Page 1

R$1,00

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES

SÓ JESUS CRISTO SALVA ! TERÇA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO 2010 Nº40959

WWW.FOLHAES.COM.BR

CEI DAS TENDAS

contato@folhaes.com.br Fundado em 01 de Março de 1997, Cachoeiro de Itapemirim

O PREFEITO SABIA O PREFEITO SABIA O PREFEITO SABIA O PREFEITO SABIA O PREFEITO SABIA O PREFEITO SABIA


02

Folha do E. Santo Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opinião

odnahlofseD

Editorial editorial@folhaes.com.br

Enem: agora a coisa vai As trapalhadas do Ministério da Educação na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio podem ter um final mais ou menos feliz no dia quinze de dezembro. Essa é a data escolhida pelo MEC para a reaplicação das provas ao pretendentes a uma vaga no ensino superior e que se aproveitam das notas do Enem. Os vazamentos de gabaritos, no ano passado, e as confusões de erros grosseiros em cadernos de provas neste ano foram a gota d’água para a convocação do ministro Fernando Haddad pelo Congresso. Ontem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado às 13h

do dia 15 de dezembro de 2010 e serão reaplicadas apenas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Segundo o texto, somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Até o momento, o convênio Cespe-Cesgranrio identificou 2.817 estudantes que se en-quadram nessa condição. Isto posto, agora torcer para que o estoque de erros do MEC esteja esgotado e não coloque em situação de extrema ansiedade os alunos do próximo provão. Afinal, ninguém merece passar por momentos de angústia e incerteza depois de tanto estudo para realizar o sonho de cursar uma universidade.

Folha Bíblica

Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

“Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”. Salmo 16:11

O Silêncio Já ouvimos dizer que: “A palavra é de prata e o silêncio é de ouro” A Bíblia fala que a mansidão e a tranquilidade são de grande valor diante de Deus! (I Pe 3:4) Também fala de uma mensagem prática no Salmo 37:5 - “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará”. A palavra “caminho” no hebraico significa “o modo de agir no curso da vida”. Portanto, se quisermos andar na vontade do Senhor, temos que continuamente entregar-lhe o nosso modo de agir. Como fazer essa entrega? A resposta está no verso 7 - “Descansa no Senhor, e espera nele”. Descansar em Hebraico significa “estar

mudo” o que significa “fazer-se a si mesmo tranquilo, calmo, guardar silêncio”. Portanto, para ouvirmos a voz do Senhor precisamos nos afastar do borborinho deste mundo, buscando um lugar calmo, em que haja a quietude. O Pastor Dietrich Bonhoeffer disse: “O silêncio não é senão aguardar a Palavra de Deus e regressar dela com uma bênção. O silêncio perante a Palavra exercerá a sua influência sobre o dia inteiro”. Deus tem muitas coisas boas para nos dar, pena que não temos tempo de parar para dar atenção a Ele e ouvi-lo. Com fé “Lance o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado”. (Salmo 55:22). Deus nos abençoe!

Operação Espanta Bandidos PEDRO COSTA CARDOSO - BEL. DIREITO pedro.costacardoso@gmail.com De início uma constatação: como está a bandidagem no Rio de Janeiro, só é possível realizar uma Copa do Mundo de futebol e uma Olimpíada se os bandidos consentirem. É fato. Já as autoridades repetem a cantilena de empáfia ao afirmar de que agora vai! Quantas vezes e por quantos governadores essa frase já foi repetida e ninguém reproduz, nem na mídia. E a guerra está decretada, com algumas medidas diferenciadas nesse enfrentamento no Rio de Janeiro. Embora com muitos erros e algumas ações de puro faz-de-conta. Começa pela citação de especialistas e de autoridades de que o morro da Vila Cruzeiro é um dos preferidos do tráfico, seu QG, para firmar suas atividades. Ora, se é o preferido, seria elementar que as Unidades de Polícia Pacificadora deveriam ter começado por lá. Se visam mesmo a pacificação, devese começar pelos locais mais complexos, até para facilitar a instalações em locais mais fáceis. Já que a nossa imprensa condescendente não pergunta, fica a pergunta ao secretário de Segurança e ao governador do Rio de Janeiro por que não começaram e nem sequer ainda tem a UPP naquele morro. Pergunta para apontar erro de estratégia ou conivência também desse governo, já que está lá há 4 anos e, não fosse reeleito, teria deixado a insegurança pior do que estava quando assumiu. Mas é alentador que as autoridades colocaram as Forças Armadas nessa guerra. O argumento diversionista de que elas não são preparadas para ações urbanas foi colocado de lado. Que, de fato, podem até não estar, mas não se pode saber se estariam para ações externas, já que estas simplesmente nunca existiram; nem sequer numa ameaça. Ainda que acertada, não é razoável só agora descobrirem que os “caveirões” da Marinha traspassam pregos que sempre impediram a su-

bida da Polícia Militar. Em razão do rabecão da Marinha surgiu a imagem de uma nuvem de bandidos fortemente armados em disparada. Neste ponto a ingenuidade do cidadão comum leva à indagação por que não havia helicópteros blindados, com homens armados, em sentido inverso, para forçar a rendição. Ou...No dia seguinte, a imprensa noticiava que em dez minutos uma nova operação militar começaria na vazia Vila Cruzeiro. E, de novo, não se entende se as autoridades queriam mesmo enfrentar esse problema ou repetir mais uma encenação que já vem há décadas. Os bandidos teriam fugido para outras favelas do Morro do Alemão. De novo, a palavra volta ao secretário de Segurança e ao governador do Rio de Janeiro: por que iam para a Vila Cruzeiro e não para o Morro do Alemão? A crítica do secretário às imagens das Redes Globo e Record de Televisão responde a uma pessoa menos ingênua. A cobertura ufanista da imprensa nacional com a presença das Forças Armadas deveria vir acompanhada, ao menos, de citação às repetidas vezes que essas Forças já estiveram no Rio de Janeiro com a violência trazendo o resultado que se constata. Quanto ao “tudo” que o presidente da República prometeu de apoio, seria salutar ressaltar que esse tudo de agora não passou do nada nos oito anos deste governo, que só tem mais um mês de mandato. Aí caberia se questionar se tivesse sido feito um pouco a cada ano, se esse caos poderia ter sido evitado ou amenizado. O enaltecimento do apoio da população causa estranheza por vir do próprio Estado e da imprensa. É só fazer o que deve e como deve ser feito, que nunca faltará apoio. O apoio óbvio à bandidagem era única condição de sobrevivência, e não deveria causar surpresa a quem nunca se fez presente.

Sim, Senhor! Eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus, aquele que havia de vir ao mundo // Ibama apreendendo animais no sul do ES \\ A operação aconteceu nas cidades de Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, Iúna e Ibitirama / Forças de segurança ganharam a primeira batalha // Mas a guerra continua // Fronteiras do Espírito Santo com o Rio de Janeiro vigiadas vinte e quatro horas por dia // Bandidos cercados // Face das drogas: mãe acorrenta filho em Alegre // Ele, usuário de crack, não conseguia fugir do vício // Projeto Folha nos bairros dando o que falar // Mostrando o que acontece na periferia e muitos cachoeirenses não conhecem // O descaso dos órgãos públicos é enorme // O leitor pode conferir também no site WWW. folhaes.com.br // Hoje é dia de sessão na Câmara de Cachoeiro // Dezembro vem o recesso // Em 1º de janeiro Julio Ferrari (PV) assume a presidência // Fica no biênio 20112012 // Ano de eleições // Depois que o secretário de Esportes assumiu a direção do campeonato municipal tudo correu as mil maravilhas no final de semana // Governador Paulo Hartung vem a Cachoeiro amanhã // às 15h ele assina convênio no Hospital Evangélico // Cachoeiro Futebol Clube fará uma rifa de um automóvel e uma TV plana // Tudo para acertar as contas que estão no vermelho // Tem treinador que gosta de ficar debaixo do pé de jamelão com garotos // Fazendo o que? // Onde está o transformador de energia do clube? // Agora é o tempo em que Deus concede a sua ajuda e o dia em que se pode alcançar a salvação // Interino Desfolhando mais uma edição da Folha // Até a próxima.


Folha do E. Santo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Ministros poderão nomear 7 mil

Se existisse uma cidade chamada Cargolândia, habitada por ocupantes de cargos de livre nomeação à disposição do governo Dilma Rousseff, ela teria cerca de 7 mil moradores, população superior à de 1.967 municípios brasileiros.Durante a campanha presidencial, o tucano José Serra atacou em diversos momentos o loteamento político da administração federal - em debate com a adversária Dilma, citou o número de 21 mil cargos, "a maior parte voltada a partido, a companheiro"

José Alencar, pelo menos mais 10 dias O vice-presidente José Alencar está respondendo bem no pós-operatório da cirurgia à qual foi submetido no último sábado no Hospital SírioLibanês, em São Paulo, para correção de uma obstrução intestinal e enterorragia (hemorragia intestinal) decorrentes de nódulos tumorais. Segundo a equipe médica, Alencar deve continuar internado por pelo menos mais uma semana.

