Page 1

R$1,00

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES

SÓ JESUS CRISTO SALVA !

Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011 Nº41025

"Cansei de ficar denunciando. Agora vou pra dentro"

Jackson Rangel Jornalista

"Eu serei pré-candidato a prefeito"

WWW.FOLHAES.COM.BR


02

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

opinião

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

DE SUA OPINIÃO

editorial@folhaes.com.br

Os números não mentem jamais Não é por acaso que o Espírito Santo está sempre encabeçando a lista dos Estados brasileiros mais violentos onde a impunidade campeia a solta, os crimes contra a vida só aumentam, mas as autoridades acreditam e esperam que a população também creia que está tudo sob controle. Tudo na mais santa paz. É algo como cobrir o sol utilizando uma peneira. Está, como se diz em gíria, na cara. Os últimos números do comando geral da Polícia Militar do Estado são espelhos da realidade nua e crua:

1.072 armas apreendidas em apenas quatro meses do ano. Entre esse verdadeiro arsenal estão incluídos armamentos pesados, entre eles fuzil e submetralhadora. Até parece que as áreas de conflito no Oriente Médio criaram uma sucursal por aqui. Mesmo os municípios de menor densidade populacional passaram a conviver com a perigosa rotina do medo imposto pela violência que, na maioria das vezes, tem como nascedouro o tráfico de drogas. Na noite da última segunda-feira tivemos um claro exemplo disso quan-

Artigo

Causa-me preocupação aquilo que venho acompanhando através dos meios de comunicação em relação ao PLC 122/2006 e projeto escola sem homofobia, vulgo, kit gay. Não compreendo aonde essas pessoas desejam chegar. O objetivo é orientar e prevenir quanto à prática de condutas homofóbicas ou estimulá-las ainda mais? Se existe tanta intolerância neste nosso país, isso se deve a uma falha educacional ou afetiva? Centenas de pais não estão preparados para o exercício da parentalidade. Têm filhos, porém nem sempre conseguem amá-los incondicionalmente. Exceções existem, mas inúmeros homossexuais assim o são, porque não foram acolhidos no seio de sua própria família. Os pais desejam uma menina e vem um menino. Quantos Independente da classe social, a banalização criminal tornou-se um fato preocupante porque o arcabouço jurídico é muito favorável aos criminosos, desses meninos são criados como meninas? Usam vestidinhos, tiaras, maquiagem... Os pais desejam um menino e vem uma menina. Quantas dessas meninas são criadas como meninos? Quantas se esforçam para mascarar sua feminilidade através de posturas masculinas visando à aprovação parental? Talvez nem todos saibam, mas eu sei - esses casos são muitos! Além disso, existem os abusos sexuais. Quantos e quantos, cometidos em sua maioria dentro do próprio lar, pelo pai, padrasto ou algum parente próximo: tio, primo. Situações que marcam e traumatizam por toda a vida e que, sem dúvida, interferem na hora de se fazer uma opção sexual. Talvez nem todos saibam, mas, amparada na minha prática profissional, eu sei - não são um nem dois, são diversos casos de abusos existentes, muitos mesmo.

no passo. Pouco mais de R$ 10 são responsáveis pela vida de usuários e até mesmo dos familiares, pessoas inocentes nesses acertos entre quem consome e quem vende. A campanha de desarmamento em curso será pouco para recolher armas e as que foram entregues são as devidamente registradas e com nota fiscal de venda. O armamento paralelo só mesmo as forças de segurança podem combater, e ele é o começo do fim da vida do cidadão que se envolve em conflitos.

Charge

Abaixo o Kit Gay Maria Regina Vicentin

do, em Iúna, extremo sul capixaba, as polícias militar e civil apreenderam grande quantidade de pasta base de cocaína e uma quantidade do mais novo terror em termos de droga: o Oxi. Essa praga, já espalhada pelos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, tem o poder de destruir vidas muito além do que o crack, até então o entorpecente mais letal existente. Das drogas para os crimes de mando ou cometidos pelos próprios traficantes é apenas um peque-

Presentemente tentam, com a aprovação do PLC 122/2006 e projeto escola sem homofobia, desorganizar e destruir a família que conhecemos e reconhecemos: pai, mãe, filhos. Propõem novas formas de agregação, cujos pares, por vezes são oriundos de situações como as descritas acima. Relacionamentos, em sua maioria, fadados ao fracasso. Não seria mais adequado investir numa escola preparatória para pais, ao invés de gastar dinheiro na confecção de kits gay? Será que aprendendo a aceitar seus filhos, os pais não estariam contribuindo para um decréscimo no número de gays, lésbicas e transexuais? Será que aprendendo a amar seus filhos, os pais não saberiam distinguir afeto de desejo, e assim poupariam sua prole de inúmeros abusos sexuais e agressões? As relações homoafetivas não se configuram ao acaso. Existem determinantes para que isso aconteça. A percentagem daqueles que optam livremente pelo homossexualismo é pequena. A maioria faz essa opção levando em conta todo um histórico, que pode ser de abandono, rejeição, abuso sexual, violência, ausência de um dos pais, e desejo de corresponder à expectativa parental, entre outros. Induzir veladamente nossas crianças pequenas a opção homoafetiva pela curiosidade, ou estimulá-las a tal prática com o auxílio de recursos audiovisuais, não vai minimizar as dificuldades encontradas por aqueles que vivem efetivamente essa situação. Pode confundir a cabecinha de quem ainda está em formação. Proponho, assim, um investimento nas escolas de pais. Vamos mostrar a importância de uma família equilibrada e afetuosa. Apontar as consequências desastrosas do divórcio. Ensinar a lidar com as frustrações advindas de gestações que não correspondem às nossas expectativas. Aprender a respeitar nossas crianças, poupando-as de abusos e violências, ainda que mascaradas. Abaixo o kit gay!

Espaço Bíblico

bíblico@folhaes.com.br Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

A família e a graça de Deus!

“Assim eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome levanto as minhas mãos.” Salmo 63:2,3,4 O Salmista orou dizendo: onde ela atua tudo muda, tudo “Bendito seja Deus, que não me prospera e nas dificuldades a rejeita a oração, nem aparta de companhia de Deus também mim a sua graça.” (Sl 66:20) está presente de modo todo esEstas palavras deviam ser pecial levando consolo e conproferidas por todas as mães, forto a todos os corações e dantodas as noites, antes de dormir. do aquela sustentação espiritual Nesta oração a mãe expressa insubstituível. Deus é fiel! o louvor e gratidão pelo amor Oremos: Senhor aprendee o cuidado de Deus para com mos que a tua graça é melhor sua família. A graça - “favor do que a vida. Obrigado pelo imerecido “ flui copiosamen- teu amor, pelo teu perdão, pelo te sobre a família, direcionan- teu cuidado, dispensados à mido, protegendo todos os queri- nha família. Continues a estar dos. A mãe que assim ora todas conosco na jornada deste munas noites contempla a presença do. Abençoes, protejas e guarmajestosa de Deus no santuário des todos os nossos queridos, e sente Sua presença, Sua for- cujos nomes te apresentamos ça e Sua glória no coração da no silêncio do nosso coração. família. Ela levanta as mãos no Abençoes todas as famílias gesto de gratidão e louvor dian- da terra. te do Deus Altíssimo. Em nome Realmente a graça de Deus de Jesus. é melhor do que a vida, pois, Amém.

