Issuu on Google+

PANAMBI (RS) - CIDADE DAS MÁQUINAS - SEXTA-FEIRA, 30/11/2012 - Nº 1.870 - ANO XXI - R$ 1,50

Com aprovação da Câmara, Município passa a administrar o transporte dos universitários até as cidades vizinhas

Com a aprovação do projeto de lei de autoria do executivo, o Município deixa de repassar o subsídio às associações de estudantes universitários e de cursos técnicos que se deslocam às instituições de ensino da região e passa a fazer o pagamento do custeio diretamente às empresas transportadoras de passageiros contratadas através de licitação. Leia na página 5.

Estiveram na Prefeitura na última quarta-feira, 28, em reunião com o prefeito Miguel Schmitt-Prym e o vice-prefeito José Luiz de Mello Almeida e outros membros das equipes do Município, o novo superintendente regional da Corsan Missões (Santo Ângelo), Almir José Ludwig Osmari, o superintendente adjunto Corsan e Prefeitura mantiveram reunião durante esta semana. João Batista Corin da Rosa, o eng. Flávio Luiz Krampe da coordenação regional da no Bairro Kuhn no Loteamento José Lutzemberger, região de Ijuí, o eng. João Carlos de Matos do 176 lotes no prolongamento do bairro Alvis Klaesner Departamento de Operação e Manutenção da Supe- no Bairro Pavão e 450 lotes no Bairro Planalto, no rintendência e a gerente da Unidade de Panambi loteamento que vai ser denominado de Arthur Hepp. Aneli Peters. Além disso, o prefeito debateu a necessidade de Além de apresentar o novo superintendente, estender a rede de água da Corsan ao Distrito o comando regional da Corsan veio discutir as prio- Industrial devido ao vertiginoso crescimento desta ridades da companhia e ouvir as reclamações do área. prefeito sobre o ritmo descompassado entre o cresciCom relação aos transtornos com o rompimento da cidade e as obras de ampliação das redes mento de redes, o prefeito Miguel reiterou sua de água para os loteamentos da Prefeitura: 38 lotes proposta já feita pessoalmente ao presidente da Corsan há dois anos no gabinete do governador Tarso Genro, de uma parceria nas obras da substituição das redes antigas, alertando entretanto que os tubos expostos ao sol durante cerca de quatro anos deverão ser bem examinados para ver se não Página 9 desta edição. estão ressequidos e com risco de rompimento.

Se o seu carro estragou, precisa viajar, levar as crianças para a escola ou passear com a família, alugue um carro com a gente, é fácil e rápido. Diárias a partir de R$ 69,00.


2

Geral

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

Editorial Brasileiro quer limpar o seu nome Estudo recente aponta recorde do número de brasileiros que procuraram os credores para pagar dívidas em atraso e limpar o nome este ano. De janeiro a outubro, foram cerca de 16 milhões de consumidores que renegociaram o pagamento de contas atrasadas. Um aumento de 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de pessoas que entraram na base de inadimplentes no mesmo período, 21,5 milhões, 16 milhões de cresceu menos, 9,5%. consumidores Cada consumidor renegociaram o inadimplente tem pagamento de em média cerca de contas atrasadas cinco dívidas em só neste ano atraso e para sair no Brasil. da base de inadimplentes, ele precisa regularizar todas as pendências. O bom momento vivido pelo mercado de trabalho no país, com as taxas de desemprego em patamares baixos e ganhos salariais acima da inflação, está motivando as pessoas a quitar suas dívidas. O sucesso das promoções do tipo “limpa nome” comprovam que este é um caminho importante. O objetivo das instituições de crédito é aproximar empresas e consumidores, beneficiando milhares de famílias no restabelecimento do crédito e influenciar positivamente a economia do país.

EMPRESA JORNALÍSTICA CIDADE DAS MÁQUINAS LTDA. CNPJ 94.687.357/0001-33 - CGC/TE 090/0022736 Inscrição Municipal: 6066 - Inscrito no Registro de Oficinas Impressoras, Jornais e Periódicos do Registro de Pessoa Jurídica nº 5, Folha 5.

E-mail: folha@profnet.com.br

Rua Hermann Faulhaber, 114 - Fone/Fax (55)3375-5033 - PANAMBI - RS Fundado em 25/07/1992 - Circulação: terças e sextas-feiras Diretor: Clóvis Kuntz (Reg. Prof. DRT 10545) Redação: Hugo Schmidt (Reg. Prof. DRT 6753) Pedro Aguiar (Reg. Prof. DRT 10546) Revisão: Maria Tereza Kuntz Martins Diagramação: Gilson Eraldo Martins Assinaturas: Mary Vieira da Silva e Sabrina Gois dos Santos Distribuição: Flori Valmir Martins da Silva Impressão: Cia. de Arte - Fone (55) 3331-0300 CNPJ 92.107.978/0001-75- 17 - R. Albino Brendle, 122 - Ijuí - RS

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

-

Lotário Buss

Será dia 11 a votação para escolha de diretores nas escolas municipais

Será desenvolvido no próximo dia 11 de dezembro o processo eleitoral nas escolas municipais de ensino fundamental de Panambi para indicação das equipes diretivas. Em apenas três das dez escolas da Rede Municipal de Ensino serão duas chapas concorrentes. São elas: Rui Barbosa, Dona Leopoldina e Princesa Isabel. As comunidades escolares de todas as unidades estão sendo conclamadas a participar do pleito, sendo que podem votar pais, professores, funcionários e alunos a partir do 5º ano. O regulamento não estabelece um quorum mínimo a ser atingido para validar o processo, ficando definido, portanto, que o processo se encerrará na mesma data. As chapas concorrentes com as respectivas composições são: Todos pela Educação (Rui Barbosa) com Isaias Rabelo (diretor), Nairon Oberto da Silva e Alcinéia Bavaresco (vice-diretores) e Silvia Adriana de Ávila (coordenadora pedagógica); Rui: Educação em 1º lugar

Instituto Farroupilha promove encontro sobre Programa Mulheres Mil

A direção geral do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi - e a coordenação do Programa Mulheres Mil estarão realizando na próxima segundafeira, 3 de dezembro, um encontro de divulgação e esclarecimentos sobre o referido projeto. O evento está marcado para as 14 horas no próprio IFF. O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional.

com Marco Aurélio Barbosa Rodrigues (diretor), Rosecler Pinheiro e Silvane Costa Beber (vice-diretores) e Lori Santos Martins (coordenador pedagógico); Compromisso (Maurício Cardoso) Liane Kurzawa (diretora), Raquel Shmidt Gonçalves (coordenadora pedagógica); Participação (Presidente Costa e Silva), Sandra Corazza Gonçalves (diretora), Helena Mari Freire Wayhs (vice-diretora), Dinamara Kuhn e Eliane Jussara da Rosa Leal (coordenadoras pedagógicas); Unidos pela Escola (Conrado Döeth), Carmam Lucia da Silva dos Santos (diretora), Virena Schwingel Sinnemann (vice-diretora), Márcia Teresa Gonçalves Schimuneck (coordenadora pedagógica); Gestão Democrática (Dona Leopoldina), Ingrid Alles Hubert (diretora), Eliandra Maciel e Andrea Parecy (vice-diretoras), Delenice de Moura Ávila (coordenadora pedagógica); Cooperação (Dona Leopoldina), Cleci Steinhorst Linn (diretora), Cleonice Rosa Villani e Neli Maria Caranhato (vice-diretoras), Liria Clari Brönstrup (coordenadora pedagógica); Chapa 1 (Princesa Isabel), Maria Odete de Oliveira (diretora), Adriane Trevisan Malheiros (vice-diretora) Caroline Rurcks Pithan (coordenadora pedagógica); Chapa 2 (Princesa Isabel), Sabrina de Fátima Hamermüller Ullrich (diretora) Marcela Patrícia Winck Diesel (vice-diretora), Sueli de Fátima Figueiró Wagner ( coordenação pedagógica); Superação (21 de Abril), Alex Kanoff Parecy (diretor) Ranieri Wammes Petri (coordenador pedagógico); Escola Significativa para todos (Bom Pastor), Leandro Veit (diretor), Ezequiel Paula dos Santos e Vera Lucia Zibell (vice-diretores), Roselaine Colvero e Lizardi Beatriz Von Mühlen Dahmer (coordenação pedagógica); Grupo de Ação (Waldenor Winkler), Claucen Jurema Mello de Moura (diretora), Marlon Alaor Klaesener (vice-diretor), Rosani Salete Molinar (coordenadora pedagógica); Na Escola Madalena, concorrem:Mirna Bronstrup Heusner (diretora), Ilaine Schmid (vice-diretora) e Deise Vincensi Veit (coordenadora pedagógica).

Falecimento 08/11 - Antonio Cordeiro da Silva - 58 anos

Representante em P. Alegre: JPD Naibert & Representações Ltda. Av. Jacuí, 1174 - Bairro Cristal - (51)3266-5016

INTEGRANTE:

Oferece dedetização sem sujeira. ASSINATURAS: Via entregador: Anual..............................120,00 Semestral........................65,00 Trimestral........................35,00

Via Correio: Anual............................190,00 Semestral...................100,00 Venda avulsa.........................1,50

Limpeza de caixas d' água, dedetização, limpeza de telhados e outros serviços. Antônio Carlos - fones 9104-0260 ou 3375-0480 Rua Jacob Bock, 73 - Panambi - RS.


Geral

3

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012 Por Clóvis Kuntz

DE

folha@profnet.com.br

OLHO NOS FATOS Para ler, reler e compreender

Mantenho esta coluna desde que o jornal nasceu, há mais de 20 anos. Como colunista, nunca tive a pretensão de ser dono da verdade e muito menos o desejo de ser considerado um profeta. Como atento observador da movimentação

política panambiense venho publicando comentários que de vez em quando precisam ser relembrados. Como este, publicado na edição de 24 de maio de 2011. Ele merece ser lido e relido. Uma pena que em tempo hábil não foi compreendido:

e vê um quadro político muito favorável ao propósito de ganhar nas urnas a unção para o quarto mandato. Historicamente, numa disputa em que todas as correntes políticas entram no páreo, Miguel Schmitt-Prym tem ao redor de 40% dos votos panambienses quando se trata de uma eleição ao executivo municipal. Foi o que aconteceu nas eleições de 1992 e 2008. Na eleição de 2004 ele também somou menos de 50% dos votos, mas perdeu porque as oposições se uniram na ADP, encabeçada por Delmar Hinnah. Em 2008 Miguel voltou ao cenário político depois de estar certo da desintegração da ADP e o racha que levou PMDB e PT para campos opostos. E agora Miguel fala da reeleição com um grande entusiasmo que ele atribui ao que considera impossível depois da eleição de 2010: a reedição de uma aliança entre PT e PMDB em nível municipal. Miguel disse ao colunista que não acredita que o petista Paulo Sérgio abra mão da cabeça de chapa. E também aposta que dificilmente o PMDB aceite entrar na disputa apenas com o cargo de viceprefeito.

a eleição municipal de 5 de outubro de 2012. Mas o PP, partido do atual prefeito, já está bastante mobilizado para costurar a reeleição de Miguel. Como todo o prefeito, Miguel não tem 100% da aprovação dos eleitores. Setores oposicionistas insistem em pregar a necessidade de mudança já no próximo pleito. E essas mesmas correntes políticas vão precisar de muita sabedoria para conversar e atar a dura carreira. O prefeito Miguel até pode ter sofrido algum desgaste neste seu terceiro mandato, mas para buscar um quarto governo ele espera que continue a cisão das forças oposicionistas. E podem apostar: ele tira o cavalinho da chuva e não concorre à reeleição se PMDB e PT acertarem as pontas e liderarem uma aliança ainda mais forte que aquela de 2004. No último final de semana lideranças muito atuantes dentro do PT não escondiam a certeza de que no ano que vem serão no mínimo três candidatos a prefeito em Panambi, o que facilita muito a hegemonia da atual situação política.

