Issuu on Google+

R$1,00

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

SÓ JESUS CRISTO SALVA !

SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012

POLÍCIA

Nº41291

WWW.FOLHADOES.COM

IDOSA É PRESA POR FURTO EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

LUIZ CARLOS NA MIRA DO MP E JUDICIÁRIO O presidente da Agersa, na mira do Ministério Público, é conhecido como o “homem da mala”, por ser da cúpula financeira do Partido Trabalhista de Cachoeiro de Itapemirim-ES pág. 05


02

Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opinião DE SUA OPINIÃO

folhaes@yahoo.com.br

Indústria de multas em Cachoeiro: caso de polícia A partir da próxima semana este jornal irá produzir uma série de matérias sobre a vergonhosa indústria das multas, das despesas com guincho e aluguel de pátio para abrigo dos veículos que são retirados das ruas pela Guarda Municipal. Um ou dois donos de guinchos acabam levando a melhor com a cobrança do “carreto” que, em muitas das vezes, chega a levar até dez motocicletas de uma só vez. A indignação já chegou à Câmara de Vereadores que é pressionada pelo cidadão pagador de impostos e, claro, digno de respeito. Numa cidade de trânsito caótico, sem vagas de estacionamento e sem um plano viário, aliás, proposto pela atual administração, mas nunca posto em prática, o caso é de extrema covardia e passível ação no Ministério Público O monopólio, que deveria ser caso do passado, é presente em Cachoeiro-ES quando uma empresa se vê sozinha nesse “mercado” promissor que enche os bolsos de poucos e lesa os minguados salários dos trabalhadores Por sua vez, os agentes da Guarda Municipal, mal remunerados pelo Poder Público, encontram na aplicação de toda a sorte de punição sobre os donos de veículos como forma de “engordar” o provento do mês Num resumo, em síntese, dessa ópera bufa e sem nenhuma graça, é preciso gritar contra a bandalheira. Isso é o que vamos buscar com quem está à frente de todo esse processo que lesa o cidadão.

www.folhaes.com.br - folhaes@folhaes.com.br Responsável Distribuição e Entrega:

Responsável Impresso e Online:

Representante responsável: Adilson Santos

Jornalista responsável: Jackson Rangel

JL Editora Ltda

Editora Leia Tudo Ltda

CNPJ: 01.846.837/0001-19

CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas CEP: 29300-000 Cachoeiro de Itapemirim-ES

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - Arariguaba CEP: 29305-520 Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável pela impressão: Representante responsável Gráfica & Editora Gracal Av. Aristides Campos, 191 Gilberto Machado Cachoeiro de Itapemirim-ES

Sites da Editora Leia Jornalista responsável: Jackson Rangel

www.folhaes.com.br www.leiapesquisa.com.br www.olharfashion.com.br www.leiatudo.com

Salmos 8:22b A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam // Árvores no município virando carvão,e sem nenhumreflorestamento // O desrespeito ao meio ambiente é total // Crime ambiental // Frase famosa de Jânio Quadros"o problema no Brasil é que você chama oerrado e o ladrão de errados eambos ainda se zangam // Ele tinha razão // Agersa tomar conta doestacionamento rotativo e do Sindicato Rural já virando piada // Comcheiro de mofo// Marinho "personal training" da Academia do Corposempre bem humorado e competente // Foi jogador de futebol profissional // Luiz Lino e irmãos são fortes em Pacotuba politicamente //Fiat da Secretaria de Saúde ontem ao meio dia parada em frentea um hotel na chegada// Só o motorista // Haja gasolina // ES em outra situação vexatória //Campeão de acidentes de moto // Falta autoridade // Prédio do DPJ continua de pé // Sujo e de horrorosa lembrança // Demolição já //João, 14:12 - Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai // A.W.

Desfolhando

Editorial

WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ACONTECEU ONTEM... O presidente da Agersa está na mira do Ministério Público

Espaço Bíblico capelania@heci.com.br

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do H.E.C.I.

BÊNÇÃOS PARA SUA FAMÍLIA “A bênção do Senhor enriquece, e com ela não traz desgosto”. Provérbios 10:22

O salmista escreve: “Se o Senhor não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo. OS filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira bênção”. O salmista afirma que

Deus é o construtor do verdadeiro lar cristão onde Jesus Cristo Reina e por esta razão a felicidade está presente mesmo com os problemas que todos temos que enfrentar na jornada deste mundo. Esteja buscando diariamente o Senhor e as bênçãos para sua família. Leia a Bíblia com a família e ore ao Senhor a fim de que o maligno não tenha ingerência no seu lar. Que o verdadeiro amor possa ser sentido por todos que visitarem o seu lar. Que assim seja!


Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

03

PALANQUE Jackson Rangel - Jornalista

www.jacksonrangelvieira.com

@jacksonrangel11 TWITTADAS

@jacksonrangel11

Folha do ES - Hartung apoiaria Luciano e se aliaria com Luiz Paulo para as eleições de 2014

@jacksonrangel11

Folha do ES - Portal de Notícias - 'ES tem em média 100 vítimas de trabalho escravo libertadas por ano'

@jacksonrangel11

Anote ai: o mensalão será votado depois que o sargento Garcia prender o Zorro. Este ano nem pensar!