Bom dia // Feliz o homem que encontrou a sabedoria, o homem que al-cançou o entendimento! Provérbios 3,13 // Presidente da Câmara de Vargem Alta na mira do Ministério Público // Luciano Quintino (PPS) está sendo alvo de uma série de denúncias // Uma delas é sobre a criação de uma empresa em nome de um “laranja” // Luciano ainda é acusado de contrabando // Médico Vicente de Paulo Miranda visitando a redação da Leia // Ele é a nossa inspiração no Desfolhando // Gente boa toda a vida // WWW.folhaes.com.br // Informação com credibilidade // Opinativa // E investigativa // Prefeitura de Cachoeiro-ES dando péssimo exemplo para a população // O caminhão-caçamba que transporta entulhos e terra da obra ao lado do sindicato dos ferroviários anda sempre com a carga em excesso e espalha tudo pelo centro da cidade // Manda a lei de trânsito que esse tipo de transporte seja coberto por lona, o que não acontece // Durante todo o dia é a mesma coisa // Detritos jogados no asfalto // Falta de educação e princípios // Falta de respeito para com o cidadão // Expectativa com a chegada do novo bispo de Cachoeiro // Dom Dario Campos // Ele assume a Diocese em julho // Fiéis aguardam // O cemitério do Coronel Borges abandonado // depredado e sujo // E ninguém faz nada // Aliás, esse descaso se repete em vários cemitérios de Cachoeiro // Basta conhecer o de Monte Cristo na estrada de Santa Tereza // É uma vergonha // Quem cuida desses locais // Pecuarista Iltinho Machado marcando presença no Mourad’s // Também o bom de papo e folclórico, Adail Raimundo // Comissão técnica do Kennedense e jogadores se o pagamento não sair até amanhã às 12h, o time não entrará em campo contra o Castelense // Pode ser um final melancólico para o Capixaba // Que no início se mostrou animado em representar o município no estadual da 2ª Divisão // Parece que a casa está caindo // Luciano Cortêz correndo atrás dos processos // Em todas as áreas // Trabalhista, eleitoral, criminal // O homem tem fôlego de gato // Além de ser um ótimo profissional // Daqueles que honram a carreira // Nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam Romanos 8,28 // Desfolhando construído pelo Interino // Até o retorno do titular da coluna // Que volta em breve

Desfolhando

Editorial

WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES


Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

artigo LUIZ CARLOS AMORIM – ESCRITOR http://luizcarlosamorim.blogspot.com

Todos pela educação Uma campanha de volorização dos professores foi lançada, no dia 12 de abril, pelo movimento “Todos pela Educação”. De lá para cá, a mobilização nas redes sociais tem aumentado e até a imprensa está comentando o tema. A importância da campanha é primordial, num momento em que não dá pra esconder o sucateamento da educação brasileira. Os cursos superiores de licenciamento estão se esvaziando, porque não há motivação para que as pessoas estudem para serem professores, com a perspectiva sombria de salários baixos, escolas sem manutenção e sem equipamentos, falta de valorização enfim, por parte do poder público e até da sociedade. O slogan da campanha é “Um bom professor, um bom começo”. Excelente slogan, o retrato da mais pura verdade, mas nos remete a uma pergunta mais intrigante: o professor não foi aluno dessa mesma escola ruim que estamos tentando melhorar? Para ser um bom pro-

fessor, ele não deveria ter tido um bom começo? Para vir a se formar um bom professor, o estudante precisa ter um ótimo ensino fundamental, um bom ensino médio, um bom ensino superior. Se não tiver isso, se a qualildade do ensino obtida por ele no decorrer da sua formação não for boa, como poderá ser um bom pro-

fessor? Porque o professor é fruto, é resultado da educação que o país oferece. E a educação que o Brasil oferece é boa o suficiente para termos bons, eficientes e competentes profissionais? Há um desrespeito crescente para com os educadores e para com os estudantes. Não são dadas condições decentes para o desempenho da profissão de professor, nem condições condizentes para o estudante aprender, se formar. O comando do país mudou (mudou?), o comando dos Estados também, na última virada de ano. O que estão fazendo a presidente e os governadores para melhorar a educação que fingimos não ver que está se encaminhando para a falência total? Recentemente anunciou-se mudanças no Ensino Médio. Mudanças que não garantem melhorias, infelizmente parecem mais uma desobrigação do governo para com a sua responsabilidade de garantir qualidade para o ensino de segundo grau. Esperemos que eles botem a mão na consciência, tomem conhecimento da campanha e se unam a todos os brasileiros no sentido de resgatar o ensino de qualidade, para que tenhamos, Há um desrespeito crescente para com os educadores e para com os estudantes. Não são dadas condições decentes para o desempenho da profissão de professor

daqui para a frente, estudantes mais aptos a se formarem bons profissionais. Não só na área da educação, onde são tão necessários, sem que tiremos a importância e o valor de tantos professores dedicados e abnegados atuando por esse Brasil afora, mas em toda e qualquer área.

03


04

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

Newton Braga Por Wellington Rody rody.folhaes@hotmail.com

Guaçuí

Sthefany

Guarapari

Para promover a evolução do agronegócio capixaba e beneficiar pequenos produtores, o programa “Menos Área, Mais Leite” foi implantado em Guaçuí. O programa tem como objetivo a criação de pólos de transferência de tecnologia, que promovam o desenvolvimento da pecuária leiteira, baseado no pastejo rotacional. Com isso, elevam a produtividade; consequentemente a produção e a rentabilidade. Tais investimentos beneficiam 26 produtores participantes do programa, que já estão recebendo os materiais.

Jovem escritora de Muniz Freire, Sthefany Ávila, de 22 anos, que publica seus poemas no blog http://fanyavila.wordpress. com/. Os textos de Sthefany passam longe do lirismo piegas que estamos acostumados a identificar em textos do gênero, como ela mesma diz em seu blog “Sou simples, mas complexa”. Os poemas da escritora vão além e ganham uma singularidade artística que é difícil definir, mas ao mesmo tempo, fácil de gostar. São textos maduros, bem elaborados e bem próximos a prosa.

É só até hoje. A Secretaria Municipal da Educação de Guarapari, convida para o segundo Torneio de Futsal da Educação de Jovens e Adultos EJA. Os jogos serão realizados no ginásio do Rio Branco nas noites de 17 a 19 de maio. Participam cerca de 200 estudantes da Rede Municipal. Prestigie! LOCAL: Novo Ginásio do Rio Branco – Muquiçaba. DIAS: 17, 18 e 19 de maio de 2011. HORÁRIO: de 19h às 22h. Hoje as 19h terá o início das partidas e as 21h30 o encerramento, às 22h Premiações (troféus e medalhas)

CACHOEIRO

OSÉAS

Um dos maiores cantores imitadores do Brasil estará nesta 6ª feira dia 20 no palhoças, e vale a pena conferir. Artista de renome que arranca elogios de feras da MPB. Por muitas vezes se apresentou no Faustão. Orgulho de nossa terra sul capixaba de familia totalmente musical, pois é tio dos rapazes do Aço Doce. ALEGRE

DIGA NÃO AO ABUSO

Em combate ao abuso infantil está sendo realizado em Alegre, desde ontem até a próxima sexta-feira (20), a V Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na oportunidade o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), realizará uma mobilização junto às escolas e PSF’s, distribuindo panfletos e conscientizando a população sobre o caso.

opinião

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Espaço Cidadão folhaes@yahoo.com.br

Profissão de Fé

Eu tive tudo para não ser professor. Nasci com a alma um tanto alada e, ser professor me obriga a andar com os pés presos ao chão... Meu pai decidiu, sem consultar-me, que eu seria carpinteiro ou motorista... Nunca disse que não. Apenas achei que jamais me satisfaria à limitação de uma carpintaria ou de um volante e uma estrada. Resolvi talhar mentes, esculpir atitudes, envernizar corações, lustrar almas, montar futuros, indicar caminhos, apontar direções. De certa forma sou o que meu pai desejou: sou professor Apesar disso, sou professor e me orgulho de sê-lo. Tenho fé

na possibilidade de um mundo melhor pela educação. Não posso

Tenho fé na possibilidade de um mundo melhor pela educação. me sentir desencorajado porque ao meu lado caminham homens e mulheres descrentes. Como homem, sou frágil, sujeito a reboque vez ou outra. Acredito na minha força enquanto educador porque acredito na força transformadora que o conhecimento traz. O ser humano só pode ser educado por pessoas que foram também educadas. Infelizmente, nem todos tiveram essa sorte.

