Issuu on Google+


02

Folha do E. Santo Sábado, 16 de Outubro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opinião

Desfolhando

Editorial editorial@folhaes.com.br

Professores: os tempos já foram melhores Um levantamento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), traz um alerta que não é novo quando se trata dos problemas da desvalorização do ensino no Brasil. Vivendo com baixos salários, ensina a Unesco, que a universalização do ensino fundamental foi feita às custas dos baixos salários dos professores. Quando se expandiu o número de escolas e fez-se a inclusão de mais alunos, ironicamente foram os professores que financiaram isso porque a expansão não foi feita melhorando a carreira e os salários. Dados do Ministério da Educação mostram que quase 2 milhões de

professores trabalham nas salas de aulas de escolas públicas e particulares de educação básica no país. Se a profissão já teve grande importância no passado, hoje é difícil atrair jovens talentos para a carreira. Ontem foi o dia dedicado a esse profissional e a essa classe que míngua a olhos vistos justamente por não ter expectativa de um futuro promissor. Os cursos de Pedagogia cada vez atraem menos alunos e o final dessa história só o tempo irá proferir o desfecho. Especialistas em educação fixam quatro pilares básicos, e óbvios, para atrair novos educadores: melhores salários, bons planos de carreira, formação inicial sólida e condições de trabalho adequadas.

Folha Bíblica Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

“Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai por na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio eu lhes darei a vida”. Apocalipse 2:10

Fidelidade

Fidelidade, onde ela está? O que é? Caiu da moda? Fidelidade é “qualidade de fiel, que não trai”. Ser fiel é guardar a fidelidade, ser leal, ser verídico, seguro, honrado, que não falha. Lembro inicialmente de Eliezer, servo do Patriarca Abraão, cujo exemplo é invejável. Tamanha era a confiança de Abraão nele que o incumbiu de escolher a esposa para seu filho Isaque. Que tarefa dificílima. Mas, tudo deu certo e Isaque ficou feliz. Em que você pensa quando ouve esta palavra. Imagino que você pensa em vida conjugal. A fidelidade só cabe nesta área da vida? Lógico que não. A fidelidade precisa estar presente em toda a área familiar, eclesial, no trabalho, na sociedade em geral e no relacionamento com Deus. Para não esquecer inclua-se a fidelidade partidária. Na socie-

dade atual, fase do pós modernismo, a fidelidade deixou de ser prioridade. Urge que voltemos às páginas das Santas Escrituras e no texto acima encontramos o Apóstolo João fazendo o seu apelo, deixando a sua mensagem a fim de que os cristãos não esmorecessem, não desanimassem em momento algum diante das provações que estavam acontecendo, mas, que permanecessem fiéis, firmes, leais a Jesus, o Senhor que morreu na cruz para que todos os que nele creem não pereçam, mas tenham a vida e terna. Ele disse textualmente: Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer, e, como prêmio eu lhes darei a vida”. Oremos: Senhor Jesus, ajuda-nos em nossas fraquezas, falhas e que estejamos crescendo em santidade, despojando-nos do pecado que nos assedia e nos fortalecendo na fé e confiança em Ti, no Deus Pai Todo-Poderoso e no Espírito Santo. Em Teu nome. Amém.

Homens e Mulheres comtenporâneos Fernanda Dardendo Sandomingo - Psicóloga - fe_dardengo@hotmail.com Hoje escolhi um tema super atual, que vem trazendo vários conflitos a cerca do real papel da mulher e do homem na sociedade, já que muitas mudanças vem ocorrendo em relação a ambos os sexos. As mulheres vem lutando por seus direitos há tempos, porém, o ranço de submissão e servidão que, carregam dês de os primórdios da humanidade, ainda dificultam muito que enxerguem seus direitos e deveres sem se perderem no meio de tantas mudanças e tantas cobranças que internalizaram nestes tantos anos. Os homens, por sua vez também se vêem sem saber ao certo como agir com estas mulheres, que vem conquistando o mercado de trabalho, a vida financeira, e acabam buscando encontrar um lugar no meio de tantas conquistas, mas ainda não sabem como se portar diante delas. Ambos os sexos vivem então uma necessidade de reconstrução de valores, sem que para isto precisem perder sua essência e as peculiaridades que compõem as diferenças entre os dois. Tarefa complexa!! A imagem das mulheres independentes, seguras e certas de seu caminho ainda esta em processo de amadurecimento . O que se vê atualmente são mulheres que parecem querer competir com o sexo oposto, trabalhando, contribuindo nas despesas da casa, porém que cobram de si mesmas dar conta do trabalho, de casa e filhos e ainda dos cuidados com o companheiro. Conclui-se, em meu ponto de vista, que há uma mistura de competição e ao mesmo tempo culpa, pois em nossa fantasia, pra continuarmos sendo consideradas mulheres de verdade precisamos ser super mulheres. E muitas vezes esquecemos de nossa feminilidade e fragilidade. Os homens, com tal realidade se sentem inseguros e muitas vezes assustados, pois a eles cabia a função de prover o sustento da casa, enquanto suas mulheres cuidavam da casa e dos filhos. E agora se deparam com mulheres aparentemente tão poderosas, e eles ficam confusos em relação a esta nova dinâmica familiar. Esta crise para ser superada precisa de tempo e de mais diálogo para que uma resignificação deste casal contemporâneo, que vem tentando se adaptar e achar seu prumo,

possa te fato ocorrer. Nós mulheres, que nos cobramos sermos super mulheres, precisamos tomar consciência que com tantos direitos e deveres conquistados, também devemos aprender a delegar funções, a ter prazer em nosso cotidiano, a valorizar nossos desejos, sem temê-los, assim por mais que as raízes da submissão estejam em nosso inconsciente coletivo, onde carregamos os valores de nossos ancestrais, possamos abrir os olhos para visualizarmos um novo modo de encarar a vida e alçar vôos mais altos. Para isto não é preciso deixarmos nossa sensibilidade e essência feminina, como vem se queixando alguns homens e com razão. Acredito que ao abrirmos nossos olhos para tal fato, não só para os deveres e direitos que conquistamos em relação ao trabalho, e a importância em nos sentirmos valorizadas neste aspecto, precisamos também apreciar o prazer da autonomia conquistada em seu aspecto geral: do vento da liberdade que nos acaricia e da maravilha em nos sentirmos dignas de desejar e fazer planos que por tantos séculos nos foram impossibilitados. Creio que esta consciência permitirá a nossos companheiros uma mudança de comportamento e um maior entendimento na importância em contribuir na tarefa de cuidar de nosso lar e de nossos filhos e em apreciar nossas conquistas. É preciso que ambos, os homens e mulheres, percebam a importância em cuidar e ser cuidado, sem perder a essência de cada sexo, possibilitando assim um crescimento e mudança de paradigma, para que deste modo nos tornemos mais livres, mais flexíveis e dinâmicos sem pesos desnecessários e conceitos que não nos cabe mais. Esta responsabilidade cabe a nós seres humanos - homens e mulheres. Mulheres e homens são diferentes, é fato, mas estas, não nos impede de buscar nossa individualidade e concretizar nossos sonhos. Acredito que quando aceitarmos as possibilidades que existem em cada um de nós e aprendermos a nos respeitar,contribuiremos para um crescimento pessoal mútuo e nos tornaremos mais unidos e solidários.

Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor // A quem interessar: o ex-presidente do PMN, Giuseppe D’Etorres, não está autorizado a falar pelo partido // PMN fora da base aliada e da participação no governo petista de Cachoeiro de Itapemirim-ES // Vereadores querem Comissão Processante para investigar o prefeito Carlos Casteglione (PT) // A questão envolve possíveis fraudes em licitações e superfaturamento // Tudo baseado na denúncia do Ministério Público e ações da Policia Federal // Na outra ponta a empresa Impacto // Na próxima sessão da Câmara será lido e votado o requerimento que já está protocolado // Autoria do peemenista Roberto Bastos // Chapa está ficando quentíssima // O prefeito de Santa Leopoldina, Ronaldo Prudêncio, já foi afastado pela Justiça e pela Câmara // Pelo mesmo processo que envolve o governo do PT de Cachoeiro // Disputa eleitoral dividindo Evangélicos e Católicos // Marina, ao estilo tucano: em cima do muro // Sendo ‘namorada’ PT e PSDB // Já a campanha ganhou contornos de ‘guerra de nervos’ // Quando deveria ser de propostas // Internet e suas ferramentas sociais campo fértil de boas e más ideias // Horário de verão chegando // Relógio biológico complicando // População se acostumando a força // Vamos perder uma hora do sábado // Ou do domingo, tanto faz // Parabéns aos professores pelo seu dia // A classe ainda carece de atenção dos governos // A escola é a segunda casa dos nossos filhos // Polícia caçando homem que matou esposa // Foi na Fazenda da Monta // Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem // Desfolhando, desta sexta-feira, escrito pelo Interino // Titular bastante atarefado.


Folha do E. Santo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Eleições: reta final

Evolução dos índices mostra que, desde o início do mês, presidenciável tucano avançou mais que adversária, absorvendo a maior parte dos eleitores da candidata derrotada do PV, Marina Silva, que teve 19,3% dos válidos no primeiro turno.

Sarney passa bem

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), passa bem após procedimento médico feito na terça-feira (12) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.Sarney passou por um procedimento para corrigir a arritmia cardíaca. Na intervenção, sem cortes, um choque é dado por meio de um catéter no coração do paciente para fazê-lo voltar aos batimentos normais.

Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010

03

Perguntas, perguntas, perguntas

Falsidade ideológica.

ual o problema do jornalismo? De onde vem esse sentimento de que o nosso jornal já não é mais o nosso jornal? Desde quando o nosso jornal deixou de ser o nosso jornal? Como foi que se tornou árdua a leitura do jornal diário? Por que tenho a impressão que o meu jornal mudou de endereço, de idéias, de linhas editoriais e de eixo? Será que, bem antes que eu trocasse de jornal, este me trocou por outro tipo de leitor? O que fazer com essa carga de lembranças que eu e o jornal fomos construindo ao longo de tantos anos? Por que me é difí-

O promotor Mauricio Antônio Ribeiro Lopes informou que o deputado federal eleito por São Paulo Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR), recebeu nesta quinta-feira (14) a notificação da Justiça Eleitoral para apresentar defesa em relação à denúncia do Ministério Público, que o acusa de falsidade ideológica.

Q

EM FOCO

cil ler um editorial por inteiro sem levantar três ou quatro bem fundadas suspeitas de que estou sendo enganado e umas cinco ou seis de que eles estão me sonegando algo? Por que o meu jornal muda tanto de roupagem, mas não se arrisca a mudar, ao menos, de erros? Mudei eu ou mudou o jornal? Por que é que quando o meu jornal diz que errou nunca está se referindo ao erro que realmente

me incomodou e perturbou? Por acaso, estamos diante de uma epidemia a contagiar apenas jornalistas e deixá-los tão desaprendidos do ofício de fazer jornal diário? Estarei sendo punido por meu jornal por dedicar mais tempo ao jornalismo virtual que ao impresso? Quando a minha profissão, mesmo sem necessitar mais de diploma, continuará a exigir decência e retidão de caráter?

“Por que me é difícil ler um editorial por inteiro sem levantar três ou quatro bem fundadas suspeitas de que estou sendo enganado?”

Refugiada iraniana tem a boca literalmente costurada durante greve de fome para pedir asilo político após ter seu pedido negado pelo governo grego, na Universidade de Atenas, na Grécia

Preconceito é o País voltar atrás Em visita a Teresina, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, classificou nesta quarta-feira como “inadmissível” que a temática da campanha eleitoral seja o preconceito, referindose aos panfletos contrários à sua candidatura distribuídos por Igrejas em São Paulo. Segundo Dilma, os panfletos são equivocados. “Eu acredito que isso não contribui para o País. Porque se se basear em preconceitos para ganhar eleição, nosso País está voltando para trás.

Segundo turno: 72,9% definido

Propaganda suspensa

O voto para o segundo turno já está definido para 72,9% dos eleitores, de acordo com pesquisa CNT/ Sensus divulgada na manhã de ontem. O levantamento revelou também que 22,9% dos entrevistados ainda não têm o voto definido. Um total de 4,3% disseram não saber ou não responderam se já têm o voto definido e não pretendem mudar essa opção.

O TSE determinou a suspensão de trechos da propaganda eleitoral da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, que apoia a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. O ministro Henrique Neves entendeu que a inserção emprega, aparentemente, termo semelhante ao utilizado pelo governo federal em suas peças de propaganda institucional, o que não é permitido pela legislação eleitoral.

-

Em foto obtida no dia 11, Kevin Richardson agarra um leão dentro de sua jaula em Broederstroom, perto de Johannesburgo, na África do Sul. Richardson está trabalhando em um filme em defesa dos leões brancos, em um país onde mais de mil deles são mortos legalmente por ano

“Meus companheiros de partido me convenceram a manter a coligação com Serra” - presidente nacional do PTB Roberto Jefferson


04

Folha do E. Santo Sábado, 16 de Outubro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Newton Braga Coração

Dia do pão

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou um recorde de transplantes de coração neste ano, com seis procedimentos, sendo dois somente no mês passado. Desde que foi inaugurada, em 1998, a Central de Captação de Órgãos da Sesa nunca havia realizado tantos transplantes deste tipo. Os dados atuais superam os de 2008, quando foram feitos quatro procedimentos. No ano passado, por exemplo, foi apenas um.

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Pão, e para marcar a data a população vai poder trocar garrafas pets e óleo de cozinha utilizado por pães. A iniciativa será realizada das 8h30 às 11h30, nas principais praças de municípios do interior e da Grande Vitória. Entre eles: Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Nova Venécia, Linhares, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Colatina, São Domingos do Norte, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

Maracanã O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento no valor de R$ 400 milhões ao Estado do Rio de Janeiro para as obras do Maracanã. Os recursos serão utilizados na reforma e adequação do estádio, provável palco da final da Copa do Mundo de 2014.

CULTURA

GORDON

Cultura em quantidade e qualidade circulará por mais nove municípios do Estado neste fim de semana. O projeto, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), esticará as apresentações até amanhã, reunindo espetáculos musicais e teatrais selecionados pelos editais de incentivo à cultura de números 002 e 003. A entrada é franca. Hoje, Cachoeiro de Itapemirim recebe Aurora Gordon, com o show “Daqui a 200 anos”, no Teatro Municipal Rubem Braga, às 20 horas.

MÚSICA

HOMENAGEM AO NIRVANA

A banda norte-americana Nirvana será homenageada com uma exposição sobre sua música e história no ano que vem. “Nirvana: taking punk to the masses” acontecerá no museu do Experience Music Project (EMP), em Seatlle, no dia 16 de abril de 2011. Com curadoria de Jacob McMurray, a mostra vai reunir peças raras e inéditas não só da banda, mas também da sua equipe dos familiares dos ex-integrantes Krist Novoselic, Dave Grohl e Kurt Cobain, morto em abril de 1994.

Espaço Cidadão cartas@folhaes.com.br

Diga sim para a vida Acredito que a vida deva ser vivida plenamente e manifestações de carinho, atenção e gentilezas devam ser retribuídas em proporções iguais ou maiores que as recebidas. Não sou pretensioso a ponto de afirmar que todos tenham que ser um “poço” de bom humor 24 horas por dia, pois, ninguém o é. Assisti há algum tempo um filme com o ator canadense Jim Carrey e dei ótimas gargalhadas. Apesar de um humor simples o filme proporciona lições incríveis, basta buscarmos a essência para extrair esse “algo mais” sobre o qual estou falando. “Sim Senhor”, é o nome, para quem quiser assistir também. Chamou-me tanto a atenção que resolvi preparar uma palestra inspirada no filme, cujo tema

é o perfil do profissional que almeja uma oportunidade no concorrido mercado de trabalho. Dei o título de: “Diga sim para o mercado”. Já aconteceu com você de encontrar alguém que há muito não via, cumprimentar efusivamente, com simpatia e alegria extrema estampada no rosto, chamá-lo pelo nome, e receber de volta um simples “Tá bão”? Aconteceu comigo em relação ao meu amigo “Nestor”, nome fictício, mas nem sei se precisava. Meu comportamento foi o mesmo do cachorrinho de estimação em relação à chegada do dono. Ele abana a cauda, pula em volta, faz barulho, às vezes chega a sujar a roupa do dono, tal é a sua euforia e satisfação.

