Page 1

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES

SÓ JESUS CRISTO SALVA !

DOMINGO, 17 JANEIRO 2010 Nº4029

WWW.FOLHAES.COM.BR

Escolas aderem aos gibis

Na escola estadual Eliseu Lofego, as crianças ganharão novo espaço para ler histórias em quadrinhos, por conta do projeto do Governo Gibiteca. Pág 06

Raul Sampaio entre amigos

Fundado em 01 de Março de1997 - contato@folhaes.com.br

O maior compositor de Cachoeiro vive hoje em Marataízes e encontra com os amigos diariamente para seresta. Pág 07

Meryl Streep

contato@folhaes.com.br Fundado em 01 de Março de 1997, Cachoeiro de Itapemirim

JR C O L U N A

colunajr@folhaes.com.br

Saúde

Saiba as verdades e os mitos sobre micose

Acidente grave deixa 05 pessoas feridas O verão é o habitat ideal para os milhares de fungos que se proliferam e causam as tão temidas micoses. Pág 12

Cinco pessoas da mesma família ficaram feridas, após acidente na BR 101, quando seguiam de Mimoso do Sul para curtir o final de semana em Itaipava, litoral sul do Estado. O motorista, Ronaldo Faria, 52 anos, chegou a ficar preso as ferragens. Sua esposa, dois filhos e uma amiga da família também foram levados para o hospital. Eles bateram em um caminhão e o carro ficou completamente destruído. Pág15


02

Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opinião

Desfolhando

Editorial

editorial@folhaes.com.br

Uma voz sem coral A grita de boa parte dos mais vistosos veículos de comunicação contra o Programa Nacional de Direitos Humanos em sua terceira roupagem não se justifica em absoluto seja por qual aspecto seja objeto de análise, reflexão, mensuração. Lutar para garantir o direito à comunicação democrática e também ao acesso à informação como meio de consolidação de uma cultura em Direitos Humanos é algo que remonta à própria noção de liberdade de imprensa. Aceitamos estes conceitos. E ficamos por aqui desde que continuem sendo apenas um amontoado de boas intenções? Para que essas palavras, tão grávidas de boas intenções dêem à luz uma nova realidade partindo do papel dos veículos de comunicação torna-se inescapável perceber que deve ser missão dos veí-

culos promover o respeito aos Direitos Humanos nos meios de comunicação e o cumprimento de seu papel na promoção da cultura em Direitos Humanos. E para isto nada como ter um exemplar da Constituição Federal à mão e, folheando, pararmos no disposto no artigo 221. O texto reclama – desde seu nascimento, em 1988 – a criação de marco legal regulamentando este artigo, estabelecendo o respeito aos Direitos Humanos nos serviços de radiodifusão (rádio e televisão) concedidos, permitidos ou autorizados, como condição para sua outorga e renovação, prevendo penalidades administrativas como advertência, multa, suspensão da programação e cassação, de acordo com a gravidade das violações praticadas.

Folha Bíblica bíblico@folhaes.com.br

Reverendo Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Jesus bate à porta Quanta vezes ouvimos as Palavras de Jesus, e parece que ouvimos a sua voz, mas não abrimos a porta a fim de que Jesus entre em nossa vida. Jesus insiste: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na suja casa, e nós jantaremos juntos”. Apocalipse 3:20) Se você quer receber esta bênção, a bênção de uma vida dirigida pelo Senhor Jesus, não há outro caminho. Deixe Jesus Cristo entrar no seu coração e coordenar tudo para você.

Não tranque a porta do seu coração, não o rejeite. Amado Deus, não permitas que a minha fé seja apenas de momento, mas que tranforme a minha vida a cada novo dia. E que eu possa cultivar a vida cristã de conformidade com os teus propósitos para a minha vida. Em Nome do Senhor Jesus. Amém.

Comissão Municipal dos Metalúrgicos lançou o informativo Trabalhadores. /// Revista Leia nas bancas. /// Shows nacionais no litoral sul. /// Em Itaóca tocou Elba Ramalho. /// Em Presidente Kennedy Margareth Menezes. /// Muitos acidentes nas estradas do Espírito Santo. /// Assalto a lojas de Cachoeiro preocupando a sociedade. /// IML precisa de reforma urgente. /// Virose ataca litoral Sul. /// www. folhaes.com.br. /// Atualizado todos os dias. /// Quinta tem CEI do Hospital do Aquidaban. /// Glauber Valadão vai depor. /// Júlio Ferrari na luta contra taxas abusivas. /// Tragédia natural no Haiti mobiliza os brasileiros. /// José Carlos Amaral saudando a cobertura da imprensa nos trabalhos da CEI. /// Pastor Brás não parou um minuto desde que assumiu a prefeitura interinamente. /// www.folhaes.com.br atualizado todos os dias. /// Assaltos a estabelecimentos comerciais em Cachoeiro quase todos os dias. /// Acidente grave deixa cinco feridos da mesma família. /// Trânsito de Cachoeiro continua um caos, mesmo em janeiro. /// Produtos falsificados apreendidos em Piúma e Itapemirim. /// Jathir Moreira disse que em nenhum momento foi notificado para tirar as instalações da Superintendência do Materno Infantil. /// Hoje tem entrevista especial publicada na FOLHA em 2004 com José Aquiles Scaramussa. /// Já deixou saudade. /// Hoje interino desfolha. /// Titular muito ocupado. /// Amanhã ele volta. /// Até breve.

Artigo

Nascer, trabalhar e aposentar Antonio Brás Constante - abrasc@terra.com.br Em tempos de férias podemos dizer que trabalhar nunca matou ninguém (favor desconsiderar desta afirmativa todas as pessoas mortas em acidentes de trabalho, já que para alguns o que causou suas mortes foi o acidente em si e não o trabalho), claro que a referida frase deve ter sido inventada por algum tirano, tentando justificar as dezesseis horas de trabalho escravo impostas aos seus empregados em algum lugar (talvez nem tão distante), dentro deste pontinho azul que chamamos de planeta Terra. Dizem que o trabalho (principalmente o escravo) foi inventado pela nobreza que não queria trabalhar, e dedicava sua vida ao ócio, ao ópio ou aos dois. Depois da queda da maioria das monarquias inventaram a democracia e junto com ela um imenso cabide de empregos na política, e tudo continuou exatamente como estava, apenas mudando o nome dado aos nobres, já que aos pobres só resta mesmo é trabalhar e sustentar a si mesmo e aos seus governantes, servindo como vassalos que trabalham como cavalos com promessas de que isso fará a nação prosperar. Nascemos desempregados, mas vivemos nossas vidas passando trabalho. Aliás, o próprio ato de nascer já é um parto, de onde partimos para uma vida de labuta, casando com o serviço (independente de nosso estado civil) até que a morte nos separe. Se bem que alguns trabalhos são mais penosos do que outros, por exemplo, um dos piores empregos do mundo seria (se existisse) o de guarda noturno no reino das mil e uma noites. Existem pessoas que confundem o ato de trabalhar com ganhar dinheiro, mas estes dois nem sempre são correlacionados. Mesmo porque o dinheiro advindo do trabalho nunca é ganho, e sim é uma troca de seu tempo, esforço e inte-

ligência, por uma remuneração que ao menos mantenha você vivo o suficiente para continuar produzindo e enriquecendo aqueles que se beneficiam do seu serviço, mas não dá para generalizar este parágrafo, pois para toda regra existe uma exceção e para toda exceção esqueceram qual era a regra. No que se refere a aposentadoria, alguns acham que se aposentar é algo zen... “zen nada para fazer”, mas esquecem que o tempo livre é dos livros, dos filhos, dos netos, é seu, um direito seu, pule de pára-quedas se tiver coragem, ou pule amarelinha se isto lhe fizer sorrir, mas não use a idade para justificar o abandono de qualquer vontade de viver. Acredito que uma das melhores coisas na aposentadoria é poder desfrutar da descansadinha da tarde, inclusive muitos que podem dar uma cochiladinha nesse horário dizem até que isso é muito bom para memória (só que ninguém consegue lembrar o porquê). Enfim, quando falam em processos de aposentadoria, a que mais me preocupa seria a aposentadoria de tal velinho de barbas brancas que não é casado, não tem namorada, mas dizem que possui uns quase sete bilhões de filhos espalhados por aí. Meu temor pela aposentaria dele ocorre por três motivos. Primeiro: porque seria uma aposentadoria vitalícia, já que ele é eterno. Segundo: porque ele tem a idade do próprio tempo, ou seja, se formos calcular os atrasados de sua aposentadoria, mesmo utilizando o parco salário mínimo, ainda assim o valor daria uma inimaginável soma em dinheiro. Terceiro e pior de todos os motivos, há um grande número de pessoas afirmando que Deus é brasileiro, então meus amigos, quem vocês acham que vai acabar pagando essa conta?


Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

vitrine essa todo mundo vê

03

Janela Aberta O bom dia especial de hoje para Adria Cristina Pontini, gerente do Setor de Perecíveis do Supermercados Perim. Nelson Machado (Nelsat-Sky) preparando muitas novidades e promoções para este ano. Aguardem!!!

Ligue NELSAT: 3521-9991

Contatos com a Coluna Vitrine através do e-mail: vitrine@folhaes.com.br.

Muito trabalho no recesso

Apesar do recesso parlamentar, o vereador Júlio Ferrare (foto) tem se mostrado presente. Esta semana, depois de levar ao conhecimento do Ministério Público, fotos e filmagens da situação do esgoto de Cachoeiro, marcou viagem, para a próxima quinta-feira, com destino a Belo Horizonte, onde participará de reuniões com técnicos na área de saneamento.

O deputado federal Camilo Cola, com todo seu prestígio em Brasília, conseguiu para o ano de 2009, R$ 9 milhões em emendas empenhadas, destinadas a todos os municípios do sul do Estado, principalmente para Cachoeiro.

“Quase todos os homens são capazes de superar a adversidade, mas, se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-se-lhe poder.” (Abraham Lincoln) Um ótimo domingo e fiquem com Deus! Foto: AGG

Para alegria dos seus pais, Valéria e Delcimar Pires da Silva “Mazinho” (Sergás), Júlia, que curte férias em Marataízes, comemora hoje mais um ano de vida.

O presidente do PV Jovem de Cachoeiro, Marcos Santos “Kim”, feliz da vida ao lado da eterna “loira do Tchan”, a atriz e apresentadora baiana Carla Perez.