Fábio Gonçalves - fabioaguaboa@r7.com

A didática como arte

CINEMA

SE BEBER, NÃO CASE! PARTE II

Estreia dia 27 de maio. Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms), Alan (Zach Galifianakis) e Doug (Justin Bartha) viajam à exótica Tailândia para o casamento de Stu. Após uma inesquecível despedida de solteiro em Las Vegas, Stu não quer correr riscos e escolhe um seguro e tranquilo brunch de pré-casamento. No entanto, as coisas nem sempre saem como planejadas. O que acontece em Las Vegas fica em Vegas, mas o que acontece em Bangcoc não pode nem ser imaginado.

rem impregnadas de estética e beleza. Afinal, conhecimentos científicos são indispensáveis, mas sozinhos são impotentes para transformar massas disformes em pessoas cidadãs. Pensar a DIDÁTICA como arte é pensar que em cada aluno existe uma beleza adormecida. O educador, assim, trabalha para que a beleza surja, da mesma forma que do trabalho artístico de Michelangelo, saiu Moisés, a ponto de o mestre dizer para sua obra esplendorosa: “Parla, Parla”. Está certo Rubem Alves: “As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. As inteligências só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo”.

Carlos Alberto Rodrigues Alves – carlosalves@bbs2.sul.com.br

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação. E-mail sem identificação completa será desconsiderado

Curta Metragem + Cachoeiro não está muito acostumado a isso mas o frio está chegando +E com ele todas as doênças oportunistas de

Já se foi o tempo em que os melhores professores eram os que tinham mais informações e dominavam maior número de conteúdos disciplinares. Com a dinaminicidade do mundo globalizado, os conteúdos envelhecem rapidamente as informações científicas ficam cada vez mais provisórias e os antigos paradigmas do ensino dão lugar a novas formas de se encarar a DIDÁTICA para que esta possa atender aos desafios da modernidade. Neste sentido a DIDÁTICA tem perdido cada vez mais seu caráter instrucional baseada em aulas e provas repetitivas para assumir, com vigor, o “status” de arte. Arte que jamais descarta as informações científicas, pois sem elas não se pode conhecer e manipular o mundo. Arte que, por outro lado, sabe que essas informações só serão relevantes se fo-

inverno.. Atenção especial às crianças + Essa semana o rock nacional toma conta da redação, hoje ao som de Capital Inicial

www.folhaes.com.br - folhaes@folhaes.com.br

Responsável Distribuição e Entrega:

Responsável Impresso e Online:

Representante responsável: Adilson Santos

Jornalista responsável: Jackson Rangel

JL Editora Ltda

Editora Leia Tudo Ltda

CNPJ: 01.846.837/0001-19

CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas CEP: 29300-000 Cachoeiro de Itapemirim-ES

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - Arariguaba CEP: 29305-520 Cachoeiro de Itapemirim-ES


política

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

05

Luciano ainda é acusado de contrabando, pois com freqüência viaja ao Paraguai para abastecer sua loja

Presidente da Câmara é acusado de usar “laranja”

O

presidente da Câmara de Vereadores de Vargem Alta-ES, Luciano Quintino (PPS) está sendo alvo de uma série de denúncias no Ministério Público. Uma delas é a criação de uma empresa em nome de um “laranja”, a P.R. Scarton (Trevo Auto Center), para que o mesmo continuasse a prestar serviços para a prefeitura de Vargem Alta e a Câmara de Vereadores, mesmo depois de sua eleição em 2008. Luciano ainda é acusado de contrabando, pois com freqüência viaja ao Paraguai para abastecer sua loja. No dia 30

de novembro de 2008, ele foi detido pela Polícia Federal na cidade de Cruzeiro, em São Paulo, por crime de descaminho, tendo cerca de R$ 12 mil em mercadorias apreendidos pela Receita Federal em Taubaté-SP. Quintino, na ocasião, foi solto sob pagamento de fiança. A denúncia, inicialmente, foi veiculada num jornal local de Vargem Alta, e o vereador acabou ameaçando o proprietário do veiculo de comunicação de morte. Durante a última sessão da Câmara de Vargem Alta, no dia 16 deste mês, o vereador negou as acusações e disse que a empresa está arrendada.

LUCIANO Quintino montou empresa em nome de “laranja”

política

mais

PESQUISA

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Bombeiros para Cariacica-ES A cidade de Cariacica, na Região Metropolitana da Grande Vitória, será o 12º município do Estado a receber uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, dentro do plano de expansão da Corporação para melhor atendimento aos capixabas, em menor tempo de resposta. A autorização para a construção foi dada pelo governador Renato Casagrande em solenidade realizada no terreno que foi cedido ao Governo Estadual pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), no trevo da Ceasa.

Governo apóia pequenos agricultores

ENDEREÇO da PR Scarton, empresa em nome de “laranja”, e da L. Quintino, conforme nota fiscal, comprova a ilegalidade

A armação Antes de se tornar vereador, Luciano Quintino tinha uma empresa, a L. Quintino, que funcionava na Rodovia ES 164 s/nº, Trevo, Jaciguá. Esta empresa sofreu uma alteração contratual e o endereço foi transferido para sua residência, na comuni-

Lei proíbe vereador prestar serviços para Prefeitura

dade de Boa Esperança, no início do ano de 2009, após tomar posse. Em seguida, ele abriu uma nova firma, a P.R. Scarton, no endereço da antiga e em nome do produtor rural Paulo Scarton, que desde então passou a ser seu “testa de ferro”.

A Lei Orgânica do município de Vargem Alta é bem clara sobre as proibições e punições para os vereadores. O artigo 43 da Lei Orgânica fala sobre as proibições do vereador, e, ser proprietário de empresa

que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público é uma dessas proibições. Já o artigo 44 é mais enfático e afirma que o vereador que infringir o artigo 43 terá seu mandato cassado.

O governador Renato Casagrande e o vice Givaldo Vieira receberam representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), em reunião previamente solicitada pelo Movimento. No gabinete do governador, os dirigentes do Movimento puderam se manifestar sobre a pauta apresentada ao Governo do Estado. Os secretários de Estado da Educação, Klinger Barbosa, do Meio Ambiente, Paulo Ruy Valim Carnelli, da gerente de Habitação e Juventude Rural, Célia Kiefer, e o deputado estadual Cláudio Vereza também participaram do encontro


geral nota Vacinação contra a gripe

06

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

A campanha de vacinação contra a gripe que foi prorrogada em Cachoeiro de Itapemirim, e em quase todo o país

Tome

PESQUISA

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

até amanhã em Cachoeiro

A

campanha de vacinação contra a gripe que foi prorrogada em Cachoeiro de Itapemirim, e em quase todo o país, termina amanhã e a medida foi no sentido de ampliar o número de imunizados. A dose combate a gripe comum (sazonal) e a nova gripe (H1N1) e continua disponível em unidades e centros de saúde do município. Precisam ser vacinados profissionais da área de saúde, gestantes, idosos com mais de 60 anos e crianças com idade entre seis meses e dois anos. As 17 salas de vacina de Cachoeiro ficam abertas das 7h às 16h. Nesta segunda-feira (16), teve início a vacinação para pessoas que não fazem parte do público-alvo, mas possuem laudo médico que solicita a imunização. “São portadores de síndromes ou doenças crônicas, como cardiopatias e Aids, que devem

Sedu inscreve aprovados em curso

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou a terceira chamada de suplentes para a matrícula nos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) da Grande Vitória, que teve início ontem e segue até sábado (21), das 8 às 20h, no CEI onde irão estudar. No ato da matrícula, o estudante precisa estar acompanhado de um de seus pais ou responsáveis, que deverão assinar um Termo de Compromisso, além de escolher o horário do curso, de acordo com a disponibilidade de vagas e com a colocação no processo seletivo.