Marcele Andes Gomes – maran@hotmail.com

O que somos

BILHETERIA

WHITE LION

Kevin Richardson acaba de lançar seu documentário sobre os leões brancos da África. O fisiologista sulafricano tem um vínculo íntimo tão grande com os grandes felinos que ele pode passar a noite enrolado com eles sem o menor medo de ataque. Richardson, 32 anos, que se baseia em uma área de conservação da vida selvagem perto de Joanesburgo na África do Sul, trabalha sua mágica em outras espécies também. Chitas, leopardos e hienas, mesmo sendo imprevisível, ele assegura não haver ameaça para ele

O aniversário 12 anos da minha afilhada, demorei vários minutos até fazer as contas e falar com exatidão a idade dela, fomos eu minha filha no Hipermercado para comprar o presente. Tudo ia muito bem até chegarmos ao caixa. Tirei o cartão do bolso, entreguei a sorridente menina que me atendia, até que ela me disse: “Digite sua senha senhor…” Olhei pra ela com aquela cara de ingênuo e fiz a pergunta mais idiota que poderia fazer: “Minha senha?” E ela balançou afirmativamente a cabeça. Olhei o teclado, a fisionomia ansiosa da minha interlocutora, o rosto gordinho da minha filha que já queria abrir o pacote de balas que acabei permitindo que passasse junto com o presente… e nada. Os números não vieram à mente. Definitivamen-

te não acertei a senha. Depois de duas desastrosas tentativas, não quis arriscar a terceira, sob pena de ter o cartão bloqueado. Reparou como somos pressionados o tempo todo pelos números? Na rua o que mais temos ouvido: Quanto é o prêmio para que ganhar “A Fazenda 2”? São quantos participantes do Big Brother? Quanto levará o vencedor? Ou então, quanto a mega sena ta pagando? Quanto foi desviado no mensalão do Democratas? Quantos morreram em mais uma tragédia? Esse ano o carnaval vai dar quando? SÓ NÚMEROS. Confesso que não sei de cor o número da minha identidade ou do CPF. Nem da carteira de motorista. Muito menos do título de eleitor. Que ano mesmo fiz o exército? Não sei.

Antonio Jacques Filho – antonioj@gmail.com

Curta Metragem

+ Hoje tem show de Wemerson Araújo, no Republica Music Bar, em Castelo. É o “BO Sertanejo”. + O escritor acadêmico Marcelo Grillo lançará dia 19 de novembro no Espaço Cultural Yazigi seu novo livro, “Desencontros”. + Logo mais, à meia-noite, é momento de adian-

tar os ponteiros dos relógios. Começa o horário de verão + Beija-Flor de Nilópolis apertando o passo para homenagear Roberto Carlos na Sapucaí, em 2011. + Coluna Newton Braga embalada com Tamara e as versões do Rei Roberto Carlos

JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19 Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas / Telefone: (28)3521-8044 CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ES ENDEREÇO ELETRÔNICO e-mail: folhaes@folhaes.com.br / redacao@folhaes.com.br / diretoria@folhaes.com.br / comercial@folhaes.com.br Site: www.folhaes.com.br


Folha do E. Santo Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

política

05

A câmara de vereadores abre comissão processante na terça-feira

JUSTIÇA DEVE AFASTAR PREFEITO DE CACHOEIRO

A

Justiça comum poderá afastar o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Carlos Casteglione (PT), a exemplo do que ocorreu em Santa Leopoldina-ES, com o prefeito Ronaldo Prudêncio (PDT), ambos sob suspeita de envolvimento em fraudes e superfaturamento junto à empresa Impacto. As denúncias partiram do jornal Folha do Espírito Santo com base no processo do Ministério Público Estadual com base nas investigações da Polícia Federal. Na sessão da última quarta-feira, da Câmara Municipal de Cachoeiro, o vereador Roberto Bastos (PMN), que protocolou pedido de CPI, assinado pelos vereadores Júlio Ferra¬ri e tenente Moulon (PV); Marcos Coelho; DEM, José Carlos Amaral e Luizinho Tereré; do PSDB, Mar¬cos Mansur, (PDT) Da¬vid Lóss e Glauber Coelho (PR), devem resultar no afastamento do prefeito Carlos Casteglione (PT), pelo Legislativo Municipal na próxima terça-feira (19).

O Chefe do Executivo vem O Juiz Robson Louzada deverá se pronunciar sobre a sentença usando do expediente de pressionar os partidos a retirarem as assinaturas do requerimento, o que não deve acontecer O caso tem como base os áudios interceptados, pela Polícia Federal, das conversas entre Aldo Martins Prudência, da empresa Impacto, e que se encontra preso na penitenciária de Viana-ES, e o secretário municipal de Administração da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Manoel Eduardo Baptista Cabral, combinando acertos em licitação segundo os autos do MP e Polícia Federal. O processo, descrito abaixo, está sob a responsabilidade do juiz Robson Louzada para ser sentenciado, conforme pedido do Ministério Público, o que pode acontecer a qualquer momento.


Folha do E. Santo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Sábado, 16 de Outubro de 2010

educação

asfsdfasdfasdfasdf asdf asdf asdf asdf asdf asdfa sdfasf

ENSINO INTEGRADO PARA A ZONA RURAL

A

lunos do interior de Cachoeiro de Itapemirim-ES já podem se inscrever para as vagas na Escola Família Agrícola, que funciona na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba, para o ano letivo de 2011. Esses jovens terão a oportunidade de cursar o ensino médio integrado ao técnico de agropecuária e podem garantir sua vaga a partir de segunda-feira (18), na sede da unidade. Estão sendo oferecidas 60 vagas, para alunos que concluíram o ensino fundamental. Para fazer a matrícula, é necessário que os jovens compareçam à escola com os pais ou responsáveis, munidos da declaração de conclusão do ensino fundamental, cópia da certidão de nascimento, duas fotos 3x4, comprovante de que moram na zona rural e documentos pessoais dos pais (como CPF e Carteira de Identidade). Além disso, é importante levar o Histórico Escolar, caso já o possuam. Não é preciso pagar qualquer taxa de matrícula. Instalada no município pela prefeitura de Cachoeiro, a escola agrícola está em

tome

06

nota

Cresce a inadimplência A inadimplência do consumidor registrou a quinta alta consecutiva em setembro, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado. A alta foi de 1,6% no mês na comparação com o mês anterior, representando crescimento seguido desde maio deste ano e a maior alta para o mês de setembro desde 2000, quando foi criado o indicador. Na comparação do mês passado com o mesmo período de 2009, houve elevação de 15,3%, o maior resultado desde março de 2009, quando o país passava pela crise financeira global. Já no acumulado

Mulheres com mais dívidas

asdf asdf asdfasdf as sadfasdfasdfasdf asdf asdf asdfasdf asdfasdf

seu segundo ano de funcionamento. O objetivo é oferecer uma educação de qualidade aos jovens da zona rural, voltada para a re-

alidade em que vivem. Hoje, a unidade é administrada pelo Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes),

mas conta com apoio do poder público municipal, que faz repasses de recursos para ajudar a manter a instituição.

ENSINO INTEGRADO/VANTAGENS

Alunos saem da escola agrícola com dois diplomas Quem se forma na Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim recebe dois diplomas ao final de quatro anos: um de conclusão do ensino médio e outro do curso técnico em agropecuária. Isso porque durante o tempo que passam estudando, os alunos aprendem matérias básicas, como língua portuguesa e matemática, e conhecimentos para lidar com a realidade do campo em áreas como

zootecnia, administração e economia rural e irrigação, por exemplo. Os alunos estudam em regime de alternância – passam uma semana na sala de aula e uma semana em casa. Dessa forma, eles não perdem o contato com a realidade em que vivem e podem aplicar o que aprendem na escola, no campo, e o que aprendem em casa, na unidade de ensino. Os contatos devem ser feitos pelo endereço: efacachoeiroitapemirim@ gmail.com e telefone 3539-7147.