O judiciário X liberdade O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, declarou nesta sexta-feira, 26, que o Poder Judiciário é, hoje, a maior ameaça à liberdade de imprensa em nosso País. O ministro participou na tarde desta sexta do Seminário Cultura de Liberdade de Imprensa, promovido pela TV Cultura. Também participaram do evento o ministro Franklin Martins e o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

-

Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010

Cobertura triunfalista ou comunitária? Ambas

A

mídia deve ser questionada? Sim. Deve ser criticada? Sim. Quando? Sempre. Mas nem sempre as críticas à mídia e os críticos da mídia estão livres de preconceitos, lugares-comuns, distorções. Ou simples mau humor. Na operação policialmilitar em curso no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, chamam a atenção dois textos sobre o desempenho dos meios de comunicação que vale a pena examinar como prova da imperiosa necessidade de manter ligado, de ponta a ponta, o processo crítico. O desabafo de Luiz

EM FOCO

Eduardo Soares, postado em seu blog na quinta-feira (25/11), merece a precedência não apenas porque foi o primeiro a tentar um exame em profundidade da cobertura da liberação da Vila Cruzeiro, mas porque o currículo profissional, a figura e a autoridade moral do autor colocam-no num patamar que poucos têm condição de igualar. Mas trata-se de um desabafo irritado, visivelmente magoado. Não devem lhe faltar razões, mas

ao referir-se ao "pastiche midiático" e usar como gancho a edição do Jornal Nacional daquela noite, Soares generaliza, simplifica, desfoca e passa ao largo do esforço de uma legião de profissionais da imprensa – tanto na linha de frente como na retaguarda – enfiados numa guerra para a qual talvez não estivessem tecnicamente preparados mas que, como cidadãos, mantiveram-se afinados e entrosados com a sociedade à qual devem servir.

"Mas trata-se de um desabafo irritado, visivelmente magoado. Não devem lhe faltar razões, mas ao referir-se ao "pastiche midiático" e usar como gancho a edição do Jornal Nacional daquela noite"

03

PT discute cargos e impacto

O PT retomou na manhã deste sábado, 27, em Guarulhos (SP), a portas fechadas, o seminário "O partido que muda o Brasil", para discutir a perspectiva política e eleitoral para 2012, mas tendo como pano de fundo a corrida para a ocupação de cargos em ministérios, autarquias e secretarias no governo Dilma Rousseff. "Tem um problema de física: dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo", disse o deputado Nelson Pelegrino (PT-BA).

Haddad continua na educação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve mesmo continuar à frente da pasta. A permanência dele na Educação foi pedida de maneira explícita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro é filiado ao PT e assumiu a pasta em julho de 2005, no lugar de Tarso Genro. Para prestigiar Haddad, Lula programou para a próxima segunda-feira uma solenidade que vai apresentar um balanço da gestão da Educação nos últimos anos. 

Produtores rurais seguram cartazes com símbolos de diferentes moedas do mundo durante manifestação pedindo para que líderes mundiais cumpram a promessa de criar um fundo para o clima, em Phnom Penh, no Camboja

Controle da Internet

Um dos suspeitos pela decapitação das adolescentes Janaína Cristina Conceição, 16, e Gabriela Alves Nunes, 13, no bairro do Iapi, em Salvador (BA), foi preso na tarde deste domingo (28)

O deputado federal e ex-ministro das Comunicações, Miro Teixeira, se disse preocupado com o que chamou de tentativas de controlar a internet. “Precisamos discutir internet. Parece que estão querendo controlar a internet. As autoridades não querem ser fiscalizadas e a internet aumenta o controle sobre eles”, afirmou. “A internet é anárquica e estão querendo controlar a internet”, acrescentou.

"Tem um problema de física: dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo", disse o deputado Nelson Pelegrino (PT-BA), sobre a disputa de cargos no governo.


04

Folha do E. Santo Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Newton Braga Dívida ativa

Canteiro

Inoves

Mais prazo para pagar e descontos nos juros e multas que podem chegar a até 100%. Esses são os principais benefícios que a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está dando para os contribuintes que querem quitar seus débitos inscritos na Dívida Ativa municipal, desde ontem. As vantagens são resultantes do Programa de Recuperação Fiscal Municipal – Refim III. Antes, o contribuinte que procurasse a Secretaria de Fazenda para negociar só poderia dividir seus débitos em até 36 vezes.

Quem passa pela avenida Francisco Lacerda de Aguiar, em Cachoeiro de Itapemirim, já deve estar notando a diferença. Desde a última segunda-feira (22), uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está realizando uma limpeza em todo o canteiro central da via. Para deixar o local mais limpo e seguro, estão sendo feitos serviços de capina, roçagem e poda das plantas ornamentais. São aproximadamente 1000 metros, que vão desde a praça Gilberto Machado até a Viação Itapemirim.

O programa Tarifa Social, de Cachoeiro de Itapemirim, ficou entre os três finalistas do Prêmio Inoves 2010, na categoria Inclusão Social. A premiação foi anunciada na noite desta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Vitória, com a presença do governador Paulo Hartung e do prefeito Carlos Casteglione, entre outras autoridades. Conduzido em parceria entre a concessionária do saneamento, Foz do Brasil, e a agência reguladora do serviço, Agersa o Tarifa Social concede a famílias carentes gratuidade nas contas de água com consumo de até 10 m³.

NATAL SOLIDÁRIO Os dias que antecedem o Natal serão repletos de apresentações culturais, shows, atividades religiosas e solidárias em Cachoeiro de Itapemirim. Para envolver a cidade no clima natalino, a prefeitura e parceiros prepararam uma programação especial que começa no próximo dia 6 e vai até 23 de dezembro. É o Natal Solidário. Para os primeiros dias das comemorações natalinas no município, que vão se concentrar na praça Jerônimo Monteiro, no Centro, estão previstas atividades religiosas e um concurso de redação nas escolas municipais com a temática do Natal. No dia 8, será realizado o Dia D da Campanha Natal Solidário, com recolhimento de doação dos alimentos nos bairros da cidade.

SARAU

Os alunos da escola municipal Julieta Deps Tallon, no Zumbi realizaram nesta sexta-feira (26) o 1º Sarau Literário. Com muita música, dança e poesia, a comunidade escolar refletiu sobre o tema “Romantismo: conquistar, conhecer, amar...”. Segundo o professor de História que organizou o evento, Adilson Silva Santos, a intenção é despertar o interesse dos alunos para estilos de música, dança e poesia com os quais eles não costumam lidar no cotidiano. Os objetivos da escola são desenvolver a habilidade de leitura, oferecer uma carga maior de conhecimentos gerais e fazer com que os alunos reflitam sobre o amor de uma maneira diferente.

Espaço Cidadão cartas@folhaes.com.br

Não basta uma boa marca. É preciso saber utilizá-la Quando avaliamos a forma e a utilização das marcas pelas empresas, independente do segmento ou do porte, podemos notar uma verdadeira proliferação no uso indevido da imagem pelas companhias. No entanto, a marca deve ser vista como expressão de valor e, desta forma, antes de aplicá-la desordenadamente, é preciso avaliar onde, quando e porque devemos expor o principal símbolo da companhia. Na maioria dos casos, o que vemos é o uso da marca como expressão de posse, ou seja, como um registro de propriedade. As companhias aplicam a marca para reforçar que aquele material, ou equipamento, pertence a ela. Porém, o objetivo da exposição não deve ser demarcar território, mas sim contribuir para a valorização da marca e da empresa. Quando utilizada indiscriminadamente, a exposição, ao invés de criar valor, gera um resultado contrário e conduz à sua banalização. De modo geral, há alguns conceitos que devem ser claros para uma boa gestão de marca. O primeiro, e o mais importante, é não utilizar a marca como carimbo. Não podemos automatizar o uso da marca, aplicandoa em tudo que vemos pela frente. É necessário sempre questionar a ra-

zão pela qual a marca deve ser aplicada nos materiais. Casos de materiais degradáveis ou sujeitos à depreciação, por exemplo, capachos, lixeiras, guardanapos, etc. Nós queremos ver nossa marca pisada, suja, deteriorada? Quando a aplicação for por uma questão fiscal ou jurídica, o recomendável é utilizar apenas a razão social. Assim, podemos elencar alguns locais onde não devemos incluir a marca: placas de trânsito ou de segurança, sinalização de serviços, paredes de instalações industriais, caixas d'água, chaminés, etiquetas de patrimônio (como as incluídas em computadores e mobiliário, por exemplo), equipamentos diversos genéricos, que não tem relacão com a atividade da empresa, etc. Considerando o objetivo de sempre agregar valor, a marca deve ser utilizada em locais que demonstre esta valorização. De modo geral, ela deve estar no nosso peito e na nossa mente, assim, a aplicação em uniformes e capacetes é recomendada. Também devemos expor a nossa marca para aqueles que chegam à companhia, o que significa sempre incluí-la nas portarias, recepções, identificação de prédios. Marca não é registro de propriedade. Marca é expressão de valor.

