__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Entre em contato com a redação pelo Whatsapp (51) 9 9415.3122

Folha

Confira as vagas de emprego em aberto na região 6

Calendário de restituições não muda com novo prazo do Imposto de Renda

Agencia Brasil

Terça-feira | Cachoeirinha, 13 de abril de 2021 | ANO IX | Edição 2004 | Diário | Venda Avulsa: R$ 2,50

6

Campanha troca de máscaras por alimentos; Conheça os locais 8

As festas aconteceram no Distrito Industrial e na Vila Imbuí. Os responsáveis assinaram Termos Circunstanciados

Escola recebe quatro encontros de projeto do Sesc em abril

8

Página 6

Divulgação/PMC

Operação Te Cuida RS acaba com festas clandestinas


2 2

Variedades Variedades

Terça-feira,1313 abrilDEde2021 2021 TERÇA-FEIRA, DEde ABRIL

OPINIÃO

Reorganizando nossas vidas Imaginem a aflição de um náufrago à procura de uma tábua de salvação, qualquer coisa para agarrar no meio do oceano. O desespero de famílias que perdem, nesses dias de pandemônio, entes queridos. Ou a angústia trazida por desastres ambientais, como o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais, no dia 25 de janeiro de 2019, que deixou um rastro de destruição e mortes. Estamos vivendo momentos de aflição e angústia. A ansiedade cai sobre nós com seus reflexos sobre o cotidiano, paralisando projetos iniciados, afastando outros que ainda estavam na prancheta do planejamento e, acima de tudo, injetando em nosso espírito a incerteza, a dúvida, o medo. Por mais planejada que seja uma pessoa, ela se junta ao gigantesco cordão dos desvalidos que se sentem perdidos por ter suas vidas desorganizadas. É certo que a resiliência e a coragem de enfrentar os mais terríveis males fazem parte do roteiro da sobrevivência humana. Por isso, vemos perfilados na arena do combate gente de todos os calibres, homens e mulheres, jovens e velhos, dispostos a afastar ameaças e a lutar pelo bem-estar. Mas o fato é que esse vírus que contamina nossos corpos e atormenta nosso espírito causa mudanças em nosso dia a dia. Na vida de uns, produz profunda alteração, em outros, provoca o reordenamento de tarefas cotidianas, introduzindo novos hábitos, determinando rotas diferentes dos traçados originais. Nossas vidas foram, sim, desarrumadas. Por mais que o empresário, o executivo de um grande grupo, quadros tarimbados e experimentados na arte de enfrentar desafios, acreditem que pouca coisa mudará em suas vidas, o amanhã não será o mesmo. O trabalho assume nova modelagem com o enxugamento de estruturas, o home office, a simplificação da papelada, o redimensionamento de budgets, a procura incessante de inovação, o uso da internet, enfim, as redes sociais funcionando como extensões de nosso cérebro e nossos braços. Mas as mudanças de ordem material, em pleno curso, terão infinitamente menor impacto do que as forjadas por nossa mente. A começar pelo conceito de tempo, morte e vida. Sêneca (4.aC – 65) já pregava: “Não é curto o tempo que temos, mas dele muito perdemos. A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi

dada para a realização das maiores coisas, se a empregamos bem. Mas, quando ela se esvai no luxo e na indiferença, quando não a empregamos em nada de bom, então, finalmente constrangidos pela fatalidade, sentimos que já passou por nós sem que tivéssemos percebido. O fato é que não recebemos uma vida breve, mas a fazemos, nem somos dela carentes, mas esbanjadores”. A cada dia dos recordes de mortos, somos levados a enxergar que a eternidade está ali, a um palmo. Os dribles mentais que às vezes costumamos fazer, pensando que temos ainda o vigor da adolescência, a capacidade de saborear as coisas boas da vida, fenecem. O translúcido espelho da realidade está ali adiante de nós. Como ia dizendo, no plano espiritual o facho das mudanças será bem luminoso. A solidariedade, por exemplo, é uma das sementes a germinar na seara dos valores. Viveremos com mais intensidade a virtude da amizade, que é a cola da fraternidade. Os amigos serão inseridos no círculo do compartilhamento, característica de uma sociedade convivencial. Bem sabemos que a rotina do cotidiano forma oceanos entre amigos, os laços vão se desmanchando, o tecido social se esgarça na poeira do tempo. Por isso, teremos de batalhar para que o distanciamento não maltrate a integração espiritual, procurando retomar os caminhos encruzilhados do passado, evitando a competitividade leonina do presente, reconhecendo que o viver sob intenso sufoco corrói a humanidade que nos habita. Teremos de recolocar a vida e toda sua intensidade no mais alto pedestal dos valores. Hoje, de tanto ouvirmos a numerologia da morte, este ato final da espécie torna-se banalizado. A imaginar “um tanto faz, tanto fez”, como se a vida não fosse o sagrado dom que Deus nos deu. Poderemos, sim, ser competidores, ambiciosos, heróis de grandes empreendimentos, sem esquecer, porém, nossa identidade humana. Pinço Confúcio: “a humanidade é mais essencial para o povo do que água e fogo. Vi homens perderem sua vida por se entregarem à água ou ao fogo; nunca vi alguém perder a vida por se entregar à humanidade”.

Gaudêncio Torquato

jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação

NAS REDES Sabe onde o RS está estocando vacinas? Nos braços dos gaúchos! Somos o estado com o maior percentual da população vacinada com a primeira dose. Parabéns a todos os profissionais que estão engajados e mobilizados pra isso! Eduardo Leite | @EduardoLeite_ | Governador do RS Ao comentar manchete do jornal Correio do Povo: Vacinação ganha velocidade no país e RS assume a frente. No sábado, o RS ultrapassou a marca de mais de dois milhões de doses aplicadas, tornando o Estado com maior percentual da população vacinada contra Covid-19 no país.

