Issuu on Google+

Distribuição gratuita, patrocinada por nossos anunciantes

Diretor: Aparecido Rodrigues |

Maio de 2008

Ano 2 - N° 17 | www.folhadejandira.com.br

A verdadeira história do dia das mães: Foi na Inglaterra do século XVII que teve início uma comemoração parecida com a dos dias atuais, quando um domingo era reservado para que os filhos prestassem homenagens presenteando as mães durante as missas. A primeira proposta para a criação de uma data destinada às mães aconteceu nos Estados Unidos em 1904. Anna Jarvis, do Estado da Virgínia, jurou para a sua mãe que criaria uma data para que todos os filhos lembrassem e homenageassem as mães do país. Ela iniciou um movimento pela instituição desta data, até que em 1914 unificou-se a celebração em todos os estados americanos, estabelecendo que o Dia das Mães deveria ser comemorado no segundo domingo do mês de maio. No Brasil, a criação oficial da data ocorreu em 1932, quando o presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.

Cotidiano

PÁGINA 3

Bem-estar

PÁGINA 4

M e d i c a m e n t o s Passos para uma vida saudável mais baratos

Os últimos registros divulgados pela Secretaria de Saúde de Jandira revelam que 37.000 mil pessoas já foram beneficiadas com desconto.

Quem deseja viver mais e melhor deve apostar na atividade física, alimentação equilibrada e menos estresse.

Moda

PÁGINA 5

Tendência de Lingerie A moda íntima é desenvolvida especialmente para valorizar seu corpo e despertar a sensualidade.

Indústria

PÁGINA 6

A importância do Dia da Indústria

Várias empresas comemoram em 25 de maio o Dia da Indústria com eventos reunindo todos os seus funcionários.

ASSIJA

PÁGINA 6

O caminho do desenvolvimento Aumento do tráfego preocupa empresários, que começam a ter dificultades para escoar produção.

Espaço Mix

PÁGINA88 PÁGINA

DVD: Cirque du Soleil "La Nouba"

Entre no mundo mágico de "La Nouba" um sonho realizado do Cirque du Soleil, este DVD foi gravado ao vivo em alta definição.

Polícia

PÁGINA PÁGINA24

Telhas escondia drogas em Jandira As drogas estavam escondidas em algumas telhas, dentro de uma sacola plástica.

Culinária

PÁGINA 4

Especial: Receita de Mãe

Para a receita desta edição procuramos uma mãe jandirense para compartilhar uma dica especial.


2 - FOLHA DE JANDIRA - MAIO DE 2008 Publicação da Spar Comunicação e Marketing Ltda. Redação e Administração: Av. Conceição Sammartino, 120 C Centro - Jandira - 06600-080. Tel: 11-4789-6397 Diretor: Aparecido Rodrigues - editor@folhadejandira.com.br Administração: Ana Rodrigues - adm@folhadejandira.com.br Jornalista Responsável: Simone Rocha Ética em primeiro lugar!

Editora de Política: Ivany Soares Assistente Editorial: Eliza Marangoni - reportagem@folhadejandira.com.br Comercial: Brando Rodrigues - comercial@folhadejandira.com.br Cartas de leitores: cartas@folhadejandira.com.br Diagramação: Vinicius Soares Impressão: Metromidia

Os colaboradores não mantêm vínculo empregatício com este jornal. Os artigos assinados e informes publicitários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste jornal.

Há um ano...

EDITORIAL Por Aparecido Rodrigues

Polícia

Retrospectiva - Maio de 2007

ESSES FILHOS DA MÃE!