Vitrine registrou com exclusividade, na última quinta-feira, o encontro de dois possíveis candidatos a deputado federal, nas próximas eleições: o presidente da Câmara, David Lóss e o superintendente Regional de Saúde de Cachoeiro, Jathir Moreira. Ainda na foto, o vereador Luizinho Tereré e o diretor de gabinete, Alexandre Maitan.

(28)3521- 4200 Administração (4 anos) Ciências Contábeis (4 anos) Letras - Licenciatura em Português/Inglês (3 anos) Letras - Licenciatura em Português/Espanhol (3 anos)* Matemática - Licenciatura (3 anos)* Pedagogia (3 anos) Serviço Social (3 anos e meio) *Modalidade SEI

www.unip.br/ead


04

Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Newton Braga Por Roney Moraes roneyamoraes@gmail.com

cartas@folhaes.com.br

Servidores

PNDH3

Rádio e TV

Integrantes da Chapa Servidor Ativo, candidata à diretoria do Sindimunicipal de Cachoeiro, ficaram indignados com as declarações veiculadas no jornal de que um servidor disse ter cerca de oito processos contra a entidade. Um dos diretores disse que não é verdade e que as providências legais já estão sendo tomadas. As eleições do sindicato, embargadas em dezembro, acontecerão no início de fevereiro. E a atual diretoria convoca todos os funcionários públicos municipais filiados para participarem da votação.

O Partido Comunista do Brasil manifesta o seu apoio ao Programa Nacional de Direitos Humanos ( PNDH3), do governo federal, por entender que ele representa uma sistematização de importantes anseios democráticos que o país ainda necessita conquistar.Tal Programa incorporou resoluções da 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, realizada em Brasília, e de mais de 50 Conferências temáticas realizadas desde 2003. A grande maioria de suas propostas deverá ser objeto de projetos de lei a serem amplamente discutidos no Congresso Nacional e por toda a sociedade.

As centrais sindicais podem ganhar o direito a horário gratuito no rádio e na TV, assim como já ocorre com os partidos políticos. A proposta é da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS),que apresentou Projeto de Lei com esse objetivo. Para a parlamentar, a proposta democratizará o acesso aos meios de comunicação, acrescentando que assim como os partidos políticos, as centrais sindicais tratam de temas do interesse da população. Pela proposta, as centrais terão 10 minutos diários para apresentar programas de interesse dos trabalhadores.

FLAGRANTE: A executiva municipal do PMN esteve na capital e voltou com o lançamento oficial da pré-candidatura de Gilberto Mantuan para deputado Federal. De acordo com o presidente do diretório de Cachoeiro, Fabrício Soares (E), a executiva estadual está apoiando as ações do partido no município.

INFORMATIVO

TRABALHADORES

Ficou pronto o jornal informativo da Comissão Municipal dos Metalúrgicos de Cachoeiro. O impresso, intitulado TRABALHADORES, traz notícias sobre o setor, as ações do implantadas no estado pelo Sindimetal, além de graves denúncias sobre fraude nas eleições e a apatia do Sitimeci para com a categoria. Criado no final de setembro de 2009, a Comissão Municipal dos Metalúrgicos nasceu para dar voz a categoria, que segundo seu presidente, Fabiano Soares, está abandonada há mais de 20 anos. Algumas das propostas principais do movimento são moralizar e organizar o sindicato, aumentar a participação dos trabalhadores e discutir as negociações coletivas de trabalho levando as reivindicações dos trabalhadores.

Espaço Cidadão

LITERATURA

VIDA EM VERMELHO

Desde a vitória da Revolução Cubana, a vida de Ernesto Guevara de la Serna, o Che, vem ganhando versões das mais variadas - ele pode ser a encarnação do guerreiro idealista e incansável, um simples fanático da violência, voluntarioso e autoritário, ou um ídolo popular, cujo rosto foi reproduzido à exaustão em camisetas e pôsteres. Para tentar entender essa figura poderosa, Jorge Castañeda, destacado estudioso da esquerda latino-americana, se pôs no encalço do revolucionário e seguiu suas pegadas desde que Che era um garotinho asmático da classe média Argentina até seu sacrifício final nas mãos do exército boliviano apoiado pela CIA. Uma biografia minuciosa, repleta de revelações surpreendentes sobre uma existência especialmente atribulada. Tradução de Bernardo Joffily.

Curta Metragem + Policiais Rodoviários indignados com um portal jornalístico que divulgou informações erradas sobre acidente na BR 101 Sul. + Quer notícia? Vai no www.folhaes.com.br. Atualizado diariamente. + O que aconteceu com o Se-

nai? Não é mais como antigamente. Quem fez sabe do que estou falando. + Coluna servindo aos trabalhadores hoje. + Um abraço especial para os funcionários da Sitesci. + Até terça.

O que as prefeituras devem fazer nas catástrofes ambientais Com os efeitos climáticos, são necessárias discussões sobre assuntos, como atendimentos de emergências, socorros, manipulação de recursos humanos e materiais, auxílio aos desabrigados, distribuição de donativos, centros de agrupamentos, controle de epidemias, gestão de obras, controle de vias, normas de segurança pública, dentre outros em situações de graves problemas ambientais que atinjam as populações. A coordenação de atividades é importantíssima em situações como esta, para salvar vidas e evitar maiores dores na comunidade em que ocorreram os fatos. Organizar o pessoal disponível para aperfeiçoar esforços e recursos; analisar os prognósticos meteorológicos das próximas horas; estados das vias de acesso ao socorro; determinar as responsabilidades de cada grupo; comunicar outras autoridades oficiais, inclusive defesa civil estadual e federal, ONGS de apoio, forças armadas, comunidades civis organizadas e equipes de especialistas do corpo de bombeiros; evacuação de áreas de risco; criar mecanismos de transporte de pessoas e instrumentos a serem utilizados; verificar a disponibilidade de helicópteros mais próximos para assistência nas áreas de maior risco; organizar logisticamente o transporte de suprimentos humanitários; integrar ações civis e militares em uma força conjunta de resgate; simular situações de evacuação com intuito de diminuir efeitos durante um desastre natural; informar a sociedade e os meios de comunicação de tal forma que não atrapalhe o andamento das atividades de socorro; para onde devem ser transferidos os feridos e mortos; assistência às famílias junto a cartórios, polícia e hospitais; dentre tantas outras providências e analisem que isto não é pos-

sível de ser feito com competência sem discussões preventivas sobre situações emergenciais, portanto compete a cada prefeitura ter uma equipe preparada para situações de risco para minimizar seus efeitos ou então estabelecer parcerias através de consórcios de cidades. Podem ser considerados desastres naturais situações como: seca, tremores de terra, terremotos, trombas d´água, tornados, maremotos, enchentes, ciclones, deslizamentos de terra, incêndios florestais e outros. Em casos de ter que montar hospitais de campanha, dividir ou classificar da seguinte forma: cirurgia maior e menor; medicina geral; epidemiologia; atenção médica básica; assistência neurológica, outros como exemplo: queimados, etc. A elaboração de um programa de melhoramento de comunicação para a coordenação de gestão preventiva ou de resposta a situações emergenciais. Prioritário em situações emergenciais o restabelecimento da infraestrutura básica como ligações de água, energia elétrica, telefone, gás e outros; limpar as áreas contaminadas com pessoal treinado; coordenar ajuda médica aos afetados; realizar trabalho conjunto e coordenado com outros órgãos; adequar ou construir albergues para alojar a população afetada; transição de socorro ao desenvolvimento em parceria com governo estadual e federal; dentre outros. Como analisamos é complexo o desenvolvimento de ações de socorro, para tal, é necessário o treinamento dos gestores públicos municipais para o atendimento mais adequado a população atingida. Que os políticos tomem ciência de suas responsabilidades de governar com maior responsabilidade pública. Espero que os avisos da natureza estabeleçam ações preventivas coordenadas pelos governos municipais.

Welinton dos Santos - welinton.economista@gmail.com ATENÇÃO: Os emails devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação. E-mail sem identificação completa será desconsiderado

JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ES Telefone (28)3521-8044 / e-mail: folhaes@yahoo.com.br Site: www.folhaes.com.br


Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

economia VAREJO

A receita nominal de vendas, por sua vez, variou em 11% sobre 2008

Vendas têm reação positiva em 2009 e expectativa é melhora

05

política

mais

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

IBGE

confirma crescimento As vendas do comércio varejista registraram em novembro o sétimo mês consecutivo de crescimento. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do setor saltaram 1,1% frente ao mês de outubro, enquanto a receita nominal teve crescimento de 1,3%, o oitavo mês seguido de alta. “Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), os acréscimos para o volume de vendas foram da ordem de 8,7% sobre novembro do ano anterior; de 5,5% no acumulado dos onze primeiros meses do ano; e de 5,3% no acumulado dos últimos 12 meses”, informou o IBGE. A receita nominal de vendas, por sua vez, variou em 11% sobre novembro de 2008; 9,8% no acumulado do ano; e em 9,8% no acumulado dos últimos 12 meses. Setores Em novembro, sete das dez atividades do varejo registraram crescimento no volume das vendas frente ao mês anterior, segundo o IBGE. São elas: Móveis e eletrodomésticos (5,9%); Material de construção (2,7%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,9%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%); Combustíveis e lubrificantes (0,9%); e Veículos e motos, partes e peças (0,5%). Na outra ponta da tabela, as variações negativas foram Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,9%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%); e Tecidos, vestuário e calçados (-0,3%). Na comparação anual, todas as atividades tiveram crescimento nas vendas, com destaque para Veículos e motos, partes e peças, que saltou 37,1% sobre novembro de 2008. Regiões Na avaliação por região, 17 dos 27 Estados do País tiveram crescimento no volume de vendas em novembro, frente ao mês anterior.


Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

regional GIBIS

As crianças ganharão um novo espaço para ler as histórias em quadrinhos

Histórias em quadrinho tomam conta em escola de Cachoeiro

O

ano letivo começará bem mais divertido para os alunos da Escola Estadual Elizeu Lofego, em Cachoeiro de Itapemirim. É que as crianças ganharão um novo espaço para ler as histórias em quadrinhos que tanto gostam. Trata-se da expansão do projeto Gibiteca, que este ano ganhará um local específico para armazenamento dos gibis. Além disso, o recreio dos pequenos, que já era bastante animado, ganhará uma nova atração: o “carrinho de gibis”, que fará a distribuição de exemplares para quem quiser aproveitar o recreio lendo história em quadrinhos. “Estas são apenas algumas das novidades para os nossos alunos. E arrisco dizer que serão as mais deslumbradas, já que as crianças são apaixonadas por leitura, principalmente de gibis. Até o ano passado, os mais de 500 gibis que tínhamos na escola dividiam espaço com os outros livros da biblioteca e, agora, ganharão um novo espaço”, explica a diretora Maria Rita de Cássia Louzada. Maria Rita conta ainda que o projeto alcança os muros da es-

nota

Estrada tira risco de Itaoca O início da abertura de uma estrada que vai prevenir acidentes de trânsito graves na sede do distrito de Itaoca reuniu, nesta quinta-feira (14), o prefeito em exercício Braz Barros, os secretários municipais Rodrigo Coelho, Leandro Moreno e Braz Zagoto, o vereador Neném Cadável e o dono de um dos terrenos desapropriados pela prefeitura, Carlos Roberto Nemer.

Fim de semana com sol e calor no Estado Projeto Gibiteca muda o visual da escola estadual Eliseu Lofego de Cachoeiro de Itapemirim

cola. “As cortinas das salas de aula já são todas personalizadas com os personagens das histórias em quadrinhos. Este ano,

estamos levando os personagens para os muros da escola, que já estão sendo pintados. É uma forma de expandir o pro-

jeto e tornar a unidade de ensino cada vez mais colorida e alegre para os alunos, funcionários e comunidade.”

Bolsa-Atleta Capixaba é regulamentado e aprovado pela comunidade esportiva capixaba A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) reuniu presidentes de federações, atletas, representantes de esportes coletivos e individuais, olímpicos e não olímpicos na manhã desta quinta-feira (14), na sede da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória, para a regulamentação do Bolsa-Atleta Capixaba, que visa a adoção de atletas de alto rendimento que representam o Espírito Santo em competições

tome

06

nacionais e internacionais. Depois de ter sido debatida por mais de 1,5 mil pessoas e sancionada pelo governador Paulo Hartung, no mês passado, na entrega dos Melhores do Ano, o Pró-ESporte volta a ser o centro das atenções da comunidade esportiva. Durante o encontro, que durou duas horas, muitas propostas foram apresentadas para que o recurso de R$ 1,5 milhão disponi-

bilizados para adoção de atletas sejam empregados da melhor forma possível. Os recursos foram divididos em três categorias: Bolsa-Atleta Estudantil, Bolsa-Atleta Nacional e Bolsa-Atleta Internacional. Dessa forma, os atletas desde a base até os que participam de competições internacionais serão beneficiados. “Mais uma vez conseguimos fazer um modelo de decreto por

consenso entre todas as partes. Nessa reunião de mais de duas horas ouvimos muitas propostas interessantes e acho que a comunidade esportiva sai mais uma vez unida”, avaliou o secretário Luciano Rezende. A próxima reunião entre a Sesport, atletas, dirigentes, presidentes de clubes e federações vai tratar da regulamentação da Lei de Incentivo e Fundo de Apoio ao Esporte Capixaba.

De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a previsão para o fim de semana é que o tempo permaneça estável em grande parte do Espírito Santo, com predomínio de céu claro e altas temperatura . Neste sábado (16), o tempo segue firme e não há previsões de chuvas em todas a regiões capixabas. As temperaturas seguem elevadas e deverão variar entre 17ºC e 30ºC na Região Serrana e entre 22ºC 37ºC nas demais regiões. No domingo (17), o sol aparece entre algumas nuvens, mas não há previsão de chuvas em todas as regiões capixabas. As temperaturas seguem elevadas e deverão variar entre 17ºC e 30ºC na Região Serrana e entre 21ºC e 37ºC nas demais regiões.


cultura

MÚSICA O compositor se reúne com seus amigos para conversar e fazer uma boa música

Raul Sampaio entre amigos, bar e seresta diária no litoral

R

aul Sampaio dispensa apresentações. Mas, para não quebrar o protocolo, uma pequena pincelada sobre o músico cachoeirense que até hoje produz e é procurado por outros cantores interessados em seu trabalho. Autor de mais de 200 composições musicais, teve como parceiros Herivelto Martins, Benil Santos, e outros. É autor de “Meu pequeno Cachoeiro”, hino oficial do município. É difícil sintetizar a sua história. Talvez impossível. Por isso, melhor resumir dizendo que Raul Sampaio merece ser chamado de “seresteiro” em sua plenitude: compõe, toca violão, canta e encanta. Depois de tantos anos prestando relevantes contribuições para a sociedade, hoje, Raul Sampaio, apesar de não gostar de aparecer, é facilmente encontrado em Marataízes, Litoral Sul do Estado, onde mora, sentado num bar (mesmo não sendo adepto à cerveja), com os amigos, conversando e até “fazendo um som”. Depende do dia, da vontade, do momento, enfim... Não há regras para o grupo de amigos, todos aposentados, que se encontra quase que diariamente no Bar do Zezinho, na praia de Areia Preta. “Sem amigo ninguém vive. Por isso, às vezes marcamos de fazer um almoço ou apenas nos reunimos, mas nem sempre tem o violão”, comentou Raul. Ele e seus amigos, na última quartafeira, 13 de janeiro, por exemplo, estavam todos lá, sentados naquelas cadeiras e mesas de plástico, apreciando uma salada, peixe e outros petiscos, aguardando o momento certo para começar a seresta. Ao fundo, as caixas de som, com os microfones ainda guardados em cima delas e um violão encostado na parede do lado direito causavam a expectativa de quem passava pelo bar. Quando Raul pega o violão e faz os primeiros acordes é impressionante como chama a atenção.

07

tome

Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

nota

Curso gratuito de mecânica automotiva

fotos Pedro Júnior

Raul Sampaio vive hoje em Marataízes, onde se reúne diariamente com amigos para seresta e bate papo

Só de dedilhar para ver se a afinação está correta, os olhares todos já se voltam para ele. O foco principal nem é, de fato, a seresta, mas o prazer de estar entre amigos, trocando idéias. Apesar de orgânico e de periodicidade quase religiosa, o grupo não tem nome, nem as portas estão fechadas, até porque nem porta existe. E quem quiser ouvir Raul Sampaio e amigos (isso não é uma banda, tampouco título de CD) basta passar por Marataízes, na praia da Areia

Preta. É lá que hoje ele vive, parecendo nem ser dono de um legado enorme, perpetuado para gerações. Em sua simplicidade, continua deixar saudade nos cachoeirenses, até os menos nostálgicos. Dupla vai gravar nova música de Raul Sampaio A dupla Mirian e Mislene vai gravar uma música de Raul Sampaio. Na última semana, os produtores das cantoras es-

tavam em Marataízes para fazer contato pessoalmente com Raul. Em breve, “Quem eu quero não me quer” estará tocando nas principais rádios do país, interpretada pelas jovens paulistanas, irmãs, que, inclusive, fizeram show recente em Castelo, Sul do Estado. Outra dupla que tem música de Raul Sampaio gravada é Cesar Menotti e Fabiano. “A Carta” - Matéria publicada na Revista Leia nesta semana -

Depois do curso de eletricista básico, iniciado no último dia 11, a parceria entre a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e o Senai possibilitou nesta semana a abertura de 40 vagas para curso gratuito de Mecânica Automotiva Básica. Desde o ano passado, milhares de pessoas foram qualificadas por cursos gratuitos oferecidos pela prefeitura com parceiros. Mas é preciso correr para conseguir vaga neste novo curso: as inscrições são só nestas segunda (18) e terça-feiras (19), das 8h às 17h, na Agência do Trabalhador, que fica no Centro. As aulas vão ser na sede do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), das 18h às 22h, e começam no próximo dia 20, com duração de dez dias úteis. Para se inscrever, o aluno precisa ter pelo menos 16 anos completos e ensino fundamental. Para a inscrição, além de uma foto 3x4, deve-se levar uma cópia de alguns documentos pessoais. O número de vagas vai ser preenchido por ordem de chegada. Esta vai ser a quarta turma de cursos gratuitos oferecidos, neste ano, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Habitação (Semutha). As três primeiras, do curso de eletricista básico, contam com um total de 143 alunos, matriculados nos turnos matutino, vespertino e noturno, também no Senai.


Lena Franzotti

daemon@folhaes.com.br

Geral – A Revista Leia entra na onda do clima de verão e começa a expandir sua distribuição. Todos os domingos, as bancas de Marataízes e Itapemirim recebem a edição da semana. Os cachoeirenses que, majoritariamente, curtem as praias aos finais de semana no litoral Sul, agora, poderão manter-se informados sobre os acontecimentos da capital secreta. Vale a pena conferir o que rolou de melhor na sociedade.

Social - Apesar de o período ser de férias, a artista plástica Lena Franzotti estava essa semana em Cachoeiro. Ela, quando passa pelas ruas de Cachoeiro, chama a atenção, pelo charme e elegância. Mesmo com o forte calor, Lena mantém-se chique e não desce do salto, mesclando o visual para conseguir suportar a temperatura. Está explicado a qualidade dos seus quadros: uma pessoa que cuida tão bem de si mesma, não produzirá um trabalho questionável.

Paletó

Balanço Política – O deputado federal Camilo Cola trabalha quietinho, na dele. Os quase R$ 10 milhões de emendas feitas por ele em 2009 passaram por quase todos os municípios do Sul do Estado e mais três do Norte e ninguém fica sabendo. O resultado de seu trabalho, certamente, vai refletir nas urnas, caso ele queira se reeleger. Para este ano, Camilo Cola já conseguiu empenhar cerca de R$ 9 milhões, que, novamente, serão aplicados no Sul do Estado.

Depois do descanso merecido de final de ano, as meninas da ginástica rítmica capixaba voltaram aos treinos, no ginásio Audifax Barcelos, no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, Vitória. Emanuelle Lima será uma das capixabas no intercâmbio em Las Vegas.

Geral – A Loja Maçônica Fraternidade e Luz, que fica em cima do colégio Guimarães Rosa, está passando por reforma. Nessa última semana, o prédio ficou aberto aos mestre de obras e seus ajudantes, que estão dando um retoque no local. Humberto Vianna, David Loss, Varlei Zonato, entre outros, são alguns que a freqüentam. Ela foi fundada em 1898.

