Page 1

PANAMBI (RS) - CIDADE DAS MÁQUINAS - SEXTA-FEIRA, 19/04/2013 - Nº 1.906 - ANO XXI - R$ 1,50

Começam hoje as provas do Entrevero Cultural de Peões Panambi sedia a 25ª edição do maior evento cultural do MTG.

Página 13.

Homicídio: foco da investigação policial agora está no segundo suspeito Primeiro suspeito que teve a prisão temporária decretada no início da semana já está em liberdade a pedido da Polícia Página 15.

Se o seu carro estragou, precisa viajar, levar as crianças para a escola ou passear com a família, alugue um carro com a gente. É fácil e rápido.

O “Dia D” da vacinação dos grupos prioritários contra a Gripe A, ou vírus Influenza, é neste sábado em todo o País. Em Panambi todos os postos de saúde estarão atendendo das 8 às 17 horas. A coordenadora da Epidemiologia no Município, enfermeira Vânia Piaia Abreu, revela que os grupos prioritários foram ampliados em relação ao ano passado. São eles: crianças de seis meses a dois anos de vida, gestantes (independente do período gestacional), puérperas (até 45 dias depois do parto), pessoas acima de 60 anos, indígenas, trabalhadores em saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas. Os integrantes deste último grupo devem levar consigo, no momento da vacinação, prescrição médica. “Não adianta a pessoa ir lá na unidade médica e dizer que é transplantada, ela tem que ter a prescrição de um médico para a gente poder fazer a vacina”. No caso de a pessoa pertencer a um grupo prioritário e estiver acamada, Vânia recomenda que um familiar procure o posto de saúde de seu bairro e agende a visita de alguém da equipe de profissionais para a próxima semana. O último dia para vacinação é o dia 26. Quase nove mil pessoas devem ser vacinadas em Panambi, sendo mais de quatro mil no grupo de idosos.

Postos vão aplicar a vacina das 8 às 17 horas.


2

Geral

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

-

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Editorial

Lotário Buss

Não há lei nacional sobre prevenção de incêndios

A ausência de uma lei nacional que estabeleça as regras de prevenção e proteção contra incêndio é apontada pelos especialistas como o principal problema dos alvarás de funcionamento de bares, boates e casas de show no país. As leis são estaduais e, por isso, cada governo estabelece uma lei com base em normas locais ou estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou mesmo pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Nossa legislação é Há oito anos uma colcha de retalhos. Há oito uma legislação anos uma nacional é legislação nacional elaborada, é elaborada, mas não sai do papel. mas não A concessão de sai do papel. alvarás de funcionamento para estabelecimentos como casas noturnas no país hoje é feita pelos bombeiros e autoridades locais, baseados em normas estaduais. Deveria haver um código nacional que disciplinasse as regras de segurança para o funcionamento de um comércio ou casa de entretenimento. Esse conjunto de normas deveria tratar de requisitos básicos de segurança, com validade para todo o território nacional. A legislação estadual deveria cuidar apenas das especificidades regionais. Pensar preventivamente em segurança é um problema cultural no Brasil. A cultura de segurança precisa ser mais discutida.

EMPRESA JORNALÍSTICA CIDADE DAS MÁQUINAS LTDA. CNPJ 94.687.357/0001-33 - CGC/TE 090/0022736 Inscrição Municipal: 6066 - Inscrito no Registro de Oficinas Impressoras, Jornais e Periódicos do Registro de Pessoa Jurídica nº 5, Folha 5.

E-mail: folha@profnet.com.br Rua Hermann Faulhaber, 114 - Fone/Fax (55)3375-5033 - PANAMBI - RS Fundado em 25/07/1992 - Circulação: terças e sextas-feiras Diretor: Clóvis Kuntz (Reg. Prof. DRT 10545) Redação: Hugo Schmidt (Reg. Prof. DRT 6753) Revisão: Maria Tereza Kuntz Martins Diagramação: Gilson Eraldo Martins Distribuição: Flori Valmir Martins da Silva Impressão: Cia. de Arte - Fone (55) 3331-0300 CNPJ 92.107.978/0001-75- 17 - R. Albino Brendle, 122 - Ijuí - RS

Senar conclui mais um curso no Sindicato Rural

Está sendo encerrado, nesta sexta-feira, o “Curso Básico de Plantas Medicinais,Condimentares e Aromáticas”, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no Sindicato Rural de Panambi. Segundo a instrutora, a engenheira agrônoma Adriana Marin, o curso, de 16 horas de duração, aborda aspectos como a identificação das plantas e o manejo de produção destas plantas. “É uma nova alternativa de renda para nossos produtores”, afirma Adriana.

Legislação nacional sobre prevenção a incêndios em discussão Instrutora e frequentadores do curso no Sindicato Rural.

Presidida pela Senadora Ana Amélia Lemos (PPRS), na última quinta-feira (18), no Senado Federal, em Brasília, ocorreu a segunda audiência pública da Comissão Temporária de Prevenção e Combate a Incêndios no Brasil, que possui o objetivo de efetivar um marco regulatório nacional para prevenção e combate a incêndios. Para essa segunda audiência, foram convidados

Falecimentos 07/04 - Diva Ernst - 84 anos 26/03 - Manoel Davolos - 84 anos 08/04 - Alceno Bücker - 78 anos 13/04 - Ivo Rodrigues Magalhães - 48 anos 07/04 - Zaira Florentina de Almeida Malheiros - 69 anos 14/04 - Iraci Marques - 74 anos 07/04 - Elda Konig Schokal - 81 anos

dois representantes do Rio Grande do Sul, a saber: presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM), tenente-coronel RR José Carlos Riccardi Guimarães; e o sub-comandante do 1º Comando Regional de Bombeiros (1ºCRB), Major Rodrigo Dutra. Atualmente, cada Estado possui autonomia para a elaboração de seus próprios códigos de segurança contra incêndio. Segundo o tenente-coronel Riccardi, a criação de um código nacional busca resolver, em boa medida, as deficiências dos códigos estaduais, que nem sempre regulam aspectos que, hoje, são observados como prioritários para a segurança da população. A previsão é que o código nacional siga para análise e votação no início de junho deste ano.

Representante em P. Alegre: JPD Naibert & Representações Ltda. Av. Jacuí, 1174 - Bairro Cristal - (51)3266-5016

INTEGRANTE:

Oferece dedetização sem sujeira. ASSINATURAS: Via entregador: Anual..............................120,00 Semestral........................65,00 Trimestral........................35,00

Via Correio: Anual............................190,00 Semestral...................100,00 Venda avulsa.........................1,50

Limpeza de caixas d' água, dedetização, limpeza de telhados e outros serviços. Antônio Carlos - fones 9104-0260 ou 3375-0480 Rua Jacob Bock, 73 - Panambi - RS.


Geral

3

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

DE

Por Clóvis Kuntz folha@profnet.com.br

OLHO NOS FATOS Conselho do Meio Ambiente pede apoio

Matéria distribuída ontem pelo gabinete do prefeito Miguel diz que na tarde da última quartafeira, 17, esteve na Prefeitura para falar com o chefe do executivo sobre a Semana da Água de Panambi o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Daniel Strobel. Na ocasião o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente entregou um documento e pediu o comprometimento da administração pública para as propostas de melhoraria da conscientização sobre o uso da água no município de Panambi, comprometendo-se com o meio ambiente que é um bem valioso para todos os cidadãos panambienses.

Curtíssimas • A jornalista Rosane de Oliveira escreveu em sua coluna, na Zero Hora da última terça-feira, a seguinte nota: • “Ariane será secretária . Embora o Movimento PT tenha indicado a ex-vereadora de Panambi Maria Manchini para o cargo, o governador Tarso Genro anunciou ontem Ariane Leitão como secretária de Políticas para as Mulheres. Ela substitui Márcia Santana, que morreu no mês passado.

• Ariane tem 31 anos e foi candidata a vereadora em Porto Alegre no ano passado, quando recebeu 4.458 votos. Atualmente, é a terceira suplente da bancada petista na Câmara Municipal. A indicação teve o aval da ministra Maria do Rosário”. • Imprensa da capital destacou ontem o lançamento do longa metragem “Os Senhores da Guerra Parte II - Passo da Cruz”, um filme de Tabajara Ruas.

• As filmagens terão início no dia 23, na Fazenda do Pontal, em Barra do Ribeiro. Locações também serão feitas em Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi e Caçapava do Sul. • O colunista ficou sabendo que a produção do filme veio a Panambi três vezes pedir o apoio do Município neste projeto. Não se sabe porque motivo, criminado de calmantes também é comum por do- a administração municipal não achou importante e nos que querem silenciar seus animais de estima- Panambi ficou fora do roteiro. ção. • O Tribunal Regional Federal da 4ª Região Estudos especializados mostram que a limita- (TRF4) condenou, nesta semana, a Caixa Econômica ção do meio de expressão do animal influencia de Federal a pagar R$ 3 mil de indenização por danos forma negativa todo o seu comportamento, podendo morais a uma aposentada de Porto Alegre que teve levá-lo, inclusive, a atitudes ferozes ou violentas. seu cartão bancário de acesso à aposentadoria bloqueEntão, é preciso tomar algumas atitudes para ado em função de dívidas com o banco não pagas. • Conforme a decisão da 4ª Turma da corte, a resolver a situação. Pensando na solução desses problemas e objetivando a saúde plena dos pets, vedação do acesso a proventos constitui ofensa direuma empresa brasileira que desenvolve produtos ta ao princípio da dignidade humana, visto que a eletrônicos para adestramento dos pets, criou a função do salário é garantir a sobrevivência. • Conforme o relator do processo, desemcoleira anti-latido. A coleira capta o som do latido do cão e emite bargador federal Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, um sinal sonoro em uma frequência específica de a Caixa deve buscar os meios legais cabíveis para a adestramento que o faz parar de latir. Além de cobrança. “A CEF não pode proceder de forma possuir controle automático de sensibilidade adap- arbitrária, vedando o acesso da autora a seus proventos”, afirmou o magistrado tando-se ao latido especifico do seu cachorro. • O jornalista Políbio Braga informa: a pesquiO sinal sonoro é entendido pelo cão como um “não” assim, em média após 10 dias de utilização, o sa que o próprio governo estadual contratou por R$ cachorro já associa a razão da correção sonora a seu 450 mil ao instituto catarinense Foco, apresenta relatido, condicionando-se a não latir enquanto esti- sultados constrangedores sobre o que pensa a populagaúcha sobre o governo Tarso Genro, do PT: bom ver com a coleira. Ou seja, ela ensina o cachorro a se ção e ótimo - 42%. Regular, ruim e péssimo - 48%. comunicar só quando é necessário. Prefeito recebeu documento que pede apoio.