O MEC abrirá, nos dias 3 e 4 de maio, as inscrições para a ocupação de bolsas remanescentes do processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni). A inscrição será realizada, exclusivamente pela internet, na página do Prouni http:// prouniportal. mec.gov.br/ até as 23h59 do dia 4 de maio. As bolsas remanescentes ofertadas são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular para o primeiro semestre de 2021.

Folha

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte: ClicTempo

RADAR nos casos, alguns países continuam O diretor-geral da Organização permitindo festas e aglomerações. Mundial da Saúde (OMS), Tedros "Também queremos a reabertura Adahnon, expressou, nesta das sociedades e economias e a segunda-feira (12/4), preocupação retomada das viagens com o aumento e do comércio. Mas, exponencial de casos e neste momento, mortes da Covid-19 no as unidades de mundo e advertiu que terapia intensiva a doença não é uma em muitos países simples gripe. estão transbordando "Esta doença não é e as pessoas estão gripe. Pessoas jovens e morrendo, e isso é saudáveis morreram e totalmente evitável. ainda não entendemos Em alguns países, totalmente as Salvatore Di Nolfi/AP apesar da transmissão consequências de longo contínua, os restaurantes e casas prazo da infecção para aqueles que noturnas estão lotados, os mercados sobrevivem", afirmou Tedros. estão abertos e lotados, com poucas Sem citar nomes e exemplos de países, o diretor-geral afirmou nesta pessoas tomando precauções", disse. G1 segunda que, apesar do aumento

Mais mortes que nascimentos

A alta no número de mortes no Rio Grande do Sul no mês de março provocou um fenômeno inesperado. Pela primeira vez na história, o Estado registrou mais óbitos que nascimentos, sendo o único do País a registrar este fenômeno no mês de março. Com 15.802 óbitos e 11.971 nascimentos, a diferença entre ambos ficou em 3.831 atos, o que equivale a 24% óbitos a mais do que nascimento, e uma redução de 71% na diferença entre ambos desde o início da pandemia em março de 2020. Os dados constam do Portal da Transparência do Registro Civil (http://transparencia.registrocivil.org.br/inicio)

CLICK

2MNOTICIAS.COM.BR Facebook/ Associação Amigos do Cristo Encantado

A cidade de Encantado, no Vale do Taquari, terá uma estátua de Cristo com 43 metros de altura, incluindo o pedestal, maior do que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, que tem 38 metros, incluindo o pedestal, e foi inaugurado em outubro de 1931.


Folha

Geral Cidade

Terça-feira, TERÇA-FEIRA, 13 13 de DE abril ABRILde DE2021 2021

3 3

Ex-prefeito Marco Alba recebe a primeira dose da vacina e elogia trabalho dos servidores da saúde

Divulgação

A imunização ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Cohab C, que teve o novo prédio inaugurado em 2017 melhores condições para o enfrentamento à pandemia, com a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e melhorias em postos de saúde, como a própria USF Cohab C, que teve o novo prédio inaugurado em 2017. “Minha segunda dose está prevista para daqui a 90 dias. Força e fé, que logo tudo isso vai passar!”, disse o exprefeito, agradecendo aos servidores da USF Cohab. “As equipes de saúde têm feito um trabalho incansável, tanto no acolhimento aos pacientes como na campanha de vacinação. Só temos de agradecer a esses verdadeiros heróis”, afirmou o exprefeito.

BM/Divulgação

Oportunidades abertas para estágio

BM de Cachoeirinha faz surpresa de aniversário para os gêmeos Lucas e Luana Na tarde de domingo (11/4), os policiais militares do 26º BPM compareceram na Vila Fátima, em Cachoeirinha, residência dos gêmeos Lucas e Luana, que na data estavam comemorando 10 anos de idade. A mãe das crianças informou que elas são grandes admiradoras da Brigada Militar, sonham tornarem-se policiais militares quando crescerem, e, prontamente, uma guarnição compare-

ceu a residência. Os gêmeos mostraram felicidade com a presença dos policiais e aproveitaram para conhecer a viatura e seus equipamentos. Os policiais sentiram-se honrados e emocionados com a alegria das crianças, e desejam de todo o coração que conquistem todos os seus sonhos. "Parabéns Lucas e Luana, desejamos felicidades, saúde e muitas alegrias", são os votos do Batalhão.

A Fundatec Estágios está com 55 vagas abertas em Porto Alegre, Região Metropolitana (Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão) e também para atuação em home office, tanto para candidatos de nível Médio quanto Superior. As bolsas auxílio variam entre R$400,00 e R$1.200,00 mais auxílio transporte. No Ensino Superior, as vagas estão distribuídas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Comunicação Digital, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Gastronomia, Gestão de TI, Jornalismo, Magistério, Nutrição, Pedagogia e Publicidade e Propaganda. Também há oportunidade para os estudantes do Técnico em Segurança do Trabalho. Para se candidatar, os estudantes devem acessar o site estagios. fundatec.org.br.