Cíntia Amadio - cintia.amadio@notecomunicacao.com.br

Dia do Rio

CINEMA

"UM QUARTO EM ROMA"

É difícil entender o que aconteceu com Julio Medem. O diretor espanhol, cultuado por filmes como "Os Amantes do Círculo Polar" (1998), enveredou por caminhos confusos e não é mais o mesmo. Seu recente filme "Caótica Ana" (2007) já demonstrava falta de foco e de rumo. O mesmo acontece neste novo "Um Quarto em Roma". Centrando a narrativa em duas jovens e belas mulheres, a espanhola Alba (Elena Anaya, de "Lúcia e o Sexo") e a russa Natasha (Natasha Yaroveko), conta-se a história de uma paixão. As duas moças se encontraram na capital italiana, se olharam num bar e, mesmo que Natasha esteja de casamento marcado e nunca tenha ficado com uma mulher, ela aceita passar a noite com Alba.

Tivemos, em 24 de novembro, o Dia do Rio. Nada tão oportuno. Este é um dia que deveria ser muito mais divulgado, para lembrarmos que precisamos proteger nossos rios, ao invés de poluí-los, de envenenálos, de matá-los. Já existem muitos rios mortos por esse mundo afora, como o Cachoeira, de Joinville, por exemplo. E há urgência não só em cuidar dos rios que ainda estão vivos, mas também em limpar os rios mortos, fazêlos renascer. Porque os rios é que fornecem a água para as nossas cidades, para as nossas casas, condição sine qua non para continuarmos vivendo. Se destruirmos os rios, ficaremos sem água. E sem água potável, não há vida para nós, seres humanos. Então precisamos parar de jogar lixo nos rios, precisamos parar de jogar esgoto nos rios, tanto doméstico quanto industrial. Vemos esgotos de prédios e de indústrias desembocando nos nossos rios, vemos nossos rios virarem esgoto a céu aberto e ninguém faz nada. Nem nós, que deveríamos exigir que fossem tomadas providências, nem o poder público, que deveria coibir tais práticas.

E não é só isso que mata nossos rios. O agrotóxico usado na agricultura escorre para os rios e os contamina. A criação de animais, na agropecuária, quando não trata os rejeitos adequadamente, também contamina os rios, pois tudo acaba sempre escorrendo para um deles. Mesmo o lixo comum, que acumulamos todo dia, jogados no rio, ou no riacho, acabam colaborando para matar um pouquinho nossos mananciais de água. Porque há lixo que leva muitos anos para se decompor e eles ficam lá, envenenando a água e os peixes. Há que reflitamos sobre o nosso tratamento aos nossos rios, melhor dizendo, nosso descaso e desrespeito. Se não nos conscientizarmos urgentemente de que devemos preservar nossos rios, não teremos mais água amanhã. O tempo está correndo e temos pouco tempo. Nossos rios pedem socorro. E, paradoxalmente, eles é que são o nosso socorro. Sem eles não vivemos. Sem água não vivemos. Então eles precisam viver, precisamos de rios vivos e sua água limpa. O futuro sem água não existe.

Luiz Carlos Amorim - www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Curta Metragem

+Nesta Sexta feira confira Soul vibes club, Na The One, com Da cat e David rocha comandando a festa + Sábado tem o 1º Fest Ice Emanutiba (Alegre) na Chacara dos amigos em Anutiba Atrações: DJ DRIKO - O nº 1 das baladas da grande vitoria Carros de som, ICE A R$ 2,50, muuuuiiiiitaa-

aa gente bonita ao som do dj driko. +Embarque você também na campanha de doação de sangue e porque não de medula, é rápido e indolor, e realmente faz toda a diferença. +Coluna hoje sob responsabilidade do interino, titular atarefada, tudo ao som de Off springs e Bad Religion.

Conteúdo e impressão: Editora Leia tudo ltda - Tel: (28) 3521-8044 Distribuição: JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19 Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ES ENDEREÇO ELETRÔNICO e-mail: folhaes@folhaes.com.br / redacao@folhaes.com.br / diretoria@folhaes.com.br / comercial@folhaes.com.br Site: www.folhaes.com.br


Folha do E. Santo Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O empresário Milton Avelar fez importantes revelações à Comissão Especial de Inquérito

CEI: EMPRESÁRIO DIZ QUE PREFEITO SABIA DE TUDO

C

onsiderada a principal testemunha das fraudes de locação de tendas e prestação de serviços em eventos, o empresário Milton Avelar, dono da Play City, revelou que o prefeito Carlos Casteglione (PT) tem conhecimento dos atos ilícitos do secretário de Obras, Leandro Moreno, acusado pelo Ministério Público de prática de corrupção. A declaração foi dada, ontem, durante depoimento oficial na Comissão Especial de Inquérito que investiga os ilícitos na administração petista de Cachoeiro de Itapemirim-ES. A CEI é presidida pelo vereador Roberto Bastos (PMN) e assessorada pelo advogado Wilson Márcio Depes pediu ontem mesmo a quebra do sigilo bancário dos envolvidos. O empresário deixou claro para a Comissão que o prefeito sempre esteve a par dos preços superfaturados e dos pagamentos dos serviços com a assinatura dele. A revelação de Milton Avelar aumenta a suspeita da relação de co-autoria com o secretário de Obras porque mesmo sob a recomendação do MP para afastar seu assessor ele se nega a fazê-lo. Em recente reunião com a Executiva do PT para esclarecer os motivos da não exoneração, o prefeito ainda saiu em defesa do acusado. Nos corredores da prefeitura, o secretário Leandro Moreno tem

Os membros da Comissão analisam os documentos apresentados no depoimento

dito que o prefeito não tem coragem de exonerá-lo porque todas as suas ações são autorizadas por ele. Logo especulase que uma possível exoneração do acusado implicaria na

revelação do envolvimento do prefeito Carlos Casteglione como adiantou o empresário. A quebra do sigilo bancário pela CEI objetiva envolvidos diretos e indiretos, mas

para efeito de publicidade os nomes serão ocultados ficando a conhecimento apenas da justiça. Amanhã mais detalhes do depoimento do empresário sobre as licitações e serviços.

O Ministério Público o Espírito Santo (MPES) pediu o afastamento cautelar, a quebra de sigilo bancário e o bloqueio de bens do secretário de Obras de Cachoeiro de Itapemirim, Leandro Moreno Ramos, e do servidor do Departamento de Licitação, Odair da Silva

Ferreira. Para o MPES houve fraude nas licitações, realizada por meio das empresas locadoras de materiais para eventos no município. São elas: Colli Som Nova LTDA ME, HV Oliveira Produções e Eventos ME e RV Cerimoniais e Promoção de Eventos

LTDA. Agora com o depoimento do empresário Milton Avelar, dono da Play City, o prefeito Carlos Casteglione (PT) teve seu nome incluído no rol dos acusados de participação nas fraudes e superfaturamento na prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

OS ENVOLVIDOS

Leia mais!

LER É UM ÓTIMO EXERCÍCIO Visite uma banca de revistas

mais

política

05

política


06

Folha do E. Santo Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010

www.romariovargas.com.br romario@romariovargas.com.br

Artigo Romário Vargas, Consultor

Natal, um bom momento para conquistar novos clientes A razão da sobrevivência e ma-

mação de que esse ano a popula-

nutenção de qualquer empresa, em

ção está consumindo mais do que

um mercado cada vez mais compe-

nos anos anteriores.

titivo, é a sua Majestade: o Cliente.

03. A maioria das empre-

Infelizmente, a maioria das empre-

sas, principalmente as do vare-

sas e dos profissionais que as com-

jo, não treina suas equipes para

põem, não se deu conta disso. Por

vender mais e atender melhor

isso, a maioria se nivela por baixo

seus Clientes e, o que é pior, nes-

quando o assunto é excelência no

se período contratam pessoas to-

atendimento e o consequente cres-

talmente inexperientes.

cimento das empresas.

geral

A ajuda chega em boa hora para a entidade de apoio

SOLIDARIEDADE DA REGIÃO SERRANA SUL

Por esses e outros motivos,

O final do ano está próximo,

as empresas perdem a oportu-

os estoques são reforçados, a corri-

nidade de ouro na conquista de

da para contratação de funcionários

novos Clientes. Em que pese o

temporários é frenética, a final o

grande movimento, é possível

Natal está chegando e promete ser

sim dar um diferencial no aten-

melhor ano para o comércio, prin-

dimento.

cipalmente para os varejistas, até

Nós do Instituto Brasileiro de

porque deverá ser pago somente

Gestores e Líderes, programa-

em décimo terceiro salário R$ 1.4

mos para novembro e início de

bilhão de reais, e grande parte des-

dezembro, três cursos de Exce-

se dinheiro será gasto nas compras

lência no Aendimento ao Clien-

de Natal.

te e Técnicas de Vendas para

Além dos Clientes conquista-

Vila Velha, Guarapari e Cacho-

dos ao longo do tempo, surgem,

eiro, onde os funcionários atu-

nessa época, inúmeros Clientes no-

ais, e principalmente os tempo-

vos. É nesse momento que as em-

rários, terão a oportunidade, com

presas precisam estar preparadas

um investimento bem em con-

para atender com excelência e con-

ta, de aprender todas as técnicas

quistá-los para o ano todo. É Nesse

de vendas e atendimento, des-

momento que a maioria das empre-

de a abordagem, a sondagem, a

sas peca por inúmeros motivos, dos

abertura da venda, contornar ob-

quais elencamos os principais:

jeções, venda do item principal e

01. Não preparam seus esto-

dos itens adicionais, confirma-

ques adequadamente, por não ava-

ções e convites, conhecer o "seu

liar a economia, a disposição e a

sujeito", como atender até cinco

motivação que leva os Clientes a

Clientes ao mesmo tempo, sem

comprarem mais. Esse ano há vá-

perder uma só venda e, ainda,

rios motivos para ser o melhor Na-

encantá-los e conquistá-los para

tal de todos os tempos, pois a eco-

os próximos anos.

nomia está aquecida e as classes

Experimente mudar a manei-

menos favorecidas, as chamadas

ra de encarar mais um final de

"c e d" estão com poder de compra

ano e um Natal promissor para

elevado.

as vendas. Feliz Natal e ótimas

02. Falta de percepção e infor-

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

vendas.

