Issuu on Google+

Mutirão distribui sementes crioulas

PANAMBI (RS) - CIDADE DAS MÁQUINAS - TERÇA-FEIRA, 30/10/2012 - Nº 1.862 - ANO XXI - R$ 1,50

12ª Oktoberfest teve oficina de orquídeas

Construída há mais de 40 anos e com um fluxo de veículos cada vez mais intenso, a BR-285 está entre as rodovias mais perigosas do Rio Grande do Sul. Na semana passada num pequeno trecho seis pessoas morreram em acidentes e no último final de semana ocorreu outra tragédia, desta vez envolvendo veículo de Panambi. Página 13.

Picape de Panambi foi atingida por automóvel que aquaplanou.

Projeto da Saur premia colaboradores com viagem à Serra Gaúcha

Empresário Osmar Prochnow dirigiu mais uma oficina de orquídeas em nossa cidade. Em dois momentos distintos foi realizada durante a 12ª Oktoberfest no último fim de semana, mais uma edição da Oficina de Orquídeas sob a responsabilidade de empresa de Ijuí que atua no setor e que já em outras oportunidades desenvolveu esse trabalho em nossa cidade. A empresa Silverium Orquídeas, que tem participado de eventos como a Fecolônia, entre outros, é dirigida pelo empresário Osmar Prochnow e esposa Reni e costuma desenvolver a oficina sempre que participa desses encontros. O objetivo de tais oficinas é incentivar nas pessoas o gosto pelo cultivo e manejo de orquídeas com técnicas de acompanhamento que melhor satisfazem as exigências desta atividade. Para Osmar Prochnow, “cultivar orquídeas é super fácil, trazendo para quem o pratica, grandes alegrias e satisfações”. O empresário é homônimo de antigo pastor evangélico que atuou em Panambi e conta que os dois possuem a mesma idade e nasceram na mesma data, detalhes que conhece por serem amigos de longa data.

Os 12 grupos melhores colocados na segunda edição do Projeto Sugestão de Melhorias - Boa Ideia, ganharam como prêmio uma viagem à Serra Gaúcha, que foi realizada de 25 a 28 de outubro. A primeira visita foi realizada na manhã de sexta-feira, dia 26, na empresa Kappesberg, cliente da SAUR, localizada no município de Tupandi/RS, onde puderam conhecer o parque fabril da empresa e os equipamentos Saur em operação. A Kappesberg pertence ao Grupo K 1, um dos maiores do setor moveleiro na América Latina. A viagem continuou até domingo, dia 28 de outubro, com city tour em Nova Petrópolis, Canela e Gramado onde puderam conhecer os principais pontos turísticos dessas cidades. As visitas mais significativas foram em Gramado onde visitaram o Mundo A Vapor, o Museu de Cera, o Museu de Motos Harley Davidson, o Museu de Carros Antigos Hollywood Dream Cars e o Museu de Super Carros, alem do Lago Negro, Aldeia do Papai Noel entre outros locais. A paisagem, a beleza visual das cidades e a organização e limpeza das cidades visitadas encantaram os participantes da viagem, que já pensam em propor novas sugestões na próxima edição do Programa. Vale destacar, que os demais grupos participantes do

Grupo da Saur em frente à Kappesberg

Programa concorrem ao sorteio de três tablets e três computadores na festa de final de ano da Saur. O Programa tem como finalidade incentivar os colaboradores da empresa a sugerirem melhorias em diferentes setores da empresa, visando otimizar os processos fabris e administrativos com mais agilidade, eficiência e redução de custos.

Se o seu carro estragou, precisa viajar, levar as crianças para a escola ou passear com a família, alugue um carro com a gente, é fácil e rápido. Diárias a partir de R$ 69,00.


2

Geral

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

Unijuí vai Editorial participar A Prefeitura e as chuvas do Projeto Nota divulgada pelo gabinete do prefeito nesta segunda-feira diz que mais de mil Rondon quilômetros de estradas do interior sofreram avarias sérias e se agravou a situação dos asfaltamentos antigos nas ruas do centro da cidade, e por isso a Prefeitura Municipal não está conseguindo atender às centenas de pedidos de reparos em todas as regiões do município. O informe diz ainda que “prefeito Miguel, como sempre faz, recebe com todo o respeito que os Obras de cidadãos lhe asfaltamento das merecem, dentro ruas de bairros de sua constante terão que disposição de esperar mais atender pessoalmente a alguns dias, diz todos, leva em o prefeito. conta todas as reclamações e tem uma lista imensa de reparos necessários, mais de 200 reclamações, mas a continuidade do mau tempo no final de semana impediu o atendimento. Serão necessários pelo menos três dias de sol para que as máquinas e caminhões da Prefeitura possam começar os reparos necessários”, explica o prefeito às pessoas que o procuram, inclusive durante todo o final de semana e até de madrugada. Com isso, as ruas que estão sendo preparadas para asfaltamento estão com as obras paralisadas e ficarão em segundo plano até que a administração consiga atender as demandas urgentes de soluções emergenciais.

EMPRESA JORNALÍSTICA CIDADE DAS MÁQUINAS LTDA. CNPJ 94.687.357/0001-33 - CGC/TE 090/0022736 Inscrição Municipal: 6066 - Inscrito no Registro de Oficinas Impressoras, Jornais e Periódicos do Registro de Pessoa Jurídica nº 5, Folha 5.

E-mail: folha@profnet.com.br

Rua Hermann Faulhaber, 114 - Fone/Fax (55)3375-5033 - PANAMBI - RS Fundado em 25/07/1992 - Circulação: terças e sextas-feiras Diretor: Clóvis Kuntz (Reg. Prof. DRT 10545) Redação: Hugo Schmidt (Reg. Prof. DRT 6753) Pedro Aguiar (Reg. Prof. DRT 10546) Revisão: Maria Tereza Kuntz Martins Diagramação: Gilson Eraldo Martins Assinaturas: Mary Vieira da Silva e Sabrina Gois dos Santos Distribuição: Flori Valmir Martins da Silva Impressão: Cia. de Arte - Fone (55) 3331-0300 CNPJ 92.107.978/0001-75- 17 - R. Albino Brendle, 122 - Ijuí - RS

Representante em P. Alegre: JPD Naibert & Representações Ltda. Av. Jacuí, 1174 - Bairro Cristal - (51)3266-5016

INTEGRANTE:

ASSINATURAS: Via entregador: Anual..............................120,00 Semestral........................65,00 Trimestral........................35,00

Via Correio: Anual............................190,00 Semestral...................100,00 Venda avulsa.........................1,50

A Unijuí vai participar pela primeira vez de uma operação do Projeto Rondon. A proposta enviada pela Instituição para a operação intitulada “Canudos” foi aprovada. O destino dos rondonistas será o município de Cansanção, na Bahia. A operação acontece de 11 a 27 de janeiro de 2013. Entre os dias 4 e 10 de novembro, o professor Paulo Ernesto Scortegagna, um dos coordenadores da proposta, realiza a viagem precursora ao município baiano com o objetivo de articular com lideranças locais as principais demandas a serem abordadas durante a execução dos trabalhos. Ele e a professora Leonir Uhde, do DEAg, coordenam o projeto, que tem caráter multidisciplinar e envolve professores do Departamento de Humanidades, do Departamento de Estudos Agrários e do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. A Instituição vai desempenhar o Conjunto de Ações B, que engloba atividades nas áreas de comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.

Cancelado o show de Borghetinho Houve uma alteração quanto ao show de intervalo que será realizado durante o 2º Moinho da Canção Gaúcha de Panambi, marcado para o dia 8 de dezembro de 2012. Isto ocorreu em virtude de que o show que estava agendado com o artista Renato Borghetti foi cancelado pela assessoria do mesmo, alegando-se outro compromisso assumido, posteriormente, pelo artista, o que somente foi comunicado à Comissão do Festival no final da semana passada. Em vista disso, comunicamos que o show de intervalo do Festival será realizado pelo já renomado artista Pedro Ortaça (Família Ortaça), no mesmo horário, local e data.

pepoguia@yahoo.com.br • O galo angustiado - Não era ele que levantava o sol - Era uma vez um grande quintal onde reinava soberano e poderoso galo. Orgulhoso de sua função, nada acontecia no quintal sem que ele soubesse e participasse. Com sua força descomunal e coragem heróica, enfrentava qualquer perigo. Era especialmente orgulhoso de si mesmo, de suas armas poderosas, da beleza colorida de suas penas, de seu canto mavioso. • Toda manhã acordava pelo clarão do horizonte e bastava que cantasse duas ou três vezes para que o sol se elevasse acima para o céu. "O sol nasce pela força do meu canto", dizia ele. "Eu pertenço à linhagem dos levantadores do sol. Antes de mim era meu pai; antes de meu pai era meu avô!"Um dia uma jovem galinha de beleza esplendorosa veio morar em seu reinado e por ela o galo se apaixonou. A paixão correspondida culminou numa noite de amor para galo nenhum botar defeito.

