Issuu on Google+

animação “aviões” invade ao cinema nacional Aviões decola com um elenco internacional dos pilotos mais rápidos do ar, numa comédia cheia de ação e aventura estrelada por Dusty, o sonhador que quer entrar na corrida área mais épica ao redor do mundo, apesar de seu medo das alturas.

Confira na página 10

Barueri recebe 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, recebe em sua sede, a 4ª Caravana da Inclusão,Acessibilidade e Cidadania

Confira na página 12

e região 21 de Setembro de 2013 | Ano 7 - Nº 80 | www.folhadejandira.com.br

RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LER

Coleta seletiva atende semanalmente 100% do território de Barueri

GRB apresenta nova equipe de Voleibol Feminino

A equipe de Barueri estreia no dia 27 de setembro na Superliga e enfrentará a equipe de Brasília.

PÁGINA 07

III Festival Interescolar de Jandira mobiliza 1.500 estudantes

Todos os bairros de Barueri são contemplados pelo programa municipal de coleta seletiva. O caminhão que faz a recolha dos materiais recicláveis é adesivado e identificado com a logomarca da Prefeitura, e percorre todas as vias da cidade, de duas a três vezes por semana. D e acordo com o Departamento de Limpeza Urbana da SSM, só no primeiro semestre deste ano foram coletadas 1.740 toneladas de material reciclável, uma média de 290 toneladas por mês. PÁGINA 03

Entre 23 de setembro e 5 de outubro cerca de 1.500 alunos da rede municipal para a realização do III Festival Interescolar.

PÁGINA 04

Mais de 2500 pessoas participam da 6º edição da “Prefeitura na Comunidade” Guarda Municipal de Itapevi recebe 2ºedição do “Prefeito Atende Você” bate recorde de público em Santana novos investimentos da Prefeitura

A segunda edição do programa “Prefeito Atende Você” atraiu até à EMEB Cidade de Kameoka, mais de 2.500 pessoas em Jandira.

PÁGINA 04

Pirapora do Bom Jesus ganha dois caminhões de coleta de lixo O prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio participou de cerimônia de assinatura de convênio promovido pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. PÁGINA 08

Em sua sexta edição, realizada no dia 14/09, na Fazendinha, a ação que disponibiliza uma série de serviços gratuitos contabilizou ao longo do dia mais de 22.200 atendimentos. PÁGINA 05

A Guarda Municipal de Itapevi recebeu novos investimentos da Prefeitura, oito novos veículos Fiat Palio Weekend e quatro novas motocicletas foram entregues à corporação. PÁGINA 09

Empregabilidade será tema do 3º Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico de Itapevi

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Itapevi realizarão no dia 4 de outubro o 3o Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico de Itapevi.

PÁGINA 09


opinião

02

www.facebook.com/folhadejandira

Artigo

click

Democracia, a única arma contra a injustiça Essa semana, recebemos a noticia que mexeu com todos os brasileiros, que assim como eu , ficaram indignados com a decisão do Supremo Tribunal Federal, onde os ministros decidiram favoráveis aos embargos infringentes que deram aos 12 réus do mensalão o direito a um novo julgamento. Essa decisão chocou os brasileiros que esperavam que o voto do decano Ministro Celso de Mello, decidisse pela recusa da analise do desembargo. A sensação que todos tiveram foi de que a “roubalheira venceu” e que os políticos irão sair impunes desse julgamento. No facebook e no twitter os protestos foram os mais diversos, as pessoas mais exaltadas conclamavam os demais a voltarem as ruas para um protesto generalizado contra o poder judiciário que agora estava do lado dos políticos que passam a mão no Brasil e sairão impunes dessa situação. A sensação que ficou no coração do brasileiro é que de tudo irá acabar em pizza e que os 12 acusados sairão impunes e festejando o sistema brasileiro que perdoa ou deixa ficar impune o colarinho branco enquanto que do outro lado é cruel contra o ladrão de galinha ou ladrão de roupa de varal. Diante disso é cada vez mais forte que a única arma para acabar com a injustiça é o voto consciente nas urnas por meio da democracia. O povo deve acordar para que nas eleições de 2014 a justiça seja feita, não votando em nomes ou legendas que estão envolvidos em escândalos, corrupções e desvio de dinheiro publico.

Esse exercício deve se iniciar em 2014 e se manter em 2016, para aqueles políticos que não cumprirem seus compromissos com o eleitor, se na campanha o político eleito prometeu e não cumpriu, ele não é merecedor de seu voto novamente, pois não irá cumprir em um segundo mandato as suas promessas de melhorias que a cidade tanto esperava. O eleitor deve ter consciência de que o seu voto é a única arma capaz de promover justiça real e verdadeira, é a única forma de livrarmos a cidade, o Estado e a Nação dos políticos que querem simplesmente encherem os bolsos com a grana publica, enquanto o povo morre nas filas do pronto socorro, amargam a espera de uma vaga na creche ou sofrem com o descaso do lixo e da falta de segurança. Vender nosso voto, nunca mais! Esse crime volta contra nós mesmo, que em troca de algumas migalhas abrimos mão de nossa poderosa arma de fazer justiça, o voto.

Aparecido Rodrigues

É administrador, empreendedor, Palestrante, Consultor e Executive Coach. Fundou e dirige a Spar Comunicação, outras empresas ligadas as áreas comunicação, internet e consultoria em negócios.

Cris Bugalo solicita melhorias no atendimento nas unidades de saúde de Pirapora A vereadora Cris Bugalo (PDT) apresentou na segunda-feira (16) o requerimento 85/13, solicitando ao Poder Executivo Municipal a criação de um Call Center na área da saúde, com o intuito de atender os moradores dos parques Payol I e II, Green Hills e Itaquera Parque, pois os moradores poderão realizar os agendamentos de consultas e exames por telefone, dinamizando assim o atendimento de pacientes. Na mesma sessão a vereadora apresentou o requerimento 86/13 que solicita informações sobre o andamento da emissão dos cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), pertencentes às unidades de saúde da cidade. Cris revela que os usuários do SUS cobram os cartões para facilitar o atendimento.

TRANSPORTADORAS - Contrata MOTORISTAS - CNH "E" Carreta/Bi-Trem/Experiência/Curso MOPP Oferece: Sal. Fixo/Diária/Cesta/Plano Saúde curriculo@ademirtransportes.com.br curriculo@transaracatuba.com.br Tel.: (18)-2103-2815

21 DE SETEMBRO DE 2013 www.folhadejandira.com.br

No dia 21 de setembro a cidade de Pirapora do Bom Jesus esteve presente no evento Revelando São Paulo, que aconteceu no Pq. da Vila Guilherme, a cidade marcou presença com o tradicional samba de roda.

Painel Político Vereador Joãozinho pede construção de estacionamento em Jandira O vereador João Valentim, “Joãozinho do restaurante” (PV) solicitou ao Prefeito Geraldo Teotônio da Silva (Gê) a construção de um estacionamento no espaço onde está localizada a Praça Beato Adolfo Kolping, situada na avenida expressa Amauri Sebastião Barufi, que fica ao lado do Ginásio dos Esportes Central em Jandira. O cumprimento da solicitação atenderá a vários pedidos dos comerciantes e trabalhadores daquela região, além de melhorar a realização de eventos no Ginásio dos Esportes Central, pois os munícipes encontram dificuldades para estacionarem. O vereador também ressaltou que a atual praça está sendo pouco utilizada pela população, e que em muitas situações é ocupada por mendigos ou usuários de entorpecentes e que com o bolsão de estacionamento o fluxo no comercio local poderia aumentar muito gerando mais emprego e renda na cidade.

Professor Paulinho apresenta o “Projeto Calçada Limpa” Em sessão realizada no dia 17 de setembro na Câmara Municipal de Itapevi, o Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) (PV) apresentou o Projeto de Lei 090/2013 , que institui o “Projeto Calçada Limpa” no Município de Itapevi. O Projeto de Lei em questão visa contribuir na redução do lixo nas calçadas além de colaborar com a preservação do meio ambiente, propiciando uma cidade mais bonita e agradável, de forma simples e barata. A proposta prevê que a Prefeitura incentive a adoção pelos comerciantes de coletores de lixo com espaços próprios para Reciclagem, em frente ao comércio, de forma que o transeunte tenha local apropriado para depositar os resíduos, “O engajamento dos comerciantes no “Projeto Calçada Limpa” será benéfico na medida em que diminuirá o lixo cotidiano do estabelecimento, mediante a simples aquisição e disposição pelos comércios na entrada de lixeira com espaços destinados”, ressaltou o vereador.