Na proposta Orçamentária encaminhada pela União ao Congresso Nacional estão previstos R$ 86 bilhões para o setor de Saúde em 2013, valor bem abaixo das necessidades reais do setor, que passa por crise sem precedentes. Para tentar aumentar esses recursos, o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), e representantes dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (Conass) e Municipais (Conasems) de Saúde estiveram reunidos com o Relator Geral do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e com o Relator Setorial da Saúde no Orçamento, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O grupo trabalha com a hipótese de conseguir mais R$ 6 bilhões para o SUS, a partir da reestimativa de receitas da União, que deve chegar a R$ 22 bilhões.

A Saúde precisa de pelo menos mais R$ 10,9 bilhões em 2013, apenas para manter os serviços hoje disponíveis no SUS, sem reajuste de tabela e sem novos procedimentos. As necessidades reais para estancar a crise e salvar o SUS, são de R$ 40 bilhões. Os R$ 6 bilhões da reestimativa de receitas serviriam apenas para diminuir um pouco a crise, principalmente nas necessidades do setor de Média e Alta Complexidade (MAC) e do Piso de Atenção Básica (PAB), que são os setores mais importantes e sensíveis do SUS. Segundo um estudo, a crise do setor vem sendo agravada pelo subfinanciamento e a proposta Orçamentária para 2013 não resolve o problema. Estamos diante de um cenário de extrema gravidade, no que diz respeito ao financiamento do SUS, e que trará repercussões nos serviços de saúde ofertados à população brasileira, caso não haja incremento nos valores previstos. O SUS que a sociedade brasileira definiu na Constituição de 1988 como universal, integral e gratuito, precisa de recursos compatíveis para atingir seus objetivos.

Curtíssimas • Estudantes dos cursos de graduação e dos cursos técnicos que frequentam instituições fora de Panambi estão muito preocupados com a futura organização do transporte diário às outras cidades. • Com a aprovação do projeto de lei pela Câmara, fica criado o Programa de Transporte Social, que passa a ser administrado pelo Município.

• Significa que a Prefeitura contratará os ônibus, estabelecerá os roteiros e definirá uma logística capaz de atender à demanda do transporte universitário que vinha sendo gerenciado pelas associações. • Notícia distribuída pelo gabinete do prefeito nesta quinta-feira diz que até o final deste ano será entregue à comunidade a EMEI (creche) O prefeito Miguel foi muito claro em recente Na verdade, estamos a 13 meses das conven- dos bairros Fensterseifer e Kuhn, na Rua Gaspar conversa com este colunista: é candidato à reeleição ções municipais que definirão as candidaturas para Martins.

Oposições vão precisar de muita sabedoria na eleição de 2012

Só R$ 86 bilhões para a Saúde em 2013

- Ijuí - RS

• Ainda segundo o prefeito, a EMEI do bairro Italiana, que também parou por problemas com a empresa Ciclo que faliu no meio da obra, deverá ter continuidade nas próximas semanas com a abertura de uma nova licitação. • Uma terceira creche está sendo construída em frente ao mercado Weidle, no bairro Vila Nova, também com 1.250m².

• E o chefe do executivo anuncia que já está sendo projetada uma nova escola com creche no Loteamento Armindo João Stahlhoefer. • Mas um assunto precisa ser abordado aqui nesta coluna. Na verdade, trata-se de uma preocupação trazida por leitores.

• A nova EMEI da rua Gaspar Martins está localizada num ponto crítico do trânsito urbano. O DMT terá que fazer estudos para adotar medidas que possam reduzir os riscos de acidentes no local. • Muitos veículos vão parar em frente à creche justamente num local de pouca visibilidade da rua Gaspar Martins. O problema será mais sério ainda em dias de chuva.

• No momento oportuno vou abordar um tema palpitante que mexe com muitas pessoas: a relação dos consumidores com as operadoras de telefonia. Um fato ocorrido com este colunista nesta semana mostra que uma determinada operadora simplesmente debocha das pessoas.


4

ME

Variedades

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

M Ó R I A S

Por Armin Philipp (Membro da ALMURS - Cadeira 142).

Humor Experiência científica — Amiga, seu marido trabalha com experiências científicas? — Não, por quê? — Nada, é porque ele falou para mim que ia ver se cobra voava. A outra saiu gritando: — Corre amiga, corre! — Por quê? — Perguntou ela. — Ele vai jogar minha mãe pela janela!

Linha Gramado

Curando gagueira • O sujeito tinha um amigo que era gago de dar dó. Penalizado, um dia lhe indica um fonoaudiólogo famoso por suas curas. Algumas semanas depois, eles se encontram novamente. — E aí? — pergunta o sujeito. — Já teve alguma melhora? E o gago responde: — Toco preto, porco crespo. A aranha arranha o arame. O rato roeu a roupa do rei de Roma. — Que maravilha! — Po-po-po-de até-té se-ser, ma-ma-mas onde é queque eu vo-vou u-u-usar e-esta po-po-porca-caria?

Na foto, batida há mais de 50 anos , aparece a família do casal Evaristo Pires da Luz e Augusta Cavalheiro da Luz.

Surpresa na alfaiataria

Com o auxílio do sr. Claiton Bonini, neto do saudoso agricultor Evaristo Pires da Luz, apresentamos a foto e identificamos seus personagens. A fotografia foi tomada na antiga linha Gramado, próximo à área atualmente ocupada pela cooperativa Coopeq. Ambos os terrenos outrora pertenciam ao casal da foto, Augusta Cavalheiro da Luz e Evaristo P. da Luz, ele falecido no ano de 2004, informa o neto Claiton, funcionário da Cotripal. A viúva de Evaristo, dona Augusta, hoje está com 94 anos e informa que a fotografia data de 1956/

1957.

Vamos aos nomes dos filhos do casal Evaristo e Augusta, a partir da esquerda: Irene Beatriz da Luz, Jurema Cavalheiro da Luz e Alvarus Marino da Luz. Na frente, o menino é João Valentim da Luz e a menina é Lucila Odete da Luz. A Linha Gramado outrora era denominada Passo dos Pires e se situa entre o Arroio Gramado e o rio Caxambu, cortada pela BR-285. Um dos primeiros educadores que lecionou numa escola em Passo dos Pires/Linha Gramado foi Antonio Rosário.

Manchetes da edição nº 875, de 29 de no• Bispo Dom Jacó Hilgert e o padre vembro de 2002: Waldemar Engster, pároco de Chapada, comple• Ciclo de palestras, alvorada, culto e festa tam 50 anos de sacerdócio. Ambos estudaram marcam os 100 anos da Comunidade Evangélica juntos no mesmo seminário e foram ordenados no no fim de semana. O primeiro culto luterano foi dia 30 de novembro de 1952; celebrado em Panambi pelo pastor Hermann • Projeto que mudava nome de rua foi arquiFaulhaber no dia 30 de novembro de 1902; vado pela Câmara de Vereadores. Rua Alfredo • Estado da BR-158 é cada vez pior. Proces- Brenner passaria a se chamar Rua Martinho Lutero. so de deterioração do asfalto está acelerado em Ex-prefeito Orlando Idílio Schneider liderou movifunção do tráfego intenso e das intensas chuvas dos mento contrário à mudança, que causou grande polêmica na cidade. últimos meses;

TOSCO

-

Peli

• O professor de Português, recém-chegado naquela cidadezinha, resolve fazer um terno. Ao passar por uma alfaiataria, ele lê o letreiro: Arfaiataria Aguia di Oro. Ao entrar, ele cumprimenta o proprietário e, tentando ser gentil, tece um elogio: — Parabéns! Gostei do nome que você colocou na sua loja. Águia de Ouro! É um nome imponente! O caipira olha para ele com ar desconfiado e responde: — Discurpi seu dotô! Pode ser imponente, mas o sinhô falô errado. Não é "Águia di oro" e sim "Agúia di oro"!

Campeão de desculpas • Dono de uma capacidade invejável para arranjar desculpas, o aeronauta brasileiro atende ao telefone em plena madrugada: — Alô! — Comandante Rodrigues, aqui é da empresa aérea Tem-Tem. Acontece que temos um vôo para Tóquio daqui a duas horas e o piloto titular avisou que está doente. Você tem que vir pra cá imediatamente. — Alô! Alô! — fez o piloto. — O chefe me preveniu que você ia querer inventar uma desculpa para não vir e mandou avisá-lo que se você não estiver aqui dentro de meia hora vai perder o emprego. E o piloto, cutucando a mulher e falando bem alto: — Querida, acho que é alguém querendo falar com o seu marido!

Conselho malandro • O fazendeiro leva o seu cavalo para o veterinário. — Olha — explica ele. — Esse cavalo passa um tempo galopando com toda a elegância e depois, sem mais nem menos, começa a mancar, a puxar de uma perna. O que o senhor me aconselha a fazer? E o veterinário: — O melhor que tem a fazer é esperar ele voltar a galopar e vendê-lo imediatamente!

Joãozinho rezador • A mãe do Joãozinho sabia que ele não ligava muito pra religião, por isso se assustou quando viu o menino ajoelhado ao pé da cama, com as mãos juntas e rezando fervorosamente. Então ela perguntou: — Meu filho, por que você está rezando tanto? E o Joãozinho responde: — Para o rio Amazonas ir para o Ceará. — Como? Rio Amazonas no Ceará? — pergunta a mãe, não entendendo nada — Por que você está rezando para isto? — Porque foi o que eu coloquei na prova de Geografia!

NW Pan, emissora transmitindo ao vivo pela rede mundial (Internet) para todo mundo:

www.nwpan.com.br Acesse e fique plugado. Rua Alfredo Brenner, 250 Fone 3375-1035 - PANAMBI - RS


Geral

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

Vereadores aprovam concessão de ajuda financeira para estudantes que se deslocam a outras cidades

Ibraim Chagas, Lauro Michels, Leandro (Leo) Almeida e Sergio Cardinal votaram pela aprovação do projeto.

5

Germano Hinnah e Nara Gräeff abstiveram-se de votar.