• E foi aquele amor louco, noite adentro. Depois do amor, já de madrugada, veio o sono. Amou profundamente e dormiu profundamente. As primeiras luzes do horizonte não o acordaram como de costume. Nem as segundas. Para lá do meio dia, abriu os olhos sonolentos para um dia azul, de céu azul brilhante e levou um susto de quase cair. Tentou inutilmente cantar, apenas para verificar que o canto não lhe passava pelo nó apertado da garganta. • - "Então não sou eu quem levanta o sol?", comentou desolado para si mesmo. E caiu em profunda depressão. O reconhecimento de que nada havia mudado no galinheiro enquanto dormia trouxe-lhe um forte sentimento de inutilidade e um questionamento incontrolável de sua própria competência. E veio aquele aperto na garganta. A pressão no peito virou dor. A angústia se instalou definitivamente e fez com que ele pensasse que só a morte poderia solucionar tamanha miséria. "O que vão pensar de mim?", murmurou para si mesmo, e lembrou daquele galinho impertinente que por duas ou três vezes ousou de longe arrastar-lhe a asa. O medo lhe gelou nos ossos. • Medo. Angústia. Andou se esgueirando pelos cantos do galinheiro, desolado e sem saída. Do fundo de seu sentimento de impotência, humilhado, pensou em pedir ajuda aos céus e rezou baixinho, chorando. Talvez tenha sido este momento de humildade, único em sua vida, que o tenha ajudado a se lembrar que, em uma árvore, lá no fundo do galinheiro, ficava o dia inteiro empoleirado um velho galo filósofo que pensava e repensava a vida do galinheiro e que costumava com seus sábios conselhos dar orientações úteis a quem o procurasse com seus problemas existenciais. • O velho sábio o olhou de cima de

seu filosófico poleiro, quando ele vinha se esgueirando, tropeçando nos próprios pés, como que se escondendo de si mesmo. E disse: "Olá! Você nem precisa dizer nada, do jeito que você está. Aposto que você descobriu que não é você quem levanta o sol. Como foi que você se distraiu assim? Por acaso você andou se apaixonando?". Sua voz tinha um tom divertido, mas ao mesmo tempo compreensivo, como se tudo fosse natural para ele.

• A seu convite, o galo angustiado empoleirou-se a seu lado e contou-lhe a sua história. O filósofo ouviu cada detalhe com a paciência dos pensadores. Quando o consulente já se sentia compreendido, o velho sábio fez-lhe uma longa preleção: Antes, quando você ainda achava que até o sol se levantava pelo poder do seu canto, digamos que você estava enganado. Para definir seu problema com precisão, você tinha o que pode ser chamado de "Ilusão de Onipotência". • Então, pela mágica do amor, você descobriu o seu próprio engano, e até aí estaria ótimo, porque nenhuma vantagem existe em estar tão iludido. Saiba você que ninguém acredita realmente nessa história de canto de galo levantar o sol. Para a maioria, isto é apenas simbólico: só os tolos tomam isto ao pé da letra. "Entretanto, agora", continuou o sábio pensador, "você está pensando que não tem mais nenhum valor, o que é de certa forma compreensível em quem baseou a vida em tão grande ilusão. Contudo, examinando a situação com maior profundidade, você está apenas trocando uma ilusão por outra ilusão. • O que era uma 'Ilusão de Onipotência' pode ser agora chamado de 'Ilusão de Incompetência'. Aos meus olhos, continuou o sábio, nada realmente mudou. Você era, é e vai continuar sendo, um galo normal, cumpridor de sua função de gerenciar o galinheiro, de acordo com a tradição dos galináceos. Seu maior risco, continuou o pensador, é o de ficar alternando ilusões. Ontem era 'Ilusão de Onipotência', hoje, 'Ilusão de Incompetência'. Amanhã você poderá voltar à Ilusão de Onipotência novamente, e depois ter outra desilusão. • Pense bem nisto: uma ilusão não pode ser solucionada por outra ilusão. A solução não está nem nas nuvens nem no fundo do poço. A solução está na realidade. Após um longo período de silêncio, o velho galo filósofo voltou-se para os seus pensamentos. Nosso herói desceu da árvore para a vida comum do galinheiro. Na dia seguinte, aos primeiros raios da manhã, cantou para anunciar o sol nascente. E tudo continuou simples assim, como era antes. (Maurício de Souza Lima Psicólogo - Diretor da Sociedade de Terapia Breve (BH) - Trainer em PNL pelo Southern Instituteof NLP da Flórida (home page: www.ibrapnl.com.br).

Óleo de linhaça

INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS Consórcios de casas e veículos. Fone 3375-4317 - Rua 7 de Setembro, 211 -

Fones 3375-3411 e


3

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

Geral

DE

Por Clóvis Kuntz folha@profnet.com.br

OLHO NOS FATOS Temos que lutar por uma rodovia assim

Rodovia duplicada no norte do estado do Paraná: volume de veículos bem menor que a BR-285.

Qual é o panambiense que não perdeu um amigo, um parente ou um conhecido em acidente na BR-285? Pois essa rodovia já pode ser chamada de “estrada da morte”. Construída ainda nos anos 70 do século passado, ao longo das últimas quatro décadas ela se tornou o principal corredor do Mercosul e o máximo de investimentos que o governo federal fez nela foi o recapeamento quando o número de buracos já era insuportável. As duas fotografias que ilustram a coluna de hoje mostram rodovias brasileiras. Sim, não são estradas da Europa ou dos Estados Unidos. São rodovias federais situadas no Paraná e em Minas Gerais fotografadas pelo colunista numa de suas viagens. Nota-se que ambas as BRs mostradas têm pouco movimento, com certeza um fluxo de veículos bem menor que a BR-285. Onde estão nossas lideranças políticas? Os nossos representantes no Congresso Nacional? Além de chorar a morte de tantas pessoas nessa estrada tão perigosa, ainda precisamos passar a vergonha de não sabermos nos mobilizar para exigir investimentos rodoviários à altura do nosso desenvolvimento. Fica a reflexão para este Dia dos Finados.

Rodovia BR-365, em Minas Gerais (sem pedágio).

Tempo deve abrir só no Dia de Finados

A instabilidade do clima, com pancadas de chuvas e até mesmo tempestades isoladas, deve estender-se até quinta-feira, dia 1º de novembro. De acordo com o site do Climatempo, as precipitações devem ser de 8 milímetros nesta terça-feira, de 25 milímetros amanhã, quartafeira, e de 5 milímetros na quinta, dia 30. Já o Weather Channel prevê tempo apenas nublado para a quinta-feira.

Curtíssimas • Em nota que distribuiu à imprensa nesta segunda-feira o gabinete do prefeito Miguel diz que “existem evidências de que alguns médicos estão emitindo receitas do SUS em seus consultórios particulares, ou de convênios privados, para serem agradáveis aos seus pacientes que pagam consultas. Este procedimento é antiético e um ato de corrupção. • Mais adiante o texto diz que “caso esse tipo de ato ilegal seja flagrado, será aberto um procedimento administrativo e o valor do medicamento e/ou exame e/ ou procedimento, será debitado na conta mensal do profissional”. • Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, (com forte atuação em Panambi), identifica áreas da economia que precisarão de profissionais qualificados para preencher os novos empregos. • As construtoras, as empresas de prestação de serviços à indústria, as fábricas de veículos, as de máquinas e equipamentos, as de alimentos e bebidas e as de roupas e acessórios serão responsáveis por 52% das vagas que devem ser criadas na indústria até 2015.