Servidoras públicas parnaibanas terão seis meses de licença maternidade Após anos de discussão sobre o tema, o Projeto de Lei Nº 156/2013, encaminhado pelo poder executivo, que dispõe sobre a prorrogação da licença maternidade das servidoras públicas municipais, foi aprovado em única votação na 28ª sessão plenária de 2013 e agora aguarda somente ser sancionada para entrar em vigor. A licença maternidade é uma conquista das mulheres que atualmente reserva-lhes o direito a 120 dias de afastamento das atividades laborativas. Com a prorrogação do período de licença maternidade, a convivência da mãe com seu bebê, passará para 180 dias. Projeto semelhante a este já havia sido apresentado pelo vereador e atual presidente da Câmara Nequinho Desanti, no ano de 2008, com total aprovação pelo legislativo, mas que sofreu veto do poder executivo da época entendendo que o proposto contraria a constituição federal, que prevê período de licença inferior ao elaborado no projeto de Lei e também que tal propositura e projetos de lei dessa ordem competem exclusivamente ao prefeito do município parnaibano. Também houve indicação para a prorrogação da licença maternidade realizada pelos vereadores Elvis Cezar, no ano de 2009, e pelo vereador Regis Salles, em 2013, de igual teor, reivindicando ao poder público, a criação da Lei que amparasse melhor as genitoras e servidoras públicas municipais.

Publicação CRIATIVITATE, COMUNICAÇÃO E MIDIA LTDA | Redação e Administração: Rua Reverendo Joaquim A. Machado, nº 92 – Jd. Jandira – Jandira / SP. Tel: (11) 4303-3711| Diagramação: Metro Comunicação | Jornalista Responsável: Bruna Bueno - reportagem@folhadejandira.com.br | Assessoria Jurídica: Oliveira e Silva Advogados | Site: www.folhadejandira.com.br | Comercial: E-mail: comercial@folhadejandira.com.br| Cartas de leitores: cartas@folhadejandira.com.br


03

capa

21 DE SETEMBRO DE 2013 www.folhadejandira.com.br

www.facebook.com/folhadejandira

Todos os bairros de Barueri são contemplados pelo programa municipal de coleta seletiva. O caminhão que faz a recolha dos materiais recicláveis é adesivado e identificado com a logomarca da Prefeitura, e percorre todas as vias da cidade, de duas a três vezes por semana. De acordo com o Departamento de Limpeza Urbana da SSM (Secretaria de Serviços Municipais) – pasta do governo municipal responsável por planejar, fiscalizar e executar a limpeza pública –, só no primeiro semestre deste ano foram coletadas 1.740 toneladas de material reciclável, uma média de 290 toneladas por mês.

Crédito: Divulgação

Coleta seletiva atende semanalmente 100% do território de Barueri

O caminhão da coleta seletiva é adesivado e identificado com o logo da Prefeitura.

Além de ajudar o meio ambiente, poupando recursos extraídos da natureza e diminuindo o acúmulo de dejetos, quem colabora com a

coleta seletiva, e separa o material reciclável do lixo, também contribui com a solidariedade. Os recicláveis são enviados à Cooperyara

– cooperativa formada por ex-catadores de lixo – onde são separados, prensados e vendidos, beneficiando cerca de 70 famílias.

Ao contrário de vários lugares e instituições que solicitam a separação do material reciclável em grupos de papel, metal, vidro e plástico,

em Barueri o processo é mais simples. Como a cooperativa já faz esta triagem, basta separar aquilo que é reciclável (latinhas de alumínio, garrafas PET, papéis, caixas de papelão, objetos plásticos, vidros e óleo de cozinha, por exemplo) do lixo orgânico (como restos de comida e lixo de banheiro). Depois de separado, o material reciclável deve ser posto na calçada no dia da coleta seletiva, que acontece das 7 às 17h. Para saber a data correta em que o caminhão passa pelo seu bairro, o munícipe pode ligar para a SSM no telefone 4162-7300, consultar a tabela abaixo, ou acessar o site da Prefeitura: www. barueri.sp.gov.br.

Crédito: Victor Bustamante

Crédito: Divulgação

Guarda Municipal de Itapevi recebe Com apoio de Jandira, mulheres buscam novos investimentos da Prefeitura Casas Abrigo e centro contra câncer

Novos equipamentos da Guarda Municipal reforçam ações de segurança em Itapevi. Com 16 anos de serviços prestados à população de Itapevi, a Guarda Municipal vem recebendo novos investimentos da Prefeitura. O reforço nas ações de segurança pública da cidade é uma das preocupações da atual administração municipal. Na última semana, oito novos veículos Fiat Palio Weekend e quatro novas motocicletas Yamaha Teneré 250 cilindradas foram entregues à corporação. Em fevereiro deste ano, comemorando o aniversário de 54 anos de emancipação de Itapevi, a Guarda Municipal já havia recebido seis novas motocicletas e, com mais esta aquisição, passou a contar com 59 veículos (sendo 24 motos e 35 automóveis), para ampliação de ações nas ruas da cidade. Outro investimento realizado foi a entrega de mais 80 coletes, 20 armas (entre

pistolas e revólveres) e 17 mil munições (entre marcadas e para treino) para uso dos agentes de segurança. O objetivo é fornecer equipamentos de trabalho e armamento, uma vez que os guardas têm uma forte atuação no município desempenhando um papel importante no combate à criminalidade. O secretário de Segurança, Kleber Maruxo, aponta outro investimento que deverá contribuir ainda mais para o melhor atendimento dos serviços da Guarda Municipal e de outros setores da administração municipal. “Teremos em breve a ampliação do número de câmeras de videomonitoramento nas ruas da cidade. Atualmente temos 30 em funcionamento, e passaremos a contar com 50 até o início do próximo ano”, destacou. Com o objetivo de abranger ainda mais o serviço

de segurança, em novembro, a corporação passará a contar com 242 guardas na ativa. É que atualmente, 12 novos agentes estão em formação, e naquele mês começarão a prestar serviços à população. Os novos funcionários vão reforçar os trabalhos realizados nos meses de maior concentração no comércio devido às compras de final do ano. “Com tantos investimentos da Prefeitura, serão ampliados serviços importantes da corporação, como o Patrulhamento Aproximado, o Canil, a Patrulha de Trânsito, a Ronda Ostensiva com Motocicletas e a Guarda Ambiental. A meta é ampliar a sensação de segurança dos moradores, que podem contar com a valorosa Guarda Municipal”, finalizou o prefeito Jaci Tadeu.

Mulheres da região buscam três Casas Abrigo e centro contra câncer.

A cidade de Jandira esteve representada no I Encontro de Políticas Públicas para Mulheres da Região Oeste da Grande São Paulo, promovido na terçafeira, 17. Os debates ocorreram ao longo do dia, no Centro de Eventos de Barueri, norteados por eixos temáticos que agregam reivindicações das delegações dos 16 municípios presentes, tais como um Centro Oncológico para combate e tratamento de câncer, três Casas Abrigo e um Centro de Referência para atendimentos de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual. Marly Lobato, secretária de Políticas Públicas para as

Mulheres, esteve à frente do grupo de 50 jandirenses que par ticiparam do evento. O prefeito Geraldo Teotônio da Silva (Gê) e a secretaria de Cidadania e Ação Social, Cáritas Benitez, acompanharam-nas. Além de estratégias que possam fortalecer o combate à violência contra a mulher, temas como diversidade sexual e saúde feminina também estiveram em pauta durante o I Encontro Regional. O prefeito Gê teve espaço para se pronunciar e comentou: “Muitas vezes fazemos apologia da importância da mulher na sociedade, mas levantamos barreiras. Muito se fala

da necessidade de elas conquistarem seu espaço, mas os preconceitos existem e, embora não apareçam no discurso, surgem na prática”. As palestras foram ministradas por Agliberto Barbosa, médico oncologista Maria Gabriela Prado Manssur, promotora de Justiça, Sandra Darcinha; Maria Cristina Pache;mestre em Administração Pública, Adriana Alves, presidente do Conselho Gestor da Casa Abrigoda região do Grande ABC; e Daniela Andrade, ativista transexual e feminista, integrante do Conselho Estadual LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros).