Família Cidadã em Cachoeiro-ES

AS 17 SALAS de vacinação em Cachoeirode Itapemirim ficam abertas das 7h às 16h comparecer a uma das salas de vacina portando o laudo médico e o cartão de vacina”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Valéria Gaburo. Salas de vacina abertas em

bairros e distritos, das 7h às 16h Unidades dos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Aquidaban, BNH de Cima, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Penha,

Cachoeiro promove a bondade solidária em junho

Shows nacionais e locais, apresentações culturais, desfiles, homenagens, festival estudantil de talentos, cardápio variado e um grande sorteio beneficente são as atrações da Feira da Bondade deste ano, no Parque de Exposições “Carlos Caiado Barbosa”, no bairro Aeroporto, entre os dias 2 e 5 de junho. A programação foi definida depois de reunião entre as entidades filantrópicas

OPINE VOCÊ TAMBÉM

que participam do evento e a coordenação. Os shows nacionais terão o cantor Dudu Nobre e o grupo sertanejo “Meninos de Goiás” vão agitar as noites de sexta-feira e de sábado, além dos artistas da terra: Che-en-em, Aço Doce, Banda 522, Chappahalls, Ducasamba, Bebeto dos teclados que também vão animar a festa. Para as crianças também haverá opções variadas: parque de diversões, atividades do programa “Ruas de Lazer” e Festival Estudantil de Talentos das escolas municipais. Para quem gosta de apresentações culturais e atividades ligadas ao esporte, a programação de sábado está imperdível. Inclui roda de capoeira, ginástica rítmica e apresentação de karatê. A terceira idade também vai ter uma programação especial: forrozão, moda

União, Vila Rica e Zumbi, dos distritos de Burarama, Córrego dos Monos, Itaoca, Pacotuba, São Vicente e Soturno e os centros de saúde Paulo Pereira Gomes, no Baiminas, e Bolívar de Abreu, no Guandu WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

de viola, apresentações de dança, desfile da Garota Melhor Idade e um aulão de ginástica. Um dos momentos mais esperados da festa é o sorteio beneficente de seis motos zero quilômetro, programado para domingo (5). Os interessados já podem procurar as entidades e os clubes sociais de Cachoeiro-ES e colaborar. O preço da cartela é R$ 15. A Feira da Bondade está na sua 28° edição. Realizada pela prefeitura municipal por meio do Núcleo de Promoção do Voluntariado e da Cidadania, tem como objetivo promover a cultura do voluntariado, dar visibilidade às entidades que desenvolvem projetos sociais e filantrópicos no município e arrecadar recursos para essas entidades. Toda a programação de shows e apresentações culturais é gratuita.

Aferição de pressão, fisioterapia, massoterapia, corte de cabelo e emissão de carteira de trabalho. Esses são alguns dos serviços que os moradores do bairro Alto Eucalipto e redondezas terão no próximo sábado, na 18° edição do Programa Cachoeiro Família Cidadã. Todos os serviços são gratuitos. O programa vai ser realizado das 8h ao meio dia na escola municipal Governador Eurico Vieira de Resende. Os serviços são oferecidos para toda família. Os pais podem levar as crianças, que vão contar com uma programação especial voltada só para elas

Aeroporto de Vitória é embargado O Aeroporto de Vitória, de novo, envolvido em polêmica. A Justiça Federal proibiu o recomeço das obras de ampliação da pista e do pátio de aviões, e também mandou suspender as obras que já foram iniciadas. Segundo o Ministério Público Federal, os projetos não estão de acordo com as normas técnicas. O juiz Paulo Gonçalves de Oliveira Filho também pediu ao governo federal, atenção ao tamanho dos prédios perto do aeroporto, para que não coloquem em risco o tráfego aéreo.


VITRINE essa

07

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

todo

mundo

Consultoria em Gestão Empresarial Praça São João, n.º 05 - Em frente à Telemar

28 3521-9991

Planejamento Fiscal e Tributário Advocacia Civil, Trabalhista e Tributária Contabilidade em Geral Auditoria Contábil

Fone/fax: 28 2101-6950 Foto: AGG

GUSTAVO MISSE, do Misse Restaurante do Jaraguá Tênis Clube, e o boa praça ELSON ‘BASÉH’ PAREIRA, lacrador de veículos.

Foto: AGG

Oportunidade “Não espere por oportunidades extraordinárias. Agarre ocasiões comuns e as faça grandes. Homens fracos esperam por oportunidades; homens fortes as criam.” (ORISON SWETT MARDEN)

Highlights

28 3511-2029

XXI Conferência Nacional dos Advogados A 2ª Subseção da OAB/ES vai enviar delegação à XXI Conferência Nacional dos Advogados que acontecerá em Curitiba - PR, no período de 20 a 24 de novembro de 2011. Os interessados deverão fazer suas inscrições no site do Conselho Federal (www.oab.org.br) e informar à Secretaria da Subseção o seu interesse em participar da delegação. No Bay Side Marketplace, ALESSANDRA NICOLAU, encarregada de Recursos Humanos, da conceituada Topázio Granitos, curtiu o melhor da gastronomia, diversão e compras, que Miami tem para oferecer.

Alumínio com qualidade e ótimo preço é na Stillus! A STILLUS está à disposição para prestar serviços em esquadrias de alumínio com qualidade e ótimo preço, sempre com as melhores e mais robustas linhas. Fabrica sua esquadria de alumínio sob medida e personalizada. Faça uma visita a STILLUS! Direção de ELÇO FONTOURA SILVA e JOSÉ ANTÔNIO GUALANDI. Contatos: 28 3521-7480.

(28) 3515-0552 / 9938-5125

Rua Octávio Guimarães, nº 56 - Gilberto Machado www.pequerruche.com.br

PROFESSOR LÉO mandando bem com o seu 5º Resumão da Semana. ### Ontem, no Centro Universitário São Camilo, quem nos recebeu muito bem foi o reitor PE. JOÃO BATISTA GOMES DE LIMA, o pró-reitor Administrativo, JOSÉ BESSA BARROS e a gerente de Pós-graduação, ELIANE SOUZA PARAJARA. ### ALESSANDRA NICOLAU, da Topázio Granitos, retorna ao Brasil, depois de merecidos dias de descanso na Terra do Tio Sam. ### Dia 9 de junho, às 19 h, acontece palestra sobre Gestão Pública, no Unimed Hall, no Shopping Sul. Inscreva-se pelo site www.ciclodepalestras.com. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas! ### AUGUSTO WALACE, do Centro Médico e Psicológico de Cachoeiro - CMPC, nunca se esquece dos amigos! ### Hoje, às 19h, tem inauguração da Kiko’s Restaurante e Pizzaria, na Praça de Alimentação do Shopping Sul. ### Até sábado se DEUS permitir!

Destaque O assessor do vereador DAVID LÓSS, EDUARDO ‘CARIOCA’ ALVARENGA, que é leitor assíduo da Coluna VITRINE, é o nosso destaque especial de hoje.

Contatos com a VITRINE Para entrar em contato com a VITRINE encaminhe seu e-mail para colunavitrine@live.com ‘Dona’ LÍDIA, com os filhos, o farmacêutico bioquímico, titular do Biodiagnóstico Laboratório de Análises Clínicas, WILMAR PINHEIRO JÚNIOR e LYDIANE BITENCOURT, e a nora, a advogada TÂNIA BELÔNIA SCHERRER MOREIRA PINHEIRO.