• Isso significa a criação de 625 mil postos de trabalho, informa o novo recorte do Mapa do Trabalho Industrial 2012, elaborado pelo Senai, que revela os setores da economia com maior demanda por novos profissionais. • A pesquisa estima que a indústria brasileira vai criar 1,1 milhão de empregos para profissionais de nível técnico e de média qualificação nos próximos três anos. Além disso, prevê que o setor precisará qualificar 6,1 milhões de trabalhadores para acompanhar os avanços tecnológicos.

• “A criação das novas vagas depende da continuidade da estabilidade econômica e da retomada do crescimento no país. Assim, os setores de maior demanda são aqueles intimamente ligados ao consumo das famílias”, explica o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi. • Entre os profissionais técnicos, a ocupação que lidera a demanda, com mais de 16 mil vagas, é a de técnico em construção civil. Esse profissional é responsável por desenvolver levantamentos topográficos, elaborar planilhas de orçamento e controle, e supervisionar a construção de edificações. Entre outras atividades, inspeciona a qualidade de materiais e serviços para assegurar sua conformidade com projetos e normas de construção. • Depois dessa ocupação, vem o técnico de controle da produção nas montadoras de veículos (com 9,5 mil vagas) e no setor que presta serviços principalmente às empresas (com 8.255 vagas). Em seguida, está o operador de máquinas de usinagem por controle numérico computadorizado (4,7 mil vagas).


ME

Variedades

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

M Ó R I A S

Por Armin Philipp (Membro da ALMURS - Cadeira 142).

Os grupos de tiro ao alvo

Sua origem está ligada ao surgimento e desenvolvimento das primeiras armas de fogo, entre os séculos XV e XVII. Pelas regras atuais de tiro ao alvo, a distância entre o atirador e o alvo, móvel ou fixo, e o número de tiros, variam conforme a arma utilizada, como vemos a seguir: •pistola livre - 60 tiros em seis séries; •carabina - 60 tiros, disparados pelo atirador deitado; •pistola automática - 60 tiros disparados contra cinco alvos; •fuzil de pequeno calibre - 120 tiros disparados contra o alvo fixo, posicionando-se em pé, ajoelhado e deitado. Na colônia alemã são comuns as “Schützenfeste” (festas de tiro ao alvo). Nos certames, o tiro dado com mais precisão dá o título de “rei do tiro”, conforme lemos em relatórios e registros. Na foto de 1933, tirada em Panambi, entre as atuais ruas José Bonifácio e João Hepp vemos, à direita, de terno claro, o desportista e comerciante Leopoldo Hepp. À sua esquerda o atirador Franz H. Wegener e à esquerda deste vemos Franz Wegener Senior, o qual faleceu em 1936, em Panambi. No centro da foto está a bandeira que representava uma das agremiações de tiro ao alvo. Antigos revelaram que até o ano de 1940, em Panambi, as munições ou balas para tiro ao alvo eram compostas de pólvora, chumbo e espoleta e em

Manchetes da edição nº 866, de 29 de outubro de 2002: • Lula presidente. Rigotto governador. No segundo turno, o candidato à presidência da República pelo PT, Luís Inácio Lula da Silva, fez 60,4% dos votos em Panambi. José Serra fez 39,6%. Para governador, Tarso Genro fez 52,2% e Germano Rigotto, eleito governador, 47,8%; • Eleitor vota aos 90 anos . Almiro Schneider votou no segundo turno das eleições, comparecendo

Humor Prevenção contra a bruxa • A esposa diz ao marido: — Tens que dizer ao nosso filho para não casar com aquela bruxa! E ele responde: — Não digo nada! Quando foi a minha vez ninguém me avisou!

Marido esquecido • Jorge e sua mulher foram visitar a família de João. As mulheres foram para a cozinha preparar um lanche e os homens ficaram conversando. Jorge falou para o João: — Estou fazendo um curso para melhorar a memória. É uma beleza! Você não sabe como melhorei. — É mesmo? Como é o nome do curso? Jorge, atrapalhado, pergunta ao amigo: — Como é o nome daquela flor bonita que tem espinhos? — É a rosa! Jorge grita, então, para a mulher na cozinha: — Rosa, como é mesmo o nome do curso que estou fazendo?

Greve na cama • A rica madame chama o médico para ver a empregada, muito bonitinha, que há uma semana não sai da cama. O médico examina a empregada e pergunta: — O que você tá sentindo? — Nada não, doutor. É que faz muito tempo que não me pagam o salário e eu só me levanto daqui quando pagarem o atrasado. — Então dá uma chegadinha pra lá pra eu me deitar aqui junto. Da outra vez que me chamaram também não me pagaram nada.

Ainda bem que não me conhece

alguns estandes de tiro, a distância percorrida pelas balas era de até 150 metros do alvo. A partir de 1939 as armas das entidades culturais, recreativas e esportivas aqui da região foram recolhidas pelo Estado Novo.

na seção eleitoral 34 localizada no Colégio Evangélico Panambi; • CAPS deve operar no mês de novembro. Centro de Atenção Psicossocial teve a sua proposta de funcionamento discutida na semana passada;

• Escola Poncho Verde terá um encontro de corais infantis. Evento está na segunda edição; • Jerônimo Goergen prepara-se para assumir o mandato de deputado estadual. Ele visitou a Folha das Máquinas acompanhado de Sandy Pilau;

• Numa grande empresa de navegação, com vários departamentos, trabalhava um funcionário que era muito gozador e desbocado. Certo dia, pensando que estava ligando para o ramal de um amigo, errou na digitação e acabou ligando para o ramal do presidente: — Fala aí, safado. E aí, pilantra, anda aprontando muito? O presidente surpreendeu-se com a ligação e logo foi dizendo: — Sabe com quem está falando? O funcionário percebeu que tinha ligado errado e respondeu: — Não! — Aqui é o presidente da empresa. O funcionário todo sem jeito, mas sem se intimidar diz: — E você, sabe com quem está falando? — Não! — responde o presidente já indignado. — Graças a Deus — e desliga o telefone.

Acreditando no burro • O caipira chega e pede ao vizinho: — Compade, você pode me emprestar o seu burro pra eu terminar de arar minha plantação? — Agora num posso, compade, meu burro está pastando. Mas, no mesmo instante, o burro relincha lá na cocheira. — Que vergonha, compade! Seu burro acaba de relinchar lá na cocheira! O outro responde, todo ofendido: — E você acredita mais na palavra dele do que na minha?

Mais uma do Joãozinho

• Joãozinho ansioso por sua nota na prova perguntou Horizontais: para a professora: 1. Ara, local de adoração – Películas. — Fessora, a senhora já corrigiu as provas? 2. Via pública – Aprumado. — Não, Joãozinho! Tenho várias turmas! 3. Última e primeira vogal do alfabeto – Agiotagem – Abreviatura de E a professora continua normalmente a aula: senhor. 4. Grânulo, grãozinho – Possuir. — Turma, fizeram as tarefas de casa? 5. Altivez, brio – Grande tronco de madeira Imediatamente Joãozinho responde: 6. Culto, seita – Gelar, congelar. — Não! Temos vários professores! 7. Nome popular dado ao doce de leite – Torrente impetuosa. 8. Avestruz – Litoral. 9. Pena, piedade – Cais – Mato Grosso do Sul (sigla). 10. Parição – Período de 30 dias. 11. Prefixo do contra – Óbolo, oferta. Verticais: 1. Planta da família das Compostas –Mediana, regular. 2. Satélite da Terra – Acerto, juízo. 3. Está – Gana, ódio – Partido dos Trabalhadores. 4. Cobra – Genitor 5. Sumário – Coloração. 6. Destino, direção – Talho. 7. Feroz – Despesas. 8. Pedra-de-raio – Teutônico. 9. Tocantis (sigla) – Cantiga – Cote. 10. Elevação, monte – Doce que é produzido pela abelha 11. Sova – Cansada, fatigada. Horizontais: 1.altar/fitas, 2.rua/ereto, 3.ua/usura/sr., 4.grumo/ter, 5.aprumo/ tora, 6.rito/gear, 7.mumu/caudal, 8.ema/costa, 9.dó/porto/MS, 10.parto/mês, 11.anti/esmola Verticais: 1.Aruca/média, 2.lua/prumo, 3.tá/grima/PT, 4.urutu/pai, 5.resumo/ cor, 6.rumo/corte, 7.fero/gastos, 8.ita/teuto, 9.TO/toada/mó, 10.serra/mel, 11.surra/lassa