04

jandira

21 DE SETEMBRO DE 2013 www.folhadejandira.com.br

www.facebook.com/folhadejandira

A segunda edição do programa “Prefeito Atende Você” atraiu até à EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Cidade de Kameoka (rua Marques de Valença, sem número, Jardim Gabriela III) mais de 2.500 pessoas. Apesar do forte calor que imperou durante o sábado, 21 de setembro, desde as primeiras horas da manhã já era grande a movimentação de moradores que buscavam os diversos serviços que a Prefeitura de Jandira levou gratuitamente à comunidade dos jardins Gabriela I, II e III, Vila das Mercedes, Vila Godinho e Jardim Europa. Um dos serviços colocados à disposição do jandirense foi o teste de acuidade visual, comandado diretamente pelo secretário de Saúde Elissandro Márcio Lindoso, com apoio da assistente de oftalmologia Rosa Bárbara

Crédito: SECOM

Mais de 2500 pessoas participam da segunda edição do “Prefeito Atende Você” em Jandira

O prefeito Geraldo Teotônio da Silva (Gê) atendeu 143 pessoas durante o evento. dos Santos Rossio. “Ninguém quer perder um braço, ou uma perna, mas são poucos os que dão importância aos

olhos”, afirmou Rosa Bárbara. Além dos diversos serviços oferecidos à comunidade, a segunda edição do “Prefeito

Atende Você” contou ainda com apresentações da Banda Marcial de Jandira, regida pelo coreógrafo Rubens França,

e do grupo de maracatu da Secretaria de Cultura. Para entreter as crianças, aconteceram atividades

exclusivas como orientações sobre como escovar os dentes de modo correto, oficina de pintura facial e escolinha de trânsito. O prefeito Geraldo Teotônio da Silva (Gê) atendeu 143 pessoas durante o evento, além de acolher reivindicações de munícipes sempre que se movimentava no entorno ou pelo interior da escola. “Durante a semana o munícipe tem necessidade de procurar por algum serviço da Prefeitura, mas geralmente não tem tempo. Por esta razão resolvemos promover esta ação social sempre aos sábados, quando geralmente é dia de folga. Levamos aos moradores serviços de qualidade aos quais muitas vezes eles têm dificuldade de acesso ou leva muito tempo para alcançar”, concluiu prefeito

Crédito: Divulgação

Jandira vai em busca de medalhas nos III Festival Interescolar de Jandira Jogos Adaptados do Idoso de Barueri mobiliza 1.500 estudantes

O tema do II Festival Interescolar será o cinquentenário de Jandira.

A competição acontece entre os dias 23 e 27 de setembro em Barueri. A Secretaria de Cidadania e Ação Social, afirmou que Jandira enviará delegação e chegará a Barueri cotado para obter bons resultados nos VIII JIATIBA (Jogos Intermunicipais Adaptados à Terceira Idade de Barueri). A competição está programada para acontecer entre 23 e 27 de setembro. O que a secretaria a apostar em medalhas e troféus é o desempenho dos atletas do CCI (Centro de Convivência do Idoso) durante o 8º JATIJAN (Jogos Adaptados da Terceira Idade de Jandira), que a cidade sediou entre 27 e 30 de agosto, com a participação de

cinco concorrentes. As equipes destacadas para representar os jandirenses em Barueri competirão nas modalidades vôlei adaptado masculino e feminino, xadrez, atletismo, natação, basquete adaptado misto, buraco misto, dominó misto, dama masculino e feminino, tênis de mesa e truco. O time de vôlei feminino ficou com o vice-campeonato do JATIJAN. Mireia Susarte e Maria Gonçalves das Neves emplacaram outro segundo lugar na modalidade buraco. A dupla feminina de tranca, formada por Ana Marta Emegidio e Irene

Emegidio Maciel, terminou como terceira colocada, mesmo posto da dupla masculina, Joaquim Lopes e Valdino. A comemoração pela boa atuação no 8º JATIJAN foi celebrada no Space Dance no dia 6 de setembro. Os idosos ouviram música ao vivo e dançaram animados. Um vídeo com os melhores momentos dos Jogos em Jandira também foi exibido. A Secretaria de Cidadania e Ação Social aproveitou o momento de confraternização para cumprimentar os aniversariantes em agosto, aos quais ofereceu bolo, doces e refrigerantes.

A Secretaria de Educação de Jandira movimentará entre 23 de setembro e 5 de outubro cerca de 1.500 alunos da rede municipal para a realização do III Festival Interescolar. O tema deste ano será o cinquentenário de Jandira, a ser comemorado em 8 de dezembro. A abertura está marcada para às 9 horas, no Ginásio de Esportes Central “Severino Lopes de Souza”), com as presenças do prefeito Geraldo Teotônio da Silva e da vice-prefeita e Secretaria de Educação, Lurdete Kummer, entre outras autoridades. O cronograma da edição

O desafio de combater e vencer o flagelo que as drogas causam nas famílias devido ao fato de jovens e adolescentes serem expostos cada vez mais cedo ao assédio de traficantes, recebe oficialmente, no próximo dia 24 de setembro, às 19h00 no Palácio dos Bandeirantes o reforço de umas principais organizações humanitárias com atuação em todo o mundo, o Rotary International. O Governador Geraldo Alckmin, receberá rotarianos de 18 municípios do Estado de São Paulo, liderados pelo Governador do Distrito 4610 do Rotary International, empresário Claudio Moyses. Para o evento de lançamento oficial deste programa intitulado ROTARY PREVENÇÃO ÀS DROGAS, além do Governador Geraldo

Alckmin e do Comando da Policia Militar, estarão presentes os 18 prefeitos dos municípios integrantes do Distrito 4.610 de Rotary International, incluindo o município de São Paulo, autoridades dos poderes executivos, legislativo e judiciário, além de rotarianos e presidentes de dezenas de Rotary Clubs deste Distrito. Durante e evento, será oficializado a parceria entre Rotary e o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) - um excelente programa da Polícia Militar que atua na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, com fecunda atuação nas escolas públicas e particulares em todo o estado. A iniciativa do Rotary no apoio a resistência ao uso de drogas

Crédito: Divulgação

Rotary intensifica a luta contra as drogas entre crianças e jovens

A Campanha acontecerá entre os dias 24 e 30 de agosto nos postos divulgados.

foi proposta pelo Governador Claudio Moyses, como um dos seus objetivos mais importantes, ao assumir a direção do Distrito 4610 do Rotary International, devidamente acatado pois mais de

50 clubes que congregam mais de 5 mil voluntários entres rotarianos, jovens do Rotaract e Interact e familiares dos líderes rotários que também se envolvem com especial empenho às causas humanitárias.

de 2013 destaca que haverá no primeiro dia, antes das saudações oficiais, apresentação de dança com membros do CCI (Centro de Convivência ao Idoso), desfile das escolas e juramento de todas as unidades de ensino inscritas. O III Festival terá por objetivo promover a integração dos estudantes das escolas municipais e possibilitar a ampliação do repertório cultural e corporal por intermédio de experiências que estimulem um aprendizado significativo nas diversas disciplinas. Desta forma, a oportunidade que os alunos, professores e funcionários terão para

demonstrar competências e habilidades, por vezes não detectadas no ambiente da sala de aula, tenderá a ser maior. As modalidades programadas para mobilizar os alunos envolvem jogos e danças, concursos para escolha de uma mascote, de slogan em Língua Inglesa e mostra de arte, além das Olimpíadas de Língua Portuguesa e de Matemática. As partidas e eventos estão programados para o Ginásio de Esportes Central, EMEBs Moisés Cândido Vieira, Alferes Henrique Sammartino e Anfiteatro Municipal Luiz Gonzaga (rua Elton Silva, 290, Centro).