Com o novo dispositivo legal aprovado, o Município deixa de repassar o subsídio às associações de estudantes e passa a fazer o pagamento do custeio diretamente às empresas transportadoras de passageiros contratadas através de licitação. Ao ser incluído na pauta de forma extraordinária, sob os protestos dos vereadores de oposição, foi aprovado por maioria simples, na reunião ordinária da última segunda-feira, o projeto de lei do executivo que concede ajuda de custo para o transporte de estudantes universitários e de cursos técnicos profissionalizantes. Dessa forma fica criado o Programa de Transporte Social para estudantes universitários e de ensino técnico residentes no município de Panambi. Trazido à pauta de forma extraordinária pelo vereador Ibraim Chagas (PSDB) o assunto pegou de surpresa os demais vereadores, sendo inclusive pedido um período de interrupção da sessão que durou 20 minutos para que membros das quatro comissões que analisavam o processo pudessem redigir um documento oficial sobre o mesmo. As comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento e Finanças que já haviam dado parecer favorável, mantiveram suas posições anteriores, enquanto as comissões de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social e de Cidadania e Direitos Humanos queriam que a decisão tomada

na segunda audiência pública realizada há pouco prevalecesse, ou seja: Leandro Berghahn e Romário Heitor Malheiros votaram que se procurasse mais contra, sendo que não foi necessário o voto de Neudi Colombo. subsídios junto às associações que vinham mantendo o transporte de univerPara ser aprovado, no entanto, o projeto presitários até aqui e que estas enviassem à Câmara cisou apenas dos votos da maioria simples que se um ofício aceitando ou não as condições que esta- formalizou com os três vereadores do PP e mais o do vam sendo impostas naquele momento. PSDB, totalizando quatro votos favoráveis. Nesse Voltando a se reunir, o presidente da Casa, caso não houve a necessidade de que o presidente vereador Neudi Colombo (PMDB), decidiu consul- Colombo votasse. Enquanto isso, os demais vereatar seus pares quanto a viabilidade de colocar o dores mantiveram a posição adotada anteriormente. projeto em votação ainda naquela oportunidade. Aberta a votação nesse sentido, foram O projeto aprovado destina-se a beneficiar o registrados favoráveis os votos dos vereadores Ibraim custeio do transporte escolar coletivo para os estuChagas (PSDB), Lauro Michels, Leo Almeida e dantes universitários residentes em Panambi e que Sergio Cardinal, os três do PP; contrários os votos precisam se deslocar até Cruz Alta, Ijui e Palmeira dos vereadores Chico Berghahn (PT) e Romário das Missões. Malheiros (PDT), enquanto os vereadores Germano A proposta prevê ainda a extensão do benefíHinnah (PMDB) e Nara Graeff (PT) se abstiveram cio no mesmo percentual de custeio de parte do de votar. Diante disso foi necessário o voto de minerva transporte para estudantes de ensino profissionalido presidente Colombo que aprovou a discussão e zante de nível médio e que frequentam estabelecivotação do projeto. mentos de ensino nos referidos municípios vizinhos.

2º Domingo no Parque terá uma diversificada programação Evento terá Show de Calouros e Gincana EscolaFamília, Desfile da Educação Infantil com motocas e bicicletas, premiação e sorteio de brindes.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) em conjunto com as Associações Círculos de Pais e Mestres das escolas municipais e as equipes gestoras das escolas estão organizando a segunda edição da programação Domingo no Parque, que tem como objetivo oportunizar às famílias dos alunos das escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, de Panambi, conviver e experimentar momentos de interação e brincadeiras num espaço repleto de natureza, propício para estreitar os laços familiares e sociais. Esse evento integra as ações do Projeto Escola-Família-Comunidade: Uma parceria saudável, que está sendo desenvolvido, pela SMEC, desde 2010 e objetiva conduzir os familiares a uma reflexão sobre as consequências do fenômeno social presente na nossa sociedade: a terceirização dos filhos. Em virtude disso os pais estão se afastando do papel de educá-los e da convivência em família. Este projeto também conta com a parceria de uma rede de atendimento a crianças e adolescentes em nosso município, como Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Centro

Especializado de Referência em Assistência Social, Conselho Tutelar, Brigada Militar, Promotoria da Infância e da Juventude e Juizado da Infância e da Juventude. A primeira edição do Domingo no Parque, realizada em 2011, atinUma das atrações do evento no ano passado foi um passeio panorâmico giu os objetivos esperade helicóptero, fato que não se repetirá desta vez. dos, contando com aproximadamente 1.000 pessoas no Parque Municipal Parque com a seguinte programação: 15 horas Rudolfo Arno Goldhardt, numa tarde onde foram Apresentação da APAE; 15h30min – Show de Carealizadas diversas atividades, envolvendo pais e louros e Gincana Escola-Família; 16 horas - Desfile filhos. da Educação Infantil com motocas e bicicletas; A sensibilização para esses momentos aconte- 16h45min – Continuação do Show de Calouros e ce durante o ano todo, através de diversas ações gincana Escola-Família: e, 18 horas – Premiação e como palestras, comemorações nas escolas, projetos sorteio de brindes. Será, ainda, realizado sorteio de prêmios enescolares, envolvendo os familiares dos alunos. O resgate da parceria Escola-Família tem se fortaleci- tre os alunos que participarem das atividades. Uma mateada, com erva-mate, doada pela Ervateira Crisdo ano a ano. Neste domingo (2), no Parque Municipal, a talina, Cinema 6D, venda de bebidas e lanches partir das 15 horas será realizado o 2º Domingo no complementarão o entretenimento dessa tarde.


6

Geral

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

EMEI Raio de Sol poderá receber 160 crianças

Com 22 funcionárias, a Escola Municipal de Educação Infantil localizada na rua Pavão atende a população de diversos bairros. Atualmente atende crianças de quatro meses a quatro anos e a partir de 2013 estará recebendo também as crianças de cinco anos. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Raio de Sol será inaugurada às 18 horas de hoje. Ela situase à rua Pavão, 765, bairro Pavão. A EMEI pode atender a aproximadamente 160 crianças de quatro meses a quatro anos de idade. No próximo ano letivo, passará a receber, também, crianças de até cinco anos. A Escola já está em funcionamento, atendida por 22 funcionárias, entre elas a diretora Taila Deckert e a coordenado-

ra pedagógica Ângela Brezolin. O convite para a inauguração, assinado pela secretária municipal de Educação e Cultura, professora Elenir de Fátima Dill Winck, traz uma citação da escritora panambiense Soni dos Santos: “um espaço acolhedor e agradável deve ser o coração de cada ser humano, fazendo jus ao lugar onde está inserido e retratando as melhorias da vida que uma comunidade necessita”.

HIDROPAN AVISA: DESLIGAMENTOS EM PANAMBI SOMENTE COM TEMPO BOM.

SEXTA-FEIRA, DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2012 - DAS 07:30 ÀS 11:30 HORAS Bairro Italiana • Rua Pejuçara e Rua 3 de Maio e adjacentes; • Rua Iraí e Trav. Prado; • Rua Santa Clara e Rua Viamão; • Rua Assis Brasil, do n° 330 ao n° 380; • Rua Rincão Fundo, Av. Gustav Kuhlmann e adjacências; • Rua do Bosque, Rua Joseph G. Lambert e Trav. Antonio Bresolin; • Rua Hamburgo, do n° 9 ao n° 337; • Rua Amapá e Rua Antenor do Rosário; • Rua Esmeralda, do n° 39 ao n° 60; • Rua Mondaí, do n° 30 ao n° 160; • Rua Ajuricaba, do n° 10 ao n° 287; • Rua Das Flores, Rua São M. Arcanjo e Rua Ivoti; • Rua Passo do Fiúza, do n° 246 ao n° 1215. Observação: NO CASO DE IMPOSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DO DESLIGAMENTO NO PERIODO ACIMA ESPECIFICADO, O MESMO SERÁ REALIZADO NO DIA SEGUINTE (SÁBADO – 01/12/2012) NO MESMO HORÁRIO.

SÁBADO, DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2012 - DAS 07:30 ÀS 11:30 HORAS Bairro Planalto • Rua Germano Goecks; • Rua Erechim; • Rua Henrique A. Bronstrup, do n° 30 até o n° 310; • Rua Canela; • Rua Alvorada; • Rua Augusto Bosse; • Rua Alegrete; • Pass. Pedro Hass. Observação: Em caso de mau tempo o desligamento será transferido para outra data a ser confirmada

DOMINGO, DIA 02 DE DEZEMBRO DE 2012 - DAS 07:30 ÀS 11:30 HORAS Bairro Planalto • Rua Germano Goecks; • Rua Erechim; • Rua Henrique A. Bronstrup, do n° 30 até o n° 310; • Rua Canela; • Rua Alvorada; • Rua Augusto Bosse; • Rua Alegrete; • Pass. Pedro Hass. Observação: Em caso de mau tempo o desligamento será transferido para outra data a ser confirmada MOTIVO: MELHORIA NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO. IMPORTANTE: A HIDROPAN LEMBRA A SEUS CLIENTES QUE POR SEGURANÇA CONSIDEREM A INSTALAÇÃO ELÉTRICA DE SUA RESIDÊNCIA ENERGIZADA DURANTE TODO O PERÍODO DE DESLIGAMENTO, POIS CASO O TRABALHO SEJA CONCLUÍDO ANTES DO PREVISTO A ENERGIA SERÁ RESTABELECIDA IMEDIATAMENTE. A HIDROPAN PEDE ESCUSAS PELOS TRANSTORNOS PROVOCADOS DEVIDO A INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA. (55) 3376 9800.

Nova EMEI já está em pleno funcionamento.

Oficina de Talentos promoveu recital de fim de ano no CEP

O Projeto Oficina de Talentos realizou o seu Recital de Final de Ano no Salão Nobre do Colégio Evangélico Panambi, com expressiva participação do público na noite de terça-feira última. Segundo a SMEC, que administra o Projeto, o evento foi muito importante para o mesmo e por extensão à cultura do município, pois reuniu alunos, instrutores, coordenadores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, integrantes do Rotary Club de Panambi, parceiro e idealizador do projeto, autoridades municipais, pais dos alunos e comunidade panambiense para prestigiar a apresentação dos “músicos”. Todos puderam apreciar os resultados do trabalho desenvolvido durante este ano com muita dedicação pelos instrutores que trabalham no Projeto. Na oportunidade foram apresentados números musicais pelos alunos de acordeon, bateria, guitarra, flauta, percussão, piano, teclado, trompete, violão, violino, etc. “Certamente este foi um momento muito importante, pois além do enfoque cultural, também teve um enfoque pedagógico, oportunizando diversas aprendizagens aos alunos” salientou a representante da SMEC que saudou os presentes no evento.

Centro Cultural 25 de Julho

Violões.

Flautistas.

Kultuverein 25. Juli

CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Em conformidade com o Artigo 39, dos Estatutos do CENTRO CULTURAL “25 DE JULHO” DE PANAMBI, CONVOCO todos os Associados com direito a voto, para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada no dia 16 de dezembro de 2012, às 10 horas e 30 minutos em primeira convocação, e às 11 horas, em segunda e última chamada, com a seguinte ORDEM DO DIA: 1º - Apresentação do Relatório Financeiro (Parcial); 2º - Eleição da nova Diretoria; 3º- Assuntos diversos. Após a Assembléia haverá almoço por adesão ao valor de R$15,00. Panambi, 26 de Novembro de 2012 Werno Dahmer - Presidente -

Meninas talentos.

BARBADA Vende-se ótimos módulos de prateleiras metálicas, próprias para loja ou padaria. Ver e tratar na TIMBARÁ COM. DE JORNAIS LTDA. (Correio do Povo).


Geral

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

EMEF Presidente Costa e Silva realiza atividades do Programa UCA

7

A partir da esquerda: Marliza S. Oliveira, Ana Flávia Pavan, Sandra Corazza e Marcos Fischer. Uma série de atividades foi realizada com trabalhos desenvolvidos pelo Programa UCA (Um Computador por Aluno) na EMEF Presidente Costa e Silva.

