Page 1

WWW.FOLHADOES.COM

OPINATIVO - ANALÍTICO - INVESTIGATIVO

FOLHA DO ES

DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA

SÁBADO, 29 DE DEZEMBRO DE 2012

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00

ANO XV - N° 413309

RETROSPECTIVA 2012

E QU E V EN H A 2013


02

Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

www.folhadoes.com

folhaes@yahoo.com.br

Caminhando, navegando e seguindo a canção Por Roney Moraes*

E

m abril de 2012 a Folha do Espírito Santo completou 15 anos de circulação diária. Desde o início, sob forte pressão de “amigos”, “inimigos”, chuvas e trovoadas, permaneceu firme ao longo dos anos com sua linha opinativa e investigativa. Uma verdadeira extensão da ‘brainstorm’ de seu fundador, o jornalista Jackson Rangel Vieira. Pela Folha passaram grandes jornalistas que atuam hoje em outras empresas, vertentes e linhas editoriais, mas é indiscutível que a antiga sede do bairro Recanto, em Cachoeiro de Itapemirim-ES foi uma escola para grande maioria dos que atuam ainda hoje como articulistas, colunistas, repórteres e editores locais, estaduais e até nacionais. Se um jornal diário era inconcebível para tantos, imagine a ideia de circular doisperiódicos no mesmo dia. Para delírio dos filósofos platônicos, essa ideia foi para o papel, ou melhor, para gráfica e a cidade conheceu a Folha da Tarde. Duas equipes: uma para a Folha da Manhã outra trabalhava exclusivamente para o jornal da tarde. Posteriormente, sempre insatisfeito com a satisfação que lhe foi permitida, Jackson não parou e inovou mais uma vez com a criação da Revista Leia. De circulação semanal. Parece muito, mas para o jornalista, que apesar dos mitos e folclores sobre a figura por trás da Folha do Espírito Santo, por incrível que possa parecer, ele é um simples ser humano, portanto um constante insatisfeito... Ainda com as edições impressas, que suscitaram no surgimento de outros jornais, a Folha foi também pioneira na edição online. Primeiramente modesto, o site apenas publicava o que o saía no jornal impresso do dia seguinte. Hoje a história se inverte. Com sede própria, o jornalista fundou a Editora LEIA em 2005 que edita o jornal e revista impressa, além da edição online, hoje a “menina dos olhos” do jornalista. O portal folhadoes.com veio mais uma vez como novidade. Os investimentos da editora estão voltados para a nova geração de leitores virtuais, com a mesma linha opinativa, informativa, além de sair na frente com as notícias que não esperam mais o dia seguinte. O investimento em inovações tecnológicas pelas editoras é inevitável e a Folha do Espírito Santo já galopa na frente com o dinamismo do portal, que já conta com, além das notícias, programas de entrevistas como o Café.com, de opinião, Falando Sozinho, e transmissões ao vivo. Portanto, a era digital para os jornais começa cheia de ferramentas e é caminhando, cantando e seguindo a canção da partitura do futuro que a Folha anda novamente rumo às inovações. E como diria o poeta Fernando Pessoa: “navegar é preciso, viver não é preciso”, afinal, o futuro a Deus pertence.

*Jornalista editor do portal folhadoes.com


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Janeiro

O

ano de 2012 começa com o questionamento da sociedade sobre o assassinato da advogada aposentada Eulina Maria Jaccoud Andrade. Ela foi morta a facadas na madrugada de 17 de janeiro de 2011, em seu apartamento, no edifício Primus, no centro de Cachoeiro de Itapemirim. Até agora, com dois anos a completar, as investigações não avançaram – ao menos não há qualquer sinal neste sentido -, e a última informação é que o caso estáno cartório da 1ª Vara Criminal do município e aguarda conclusão. Durante as investigações, que duraram cerca de três meses, a empregada doméstica Siléia Ventura de Souza, que trabalhava na casa da advogada, chegou a ser presa sob a alegação de que teria dado depoimentos contraditórios com o objetivo de atrapalhar as investigações. Ela foi libertada depois de 12 dias por falta de provas. Ainda em janeiro de 2011, mês do assassinato da advogada, vazou a informação de que o supos-

to autor do crime havia se entregado ao Ministério Público do Estado. O comentário na cidade era que o suposto

assassino seria de uma família tradicional de Cachoeiro, assim como a vítima. Os indícios de confissão deste supos-

to assassino foram abafados pela polícia e pela Justiça. Afinal, quem matou Eulina?????

Futebol No futebol, o tradicional Estrela do Norte Futebol Clube completava 96 anos de glórias, conquistas e esperanças. Em 2013, o alvinegro estará de volta à elite esportiva capixaba com a disputa da 1º divisão de profissionais. O elenco já está praticamente fechado em busca do inédito título.

Polícia Numa mega operação, as polícias militar e civil ocupam o “Morro do Zumbi”. No maior bairro de Cachoeiro de Itapemirim-ES, a violência explode com a ocupação local por marginais foragidos do Rio de Janeiro. Com a ocupação das favelas cariocas, os bandidos escolhem o bairro, mas são reprimidos.

Reconstrução O distrito de São Vicente, por meio da Associação de Moradores, lança um manifesto, com vídeos, fotos e documentos para a reconstrução da comunidade que foi devastada pelas chuvas do final de 2011 e início de 2012. Até hoje, os moradores ainda contam os prejuízos.

Saneamento A Foz do Brasil anuncia um inédito programa de saneamento nos distritos de Cachoeiro. Burarama, Córrego dos Monos, entre outros começam a receber as obras de infraestrutura que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Os trabalhos continuam em outras regiões do município.

Tome

www.folhadoes.com

03

nota

Parceria da Vale

A Vale do Rio Doce anuncia parceria com uma empresa do setor de rochas ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim-ES, a Santo Antônio Granitos, que visa a redução do fluxo de carretas nas estradas, diminuindo os acidentes e aumentando a segurança. A iniciativa que conta com apoio do Sindirochas seria a logística com a utilização pelas empresas do setor de rochas do terminal rodoferroviário (Porto Seco), da Vale, que fica próximo à Fábrica de Cimento Nassau, na localidade de Monte Líbano. As operações seriam de: recebimento de blocos de granito e similares em composições ferroviárias; estocagem por um período pré-determinado de blocos recebidos via modal ferroviário e descarregamento de blocos de granito via modal rodoviário para posterior carregamento para os portos/ ou terminais em que se enquadram tal operação.

900 PM’s

Durante a Operação Verão, a Polícia Militar do ES destacou um efetivo de 900 policiais para atender, principalmente a região litorânea do Estado. Com veículos quadrimotores, os militares patrulharam a orla marítima, de Presidente Kennedy até as praias do norte capixaba. Pela primeira vez, a PM usou desse tipo de equipamento para dar maior mobilidade aos policiais em suas ações preventivas e ostensivas.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

www.folhadoes.com

Retrospectiva 2012 - Fevereiro

O

segundo mês de 2012 começou de forma violenta e trágica com o assassinato, em plena manhã de domingo (5), dorepresentante comercial José Dutra Ferreira, mais conhecido como Zé Cruz, de 64 anos. Ele foi morto dentro de uma agência bancária em uma tentativa de assalto, às 8h30, em uma das ruas mais movimentadas da cidade. O assaltante teria fugido calmamente a pé do local. O assalto aconteceu em uma agência do Banestes, localizada na rua Bernardo Horta, no bairro Guandu. A vítimafoi atingida por um tiro que acertou o peito e a bala ficou alojada na coluna. Ele morreu no momento do disparo. As câmeras de segurança gravaram tudo e o criminoso foi preso dias depois Segundo as primeiras informações dos peritos, os bolsos da vítima estavam revirados, mas não era possível afirmar se algo havia sido levado do representante comercial. No local, foram encontrados um cheque, cartões e um extrato bancário recente. Três viaturas da Polícia Militar fizeram patru-

lhamento por toda a região pela manhã, mas, até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso. De acordo com infor-

mações de parentes e amigos da vítima, José da Cruz morou durante a vida toda no bairro Vila Rica e é ex-funcionário da Viação Ita-

pemirim. Atualmente, ele trabalhava como representante comercial de uma empresa de empresa de confecção infantil.