A primeira dama de Venda Nova do Imigrante, Nelma Seschim Perim( ao centro), Amélia Batista - Projetos Especiais HECI; Marlene Ribeiro Seraphim (Casa de Apoio).

M

embros do Centro de Convivência do Idoso de Venda Nova do Imigrante arrecadaram dezenas de produtos de higiene e alimentos e um valor em dinheiro para a Casa de Abrigo do Coração do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. A entrega foi feita, na última quinta-feira, durante um lanche de confraternização em homenagem ao excelente atendimento prestado na Casa do Abrigo pela dona Marlene Ribeiro Seraphim, responsável pela administração da casa. A idéia da doação surgiu depois que um dos familiares de dona - decasa, Luzia Fardim Vitorazzi, moradora de Venda Nova do Imigrante, foi acolhido na casa. Ela que freqüenta o Centro de Convivência contou aos participantes a idéia da doação ganhando a adessão de todos na ação. A Casa de Abrigo funciona anexa ao

Hospital e recebe doações da maioria das famílias que tem parente atendido no local. A Casa recebe familiares de pacientes em tratamento na área de Cardiologia e que residem em outros municipios. No local eles recebem alimentação, hospedagem e toda a infraestrutura necessária que necessitam. Por mês, segundo dados da Casa, passam pelo local cerca de 400 pessoas. Apesar de passarem pela casa, num momento difícil e de recuperação dos parentes, a maioria das pessoas elogia e diz encontrar no local o carinho necessário para ajudar de maneira ainda mais rápida a convalescença do paciente. Quem quiser fazer qualquer doação a Casa de Apoio, basta entrar em contato pelo telefone: 283526-6175. O Hospital Evangélcio é referência no Estado na área de Cardiologia com cirurgia infantil e adulta e recebe pacientes de todo o Espirito Santo e demais estados brasileiros.


Folha do E. Santo Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

VITRINE essa

todo

mundo

07

Consultoria em Gestão Empresarial Planejamento Fiscal e Tributário Praça São João, n.º 05 - Em frente à Telemar

28 3521-9991

Advocacia Civil, Trabalhista e Tributária Contabilidade em Geral Auditoria Contábil

Fone/fax: 28 2101-6950

Apesar de jovens, possuem um grande ideal de servir: OTÁVIO CASAGRANDE, MONIQUE FONTOURA e IÁGO DARÓS. Interactianos que realizam um belo trabalho voluntário com as crianças da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rotary, no bairro Zumbi.

Foto: AGG

Pensamento de aprendizado

Foto: AGG

“Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender.” (ALVIN TOFFLER)

Highlight

Interact Club Cachoeiro de Itapemirim Rubem Braga O Interact Club é um programa do Rotary que consiste em clubes de prestação de serviço que envolve jovens entre 12 e 18 anos e/ou cursando o ensino médio. Embora patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apóiam, os Interact Clubs são completamente autônomos. Hoje, é dia de festa para o vereador ROBERTO BARBOSA BASTOS que completa nova idade. Com certeza, os abraços e os parabéns vão ser muitos.

S.O.H.O.: uma ótima opção em presentes de Natal Já está na hora de começar a pensar nos presentes de Natal! Há inúmeras opções, mas estamos impressionados com a qualidade e os ótimos preços da S.O.H.O.. Talvez seja por isso que a loja tem tanto movimento, fruto do grande trabalho da advogada e empresária MARIANA MONTEIRO, que merece todo o sucesso que a loja está tendo. Aproveite a abertura do comércio com horário estendido, em virtude do Natal, e dê uma passada por lá. A loja fica no 2º piso, do Shopping Sul.

No domingo (28), almoçando no Misse Restaurante, no Jaraguá Tênis Clube, estavam os casais PATRÍCIA PERIM-AUGUSTO WALACE (CMPC), KAMILISANTANA-BRUNO FURLAN, ANDREIA-ADHEMAR MAR REIS NETO (Multi Imóveis), SÔNIA-MAURÍCIO ERVATTE (Multi Imóveis) e FABÍOLA LESSAEDUARDO CARLETTI (Viação Flecha Branca). ********** E por falar em Jaraguá, o presidente do clube da colina JOSÉ ROBERTO SABDINO, tem acompanhado, bem de perto, tudo que acontece por lá. Dedicação, trabalho e transparência têm sido suas metas. ********** O Fluminense está com as duas mãos na taça de BiCampeão Brasileiro de Futebol 2010. A festa da futura conquista já tem data, hora e lugar para começar: vai ser no próximo domingo, dia 05, a partir das 14h, na sede campestre do Atlético Clube Ita. ********** VITOR CHAMON, LUCIANO MOULIN, LUCAS PENEDO, ÉDISON VALENTIM FASSARELLA, ALEXANDRE MAITAN e o ex-prefeito de Cachoeiro, JOSÉ TASSO ANDRADE já garantiram o convite para o grande dia. E você está esperando o quê? ********** Você fiel torcedor tricolor, não pode ficar fora dessa, afinal, já fazem 26 anos que o Fluzão não solta o grito de “é campeão” no Brasileirão. Adquira logo seu convite. Restam poucas unidades disponíveis.

Empresário de sucesso Quem tem lugar cativo na VITRINE é o nosso dileto amigo, o empresário do Posto Oásis, JOÃO LUIZ TRAVAGLIA. Turma bacana e de bem com a vida: MAURICIO GRAVATÁ, o big brother ALAN PASSOS, a advogada e empresária da S.O.H.O., MARIANA MONTEIRO, THIAGO CÓ e ROMÃO DURÃO.

Posto Oásis


Folha do E. Santo Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A folha nos bairros

Esses são os principais problemas do bairro

FERROVIÁRIOS: FALTA SEGURANÇA E LIMPEZA

O

Bairro Ferroviários é considerado pelos moradores do local um dos melhores de Cachoeiro de Itapemirim. Apesar da maioria dos moradores considerarem os serviços da prefeitura satisfatórios, nas ruas, eles merecem um olhar mais crítico, como a segurança dos comerciantes, que ainda temem a ação noturna dos assaltantes. Ivone Santana Oliveira é comerciante há 13 anos na Rua Anacleto Ramos e conta que a segurança deveria ser mais intensa, já que quase todos os comerciantes da região já foram furta-

dos ou assaltados , principalmente à noite. Segundo ela, a sinalização do local e limpeza das ruas também merecem atenção especial da administração municipal. “Por ser um local, próximo a um hospital, acho que as ruas deveriam ser mais limpas, como a utilização de um carro - pipa, para baixar a poeira e lixeiras” conta Ivone. Outro fator que a comerciante enumera como ponto problemático do bairro é a falta da Guarda Municipal, que segundo Ivone, deveria estar na saída dos estudantes dos colégios Anacleto Ramos e Zilma Coelho Pinto. Ela explica que com a saída dos

Alguns moradores não contribuem para manter limpo o local

Nota da Folha

As primeiras incursões da reportagem da Folha do Espírito Santo em bairros de Cachoeiro de Itapemirim-ES mostrou uma situação que é escondida pela administração municipal. A maquiagem na região central da cidade, deixa obscura a realidade dos bairros da periferia onde os moradores convivem com todo o tipo de problema. O Orçamento Participativo parece mais pirotécnico do

O lixo espalhado pelo chão atrai animais e insetos para as casas

estudantes, o tráfego na região fica intenso, já que eles tomam as calçadas e parte da rua, que é muito estreita e tomada por postes e árvores. Segundo uma moradora da Rua Manoel Fonseca, que preferiu não se identificar, o problema de drenagem de água fluvial que não existia em parte da rua, incomodava muitos moradores, mas o serviço já esta em andamento pela prefeitura. Ela acredita que serviços de telefonia pública e ônibus poderiam ser melhores no local. “O bairro é muito bom, apesar deste problema que será sanado agora”, disse o morador Tiago dos Santos Ribeiro, 29, sobre o serviço de drenagem da rua. Tiago que é morador há 25 anos do bairro , conta que os serviços de capina e coleta de lixo acontecem regularmente, as-

sim como o policiamento. Apesar da coleta, Jose Gomes da Silva, 70, que esta há 46 anos no local, acredita que a falta conscientização das pessoas não permite que o bairro seja ainda melhor. “Os moradores não respeitam os horários e colocam o lixo na rua em dias que não são determinados para o serviço”, explica Jose. Ainda segundo o morador, o serviço de segurança é satisfatório em relação ao crescimento da cidade e novamente, expõe que a comunidade tem de ser mais consciente em relação aos problemas da segurança. “Acredito que não há como ter um carro de polícia em cada bairro de Cachoeiro 24h, assim cada morador deve se precaver e se conscientizar sobre a segurança”, afirma o morador.

que real e quem paga seus impostos ainda precisa mendigar pelos serviços. O leitor pode nos ajudar a produzir matérias enviando sua sugestão para o e-mail: folhaes@folhaes.com.br e nossa reportagem vai conhecer os problemas da sua rua e seu bairro, que serão mostrados nas páginas deste jornal e no site Folha online: www.folhaes.com.br.

tome

08

nota

Fraudes contra o consumidor Neste ano, até outubro, o total de tentativas de fraudes envolvendo consumidores atingiu R$ 5,8 bilhões, segundo o novo Indicador Serasa Experian de Risco de Fraudes – Consumidor, divulgado nesta ontem. O tipo de fraude mais comum atualmente no Brasil e no mundo é o relacionado ao roubo de identidade, também conhecido como fraude de subscrição, de acordo com a Serasa. A fraude de subscrição ocorre quando um suposto “cliente” consegue crédito com identificação falsa ou informação fraudulenta obtida do cliente “real” e não intenção de pagar pelo bem ou serviço adquirido.

