Barra Mansa lidera número de acidentes na linha férrea no eixo Rio, SP e Minas
Foram 9 acidentes com 3 vítimas fatais; balanço foi divulgado pela MRS; empresa pede mais atenção a pedestres e motoristas ao cruzarem passagens de nível
Sudeste
A cidade de Barra Mansa está liderando as estatísticas negativas envolvendo acidentes com trens no eixo Rio, São Paulo e Minas Gerais, em 2023. Até o dia 31 de julho, foram registrados nove acidentes envolvendo pedestres, veículos e composições ferroviárias. Desse total, três pessoas vieram a óbito. Nestes três estados, o primeiro semestre registrou um aumento de 80%, com 70 atropelamentos e abalroamentos, contra 24 de 2022.
Os números foram divulgados pela MRS Logística na segunda-feira (31) e revelam que em alguns municípios houve aumento no número de registros de atropelamentos e abalroamentos. Além de Barra Mansa, que lidera a lista com nove ocorrências, há Santos Dumont (MG), com cinco; Juiz de Fora (MG), com quatro; Japeri (RJ), com quatro; Suzano (SP), com quatro, e Paraíba do Sul (RJ), também com quatro. Estes sãos os municípios que compõem o ranking.
Atropelamentos
A MRS Logística fechou o primeiro semestre de 2023 com um balanço total de 70 atropelamentos e abalroamentos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, considerando as ocorrências em passagens em nível e em trecho corrido – área operacional destinada exclusivamente à operação ferroviária.
Nestes trechos é proibida a presença de pessoas não autorizadas. Os números representam um significativo aumento se comparados aos do primeiro semestre de 2022, quando foram registrados 45 casos.
Empresa incentiva campanha pela segurança
De acordo com a MRS, a própria população pode ajudar a garantir a segurança ferroviária. Ao perceber qualquer fator de risco ou situação irregular na linha férrea sob concessão da MRS, ligue para 0800-9793636.
Só será possível reduzir
“Promovemos, de forma rotineira, campanhas e ações de conscientização junto à comunidade, pois sabemos que o principal fator para que haja melhoria no cenário continua sendo a mudança de comportamento. Precisamos que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e
o número de acidentes na ferrovia por meio da adoção de um comportamento seguro perante a linha férrea. Isto porque o trem não freia como um carro, ele pode precisar de até 1 Km para frear a partir do acionamento do freio de emergência. É por isso que o trem tem
prioridade nas passagens em nível. Por exemplo, o artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que: “Deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima e o infrator está sujeito à multa”. O mesmo cuidado vale para os pedestres.
Recomendações de segurança:
PARA MOTORISTAS
. Respeitar a sinalização
. Parar, olhar sempre para os dois lados e escutar antes de atravessar a linha férrea
. Evitar a troca de marcha no momento do cruzamento da passagem em nível
. Evitar música alta, pois pode atrapalhar a escutar os sinais da composição
. Jamais usar o celular enquanto conduz o veículo
PARA PEDESTRES
. Respeitar a sinalização
. Parar, olhar sempre para os dois lados e escutar antes de atravessar a linha férrea
parem, olhem para os dois lados e escutem antes de atravessar a linha férrea. O trem é pesado e longo, por isso pode precisar de até 1 quilômetro para parar totalmente, não freia como um carro”, destaca o coordenador de Segurança Operacional da MRS, Pedro Peron.
Segundo a MRS, todos os casos registrados no primeiro semestre tiveram, como causa, a imprudência ou a desatenção. “O trem leva cerca de três minutos para passar por uma passagem em nível. É muito pouco tempo de espera para se expor a um risco”, pontua Peron.
. Não fazer uso de celular, fones de ouvido ou qualquer outro dispositivo que possa desviar a atenção no momento da travessia
. Não atravessar a linha férrea correndo, como forma de tentativa de concluir a travessia antes da passagem da composição.