Uma série de atividades foi desenvolvida durante todo o período escolar de ontem na Escola Municipal de Educação Fundamental Presidente Costa e Silva, localizada no bairro Arco-Íris em nossa cidade. Alunos e professores apresentaram durante o período um pouco daquilo que fizeram em sala de aula com os aplicativos, instalados nos laptops do Programa UCA (Um Computador por Aluno) implantado este ano naquele educandário. Entre as atividades desenvolvidas destacamse, criando frases e cenários a partir de carimbos, contos de fadas, aprendendo com o xadrez, histórias em quadrinhos sobre o Meio Ambiente, Quem eu sou?, Nota 10 com Jesus, Brincando com as palavras, histórias matemáticas, construção de gráficos matemáticos: números negativos e positivos entre outros. A 36ª Coordenadoria Regional de Educação

(CRE) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) enviaram representantes ao evento. A primeira foi representada pelas professoras Marlene Zimmermann (Coordenadora/Adjunta), Maristela Luiza Stoltz Brizzi (coordenadora da formação continuada aos professores) e Elaine Mai, coordenadora do NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais)de Ijuí. Para as professoras Maristela Luiza S. Brizzi e Elaine Mai, o trabalho realizado na EMEF Presidente Costa e Silva, apresenta resultados bastante positivos e “ficamos felizes por encontrarmos ativi-

dades desse nível, com tamanha repercussão, podendo servir de ponto de ponto para alavancar o projeto em outras escolas”. Pela SMEC participaram do evento: Ana Flávia Pavan, Marliza Sartori de Oliveira, Marcos Fischer, Fátima Konrad e Andrea Lopes. Os dois grupos foram recepcionados pela professora Sandra Corazza Gonçalves diretora da escola. Para melhor desenvolver o trabalho a escola Presidente Costa e Silva conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) de Ijuí e do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


8

Geral

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

O Pacifista John Boyne. Editora Companhia das Letras.

O pacifista é uma história de amor e de guerra. Nada é o que parece nesta trama envolvente e vigorosa, que revela as consequências de uma vida tragicamente marcada pelo silêncio. Com uma abordagem original e relevante para o nosso tempo, o autor do best-seller internacional O menino do pijama listrado revisita neste romance o universo da guerra, tendo dessa vez como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial. Inglaterra, setembro de 1919. Tristan Sadler, vinte e um anos, toma o trem de Londres a Norwich para entregar algumas cartas à irmã mais velha de William Bancroft, soldado com quem combateu na Grande Guerra. Mas as cartas não são o verdadeiro motivo da viagem de Tristan. Ele já não suporta o peso de um segredo que carrega no fundo de sua alma, e está desesperado para se livrar desse fardo, revelando tudo a Marian Bancroft. Resta saber se o antigo combatente terá coragem para tanto. Enquanto reconta os detalhes sombrios de uma guerra que para ele perdeu o sentido, Tristan fala também de sua amizade com Will, desde o campo de treinamento em Aldershot, onde se encontraram pela primeira vez, até o período que passaram juntos nas trincheiras do norte da França. O leitor testemunha o relato de uma relação intensa e complicada, que proporcionou alegrias e descobertas, mas também foi motivo de muita dor e desespero. Colaboração: Elis Bayer.

GEMP apresenta “Um país para todas as cores”

O GEMP (Grupo Escolar Madre Paulina) Escola e Cia de Dança apresenta neste sábado, às 21 horas, no Anfiteatro do Serviço Social da Indústria (Sesi), o espetáculo “Um país para todas as cores”. O show vem a Panambi com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul, Pró Cultura/RS e patrocínio de Lojas Becker, integrando uma turnê por 10 cidades gaúchas. A entrada é franca. O trabalho do GEMP tem como característica abranger as mais diferentes culturas. “Além de muito carisma e simpatia, o GEMP tem um repertório recheado, destacando em suas apresentações a diversidade cultural e étnica, com exibição de danças folclóricas de diferentes povos, como da China, Ilha da Páscoa, Ucrânia, Sibéria e Paraguai – assim como do Brasil, com diferentes regiões brasileiras”, escreve Luciana Mandler, do Diário Regional, de Santa Cruz do Sul, em matéria publicada em outubro de 2011.

Integrantes do GEMP na Turquia, em meados deste ano.

Mais de cem premiações

Primeira Guerra Mundial O Cine Clube do CC 25 de Julho exibirá domingo, dia 2 de dezembro, o documentário PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, o Fim de Uma Era.Censura 14 anos. Início 20 horas. Entrada franca.

“Primeira Guerra Mundial - o fim de uma Era” mostra por que este conflito teve mais impacto na civilização do que qualquer outra guerra até então. Este documentário mostra a história de batalhas como a de Verdun, na França, e apresenta comentários de especialistas que explicam os efeitos das novas tecnologias no front. A produção analisa, ainda, as enormes mudanças que o fim da guerra trouxe, incluindo o inevitável renascimento da Alemanha como potência militar. Mediante depoimentos de sobreviventes e imagens de arquivo o documentário torna possível visitar os lugares onde a história aconteceu e entender a importância do conflito para o nascimento do século XX e de tudo o que ele trouxe consigo.

Criado em 1995, em Crissiumal, o GEMP Escola e Cia de Dança tem, em seu histórico, mais “Um País para todas as Cores” será encenado amanhã. de 100 premiações, incluindo a medalha de ouro na Competição Internacional de Dan- países da América do Sul, América do Norte e Europa. Em junho e julho deste ano, realizou mais ça de Buenos Aires, Argentina. Já apresentou-se e representou o Brasil em de 15 espetáculos em Istambul, na Turquia.

Querido Pai Darci, nosso Guerreiro Laçador!

Darci José Knob.

Explicar quem foi você, é desnecessário. Nós, que tivemos a honra de conviver com você sabemos o quanto foste batalhador, bravo laçador, pai exemplar, marido companheiro, amigo verdadeiro, com um coração enorme que quase não cabia no peito,e por fim um Guerreiro Batalhador! Exemplo a ser seguido! Sirvam vossas façanhas, de modelo. Mas nossa batalha a favor de sua vinda findou-se no ultimo dia 29/10/12, quando partistes para junto do Patrão do Céu, afinal, lá também precisam de pessoas boas como você. Mesmo ao longo desses 23 meses de batalha pela vida, ainda conseguistes nos ensinar o quanto importante é o amor familiar, e que a fé e coragem nos tornam pessoas melhores.

Sua determinação, garra, esperança, hoje nos dão forças para seguir em frente tendo você em nossos corações e em nossas preces. Pai, vossas sementes não irão perecer. Descanse em paz, nosso querido Bravo Guerreiro Laçador! Te amaremos para sempre! Sua esposa Marli, e seus filhos Vinicius José, Isaura e Victor Otto. Agradeçemos também por todas as manifestações de carinho e solidariedade recebida dos familiares, amigos e colegas, convidando para a missa de 30º dia de falecimento a ser celebrada dia 1º de dezembro as 19 horas na Igreja Matriz São Tiago de Selbach RS. Muito Obrigado!


Geral

9

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

Fundada em 01 de dezembro de 1995 pelo sócio-proprietário Eugen Dietz, a empresa ED Sucatas Ltda. chega aos 17 anos com a tradição de bons negócios no comércio de metais e sucatas. Atuando na compra e venda de sucata industrial, a empresa atende clientes de Panambi, região e das mais diferentes localidades.

Prêmio Profissional Empresarial 2012 1º lugar em Comércio de Sucata Industrial

Rua Otto Weber, 551 - Bairro Erica Fone/fax: (55) 3375-4756 (55) 9967-1341


10

Classificados

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

PARA UM NEGÓCIO SEGURO, PROCURE IMOBILIÁRIA PINDORAMA: PARA COMPRAR, VENDER OU ALUGAR CASAS, APARTAMENTOS, TERRENOS, CHÁCARAS, LOCAÇÃO, CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO E CONSÓRCIO AUTOMÓVEL Fone 3375-4317 Rua Sete de Setembro, 211 pindorama.imoveis@yahoo.com.br

Procurando imóveis? Seja benvindo!

Os melhores negócios com segurança e tranquilidade. COMPRA, VENDA E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS COMERCIAIS, RESIDENCIAIS E TERRAS. Encontre as melhores oportunidades de investimentos.

Lauro Moesch

Bons negócios. RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 1012 - SALA 202 (Prédio das Lojas Becker)

9118-2606

19.

VENDO terreno c/ 720m² na rua Esperança, Bairro bela Vista, c/ a melhor vista da cidade. Tratar 3375-2451 ou 3375-3261. ................................................................ VENDE-SE terreno no bairro Fátima, próximo ao fórum, preço de ocasião. Fone: 33753192 e 9157-5155, com Giovani. ....................................................... VENDO casa de 72m² com galpão de 80m², localizada na rua Pavão, pátio fechado. Fone: 3375-4420 e 91770121, aceito carro. ........................................................ VENDO terrenos no bairro Arco Íris com 260m² e 300m², no calçamento, aceita-se financiamento da Caixa, R$ 35.000,00 cada. Fone: 96467849 ............................................................... VENDE-SE terreno, bairro Medianeira, rua Italia, 410m², R$ 25.000,00. Fone: 91707552 .............................................................. VENDO casa com 3 dormitórios, sendo uma suíte, garagem para 2 carros, aproximadamente 130m² de área construída, bairro Arco Íris. Fone: 3375-6314 e 8456-8454 ............................................................ VENDO casa nova de 52m² no bairro Becker com rua asfaltada. Fone: 9170-9791 e 9695-9920 .................................................. VENDE-SE terreno de 495m² na rua Pavão, entrada R$ 15.000,00 + saldo a combinar. Fone: 8406-4378 e 99761610 .................................................... ALUGO sala comercial. Fone: 3375-2459 e 9983-7264 ...................................................... ALUGO apartamento com 2 dormitórios, no bairro Bela Vista, novo, R$ 550,00 + condomínio. Fone: 3375-6314 ..................................................... ALUGA-SE uma casa de alvenaria com 151m², 3 quartos, rua Jorge Marchow, a uma quadra da escola Adolfo Kepler. Fone: 3375-1323 e 8116-1073 .................................................... VENDO um terreno de 405m² por R$ 40.000,00, localizado na rua Passo do Fiúza, bairro Italiana. Fone: 3375-3324 e 9963-5058 ........................................................ VENDO apartamento duplex, Centro, 2 suítes + 1 quarto, sala, cozinha sob medida, 1 vaga na garagem exclusiva, 240m². Fone: 8456-8454 e 3375-6314 .................................................... VENDO um terreno no distrito industrial e um na av. Presidente Kenedy esquinq prefeito Rudy Franke.Fone: 81451617 ......................................................... ALUGA-SE casa com 3 dormitórios e garagem no bairro Erica. R$ 470,00 mensal. Fone: 9149-6335 .................................................. ALUGA-SE um prédio comercial próximo ao INSS. Fone: 9963-8234 .........................................................