Coleira anti-latido é aposta para bom relacionamento entre os cães, donos e vizinhos

Assim como os humanos, os pets sentem a necessidade de se expressar e a única forma de serem ouvidos é latindo. Latir é saudável, mas todo comportamento repetitivo incomoda as pessoas ao redor. Os motivos podem ser diversos, tais como: solidão, tédio, ansiedade, nervoso, entre outros. Porém, a realidade e o resultado desses latidos, são donos cansados, vizinhos irritados e os próprios cachorros estressados. Muitos proprietários acabam por ter que mudar de apartamento, muitos condomínios aplicam multas altíssimas, chegando até mesmo ao inconcebível envenenamento de cães por vizinhos que não suportam os latidos. Outro fator muito preocupante diz respeito à saúde do animal. Muitos donos optam por retirar as cordas vocais do animal (procedimento proibido no Brasil, mas realizado ainda de forma clandestina), o que implica em vários prejuízos tanto para o animal como para seu dono. O latido ou o miado é a verbalização do que os pets estão querendo. Pode ser fome, dor e até ansiedade. Ao retirar as cordas vocais do animal, perdemos toda a comunicação com ele, e, se tiver algo errado não haverá meio de saber. O uso indis-

Gestão municipal sob ameaça

O professor de Direito e conselheiro nacional do Ministério Público, Luiz Moreira, nunca foi prefeito, mas conhece todas as dificuldades daqueles que administram municípios, especialmente, cidades pequenas, sem competências econômicas e políticas e distantes dos centros de poder. Com cofres quase vazios e sob a vigilância da Justiça, empenham-se para garantir serviços essenciais à população, remunerar servidores, manter em funcionamento a máquina administrativa e cumprir as promessas de campanha. O resultado após quatro anos de mandato quase sempre é o mesmo. “O atual cenário encaminha 90% dos prefeitos, principalmente os honestos, para o banco dos réus. Eles vão irremediavelmente responder ações por improbidade administrativa. O que há é a criminalização do mandato”, afirma Moreira, que escreveu o livro “Judicialização da Política”. O jurista estará entre os palestrantes do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) – Desafios dos novos governantes locais, que será realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entre 23 e 25 de abril, em Brasília. Moreira participará da Arena de Diálogos “Os riscos judiciais de ser prefeito”, na tarde de 24 de abril. O secretário de Desenvolvimento Econômico Local da FNP e ex-prefeito de São José dos Campos (SP), Eduardo Cury, também participará do debate.

• Em dezembro de 2011, o Ibope encontrou os seguintes números: aprovação (bom e ótimo) - 66% Desaprovação (regular, ruim e péssimo) - 25%. • Nos tempos de Delfim Netto o vilão da Em entrevista, Moreira afirma que a lógica do inflação foi o chuchu. Agora é o tomate. Podem não fazer imobiliza a gestão pública. “O gestor que apostar que em breve o vilão inflacionário será o não faz, não corre risco algum. Portanto, ele não será feijão preto. processado.” Para romper a onda de ações na Justiça que desestimulam os administradores municipais, ele recomenda a união entre eles. “Mobilizem-se. O sistema que vigora no País é para prendê-los”, diz. Sobre a relação do Ministério Público (leia-se promotores) com os prefeitos, ele diz: “É uma relação muito difícil e de dependência dos prefeitos com os promotores. A pressuposição que há é de que o prefeito é corrupto. Portanto, ele é um ser suspeito. A lógica do sistema é a policial, que deve coibir eventuais abusos dos prefeitos”. “Como há suspeita de que o prefeito dilapidará o patrimônio público e cometerá algum crime, a relação do promotor com o prefeito é de desconfiança. O promotor, primeiro, se distancia. Segundo, tenta submeter o mandato do prefeito às orientações do MP. O que recomendo ao prefeito? Não assinem termos de ajustamento - Ijuí - RS de conduta (TACs)”.


4

Variedades

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

ME

M Ó R I A S

Por Armin Philipp (Membro da ALMURS - Cadeira 142).

Construindo ônibus em Panambi

Humor Bem vivinho • Um sujeito encontra um velho conhecido e diz-lhe: — É estranho, disseram-me que tinhas morrido!. O outro responde: — Olha, como vês estou vivo e bem vivo. Mas o primeiro argumenta: — Desculpa lá, mas a pessoa que me contou que estavas morto é de muito mais confiança que tu!

Sumindo com o navio • Primeira e única viagem daquele navio transatlântico. Durante a primeira noite da viagem, um dos passageiros, Mister M, o senhor de todos os sortilégios e azarilégios e príncipe dos dedo-duros, resolveu fazer um show. Mas, para o seu desespero, durante todo o espetáculo um papagaio ficava antecipando o que o mágico ia fazer. Mister M pegava a cartola e o papagaio emendava: — Agora vem um coelho! Dito e feito! Um coelho saía da cartola. Mister M pegava um baralho e o papagaio: — Agora ele vai tirar um ás de espada! E lá vinha o ás de espada. Irritadíssimo, Mister M tinha decidido terminar o espetáculo quando, de repente... pumba... o navio bate no Iceberg. Já na água, flutuando sobre um dos destroços, o papagaio encontra Mister M, nadando desesperadamente e As fotos mostram dois ônibus que foram construídos em Panambi, na rua Holanda, nos anos 1947/1948. lhe diz: A empresa do saudoso Paul Müller (hoje nome do Braun, Milton Molz, Sereno Linn (cunhado de Paul cia! — Barbaridade! Essa de sumir o navio eu não conhe-

aeroporto municipal de Panambi) esteve inicialmente instalada quase no início da rua Holanda com oficina mecânica e estoque de peças para veículos automotores.Para montar os ônibus, utilizava motores de caminhões associados a chassis, montando aos poucos com precisão suas obras, conta o veterano mecânico Arnoldo Schwarz. Um dos ônibus construídos pela equipe de Paul Müller foi para a empresa Inhacorá (não sabemos de que cidade). Outro ônibus foi encomendado por uma empresa de Ijuí e assim outros veículos que foram construídos por encomenda também. As fotos datam de 1947/1948. Dos identificados na primeira foto junto ao exposto de combustível Shell (nome visto à direita), posicionados a partir da esquerda: os empregados Arnoldo Schwarz, Lindolfo von Muhlen, Ottmar Ficht, Osvaldo

Müller), o titular da Oficina e Indústria Paul Müller, a esposa dona Edila Linn Müller, as funcionárias Frida Müller e Gerda Reinke. Os funcionários José Schmitz e sr. Pacheco não estão na foto. Ainda, à direita, Wendo Linn Ficht, que chegou quando a foto já estava sendo tomada e assim só um de seus braços aparece na foto. Na segunda estampa mais um ônibus construído pela equipe chefiada por “Seu Paulo” Müller, aproveitando um motor de caminhão, conclui nosso amigo Arnoldo Schwarz, parente também da família Hauth e Handel. Chama atenção o lodaçal na ex-rua Augusto, hoje rua Holanda, quando Panambi ainda era distrito de Cruz Alta. Duas filhas do casal Edila e Paul Müller, Míriam e Ilone, trabalharam como aeromoças da empresa alemã Lufthansa.

• Campanha da Fraternidade lembra as Manchetes da edição nº 912, de 18 de abril de 2003: pessoas idosas. Vida, dignidade e esperança é o • Secretário da Ciência e Tecnologia conhe- lema da CF-2003; • Olimpíada Evangélica em Ijuí foi um exceceu as indústrias de Panambi. Kalil Sehbe falou da disposição do governo do Estado em tornar-se par- lente início para o vôlei do CEP. Equipe infantoceiro das instituições para promover o desenvolvi- juvenil masculina teve uma estreia arrasadora; mento econômico e social; • Cotripal recebe visita da Coordenadoria • Unidade da Corsan tem novo gerente. Regional de Educação. A coordenadora Celina Lang Eloir Tadeu Leal Fagundes assume a chefia da e a professora Irena Heinrich conheceram o Projeto empresa estatal em Panambi com muitos desafios; Cooperativismo nas Escolas.

TOSCO

-

Peli

Nome de índio Um bravo indiozinho, filho do chefe Grande Tigre Caçador das Montanhas, aproximou-se do pai numa manhã de radioso sol e perguntou-lhe: — Meu pai, por que é que os nomes dos índios são tão compridos, e não são como os dos caras-pálidas que se chamam Zé, Mané ou João? — Meu filho, os nossos nomes são um símbolo da beleza natural de tudo o que acontece e representam a riqueza da nossa cultura na sua forma de expressão. — Como assim? — Por exemplo, a tua irmã chama-se Lua Cheia no Grande Lago porque nasceu numa noite toda iluminada pela lua prateada sobre o lago azul. — Humm... — Olha, o teu irmão chama-se Grande Corcel das Pradarias Imensas porque quando tua mãe estava grávida e regressava à aldeia pela pradaria, um cavalo selvagem correu pelos campos verdes.. — Ah! — O que queres tu saber mais, meu pequeno Camisinha Furada do Paraguai?

Hora extra no escritório • O casal estava no quarto, trocando carinhos com todo o entusiasmo, quando tocou o telefone e ela foi atender. — Quem era? — perguntou ele quando ela voltou da sala. — Meu marido. Avisou que vai chegar tarde porque está no escritório fazendo hora extra com você...

Frangaço congelado • Dois amigos se encontraram no bar. Um deles estava com um olho roxo. — O que foi que te aconteceu? — perguntou o outro. — Eu levei um frango congelado na cara, só isso! — Mas como foi que aconteceu isso? — É que ontem minha mulher estava de mini-saia e ela abaixou no congelador para pegar alguma coisa. Eu estava atrás dela e não resisti, agarrei ela ali mesmo. — Sério? — Claro! E ela não queria, se remexia, e eu fiquei abraçando e beijando ela no cangote... — Pô! — E ela se debatia como uma louca, e eu cada vez mais entusiasmado... — Só estou imaginando a cena! — disse o outro, muito interessado — E então, quando agarrava o seu corpinho, ela conseguiu pegar um frango congelado e o jogou na minha cara! — Mas que coisa! Tua mulher não gosta de carinho? — No supermercado não!

NW Pan, emissora transmitindo ao vivo pela rede mundial (Internet) para todo mundo:

www.nwpan.com.br Acesse e fique plugado. Rua Alfredo Brenner, 250 Fone 3375-1035 - PANAMBI - RS


Geral

Abertas as inscrições para o cargo de agente monitor de trânsito

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

Interessados devem estar cursando Ensino Médio ou Superior e se cadastrar pelo CIEE.

Na manhã de terça-feira (16), o Departamento Municipal de Trânsito de Panambi realizou uma reunião com os responsáveis pelo Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS e a equipe do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao mundo do Trabalho – ACESSUAS TRABALHO - para discutir a abertura de oportunidades de estágio remunerado através do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, que é um órgão dedicado ao protagonismo juvenil, por meio de programas de estágio para o cargo de agente monitor de estacionamento. Segundo Claudinei Maciel, autoridade municipal de trânsito, serão 14 agentes contratados para fiscalizar o estacionamento rotativo pago que terá início a partir do mês de junho. O agente orientará os motoristas, fiscalizará o tempo de estacionamento dos veículos nas vagas rotativas através dos aparelhos e será o responsável pela correta fiscalização. O candidato deverá estar cursando ensino médio ou superior, vinculado à instituição de ensino, bem como comprovar frequência regular e bom desempenho escolar. A idade mínima para a inscrição é de 16 anos, com disponibilidade para atuar nos turnos da manhã ou tarde. O interessado deverá preencher seu cadastro para inscrição no CIEE, que se encontra na Associação Comercial e Industrial de Panambi – ACI somente nas quartas-feiras das 08:30 ao 12:00 e 13:30 às 14:45 horas ou a qualquer horário pelo site: www.ciee-rs.org.br. Documentos necessários para o cadastro: RG, CPF, comprovante de endereço, atestado de matrícula escolar e uma foto 3x4. O candidato deverá passar por uma pré-seleção através de um teste que será aplicado pelo DMT. Os candidatos pré-selecionados receberão uma capacitação que será feito no mês de maio, no qual serão avaliados para o contrato de 14 agentes. O contrato terá validade por prazo determinado de um ano, com possibilidade para renovação por mais um. A remuneração será no valor de um salário mínimo a título de Bolsa-Auxílio, com carga horária máxima de 30 horas semanais.