@jacksonrangel11

Estão matando o futuro de nossas crianças:Dê RT: #Dia18 Dia Nacional de Combate à Exploração de abuso sexual infantil @jacksonrangel11

Para colher uma flor é necessário saber pisar na grama. Este pessoal pisoteia o gramado e devasta o jardim

MAGNO CONTRA O ÁLCOOL O senador Magno Malta (PR) protestou contra a permissão de bebida alcoólica na Copa do Mundo. “Todos sabem que cerveja e cachaça não combinam com esporte. Meu partido votou a favor, mas pela minha consciência sou contra a venda de bebida alcoólica e não aceito fazer o jogo sujo da FIFA”, disse. “Quero que o Brasil saiba que quem vota nos destaques vota a favor da bebida alcoólica e pela violência”. Aparteou Magno Malta. O debate foi acirrado. Magno Malta alertou para o retrocesso de voltar a vender bebida alcoólica nos estádio se dobrando aos interesses da FIFA. Não sou contra a copa, mas imagina se o Brasil perder o que poderá acontecer com a torcida embriagada ou mesmo uma torcida de outro país tomada pelo álcool. Temo por uma onda de violência durante os jogos”, frisou Magno Malta. Magno Malta, em outro aparte, lembrou “que na Itália e nos EUA a bebida alcoólica foi proibida e a FIFA respeitou, mas querem aproveitar a fragilidade do Brasil e liberarem esta droga que acaba com a família”, informou o senador que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa Permanente em Defesa da Família. Depois de um longo debate os senadores aprovaram a Lei Geral da Copa e o governo venceu deixando pra cada estado a responsabilidade de liberar ou não o consumo de bebida alcoólica. “Lembrem-se, caso um bêbado atropele um inocente, a culpa será desta votação que favoreceu a FIFA, em favor de uma festa, mesmo no país do futebol”, encerrou Magno Malta, triste com a manobra do governo para retroceder e liberar a violência no futebol. Magno Malta é senador (PR).

CONFIRMADA A direção nacional do PT afirmouque a pré-candidatura de Iriny Lopes (foto), em Vitória,é fundamental ao partido para manter a aprovação do Planalto. Nas regiões Sul e Sudeste, o PT governa sete estados, mas só tem candidatura própria na capital de três deles: Porto Alegre, São Paulo e Vitória. A direção estadual do PT no Espírito Santo nega que esteja "trocando" um candidato próprio em Vitória por apoio a petistas em outras cidades.

ELEITORAL

O eleitor que não regularizou a sua situação perante a Justiça Eleitoral, com a transferência ou emissão de título, agora só pode procurar a Justiça Eleitoral em novembro deste ano, quando reabre o cadastro de eleitor. Até dez dias antes das eleições, os Cartórios só poderão atender aos eleitores que precisarem tirar a segunda via do título, o que deve ser feito até 27 de setembro, no Cartório do domicílio eleitoral do eleitor.

PRINCIPAL

O deputado federal Lelo Coimbra, presidente do PMDB/ES e pré-candidato a prefeito da capital, disse ontem que o seu partido quer o protagonismo na sucessão em Vitória. O que significa que o partido não aceita ser vice de nenhuma outra legenda. "Vitória deseja um novo momento, Paulo Hartung pode se apresentar a qualquer momento. Se ele não fizer eu serei o candidato", disse Lelo Coimbra.

CAULES

Vereadores de Cachoeiro no ataque ao péssimo atendimento na Santa Casa de Misericórdia / Marcos Coelho (PMN) vai acionar o Ministério Público / Indústria de multas em Cachoeiro provocando revolta / Prefeito não paga salário condizente à Guarda Municipale os agentes metem a caneta / Tem ainda o caso do pátio monopolista e do guincho / Clima entre Casagrande e parte da Assembleia voltou a azedar.


04

Folha do E. Santo Quarta-Feira, 09 de Maio de 2012

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Newton Braga

opinião Gestão da Pesquisa

BOA MÚSICA NO MÊS DE MAIO

"...Uma banda que toca de tudo e toca bem..." Afirmam a cada dia mais um grupo de pessoas que vem se tornando fã da Banda Sidharta Acústico Show, que em 2012 vem convocando a galera a curtir seu happy hour pelas noites do sul do ES. Na programação você curte este som eclético na sexta-feira dia 18/05 na churrascaria e Pizzaria Montana. Na sexta dia 25/05 os agitos serão no novo point o Bar Hora Extra no São Geraldo e no sábado dia 26/05 em noite de gala no Campestre Clube em Muqui. para ficar por dentro da agenda, vídeos, fotos, acesse www.sidharta.vai.la Agenda Cultural

Sexta 25 Inicio da Feira de Culinária e artesanato em Vitória.

Quinta Dia 31 Feira da Bondade no Parque de Exposição

Terça Dia 15 Bienal do Livro em Cachoeiro-ES

Quinta 31/05 Feira da Bondade em Cachoeiro-ES

Terça 12/06

Dia dos namorados Epecial na Pizzaria Montana

HORA EXTRA

HUMBERTO

EXPOATÍLIO

Tem se tornado o novo point da noite cachoeirense o Bar HORA EXTRA localizado no bairro São Geraldo, oferecendo música ao vivo toda sexta-feira. Ambiente rústico e muito bem frequentado pela galera bonita que sai da faculdade louca por um happy hour. Ontem os agitos ficaram por conta da Banda MP3 Acústico e com uma palhinha especial da Banda Sidharta Acústico Show.