Entretenimento - A Acadêmicos do Samba vai ser a primeira agremiação a desfilar no carnaval de Cachoeiro de Itapemirim de 2010. Fundada no ano passado e estreante na festa, ela começa a se apresentar, na Linha Vermelha, às 20h do dia 15 de fevereiro. A ordem do desfile das sete agremiações foi sorteada na última quinta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, e contou com a presença de representantes de todas as participantes.

Ambiental

Sol e calor

www.folhaes.com.br

Social – O prefeito Carlos Casteglione, essa semana, vai trocar a sunga vermelha que usou durante 15 dias na praia de Marataízes pela calça social, paletó e gravata. Suas pequenas férias chegam ao fim e ele retorna ao cargo amanhã, quando faz a transição com seu vice, Pastor Braz Barros. Embora tenha ficado em outro município, Casteglione não se desligou dos atos da municipalidade e, sempre que podia, dava alguma orientação.

Reforma

Carnaval

Verão 2010 - De acordo com informações do Incaper a previsão para o fim de semana é que o tempo permaneça estável em grande parte do Espírito Santo, com predomínio de céu claro e altas temperatura. Quem está pensando em curtir uma piscina no Jaraguá ou ir a praia, pode se animar, colocar a mochila nas costas e pé na estrada.

Revista Leia

Ontem aconteceu o baile de formatura da turma de Recursos Humanos da Faculdade Tecnológica de Cachoeiro de Itapemirim. Na foto os alunos no culto ecumênico.

40 Graus + George Martins viajando. Está no Paraná. Negócios. + Churrasco bom é na Primus Grill, em frente ao Café Campeão. + Cachoeiro ficando vazia aos finais de semana. Mas de segunda

a sexta movimentação pegada. + Coluna vitrine na página 3. + Jathir Moreira serviria para depor na época da ditadura. Não delata ninguém. Fala o que diz respeito a ele e sua gestão e só.

+ Próximo a ser ouvido na CEI será Glauber Valadão. Certamente, vai colocar a culpa em Ferraço. + Milton Supelete com base sólida. + Wilson Márcio Depes lançou site e já faz sucesso www.marciodepes.com.br

Ecologia - Em tempos de mudanças climáticas, o vereador Thiago Paterlini Monjardim (PMDB), teve o projeto de lei nº 119/2009, aprovado na Câmara Municipal de Guarapari. Trata-se do projeto de lei ambiental, “Uma Criança,uma Árvore”, constituído pelo fornecimento de uma muda de árvore nativa, a cada nascimento em maternidade local de filhos de pais residentes na cidade, para ser plantada em local apropriado twitter.com/folhaes


Proposta milonária

R J

Tatuagens

C O L U N A

colunajr@folhaes.com.br

por Ammanda Castro

100% saudável

Simon Cowell recusou uma proposta de US$ 100 milhões para permanecer no reality show “American Idol”. O jurado insiste que não há ressentimentos sobre a sua saída para fazer parte da versão americana do concurso de talentos inglês “The X Factor”, em 2011. “Se eu achasse que isso levaria à morte do programa, realmente não teria feito isso. Temos certeza que ‘Idol’ vai continuar com êxito”, afirmou.

A Convenção Internacional de Tatuagem de Bancoc, na Tailândia, que começou nesta sexta-feira e vai até domingo, reúne algumas tatuagens inusitadas. À esquerda, homem mostra rosto tatuado na parte de trás de sua cabeça. À direita, participante com tatuagem nas costas.

Réplica de chocolate Claudia Jimenez provou que está bem de saúde após recente internação. A atriz esteve internada por conta de fortes dores abdominais, diagnosticado como um cisto no ovário. “Estou 100%, Graças a Deus. Foi apenas só um cisto benigno e não precisou operar”, disse ela.

Quanto vale essa resposta? Posso cobrar consultoria?.(Boninho, diretor do “Big Brother Brasil 10”, ao ser questionado sobre o que acha do reality show “A Fazenda 2” no jornal “O Dia”.)

Apagar tatuagem

Além das fotos quentíssimas que Viviane Araújo fez para o Paparazzo, a atriz também bateu um papo com o site. E fez várias revelações. Por exemplo: perguntaram a Vivi como é essa história

da tatuagem que ela tem no braço, com o nome do ex, o pagodeiro Belo. “Me incomodo mais do que ele”, disse a morena, que há dois anos tenta apagar o desenho, com aplicações de laser.

Chineses estão preparando uma exposição com réplicas de objetos e monumentos feitos com chocolate. Entre as atrações, têm destaque a Grande Muralha e o Exército de Terracota, também conhecido como Guerreiros de Xian.

Meryl Streep e Sandra Bullock ganharam o prêmio de Melhor Atriz por suas atuações em “Julie & Julia” e “The Blind Side”, respectivamente. Quando subiram ao palco para receberem seus troféus, as duas deram um show à parte e divertiram a platéia. Depois de fingirem uma briga pelo prêmio, elas trocaram um beijo efusivo.

Novas tatuagens

Sequência de episódio Um britânico de 34 anos fã de “Simpsons” pretende comemorar os 20 anos da série de TV assistindo a 451 episódios na sequência e, de quebra, entrar para o livro dos recordes. Glyn Stott pretende ficar quase uma semana acordado para conseguir cumprir a marca. “Os juízes precisam ter certeza de que meus olhos estarão fixos na TV.

Presa no elevador oito dias

>>ANIMADA Ao chegar para visitar a mãe, Hebe Camargo, no Hospital Albert Einstein, Marcello Camargo comentou brevemente o estado de saúde da apresentadora.“Ela está super animada, querendo ir para casa, mas ainda não sabemos quando será a alta”, explicou. Hebe passou por sua primeira sessão de quimioterapia.

A ex-BBB Natália Casassola mudou suas tatuagens. Ela transformou as fadas que tinha desenhadas em borboletas. Nas fotos abaixo, a loira exibe as novas tattoos e, é claro, suas curvas. Natália Casassola revelou os novos desenhos - feitos há cerca de um mês, em São Paulo - durante a prova de fantasia para o carnaval que fez. Ela vai desfilar pela Mocidade de Padre Miguel.

Uma mulher de 35 anos permaneceu oito dias presa dentro do elevador interno de sua casa de três andares em Sitges, na Província de Barcelona (Espanha), até ser resgatada pela polícia . De acordo com a polícia, a mulher apresentava bom estado de saúde, mas estava um pouco desorientada. Os agentes foram até a casa da mulher depois de uma denúncia de parentes. Eles informaram que há vários dias não tinham notícias dela.


10

Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Vende-se um Fiorino Furgão 1,3 Fire básico cor branco ano 2005 tel:9885-1753/9955-3617 falar com Darlon Vende-se 1 apartamento n a Av. Beira Rio, ed. Royal Diamond, com 3 quartos com suite, com 125 m². Valor R$ 260.000,000. Contato: (28)3517-8888 ou (28) 9945-0484. Falar com Paulo. Vende-se um Apartamento dois quartos, sala, copa, cozinha, garagem com 100m² bairro Independência, Rua: professor domingo Valor 60, 000,00. Falar com Helio. 35178101 CEL: 9946-0312. Vende-se lote com 600 m². De frente para um lago. Localizado no Condomínio Aldeia do Itabira. Tratar no telefone: (28) 9885-8119. Vendo uma propriedade em Santa Angélica município de Alegre de 17.5 (Dezessete Arqueires e Meio. Negocio por outros imóveis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412. Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupiranga Para 50 KM de Marabá negocio por outros imóveis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412. Vendo um terreno em praia das neves, 2 quadras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412. Vendo 2 terrenos em Marataizes na Cidade Nova, de Frente para o Mar ou troco por carro, Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412.

Vende-se um apart. Com 2 quartos, dependência de empregada, garagem no centro de Cachoeiro no Edificio Maria Zaroli próximo ao Shoping Cachoeiro tel:9256-1184 ou 3517-7931. Valor R$ 170.000,00 tratar com Marcos. Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área nobre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412.

Vende-se uma pedreira de Delikatu, praça aberta C/L feito na rocha, local Cel. Murta, mesmo padrão da corcovada. Contato: (028) 9986-4610. Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área nobre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412. Vende-se Apt. em Cachoeiro de Itapemirim, Rua Vinte e Cinco de Março ED Lorde Nelson Apt. 501; 4 Quartos e 2 Vagas de Garagem, valor: R$ 300.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412. Vendo Sitio em Jerônimo Monteiro, 25 Alqueires, pasto e Baquearão, 7 km do Asfalto, valor: R$ 35.000,00 o alqueire, tratar Dirceu (28) 9904-1412. URGENTE: vende-se uma casa com 2 quar tos, sala, copa, cozinha, banheiro e uma área de ser viço, localizada na parte baixa do bairro Nossa Senhora Aparecida. Valor a combinar, contatos: (28) 8111-5181 ou (28) 9917-0845, falar com Ronaldo. Vende-se um terreno 2 alqueiros em terra produtiva com Área para lagoa de mata nativa 1 casa de laje com 2 galpões dois paios com terreiro de Cimento localidade de córrego de ubá 6Km de São José de Fruteiras 1km da Rapa de voa livre 1km do pesque pague 200 metro da entrada principal, Boa localização saída para Cachoeiro , castelo e venda Nova Tel:9945-9501 falar com José ou Vera . Vendo uma propriedade em Praça do Oriente, município de Atílio Vivacqua de um alqueiro de terra com 11.500 pés de café todo irrigado com produção de 1500 sacos de café maduro, mais 700 pés de palmito e 30 pés de coco e mais uma casa de laje. No valor de R$ 210.000,00.Falar com Luiz Bento, tel: 9989-2613.

varanda garagem (interna) p/2 carros passeio- 3 quartos ,sala,copa,cozi,área de serviço. Quinzena ou Mês de janeiro e fevereiro ,março 2010 Tel:(28)9985-7080. Aluga-se apa° (ou vende-se) com terreno- vila rica (Perto do novo Ciodes) 3 quatros,3banh.2salas,copa e cozinha conjugadas,2area de serviço 1 vaga de garagem, rua tranqüila Tel:(28)9985-7080 .