Droga encontrada debaixo de pedra em terreno baldio

A cidade, o Brasil e o mundo seriam lugares muito melhores para se viver, se não fossem aqueles que costumamos chamar de "filhos da mãe". Imaginem um país sem corrupção, com impostos bem aplicados, saúde de qualidade e boas escolas. Isso seria possível, mas o problema são os "filhos da mãe". Imaginem um mundo sem guerra, sem fome, sem terrorismo... Mas os "filhos da mãe" não deixam. Imaginem uma cidade mais segura sem roubos, seqüestros ou violência. Pena que tem um monte de "filhos da mãe" que deveriam estar na cadeia, mas estão por aí, fazendo o mal. Ah! E tem muitos "filhos da mãe" que estão presos e fazem suas infelizes mãezinhas terem que pegar filas e passar por constrangimentos para visitá-los nos presídios no Dia das Mães. Enfim, há "filhos da mãe" de todo tipo. Juízes de futebol, pedófilos, terroristas, traficantes, caloteiros, pixadores, hackers, políticos... A lista é grande. Antes que reclamem, é claro que existem os bons filhos. Aqueles que sabem reconhecer todo o esforço e carinho que receberam de suas mães. São aqueles filhos que fazem questão de estar com a mãe e retribuir com um abraço, um telefonema ou um presente (por falar em presente, caso ainda não tenha comprado, prestigie um dos anunciantes, que possuem boas opções de presentes). Mas voltando ao editorial deste mês, nosso desejo é que a grande maioria das mães jandirenses, possam encher o peito de orgulho e ter a alegria de trazer ao mundo bons filhos, que sejam honestos, trabalhadores, esforçados e éticos. Filhos que nunca entrem para a lista daqueles outros" filhos da mãe". Tenho certeza que isso já deixará qualquer mãe contente.

No final do mês de abril, um suspeito foi capturado e preso em flagrante por tráfico de drogas na região do Vale do Sol. O servente S. H.V, 20 anos, já era investigado. Na Rua Amaralina, em um terreno baldio; debaixo de uma pedra, os policiais encontraram 15 trouxinhas de maconha e dez pedras de crack embrulhadas em papel alumínio. O rapaz foi indiciado pela prática de do crime de Tráfico de drogas, previsto no art. 33 da Lei 11.343/06. Ele já possui passagem por roubo à mão armada e tinha sido liberado no dia 14 de março, logo após cumprir a pena.

Na edição de maio de 2007, além do dias das mães, a Folha de Jandira abordou a nomeação de 219 assessores pelo prefeito, o início da Universidade Aberta em Jandira, as ações do Rotary e o risco que os vereadores corriam de perder o mandato por conta ta mudança na lei eleitoral. Demos destaque também para os atletas jandirenses que brilharam nos jogos na cidade de São Roque. Para ler na integra todas as edições anteriores, acesse nosso web site: www.folhadejandira.com.br

Falta ordem nas Sessões Ordinárias Aghacy Barbosa

Telhas eram usadas como esconderijo de drogas A polícia apreendeu com A. J.S, 22 anos, um total de 66 papelotes de cocaína, 58 de crack, 16 invólucros de maconha e 2 comprimidos de ecstasy. As drogas estavam escondidas em algumas telhas, dentro de uma sacola plástica. Ele confessou que os entorpecentes lhe pertenciam, mas negou as acusações de que estaria comercializando.

2.103 maços de cigarros falsificados foram apreendidos em Jandira Em operação policial foram apreendidos 2.103 maços de cigarros de procedência duvidosa. Eles estavam expostos em alguns estabelecimentos comerciais e foram retirados assim que identificados. Os cigarros falsificados contêm substâncias proibidas e sem controles sobre os níveis de segurança de cada item. Mas o maior problema do produto falso é o excesso de nicotina, substância química que provoca dependência.

Operação conjunta apreende 8 motos em Jandira Uma parceria da Delegacia e Guarda Municipal resultou em uma operação contra irregularidades nas motos que circulam em Jandira, no total foram apreendidas oito unidades.

DISQUE DENÚNCIA: 0800 555 190 Todas as ligações feitas para este número são mantidos em sigilo e o denunciante não precisa se identificar.

4789-6397


3 - FOLHA DE JANDIRA - MAIO DE 2008

www.folhadejandira.com.br

Cotidiano Política Reunião municipal do PMDB de Jandira

As matérias desta página e outras notícias sobre o dia-a dia da cidade podem ser lidas e comentadas em nosso site. Acesse!

www.folhadejandira.com.br

em baixa

em alta Finalmente assinado recursos para a Vila Olímpica O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a ordem de serviço que dá início oficialmente às obras de construção da Vila Olímpica Mercedes Lovato de Lima. A assinatura aconteceu durante solenidade de entrega de recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e do lançamento de um campus da Universidade Federal, em Osasco, no dia 28 de abril.