Mercado financeiro em subida O mercado financeiro voltou a subir, na última semana, a sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, que avançou de 5,58% para 5,72%, informou o Banco Central, por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. Essa foi a décima primeira semana seguida de aumento da previsão. Ao mesmo tempo, a expectativa dos analistas para o IPCA de 2011 avançou de 5,15% para 5,20% no terceiro crescimento consecutivo da estimativa


Tarde de autógrafos com Bieber

R J

Sofá caixão

C O L U N A

colunajr@folhaes.com.br

Justin Bieber convidou cerca de mil fãs para participar de uma tarde de autógrafos de seu livro First Step 2 Forever. No entando, mais de 2 mil fãs apareceram por lá. Bieber chegou atrasado à livraria, devido a um engarrafamento, mas concordou em ficar mais tempo do que o combinado para autografar todos os exemplares de quem esperou horas por ele.

O designer Von Erickson criou um sofá inspirado em um caixão. O móvel é feito com uma espuma grossa, molas e conta com uma cobertura de veludo. É possível, inclusive, fechá-lo como um caixão. Na loja on-line "Etsy.com", a peça custa US$ 4,9 mil, cerca de R$ 8,7 mil.

Fábio Assunção é incerteza

Recorde de bolas natalinas

“Insensato coração”, próxima novela das oito, pode estar passando por sua segunda crise. Depois do afastamento de Ana Paula Arósio da trama, quem está dando dor de cabeça à produção da novela que sucederá “Passione” é Fábio Assunção. Segundo a coluna “Telenotícias” do jornal “O Dia”, o ator teria faltado às gravações de estúdio realizadas no Projac. A ausência de Fábio Assunção pode levar ao seu afastamento de “Insensato coração”. Ator teria alegado incapacidade para trabalhar.

Meu projeto é estrear como mãe. Grávida de nove meses, Juliana Paes, atriz, diz em entrevista ao UOL Celebridades que não tem pressa para atuar em 2011.

Lily Allen xinga repórter

A repórter do jornal "Daily Mail" publicou que Lily Allen estava planejando se casar com Sam Cooper, para aliviar a dor de ter sofrido um aborto. Irritada, a canto-

Um shopping de Bucareste, na Romênia, entrou para o Guinness, livro dos recordes, por ostentar a maior decoração com bolas natalinas do mundo em local coberto. Foram utilizadas 449.658 bolas de Natal para enfeitar o centro comercial na capital romena.

Alimentando na boca

ra xingou a jornalista no twitter e desmentiu a informação. "Me deixe fora da sua coluna. Você não sabe nada sobre os detalhes íntimos da minha vida", escreveu.

Na noite deste domingo (28), o presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, convidou oficialmente Gracyanne Barbosa para ser musa da agremiação em 2011. A morena, que havia dito que não desfilaria no Carnaval carioca do próximo ano, aceitou o convite. A novidade foi anunciada durante um show de Ivo, em um restaurante na Zona Sul do Rio de Janeiro. Belo e Renata Santos participaram da comemoração.

Um tratador de crocodilos parece não temer o predador assassino. Ele alimenta os animais na boca e caminha calmamente entre eles em um recinto em Karachi, no Paquistão. Segundo ele naquele local ainda não foi registrado nenhum tipo de acidente envolvendo os animais.

Leslie Nielsen morre aos 84 anos

Lontra procurada

O ator canadense Leslie Nielsen, morreu aos 84 anos, após complicações decorrentes de uma pneumonia, em um hospital na Flórida, Estados Unidos. Segundo o jornal The Sun, o sobrinho do ator informou que Nielsen estava internado no hospital há 12 dias e a família o acompanhou a todo momento. "Ele apenas adormeceu e faleceu", disse. Famoso por atuar em comédias, é frequentemente lembrado por sua participação em clássicos.

Uma lontra é procurada pelas autoridades de Boca Raton, no estado da Flórida (EUA), por ter atacado um cachorro e duas pessoas. O serviço de controles de animais colocou armadilhas com isca de atum para tentar capturá-la. Folhetos também foram distribuídos nos bairros para ajudar a pegar a lontra.

FIUK POR DIÁRIO DO FIUK >>>>>>> Um menino extremamente carente da presença do pai na infância, chorão e com nome de príncipe. Essas são algumas das peculiaridades que vão estar presentes no livro “Fiuk – Diário do Fiuk”, que a Creative Books lança no dia 30 de novembro. O livro, biografia escrita em formato de diário pelo próprio ator e cantor, pretende ser um presente para as fãs ao revelar momentos de intimidade do ídolo.


10

Folha do E. Santo Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

Vendo ou Alugo, casa no Novo Parque, 2 quartos, 1 suite, 2 banheiros, sala, copa, cozinha, área frente e fumdo, toda grdeada com cobertura e garagem. Aluguel - R$ 600,00 - Venda - R$ 160.000,00 Falar com Ronaldo (28) 9986-4744 e (28) 3522-8778

Vende-se um terreno em Córredo do Ubá, 6 km de São José de Fruteiras - Vargem Alta -ES, Próximo a área de Lazer e Pesque e pague Giore e a rampa de Vôo Livre de Ubá, 1 km para cada lado, 100 m da estrada Principal. Area com um alquere e meio de terra, uma casa com Palmeiras, frutas e tudo gramado, barracões, dois terreiros 13.000 pés de café. Melhor lugar da comunidade, ótima paisagem. Valor do imóvel R$ 170.000,00 contato. 9971-2981 ou 9945-9501

Vende-se casa com 80m² de construção e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se uma loja de roupas (feminina, masculina e infantil), com cartela de clientes localizada no Alto Novo Parque, em frente ao supermercado Frigolima. Tel. 9971-8696 / 99679005.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ra- Passa-se uma loja montada, na rua Pedro Dias. Valor do alumos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, guel: R$600,00 / Valor da loja R$7.000,00. Tel. 3522-5592 / mais ônibus na porta. Tratar direto com o proprietá- 9882-0668. rio - França : 9939-0031 Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no Passa-se uma loja “Cosy” no Shop 1º piso Cachoei- bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517ro com todos os móveis e estoque. Tratar com Es- 5104 / 9969-4325 tela e Janine 3521-8034 / 8804-3112 e 9916-7070 Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua GonVendo ou troco uma área de 1.520 m2, área nobre çalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412. Vende-se um terreno no bairro Vila Rica, próximo a Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupiran- casa das meninas. Valor R$15.000,00. Tratar com ga Para 50 KM de Marabá negocio por outros imó- Deuclésio. Tel. (28)3511-2369. veis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412. Vendo um terreno em praia das neves, 2 quadras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412.

AlUGO APARTAMENTO, bairro Monte Cristo,

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

bom 9946-1208 Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir Vende-se Honda CBX 200 Strada Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, partida elétrica ano 2008. Leonardo 9885-5626 Vende-se um caminhão F4000 ano 85, motor MWM. Falar com Leonardo (28) 3521-8810 e (28) 81152630. Vende-se um Gol G3, série ouro, ano 2000, 8 válvulas completo IPVA 2010 pago. Falar com Márcia 35212-7892 e 9938-2254 Vende-se um Corsa Wind ano 94, duas portas, básico. Em ótimo estado de conservação. Falar com Esau Tel: 9975-8483

Transforme seu imóvel em dinheiro sem sair dele, baixas taxas, valores até R$ 400 mil 28 9984-7272 / 28 3518-2844, capital de giro em apenas uma prestação mensal. Vende-se em Atílio Vivacqua, uma TV simples de 14 polegadas, marca Semp, valor R$ 170,00. Vende-se uma geladeira duplex 410l, marrom, marca Brastemp. Valor R$ 430,00 Tratar com Quênia - 9917-0910

quartos, sala, cozinha, varanda, banheiro, Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no va- 2 área de Serviço e garagem. Prédio novo, lolor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984- cal tranquilo. Tratar: Jair 9985-2341 2009. Tratar com Zé Mauro. Vende-se duas mesas, sendo uma mesa girató-

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varandas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escritório e banheiro, na rua Nelson Borelli 71, otton marins. Falar com Miro -- 9956-7735. Alugo casa 3 quartos, 2 banheiros sala, copa, cozinha, área de serviço e garagem, no bairro Alto Novo Parque, próximo ao Supermercado Polonini. Tratar com Margarida (28)35116541.