Humberto Padilha é músico experiente que vem consolidando sua carreira e seu público na noite sul capixaba. De repertório consagrado, vem agradando até o público mais exigente. Hoje estará no Sítio Moitão as 13h e prestigiando o aniversário da Professora Adriana Louzada no Conjunto Marbrasa à partir das 20h. Contatos para shows e eventos pelo fone 9915-8635

Falta pouco para a XXXIª Exposição pecuária de Atílio Vivácqua que este ano promete agitar os milhares de visitantes que a prestigia todos os anos. As novidades ficam por conta da dupla Victor & Léo que se apresentará na 6ª feira dia 15/06 às 23h. Portões abertos no novo espaço da Exposição de Atílio Vivácqua. Mérito total à comissão organizadora da festa.

Por Mario Eugenio Saturno

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, saiu do marasmo que reina nos ministérios e toma duas atitudes importantes. A primeira é solicitar à presidente a devolução do corte do orçamento da Ciência, depois, o ministro vai reunir-se a com diretores dos institutos de pesquisa para analisar modelos institucionais de gestão e resolver esta velha queixa dos órgãos. O orçamento para Ciência em 2012 está perto dos R$ 5 bilhões, o pleiteado pelo ministro retorna ao orçado. Se conseguir... Não custa lembrar que em 2008 o orçamento era de R$ 6,632 bilhões. Se minha memória não falha tivemos uma inflação de lá para cá (aliás, como no mês passado, sempre acima das metas) o que já causaria um corte razoável. Para uma nação com PIB de US$ 2,5 trilhões, investir só 2 milésimos em ciência e tecnologia é um mal sinal. Certamente não basta aportar mais dinheiro. É preciso mais. O atual ministro Raupp tem um diferencial, ele construiu sua carreira nos institutos do Ministério. Esperamos que o conhecimento de causa, aliado ao compromisso com as instituições façam com que ele convença o governo a fazer o que deve. A começar pela gestão, tema levantado pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara. O diretor realça que está extremamente difícil continuar operando no modelo atual, que gera ineficiência e incapacidade de ação e de resposta às demandas nacionais. A maioria dos institutos de pesquisa funciona como autarquia, que têm mais dificuldade em geral, por terem administração indireta e por estarem vinculadas à administração central, no caso do INPE, o governo federal. O próprio ministro já Raupp reconheceu que alguns institutos têm um desempenho ruim devido a suas limitações de gestão e vai buscar formas de flexibilizar a gestão. Aqui também inclui os recursos humanos, grave problema dos institutos, principalmente do INPE que vai perder grande parte dos funcionários nos próximos anos.


MP MIRA HOMEM DA MALA

Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

05

nota

Tome

política

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O presidente da Agersa, Luiz Carlos de Oliveira, está na mira do Ministério Público

Eleições 2012 no ES

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo atendeu quase 130.000 eleitores entre dois de janeiro e nove de maio, quando foi encerrado o cadastramento de eleitores em todo país. O número de atendimentos superou a expectativa do TRE-ES, que havia feito uma projeção e esperava que 90 mil eleitores procurassem os Cartórios Eleitorais do Estado nesse período.

Arrecadação de royalties A primeira vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), acredita que a proposta apresentada pelo relator dos Royalties, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que fixa a arrecadação de 2011 dos estados e municípios produtores, é a maior conquista da bancada nesta legislatura. De acordo com Rose, a garantia de um piso de arrecadação dá mais segurança ao estado. Em relação às alterações nos contratos

Debate: violência contra a mulher

Da Redação

O

presidente da Agersa, Luiz Carlos de Oliveira, está na mira do Ministério Público. Ele é conhecido como o “homem da mala”, por ser da cúpula financeira do Partido Trabalhista de Cachoeiro de Itapemirim. Contudo, a sentença prestes a sair se refere a um crime moral e comum: nepotismo. O irmão, Alexandre Oliveira, é lotado na Secretaria da Saúde. No entendimento do Ministério Público, a ação acatada pelo juiz Robson Louzada, da Vara da Fazenda, fere o princípio público da moralidade e da probidade, com o prefeito, Carlos Casteglione (PT), sendo réu na condição de comandante da Prefeitura e quem nomeia e ordena despesa. Para não se apresentar crime maior, um dos dois irmãos terá de ser exonerados. Luiz Carlos já vem sendo visado há mui-

to como um dos integrantes do organograma do crime organizado da Prefeitura por cooptação de partidos, políticos e fortes indícios de movimentação de caixa-dois como responsável por fiscalizar grandes empresas concessionárias. A Folha do ES já tinha denunciado há dois anos o nepotismo, mas até então não tinha surtido efeito. Luiz Carlos, ainda, é suspeito de manipular o Sindicato dos Servidores da Saúde do Sul do Espírito Santo, com malversação das contribuições; e imoralmente receber salário da Santa Casa de Misericórdia; além de utilizar a Agersa para fins eleitoreiros. A qualquer momento, será propalada a sentença sobre a improbidade envolvendo o prefeito, Luiz Carlos e Alexandre. Uma vergonha pós dia no universo do serviço público mal gerido de Cachoeiro de Itapemirim-ES.

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou audiência pública para discutir o combate à violência contra a mulher no Brasil. O encontro foi na tarde de ontem no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales). O evento foi organizado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra as Mulheres do Congresso Nacional, presidida pela deputada federal Jô Moraes, e que tem relatoria da senadora do Espírito Santo Ana Rita Esgário.


Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

RUBEM PARA AS CRIANÇAS

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

geral nota Tome

06

A 4ª Bienal Rubem Braga terá um espaço exclusivo para despertar nas crianças o interesse pela leitura.

Trabalho na construção

Serão 140 vagas de emprego com contratação imediata somente esta segunda-feira (14). As oportunidades são oferecidas pela construtora Lorenge S.A. e destinam-se aos cargos de auxiliar de obras, de produção, pedreiro e carpinteiro. Não será exigida experiência comprovada em carteira para as vagas de auxiliar. Os interessados precisam comparecer das 7h às 9h30 e das 12h30 às 15h na Av. Copacabana, nº 540, quadra VII, Lote 3B, Civit II, Serra.

Caixa não abre hoje O Sindicato dos Bancários conseguiu uma liminar que impede a Caixa Econômica Federal de determinar a abertura de agências no Espírito Santo hoje. O Sindicato recorreu à Justiça após o anúncio de que 500 agências em todo o Brasil, sendo 12 no Espírito Santo, iriam abrir para atendimento ao Programa Caixa Melhor Crédito. A decisão foi baseada na Convenção Coletiva da categoria, que estabelecem a jornada de trabalho excluindo o sábado.

Crianças e adolescentes terão uma programação especial no evento, na Arena Zig e com várias atividades

A Da Redação

4ª Bienal Rubem Braga, que será realizada a partir da próxima terça-feira (15), em Cachoeiro de Itapemirim-ES, terá um espaço exclusivo para despertar nas crianças o interesse pela leitura. Na Arena Zig Braga, alunos da educação infantil e séries iniciais vão participar de diversas atividades de sensibilização e jogos pedagógicos. O espaço, que tem o nome do cachorro de estimação da família do escritor Rubem Braga (1913-1990), eternizado na crônica “Histórias de Zig”, foi ampliado em relação à ultima edição de feira literária e terá mais atrações. Uma delas é o ator Daniel Braga, neto de Rubem, que fará leituras dramáticas de textos do avô.

A expectativa é que mais de 5 mil crianças passem pela arena. São alunos de escolas de Cachoeiro e também de municípios vizinhos que terão a chance de imergir no universo da leitura por meio de atividades como contação de histórias, teatro de bonecos e leituras dramáticas. Educadores de várias unidades de ensino já garantiram vagas para seus alunos nas atividades da arena. A 4ª Bienal Rubem Braga é uma realização da Prefeitura , em parceria com o Governo do Estado. Feira de livros, debates sobre literatura, oficinas, palestras e shows nacionais também serão atrações do evento entre 15 e 20 de maio, na Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade.

Reforma de imóveis

Cinco escolas estaduais do Sul do Estado situadas em prédios que são tombados ou têm valor histórico reconhecido serão restauradas, reformadas e ampliadas. É o que prevê um projeto da Secretaria de Estado de Educação (Sedu). Todas as cinco unidades passarão pelas etapas de reforma, restauração e ampliação. São elas: as escolas Aristeu Aguiar e Professor Lellis, ambas em Alegre; a Marcondes de Souza, em Muqui; e as escolas Monsenhor Elias Tomasi e Monteiro da Silva, em Mimoso do Sul.


FESTIVAL DOS VALES E DO CAFÉ

Folha do E. Santo Sexta-Feira, 11 de Maio de 2012

07

nota

Tome

regional

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Um festival irá divulgar as potencialidades turísticas e culturais, com foco na música e no patrimônio histórico

Detran cadastra contratos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) cadastrou mais de 12 mil contratos de financiamento de veículos realizados no Espírito Santo. Esse registro começou a ser feito em março por meio de um sistema desenvolvido em parceria com Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest). Esta ferramenta pode ser acessada somente pelo Detran|ES e pelos agentes financeiros credenciados.

Inscrição estadual A solicitação de inscrição estadual e a alteração cadastral de microempresas e empresas de pequeno porte de todos os municípios capixabas passarão a ser feitas obrigatoriamente pela Internet a partir desta segunda-feira (14). A criação de empresas e a alteração de dados pela Internet, por meio do Cadastro Simplificado (Cadsim), via Registro Mercantil Integrado (Regin)

A antiga estação ferroviária faz parte do sítio histórico de Muqui-ES e integra as atrações do festival dos vales e do café

A Da Redação

região turística dos Vales e do Café, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo, está desenvolvendo um projeto para promover a cultura local. Trata-se de um festival para divulgação das potencialidades turísticas e culturais, com foco na música e no patrimônio histórico. A ideia é que, durante o festival, sejam realizadas apresentações culturais em cada um dos municípios que compõem a região: Cachoeiro de Itapemirim, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Muqui, Mimoso do Sul e Atílio Vivácqua. As cidades que compõem a Região dos Vales e do Café se destacam por suas construções coloniais, quando o café era o principal produto responsável pelo desenvolvimento local, e também pelos aspectos históri-

cos e belezas naturais preservadas. Fazem parte, entre outros municípios, Cachoeiro de Itapemirim com a Casa de Cultura Roberto Carlos; Casa dos Braga; Fábrica de Pios Maurílio Coelho e a Fazenda Cafundó, a maior reserva particular de patrimônio natural (RPPN) do Espírito Santo e a 6ª maior do Brasil e Muqui com seu Sítio Histórico com mais de 200 construções tombadas, algumas abertas à visitação; Folia de Reis: Encontro Nacional de Folia de Reis, no mês de outubro; Boi Pintadinho: Carnaval de rua. Cerca de 20 blocos, cada um com seu boi e com aproximadamente 200 integrantes, percorrem o centro da cidade e a Igreja de São João Batista: rica em detalhes, a igreja tem na cúpula da capela-mor uma pintura do italiano Giuseppe Irlandini e altares confeccionados em mármore Carrara.