Despejo Começa o impasse entre a Prefeitura de Cachoeiro e a Associação de criadores e produtores do Espírito Santo (Acepes), entidade criada à épocado governo de Gerson Camata e do então prefeito Roberto Valadão. Em decisão unilateral, a administração do prefeito Carlos Casteglione (PT) resolveu quebrar o contrato.

Suprapartidário O Comitê Suprapartidário de Cachoeiro de Itapemirim-ES, criado no final de 2011, numa proposição do jornalista e presidente do PP, no município, Jackson Rangel, continuava a debater ideias e proposições para o município. A intenção era encontrar candidato com perfil de administrador e com disposição.

Justiça O Juiz da Vara da Fazenda Pública de Cachoeiro, Robson Louzada, determinou que a empresa de transporte coletivo do município, concedesse passe livre aos portadores de deficiência física ou mental. O magistrado condenou a prefeitura a fiscalizar o cumprimento da decisão sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Petróleo e Gás Itapemirim é privilegiado por sua localização estratégica. 95% das operações de exploração e produção de petróleo e gás estão nas Bacias do Espírito Santo e na de Campos, e o Município está bem no meio destes dois grandes “impérios petrolíferos”, que rendem milhões em royalties.

Tome

04

nota

Magno mira Ministro

O senador Magno Malta sugeriu que o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, lavasse a boca com álcool. Na tribuna do Senado, o parlamentar chamou o ministro de "safado", "mentiroso" e "camaleão". O ministro teria dito no Fórum — de acordo com o senador — que a próxima batalha ideológica será com os evangélicos, "conservadores que têm uma visão do mundo controlada por pastores de televisão". "Lave sua boca com álcool seu Gilberto Carvalho. Você precisa aprender a respeitar as pessoas. Vá procurar sua turma. Está brincando com quem?", indagou o senador. No entender de Malta, a intenção do ministro ao criticar dos evangélicos era agradar aos participantes do Fórum, "que são mais liberais e defendem o aborto". "Barriga não dói só uma vez, seu cara de pau. Temos reagir à fala irresponsável desse ministro meia-boca." O senador disse que foi procurado por Carvalho em 2010 para ajudar na campanha de Dilma Rousseff à Presidência. "E isso se deu sobretudo no segundo tempo, quando o debate tinha o aborto como um dos temas", informou.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Março

O

mês começou com muito calor e protesto dos professoresda rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES pararam o centro da cidade, na manhã de hoje, em protesto contra o descumprimento do reajuste do piso salarial nacional em 22,22%, fixando os valores em para R$ 1.451. Os professores pedem ainda que o governo federal destine 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação. Os servidores saíram em passeata em frente à antiga estação, na Linha Vermelha. Segundo informações do Sindicato dos Servidores Municipais, os funcionários fizeram uma "Operação Tartaruga", entre os dias 14 a até 23, quando aconteceu uma nova assembleia para debater a situação do magistério. Apesar da manifestação, a Prefeitura não pretendia negociar o reajuste - de 8,7% - com o Sindicato de Servidores Municipais (Sindimunicipal), que alega que o percentual "não agrega aumento a pelo menos 40% dos trabalhadores, que estão recebendo abaixo da tabela". Além de considerar

a tabela salarial defasada, o sindicato quer 14,13% após reajuste desta. Durante a operação, os professores só cumpriram

50% da carga horária de trabalho. Caso a prefeitura municipal não negocie com os servidores, seria decretada greve geral por tempo

indeterminado, o que acabou não acontecendo, mas serviu para que a administração municipal se antecipasse nas conversas.

Tortura em Kennedy Uma casa de passagem que abriga menores vítimas de violência, em Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, foi investigada pela Polícia Civil, após o Conselho Tutelar receber denúncias de que as crianças estariam sendo maltratadas no local. Atualmente, sete crianças estavam no abrigo denunciado.

Passe livre Alunos da rede pública fizeram uma manifestaçãono Centro de Cachoeiro. Eles pediram odireito de andar de graça nos ônibus da cidade. Cerca de 200 estudantes percorreram as ruas em direção à prefeitura. Com muito barulho eles pediram o que acreditam ser por direito. A situação permanece na mesma até hoje.

Surfista é executado O ex-surfista profissional José Ramos da Silva, 26 anos, conhecido como “Black”, foi morto com vários tiros, no bairro Santa Rita, em Marataízes-ES. Moradores do local preferiram optar pela lei do silêncio e o crime até hoje não foi esclarecido pela Polícia. No mesmo local, outro homem foi executado

Suplente depõe O então suplente de vereador Gilberto Mantuan, e pré-candidato a Câmara Municipal pelo Partido Verde (PV), foi ouvido pela policia civil. Ele foi acusado de ter participado da confusão que resultou no assassinato do caminhoneiro Silvio Priscisval Martins. Ele foi apontado como um dos agressores.

Tome

www.folhadoes.com

05

nota

Festa das Canoas

Marataízes-ES preparou osquatro dias de festejos em comemoração ao pescador com a tradicional Festa das Canoas. As atividades aconteceram na Praia Central e em sua 102ª edição, além da tradicional programação religiosa, atrações culturais abrilhantaram ainda mais o evento. A entrada é gratuita. A abertura da festa foi com o grupo demaior expressão na comunidade católica, Rosa de Saron. Outros artistas nacionais também se apresentam no balneário: a dupla sertaneja Gino e Geno, Biquini Cavadão e Zé Ramalho. No último dia, também aconteceu sorteio beneficente para a construção do Centro Pastoral da Paróquia Santíssima Trindade.A 102ª Festa das Canoas, além de destacar a parte religiosa e festiva, tem como propósito resgatar duas antigas tradições folclóricas do Espírito Santo, o Jongo e a Folia de Reis. Um levantamento foi feito entre as famílias mais antigas de Marataízes na busca de recordações e por pessoas que se disponham a ensinar às futuras gerações as cantigas e as danças. Todo o trabalho foitema de oficinas realizadas na Tenda Cultural. Uma exposição fotográfica contou a história da Festa das Canoas ao longo dos anos. Além do resgate folclórico, a Tenda Cultural centralizou as ações voltadas para a valorização dos pescadores e agricultores com palestras com profissionais qualificados que abordaram vários temas de interesse coletivo.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

www.folhadoes.com

Retrospectiva 2012 - Abril

O

s debates para a sucessão emCachoeiro de Itapemirim-ES começaram a avançar e, em abril, numa reunião política histórica, com mais de 20 partidos representados, na sede do PMDB, por unanimidade foi instituído um Comitê Suprapartidário, com o objetivo de prosseguir os debates sobre as eleições de 2012. O ex-prefeito Roberto Valadão (PMDB) que coordenou os trabalhos foi eleito sem restrição como o presidente dessa Comissão que reúne a maioria dos partidos de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Já a proposta da criação da Comissão Suprapartidária partiu do Presidente do Partido Progressista – PP –, jornalista Jackson Rangel, logo na primeira fala e apoiada por unanimidade pelos presentes. A maioria das falas foi de críticas ao modelo de gestão atual. Além disso, foi criada uma comissão para copilar todo o extrato das reuniões em áudio e vídeo que será transformado em documento.