VENDO terreno de esquina com rua do Rincão, próximo Instituto Farroupilha, com 594m², R$ 55.000,00. Fone: 8456-8454 e 3375-6314 .................................................. VENDO terreno na Medianeira, calçamento, água e luz. Valor R$ 35.000,00. Fone: 3375-1760 e 9151-2769 ....................................................... VENDE-SE casa de alvenaria no bairro Fátima, 1.000 metros de terreno. Fone: 9958-6001 e 9962-7132 ........................................................ VENDE-SE casa de alvenaria com 353,50m² com piscina, bairro Medianeira. Fone: 9962-4529 e 9120-4805 .......................................................... VENDO terrenos apartir de R$ 22.000,00 com calçamento, loteamento ZancanaroIV, bairro Wolgien. Fone: 33754452 e 9963-1565 ................................................... VENDE-SE casa com 3 dormitórios, 110m², excelente localização, terreno amplo, bairro Erica, R$ 125.000,00. Fone: 9170-7552 e 9976-1610 ..................................................... VENDO 2 casas no bairro Zona Norte com 2 dormitórios e 1 dormitório, bem localizada. R$ 300.000,00. Fone: 3375-6314 e 8456-8454 ................................................... VENDE-SE casa com 2 dormitórios, nova, ótimo acabamento, terreno amplo, próximo ao colégio Bom Pastor, R$ 215.000,00. Fone: 33750668, 9976-1610 e 84064378 .................................................... VENDO terreno no loteamento Colina do Bosque, lote de esquina, 15X30, bairro Erica. Fone: 3375-6314 e 8456-8454 ................................................. VENDE-SE uma casa nova com 86 m². Valor R$ 150.000,00, bairro Erica. Fone: 9918-8251 ................................................... VENDE-SE casa de material com 111,18m² no bairro Italiana. Fone: 9198-1946, 91981942 e 3376-0161 .......................................................... VENDO 1 casa 50,10m² no bairro Trentini, em construção, perto da Bruning. Fone: 9694-5188 e 9129-5170 ............................................................ VENDE-SE casa de material com 111,18m² no bairro Italiana. Fone: 9198-1942, 91981946 e 3376-0161 ...................................................... VENDE-SE casa com 3 quartos, sala, cozinha, lavanderia, garagem, churrasqueira, bairro Italiana. Fone: 9198-1942 .................................................. VENDE-SE terrenos em frente campus Unijuí. Fone: 92006600 ................................................. ALUGO para temporada de praia - 23/01/2013 até 01/02/ 2013, praia do Camacho - SC. Fone: 3375-6938 e 9635-6560 ...................................................

VENDE-SE Terreno no bairro Zona Norte, 373m², R$ 20.000,00. Fone: 81248528

VENDO simulador de caminhada (novo), marca Oceano, R$ 260,00, parcelo no cartão. Fone: 8454-3246 ......................................................... VENDE-SE Tablet novo, com capa, teclado e adaptador USB e Internet por apenas R$ 390,00 a vista. Fone: 91144421, 8415-0246 e 99568847 .......................................................... VENDE-SE jato de areia/ granalha móvel, com compressor Schulz 60 pés + depósito de ar 10 pés, bandeja(depósito), mangueira de jato de 29 m e mangueira de ar auxiliar p/ pintura de 30 m, aceito carro. Fone: 9197-3157 e 9669-1205 ................................................... VENDO cama de solteiro azul, marca Kappesberg por R$ 170,00 (a nova custa R$ 329,00), com 1 ano de uso. Fone: 3375-7106 após as 18 horas. ..................................................... VENDO cama casal de madeira, cor tabaco, 1,38 L, valor R$ 150,00. Fone: 8454-3246 ..................................................... VENDO tablet 7” completo R$ 500,00, celular 4 chips teclado Qwerty R$ 250,00, pendrive 32Gb R$ 79,00. Fone: 99490740, 9152-3305 e 8447-4309 ........................................................ VENDO TV 14 polegadas + DVD por R$ 200,00. Fone: 8454-3246 ..................................................... COMPRO casinha de boneca usada. Fone: 3375-4893 ....................................................... VENDO título patrimonial do GDP de R$ 2.000,00 por R$ 1.000,00, motivo mudança. Fone: 8452-2010 ........................................................

VENDO 1 roupeiro com 6 portas semi-novo, 1 fogão a lenha com cano, 1 fogão a gás 6 bocas, 1 geladeira e um jogo de sofá. Fone: 9155-2091 e 9656-8090 ................................................... VENDO barraca de camping para 4 pessoas com 2 quartos, sala, varanda e utencílios domésticos. Fone: 9102-5085 ................................................. VENDO Playstation 2, 2 controles, memory card, 2 jogos, novo! Parcelo! Fone: 91303411 e 9609-0834 ...................................................... TROCA-SE uma serra circular trifásica completa com motor 5HP por lenha em metro. Fone: 9172-3924 e 9634-2746

.

FRETES e entregas de mercadorias. Fone: 9120-6732 e 9128-5276 ....................................................... FRETES com caçamba, em geral. Fone: 9998-7027 com Lirio ou 9107-1413 com Ronaldo. ..............................................................

Técnicos enfermagem Cuidamos de idosos. Se você precisa viajar ou não tem como cuidar nos procure. Cuidamos também pemanentemente em uma casa bem aconchegante. De segunda a sexta e finais de semana. Fone: 9199-5690 e 99062097

CONSERTOS

E s t e i r a s residencial e p/ginástica, bicicleta ergométrica, lonas, silicone, assistência técnica autorizada, orçamento a residência sem custo. Contato com Heger. Fone: 9142-7042

Cachorrinhos para doar Quem se interessar pelos cachorrinhos dirija-se a rua Amazonas, 358, bairro Arco-Íris, diariamente após as 17:30, inclusive sábados e domingos.

TIJOLOS

TIJOLOS E TELHAS direto da indústria, posto na obra, consultenos. Fone: 9909-5415

Edição 30-11-2012

MASSOTERAPIA Vida e Saúde. Cledi Oberdorfer, massoterapeuta. Rua Barão do Rio Branco, 390. Fones 3375-8578 e 8406-1740 ............................................................................................................ TELEMENSAGENS Happy Fone. Fone: (55) 3375-8646 ......................................................................... EUROPA - filtros e purificadores de água com água gelada, vendas e assistência técnica autorizada com troca e manutenção. Fone: 91025085, com Mário. ..................................................... ALUGA-SE Camas elásticas grandes com 12 bastões para maior segurança do usuário. Fone: 9604-9132 e 91523788 ......................................................... FRETES e carretos em geral. Pequenas mudanças, Corto Lenha (c/ motosserra). Fone 8403-0838 c/ Henrique. ....................................................... MUDANÇAS EGON: para todo o Brasil, confiança e agilidade, 20 anos de experiencia, caminhão baú grande. Fone (55) 3375-1974 ou (55) 9168-5683. .................................................................................... FRETES caminhão para fretes, O. Hack. Fone: 99635058 ........................................................... VENDO lenha picada a pronta entrega para fogão e serviço de motoserra. Fone: 91723924 e 9634-2746 ..................................................... Fretes e mudanças para Panambi e região. Fone: 9122-7988 c/ Flavio .................................................... FRETE caminhão para fretes, galhos e mudanças. Fone: 9959-6270 ..................................................... MALHEIROS PINTURAS Pinturas de grades, casas, serviços de textura em geral. Fones: 9601-3461, 96568090 e 9155-2097

TELE-TAXI DO VALDOMIRO (55) 9952-0510 (55) 9152-9860 O melhor preço Adelmo


Classificados

11

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

Vende-se Vectra Espression 2004, prata, motor 2.0, 8v, c/ar-condicionado, direção-hidráulica, trio elétrico, alarme, ar-quente, películas, desembaçador traseiro, cd-player, rodas ligaleve, 4 pneus semi-novos, IPVA 2012 pago, carro em excelente estado, todo revisado! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier. Vende-se Celta

Vende-se

Astra Hatch GL 1.8 Ano 99, verde, carro completo, c/ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, alarme, ar-quente, CDPlayer c/MP3, rodas ligaleve, limpador e desembaçador traseiro, IPVA 2012 pago, carro em excelente estado, todo revisado!. Aceita-se carro menor valor. Confira em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 99614660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier. VENDE-SE Gol 1.6, gasolina, ano 88, marrom, R$ 6.500,00, somente a vista. Fone: 96941004 e 9142-0580 ........................................................... VENDE-SE Uno fire, 2006, ar, limpador e desembaçador traseiro, 90.000Km, ótimo carro. Fone: 9972-6225 ....................................................... VENDE-SE Corsa sedan wind, ano 2001, ar-quente, placa MBM 8442. Fone: 84414090 ........................................................... VENDO Peugeot SW 2007 1.4, ano 2009, completo, branco, com 27.000Km, única dona. Fone: 9165-6456 .......................................................... VENDE-SE Meriva automática 2010, completa, único dono. Fone: 9963-7373 ........................................................... VENDO Escort branco 1.8, ano 96, pneus Yokohama, roda aro 14. Valor R$ 7.500,00. Fone: 9208-5770 .................................................... VENDE-SE Logus 1.6, ano 95, cor branco, em ótimo estado, R$ 7.800,00. Fone: 9126-2342 .................................................... VENDO um Fiat Uno mille fire flex, 4 portas, 2006, cinza. Fone: 9157-0360 .................................................. VENDO Corsa wagon 1.6, 99, completa, som, película, pneus novos, engate para reboque, toda revisada. Fone: 9165-6456 ................................................. VENDO F4000 79/79, motor novo, tudo em bom estado. Fone: 8439-5572 e 9110-9802 ....................................................... VENDE-SE Corsa classic life, 2006/2007, prata, 4 portas, completo, particular, R$ 19.500,00, sem troca. Fone: 9118-3057 ................................................... VENDE-SE Celta 4 portas, todo branco, ano 2004, R$ 16.000,00. Fone: 9963-3591 ....................................................

VENDE-SE Gol 1.6, 97, lindo carro, com rodas de liga. Preço de ocasião, confira! Fone: 9943-8516

VENDE-SE Ipanema GL, 95, prata, 4 portas, vidro elétrico, ar condicionado, limpador e desembaçador traseiro, roda 14 e engate para reboque. R$ 10.500,00. Fone: 99915599 e 9616-6999

Vende-se

Vectra GLS 2.0 8v, ano 98, cinza, carro completo c/arcondicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, ar-quente, películas, desembaçador traseiro, rodas liga-leve original, 4 pneus novos, CD-Player c/MP3, IPVA 2012 pago, carro em excelente estado, todo revisado Aceitase carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, na rua Gen. Osório, 445 ou fones 3375-2107 ou 99614660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier. VENDE-SE Corsa 97, bordô, em ótimo estado. Fone: 33753224 e 9147-5271 ..................................................... VENDO moto Fazer V5 250, azul, 2007, com injeção eletrônica, baixa quilometragem. Fone: 3375-2625 ...................................................... VENDO Ford Ka GL, em raro estado de conservação, VE, TE, RLL, LDT, alarme, som, R$ 14.900,00. Fone: 91453093 ......................................................... VENDO Uno 95, bordô, 4 portas, ar, alarme e vidro elétrico, suspensão nova. R$ 10.500,00. Fone: 9997-5979 ..................................................... VENDO Astra hatch, 2004, R$ 23.000,00, completo, com Danilo na Zero Grau. Fone: 3375-3827 .................................................. VENDE-SE Vectra 2006, preto, bancos em couro, completo, aceita-se troca. Fone: 3375-3224 .................................................... VENDO Fiesta 4 portas 2001 completo, ar, 2º dono, com pouca quilometragem, IPVA e seguro pago. Fone: 99063212 .................................................... VENDE-SE S10, cab dupla, 2003, diesel, 2.8, 4X4, turbo intercooler, dir hidr, ar, alarme, trava, roda LV, Sto Antonio. Fone: 9965-5544 .................................................. VENDO Ford Focus GLX 2008, sedan, automático, 50.000Km. Fone: 3375-4343 com Fábio. ...................................................... VENDO Monza 87, gasolina, bom estado. R$ 4.000,00. Fone: 8454-3246 ................................................ VENDE-SE Chevette 89/90, a gasolina, IPVA 2012 pago, por R$ 4.500,00. Fone: 99034061 .................................................. VENDO linda moto esportiva CBR 450 SR, aceito carro. Fone: 9966-0739 ...............................................