Prefeito Zaffalon recebe convite para inauguração da Loja Paludo O prefeito Luiz Zaffalon recebeu, na tarde desta segunda-feira, 12, a visita do diretor-presidente da rede de lojas Paludo, Davi Paludo, e do vice-presidente da Acigra (Associação Comercial Industrial e de Serviços de Gravataí), Régis Albino Marques Gomes, que lhe entregaram o convite para a inauguração da filial da loja na cidade. A Paludo Gravataí, que será a 50ª loja da rede, ficará no andar térreo do novo prédio da Acigra, na esquina das ruas Doutor

Luiz Bastos do Prado e Prefeito José Linck. Ao todo, o empreendimento comercial deve gerar 30 empregos diretos. Para o prefeito Zaffa essa é uma notícia a ser celebrada. "Mais uma grande rede de vestuário vem se instalar no nosso município, fazendo a roda da economia girar, gerando empregos e oportunidades. Isso mostra que os empresários sabem do potencial de Gravataí e estão investindo aqui", comentou. PMG/Divulgação

O ex-prefeito Marco Alba, 62 anos, a quem coube organizar a estrutura de saúde do município no início do enfrentamento à pandemia, tomou a primeira dose da AstraZeneca (Fiocruz), na Unidade de Saúde da Família (USF) Cohab C, na tarde desta segunda-feira (12/4). Visivelmente emocionado, o exprefeito declarou: “A sensação é muito boa. Confiança e esperança renovada! A vez de cada um vai chegar”. Alba ressaltou a importância de as pessoas seguirem com os cuidados de prevenção, cumprindo com todos os protocolos de saúde. Foi graças ao trabalho do ex-prefeito que Gravataí teve

Fiscalização da RGE encontra ligação clandestina em Gravataí Equipes da RGE executaram nesta segunda-feira, 12, mais uma ação de combate a fraudes e furtos de energia elétrica na cidade de Gravataí. Executada em conjunto com a Polícia Civil, a ação vistoriou estabelecimentos comerciais no bairro Nova Conquista.

A equipe de fiscalização encontrou irregularidades em pelo menos um empreendimento. Uma padaria estava desviando energia antes do medidor através de ligações irregulares. A fraude foi desfeita, o ramal foi removido, com a posterior instrução de

regularização. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante. A ação faz parte da campanha de segurança pública do governo estadual #TECUIDARS, que visa coibir a circulação e inspecionar comércios durante a bandeira preta – de

altíssimo risco de contaminação por coronavírus - no RS. As ligações clandestinas (gatos) e quaisquer outras irregularidades são investigadas permanentemente pela concessionária, através de fiscalização e monitoramento constante. Estas ligações caracte-

rizam furto de energia elétrica, o que é crime. Além disso, qualquer ligação clandestina pode ocasionar acidentes graves com risco à vida, e causar interrupção no fornecimento de energia para uma grande região. Para cobrar os valores não pagos por

quem furta energia, a RGE faz o cálculo do que foi consumido e emite a fatura. Muitas vezes, não é possível cobrar esse consumo e os custos são rateados entre todos os demais clientes regulares, conforme estabelece a legislação do setor elétrico.


4

giro político "Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor." (Desmond Tutu - Nobel da Paz de 1984)

Danrlei visita gabinete do vereador Xavier e doa camisa para ação social

O Deputado Federal Danrlei de Deus (PSD), esteve visitando o Gabinete do Vereador Felisberto Xavier (PSD), na manhã desta segunda-feira, dia 12. Na ocasião, acompanhado do assessor Dimas Costa, Danrlei fez a doação de uma camisa oficial do Grêmio, com seu autógrafo, para a Professora da escola Luis de

Camões, Lisiane Castro. A camisa será rifada numa ação entre amigos promovida pelo Projeto Solidariedade: Vidas em Ação, da escola Camões, para arrecadar recursos que serão revertidos em cestas básicas, que serão doadas para famílias carentes, previamente cadastradas pela instituição de ensino.

José Rosa recebe visita do vereador Demétrio O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa recebeu na manhã desta sexta-feira (10), o vereador Demétrio Tafras. A visita teve por objetivo atender o pedido do presidente da Câmara de Vereadores, Alan Vieira e o convite de José Rosa para que o Legislativo possa participar da doação de alimentos ao Comitê de Solidariedade e à Campanha Pacto Solidário contra a fome, do Observatório Social do Brasil de Gravataí e Glorinha (OSBG). Na ocasião, o parlamentar reforçou o pedido da Câmara de Vereadores aos associados do Sindilojas para a doação de apenas 1 quilo de alimento ao Banco de Alimentos. A entidade, por meio dos vereadores, já doou em torno de 400 cestas básicas. “Inclusive, continuamos arrecadando”, salientou Demétrio. O vereador é idealizador do Projeto que consiste na doação de cinco cestas básicas mensal por parlamentar até o mês de dezembro, para atender as demandas por alimentos do município. “A prefeitura

Folha

Política

Terça-feira, 13 de abril de 2021

Divulgação

compra 600 cestas básicas por mês, porém a necessidade atual é de 1.200”. A ideia, segundo Demétrio, é atender as necessidades do cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que conta com os cadastros das famílias necessitadas. Como representante da Câmara de Vereadores, Demétrio Tafras apresentou o demonstrativo de gastos da entidade, bem como os percentuais e totais repassados a Prefeitura para esta finalidade, entre outras, como saúde, segurança, educação, etc. “A ideia é unir todo o legislativo com o mesmo objetivo, de juntos colaborar com o executivo na arrecadação de alimentos”. Por estas e outras, Demétrio tem sido chamado pelo Prefeito Luiz Zaffalon e por outros cidadãos de “Embaixador”, pelos vários feitos em prol da comunidade carente, o qual ele se sente muito honrado, pois teve uma história de vida quando criança, com dificuldades.