REGISTRO Na reunião do Comitê Suprapartidário, presidido pelo peemedebista e ex-prefeito Roberto Va-

ladão, na última quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim, com cerca de 20 partidos, registrou-

-se oficialmente três pré-candidaturas a prefeito: José Tasso (PMDB); Cláudia Lemos (PSB) e Jackson Rangel (PP).

O rei faz 71 anos Os 71 anos do cantor Roberto Carlos foram comemorados em grande estilo em Cachoeiro de Itapemirim. A cidade natal do artista promoveu a Semana do Rei, com shows, atividades pedagógicas para alunos da rede municipal de ensino, apresentações de dança, entre outras atrações, todas gratuitas.

Patrimônio histórico O município de Mimoso do Sul promoveu mais uma ediçãodo projeto “Vem Viver o Patrimônio” em São Pedro do Itabapoana, no município de Mimoso do Sul. Desta vez a atração será o grupo Mill & Banda Beleza, com o show “Fácil de entender”, em que serão apresentadas canções do cantor Fagner.

Ales homenageia Jackson Rangel O jornalista Jackson Rangel, entre outros profissionais do setor, foi homenageado na sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo que destacou a importância da imprensa na vida política e econômica do país.

Justiça afasta o vice O juiz da Comarca de Presidente Kennedy, Ronaldo Domingues de Almeida, confirmoua decisão da Câmara Municipal, que cassou o mandato do vice-prefeito Edson da Rocha Nogueira. Ele foi submetido a Comissão Processante pelo Legislativo por não residir no município.

Tome

06

nota

PF prende prefeito e mais 27

O prefeito da cidade de Presidente Kennedy-ES,Reginaldo dos Santo Quinta, foi preso pela Polícia Federal na manhã do dia 19 acusado de fraudes em licitações. A Controladoria Geral da União (CGU), analisou 21 contratos da prefeitura com empresas, no valor de R$ 55 milhões no total. O coordenador-geral de Operações Especiais do órgão, Israel Carvalho, em quase todas as licitações que deram origem aos contratos houve direcionamento para que uma determinada empresa vencesse a concorrência. Além disso, foi verificado sobrepreço de R$ 9,5 milhões nos contratos. A operação, batizada de Lee Oswald, cumpre 79 mandados judiciais, sendo 51 de busca e apreensão, além de 13 mandados de prisões preventivas e 15 de prisões temporárias. Todas as 28 pessoas já foram presas.A organização seria responsável por fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de verbas, além de pagamentos indevidos em contratos de serviços e compra de materiais no Espírito Santo. Os policiais federais trabalham com apoio da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Estadual. De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha era formada pela sobrinha do prefeito, que acumulava a chefia de três secretarias municipais, além do Procurador Geral do Município, integrantes da comissão de licitação, empresários e dois policiais militares, sendo um deles o Comandante da Guarda Municipal.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Maio

O

relatório assinado pelo presidente do TJES, Pedro Valls Feu Rosa, sobre a operação "Lee Oswald" da Polícia Federal aponta um esquema "de lavagem de dinheiro, desvios de recursos e favorecimentos a amigos na construção de presídios, com licitações dirigidas", revela o documento, se referindo ao governo anterior. De acordo com o relatório, a "Moeda de Troca” funcionava bem no ES. Enquanto o estado detém índices de criminalidade entre os maiores do país, verbas que deveriam ser destinadas para resolver esta importante função são desviadas imoralmente. Foram construídos 23 presídios no estado, geralmente em locais ermos, em terrenos sem nenhuma infraestrutura, pagos a valores superfaturados". A empresa DM Construções ganhou a maior parte das licitações, cada presídio custou em média R$ 22 milhões. De acordo com a denúncia "o estado fez um contrato obscuro com o Inap (Instituto Nacional de Administração Prisional), empresa para-

naense, pioneira na terceirização de presídios. De acordo com a PF, "a licitação para Penitenciária de São Mateus,

aberta em maio de 2010, contém elementos estranhos. O contrato deveria ter valor máximo mensal de R$ 1,4 milhão, apenas

a Monte Sinos, o Inap e a Reviver participaram da licitação. A Reviver apresentou proposta de R$ 1,139 milhão.

Juiz presente nº 1 A Câmara de Cachoeiro aprovou por unanimidadeo nome do Cachoeirense Presente N.º 1 de 2011. O escolhido foi o juiz de direito Robson Louzada Lopes, titular da Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal, Meio Ambiente e Registros Públicos de Cachoeiro de Itapemirim.

Padre por R$ 103 mil O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Carlos Casteglione (PT), contratou por R$ 103 mil um show do padre Fábio de Mello para o dia 1 de julho. O cachê levanta desconfiança e o prefeito é reincidente em advertências pelo Ministério Público sobre fraudes e superfaturamento em eventos.

Judiciário em falência Em palestra aos alunos de direito de Cachoeiro de Itapemirim, com presenças de advogados e convidados, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Pedro VallsFeu Rosa, disse que o atual sistema judicial vigente “está falido”. A conferência foi no auditório da FDCI.

Folia de Reis Com o intuito de resgatar tradições culturais e religiosas de Alegre e região, a Prefeitura de Alegre realizouo 1º Encontro de Folia de Reis. O evento contou com70 grupos de Folias capixabas, do Rio de Janeiro e Minas Gerais. As Folias de Reis é uma sequência do “Torneio de Folias”, iniciado em 1950.

Tome

www.folhadoes.com

07

nota

Feu Rosa recebe jornalista

O jornalista Jackson Rangel Vieira se reuniu com o presidente Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Pedro Valls Feu Rosa, por mais de duas horas. Na oportunidade, o diretor da Editora Leia levou vários volumes de dossiês sobre denúncias de improbidades referentes a Cachoeiro de Itapemirim e sul do Estado. O jornalista foi muito bem recebido e recebeu a atenção esperada. O presidente do TJES demonstrou interesse em tomar conhecimento do conteúdo dos documentos. Pedro Feu Rosa foi o desembargador que passou a limpo a cidade de Presidente Kennedy, com prisão do prefeito Reginaldo Quinta (PTB) e outros. O presidente do TJES foi convidado a escreve seus renomados artigos na Folha do ES e na Revista Leia, aceitando o convite.