Neste ano as mulheres superaram os homens e lideram na lista dos inadimplentes, segundo pesquisa da Serasa. Entre os devedores, elas representam 52%, enquanto eles são 48%. A pesquisa, realizada em setembro, aponta ainda que a maior incidência de inadimplência está na faixa de um a três salários mínimos, com 55% dos entrevistados. No recorte por idade, 70% dos inadimplentes estão na faixa entre 20 a 40 anos. O estudo aponta ainda que 69% dos entrevistados tem dois ou mais carnês em atraso.

Encontro das águas O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) informou que tombou provisoriamente o Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões, no Amazonas, em razão do seu elevado valor arqueológico, etnográfico e paisagístico. O encontro das águas é um fenômeno natural. O rio Negro, de águas escuras, encontra-se com o Solimões, de águas barrentas e, por vários quilômetros, correm lado a lado sem se misturarem. A paisagem é visitada por milhares de turistas.


Folha do E. Santo Sábado, 16 de Setembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

07

Consultoria em Gestão Empresarial Praça São João, n.º 05 - Em frente à Telemar

(28) 3521-9991

Planejamento Fiscal e Tributário Advocacia Civil, Trabalhista e Tributária Contabilidade em Geral Auditoria Contábil

Fone/fax: (28) 2101-6950 Foto: Helder Pires

Foto: AGG

Janela Aberta

O bom dia especial de hoje para a professora aposentada Maria Elisa Gregio Gasparini. A Universidade Paulista Interativa - UNIP - Pólo Cachoeiro, que tem a administração do contador Leonídio Arruda, está funcionando em novo endereço, com novas e modernas instalações, na rua 25 de Março, nº 15 - Centro, 3º andar do prédio do novo BANESTES. Contatos com a secretária Suely pelos telefones: (28) 3518-3759 / 8811-6848 / 8811-6849. Nossa homenagem especial a três vereadores atuantes, que também dão um show quando o assunto é sala de aula: os professores LEONARDO PONTES, MARCOS MANSUR e DAVID ALBERTO LÓSS.

Oficina do Corpo Academia Você que pretende deixar seu corpo em forma, uma excelente opção é a Oficina do Corpo Academia, que funciona ao lado da sede da Unimed Sul Capixaba, na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar.

O professor FERNANDO SANTOS MOURA ficou feliz de receber do vereador WILSON DILLEN o título de “Professor Cachoeirense”.

A jornalista Celinha Ferreira tem o perfil multifuncional que é indispensável hoje em dia: apura, escreve e apresenta bem. Por isso em breve teremos novidades!!! Na hora de assinar SKY prefira a Nelsat. Contatos: (28) 3521-9991. Até amanhã se Deus quiser!!!

Parlamentares celebram com muitas homenagens o Dia do Professor Foto: AGG

Foto: Jackson Soares

Foto: AGG

O vereador ALEXANDRE BASTOS RODRIGUES homenageou com o título de “Professor Cachoeirense” a professora ELIENE BOLZAN PASTRO.

A simpática professora SIRLEY CIPRIANO DOS SANTOS também foi homenageada pelo vereador JOSÉ CARLOS AMARAL, dos Democratas.

Já o vereador ROBERTO BARBOSA BASTOS, do PMN, homenageou com justiça a jovem e dedicada professora FLÁVIA CORREIA FORTUNA.

Musculação - Localizada Boxe - Dança Dança do Ventre Pilates Solo - Pilates Studio Personal Trainer Credenciada

Av. Francisco Lacerda de Aguiar, 30 Gilberto Machado Cachoeiro de Itapemirim - ES oficinadocorpo-academia@hotmail.com (28) 3522-4003

RPM Body Pump Power Jump

(28)3521- 4200 Administração (4 anos) Ciências Contábeis (4 anos) Letras - Licenciatura em Português/Inglês (3 anos) Letras - Licenciatura em Português/Espanhol (3 anos)* Matemática - Licenciatura (3 anos)* Pedagogia (3 anos) Serviço Social (3 anos e meio) *Modalidade SEI

www.unip.br/ead


08

Folha do E. Santo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Sábado, 16 de Outubro de 2010

regional

kjas hfjas hdfkjash dkfja hskjdfh aksjfh aklsjdfh kaljsdfh k

CIRCULAÇÃO ERUDITA EM

JERÔNIMO MONTEIRO

O

projeto “Circulação Cultural” da Secretaria de Estado da Cultura chega a Jerônimo Monteiro-ES, na próxima sexta-feira (22), com um “Recital Erudito”. A apresentação acontecerá, às 19h 30m, no Teatro do NEDTEC-UFES, naquele município. Será a primeira apresentação do “Quarteto Vitória de Violões” no município sulino e o grupo vem se apresentando em todo o Estado pelo projeto Circulação Cultural que visa

à integração e formação de público em todas as regiões do Estado. Uma oportunidade ímpar para os moradores e visitantes apreciarem música de qualidade, e o melhor: com entrada franca! O Quarteto Vitória de Violões tem uma formação ousada, não muito comum, que surpreende pela musicalidade, carisma, sonoridade e efeitos, extraídos dos quatro violões. O repertório do grupo também é bastante variado. Os integrantes passeiam entre a música erudita e popular. Também es-

kasjdfhkajshd fkjah sdkfja skjdfaklsjdf hkjasd fhkjas hdfkjas dfkljas df

tão presentes em suas apresentações vários períodos musicais, estilos e ritmos, que marcaram a evolução da música até os dias atuais. Os jovens músicos propõem uma viagem apreciativa pelo mundo musical, informando curiosidades sobre o repertório, época, compositores e aspectos

culturais de cada país, proporcionando assim total interação entre artista e platéia. Compositores como o renascentista M. Praetorius, o barroco J. Pachelbel, o clássico L. Boccherini, os contemporâneos A. Piazzolla, L. Brouwer, P. Bellinati, Carlos Cruz, dentre outros fazem parte do repertório do Quarteto.

O QUARTETO

O Quarteto Vitória de Violões foi criado em 2007, por quatro professores de violão da escola de música Centro Musical VillaLobos (Praia do Canto) como o objetivo de difundir a música instrumental brasileira e o repertório origi-

nal para quartetos de violões. Estrearam em abril do mesmo ano, na Série no Theatro Carlos Gomes. E, já em 2008 foi integrado como grupo oficial da Faculdade de Música do Espírito Santo. Atualmente o grupo é composto pelos jo-

vens músicos Phillipp Areias, Ayuko Sakanoue, Matheus Chagas e Eliseu Martins e são monitores e estudantes do Curso Bacharelado em Música na FAMES e vivem no campo da música profissionalmente com atividades diversificadas.


Casamento secreto

R J

De moto em corda bamba

C O L U N A

colunajr@folhaes.com.br

Gravidíssimos

A modelo britânica Kate Moss se casou em segredo com o noivo, o músico Jamie Hince, na Sicíla, Itália, no dia 7 de agosto, informa o jornal “Daily Mirror”. Moss, 36 anos, e Hince, 40, se casaram em uma cerimônia íntima celebrada em uma pequena igreja na presença de um pequeno grupo de familiares e amigos

Brincando com o perigo

Uma menina foi flagrada brincando com uma cobra enorme no meio de uma rua em Ramallah, na Cisjordânia. A cena foi registrada pelo fotógrafo Abbas Momani, da agência France Presse. A Cobra é mantida como animal de estimação por família palestina.

Mateus Solano e a esposa, Paula Braun, foram vistos passeando pelo bairro do Leblon. Enquanto esperavam por um táxi, Mateus abraçou e beijou a amada. O casal aguarda ansioso a chegada de uma menina, que irá se chamar Flora.