VENDE-SE Siena 2003 em ótimo estado, preço bom, confira! Fone: 9670-4140

VENDE-SE Vectra 2.0, 8v, 97, GLS, completo, tudo funcionando, ar gelado, torro. Fone: 9943-8516

Vende-se

Ford Ecosport XLT freestyle, 2011, prata, motor 1.6, 8v, completíssima, c/ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, trava elétrica, alarme, espelhos elétricos, ar-quente, faroletes, limpador e desembaçador traseiro, películas, CD-Player original c/MP3, rodas liga-leve original, camioneta c/ 23.000 Km, “novíssima”, de único dono, c/manual, 2ª chave, step não rodou. Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, na rua Gen. Osório, 445 ou fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se Meriva Premium Ano 2007, preta, motor 1.8, flex-power, c/ air-bag duplo, freios c/ ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, ar-quente, limpador e desembaçador traseiro, películas, CD-Player c/ MP3, faroletes, rodas ligaleve, 4 pneus semi-novos, carro todo revisado, “novíssimo”!Aceita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis rua Gal. Osório, 445, fones:3375-2107 e 99614660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

1.0

Ano 2002, vermelho, 2 portas, carro com alarme, parachoques na cor do veículo, IPVA 2012 pago, carro em excelente estado, todo revisado! Consigo financiamento! Venham conferir em Stiegemeier Automóveis, Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier. Vende-se Astra

hatch

Ano 2007, bordô, 4 portas, motor 2.0 flex power, carro completo c/ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, ar-quente, películas, limpador e desembaçador traseiro, CD-player, rodas liga-leve, 4 pneus semi-novos, carro em excelente estado, todo revisado! Aceita-se carro de menor valor!Venha conferir em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se

Agile LTZ 2011, vermelho, motor 1.4 econoflex, carro completo c/ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, trava elétrica, alarme, ar-quente, limpador e desembaçador traseiro, películas, faroletes, CD-Player c/MP3 original, rodas liga-leve original, carro c/25.000 Km, “novíssimo”, de único dono, c/ manual, 2ª chave, step não rodou! Aceita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, fones 3375-2107 ou 9961-4660. Com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

VENDO Astra CD/Sunny 2002, completo, ar, direção, CHEVROLET

vidros, travas e espelhos eléCorsa Classic 1.0, AQ, som, LT, DT - branco.....................2005 tricos, roda liga-leve e CD. Montana, básica - vermelha.............................................2004 Fone: 9188-0625 Celta 5 pts, básica - vermelha..........................................2003 Vectra GLS, completo - vermelho....................................2000 Vectra GLS, completo - prata..........................................1998 Monza GLS, raridade, completo - vermelho....................1996 Kadett , VE, AQ, DE, LDT - vermelho....................................1996 Omega CD, completo - cinza...........................................1993 Chevy 500 SE, básica - branca........................................1987 Chevette SL, básico - cinza..............................................1986

FORD Focus sedan GLX 2.0, completo -prata............................2008 Focus hatch GLX 1.6, completo - prata...........................2008 Focus sedan GLX 1.6, completo -prata............................2004 Focus sedan GLX 2.0, completo - prata............................2000 Escort GL, completo - prata..................................................1999 Ka 1.0, completo - vermelho............................................1999 Royale 2.0 GL, completo - vermelho....................................1995 Financiamento / refinanc. novos/usados caminhões/motos SITE: www.v8automoveis.com OFERTA DA SEMANA DE SITE: www.v8automoveis.com

POR

Corsa sedan classic, aq, dvt, flex, prata, 2009 ...... 22.800,00 - 19.800,00

Fiesta 1.0, al, aq, cd, ldvt, te, verm, 1998.....11.800,00 - 9.800,00 Logus GLS 1.8, aq, dh, te, ve, prata, 1993....8.800,00 - 5.900,00 Kadet GL 1.8, aq, ve, prata, 1996................10.800,00 - 8.500,00 Omega GLS 2.2, cd, dh, dvt, rll, te, bra, 98....16.800,00 - 12.800,00 Tempra HLX 2.0, 4p, completo, 1998.............9.500,00 - 7.500,00 Palio EX 1.0, 4p, al, aq, dvt, branco, 2000......13.900,00 - 11.900,00 FIAT SITE: www.v8automoveis.com Uno fire way 1.0, 4pt, AC, AQ - branco................................2008 FORD Belina - branca.....................................................................1977 Ka GL 1.0, AQ, LDVT, AL - branco.......................................2004 Focus hatch 1.6, completo, CD, RLL - prata........................2004 Fusion 2.3, compl, cd, rll, air bag, bc, abs - azul...............2008 GM Corsa sedan, completo - azul..............................................2003 Opala C. SL/E 2.5, AQ, DH, VE,RLL,CD, DVT - dourado.....1988 Vectra GLS, completo - preto..............................................2000 RENAULT - HONDA HONDA Fit LXL 1.4, completo, autom. - preto....................2004 RENAULT Clio Privillege 1.6, compl, AB duplo - verde.....2005 VOLKSWAGEN Fox 1.0, completo - prata......................................................2005 Gol G3 1.0, 2pts - branco.....................................................2005 Gol special 1.0, 2p, AL, TE, VE - prata.................................2003 Parati 2.0, compl, ABS,RLL,Airbag, BC, CD - prata..........2004 MOTOS Honda CB 600 STD, único dono, 1.400Km - amarela........2010

FINANCIAMENTO E REFINANCIAMENTO NOVOS/USADOS - CAMINHÕES E MOTOS

FIAT Punto ELX 1.4, completo - bege......................................2008 Siena Celebration 1.0, completo - vermelho.......................2008 Stilo, completo - cinza......................................................2003 Marea HLX, completo - cinza...........................................2001 Palio 1.0, 4pts, AQ, LT, DT - azul...........................................1999 Siena 1.6, completo - azul.....................................................1998 Palio Weekend sport, completo -azul..................................1997 Uno eletronic, VE, AQ,LT, DT - vermelho........................1997 Elba weekend IE, básico - verde.....................................1994 Uno eletronic 1.0, 4 pts, AQ, LT, DT - vermelho..............1994

VOLKSWAGEN Parati 1.6, completo - prata.............................................2009 Gol power 1.6, completo - prata......................................2008 Gol 1.0, completo, 2 pts, G4 - branco..............................2008 Gol 1.0, 16v, AQ, LT, DT, 4pts - bege.............................2000 Gol 1.0, completo - prata..................................................2000 Parati 16 v, 2pts, AQ, DT, LT - vermelha.........................1998 Parati GL 1.8, básica - branca...............................................1995 Santana GLS - azul...........................................................1990

HONDA - PEUGEOT - RENAULT Honda Civic LX, completo -prata...................................2006 Peugeot 206 Passion, completo - preto..............................2000 Peugeot 207 HB XR, completo - prata............................2009 Peugeot 206 1.4 presence, compl, únic dono - prata.....2007 Renault Logan 1.0, 16v, AQ, DT, TE, únic don - prata..2009 Renault Pajero GLS - verde.............................................1993

MOTOS XLX 250 - branca.............................................................1988 Sundown/ Max 125 - preta...............................................2007 Seta 125 - preta................................................................2007 YBR 125 E - preta............................................................2008

OFERTA SEM TROCA Chevette, 1976, bege, gasolina - R$ 4.500,00


12

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

Geral

Nova formatura Coral Infantil abre a programação do Proerd acontecerá de Natal da Igreja Batista Emanuel Programação terá cinco eventos distintos dias 2, 9, 16, 23 e 25. dia 5 de dezembro em Panambi

Uma nova formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) será realizada na quarta-feira dia 5 próximo a partir das 19h30min, tendo por local o salão de eventos da Afucopal no bairro Pavão. A informação é do comando da Brigada Militar local, executora do projeto que vem se desenvolvendo em nosso município há quase dez anos. Esta será a 11ª formatura do Proerd que, nesse período já trabalhou e formou mais de cinco mil alunos de escolas municipais, estaduais e particular de Panambi. A formatura contemplará desta vez, mais de 350 estudantes. A informação final é do sargento Adair, principal instrutor das últimas turmas formadas pelo Proerd e que embora lotado em Palmeira das Missões, é cedido uma vez por mês para trabalhar com o projeto em nossa cidade. Neste segundo semestre, recebeu formação como instrutor também o soldado Santos e que estará agilizando os trabalhos na próxima temporada.

19

Dr. Arno Arnoldo Keller DDoutor em Direito - OAB 6.004 Dra. Marga Keller OAB/RS 41.543

Dra. Patrícia Keller OAB/RS 70.112 Escritórios: Panambi: Rua Sete de Setembro, 211 telefone (55)3375-4317 - Passo Fundo: Av. General Netto, 448, sala 601, telefone (54) 3311-6900.

Serviços Contábeis

Registro de empresas Contabilidade Comercial, industrial e rural Folha de pagamento

3375-6023 e 3375-4486

A celebração “O Natal Chegou”, com o Coral Infantil, abre neste domingo, dia 2 de dezembro, às 20 horas, a programação do Natal Emanuel, da Igreja Batista Emanuel. A programação terá cinco momentos distintos: No dia 9, “Anunciação, chamado de José e Maria”, com grupos diversos; no dia 16, “Nascimento: Jesus veio para você”, com o Coral Misto; no dia 23, “Visitantes; A apresentação do Coral Infantil da IBE em 2011. Magos e Pastores”, a carOs eventos iniciam sempre às 20 horas, no go do Coral Masculino e, no dia 25, “Presentes: o que você tem para dar a Jesus?”, com participação de salão de eventos da IBE, na rua Barão do Rio Branco, 1242. grupos diversos.