10

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

VENDE-SE

Jazida de Mármore Branco em Prosperidade com 44 ha. Tel (27) 9846-6217 Vendo terreno 600m2, escriturado, com muro de arrimo e muros de divisa prontos. Alto Vila Rica, tratar fone (28) 8801 6290. Valor R$ 250.000,00 Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zumbi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ilario Ribeiro. Vende-se um terreno, na rodovia Cachoeiro x Muqui em Santa Fé de Baixo. 4.600 m² a 8 Km de Cachoeiro. Terreno com água. Tel 3522-8455 - 9956-7735. em frente ao asfalto.

Vendo ou troco Fazenda de 200 alqueires em Itupiranga Pará a 50 Km de marabá. Falar com Dirceu. 9904-1412

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

Vende-se 2 casas no bairro Gilson Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de R$20.000,00. Contato 9921-6932. Vende-se apartamento em construção com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303 Bairro: Gilberto Machado - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pisci1na na cobertura. Telefone: 3522-5609 / 98831663. Falar com Luciana.

VENDO TERRENO, Bairro Gilberto Machado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo ou alugo uma casa no bairro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Contato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronaldo.

Vendo e alugo casas e apartamentos para carnaval e temporada de verão. Rua sete de setembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Vende-se casa com 80m² de construção e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escritório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cachoeiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ramos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tratar direto com o proprietário - França : 9939-0031

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Vende-se uam Casa na rua Cardoso nº 300, Próximo ao Condomínio da Polícia Federal. Em Itaóca Praia - 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se casa no bairro Gilson Caroni, Valor R$ 20 mil. tel 99216932 - Josué ou 9978-8177 Edson.

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa no Alto Village com 140 m² quadrados de área, e uma sobra de terreno nos fundos que pode ser feita outra casa. Toda murada com excelente localização em uma esquina que liga Rua Walace de Castro Barbosa com a rua Papa Pio XII. Próximo Cólegio, supermercado, posto milica, creche e praça de laser. 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, copa, garagem para 2 carros, terraço. Preço R$ 95.000,00. troca-se por casa pequena em Marataízes com volta em dinheiro. 9885-6333 e 9905-9409 VENDO APARTAMENTO, com Escritura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com armários embutidos, piso de mármore e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 99551197. Vende-se um apartamnento todo reformado na Rua Raimundo Andrade Edifício Paulo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 9925-0930 e 3521-4485 , Audicéia Vendo ou troco áreas para reserva legal em Rive municipio de Alegre. falar com Dirceu. 9904-1412

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varandas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 35171824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar. Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro. Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Telefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar. LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comercial • Toda montada • Estoque • Estrutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento garantido. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 32296393/ 9252-9286/ 9961-6530

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localização, 99454646. Vilceir Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325 Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376 Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932. Vendo terreno situado no Alto Vila Rica ótima localização, valor R$ 45.000,00 aceito troca por automóvel.Tel:9884-3458. Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 98841671 - Ilário Ribeiro Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funcionamento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independência, sem nenhum protesto. Boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

-rocam, trava e alarme, cor prata, superconservado R$17.500,00 - 9923-5777

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima localização, capacidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth. Aluga-se uma casa na rua das Acácias, 37, vila rica, 3 quartos, sala cozinha, banheiro, área de serviço. Copa, banheiro, área de serviço. Tel 3522-6147 Aluga-se ponto comercial no Edificio Franklin no centro da cidade de cachoeiro de Itapemirim próximo ao Posto Oasis. sala com 2m² ideal para chaveiro, tel 35221660 ou tratar no proprio Edificio. Aluga-se apartamentos e salas comerciais no Edificio franklin, no centro da cidade de cachoeiro de itapemirim TEl 3522 1660 Aluga-se uma casa na Rua Padre José de Anchieta, Ilha da Luz. Com 2 quartos, sala x copa, cozinha, suite, terraço e cobertura 3511-5094 / 9991-4242 - Luciano Aluga-se um apartamento com 2 quartos, sala , cozinha e banheiro. Rua Nilton Prado nº 04 Bairro Ibitiquara. Próximo ao Tiro de Guerra. Falar com Edna: Tel 3511-5644 ou 9976-2070.

Ford Fiesta Hatch 1.6 (flex) - 2010/2011 - Preto – 18.000 km - Completo, único dono, revisado, - IPVA pago, ainda na garantia e com cheiro de novo. Tratar 9916-3443 Vende-se uma Pampa ano 93/94 toda reformada. R$8 500,00 Tel. 3521 1476 ou 9946 8701 Miguel ou Livian. Vende-se um Caminhão 1113 toco completo, direção, freio, por dentro e por fora, R$ 35.000,00 cel - 8808-0284. Vende-se CB 500 01/01 Preta, Revisada, Pneus Novos somente R$ 11.900,00 cel: 9969-5699 Vendo ou troco Citroen C3 Completo 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254 Fiesta Hatth.0 2005 1.0, motor zettech-

Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844 Vende-se Toyota Corolla, automático, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, completo. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133. Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133. Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 35116133. Vende-se Fiat Palio, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133. Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Semi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940. Honda Fit 2005/2005 completo automático. Prata. 3521-6854 / 9975-1026

VENDE-SE

2 BALCÕES BRANCOS 1,40X40X1,14 C/ DIVISÕES DE VIDRO E PORTAS BALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00 C/ DIVISÕES DE VIDRO CONTATO:9985-1506

Vende-se um Refrigerador Eletrolux 37 ano 2004 R$ 500,00 - 1 Fogão Daki 2003 R$ 200,00 e um Depurador Suggar R$ 100,00 . Tel 35114648. Falar com Hélio ou Ana Maria vendo 01 carregadeira Caterpillar 988a ano 1976, funcionando em perfeito estado. 04 pneus em bom estado. Tudo funcionando. Aceitamos troca em granito. Valor R$ 70.000,00. Contato: 21- 7817-9727 aloisio. Vende-se título do Jaraguá. Valor: R$4000,00. Contato: 28-9977-0270. Vendo loja de papelaria, xerox, artigos de presente, boutique e etc. Toda montada, funcionando em perfeitas condições na Avenida Monte Castelo, 53, bairro Independência, firma registrada com mais de 10 anos de funcionamento, motivo da venda: Mudança de cidade. Telefones de contato, 28 9901 7350 e 28 9255 9631, boas condições de pagamento.


Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

11

Vende-se um volante Joystick universal, com carregador e pilha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor. Máquina de recarga de cartucho semi-nova, com pressurizador e alguns ml de tinta- barato - 9955-3120 Computador Phitronics. Proc. Celeron 2.26 Ghz. 1Gb de RAM, HD 40 Gb gravador de DVD - Monitor 17” CRT LG - Teclado - Mouse Ótico - Conjunto preto. WinXPSP3 - Office 2010 - PhotoShop CS5 MSN 2011. etc. R$ 400,00. Falar com Wellington - 9974-3827 Serviços de informática em geral, manutenção, redes, roteamento de modem, compartilhamento de internet. Orçamento gratuito em domicílio - 9882-6613 - Anderson Castro.

DIP REPRESENTANTE COMERCIAL. Procura representada para Curitiba e região metropolitana. Como representante ou preposto. Tratar 041-99692155 emial Pealne@yahoo.com.br

REPRESENTANTE COMERCIAL. Procura representada para Curitiba e região metropolitana. Como representante ou preposto. Tratar 041-9969-2155 emial Pealne@ yahoo.com.br. Mande a c/c que deposito o valor. Att.Pedro OPORTUNIDADE DE EMPREGO A Embratel chegou em Cachoeiro, e está cadastrando vendedores para o Livre, o melhor telefone fixo do Brasil. Seja um vendedor do Livre: entregue ainda HOJE o seu curriculum com foto no ponto de vendas da Embratel, no Shopping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma excelente oportunidade de ganhos permanentes.”