Farmácia Popular cumpre o seu papel Divulgação

Falta de conscientização na Vila Godinho Os moradores da Vila Godinho insistem em transformar a calçada da escola do bairro em um verdadeiro “lixão”, no local encontram-se jogados entulhos de construção, cadeiras, madeiras, etc. Nossa reportagem já noticiou este fato lamentável na coluna “Foto Flagrante”, mas nada foi resolvido. Um morador relatou que seria necessário ter uma caçamba no local.

O dia-a-dia da Casa do Trabalhador em Jandira

A movimentação na Casa do Trabalhador de Jandira é intensa. No ano de 2007 foram atendidas 36.861 pessoas. Os serviços prestados no local são gratuitos, o único requisito que você precisa ter segundo o secretario Municipal de Indústria, Comércio, Trabalho e Renda José Carlos Feitosa Oliveira é força de vontade. "A missão da Casa do Trabalhador é contribuir na (re) inserção do

Aconteceu no último dia 5 de maio o encontro municipal do PMDB, tendo como objetivo principal apresentar as diretrizes do partido para cidade. O evento contou com a participação do presidente do partido o vereador Antônio Pessanha Cabral e o précandidato a prefeito Dr. Sato além de diversas lideranças políticas da cidade e região.

Os últimos registros divulgados pela Secretaria de Saúde de Jandira revelam que 37.000 mil pessoas já foram beneficiadas com descontos de até 90% na Farmácia popular do município, inaugurada em 21 de janeiro de 2006, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos medicamentos essenciais. Os medicamentos sóm podem ser comprados mediante a apresentação da receita prescrita por médico ou dentista e deve estar legível, sem rasuras ou emendas, contendo nome do paciente, dosagem, posologia, data, assinatura e carimbo do médico, também deve conter endereço do consultório. Fernanda Castro Leite é gerente da Farmácia Popular da cidade, ela explica que toda vez que o cliente compra um medicamento a receita médica é carimbada com a data e

nome da substância do produto. Toda a compra é conferida e depois liberada. Todos os meses Maria do Carmo Silva, 63 anos, compra seus remédios para controle do colesterol. Em uma farmácia convencional gastaria em média R$ 35 reais, mas na Farmácia Popular gasta R$ 11 reais. "Eu economizo muito comprando nesta farmácia, sempre tem todos os remédios que preciso". A gerente Fernanda explica que algumas pessoas vão até a Farmácia Popular e não olham à lista de medicamentos disponíveis e acabam achando que o remédio está em falta. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta das 8 às 18 hs e aos sábados das 8 às 12 hs. Local: Rua Carmine Gragnano, 147Centro - Jandira.

trabalhador no mercado de trabalho, através do encaminhamento de profissionais cadastrados, em seu sistema. Atualmente, o local conta com um banco de dados, de mais de 50.000 profissionais cadastrados, em diversas áreas", conta o secretario José Carlos. A Casa do Trabalhador também oferece quatro cursos gratuitos: Aprender a Empreender; Juntos Somos Fortes; Aprender a Empreender Têxtil e - o mais novo Boas Vendas. As inscrições podem ser feitas na Casa do Trabalhador, rua Elton Silva, 300 - Centro de Jandira, das 8 às 12 horas. Informações: 4707-1730.

Canalização do trecho do Ribeirão Jandira Divulgação

Está em andamento a canalização de um trecho do Ribeirão Jandira que beneficiará cerca de 140 famílias da Vila Santo Antônio e região. Ao todo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, construirá 210 metros de muros de contenção em ambas as margens do córrego entre as ruas Lourenço Russo e Bartolomeu de Gusmão. Com estas obras, a prefeitura espera conseguir uma diminuição dos riscos de enchentes e a eliminação da presença de mato, lixo e ratos que causam transtornos no local.