Natal Luz e Brilho de Condor será aberto domingo

A programação oficial de Natal de Condor, sus, nosso Tesouro”, pelo Coral Infanto Juvenil da denominada “Natal Luz e Brilho 2012”, será aberta Igreja São João Batista, de Panambi, na praça neste domingo (2), com caminhada com lanternas e Pedro Gärtner. chegada do Papai Noel. A concentração será no Sicredi, passando pela rua Duque de Caxias, praça e IECLB. A programação terá nove momentos distintos, culminando no dia 21. No dia 12, a partir das 20h30min, apresentação da cantata de Natal “JeO Passeio Ciclístico, iniciativa de Lions Clube e Leo Clube Panambi, será realizado no dia 9 de dezembro, com saída às 09h, em frente à Cine Vídeo (crianças de até 10 anos) e da praça central (crianças maiores de 10 anos). O tema do Passeio é “Pedalar traz vida e alegria”. Entre as atrações, sorteio de várias bicicletas e um sorteio especial entre as bicicletas mais enfeitadas. Também serão entregues brindes pelo Papai Noel. As inscrições podem ser feitas na Rádio Sorriso FM, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível ou R$ 2,00. O Passeio tem apoio da Sorriso FM e da Prefeitura. Desde o dia 23 de novembro os cidadãos que aderirem à Campanha Nacional de Desarmamento receberão novos valores de indenização. Quem entregar a arma de fogo para destruição receberá de R$ 150 a R$ 450 de acordo com o tipo e calibre do armamento. Antes, os valores variavam de R$100 a R$ 300. Desde janeiro, mais de 62 mil armas foram 3375-4068 - 9143-1381 - 9656-0640 entregues em todo país. São Paulo lidera as entregas, 17 mil já recolhidas. O Ministério da Justiça Saveiro 2.0 MI 2001, dir. hidr.ac, vd e tv elet, air-bag, etc... identificou as duas razões que mais estimulam o Vectra GLS 1997 completo + air-bag duplo........................ Expression 2.0 8v 2005 comp. volante esc. RLL, 16”.. desarmamento: anonimato e a indenização, paga Vectra Astra 2.0 Advantage sedan 8v 2008 completo.................... em 24 horas. Para a secretária nacional de Seguran- Palio Week 1.0 1999 alarme, trava elétrica, ar condicionado ça Pública, Regina Miki, mais importante que o Corsa 1.4 GL 1996 4p, trava e vidro elét, desmb. e limp. tras. valor pago pelo governo é o ato do cidadão. “Simbo- Fiesta 1995............................................................................. licamente, ao abrir mão de possuir uma arma, a Palio 1.0 2p 1996.................................................................... 1.0 Express 2010 completo........................................ sociedade também abdica da violência por uma Logan Stilo 1.8 8v 2006 completo + volante escamoteável............ cultura de paz”, analisa. S-10 cabine simples 28 4x4 MWM 2000 completa............. Em dezembro deste ano, entra no ar nova Frontier SE 2.8 4x4 MWM 2003 bc. couro cap. mar, prot. caç. Campanha do Desarmamento, com foco nas famíli- Kadett 2.0 GLS 1998 completo............................................. as brasileiras. Com isso, o Ministério da Justiça Sandero 1.6 8v 2009 completo................................................ pretende recrudescer um movimento nacional que Tipo 1.6 4p 1996..................................................................... Plus 1.0 MI 1997................................................................ vem dando certo no país. O Brasil, inclusive, rece- Gol Saveiro cabine dupla 1.6 ano 1988......................................... beu o Prêmio Unesco na categoria Direitos Huma- Trator CBT motor Mercedes 1613............................................ nos e Cultura da Paz, por se tratar de uma das Variant II 1981........................................................................... melhores estratégias de promoção da paz já desen- Corcel 1977.......................................................................... CG 150 KS 2008..................................................................... volvidas na história do Brasil. As informações são do Ministério da Justiça. Max ESD 125 2008..............................................................

Reajuste nas indenizações da Campanha do Desarmamento

Passeio ciclístico no dia 9 de dezembro


Geral

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

Nascimentos • 21/11/2012 - Miguel Almeida Trindade, filho de Marcio Jose Silveira Trindade e Bárbara Martins Almeida; • 22/11/2012 - Helena Sommer de Oliveira, filha de Fabio Silva de Oliveira e Cristina Sommer de Oliveira; • 22/11/2012 - Luiz Eduardo Schumann de Souza, filho de Paulo Odair de Souza e Elisa Teresinha Schumann de Souza; • 09/11/2012 - Laura Evelin Pacheco, filha de Glaucia Andréa Werner Pacheco; • 24/11/2012 - Carol da Silveira Evangelista, Cesar Evangelista Grassiane da Silveira; • 24/11/2012 -Georgea Souza Kuphal, filha de Jomar Kuphal Mara da Rocha Souza Kuphal; • 26/11/2012 - Pedro Arthur Glienke Müller, Elton Marino Müller e Neusa Juliani Glienke; • 27/11/2012 - Felipe Klein Schneider, filho de Fabiano Schneider e Luciane Klein; • 27/11/2012 - Luiz Henrique da Silva Markus, filho de Diego Vinicio Markus e Aliele Santos da Silva.

Casamentos

• João Henrique Ramos Lopes e Elisiane de Oliveira Simões; • Nilton Winter e Patricia de Moura Schmidt; • Maiquel Bornholdt e Nadja Evelin Rodrigues da Costa; • Vilmar Lemos Frank e Norma da Silva Camara; • Diones Carloto Dutra e Maiara Menezes Quevedo; • Fábio Ivar Behm e Carine Liziane Schmidt; • Marcos Alexandre Ferrando dos Santos e Beatriz Chicatte Mafalda; • Leovino Schöer Junior e Mariza de Souza.

13

Aisla e Arthur

Ana Lúcia

Os irmãos Aisla Kuntz e Arthur Kuntz, filhos de Silvana e Irno Kuntz, aniversariam dias 01 e 02 de dezembro, respectivamente. As felicitações são dos avós paternos Elino e Carmelinda Kuntz, e da avó materna Erci Damiani. Parabéns!

Ana Lúcia Zagonel completa 66 anos neste dia 02 de dezembro de 2012. “Existem momentos em nossas vidas que jamais poderiam ser resumidos em simples palavras. Ao longo desses anos fui convivendo com uma mulher maravilhosa, você, mãe querida, que me fez acreditar sempre mais e mais no verdadeiro significado das palavras como determinação, respeito e amor. A vida nos presenteia com pessoas maravilhosas como você, que ensina pelo saber, pelo exemplo e pelo amor incondicional. Te amamos muito!”. Feliz aniversário! Com muito carinho da filha Vania Macena, do genro Marcelo Macena e do neto que te ama muito, Eduardo Macena.

Crianças, de forma especial, se divertiram com “Embaixo da cama”.

Alunos/atores da Oficina de Teatro da Escola Poncho Verde.

A Oficina de Teatro da Escola Estadual Poncho Verde foi atração especial na festa de Natal e encerramento das atividades educativas do Serviço de Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde, na terça-feira (27) à tarde, no anfiteatro do Sesi. Antes do teatro, foram dadas algumas orientações pela nutricionista Andrea Schefer, responsável pelas condicionalidades da saúde referentes ao Bolsa Família. Os alunos/atores, orientados pela professora Onice, enceram a peça “Embaixo da cama”, divertindo crianças e mamães. Depois do teatro, houve

lanche e presença do Papai Noel no Salão Farroupilha do Parque Municipal. O programa Bolsa Família atende a 962 famílias em Panambi. Destas, 726 têm o perfil para acompanhamento pela Secretaria da Saúde, com crianças de pouca idade ou mulheres em idade fértil. Nesta quinta-feira (29) outra atividade do Serviço de Nutrição, com palestras aos pais de alunos que participaram do programa Saúde na Escola deste ano. As palestras estiveram a cargo das nutricionistas Andrea Schefer, Cassiele Keller e Marlise Handte.

Festa de Natal com teatro

DATAS COMEMORATIVAS DEZEMBRO - 01 - Dia do Casal Dia do Imigrante Dia do Numismata Dia Mundial da Luta Contra a AIDS - 02 - Dia da Astronomia Dia do Samba Dia do Sambista Dia Nacional do Relações Públicas Dia Pan-Americano da Saúde - 03 - Dia Internacional dos Deficientes Físicos - 04 - Dia do Orientador Educacional Dia do Pedicuro Dia do Trabalhador em Minas de Carvão Dia Internacional da Câmara Júnior Dia Mundial da Propaganda - 05 - Dia da Cruz Vermelha Brasileira Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social Morte no exílio, em Paris, de D. Pedro II (1891) - 06 - Morte do ex-presidente João Belchior M. Goulart, na Argentina (1976)


14

Saúde

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

Aprovado projeto que obriga planos de saúde a oferecer tratamento domiciliar a doentes de câncer

Os planos de saúde poderão ser obrigados a cobrir o tratamento quimioterápico domiciliar de uso oral ao doente de câncer e os custos de medicamentos usados pelos pacientes, como reposição hormonal. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou projeto de lei que trata do assunto. De autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), a proposta segue, agora, para análise da Comissão de Constituição e Justiça, em caráter conclusivo, ou seja, caso aprovada, irá à sanção presidencial sem a necessidade de votação pelo plenário da Casa. De acordo com relator da proposta, deputado Reguffe (PDT-DF), a medida poderá representar economia de R$ 175 milhões para o Sistema Único

de Saúde (SUS). Com a economia de recursos será possível adquirir 58 equipamentos de radioterapia, uma das principais carências do sistema público de saúde, ou construir 580 postos de saúde. Atualmente, segundo o deputado, 40% dos tratamentos oncológicos são de uso oral e feitos em casa. O percentual deve dobrar em 15 anos. “Isso mostra que a legislação deve acompanhar as inovações científicas”. Pelo texto, os planos de saúde serão obrigados a oferecer planos que incluem atendimento ambulatorial, tratamento de quimioterapia oncológica domiciliar de uso oral e medicamentos para o controle de efeitos adversos relacionados ao

tratamento. No caso dos planos que incluem internação hospitalar, a proposta obriga a cobertura para o tratamento de quimioterapia oncológica ambulatorial e domiciliar, procedimentos radioterápicos e hemoterapia, visando a garantir a continuidade da assistência prestada na internação hospitalar. Além do prejuízo causado ao consumidor beneficiário de planos de saúde, a problemática do tratamento oral contra o câncer tem causado impacto negativo ao SUS, que acaba recebendo a demanda reprimida dos planos de saúde, provocando mais custos para o sistema público, que já enfrenta uma crise financeira sem precedentes na história.

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/ Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988. O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas

são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção os preconceitos contra a doença e seus portadores e devem se tornar hábitos diários de nossas vidas. sermos mais solidários do que somos por natureza.

1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O que é Aids

Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.

Aids cai 36% em 11 anos, mas ainda mata um a cada três horas em SP

Implante um sorriso novo na sua vida! Dr. Emerson Rolão Clínica Geral - CRO 12.256

• Restaurações estéticas • Clareamento • Tratamento de Canal • Cirurgias avançadas (enxertos ósseos, cisos retidos, tumores e cistos) Convênios: • Especialista em Prótese Dental- CEOM/RS • ASCEP • Banco do Brasil • Pós-Graduado em Implantodontia -

• Bruning • Fockink • Cotripal • Kepler Weber • OAB

UNICSUL/SP

Drª Letícia Müller Clínica Geral - CRO 12.268

• Restaurações estéticas • Esp. em Ortodontia-Unicastelo-SP

Fone consultório: 3375-7230 Rua Holanda, 193 - Sala 21 13 - Panambi

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Dra. Therezinha Lerner Dill CREMERS 7150

• Prevenção do câncer ginecológico • Colposcopia • Microscopia Agora atende das 14 às 18 horas. Também no idioma alemão. Particular e convênios Unimed e IPE. Consultório: Rua Alfredo Brenner, 265 - Sala 2 (antigo Hospital 7 de Setembro) - Fone 3375-3205.

Aparelhos Ortodônticos Estela Kersting Tussi Cirurgiã-Dentista CRO 16077

Fone: 9121-1027 Rua Hermann Faulhaber, 255 - Sala 2 - Centro E-mail: estelakt@hotmail.com

CLÍNICA GERAL

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que, em uma década, houve queda de 35,7% da taxa de incidência de novos casos notificados de Aids em todo o Estado. No entanto, a doença ainda mata diariamente oito pessoas, em média, no território paulista. Os dados fazem parte do mais novo boletim epidemiológico sobre a doença produzido pelo Programa Estadual DST/Aids. Em 2000, o Estado registrou 10.667 notificações de Aids, com taxa de incidência de 28,8 novos casos por 100 mil habitantes. Já em 2011 houve 7.706 infecções, com taxa de 18,5 novos casos por 100 mil habitantes. Houve queda também em relação aos óbitos. Em 2011 foram 3.006 óbitos por Aids no Estado, contra 4.181 em 2000, o que representa diminuição de 28% em números absolutos. Entre os homens houve queda de 23% no número absolutos de casos de Aids notificados e 31% no total de mortes no período: foram 6.868 ocorrências em 2000, com 2.940 mortes, e 5.270 no ano passado, com 2.019 mortes entre a população do sexo masculino. Já entre as mulheres, em 2000 foram 3.798 casos novos e 1.241 óbitos, contra 2.436 infecções e 987 mortes em 2011. De acordo com Maria Clara Gianna, diretora do Programa Estadual DST/Aids, os números apontam para o controle das novas infecções e pela estabilidade nas taxas de mortalidade por Aids. Mesmo assim ainda ocorre um número expressivo de mortes diariamente no Estado. Por isso, é muito importante o diagnóstico precoce”.