HIDROPAN AVISA: DESLIGAMENTO EM PANAMBI SOMENTE COM TEMPO BOM

1ª Cavalgada da Integração será nos dias 27 e 28

Associação de Cavalarianos Pé no Estribo participa de cavalgadas regionais, como esta na cidade de Espumoso.

A Associação de Cavalarianos Pé no Estribo, anos e crianças com menos de 7 anos não pagam. com sede em Panambi, está organizando a 1ª Cami- Informações e inscrições pelos telefones 9161-0003, nhada da Integração, que será realizada nos dias 27 9994-9923 e 9101-1180. e 28 deste mês, com ponto de concentração e partida no Parque de Rodeios do CTG Nova Querência. No sábado, dia 27, a programação terá início às 9 horas, com parada às 12 horas para o almoço. Às 14 horas a cavalgada será reiniciada, com retorno ao local da saída previsto para as 18 horas. Dia 28, domingo, as atividades da 1ª Cavalgada da Integração serão iniciadas às 7h30min com Sten Tech Automação Industrial informa que café da manhã, com início da segunda parte da está contratando e convida você para fazer parte de cavalgada às 8 horas e retorno às 11h30min. Após o nossa equipe. almoço, às 14 horas, será iniciado o treino de tiro de laço, com vaca mecânica, aberto a todos os interesEXTERNO: sados. • ENCARREGADO DE OBRAS e MONTADOR As inscrições para a 1ª Cavalgada da ELETROMECÂNICA Integração têm os seguintes valores: R$ 50,00 masCom experiência comprovada na área de monculino a partir de 12 anos; R$ 30,00 feminino a tagem *elétrica; partir de 12 anos, R$ 30,00 para crianças de 7 a 12 * Disponibilidade para viajar. • AUXILIAR DE MONTAGEM ETROMECÂNICA * Com conhecimento na área de montagem elétri-

ca; * Disponibilidade para viajar. — Benefícios: Refeição na empresa; Vale Transporte; Seguro Vida e Oportunidade de Crescimento. Venha trabalhar conosco! Venha fazer parte de nossa equipe! Os interessados podem enviar o curriculum por email ou entregar na empresa. Endereço para contato: E-mail: rh@sterntech.com.br Fone: (55) 3375-3549 Endereço: Av. Adolfo Henrique Franke, 240 Distrito Industrial - Panambi - RS.

SÁBADO, DIA 20 DE ABRIL DE 2013 - DAS 07:00 ÀS 12:00 HORAS Bairro Planalto

• Rua Germano Goecks; • Rua Erechim; • Rua Henrique A. Bronstrup, do n° 30 até o n° 310; • Rua Canela; • Rua Alvorada; • Rua Augusto Bosse e Rua Alegrete; • Passadouro Pedro Hass; • Rua do Rincão, do n° 1295 até o n° 1700; • Linha Rincão Frente (Toda a linha); • Rua João Goulart, Rua Henrique Plegue e adjacências; • Rua Mônica Karrer e Trav. Lourenço Schimidt

Observação: m caso de mau tempo o desligamento será transferido para o dia seguinte no mesmo horário.. MOTIVO: MELHORIA NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO.

IMPORTANTE: A HIDROPAN LEMBRA A SEUS CLIENTES QUE POR SEGURANÇA CONSIDEREM A INSTALAÇÃO ELÉTRICA DE SUA RESIDÊNCIA ENERGIZADA DURANTE TODO O PERÍODO DE DESLIGAMENTO, POIS CASO O TRABALHO SEJA CONCLUÍDO ANTES DO PREVISTO A ENERGIA SERÁ RESTABELECIDA IMEDIATAMENTE. A HIDROPAN PEDE ESCUSAS PELOS TRANSTORNOS PROVOCADOS DEVIDO A INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA.

5

....O DIA DAS MÃES ESTÁ CHEGANDO... APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE!!! CAMPANHA DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO INVISTA NESSA CAMPANHA E RECUPERE SEUS CLIENTES INADIMPLENTES... ...LEMBRE-SE DE QUEM NUNCA ESQUECE DE VOCÊ!

O Dia das Mães é a segunda data de maior volume de vendas e a ACI-Panambi está convidando sua empresa a aderir a esta Campanha que tem como objetivo renegociar dívidas de clientes inadimplentes registrados no SCPC, de maneira facilitada, recuperando valores e consumidores para novas compras.

PEÇA MAIORES INFORMAÇÕES PELO FONE 3375-9350!!! PARTICIPE!


6

Geral

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

Colonizador Hermann Faulhaber é lembrado em filme catarinense A redação da Folha das Máquinas recebeu nesta semana correspondência do Município de Pinheiro Preto, Santa Catarina, com um DVD do Projeto 1º Assalto ao Trem Pagador. O filme é um documentário narrado por historiadores de diversos cantos do estado, que auxiliam na recriação efetiva da história de Pinheiro Preto, que se funde com a criação da estrada de ferro e de forma mais enfática ao Assalto ao Trem Pagador, ocorrido em outubro de 1909. O documentário catarinense faz referência ao colonizador pastor Hermann Faulhaber, responsável pela fundação de Porto Feliz (hoje Mondaí). A produção, que durou aproximadamente 14 meses para ser concluída, conta a saga de Zeca Vacariano que por muitos anos intrigou gerações no Vale do Contestado. Mais de 85 atores regionais contaram essa fábula que circunda a biografia do homem que por cem anos foi considerado um bandido.

Zeca Vacariano

No ano de 1887 o governo imperial solicitou um projeto de uma estrada de ferro com a intenção de ligar Itararé (SP) a Santa Maria (RS) e assim interligar as províncias de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também de facilitar a ligação do interior destas províncias com a cidade do Rio de Janeiro. Ao longo do tempo este projeto começou a ganhar forma

através de várias concessões de trechos a empresas e em 1908 Percival Farquhar assumiu a concessão da Companhia Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande, e assim integrou a holding Brazil Railway Company. Com a administração da obra a cargo do norteamericano, a estrada foi fatiada, para a sua construção, e entregue para empreiteiros locais. Para executar tão árdua tarefa, Farquhar recrutou mais de 8.000 trabalhadores braçais vindo de São Paulo, Rio de Janeiro, do Nordeste e também do exterior e dentre esses trabalhadores estavam estivadores e ex-detentos. A responsabilidade de pagamento destes trabalhadores, a partir desse momento, passou a ser dos empreiteiros. Um destes sub-empreiteiros era José Antônio de Oliveira, conhecido como Zeca Vacariano, que possuía um armazém na localidade que mais tarde se tornou a cidade de Pinheiro Preto. Zeca sub-contratou dois trechos de trilho e ao término desses trechos o empreiteiro, por má administração, não tinha o dinheiro para honrar os salários de seus trabalhadores. Com a pressão para os acertos com os trabalhadores e tendo conhecimento da forma como a companhia executava o pagamento dos demais empreiteiros, Vacariano arquitetou o que é considerado o primeiro registro, no Brasil, de um assalto a um trem pagador. De armas em mãos, juntamente com alguns comparsas, Vacariano ficou de tocaia em frente ao seu armazém, aguardando a comitiva pagadora. O

Túnel da ferrovia São Paulo - Rio Grande.

trem pagador deixou o malote com o pagamento dos empreiteiros, no valor de 375:300$000, que na época representava cerca de 15% da arrecadação anual do tesouro do estado, no escritório da companhia na cidade de Ponta Grossa, na segunda quinzena de outubro de 1909 a assim o restante do percurso seria cumprido no lombo de mulas, pois o trecho não estava liberado para a passagem das máquinas.

A história oficial de Mondaí (SC)

Considera-se como data da fundação de Porto Feliz, hoje Mondaí, o dia 20 de maio de 1922, que marca o início da colonização do extremo oeste de Santa Catarina. Nesse dia, Hermann Faulhaber, na qualidade de diretor da Empresa Chapecó-Peperi Ltda., pisou nas terras da nova colônia para determinar o local de sua sede. Partiu de Nonoai na pequena lancha de Camillo Picolli. Seguiu Rio Uruguai abaixo - que até o momento se caracterizava como uma das raras vias de passagem pelo imenso sertão estremo-oestino - acompanhado por seus homens de confiança, Jacob Schüler e Friedrich Forbrig, de Neu-Württemberg (hoje Pananbi), assim como o agrimensor Victor Alberto Webering e o comerciante Francisco Martins, de Palmeira das Missões. Na foz do primeiro ribeirão, abaixo do Rio das Antas, havia, no alto do barranco, um rancho abandonado, possivelmente refúgio de balseiros. Logo em frente, na margem riograndense, vivia um único morador, Ernesto Scherer. Exímio caçador que já havia percorrido as matas de ambas as margens do Riu Uruguai, podia assim, fornecer informações preciosas. Após dois dias de minuciosas verificações, o diretor Faulhaber e o agrimensor Webering, delimitaram as mediações da futura povoação. Ficou estabelecido que Porto Feliz se localizaria desde a desembocadura do Rio das Antas no Rio Uruguai até a desembocadura do Ribeirão Laju e, seguindo pela margem do rio, em direção ao sul, até a foz do riacho que deságua no Rio Uruguai, diante da ilha do Pão de Açúcar. Jacob Schüler, mestre carpinteiro que acompanhava o diretor Faulhaber ficou incumbido de construir a primeira edificação para ser usada como sede da administração e barracão do imigrante. Uma pequena elevação rio abaixo, foi escolhida como local. Para evitar futuras desavenças e aproveitar todos os recursos para o sucesso do empreendimento, Faulhaber propôs ao temido Zeca Vacariano que, juntamente com seus capangas, construíssem as estradas dentro do perímetro da colônia. Como pagamento, receberia dois lotes de terra junto a sua moradia. Demonstrando muita satisfação a proposta foi aceita. Além de dominar os negócios com madeira na região, sobre Zeca Vacariano contavam-se muitas histórias, inclusive responsabilizando-o pelo assalto e morte do agente e pessoas encarregadas do trem pagador que trazia o dinheiro dos trabalhadores da estrada de ferro São Paulo - Rio Grande. Visando o transporte fluvial a Porto Feliz, o diretor Faulhaber comprou do madeireiro Sezada em Nonoai, madeiras de construção, as quais deveriam ser transportadas até Porto Feliz pelo Rio Uruguai. Em Palmeira das Missões, fechou-se um contrato com o engenheiro Webering, para medição e demarcação de 200 a 300 lotes coloniais ao redor da planejada sede. O engenheiro também foi convidado a fazer parte da Empresa Colonizadora, sendo que possuía grande experiência em empreendimentos dessa escala, pois, havia trabalhando por longa data com o colonizador Dr. Frederico Westphalen, no município que leva seu nome.

Os construtores

Jacob Schüler tinha a incumbência de partir imediatamente de Neu-Württemberg (Panambi) para Porto Feliz com um grupo de renomados construtores e operários a fim de ali iniciar as primeiras construções da nova colônia. Além de Schüler, o grupo era constituído por Carlos Albino Bornholdt, Adolf Fritz, Wilhelm Gaertner, Carlos Gaertner, Wilhelm Borckhartdt, Leopold Borckhartdt, Helmut Schimidt, Reinhold Schimidt, Roberto Benz, Suedmann, Lagasse, Matzenbacher e o cozinheiro Luiz de Almeida.