Empresa de mineração em Pirapora do Bom Jesus/SP contrata: Marteleteiro Oferecemos: Salário fixo + benefícios Os interessados deverão encaminhar o currículo para barbara.alves@adherminer.com.br ou entrar em contato pelo telefone (15) 3032-3400


05

twitter.com/folhadejandira

SANTANA DE PARNAÍBA

21 DE SETEMBRO DE 2013 www.folhadejandira.com.br

Por onde passa, a “Prefeitura na Comunidade” é sucesso de público. Em sua sexta edição, realizada no último dia 14/09, na Fazendinha, a ação que disponibiliza uma série de serviços gratuitos por meio das secretarias municipais, contabilizou ao longo do dia mais de 22.200 atendimentos. Quem passou pelo local, pôde contar com diversos serviços disponíveis, como emissão de RG, CPF e Carteira Profissional, além de se inscrever em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Assistência Social ou no cadastro de empregos na Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico Social. O Banco de Olhos de Sorocaba com seus oftalmologistas também marcou presença na edição, assim como o caminhão da Eletropaulo, que além de prestar atendimento à população, trouxe um cinema interativo para o público infantil e a SABESP, que matou

Crédito: Marcio Koch

Sexta edição da “Prefeitura na Comunidade” bate recorde de atendimento na Fazendinha

Presente no evento, o prefeito em exercício Elvis Cezar, fez questão de conversar com toda a população. a sede da população que por “Espaço Mulher” foi oferecido puderam ainda levar seu lá passava. serviços de designer de animal para tomar a vacina As mulheres também sobrancelhas, manicure, antirrábica, oferecida pelo Setor receberam uma programação maquiagem e escova. de Zoonoses, conferirem os Na ocasião, os moradores Cabeções do Grito da Noite na dedicada a elas. Na barraca

barraca da Cultura, participar da pesagem do programa Bolsa Família e ainda comer churros, algodão doce e cachorro quente.

Além das guloseimas, brinquedos foram montados exclusivamente para as crianças e adolescentes. Um grupo de palhaços animou ainda mais o dia deles ao longo do evento, ao realizarem diversas brincadeiras no palco. Já as apresentações culturais ficaram por conta da Banda da Guarda Municipal do grupo de danças Shekinah Company e da SMAFEL e da apresentação musical do grupo de pagode “Jeito Manhoso” que encerrou o evento. Para o prefeito em exercício, Elvis Cezar, é muito gratificante, poder andar pelo evento e ver as crianças se divertindo, os moradores sendo atendidos naquilo que necessitam. “Estamos na sexta edição e, desde que essa ação foi criada, só tem nos dado orgulho. A prefeitura tem que estar dentro na comunidade, atenta ao que ela precisa. Estamos trabalhando incessantemente para fazer o melhor para nossa população”, finalizou.

Crédito: Divulgaçaõ

Artistas de Santana de Parnaíba participam Prefeitura realiza Operação Cata Treco/ do Mapa Cultural Paulista Projeto Bairro Limpo no bairro 120

O espetáculo aborda temas como, religião e política, e visa mostrar de uma maneira divertida a luta pelo poder. Santana de Parnaíba não poderia ficar de fora, o município irá participar do “Mapa Cultural Paulista” – eventos de expressões artísticas da Secretaria de Cultura do Governo do Estado – nas modalidades, Literatura, Teatro e Dança, período de 20 de Setembro a 13 de Outubro. Neste sábado dia, (21/09), a partir das 20 horas, o autor Gerson Lopes de Araujo, morador da região da Fazendinha, apresentará sua obra “Relatos de um

Quilombola” na Biblioteca Pública Monteiro Lobato, localizada na Av. Marechal Rondon, 206, Osasco. Já na terça-feira, (24/09), a partir das 19 horas, será a vez da apresentação do grupo Movimento de Dramaturgia Rural, com o espetáculo “Um morro e Duas Cidades Num Planeta Enfermo”, se apresentar no Teatro Municipal de Osasco, localizado na Av. dos Autonomistas, 1533, Osasco. Encerrando a participação da cidade

no Mapa Cultural, no dia 03/10, o grupo de dança Shekinah Company DAS, se apresentará a partir das 20 horas no Teatro “Paulo Machado de Carvalho”, localizado na Al. Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano do Sul. Comandado por Nana Ferreira, o grupo traz temas específicos, escolhidos para cada contexto da apresentação. Na ocasião, os bailarinos apresentarão o Jazz, na Coreografia Reflexo e música “Rise Up”.

Moradores devem deixar em frente às suas casas todos os utensílios descartados para coleta, como móveis velhos.

Visando destinar corretamente os materiais não recolhidos convencionalmente, a Prefeitura por meio da Administração Regional da Fazendinha promove neste sábado, (21/09), no bairro 120 a Operação Cata Treco/ Projeto Bairro Limpo. A ação terá inicio às 08 horas e vai percorrer todas as ruas do local. Ao longo do dia, colaboradores da Regional

da Fazendinha recolherão em frente às casas, objetos em desuso como fogões, geladeiras, colchões, sofás e pneus que não fazem parte da coleta diária realizada pela empresa que recolhe lixo no município, evitando assim a degradação do meio ambiente, uma vez que esse material, geralmente é descartado em área pública, terrenos baldios e até mesmo em córregos.

Os moradores que quiserem se desfazer de algum material, devem colocá-los na porta de suas residências para que os funcionários recolham os objetos. Vale ressaltar que o serviço não contempla entulho de construção, e poda de árvores e capina. Mais informações podem ser obtidas na Administração Regional Fazendinha, no telefone 4622-8351.

Campanha de Vacinação Antirrábica Santana recebe “Curso Educativo de Alimentação Saudável” termina em Setembro (29/09)

O morador parnaibano que ainda não levou seu animal de estimação para ser vacinado, deve ficar atento ao prazo final da Campanha de Vacinação Antirrábica. É que a prefeitura, por meio do Departamento de Zoonoses, vai efetuar a vacinação antirrábica até o último domingo do mês de setembro, (29). A vacina visa proteger todos os animais domésticos (cães e gatos) do vírus da Raiva,

uma vez que a enfermidade é transmitida por meio da mordida ou saliva do animal contaminado, podendo causar a morte da pessoa infectada. O departamento de Zoonoses pretende vacinar este ano mais de 15 mil animais por meio dos postos de vacinação, que serão colocados nos bairros, aos fins de semana, no horário das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. Vale lembrar

que, no evento Prefeitura na Comunidade, que neste sábado (14/09) será realizado no bairro da Fazendinha a partir das 10h00, haverá uma barraca para vacinação dos animais. Para mais informações sobre datas e locais onde a campanha acontecerá, o interessado deve entrar em contato com o Departamento de Zoonoses, no telefone: 4154-6889.

Com o objetivo de orientar a população sobre a importância de se alimentar de maneira saudável, o Serviço Social da Indústria (SESI-SP), com apoio da Prefeitura local, promove até o dia, 27/09, os cursos educativos “Alimente-se Bem” e “Sabor na Medida Certa”. As aulas estão sendo realizadas em uma unidade móveldisponibilizada na Escola SENAI Susana Dias, no bairro da Fazendinha. Com duração de 10 dias, os cursos são divididos em quatro

aulas, ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite. Ao todo são 240 vagas, divididas em 08 turmas com 30 participantes em cada turma. No curso Alimente-se Bem, os participantes aprendem através de aulas teóricas e práticas, como preparar receitas de alimentação saudável de maneira econômica e sem desperdício. Já o curso Sabor na Medida Certa, consiste em orientar os alunos sobre os alimentos que, se consumidos em excesso, contribuem para o surgimento

de doenças como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, além de passar dicas de receitas saudáveis, que inibem o uso de sal, gorduras e açúcares. Os interessados em participar do curso devem comparecer, levando o seu CPF na escola SENAI Susana Dias, localizada na Avenida Tenente Marques, 5300, no bairro da Fazendinha ou no CAT SESI José Carlos Nadalini, que fica na Avenida Conselheiro Ramalho, 264, bairro Cidade São Pedro. Para mais informações 4156-9830.