4

NW Pan, emissora transmitindo ao vivo pela rede mundial (Internet) para todo mundo:

www.nwpan.com.br Acesse e fique plugado. Rua Alfredo Brenner, 250 Fone 3375-1035 - PANAMBI - RS


Geral

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

5

Papai Noel de Divulgado o regulamento do Concurso de Decoração Natalina Panambi participa

O site da Prefeitura Municipal (www.panambi.rs.gov.br) está divulgando desde ontem os regulamentos do Concurso de Decoração Natalina 2012. A informação é de Claudia Junges Schirmer, agente de turismo do Município, acrescentando que, assim como no ano passado, serão duas categorias: Decoração Comercial e Decoração Residencial. Para participar do concurso o responsável pela residência ou estabelecimento comercial deverá fazer a inscrição no período de 1º de novembro a 15 de dezembro próximo. O interessado deverá acessar a página da prefeitura (www.panambi. rs.gov.br); clicar no link do Concurso Decoração Natalina; imprimir o regulaEstão abertas as inscrições para concurso de decoração natalina mento e a ficha de inscrição; ler o regulamento; e preencher a ficha de inscrição. Após, enviar ca do concurso. A votação pela rede social vai ocorrer até o dia 15 de dezembro, para o e-mail: no período de 15 de dezembro próximo a 6 de janeiro (concursonatal@panambi.rs.gov.br), duas fotos (com do ano que vem. A decoração mais “curtida” de cada resolução mínima de 800 x 600 pixels) da decoração, uma das categorias será premiada com uma viagem juntamente com a ficha de inscrição e a cópia com acompanhante para Piratuba/SC. Faz-se necessário um alerta para o fato de que digitalizada de um comprovante de residência (no caso da categoria residencial) e uma cópia do alvará o critério do concurso é o voto popular, portanto, não atualizado da empresa (no caso da categoria comer- existirá uma comissão julgadora. cial). O mérito do vencedor será devido a sua capaA escolha das decorações ocorrerá este ano cidade de mobilizar os usuários do Facebook a através da rede social Facebook em página específi- votarem em sua decoração.

Biblioteca Municipal modifica horário de atendimento ao público

Para atender exigência funcional, objetivando o melhor atendimento ao público, a Biblioteca Municipal Adil Alves Malheiros estará adotando nos próximos dias uma pequena modificação no horário de trabalho. No atendimento da referida demanda o novo horário passa a ser o seguinte: segundas e terçasfeiras - Manhã: 7h 45min às 11h45min e à tarde: 13h30min às 21 horas. Quartas-Feiras – Manhã: continuará o tradicional serviço interno, sem atendimento ao público e à tarde: 13h30min às 19 horas. Quintas e sextas-feiras:Manhã: 7h45min às 11h45min e à tarde: 13h30min às 18 horas Biblioteca Municipal comemora Semana Nacional do Livro -A Semana Nacional do Livro foi instituída em 9 de abril de 1980, e é comemorada de 23 a 29 de outubro sendo que no dia 29 de outubro comemoramos também o Dia Nacional do Livro. Foi nesse dia, em 1810, que a Biblioteca Real Portuguesa veio transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional por determinação de D. João VI e esta data foi escolhida para o Dia Nacional do Livro.

Antes da invenção da imprensa os manuscritos, em forma de rolos, eram os únicos livros conhecidos e eram caríssimos, objetos de luxo. Na Idade Média os livros eram feitos à mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos. Um livro pequeno levava meses para ficar pronto e os preços eram tão altos, que somente reis, bispos e clérigos podiam comprá-los, razão pela qual não havia escolas, a não ser nos palácios reais, nos bispados e mosteiros. Destaca-se aí a importância da invenção do papel feita pelos chineses no ano105 da era cristã, pois esta descoberta foi a primeira que pode ser usada de maneira mais econômica para a escrita e impressão. O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. “A leitura não é apenas uma porta para mundos mágicos e maravilhosos. É também uma ferramenta de sucesso” (Ana Maria Machado).

de evento na cidade de Gramado

Carlos Rahmeier (Papai Noel) participará de evento na Aldeia do Papai Noel em Gramado nos próximos dias.

Carlos Roberto Rahmeier, o Papai Noel de Panambi, participa nos dias 8, 9 e 10 de novembro próximo do Festival Anual dos Papais Noéis na cidade de Gramado. O evento acontecerá mais uma vez no Parque Knorr e seu objetivo maior é resgatar o verdadeiro espírito natalino e capacitar os trabalhadores do Natal – os Papais Noéis. Mais de 50 Papais Noéis de todo o Brasil são esperados na Aldeia do Papai Noel para aquele momento. Neste ano, o tema é Trabalho em Equipe, com muitas atrações lúdicas e divertidas numa grande Gincana de Natal que ganha espaço no Parque Knorr. Todos os anos, o Papai Noel participa da programação vestido a rigor e retorna à sua cidade de origem munido de um Certificado da Aldeia do Papai Noel. Além disso, todos os Papais Noéis presentes no evento participam do Grande Desfile de Natal no dia 8 e do espetáculo Nativitaten, programado para o dia 9 – ambos os eventos oficiais do Natal Luz de Gramado. Mais informações podem ainda ser obtidas no site da Aldeia do Papai Noel: (www.papainoel.com). As informações são da agente de turismo Claudia Junges Schirmer.


6

Geral

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

Coral InfantoJuvenil São João Batista apresenta 6º Recital

Recital é realizado na Igreja Matriz São João Batista, por grupo de canto corla composto por meninas com idade entre 8 a 21 anos.

Numa programação que reuniu familiares, amigos e admiradores do canto coral, o Coral InfantoJuvenil São João Batista apresentou seu 6º Recital, no dia 21 de outubro, na Matriz São João Batista. O Recital tinha por objetivo mostrar à Comunidade o trabalho desenvolvido pelo grupo ao longo destes dez meses de 2012. O Coral, regido pela professora Marielli Costa Beber que transmitiu estas informações a Folha das Máquinas, foi criado em 2004. Atualmente conta com a participação de 24 meninas, com idade entre 8 a 21 anos. Nessa apresentação, o Coral apresentou 11 lindas canções, escolhidas para revelar o grande amor de Deus por nós. O Recital contou ainda com a participação especial dos alunos da Escola Municipal Princesa Isabel que conjuntamente com o Coral, apresentaram uma música em LIBRAS Língua Brasileira de Sinais. O maior desejo dos organizadores do Coral é que a criança e o adolescente vivenciem valores religiosos e espirituais que venham acompanhá-las por toda a vida. Segundo a Professora Marielli, “Incentivar a vivência desses valores religiosos é uma virtude de quem tem esperança, de quem tem crença, de quem acredita na possibilidade de construir um mundo melhor, mais justo e fraterno.”

ORAÇÃO A SANTO EXPEDITO Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que venha em meu socorro nesta hora de aflição e desesperança. Meu Santo Expedido, tu és um Santo Guerreiro. Tu és o santo dos aflitos e desamparados. Tu és o santo dos desempregados. Tu és o santo das causas justas e urgentes, protegeme, ajuda-me, condece-me: força, coragem e serenidade. Atende meu pedido (fazer o pedido). Meu Santo Expedito, ajudai-me a superar estas horas difíceis, protege-me de todos os que possamme prejudicar, protege minha família, atende meu pedido com urgência. Devolve-me a paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedidto! Estarei agradecido(a) pelo resto da minha vida e propagarei teu nome a todos que tiverem fé. Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e fazer o Sinal da Cruz. “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”.