Sei que ele sempre foi esquentado, mas acreditava que, como eu, ele iria evoluir. Meu grande erro foi ter voltado com ele. Em entrevista ao “De Frente com Gabi”, a atriz Luana Piovani fala sobre a agressão de Dado Dolabella quando namoravam.

Recuperando a boa forma

O chinês Chen Shuangquan, de 52 anos, andou com uma moto em uma corda bamba durante apresentação nesta sexta-feira (15) em Pengshan, na província de Sichuan (China). Chen percorreu uma distância de 60 metros a sete metros de altura.

Gato Cleópatra

Natália Casassola e Fani Pacheco posaram juntas para a ‘Playboy’ de novembro Para se soltarem, as ex-BBBs tomaram algumas doses de uísque antes de posarem, apesar de não terem sido da mesma edição do programa, elas mostraram entrosamento nos bastidores

Rainha de Bateria

Com a filha Giulia, Scheila Carvalho corre atrás da boa forma em São Paulo, a apresentadora,

Um gato posou com uma fantasia de Cleópatra na quarta-feira (13) em Nova York, nos EUA, para promover um evento de cães e gatos que será realizado nos dias 16 e 17 de outubro em um centro de exposições da cidade norte-americana. De acordo com os organizadores, 160 raças de cães e 41 de gatos estarão presentes no evento.

que engordou 15 quilos na gravidez, passou por um tratamento em clínica de estética.

Beberrão

FERGUIE EM BUSCA DE NOMES>> A cantora Fergie, que está no Brasil onde fará turnê com o Black Eyed Peas, está pesquisando nomes em português. Fergie teria perguntado a alguns produtores da turnê brasileira de sua banda o significado de alguns nomes. Ela está pesquisando nomes para bebês.

Sabrina Sato é a nova rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel. Segundo a assessoria de imprensa da escola, neste sábado (16/10), a apresentadora do “Pânico na TV!” vai se encontrar com Wilson Alves, presidente da agremiação, para acertar os últimos detalhes de sua participação durante a etapa final

O apresentador finlandês Kimmo Wilska foi demitido após ser flagrado com uma cerveja em um programa ao vivo (assista) da emissora “YLE”. Após uma reportagem sobre o consumo da bebida, Wilska fez uma brincadeira e simulou estar bebendo no estúdio,


10

Folha do E. Santo Sábado, 16 de Outubro de 2010

Bairro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110 Vendo ou Alugo, casa no Novo Parque, 2 quartos, 1 suite, 2 banheiros, sala, copa, cozinha, área frente e fumdo, toda grdeada com cobertura e garagem. Aluguel - R$ 600,00 - Venda R$ 160.000,00 Falar com Ronaldo (28) 99864744 e (28) 3522-8778

VENDO TERRENO, BAIRRO GILBERTO MACHADO, EXCELENTE LOCALIZAÇÃO, 400M², C/21 METROS DE FRENTE, R$ 78.000,00. FONE - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bairro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banheiVende-se casa com 80m² de construção e ros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Contaárea total de 300m². Rua principal Corinto Bar- to: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Robosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo naldo. tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar. Vende-se uma sala comercial 40m² centro melhor ponto. R$ 35.000,00 21 9636-6294 Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ramos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 praça, mais ônibus na porta. Tratar direto com Galpões e escritório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cachoeiro o proprietário - França : 9939-0031 de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272 Passa-se uma loja “Cosy” no Shop 1º piso Cachoeiro com todos os móveis e estoque. Tratar Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² com Estela e Janine 3521-8034 / 8804-3112 e semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 9916-7070 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localização. Vende-se um apart. Com 2 quartos, depen- Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886 dência de empregada, garagem no centro de Cachoeiro no Edificio Maria Zaroli próximo ao Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localizaShoping Cachoeiro tel:9256-1184 ou 3517- ção, 9945-4646. Vilceir 7931. Valor R$ 170.000,00 tratar com Marcos. Vende-se um terreno em Córredo do Ubá, 6 km de São José de Fruteiras - Vargem Alta -ES, Próximo a área de Lazer e Pesque e pague Giore e a rampa de Vôo Livre de Ubá, 1 km para cada lado, 100 m da estrada Principal. Area com um alquere e meio de terra, uma casa com Palmeiras, frutas e tudo gramado, Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupi- barracões, dois terreiros 13.000 pés de café. Melhor ranga Para 50 KM de Marabá negocio por ou- lugar da comunidade, ótima paisagem. Valor do imótros imóveis ou carro, tratar com Dirceu (028) vel R$ 170.000,00 contato. 9971-2981 ou 9945-9501 9904-1412. Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área nobre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412.

Vendo um terreno em praia das neves, 2 quadras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412. Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro. Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varandas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se Toyota Corolla, automático, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, completo. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133. Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133. Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133. Vende-se Fiat Palo, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133. Caminhão 1113 ano 71, toco, caçamba boa, motor com 25.000 km, turbo, hidráulico, único dono, todo bom 9946-1208 Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir Vende-se Honda CBX 200 Strada Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, partida elétrica ano 2008. Leonardo 9885-5626 Vende-se Carro: Voyage Comfortiline completo. Cor: Prata. Ano: 2009. Telefone para contado: (28)9253-5083 Magno.

Transforme seu imóvel em dinheiro sem sair dele, baixas taxas, valores até R$ 400 mil 28 9984-7272 / 28 3518-2844, capital de giro em apenas uma prestação mensal. Vende-se uma impressora epson lx-300 II matricial super econômica valor R$ 500,00 contato com Varly 28 9961-5270

Vende-se duas mesas, sendo uma mesa giratória em granito e outra com base de mármore e tampo de vidro com 2,20 m e seis cadeiras. Valor: R$ Galpão comercial, com 286m², portão de fer- 1.000,00 cada (o valo  r pode ser dividido em até ro, escritório e banheiro, na rua Nelson Bo- 5x), tel 3521-5334 e 9298-5208 - Creuza relli 71, otton marins. Falar com Miro -- 99567735. Vende-se Empresa atuante no ramo de pó de café Alugo casa 3 quartos, 2 banheiros sala, desde 1985. Documentação toda em dia, 1 torrador copa, cozinha, área de serviço e garagem, com capacidade de 240 kg por torrada com resno bairro Alto Novo Parque, próximo ao Su- friador da marca J.Araújo, 1 painel semi-automápermercado Polonini. Tratar com Margarida tico com comando, 1 elevador para café, 1 exaus(28)3511-6541. tor para café torrada, 1 ciclo com capacidade para 5 toneladas de café torrada, 1 moinho a martelo, Aluga-se um ponto comercial na Av. Jones capacidade de moer 600 kg/h da marca Incapé, dos Santos neves. Fundos com Linha Vermelha . 8.60 mt fundos, e 3,50 . 30 . 100 mt. 01 empacetadeira semi automática com elevador Valor: R$ 300,00.Tel.9883 - 8291 ou 9918 - da marca Jocam. 20 mil reais em embalagens, 25 4445 , falar com Ademir ou Mario dos Anjos. mil em caixas de papelão, 02 marcas de café registradas. OBS: Só no mercado de café de CachoPraia de Itaoca - Casa - Aluguel para fins de eiro esta empresa vende 4 toneladas de café por semana e temporada, ótima localização, 200 mês. Valor R$ 200.000,00. Gustavo 3528-4273 / m da praia. Capacidade 10 pessoas, preço a 9975-0743. combinar. Beth (28) 8805-6499.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar Aluga-se apartamento com 3 quartos no baircom Zé Mauro. ro Coronel Borges, falar com Antônio 35212100. Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Telefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a comVendo Fiorino furgão ano: 2006 semi - novo binar. baixa quilometragem, ótimo estado de conservação. valor R$ 22.000.00. Fone: 8804LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - 5940 GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comercial • Toda montada • Estoque • Es- Vende-se gol 1000 branco, ano 2000, 4 portas, ditrutura fiscal em dia • Funcionários treinados • reção, ar, trava, alarme, 16v. R$ 14.000,00 - 3518Certidões negativas de todas as esferas • Fa- 1350 / 9989-6640. Vera turamento garantido. 20 anos de mercado Carteira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERME- carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844 DIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530 Corsa Sedan Milenium, 2002, Trava, Alarme, Farol de Milha, reboque, 4 pneus novos e documentos 2010 pago Super econômico em execelente estaVende-se um terreno na rua Elias dos Santos, do de conservação R$ 14.000,00 Diego 9923 5777

vende-se: um equipamento de som para festa 16 canais stanis, 1 módulo de 2500 Machino, 1 Amplificador resseiver gradiente, 1equalizador, 1crossover 3 vias,1 câmera de ecos Delay 2 caixas grave com 2 alto falante cada de 15 polegadas, 2 caixas grave médioe agudo, Valor Total: R$ 4,000,00, Contato: Aline - 28 9965-8520 / 28 3518-9051