07

BARUERI

21 DE SETEMBRO DE 2013 www.folhadejandira.com.br

twitter.com/folhadejandira

A escola Professor José Domingos da Silveira, no Jardim Mutinga, recebeu no sábado, 14 de setembro, mais uma edição do programa “O Prefeito no seu Bairro”, realizado das 8 às 17 horas. Onde a população obteve a chance de utilizar serviços que, mesmo estando diariamente à disposição nos órgãos da Prefeitura, o cidadão não tem oportunidade de acessar nos dias de semana. Diversos trabalhos sociais importantes (como o corte de cabelo gratuito, oficinas e tratamento de estética) e opções de lazer foram realizadas no decorrer do sábado. Em parceria entre as secretarias de Esporte, Educação e o Grêmio Recreativo, esta edição levou muita atividade física e animação para os alunos das escolas do Mutinga. O início das atividades esportivas foi marcado pela agitada aula do projeto da Secretaria de Esportes, denominado “Ativa Geral”, em seguida, animados jogos de queimada, futebol e gincana

Crédito: SECOM

Jardim Mutinga recebe 6º edição de "O Prefeito no seu Bairro”

Entre os diversos trabalhos sociais oferecidos a população pode medir a pressão nos postos de atendimento. marcou o todo o dia da garotada. Durante a manhã, o programa “O Prefeito no seu Bairro” reservou um espaço para a apresentação da nova equipe feminina profissional de voleibol, que representará

Barueri na Superliga deste ano. As atletas do time participarão de uma “manhã de autógrafos” com os fãs de voleibol. Na oportunidade, as atletas e a comissão técnica, acompanhadas pelo Secretário de Esportes, Paulo Sérgio

Nascimento, foram recebidas pelo prefeito Gil Arantes e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Silvia Arantes. Ainda durante o dia o Prefeito e a presidente atenderam pessoalmente à população e escutaram suas

reinvindicações para o bairro e para a cidade de Barueri. O evento ainda contou com a presença de chanceleres e representantes dos consulados de Marrocos, Camarões e El Salvador, ambos decidiram conhecer de perto todo o

trabalho social do programa desenvolvido pela Prefeitura de Barueri, com o objetivo de levar a experiência a seus respectivos países. Nesta edição de “O Prefeito no seu Bairro”, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo lançou a ação “Se essa rua fosse minha, eu...”, para participação de toda a população. A ideia é que o cidadão aponte o que ele gostaria que mudasse ou melhorasse na rua onde mora. As sugestões serão encaminhadas aos setores responsáveis da Prefeitura. Paralelamente à novidade, a Secretaria deu continuidade à pesquisa “Juntos, Planejamos”, cujo objetivo é ouvir a população sobre o que precisa ser melhorado nos bairros e na cidade de Barueri. Após o término da pesquisa, os resultados são tabelados de forma a elaborar um ranking das prioridades apontadas pelos cidadãos. Estes resultados são encaminhados diretamente ao prefeito de Barueri.

A equipe estreia no dia 27 de setembro na Superliga e enfrenta a equipe de Brasília, em Barueri. No dia 11 de setembro, aconteceu na sede do Grêmio Recreativo Barueri, a apresentação da recémformada equipe de voleibol que disputará a Superliga e o Campeonato Paulista. Na oportunidade, a imprensa presente teve a oportunidade de entrevistar jogadoras de grande expressão como Fernandinha campeã Olímpica e Renatinha, campeã brasileira, assim como também a jovem atleta Bruninha, que até então integrava a equipe de base do GRB. Também participaram da coletiva as jogadoras Thaís Barbosa e Cibele. O técnico Maurício Thomas falou à imprensa sobre as expectativas de entrar em quadra enfrentando as melhores equipes do Brasil

vestindo a camisa de Barueri. O secretário de Esportes Paulo Sérgio, fez questão de falar sobre a importância de cumprir o desafio de fazer esporte na cidade e trazer a primeira equipe de alta performance, fato que incentivará muito atletas e alunos dos núcleos esportivos de Barueri. “Desde o início temos falado em fazer um trabalho com times de alta performance e se concretiza hoje no vôlei feminino. Nós temos toda a estrutura para a equipe em nosso município e vamos colocar tudo isso a disposição do time. Está dentro do plano de metas do prefeito ter esse acréscimo de modalidades e tentar levar atletas nosso para 2016.”, disse Paulo Sérgio.

Para encerrar, Renatinha umas das responsáveis por apresentar o projeto à cidade de Barueri, agora só tem um pensamento. “Vamos esperar o primeiro jogo. Queremos fazer bons jogos. Temos tudo aqui. Temos estrutura, temos alimentação, temos salário... Agora é hora de pensar só em voleibol.”. As atletas do Voleibol participaram do programa “O Prefeito No Seu Bairro”, que aconteceu no Jardim Mutinga no último dia 14 de setembro, onde foram apresentadas para a população e a mais nova torcida da equipe, que estreia no dia 27 de setembro na Superliga e enfrentará a equipe de Brasília. O jogo acontece em casa, no Ginásio Boa Vista, às 19h30, entrada franca.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

GRB apresenta nova equipe de Barueri implanta ônibus Expresso Voleibol Feminino de Barueri Benfácil em linhas municipais

Algumas linhas municipais de transporte coletivo têm recebido acréscimos de ônibus denominados Expresso Benfácil. Os veículos deste tipo só admitem o embarque de passageiros que possuam o cartão Benfácil. Cada coletivo desta categoria é bem identificado

com a inscrição “Expresso Benfácil – embarque somente com cartão” no vidro da frente e é todo modificado internamente para esta característica: a catraca com o validador de passagem é próxima à porta de entrada e ao motorista, e todos os assentos ficam depois da

catraca. De acordo com a Coordenadoria de Transporte, da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Barueri, o objetivo é tornar as viagens mais rápidas com a agilidade dos embarques, além de garantir mais conforto ao passageiro com os assentos dispostos sem a intercalação com a catraca. Atualmente existem três ônibus Expresso Benfácil: dois foram incluídos na linha A268 (Vale do Sol / Engenho Novo); e um foi incluído, pela manhã, nas viagens parciais da linha T253 (Jardim Líbano / Tamboré) e, à tarde, na linha A217 (Vale do Sol / Terminal Barueri via Estrada Velha). Para mais informações ligue gratuitamente para a Coordenadoria de Transporte no telefone 0800-771-0130.

Inscrições abertas para os Núcleos de Moda no Fundo Social de Barueri O Fundo Social de Solidariedade de Barueri mantém sob sua gestão quatro Núcleos de Moda. Todos eles estão com inscrições abertas para cursos de costura em máquinas industriais. Nas aulas, técnicas de costura e noções de modelagem em máquinas overloque, reta e galoneira. Para fazer a inscrição basta ser maior de 18 anos e comparecer a

um dos Núcleos portando RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade. São dois tipos de cursos. Um com duração de 10 meses, incluindo aulas práticas, que será ministrado duas vezes por semana em dois períodos a escolha do aluno: das 8 às 12 horas ou das 13 às 17 horas. O outro, chamado de intensivo, terá aulas de segunda a sexta, das 19 às 22 horas. Este intensivo, além do curso

de “Costureiro de Máquina Reta e Overloque”, oferecerá também o “Modelista de Roupa”. É importante destacar que todos os cursos têm certificado do SENAI. As inscrições estão abertas nos quatro Núcleos da cidade nos bairros: Parque Imperial, Engenho Novo, Vale do Sol, Jardim Belval e podem ser realizadas de segunda a sexta, das 8 às 16 horas, e as vagas são limitadas.


08

pirapora

21 DE SETEMBRO DE 2013 www.folhadejandira.com.br

www.facebook.com/folhadejandira

O prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio (PMDB) participou na quartafeira (18), no parque Vila lobos em São Paulo, de cerimônia de assinatura de convênio promovido pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na ocasião 170 prefeituras paulistas, que estão promovendo melhorias na gestão do resíduos solido estão sendo beneficiadas com investimentos provenientes do Crédito Ambiental Paulista na aquisição de caminhões coletores, compactadores de lixo e caminhões pipa. Com essa iniciativa, o poder executivo do município de Pirapora do Bom Jesus, está recebendo o caminhão de forma gratuita, pois o programa está atendendo cidades que tem até 50 mil habitantes. Já as cidades com mais de 50 mil habitantes estão comprando o maquinário ao custo de R$

Crédito: Fernando Gomes

Pirapora do Bom Jesus ganha dois caminhões de coleta de lixo

Vereadores estiveram junto com o prefeito na entrega simbólica dos caminhões de lixo para a cidade de Pirapora. 194 mil reais. Na ocasião estiveram acompanhando o Prefeito, os vereadores Luciano Motorista (DEM) e Sergio de Oliveira “Sergião” (PR) que

prestigiaram a conquista, e ressaltaram a grande importância do recebimento do coletor de lixo para a cidade de Pirapora do Bom Jesus.