Projeto Cultura nas Estradas participou da Oktoberfest

O Projeto Cultura nas Estradas participou com uma unidade móvel instalada no Parque Municipal Rudolf Arno Goldhardt da Oktoberfest realizada no último fim de semana em Panambi. Criado em 2004 pela Livraria das Faculdades de Passo Fundo, o Projeto Cultura nas Estradas foi implantado com o objetivo de proporcionar às comunidades o acesso ao livro e ao hábito da leitura e conta com uma grande estrutura que através de sua equipe procura ensinar, emocionar e divertir as crianças, os jovens e os adultos. O projeto conta ainda com o apoio e o acompanhamento de diversos autores. Em 2008 a direção do projeto passou a ser de responsabilidade da Educar Produções Culturais Ltda. Empresa nova no mercado, mas que trouxe entre seus dirigentes pessoas que foram responsáveis diretas pela criação deste projeto. Começa aqui uma nova história, o projeto ganha nova estrutura e investimentos. Além de reformular e atualizar seu acervo literário passa a ser um parceiro para os órgãos municipais na organização e estruturação de

Um trailler do Projeto Cultura nas Estradas esteve instalado na Oktoberfest realizada em Panambi.

“feiras do livro”, com todo o suporte técnico necessário para realizações de eventos culturais de qualquer porte. Os interessados podem obter mais informações no site (www.culturanasestradas.com.br).

Turma 21 da EMEF Princesa Isabel promove Sarau Literário

Objetivando despertar o gosto pela poesia e, principalmente pela leitura, a turma 21 da Escola Municipal Princesa Isabel, do Bairro São Jorge, realizou, na última quinta-feira (25), um Sarau Literário. Com poesias de Sérgio Caparelli, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Pablo Moreno, Anair Weirich, Ruth Rocha, entre outros, a apresentação foi um sucesso. As crianças decoraram e apresentaram seus versos, demonstrando responsabilidade e comprometimento com a Escola. Além da apresentação de cada criança da turma, a programação contou com a participação especial das alunas Karolina Cavalheiro Deboni, do 3º ano, prendinha do CTG Tropeiro Velho, e Gabriela Cordeiro, da 8ª série, que representa a Escola no Concurso de Poesias do Município.

A programação contou com a presença dos alunos do 1º e 2º anos da Escola, além de familiares das crianças e representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. As informações são da professora Marielli Costa Beber.

O Conjunto Instrumental do Projeto Oficina de Talentos participou da abertura da 12ª Feira do Livro de Catuípe, realizada no último dia 23, a convite da Secretaria Municipal de Educação e Cultura daquele Município. Na oportunidade, o grupo de alunos esteve acompanhado dos professores Iliane Bechert (regente), Jairo Jansen, Janete Wächter, Ibamar Veeck, Lorival da Rosa e Sônia Hepp, da Secretária Angélica Dutra e da coordenadora do Projeto, professora Lígia Kublik. O Projeto Oficina de Talentos é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Rotary Club de Panambi e tem oportunizado aos alunos participar de diversas atividades na área da música.

Conjunto Instrumental da Oficina de Talentos foi a Catuípe participar de evento a convite da SMEC local.

Conjunto instrumental da Oficina de Talentos foi a Catuípe


Variedades

s o a ã p ç a a a t c c i e u s sadá Adeb

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

7

natural e social, o sistema político, a tecnologia, Estudar nãoente tem idadeas artes e os valores básicos da sociedade e da família.

Cada uma das etapas da educação básica possui objetivos próprios e formas de organização diversas. A educação infantil tem como foco o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. As atividades realizadas são um complemento à ação das famílias e das comunidades. Crianças de zero a três anos podem frequentar as creches ou instituições equivalentes. No caso de crianças entre quatro e cinco anos, o ensino é realizado em pré-escolas. Os pais não são obrigados a matricular as crianças de zero a cinco anos, mas o Estado deve garantir a possibilidade de que frequentem uma instituição educacional. Pela legislação brasileira, os municípios são os responsáveis pela oferta da educação infantil pública e gratuita e pela gestão das instituições privadas. Já o ensino fundamental é obrigatório. Isso significa que toda criança e adolescente entre seis e 14 anos deve estar na escola, sendo obrigação do Estado oferecer o ensino fundamental de forma gratuita e universal. A obrigatoriedade do ensino fundamental também implica reconhecêlo como a formação mínima que deve ser garantida a todos os brasileiros, de qualquer idade. Em sua conclusão, o estudante deve dominar a leitura, a escrita e o cálculo. Outro objetivo desta etapa é desenvolver a capacidade de compreender o ambi-

A partir de 2006, a duração do ensino fundamental passou de oito para nove anos. Esta medida busca aumentar o tempo de permanência das crianças na escola, mas principalmente melhorar a qualidade da formação inicial, especialmente no que diz respeito à alfabetização. Municípios e estados devem trabalhar de forma articulada para oferecer o ensino fundamental. Já o ensino médio, com duração de três anos, é de responsabilidade dos estados. Nesse período, são aprofundados os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, buscando articular o conteúdo com a preparação básica para o trabalho e a cidadania. Outra função do ensino médio é propiciar a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos. Tudo isso permite ao estudante concluir a educação básica dominando conhecimentos e habilidades que possibilitem escolher rumos na vida adulta. Ele deve estar preparado para a inserção no mercado de trabalho e também para poder seguir o caminho do ensino superior.

Dobermann Esta raça deve o seu nome a Friedrich Lous Dobermann, um guarda-noturno e coletor de impostos que entre 1834 e 1894 se encarregava de um canil. No seu inicio, tratava-se de uma raça conflituosa e agressiva. Com o passar do tempo foi ficando domesticada. Essas qualidades foram proveitosas na altura da Primeira e Segunda Guerra Mundial, onde esta raça atuou como cão de guarda e de correio. Esta raça é uma das mais fortes e valentes. Defendem o seu dono acima de tudo, sem importar a força do adversário. Esta questão poderá provocar problemas em algumas ocasiões, pois o animal pode tornar-se agressivo. Esta situação é fácil de corrigir sendo firme com o cão, o que fará com que o mesmo se torne um animal obediente e submisso. Não gostam de mudanças de dono, não sendo recomendável que isto se suceda. É um animal muito inteligente e com

vontade de aprender tudo o que se lhe ensina. Com o tempo alcança o equilíbrio psíquico, apesar dos mitos urbanos dizerem que se tornam loucos porque o seu cérebro cresce mais que a sua cabeça. Não gostam dos outros cães, sendo necessário que desde pequeno seja habituado, senão será mais difícil no futuro. Com as pessoas geralmente é dócil, mas com estranhos poderá mostrar desconfiança e ser algo reservado. Com as crianças já é um animal carinhoso e protetor. A má reputação desta raça se deve em grande parte de alguns treinadores que quiseram aumentar a sua agressividade. Nesse efeito, é recomendável realizar provas de caráter na altura de adquirir um exemplar Doberman. O seu peso ronda os 30-40 kg. O seu pelo é duro e curto. Normalmente de cor preta ou marrom escuro, mas também existem exemplares de cor azulada.

Celebridades, propaganda enganosa e sem qualidade

As “celebridades” já há bastante tempo ditam moda, regras e opiniões diversas. As pessoas passaram simplesmente a seguir suas vidas espelhando-se nesse ou aquele ator ou atriz, cantor(ra) e outros do ramo do entretenimento, claro que não estou generalizando o povo brasileiro, mas está chegando próximo disso. Não é a toa que a mídia está focada nessas “brilhantes” figuras, idolatradas pelos pobres de recursos e também pelos pobres de espírito e intelecto. Um dia desses li um comentário que dizia o seguinte, “O Neimar aparece em tudo que é comercial agora, imagina o que teremos que aguentar na Copa!”. Eu não quero nem imaginar para não me incomodar antecipadamente. Não saindo muito do assunto das “celebridades” acompanhei bem de longe os comentários sobre o final da dita novela Avenida Brasil. Fiquei muito impressionado com o nível baixíssimo no qual os autores da nossa dramaturgia estão descendo. Todos nós sabemos que as novelas brasileiras são exportadas para diversos países pela qualidade que tinham e que esses países espelham o povo brasileiro, como é apresentado nessas tramas. Então não po-

demos reclamar quando, por exemplo, os americanos comentam que o Brasil é cheio de promiscuidade e aqui pode e vale tudo, que as pessoas daqui não têm caráter e que somos todos aproveitadores, ou seja, aqui é a terra do “jeitinho”. Semana passada li que na Inglaterra uma propaganda de maquilagem foi proibida por fazer promessas falsas a seus clientes. Enquanto isso aqui no Brasil as propagandas estão cada vez mais sem qualidade e mentirosas (sem vergonha mesmo). As propagandas mais calhordas são as de sabão em pó e creme dental. Essas mentem e prometem descaradamente maravilhas e mágica para os consumidores. Então eu me pergunto; cadê o órgão que controla isso? Cadê o CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária? Simplesmente não funciona, se omite e deixa passar toda essa m...que vemos na TV. Estamos virando no país sem qualidade, sem qualidade nas novelas, sem qualidade nos artistas, sem qualidade na música, sem qualidade nas propagandas, sem qualidade no futebol, sem qualidade...................(complete).