4 - FOLHA DE JANDIRA - MAIO DE 2008

Especial Dia das Mães ////////////////////////////////////// Culinária Receita de Mãe

Foto: Eliza Marangoni

Para a receita desta edição procuramos uma mãe jandirense para compartilhar uma dica especial. Escolhemos a "mãezona" do Diogo e da Patrícia, a tímida Silvia Soares Novais, uma cozinheira de mão cheia. Ela escolheu o pudim de pãozinho amanhecido, uma receita feita com muito amor para toda família.

Pudim de pãozinho amanhecido Ingredientes: 10 colheres de açúcar; 4 ovos; 1 pãozinho amanhecido; ½ litro de leite; 2 colheres de coco ralado e essência de baunilha a gosto. Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar em uma forma para pudim já caramelizada e cozinhar em banho maria em torno de 45 minutos. Depois é só saborear este delicioso doce! cientes sobre legumes, verduras e temperos e mãos à massa: - Pique bem fino, com uma tesoura, a parte verde da cebolinha e congele. Estará pronta para ser usada a qualquer hora; - Da mesma forma, a salsa, depois de lavada e seca, pode ser picada e congelada num vidro bem tampado. No momento de usar, com um garfo, você tirará o necessário; - A maionese ficará mais bonita se você misturar um pouco de cebolinha verde picada. É ótimo para canapés e saladas de ovos; - Os dentes de alho podem ser congelados. Quando for usá-los, amasse ou pique-os antes de degelá-los; - Experimente picar o alho em vez de espremer. Dá um sabor melhor ao prato; - Para dar um sabor todo especial à cebola, frite-as com manteiga e algumas gotas de mel; - Coloque na gaveta da geladeira, onde serão guardados os legumes, uma toalha de papel. Esta absorve a umidade e os legumes durarão mais; - Para não ficar com as mãos pegajoPesquisamos para você algumas disas ao descascar chuchu, parta-os cas práticas para facilitar sua vida na primeiro ao meio. cozinha. Aprenda alguns truques efi-

Truques sobre legumes, verduras e temperos

Bem-estar Passos para uma vida saudável Receita milagrosa a gente sabe que não existe. Quem deseja viver mais e melhor deve apostar na atividade física, alimentação equilibrada e menos estresse. Por isso nada melhor do que atitudes simples e eficientes para virar o jogo quando o assunto é atingir uma vida saudável: Comemore cada bom resultado. Se você perdeu um quilo em um período, mas gostaria de ter emagrecido mais, não desanime e comemore, afinal, para eliminar dois quilos, é necessário primeiro perder um. Não ceda à pressão social. Só tente uma transformação do seu corpo se

Saúde realmente desejar ou por recomendação médica. Mudar para agradar os outros quase sempre resulta em fracasso. Ao mudar hábitos, pense no quanto você vai ganhar com isso, ao invés de pensar no que vai perder. Ao adotar hábitos saudáveis de alimentação, não se desespere imaginando como viver sem pastéis ou brigadeiros. Pense que você terá uma pele mais saudável, mais disposição física e mais confiança. Controle suas emoções. Quando algum campo da vida não está bem, procure encontrar uma solução satisfatória. Nos momentos difíceis é comum modificar rotinas saudáveis como forma de atenuar o estresse. Tenha calma nessa hora. Se em uma festa você exagerou no bolo, ou se deixou de se exercitar numa semana, recupere-se rapidamente. O segredo não é a privação, mas saber escolher o tipo de proteína, carboidrato ou gordura que faz você perder peso sem passar fome. Não seja radical!

A moda agora é passar a tesoura nas madeixas

Toda mulher fica com aquele friozinho na barriga quando o assunto é encarar a tesoura do cabeleireiro. Mas, mesmo com este nervosinho prévio, muitas arriscam inovar e entregam suas longas madeixas para serem picotadas, cortadas e repicadas. Victoria Beckham foi a precursora do movimento 'chanel sofisticado'. A exSpice Girl criou o seu estilo e também o de muitas outras mulheres que resolveram aderir seu novo look. A base dele é um corte Chanel onde o diferencial está na franja longa e no corto assimétrico com nuca irregular.