Cartilha para educadores Educadores de escolas de Cachoeiro de Itapemirim receberamas cartilhas didáticas da 4ª Bienal Rubem Braga. O material contém propostas de atividades pedagógicas para serem aplicadas em sala de aula durante e depois da feira literária, que o município realiza a partir de terça-feira (15). O principal objetivo é promover o contato de alunos de educação infantil e ensino fundamental com a obra do escritor Rubem Braga.


08

Folha do E. Santo Sexta-Feira, 11 de Maio de 2012

Cachoeiro de Itapemirim (ES)


Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Folha do E. Santo Sexta-Feira, 11 de Maio de 2012

09

O canal de televisão Bandeirantes terá que pagar R$ 250 mil a Renato Malzoni (Tato) por conta da exibição, em 2006, do vídeo em que ele e Daniella Cicarelli, na época namorados, apareciam em cenas íntimas.

O ator Matthew Fox, que protagonizou a série "Lost", enfrenta na Justiça uma acusação por dirigir embriagado após ser detido na semana passada no estado americano de Oregon.

MODA

ENTRETENIMENTO

MÚSICA

A atriz americana Kristen Stewart, 22, foi eleita a mulher mais bem vestida do mundo pela revista inglesa "Glamour Magazine". A Bella da saga "Crepúsculo" desbancou nomes como Victoria Beckham e Kate Middleton.

Léo Santana gravou nesta terça-feira, 8, no Projac, no Rio de Janeiro, uma participação mais que especial no programa Zorra Total. O cantor usou seu perfil no Twitter para postar fotos dos bastidores da gravação.

Lady Gaga tem passado mal durante os shows da turnê "Born This Way". A cantora postou no seu Twitter que o show em Tóquio foi o primeiro da turnê em que não vomitou. Tenho sorte, Japão. Vocês são tão especiais.

A cantora Beyoncé está sendo processada por uma empresa por quebrar um acordo de US$ 20 milhões para a criação de um vídeogame. é que ela desistiu três dias antes da assinatura do contrato.


10

Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

EDITAL DE PROCLAMAS REGISTRO CIVIL - PRIMEIRO OFÍCIO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES CARTÓRIO FERNANDO VIERA Saibam que pretendem se casar os noivos ADRIANO AUGUSTO DE OLIVEIRA ALVES e MIKELI BRITO CORREA. Ele é Brasileiro, com 33 anos de idade, solteiro , filho do JOSÉ FERREIRA ALVES e LUCIMAR DE OLIVEIRA ALVESe RITA DE CASSIA BRITO CORREA. Se Alguém souber de algum impedimento legal acuse o paraos fins de direto neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim ES ,07 de maio de 2012. Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelhor Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos ALEX BARBOSA TEIXEIRA e JANINE CARVALHO REIS. Ele é , com 31 anos de idade, solteiro , filho de PAULO CEZAR TEIXEIRA e MARIA ELISA BARBOSA TEIXEIRA. Ela é , com 30 anos de idade, solteira , filha de RONALDO MOREIRA REIS e VANES MARIA DE CARVALHO REIS. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 04 de maio de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos JULIO CEZAR ESPOSITO e MARIUSA MOREIRA DE BARROS. Ele é , com 31 anos de idade, solteiro , filho de GERALDO ESPOSITO e MARIA ANTONIA BUQUI ESPOSITO. Ela é , com 36 anos de idade, solteira , filha de ADILSON GONÇALVES DE BARROS e MANOELINA MOREIRA DE BARROS. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 08 de maio de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos FABIANO MONTEIRO CONTARINI e LAISA ALMEIDA MONÇÃO. Ele é , com 30 anos de idade, solteiro , filho de GERALDO ANTONIO CONTARINI e MARLUCIA MONTEIRO CONTARINI. Ela é , com 23 anos de idade, solteira , filha de ASTROGILDO GOMES MONÇÃO e LÚCIA HELENA ALMEIDA MONÇÃO. Se alguém souber de algum impedimento legal acuseo para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 07 de maio de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos FABIANO MONTEIRO CONTARINI e LAISA ALMEIDA MONÇÃO. Ele é , com 30 anos de idade, solteiro , filho de GERALDO ANTONIO CONTARINI e MARLUCIA MONTEIRO CONTARINI. Ela é , com 23 anos de idade, solteira , filha de ASTROGILDO GOMES MONÇÃO e LÚCIA HELENA ALMEIDA MONÇÃO. Se alguém souber de algum impedimento legal acuseo para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 07 de maio de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos MARCE-