Geral

Folha das Máquinas, 30 de novembro de 2012

Motociclista seriamente ferido em acidente

Um motociclista resultou seriamente ferido em um acidente ao final da tarde desta terça-feira, dia 27, na rua Adolfo Kepler Junior. Segundo informações da Brigada Militar, ele teria se chocado na traseira de um Fiat Uno, após desistir de fazer uma ultrapassagem, nas proximidades da empresa Kepler Weber. Não foi possível colher o depoimento do motociclista, que pilotava uma Honda CG Titan, já que ele havia sido encaminhado ao Pronto Socorro. Na manhã desta quarta-feira, ele foi encaminha-

15

Cassado registro de candidatura do prefeito reeleito de Sagrada Família

do para atendimento em outro município. As informações obtidas na tarde desta quintafeira revelaram que o motociclista encontrava-se no bloco cirúrgico do Hospital São Vicente de Paula, em Cruz Alta. O plantão da Polícia Civil, nesta quinta (29), foi relativamente tranquilo, com registro de uma agressão (mulher agredida pelo cunhado, no bairro A Justiça julgou procedente a Representação Alto Paraíso), um caso de dano e outro de perda de Eleitoral por Conduta Vedada proposta pelo Minisdocumentos. tério Público Eleitoral e determinou a cassação do registro de candidatura do atual Prefeito Municipal de Sagrada Família e vencedor do pleito à reeleição, Alcides Cê da Silva, e do candidato a Vice-Prefeito, Na tarde de, 28, por volta das 15 horas, o Corpo de Euclides Quequi. Cada um deles também deverá Bombeiros de Ijuí foi acionado para apagar um início de pagar multas de, respectivamente, R$ 15,9 mil e R$ incêndio nos fundos do bairro Modelo, o qual foi causado 5,3 mil. Dez candidatos a Vereador e a Coligação por quatro adolescentes infratores. Frente Popular também foram alvos da RepresenO fogo foi contido pelo Corpo de Bombeiros, por tação do MP e deverão pagar, cada um, multa de R$ vizinhos e pelo próprio proprietário, que colocou máquinas 5,3 mil. à disposição para ajudar no combate as chamas. O propriDe acordo com o Promotor Eleitoral Marcos etário disse que isso não é um prejuízo só para o agricultor, Rauber (que durante anos foi o 1º Promotor de mas que isso prejudica o solo e também o meio ambiente. Panambi), em 18 de junho deste ano, o Prefeito e O proprietário das terras, Valdir Valter Kirschner, candidato à reeleição de Sagrada Família, Alcides fez um Boletim de Ocorrência. “Esperamos que os culpaCê da Silva, fez promoção de sua Administração com dos sejam identificados e que isso não se repita mais”, conotação evidentemente pessoal durante prografinaliza. ma informativo da Prefeitura Municipal transmitido pela rádio da Associação Comunitária Desenvolver Sagradense, FM 104.9, custeado com verbas do erário municipal. Na oportunidade, o demandado Um homicídio cometido em março de 2006 vai não identificados, teria agredido Rafael com golpes também anunciou e promoveu a sua candidatura à a júri popular no dia 10 de dezembro. O réu, Maiquel de arma branca, socos e “planchaços”. Ainda segun- reeleição ao cargo de Prefeito Municipal, do candiPinheiro Reuter, à época com 23 anos, é acusado da do a denúncia, Maiquel teria sido o autor do golpe de dato a Vice e de candidatos a Vereador vinculados morte de Rafael Sanderson Reuter em uma casa adaga que vitimou Rafael. Os outros dois réus aos partidos políticos integrantes da Coligação Frennoturna na avenida Presidente Kennedy. deverão ser julgados em outra oportunidade. A te Popular. Na avaliação do MP Eleitoral, a transmissão Segundo a denúncia, Maiquel, com o auxílio denúncia original envolvia quatro acusados, mas radiofônica em questão, como publicidade de dois outros acusados, e dois outros indivíduos, um deles já é falecido. institucional que era, deveria orientar-se pelo caráter eminentemente educativo, informativo ou de orientação social, sem referência caracterizadora de promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. Segundo Marcos Rauber, o programa desbordou claramente desses limites, sendo convertido num poderoso veículo para apregoar e pôr em evidência supostas qualidades dos representados, Lucia Lopes dos Sanjulho em Porto Alegre, sendo que, como delegada, repre- buscando influenciar a população local a angariar tos, portadora de baixa visentante da sociedade civil integra a comissão de delega- apoio eleitoral às candidaturas nas Eleições Munisão, representará o munidos que irá defender propostas dentro dos seguintes cipais 2012. Ele ressalta estar configurada a prática cípio de Panambi na 3ª Coneixos: Educação, esporte, trabalho e reabilitação profis- de condutas vedadas a agentes públicos em campaferência Nacional dos Disional; Acessibilidade, comunicação, transporte e mora- nhas eleitorais. (Assessoria de Imprensa do MP/RS)

Fogo destrói parte de lavoura em Ijuí

Homicídio cometido em 2006 vai a júri popular dia 10

Panambiense na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

reitos da Pessoa com Deficiência em Brasília, entre os dias 03 e 06 de dezembro próximo. O evento que terá como tema este ano, “Um olhar através da ConvenLucia Lopes dos Santos. ção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios” trata sobre políticas públicas para pessoas com deficiência. Lucia participou da etapa regional, que ocorreu no mês de abril em Panambi e da regional, no mês de

dia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e Segurança, acesso a justiça, padrão de vida e proteção social. Nossa representante participou também da reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), no dia 27 de novembro último, onde foram lidas e discutidas as propostas que serão apresentadas na Conferência. Ela diz estar muito feliz por poder representar o município neste importante evento que busca a garantia dos direitos e a qualidade de vida de todas as Pessoas com Deficiência. As informações são de Alexandra de Moura, educadora especial e Conselheira do COMDEF.

christmann@madeireira.net.br


Filiado à

“Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro”.

PANAMBI (RS) - SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012 - Nº 1.870 - ANO XXI

Municipal de juniores chega à penúltima rodada

Resultados da quinta rodada do municipal de juniores, partidas disputadas no domingo, dia 25: Ajax 2 x 0 Corinthias, Ponte Preta 3 x 3 Academia e Ases 2 x 2 Pavão. A classificação aponta o Ajax na liderança, com 11 pontos ganhos, seguido de Corinthias (9), Pavão (8), Ases (5), Academia (4), Ponte Preta (2) e Morango (1). A penúltima rodada da fase de classificação será no domingo, dia 2 de dezembro, no campo da Zona Norte; Às 09h30min tem Ases x Academia; às 14h15min, Morango x Pavão, e às 16h15min, Ponte Preta e Corinthias. O Ajax folga na rodada.

“Rubão” disputa última etapa do Metropolitano

Neste final de semana o piloto panambiense Ruben Stapenhorst disputa a última etapa do Campeonato Metropolitano de Arrancadas no Autódromo de Tarumã, em Viamão. Com seu Puma 77, “Rubão” espera trazer o terceiro título de campeão estadual deste ano, já que venceu a Copa Sul e o Campeonato Serrano.

(Stephen King)

Gaúcho de Motocross tem a 7ª etapa em Panambi Será neste domingo, na pista do Moto Clube Cavalo de Aço.

A sétima etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross será disputada neste domingo (2), na pista do Moto Clube Cavalo de Aço, às margens da BR-158. Será a primeira vez que uma prova deste nível será disputada em Panambi e a etapa poderá apontar os primeiros campeões estaduais em suas categorias. Os ingressos antecipados para a prova de domingo (no sábado serão feitos os treinos livres e cronometrados) podem ser obtidos com os sócios do Moto Clube, a R$ 5,00. No dia da prova o preço será de R$ 10,00. Pilotos locais também comDisputa na prova de Santa Vitória do Palmar, em foto de André Rocha. petirão, como o veterano Marcio Molz, que se recupera de lesão, Juliano Kersting, briga pelo campeonato ganhou um novo panorama, Mike Mayer, Pedro Gonçalves e Luiz Henrique isto porque, o líder Marçal Müller abriu mão do Konrad. A primeira largada da manhã, às 10h50min, campeonato após a necessidade de fazer cirurgia no será da categoria estreantes. A categoria 230cc será joelho, com isso, a briga direta pelo título fica entre Gustavo Roratto, segundo colocado que leva a vana primeira largada da tarde, às 13h30min. Mesmo estando mui- tagem de apenas um ponto para Mateus Basso, to equilibrado, o campeo- terceiro colocado na classificação, porém, mais três nato poderá conhecer os pilotos tem chances reais de conquistar o título na primeiros campeões em categoria. Pela categoria 85cc a vantagem do líder Panambi. Das quatorze Gabriel Della Flora é de oito pontos sobre Henrique categorias em disputa, as Araújo e Nicolas de Oliveira, empatados na segunda que estão mais acirradas colocação. A principal categoria do campeonato, a MX são a Intermediária MX1, onde a diferença do líder Pró também segue eletrizante, três pilotos estão na Alex Cavalca para o se- briga direta pelo título do campeonato, Leonardo gundo colocado Rodrigo Sebben líder do campeonato, Marcos Cordeiro, seGaliotto é de apenas três gundo colocado e Douglas Parise, terceiro colocado, com chances matemáticas, correm por “fora” Leopontos. nardo Dambrós quarto colocado e Lucas Basso, Cinco pilotos na quinto colocado. briga pelo título O Campeonato Gaúcho de Motocross tem o Na categoria MX2 a patrocínio master de Dólar comercial 28/11: Rinaldi, Total DistribuiINFORME R$ 2,088 dora Motopeças, IMS e (Fonte: Cotripal) Mobil, co-patrocínio de 29/11 23/11 26/11 27/11 28/11 PRODUTOS Belparts e SoreRodas e Terça Quinta Sexta Segunda Quarta apoio da Mecânica ZapaSOJA netti, M3Parts/Revenda 68,52 68,52 67,02 67,02 68,04 (60Kg)*** Kawasaki, Farover, MILHO Graphics, Kimo28,02 28,02 28,50 28,50 28,50 Octano (60kg) to. SSul e Artemoto. TRIGO (60Kg)*

30,54 31,02 31,02 31,02 31,02

SUÍNO (kg)**

3,80 3,80 3,80 3,80 3,80

*Trigo com PH 78 e acima, **suíno carcaça, ***Preço até 11h 15 min

• Sexta-feira, 30: pancadas de chuva à tarde. Mínima 19ºC, máxima 26ºC; • Sábado, 01: nublado, chuva a qualquer hora. Mínima 19ºC, máxima 27ºC. • Domingo, 02: nublado, chuva a qualquer hora. Mínima 19ºC, máxima 28ºC. • Segunda-feira, 03: chuva à tarde e à noite. Mínima 15ºC, máxima 30ºC.


Edição nº 1.870.