Da Redação folhadecachoeirinha@gmail.com jornaldegravatai@gmail.com

Cláudio Ávila protocola Projeto de Lei para monitorar as necessidades das empresas e atrair novos empreendimentos

A criação da Comissão Mista de Desenvolvimento Econômico e Manutenção de Empreendimentos foi protocolada nesta semana através do Projeto de Lei 44/2021, de autoria do vereador Cláudio Ávila, líder da bancada do Partido Social Democrático (PSD) na Casa Legislativa, para ser um divisor de águas no desenvolvimento econômico de Gravataí. Dentre seus objetivos, destacam-se a simplificação do ambiente de negócios e o monitoramento permanente das empresas que já estão instaladas, as que pretendem abrir suas portas na cidade e as que estão em processo de instalação no município. Caso for aprovada no plenário e posteriormente sancionada pelo prefeito Zaffalon, que recebeu a sugestão de Cláudio Ávila durante a audiência pública realizada no dia 31 de março, a Comissão será composta por membros da sociedade civil organizada, especialmente as atinentes às pautas empresariais; representantes do Poder Legislativo municipal; integrantes de diversas secretarias do município e demais agentes públicos que sejam de áreas econômicas. Na lista de competências da proposição, também estão a opinião sobre matérias relacionadas direta ou indiretamente com o desenvolvimento econômico e manutenção de empreendimentos; o acolhimento e encaminhamento de denúncias relacionadas às ações fiscalizatórias das secretarias competentes; a elaboração de projetos e proposições que modernizem a gestão administrativa municipal. De acordo com Ávila, o Projeto de Lei tem como outras finalidades a discussão de temas como a desburocratização e a melhoria das rotinas administrativas. “São notórios os casos de empresas e cidadãos que desistem de se instalar em Gravataí em virtude da burocracia e da dificuldade de enquadramento às regras e tempos de tramitação. Precisamos garantir que empregos sejam gerados na cidade e que consequentemente haja o desenvolvimento que merece a quarta maior potência do Estado”, justifica.


Folha

Cultura

Canal 1

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Letra do tamanho pequeno de roupas Dano emocional na base da neurose, segundo Freud

Microfone (abrev.) Resposta negativa

O dos Beatles ocorreu em 1970

Palavra, em francês

"(?) Man", canção do Black Sabbath (?) Khayyam, poeta e matemático persa (séc. XII) Culto; erudito

Tendência do narrador na obra de Machado de Assis

Elemento de contrastes radiológicos

Bahia (sigla)

Ente protetor das florestas (Folcl.) Mal-estar frequente Guindaste de docas

Teve grande sucesso (gír.) Clínica de reeducação alimentar

Cidade gaúcha de festival de Cinema

O selvagem, para Rousseau (Filos.) Unidade de pressão atmosférica

Formiga, em inglês

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

MAIS DE 1 MILHÃO DE HOMENS ATENDIDOS NO MUNDO SALA DE ESPERA INDIVIDUAL TOTAL CONFIDENCIALIDADE

AGENDE SUA CONSULTA

OU ACESSE www.bostonmedicalgroup.com.br

NÓS PODEMOS TE AJUDAR! Responsável técnico: Dr. ORESTES MAZZARIOL JUNIOR - CRM: 30020

Personagem de Lewis Carroll

BANCO

53

Solução

G R O A S M OT O

C

Morcego, em inglês

D T

TRATAMENTOS PARA DISFUNÇÃO ERÉTIL E EJACULAÇÃO PRECOCE

Metade do diâmetro (abrev.)

B

A Record e a Endemol Shine já se preparam para retomar os trabalhos do “Canta Comigo” adulto, que foram paralisados em março. Movimentando Rodrigo Faro e os cem jurados, as gravações serão realizadas nos dias 22, 23, 25 e 28 deste mês. Antes de tudo, todos os BOS_21_10_20_ANUNCIO profissionais e convidados farão testes de PCR, por causa da pandemia. BOSTON_10X10cm.pdf 1 28/10/2020 13:56:24 Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

(?) Motta, cantor brasileiro de soul

D O U T O

C´est fini

· TV Cultura anunciou a compra dos direitos de transmissão da Fórmula Indy.

"O Homem (?)", de Fernando Sabino

R

·A Globo já colocou no ar as primeiras chamadas de “Falas da Terra”, para exibição no dia 19.

·“Arcanjo Renegado” já tem uma segunda temporada aprovada. Começa a gravar no segundo semestre.

Possuir

N Ã O S E D I S C U T E

·... Mas tudo no seu tempo, ainda sem queimar etapas. Cala-te boca.

·Ator Nelson Freitas foi confirmado no elenco da segunda temporada da série “El Presidente”, com início de gravações no Uruguai.

O computador criado por Steve Jobs

3/ant — bar — bat — map — mot. 4/iron. 6/lastro. 17/gosto não se discute.

·Preparem seus corações, porque tudo caminha para uma grande surpresa em se tratando do novo apresentador de “A Fazenda”...

Agência que regula a aviação civil (BR)

Mapa, em inglês

Funcionário de cartórios

Bate - Rebate

Atração da festa de Parintins

(?) de poder, crime da autoridade policial

Murmúrio de vozes

Reserva de ouro que outrora assegurava o valor da moeda de um país

Abreviatura do livro de Oseias (Bíblia)

A N A C

No próximo sábado, às 22h30, o SBT exibe a final do “Bake Off Celebridades”. As personalidades que disputam, diante da apresentadora Nadja Haddad e dos jurados Beca Milano e Olivier Anquier, são Pyong Lee, Dony De Nuccio, Marcello Airoldi e Renata Dominguez.