LO ZANIVAN e MARIA ROSINEIDE RODRIGUES. Ele é brasileira, com 34 anos de idade, solteiro , filho de AGENOR ZANIVAN e ELISABETH MARIA BREDA ZANIVAN. Ela é , com 19 anos de idade, solteira , filha de OSCAR AVELINO RODRIGUES NETO e TEREZINHA JULIETA DA SILVA RODRIGUES. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 04 de maio de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos ELIAS DA SILVA FURTADO e MARIA JACIONE BENTO. Ele é , com 28 anos de idade, solteiro , filho de JOSÉ FURTADO e LECY SILVA FURTADO. Ela é , com 27 anos de idade, solteira , filha de SEBASTIÃO BENTO e ALSIRA PESSOA DA COSTA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 08 de maio de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos MANOEL JANDIR DE LIMA JUNIOR e KÉSIA CAMPOS DE MELO. Ele é Brasileira, com 26 anos de idade, solteiro , filho de MANOEL JANDIR DE LIMA e MARIA DAS GRAÇAS FIORIN DE LIMA. Ela é Brasileira, com 20 anos de idade, solteira , filha de JOAQUIM CORDEIRO DE MELO e ELIZABETE CAMPOS DE MELO. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 08 de maio de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira Saibam que pretendem se casar os noivos ELVIS PRESLEY SILVEIRA DE SOUZA e FERNANDA MIGUEL DE OLIVEIRA. Ele é , com 26 anos de idade, solteiro , filho de JOSÉ ISAIAS DE SOUZA e PENHA MARIA SILVEIRA DE SOUZA. Ela é , com 28 anos de idade, solteira , filha de JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA e JOCILENE MIGUEL DE OLIVEIRA. Se alguém souber de algum impedimento legal acuse-o para os fins de direito neste Cartório. Dou fé. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 08 de maio de 2012 . Oficial: Bel. Fernando Brandão Coelho Vieira


Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

11

COMUNICADO POLO MOTOS PEÇAS LTDA ME, TORNA PLÚBLICO QUE OBTEVE DA SEMMA A LICENÇA PRÉVIA N° 053/2012, COM VALIDADE ATÉ 13 DE MAIO DE 2012, PARA ATIVIDADE 26.03 OFICINA MECÂNICA. REPAROS EM GERAL EM VEÍCULO E/OU MAQUINÁRIOS SEM PINTURA , SITUADA Á AV. JONES DO SANTOS NEVES, N° 326 KM 90 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/E.S.


Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

ESPAÇO PARA A CULTURA

geral nota Tome

12

Cachoeiro de Itapemirim-ES ganha, a partir de hoje, um núcleo de ensino da capoeira com a inauguração do Ponto de Cultura “Casa do Capoeira”

Artesanato na Feira da Bondade

A partir deste ano, as barracas para venda de artesanato ficarão todas juntas, no pavilhão dois. Na programação tem atração nacional, o grupo de pagode Soweto. O show está previsto para começar às 23h50 de sexta-feira (01). Para o público infantil, também haverá atração nacional: Topetão e sua trupe. Será no sábado (02), às 17h. E no domingo (03), às 15h, sorteio beneficente de seis motos

Caminhada Passos de Anchieta A peregrinação acontece de 07 a 10 de junho, de Vitória a Anchieta-ES. Ao reviver esse trajeto, percorrido pelo Beato José de Anchieta, os participantes poderão se deparar com belas paisagens naturais, incluindo praias e lagoas. Interessados em participar devem acessar o site da Associação dos Amigos dos Passos de Anchieta – Abapa (http://www. abapa.org.br) e efetuar a inscrição.

Literatura na Bienal Uma roda de Capoeira vai marcar a inauguração do Ponto de Cultura em Cachoeiro de Itapemirim, na manhã de hoje

C Da Redação

achoeiro de Itapemirim-ES ganha, a partir de hoje, um núcleo de ensino da capoeira com a inauguração do Ponto de Cultura “Casa do Capoeira”, no Centro Cultural Mestre Salatiel, no prédio da extinta Rede Ferroviária Federal S/A, no bairro Recanto. Para marcar a abertura do espaço serão serão realizadas apresentações culturais, a partir das 9h, tais como: Dança Afro, Maculelê e Rodas de Capoeira. O Ponto de Cultura será administrado pela Associação Cultural e Educacional de Capoeira Filhos da Princesa do Sul, que conseguiu selecionar o projeto em edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Para desenvolver as atividades durante três anos, a as-

sociação vai receber R$ 180 mil, em parcelas anuais de R$ 60 mil e os recursos são do programa “Mais Cultura”, do Ministério da Cultura (Minc). As aulas serão dadas gratuitamente por membros de cinco grupos de capoeira do município. No local também vão ser oferecidas oficinas de artesanato, aulas de informática, de ritmo, de samba de roda, contação de histórias, além de apresentações culturais de outras expressões folclóricas para o público em geral. Ponto de Cultura é a ação principal de um programa do Ministério da Cultura chamado Cultura Viva, concebido como uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural.

A literatura capixaba terá espaço privilegiado na 4ª Bienal Rubem Braga, que será realizada entre os dias 15 e 20 de maio, em Cachoeiro de Itapemirim, na Praça Jerônimo Monteiro. Vinte e sete autores do estado vão ter a oportunidade de apresentar suas obras e interagir com o público da feira literária.Lançamento de livros, sessões de autógrafo, bate-papo com os escritores e oficinas são algumas das atividades que serão realizadas na sala que também tem o nome do escritor cachoeirense.


DEZ MILHÕES COM DIABETES NO BRASIL

Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

13

nota

Tome

saúde

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

5,6% dos brasileiros são diabéticos.