Geral

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

Estacionamento rotativo pago vai começar em junho

Matéria distribuída à imprensa nesta quinta-feira, 18, informa que o Departamento Municipal de Trânsito vai implantar a modalidade nas ruas do centro da cidade daqui a dois meses. As melhorias no trânsito de Panambi estão entre as preocupações constantes do gestor público municipal. Com a população crescendo anualmente, a frota de veículos nas ruas também cresce. Hoje, é comum uma família possuir dois a três carros na garagem. Com tantos veículos, não só em Panambi, o trânsito nas cidades está ficando cada vez mais complicado e fica mais difícil achar estacionamento. Por isso, para beneficiar a todos, o Departamento Municipal de Trânsito informou nesta semana que a partir do início do mês de junho o estacionamento rotativo pago vai começar a funcionar nas principais ruas do centro da cidade. Como vai funcionar - Segundo Claudinei Maciel, autoridade municipal de trânsito, o estacionamento rotativo pago vai funcionar com sistema on-line, os aparelhos vão estar conectados à internet em tempo integral. “As pessoas vão poder fazer a compra de crédito em casa”, comenta Maciel. Além de comprar em casa, o condutor também poderá comprar créditos com o agente monitor de trânsito que estará em torno das vagas ou ainda em estabelecimentos comerciais que terão placas indicando ‘venda de crédito estacionamento rotativo’. “As vagas serão todas numeradas. O cidadão chega, estaciona seu veículo em uma vaga, verifica o número da vaga e ele precisa saber somente o número da placa do seu veículo. Registra o número da placa do veículo escolhendo o número de créditos que é de uma ou duas horas, ou seja, um ou dois reais”, explica.

Após adquirir o crédito na loja ou com o agente monitor, Maciel esclarece que o crédito é automaticamente lançado no sistema com o número da placa do carro. Por isso, não é necessário retornar ao veículo e colocar algum papel comprovando. Quando o agente de trânsito for monitorar, ele vai colocar o número da placa na máquina e verá que o crédito foi lançado há tanto tempo e quanto tempo falta para acabar. Claudinei lembra que vários pontos comerciais irão auxiliar com as vendas de créditos. E que o tempo máximo que o veículo pode ficar estacionado em uma vaga é de duas horas. “Se ele precisar ficar mais tempo, ele terá que retirar o carro daquela vaga e colocá-lo em outra vaga e comprar os créditos para essa vaga que ele acaba de mudar”. Serão dois tempos fornecidos: o de uma hora que fica no valor de R$ 1,00 e de duas horas que fica em R$ 2,00. A previsão para iniciar o estacionamento rotativo pago, segundo Maciel é início de junho. Serão 250 vagas pintadas com tinta azul e numeradas. As vagas do estacionamento rotativo pago serão em torno da Praça Central, Rua Holanda até Rua Barão do Rio Branco; Rua Andrade Neves até General Osório; Rua Alfredo Brenner até Av. 7 de Setembro; Av 7 de Setembro até Rua Henrique Hartemink. “Esse trabalho é só o começo para melhorarmos o nosso trânsito, temos a previsão de aumento de vagas até o final do ano para 480”, finaliza Maciel.

7

Prefeitura contrata empresa para realizar reformas no Quartel dos Bombeiros

Prefeitura e empresa assinaram contrato nesta semana.

Na tarde de quarta-feira (17) o prefeito Miguel Schmitt-Prym recebeu na Prefeitura o representante da empresa QMG Construções Ltda., Varlei Bonafé, para assinar o termo de contrato com o objetivo de proceder obras de reforma no Quartel do Corpo de Bombeiros de Panambi, com fornecimento de materiais e mão de obra. Uma obra a ser realizada no Quartel do Corpo de Bombeiros será o aumento do telhado da garagem do quartel, pois o caminhão, que foi recentemente recebido, é alto e não cabe na garagem atual. Por isso, a obra será feita com recursos próprios do Município de Panambi, embora seja de competência do Estado (matéria do gabinete do prefeito).


8

Geral

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

Conscientização e canto coral no Dia Mundial da Voz

“Assis Caminhante” entre as fonoaudiólogas Cíntia e Marlise.

A Secretaria Municipal da Saúde lembrou o Dia Mundial da Voz, 16 de abril, com um trabalho de conscientização sobre a saúde da voz, e uma apresentação de canto coral, na praça Engenheiro Walter Faulhaber. À tarde, a partir das 17, as fonoaudiólogas Cíntia Müller e Marlise Bisso conversaram com transeuntes e distribuíram um folheto informativo sobre posturas saudáveis e prejudiciais para a voz. O primeiro cidadão a ser contatado pelas profissionais foi Assis Setembrino Machado dos Santos, mais conhecido como “Assis Caminhante”,

Irmão Sol, Irmã Lua

Coral da Igreja São João Batista foi atração à noite.

que já foi assunto de diversas matérias da Folha das Máquinas, especialmente sobre as suas aventuras, como mochileiro, por diversos pontos do planeta. À noite, também na praça, houve a apresentação do Coral Infantil da Igreja São João Batista. Sob a regência da professora Marielli Costa Beber, o coral interpretou as canções “Nós iremos só em Ti”, “Vem e vê” e “Vencer”. Atitudes positivas para a voz: • Dormir bem • Boa postura corporal ao falar ou cantar • Beber água diariamente

• Ter uma alimentação saudável • Falar sem esforço Atitudes negativas para a voz: • Falar muito durante quadros gripais • Ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas • Ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente • Falar por longos períodos em ambientes ruidosos • Pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas

Visita dos músicos foi dia 13 à noite, no Tropeiro Velho. Três músicos da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais surpreenderam os integrantes do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho com uma visita, no sábado (13) ao final da tarde. Os músicos, que se apresentariam em seguida no estádio do Piratini, se disseram atraídos pelo som do sapateado do grupo de danças, e se deslocaram até a sede do CTG, sendo convidados a entrarem e conhecerem melhor o grupo de danças. Os visitantes receberam chimarrão, bebida típica

CTG doou alimentos durante a apresentação da Banda. da hospitalidade gaúcha, podendo também conversar e interagir, conhecendo um pouco mais da cultura e tradição do Rio Grande. Os fuzileiros/músicos afirmaram que a visita, mesmo rápida, enriqueceu em muito a sua passagem por nossa cidade. O grupo do CTG, por sua vez, foi convidado a acompanhar a apresentação da Banda, convite que foi aceito, acrescido de alimentos doados à Sociedade Panambiense de Auxílio aos Necessitados – SPANE.

Fuzileiros navais confraternizaram no CTG Tropeiro Velho

O Cine Clube do Centro Cultural 25 de Julho exibirá neste domingo, dia 21 de abril, o filme IRMÃO SOL, IRMÃ LUA. Censura livre. Entrada franca. Início 19 horas.

Francisco nasceu por volta de 1182, na cidadela italiana de Assis. Filho de comerciantes de tecidos, ele poderia ter sido um próspero burguês. Mas não. Em certo momento da vida, aos 26 ou 27 anos de idade, o jovem optou pela pobreza, pelo pacifismo e pela caridade. Ao contrário de seus contemporâneos, Francisco não desvinculou a fé da realidade cotidiana. Pelo contrário. Em cada rosto, encontrava o próprio Cristo. Em qualquer manifestação da natureza – dos astros aos animais e às plantas – enxergava o carinho de Deus.


Geral

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

Mais de 14 mil crianças são esperadas na 7ª Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo Dirigida a alunos do 1º ao 9º ano, a Jornadinha sempre encanta os convidados pela participação ativa de crianças que conhecem antecipadamente as obras e têm a oportunidade de interagir com os autores

O público infanto-juvenil tem espaço especial durante a 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Paralela à programação do evento, a Jornadinha Nacional de Literatura deve receber 14 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, durante os dias 28, 29, 30 e 31 de agosto. Para abrigar a criançada, será montada uma estrutura de quatro lonas anexas ao Portal das Linguagens, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). A programação oferece aos leitores a oportunidade de interagir com os autores e conhecer mais sobre suas obras, por meio de conversas, contação de histórias, sessões de autógrafos e espetáculos teatrais e musicais, além de uma feira do livro especialmente pensada para esse público. As atividades são divididas de acordo com os anos escolares. Nos dias 28 e 29, a programação é destinada a alunos do 1º ao 5º ano; e nos dias 30 e 31 aos alunos do 6º ao 9º ano. Já os alunos de Ensino Médio serão contemplados na programação da 15ª Jornada. Entre os autores já confirmados para esta edição estão Eliardo e Mary França, Cadão Volpato, Flávia Savary, Flavio de Souza, João Wady Cury, Ilan Brennam, Mirna Pinsky, Marcelo Pires, Margarida Botelho, Eduardo Spohr, Leusa Araújo, João Carrascoza, Patrícia Barboza, Marcelo Mirisola e Miguel Sanches Neto. Preparação - A preparação para a Jornadinha tem início com a Pré-Jornadinha. É o momento em que os alunos, com a mediação dos professores, são incentivados a conhecer e apreciar, previamente, os autores e suas respectivas obras. A Pré-Jornadinha acontece de abril a julho de 2013. Pela iniciativa, o público é preparado antecipadamente, lendo as obras dos autores com os quais irão dialogar, debatendo seus conteúdos e realizando trabalhos em diferentes linguagens sobre as leituras efetivadas. Inscrições - As inscrições à 7ª Jornadinha Nacional de Literatura ocorrem a partir do dia 6 de maio de 2013 e serão realizadas somente pela internet no site www.jornadasliterarias.upf.br. O responsável pela inscrição deve preencher todos os dados obrigatórios. O investimento para garantir a participação é de R$ 2,00 por aluno de escola municipal ou estadual e R$ 20,00 por aluno de escola particular. Informações no portal www.jornadasliterarias.upf.br, pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

9

Volkswagen apresenta a Nova Saveiro com design global e inovações tecnológicas

A pick-up compacta Volkswagen Saveiro ganhou novo visual em sua linha 2014. O veículo recebeu diversas modificações que o alinham aos demais integrantes da família Gol e à linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Nova Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado. Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para-choque dianteiro que, tem design esculturado exclusivamente para a pick-up, com uma “musculatura” adicional nas extremidades, reforçando a imagem de robustez do veículo. TamNova pick-up da VW traz inovações tecnológicas exclusivas. bém completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, lamas, traz de série novos faróis com moldura escurecida. As coberturas das caixas de rodas dianteiras foram todos detalhes exclusivos do utilitário. Sob a carroceria, a Nova Saveiro traz como prin- alteradas para assentamento no novo para-lama e são cipal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, em plástico preto fosco texturizado. O novo conjunto do para-choque dianteiro é pinjá introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014. Essa moderna estrutura possibilita a tado em preto corrugado, criando uma impressão visual introdução de uma série de dispositivos e soluções vol- mais robusta, reforçada pela nova grade do radiador e as novas grades inferiores em preto fosco texturizadas. tadas à segurança e ao conforto de seus usuários. A Nova Saveiro é oferecida nas versões de entra- Um detalhe com importância funcional, além de estétida, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross ca, é o perfil aerodinâmico dos limpadores do para-brisa, que são do tipo aerowischer. – com cabine estendida. Os compradores que optarem pela Nova Saveiro A pick-up compartilha com o Novo Gol e o Novo Voyage o reconhecido motor EA-111 1.6l VHT, que é com o pacote Trend irão contar com os novos faróis de Total Flex e desenvolve 104 cv quando abastecido com parábola dupla, também com moldura escurecida. Nesetanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A sa opção, o conjunto do para-choque dianteiro tem a transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas. mesma cor da carroceria, enquanto a nova grade do Essa combinação de motor e transmissão é capaz de radiador é pintada em preto brilhante, trazendo friso atender amplamente a todos os requisitos de uso do cromado. O conjunto formado pelos espelhos retrovisores utilitário, tanto como veículo de transporte pessoal externos, maçanetas das portas e frisos laterais tamquanto como carro de trabalho. O lançamento da Nova Saveiro é acompanhado bém traz cor idêntica à da carroceria. As rodas de 14 por uma reformulação nos pacotes de equipamentos polegadas têm novas calotas pintadas em cromo briopcionais oferecidos às diversas versões. Os itens foram lhante, com desenho Trophy, acompanhadas pelos racks reagrupados, reduzindo o número de combinações, tor- de teto e um novo logotipo de identificação do modelo posicionado na tampa traseira. A versão Trooper, destinando mais fácil a escolha pelo cliente. nada a consumidores que almejam um visual mais Design externo diferenciado e esportivo, também tem o conjunto do Em sua versão de entrada, tanto na opção cabine para-choques dianteiro na cor da carroceria, que se simples como na estendida, a Nova Saveiro, além das diferencia pela pintura em preto corrugado da parte substanciais mudanças no para-choques, capô e para- inferior.