31 de julho de 2023 5
PATRIMÔNIO MUNDIAL
Fotos: Paulo Dimas
Piraí: implante hormonal pode reduzir risco de gravidez indesejada
Pioneiro no Estado do Rio, Piraí capacita profissionais da saúde para utilizar implante na rede pública de saúde
Dr. Ricardo vistoria obras no Sanatório da Serra
Piraí
Divulgação
Piraí
Piraí é o primeiro município do Estado do Rio a adquirir o implante contraceptivo para os munícipes. Na sexta-feira, dia 28, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação em Implante Hormonal para médicos, enfermeiros de família e ginecologistas da Rede Pública. O prefeito Dr. Ricardo Passos esteve presente na cerimônia de abertura, que foi ministrada pela empresa Organom. Segundo o prefeito, a implementação do Implanon é um avanço significativo para o planejamento familiar na cidade. “Com essa opção moderna e altamente eficaz, reduziremos os riscos de gravidez indesejada, fortalecendo a qualidade do atendimento na saúde pública de Piraí”, frisou o chefe do Executivo.
A secretária de Saúde, Giane Gioia, também ressaltou a importância
lhando para garantir uma assistência mais eficiente e abrangente a todos os cidadãos de Piraí”, explicou.
Emenda de Luiz Lima garante nova ambulância para o sistema de Saúde
Piraí
A Secretaria de Saúde de Piraí ganhou na quinta-feira, dia 27, uma ambulância zero km. O equipamento é especialmente destinado para transportar pacientes acamados que necessitam de tratamentos fora do município. A aquisição é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Luiz Lima.
O prefeito Dr. Ricardo Passos destacou: “Hoje é um dia de comemoração e gratidão. Estamos
entregando mais um importante recurso para nossa Secretaria de Saúde, o que significa um avanço significativo em nossa capacidade de atendimento. Com a nova ambulância, poderemos oferecer cuidados ainda mais adequados e ágeis aos nossos pacientes que precisam de tratamentos em outras localidades.
Agradeço ao deputado Luiz Lima por sua colaboração e reforço o compromisso de nossa gestão em seguir trabalhando incansavelmente pela melhoria contínua da saúde em Pirai”.
Prefeitura de Piraí já reformou 37 dos 60 pontos de ônibus planejados
Piraí
Os usuários do transporte público de Piraí estão recebendo novos pontos de ônibus. A prefeitura já construiu e reformou 37 pontos de um total de 60
previstos. O prefeito Dr. Ricardo Passos esteve vistoriando as obras e conversando com a comunidade.
“Dos 60 pontos de ônibus planejados, já concluímos a construção de 11 novos pontos e realizamos a reforma de mais 26. Essas melho-
O prefeito de Piraí, Dr. Ricardo Passos, vistoriou as obras de recuperação das estradas vicinais do bairro Sanatório da Serra. O prefeito estava acompanhado do secretário de Serviços Públicos, Darlei, e do gerente de departamento, Mucaca. A preocupação de Dr. Ricardo é garantir a infraestrutura adequada para o
deslocamento seguro e eficiente dos moradores da região. Ele ainda lembrou da implantação do ônibus para a comunidade. “É uma satisfação ver que o problema do transporte, que tanto afetava a vida dos moradores de Sanatório da Serra, foi resolvido. Agora, a comunidade pode contar com um serviço de ônibus gratuito, o que irá facilitar o deslocamento de todos”, afirmou o prefeito.
Barra do Piraí inicia recadastramento imobiliário
A prefeitura de Barra do Piraí iniciou o Recadastramento Imobiliário. O objetivo é alertar os barrenses sobre a sua importância, uma vez que, por meio dele, os proprietários ou possuidores de imóveis poderão participar de eventuais programas fiscais realizados pelo Governo Municipal.
demais sanções cabíveis a depender da hipótese legal. Por esse motivo, é importante que os contribuintes busquem regularizar desde já os cadastros dos seus imóveis junto à municipalidade”, ressalta.