Cardíacos com vida sexual

Pessoas que já tiveram ataques cardíacos evitam ter relações sexuais com medo que isso desencadeie outro enfarte, mas, de acordo com pesquisadores, fazer sexo não piora as condições do coração. O mito de que sexo é uma atividade perigosa para pacientes cardíacos é que aflige suas vidas sexuais, mas um estudo mostra que apenas 1% dos enfartes ocorrem durante a relação sexual.

Pré-natal é fundamental Com os exames médicos, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida. Segundo a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher, Esther Vilela, o ideal é que a mulher inicie o pré-natal assim que descobrir a gravidez e que tenha seis consultas durante o período gestacional

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que 5,6% dos brasileiros são diabéticos, inclusive crianças

D Da Redação

ados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que 5,6% dos brasileiros são diabéticos. De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), o percentual da doença subiu principalmente entre os homens, passando de 4,4% em 2006 para 5,2% no ano passado. O levantamento foi feito em 26 capitais e no Distrito Federal e mostra que o diabetes é mais comum em pessoas que estudam menos – 3,7% dos brasileiros que têm mais de 12 anos de estudo declaram ser diabéticos, enquanto 7,5% dos que têm até oito anos de escolari-

dade dizem ter a doença. O diagnóstico da doença também aumenta conforme a idade da população, já que o diabetes chega a atingir 21,6% dos idosos (maiores de 65 anos) e apenas 0,6% das pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos. A cidade de Fortaleza (CE) aparece como a capital com o maior percentual de diabéticos, com 7,3%, seguida por Vitória (ES), com 7,1%, e Porto Alegre (RS), com 6,3%. A pesquisa aponta ainda que 22,7% da população adulta brasileira são hipertensos. O diagnóstico é mais comum entre mulheres (25,4%) do que entre homens (19,5%) e também preocupa entre os idosos (59,7%).

Testosterona emagrece Homens mais velhos com níveis baixos de testosterona podem perder peso tomando suplementos de hormônio masculino, revelou um estudo. Injeções de testosterona aplicadas ao longo de cinco anos em um grupo de teste formado por 115 homens de 61 anos, com produção insuficiente de testosterona, permitiram uma perda média de 16 quilos, revelou o estudo apresentado durante o Congresso Europeu.


Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

ARACRUZ QUER VOAR MAIS ALTO

O

esporte nota Tome

14

O campeão capixaba terá a missão de quebrar um tabu, que marca negativamente o nosso futebol profissional

Da Redação

campeão capixaba terá a missão de quebrar um tabu, que marca negativamente o nosso futebol profissional em qualquer competição em nível nacional. Nem na Copa do Brasil nem nesta famigerada “quadradona” (série D ou quarta divisão do Brasileirão) o Espírito Santo consegue superar a fase preliminar. Não tem bons dirigentes, arma times limitadíssimos, e sem estrutura para apresentar qualquer perspectiva. Este ano, o Aracruz fez ótima campanha e conquistou o Estadual com méritos, mas o campeonato teve índices medíocres. Para decidir em casa, teve que ampliar seu modesto estádio em caráter de urgência, para caber quatro mil torcedores. Mas a CBF vai mandá-lo jogar em

outro lugar. Vai haver protestos, com certeza. Outro problema vai ser a dificuldade de manter o elenco. Muitos já estão com boas propostas para deixar o Estado. Dor de cabeça para o gerente de futebol William Santos. O zagueiro Nei, o meia Japonês, o atacante David e o treinador Moreno devem sair. E após a decisão, o Resende F.C., um dos adversários do tricolor capixaba, enviou proposta para o ídolo Léo Gonçalves. O Aracruz estréia na série D dia 3 de junho em Minas, contra o Nacional, depois recebe o Friburguense e o Resende, e termina sua participação dia 22 de julho. Além da ajuda de custo da FES, o patrocínio de sua Prefeitura e de um Banco Estadual, o Aracruz terá suas despesas de viagem aérea custeada pela C.B.F.

Rapidinhas

Agora está difícil de tirar o título carioca do flusão //// Heloísa Viquetti Feliz /// e o Estrela recebe a Desportiva segunda-feira, no Sumaré /// Time Grená é um velho carrasco /// Mas este ano o estrelinha está melhor /// Público deve passar de dois mil expectadores /// E os radialistas que vão entrar na campanha política, descobrirão que transmitir futebol é mais fácil /// Vencer eleição até para Associação de Moradores não é fácil /// É muito desvio de votos /// Aracruz vai representar o ES, na série D do Brasileirão /// E ano que vem na Copa do Brasil /// David e Tabata, destaques do campeão, devem ir embora para um time grande /// Revista Muqui sai hoje, com uma matéria sobre o milésimo gol do Túlio Maravilha /// Ele diz à este colunista que faltam dez gols /// e quer fazer jogando no seu Botafogo /// Professor Bruno Noventa deu um susto nos amigos /// Mas felizmente está se recuperando /// A coluna deseja-lhe pronto restabelecimento /// Fui.


IDOSA É PRESA POR FURTO

Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

15

nota

Tome

polícia

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Os policiais prenderam, na tarde de ontem,a dona de casa Sonia Pereira dos Santos, 58, moradora do bairro Basiléia.

Adolescente é apreendido com maconha

A Polícia Militar apreendeu, na noite de ontem, um adolescente de 15 anos, no bairro Zumbi, na Rua Ecoporanga. O menor ao ser detido, revistado e foi encontrado com ele 23 buchas de maconha e uma munição calibre 38 em seu bolso. Em sua residência foi feito buscas e os militares encontrarammais dez buchas da droga. De acordo com o adolescente,as buchas eram pequenas e seriam vendidas a R$ 2cada. Elefoi aprendido e encaminhado para a Promotoria Pública.