Juiz afasta secretário Por ordem judicial, o secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Leandro Moreno Ramos, foi afastado de seu cargo, pela acusação de obter vantagens com a locação de seus equipamentos de sonorização e utensílios de festividades para empresas que prestam serviços ao município nessa área. A decisão de afastamento foi tomada pelo juiz Robson Louzada Lopes, da Vara da Fazenda Pública Municipal de Cachoeiro, e consta nos autos do processo 011.10.0184909.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

www.folhadoes.com

Retrospectiva 2012 - Junho

O

ex-deputado federal Camilo Cola emitiu uma carta aberta em que explica a renúncia à presidência do diretório municipal do partido em Cachoeiro. O peso da derrota para o ex-prefeito José Tasso na convenção partidária foi definitivo para a saída do militante histórico, que não se conforma com a derrota para o recém-chegado à sigla. A carta “Assumi o partido no ano de 2009. Construí uma sede na esperança de reunirmos o partido como nos velhos tempos do MDB, preparando-o para o grande desafio que seria agora a eleição para prefeito de 2012. Confesso que foi um sonho quando dei início ao diálogo com nossa sociedade representativa, estudantes, seguimentos e clubes de serviços, convidando-os para filiações partidárias, com vista às eleições para vereador e prefeito de nossa cidade”, disse Desejo “Desejava novamente colocar nosso partido como autor principal, já que nas últimas eleições amargamos uma derrota ainda não experimentada pelo partido. Preci-

sava trabalhar para que o PMDB saísse fortalecido nesse pleito. Precisávamos recuperar nossa posição de destaque,

ocupando um lugar no podium com o resultado positivo das urnas”, continuou Camilo. Estou pedindo a renún-

cia do cargo de presidente do Diretório Municipal do PMDB de Cachoeiro de Itapemirim”, finalizou o documento.

Cachoeirense ausente O jornalista Sergio Garschagen foi eleito o cachoeirense ausente 2012. Ele foi escolhido por meio de votação popular realizada dentro da 4ª da Bienal Rubem Braga. Ao todo foram 852 votos e ele ganhou com 526. Seu concorrente foi o engenheiro químico Deusdedit Baptista Júnior.

Segurança em Cachoeiro Câmara Municipal de Cachoeiro realizou uma série de audiências públicas para debater assuntos de interesse da população. No plenário do Legislativo foi discutido a questão da segurança pública no município que vem registrando um aumento considerável no número de ocorrências policiais.

O Rei no Teatro Cachoeiro de Itapemirim recebeu o espetáculo de dança “As Canções Que Você Dançou Pra Mim”, em que quatro casais de bailarinos se apresentam ao som de canções interpretadas pelo rei Roberto Carlos. A apresentação foi no Teatro Municipal Rubem Braga, com entrada franca.

Fuzileiros no litoral Em Itapemirim-ES, na base militar do litoral sul da Marinha do Brasil, 650 fuzileiros navais realizaram treinamento especial. A manobra de transposição do curso d’água, realizada no rio Itapemirim, é uma forma de demostrar os meios que a marinha dispõe através dos transportes.

Tome

08

nota

Recebe novo Comandante

O 9º Batalhão da Polícia Militar, em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu um novo comandante. O tenente coronel Ruy Guedes Barbosa deixou o cargo para o major Alessandro Marin assumir. O tenente coronel Ruy Guedes, teve duas passagens pelo comando. “Passei quase toda minha carreira no 9º BPM, por quase todos os setores, o que me deu a experiência profissional que tenho hoje” disse na ocasião O novo comandante, major Marin, é natural de Cachoeiro de Itapemirim e ingressou na Polícia Militar em 1992. Ele é bacharel em Direito e pós-graduado em Administração Pública e Segurança Pública. Já atuou nos municípios de Cariacica, Alegre, Marataízes, mas a maior parte da carreira foi em Cachoeiro.

Polícia Ambiental O Batalhão da Polícia Ambiental do ES comemorou os 20 anos de atuação em solo capixaba com ações integradas de norte a sul. Na região sul, o trabalho de combate ao tráfico e venda de animais silvestres foi o ponto principal dos trabalhos. No balanço geral do final de ano, a Companhia/Sul registrou mais de 3 mil ocorrências que resultaram em prisões, detenções com assinatura de termos circunstanciados, apreensão de aves e outros tipos de animais, além de ações de conscientização da população.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Julho

Sangraram-me até tirar a minha candidatura”. Esse foi o desabafo do jornalista Jackson RangelVieira, presidente licenciado do PP – Partido Progressista-, ao esclarecer em entrevista os motivos pelos quais não conseguiu ser candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Não esconde sua decepção e culpa o processo eleitoral geopolítico comandado por “caciques” da política tradicional que decidiram transformar a eleição cachoeirense num plebiscito entre duas candidaturas, ceifando os sonhos de novas lideranças. De forma contundente e direto, ao seu estilo, ele pontuou, na ocasião os principais acontecimentos que vitimaram a sua candidatura: Candidatura “Fui indicado desde quando assumi a presidência do Partido Progressista a manter minha candidatura a prefeito. O partido foi organizado e ganhou visibilidade. Foi a primeira etapa da missão. A segunda parte seria a inserção no mercado eleitoral das minhas ideias. Infelizmente, não deixaram. Nunca temi o fato de não

ter recall no mercado eleitoral. Um sonho nasce do nada e sempre cria assim, em toda a minha trajetória. Já vi 1% ganhar de

70%. Fui o único pretendente a criar uma Cartilha de Metas e Propostas para debater com a sociedade. Confesso: estava deci-

dido a ser diferente entre os iguais, com coragem e ousadia de quebrar paradigmas que estagnaram Cachoeiro.

Lavador executado O lavador de carros José Ventura Neto, 64, conhecido como “Negão”, foi assassinado com vários tiros na rua Edson Caroni, no bairro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, o crime aconteceu por volta das 9h20. Segundo informações ele foi morto por dois homens desconhecidos.

Mulheres nas eleições O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo divulgou que nas eleiçõesmunicipais deste ano levarão a disputa nas urnas de 2.916 mulheres competindo para ser vereadora, vice-prefeita ou prefeita. Na balança com a última eleição deste tipo, realizada em 2008, foram 1.539 a mais nas campanhas.

TCES e contas públicas O presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Carlos Ranna, empossado no início deste ano, destacou em seu discurso que um dos principais desafios seria o prazo na análise das contas de agentes públicos. Essa agilização vinha sendo cobrada por várias autoridades e pela comunidade.

Turismo em Castelo Foi inaugurado em Castelo, o Centro de Visitantes Gruta do Limoeiro, um complexo turístico de 442 metros quadrados, construído no distrito de Limoeiro. A obra é resultado de um convênio no valor de R$ 628.046,23 entre o Governo do Estado, por meio da Setur, e a Prefeitura do município.

Tome

www.folhadoes.com

09

nota

Bicheiros presos em Cachoeiro

Policiais do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e do Grupo de Operações Tática da Policia Civil do Espírito Santo realizaram uma operação em vários municípios do sul do Estado no combate ao jogo do bicho. Em Cachoeiro de Itapemirim, dois empresários de jogos de azar foram presos e em diversos pontos da cidade, onde eram realizadas as apostas, foram aprendidas várias máquinas caça-níqueis e dinheiro. No bairro Guandu, a placa de um estabelecimento mostrava que o local era uma distribuidora de bebidas e plásticos, mas após a invasão dos policiais, constatou-se que o ambiente servia para apostas. Próximo ao comércio, a polícia encontrou papéis colados na parede que divulgavam os resultados do jogo ilegal. Foram apreendidos blocos, tinta para carimbo e até um carro de luxo – Mercedes Benz -, que pertence a um dos empresários. As operações contra o jogo de bic ho começou em Cac hoeiro na semana passada pela policia militar onde cerca de dez pessoas foram detidas, na ocasião foram recolhidos vários blocos de apostas, e materiais de bingo além de quase dez mil reais.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

www.folhadoes.com

Retrospectiva 2012 - Agosto

M

ais de 200 expositores estiveram presentes durante a Cachoeiro Stone Fair 2012, tradicional feira do setor de rochas ornamentais, que aconteceu entre os dias 28 e 31 de agosto ,no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim-ES. O evento mais uma vez apresentou as novidades no mercado de rochas ornamentais, com destaque para os equipamentos e máquinas de última geração, insumos e pedras. Apostando no aquecimento do mercado interno, dos 220 expositores, 36 participaram este ano pela primeira vez da Cachoeiro Stone Fair, expondo equipamentos inovadores, multifios, politrizes, novos lançamentos de mármore e granito e insumos que atendem ao mercado de rochas ornamentais.Números apontam que, dos expositores da feira, 66% são voltados para máquinas, equipamentos e insumos do setor e 34% para rochas ornamentais. As grandes empresas exportadoras de rochas ornamentais estabelecidas no Sul do Estado também confirmaram presen-