Itens na grade curricular do curso

C L A B L I N P I R ZA R I O N H AQ A B S O M O B L I

As reformas que a Record promove nas instalações de Itapecerica da Serra, para receber o “Power Couple”, estão praticamente concluídas. Falta só alguma coisinha. O programa, que terá apresentação de Adriane Galisteu, vai estrear na primeira quinzena de maio.

Dito que alude ao fato de que as pessoas têm diferentes preferências

C U R U P I R A

Final

Moeda de Objetivo Cachaça Portugal da "turma com gelo anterior do deixa- e suco ao euro disso" de limão

Sigla da agência espacial europeia

E E S C A S C I P A U M A D Z R O N I O Ã G M B O U P A A I G R M O R E A B NT M A O T A R E D T R O

Na novela “Quanto Mais Vida, Melhor”, próxima das sete da Globo, foi adotada a estratégia de gravação por cenário, impondo um ritmo bastante puxado ao elenco, também em função da pandemia. Assim, por exemplo, já há cenas prontas para o capítulo 40.

Quase no fim

Tema da declaração universal proclamada em 1948 Escândalo pela ONU

D I R E I T O S H U M A N O S

Colaboração:José Carlos Nery

Por partes

© Revistas COQUETEL

www.coquetel.com.br

LA

Por:Flávio Ricco

5

Terça-feira, 13 de abril de 2021


6

Terça-feira, 13 de abril de 2021

Escola de Cachoeirinha recebe quatro encontros de projeto do Sesc em abril Nos dias 19 e 20 de abril, a Escola Estadual Francisco José Rodrigues, de Cachoeirinha, receberá quatro encontros virtuais do projeto Sesc Mais Leitura. Comandadas pela escritora e professora Gabriela Silva, as apresentações terão como tema Leitura dos Clássicos da Literatura e visitarão textos de autores como Shakespeare, Edgar Alan Poe, Emily Bronte, Lewis Carroll, Oscar Wilde, Alexandre Dumas, Mary Shelley, Bram Stocker, entre outros. As sessões são voltadas a alunos do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental. O objetivo dos encontros é proporcionar novos conhecimentos e saberes para o imaginário, fornecendo ideias e estimulando o gosto pela leitura e por novas aventuras estéticas e literárias. Formada em Letras, Gabriela Silva é especialista em Literatura Brasileira e Formação de Leitores e doutora em Teoria da Literatura. Também é professora de literatura e escrita criativa nos gêneros poético e narrativo e tem pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Realizado pelo Sesc/RS, o Sesc Mais Leitura promove palestras e apresentações para estudantes de escolas públicas, selecionando escritores, professores ou especialistas para trabalhar diversas temáticas de uma forma mais dinâmica. O projeto tem como finalidade a democratização da leitura e a formação de novos leitores. Outras informações no Sesc Cachoeirinha pelo fone (51) 3439-1751 ou WhatsApp (51) 99416-8034.

casos de COVID-19

Rio Grande do Sul: 892.087 | Óbitos: 22.047 Gravataí: : 19.332 | Óbitos: 582 Cachoeirinha: 10.537 | Óbitos: 316

vacinação COVID-19 (doses)

RS: Recebidas: 3.163.150 | Aplicadas: 2.121.013 Gravataí: Recebidas: 59.207 | Aplicadas: 44.553 Cachoeirinha: Recebidas: 26.889 | Aplicadas: 22.270

*Dados do Conass, SES e Secretarias Municipais da Saúde.

cotações Fonte: Cepea / Data-base: 1/4

Arroz (50kg): R$ 87,54 Soja (60 kg): R$ 174,71 Milho (60 kg):R$ 95,37 Boi Gordo (@):R$ 319,40 Açúcar (50 kg): R$ 106,55

Suino (kg): R$ 5,88 Cordeiro(kg): R$8,50 Leite (Litro): R$ 1,74 Frango (kg): R$ 6,00 Dolar: R$ 5,69

Folha

Geral

Calendário de restituições não muda com novo prazo do Imposto de Renda dação de Receitas Federais (Darf) e quitar as demais cotas em débito automático. Para aqueles que não optarem pelo débito automático, o Darf das cotas poderá ser emitido pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal. Quem já enviou a declaração e emitiu o Darf pode pagar nas datas originais, se puder pagar, ou emitir outro Darf com o vencimento da primeira

A decisão da Receita Federal de adiar em um mês o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) não alterou o calendário de restituições. O contribuinte continuará a receber o reembolso em cinco lotes mensais, de 31 de maio a 30 de setembro. Segundo a Receita, quanto antes enviar a declaração, mais cedo o contribuinte receberá a restituição. No primeiro lote, no fim de maio, terão prioridade os brasileiros com mais de 60 anos de idade, sobretudo os que têm mais de 80 anos, as pessoas com deficiência física ou doença grave e os contribuintes que têm o magistério como fonte principal de renda. Os demais lotes serão pagos em 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. Receberá primeiro quem tiver enviado a declaração antes.

cota em 31 de maio. Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo a essas declarações.