10

Classificados

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

PARA UM NEGÓCIO SEGURO, PROCURE IMOBILIÁRIA PINDORAMA: PARA COMPRAR, VENDER OU ALUGAR CASAS, APARTAMENTOS, TERRENOS, CHÁCARAS, LOCAÇÃO, CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO E CONSÓRCIO AUTOMÓVEL Fone 3375-4317 Rua Sete de Setembro, 211 pindorama.imoveis@yahoo.com.br

Procurando imóveis? Seja benvindo!

Os melhores negócios com segurança e tranquilidade. COMPRA, VENDA E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS COMERCIAIS, RESIDENCIAIS E TERRAS. Encontre as melhores oportunidades de investimentos.

Lauro Moesch

Bons negócios. RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 1012 - SALA 202 (Prédio das Lojas Becker)

9118-2606

19.

ALUGA-SE Casa no Morro do Grosse, cozinha com sala conjugada, 1 quarto, banheiro e área de serviço, sem garagem. Sem animais domésticos. Fone: 8435-3041 e 3332-2891

VENDE-SE uma casa mista com 150m², terreno de 1400m² no bairro Piratini, próximo ao supermercado da Cotripal. Fone: 8118-5840 _______________________ VENDO casa nova de 52m² no bairro Becker com rua asfaltada. Fone: 9170-9791 e 9695-9920 _______________________________ VENDE-SE terreno de 495m² na rua Pavão, entrada R$ 15.000,00 + saldo a combinar. Fone: 8406-4378 e 99761610 _____________________________ ALUGO sala comercial na av. Konrad Adenauer, sala nova com 90m², em excelente localização. Fone: 3375-6314 ______________________________ VENDO um terreno no distrito industrial e um na av. Presidente Kenedy esquinq prefeito Rudy Franke.Fone: 81451617 ______________________________ VENDE-SE casa com 228,47m² e terreno de 631,38m², Centro, 4 dormitórios, garagem para 2 carros, rua 10 de Novembro, 171, R$ 320.000,00. Fone: 3375-3945 _____________________________ VENDE-SE terreno na Frederico Krahe, 360m². R$ 55.000,00. Fone: 8406-4378 e 9974-0177 __________________________ ALUGA-SE por hora, diária, semanal ou mensal, salas comerciais no Centro, mobiliada, próprio p/médicos, psicólogos e afins. Fone: 91648114 e 8455-5450 ____________________________________________________________________________ VENDE-SE uma chácara na Linha Faxinal, com todas as benfeitorias, 3 hectares. Aceita-se casa no negócio. Fone: 3375-7854 e 9603-0740 ________________________________ ALUGO casa de lazer em Vicente Dutra, Água do Prado, por temporada. Fone: 3375-1842 e 9670-6188 _______________________________ VENDE-SE casa com piscina no bairro Italiana com 3 dormitórios, garagem para 3 carros, com excelente área de festas, aceita proposta. Fone: 8456-8454 e 3375-6314 ___________________________ VENDO terreno próximo ao Forum, bairro Fátima, rua Cristovão Colombo, com 425m². Fone: 3375-0941 e 9145-5298 _____________________________ VENDE-SE uma chácara com 5,3 hectares, a 4 Km da Praça Central com casa galpão e poço artesiano. Fone: 99526897 ____________________________ VENDO casa no Clube Beco do Sol, em 15 de Novembro RS. Fone: 3375-1663 e 91565852 ___________________________ VENDO terrenogrande, lugar alto, com toda a infraestrutura, perto da Unijuí. R$ 30.000,00. Aceito proposta. Fone: 9191-8282 ____________________________

PROCURA-SE Pessoa para dividir casa próxima ao Centro já mibiliada. Fone: 9914-9395 e 9159-8822

VENDO ótimo apartamento, 3 dormitórios, 2 banheiros de frente, garagem p/2 carros, próximo a Cotripal. Fone: 3375-0668 e 9120-4805 _____________________________ VENDO terreno na Medianeira, calçamento, água e luz. Valor R$ 35.000,00. Fone: 3375-1760 e 9151-2769 ____________________________ VENDE-SE apartamento no Centro, 2 quartos, box, 104,03 m² área total. Fone: 91182606 ___________________________ VENDE-SE casa de alvenaria com 353,50m² com piscina, bairro Medianeira. Fone: 9962-4529 e 9120-4805 _____________________________ VENDO terrenos apartir de R$ 22.000,00 com calçamento, loteamento ZancanaroIV, bairro Wolgien. Fone: 33754452 e 9963-1565 ____________________________ VENDO casa com 3 dormitórios no bairro Italiana com 91 m², garagem para 2 carros, preço de ocasião. Fone: 3375-6314 e 8456-8454 _____________________________ VENDE-SE 2 terrenos na rua Friedrich Schüller e na rua Cristovão Colombo, próximo ao Fórum com 561m² e 425m². Fone: 3375-0941 e 9145-5298 ____________________________ VENDE-SE uma casa nova com 86 m². Valor R$ 155.000,00, bairro Erica. Fone: 9918-8251 ______________________________ VENDE-SE casa com 3 quartos, sala, cozinha, lavanderia, garagem, churrasqueira, bairro Italiana. Fone: 9198-1942 ____________________________ VENDE-SE terrenos em frente campus Unijuí. Fone: 92006600 _____________________________ VENDE-SE ótimo terreno c/ 650m² + casa de alvenaria de 120m², Pavão próx. Pró-Menor. R$ 190.000,00. Fone: 3375-0668 e 8414-0668 ___________________________ VENDE-SE casa de alvenaria no bairro Italiana, com 112m². Fone: 9198-1942 e 9198-1946 ____________________________ VENDO ótimo terreno, bem localizado, na rua Friedrich Schüller, bairro Fátima com 561m². Fone: 3375-0941 e 9145-5298 ___________________________ ALUGA-SE casa no bairro Arco-Íris, para casal sem filhos e sem animais. Fone: 9149-7082 ________________________________ ALUGA-SE sala comercial na rua Andrade Neves, 567. Fone: 3375-1027 e 9118-0890 ____________________________ VENDO terreno grande abaixo do valor real, lugar alto, entre o Jardim Paraguai e Unijuí. com toda infra estrutura. R$ 30.000,00 - não perca! Fone: 9191-8282

VENDO simulador de caminhada com regulagem dos níveis de carga , computador para registro de batimentos cardíacos, tempo, distância, calorias e velocidade. Fone: 9160-0626 ___________________________ VENDO celular 4 chip, teclado Qwerty, 2 câmeras (flash), bluetooth, R$ 230,00. Fone: 9152-3305, 9949-0740 e 8447-4309 _____________________________ VENDE-SE máquina de tricô com frontura e um sofá cama. Fone: 3375-3224 e 8117-8441 ______________________________ VENDO celular smartfone com, TV, Internet, wifi, 2 chips, câmera 9.0 MP, cabo USB, modelo slim, novo! Parcelo! Fone: 9130-3411 e 9609-0834 ____________________________ VENDO OU TROCO guitarra semi-acústica, guitarra Jackson japonesa, captador Dimarzio, equalizador EQ-10, case para contrabaixo, compro equipamentos de som Gian. Fone: 8425-3860 ou giancalliari@hotmail.com. __________________________ VENDO Celulares de vários modelos com 2, 3 e 4 chips,desbloqueados, câmera digital, tablet e GPS, tudo com garantia, parcelo. Fone: 9158-0096, 9683-8736 e 8405-9648 _____________________________

COMPRO Balcão para loja e vendo sofá de 2 e 3 lugares por R$ 250,00. Fone: 9175-5124

FRETES e entregas de mercadorias. Fone: 9120-6732 e 9128-5276 ______________________________ ALUGA-SE cama elástica grande. Fones: 9718-4152 e 9617-2026 ______________________________ FRETE caminhão para fretes, galhos e mudanças. Fone: 9959-6270 ______________________________

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS

Rafael Prado Fone: (55) 9687-7360 FAÇO Cortes e podas de árvores, tenho experiência. Tenho lenha a pronta entrega. Fone: 9645-2078

ECONOMIZE Seu dinheiro, espaço e tempo. Recolho eletrodomésticos e eletro eletrônicos em geral, velhos ou com defeito. Livre-se destes equipamentos, sem custo. Busco em casa. Agende com Renan. Fone: 9175-5124

TIJOLOS TIJOLOS(também 9 furos) E TELHAS direto da indústria, posto na obra, consulte-nos. Fone: 9909-5415

Edição

MASSOTERAPIA Vida e Saúde. Cledi Oberdorfer, massoterapeuta. Rua Barão do Rio Branco, 390. Fones 3375-0102, 8406-1740 e 9117-4378 ___________________________ TELEMENSAGENS Happy Fone. Fone: (55) 3375-8646 ______________________________ EUROPA - filtros e purificadores de água com água gelada, vendas e assistência técnica autorizada com troca e manutenção. Fone: 91025085, com Mário. _____________________________ ALUGA-SE Camas elásticas grandes com 12 bastões para maior segurança do usuário. Fone: 9604-9132 e 91523788 ______________________________ FRETES e carretos em geral. Pequenas mudanças, Corto Lenha (c/ motosserra). Fone 8403-0838 c/ Henrique. ____________________________ MUDANÇAS EGON: para todo o Brasil, confiança e agilidade, 20 anos de experiencia, caminhão baú grande. Fone (55) 3375-1974 ou (55) 9168-5683. _____________________________ FRETES caminhão para fretes, O. Hack. Fone: 99635058 ____________________________ VENDO lenha picada a pronta entrega para fogão e serviço de motoserra. Fone: 91723924 e 9634-2746 _____________________________ Fretes e mudanças para Panambi e região. Fone: 9122-7988 c/ Flavio ____________________________ FRETES com caçamba, em geral. Fone: 9998-7027 com Lirio ou 9107-1413 com Ronaldo. ___________________________ VENDO lenha picada a pronta entrega para fogão e lareira e serviços de moto-serra. Fone: 9172-3924 e 96342746

Adelmo

19-04-2013

:


Classificados

11

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

Vende-se Fiesta Street 2003, branco, 1.0, 4 portas, carro c/arquente, CD_Player, parachoques na cor do veículo, carro todo revisado, “novíssimo”! Aceita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se