Divulgação
O secretário de Fazenda, Oswaldo Wilson Pinto, explicou que o recadastramento e a regularização exercem um papel fundamental no município e angariam vantagens para os participantes. “A desatualização cadastral impede o contribuinte, que tenha interesse, de participar dos programas de parcelamentos e dos benefícios fiscais que venham a ser ofertados. Além disso, a desatualização dificulta a obtenção de certidões ou outros documentos relacionados ao imóvel, deixando a possibilidade do contribuinte ser submetido a diligências fiscais com a aplicação de multas e
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, frisou como é essencial que a população regularize as suas propriedades e efetue recadastramento. “O IPTU é um imposto muito importante para o município. Então, independente da época do ano, é muito relevante mostrar o que ele representa na vida dos barrenses”, finaliza o chefe do Executivo.
A relação completa dos documentos necessários para atualização do cadastro dos contribuintes e dos imóveis estão disponíveis para consulta e impressão no site da Prefeitura de Barra do Piraí (barradopirai.rj.gov.br) ou para retirada de via física no setor de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda (Travessa Assumpção, 69 - CentroBarra do Piraí - RJ).
rias vão garantir mais conforto, segurança e praticidade para quem utiliza esse importante meio de locomoção diariamente”, disse o prefeito. Os outros 23 já estão em fase de construção, com previsão de entrega nos próximos meses.
31 de julho de 2023 6
Barra do Piraí
Prefeito Ricardo Passos participa da capacitação de profissionais da rede. Método pode ajudar no controle ne natalidade da iniciativa. “Ao disponibilizar o implante em grupos prioritários na unidade de saúde, estamos traba-
Prefeito fez questão de fazer a entrega da ambulância pessoalmente. Ele agradeceu ao deputado Luiz Lima
FESTIVAL DA CACHAÇA, CULTURA E SABORES DE PARATY 2023 IFRJ abre 150 vagas para quatro cursos técnicos em Paraty
Das tradições dos alambiques para o charme e requinte da melhor cachaça
Festival da Cachaça começa dia 17 de agosto; Paraty revela tradições seculares que colocam a cidade na rota dos melhores produtores do país
Cursos de qualificação profissional serão para Condutor de Cultura Local, Cuidador de Idoso, Organizador de Eventos e Assistente Administrativo
Paraty
Paraty
Quando se fala em cachaça, a cidade de Paraty é reconhecida nacionalmente e internacionalmente, como uma das grandes produtoras da melhor e mais apurada cachaça artesanal. A produção é desde o século XVI e representa uma das principais expressões da identidade gastronômica e cultural de Paraty.
Dados do anuário A Cachaça no Brasil do Ministério da Agricultura revelam que Paraty possui 79 marcas e 72 registros de cachaças. A produção coloca a cidade entre os 10 maiores e mais importantes do setor. E de tanto produzir cachaça de alta qualidade, a cidade passou a sediar desde 1983, o Festival da Pinga. Com o tempo, se transformou num dos eventos mais tradicionais da cidade, e que, hoje, recebe o nome de Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty.
Organizado pela Associação dos Produtores e Amigos da
Cachaça de Paraty – APACAP e pela prefeitura de Paraty, em 2023, o festival acontece de 17 a 20 de agosto e reúne espaço de convivência e gastronomia para a degustação dos produtos da região e praça de alimentação. Os visitantes podem degustar as cachaças e saborear os pratos, no mesmo ambiente, aproveitando uma programação musical local.
Inclusive Paraty recebeu do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em 2007 o reconhecimento da Indicação Geográfica de Procedência da Cachaça, sendo a primeira região do Brasil a receber o título. Alambiques terão visitação e eventos O Festival da Cachaça 2023 irá inovar. Sob o comando dos produtores das cachaças Maria Izabel, Coqueiro, Corisco, Paratiana, Pedra Branca e Engenho D’Ouro, o Festival ganhou força. No entanto, em 2023, um novo modelo do festival é aguardado com grande expectativa.
a APACAP estão organizando eventos nos alambiques. Além da presença na tenda do festival, os alambiques também terão programações especiais para os visitantes. “O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, busca valorizar também os métodos de produção da cachaça, a cultura caiçara e a gastronomia local, a partir de uma programação intensa de atividades culturais e gastronômicas”, disse o prefeito Luciano Vidal.