ça na Feira. Motivadas pelo aquecimento do mercado interno, as indústrias estão otimistas com a realização de novos negó-

cios, visto a diversidade de materiais e novidades. Várias ações foram desenvolvidas para atrair visitantes de todo o país e,

assim, confirmar por mais um ano a importância da Cachoeiro Stone Fair para a liderança do Espírito Santo no setor de rochas

MP investiga prefeituras Atendendo ao pedido do Ministério Público Estadual, o juiz Vanderlei Ramalho Marques, da Comarca de Ibatiba-ES, decretou a prisão temporária e preventiva de servidores municipais e empresários, bem como a busca e apreensão de documentos e computadores de empresas e prefeituras.

Proerd no Sul Orientação para prevenir o uso de drogas: este é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), projeto social que tem sido desenvolvido pela Polícia Militar há aproximadamente 10 anos. O Programa nasceu por meio de uma iniciativa de educadores.

Morre promotor O mês marcou a morte do Promotor de Justiça Jean Claude Gomes de Oliveira que estava internado há um mês. Ele sofria de Síndrome de Sara, que é angústia respiratória aguda. Ele era nascido em Mimoso do Sul. Jean exerceu suas funções nas Promotorias de Muqui, e Cachoeiro de Itapemirim.

Teatro em Guaçui-ES Guaçuí realizou a 13ª edição do Festival Nacional de Teatro e com isso consolidando o título de capital capixaba das artes cênicas. A programação inclui, além de apresentações de espetáculos em mostra competitiva, debates, cursos e exposição. As atividades aconteceram no Teatro Municipal "Fernando Torres".

Tome

10

nota

Empresária se mata

A empresária Denise de Moraes Marchini, 50, morreu ao pular do quarto andar do edifício Maria Zavoli, onde residia, na rua 25 de Março no centro de Cachoeiro-ES. De acordo com as informações de policiais militares do GAO (Grupo de Apoio Operacional) que passavam em frente ao prédio quando foram solicitados por um vigia de um edifício que fica de frente ao da vítima Ele contou ter observado que a empresaria estava deitada na sacada do prédio com as pernas para baixo e preocupado ele comunicou a PM. Os militares apertaram o interfone e por coincidência acionou o apartamento do filho da empresária. Ele foi informando o que estava acontecendo com Denise, mas como a porta do apartamento estava trancada não foi possível a entrada O Corpo de Bombeiro foi acionado e ao chegar no local planejaram o uso da técnica de rapel para evitar a tragédia, enquanto os vizinhos tentava convencer a empresaria a não se jogar. Um deles tentou acalmar a vítima falando do amor de Deus, mas de acordo com a polícia ela colocou os pés na parede e se jogou do edifício.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Setembro

F

altando 7 dias para as eleições de Cachoeiro de Itapemirim-ES pesquisa mostrava que estavam nos votos dos indecisos quem seria o prefeito. O Instituto Leia/FOLHADOES ouviu 900 pessoas entre os dias 24 a 28/09 e constata empate entre Glauber Coelho (PR) e Carlos Casteglione (PT) dentro da margem de erro de 3,25%. O republicano tem 43% e o petista 40,88%. Indecisos, nulos e brancos somam 16,12%. Com a polarização entre dois candidatos, a oscilação do deputado estadual foi maior do que a do prefeito, movendo-se mais entre os indecisos. Glauber oscilou entre 47% e 43% em toda rodas de pesquisas, enquanto Casteglione conseguiu em três meses sair dos 33%, chegando aos 40%. Até o pleito os indecisos poderiam garantir a vitória de um ou de outro. O empate técnico correspondia naquele momento o sentimento da cidade entre quem já é Executivo e quem pretende ser, considerando que o republicano nunca disputou a Prefeitura. O certo é que o prefeito, mes-

mo admitindo que não vez um bom mandato, comunica aos eleitores de que vai melhorar num segundo. Esta consideração co-

locou ambos sob um julgamento subjetivo, mas real nos números. A diferença no percentual de votos foi peque-

na. O petista conseguiu 51,79% dos votos válidos, já candidato do PR, Glauber Coelho, obteve 48,21% dos votos.

Bandas e Fanfarras Algumas das melhores fanfarras e bandas marciais do país participaram da quinta edição do Festival Fanfajota de Fanfarras e Bandas (Festjota), em Cachoeiro de Itapemirim. Foram mais de 20 corporações do Espírito Santo e também do Rio de Janeiro que se apresentaram na Linha Vermelha.

Portal da mulher O Espírito Santo ganhou uma forte aliada na luta contra a violência doméstica. É que foi instalada a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, setor permanente de assessoria da presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Cassação em Kennedy-ES O plenário da Câmara de Vereadores de Presidente Kennedy vota e aprovouo pedido de impeachment do prefeito afastado do município, Reginaldo Quinta (PTB). A sessão contoucom reforço de tropas policiais para garantir a segurança no município.

Rombo na Câmara Pela primeira vez na história do Legislativo de Cachoeiro de Itapemirim-ES, um presidente da Câmara Municipal, Júlio Ferrari (PV), acusou o seu antecessor, David Lóss (PDT), de deixar um rombo de R$ 1 milhão na Casa. A denúncia foi feita durante o debate dos candidatos a prefeito.

Tome

www.folhadoes.com

11

nota

Sumiço de adolescente

Em setembro, o desaparecimento da adolescente Amanda Correia, de 15 anos, completou um mês e em Castelo-ES, o casal José Carlos Silva e Eliza Correia da Silva vive um drama desde o último dia 11, véspera do Dia dos Pais, quando a filhadesapareceu após sair de casa para participar de uma festa com amigos. "Ela disse que iria à boate com uma amiga, porém ela não conseguiu entrar por ser menor de idade. Essa colega depois ligou desesperada dizendo que ela havia sumido. Até agora não estou acreditando que minha filha desapareceu", contou a mãe. A família e vizinhos espalharam cartazes em diferentes pontos de Castelo e municípios vizinhos e a polícia também faz buscas desde a comunicação do sumiço da menina. Amanda é uma das 290 meninas - entre 12 e 17 anos - que desapareceram no Estado neste ano. Dados da Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD) mostram que cresceu o número de adolescentes sumidas em 2012. Até hoje, a polícia e familiares esperam informação sobre Amanda pelos números: (28) 3542-5047, 9938-2660 e (27) 3137-9065.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

www.folhadoes.com

Retrospectiva 2012 - Outubro

B

raz Zagotto (PTB), ensino fundamental e bens no valor de R$ 179.490,93; Alexandre Bastos (PSB), ensino médio completo com bens de R$ 111.763,52 e José Carlos Amaral (DEM), ensino médio incompleto, bens de R$ 170.000. Já Ely Escarpini (PR), ensino fundamental completo ecasa no valor de R$ 50.000; Edison Fassarela (PV), ensino superior completo, declarou bensde R$ 340.000; Lucas Moulais (PTB), ensino médio completo e R$ 86.000 e Alexandre Maitan (PDT), superior, relatou valores de 135.440,80 Neném Cadavel (PTB), ensino fundamental completo e bens deR$ 25.000; Pastor Delandi (PSC), superior incompleto, fez declaração de R$ 55.000; Osmar (PHS), ensino médio completo, empresário, com bens no valor de R$ 120.000 e Professor Léo (PT), ensino superior, um Celta no valor de R$ 15.850 Ratinho (PR), ensino fundamental completo e bens no valor de R$ 50.000; Rodrigo Enfermeiro, ensino superior, e Fabrício do Zumbi, ensino médio,ambos do PSB, nenhum bem declara-

do; Wilson Dillem (PRB), ensino superior,declarou bens em R$322.688,40. Julio Ferrari (PV) lista de bens no valor de

248.829,92; Luizinho Tereré (DEM), ensino médio incompleto, vereador: carro no valor de R$ 29.133,24; Alexandre de Itaóca (PR),

ensino médio incompleto: R$ 157.000 e Pastor Marcos Mansur (PSDB), ensino superior, com bens avaliados em R$111.873.