Apesar de ser tendência, é um corte prático e nem se adapta a qualquer tipo de cabelo . Este tipo de corte chanel só funciona em cabelo liso. Outro tipo de fio pede um tempo para escova e chapinha.

A pílula antibarriga

Um ano após ser aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), começa a ser comercializado no Brasil um remédio que promete tratar a obesidade e reduzir a gordura abdominal, associada a diabetes e doenças. O Acomplia, conhecido como pílula antibarriga e fabricado pela SanofiAventis, é feito à base de Rimonabanto. Ele não pode ser utilizado como coadjuvante no emagrecimento, mas sim em casos de sobrepeso maléfico à saúde. "O Acomplia é um remédio contra obesidade e para pessoas que têm gordura abdominal associada a doenças, como diabetes, pressão alta e excesso de açúcar no sangue, entre outras. Aquelas que querem perder apenas os pneuzinhos por fins estéticos, não devem usar o medicamento", afirma Marcio Mancini, endocrinologista e Presidente da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). A pílula tem contra-indicações e efeitos colaterais. Segundo o endocrinologista, ela pode causar ansiedade, náuseas e depressão, então, não é recomendada para pessoas que têm antecedentes depressivos. "A pílula só deve ser receitada para pessoas que tenham IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 30. Os benefícios não são apenas na perda de peso, as doenças causadas pela obesidade melhoram muito com o uso do remédio", acrescenta o especialista. Não adianta se deslumbrar com o nome "pílula antibarriga", trata-se de um medicamento e, como tal, deve ser utilizado sob supervisão médica e apenas nos casos indicados. Precisa perder a barriguinha por vaidade e não por doença? Então adote a velha e eficiente fórmula: boa alimentação e exercícios! Fonte - MBPress


5 - FOLHA DE JANDIRA - MAIO DE 2008

Homenagem a quem amamos ////////////////////////////

Moda Lingerie 2008 Abuse da tendência e capriche no modelo A moda íntima é desenvolvida especialmente para valorizar seu corpo e despertar a sensualidade, conforto e beleza da mulher. Ela exerce também um papel decisivo no plano da sedução feminina. Em geral, quando se pensa em lingerie é natural lembrar apenas da calcinha e do soutien. O importante é conhecer todos os produtos disponíveis no mercado e variar. Neste caso as camisolas, short dolls, corpetes, cinta-ligas e outras peças trabalhadas com rendas, tules, amarrações também são ótimas opções. Em Jandira encontramos uma loja nota 10 no quesito moda íntima, a Mocó Lingerie oferece uma completa coleção. São peças que variam do básico até o mais sensual, para você aderir as tendências de cores e assumir a lingerie como coadjuvante na produção do seu look.

Para as Noivas, as coleções incorporam as cores de forma muito sensual, mas não deixam de lado a tradição do branco. Na Mocó, você também encontra lingerie para esse momento especial, a novidade está no glamour das rendas em contraste aos tecidos com leve transparência, com a novidade das cores cítricas.

Dicas para escolher a lingerie certa: - As alças do sutiã não devem ficar à mostra, nem mesmo se forem de silicone. O material reflete a luz, especialmente à noite e compromete o visual. Deve ser o último recurso, afinal, nada mais elegante que compor o look com uma alça que coordene com a roupa. - Se a pele ficar marcada, é sinal de que não se está usando o tamanho ou modelo adequado. Em geral, deve-se optar pelo tamanho maior e regular as alças a fim de delinear melhor o decote. - Calcinhas nos tons da pele e chocolate são as mais indicadas para usar com roupas claras. - As tangas são mais indicadas para bumbuns pequenos, vale até calcinha com enchimento. Se você tem bumbum avantajado, opte por modelos mais largos nas laterais, tipo short, evitando assim, a divisão no quadril e modelando melhor a silhueta. - Calcinhas com faixas duplas nas cavas das pernas são ótimas para o

Ah, o batom!

pós-depilatório, pois evitam irritações decorrentes do contato com o elástico na pele sensibilizada.

A cor faz a diferença A escolha certa da lingerie faz a diferença na hora de criar um clima especial. Esteja atenta às cores das peças. O tom certo pode valorizar ainda mais seu visual. - Branco: é sempre bem vindo especialmente se tiver detalhes em renda. Cores claras conferem um ar de inocência e ficam ainda melhor se você estiver bronzeada. - Amarelo: é ideal para peles bronzeadas. Sutiãs com armações ajudam a aumentar o volume dos seios. -Rosa: é ideal para criar um clima romântico. Escolha peças com estampas e renda, complete com assessórios delicados. - Vermelho: é o tom da paixão. Com rendas, os sutiãs e calcinhas dessa cor são ainda mais femininos e sensuais. - Preto: é clássico e elegante. Não precisa de muitos detalhes para valorizar a peça. Lingeries nessa cor são sensuais em todas as ocasiões. Para completar, ajudam a esconder as imperfeições do corpo.

O batom é um companheiro da beleza feminina. É difícil encontrar uma mulher que não tenha sua cor preferida, a textura que mais gosta. Conheça um pouco sobre esta arma de sedução tão popular e as melhores formas de usá-la. Ele é um complemento indispensável para a vaidade feminina. Sua variedade de cores encanta aos olhares femininos e, por que não dizer, masculinos. O batom possui opções diversas para cada preferência. Existem cores curingas. Ficam bem na maioria dos

tons de pele e formato de lábios. Não dispense os tons neutros, beges e marrons. Fique atenta aos tons metálicos. Por destacarem muito os lábios, ressaltam as imperfeições da boca. Prefira usar o lápis de contorno à noite para aumentar os lábios. Caso o batom fique borrado, use um cotonete umedecido no demaquilante, limpe o excesso e refaça a maquiagem com base, corretivo e pó. Ao escolher o batom, considere sua textura. Opacos ou mate, mantém a cor, sem brilho. São mais secos e perfeitos para definir o contorno dos lábios. Os batons cremosos apresentam brilho e têm e substâncias hidratantes como ceramidas e vitamina E. Exigem retoques constantes e podem ser encontrados sob a forma de bastão, caneta ou lápis, entre outras. Muitas mulheres estão preferindo o tipo gloss. Transparentes ou coloridos, eles deixam os lábios com aparência umedecida e podem ser usados sob outro tipo de batom.


www.folhadejandira.com.br

6 - FOLHA DE JANDIRA - MAIO DE 2008

Desenvolvimento Excesso de tráfego no Trevo e na Via João de Góes preocupa empresários DA REDAÇÃO A explosão demográfica de Jandira bem como seu desenvolvimento industrial fez aumentar consideravelmente o tráfego de veículos na cidade. O problema é mais grave nos horários de pico, quando uma grande quantidade de veículos precisam entrar e sair da cidade pelo trevo de acesso à Rodovia Castelo Branco, que serve também à cidade de Itapevi. A região industrial da cidade que deveria receber especial atenção do governo sofre há mais de 20 anos com completo abandono quando o assunto é infra-estrutura, planejamento e melhoria na malha viária para que as indústrias aqui instaladas possam escoar sua produção, ponto fundamental para a competitividade. O novo Pólo Industrial inaugurado recentemente, e que deverá trazer mais setenta novas indústrias para Jandira, além de empregos e desenvolvimento, poderá ter suas operações dificultadas se medidas urgentes não forem tomadas para resolver a questão do

difícil acesso à cidade. Outro agravante, é que empresas de logística como Submarino, Luft entre outras estão se instalando na região e trarão um grande tráfego de caminhões e veículos médios que terão como principal via de saída, o trevo de acesso á Castelo Branco. A ASSIJA – Associação Industrial de Jandira, vem alertando as autoridades municipais, estaduais e também a concessionária ViaOeste, sobre a urgência da questão, inclusive propondo e investindo recursos para apresentação de um projeto técnico a ser implementado. As soluções já identificadas seriam a duplicação da Via de Acesso João de Góes e a criação de alças de ligação direta à rodovia, que daria muito mais dinâmica e fluidez ao tráfego local. Apesar de já haver estudos para implantação destes projetos, nenhum comprometimento ou prazos se obteve por parte dos órgãos responsáveis em apontar soluções e melhorar das vias.

A importância do Dia da Indústria

A ASSIJA informou que em dezembro de 2007 entregou ao governo municipal um documento e um projeto de lei elaborado pela diretoria sob coordenação do empresário Reynaldo Pasqua e que contou com consultoria da FIESP. O tema infra-estrutura e incentivo à indústria foi amplamente abordado no documento, esclarecendo também que para Jandira não perder sua vocação industrial, será necessário que se desenvolva ações imediatas para manter as indústrias que aqui estão e atrair novas.

Várias empresas comemoram em 25 de maio o Dia da Indústria com eventos reunindo todos os seus funcionários. Aproveitam a oportunidade para homenagear e premiar profissionais! As indústrias começaram a surgir com a revolução industrial, que ocorreu a partir do invento da máquina a vapor, que permitiu a mecanização dos meios de produção. Vamos dar um exem-

plo, as tecelãs que fabricavam de forma artesanal tecidos, começaram a fazer uso de máquinas para a produção do mesmo. Com isto, a quantidade e velocidade de produção cresceram muito, e assim, a produção que antes era artesanal, personalizada e em baixa quantidade, passou a ser padronizada e produzida em grandes quantidades. Isto permitiu comercialização de produtos não só na cidade onde era produzido, mas para outras cidades, países e até para outros continentes. Chamado de segundo setor da economia, a indústria abrange diversos tipos de produção. Hoje, a industrialização atingiu tal ponto que é impossível imaginar o mundo sem indústria. Entre os diversos benefícios trazidos por ela estão a produção em larga escala e a diminuição do esforço realizado pelo trabalhador.


7 - FOLHA DE JANDIRA - MAIO DE 2008

Variedades

Dr. Edson Daleffe Médico Veterinário em Jandira

Faça você mesmo

Horóscopo de maio

Um porta-flores original

Áries - A sua personalidade vem à tona, não o lado sombrio e destrutivo, mas sim o que há de mais positivo e claro em você. Aproveite este momento! Touro - Depois de alguns meses que as coisas pareciam paradas, agora você sentirá força para mudar o que está ruim em sua vida. Gêmeos – O setor das finanças anda meio atribulado, com gastos inesperados. Aproveite o mês para realizar uma revisão nas finanças e tentar tapar o buraco por onde têm escoado recursos. Câncer - Conseguirá expressar com maior facilidade suas idéias, os sentimentos vão fluir de uma maneira mais amena e equilibrada. Leão – Você estará mais flexível e conseguirá ser imparcial, dando chance ao ser amado de desabafar e revelar seus temores. Virgem - Procure não exagerar na rebeldia, se adeque aos padrões que são exigidos durante o período e nada muito grave vai acontecer.

Você irá precisar de: 1 garrafa de vidro reciclada Pedras feitas de resina Cola de silicone 1 palito de churrasco Tinta dimensional relevo dourada Passo-a-passo 1º: Limpe a garrafa com um pano umedecido em álcool e deixe secar. Em um papel, de preferência branco, monte o desenho, posicionando as pedras nos lugares em que elas deverão ficar na garrafa. 2º: Despeje um pouco de cola em um recipiente. Com o palito de churrasco, espalhe a cola no local desejado e vá colando as pecinhas, uma a uma, conforme o esquema montado no papel. 3º: Com o bico da tinta dimensional relevo, salpique gotinhas de tamanhos variados para completar o desenho. Deixe secar por duas horas. Fonte: Revista Manequim (on-line)

Libra - A Lua bem aspectada o leva a querer ser aceito e a agradar as pessoas. Isso vai gerar problemas, pois poderá descontar suas frustrações. Escorpião - As mudanças farão a você muito bem. Se isso for possível, tire uns dias de folga, viaje para um lugar que gostaria de conhecer. Sagitário - É bom que tenha em mente que as expectativas partem de você e não do outro, portanto, não é o outro que vai decepcioná-lo e sim você. Capricórnio - Não ter maturidade para enfrentar os problemas pode fazer você sentir vontade de sumir do mapa, deixando seus compromissos para depois, então tenha calma. Aquário - A agitação social poderá ser um bom campo de atuação. Saia de casa vá com os amigos às festas e demais eventos. Peixes - Estará mais propício a gastar sua energia criativa com o trabalho, quando, na verdade, deveria fazer isso cuidando do próprio corpo e do equilíbrio da sua saúde.

Dica Animal Cães precisam de proteção no inverno Com a chegada do clima frio, é importante tomar certos cuidados com os cachorros, afinal, nem só os humanos sentem frio. Nessa época em que o frio é intenso principalmente de madrugada, cachorros de pelagem curta sofrem bastante com resfriados e dores articulares diante da queda da temperatura. Por isso, é importante prevenir. Cachorros mais peludos, como Husky siberiano ou São Bernardo não sofrem tanto por serem resistentes ao frio. Nessa época do ano, os cães podem apresentar sinais clínicos que lembram muito o resfriado humano, como tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza, conhecida como "tosse dos canis". A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e é altamente contagios entre os cães. Além de doenças respiratórias, os animais idosos com problemas osteoarticulares como artrose, calcificação na coluna ou hérnia de disco, passam a sentir mais dor com a queda da temperatura. Evitem dar banhos em dia muito frios e diminuí-los no inverno e, caso seja necessário dar banho, usar água aquecida. Outra orientação é prender os cães em dias de chuva ou muito frio, vacinar anualmente contra traqueobronquite e levar para passear nos horários mais quentes. Manter a pelagem mais longa e colocar roupas no cão de pelagem curta. Aumentar em 20% a 30% a quantidade de alimento de seu cão, a menos que ele já tenha problemas de obesidade. É indicado também manter os animais em locais abrigados em dias de muito frio, como dentro da garagem, lavanderia ou até mesmo dentro de casa. Apesar do uso de roupa ser recomendado, alguns cães podem não querer usar a roupa e o dono não deve forçá-lo. Roupas de lã podem agravar o quadro em animais alérgicos ou provocar muitos nós nos pêlos de raças peludas.


Espaço Mix COLUNISTA BRANDO RODRIGUES

Cirque du Soleil apresenta o espetáculo "La Nouba" Entre no mundo mágico de "La Nouba" um sonho realizado do Cirque du Soleil este DVD foi gravado ao vivo em alta definição no local permanente no Walt Disney World Resort em Orlando. Cercado por este sonho, você irá encontrar palhaços, bailarinas, trapezistas e muito mais. Da incrível apresentação da bicicle-

ta BMX à apresentações de precisão e equilíbrio. O Cirque Du Soleil redefiniu o sentido da palavra e levoua a outro nível, a arte do circo sem fronteiras, o balé sem a força da gravidade. E sua esplêndida mistura de figurinos, música, cenários e atuações espetaculares tem encantado milhões de pessoas.

Melhores clipes do Metallica

Este DVD traz todos os clipes da carreira do Metallica (The Videos 1989 - 2004), desde "One", tirado do quarto álbum "...And Justice For All", a banda não fez clipes dos três primeiros discos. O melhor da coleção do "Metallica", também conhecido como o "álbum

negro", de 1991, colocou o quarteto norte-americano entre as maiores bandas de rock do mundo. Sucessos marcantes como "Enter Sandman", "The Unforgiven", Nothing Else Matters", "Sad But True" e "Whenever I May Roam" são as canções desse disco que ganharam clipes. Após o estouro de "Metallica", a banda não conseguiu atingir o mesmo nível de qualidade nos álbuns posteriores. Por outro lado, os clipes ficaram cada vez mais elaborados. Do período entre o lançamento de "Load", de 1996, e "St. Anger", há os bacanas "Hero of The Day", "Fuel" e "Whiskey in The Jar".


Edição 17