Os três representantes de Pirapora aproveitaram para pedir ao governador que liberassem também o caminhão doado para a cidade na administração

anterior, porém que devido à falta da CND não foi entregue até o momento. O governador atendeu o pedido do prefeito e a cidade passará a contar com dois caminhões que

devem chegar até o fim desse semestre. De acordo com o prefeito Gregório o caminhão será de fundamental importância para atender à população, melhorando o sistema de coleta de lixo da cidade. “A aquisição é uma grande iniciativa de urbanização, além de proporcionar melhores condições de trabalho para aqueles que atuam no recolhimento dos resíduos”, explicou Gregório, que ressaltou ainda que no passado a cidade sofria com a coleta de lixo e que nessa gestão a estrutura é a mesma e com isso ele conclui que o problema era falta de gestão, pois com os mesmos equipamentos e funcionários a coleta esta sendo feita regularmente e sem transtorno, mas com a chegada desses dois novos caminhões deve melhorar ainda mais, finalizou Gregório.

Vereador Carlinhos Mariano pede adicional de insalubridade para os servidores municipais No dia 16 de setembro o vereador Carlinhos Mariano (PT) apresentou em sessão o requerimento 84/13 na qual solicita ao prefeito Gregório Máglio (PMDB), a viabilização de adicional de insalubridade a todos os servidores públicos do Município de Pirapora do Bom Jesus que trabalham com

a sua saúde em exposição. O re q u e r i m e n t o do vereador está fundamentado em diversos artigos da legislação trabalhista que prevê o pagamento do adicional aos servidores que exercem suas funções em condições de risco, em especial os ajudantes gerais

que estão expostos aos agentes nocivos a saúde no exercício de suas atividades. O vereador argumenta que há uma crescente p re o c u p a ç ã o c o m a s condições de trabalho dos servidores, uma vez que eles estão sempre a serviço da população.

Ainda em sessão Carlinhos apresentou o requerimento 83/13, que solicita a instalação de academias ao ar livre nas praças de todos os bairros do Município, garantindo assim mais saúde e qualidade de vida aos munícipes, em especial aos moradores que já atingiram a terceira idade.


itapevi Empregabilidade será tema do 3º Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico 09

Crédito: Victor Bustamante

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp Castelo) e a Prefeitura de Itapevi realizarão no dia 4 de outubro o 3o Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico de Itapevi – Empregabilidade e Qualificação Profissional. O anúncio aconteceu na quarta-feira (18), durante coletiva de imprensa realizada no salão da Comunidade Kolping Cristo Rei. O evento acontecerá no Complexo Educacional Desportivo João Salvarani, na Avenida Rubens Caramez, 1000, Centro, a partir das 9 horas. No dia, de acordo com a programação, serão realizadas palestras do Sebrae, Senac, Senai, Motivacional e da OAB. Além disso, terão serviços de teste vocacional, ginástica laboral e balcão de empregos. O prefeito Jaci Tadeu participou do lançamento do 3o Fórum e ressaltou a importância do trabalho em conjunto para otimizar as ações voltadas à empregabilidade e qualificação profissional. “É necessário ter uma relação estreita entre o comércio e a indústria para que a cidade continue avançando. Hoje em dia um profissional considerado bom já não tem espaço. Por isso,

21 DE SETEMBRO DE 2013 www.folhadejandira.com.br

www.facebook.com/folhadejandira

Jaci Tadeu discursa durante lançamento do 3.º Fórum de Desenvolvimento. há necessidade de se manter qualificado para se destacar e ter vez no mercado de trabalho. Diante disso, a Prefeitura tem sempre as portas abertas aos empresários que procuram estrutura para recrutar novos

empregados e à população que busca uma oportunidade”, disse o prefeito. Representando o Ciesp Castelo, o sociólogo Marcos Agostinho, também organizador do evento,

ressaltou que a terceira edição do Fórum em Itapevi vem de encontro com os trabalhos iniciados na última semana por sindicalistas, empresários e representantes de prefeituras da região para criar o Fórum

de Desenvolvimento Regional, que complementa o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste. Também presente ao evento, o secretário de Emprego e Desenvolvimento Social, Jaci Pinheiro, o intuito é unir metas

complementares. “Essas ações serão realizadas com o objetivo de oferecer mais oportunidade aos munícipes da cidade, tanto para encontrar uma nova opção de carreira quanto para obter mais qualidade de vida”, ressaltou. “Itapevi está à frente em diversos aspectos, é vanguarda na realização de Fórum de Desenvolvimento, neste sentido, podemos dizer e parabenizar a cidade por ter a preocupação em criar ações de forma continuada e responsável de construir política de empregabilidade e capacitação profissional em parcerias com diversos setores. Ação efetiva que não foi criada para iludir as pessoas”, destacou Marcos Agostinho que representou o Ciesp Castelo e integra a comissão organizadora do evento de Itapevi desde a primeira edição, em 2008. Também colaboram com a realização do Fórum: Senai, Associação Comercial e Industrial de Itapevi (Acita), Centrix, B2W Digital, ConstruHidra, Sabesp, SebraeSP, CSU, Mc Donalds, Carrefour, Netshoes e Governo do Estado de São Paulo.

Prefeito assina documento que oficializa posse de novos concursados. No último dia 13 de setembro a Prefeitura de itapevi realizou a cerimônia de posse de 58 novos funcionários, sendo 17 médicos de diversas especialidades, 01 enfermeiro de Pronto Socorro e 01 para atendimento em Unidade Básica de Saúde (UBS), 26 monitores, 05 auxiliares de Desenvolvimento Infantil, 01 técnico de Enfermagem, 04 professores e 03 assistentes sociais.

Com o objetivo de aumentar o quadro de funcionários para melhor atender à população, a Prefeitura empossou os novos funcionários que atuarão em diferentes pastas. Os novos servidores desfrutarão dos benefícios concedidos recentemente como auxílio-transporte no valor de R$ 150 e R$ 200 de auxílio-alimentação, que foi reajustado meses atrás. Os profissionais passarão,

a partir de seu ingresso na Prefeitura, por três anos de estágio probatório, período no qual serão avaliados. Caso aprovados, começarão a contar com a estabilidade profissional, uma das principais vantagens proporcionadas pelo serviço público. A administração municipal ainda aproveitou a cerimônia para apresentar a abertura de um novo concurso público para o preenchimento de 66 novas vagas.

Crédito: Victor Bustamante

Crédito: Victor Bustamante

Prefeitura de Itapevi empossa Prefeito Jaci Tadeu entrega nova creche diurna no Jardim Hokkaido novos servidores públicos

Prefeito Jaci Tadeu vem ampliando número de vagas em creches de Itapevi. No dia 20 de setembro, o prefeito Jaci Tadeu realizou a inauguração de mais uma creche para atendimento diurno. Intitulado CEMEB Papa João Paulo II, a nova creche fica no Jardim Hokkaido e, representa uma necessidade de transformar um prédio em mais uma unidade escolar para prestar atendimento a comunidade local. A creche, no bairro da região da Vila Dr. Cardoso,

vai atender 210 crianças de seis meses a três anos. Vale lembrar que será entregue, nos próximos dias, outra creche para 210 crianças, desta vez na região da Vila da Paz, além disso segue a todo vapor a construção de novas creches em diversos bairros. A estimativa da Prefeitura é que todas as unidades sejam entregues até o final deste ano. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, contando com as

novas unidades, já foram criadas no município 1,6 mil vagas desde o início deste ano. Além da abertura de novas creches, a Prefeitura está expandindo o serviço de Creche Noturna, beneficiando as mães itapevienses que precisam trabalhar ou estudar no período noturno. Atualmente, o projeto funciona em sete creches da cidade e atende cerca de 170 crianças, entre seis meses e dois anos e meio. Entregue pelo prefeito Jaci Tadeu, a sétima unidade que recebeu o serviço foi o CEMEB Carlos Drummond de Andrade (Jardim da Rainha), que conta com 20 crianças matriculadas. A unidade do Jardim da Rainha funciona das 13h30 às 22h30. Nesse período, os pequenos participam das mesmas atividades pedagógicas dos alunos matriculados em turnos tradicionais, com diferença nos horários de alimentação e de soneca.