Vendo Lotes e Áreas em Ubu com vista para o mar e na Pista Principal indo para Vitória. Tratar Dirceu (28) 99041412. Vende-se pousada em Ubu, Área de 900 m2 já funcionando, valor: R$ 600.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412 Vende-se Apt. em Cachoeiro de Itapemirim, Rua Vinte e Cinco de Março ED Lorde Nelson Apt. 501; 4 Quartos e 2 Vagas de Garagem, valor: R$ 300.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412. Vende-se e aluga casa para temporada de verão em marataizes. tel: (28) 3532-5250, cel: (28) 9962-3130. Falar com Alzira. Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupiranga Para 50 KM de Marabá negocio por outros imóveis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412. Vendo um terreno em praia das neves, 2 quadras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412. Vendo 2 terrenos em Marataizes na Cidade Nova, de Frente para o Mar ou troco por carro, Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412.

Vende-se um lote na localidade de Marataízes, que fica situado em praia dos Cações, de frente para o asfalto, medindo 445 m² no valor de R$ 14.000,00. Falar com Janderson. Contato: (028) 9881-5959. Aluga-se salas ou quartos comba , contato: (28) 3522-2164 ou (028) 9917-5247.

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Alugo um apartamento com 2 quartos grandes, garagem e cobertura, no bairro Marbrasa. Contato:9255-6148 ou 3521-4279. Aluga-se uma casa no Bairro IBC segunda rua depois do SESI com 1 Suíte ,2 Quartos, sala,varanda,copa,cozinha,Área de Serviço, terraço, com garagem valor R$420,00 Tel:3511-9186 /3515-0825falar com Dalva ou Sebastiana. Aluga-se Apt. No Guandu com 4 Quarto, sala ,copa,cozinha , varanda, garagem, Tel: (028) 9882-0668. Aluga-se 2 casas com 124m² no Centro de Piúma para temporada de verãoa 5 minutos da Praia Valor combinar Tel:3522-3777. Aluga-se loft totalmente mobiliado. Ar condicionado, geladeira, TV a cabo, internet, faxineira, lavanderia, água e energia, condomínio IPTU.Tudo por apenas R$ 700,00 mensais, e 05 (cinco) salas comerciais de 50M2 com IPTU e Condomínio, por apenas R$ 1.000,00, em frente à praça do hospítal Unimed. Contato: 9962-2450,9885-3398. Aluga-se salas ou quartos comba , contato: (28) 35222164 ou (028) 9917-5247. URGENTE: vende-se uma casa com 2 quar tos, sala, copa, cozinha, banheiro e uma área de ser viço, localizada na parte baixa do bairro Nossa Senhora Aparecida. Valor a combinar, contatos: (28) 8111-5181 ou (28) 99170845, falar com Ronaldo. Aluga-se um apart. para temporada de verão, com três quartos com ventiladores de teto, sala, copa, cozinha, churrasqueira, salão de festas ,sala de jogos e etc... Valor R$ 1.500,00 a quinzena em Marataizes, Rua dos Tucanos s/n tel: 3522-4493 / 3517-4386 ou 3522-6560. Falar com Paulo do gás. Aluga-se apart° em marataizes para temporada de verão em cidade nova- rua tranqüila prox. A praia com terreno c/

Vende-se um Peugeot 2001 preto, 1.0, 4 portas, trava, alarme, insulfilme, CD player,dois autos falantes novos, rodas estraladas 14, quatro pneus novos, motor 100%, carro de garagem, o mais bonito da cidade, R$19.500,00 dispensamos curiosos, Contato Adelino. (28)9985-2945 Vendo um Astra - Ano 95 - Cor Vinho - Completíssimo - Bancos de Couro - Kit Gás documentado - Muito filé mesmo, você precisa ver! - R$15.000,00. Falar com Junior: (28) 99239796 / 3522-9796.

R$35,000,00. Contato 3517-8700/9885-6903, falar com Sérgio. Vende-se um Monza 1.8 MPFF, 4 pneus Michelin novos, jogo de rodas universal (cano novo). Tratar com Fábio. Tel (28)9882-7682. Vende-se um Corsa 2 portas, trava, básico, de cor branca, ano 94. Contato: (028) 9923-2927. Vendo uma Honda Biz, modelo 2007/08, preta, semi-nova. Valor a combinar. Contato: (28) 9935-2222. Falar com Alberto. Vende-se ou troco golf Generation 1.6 anos 2005, cor cinza Grafite, completo mais Banco de couro, freio ABS, ar digital com 54, 000 km ótimo estado de conservação. TELEFONE: (28) 35211208 ou CeL: (28) 9955-1208 Falar com Alfredo. Vende-se uma Honda Biz Preta 125 cc, Partida elétrica, 12.000 km rodados, 2006, Ipva Pago, R$4.200 a vista. Contato: Alberto (28) 9935-2222.

Vende-se um Astra Het 2004/05 elegance completo, preto, banco de couro, automático, carro particular, esxcelente estado, valor

COMUNICADO A Empresa FORNO GRANDE PEDRAS ORNAMENTAIS DO BRASIL LTDA=, torna público que obteve junto ao IEMA, Licença Prévia =– LP – GCA/SLM / Nº 002/2010 / CLASSE II, através do =Processo nº 44998007, para Extração de Granito na área a que se refere o DNPM nº 896.092/99 – =Alvará de Pesquisa nº 7.858/00, na Loc. Córrego da Areia =– Zona Rural, município de Castelo-ES.

Aulas particulares de redação para estudantes de nível médio e universitário. Curso de redação para vestibulares e concursos. Tratar com Roney. (28) 9254 7744 (28) 3511 7080 ou (28) 3521 - 8044 em horário comercial. Passo um ponto na Avenida Beira Rio ao lado do posto São Judas Tadeu, valor a combinar. Tel.: (28) 3518-3848 (Só à noite 3517-2067), Cel.: (28) 8803-2195. Vendo Novilhas, Bezerras di Seme registradas e um maquinário completo de laticínio. Tel.: (32) 3337-1311. Vende-se tudo que um salão de Beleza tem, como mesa de manicure e o quite completo, o Tanque de lavar o cabelo completo, secadores, pranchas, cadeiras e etc... Valor a combinar Tel: (28) 9966:5972, falar com José Francisco. Gil Velasco Design Webdesign: desenvolvimento de websites. Design Gráfico: diagramação de revista e jornal,logotipo,banner, cartaz e arte gráficas em geral. Edição de video e desenhos (caricaturas e ilustrações ). Aulas particulares de programas da Adobe.Formatação de Computadores. Um profissional completo a sua disposição. Cel: 28 9902 9707. Msn/e-mail: gilvelascodesign@hotmail.com Vende-se um Filhote de pastor Alemão Tel:3511-5087/ 9903-0493. Vende-se 5 (cinco)janelas e um porta estilo colonial semi novas valor a combinar Tel:3522-0863/9985-0863. Vende-se tarraxa ferrametas para tornou cano de metal semi novo valor a combinar Tel:3522-0863/9985-0863.

Precisa-se de Dentista Horário Integral caso de Interesse venha liga para Tel: (28) 3521-7000 ou (027) 9977-4132 Falar com Doutora Raquel ou Felipe

ALUGA-SE Aluga-se sala ampla, com dois banheiros, uma cozinha, ar refrigerado, em cima da Graf Band, entrada individual, interfone, sala medindo cerca de 40m. Falar com Luiz Bandeira. Contato: (028) 3526-2750. O carro GM/Chevette 1980/1980 de cor azul, da placa MPO 8892/ES foi roubado favor entrar em contato com o telefone: (028) 9904-4008 ou (028) 9901-5913.


Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

esporte CARIOCA

O Vasco vai contar com três caras novas: Márcio Careca, Léo Gago e Dodô

No recomeço de Dodô, Vasco pega o Tigres em São Januário

A

pós um ano de 2009 de apreensão por conta do rebaixamento à Série B do Brasileirão, o Vasco vai estrear em 2010 com o ânimo renovado. Neste sábado, às 17h (horário de Brasília), o time a Colina vai enfrentar o Tigres do Brasil, em São Januário, pela primeira rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, com uma equipe cheia de novidades em relação ao grupo que retornou à elite do futebol brasileiro. Além de um comandante novo, Vagner Mancini substitui Dorival Júnior, que foi para o Santos, o time vai contar com três caras novas: Márcio Careca, Léo Gago e o goleador Dodô, que retorna ao futebol após 15 meses de suspensão por doping. Para não fazer feio em 2010, a diretoria investiu pesado para formar um time competitvo e contratou 11 jogadores para qualificar o elenco. O capitão Carlos Alberto foi mantido e fica no clube até junho. Além dele, o garoto Philippe Coutinho, já negociado com o Inter de Milão, tem se destacado e pode pintar com uma das surpresas da temporada.

Mancini tem problema para escalar o time na rodada de estreia Com problemas de lesão e falta de condicionamento físico, Vagner Mancini teve problemas para escalar a equipe do Vasco na estreia do Estadual. O lateral-direito Elder Granja e o atacante Robinho foram vetados pelo departamento médico. Além deles,

O Vasco vai estrear em 2010 com o ânimo renovado. Neste sábado vai enfrentar o Tigres do Brasil.

o zagueiro Gustavo e o atacante Rafael Coelho precisam melhorar algumas valências para serem utilizados pelo treinador. Fumagalli, Palermo e Rafael Carioca não foram inscritos a tempo para participar da primeira rodada. Enquanto o último ainda vai precisar de um tempo maior para melhorar a parte física, já que foi apresentado pelo Vasco na última segunda-feira. O gringo vai precisar conseguir o visto para estrear pelo time da Colina. Para montar a equipe, o treinador optou por manter algumas peças que se destacaram no Vasco de Dorival Júnior. O setor defensivo, por exemplo, tem apenas uma novidade. Fernando Prass, Fágner, que era reserva em 2009,

Fernando e Gian vão ser titulares. Márcio Careca completa a zaga. No meio-campo, Léo Gago estreia. Carlos Alberto, Nilton e Souza foram os outros escolhidos do novo comandante. O ataque foi o setor que mais sofreu alterações. Dodô chega para suprir a saída de Elton, que pode retornar ao clube nos próximos dias. Rafael Coelho seria o outro titular, mas precisa melhorar o seu condicionamento físico. Com uma vaga em aberto, Rodrigo Pimpão e Philippe Coutinho brigam por uma lugar ao sol na estreia da competição estadual. - Conversamos sobre o que havia sido visto de errado. Tem muita coisa a ser acertada, mas alguns pontos me chamaram a atenção.