Prefeitos reeleitos no sul Apenas dois prefeitos no sul do ES conseguiram a reeleição: Em Cachoeiro-ES, o atual prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Carlos Casteglione (PT), foi reeleito para mais quatro anos de mandato. Marataízes reelegeu Jander Vidal (PSDB) com 10574 votos, o candidato superou seus adversários.

Zumbi com três Com três representantes na Câmara Municipal a partir de primeiro de janeiro de 2013. Os eleitos são: Fabrício Ferreira Soares (PSB), o Fabrício do Zumbi; com 1.640 votos; Ely Escarpini (PR) que levou1.253 votos e Osmar da Silva (PHS), 48 anos, empresário, ensino médio, que conquistou 960 votos.

Ferraço e Casteglione Após as eleições a calmaria e parceria entre desafetos históricos. Pelo menos foi o que pareceu no discurso do deputado estadual Theodorico de Assis Ferraço (DEM), 12 dias após as eleições, numavisita do governador Renato Casagrande (PSB) em Cachoeiro.

Senado homenageia O jurista cachoeirense João Baptista Herkenhoffrecebeu homenagem do Senado Federal. Foi com acomenda Dom Hélder Câmara, que é apresentada a personalidades que ofereceram contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no país.

Tome

12

nota

A mais jovem a vencer a eleição

Seis municípios do sul do Espírito Santo serão administrados por mulheres a partir do dia 1º de Janeiro de 2013 eleitas que foram no pleito de 07 de Outubro. Em Presidente Kennedy, toma posse Amanda Quinta (PTB), a mais jovem prefeita capixaba Em Mimoso do Sul e São José do Calçado, o PSB saiu vencedor com Flávia Cysne e Liliana Rezende, respectivamente. Na disputa com Ângelo Guaçoni (PMDB) pela prefeitura mimosense, a pessebista chegou aos 9.940 votos, o correspondente a 59,83%. Em Calçado, Liliana alcançou 3.362 votos, igual a 45,62%, numa disputa que incluiu outras duas candidaturas: Zé Carlos (PSD) e Bentinho (PT). Já em Dores do Rio Preto, Claudia Bastos (PSDB) se elegeu com 2.460 votos, o equivalente a 53,41% dos votos válidos na disputa contra o pedetista José Clarindo. A eleição em Guaçui foi entre três concorrentes: Vera Costa (PTD), eleita com 9.093 votos ou 57,91%; Zé Luiz Caversan (PMDB) e Agora é Nóis (PRP). E no município de Rio Novo do Sul, Maria Albertina (PMDB), com 4. 341 votos ganhou a disputa pela chefia do Executivo contra João Fachim (PSB) alcançado a marca de 52,75 dos votos válidos. A peemedebista teve como vice, a pedetista Vera Lucia Bortolote confirmando assim, a força da mulher na política.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Novembro Em novembro, a filha do empresário e suplente de deputado federal Camilo Cola (PMDB), que assume a Câmara Federal, entrou na Justiça para tentar afastar o pai da gestão das empresas do Grupo Itapemirim. Ana Maria Cola argumenta que a idade avançada de Camilo está o impossibilitando de gerir os negócios. O processo consideradosigiloso. Não foram divulgados detalhes do teor da ação, mas fontes ligadas ao empresário avaliaram tratar-se de mais uma manobra para que a filha tente ter maior parcela do patrimônio das empresas. Mas elaexige do pai fundador do Grupo Itapemirim, Camilo Cola, valores da ordem de R$ 100 milhões. Depois da morte de Dona Ignez, ela não confia nas intenções do patriarca que confiou a empresa ao seu irmão Camilo Cola Filho, a quem acusa de trapaça financeira com evasão fiscal para diminuir o valor do seu direito. “Vai ficar querendo”, tem sido a resposta do patriarca. A filha Ana Maria acompanha todos os passos do pai, principalmente, com receio dele produzir fraude financeira em

acordo com o filho preferido conhecido como “Camilinho” Na ação judicial, a filha adotiva diz que faltam

condições ao pai para lidar com os negócios, em razão dos 89 anos de idade que tem. Existem informações que dão conta,

ainda, de que Ana Maria estaria sendo pressionada pelos filhos e netos para exigir mais dinheiro do pai.

Câmara ao Vivo Ainda em Novembro,o Portal folhadoes.com passou a transmitir ao vivo,pelo www.folhadoes.com/canalfolha,a Sessão da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. A transmissão acontece sempre apartir das 14h00. Agora, o internauta poderá acompanhar seus representantes na Câmara.

Café.com Mais uma vez a Editora Leia investe no portal folhadoes.com inovando com o programa de entrevistas “Café. com”. No primeiro bate-papo, com o jornalista e editor Roney Argeu Moraes, o deputado estadual Glauber Coelho (PR) faz um balanço de sua atuação parlamentar após as eleições municipais.

Crime brutal Um casal foi encontrado morto com requintes de crueldade, dentro de uma residência em Burarama, distrito de Cachoeiro-ES. No crime foi usado um pedaço de madeira. Os corpos de Gildete Jardim Reis, 56, psicóloga e Jair Gava, 71, engenheiro aposentado, foram encontrados pela empregada.

Eleição polêmica O PMDB de Cachoeiro de Itapemirim realizou a sua convenção municipal para a escolha do diretório. Apesar de haver apenas uma chapa formalmente inscrita, houve tumulto. Do lado de fora da sede do partido, filiados que pretendiam inscrever outra chapa na disputa promoveram uma eleição paralela.