Vectra GLS Ano 97, branco, motor 2.0, 8v, carro completo c/ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, arquente, CD-Player, desembaçador traseiro, roda liga-leve original, IPVA 2013 pago, carro em excelente estado, todo revisado, verdadeira raridade! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, na rua Gen. Osório, 445 ou fones 3375-2107 ou 99614660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se

Astra Hatch GL 1.8 Ano 99, verde, carro completo, c/ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, alarme, ar-quente, CDPlayer c/MP3, rodas ligaleve, limpador e desembaçador traseiro, IPVA 2012 pago, carro em excelente estado, todo revisado! Aceitase carro menor valor. Confira em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

VENDE-SE

VENDE-SE Chevette SL, alcóol, ano/modelo 88, novo de lata! R$ 5.500,00. Fone: 9149-6335 _____________________________ VENDO Fiesta 4 portas 2001 completo, ar, 2º dono, com pouca quilometragem, IPVA e seguro pago. Fone: 99063212 ______________________________ VENDO Ford Focus GLX 2008, sedan, automático, 50.000Km. Fone: 3375-4343 com Fábio. _______________________________ VENDO Monza 87, gasolina, bom estado. R$ 4.000,00. Fone: 8454-3246 ______________________________ VENDO OU TROCO Ford Ka, 2004, limp. e desemb. traseiro, ar-quente, em estado de novo, preço especial a vista. Fone: 9972-6225 ___________________________ VENDE-SE Kadett 94, valor R$ 6.000,00. Fone: 97158832 _______________________________ VENDE-SE Vectra elegance, ano 2005, preto, aceita-se troca. Fone: 3375-3224 e 81178441 ___________________________ VENDO Gol 1000, 95, todo revisado, com manual, nota fiscal, 2ª chave. Aceito troca! R$ 10.500,00. Fone: 91303411 ___________________________ VENDE-SE Corsa 2007, prata, completo, som e alarme por R$ 19.600,00, particular. Fone: 9118-3057 ____________________________ VENDO S10, ano 2002, cabine dupla, 2.8, completa. Fone: 9997-1791

Siena 1.4, 2009, ar, direção hidráulica, tetrafuel de fábrica, computador de bordo, pneus novos (carro novo), vale a pena conferir. Fone: 96704140 e 9943-8516

Kadett GLS 97/98, Prata, ótimo estado, Vidros e Travas Elétricos, Roda Liga Leve, IPVA 2013 PAGO. Tratar com Giovani – 3375 0482 ou 9181 1948.

VENDO Renault xantia, ano 2000, completo c/ suspenção, ar, aceito veículo de menor valor. Raridade! Fone: 33754548 e 9158-6373 _____________________________ VENDE-SE Logus 1.6, ano 95, cor branco, em ótimo estado, R$ 7.800,00. Fone: 9126-2342 _____________________________ VENDO Meriva maxx 1.4, econoflex, completo, branco, 25.000 Km, step sem uso, 2011. Fone: 9188-2131 e 9680-7068 ____________________________ VENDO Astra 99 GLS 2.0, c/ ar cond, direção, trava, vidro, alarme, air-bag, teto solar, som RLL, película. Fone: 9165-6456 ____________________________ VENDE-SE uma Scania 112 HW LS, cavalo ano 90 e carreta ano 93, cor branca, em ótimo estado. Fone: 99351745 _____________________________ VENDE-SE Vectra 98, valor R$ 15.500,00. Fone: 97158832 ____________________________ VENDO Ford Ka 2004, branco, 80.000 Km, impecável, ótimo carro, R$ 13.200,00. Fone: 9972-6225 _____________________________

VENDE-SE Uno mille EDX, 1995, lindo carro c/4 pneus novos vidro e travas elétricos, preço de ocasião. Fone: 9670-4140 e 99438516

VENDE-SE

Vende-se

Renault Megane

Ano 2011, preta, completíssima, c/ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, bancos em couro, air-bag duplo, freios c/ABS, computador de bordo, câmbio manual, piloto automático, sensor de chuva, sensor de estacionamento, CD-Player original, MP3, controle de som no volante, faroletes, rodas liga-leve, IPVA 2013 pago, carro c/28.000 Km, único dono, c/manual, 2ª chave, step não rodou, “impecável”! Aceita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiege-meier Automóveis, na rua Gen. Osório, 445 ou fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se Siena Atractive ELX 1.4, 8v, ano 2010, cinza, carro completíssimo c/ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, trava elétrica, alarme, ar-quente, computador de bordo, CDPlayer c/ MP3, desembaçador traseiro, faroletes, 4 pneus novos, IPVA 2013 pago, carro novíssimo, todo revisado! Aceita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis rua Gal. Osório, 445, fones:3375-2107 e 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se Astra hatch GLS 95, bordô, 4 portas, motor 2.0 M.P.F.I, completíssimo, c/ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, ar-quente, CD-Player, limpador e desembaçador traseiro, películas, rodas liga-leve, 4 pneus semi-novos, IPVA 2103 pago, carro revisado,“novíssimo”, verdadeira raridade! Venham conferir em Stiegemeier Automóveis, Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se Hyundai Santa Fé 2011, prata, motor 3.5, V6, 4X4, tiptronic, camioneta completíssima c/air-bag, ABS, controle de tração, ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, computador de bordo, piloto automático, CD-Player c/MP3 + bloototh, controle de som no volante, conjunto conforto, camera de ré, faroletes, películas, rodas liga-leve, camioneta de único dono, toda revisada, “novíssima”! Aceita-se carro de menor valor!Venha conferir em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se

Gol C.L. 1.8 Gasolina, prata, 95 (quadrado), carro c/rodas liga-leve, CD-Player, estofamento novo, bom de pneus, carro em excelente estado, todo revisado! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, fones 3375-2107 ou 9961-4660. Com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

VENDO Astra CD/Sunny 2002, completo, ar, direção, CHEVROLET vidros, travas e espelhos eléCelta life, AQ, LT, DT - branco.........................................2009 tricos, roda liga-leve e CD. Corsa Classic 1.0, AQ, som, LT, DT - branco.....................2005 Fone: 9188-0625 Montana, básica- vermelha...............................................2004 Astra GL 1.8, completo - vermelho......................................2000 Astra GL 1.8, completo - azul..............................................2000 Astra GL 1.8, completo - prata...........................................1999 Monza GLS, raridade, completo - vermelho....................1996 Monza SL EFI, AQ, DT - prata..........................................1993

FORD VENDO Fiesta 2009 , 4 portas, c/ar, direção, vidros, trava, alarme, 38.000 Km, IPVA 2013 e seguro pagos. Fone: 9165-6456 ______________________________ VENDO Golf MI 1.6, 2001, completo, bancos em couro, verde, muito inteiro. R$ 20.000,00, sem troca. Fone: 9903-6987 _____________________________ VENDE Gol 1.0, 2009, 4 portas, chumbo, direção, trava elétrica e limpador traseiro. Fone: 9107-1517 ___________________________ VENDO moto DT 180, de trilha, em ótimo estado. Fone: 3375-1075 e 9171-7453 _____________________________

VENDE-SE Corsa sedan 2010 flex, 4 portas, preto, 78 CV, básico, trava elétrica, alrme e desembaçador. Com Alessandro. R$ 20.500,00. Fone: 33752788, 9977-0570 e 91625164

VENDO camioneta F-4000, 81, motor WVM, 4 marchas. Fone: 9107-8109 e 9674-4470 _______________________________ VENDE-SE Blazer executive 97, motor 4.3, v6, gasolina, bordô, completa, particular. Fone: 9965-5544 _______________________________ VENDO Logus 1.6, gasolina, azul, ar quente, desemb, pelic, aceito carro ou moto de menor valor. Financio por financeira. Fone: 9130-3411 e 9609-0834 ___________________________

Fusion 2.3, completo - preto............................................2009 Focus sedan GLX duratec, compl - preto........................2008 Focus hatch guia 1.8, completo - prata...........................2002 Focus sedan GLX 2.0, completo - cinza.........................2001 Escort GL, completo - prata..................................................1999 Fiesta 1.0, básico, 4 pts - azul...........................................1998 Fiesta 1.0, básico -azul.....................................................1997

Siena Fire ELX 2005, Vermelho, Ótimo Estado, revisado, Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Vidros e Travas Elétricos. IPVA 2013 PAGO. Tratar com Giovani – 9181 1948.

Gol GV 1.0, básico - preto................................................2010 Gol GV 1.0, AR, LT, DT, VE - preta.................................2009 Parati 1.6, completo - prata.............................................2009 Polo hatch 1.6, completo - vermelho................................2008 Polo hatch 1.6, completo - prata......................................2005 Polo sedan 1.6, completo - verde....................................2004 Gol power 16v, completo - prata......................................2003 Parati 1.0, 16v, 2pts, completa - vermelha......................1998 Parati 16 v, 2pts, AQ, DT, LT - vermelha.........................1998 Gol 1.0, AQ, LT, DT - vermelho........................................1996 Quantun CL 1.8, RL. AQ, LT, VE, DH - preta..................1996 Gol 1000, raridade - azul.....................................................1995 Parati CL 1.6, AQ, LDT, TE, laudo suspens - vermelha..1993

VENDE-SE

VENDE-SE Fiesta 98, R$ 10.000,00, em bom estado, alarme, 4 portas, vermelho, 98.000 Km. Fone: 9912-6051

FIAT Strada fire, estendida, AQ - vermelha..............................2011 Uno fire flex, básico - branco............................................2008 Siena Celebration 1.0, completo - vermelho.......................2008 Marea HLX, completo - cinza...........................................2001 Palio young, básico - cinza..............................................2001 Palio 1.0, 4pts, AQ, LT, DT - azul...........................................1999 Palio Weekend sport, completo -azul..................................1997 Elba weekend IE, básico - verde.....................................1994

VOLKSWAGEN

HONDA - PEUGEOT - RENAULT - MITSUBISHI Honda Civic LX, completo - prata...................................2006 Peugeot 207 R sport 1.4, compl, ipva 2013 - vermelho...2010 Peugeot 206 completo - preto........................................2000 Mitsubishi Pajero GLS, completo - verde......................1993 Toyota Corolla Xei 1.8, completo, mecânica - prata.........2004

MOTOS CG Titan mix KS 150 - preta.............................................2009

OFERTAS SEM TROCA Courier, básico, 1999, branca - R$ 7.900,00 Ka 1.0, LT, DT, DH, 2011, vermelho - R$ 18.000,00


12

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

Geral

Governador assina contrato de ampliação do Aeroporto de Ijuí

Em um clima de muito entusiasmo o governador Tarso Genro assinou na tarde da última quarta-feira, 17, o contrato de ampliação da pista do Aeroporto João Batista Bós Filho, como também do repasse de recursos para a realização de obras na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho). Tarso Genro chegou em Ijuí por volta das 15h40min e foi recepcionado por autoridades no aeroporto, entre elas o prefeito municipal Fioravante Ballin, o vice-prefeito Ubirajara Teixeira, o deputado Gerson Burmann, vereadores Rosana Tenroller, Aldair Cossetin e Rosane Simon. Durante o seu pronunciamento o governador anunciou que o governo do Estado já garantiu R$ 635 mil reais para balizamento e iluminação noturna do aeroporto de Ijuí, incluindo obras

laterais, o que irá permitir vôos noturnos. “O dinheiro será liberado assim que o serviço de ampliação da pista estiver pronto”, garantiu Tarso Genro. Segundo o governador, ele irá batalhar para que o Aeroporto de Ijuí tenha o primeiro vôo comercial ainda neste ano. O prazo para conclusão das obras é de seis meses, mas o responsável pela empresa Sandro Paim, adiantou para o governador que irá trabalhar para Governador Tarso Genro esteve em Ijuí na última quarta-feira. que as obras sejam concluídas antes do prazo estipulado. O governador Tarso Genro explicou no evento em Ijuí que o Estado está promovendo melhorias em 16 aeroportos. “Garantir a estabilidade da eco- (Fiergs), Heitor José Müller, nesta O contrato prevê o alargamento da pista, pavimentação asfáltica e ade- nomia é, de fato, essencial para que as quarta-feira (17), ao avaliar a decisão quações técnicas que somam cerca de decisões de consumo e investimento do Comitê de Política Monetária continuem sendo tomadas. Entretan- (Copom) do Banco Central, que elevou R$ 880 mil. to, existem outras for- a Selic em 0,25 ponto percentual, pasmas menos penosas à sando de 7,25% para 7,50% ao ano. produção nacional, O presidente da Fiergs destacou que sofreu em feverei- ainda que o setor fabril já vem acumuro a maior queda des- lando perdas. “No ano passado, a inde a crise de 2008. dústria de transformação brasileira Uma delas, por apresentou a menor participação no exemplo, é o governo PIB, apenas 11,9%”, disse. No Rio conter os gastos públi- Grande do Sul, lembrou Müller, 2012 cos”, afirmou o presi- encerrou com o desempenho industridente da Federação al repetindo 2011: apenas 0,3% de cresdas Indústrias do Rio cimento, completando mais um períoGrande do Sul do desfavorável à indústria gaúcha.