Criado a 25 anos em Cachoeiro, conhecido como Taís, tirei todos os documentos neste local, residência no bairro Zumbi - A Certidão de Nascimento é de Muniz Freire. Quem encontrar os documentos entrar em contato pelo 9996-0935

ABANDONO DE EMPREGO

C.R BALARINI ME solicita o comparecimento da Sr.ª LÚCIA HELENA SIMONASSI POLONINI, no prazo de 3 dia, sob pena de caracterização do abandono de emprego previsto no artigo 482, Letra “I”, da CLT.

FAÇA A SUA ENCOMENDA DE SALGADOS PARA FESTAS

Com experiência comprovada de 40 anos no mercado na região sudeste, com representantes em Cachoeiro de Itapemirim – ES, Marataízes – ES, Vitória – ES e Rio de Janeiro–ES. Contando com serviço de inteligência e equipamentos modernos. Agente profissional com apoio da ALIS Segurança Empresarial e setor de Cobrança em Geral. Investigação de furtos e pessoas desaparecidas, problemas conjugais (traição).

Sargento Luiz Agente Lima -


12

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vale abre inscrições para o Programa de Formação Profissional

Estão abertas até o dia 22 de maio as inscrições para o Programa de Formação Profissional da Vale. Os candidatos selecionados irão participar de cursos na área de de Manutenção Ferroviária oferecidos pela empresa. O objetivo da Vale é formar profissionais para atuar no Espírito Santo e ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A iniciativa irá treinar jovens com mais de 18 anos de ambos os sexos que residam nos municípios da Grande Vitória, Colatina ou João Neiva, no Espírito Santo, e Cachoeira do Campo, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Costa Lacerda, Catas Altas, Governador Valadares, Ipatinga, Nova Era, Sabará, Santa Bárbara ou Timóteo, em Minas Gerais. Para participar é preciso ter formação nos cursos técnicos de Eletrotécnica, Automação Industrial, Mecânica, Eletromecânica, Elétrica, Eletrônica, Estradas, Edificações, Ferrovia, Eletroeletrônica e profissionalizante em Mecânica ou em Elétrica . As inscrições devem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades. No último ano, foram treinados mais de 3.000 jovens em diversas formações técnicas em todos os estados onde a empresa atua. O curso é composto de duas fases, uma teórica e outra prática. A primeira será ministrada nos

Senais de Vitória (ES) ou de Governador Valadares (MG), e terá duração de aproximadamente três meses, além de carga horária diária de 8h. Nesse período, os jovens irão receber uma bolsa auxílio para despesas com alimentação e transporte. Já na fase prática, que dura no máximo 12 meses, os jovens selecionados serão contratados pela Vale para atuar na EFVM e receberão, além de salário, benefícios semelhantes aos concedidos aos empregados da mineradora, como vale alimentação, refeição, planos de saúde e odontológico. A carga horária de trabalho é de 8h diárias. Serviço: Programa de Formação Profissional Onde: Espírito Santo (Vitória, João Neiva e Colatina) e Minas Gerais (Cachoeiro do Campo, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Costa Lacerda, Catas Altas, Governador Valadares, Ipatinga, Nova Era, Sabará, Santa Bárbara e Timóteo) Data: até o dia 22 de maio de 2011 Mais informações: www.vale. com/oportunidades

http://www.vale.com/oportunidades

Vagas de emprego disponíveis em Vitória e Cachoeiro

A Psicoespaço Consultoria em Gestão de Pessoas está selecionando profissionais para atuar em diversas áreas em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim. Há vagas disponíveis para os cargos de auxiliar de produção (1), auxiliar de estoque (1), motorista de entrega (4), repositor (1) e porteiro (2). Para garantir o emprego de porteiro é necessário ter disponibilidade de horário. O cargo de auxiliar de estoque requer conhecimento em informática. Já o de motorista de entrega exige CNH C, D ou E, disponibilidade de horário e viagens, sendo que as vagas são para os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vila Velha. A seleção para repositor é para atuar em www.psicoespaco.com.br

indústria de bebidas e a vaga é também para Cachoeiro. Ambas as oportunidades exigem Ensino Médio completo. Já para se candidatar à vaga de auxiliar de produção é preciso ter apenas o Ensino Fundamental completo. Os interessados podem cadastrar-se preferencialmente no site www.psicoespaco.com. br, na vaga correspondente, ou entregar o currículo no endereço Rua Capitão Domingos Corrêa da Rocha, 80, Ed. Master Place, sala 405, Santa Luíza, Vitória-ES.


Ricardo Pereira vai ser papai

R J C O L U N A

Depois de encerrar sua participação na novela Insensato Coração, Ricardo Pereira está se preparando para mais uma mudança na vida, mas não no ramo profissional e sim na vida pessoal. Segundo a revista Caras Portugal, Ricardo Pereira e a mulher Francisca Pinto, que estão casados há 10 meses, anunciaram à publicação que estão esperando um filho. “Estamos a concretizar um sonho”, disse o ator.

colunajr@folhaes.com.br

Eu fico sozinho na boa". Fábio Jr., cantor, falando sobre seus casamentos no programa da "Hebe".

Two and a Half Men

Jon Cryer conta que não poderia estar mais feliz com a entrada de Ashton Kutcher no elenco de Two and a Half Men. O seriado da Warner Channel estava a ponto de ser

cancelado, mas agora com o marido de Demi Moore na jogada, o programa está tomando diferentes rumos, o que deixa o intérprete de Alan Harper muito entusiasmado.

COADJUVANTE >> Logo que chegou ao Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na fria e chuvosa noite de terça-feira (17), Cauã Reymond disse que não se sentia bem e estava febril. "Estou morrendo de frio, gripado, com febre, entupido... Mas tenho que trabalhar. Deve ser o inferno astral comum a quem está prestes a fazer aniversário", brincou.

Piratas do Caribe 4

Paula Fernandes participa de show de Michael Bolton

Geoffrey Rush revelou que Johnny Depp estava tão determinado a ter um clima descontraído no set de filmagens

de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas que pediu para que os ensaios fossem feitos em um bar.

País de Gales

Um homem não identificado foi flagrado tentando embarcar em um trem com um pônei. Ele pretendia fazer uma viagem entre Wrexham e Holyhead, no País de Gales, no último sábado (14). As imagens mostram o homem comprando a passagem e usando um elevador para chegar à plataforma do trem. No entanto ele acabou impedido de embarcar. O homem saiu da estação a pé e não foi informado como ele continuou a viagem de quase 160 km.

» FLAGRADO

» RECORDE

Bisão se esfregando

35 h em topo de torre

Um bisão foi flagrado no último domingo (15) se esfregando em um hidrante no Parque Nacional de Yellowstone, no estado do Wyoming (EUA). Yellowstone é o único lugar dos Estados Unidos onde o animal vive desde os tempos pré-históricos. A população de bisões em Yellowstone flutua entre 2.300 e 4.500 animais.

O ilusionista e artista israelense Hezi Dean pretende permanecer por 35 horas no topo de uma torre em uma praça em Tel Aviv, em Israel, na tentativa de entrar para o Guinness, livro dos recordes. Dean iniciou a tentativa nesta quarta-feira (18) após ser elevado a 27 metros de altura. Ele quer superar o recorde de resistência do ilusionista americano David Blaine. Dean pretende ficar lá, sem comida, até quinta-feira à noite, totalizando 35 horas.