“Oportunidade para lojistas! balcão em madeira com vidros, gaveteiros com chaves, prateleiras com portas e iluminação interna. Tratar com Celso (8804-5940).” VAGA DE EMPREGO Ambos os sexos, nivel médio , universitário, pós graduação ou doutorado. curriculum através do site www.empregar.xpg.com.br

(28) 9915-0377 e (28) 8802-5043


Folha do E. Santo Sábado, 16 de Outubro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

regional

11

aklsd fkjashdfkljah slkdjfh askljdfh alksjdf haklsjdf asdfkj askdfj aksdjf alksdfj alçksdjf alkçsdjf asdf

tome

nota O CAPIXABA MUITO MAIS CONSCIENTE E SOLIDÁRIO

A

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou um recorde de transplantes de coração neste ano, com seis procedimentos, sendo dois somente no mês passado. Desde que foi inaugurada, em 1998, a Central de Captação de Órgãos da Sesa nunca havia registrado tantos transplantes deste tipo. Os dados atuais superam os de 2008, quando foram feitos quatro procedimentos. No ano passado, por exemplo, foi apenas um. Para a coordenadora da Central de Captação, Rosemery Erlacher, o aumento dos transplantes de coração é reflexo das diversas ações realizadas para estimular a doação de órgãos, como treinamentos dos profissionais de saúde, atividades de conscientização e a Política de Estímulo à Doação e Transplante de Órgãos. “Estamos treinando funcionários dos hospitais para deixar mais pessoas informadas e para melhorar especificamente a abordagem familiar. Além disso, fazemos trabalho de conscientização em escolas, igrejas e outras instituições”, ressalta a coordenadora. No caso dos transplantes de coração especificamente, a coordenadora cita ainda a melhoria na logística de transporte do órgão. “Depois de captado, o coração deve ser transplantado em até quatro horas”, explica Erlacher. Em algumas situ-

Brasil na rota dos bilionários

Durante a gravidez, é importante controlar devidamente o aumento de peso para evitar complicações. Por exemplo, um aumento de peso insuficiente poderia causar má nutrição e, ao mesmo tempo, um aumento excessivo poderia dar origem a uma diabetes relacionada com uma gravidez (diabetes gestacional) e/ou causar problemas durante o parto. Caso você esteja grávida, o seu médico lhe recomendará o aumento de peso ideal durante a sua gravidez.

Enem: simulado capixaba

kjds kjas hfdkjas hdkfjlash dlkfja hskdljfa ksljdf kl aslkdjf akljsdhf kljas fkljas dflkjas df

ações, é preciso usar até transporte aéreo, como helicóptero. Posição de destaque De janeiro a setembro de 2009 foram realizados 167 transplantes, contra 227 se comparado ao igual período de 2010, o que significa um aumento de 36%. O desempenho alcançado no Espírito Santo já o coloca na terceira colocação nacional quando se analisa o número destes procedimentos realizados por milhão de habitantes. Além do crescimento dos transplantes de coração, a coordenadora da Central de

Captação de Órgãos da Sesa, Rosemery Erlacher, ressalta a contribuição dos procedimentos envolvendo córneas. “Praticamente 50% do total dos 227 transplantes são transplantes de córnea”. O bom desempenho não para por aí. De acordo

com Erlacher, dos sete tipos de transplantes realizados, cinco apresentaram incremento, com exceção dos transplantes de rim entre vivos - que decaiu - e dos transplantes de rim/ pâncreas - não houve procedimentos. Veja o quadro abaixo:

O SIM DA FAMÍLIA

A doação de órgãos só pode ser autorizada pelos familiares. A melhor maneira de facilitar a decisão é conversar sobre o assunto em vida. A intenção da Sesa é conscientizar as pessoas em vida, geralmente os familiares

atendem à vontade. A negativa ocorre quando a pessoa não deixa isso claro. Embora atualmente o estado tenha alcançado um lugar de destaque nacional, técnicos do setor de saúde admitem que o número de

transplantes poderia ser maior se houvesse maior conscientização. Em muitas situações nas quais a doação é possível, há negativa familiar, cujo índice é considerado alto não só aqui como no Brasil todo.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais estão realizaram ontem , a primeira parte do simulado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que avalia os conhecimentos em Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A segunda parte da prova será aplicada amanhã com questões de Linguagens, Códigos e Matemática.

Ibama embarga obras no sul

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou uma fiscalização no município de Rio Novo do Sul. Uma obra da prefeitura da cidade foi embargada, por não ter licenciamento ambiental. Escavações estavam sendo feitas no local, sem a autorização do órgão.

Ações do Google em alta

As ações do Google apresentam forte alta na Nasdaq, chegando momentaneamente a US$ 600 a unidade, o que não acontecia desde janeiro, e que foi possível graças aos bons resultados apresentados nesta quinta-feira (14) pelo gigante californiano. A companhia bateu as expectativas dos mercados ao anunciar um aumento de 32,3% em seu lucro no terceiro trimestre (em comparação com o mesmo período em 2009), que foi de US$ 2,167 bilhões.


Folha do E. Santo Sábado, 16 de Outubro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

saúde

Caminhar, além de fazer bem para o corpo, é bom para a mente.

CAMINHADAS REDUZEM PROBLEMAS DE MEMÓRIA

U

m estudo divulgado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou um benefício pra quem se exercita com caminhadas, principalmente os mais idosos.Caminhar, além de fazer bem para o corpo, é bom para a mente. O exercício aeróbico oxigena o cérebro, desenvolve as células e evita a demênciaa.Para chegar a essa conclusão, os cientistas norte-americanos reuniram quase 300 pessoas a partir de 1989, todas na faixa dos 78 anos e com boa saúde. Pediram a elas que registrassem a distância caminhada por diaa.Treze anos depois, os cientistas constataram doenças como demência em 116 pessoas, 40% do grupo. Já a outra turma - a dos mais saudáveis - era formada por aqueles que mais andavam. Eles não perderam massa cerebral e redu-

mais

12

saúde

Paixão avassaladora

A intensidade da paixão é capaz de proporcionar alívio para dor de forma tão eficaz quanto analgésicos ou mesmo drogas ilícitas, como a cocaína. Esse é o resultado de um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, quando as pessoas estão apaixonadas, há alterações significativas em seu humor que interferem na experiência de sentir dor.

Bebês prematuros

O exercício aeróbico ajuda na oxigenação do cérebro, desenvolve as células e evita a demência.

ziram pela metade o risco de ter problemas de memória.Os saudáveis andaram regularmente pelo menos 72 quarteirões por semana. Isso equivale a, aproxima-

damente, dez quilômetros. Por dia, são quase 1,5 quilômetro.”Andar me mantém alerta, mantém meu corpo forte. Eu amo isso. Se não ando, me sinto culpado. Não

estou tomando conta de mim”, afirma um senhor à reportagem do jornal. Caminhando assim vai lúcido e saudável, bem além dos 73 anos de hoje.

Segundo o Ministério da Saúde, um a cada três bebês que nascem de forma prematura morrem antes de completarem um ano de vida. Já aqueles que sobrevivem podem apresentar problemas respiratórios e musculares. Diante desse cenário, sessões de fisioterapia ajudam a evitar complicações e garantem o desenvolvimento dos bebês.