Av. Pinheiro Junior, n°171, Independência

O sistema defensivo sempre esteve bem arrumado. É óbvio que nessa fase nós enxergamos algumas coisas diferentes que vão ser melhoradas com o passar dos jogos. Temos que acertar como um todo. Não adianta ficar focado apenas na parte técnica, na parte tática. Temos que focar o lado psicológico - afirmou o treinador. Tigres que surpreender os rivais fora de casa Campeão da Copa Rio no fim de 2009, o Tigres quer surpreender o Vasco na estreia do Campeonato Carioca. O clube manteve a base do ano passado e “repatriou” o zagueiro Zé Carlos e o atacante Gilcimar, que disputaram a Série B pelo Duque de Caxias.

11

esporte

mais

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Argentino é novo técnico da seleção

Campeão olímpico em 2004 e vice mundial em 2002 com a Argentina, Rubén Magnano é o novo técnico da seleção brasileira masculina de basquete. O treinador, que ajudou a desbancar os astros da NBA nos Jogos de Atenas, substitui o espanhol Moncho Monsalve, que comandou a equipe até a Copa América do ano passado, em San Juan. Com contrato de longo prazo, ele tem a missão de levar o Brasil de volta aos bons tempos da bola laranja. O acerto final foi feito na noite de sexta-feira, em São Paulo, entre o empresário do técnico argnetino, Carlos Prunes, e os diretores da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), José Carlos Brunoro, Luis Felipe Monteiro de Barros e Vanderlei Mazzuchini. - Foi uma longa reunião para acertamos uma série de detalhes. O contrato do Magnano vai até o Torneio Pré-Olímpico Mundial de 2012, podendo ser estendido até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Ele vai ficar no Brasil durante doze meses e irá ajudar no desenvolvimento dos nossos projetos. Começamos uma nova fase e vamos manter o basquete brasileiro entre os melhores do mundo - afirmou o presidente da CBB, Carlos Nunes.


Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

saúde VERÃO

Cenário típico para os milhares de fungos que se proliferam nestas condições

Conheça verdades e mitos sobre micoses de unhas

V

erão em alta, mar, piscina e muita gente dividindo o mesmo espaço. O cenário que é típico das altas temperaturas não é cobiçado só por banhistas e turistas do mundo inteiro. É também o habitat ideal para os milhares de fungos que se proliferam nestas condições e causam as tão temidas e incômodas micoses. Micose é o nome popular dado às várias infecções de pele e unhas causadas por fungos. Existem cerca de 230 mil tipos de fungos, mas apenas 100 tipos deles causam infecções Veja alguns mitos e verdades: 1.Suco de limão acaba com as micoses Mito: o suco de limão não tem ação alguma sobre a micose e, se manipulado para fins que não os indicados, pode causar danos graves a sua saúde. 2.Existe mais de um tipo de micose Verdade: o número de tipos de micose é proporcional ao número de fungos. Os dois tipos mais comuns são esses: A frieira, que atinge a pele entre os dedos, geralmente a dos pés. Pano branco é uma micose superficial causada pela levedura. 3.Óleo de melaleuca mata os fungos Mito: o óleo de melaleuca tem sido aplicado no tratamento de infecções por causa das suas propriedades anti-sépticas e pela sua capacidade de se misturar à secreção sebácea e penetrar na epiderme. Porém, é importante saber que existem efeitos colaterais graves como secura da pele, prurido, sensação de queimação e pontadas, além de vermelhidão. 4.Lixa de unha transmite micose Verdade: a miscose é transmissível de diversas maneiras. Por isso, recomenda-se evitar o uso comum de objetos como lixas, biquínis e

mais

12

saúde

Hormônios femininos

As mulheres gastam bilhões anualmente em perfumes que possam ajudá-las, entre outras coisas, a atrair um parceiro, porém nenhuma fragrância artificial pode ser melhor do que os hormônios naturais femininos para esta tarefa. Na pesquisa, os especialistas avaliaram amostras de saliva de homens antes e após eles cheirarem camisetas que haviam sido usadas por mulheres durante três noites em várias fases de seu ciclo menstrual. E descobriram que aqueles que haviam cheirado a roupa usada por mulheres que estavam ovulando apresentavam os mais altos níveis de testosterona na saliva. Além disso, os homens classificaram o odor dessas camisetas como o mais prazeroso, comparado ao das roupas usadas por mulheres que não estava ovulando e ao de camisetas não-usadas.

Risco de derrame

A aglomeração de pessoas em praias, por exemplo, pode contribuir para o surgimento das micoses

peças íntimas, por exemplo. Formas de contágio -Contato com animais de estimação -Em chuveiros públicos -Lava-pés de piscinas, praias e saunas -Andar descalço em pisos úmidos ou públicos -Uso de toalhas compartilhadas ou mal-lavadas -Peças de uso comum (botas, luvas) -Uso de roupas e calçados de outras pessoas -Uso de alicates de cutículas, tesouras e lixas não-esterilizadas -Usar roupas úmidas por tempo prolongado

5.Micose de unha é igual a de pele Mito: existem vários tipos de fungos e, por isso, vários tipos de micose. A micose da pele pode ou não ser igual a da unha. Isso vai depender do fungo causador da infecção. 6.Micose passa de uma unha para outra ou da unha para a pele Verdade: como o contágio se dá por contato, é possível que uma unha infeccionada transmita o problema para as outras, tanto nos pés quanto nas mãos, embora a dos pés seja mais comum. 7.O uso de esmaltes não atrapa-

lha o tratamento das micoses Mito: o esmalte impermeabiliza a unha e dificulta a penetração do medicamento. O ideal é usar esmaltes antimicóticos, pois eles são os mais indicados para cuidar de micoses já que apresentam maior taxa de antifúngicos. 8.Micoses podem ser tratadas apenas por podólogos? Mito: os podólogos são profissionais preparados para identificar este tipo de infecção e são treinados para fazer a parte de assepsia do local atingido, essencial para a recuperação.

Ter a responsabilidade de cuidar de um doente ou de um idoso pode aumentar os riscos de derrame se a atividade for classificada, pelo cuidador, como estressante. Avaliando 767 pessoas que cuidavam de seu cônjuge doente em casa, os pesquisadores notaram que aqueles que relatavam que esta atividade era muito pesada tinham 23% mais chances de ter um derrame, comparados àqueles que não se sentiam estressados por causa de suas responsabilidades. Por isso, os especialistas destacam a importância de programas de aconselhamento de cuidadores, para que eles adquiram informações e habilidades que os ajudem a estar mais preparados para a tarefa de cuidar de um familiar doente e controlar seu próprio estresse. Além disso, segundo os pesquisadores, o estudo mostra a importância do apoio social de outros familiares, amigos e vizinhos.


Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

13

Pesquisado Por Joaquim Neiva - jneivar@ig.com.br O Haiti foi “negociado” com a França pela Espanha. O Haiti é um país de ex-escravos africanos que expulsaram os “senhores” franceses. Os americanos intervieram no Haiti. O catolicismo (64%) misturado à tradição vodu (5%) é a religião oficial do Haiti. O protestantismo (23,6%) é a segunda religião do Haiti. O Brasil lidera a missão de paz da ONU no Haiti. A maioria dos haitianos ama o Brasil. O Brasil tem compromisso espiritual com o Haiti. A França, a Espanha e os Estados Unidos tem compromisso espiritual e econômico com o Haiti. O mundo espera...

HAITI: A TERRA DO POVO PRETO BREVE HISTÓRIA DO HAITI Os primeiros humanos no Haiti, também conhecido como La Española ou Hispaniola, chegaram à ilha há mais de 1000 anos a.C., possivelmente 7000 a.C.. Em 5 de dezembro de 1492, Cristóvão Colombo, ao viajar para o ocidente, atingiu uma grande ilha. Mais tarde passou a ser chamada de São Domingos; dividida em dois países - a República Dominicana e o Haiti, é a segunda maior das Grandes Antilhas, com a superfície de 76.192 km² e cerca de 9 milhões de habitantes. Com 640 km de extensão entre seus pontos extremos, a ilha tem formato semelhante à cabeça de um caimão (pequeno crocodilo abundante na região), cuja “boca” aberta parece pronta a devorar a pequena ilha de Gonâve. O litoral norte abre-se para o oceano Atlântico, e o sul para o mar do Caribe (ou das Antilhas). CONQUISTA ESPANHOLA Depois da chegada de Colombo, os espanhóis estabeleceram fortes no litoral da ilha; depois da segunda viagem de Colombo à ilha, a colonização foi estendida para toda a ilha, ocorrendo a escravização de indígenas para a agricultura e cerâmica. A partir de 1520 a colonização espanhola no Haiti teve sua decadência. Depois da decadência espanhola, a partir de 1625, a ilha teve grande influência francesa. Em 1697 a Espanha e a França assinaram o Tratado de Ryswick, que determina a passagem do controle da ilha para a França. Por essa época praticamente toda a população nativa havia sido dizimada pela força e pelas doenças. PIRATARIA E COLONIZAÇÃO Abrigados na estratégica ilha de Tortuga, os piratas franceses passaram a ocupar partes da ilha. As tropas enviadas para combatê-los acabaram por se estabelecer na sua porção ocidental. Os conflitos com os espanhóis duraram pelo menos até 1776, quando o terço ocidental da ilha passou definitivamente ao domínio francês. Durante todo o século XVIII os franceses incrementaram a formação da lavoura açucareira na região, importando escravos africanos em grande quantidade. Ao começar a Revolução Francesa, viviam na colônia cerca de 500 mil negros, 24 mil mestiços e 32 mil brancos. O Haiti, proporcionalmente a seu território e sua rentabilidade, podia ser considerado como uma das mais ricas colônias da América, a “pérola das Antilhas”. VODU E REVOLTA Os movimentos insurrecionais da população escrava, numericamente com uma superioridade esmagadora, começaram a se tornar frequentes. Em 1754 havia 465 mil escravos, e a classe dominante era composta por apenas 5 mil brancos, sendo o restante de negros e mulatos livres e brancos pobres. Nesse ano desencadeou-se a revolta do escravo Mackandal, que utilizou os ritos do vodu para aterrorizar os senhores e unir os escravos contra eles. Após quatro anos de guerrilhas, Mackandal foi preso e condenado à fogueira como feiticeiro, mas diz-se que fugiu pouco antes da execução. Em consequencia, os franceses passaram a reprimir o vodu. A Revolução Francesa, com seus ideais de liberdade, foi o estopim para outra revolta, liderada pelo mulato Vicente Ogé, que acabou preso e supliciado na roda. Mas a rebelião se espalha e os escravos passam a fugir em massa e massacrar seus senhores, estimulados pela própria dissensão entre os brancos sobre o apoio aos revolucionários na França ou a independência da colônia. ABOLIÇÃO E INDEPENDÊNCIA Em 1794, a França declara a abolição da escravidão nas colônias, conseguindo que Toussaint passasse a apoiar as autoridades francesas. Pouco a pouco seu prestígio foi crescendo entre brancos e negros. Em 1801, após derrotar os ingleses e espanhóis, Toussaint preparou a independência do Haiti como um estado associado à França revolucionária. Em seguida, cuidou da volta dos ex-escravos à lavoura do país quase devastado e preparou um projeto de

