Page 3

Folha do E. Santo Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Lula vai passar por

A diversidade na mídia em pauta

avaliação médica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar por um exame de saúde no fim de semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A previsão é de que Lula chegue, vindo do Recife, às 10h55 de hoje no Aeroporto Internacional de Congonhas, na zona sul da capital paulista, e se desloque de helicóptero até o heliponto da Rolls-Royce Brasil, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC. De lá, seguirá de carro para sua residência na cidade. O médico cardiologista do presidente, Roberto Kalil, deve recepcioná-lo na chegada ao aeroporto.

Decreto de Cabral

Foco de mais um ataque das maiores empresas de comunicação do Brasil, a 2ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), marcada para acontecer de 11 a 14 de março, em Brasília, segue na reta final dos seus preparativos. Dentre os pontos importantes da pauta da CNC está a associação entre as políticas de comunicação e cultura. Esta diretriz está expressa no texto base da conferência, que traz críticas ao monopólio das comunicações e à falta de regulamentação do capítulo da comunicação na Constituição Federal, mais especificamente os artigos que dizem respeito à regionalização e produção de conteúdo. Foram exatamente as interseções entre comunicação e cultura e a parte do documento que trata deste ponto que

EM FOCO

Alvo de ação civil pública movida pelo município de Angra dos Reis em outubro de 2007 por supostos danos ambientais e construções irregulares em sua casa de veraneio, o apresentador de TV Luciano Huck é representado pelo escritório de direito do qual é sócia a primeira-dama do Rio de Janeiro, Adriana Ancelmo Cabral. Seu marido, o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), editou, em junho do ano passado, o Decreto 41.921, que alterava a legislação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios, na Baía de Ilha Grande.

Vannuchi diz “não me sinto derrotado” O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos, afirmou nesta quarta-feira, 27, que não se sente derrotado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, na polêmica sobre a criação da Comissão da Verdade, prevista no Programa Nacional dos Direitos Humanos.

fez com que, na terça-feira (19/1), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) lançasse nota criticando o texto base da II CNC. A reação das associações empresariais, por meio de notas e de matérias nos principais veículos a elas vinculados, se dá quase seis meses após a divulgação do texto base, que está disponível desde agosto na página do Ministério da Cultura (Minc), órgão responsável pela organização da conferência. De acordo com a interpreta-

ção feita pela Abert, que credita ao documento uma previsão de controle dos meios de comunicação, “o texto base da II CNC representa uma ameaça à liberdade de expressão”. Além da nota da Abert, os jornais O Estado de S. Paulo e O Globo (“Ideia fixa”) lançaram editoriais e matérias referindo-se à conferência como um atentado à liberdade de expressão, além de entrevistas questionando o formato e a representatividade de conferências sobre quaisquer temáticas.

Foco de mais um ataque das maiores empresas de comunicação do Brasil

03

MP do Rio denuncia Rosinha

A ex-governadora do Rio de Janeiro e atual prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e mais três pessoas foram denunciadas ontem por improbidade administrativa pelo Ministério Público do Estado. A ação civil pública se refere ao suposto dano de pelo menos R$ 41 milhões causado ao patrimônio estadual no último mês do governo dela, em 2006. Também foram denunciados o ex-Procurador-Geral do Estado Francesco Conte, o ex-Subprocurador-Geral Maurício Santiago Câmara, o empresário Pedro Ongaratto e sete empresas envolvidas em uma negociação para quitar débitos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

Gravação indica compra de apoio Gravações inéditas em poder do Supremo Tribunal Federal (STF) indicam que o vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), montou esquema de compra de apoio político para garantir sua eleição em 2006. Os diálogos, aos quais o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso, foram gravados pela Polícia Federal (PF) com autorização da Justiça. Perillo, que antes da campanha havia deixado o cargo de governador de Goiás, é alvo de inquérito no STF para apurar suposto caixa 2 e suspeitas de uso da máquina pública durante a eleição.

Crianças brincam em rua alagada da Chácara Três Meninas. “Tá com medo de se molhar?”, gritavam.

PSB resiste à pressão do PT Soldados peruanos ajudam na evacuação de turistas em Águas Calientes, aos pés de Machu Picchu, na última quarta-feira

O PSB resistiu à pressão do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a decisão sobre a continuidade ou não da candidatura do deputado Ciro Gomes à Presidência da República somente será definida em março. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB, e o presidente Lula fizeram os acertos sobre a questão ainda antes do jantar marcado para o Palácio Campo das Princesas.

“É como ter cinco anos e finalmente ganhar aquele brinquedo que você tanto quer”, Penélope Cruz, atriz, ao descrever a sensação de ter ganho o Oscar de melhor atriz coadjuvante no ano passado por seu papel em “Vicky Cristina Barcelona”

Jornal Folha do E. Santo  
Jornal Folha do E. Santo  

Edição 4039

Advertisement