Casamento

Sete anos após posar, pela última vez, em um ensaio nu, a modelo Solange Gomes confessa que hoje sua cabeça mudou e não aceitaria fácil outro trabalho do tipo. Se antigamente a vaidade falava mais alto, hoje, aos 37 anos e mãe de uma menina de 11 anos, a ex-assistente de palco do Gugu revela que o cachê teria que valer muito a pena. “Propostas oficiais não tenho, mas sempre tem as especulações. O público pede muito. Recebo vários pedidos de um novo ensaio pelo Twitter. Tem sete anos que não faço um ensaio nu. Nesse tempo a minha cabeça mudou. Antigamente eu tirava a roupa porque ia me dar uma mídia legal, era bom pro ego. Você passava a ser um objeto de desejo nacional”, diz a modelo

CERVEJA DEVASSA

A norte-americana Megan Biersach, de 23 anos, quase perdeu seu casamento ao ser presa na última terça-feira (10) no aeroporto de Minneapolis, no estado de Minnesota (EUA), após beber demais em um bar do aeroporto, segundo a emissora de TV "Fox". De acordo com a polícia, Megan estava aguar-

dando para pegar um voo para Salt Lake City, onde iria se casar na sexta (13). Ela ficou furiosa quando os policiais não a deixaram embarcar porque estava alcoolizada e chorando. Ao ser detida, a jovem chutou um agente e cuspiu no rosto de outro. Além disso, ela mordeu um dos policiais no braço.

'super-herói'

Com um escudo e um visual parecidos com o do Capitão América, Menganno vem patrulhando de moto as ruas da parte leste da cidade há um ano e dando conselhos de cidadania. Ele tem 41 anos, não revela sua identidade e tem até site oficial e comunidade no Facebook.

kit para gatos Com a plateia do Via Funchal, em São Paulo, lotada, o cantor Michael Bolton - famoso por ter feito uma participação na trilha sonora da novela O Clone, de Glória Perez, em 2001 - comandou um belíssimo show na noite de terça-feira (17). Apesar do frio e da garoa fina que tomou conta da capital, dentro da casa de shows predominou o calor humano com direito a aplausos calorosos e gritinhos de linda. O motivo? A chegada de Paula Fernandes, que fez uma participação especial e roubou a cena com um figurino sensualíssimo.

Sandy surpreendeu a todos no Brasil ao realizar propaganda da cerveja Devassa no último Carnaval, já que ela sempre teve a imagem de uma mulher mais “santinha”. Passados alguns meses, em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, Sandy disse que não toma cerveja e citou Xuxa, Luciano Huck e Angélica como comparativo: "Ou todo mundo acha que a Xuxa usa Monange e que o Luciano Huck e a Angélica usam Niely Gold?”, disse.

A treinadora de animais Dawn Barkan ensina Charlie, de 4 anos, a usar o toilete, nesta segunda-feira (16), em Green Township, no estado americano de Nova Jersey. Ele é um dos gatos que fez o papel de Mr. Jinx nos filmes 'Entrando numa fria', 'Entrando numa fria maior ainda' e 'Entrando numa fria maior ainda com a família'. a


regional Cachoeiro-ES premia a nota qualidade do café conilon A 14

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

A prefeitura lança amanhã o 2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café, em evento na quadra de Jacu

Tome

PESQUISA

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Refim reforça cofres de Cachoeiro

prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES lança amanhã o 2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café, em evento que será realizado, 13h30, na quadra de esportes de Jacu. O concurso é uma ação da prefeitura, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), com o objetivo de incentivar a melhoria contínua da qualidade do café produzido no município, bem como a sustentabilidade das propriedades especializadas no seu cultivo. A primeira edição ocorreu em 2010 e contou com a participação de 29 cafeicultores. Mas neste ano a prefeitura espera receber mais inscrições. “No ano passado, muitos produtores deixaram de se inscrever porque acabaram ficando inseguros. Agora, eles viram que a iniciativa deu certo e, por isso mesmo, acho que o número de interessados vai aumentar”, disse o coordenador do Incaper no município. A principal novidade da segunda edição é a criação de

O município de Cachoeiro de Itapemirim está comemorando os resultados do Programa de Recuperação Fiscal Municipal (Refim III), que terminou no dia 31 de março. Graças a ele, a prefeitura espera arrecadar mais de R$ 8 milhões em impostos atrasados. O Refim III vigorou de novembro de 2010 até março de 2011 e teve como objetivo incentivar os contribuintes que estavam em dívida ativa a quitar seus débitos com a prefeitura.

A NOVIDADE da segunda edição é a criação de uma nova categoria: a de café arábica uma nova categoria: a de café arábica, que vai oferecer R$ 10 mil em prêmios. Além disso, também será realizada a disputa do conilon, que vai garantir R$ 12,5 mil para os cinco melhores grãos.

Itapemirim-ES reforma Ginásio Municipal A prefeitura de Itapemirim-ES concluiu a reforma do Ginásio Municipal “Waldir Alves” com recursos próprios e com mão-de-obra composta por servidores efetivos. Além das melhorias na infraestrutura do local, uma pintura inovadora substituiu

Dia de campo Além do lançamento da segunda edição do concurso, a sexta-feira será marcada por um dia de campo. A programação, que será realizada, também, a partir das 13h30 na OPINE VOCÊ TAMBÉM

o antigo visual. Foram investidos aproximadamente R$8.000 entre tintas, alambrados e reparos na parte elétrica. “A intenção da administração municipal é incentivar a produtividade do servidor efetivo. Hoje o nosso Ginásio, que

quadra de esportes de Jacu inclui três palestras: “Métodos de secagem do café”, “Experiência na produção de cereja descascado em grupo” e “Mercados para o conilon cereja descascado”. WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

sedia importantes competições como a Etapa Regional Sul das Olimpíadas Escolares Estaduais, além de ser um exemplo na estrutura, conta com uma manutenção brilhante,” destacou o secretário de Obras, Rodrigo Dadda Lugão.

Sejus imuniza presidiários A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Diretoria de Saúde do Sistema Penal, está realizando uma grande campanha de imunização em cinco unidades prisionais do Estado. Toda a população carcerária será vacinada nas unidades onde a campanha está ocorrendo. Até o momento, a vacinação foi realizada no Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), na Penitenciária de Segurança Média I, e na Penitenciária Regional de Linhares. O evento conta com a parceria das Secretarias de Saúde dos municípios de Aracruz, Viana e Linhares, além do Instituto Brasileiro Santa Catarina.


polícia

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

Os acusados foram ouvidos e até a tarde de ontem o grau de culpa dos detidos ainda não havia sido divulgado

Artesão tem a garganta cortada em Mimoso-ES por Ronaldo Índio Brasil

O

15

a r t e s ã o José Batista Adriano, 48, foi assassinado e o corpo foi encontrado caído às margens da BR 101, na divisa do ES com RJ. O crime aconteceu próximo ao município de Mimoso do Sul-ES e ele, que era andarilho, foi encontrado pela Policia Rodoviária Federal ainda com vida e levado para o hospital de Mimoso, onde chegou morto José foi vítima de esgorjamento (corte na garganta) e segundo informações de familiares, ele trabalhava como artesão em várias cidades, mas era morador de Itaoca Pedra. Ainda conforme a família, ele tinha o costume de ficar meses desaparecido. O corpo de um homem parecido com ele apare-

ceu em um SML de Vitória em 2008 e foi reconhecido por pessoas ligadas a família que confirmou ser o corpo de José, mas tempos depois ele apareceu sem saber o que havia acontecido. A história foi esclarecida e ele voltou novamente para sua rotina de andarilho fazendo artesanato pelo Brasil até a data em que foi assassinado três pessoas que foram presas em flagrantes e encaminhadas para a delegacia de Mimoso do sul. Os acusados foram ouvidos e até a tarde de ontem o grau de culpa dos detidos ainda não havia sido divulgado. A motivação do crime e o tipo de arma utilizada ainda não foram informados pela Polícia Civil. O corpo do artesão foi encaminhado para Serviço Médico Legal de Cachoeiro e liberado para sepultamento.

polícia

mais

PESQUISA

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Militar é atropelado em Cachoeiro

O policial militar Alex Sandro Soares de Souza, 36, residente em Marataízes, foi atropelado na manhã de ontem ao atravessar uma das avenidas no centro de Cachoeiro. O policial foi atingido por um veículo Ford Fokus, placa MQY 6295. A condutora que não teve o nome divulgado permaneceu no local para registrar a ocorrência e devido ao impacto, o policial ficou caído ao chão. Alex foi encaminhado para a Santa Casa pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, onde recebeu atendimento de urgência e permanece em observação.

