4 minute read

Tutuca leva turismo do interior para Belo Horizonte

Iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo do Rio tem por objetivo promover as suas 12 regiões Turísticas

Sesc Barra Mansa exibe em agosto mostra de documentários brasileiros

Advertisement

O estado do Rio de Janeiro iniciou uma das maiores ações de promoção de destinos e atrativos fluminenses em mercados emissores de turistas. O projeto “O Rio Continua Lindo. E Perto!” desembarcou nesta quarta-feira, dia 2, em Belo Horizonte, para o lançamento nacional das atividades, embalado pelo show temático do cantor Mumuzinho, embaixador da edição 2023. A iniciativa do Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, levou o roadshow à capital mineira, abrindo a agenda de promoção e divulgação, com ativações que acontecerão em diversas capitais até o mês de novembro.

- Esse projeto tem por objetivo consolidar o Rio de Janeiro como principal destino turístico do país. Assim como nesta ação, mais 7 cidades irão receber este roadshow, onde mostramos as nossas potencialidades e ainda promovemos rodadas de negócios, além de uma belíssima campanha publicitária que já começa a ser veiculada - explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Além do show promocional, o projeto “O Rio Continua Lindo. E Perto!” é baseado em outras duas ações: o encontro comercial “O Rio é de Vocês”, que consiste numa capacitação do trade turístico local e uma rodada de negócios entre os forne- cedores do Rio e as agências de viagens mineiras e um campanha publicitária veiculada nas principais mídias locais e nas redes sociais.

Mumuzinho - embaixador da edição 2023

Cerca de mil pessoas lotaram a Casa de Shows Autêntica, no bairro Santa Efigênia (BH) para o show, uma experiência exclusiva da cultura fluminense. Durante o show, Mumuzinho convidou o público mineiro a explorar as atrações do Rio de Janeiro.

- Estou muito feliz com esta oportunidade de mostrar um pouquinho da minha cidade e do meu estado, através do meu show, que é feito com muito carinho e dedicação a vocês. Venham para o Rio de Janeiro e descubram o que há de melhor na nossa casa - disse o artista durante o show.

Ainda na quarta-feira, à tarde, a Setur-RJ reuniu o trade no encontro comercial “O Rio de Vocês” com agentes, operadores, fornecedores e players da cadeia produtiva do Turismo. No evento, os destinos do interior tiveram destaque em workshops com especialistas de cada município e representantes das regiões turísticas. A ideia é promover as 12 regiões turísticas, que compõem o Estado e seus atrativos por meio de rodadas de negócios entre fornecedores do trade do Rio de Janeiro e players do mercado mineiro de turismo.

O CineSesc reuniu, em agosto, uma mostra de documentários brasileiros, oriundos de vários estados do país, que abordam histórias de indivíduos, grupos e movimentos que não se apagam com o tempo. Com o tema “Documentários: memórias, tempo e afetos”, os filmes serão exibidos, ao longo deste mês, no Sesc Barra Mansa e em outras 13 unidades no estado. A entrada é gratuita.

A mostra traz ao público documentários concebidos para expandir pensamentos, resgatar memórias e apresentar narrativas dispostas e marcadas por abandonos, amores, lutas e questionamentos. As obras exploram a realidade, fornecendo novas informações, visões, fatos sobre os variados temas abordados.

Os filmes em cartaz são o “@predioposto13 – Meu nome é União”, “Espero que esta te encontre e que estejas bem”, “Germino pétalas no asfalto” e “Manguebit”, obras do Rio de Janeiro, de São Paulo e Pernambuco.

Os documentários estão em cartaz em 14 unidades do Sesc RJ.Com foco em produções de diversos estilos e países que tiveram pouco destaque no circuito comercial brasileiro, o projeto CineSesc tem o objetivo de fomentar o debate acerca dos filmes e propor uma reflexão a partir de seus temas e de suas narrativas. Confira a agenda e as sinopses para todo o estado abaixo ou no site do Sesc RJ (www. sescrio.org.br).

Programação no Sesc Barra Mansa

@predioposto13 – Meu nome é União: 5/8, 15h

Espero que esta te encontre e que estejas bem: 12/8, 15h

Germino pétalas no asfalto: 19/8, 15h Manguebit: 26/8, 15h

Sinopses dos filmes

@predioposto13 – Meu nome é União

Direção de Josy Antunes | RJ/Brasil | 2022 | 85 min | Documentário | 16 anos

O documentário costura memórias do antigo Hotel União, localizado às margens da rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Desativado por cerca de 20 anos, é um ícone da região, por ser ponto de referência para os moradores e um grande mural do xarpi carioca. O filme expõe e discute o próprio processo de fazer cinema, o valor da arte urbana e o capitalismo através de uma ótica coletiva.

Espero que esta te encontre e que estejas bem

Direção de Natara Ney | Brasil | 2020 | 84 min | Documentário | Livre

Em janeiro de 2011, um lote com 180 cartas de amor foi encontrado em uma Feira de Antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande (MS) para o seu noivo, no Rio de Janeiro. Durante dois anos, entre 1952 e 1953, ela relata sobre a paixão e a distância. A partir dessa descoberta, o documentário investiga a localização desse casal apaixonado e descobre o desfecho do romance. Uma história sobre amor, tempo e memória.

Germino pétalas no asfalto

Direção de Coraci Ruiz e Júlio Matos | SP/ Brasil | 2022 | 79 min | Documentário | Livre

Quando Jack inicia seu processo de transição de gênero, o Brasil mergulha em uma onda de extremo conservadorismo. O documentário acompanha as transformações em sua vida e no país, atravessados por um governo de extrema-direita e por uma pandemia devastadora. Através de um relato íntimo do cotidiano de Jack e seus amigos, vemos florescer uma rede de afeto e solidariedade que se constitui em meio a um contexto adverso.

Manguebit

Direção de Jura Capela | PE/Brasil | 2020 | 101 min | Documentário | Livre

O mangue beat, movimento musical e estético que nasceu em Pernambuco nos anos 1990, mudou a visibilidade das periferias e das manifestações culturais da região metropolitana de Recife e colocou o estado na rota do mercado musical mundial, após o lançamento de bandas como Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S.A. O filme experimenta a liberdade do pensar do mangue por meio de uma linguagem multifacetada, que reúne ideias e ideais, refletindo a ousadia que deu vazão ao grande símbolo do movimento: uma antena parabólica enfiada na lama dos estuários.

This article is from: