Issuu on Google+

24 Anos

A Palavra da Periferia

www.folhadeguaianases.com.br

Guaianases, Ferraz, Itaquera, Poá e Suzano O jornal da Zona Leste e do Alto Tietê

Número 408 R$ 0,90

São Paulo, 2ª quinzena de maio de 2011

Operação Delegada retira ambulantes do centro de Guaianases

Fotos: A. I. Subprefeitura Guaianases

Fim da Feira do Rolo na Praça Getúlio Vargas

Ruas e praças devolvidas aos pedestres

gada entre a Prefeitura de São Paulo e a Polícia Militar. Agora, as pessoas e veículos podem circular livremente, em espaços mais limpos e arejados. A Folha de Guaiana-

Aniversário de Guaianases

LEIA MAIS

O centro de Guaianases amanheceu diferente, no dia 19 de maio. Não havia mais barracas e ambulantes pelas ruas, avenidas e praças, por conta da Operação Dele-

ses orienta os antigos camelôs para procurar os serviços da Prefeitura e se capacitar a exercer novas funções no mercado de trabalho. Página 2 - EDITORIAL

Milton Ferreira prestigia as comemorações dos 150 anos de Guaianases e presta homenagem às mães de São Paulo – Página 4 O abandono da saúde – Página 5 Em Poá, vereadores lutam por clínica regional para dependentes – Página 3 Deputado Luiz Moura aposta no desenvolvimento de Guaianases – Página 6

Foto: A. I. Subprefeitura Guaianases

5 Anos e 490 mil Bilhetes Únicos

Quem tem cartão de transporte gratuito levanta a mão. E aproveita, dá sinal ao ônibus para não perder a consulta.

Autoridades cantam parabéns a você durante o Desfile Cívico

O tradicional Desfile Cívico para comemorar o aniversário do bairro aconteceu no dia 22 de maio. Mais uma vez, o público lotou as arqui-

bancadas e as calçadas na rua Salvador Gianetti. Este ano, os organizadores do evento prestigiaram 27 escritores brasileiros. Página 6

Mãe Paulistana. 5 anos de cuidado e respeito pelas mamães e bebês de São Paulo.

Saiba mais em prefeitura.sp.gov.br ou ligue 156. Se precisar, acesse a internet em um Telecentro. São mais de 300 em toda a cidade.


Grupo Leste de Jornais

2ª quinzena de maio de 2011

2

OPINIÃO

PENSATA

Editorial

“Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa”

Jorge Teixeira da Costa folhadeguaianases@gmail.com

Guaianases mais limpa Agora é pra valer. Começou em Guaianases a Operação Delegada entre a Prefeitura de São Paulo e a Polícia Militar, conforme anunciou a Assessoria de Imprensa da Subprefeitura local, em 20 de maio. Em vias públicas centrais, como a Salvador Gianetti, o dia 19 de maio amanheceu diferente: não havia nenhum vendedor ambulante, nenhuma barraca. Guaianases estava de cara limpa. Por várias vezes, em suas edições quinzenais, a Folha de Guaianases vinha criticando o problema da concentração de camelôs pelo centro do bairro. Além de atrapalhar o trânsito de pedestres e veículos, havia o acúmulo de lixo todos os dias e a segurança ficava ainda mais precária, por conta do excesso de barracas e a falta de policiais. Hoje, com a presença da PM, da Guarda Civil, da CPTM e de fiscais municipais, a sensação de segurança é bem maior. Segundo a notícia enviada pela Subprefeitura, o próximo passo é manter as ruas, calçadas e praças livres do comércio ilegal e ampliar a Operação Delegada para o distrito de Lajeado.

Durante a operação em conjunto nas ruas, foram apreendidos vários produtos ilegais – cigarros contrabandeados, bebidas alcoólicas, CDs e DVDs piratas e até um filhote de papagaio. Na Praça Getúlio Vargas, foi descoberta uma “feira do rolo”, onde se vendiam celulares, carregadores, telefones sem fio, tocas CD e roupas. A Folha de Guaianases entende que as pessoas precisam trabalhar de forma honesta. Já que nos distritos de Guaianases e Lajeado não há vendedor ambulante cadastrado, uma das alternativas é procurar a Secretaria Especial do Microempreendedor Individual para regularizar suas situações ou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, buscando se capacitar para o trabalho formal. O jornal espera que a Operação Delegada seja mantida e não seja apenas uma ação imediata que acaba esquecida tempos depois, principalmente em anos eleitorais. Jorge Teixeira da Costa

CURTINHAS... Palocci - 1 Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou ir a Brasília para articular com a presidente Dilma Rousseff uma defesa ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Resultado: Dilma apareceu em entrevista com o ministro ao seu lado.

Palocci – 2

Nos últimos dias, Palocci tem sido alvo da grande imprensa depois que a Folha de São Paulo divulgou o aumento de patrimônio pessoal do ministro, que cresceu 20 vezes em pouco tempo. A oposição não consegue votos nos plenários da Câmara e do Senado, e nas comissões internas, para convocar o ministro a prestar esclarecimentos.

Fusões partidárias

As reestruturações partidárias podem acontecer nos próximos meses, antes do período pré-eleitoral de 2012. Especulase que o PPS e o PV vão se juntar numa só sigla. O provável novo partido já tem até nome: Partido Socialista Verde (PSV). Ou-

tra fonte acredita que o DEM, enfraquecido em São Paulo com a saída do prefeito Gilberto Kassab (PSD), pode se incorporar ao PSDB.

PSDB

Para onde caminham os tucanos? Enfraquecidos nas últimas eleições, após a derrota de José Serra para Dilma Rousseff, os principais líderes da legenda não conseguem se entender ou se firmar como oposição de fato ao governo petista.

Dança das cadeiras

Alice Cardoso assumiu o cargo de Assessora de Imprensa na Subprefeitura Guaianases, em lugar de Ana Karina, que permanecia no cargo mesmo após a saída do patrão e ex-subprefeito Jorge Perez (DEM). Além de Alice, a assessoria também conta com Alessandra Maciel – sempre simpática e excelente profissional, que deverá concluir o curso de jornalismo ainda este ano.

Cadê o ex-subprefeito? Continua o mistério. Ninguém o vê ou sabe de seu paradeiro em Guaianases após ser exonerado do cargo, no início deste ano. Ele que tinha o sono de transformar Guaianases no Morumbi, parece que vai ter dificuldades de tocar a sua provável campanha a vereador em 2012. Detalhe: Perez não tem mais a máquina da Prefeitura a seu favor.

POR ARISTIDES FIGUEIRA folhadeguaianases@gmail.com

Foto: Divulgação

Moura (PT) vai apoiar a provável candidatura do vereador José Izidro Neto para prefeito, em 2012.

Oposição

Nos bastidores da política, a notícia é que em Ferraz de Vasconcelos, o deputado estadual Luiz

Pororoca

Izidro tem se destacado na oposição ao prefeito Dr. Jorge Abissamra (PSB), desde o primeiro mandato de Abissamra. Na época, formava com os vereadores Ratinho e Roberto Souza, o bloco de oposição na Câmara. Hoje, faz parte do grupo dos seis, de olho na administração de Abissamra.

ISAÍAS BELAFONTE

folhadeguaianases@gmail.com

O que o Jorge...

Enquanto...

Perez fazia nos festejos do aniversário de Guaianases? Essa era a pergunta que circulava no bairro. Ele nunca gostou do bairro! – diziam. Realmente, pelo menos foi o que demonstrou como subprefeito. Sempre tratou com desprezo a comunidade local.

isso, o Parque Linear de Itaquera segue em ritmo lento. Uns dizem que no projeto, o parque vai até o Parque do Carmo. No entanto, o tal projeto nunca foi apresentado aos itaquerenses. Quem sabe após a Copa de 2014, estaremos caminhando pelo parque.

Por falar...

Um abraço...

em Guaianases, um comentário é corriqueiro: o Beto Custódio não consegue mais se eleger vereador. Justificativas dos opinadores: Ele perdeu toda a sua base. Também não tem mais o apoio da categoria dos professores. Não tem mais o Grupo Independente (grupo o quê...?) Não tem mais o Eric. É, 2012 está chegando. Vamos aguardar!

de grupos políticos. É assim que foi batizado o abraço dado recentemente na possível área escolhida para ser instalada a Universidade Federal em Itaquera. Uma pessoa que passou pela região e presenciou o fato disse: a comunidade, mais uma vez, não foi abraçada pelo movimento. É, o ano que vem tem eleição.

Já em Ferraz...

eleição para o Conselho Tutelar atraí tanta gente? Trata-se, afinal, de mais uma modalidade de trabalho? Os candidatos gostam realmente de atuar com crianças? Virou uma competição política? Para quem for eleito, trabalho é que não faltará.

Por que a...

de Vasconcelos há um vazio político. Por isso, um nome começa a ganhar corpo como alternativa ao governo da cidade. Seu nome: o deputado Estadual Luiz Moura (PT/SP). Consta que seu nome começa a circular com intensidade na boca da população. No entanto, pessoas próximas ao parlamentar afirmam: “Isso não passa de especulação”. Mas, há o ditado: “onde há fumaça, há fogo”. Porém, pode aparecer um bombeiro na região e apagar o fogo.

A redação...

a Folha de Guaianases recebeu, via telefone, vários parabéns pela matéria com o Toninho Nascimento. O “homem” realmente é muito querido. Fica aqui o nosso parabéns ao Toninho Nascimento. Ele é um exemplo de pessoa.

E por falar...

em Política, o diretor-presidente do Jornal Folha de Guaianases anda muito pensativo. Ele não diz o por quê. Mas um passarinho cantou: Ele vive uma crucial duvida: sai ou não candidato a vereador. Se decidir, deverá ser por uma cidade próxima de Guaianases.

E o Itaquerão!

Sai ou não sai? A situação é bem no estilo do Timão. Muita polêmica, cara feia do presidente do Corinthians... O Ronaldinho (gordão) que fez diversos investimentos na região, não está gostando muito desta incerteza. Um pai-de-santo, no entanto, disse: Quando o timão ganhar a Libertadores, o estádio sai. hum!, hem!, raios!, diabo!, puxa!, pô!

Quem souber...

envie a resposta para esse colunista. Onde há mais candidato a vereador: Em Ferraz ou Guaianases? Parada Dura!

E por falar em Jorge Perez

P4 Política em quatro cidades

Izidro, prefeito?

Sigmund Freud

Até que enfim...

o jardim no centro de Itaquera passou por uma reforma. Demorou; e muito. O jardim já foi ponto de referência de Itaquera. Um local de passeios, por onde desfilavam: idosos, casais de namorados, solteiros, crianças... Às vezes era até possível curtir um chorinho com o Luiz (banca de jornal) e seus amigos músicos. Parabéns. Agora precisa ser cuidado.

Gestão Integrada Municipal

O vereador José Izidro defende para Ferraz a criação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Com isso, a cidade poderá fazer um mapeamento da criminalidade e adotar meios para prevenir a violência em geral.

Multinacional em Suzano

O prefeito de Suzano, Marcelo Candido (PT), recebeu um pro-

Levar o expresso...

Guaianases até Suzano. Essa é a “luta” do deputado Luiz Moura. Segundo informações, ele já realizou diversas reuniões com representantes da CPTM. Tudo indica que isso vai ser uma realidade. Mais uma vitória para a população do alto Tietê.

Só para Lembrar

Será verdade? - o Zezinho (ex-Beira Rio) virou evangélico!?

jeto para a instalação de uma multinacional brasileiro-coreana no município. A empresa fornece aço para indústrias automobilísticas. Se tudo der certo, a multinacional será instalada no bairro Nova América, distrito de Palmeiras, em maio de 2012.

Bom para a cidade

“Apoiamos esse tipo de iniciativa que ajuda, principalmente, no desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou o prefeito de Suzano, a respeito da

possibilidade de instalação da multinacional no bairro Nova América. A expectativa é de que mais empregos sejam gerados na região.

Aterro Pajoan Após os problemas causados por explosão no Aterro Pajoan, em Itaquaquecetuba, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) estuda a possibilidade de ampliar o aterro – proposta que já havia sido encaminhada há dois anos.

Expediente Diretor Responsável: Jorge Teixeira da Costa (MTB 19.994 SP) Diretora Executiva: Rosa Martinez Jornalista Responsável: Antônio Prado MTPS 9920 Diretor Comercial: Alexandre Martinez Colaboradores: Ronil Spilla, Roberto Elias, Luciano Pires, Isaac Sayeg e Elias Mattar.

Contato Publicitario: Silas H. Ferreira - (11) 2849-3251 Diagramação e Produção: lILIAN oliveira - Cel.: 7630-5532

Redação e Publicidade: Rua Evaldo Calabrês, 670, Vila Princesa Isabel - Guaianases - CEP 08410-070 Fone/Fax 2557-8988

O Grupo Leste de Jornais é uma publicação mensal da Empresa Jornalística Folha de Guaianases LTDA - e edita os jornais: Folha de Guaianases, Zona Leste em Notícias, Tribuna Bandeirante e O Guerreiro. “As presenças dos nomes neste expediente não assegura aos respectivos membros o vínculo empregatício com esta empresa jornalística”.

e-mail: folhadeguaianases@gmail.com / folhadeguaianases@terra.com.br www. folhadeguaianases.com.br

“As matérias assinadas não refletem obrigatoriamente a opinião deste jornal”. Circulação: Zona Leste e cidades do Alto Tietê


Grupo Leste de Jornais

2ª quinzena de maio de 2011

3

CIDADE “A voz dos bairros” Por Jorge Teixeira da Costa

Em Poá, vereadores lutam por clínica regional para dependentes Durante sessão extraordinária, realizada em (15/04), a Câmara aprovou moção de repúdio, que será enviado à Secretaria de Saúde do Estado e ao governador Geraldo Alckmin sência de investimentos previstos para instalação de uma clínica para reabilitação de dependentes químicos na região do Alto Tietê. O documento foi aprovado, por unanimidade, durante sessão extraordinária realizada na manhã do dia 15 de abril, no plenário do LeFotógrafo poaense Adilson Santos foi gislativo poaense, quem sugeriu a instalação de clínica para e será encaminhadependentes químicos no Alto Tietê do à Secretaria do A Câmara de Poá enEstado de Saúde e viará ao governo do ao governador Geraldo Estado uma moção de Alckmin (PSDB). repúdio às recentes deA elaboração da moclarações do secretário ção é uma iniciativa da estadual de Saúde, Gio- vice-presidente da Câvanni Cerri, sobre a au- mara, Jezuza Lisboa

Pacheco Reis (PTB). O documento também recebeu as assinaturas do presidente da Casa, Deneval Dias do Nascimento (PRB), e dos vereadores Lauriston Roberto Ferreira Barros (PV) e Mário Massayoshi Kawashima (DEM), o Mário Sumirê. Os parlamentares consideram que as declarações do secretário contrariam a intenção do Governo, que havia anunciado a implantação da clínica no município de Mogi das Cruzes. O texto diz que a posição de Giovani Cerri deve ser repudiada para que o Estado tenha “a exata noção do descontentamento da população do Alto Tietê com tamanho

descaso com um assunto de saúde pública”.

Tudo começou em Poá

O vereador Fernando Rodrigues Molina Junior (PV), o Junior da Locadora, também usou a tribuna em repúdio às declarações do secretário estadual e em defesa da implantação da clínica de reabilitação de dependentes químicos. O parlamentar revelou que a ideia de instalação da unidade partiu de um cidadão poaense e que o Legislativo de Poá deu origem à luta, atualmente encabeçada pela Associação das Câmaras do Alto Tietê (ACAT),

para que a região receba a uma das reuniões da o equipamento público. ACAT, realizada no início Junior da Locadora de 2010 no município contou que, no ano de 2009, foi procurado pelo fotógrafo poaense Adilson Santos, que sugeriu a instalação de uma clínica para de- Vereador Fernando Rodrigues Molina Junior pendentes (PV), o Junior da Locadora, na tribuna da químicos no Câmara em defesa da implantação da clínica Alto Tietê, a exemplo da unidade de Santa Isabel. Nessa inaugurada pelo gover- reunião, foi definido que no do Estado na região a instalação da clínica do ABC. O parlamen- seria uma das grandes tar elaborou um ofício bandeiras da Associação e submeteu a proposta das Câmaras.

Programa de Tratamento do Pé Diabético já é uma realidade na rede pública tratada como epidemia. Preocupado com o aumento alarmante da doença e a falta de políticas públicas adequadas na cidade de São Paulo, o vereador Adolfo Quintas (PSDB) se reuniu com associações e médicos especialistas em Diabetes para elaborar a Lei Vereador Adolfo Quintas propôs a lei para implantação do Programa 14.984/09, que cria de Tratamento do Pé Diabético pela rede de saúde municipal o Programa de Prevenção, Diagnóstico Segundo dados da principal causa o aue Tratamento de ÚlUniversidade Federal mento ou a diminui- ceras Crônicas e das de São Paulo (UNI- ção de peso. Segundo complicações do Pé FESP), a diabetes já projeção da Orga- Diabético. atinge aproximada- nização Mundial da Implantada com sumente 10 milhões de Saúde em 2025 serão cesso na rede pública pessoas no Brasil, a 300 milhões pesso- de São Paulo pela Semaior incidência é as com diabetes no cretária Municipal de em adultos e adoles- mundo. Nos EUA e na Saúde, a Lei garante o centes, tendo como Europa a doença já é atendimento especia-

DESAPARECIDO Aldo Ziliotti, tem 86 anos, sofre de Alzheimer e problemas auditivos. Morador de Itaquera, na Cohab 2, Conjunto José Bonifácio, foi visto pela última vez no dia 20 de maio de 2011, às 11 horas, no mesmo conjunto. Vestia blusa de lã vermelha, boné preto desbotado. Qualquer notícia, comunicar-se com Sergio Ziliotti da Silva, pelos telefones: (11) 8499-9483 e (11) 2216-4888.

lizado aos pacientes em todas as unidades de Assistência Médica Ambulatorial de Especialidades (AMA). O programa também realiza campanhas de prevenção junto à população para esclareci-

mento sobre o Pé Diabético. Segundo o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros sequer sabem que são diabéticos. A doença aumenta 3 a 5 vezes o risco de complicações

Diabetes aumenta 3 a 5 vezes o risco de complicações cardiovasculares (infarto e isquemia cerebral) e é a 1ª causa de falência renal, cegueira, amputação e disfunção erétil

cardiovasculares (infarto e isquemia cerebral) e é a 1ª causa de falência renal, cegueira, amputação e disfunção erétil, além de diminuir a expectativa de vida em 5 a 10 anos. “A implantação desse programa na rede pública de saúde é um grande avanço. É uma iniciativa que garante mais qualidade de vida ao portador de diabetes, que antes não tinha acesso a atendimento especializado e gratuito”, explica o proponente da lei, vereador Adolfo Quintas. Assessoria de Comunicação e Imprensa do vereador Adolfo Quintas

Toninho Nascimento agradece equipe da ação social de Ferraz apoio na formatura e também por fornecer vagas de estagiários para diverMaria Cristina (centro), ao sos dos formandos, entre os quais ele lado das está incluído.Toninho ainda aproveicolegas ta a oportunidade para externar seus Andréia sinceros sentimentos e pêsames pelo e Maria Lucineide, falecimento de Maria Cristina, de 52 que se anos, Assistente Social e que era coformaram em ordenadora do CRAS Vila Margarida, Serviço Social em Ferraz de Vasconcelos. Maria Cristina faleceu no dia 23 de maio último e seu corpo foi cremado no Crematório de Em nome de vários colegas da primeira turma de Serviço Social da UNICASTELO – Vila Alpina. “Foi uma grande perda para a coque se formou em 2010 –, Toninho Nasci- munidade, pois Maria Cristina era uma amiga mento agradece a toda equipe da Ação Social de todos e sempre estava pronta para ajudar de Ferraz de Vasconcelos pela contribuição e as pessoas”, lamentou Toninho Nascimento.


Grupo Leste de Jornais

2ª quinzena de maio de 2011

Cidade /

4

POLÍTICA

Milton Ferreira prestigia as comemorações dos 150 anos de Guaianases e presta homenagem às mães de São Paulo Vereador Milton Ferreira entrega prêmios aos ganhadores da corrida “Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo 2011”

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou no último dia 8 de maio das comemorações dos 150 anos do bairro

de Guaianases. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas. Na oportunidade, o parlamentar foi o responsável pela entrega das medalhas na corrida “Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo 2011”

e pela campanha de Prevenção a Diabetes e Hipertensão Arterial em tendas instaladas para a coleta de sangue e a medição da pressão. Em homenagem ao Dias das Mães, Milton Ferreira distribuiu rosas vermelhas e abraços

às mamães presentes. Também tirou fotos com personalidades, além de diversos e populares. O Circuito Popular de Corrida de Rua foi realizado a partir da avenida José Pinheiro Borges, em frente ao CEU Jambeiro.

Noite de forte emoção marca o “Mães de Sucesso 2011”

Vereador Milton Ferreira presta homenagem à estrela do basquete nacional, Hortência Marcari . . .

Já no dia 10 , em uma noite repleta de ternura e muita emoção, o vereador Milton Ferreira, comandou o “Mães de Sucesso 2011”, sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo. O evento, que contou com a presença de mais de 250 pessoas, foi realizado no Salão Nobre do legislativo paulistano. O parlamentar homenageou mamães de destaque em diversas áreas da sociedade. São elas: Ana

Thaís Cortegoso, consultora de imagem; Andrea Gonçalves Mesquita, psicóloga e pastora; Dra. Maria Cristina Ribeiro de Castro, presidenta da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos; Darcy Vera, prefeita de Ribeirão Preto; Dra. Izilda Gomes Silva, advogada; Darci Martins, apresentadora da TV Orkut; Eliete Polite, Radialista; Fabiana Karla, humorista do Programa Zorra Total;

Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema; Hortência Marcari, estrela do basquete nacional; Ilda Chikuji, diretora-presidenta da Leclec Cosméticos; Milene Domingues, esportista; Meire Oliveira, empresária da área de buffet; Maria Aparecida Irineu, empresária do ramo de confecção; Regina Próspero, presidenta da Associação de Doenças Raras; Silvia Camargo, paisagista e decoradora; Silvia Meira, prefeita de Monte Alto-SP; Viviane Senna, empresária; Vera Simões Scaldaferri, professora e Walkiria Santiago, empresária da área de estética. Em seu discurso, Milton Ferreira afirmou que todas as homenageadas são mulheres de destaque, "com relevantes

serviços prestados para Municipal de Porto Feliza sociedade". “Elas são SP; Antonio José Inorreferência de sucesso, cati, vereador de Monte amor, virtude, compe- Alto-SP; Márcia Fernantência e sabedoria. São des Freire, embaixadora exemplos a serem seguidas”. Ao final, ele agradeceu a presença de todas as mães: “seremos sempre seus filhos amados dentro da grandiosidade do infinito amor”. Além do vereador, compuseram a mesa as . . . e à esportista Milene Domingues seguintes autoridades: Silvia Aparecida participativa do Brasil na Meira, Prefeita de Mon- Bélgica; Professor Jorte Alto-SP; Dra. Monica ge Miguel Marinho, roSalles Machado, juíza da teirista, ator e escritor; 7ª Vara Criminal de São Professor Eliezer Diniz, Paulo; vereador Mar- representando a prefeita quinhos Magnum, vice- de Ribeirão Preto, Darcy presidente da Câmara Vera; Margarida de Finis

Barros, criadora do site “Medula Óssea – Doar Vida Salva”. A noite foi embalada pela belíssima voz da

cantora Benner Jacks. Após a cerimônia, todos foram convidados para o coquetel servido no Restaurante-Escola. Assessoria de Imprensa da Liderança do PPS na Câmara Municipal

Operação Delegada impede o comércio de ambulantes O deputado Luiz Moura (PT/SP) esta intermediando com a Prefeitura e a CPTM uma solução para resolver a situação dos ambulantes em Guaianases. Eles foram proibidos e impedidos de atuarem pela Operação Delegada (PMs, Guar-

da Civil e Guarda Ambiental) que promoveu a retirada das barracas dos ambulantes, chegando, inclusive, a usar até de violência durante a ação. Até os ambulantes que há tempos utilizavam de forma organizada o espaço da CPTM, perto da an-

tiga estação de trem do bairro, ficaram sem o local de trabalho. Segundo a prefeitura, em Guaianases apenas 14 bancas possuem Termo de Permissão e Uso (TPU) – documento emitido pela Prefeitura que permite a comercialização de produtos.

O diretor de patrimônio da CPTM, em reunião com o deputado Luiz Moura, não soube explicar porque foram retirados os ambulantes que ocupavam o espaço da CPTM. Outra versão é a de que o espaço teria sido doado para a subprefeitura

de Guaianases. “Novas reuniões deverão ocorrer para resolvermos a situação, pois precisamos encontrar uma forma alternativa para os ambulantes trabalharem, pois são pais de famílias e têm suas casas para sustentar”, enfatiza Luiz Moura.

Uma nova reunião para discutir o assunto ficou agendada para o dia 2 de junho e terá a participação de subprefeito Saint Clair, do diretor de planejamento da CPTM, do deputado Luiz Moura e de seu chefe de gabinete, Dr. João de Oliveira.

Brasileiro planeja pouco a aposentadoria

Embora quase metade dos brasileiros se reconhe-

ça despreparado financeiramente para se aposentar,

menos de um quinto associa a vida de aposentado à ideia de aperto econômico. É o que revela reportagem de Érica Fraga, publicada na Folha de São Paulo. Os dados são do estudo "O Futuro da Aposentadoria" – feito pelo HSBC em 17 países. Atualmente, o trabalhador pode

se aposentar com qualquer idade, contanto que tenha um tempo de contribuição de 30 anos, no caso das mulheres, e 35, no caso dos homens. Contudo, devido ao fator, quanto menor é a idade do segurado, menor é o valor do benefício. Também existe a possibilidade de aposentadoria por idade: 60 anos para as mulheres e 65 para os homens. Essas regras, no entan-

to, podem mudar: o governo estuda várias alterações tanto nos regimes de aposentadoria para servidores públicos quanto da iniciativa privada. A nova opção do governo é uma fórmula simples, que somaria o tempo de contribuição e a idade do trabalhador na hora da aposentadoria. Homens poderiam se aposentar sem sofrer redução dos seus be-

nefícios quando a soma fosse 95. Mulheres poderiam fazer o mesmo quando a soma desse 85. A fórmula substituiria o fator previdenciário, mecanismo criado em 1999 para incentivar os trabalhadores a adiar a aposentadoria. As centrais sindicais pressionam o governo a extingui-lo. Folha.com

Quer emagrecer? então fique sabendo Tomar café da manhã, especialmente se for rico em proteínas, aumenta a saciedade e reduz a fome durante o dia, mostra estudo da Universidade de Missouri (UM). Além disso, os pesquisadores descobriram através de exames de ressonância magnética (RM) funcional que comer um café da manhã rico em proteínas reduz os sinais cerebrais que controlam a motivação para

comer e o mecanismo de recompensa ligado à comida. O estudo recrutou adolescentes que costumavam pular o café da manhã, pois 60% dos adolescentes americanos tem esse hábito, que está relacionado a alimentação em excesso (especialmente à noite), ganho de peso e obesidade. A pesquisa durou três meses e os adolescentes ou continuavam a pular o café ou comiam cereis com leite

(500 calorias) com quantidade normal de proteínas ou tomavam um café da manhã rico em proteínas com waffles farinha enriquecida com proteínas e iogurte. Ao final de cada semana eles preenchiam questionários de saciedade e apetite. Comparados com pular o café da manhã, os dois tipos de refeição aumentaram a saciedade e diminuíram a fome durante a manhã. O café da ma-

nhã rico em proteínas teve respostas ainda melhores na saciedade, diminuição do apetite e diminuição dos estímulos cerebrais ligados à fome. A pesquisa aponta que um café da manhã rico em proteínas é uma importante estratégia para controlar o apetite e regular o consumo calórico durante o dia. Do portal UOL


Grupo Leste de Jornais

2ª quinzena de maio de 2011

VARIEDADES ARTIGO

A velha guarda

Luciano Pires

Compareci a um jantar em homenagem a um colega que estava se aposentando após dirigir por anos uma empresa que fazia parte do grupo no qual trabalhei por 26 anos. Um convite irresistível: fui para Porto Alegre exclusivamente para rever amigos queridos que eu não encontrava já fazia um bom tempo. Imaginei que seria um jantar para uma dezena de pessoas e me deparei com uma centena! Fui recebido com uma profusão de sorrisos e abraços, cabelos brancos, barrigas e traços envelhecidos, mas o mesmo calor humano. Quando entrei na sala de jantar fui encaminhado para uma mesa reservada. A mesa da velha guarda. Fiquei entretido no bate papo e quando o evento começou, várias referências foram feitas à mesa onde eu estava, à velha guarda. Todos com mais de 60 anos. Eu era o caçula, com meus 55. Somamos o tempo de experiência profissional de cada um e deu uns 500 anos! Velha guarda... Perdi a conta de quantos eventos participei ao longo da minha carreira, sempre com uma mesa para a velha guarda, que eu observava com curiosidade. Agora era minha vez. Olhei aquela moçada toda nos observando e senti uma sensação estranha, misto de angústia com perplexidade. “Velha guarda” foi uma bofetada. Enquanto eu assistia ao vídeo em home-

nagem ao colega que deixava a empresa, minha carreira passava diante de meus olhos. Lembrei-me da ansiedade com que, aos 26 anos de idade, caprichei na feitura de meu “curriculum vitae” para tentar emprego numa multinacional, 30 anos atrás! Então veio à minha mente Rubem Alves, sempre ele, que um dia escreveu: “Um curriculum vitae é uma enumeração dos lugares por onde se passou, na correria da vida. As coisas que ele registra não existem mais. O que é passado está morto. Assim, na minha homepage, ao invés de curriculum vitae eu escrevi curriculum mortis, porque eu não sou o meu passado. Eu sou o meu agora”. Naquele momento mudei minha atitude. Para mim, aquela deixou de ser a mesa da velha guarda para ser a mesa onde estavam velhos amigos cheios de planos, sonhos e com energia para fazer acontecer. Tudo que fiz em minha carreira serviu para construir minha história, para definir quem eu sou e do que sou capaz. Sou grato àqueles que me homenageiam pelo meu passado, que reconhecem minha contribuição, aos que valorizam o tempo que permaneceram ao meu lado, aos que acham que aprenderam algo comigo. Mas isso passou. Não existe mais. O que importa é o que eu farei amanhã. Me aguardem.

Luciano Pires é administrador www.lucianopires.com.br

O abandono da saúde

5

A culpa, segundo o vereador Senival Moura, é do governo municipal que sucateou as AMAS e também Prontos Socorros da cidade de São Paulo recebeu um e-mail da diretora de uma escola – aliás, a escola onde Senival estudou e que fica a uns O vereador Senival Moura usou a tribuna para 200 medenunciar o descaso com a saúde tros de sua residência. A referiA precariedade da saúda diretora reclamava que de na cidade de São Paulo. Foi sobre esse tema que o um aluno machucou-se duvereador Senival Moura rante a aula de educação (PT/SP) fez um pronun- física e ele rapidamente foi ciamento, recentemente, socorrido por funcionários na Câmara Municipal, com da escola. O aluno foi eno objetivo de denunciar o caminhado a cinco locais, descaso que vem ocorren- porém, em nenhum deles, do nesta área por parte havia um médico ortopedo governo municipal e dista para cuidar do aluno. também do estadual. Essa “Olhem o descaso que está, não é a primeira vez que é o caos do caos, pois cada o vereador denuncia esse dia que passa a situação vai problema que vêm ocor- piorando e ficando amarrendo nas AMAS, Prontos ga”, afirmou o vereador Socorros e outros setores Senival, queixando-se que da saúde. “A reclamação é o povo não suporta essa sigeneralizada”, segundo o tuação. Senival também citou parlamentar. O vereador explicou a situação no Hospital do que, na semana passada, Tatuapé, lembrando que

outros vereadores já denunciaram o desmonte ocorrido nesta unidade de saúde. Faltam médicos, enfermeiros e logística e pelos corredores as macas estão cheias de pessoas, que ali ficam horas e dias à espera de atendimento. O vereador lembra que são pessoas idosas, deficientes, jovens, crianças e o governo simplesmente cruza os braços. A justificativa: “faltam profissionais”. Segundo o parlamentar, quando isso acontece na periferia, a justificativa é de que os profissionais de saúde não querem atender a população porque é longe, às vezes eles são ameaçados e falta segurança. “E no Tatuapé qual é a justificativa?” – indaga o vereador. Para o vereador Senival, uma das causas da precariedade do sistema de saúde é a sua terceirização. “O recurso público, diz o parlamentar, está sendo despejado ali, mas falta administração e responsabilidade”, denuncia o parlamentar reafirmando que

quem sofre as consequências é o povo. Como exemplo, ele cita que, dias atrás pela manhã, havia cerca de 200 pessoas no Hospital do Tatuapé à espera de atendimento. Pessoas que não suportavam mais aquela espera, principalmente os idosos. Era visível a falta de organização, inexistência de triagem ou alguém para orientar os idosos e dar prioridade de atendimento às pessoas com idade mais avançada. Senival lembra que essa é também a realidade em Cidade Tiradentes, no Itaim Paulista, no Santa Marcelina, que também – com todo respeito – é outro caos. “Alguém tem de se preocupar um pouco mais com a área da saúde”, cobra o vereador Senival, lembrando que o governo municipal tem seis ou sete bilhões de reais de recursos públicos aplicados nos bancos; dinheiro que poderia ser investido na educação, na saúde ou no transporte – que também está cada vez mais sem investimento.

Endometriose: doença atinge mais de 10 milhões de brasileiras

Eli Felix, Luciano Davila, vereador Charutinho, Maria Helena, Engº Valdir Coelho e Walter durante o lançamento do livro na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, dia 6 de maio

Uma moléstia enigmática, progressiva, a endometriose intriga a medicina e já atinge no Brasil mais de 10 milhões de mulheres, com 54,7% das doentes em estágio grave. A maioria dessas mulheres acaba prisioneira e totalmente incapaci-

tada, dependente da família até para tomar um simples banho. Entre os sintomas, dores parecidas com as do parto, durante 24 horas por dia. Isto gera graves consequências para os familiares – muitos acabam perdendo seus empregos. Há casos

também de abandono de maridos, filhos, e outros parentes, que não aguentam a pressão de conviver com alguém doente, em estágio avançado. Atualmente, segundo registros de organizações ligadas à saúde, existem em todo o mundo 170 milhões de portadoras da endometriose. Nos Estados Unidos é considerada uma doença social. Aqui no Brasil, já é a segunda maior causa de cirurgias entre mulheres, perdendo apenas para as cesáreas.

Como ajudar? A principal forma de ajudar alguém com essa doença é integrá-la em seu meio familiar e de amigos, pois as portadoras se tornam pessoas frágeis, no sentido

psicológico. O amor e a paciência contribuem para prolongar e acalentar a portadora. De acordo com Maria Helena Nogueira, autora de um livro sobre a doença, é preciso conscientizar nossa sociedade, e principalmente os órgãos governamentais para fazerem leis de apoio a estas mulheres, dando inclusive o direito de se aposentarem. E mais: criar meios de manutenção e suporte para as famílias, evitando que muitas fiquem abandonadas e suas crianças se vejam obrigadas a passar por privações em todos os sentidos. Como disse a primeira dama do Estado, Sra. Lu Alckmin: “cuidando das mães, automaticamente estamos cuidando das crianças”.

Sábado Feliz em Guaianases Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Itaquera – participaram do evento Sábado Feliz, que aconteceu no último dia 28, no CEU Jambeiro, em Guaianases. A organização foi de Patricia Rocha Macedo de Oliveira, da Delegacia Regional de Ensino. Durante o Sábado Feliz, 48 pessoas puderam ter assistência jurídica, em várias áreas: administrativo, cível, criminal, família, previdenciária, trabalhista e tributária. Para o sucesso do evento, houve a colaboração dos seguintes advogados: Dr. Rodolf João Schaffer, Dra. Rosa Ester Sáez Figeroa, Dr. Geraldo Onofre Teixeira e Dr. Alexsandro Nunes Nazario.


Grupo Leste de Jornais

2ª quinzena de maio de 2011

POLÍTICA /

6

PUBLICIDADE

Desfile Cívico comemora 150 anos de Guaianases

Da esquer/dir.: Capitão Edílson Batista, Comandante da 4ª Cia do 28º Batalhão Cidades Tiradentes; Cel Paulo Regis, Subprefeito da Cidade Tiradentes; Tarcisio Brandão Eufrásio (Tatu), assessor do vereador Milton Ferreira; Mara Gianetti; Cel. Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, Subprefeito de Guaianases; Inspetor Ronaldo da Inspetoria regional de Guaianases (GCM) e Capitão PM Miotto da 19º BPM/M.

Na manhã de domingo, 22/5, cerca de mil pessoas se reuniram na rua Salvador Gianetti para comemorar os 150 anos da fundação de Guaianases e prestigiar o tradicional Desfile Cívico do bairro que, esse ano, teve como tema escolhido: a Literatura Nacional. O evento, organizado conjuntamente com a Diretoria Regional de Ensino de Guaianases (DRE-G) e órgãos ligados à área da segurança pública, contou com a participação e

colaboração de militares, estudantes, professores, esportistas da terceira idade que, de forma lúdica, divulgaram as obras e a história de 27 escritores brasileiros, entre eles: Machado de Assis, Castro Alves, Mario de Andrade, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. O criador da turma da Mônica, Maurício de Souza, foi representado por alunos da EMEF do CEU Lajeado. O desfile foi aberto pela banda da Polícia Mi-

litar que tocou o Hino Nacional, durante o hasteamento das bandeiras do Município e Estado de São Paulo e a do Brasil. Em seguida, o público acompanhou a parada militar, com apresentações da Polícia Militar, por meio do pelotão do 28º Batalhão, viaturas da Força Tática, Rádio Patrulha, Ronda Escolar, ROCAM (motos), Corpo de Bombeiros e pela Banda de Clarins do Regimento da Polícia Montada “9 de julho”. O helicóptero Águia da PM deu um show à parte com exibições e manobras aéreas. A Guarda Civil Metropolitana (GCM), que desenvolve junto à Subprefeitura projetos que visam garantir a Segurança

Homenagem a Jorge Amado

Urbana, com destaque à proteção escolar, ambiental, patrimonial e do espaço público, apresentou-se com as suas viaturas e foi saudada pelo público, em especial pelas crianças. A Guarda Mirim fechou o desfile do bloco militar. Depois, foi a vez de centenas de alunos das escolas, que compõem a rede local Fotos: A. I. Subprefeitura Guaianases de ensino fundamental, apresentar-se em homenagem ao aniversário do bairro. Várias Banda de clarins da PM seguida por viaturas da GCM E M E F s ,

além de por isso, temos que comeestudan- morar”. Jesus, que mora tes dos numa rua bem localizada C E U S : no centro de Guaianases, Jambeiro, acompanha as comemoL a j e a d o rações anuais há 15 anos. e Inácio “Venho pelo prazer de esMonteiro tar aqui”, concluiu.   O subprefeito Saint e Água Clair da Rocha CoutiAzul trounho Sobrinho prestigiou xeram o o evento saudando no melhor da discurso de abertura, os literatura bra- guaianasenses e adminissileira, emocionando a tradores que o antecedeplateia. As crianças desfi- ram pelo desenvolvimenlaram com roupas e carta- to da região nos últimos zes alusivos aos persona- tempos. O “parabéns a gens das estórias. foto: Expedito Maciel O escritor Jorge Amado foi homenageado pela EMEF João Ribeiro de Barros, por meio de roda O Show da noite solene teve a participação de Tamires e seu bailarinos, couver da cantora Beyoncé de capoeira e roupas típicas da você” foi cantado duas vezes. A primeira às 11h, seBahia. Para o pedreiro aposen- guido da estoura de fogos tado, Devaldo José de Je- de artifício, e no final do sus, 71 anos, que acordou desfile, por volta das 13h. cedo para ver o desfile, “o Assessoria de Imprensa da bairro evoluiu muito e, Subprefeitura Guaianases

Deputado Luiz Moura aposta no desenvolvimento de Guaianases Afirmação do parlamentar ocorreu durante os festejos em comemoração ao aniversário do bairro começaram no dia 1º, com plantação de mudas, no Jardim São Paulo, e o Clube Escola na Praça, na Praça de Eventos e Praça da Paz, e se estenderam até 29/05 (domingo), com a realização da final Luiz Moura, em seu discurso, elogia os da Copa ACRE Famoradores de Guaianases e enaltece o mília Fiel – Cultura crescimento do bairro Paz, no campo do O deputado EstaduGuaianases FC. E al Luiz Moura (PT/SP) durante esse intervalo (do marcou sua presença em dia 1º ao dia 29º) foram diversos eventos realiza- realizadas corridas, endos no mês de maio em tregas de rosas, peças de comemoração ao 150º teatro, show, jogos de fuaniversário do bairro de tebol, revoada de pipas, Guaianases. Os festejos feira da cidadania, desfile fotos: Expedito Maciel

cívico e outras atrações. Guaianases, segundo o deputado Luiz Moura, é um bairro que merece ter uma comemoração digna, pois é composto de uma população humilde e trabalhadora que vem contribuindo, a cada dia, para o crescimento da região. “O nosso bairro teve um desenvolvimento fantástico nas últimas décadas, conquistas provenientes de lutas dos moradores através de suas lideranças e de seus representantes políticos, de comerciantes, empresários, de artistas e de integrantes de outras áreas que também se dedicaram (e dedicam) ao bairro

de Guaianases, onde se orgulham de morar e ter seus empreendimentos”, enfatiza o parlamentar. Para Luiz Moura, Guaianases ainda tem que melhorar muito em algumas áreas, pois sofreu abandono por muito tempo, principalmente nas áreas da saúde, educação, saneamento básico, transporte e geração de emprego. Mas ele acredita que essa melhora ocorrerá (como já está ocorrendo). E reafirma: “Da parte minha e de meu irmão, o vereador Senival Moura, isso já vem sendo realizado, pois estamos nesta luta cujo objetivo

é melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro”. Luiz Moura lembra que isso já vem ocorrendo há tempos e a população reconhece

esse trabalho, tanto é que dos imóveis. Serão muvem dando um voto de danças que deverão perconfiança elegendo Seni- manecer após a Copa do val como vereador e Luiz Mundo e que também teMoura como deputado rão de ser aperfeiçoadas estadual. “O povo sabe de acordo com as necesque muitas conquistas sidades da realidade de têm que ser através da cada local”, explica Luiz política e por isso confia em nós para exercer essa tarefa”, afirma Luiz Moura. A construção do estádio do Co- O deputado Luiz Moura, ao lado do subprefeito Saint Clair da Rocha e Mara Gianetti, durante rinthians evento no teatro do CEU Jambeiro – estádio que deverá sediar a abertura da Copa do Mundo Moura, que, preocupado de 2014 – deverá trazer com essa transformabenefícios importantes ção, vem atuando numa para a região, na opi- frente de luta em prol da nião de Luiz Moura. Ele extensão da Radial Lesexplica: “A construção te até o Alto Tietê, da do estádio exigirá uma construção das Alças de transformação estrutu- Acesso, principalmente ral não só em Itaquera, em Guaianases, da Exmas em todos bairros tensão do Metrô até a vizinhos. Deverá ocorrer Cidade Tiradentes e da uma melhora em diver- revitalização das estasas áreas, entre as quais ções dos Trens Metropoo transporte, geração de litanos da Região do alto empregos e valorização Tietê.


Folha de Guaianases, Edição 408 - Maio 2011