Circuito Gastronômico
Em agosto, a cidade também recebe, o Circuito Gastronômico 2023. De 11 a 21 de agosto, restaurantes da cidade, inscritos no circuito, irão apresentar pratos e especiarias harmonizando cores, sabores e aromas.
Serviço O que: Festival da Cachaça
Quando: de 17 a 20 de agosto
Onde: Centro Histórico
- A entrada é gratuita
O prefeito de Paraty, Luciano Vidal e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada assinaram nesta segunda-feira, dia 31, na Casa da Cultura de Paraty, convênio para abertura de 150 vagas para cursos profissionalizantes na cidade. Os moradores de Paraty terão a oportunidade de qualificação em quatro cursos: Condutor de Cultura Local, Cuidador de Idoso, Organizador de Eventos e Assistente Administrativo. A carga horária irá variar entre 162 horas e 200 horas. Os formandos receberão certificado de conclusão. O objetivo é contemplar moradores que, mesmo com formação escolar incompleta, possam ter oportunidades no mercado de trabalho de forma qualificada. Serão oferecidas 19 vagas de pós-graduação aos professores da rede municipal. O curso será ministrado na Escola Municipal Professora Pequenina Calixto. “O IFRJ é responsável por mais de 15 unidades divididas pelo estado, e a marca do ensino técnico de qualidade, com inserção imediata dos estudantes no mercado de trabalho. É uma marca histórica para nossa cidade. Pela primeira vez, teremos
formação técnica profissional e qualificada para atender nosso povo”, disse o prefeito Luciano Vidal.
O prefeito ainda explicou que está em negociação com o IFRJ para instalação de uma unidade definitiva na cidade para ampliação dos cursos e maior oferta de vagas. “O principal fundamento da implementação do ensino técnico em Paraty, é para valorização do trabalhador e da trabalhadora paratienses, que participarão não só como espectadores, mas, sobretudo, como protagonistas de todo o processo de ensino. Esta é uma iniciativa que impactará, sobretudo, aqueles que se encontram em situação mais difícil”, disse Vidal.
Para o reitor do IFRF, Rafael Almada, o projeto é resultado de uma grande parceria entre a prefeitura e o instituto. “Estamos levando cursos profissionais e tecnológicos para Paraty para formar homens e mulheres, jovens e adultos. Estamos muito felizes”, disse.
A secretária de Educação de Paraty, Gabriela Gibrail, lembrou que os cursos de pós-graduação são fundamentais para garantir a formação continuada dos professores da rede. “Serão 19 vagas de pós. Isso é motivo de festa, pois é uma grande conquista para a educação de Paraty”, disse.
3° Real MTB 2023 reúne single track, trilhas e belíssimas paisagens
Paraty
Atletas de elite, amadores e amantes do mountain bike têm data marcada para mais um desafio em meio as belezas naturais da riquíssima Mata Atlântica de Paraty. No dia 6 de agosto, a Move Eventos em parceria com a prefeitura de Paraty, realiza o 3° Real MTB.
De acordo com a organizadora da prova e proprietária da Move Eventos, Elisa Abdalla, mais de 300 ciclistas estão sendo espe -
rados. “É uma prova única. Este ano mesclamos trecho técnico com single track, trilhas, estrada de terra e asfalto. Quem vier irá se divertir muito e curtir nossa cidade e suas belezas naturais”, disse.