Aluga-se um ponto comercial na Av. Jones dos Santos ne-

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, ves. Fundos com Linha Vermelha . 8.60 mt fundos, e 3,50 30 . 100 mt. Valor: R$ 300,00.Tel.9883 - 8291 ou 9918 com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Valor: de .4445 , falar com Ademir ou Mario dos Anjos. 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel para fins de semana e tem-

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amo- porada, ótima localização, 200 m da praia. Capacidade 10 rim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Te- pessoas, preço a combinar. Beth (28) 8805-6499. lefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar. Aluga-se apartamento com 3 quartos no bairro Coronel BorLOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comercial • Toda montada • Estoque • Estrutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento garantido. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 92529286/ 9961-6530

ges, falar com Antônio 3521-2100.

Aluga-se 2 casas no centro de Piúma para temporada de verão ou fixo. Tel: (28) 3522-3777 falar com Elizeu Ramos

ria em granito e outra com base de mármore e tampo de vidro com 2,20 m e seis cadeiras. Valor: R$ 1.000,00 cada (o valo r pode ser dividido em até 5x), tel 3521-5334 e 9298-5208 - Creuza Vende-se Empresa atuante no ramo de pó de café desde 1985. Documentação toda em dia, 1 torrador com capacidade de 240 kg por torrada com resfriador da marca J.Araújo, 1 painel semi-automático com comando, 1 elevador para café, 1 exaustor para café torrada, 1 ciclo com capacidade para 5 toneladas de café torrada, 1 moinho a martelo, capacidade de moer 600 kg/h da marca Incapé, 01 empacetadeira semi automática com elevador da marca Jocam. 20 mil reais em embalagens, 25 mil em caixas de papelão, 02 marcas de café registradas. OBS: Só no mercado de café de Cachoeiro esta empresa vende 4 toneladas de café por mês. Valor R$ 200.000,00. Gustavo 3528-4273 / 9975-0743.

vende-se: um equipamento de som para festa 16 canais stanis, 1 módulo de 2500 Machino, 1 Amplificador resseiver gradiente, 1equalizaVendo VW Logus, ano 94/95, em ótimo estado. dor, 1crossover 3 vias,1 câmera de ecos Delay R$ 4.000,00 (Quatro mil reais). Tratar com Ab- 2 caixas grave com 2 alto falante cada de 15 dala: 9901-6784. polegadas, 2 caixas grave médioe agudo, Valor Total: R$ 4,000,00, Contato: Aline - 28 9965Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, BairVende-se gol 1000 branco, ano 2000, 4 portas, di8520 / 28 3518-9051 ro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27)

9243-9110

reção, ar, trava, alarme, 16v. R$ 14.000,00 - 35181350 / 9989-6640. Vera

VENDO TERRENO, Bairro Gilberto Machado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu carR$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341 ro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844 Vendo ou alugo uma casa no bairro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Contato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronaldo.

Corsa Sedan Milenium, 2002, Trava, Alarme, Farol de Milha, reboque, 4 pneus novos e documentos 2010 pago Super econômico em execelente estado de conservação R$ 14.000,00 Diego 9923 5777 Vende-se Toyota Corolla, automático, prata, 2001, Vende-se uma sala comercial 40m² centro melhor motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, completo. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133. ponto. R$ 35.000,00 21 9636-6294 Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gaLEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 solina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ Galpões e escritório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cachoei- 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133. ro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www. leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272 Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Precisa-se de empregada doméstica com referência para realizar todos os serviços domésticos em residência no bairro Paraíso de 9hs às 18hs. Contrato de trabalho com salário mínimo. Tel. (28) 9885-5864 - Kátia Precisa-se de empregada doméstica e cuidadora em horário integral, com referência para contrato provisório em Iriri no período de 26/12/2010 a 16/01/2011. Salário de R$600,00. Tel. (28) 9885-5864 - Kátia

completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 99858849 e 3511-6133.

Precisa-se de faxineira terça-feira e quinta-feira. Tel (28) 9885-5864 - Kátia

Vende-se Fiat Palo, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Aulas de redação Para aprimoramento pessoal, vestibulares e concursos. Aulas personalizadas, com melhora expressiva na interpretação e desenvolvimento de textos. (28) 9905 1903.

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente locali- Caminhão 1113 ano 71, toco, caçamba boa, motor com 25.000 km, turbo, hidráulico, único dono, todo zação, 9945-4646. Vilceir

COMUNICADO DE ABANDONO DE EMPREGO A SUL CONTINENTAL TRANSPORTES, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 81.382.525/0001-30, com sede na BR 101, 382, VILA NOVA, Içara, SC, notifica o sr. AMAURI DA SILVA, brasileiro, motorista carreteiro, portador da CTPS 07388, série 00004/ES, para que retorne ao trabalho no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de caracterizar abandono de emprego e ter seu contrato de trabalho rescindido, nos termos do art. 482, i, da CLT.


Folha do E. Santo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

As obras de Tarsila do Amaral têm percorrido todo o Brasil

MOSTRA MODERNISTA NO ESPIRITO SANTO

O

Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de Vitória, recebe, a partir de hoje , uma exposição inédita de Tarsila do Amaral, uma das artistas mais importantes do Modernismo. A mostra “Tarsila sobre papel” conta com 70 desenhos da artista, procedentes de diversas coleções particulares e institucionais. “Tarsila sobre papel” ficará em cartaz no Maes até o dia 13 de fevereiro de 2011. A mostra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio do Ministério da Cultura, e produção da Base7 Projetos Culturais. O espaço estará aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas.

DESENHOS

11

tome

regional

Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

nota

Remédio só com receita

Pacientes que precisam comprar medicamentos antibióticos devem deixar uma via da prescrição médica na farmácia. As novas regras começaram a valer seguindo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que foi publicada em outubro. Antes, era necessário apresentar a receita médica. Desde domingo, entretanto, os medicamentos só devem ser vendidos com a apresentação de duas vias da prescrição - uma delas ficará no estabelecimento.

Aids cai no Espírito Santo

Este é um dos desenhos premiados da artista em mostras internacionais

O desenho esteve presente ao longo da trajetória de Tarsila do Amaral (Capivari/SP, 1886 – São Paulo, 1973), refletindo seu processo criativo e atestando seu percurso singular no Modernismo Brasileiro, um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX. A artista realizou aproximadamente 1.750 trabalhos em papel ao longo de seus 55 anos de ativida-

de. A mostra apresentará obras das três fases da artista. Durante sua formação, os estudos sobre papel eram considerados um método de aprendizado, ou mesmo uma primeira etapa de um longo processo de trabalho, cuja finalidade era a pintura, considerada “arte maior”. Durante o período da exposição, também será realizado o projeto "Ciclo de Palestras". Serão quatro encontros para a reflexão da arte por meio das obras de Tarsila. Cada momento terá um tema

e convidados especialistas no assunto a ser abordado. A estreia será na quarta-feira (01), com o tema "Tarsila sobre papel", com a curadora da exposição Regina Teixeira de Barros, integrante da equipe de curadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo. As inscrições são gratuitas e limitadas e devem ser feitas por email (maes.comunicacao@secult. es.gov.br) ou com 30 minutos de antecedência, no local. São 40 vagas ofertadas para cada palestra.

O Espírito Santo, seguindo a tendência nacional de estabilização da Aids, registrou queda na taxa de incidência e de mortalidade pela doença, segundo relatório da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Os dados apontam que em 2003, para cada 100 mil habitantes, existiam 16,9 pessoas infectadas, enquanto em 2009 essa taxa caiu para 13,4. Na Região Sudeste, o índice é de 24 casos de Aids por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 18.

Petróleo brasileiro na China Soja, minério de ferro e agora petróleo. As exportações brasileiras de petróleo para a China dispararam para atender o voraz apetite do gigante asiático por matériasprimas. Preocupados em garantir seu suprimento, os chineses também já dão os primeiros passos na exploração e produção do óleo no País. Os especialistas apostam que a presença chinesa só tende a crescer com os novos negócios do présal.