Jovem é preso acusado de furto na lanchonete

Ao ser detida ela implorou para ser liberada prometendo que iria fazer mais coisa errada, mas acabou sendo autuada

O Da Redação

s policiais Amaral e Leydson prenderam,na tarde de ontem,a dona de casa Sonia Pereira dos Santos, 58, moradora do bairro Basiléia, dentro do hortifrúti no bairro Guandu depois que elafurtouvárias mercadorias. Ao ser detida a mulher teve a sua bolsa revistada onde foi constatado que havia mercadorias de outras lojase supermercados que haviam sido furtados, entre eles, a Citycol e Perim. A acusadafoi presa em flagrante e encaminhada para o DPJ e comoestava sem documentos acaboupassando vários nomes falsos

para a policia civil. Depois de uma investigação detalhada, os policiais conseguiram chegar asua verdadeira identidade. O primeiro nome falso passado pela mulher seria de MariaAugusta,quando na verdade seu nome era Sonia. Segundo as informações,a mulher já vinha sendo monitorada por alguns comérciosque suspeitavam de ser vitimas dela e ontem um deles apegou com mercadorias. Ao ser detida ela implorou para ser liberada prometendo que iria fazer mais coisa errada, mas acabou sendoautuada em flagrante pela delegada Ancila Zanol e ficou à Justiça

O jovem Danilo Barbosa Ribeiro, 19, foi preso pela Policia Militar na noite de ontem acusado de participar de um furto na lanchonete Bob’s localizada Rua 25 de Março, no centro de Cachoeiro-ES. Segundo as informações, o acusado estava acompanhado de mais dois amigos e ao chegar à lanchonete eles haviam pedido um milk-shake e deu uma nota de R$ 50para pagar. Afuncionária ao ir pegar o trocodeixou o caixa sozinho e Danilo percebeu que havia mais dinheiro. Os três fizeram uma muralha de proteção e levaram uma nota de R$ 50, além daquela que o acusado havia dado. Enquanto os dois comparsas fugiram Danilo ficou pedindo o troco para se inocentar do crime, masa gerência da loja acionou a PM que prendeu o acusado e oencaminhoupara o DPJ onde foi autuado em flagrante por furto. Toda a ação foi gravada no sistema de monitoramento.


16

Folha do E. Santo Sábado, 12 de Maio de 2012

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

DAEMON

GENTE QUE ACONTECE Biccas JR. - daemon@folhaes.com.br

Lançamento

Dirceu Cade e Marcelo Gazzoni compartilhando projetos om o jornalista Jackson Rangel Vieira em almoço recente

Registro - É isso aí galera, ontem a dupla Rogério e Jakin partiu para Vitória para efetuar o registro de suas músicas. A dupla que é revelação e sensação do sertanejo universitário local está com quase tudo preparado para o lançamento das faixas dia 1º de junho no Sitio Moitão.

MBA

Desafio - Eder Oza, Gerente Comercial Barezy, encara mais um desafio em sua carreira. Gestão Comercial na Fundação Getúlio Vargas. Certamente Cachoeiro precisa de mais pessoas com tamanha determinação. Tal qual aquela gaivota de nome Fernão Capello que não se contentou com voôs pequenos e normais e assim, alcançou novos horizontes

Kobbi

Sucesso - A galera pediu e ele voltou. O pagode do Ronaldo Kobbi voltou e ja na segunda edição reuniu, como nos velhos tempos, muita gente bonita e selecionada que curte música boa e de qualidade. O deck externo da The One Club comportou a galera que se divertiu numa boa e espera ansiosa pela proxima edição.

Treino

Jiu Jitsu - Na tarde de hoje, as 16horas, haverá um treino aberto para praticantes de Jiu Jitsu ministrado pelo mestre Raphael Cardoso Chiecon, conhecido pela galera do tatame como Cachorro. O treino será na Academia Top Fighter na Avenida Beira Rio e contará com a presença de atletas de outras academias.

Festival

Pagode - Neste domingo, dia das mães, o programa Festival de Pagode da Radio Sim Brasil 107,7 tem muitos presentes para as mamães ouvintes. Serão celulares pré-pagos da Dal Line Celulares, e óculos de sol da Ótica Imagem.Ligue, participe e mande sua homenagem para sua mãe, com certeza ela merece.

Advinhem quem é a mais nova mamãe da cidade. Kizzie Pigatte, será uma linda menina como a mãe?

40 Graus Uma entrevista descontraída com o publicitário Teris Henrique Vida - Presente de Deus, o maior bem que temos. Sonho - Ser reconhecido na minha profissão de publicitário e continuar crescendo na área. Música - Combustível diário. Não sei viver sem. Ouço de tudo, principalmente o estilo dance e o latino. Amor - Sinônimo de felicidade.

Querendo encontrar o meu. Hobby - Escrever. Sou metido a poeta nas horas vagas. Saudades - Dos meus amigos de fora. A maioria não é daqui. Viagem - Uma verdadeira paixão. Ainda quero rodar o mundo, conhecer principalmente a Espanha. Cachoeiro - Cidade onde nasci, resido, trabalho, estudo, mas que precisa melhorar muito em infra-estrutura, cultura e lazer dentre outras coisas.


SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012