Variedades

8

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

Saiba a diferença entre as pragas que atacam seu PC - 1

Quem usa um computador — ainda mais com acesso à internet — ouve diariamente as palavras vírus, trojan, spyware, adware e, de vez em quando, a palavra malware. É comum pensarmos que, de uma maneira geral, todos são vírus e perigosos para o computador. Em parte, esta afirmação é verdadeira: de fato, todos eles podem nos prejudicar de alguma maneira. No entanto, eles não são todos vírus nem iguais. Eles são todos malwares, isso sim. Malware é a combinação das palavras inglesas malicious e software, ou seja, programas maliciosos. São programas e comandos feitos para diferentes propósitos: apenas infiltrar um computador ou sistema, causar danos e apagar dados, roubar informações, divulgar serviços, etc. Obviamente que quase 100% desses malwares entram em ação sem que o usuário do computador perceba. Em suma, malware é a palavra que engloba programas perigosos, invasivos e mal intencionados que podem atingir um computador. O primeiro erro dos usuários é este: desconhecendo o termo malware, categorizar tudo como vírus. Os malwares se dividem em outras categorias, e provavelmente vão

continuar se dividindo à medida que malfeitores descobrirem e inventarem novas maneiras de ataques a computadores. Essas categorias incluem vírus, worms, trojans, rootkits, spywares, adwares e outros menos conhecidos. Vejamos um por um. Vírus -Não é à toa que a palavra vírus é a que mais circula quando o assunto é perigos de computador. Afinal, os vírus são os programas mais utilizados para causar danos, roubar informações, etc. Os vírus se diferenciam dos outros malwares por sua capacidade de infectar um sistema, fazer cópias de si mesmo e tentar se espalhar para outros computadores, da mesma maneira que um vírus biológico faz. Vírus são típicos de arquivos anexos de emails. Isso acontece porque quase sempre é necessário que um vírus seja acionado através de uma ação do usuário. Um dos vírus mais perigosos já registrados foi o “ILOVEYOU”, uma carta de amor que se espalhou por email e é considerada responsável pela perda de mais de cinco bilhões de dólares em diversas empresas.

Esse lançamento você encontra na Butterfly, confira!

Como longa de ficção científica, Prometheus é quase perfeito. Conta com ótimos efeitos especiais, com um elenco em total sintonia e com criaturas misteriosas e interessantes, isso sem falar no suspense bem construído e nas cenas de ação extraordinárias. Então, qual seria o problema? É justamen-

te a superficialidade de seu discurso. Na história, uma equipe de exploradores descobre novos indícios sobre a origem do homem. Em busca de respostas, juntam-se a tripulação de uma nave, patrocinada por um executivo, para seguir um mapa estelar que levaria a um possível contato com nossos criado-

Desenvolvido pela IO Interactive e tendo a Square Enix como publicadora, “Hitman: Absolution” faz a estreia da franquia “Hitman” na atual geração. O jogo já era esperado há um bom tempo mas nunca havia sido nem comentado, até que no meio deste ano surgiram imagens que apontavam para o novo jogo do Agente 47.

res. Tudo isso acontece no final do século XXI. Te n t a n d o reescrever o Velho Testamento, o filme é muito raso em sua discussão religiosa, preocupando-se apenas em levantar o eterno debate entre fé e ciência e utilizar simbolismos (e símbolos) baratos, como o crucifixo que acompanha a personagem de Rapace. A dica é para que o espectador aguente o blá blá blá religioso de Scott e foque sua atenção nos méritos da produção, que são muitos. Noomi Rapace tem sua melhor performance desde que desembarcou em Hollywood. É curioso notar que ela tem quase que a mesma presença em cena que no sueco Os Homens que Não Amavam as Mulheres, não precisando repetir o visual pesado e quase assustador de Lisbeth Salander. Ela entrega uma atuação intensa, em que sua fragilidade aparente cede lugar a uma força e um instinto de sobrevivência impressionantes. O melhor com relação à personagem é o fato de não ser uma nova tenente Ripley.

Nosso personagem retornará nesse novo game muito mais mortal, novos movimentos e diversos novos equipamentos foram adicionados, além disso o cenário terá um papel fundamental no jogo e caberá ao jogador saber se aproveitar de todos elementos que o jogo vai oferecer. “Hitman: Absolution” vai se passar em Chicado e será focado na camuflagem e na capacidade de se esconder do Agente 47. O motor OI Glacier 2 vai fornecer animações fantásticas e um maior realismo na movimentação de nosso personagem. Outro detalhe interessante é que o jogo será maior que os anteriores e com fases muito mais amplas, permitindo assim novos elementos e uma possibilidade maior de escolhas. “Hitman: Absolution” será lançado em 2012, mas sem nenhuma previsão exata de data, com versões para PS3, XBox 360 e PC.

Quem também merece um destaque no elenco é Michael Fassbender, que dá vida ao personagem mais enigmático da trama (mais até do que os alienígenas). Ao contrário de Alien, aqui não há mistério com relação a existência de um robô dentro da tripulação, mostrando mais uma vez a intenção do diretor de não se repetir. Desde o início sabemos que o personagem de Fassbender não é um humano, mas isso não significa que ele passe a ser transparente por causa disso. Seu David é mais sagaz e irônico que o Ash de Ian Holm no original, e ainda chega a cativar o público diante do dilema de parecer humano, mas não ser. Nesta questão, lembra um pouco A.I. - Inteligência Artificial. O desenvolvimento do robô é extraordinário, principalmente nos momentos em

que busca compreender a humanidade através de filmes como Lawrence da Arábia. Charlize Theron, Idris Elba, Patrick Wilson, Logan Marshall-Green e Guy Pearce (irreconhecível) completam o elenco e se saem muito bem. Theron interpreta a representante da empresa que patrocina a expedição e surpreende por sua insegurança (proposital), que faz um contraponto interessante com a postura imponente em que aparece em cena. Elba é o tradicional capitão do barco (no caso, da nave), estando presente para volta e meia soltar um clichê ou atuar heroicamente. Prometheus é um deslumbre técnico, contando com um trabalho de mixagem de som e efeitos sonoros merecedores de aplausos. Se assistir ao longa em um cinema de qualidade, é provável que sinta a sala tremer em alguns momentos. Os efeitos especiais também impressionam e fazem das cenas de ação momentos memoráveis e assustadores. Está longe (muito longe) de ser um filme de terror, como alguns apontaram, mas sem dúvida é eficaz na construção de um suspense.


Geral

Folha das Mรกquinas, 30 de outubro de 2012

9


10

Variedades

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

Panambi Verdes são os campos Verdes são os campos, De cor de limão: Assim são os olhos Do meu coração. Campo, que te estendes Com verdura bela; Ovelhas, que nela Vosso pasto tendes, De ervas vos mantendes Que traz o Verão, E eu das lembranças Do meu coração. Gados que pasceis Com contentamento, Vosso mantimento Não no entendereis; Isso que comeis Não são ervas, não: São graças dos olhos Do meu coração.