Folha do E. Santo Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010

saúde

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A medida, adotada pela Anvisa tem o objetivo de conter o uso indevido desses remédio

COMPRA DE ANTIBIÓTICOS

EXIGE RECEITA ESPECIAL

A

partir do último domingo (28), as pessoas que forem comprar antibióticos nas farmácias do país vão precisar de uma receita de controle especial, em duas vias. A medida, adotada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tem o objetivo de conter o uso indevido desses remédios – atualmente, é necessária a receita médica simples para a compra, mas, na prática, as lojas não exigem o documento, o que incentiva a automedicação. A nova regra vale para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que incluem praticamente todos os antibióticos vendidos no país, com exceção dos que são usados apenas nos hospitais. Agora, a receita médica para a compra de antibióticos terá de ser expedida em duas vias: uma fica retida na farmácia e a outra deve ser devolvida carimbada ao consumidor, que não poderá usá-la novamente. A receita médica vai ter validade de dez dias. O rótulo desses produtos também vai mudar. Na tarja vermelha do produto, deverá vir escrito "Venda Sob Prescrição Médica

O surgimento de superbactérias é consequencia do uso indiscriminado

– Só pode ser Vendido com Retenção da Receita". Os laboratórios ainda têm 150 dias para se adaptar à nova regra e mudar as caixas dos remédios – os medicamentos que já estiverem em estoque com a tarja antiga poderão ser vendidos após

esse período, desde que estejam na data de validade. Todas as prescrições também deverão ser registradas pelas farmácias no SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados). Os estabelecimentos

tem 150 dias para começar a fazer esse registro e concluir a adesão ao sistema. A discussão sobre o assunto já existe há meses e foi tema inclusive de consulta pública, mas foi acelerada por causa dos casos de infecção por superbactérias como a KPC, que causou mortes em Estados como São Paulo e no Distrito Federal. Os antibióticos têm influência no processo de seleção natural das bactérias, favorecendo as que são mais resistentes. O CFM (Conselho Federal de Medicina) orienta a população a tomar antibióticos apenas com orientação médica, como forma de proteger a saúde e também de evitar o surgimento de superbactérias. De acordo com os conselheiros da entidade, “o consumo indevido de remédios, sobretudo antimicrobianos, pode provocar o surgimento de miPor isso, o CFM diz que é “fundamental que o paciente só faça o uso de medicamentos sob prescrição estrita de médicos, os únicos profissionais capacitados e habilitados para diagnosticar e determinar a adoção de procedimentos com o intuito de alcançar a recuperação do bem-estar e da cura”.

mais

12

saúde

Foi, por medo de avião...

O CFM (Conselho Federal de Medicina) divulgou recomendações para evitar o agravamento de doenças pré-existentes em quem vai viajar de avião. O documento, elaborado pela Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial do conselho, será enviado à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Infraero, companhias aéreas, sindicatos das empresas de transporte aéreo, representações das agências de viagem e entidades médicas.O documento traz orientações a serem adotadas por gestantes e pessoas com doenças respiratórias, cardiovasculares e transtornos psiquiátricos antes de embarcar, além de casos em que uma viagem de avião é contra-indicada.

Beijo pode causar alergia Pessoas alérgicas precisam estar atentas não apenas ao que comem, mas também ao que seus parceiros. Um alerta do American College of Allergy, Asthma and Immunology explica que quem sofre com alergias a alimentos pode ter problemas só de beijar alguém que consumiu o que lhe causa alergia. E escovar os dentes ou esperar algumas horas às vezes não surte efeito. Sami Bahna, presidente da instituição, explica que o sistema imunológico da pessoa que é muito alérgica reage de maneira severa, mesmo se exposta apenas a pequenas quantidades do alimento causador de alergia. É claro que essas constatações se referem a pessoas com alto grau de sensibilidade a alergias. E em geral é possível contornar o problema observando a alimentação do outro. Mas se houver dúvidas, pergunte!


Folha do E. Santo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

O time do Flu não espera encontrar facilidade no jogo contra o Guarani.

NADA DE MOLEZA CONTRA O GUARANI, NO ENGENHÃO

A

ssim como é costume com o comandante Muricy Ramalho, o capitão Fred calçou as sandálias da humildade ao comentar a possibilidade de título do Fluminense no próximo domingo, contra o Guarani, no Engenhão, em partida pela última rodada do Brasileirão. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, o atacante atendeu rapidamente a imprensa ainda na Arena Barueri e se apressou em dizer que, mesmo já rebaixado, o Bugre representa muito perigo para o Tricolor. - Não, não. Não tem essa (de adversário mais fraco), não. Estamos pensando só em fazer o nosso melhor. O Guarani tem

muita qualidade. Vai ser uma pedreira como todos os jogos têm sido difíceis. Temos encontrado dificuldades como contra o Palmeiras. Vamos seguir nesta luta até o domingo disse o atacante. Preocupado em evitar oba-oba ou clima de otimismo exagerado, Fred pediu que o Flu mantenha sua rotina de treinamentos e acumule energias para a partida que decidirá o campeonato: - Temos que manter o trabalho sério e concentrado. Ainda falta o último jogo. Vamos descansar bastante para chegar domingo inteiros. Queremos ter uma boa semana de trabalho para dar confiança, fazer um bom jogo no domingo e sair com o título. Tartá e Fred em comemoração ao gol da vitória de domingo

AINDA HÁ ESPERANÇA O Corinthians se apega a detalhes e a outros exemplos para ainda acreditar no título brasileiro. O rebaixamento antecipado do Guarani para a Série B não será problema. Pelo menos é no que acredita o técnico Tite. De acordo com o comandante, a falta de objetivos poderá fazer o Bugre jogar sem pressão contra o Fluminense, domingo, no Engenhão. - O Goiás também estava assim contra o Fluminense (empate por 1 a 1). Exatamente igual. O futebol tem essa situação importante de mobilização de equipes, de enfrentamento. O Guarani pode jogar mais tranquilo, mais solto. Às vezes, a ansiedade tira a precisão. O jogo tem muitas variáveis. Tudo é possível – afirmou. Tite equivoca-se sobre a condição do Goiás na 35ª rodada do Brasileiro. O Esmeraldino ainda tinha chances

de escapar do rebaixamento. O empate com o Tricolor carioca, no Engenhão, apenas complicou ainda mais a condição. A queda foi sacramentada na partida seguinte, quando perdeu por 4 a 1 para o Santos, no Serra Dourada. Apesar da confiança, o treinador reconhece que a missão corintiana não será nada fácil. Mesmo assim, evita fazer lamentações, principalmente sobre o empate com o Vitória, em Salvador. O resultado, aliado ao triunfo do Fluminense sobre o São Paulo, derrubou o Corinthians da liderança para o segundo lugar.

mais

esporte

13

esporte

Na 'honra' e no 'brio'

O Cruzeiro chegou a Belo Horizonte nesta segunda-feira com a sensação de dever de casa cumprido. Ao vencer o Flamengo por 2 a 1 nesse domingo, em Volta Redonda, a equipe manteve vivas as chances de conquistar o título do Brasileirão. Porém, para comemorar mais uma estrela na camisa azul, o time precisa vencer o Palmeiras e torcer por tropeços de Fluminense e Corinthians, líder e vice-líder, respectivamente. O Tricolor jogará contra o já rebaixado Guarani. Já o alvinegro paulista pega o Goiás, que também disputará a série B em 2011. Apesar de essas equipes já não poderem reverter suas situações no campeonato, Cuca acredita na 'honradez' e na grandeza desses clubes.

Caminho para mudança geral

Escapar do rebaixamento perdendo em casa para o Cruzeiro por 2 a 1 escancarou o leque de deficiências do Flamengo. A campanha sofrível no Campeonato Brasileiro tem um lado bom, segundo análise da diretoria e da comissão técnica: o clube poderá se desfazer de diversos jogadores sem 'peso na consciência'. A geração que se perpetua no clube desde 2006 está perto do fim. O treinador Vanderlei Luxemburgo reconhece que é hora de o clube aproveitar o fracasso do ano para se reconstruir. A principal missão é tornar o grupo mais jovem.


Folha do E. Santo Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

economia

O projeto de economia vem sendo desenvolvido desde o início do ano

COMÉRCIO TOTAL NOS BAIRROS DE CACHOEIRO

A

té a próxima sexta-feira, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o Sebrae, realiza mais uma edição do projeto “Comércio Total”. São palestras de capacitação oferecidas para comerciantes e prestadores de serviços dos bairros distantes do Centro. Desta vez o projeto será oferecido aos moradores dos bairros BNH e Aeroporto e também do distrito de Córrego dos Monos. Os encontros serão realizados no salão da associação de moradores do bairro BNH, sempre a partir das 19h. Com as palestras os empreendedores, formais e informais. poderão aprender mais sobre controle financeiro, atendimento ao cliente, conhecer as linhas de crédito, bem como melhorar o visual da loja. A partir das palestras, o empreendedor poderá escolher até dois assuntos para se aprofundar através de uma consultoria. Os participantes poderão solicitar a visita. Depois, um consultor do Sebrae agendará um horário para visitar a empresa e para prestar orientação. Quem estiver na informalidade, querendo abrir ou ampliar um negócio, vai poder solicitar também a orientação de um consultor para aprender a fazer um plano de negócio. Todos os serviços oferecidos são gratuitos. Em cinco meses de funcionamento, o projeto já capacitou cerca de 350

As palestras são motivadoras e apresentam soluções para os novos empreendedores

comerciantes nas quatros regiões que visitou em Cachoeiro. Foram dois distritos e seis bairros atendidos. Nesta edição já estão inscritos 150 comerciantes. “ O 'Comércio Total' tem sido um sucesso e tem

tido uma aceitação muito grande pelos moradores”, afirma o diretor de Estratégia e Mercados da prefeitura, Leandro Bernabé. Segundo Leandro, para o próximo ano a prefeitura já firmou a parce-

PROGRAMAÇÃO

ria com o Sebrae.“Temos previsto para o ano que vem o atendimento de mais sete regiões. Só estamos aguardando o cronograma do Sebrae para divulgar as datas”, informou.