Doenças tropicais Cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem de doenças tropicais “esquecidas”, que matam 534 mil pessoas por ano. Em anúncio feito nesta quinta-feira (14), a OMS (Organização Mundial da Saúde) pretende controlar até 2015 essas enfermidades, que foram deixadas de lado pelos grandes laboratórios farmacêuticos. Lepra, leishmaniose, raiva, tracoma, mal de chagas e elefantíase são alguns exemplos de doenças tropicais negligenciadas, que são chamadas dessa maneira porque existem quase exclusivamente em países pobres – elas já foram eliminadas dos países ricos.


Folha do E. Santo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Sábado, 16 de Outubro de 2010

Mariano se reapresentou na quinta-feira ao Fluminense cheio de história para contar e com o astral renovado.

MARIANO VOLTA AO FLU DE ÂNIMO RENOVADO

F

icou um gostinho de quero mais. Mariano realizou o sonho de ser convocado e participar do dia a dia da Seleção Brasileira. Faltou, no entanto, entrar em campo nas vitórias contra Irã e Ucrânia. Nada que fosse capaz de deixar o lateral-direito frustrado. Entusiasmado com a experiência, ele se reapresentou na quinta-feira ao Fluminense cheio de história para contar e com o astral renovado.Sem nunca ter jogado fora do país, Mariano procurou conversar com os companheiros de Seleção sobre o

futebol europeu e ouviu também elogios por algo que é peculiar dos brasileiros: o bom humor.- O que trago da Seleção é a amizade e a chance conviver com jogadores que estão na Europa. Eles dizem que lá não tem a brincadeira dos clubes brasileiros, mas o restante não muda muito. A primeira vez é sempre diferente, mas o pensamento agora é no Fluminense e em alcançar nosso objetivo. Mariano falou também do convívio com Mano Menezes e se mostrou consciente do que deve fazer para que as convocações se tornem uma rotina.

esporte esporte

mais

esporte

13

Luxemburgo nota 10

Fim de treino no Ninho do Urubu, e os jogadores vão deixando o campo. Porém, para três deles, o trabalho ainda não acabou. Começa a hora da aula particular. Vanderlei Luxemburgo pede a ajuda de Kleberson e Fierro para fazer um exercício específico de passe com Willians. O gramado, então, se transforma em um quadro negro, com rabiscos de gestos, chutes no ar e incentivos. Didático, ensina o jeito certo de fazer a bola chegar com perfeição às pontas. Uma, duas, cinco, dez vezes, até acertar. Dá certo, e o volante consegue completar os lançamentos.

Mariano treina ao lado de Daniel Alves e do ex-tricolor Thiago Silva

Zagueiro de vitalidade

MARCA PARA CELEBRAR A identificação com a torcida veio rápida. Contratado pelo Vasco no início de 2009 sem muita pompa, o goleiro Fernando Prass se firmou como titular com boas atuações, foi importante para o retorno do time à Primeira Divisão e virou um dos símbolos do clube. Neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o AtléticoGO, no Serra Dourada, o jogador vai alcançar uma marca importante. Completa 100 jogos com a camisa cruzmaltina. E para comemorar o feito, Fernando Prass vai ganhar uma camisa comemorativa. Ele entrará em campo vestindo um uniforme prata, com o número 100 nas costas, e que vai ter

três mil unidades comercializadas para os torcedores. Honrado com a marca e com a homenagem, Fernando Prass faz planos para o futuro. Aos 32 anos, ele está muito perto de renovar contrato com o Gigante da Colina por mais três temporadas. A relação do goleiro com o clube ficou tão forte que está em seus planos encerrar a carreira na Colina. Mas isto, no que depender da disposição do camisa 1, ainda vai demorar muitos anos.

Quando entrou em campo no segundo tempo do clássico contra o Flamengo para fazer sua estreia pelo Botafogo, Márcio Rosário mostrou se bem diferente de Fábio Ferreira. No lugar da técnica e da precisão nos desarmes, Joel Santana passou a contar com um zagueiro de 1,87m e 88 quilos de pura vitalidade movida a feijão. Com a lesão do titular, o zagueiro passou a ganhar mais oportunidades e deverá começar atuando no clássico contra o Fluminense, amanhã. Em dois anos e meio defendendo o Al-Jazira, dos Emirados Árabes, Márcio Rosário sofreu com o forte calor, as diferenças culturais e, principalmente, quando faltava feijão.


Folha do E. Santo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Sábado, 16 de Outubro de 2010

economia

asfsdfasdfasdfasdf asdf asdf asdf asdf asdf asdfa sdfasf

CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DE PROJETOS

O

s trabalhadores de setores produtivos de Cachoeiro de Itapemirim-ES e servidores do município poderão aprimorar seus conhecimentos na área de gestão de projetos a partir da próxima terça-feira (19). É quando tem início um curso para aprender a usar um programa de computador (software) que vai ajudá-los no acompanhamento de projetos e planos estratégicos das organizações em que atuam. A capacitação será oferecida gratuitamente pela prefeitura, em parceria com a Samarco Mineração. Foram disponibilizadas 80 vagas para funcionários da prefeitura e profissionais dos setores metal mecânico, de software e de rochas ornamentais da cidade. “Com o curso vamos beneficiar nossos arranjos produtivos locais com a formação de mão de obra especializada para utilização dessa ferramenta. Vamos atender também os servidores de secretarias municipais que trabalham na captação de recursos”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho. As aulas serão realizadas no Centro Digital Cachoeiro, que funciona em cima da Agência do Trabalhador (Sine),

tome

14

nota

Espírito Santo produz menos A produtividade da indústria no Espírito Santo, no mês de agosto, registrou um recuo de -0,8%, em relação a julho, após ajuste sazonal. Ainda assim, no caso das comparações interanuais a produtividade da indústria capixaba sustentou expansão, resultado ancorado principalmente na indústria extrativa. Esses dados são da Resenha de Conjuntura divulgada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Mulheres com mais dívidas No mês de agosto, as vendas do comércio varejista capixaba registraram crescimento de +1,3% frente ao mesmo mês anterior, após ajuste sazonal, ancoradas principalmente no desempenho do segmento de produtos de informática. No varejo ampliado, o comércio local registrou elevação de +18,9% frente ao mesmo mês de 2009, sob impulso das vendas automotivas e de materiais de construção.

Medidas pelo valor do Real asdf asdf asdfasdf as sadfasdfasdfasdf asdf asdf asdfasdf asdfasdf

e no laboratório da agên- de novembro, sempre às nhã e à tarde. A carga cia do Banestes, no Cen- terças, quintas e sextas- horária do curso é de 24 tro. Elas vão até o dia 26 feiras, na parte da ma- horas.

PARCERIA

A aquisição do software e a contratação do instrutor que vai dar as aulas foram obtidas pela prefeitura a partir de um convênio com a Samarco. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) conseguiu aprovar seu projeto de capacitação em informática avançada no edital que a mineradora publica para apoiar projetos sociais. A prefeitura já oferece curso na

área de gerenciamento de projetos no Centro Digital Cachoeiro (CDC) e até formou turma este ano. Agora, vai passar a oferecêlo com um software muito mais completo do que o que era usado. “O programa adquirido é o MS Project, a ferramenta de gestão de projetos mais utilizada nas grandes empresas atualmente”, destaca o secretário Ricardo Coelho.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu hoje que se “observe” com mais atenção o resultado das medidas adotadas para conter a forte valorização do real antes que sejam buscadas novas alternativas. “Temos que observar. Não vamos nos precipitar, vamos ver se não dá uma acalmada espontânea. Senão, tomaremos mais medidas”, ressaltou Mantega. No entanto, o ministro se absteve de comentar quais seriam essas possíveis novas medidas para frear a valorização do real em relação à moeda americana, que na quintafeira fechou negociada R$ 1,663 para a


Folha do E. Santo

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Sábado, 16 de Outubro de 2010

polícia

U

por Ronaldo Índio Brasil

kasjdfh kajlsdfh klajsh fdkljas fdlkjahs lkdfjaskljdaskljdfh alksjdfh klajsdh fkljash d

habilitação falsa e acabou detido. Ele foi levado à Delegacia onde alegou ter comprado o documento por R$ 1.500 e foi autuado pelo crime de uso de documentação falsa. No caso de Jurandir, ele foi flagrado pelos poli-

ciais com um revólver calibre 38 municiado. O acusado foi autuado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. Além desses crimes, os detidos serão investigados por serem suspeitos de um assassinato ocorrido na cida-

de. O delegado ressaltou que as investigações continuam para esclarecimento das acusações de tráfico de entorpecentes. Os mesmos depois de serem ouvidos foram liberados e irão responder os processos em liberdade.