Luís de Camões

Melhor Idade

Praias lindas

Panambi é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 28º 17' 33" sul e a uma longitude 53º 30' 06" oeste, estando a uma altitude de 418 metros. Sua população estimada em 2010 era de 38 048 habitantes. Possui uma área de 491,48 km². Situa-se no Planalto Rio-Grandense. Possui um campus da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, cuja reitoria se localiza em Ijuí. Em 2010, recebeu campus do Instituto F e d e r a l Farroupilha, com investimentos na ordem de 5 000 000 de reais em prédios para a instalação de quatro cursos superiores gratuitos. O município é conhecido pelas alcunhas de "Cidade das Máquinas" e "Vale das Borboletas Azuis". O município, considerado o terceiro polo metalmecânico do Rio Grande do Sul, é referência nacional na produção de peças e equipamentos para a indústria de máquinas agropecuárias e veículos automotores e armazenamento e secagem de grãos. Destacam-se muitas empresas de diversas áreas de atuação nacional e internacional. Juntamente com o município de Condor, possui o maior arranjo produtivo local no ramo de produtos póscolheita do país, com participação de mais de oitenta empresas metalúrgicas. História - Até o advento dos colonizadores de origem europeia, a partir do século XVI, a região atualmente ocupada pelo município era habitada por índios guaranis e caingangues. A origem da atual cidade foi a compra de terras do município de Cruz Alta por um alemão, trazendo colonos da mesma origem que já estavam no Rio Grande do Sul. Assim, em 1899, foi fundada a colônia Neu-

Wurtemberg. Somente em 1919, após a Primeira Guerra Mundial, vieram, para a região, colonos naturais de Wurtemberg, na Alemanha. Eram 178 famílias. A colonização chamada de Neu Würtemberg ("Nova Wurtemberg") foi obra de um cidadão da Alemanha, Hermann Meyer, que, em expedição realizada ao Mato Grosso, tomou conhecimento através de Carlos Dhein da existência de terras férteis no Rio Grande do Sul e, para promover os trabalhos da colonização, mantinha aqui um administrador remunerado, o próprio Carlos Dhein. A colonização tinha em vista imigrantes de Württemberg, na Alemanha, mas sabe-se que a grande ocupação posterior foi feita por famílias das antigas colônias da região de Estrela e Santa Cruz. Em 1901, a cidade de Neu Würtemberg trocou sua denominação para Elsenau, em homenagem à esposa de Hermann Meyer, que se chamava Else. Em 1938, a cidade trocou seu nome para Pindorama. Em 1944, passou a chamar-se Tabapirã. No mesmo ano, adotou seu atual nome, Panambi. Em 15 de dezembro de 1954, a cidade conseguiu sua emancipação de Cruz Alta e Palmeira das Missões. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A moda para terceira idade Apesar do estereótipo dadeiro truque é saber qual das modelos, a moda sem- é o melhor jeito de capturar pre foi democrática. O ver- as tendências e as trazer para o seu estilo e também de forma que favoreça seu corpo. Para manter a elegância na terceira idade, a alfaiataria é a melhor amiga das senhoras. Calças, blazers, bermudas e saias são ótimas opções para manter a classe e ter um visual alinhado e cheio de estilo. Para o clima tropical do Brasil, a camisaria também é uma boa pedida, seja nas próprias camisas, em batas ou vestidos. Chegar na melhor idade não significa ter que

deixar de se arrumar, muito menos deixar de acompanhar as tendências de moda. Para quem gosta de modelagens mais simples e roupas mais básicas, a dica é investir em acessórios ou nas estampas, lembrando de sempre priorizar o conforto. É importante memorizar que as cores vibrantes destacam ao passo que as sóbrias suavizam. A partir dis-

so, podemos usar as sóbrias nas partes do corpo que se deseja disfarçar e realçar os pontos positivos com as vibrantes. Não se esqueça de que cores claras e brilhantes “aumentam” enquanto as escuras e foscas diminuem. Cuidado com calcinhas com elásticos muito apertados, que acabam por marcar muito a roupa. Prefira lingeries com corte a

lazer e sem elástico que ficam com aspecto invisível. Como é normal flacidez nos braços com a idade, fuja das blusas e vestidos de alcinhas. Roupas com mangas, mesmo que menores, como a japonesa, são uma ótima pedida. Roupas muito curtas e apertadas também não são nada elegantes, além de desvalorizar o look. Cuidese, ande na moda!


Política

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

Colombo quer gabinete odontológico dentro do Pronto Socorro

Um dos objetivos do vereador reeleito Neudi José Colombo (PMDB) é ver um gabinete odontológico instalado dentro do Pronto Socorro Municipal. Em entrevista à Rádio Sorriso FM, ele sustentou que esta iniciativa beneficiaria um grande número de pessoas, sem a necessidade de que um cirurgião dentista permanecesse no PS, mas de prontidão em sua própria residência. Ainda segundo Colombo, ele não vai abrir mão deste projeto, que persegue já há tempos. Nos seus primeiros quatro anos de mandato, o vereador do PMDB apresentou mais de 350 matérias, entre proposições e projetos de lei.

Histórico Natural de Xavantina, Santa Catarina, Colombo morou ainda criança em Ipumirim e Mondai, no mesmo estado. Integrante de uma família humilde, com 11 anos, chegou a Panambi, onde pela manhã preparava o almoço para o pai, cunhado e irmão. À tarde, capinava o pátio da empresa Knorr, “ganhando uns trocados para não ficar ocioso”. Estudou na Escola Estadual Poncho Verde e frequentou o Grupo Escoteiro Gustav Kuhlmann, alcançando a posição de chefia. Na Hidroelétrica Panambi atua desde 1980,

11

galgando postos até chegar a Técnico em Segurança do Trabalho, cargo que ocupa atualmente. Colombo é também professor do Colégio Evangélico Panambi (CEP) e painelista do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

Igreja e política Pastor da Igreja de Deus há quase 10 anos (trabalho iniciado a convite do pastor Lutério Hepp), Colombo revela que, por diversas vezes, foi perguntado por que não realiza seu trabalho pastoral em Panambi e não em Capão Alto (Santa Bárbara) e, no passado, em Condor. “As pessoas me dizem que o pessoal de Capão Alto vota em Santa Bárbara do Sul e não em Panambi: uma coisa é certa – o vereador Colombo e o pastor Colombo são a mesma pessoa, mas as coisas não se misturam – dentro da Igreja a gente não mistura política; dentro da política a gente pode colocar Deus”, diz, acrescentando que “muitos dizem que a política é suja, mas eu digo que existem homens que transformam a política em uma coisa que não deveria ser feita, assim como em todos os segmentos da sociedade, dentro da política também existem pessoas sérias que querem fazer a diferença, por isso que eu estou lá”. Colombo concorreu três vezes a vereador. Em

Colombo: vereador, pastor e técnico em Segurança do Trabalho.

2004, com 621 votos,, ficou na suplência. Elegeu-se pela primeira vez em 2008, com 834 votos, sendo reeleito dia 7 deste mês, com 1.119 votos, sendo o segundo vereador mais votado, atrás somente de Martim Zachow (PP).

Encontro de avaliação do PMDB conclui que partido está fortalecido e é a segunda força política de Panambi A partir de agora será feita uma campanha de novas filiações, o que já está acontecendo naturalmente e que significará a renovação do PMDB como um todo.

PMDB de Panambi realizou encontro de avaliação na noite da última quinta-feira, quando o resultado da eleição foi considerado bastante positivo.

Presidido pelo ex-prefeito Delmar Hinnah, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Panambi realizou na noite da última quinta-feira, dia 25, um encontro de avaliação sobre o desempenho partidário nas eleições municipais do último dia 7. Todos os candidatos a vereador fizeram suas considerações sobre o desenvolvimento da campanha, assim como, os companheiros que atuaram nas diferentes atividades também se manifestaram. Os candidatos a vice-prefeito Paulo Ricardo Schwingel e a prefeito Daniel Hinnah igualmente expuseram suas avaliações sobre a campanha política deste ano. Todas as manifestações foram muito positivas, especialmente considerando a votação expressiva feita pela chapa majoritária, com Daniel Hinnah recebendo 5.602 votos, já que era praticamente desconhecido para a grande maioria da população panambiense seis meses antes de 7 de outubro. Ainda de acordo com avaliação manifestada durante a reunião, com este desempenho fica evidente que o PMDB largou na frente e tem um nome forte para as próximas eleições municipais, aliás, esta constatação é uma unanimidade no partido. “Claro que deverá ser feito um trabalho de marketing político durante os quatro anos. Também ficou evi-

dente a constatação de que sozinho é muito difícil vencer uma eleição em Panambi e, por isso, o PMDB deverá estar disposto para dialogar com outros partidos que venham a apoiá-lo. É muito cedo para cogitar isso, mas, esta foi uma afirmação feita por alguns dos presentes”, relata o presidente Delmar Hinnah. Todos os que se manifestaram disseram que muitas são as expressões de cumprimentos ao PMDB, pela campanha limpa e pela ousada proposta de renovação na política de Panambi e que no próximo pleito certamente colherá bons frutos pela campanha realizada em 2012, um exemplo para a história política de Panambi. Estiveram presentes ao encontro novos filiados e que já expressaram claramente sua vontade em participar fortemente nas próximas eleições. Ainda segundo informações prestadas pelo presidente do PMDB, a conclusão é de que o partido saiu fortalecido do pleito e consolidado como a segunda força política de Panambi. “Ao longo dos próximos quatro anos será feita uma intensa campanha de novas filiações, o que já está acontecendo naturalmente e que significará a renovação do PMDB como um todo, com a integração de companheiros históricos com os novos filiados”, finaliza o ex-prefeito Delmar Hinnah.