Para Fiergs, aumento dos juros prejudica setor industrial e não resolve a inflação

Tarso pede projeto viável para auxiliar a Cotrijuí

Durante presença em Ijuí na última quarta-feira à tarde, quando assinou ordens de início de obras no aeroporto e na escola Ruizinho, o governador do Estado Tarso Genro falou sobre a situação da Cotrijuí, que passa por crise financeira. O governador frisou que a atual direção da cooperativa precisa apresentar um projeto factível para que o Estado possa intervir junto a agentes financeiros a fim de conseguir liberação de financiamento. O objetivo é conseguir verbas para auxiliar a Cotrijuí a se revitalizar. O governador enfatizou que tem que partir da própria cooperativa essa iniciativa de projeto, visto que pelo fato da instituição não ser governamental, o Estado não pode tomar a frente nesses financiamentos. Para Tarso Genro, um passo já foi dado na tentativa de reabilitação da Cotrijuí, ou seja, a liberação da categoria “armazém geral”, para recebimento de grãos, com a garantia que os produtos ficam em nome do agricultor.

Dr. Arno Arnoldo Keller DDoutor em Direito - OAB 6.004 Dra. Marga Keller OAB/RS 41.543

Dra. Patrícia Keller 19

OAB/RS 70.112 Escritórios: Panambi: Rua Sete de Setembro, 211 telefone (55)3375-4317 - Passo Fundo: Av. General Netto, 448, sala 601, telefone (54) 3311-6900.

Pesquisadores de Cuba conhecem Rede Leite no município de Bozano

Um grupo de oito pesquisadores cubanos conheceu, segunda-feira, 15, duas das 67 pequenas propriedades rurais que fazem parte do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na Região Noroeste do Rio Grande do Sul (Rede Leite). A visita foi orientada pela Emater/RS-Ascar no município de Bozano, nas propriedades de Vladimir Buzetto e do casal Clecir e Jurandir Santos. O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Antônio Altíssimo, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, e o técnico em agropecuária da Prefeitura de Bozano, Jair Pereira dos Campos, acompanharam a comitiva.


Geral

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

Nascimentos • 10/04/2013 - Alana Guterres Ianke, filha de Érico Fernando Moraes Ianke e Gabriela Guterres; • 11/04/2013 -Luana Gabrielly da Silva Borba, filha de Sandro Luiz de Borba e Edimara Ignacio da Silva Borba; • 10/04/2013 - Vitor Kalleb Dias Baal, filho de Jairo Leone Baal e Angel Dias Neves; • 12/04/2013 - Levy Weber da Silva, filho de Juliano Panazzolo da Silva e Liliane Weber da Silva; • 12/04/2013 - Emilly Emanuele Gomes Gonçalves, filha de Rafael Miranda Gonçalves e Jaiquéli do Carmo Gomes; • 15/04/2013 - Laura Emanuele Weber Bullert, filha de Rodrigo Bullert e Marilei Weber.

Casamentos

• Telmo Ely e Aline Nestler; • Renato Jungblut e Kalinka Vasconcelos Buêno; • Roger Claciano Martins e Alexandra Freitas de Mello; • Dalnei Martins de Lima e Geni Maria Lopes; • Cristiano Barbosa e Adriane Cristina Relly; • Rodrigo Fogaça Datsch e Mayara de Moura Strucker; • Roberto Ristow e Rosane Albanio de Andrade.

DATAS COMEMORATIVAS ABRIL - 19 - Dia da primeira batalha dos Guararapes (1648) Dia do Exército Brasileiro Dia Nacional do Índio Início do domínio espanhol no Brasil (1581) Nascimento do ex-presidente Getúlio Vargas (1883) - 20 - Dia do Diplomata Leitura da 2ª sentença contra os conjurados de Vila Rica, com pena de morte para Tiradentes (1792) Nascimento do barão do Rio Branco - 21 - A primeira expedição brasileira atravessa o rio Apa, penetra no Paraguai e ocupa o Forte Bela Vista, durante a Guerra do Paraguai (1867) Criação do Estado da Guanabara (1960) Dia da Latinidade Dia do Café Dia do Metalúrgico Dia do Policial Civil e Militar Dia do Têxtil Fundação de Brasília (1960) Morte de Tancredo Neves (1985) - 22 - Dia da Aviação de Caça Dia da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira Dia da Comunidade Luso-Brasileira Dia da Terra Dia do Descobrimento do Brasil Posse de José Sarney, presidente do Brasil (1985) - 23 - Criação da Academia Real Militar do Rio de Janeiro (1811) Dia Mundial do Escoteiro Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral - 24 - A esquadra de Pedro Álvares Cabral ancora na Baía de Porto Seguro (1500) Dia do Agente de Viagem Dia Internacional do Jovem Trabalhador Dia Nacional da Família na Escola - 25 - Dia da ONU Dia do Contabilista Morte do poeta Álvares de Azevedo (1852) - 26 - Dia da 1ª Missa no Brasil Dia do Engraxate Dia do Goleiro Regresso de D. João VI a Portugal (1821)

Iniciam hoje as provas do Entrevero Cultural de Peões

13

Neste final de semana Panambi sedia o maior evento cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A prova escrita, a primeira do 25º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul, acontece a partir das 9 horas de hoje, no anfiteatro do Serviço Social da Indústria. As provas artísticas têm início às 13h30min, no Ginásio de Eventos, para os Peões, e no anfiteatro do Sesi para os Guris. À noite, às 20h30min, acontecerá sessão solene de instalação do Entrevero, no Ginásio de Eventos. As provas campeiras serão neste sábado (20), nos turnos da manhã e tarde, na Estância de Rodeios Delomar Zimmermann. Todas os eventos, à exceção da prova escrita, são abertos ao público. O encerramento será com fandango animado pelo grupo “Os Mateadores”, no CTG Tropeiro Velho, sendo obrigatório o uso de pilcha. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20,00. O Entrevero Cultural de Peões teve início ontem, com recepção e credenciamento, missa crioula e jantar no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt. O Entrevero Cultural de Peões é realizado em Panambi pelo fato de, em 2012, em Garibaldi, o título ter sido conquistado pelo representante do CTG Tropeiro Velho e 9ª Região Tradicionalista, Murilo Oliveira de Andrade.

A conquista de Murilo (esquerda) trouxe o Entrevero a Panambi.

christmann@madeireira.net.br


14

Saúde

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

Saiba a diferença entre chá, remédio e produto fitoterápico

tes clínicos de segurança e eficácia; e os produtos clássicos fitoterápicos, que teriam apenas de comprovar seu caráter tradicional e sua segurança com base na literatura médica. Quer dizer, para o último grupo, testes clínicos não seriam mais necessários. “Para entender a diferença entre um e outro: o medicamento fitoterápico tem indicação terapêutica e bula dizendo para que serve, sendo vendido somente com receita ou como medicamento fitoterápico isento de prescrição médica; já o produto fitoterápico não pode ter indicação terapêutica, e apresenta plantas medicinais na fórmula”, explica Sérgio Tinoco Panizza, membro da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no ConO tema fitoterápicos voltou à pauta recente- selho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. mente com a aprovação da Anvisa (Agência NacioEfeito tóxico no organismo nal de Vigilância Sanitária), no início do mês de Em relação ao fato de muitos médicos criticamarço, de uma iniciativa regulatória para revisão rem as novas regras, argumentando que há casos de das normas para esse tipo de produto no país. “O próximo passo é a publicação de consulta toxicidade hepática provocada pelo uso destes propública, na qual qualquer cidadão poderá se mani- dutos, a agência respondeu que “o assunto ainda festar sobre o tema”, informou a assessoria de im- está sendo debatido. E, na fase de consulta pública, os profissionais terão a oportunidade de se manifesprensa da entidade. A medida vai permitir que itens que vinham tar sobre a questão, sendo que as intervenções com perdendo espaço no mercado sejam resgatados, “va- embasamento científico serão consideradas pelo lorizando a biodiversidade do Brasil”. Atualmente, Corpo Técnico da Anvisa no momento da consolidacomo todos os produtos e fármacos têm que passar ção da norma”. Em tempo: a fitoterapia é reconhecida como por testes de segurança e eficácia antes de chegarem às prateleiras, algumas substâncias não se enqua- método terapêutico pelo Conselho Federal de Medidravam nas exigências para registro de medicamen- cina desde 1992. E, das 250 mil plantas catalogadas to. A Anvisa espera então que, com a proposta, os em todo o mundo, 55 mil estão em território brasileiusuários tenham acesso a mais opções terapêuticas. ro, o que comprova a grande biodiversidade nacioSem falar, claro, no estímulo à indústria nacional de nal. fitoterápicos. “As normas antigas continuam valenConsumo em crescimento do até que tudo esteja acertado“, diz a Anvisa. Embora não se saiba ao certo o tamanho do A partir da iniciativa regulatória da Anvisa, fica clara a divisão em duas categorias: os medica- mercado de fitoterápicos no Brasil – calcula-se que mentos fitoterápicos, que devem seguir as mesmas movimente cerca de 10% do setor de fármacos –, é regras das drogas sintéticas, com exigência de tes- consenso que seu consumo vem aumentando no país

Chás e plantas medicinais não são considerados medicamentos fitoterápicos. O ato de coletar, estabilizar e secar um vegetal não o torna um medicamento fitoterápico. Quer dizer, uma planta ou vegetal íntegro, triturado ou pulverizado, mesmo que com propriedades curadoras, não é um fitoterápico. Há itens que são obtidos de plantas medicinais mas não são remédios, como géis, pomadas e cremes de aloe vera, arnica, calêndula, tinturas vegetais (concentrados líquidos de plantas), sabonetes e xaropes.