constituição. Entretanto, o novo governo revolucionário francês, sob o comando do cônsul Napoleão Bonaparte, rejeitou a proposta de Toussaint e mandou o general Leclerc para recuperar a rica colônia. Valendo-se da traição, Leclerc enviou Toussaint para a França, onde morreu prisioneiro. Porém, um dos generais de Toussaint, o ex-escravo e analfabeto Jean-Jacques Dessalines continuou a rebelião e expulsou as tropas francesas, proclamando a independência em 1 de janeiro de 1804. O Haiti foi o primeiro país latino-americano a declarar-se independente. Nomeado governador da ilha, Dessalines se proclamou imperador, como Napoleão e unificou a ilha. Dois anos depois, foi deposto e morto e o país teve o controle dividido entre Henri Christophe, que fundou um reino ao norte, e Alexandre Pétion, liderando uma república ao sul, e voltando o leste aos espanhóis. A unificação do país só aconteceu em 1820 sob o governo de Jean-Pierre Boyer, que governou como ditador até 1843.

INTERVENÇÃO AMERICANA Entre a deposição de Boyer e a intervenção dos Estados Unidos, o Haiti conheceu vinte e um governantes que tiveram final trágico. Digno de nota foi Faustin Soulouque, que, nomeado presidente em 1847, conquistou a República Dominicana em 1849 e foi proclamado imperador, promovendo um renascimento das práticas vodus e apoiando-se nos negros. A luta pela independência dos dominicanos levou à derrocada de seu governo, tendo sido deposto em 1858 e exilado. Dos demais governantes, um presidente foi envenenado, outro morreu na explosão de seu palácio, outros foram condenados à morte e um deles, Vilbrum Sam, foi linchado pelo povo. A economia caótica e a instabilidade institucional levaram os EUA a intervir no país a fim de cobrar a dívida externa. Em 1905, passaram a controlar as alfândegas e, em 1915, invadiram militarmente a ilha e assumiram o governo. A intervenção reorganizou as finanças e impulsionou o desenvolvimento da nação. Os americanos impuseram uma nova constituição e se comprometeram a respeitar a soberania do país. Seguiram-se sucessivos governos da elite mulata. ERA MAGLOIRE Em 1946, uma rebelião popular derrubou o presidente mulato Elis Lescot, levando ao poder o negro Dumarsais Estimé, que foi destituído por um golpe militar liderado por Raoul Magloire em 1950. Durante o governo de Magloire, havia sido promulgada uma nova constituição que, pela primeira vez, deu ao povo haitiano o direito de eleger diretamente o presidente. Magloire, porém, decidiu perpetuar-se no poder com o apoio do exército, o que provocou uma violenta reação popular, resultando na renúncia do presidente. Seguiu-se novo período de instabilidade: nos nove meses seguintes à queda de Magloire, o Haiti conheceu sete governantes diferentes. Finalmente, em 1957, após eleições de validade duvidosa, foi eleito o intelectual negro François Duvalier. A ERA DUVALIER O período mais sombrio na história do Haiti iniciou-se em 1957 com a ditadura de François Duvalier. Médico sanitarista com certo prestígio mundial, devido a suas ligações com o movimento negro, realizara excelente trabalho junto às populações rurais no com-

bate à malária, sendo apelidado de Papa Doc (papai médico). Era apoiado no Vodu. O regime montou um aparato de repressão militar que perseguiu seus opositores, torturando-os e assassinando muitos deles. A repressão era encabeçada pela milícia secreta dos tontons macoutes, cuja tradução é “bichos papões”. Papa Doc morreu em 1971, após ter promulgado uma constituição em 1964 que lhe dera um mandato vitalício. Conseguiu que seu filho menor fosse declarado seu sucessor. Seu filho Jean Claude Duvalier, o Baby Doc, que assumiu o poder aos 19 anos, deu continuidade ao regime de terror imposto pelo pai. Governou até 1986, quando foi deposto por um golpe militar. Os militares que assumiram o poder sucederamse no governo por vários anos. A esperança de redemocratização surgiu em 1990, quando ocorreram eleições livres e a população elegeu o padre Jean Bertrand Aristide para presidente. A ERA ARISTIDE O Haiti de 1986 a 1990 foi governado por uma série de governos provisórios. Em 1987, uma nova constituição foi feita. Em dezembro de 1990, Jean-Bertrand Aristide foi eleito com 67% dos votos. Porém poucos meses depois, Aristide foi deposto por um novo golpe militar e a ditadura foi restaurada no Haiti. Em 1994, Aristide retornou ao poder, com auxílio do Estados Unidos. Mesmo assim, o ciclo de violência, corrupção e miséria não foi rompido. Em dezembro de 2003, sob pressão crescente da ala rebelde, Aristide prometeu eleições novas dentro de seis meses. Os protestos contra Aristide, em janeiro de 2004, fizeram várias mortes na capital do Haiti, Porto Príncipe. Em fevereiro, com o avanço dos rebeldes, o ex-presidente fugiu para a África do Sul e o Haiti sofreu intervenção internacional pela ONU. O BRASIL NO HAITI De acordo com as regras de sucessão constitucional, o presidente da Suprema Corte, Bonifácio Alexandre, assumiu a presidência, interinamente. Bonifácio requisitou, de imediato, assistência das Nações Unidas para apoiar uma transição política pacífica e constitucional e manter a segurança interna. O Conselho de Segurança da ONU decidiu estabelecer a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), que assumiu a autoridade exercida pela Força Multinacional Interina em 1º de junho de 2004. René Garcia Préval é o atual presidente da República do Haiti. Eleito em 14 de Maio de 2006. Já havia sido presidente entre 7 de fevereiro de 1996 até 1 de fevereiro de 2001. Para o comando do componente militar da MINUSTAH (Force Commander) foi designado o General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, do Exército Brasileiro. O efetivo autorizado para o contingente militar é composto de homens oriundos dos seguintes países contribuintes: Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai. O ÁPICE DA TRAGÉDIA Em 12 de janeiro de 2010, um terremoto de proporções catastróficas, com magnitude 7.0 na escala de Richter, atingiu o país a aproximadamente 22 quilômetros da capital, Porto Príncipe. Em seguida, foram sentidos na área múltiplos tremores com magnitude em torno de 5.9 graus. O palácio presidencial, várias escolas, hospitais e outras construções ficaram destruídos após o terremoto. O número de mortos não é conhecido com precisão, embora fontes noticiosas afirmem que podem chegar aos 100 mil. Diversos países disponibilizaram recursos em dinheiro para amenizar o sofrimento do país mais pobre do continente americano. O presidente norte americano Barack Obama e o presidente Lula fazem coro ao afirmarem que o povo haitiano não pode ser esquecido e que a comunidade internacional precisa refletir sobre a responsabilidade dos países que exploraram e abandonaram o Haiti.


Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

segurança MORTES

Aproximadamente 60% delas ocorreram em manguezais, rios, lagoas e cachoeiras

Corpo de Bombeiros alerta para riscos de afogamento na praia

E

m virtude do alto índice de mortes por afogamento que vem sendo registrado no Estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (PMES) orienta que os banhistas redobrem a atenção. Do dia 21 de dezembro de 2009, início do verão, até esta sexta-feira (15), há registros de que 14 pessoas já morreram afogadas. Mas nem todas as mortes aconteceram no mar. Aproximadamente 60% delas ocorreram em manguezais, rios, lagoas e cachoeiras. Estes casos ocorreram em locais isolados, sem a presença de guarda-vidas, que são alocados nas praias e lagoas mais frequentadas. As crianças são as vítimas mais comuns de afogamento. Já entre jovens e adultos, os afogamentos geralmente acontecem devido à ingestão de remédios ou bebidas alcoólicas antes de nadar. Há também ocorrências como

O Corpo de Bombeiros tem estrutura para atender, mas uma das dicas é não se afastar da margem

traumas (bater a cabeça em algo maciço por ter saltado de alguma elevação para dentro

d’água), acidentes com embarcações, ações de animais marinhos, desconhecimento do local

de mergulho, além de excesso de confiança e exaustão de nadadores.

tome

14

nota

PC apreende produtos falsificados A equipe da Delegacia de Falsificações e Defraudações (Defa) apreendeu aproximadamente 40 mil itens falsificados que estavam sendo comercializados em feiras nos municípios de Piúma e Itapemirim, Região Sul do Estado. Na ação, foram apreendidas camisas, bonés, relógios, óculos de sol, DVDs, entre outros materiais.A ação foi realizada na noite desta quinta (14) e madrugada de sexta-feira (15), por meio de denúncias feitas por comerciantes da região. Segundo o chefe da Defa, delegado Lauro Coimbra, os envolvidos foram intimados para serem ouvidos e prestarem esclarecimentos a respeito do produto apreendido. O delegado ressaltou que operações vão ter continuidade até o final do verão.