Tome

www.folhadoes.com

13

nota

IPTU: polêmico

Este jornal levantou a polêmica sobre a cobrança do IPTU até de pessoas doentes em estado terminal. A Justiça, por meio do Juiz da Vara da Fazenda Pública, Robson Louzada, disse que apenas o prefeito Carlos Casteglione (PT) poderia conceder possíveis isenções conforme determina o Código Tributário Na prefeitura ninguém quisfalar sobre o assunto. Pelo menos foio que constatou a equipe de reportagem do portal folhadoes. com sobre a questão da dívida com IPTU em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Mas o morador que quiser a isenção do imposto deve, junto à defensoria pública, protocolar esse pedido e apresentar ao prefeito do pleito para que seja julgado por ele. Se aprovado, o pedido é encaminhado ao secretário da Fazenda, para que seja baixada do sistema a dívida e inscrevê-lo na isenção. Todo o ano, o morador deve fazer o mesmo processo. O juiz, atendendo prontamente a equipe de reportagem, disse na entrevista que “a prefeitura pode ter perdoado as dívidas do imposto até o ano de 2009 e a defensoria pública deve informar o cidadão sobre seus direitos”.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

www.folhadoes.com

Retrospectiva 2012 - Dezembro

N

o final de dezembroa “caixa preta” contendo salários dos funcionários efetivos da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES foi aberta. O fato serviu para revelar que ao menos cinco concursados ganham, legalmente (mas imoral), acima do teto do presidente da Casa de Leis e, inclusive, do prefeito. Hoje, a relação dos 56 funcionários concursados custa aos cofres públicos R$ 206.272,53, sendo que no fim do ano, com inclusão de 13º e férias, o valor tende a duplicar para cerca de R$ 500 mil. Enquanto o salário do chefe do executivo municipal gira em torno de R$ 14 mil, apesar do embasamento legal, chega a ser imoral um funcionário público municipal receber quase o dobro do que o prefeito. OBS: Depois que o portal de notícias da folhadoes.com divulgou lista dos efetivos e seus salários relativos a outubro/2012, a Assessoria da Câmara de Cachoeiro-Es enviou para a Imprensa relação com valores a menor do supersalários ain-

da assim vergonhosos. A verdade dos valores está nesta lista publicada, sem mencionar o total de 167 servidores em geral para

um espaço que não tem para 50 funcionários. O nome dos 167 funcionários, muitos deles deslocados de seu local de

origem, prática comum, masque não deveria ser, estão trabalhando “emprestados” na Prefeitura ou em órgãos estaduais.

Povo fala Numa rápida enquete, a reportagem da Folha do ES ouviu várias pessoas pelas ruas de Cachoeiro de Itapemirim-ES sobre a situação imoral do Legislativo Municipal. O cachoeirense, que por sua vez paga os salários dos servidores, se mostrou indignado com a situação e não faltaram críticas.

Vergonha A Associação dos Servidores da Câmara (ASCI) protocolou na Casa um ofício ao presidente requerendo a investigação sobre o vazamento de informações oficiais do legislativo. A ASCI refere-se a uma lista com nomes e salários brutos de servidores efetivos, que foi publicada com exclusividade no jornal FOLHA do ES.

Inocente O vereador Roberto Bastos (PMN) foi inocentado pela Câmara Municipal de Cachoeiro-ES das acusações de procedimento incompatível e falta de decoro. A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo, instituída para analisar o processo contra o vereador, entendeu não haver subsídio para provar as denúncias.

“Cachê” O vazamento de uma planilha contábil da Igreja Renova de Cachoeiro de Itapemirim-EScausou polvorosa nos fiéis e seu líder Pastor Marcos Mansur e deputado estadual (PSDB-ES). A polêmica decorreu do lançamento de pagamento destinado ao deputado federal (PSC-SP) e pastor Marcos Feliciano no total de R$ 10 mil.

Tome

14

nota

Reboco Casa Bonita

Quem tentou legislar em causa própria foi o presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Júlio Ferrari (PV). Ele criou associação Reboco Casa Bonita para supostamente receber doações com objetivo de rebocar e pintar casas de bairros carentes. Até hoje, as contas dessa entidade, que teve atuação só no período eleitoral, nunca foram divulgadas. E no apagar das luzes ele tentou a toque de caixa torná-la, oficialmente, pela Casa que ainda preside, até o dia 1º de janeiro de 2013 quando se renova a Mesa Diretora, de utilidade pública. O presidente do Poder Legislativo chegou a fazer evento com empresários do Município e de diretores de concessionárias para lançamento do projeto. E colocou como testa-de-ferro seu assessor que trabalha na Prefeitura, Caetano Simonato. Ele achava que na limpeza de pauta ninguém fosse perceber o projeto de seu interesse, mas o presidente da Comissão de Justiça, Luizinho Tereré, não dará parece este ano sobre a matéria, além de verificar os aspectos legais dessa ligação envolvendo agentes públicos. O pior foi o anúncio de que doaria seu salário para entidades carentes, porém sua associação está incluída, virando motivo de chacota.


Folha do E. Santo Sábado, 29 de Dezembro de 2012

SAIU DA CADEIA E ESTUPROU Ele cumpria pena em Xuri, Vila Velha, e saiu no dia 21 da prisão por meio de benefício concedido pela Justiça

C

layton Caetano, 23, atualmente cumprindo pena, foi preso acusado de invadir uma residência no bairro Vila Rica, em Cachoeiro de Itapemirim-ES e estuprar uma mulher. Ele cumpria pena em Xuri, Vila Velha, e saiu no dia 21 da prisão por meio de benefício concedido pela Justiça, denominada saída temporária, para passar o Natal com a família. “Só que ao invés disso, ele invadiu uma residência e violentou uma mulher. A vítima está transtornada emocionalmente. Até sexo oral ela foi obrigada a fazer”, comentou a delegada Ancila Zanol, que o autuou. É que além de violentar a mulher, o acusado

ainda teria fugido da casa levando cinco aparelhos celulares, um modem de internet e R$ 500 em dinheiro. O crime ocorreu por volta de 4h da última quinta-feira. O bandido teria escalado a casa por trás e entrou no quarto onde a mulher dormia, passando pelo buraco do ar-condicionado. Os pais da vítima estavam dentro da residência, só que dormiam no outro quarto. A vítima estava sozinha no quarto. Quando ela acordou, ele já estava em frente a ela, com uma faca na mão e sem roupas. Antes que ela pudesse gritar, ele colocou a mão sobre sua boca e a ameaçou, dizendo que a mataria caso gritasse. Leia mais notícias no portal folhadoes.com