Casal de idosos fica refém de assaltantes

JOSÉ Batista Adriano, teve o corpo foi encontrado às margens da BR-101

Açougueiro é atropelado no centro de Cachoeiro Elielton Risse Lovato, 23, foi atropelado, na noite da última terça-feira, na Rua Vinte e Cinco de Marco próximo a Casa do Estudante e ficou gravemente ferido. De acordo com a PM, o condutor do veiculo Daniel Carvalho Cardoso, 28, anos, não apresentou a Carteira de Habilitação e a documen-

Av. Pinheiro Junior, n°171, Independência

OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

tação do veículo está vencida desde fevereiro. A vítima foi socorrida e levada para a Santa Casa com várias fraturas, e devido aos ferimentos foi internado para a Unidade de Tratamento Intensivo. O condutor do veículo foi encaminhado para o DPJ local para prestar esclarecimentos.

Dois homens em uma moto, e armados de revolver, renderam um casal de idosos na manhã da última terça-feira. O crime aconteceu em um sitio localizado em Aracui, distrito de Castelo. Os assaltantes ameaçaram as vitimas e logo em seguida as trancaram dentro de um dos banheiros da casa. O casal com idades de 63 e 58 anos passaram por maus momentos diante das ameaças e os assaltantes começaram a procurar por dinheiro nos cômodos da residência onde localizaram a quantia de R$ 3.000. O crime aconteceu na manhã de terça-feira, mas somente ontem o caso foi divulgado e a PM realizou buscas, porem os autores não foram localizados.

Armas de caça são apreendidas em Venda Nova

Policiais Militares de Venda Nova do Imigrante-ES, em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, apreenderam, na residência de um casal, na zona rural do município, armas usadas para a caça de animais silvestres. A apreensão aconteceu na última terça-feira, na localidade de Alto Caxixe. No imóvel, os policiais encontraram três armas, sendo duas espingardas e um rifle de pressão. Também foram apreendidas 60 munições calibre 22, um silenciador para espingarda, pólvora, espoleta e material para recarga, além de diversos materiais utilizados para caça ilegal de animais silvestres. Na cozinha, dentro do freezer, foram encontrados um tatu, uma paca e cortes de carne de veado. O casal foi detido e encaminhado para a Delegacia de Venda Nova do Imigrante.


16

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 19 de Maio de 2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

História

Ginástica

Dança - Estão abertas as inscrições para o Festival Espírito Santo de Dança. O evento será realizado entre os dias 07 e 10 de julho, no Teatro do Sesi e no Theatro Carlos Gomes, ambos em Vitória. Coreógrafos e companhias de dança podem participar da seleção. Serão credenciadas um total de nove coreografias - com tempo total de no máximo 15 minutos e de no mínimo 5 minutos - e três espetáculos de dança com tempo total de no máximo 35 minutos.

Festival II

Dança – O evento, tradicional na arte do balé e que atrai competidores de várias partes do país, terá as modalidades de dança contemporânea, dança afro, dança-teatro, dança urbana, jazz, neo-clássico, dança moderna, dança de salão, sapateado e dança flamenca.

Ambiente

Educação - Cerca de 90 estudantes das Escolas Nestor Gomes, CETEC, Escola Família Agrícola e Facastelo realizaram a soltura de 15.000 alevinos no Rio Castelo. Biólogos orientaram os alunos sobre a importância de repovoar o rio com espécies de peixes nativos. Eles ficaram sabendo, por exemplo, que dos 15.000 alevinos que estavam depositando no rio, apenas 10 a 20% sobreviveriam, ou seja, entre 1.500 e 3.000 peixes. O repovoamento do Rio Castelo, que já recebeu até 80 mil alevinos de uma só vez, e o replantio com espécies nativas são realizados pelo menos cinco vezes ao ano.

Cultura - A comunidade de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, comemora seu novo espaço para leitura e estudos. É a biblioteca comunitária da localidade, fruto de parceria entre a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e a Associação de Folclore do município. A biblioteca começou a funcionar com um acervo de 450 livros. São volumes de literatura, inclusive infantil, além de enciclopédias e obras didáticas. No espaço, que vai funcionar no centro comunitário da localidade, os moradores vão poder fazer empréstimos de livros e a Secretaria Municipal de Cultura estuda a possibilidade de promover atividades regulares, como oficinas e contação de histórias.

40 Graus

+ Caminhadas na Natureza - Circuito da Estrada da Ema, em Burarama + Dia 5 de junho,com saída às 7h da Praça José Gava, naquele distrito e a trilha a ser percorrida em meio a muito verde + Falando em Burarama, o distrito será local de filmagem sobre o integralismo no ES + O filme começa a ser rodado em julho do ano que vem com Roberto Farias na direção + Fãs aguardando a presença de Luan Santana em Cachoeiro para curtir os sucessos da nova sensação pop + Robson Castro é presença garantida nos grandes eventos do sul do estado + Mostra “Magulejo” continua na Sala Levino Fanzeres, no Bernardino Monteiro + Elô Pereira e Luciano foram uma dupla com repertório agradável e indispensável para as noites + Aroldo Sampaio percorrendo a mídia para divulgar seu novo trabalho instrumental + É o CD “ Velho Vício de Sonhar” tem oito faixas de puro rock ao estilo anos 70. + Castelo-ES já se prepara para mais uma tradicional festa de Corpus Christi, em junho + Trio Voz de Ouro dando expediente no bailão do Mazinho, com muito forro e música romântica

Olimpíadas

Cultura - As Olimpíadas escolares 2011 (Região VI) prosseguem em Conceição do Castelo até amanhã, nas modalidades voleibol, futsal e handebol. Os jogos estão acontecendo no Ginásio de Esporte da EEEFM Aldy Soares Merçon Vargas e no Ginásio Municipal de Esporte, com a participação das cidades Afonso Cláudio, Brejetuba, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.

Beato MARCELA E SOLANGE CAETANO secretárias do sitesci, ao lado da amiga ALINE (branco), marcaram prescença na festa dos trabalhadores da saúde

Talento

Música - Helder Chaves, cantor e compositor munizfreirense, grava CD gospel no Rio de Janeiro e em breve estará lançando em todo Brasil. O disco independente que tem por título ‘Estou de volta ’, resume a mensagem de fé e testemunho que Helder Chaves deseja transmitir a todos. Contém 11 músicas inéditas e são de autoria do próprio cantor exceto a música ‘Entrega’, que é de Emerson Marinho.

Lazer - Em 2011 a festa do beato José de Anchieta comemora os 414 anos da morte do religioso , que dá nome à cidade. De acordo com a Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Anchieta, os principais shows serão da banda Asa de Águia, da dupla sertaneja Guilherme & Santiago e da banda católico Rosa de Saron. Atividades religiosas e esportivas farão parte de uma das mais tradicionais festas do litoral do sul do Estado

Quinta 19/05/2011  

edição n 41025

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you