Amanhã 19h às 20h15 - Técnica de Vendas

Local: Sede da Associação de Mo-

20h15 às 21h30 - Atendimento ao

radores do bairro BNH de cima, em

cliente

cima do posto de saúde

Quinta-feira (2)

Hoje

19h às 21h - Encontro de crédito

19h às 20h15 - Formação de preço de

Sexta-feira (3)

venda

19h às 20hb15 - Gestão de Esto-

20h15 às 21h30 - Controles financei-

ques

ros para o varejo e serviços

20h15 às 21h30 - Visual de Loja

tome

14

nota

Judiciário em conciliação no ES

Começou no Judiciário do Espírito Santo a Semana da Conciliação e que sódeve terminar na próxima sexta (03). São cerca de seis mil audiências, que serão realizadas simultaneamente em todo o Estado. Na Grande Vitória, as atividades se concentram no Tribunal de Justiça e na Casa do Cidadão. Os trabalhos estão divididos em duas frentes de trabalho. A primeira delas, coordenada pelo Comitê da Conciliação, agendou cerca de 800 audiências para processos que envolvem empresas de telefonia, de planos de saúde e a Companhia de Energia Elétrica do Espírito Santo, Escelsa.

Conferência do clima em Cancun Começou ontem , em Cancun, no México, um nova Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 16), desta vez com expectativas bem mais modestas que as depositadas sobre a última edição, realizada no ano passado, na Dinamarca. Não se espera que em Cancun um amplo acordo global de redução de emissões de gases causadores de efeito estufa seja aprovado, muito menos que seja vinculante (de cumprimento obrigatório por seus singatários).


Folha do E. Santo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

polícia

A

por Ronaldo Índio Brasil

mais

Duas mortes foram na cidade e outra no interior

TRÊS HOMICÍDIOS NO FIM DE SEMANA EM CACHOEIRO Policia Militar registrou três homicídios neste final de semana, em Cachoeiro de Itapemirim-ES. O primeiro aconteceu no bairro Agostinho Simonato na madrugada de sábado quando Nilson Soares Viana Junior, 27, foi morto a tiros depois de invadir a casa de um policial militar e ameaçá-lo de morte. De acordo com a policia civil, a casa do PM já havia sido invadida e o ladrão que na época não foi identificado levou uma TV de 32 polegadas. Nilson já tinha passagens pela Depatri. O segundo homicídio aconteceu no bairro Caiçara onde a vítima foi Thiago Regiane, 22, conhecido como Thiaguinho do IBC. O crime

15

polícia

Furto em veículos A Delegacia de Crimes contra o Patrimônio registrou mais uma ocorrência de roubo em veiculo na manhã do último domingo. Segundo a vitima, o agente penitenciário J.T.A.P, 22, no momento em que aconteceu o roubo ele estava dentro da igreja com outros familiares e ao retornar no seu veiculo verificou que algo estava faltando , foi quando sentiu falta de sua carteira contendo a carteira de agente penitenciário , vários documentos pessoais como , e cartão de bancos , com as pessoas que estava em sua companhia também foi levado uma bolsa contendo , documentos pessoais , cartões de bancos e outros , e pequenas quantia em dinheiro , as vitimas foram orientada a procurar a Depatri.

No destaque Nilson (e) e Thiago mortos a tiros em Cachoeiro

Presos com mais de madruga- óca, distrito de Cachoeiro da PC encontrou no local cem pedras de Crack

aconteceu na da de domingo e a vítima tinha passagens por furto na Delegacia de Crimes contra o Patrimônio. Thiago chegou a ser socorrido, mas morreu na Santa Casa. O terceiro homicídio aconteceu na localidade Córrego Vermelho, Ita-

onde o adolescente Juliano Cesar Cizidio, 17 , foi executado com sete tiros de revolver calibre 22. De acordo com a policia, os tiros acertaram o rosto, a cabeça , o peito , a perna e outro na altura do quadril. A equipe da pericia

do crime três cápsulas deflagradas. Os corpos foram encaminhados para o DML onde foram necropsiados dois deles foram liberados para sepultamento o outro aguardava por reconhecimento até o fechamento desta edição.

FAMÍLIA É PRESA COM DROGAS FAMÍLIA É PRESA COM DROGAS

Um casal que seguia de em um caminhão Fiat Iveco, placa MSP 7800, conduzido por Jair Silva Santos, 39, foi abordado por uma equipe de policiais militares que realizavam uma barreira para impedir entrada de drogas e traficantes no estado. A prisão aconteceu na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, no posto policial de Santas Cruz , em Mimoso do Sul. Segundo

o capitão da policia militar lotado na equipe do Rotam , o veiculo teria saído de Campos dos Goitacazes e seguia para o norte do estado onde descarregaria uma carga com 10.000 lajotas , porem ao avistar a barreira o veiculo parou no meio da ponte e lançou uma sacola azul para fora do veiculo. O carro foi parado e os ocupantes revistados onde com eles nada foi encontrado , mas a

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n cia

PM ao realizar buscas encontrou a sacola contendo 3.965 gramas de maconha e 2 ,725 gramas de cocaína. O casal Jair Silva Santos , 39, e sua esposa Mauricia Bispo dos Santos, 28, e seu filho menor de 17 foram encaminhados para o DPJ de Cachoeiro onde foram autuados pelo crime de tráfico de drogas. Segundo a PM , o casal mora em Guarapari onde a droga seria distribuída.

A policia militar realizou na tarde do ultimo domingo a prisão de duas pessoas acusadas de estar traficando no bairro BNH , Jonathan e José Silva foram detidos na rua Allan Kardec. Com eles foram encontradas a quantia de 163 pedras de Crack e 25 gramas de maconha, segundo os PMS e do apreendidas 163 pedras de Crack , Segundo informações do sargento Pelanda e do soldado Nery, da viatura da RP 2741, os acusados, José Silva Junior, 21 anos e Jonathan Pereira Dias, 19 anos conhecidos na região como traficantes de drogas, estavam em um ponto de ônibus quando foram abordados. Os acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária onde serão autuados pelo delegado de plantão por tráfico de drogas segundo as informações a prisão foi realizada graças a denuncias,


16

Folha do E. Santo Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Susan

Fauna

Música - Susan Boyle vai estrelar um musical sobre sua vida, informou o jornal "The Sun". Ela descarta a possibilidade de ser interpretada por outra pessoa. "Com certeza vou estar no palco. Prefiro isso a ter de ficar vendo as pessoas lá em cima tentando se parecer comigo. Quero fazer as partes musicais, por isso vou ficar entrando e saindo do palco. Estou ansiosa para fazer esse trabalho ao vivo. Vai ser muito bom ver pessoalmente as pessoas que têm me apoiado", afirmou.

Exposição - Entre os dias um e três de dezembro, Cachoeiro de Itapemirim receberá 3ª edição da exposição fotográfica Expofauna, sob o tema "Fauna capixaba: sons, imagens e cores". A mostra será realizada no segundo piso do Shopping Sul, em horário comercial - das 10h às 22h -, com entrada franca. A exposição trará fotografias e vídeos feitos pelos biólogos Pedro Paz, Ana Cristina Venturini e Thiago Silva Soares, que são o resultado de mais de 20 anos de trabalhos de campo realizados em pelo menos 200 localidades do Espírito Santo.

Ecologia

Mostras Cultura - A Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy por meio das Secretarias de Educação e Arte e Cultura realizam entre os dia 02 e 03 de dezembro de 2010 a I Mostra Cultural juntamente com a I Feira Municipal do Livro e a II Mostra de Cinema, com o intuito de proporcionar a todos os alunos e professores do município e demais moradores do município o contato intimo com a literatura, a música, a arte e o cinema.

LUCAS TARDIN e PAULA ABREU felizes da vida e comemorando hoje mais um ano juntos.

40 Graus

+ Do Rio de Janeiro, Amanda Garruth manda lembranças e agradece pela matéria na Folha + V Salão de Artes na Sala Levino Fanzeres, com o melhor da arte capixaba. + Campeonato de futsal das escolas de Ca-

choeiro na reta final + Próximo sábado, Dia mundial da propaganda + Programação do Natal Solidário, de 6 a 23 de dezembro, na Praça Jerônimo Monteiro, Centro + Dupla “Os Garganta de Ouro” com

agenda lotada para o restante de 2010. + Na quarta-feira tem o “Burguês Ridículo” no teatro Rubem Braga. + Fanfajuma fez bonito no festival de bandas e fanfarras de Barra do Piray, Rio de Janeiro

Preservação - - A riqueza da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim vai ser apresentada a milhares de estudantes de Cachoeiro de Itapemirim de uma maneira diferente em 2011. Eles vão ter uma apresentação digital das me-lhores fotos produzidas pelos 27 educadores que, na semana passada, realizam uma expedição pedagógica até as nascentes do rio. As fotos mostram a diversidade de animais, plantas, atividades econômicas e até culturais ligadas ao rio desde as nascentes que ficam na região do Caparaó capixaba.


Terça 30/11/2010  

Edição N° 40959

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you