EDITAL DE PROCLAMAS REGISTRO CIVIL PRIMEIRO OFÍCIO - CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA FONE: (028) 3522-0139 Saibam que pretendem se casar os noivos LEONARDO GONÇALVES SILVA e ELISÂNGELA DOS SANTOS PACHECO. Ele é , com 31 anos de idade, solteiro , filho de SANTO COSTA SILVA e ZENILDE GONÇALVES SILVA. Ela é , com 28 anos de idade, solteira , filha de ADÃO JORGE CAPUCHO PACHECO e ZÉLIA DOS SANTOS PACHECO. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 29 de novembro de 2012. Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos IGOR CLAUDIO DA SILVA SOARES e JANAINA REZENDE BARRETO. Ele é , com 33 anos de idade, solteiro , filho de MARIO SOARES e TEREZINHA DA SILVA SOARES. Ela é , com 38 anos de idade, divorciada , filha de PAULO CASTRO BARRETO e VERA REZENDE BARRETO. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 28 de novembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos MATEUS NUNES ARAUJO DE SOUZA e GABRIELA GOMES BATISTA. Ele é , com 30 anos de idade, solteiro , filho de NASIR NUNES DE ARAUJO e MARIA ALVES SOUZA. Ela é , com 23 anos de idade, solteira , filha de CÉLIO DA SILVA BATISTA e ELIANA GOMES BATISTA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 06 de dezembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos FELIPE GOMES DA SILVA e LEVINNY LIZ DE OLIVEIRA DIAS. Ele é , com 23 anos de idade, solteiro , filho de RONALDO MACEDO DA SILVA e DALMIRA CECILIA GOMES DA SILVA. Ela é , com 23 anos de idade, solteira , filha de CARLOS HENRIQUE SANTANA DIAS e ELBA REGINA DE OLIVEIRA DIAS. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 03 de dezembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos VANDERSON DA SILVA FRAGA e LEILA GOMES DA SILVA DESSAUNE. Ele é , com 22 anos de idade, solteiro , filho de VICENTE DA COSTA FRAGA e ANGELA MARIA DA SILVA FRAGA. Ela é , com 29 anos de idade, solteira , filha de PAULO DESSAUNE e OLINDA GOMES DA SILVA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 11 de dezembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos RAFAEL MARIN MAGNAGO e SHUELEN MACIEL DA COSTA. Ele é Brasileiro, com 27 anos de idade, solteiro , filho de NESTOR ANTONIO MAGNAGO e MARILÉIA SCARAMUSSA MARIN MAGNAGO. Ela é Brasileira, com 30 anos de idade, solteira , filha de JOSÉ CARLOS DA COSTA e MARLUCE MACIEL DA COSTA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 29 de novembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos FABRÍCIO RIBEIRO MACHADO SANTOS e JANAINA SOARES SILVA. Ele é Brasileiro, com 36 anos de idade, solteiro , filho de ISAIAS PEREIRA DOS SANTOS e MARLI RIBEIRO MACHADO. Ela é Brasileira, com 26 anos de idade, solteira , filha de SERGIO MURILO DOS SANTOS SILVA (falecido) e ANGELA MARIA SOARES SILVA (falecida). Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 30 de novembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos MARCELO LADISLAU DE SOUZA e RAFAELA FRADE. Ele é Brasileiro, com 22 anos de idade, solteiro , filho de JOSÉ CORRÊA DE SOUZA e MADALENA LADISLAU DE SOUZA. Ela é Brasileira, com 18 anos de idade, solteira , filha de MARIA ESTER FRADE. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 09 de novembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos DAVID FERNANDO DA SILVA e KARLA SOARES CAMPANA. Ele é brasileiro, com 30 anos de idade, solteiro , filho de NILSON FERNANDES DA SILVA e ARCENDINA PAULINA DA SILVA. Ela é brasileira, com 34 anos de idade, divorciada , filha de LUIZ CARLOS CAMPANA e EDNA MARIA SOARES CAMPANA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 21 de novembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos RUI SOUZA DA SILVA e ELZA FERNANDES FREITAS. Ele é , com 61 anos de idade, viúvo , filho de JOÃO FERREIRA DA SILVA e MARIA SOUZA SILVA. Ela é , com 65 anos de idade, divorciada , filha de JUAREZ FERNANDES DE FREITAS e DEVINA OLIVEIRA FREITAS. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 28 de novembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos RODRIGO DA SILVA OLIVEIRA e GISELLE DE SOUZA ELEUTÉRIO. Ele é brasileiro, com 30 anos de idade, solteiro , filho de WALDIR DA SILVA OLIVEIRA e MARIA ENI DA SILVA OLIVEIRA. Ela é brasileira, com 19 anos de idade, solteira , filha de WALDENYR DE SOUZA ELEUTÉRIO e IVANETE CAMILA MENDES. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 09 de novembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos FERNANDO JEYZON CARVALHO ARRUDA e JULIANA DE FARIA VIEIRA. Ele é , com 40 anos de idade, divorciado , filho de FERNANDO GOMES DE ARRUDA e MARINETE DE CARVALHO ARRUDA. Ela é , com 30 anos de idade, solteira , filha de JULIO MARIA AMARAL VIEIRA e JOSELINA ALCIDINA DE FARIA VIEIRA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 06 de dezembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos FABIANO SANTUCHI DE MIRANDA e JOCILÉIA FRANCISCO HIPOLITO. Ele é brasileiro, com 33 anos de idade, solteiro , filho de FABIO AFONSO DE MIRANDA e HELENA SANTUCHI DE MIRANDA. Ela é brasileira, com 23 anos de idade, solteira , filha de LUCIANA FRANCISCO HIPOLITO. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 30 de outubro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos MARCOS RIBEIRO MUNIZ e ALDRIÉLLEN AGUIAR SILVA. Ele é brasileiro, com 27 anos de idade, solteiro , filho de LUIZ MONTEIRO MUNIZ e IRENE RIBEIRO MUNIZ. Ela é brasileira, com 24 anos de idade, solteira , filha de ADEMAR RODRIGUES DA SILVA e ENILDA DOMICIANO AGUIAR SILVA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 21 de novembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos TARSIS JOAQUIM MENESES DE MELO BOMFIM e JULIA GASPARI DA SILVA. Ele é Brasileiro, com 29 anos de idade, solteiro , filho de TARCILIO DOS SANTOS BOMFIM e ROSANGELA MENESES DE MELO BOMFIM. Ela é Brasileira, com 19 anos de idade, solteira , filha de OSMAR DA SILVA e ROSILENE GASPARI. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 10 de dezembro de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira

15

nota

Tome

www.folhadoes.com

Adolescentes são apreendidos

A Polícia Militar apreendeu na tarde da última quinta-feira quatro adolescentes acusados de assaltar uma loja no bairro dos Ferroviários, em Cachoeiro-ES. Oalvo foi à loja Aninha Boutique e de posse de armas de fogo eles renderam funcionários e levaram vários objetos Policiais deram inicio as buscas e com a ajuda de uma denúncia anônima conseguiram localizar a casa onde os envolvidos estavam, na rua Washington Luiz, no bairro Nossa Senhora da Penha. Os envolvidos foram apreendidos e a PM conseguiu recuperar celulares, relógios, aparelhos de som, Notebook, computadores, mochilas, calçados, CDs piratas, documentos de veículos, 90 pedras de crack prontas para serem comercializadas e outra para beneficiamento, além deroupas de marcas. Segundo a PM um dos menores é foragido do Iases e outro teria matado outro menor no Clube Cacique, no bairro Aquidabam, em Cachoeiro. Os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária e entregue ao delegado do plantão sul.


Marcos Tristão - daemon@folhaes.com.br

Campanha O calor está demais

Homenagem A Câmara de Cachoeiro homenageou o São Camilo na última sessão do ano de 2012. As homenagens foram pelo 1º lugar no Campeonato de Robótica, disputado em São Paulo e pelo destaque no curso de História (Licenciatura), que se consagrou como melhor curso de História do Estado do Espírito Santo.

Pré Reveillon A banda Macucos vai se apresentar no Geredy`s no próximo dia 29. Uma das bandas de reggae mais conhecidas do estado promete movimentar a cidade de Marataízes.

Social A empresa Flecha Branca deu exemplo de responsabilidade social. Realizou uma campanha interna com seus colaboradores “Natal Solidário” e arrecadou 190 cestas e doaram a LBV. Parabéns!

A campanha com o tema “Fim do mundo” desenvolvido pela agência conteúdo foi um sucesso. Muito criativa e chamou a atenção de todos envolvidos.

Espaço Estive na Espaço Casa essa semana e não pude deixar de perceber as novidades, entre elas lindos papéis de parede nacionais e importados para deixar qualquer ambiente mais elegante. Parabéns Silvana Tirelo pelo bom gosto!

Shopping O Shopping Sul está a todo vapor com as lojas em promoção para atender diversos tipos de público neste Final de Ano. Comodidade, segurança e tudo que precisa em um mesmo lugar.

Reveillon Tradicionalmente, muitos cachoeirenses sempre passam a virada de ano no Nativo, em Marataízes. Este ano não haverá a festa e agora só resta buscar novas opções.

Adriana Benincá

Sábado 29/12/2012  

Ediçao 413309

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you