Entrega de novos veículos ao Demutran marca início da Semana Nacional de Trânsito Com o intuito de conscientizar e modificar os hábitos dos motoristas que combinam álcool e direção, a Prefeitura de Itapevi, realiza diversas atvidades em função da Semana Nacional de Trânsito. Iniciada na quarta-feira (18), a semana vai contar com diversas ações de educação no trânsito até o dia 25, data que encerra as atividades. Com o tema “Álcool e Direção, Não!”, o primeiro dia reuniu dezenas de pessoas na praça

18 de Fevereiro, e contou com atividades desde distribuição de panfletos educativos e adesivos até entrega oficial de novos veículos. De acordo com o cronograma elaborado pela secretaria, até o dia de encerramento continuam os trabalhos de panfletagem e distribuição de corta-pipas para os motociclistas. Além disso, neste sábado (21), a praça 18 de Fevereiro contará com uma mini-pista para divertir e ensinar às

crianças sobre os cuidados no trânsito. Uma trupe caraterizada de palhaços ajudará a disseminar esses ensinamentos de maneira lúdica e divertida. Para encerrar o Semana de Trânsito na cidade, os alunos do Ensino Fundamental do CEMEB Irany Toledo de Moraes, no Jardim Santa Rita, vão receber uma palestra que abordará os riscos de combinar álcool e direção. Os estudantes também serão premiados com

certificados referente ao curso “Segurança no Trânsito se Faz com Educação”. Durante três horas de curso, os alunos foram orientados sobre os riscos e as consequências das infrações de trânsito e como a segurança é importante para todos, tanto pedestres quanto motoristas. O curso é uma iniciativa, que de acordo com o diretor do Demutran, Cícero Aparecido, deve ser ampliado para outras escolas e séries no próximo ano.

Distribuição de corta-pipas para motociclistas, no Centro da cidade, é uma das atividades desta edição


10

variedades

21 DE SETEMBRO DE 2013 www.folhadejandira.com.br

www.facebook.com/folhadejandira

Horóscopo Áries (21/03 a 20/04)

“Aviões” chega ao cinema Aviões´ decola com um elenco internacional dos pilotos mais rápidos do ar, numa comédia cheia de ação e aventura estrelada por Dusty, o sonhador de uma cidadezinha que quer entrar na corrida área mais épica ao redor do mundo, apesar de seu medo das alturas. Com a ajuda e o apoio de uma frota de novos e hilários personagens, Dusty dá asas ao maior desafio de sua vida.

Bruna Marquezine posa sexy para revista e fala sobre Neymar Bruna Marquezine posou sexy em um ensaio fotográfico para a revista Pascowitch. A atriz, que estampa a edição de setembro da publicação, ainda falou sobre o namorado, Neymar. Enquanto teclava com o jogador do Barcelona, ela foi perguntada se o achava bonito. “Acho.

Lindo!”, respondeu a atriz com convicção. Neide, mãe da atriz, também falou sobre o namoro da filha com Neymar e negou que seja contra. “Imagina, não existe isso. A Bruna tem uma cabeça boa, são dois jovens, dois meninos, estão felizes, a gente também fica”, afirmou ela, para a revista.

Durante a entrevista para a publicação, Bruna comentou sobre a sua repercussão na mídia. “Criança ninguém critica. Mas uma hora a gente deixa de ser vista assim. Aí, as notícias começam a sair na imprensa de outra maneira. Eu não gosto de fofoca, nem posso me importar com tudo o que leio. Ia ficar louca”, disse.

Escorpião (23/10 a 21/11)

Mercúrio continua muito pressionado em Libra, mexendo de maneira negativa e muito impulsiva com seus relacionamentos. O momento pede discernimento e cuidado no uso das palavras.

Lua cheia em Peixes vai movimentar questões relacionadas ao seu coração. O relacionamento com os filhos melhora significativamente. Caso esteja só, um novo amor pode surgir.

Câncer (21/06 a 21/07)

Aquário (21/01 a 19/02)

Caso você não perceba a maneira agressiva que lida com assuntos domésticos e pessoas de seu convívio, a pressão que alguns planetas podem trazer algumas dificuldades em família.

Você está com a corda toda, cuidado para não pressionar todo mundo com sua pressa costumeira! A Lua Cheia provoca uma tensão entre o racional e o emocional.

Libra (23/09 a 22/10) Seu regente vai movimentar seus projetos de trabalho e seu dia a dia. A saúde passa por um momento de renovação e você deve cuidar com mais carinho dela.

Capricórnio (22/12 a 20/01) Etapa construtiva que pede esforço e concentração de sua parte. Vênus se encontra com Saturno em Escorpião para lembrá-lo sobre a importância de cultivar prazer no trabalho e de se apaixonar pelo que faz.

Touro (21/04 a 20/05) Mercúrio em seu signo é duramente pressionado por planetas mais densos que prometem trazer muito movimento e ansiedade.

Leão (22/07 a 22/08) Dia de Lua cheia nos últimos graus de Peixes vai movimentar suas emoções, trazendo maior profundidade e necessidade de mudanças importantes

Gêmeos (21/05 a 20/06 Seu regente é duramente pressionado e você se torna mais agressivo, mas também mais decidido e objetivo. O momento pede discernimento e racionalidade.

Virgem (23/08 a 22/09) Lua cheia vai movimentar seus relacionamentos, tanto os pessoais quanto os profissionais. Um ótimo aspecto com Júpiter vai trazer novas amizades e renovar as antigas.

Sagitário (22/11 a 21/12) O progresso vem na medida em que cultivar profissionalismo, honestidade, integridade e compromisso com a palavra dada.

Peixes (20/02 a 20/03) Com a Lua cheia em seu signo, o desafio é equilibrar os compromissos profissionais e as responsabilidades com a vontade de fantasiar e viajar para outras realidades.

Raciocínio Lógico

João Vicente diz querer casar com Sabrina Sato João Vicente de Castro marcou presença na apresentação do seriado “A Mulher do Prefeito”, da Globo, na noite da última terça-feira (17), e não escapou das perguntas sobre a namorada, Sabrina Sato. Aliás, apesar de fazer parte do elenco da obra - onde viverá um jogador de futebol ruim no esporte -, a maior parte dos questionamentos feitos ao

artista foram relacionados a apresentadora. Simpático, o empresário atendeu aos jornalistas e fez questão de desfazer a imagem de ciumento, garantindo que não se importa com os figurinos ousados com os quais a amada desfila por aí. O bonitão ainda disse que está com a japonesa por amor, e não pela fama, e que os dois planejam passar a vida juntos.

curta a fan pager do jornal folha de jandira

fb.com/folhadejandira ATUALIZAÇÃO DIÁRIA COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS


11

oportunidades

21 DE SETEMBRO DE 2013 www.folhadejandira.com.br

www.facebook.com/folhadejandira

A Prefeitura de Itapevi abriu na última semana as inscrições para mais um concurso público na cidade, para o preenchimento de 66 vagas que deve expandir ainda mais o quadro de funcionários. Os interessados podem realizar inscrição presencialmente, até o dia 06 de outubro, na Secretaria de Educação e Cultura (situada à rua Dimarães Antônio Sandei, 103 - Vila Nova Itapevi). Pela internet é necessário entrar no site www.shdias. com.br para efetuar a inscrição, também até o dia 06. De acordo com a Secretaria de Administração, foram disponibilizadas vagas para Professores CL4 de Artes (25), Inglês (25), Ciências (03) e Matemática (03), além de oportunidades para Coveiro (03), Pajem (02), Motorista (04) e Telefonista (01). O edital resumo dos

Crédito: Divulgação

Itapevi abre concurso público com mais de 60 vagas

A Prefeitura de Itapevi abriu as inscrições para concurso público para preencher mais de 66 vagas.

cargos pode ser encontrado na edição 246, do Diário

Oficial. Para a vaga de coveiro é necessário ser, no mínimo,

alfabetizado; para pajem e motorista é preciso ter ensino

fundamental completo, além de carteira de habilitação na

categoria “D” ou acima para a segunda vaga. Para o cargo de telefonista é necessário ter concluído o Ensino Médio; e para professor, Curso de Graduação com Licenciatura Plena com Habilitação Específica em área própria ou equivalente à complementação pedagógica nos termos da legislação. A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo. O valor mínimo é de R$ 28 chegando até R$ 56. A prova escrita está prevista para acontecer no dia 20 de outubro e seu termo de convocação será publicado no Diário Oficial, bem como nos sites da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br) e da empresa responsável pelo concurso, a SHDias Consultoria e Assessoria. O edital completo com as atribuições de todas as vagas também se encontra disponível para consulta e mais informações em ambos os sites.