PRESOS TENTANDO ROUBAR MOTO

A Policia Militar conseguiu apreender, na noite da última quintafeira, dois menores, de 17 anos, moradores no bairro Boa Vista, que tentaram roubar uma moto na estrada que liga Atílio Vivacqua a Cachoeiro. Segundo o dono do veículo, H.B.N., 23, ele seguia para Cachoeiro quando outra moto o

encostou ao seu lado e o carona de posse de uma arma de fogo, mandou que ele parasse. Ao tentar fugir, a vítima caiu na entrada em direção a Córrego dos Monos e os assaltantes perseguiram o condutor, mas não conseguiram dar partida na moto e fugiram. A vítima acionou a PM que fechou cerco e con-

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n cia

seguiu localizar os dois na estrada que liga Cachoeiro a São Joaquim. Os dois estavam em uma moto de cor vermelha de placa MSI 7764 e com eles foi encontrado um revólver, calibre 38 municiado, utilizado para intimidar a vitima. Na delegacia, eles confessaram o crime e estão a disposição da justiça .

mais

asjasjdfh ajfjkas dfkjasdfjkashdfjkahsdkjfhaskjdfhajkshdfasjdf a

PRESOS COM ARMAS NO BAIRRO SÃO LUCAS ma equipe de policiais da Delegacia de Infrações Penais e Outras (Dipo), de Cachoeiro de Itapemirim-ES, prendeu na manhã da última quinta-feira, no bairro São Lucas, duas pessoas pelos crimes de documentação falsa e posse ilegal de arma de fogo. De acordo com o delegado Eduardo Martelo o grupo cumpria vários mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça contra Nemir da Cruz Pereira, 51, e Jurandir Galo Carvalho, 41, por envolvimento com o tráfico de drogas. Nemir apresentou aos policiais uma carteira de

15

polícia

Unidade do Iases As obras da Unidade de Internação e Unidade de Internação Provisória que compõem a Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, completaram 70% de execução. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 17,3 milhões na construção das novas unidades regionais do Sul do Estado. O recurso é proveniente do Tesouro Estadual e do superávit de 2008 do Ministério Público, que foi devolvido ao Governo para investimentos no atendimento sócio educativo. As novas unidades também integram o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos. O projeto arquitetônico das duas unidades ocupará uma área de 75 mil metros quadrados (m²) de terreno, sendo 7.984,67m² de área construída. As duas unidades terão 10 módulos de alojamento e capacidade máxima de acolhimento de 150 adolescentes, sendo a Unidade de Internação com capacidade de 90 pessoas e a de Internação Provisória, com 60 vagas. NOVAUNIDADE/ESTRUTURA As estruturas físicas contam, ainda, com escola, auditório, biblioteca, refeitório, salas de informática, de oficinas profissionalizantes e de atendimento social, sala de atendimento médico, psicológico e jurídico, quadra poliesportiva e espaços para convivência familiar, comunitária e religiosa. As construções foram planejadas com base no padrão construtivo que utiliza módulos monolíticos de concreto armado pré-fabricado, produzidos em etapas únicas, tornando-os mais seguros e resistentes pela ausência de juntas de construção ou emendas. A obra já estar em fase de acabamento.


16

Folha do E. Santo Sábado, 16 de Outubro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Teatro

Muqui

Lazer - A Cia Personalidades de Teatro retornará em “As Más Línguas”, no dia 21, às 8h, 14h e 15h30, no Teatro Rubem Braga, com ingressos a R$ 5,00. “Noite Literária” com Colégio Anchieta será apresentado no dia 22, às 19h, com ingressos a R$ 8,00, mas vale a pena, porque “O Amor Está no Ar”.

Lazer – O município de Muqui promete agitar o próximo final de semana, a partir da quarta-feira com a 17ª Agroex, no Parque de Exposições. O ponto alto do evento tem tudo para ser a noite do dia 23 (sábado), para quando está agendada a aguardada apresentação da dupla sertaneja de sucesso nacional Rick e Renner, que tem mais de 20 anos de carreira. Esse vai ser o único dia em que será cobrado ingresso para entrar no parque de exposições. Nos demais, os portões estarão abertos (confira a programação no quadro).

Verde Arte - A Sala Levino Fanzeres, no Bernardino Monteiro, sede do governo municipal, na Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade, continua com a exposição “O Universo do Homem Verde” de João Henrique Curcio Allemand. A mostra fica aberta ao público até o dia 3 de novembro, com entrada franca das 8h00 às 18h00

Cultura Música - O cantor Boy George confirmou ao site Contact Music que vai voltar a se reunir com os integrantes da banda Culture Club em 2012, quando o grupo comemora os 30 anos do lançamento de seu primeiro single. A última vez que ele se apresentou com Roy Hay, Mikey Craig, Jon Moss e Sam Baker foi há oito anos.

DR. MAURO SÉRGIO LACERDA GODINHO, Diretor Técnico, e BRUNA SIPRIANO, Gerente de Enfermagem, na comemoração do Dia das Crianças no HIFA.

Patrimônio Cultura - Os mestres e grupos de folclore, artesãos e agremiações carnavalescas de Cachoeiro de Itapemirim podem requerer o título de patrimônio imaterial do município. A Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Semac) continua recebendo as fichas de inscrição e os documentos de quem quer ser contemplado pela Lei “Mestre João Inácio”, única do estado voltada para o reconhecimento do patrimônio vivo da cultura popular, em nível municipal.

O respeito entre quem aprende e quem ensina é o primeiro degrau para se chegar ao conhecimento. Alunos da COTECI-ANCHIETA parabenizam a todos professores por seu dia.

40 Graus + Hoje tem Projeto Ruas de Lazer, de 8h às 12h, quadra do BNH de cima. + Ze Antonio de volta à Federal nas noites de quinta-feira com o melhor da MPB + Marquinhos Macedo aproveitando os shows e divulgando seus CD e DVD com um resumo de vinte anos de carreira + Adriana Rangel, mais

uma estrela que sobre na PMPB. A cachoeirense já se destaca nas noites paulistanas + Festival de Arte e Cultura do Programa AABB Comunidade, na segunda-feira (18), às 18h30, no Teatro Rubem Braga + Quarteto de Cordas de Vitória se apresentando em Jerônimo Monteiro. Pura erudição

+ Abertura da IV Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura de Cachoeiro, quarta-feira (20), às 18h30, na EMEB Galdino Theodoro da Silva + Futebol sulino em destaque hoje e amanhã com partidas decisivas + Museu Ferroviário, um pedaço da história de Cachoeiro. Na Linha Vermelha

Marataízes Lazer – O município de Marataízes realiza até amanhã , a décima terceira edição de sua festa em comemoração aos 13 anos de emancipação política da Pérola Capixaba e os ritmos. O evento acontece na Praia Central da cidade. Para quem curte o melhor da MPB, lá estará a prata da casa, David Babim, mas se a pedida for o ritmo contagiante do melhor das marchinhas de carnaval, a Escola de Samba Alegria-Alegria também marcará presença

Espanto Cinema - A DreamWorks divulgou a data de estreia da refilmagem em 3D de A Hora do Espanto: 19 de agosto nos cinemas americanos - sem data confirmada para o Brasil.Na trama do filme, Charley Brewster (Anton Yelchin) é um jovem de 17 anos, aficionado por filmes de terror e, em particular, pelo programa de TV Fright Night (A Hora do Espanto, em português), apresentado por um veterano ator especializado em papéis de vampiro, Peter Vincent.


Sábado 16/10/2010