Outras medidas O adiamento do prazo, por causa da pandemia da covid-19, fez a Receita Federal ajustar outras obrigações relativas ao Imposto de Renda. O contribuinte que deseja pagar o imposto por débito automático desde a primeira cota deverá fazer o pedido até 10 de maio. Quem enviar a declaração após essa data deverá pagar a primeira parcela por meio de Documento de Arreca-

Balanço Até as 11h de ontem (12), segundo o balanço mais recente, a Receita Federal havia recebido 12.451.339 declarações do IRPF. Isso equivale a 38,2% do previsto para este ano.Do total de declarações enviadas, 42.196 foram entregues com certificado digital. Neste ano, a Receita espera receber até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

oportunidades de trabalho

SINE CACHOEIRINHA Cozinheiro geral - 1 Farmacêutico - 1 Mecânico de manutenção de máquinas de construção civil - 1 Mecânico de manutenção de máquinas, em geral - 1 Operador de centro de usinagem com comando numérico - 1 Operador de maçarico - 1 Pintor de móveis - a pistola - 1 Técnico em manutenção de máquinas - 1 O Sine Cachoeirinha (Av. Flores da Cunha, 2209 - Parada 54) atende das 8h às 14h. Agendamento pelo 51 98599-8267 ou e-mail cachoeirinha@fgtas.rs.gov.br.

sine gravataí Aux. técnico de montagem - 2 Eletricista - 2 Encarregado de obras - 1 Mecânico montador - 2 Representante comercial autônomo - 50 Serralheiro - 1 Soldador - 2 Soldador - 1 Agente de microcrédito - 1

Analista de marketing - 1 Auxiliar de estoque - 1 Aux. de linha de produção - 2 Auxiliar de pessoal - 1 Cozinheiro geral - 2 Marmorista (construção) - 1 Mecânico de automóvel - 1 Pedreiro - 1 Técnico de manutenção eletrônica - 1

O Sine Gravataí está fechado. Atendimento somente através dos telefones (51) 3484.2281 / 98462-0996 e pelo e-mail gravatai@fgtas.rs.gov.br


Folha

Geral Cidade

Terça-feira, TERÇA-FEIRA, 13 13 de DE abril ABRILde DE2021 2021

No primeiro dia após a inauguração, cooperativa de catadores visita Ecoponto Ciprestes mos para que a população descarte corretamente o seu resíduo e que é muito importante a conscientização da comunidade nesse processo que afeta diretamente a vida de todos. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, a ideia é unir os projetos de preservação do meio ambiente, como a coleta seletiva e o ecoponto, e gerar ainda

mais renda para as mais de 60 pessoas que trabalham direta e indiretamente na cooperativa e na associação. O Ecoponto Cipreste, que teve sua construção iniciada no governo de Marco Alba, foi entregue na última terça-feira, 7. O espaço, que está localizado no bairro Castelo Branco, conta com contêineres para o descarte

de resíduos de construção civil, volumosos (eletros e móveis), verdes (podas) e óleo de cozinha, desde que armazenados em garrafas PET. No local, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h, cada cidadão pode descartar, por dia, dois metros cúbicos de resíduos, o equivalente a uma caçamba de uma caminhonete ou um reboque.

PMG/Divulgação

No primeiro dia após a inauguração do Ecoponto Ciprestes, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, esteve visitando o espaço juntamente com a diretoria da Cooperativa de Trabalhadores Carroceiros e Catadadores de Materiais Recicláveis (Cotracar). Na oportunidade, Paulo Garcia lembrou que o governo tem criado mecanis-

Canil Municipal lança a campanha "Parceiro Voluntário" ximadamente 90 a 120 dias, devido à demanda. Elas podem ser marcadas pelo WhatsApp (51) 99226-5955. As cirurgias, de tumor, hérnia, abscessos e outras, são agendadas pelo veterinário, após a consulta. Para fazer os procedimentos (castrações, cirurgias e consultas), é necessário apresentar: documento de identidade com foto, comprovante de residência no município e comprovante de renda até dois salários mínimos. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada. O endereço do Canil é Estrada Leonel Cabeleira Bitello, 241 - Costa do Ipiranga. Os resgates de cães doentes ou feridos, sem tutor, são feitos pelo canil. No caso de animais resgatados em vias de grande fluxo de veículos, idosos, com sequelas ou algum tipo de deficiência, estes ficam no Canil Municipal aguardando uma adoção.

Hoje, o Canil Municipal de Gravataí, que pertence à Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), está responsável pelos cuidados de 295 cães, 22 cavalos e 25 gatos. Para dar uma vida digna a esses bichinhos, a Prefeitura de Gravataí está lançando a campanha “Parceiro Voluntário”. Pensada para as pessoas que não podem ter um animalzinho em casa, a campanha quer estimular o bem-estar animal no município. A pessoa que desejar fazer parte poderá ir até o canil, tirar fotos dos pets, passar um tempo com os bichinhos e auxiliar na divulgação para promover a adoção. Os moradores do Canil Municipal, em sua grande parte, são animais vítimas de maus-tratos, com sequelas que os impedem de serem comunitários (falta de algum membro, cegueira, surdez, entre outros), ou que vivem no local apenas a idade avançada. Todos os cavalos são vítimas de maus-tratos ou abandono e a maioria possui sequelas irreversíveis. Como funcionam as adoções? As adoções deles são realizadas de forma extremamente cuidadosa, com termo que impede que voltem ao trabalho ou participem de qualquer tipo de esporte ou semelhante. Podem ser adotados apenas para a liberdade que merecem. Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar comprovante de residência e assinar o termo de compromisso. Antes da adoção ser consumada, é realizada uma visita à casa do candidato a ter um amigo de quatro patas. Assim, certifica-se que o animal viverá num ambiente seguro. O serviços do Canil Municipal Com atendimento veterinário (consultas) de segunda a sexta, das 9h às 11h, o local oferece serviço gratuito para toda a população de Gravataí. As castrações de cães e gatos precisam de agendamento prévio. O tempo de espera é de apro-

Denúncias A notificação de maus-tratos são vistoriadas de segunda a sexta, das 9h às 17h, de acordo com o grau de risco e a demanda. Denúncias emergenciais (risco iminente de morte, carroças, equinos abandonados, entre outros) são vistoriadas o mais rápido possível e podem também ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo telefone (51) 3191.5000. Caso o contribuinte encontre um animal ferido ou doente, sem dono, pode levar o animal até o Canil para atendimento, não sendo necessário aguardar o resgate. Filhotes e fêmeas em estado de prenhez não podem ficar no canil, devido a inúmeras doenças que são fatais para eles. No entanto, a equipe auxilia na divulgação para adoção, além de castrar as mães assim que os filhotes desmamam. Durante a pandemia, o Canil Municipal está atendendo somente com um acompanhante por animal. É obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e respeitar o distanciamento social.