A prova terá um percurso desafiador na categoria SPORT com 24k e na PRO, com 36k, passando pelas belíssimas paisagens. As inscrições estão abertas no site: minhasinscricoes.com. br/ptbr/eventos-organizador/ moveeventos
31 de julho de 2023 7
A Secretaria de Turismo e
Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, busca valorizar também os métodos de produção da cachaça, a cultura caiçara e a gastronomia local
Apacap
Paraty recebe dirigentes de 23 cidades reconhecidas pela UNESCO
Autoridades e agentes do patrimônio, turismo e economia criativa, terão uma programação intensa de mesas e debates em torno do tema da gestão eficaz dos sítios de patrimônio histórico e natural
Representantes todas as 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Mundial, estarão reunidos em Paraty, de 1 a 5 de agosto, para o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O evento tem entre os objetivos fomentar a troca de conhecimentos e experiências, além de proporcionar a interação entre os sítios, integrar as experiências das instituições envolvidas nesses esforços, promover ações de cooperação visando à implementação de uma política nacional de gestão turística dos sítios Patrimônio Mundial da UNESCO.
Em sua décima edição, o encontro já foi realizado anteriormente nas cidades de Olinda (PE), São Luiz do Maranhão (MA) e Brasília (DF), reunindo também uma diversidade de autoridades e agentes do patrimônio, turismo e economia criativa, em uma programação intensa de mesas e debates em torno do tema da gestão eficaz dos sítios de patrimônio histórico e natural.
Tendo o município fluminense como anfitrião e co-realizador, o tema da 10ª edição é “Gestão, interpretação e estratégias de desenvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio”. A particularidade de Paraty ser o primeiro Sítio Misto, (natural e cultural) do Brasil – e os desafios específicos que a sua gestão
coloca – proporciona a esta edição do encontro um diferencial.
“Esse diferencial vai no sentido de aprofundar a percepção da necessidade cada vez maior de uma abordagem integrada de todos os aspectos que constituem os diferentes sítios, não só o histórico e cultural ou natural, mas também como interagem com o social e econômico, essenciais para a sua sustentabilidade”, diz Luciano de Oliveira Vidal, prefeito de Paraty o anfitrião do evento na cidade histórica.
Assim, um dos enfoques do encontro será às possibilidades de financiamento e captação de recursos para as cidades históricas turísticas e patrimônio natural e cultural, com informações sobre a elaboração de projetos para atração de investimentos e parcerias público-privadas. A realização dos encontros das cidades Patrimônio Mundial significa, afinal, a oportunidade de reunir em um só local especialistas em patrimônio, cultura, biodiversidade, turismo, políticas públicas e governança, criando um espaço para diálogos vitais em torno da construção de modalidades e instrumentos de gestão para a preservação e desenvolvimento sustentável dos sítios Patrimônio Mundial.
Os encontros promovidos pela OCBPM buscam debater temas relevantes para a preservação do patrimônio e propor políticas públicas, modalidades de financiamento e investimento para essas cidades. A interação entre patrimônio, turismo e economia criativa, portanto, será explorada nas mesas de debates, destacando como esses elementos podem se complementar para sustentar o crescimento das cidades, sítios e monumentos históricos. “Esses tesouros que
constituem o patrimônio brasileiro, afinal, não são meramente locais turísticos, mas fontes de inspiração e de inovação na economia criativa, como uma forma de preservá-los para as futuras gerações”, diz Vidal.
Preservação de patrimônio, turismo sustentável e economia criativa
A Organização Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) tem, como uma de suas linhas de atuação, a realização anual, desde 2014, do Encontro Brasileiro de Cidades Históricas e Patrimônio Mundial, em parceria com os municípios que a integram e a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo os organizadores, vale ressaltar que um dos resultados desejados dos encontros é a formulação de uma agenda de propostas adequadas para as diferentes cidades, para informar e auxiliar a gestão municipal no desenvolvimento de suas políticas públicas, bem como oferecer uma cooperação efetiva para a elaboração de políticas regionais e nacionais no âmbito do patrimônio a eles relacionado.
O 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO tem o apoio da Prefeitura de Paraty, Iphan, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Rio de Janeiro, Embratur, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
O evento é aberto ao público. As informações sobre a programação completa (presencial, com transmissão online) e as inscrições são através do link: www.cidadeshistoricas.org.br.
31 de julho de 2023 8
Costa Verde
PATRIMÔNIO MUNDIAL
Fotos: Eu Amo Paraty