R$ 6 milhões para obras em Conduru Mais R$ 6 milhões para obras como construção de muros de arrimo e redes de drenagem acabam de chegar na conta da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. É dinheiro pedido ao governo do Estado em 2009 e que, a partir deste ano, vai beneficiar 15 bairros e o distrito de Conduru. Com o recurso em caixa, a prefeitura prepara as licitações para poder começar as obras ainda neste semestre. Elas devem acontecer em paralelo às outras 29 que vão ser realizadas, com recursos do próprio município, baseado no que as comunidades decidiram por meio do Orçamento Participativo.O bairro Ferroviários deve receber o maior volume de recursos. Estão reservados R$ 2,1 milhões para a ampliação da rede de drenagem .


Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

polícia ACIDENTE

Dono de funerária que dirigia chegou a ficar preso às ferragens

Família que seguia para o litoral sofre acidente e 5 são feridos O Foto Adriana Barbosa

por Ronaldo Índio

dono de uma funerária em Mimoso do Sul, Ronaldo Faria, 52 anos, bateu de carro em uma carreta, na BR101, na altura do km482, próximo ao trevo daquela cidade e ficou gravemente ferido. De acordo com informações da cunhada de Ronaldo, Verônica Moreira, ele seguia, junto a sua família, para Itaipava, litoral Sul do Estado, quando aconteceu o acidente. Segundo informações colhidas no local, Ronaldo estava em seu veículo, um Escorte branco, de placa MTU 6277, quando foi fechado por outra carreta, que tentava ultrapassar outro veículo em local proibido. Foi quando a carreta jogou para o acostamento, levantou bastante poeira e prejudicou a visão de Ronaldo, que seguia atrás dos dois veículos. Com pouca visibilidade, Ronaldo acabou sendo atingido por uma das carretas. O carro em que estava chegou a rodar na pista e parou no sentido contrário, no acostamento. Além de Ronaldo, estavam seus dois filhos, Franciele Angelo Faria,14 anos e Rene Angelo Faria,16 anos, esposa, Francisca Angelo Faria, 44 anos, e uma amiga da família, Vanilda Fortunato, 34. Só Franciele teve alta. Com o acidente, a esposa, uma filha e a amiga tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para hospital em Mimoso do Sul. Já Ronaldo e seu filho tiveram que ser levados para a Santa Casa de Cachoeiro. Ronaldo chegou a ficar preso às ferragens e segundo informações do Corpo de Bombeiros ele teve fratura no punho direito e várias escoriações no corpo. Os dois permaneceram internados em observação até o fechamento desta edição.

15

ronda

mais

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Bêbado faz Ameaças a dono de bar

Mais uma bebedeira acaba em confusão em Cachoeiro. Dessa vez, Giovani Freitas Cordian, 21, estava com sintomas visíveis de embriaguês e não queria pagar a conta depois de consumir várias cervejas em um bar. Ele chegou a ameaçar o dono do bar com uma faca. Por sorte, ninguém saiu ferido. A Polícia Militar foi acionada, o que não intimidou Giovani, que continuou a fazer ameaças. Ele foi detido e encaminhado ao DPJ, mas liberado pela manhã.

Tentativa de Homicídio

O Escort foi parar no acostamento no sentido contrário e ficou completamente destruído: trânsito lento.

Fernando Gonçalves, 19 anos, e Willian Queiroz, 22 foram de moto até um bar no bairro Aeroporto, em Cachoeiro, para comprar cerveja, quando foram abordados por um indivíduo identificado como Marcelinho, que os mandou descer da moto. Como os dois rapazes não o obedeceram, Marcelinho sacou a arma e efetuou vários disparos contra Fernando e Willian, que foram atingidos no antebraço e tiro de raspão nas costas. Após a confusão, populares o socorreram e os levaram para a Santa Casa. A polícia tentou localizar Marcelinho, mas o mesmo já havia se evadido do local. Os dois, após receberem atendimento na Santa Casa, foram liberados e passam bem.


16

Folha do E. Santo Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O empresário da Várzea FOLHA – Por que o título de empresário de várzea? Scaramussa – Em 1974 a gente já jogava bola e eu atuava no interior. Era gerente de loja no centro da cidade e muita das vezes as pessoas me encontravam e falavam: ”domingo que vem a gente vai jogar, por que você não marca um jogo para mim?” E aí comecei a marcar jogos e hoje estamos com 300 times de futebol. É um trabalho muito difícil. Além de mim, trabalham, minha filha Aline, a minha sócia Márcia.

“...o senhor Norato, um velho e grande desportista, vivo até hoje, com,mais de 80 anos, ele disse para o porteiro: deixem os entrar, na saída eles pagam o ingresso”.

Como foi o começo da organização da várzea no sul do estado? Como marcava alguns jogos para as pessoas naquela época, inclusive agendava através de cartas, do caminhão de leite que as levava essas correspondências e ás vezes quando chegava na sexta – feira e não vinha a confirmação, muitos times ficavam sem jogar.Daí para frente , o pessoal foi me procurando e acabei virando empresário, um empresário pobre. O que significa o Rádio para você? Para mim é tão importante quanto à televisão, o jornal... É tudo para a sociedade, pois transmite informação, cultura e forma opinião. Quanto tempo o senhor tem como radialista? E há quanto organiza o futebol de várzea? Dia 20 de março o Futebol de Várzea faz 30 anos de organização. Em rádio tenho também quase 20 anos de profissão e graças a deus a fazemos um trabalho mostrando tudo que se passa na Várzea no rádio. Quantos times estão inscritos na Organização? Nós temos 300 times na organização, mas agora no verão cai quase pela metade e ás vezes no inverno têm meses com muitos campeonatos, então são marcados entre 230 e260 partidas por times de semana, mas já cheguei a marcar 314 jogos.

da Reportagem Local

Ele não é bem um cronista esportivo, mas vive no meio e tem uma vida dedicada ao esporte, principalmente ao futebol de Várzea, ao qual já dedica quase 30 anos de trabalho. José Aquiles Scaramussa, empresário da Várzea, mantém um escritório e marca jogo todos as finais de semana no interior. Ao todo são mais de 300 times, mobilizando aproximadamente 4 mil atletas. Eles apresentam um programa na rádio Difusora, de segunda a sexta, das 18h30 ás 19h00 que fala exclusivamente da Várzea. Na entrevista concedida para a FOLHA, Scaramussa como é chamada por todos, conta um pouco de sua história.

O senhor tem uma vida dedicada ao esporte. Na sua visão, o que ele significa? O esporte é tudo para mim, principalmente porque gosto de jogar meu futebolzinho. Jogo terça, quinta e sábado, às vezes no domingo também, a não ser que esteja machucado. Para mim, o esporte é uma coisa muito boa, porque além de fazer bem, é meu trabalho. A gente vive de esporte, tudo bem que recebemos ajuda do Governo. Apenas alguns vereadores, alguns candidato que na época de campanha dão uma remuneração, mas no resto a gente vai vivendo como pode, mas é prazeroso. E isso se torna muito difícil? Muito, pois ás vezes as pessoas criticam a gente, mas órgão nenhum no Brasil faz o trabalho que fazemos, porque quem tem campo não paga para marcar jogo de graça. Paga quem vai. A gente cobra uma taxa hoje de R$10,00 para jogar no interior, o time da casa não paga, só a oferta. Esses R$ 10,00 que a pessoa paga aqui, vamos supor que tenha uma oferta R$ 80,00 a R$ 100,00 se o time não pagar na roça e ele estiver dentro do regulamento, ele recebe com a gente tudo tem seguro.

Em se tratando de apoio, o que seria preciso para melhorar? No futebol às vezes o que deixa a gente muito triste é o abandono do poder público. Não são todos é claro, mas deixa a gente muito triste. Chego no interior e tenho uma bola velha dentro do carro, eu tinha que dar para as crianças. Elas estavam brincando com bola de borracha, improvisada, e não tinham uma bola para jogar. Estiou vendo, ás vezes, na categoria infantil,juvenil e dente de leite jogarem com camisas de adulto abaixo do joelho e conseqüentemente atrapalhando as crianças a correr. Tem muitas pessoas em Cachoeiro de Itapemirim que trabalham com crianças, mas tem pouco apoio, então o que agente tem que fazer?. Temos que cobrar uma taxa dos pais para manter essas escolinhas. Igual a gente, nós trabalhamos com futebol infantil e eu nunca cobrei para marcar jogos de criança e nem para marcar jogos femininos. É um trabalho muito difícil, uma brincadeira séria e que você não pode errar, porque qualquer erro e fatal. Nossa vida dedicada ao esporte, com certeza já teve algum fato inusitado que aconteceu, qual foi? Muitas coisas já aconteceram no nosso futebol, umas ruins e outras boas. Eu já sofri muito e sofro ainda, com estrada e muita chuva. Já aconteceu das conduções quebrarem, e isso traz muito trabalho. Mas uma coisa que nós temos que agradecer a Deus, e todos os dias eu agradeço, á que nesses trinta anos, quantos milhões de ônibus já alugamos?. E graças a Deus, acidente nenhum, nunca. Houve alguns pequenos aqui dentro de Cachoeiro, más sem vítima nenhuma, e isso ai é uma coisa maravilhosa. Você vê que a muitos anos essas chuvas que davam no interior deixavam as estradas sem condições de tráfego. Carros batiam nos buracos, outros ficavam agarrados, mas volto a repetir, mas graças a Deus tombar mesmo não, e isso pra mim é um milagre. O senhor gostaria de fazer algum agradecimento? O Scaramussa está sempre agradecendo a Deus. Agradeço sempre os Jornais, á Imprensa falada e escrita e ás Rádios. Muita gente fala as vezes que aquela Rádio é boa, aquele Jornal não, para mim todos os Jornais, todas as Rádios, cada um tem o seu valor. Eu só tenho a agradecer a todos e a Folha pela reportagem. Já aconteceu alguma coisa engaçada na beira de um campo? A coisa mais engraçada que me aconteceu na beira de um Estádio de Futebol foi a muitos anos, no campeonato de Atílio Vivácqua, na partida entre Filipense x Boa Vista. O presidente do time não estava no estádio. Tinha muita gente querendo entrar no campo de graça, mas o porteiro não deixava. Nisso vinha chegando o presidente do time, o senhor Norato, um velho e grande desportista, vivo até hoje, com mais de 80 anos, e ele para o porteiro: “deixem os entrar, na saída eles pagam o ingresso”. Esse foi um dos casos mais engraçados que eu presenciei durante a minha carreira. Entrevista publicada na edição de nº 2096 no dia 07 de fevereiro de 2004

JOrnal Folha do E. Santo  

Edição 4029

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you