Implante um sorriso novo na sua vida! Dr. Emerson Rolão Clínica Geral - CRO 12.256

• Restaurações estéticas • Clareamento • Tratamento de Canal • Cirurgias avançadas (enxertos ósseos, cisos retidos, tumores e cistos) Convênios: • Especialista em Prótese Dental- CEOM/RS • ASCEP • Banco do Brasil • Pós-Graduado em Implantodontia -

• Bruning • Fockink • Cotripal • Kepler Weber • OAB

UNICSUL/SP

Drª Letícia Müller Clínica Geral - CRO 12.268

• Restaurações estéticas • Esp. em Ortodontia-Unicastelo-SP

Fone consultório: 3375-7230 Rua Holanda, 193 - Sala 21 13 - Panambi

Aparelhos Ortodônticos Estela Kersting Tussi Cirurgiã-Dentista CRO 16077

Fone: 9121-1027 Rua Hermann Faulhaber, 255 - Sala 2 - Centro E-mail: estelakt@hotmail.com

Biodiversidade brasileira tem 55 mil plantas.

e no mundo. Segundo o farmacêutico industrial e fitoterapeuta Sérgio Tinoco Panizza, presidente do Conselho Brasileiro de Fitoterapia (Conbrafito) e da Associação Brasileira de Fitoterapia e Afins (Abraphyto), o segmento mundial de medicamentos derivados de plantas foi estimado em cerca de US$ 26 bilhões em 2011, valor que representa apenas 3% do setor global de medicamentos.

Nem todas as vítimas da gripe aviária na China tiveram contato com aves Doença que já matou 16 pessoas é considerada mistério, já que 40% dos que apresentaram o vírus não chegaram perto de aves.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) informou na última quarta-feira (17) que algumas pessoas com testes positivos para uma nova cepa da gripe aviária na China não tinham histórico de contato com aves, aumentando o mistério sobre o vírus que já matou 16 pessoas até o momento. O porta-voz da OMS Gregory Hartl confirmou que “há pessoas que não têm histórico de contato com aves”, depois de um importante cientista chinês dizer que cerca de 40% das pessoas com o vírus H7N9 não tinha tido contato com aves. Zeng Guang, o cientista-chefe encarregado de epidemiologia no Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, disse que cerca de 40% das vítimas não tinham nenhum histórico claro de exposição a aves, informou o Beijing News nesta quartafeira. O governo chinês alertou na quarta-feira que o número de infecções pode aumentar, após mais duas pessoas morreram devido à nova cepa da gripe aviária, elevando para 16 o número de mortes pelo vírus H7N9. De acordo com uma análise da Reuters sobre as infecções, com base em relatos da mídia estatal, apenas dez dos 77 casos confirmados até esta terçafeira (16) teriam tido contato com aves.

Ainda não há vacina

Fique atento! Não deixe o mosquito da dengue entrar no seu pátio!

CLÍNICA GERAL

A OMS disse que nenhuma vacina para o H7N9 está sendo produzida. “Essa decisão vai depender, por parte da OMS, em considerações sobre saúde pública”, disse. “Temos que ver como o H7N9 se desenvolve antes de qualquer decisão ser considerada”. O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA disse no início de abril que tinham começado a trabalhar em uma vacina para estarem preparados caso fosse necessário.


Polícia

Folha das Máquinas, 19 de abril de 2013

Polícia Civil foca investigação em um segundo suspeito de autoria de assassinato

O cidadão que teve sua prisão temporária decretada esta semana, suspeito de ser o autor do homicídio cometido contra o pintor Ivo Rodrigues Magalhães, na madrugada do dia 13, já está em liberdade, a pedido do setor de investigação da Polícia Civil. O delegado Carlos Beuter revelou que as investigações apontam, neste momento, para um segundo suspeito, que chegou a ser ouvido pela DP e, em seguida, fugiu da cidade. “Por prudência não informamos o nome dele (do primeiro suspeito) e vamos continuar com este posicionamento: seus atos não estão descartados, porque ele teve uma agressão com a vítima na madrugada do crime”, diz Beuter. Ele ressalta, entretanto, “que surgiu uma nova linha investigatória que vem se mostrando mais robusta e a Polícia está testando as hipóteses, já temos a identificação deste segundo elemento, mas temos que testar algumas circunstâncias antes da divulgação do seu nome”.

15

tem um histórico de grande eficiência no esclarecimento de crimes mais graves, especialmente homicídios. O delegado Beuter, que atua na DP local desde o ano 2000, pode afirmar que, neste século, nenhum crime de homicídio deixou de ter apontado seu autor. A única exceção foi uma morte por atropelamento, há anos atrás, em que o atropelador não foi identificado. Assassino pode ter deixado pistas importantes junto ao Gol em que estava o corpo. Beuter pede o apoio da população para tentar identificar o local do cri- (o corpo foi “desovado” em Condor), o autor foi me. Ele salienta, por outro lado, que esta informa- indiciado, julgado e sentenciado a quase 20 anos de ção não é fundamental para a conclusão do inquérito reclusão. e para o indiciamento do suspeito. O delegado Carlos Bueter lembra que, anos Eficiência no trabalho de investigação atrás, o corpo de uma adolescente foi encontrado no O setor de investigação da DP de Panambi interior de Condor. Mesmo sem ter o local do crime

Combustíveis impróprios: 11 postos já foram flagrados em 2013

Dando continuidade às ações de fiscalização do controle de qualidade dos combustíveis no Rio Grande do Sul, a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor, juntamente com as Promotorias de Justiça das Comarcas de Passo Fundo, Novo Hamburgo, Horizontina, Soledade, Panambi, Casca, Torres e Venâncio Aires, vêm conseguindo impedir a comercialização de combustíveis em desacordo com as especificações legais, conforme análises realizadas pelo Laboratório Móvel utilizado pelo Ministério Público. Só neste ano, além do lacramento de tanques e bombas de combustíveis de 11 postos de venda – Comércio Com. São Miguel Ltda.; Cadore Combustíveis Ltda.; Petrovin Postos de Serviços Ltda.; Auto Posto Mirim Ltda; Selvino Berticelli; Com. Comb. Horizontina Ltda.; Breno Knies & Filho Ltda.; Auto Posto Tucunduva; Hugo Klasener – Posto Alvorada; e Auto Posto Ideal Ltda. –, foram apreendidas as últimas notas fiscais de aquisição dos produtos respectivos, bem como realizada a coleta de amostra para produção antecipada de prova e medição dos tanques respecti-

vos.

As ações de fiscalização do controle de qualidade dos combustíveis no Estado vêm sendo desenvolvidas em parceria com a ANP, a Ufrgs, a Fundação Cientec, o Inmetro, o Estado do Rio Grande do Sul, dentre outros órgãos. Conforme os Promotores de Defesa do Consumidor, desde o início desta atuação sistemática e contundente do Ministério Público no combate à adulteração de combustíveis, mais de 250 postos revendedores do Estado tiveram seus tanques e bombas lacrados, coibindo assim a distribuição de combustíveis impróprios para consumo. Os dados são do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Assalto ao salão de uma cabeleireira

O salão de uma cabeleireira, no centro da cidade, foi alvo de assalto na tarde desta quarta-feira, dia 17. Segundo o registro feito na DP, um indivíduo, sem máscara, e que dizia estar armado, anunciou o assalto e, mesmo na frente de clientes, efetuou o roubo, levando pertences da profissional. Beuter acredita que possa ser um indivíduo de outra cidade, que tenha vindo a Panambi especificamente para este ato criminoso. Ele adiantou que deverá ser montado um retrato falado do assaltante, em cima das informações das pessoas que presenciaram o crime. O delegado lembrou as semelhanças deste crime com o assalto cometido contra o Supermercado Cotripal, no bairro Arco-Íris, fato este que foi esclarecido, basicamente, a partir do circuito interno de TV do Supermercado. No caso do assalto ao salão, não existia uma câmera de monitoramento.


Filiado à

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”. (André

Maurois )

PANAMBI (RS) - SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2013 - Nº 1.906 - ANO XXI

Empossada a nova Junta de Disciplina Desportiva

Prefeito Miguel (esquerda) e vice José Luiz estiveram presentes.

JDD teve posse e primeira reunião esta semana.

A nova Junta de Disciplina Desportiva (JDD), nomeada através de portaria pelo prefeito Miguel Schmitt-Prym, foi formalmente empossada e já iniciou seus trabalhos na terça-feira (16) à noite, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), no centro da cidade.

A JDD tem Ademar Demboski como presidente e Graciela Pinheiro como secretária. Os demais integrantes são Carlos Alberto Dorneles de Oliveira, Udo Romeu Brendle, Nelson Feiden, Mario Schemmer, Jederson Evandro de Oliveira Dill, Ivan da Silva Rodrigues, Sergio Augusto Aenlhe Correa, Osmar Subtil Ferreira,

O jogo entre SER Panambi e Ypiranga de Erechim, neste domingo (21), será às 19 horas, evitando assim coincidência de horários com as quartas de final do Campeonato Gaúcho da 1ª divisão. O Ypiranga está em 3º lugar na chave B, com sete pontos ganhos, atrás de Brasil de Pelotas e Glória, de Vacaria. A SER está em quarto lugar na chave A, com 8 pontos, ao lado do Avenida de Santa Cruz do Sul,

também com 8 pontos mas com menor saldo de gols. À frente dos dois times estão Brasil de Farroupilha (10 pontos), São Paulo de Rio Grande (10) e Riograndense de Santa Maria, com 9 pontos. Sem problemas de lesão ou suspensões, o técnico Nestor Simionatto poderá iniciar a partida com o mesmo time da estreia, em meados de março: Diego, Du, Ilson, João Carlos e Sander; Rodrigo Dias, Maranhão e Cleberson; Josimar e Fabiano Veiga.

Jogo SER Panambi x Ypiranga de Erechim será às 19 horas de domingo

Alzino Eisen, Cleonir Luiz de Moura, Eliton Ristow e Eloir Tadeu Leal Fagundes. Estiveram presentes à posse da nova JDD o prefeito Miguel Schmitt-Prym, o vice José Luiz de Mello Almeida e o diretor de esportes do Município, professor Gilnei “Ico” Lopes.

Sexta rodada terá seis jogos sábado e domingo.

Centro de Formação Esportiva do GDP fará sua estreia neste sábado em Giruá

SER Panambi terá seu terceiro jogo em casa.

Primeiro jogo oficial do CFE-GDP será neste sábado às 14h30min em Giruá.

O Centro de Formação Esportiva Grêmio Desportivo Panambi (CFE-GDP),fará sua estreia em competições de futebol de campo neste final de semana na cidade de Giruá. O CFE-GDP irá disputar a 4ª edição da Copa Butiá de Futebol de Campo, com as categorias infantil e mirim. O CFE-GDP está na chave “A” juntamente com as equipes da AFI Inhacorá, Senador Salgado Filho e Juventus de Santa Rosa. Na chave “B” estão os times do

São Luiz de Ijuí, Botafogo de Três de Maio, SER Santo Ângelo e Aymoré de Giruá. O primeiro jogo será neste sábado, dia 20, contra a equipe da AFI Inhacorá no estádio do Aymoré às 14h30min. A saída do CFE-GDP será às 11h 45min em frente à sede social do GDP. Ainda há vagas para novos alunos em todas as categorias. Maiores informações na secretaria do GDP (3375-3617)ou 9670-4812 com o professor Mario.

Semifinais do municipal de juniores terá dois jogos

A fase semifinal do municipal de juniores de futebol de campo será disputada neste domingo (21) à tarde, no campo do Garça. Às 13h30min tem Ajax x Pavão e, às 15h30min, Ases x Flamengo. Nesta fase não há vantagem para qualquer uma das equipes. Em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga será nos tiros livres. As informações são do diretor de esportes do Município, professor Gilnei “Ico” Lopes.

Edição nº 1.906.  

Edição do dia 19 de abril de 2013.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you