Publicação Legal

ANUNCIE A SUA Leia as versões MARCA AQUI digitais do JG e

EDITAL DE SEGUNDO E ÚLTIMO PÚBLICO LEILÃO E INTIMAÇÃO GRAVATAÍ - RS

da FC. De Graça! Acesse o site 2M Notícias e aproveite.

Data do leilão: 29/04/2021 as: 10:30 Local: AGENCIA DA CAIXA - RUA ANAPIO GOMES, Nº 1191, CENTRO, GRAVATAI, RS

JAQUELINE LUISA ROMEIRO DE MOURA, Leiloeiro Oficial matricula 353/2017 estabelecido a AVENIDA PLINIO BRASIL MILANO nº 2175, HIGIENOPOLIS, PORTO ALEGRE - RS CEP: 90520-003, telefone (51)3341-0749, leiloeiromoura@gmail.com, (51) 99981 - 4057 faz saber que devidamente autorizado pelo Agente Fiduciário do EX_BNH, venderá na forma da lei Nº 8004, de 14/03/1990 e Decreto Lei Nº 70 de 21/11/66 e regulamentação complementar RC 58/67, RD 08/70 e CFG 10/77, no dia e local acima referidos, os imóveis adiante descritos para pagamento de dívidas hipotecárias em favor de EMPRESA GESTORA DE ATIVOS - EMGEA. A venda à vista, sem utilização da Carta de Crédito, será feita mediante pagamento à vista, podendo o arrematante pagar, no ato, como sinal 20% (vinte por cento) do preço de arrematação e o saldo devidamente corrigido no prazo impreterível de 08(oito) dias, sob pena de perda do sinal dado. A venda com financiamento, será feita através de Carta de Crédito de uma Instituição Financeira escolhida pelo interessado, com prévia e devida análise cadastral e comprovação de renda. A venda com utilização dos recursos do FGTS, só poderá ser efetivada através e, com prévia e devida análise de uma instituição Financeira escolhida pelo comprador. Os interessados na obtenção de Carta de Crédito e ou utilização dos recursos do FGTS, para aquisição dos imóveis constantes deste edital deverão procurar uma Instituição Financeira com a antecedência necessária a data do leilão. As vendas serão realizadas pelo maior lance. É vedada a participação de empregados e dirigentes da EMGEA, seus companheiros ou cônjuges, casados sob o regime de comunhão universal ou comunhão parcial de bens, ofertando lances no 1º e 2º leilões das execuções extrajudiciais. As despesas relativas a comissão de leiloeiro, registro, imposto e taxas, inclusive condomínio, correrão por conta do arrematante. Caso o imóvel esteja ocupado, o arrematante fica ciente que será o responsável pelas providências de desocupação do mesmo. O leiloeiro acha-se habilitado a fornecer aos interessados, informações pormenorizadas sobre os imóveis. Ficam desde já intimados do presente leilão, os mutuários, caso não sejam localizados. SED B50677 - CONTRATO 904789443872 EMPRESA GESTORA DE ATIVOS – EMGEA ADAIR DIAS VARGAS, BRASILEIRO(A), INDUSTRIÁRIO, CPF 373.730.050-04, CASADO (A) COM ROSÂNGELA MARIA VARGAS, BRASILEIRO (A), DO LAR, CPF 486.668.150-00. DESCRIÇÃO DO IMÓVEL: PREDIO, A AVENIDA 01 (ANDARAI), Nº 603, LOTE 09, QUADRA 37, MORADA DO VALE III, EM GRAVATAI, RS, COM 77,84M2 DE AREA CONSTRUIDA, COM A AREA SUPERFICIAL DE 246,70M2, COM TODAS AS SUAS INSTALACOES, BENFEITORIAS, PERTENCES, ACESSORIOS E GARAGEM SE HOUVER. GRAVATAÍ, 13/04/2021 JAQUELINE LUISA ROMEIRO DE MOURA

ou

3421.3381

EDITAL DE CASAMENTO

Edital nº 11/2021

SANDRA LUIZA SEGATTO MAZZUTTI - Tabeliã e Registradora, faz saber que se habilitaram para casar por este Cartório:

- Fábio José Stoffel & Josiane Muniz da Silva - Jardel Medeiros Scheid & Xena Maria Delgado QUEM CONHECER ALGUM IMPEDIMENTO, ACUSE-O NA FORMA DA LEI.