As inscrições irão até dia 24 de setembro de 2013 pelo site : estagios.fundap.sp.gov.br

Abre inscrições para o processo seletivo 005/2013 da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), São Paulo, com 12.812 vagas de estágio remunerado. São 11.730 oportunidades para acadêmicos de nível superior, outras 548 para alunos de cursos de nível técnico e

mais 534 para estudantes de nível médio, distribuídas entre órgãos e entidades da Administração Pública Estadual (interior, capital e região metropolitana) e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Podem concorrer discentes que estejam matriculados

Crédito: Divulgação

Seleção para contratação de Agente de Promotoria é aberta pelo MPE - SP

As inscrições devem ser até 6 de outubro, exclusivamente pelo site. O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE - SP), publicou a abertura do Concurso Público nº 2/2013, destinado ao provimento de 29 vagas no cargo de Analista de Promotoria II (Agente de Promotoria),

para os Órgãos e Unidades Administrativas da Capital e Grande São Paulo, e das áreas Regionais do Litoral e Interior. As oportunidades estão distribuídas para a Capital e Grande São Paulo (7 - 1 destinada

a pessoas com necessidades especiais); Araçatuba (2); Bauru (2); Campinas (2); Franca (2); Piracicaba (2); Presidente Prudente (2); Ribeirão Preto (2); Santos/ Vale do Ribeira (2); São José do Rio Preto (2); Sorocaba (2); e Taubaté (2). As inscrições devem ser até 6 de outubro de 2013, exclusivamente pelo site www. ibfc.org.br. O recibo de pagamento referente a taxa de R$ 80,00, será o único comprovante de que o candidato realizou sua inscrição nesse concurso público. O vencimento inicial para o desempenho desta função, é de R$ 7.660,74, considerando a jornada de 40 horas semanais. Para participar desta seleção, os candidatos devem possuir formação de nível superior completa. Este certame possui validade de dois anos, contados a partir da data de homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Crédito: Divulgação

no ensino médio; assim como os que cursam nível profissionalizante em Técnico em Marketing, Meio Ambiente, Mecatrônica, Moda, Multimídia, Administração, Agricultura, Agronegócio, Alimentos, Construção Civil, Elétrica, Eletrotécnica, Contabilidade, Desenho, Enfermagem, Farmácia, Gestão Pública, Higiene Dental, Logística, Massoterapia, Mecânica, Museu, Nutrição, Patologia, Química, Recursos Humanos, Saneamento, Secretariado, Segurança do Trabalho, Serviços Judiciários e área Florestal. Para concorrer deve-se realizar inscrição até dia 24 de setembro de 2013 pelo site estagios.fundap.sp.gov.br, com limite das 18h do último dia, ou se preferir o candidato pode comparecer à sede da Fundap (rua Alves Guimarães, nº. 429, bairro Cerqueira César, São Paulo, capital), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Os candidatos devem possuir formação de nível superior completa. O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE SP), tornou pública a abertura de inscrições para o Concurso Público nº 1/2013, destinado ao provimento de 98 vagas no cargo de Analista de Promotoria I (Assistente Jurídico), para os Órgãos e Unidades

Administrativas da Capital e Grande São Paulo, e das áreas Regionais do Litoral e Interior. As oportunidades estão distribuídas para as seguintes cidades do estado: Capital e Grande São Paulo (57 - 6 destinadas a pessoas com necessidades especiais);

Araçatuba (1); Bauru (1); Campinas (11 - 1 destinada a pessoa com necessidades especiais); Franca (1); Piracicaba (2);Presidente Prudente (1); Ribeirão Preto (7 - 1 destinada a pessoa com necessidades especiais); Santos (1); São José do Rio Preto (5 - 1 destinada a pessoas com necessidades especiais); Sorocaba (4); Taubaté (5 - 1 destinada a pessoas com necessidades especiais); Vale do Ribeira (2). O vencimento inicial para o desempenho desta função, é de R$ 4.877,84, considerando a jornada de 40 horas semanais. Para participar desta seleção, os candidatos devem possuir Bacharelado em Direito, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 70,00. As inscrições devem ser realizadas até o dia 6 de outubro de 2013, exclusivamente pelo site www.ibfc.org.br. O recibo de pagamento referente a taxa, será o único comprovante de que o candidato realizou sua inscrição

COREN - SP abre vagas para cargos de diversos níveis Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Fundap abre mais de 12 mil vagas de estágio MPE - SP abre Concurso Público para de nível superior e médio/técnico seleção de Assistente Jurídico

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 27 de setembro, exclusivamente, pela internet.

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN - SP), por meio da Fundação VUNESP, lançou edital nº 02/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 72 vagas e à formação de cadastro reserva, para profissionais de níveis médio e superior. A remuneração é de

até R$ 7.791,00 por jornada de 40 horas semanais. As vagas são para os cargos de Recepcionista, Telefonista, Agente Administrativo, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente de Laboratório, Auxiliar de Recursos Humanos, Analista

de RH, Bibliotecário, Designer Gráfico, Analista de Segurança da Informação, Assistente de Comunicação, Administrador de Banco de Dados, Analista de Sistemas, Analista da Qualidade, Enfermeiro em Educação Permanente, Enfermeiro de Educação, Fiscal e Advogado. As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 27 de setembro de 2013, exclusivamente, pela internet, no site www.vunesp. com.br. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo escolhido. A realização da(s) prova(s) está prevista para 10 de novembro de 2013, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações que serão divulgadas, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. A confirmação da data e informações sobre o local e horário de aplicação da(s) prova(s) serão oportunamente divulgados.


12

cultura

21 DE SETEMBRO DE 2013 www.folhadejandira.com.br

www.facebook.com/folhadejandira

Crédito: Divulgação

Barueri recebe 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

Programação Cinema Jandira Plaza Shopping Aviões Dublado Horários: 13h00 - 15h00 17h00 - 19h00 Classificação: Livre Se Puder...Dirija! Nacional Horários: 21h00 Classificação: Livre

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência sediará Caravana da Inclusão.

Na sexta-feira, 27, a partir das 9h00 a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, recebe em sua sede, a 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania com uma programação que abordará assuntos como, Políticas Públicas em Educação Inclusiva e Mercado de Trabalho. Durante a Caravana acontece também o Desfile de Moda Inclusiva,

que busca sensibilizar os profissionais e futuros profissionais ligados ao segmento sobre a importância de pensar num vestuário acessível a todas as pessoas, com e sem deficiência. A realização da “Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania” será realizada na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, situada na Rua Vereador

Isaias Pereira Solto, 175 – Jardim Belval – Barueri SP, em parceria com a UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, conclama esses representantes do povo a terem um olhar mais crítico, com relação à vida das pessoas com deficiência, cujo número no nosso Estado, hoje, ultrapassa a marca de nove milhões e oitocentas mil pessoas (IBGE 2010).

Círculo de Fogo Dublado Horários: 14h30 - 17h20 - 20h00 Classificação: 12 anos

Anuncie

Preços Segunda – Terça e Quinta-feira: Inteira R$ 10,00 Meia R$ 5,00 Quarta-feira Inteira R$ 8,00 Meia R$ 4,00 Sexta – Sábados – Domingos e Feriados Inteira R$ 12,00 Meia R$ 6,00

Programação válida de 20/09 até 26/09

4303.3711 comercial@folhadejandira.com.br


Edição 80