RODOVIA RS 020, 4855, PDA 69 - BAIRRO NEÓPOLIS Gravataí, 13 de abril de 2021 Sandra Luiza Segatto Mazzutti - Tabeliã e Registradora

Diagramador/Editor: Jacson Dantas/Filipe Foschiera Diretor geral: Moacir Menezes Redação/Diagramação: Jacson Dantas Foschiera * Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emiteme aFilipe opinião do jornal

Filiado:

Ligue

3423.1792

* Os textos assinados são de responsabilidade de Diretor geral: Moacir Menezesseus autores e não emitem a opinião do jornal

Filiado:

7 7

Folha

Publicação da empresa Gráfica JornalDIÁRIO 2M Ltda Publicação da empresa Jornal DiáCNPJ nº 03.851.285/0001-62 rio Oficial dos Municípios Ltda ME Registro nº 39987 do livro A-4 CNPJ nº 08.070.493/0001-48 51 3421.3381 jornaldegravatai@gmail.com 51- 3497.1078 www.2mnoticias.com.br www.2mnoticias.com.br folhadecachoeirinha@gmail.com Fundação: 22 de março de 2005 Registro nº 39987 do livro A-4 Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6125. CEP: 94060-001 São Vicente Gravataí /RS Brasil Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil Fundação: 15 de janeiro de 2013


8

Contracapa

Terça-feira, 13 de abril de 2021

Folha

Operação Te Cuida RS acaba com festas clandestinas

As festas aconteceram no Distrito Industrial e na Vila Imbuí. Os responsáveis assinaram Termos Circunstanciados Na noite de sábado, dia 10/4, a Guarda Municipal de Cachoeirinha, em conjunto com policiais militares do 26° Batalhão de Polícia Militar (26° BPM) realizaram a operação Te Cuida RS em diversos pontos do município. O objetivo da operação é manter a ordem pública e também fiscalizar o cumprimento

das medidas sanitárias no combate ao Covid-19. Durante a ação, policiais abordaram um estabelecimento na Vila Imbuí que estava realizando uma festa clandestina. O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e os proprietários assinaram um Termo Circunstanciado. Também foi abordado outra festa clandestina

no Distrito Industrial. No local foram abordadas 150 pessoas. Os responsáveis assinaram um Termo Circunstanciado. A operação resultou em 190 pessoas abordadas, 39 veículos de passeio e duas motocicletas fiscalizadas. As pessoas abordadas foram foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia.

Campanha troca de máscaras por alimentos; Conheça os locais O município de Cachoeirinha, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, está promovendo uma campanha de troca de máscaras por alimentos. “O Comitê da Solidariedade está buscando alimentos para ajudar as famílias que mais precisam. É um momento de solidariedade e Cachoeirinha é uma cidade muito solidária”, afirmou o prefeito Miki Breier, na ação realizada nesta quarta-feira, 07 de abril, em frente ao supermercado Zagonel, no Bairro Granja Esperança. As máscaras foram doadas pela empresa Protect Face. O supermercado Zagonel também doou um fardo de arroz. “Nós temos na Secretaria mais de 2.500 cadastros de pessoas que estão esperando por um quilo de alimento.

Então, vem com a gente, vem trocar um quilo de alimento por uma máscara”, convocou o secretário de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Valdir Matos. Locais A campanha é itinerante e passará por diversos pontos do município. Nesta terça-feira, 13, estará em frente ao supermercado Borges, na Av. Marechal Rondon, 1532, no bairro Fátima; na quarta, 14, no Maby, na rua Capistranos, 650, na Betânia; na quinta, 15, estará no Vancosty, na rua Espírito Santo, 1289, na Fátima e na sexta, 16, em frente ao Asun da Av. Frederico Ritter, 3581. As entregas acontecem das 14h às 16h30.

Treinamento para servidores sobre utilização da Biblioteca Pública e suas ferramentas As Secretarias de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e de Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas estão oferecendo um treinamento para os servidores sobre a utilização da Biblioteca Pública e suas ferramentas. O curso acontece em duas datas diferentes, para escolha dos interessados, no dia 19 de abril, às 11h, ou no dia 20 de abril, às 15h. A tutora será a bibliotecária Graziela Mônaco Vargas. Os principais tópicos trabalhados no curso serão conhecendo a Biblioteca Pública, nova filial na Prefeitura, como usar a biblioteca, como fazer pesquisas no Gnuteca, como solicitar empréstimos. Os participantes receberão um certificado de uma hora de treinamento. As inscrições são feitas através do site da SisCert - sistemas.cachoeirinha.rs.gov.br IMPORTANTE: Como a maioria dos

usuários não lembra a senha de utilização do sistema, foram alteradas as senhas de TODOS os usuários cadastrados. A nova senha padrão é 123456, o login permanece igual que é o CPF de cada pessoa. Ao logar no sistema entrar no link, "Meus Dados" e clicar em "Clique Aqui" para alterar a senha e confirme a alteração. sistemas.cachoeirinha.rs.gov.br Recentemente, a Biblioteca Pública teve seu sistema de gerenciamento online renovado. O Gnuteca é um sistema livre, utilizado por várias bibliotecas do país e permite que todo o acervo de cerca de 30 mil livros seja catalogado online. Dessa forma, qualquer pessoa pode consultar os livros, multimídias, jornais, revistas, gibis, entre outros, disponíveis na Biblioteca, garantindo facilidade e uma melhor qualidade do serviço oferecido à população.

Presidente da Câmara de Cachoeirinha reúne pastores em encontro semanal

A Presidente da Casa, Vereadora Jussara Caçapava (PSB) realizou na manhã desta sexta-feira (9), um encontro com pastores no Gabinete da Presidência. O encontro será semanal e contará com a presença dos vereadores. No encontro quem ministrou foi o Pastor Mário Silveira, da Igreja Seara. Também participaram do encontro os pastores João Luiz, da AD Gideões Missionários e Luciano Batista, da Igreja Seara. Os vereadores Deoclécio Mello e Felisberto Xavier prestigiaram o ato.

Fotos: Delmar Costa/Divulgação

Profile for Folha de Cachoeirinha

Terça-feira| Cachoeirinha, 13 de abril de 2021 - ANO IX| Edição 2004  

Terça-feira| Cachoeirinha, 13 de abril de 2021 - ANO IX| Edição 2004  

Advertisement