AGRADECIMENTO Lotario Buss e sua mãe Wanda Buss, juntamente com os familiares do sempre lembrado

Friedolino Buss falecido no último dia 25 de outubro de 2012, com a idade de 94 anos, ainda consternados com o seu falecimento, vêm através deste agradecer à Dra. Marlise, ao Dr. Ayres, ao Dr. Saballos, ao SAMU, ao Pronto Socorro, aos enfermeiros da Sociedade Hospital Panambi, aos vizinhos, à Funerária Loose, à Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas, ao Coral Doppelquartet, aos que depositaram coroas e flores na sepultura e aos amigos que se solidarizaram e nos apoiaram nestes momentos difíceis. A família enlutada convida para o Culto Memorial a ser realizado dia 4 de novembro de 2012 às 9h30min na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Igreja do Relógio), na cidade de Panambi-RS. “Por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio Dele e através da Fé, nos temos acesso à graça, na qual nos mantemos e nos gloriamos, na esperança da Glória de Deus”. Romanos 5, 1-2.


12

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

Saúde

Consumo de bebidas gaseificadas Protetor solar pode aumenta risco de AVC em mulheres aumentar o risco Probabilidade de sofrer derrame pode ser de até 80% de câncer de pele entre aquelas que consomem as bebidas diariamente.

Consumo de bebidas gaseificadas aumenta o risco de derrame nas mulheres. É o que revela estudo da Universidade de Osaka, no Japão. Probabilidade de sofrer acidente vascular cerebral pode ser de até 80% entre aquelas que consomem as bebidas diariamente. Entre os homens, os pesquisadores encontraram apenas um aumento ligeiro no risco de coágulos cerebrais. A equipe rastreou cerca de 40 mil homens e mulheres com idade entre 40 e 59 anos ao longo de um período de 18 anos, documentando os hábitos alimentares, incluindo o consumo de refrigerantes. Durante esse período, cerca de 2 mil dos

voluntários sofreu acidente vascular cerebral. Eles analisaram o hábito de consumo de bebidas das vítimas de derrame e comparou-os com aqueles que não desenvolveram coágulos. Os resultados, publicados na American Journal of Clinical Nutrition, mostraram que as mulheres que tinham consumido bebidas gaseificadas diariamente eram 83% mais prováveis de sofrer acidente vascular cerebral isquêmico do que as mulheres que raramente ou nunca consumiam a bebida. O trabalho apoia pesquisas anteriores que mostraram que bebidas adoçadas com açúcar e de baixo teor calórico aumentam as chances de acidentes vasculares cerebrais, em ambos os sexos.

Maquiagem pode causar menopausa precoce Produtos químicos também podem aumentar o risco de câncer, diabetes e obesidade. Produtos químicos encontrados em maquiagens e spray de cabelo podem causar menopausa precoce nas mulheres, advertem os pesquisadores. A preocupação generalizada em relação a esses produtos já existe: estudos recentes têm mostrado que substâncias químicas encontradas em plásticos, cosméticos, produtos domésticos e embalagens de alimentos podem aumentar o risco de câncer, diabetes e obesidade. Mas a descoberta de pesquisadores americanos vai além e afirma que esses produtos estão interrompendo os sistemas reprodutivos das mulheres, incluindo os ovários, o que leva à menopausa precoce. A médica Dr. Natália Grindler, da Universidade de Washington, e sua equipe analisaram os níveis de ftalatos (composto químico utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável) no sangue e na urina de 5,7 mil mulheres.

Comer lentamente pode reduzir o risco de diabetes

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Dra. Therezinha Lerner Dill CREMERS 7150

• Prevenção do câncer ginecológico • Colposcopia • Microscopia Psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos

Aparelhos Ortodônticos Estela Kersting Tussi Cirurgiã-Dentista CRO 16077

Fone: 9121-1027 Rua Hermann Faulhaber, 255 - Sala 2 - Centro E-mail: estelakt@hotmail.com

Enquanto a maior parte das recomendações indica que a exposição ao sol pode aumentar a incidência do câncer de pele, uma nova pesquisa sugere que um componente encontrado na maioria dos protetores solares também pode aumentar as chances de se desenvolver melanomas. As informações são do site Gizmodo. Conduzida pela Missouri University of Science and Technology, a pesquisa investigou o que acontece com o tal componente quando exposto à luz. Eles concluíram que o óxido de zinco presente nos protetores sofre uma reação química quando iluminado por luzes brilhantes, podendo liberar moléculas instáveis, também conhecidas como radicais livres. Os radicais livres criam vínculos com outras moléculas rapidamente, mas o processo pode prejudicar as células ou o DNA que está dentro delas, aumentando o risco de câncer. Os testes foram feitos com células do pulmão, cobertas em óxido de zinco. A pesquisa, publicada no Journal of Toxicology and Applied Pharmacology, concluiu que os efeitos nocivos dos radicais livres aumentam o óxido de zinco quando exposto à luz solar. Depois de três horas de exposição, metade das células do pulmão cobertas com o componente morreram. Depois de 12 horas, a porcentagem aumentou para 90%. Trata-se de um pequeno estudo, feito com células do pulmão, e não da pele. Por isso, um dos pesquisadores envolvidos, Yinfa Ma, explicou que outras experiências precisam ser realizadas. “Este é apenas o primeiro passo. Eu ainda avisaria as pessoas para usar protetor solar, é melhor do que não se proteger”, ressaltou.

Agora atende das 14 às 18 horas. Também no idioma alemão. Particular e convênios Unimed e IPE. Consultório: Rua Alfredo Brenner, 265 - Sala 2 (antigo Hospital 7 de Setembro) - Fone 3375-3205.

As pessoas que mastigam cuidadosamente os alimentos não só evitam a má digestão, mas também se previnem da diabetes, conforme os cientistas afirmaram ao site do jornal Daily Mail. Eles descobriram que aqueles que comem com pressa estão mais propensos a adquirir o distúrbio. Os cientistas da Lituânia estudaram 702 pessoas, incluindo 234 que haviam sido diagnosticadas com diabetes tipo 2. Todas elas preencheram um questionário detalhado sobre seus estilos de vida. Uma das questões era sobre como elas comiam. O grupo também foi pesado para calcular o seu índice de massa corporal. Os pesquisadores descobriram que aqueles que admitiram que comeram mais rapidamente do que a maioria das pessoas tinham duas vezes e meia mais chances de desenvolver diabetes tipo 2. Eles afirmaram que esta tendência já existia, uma vez que foram responsáveis por outras causas, tais como obesidade, tabagismo, dieta e um histórico familiar da doença. “É importante identificar os fatores de risco modificáveis que podem ajudar as pessoas a reduzir suas chances de desenvolver a doença”, declarou o pesquisador chefe, Lina Radzeviciene da Universidade de Ciências da Saúde da Lituânia. Os cientistas, que apresentaram seu estudo no Congresso Internacional de Endocrinologia e Congresso Europeu de Endocrinologia, em Florença, Itália - não explicaram a relação de comer rápido à diabetes tipo 2. Mas a obesidade tem sido reconhecida como uma das principais causas das doenças. Estudos anteriores descobriram que pessoas que comem rapidamente também comem mais e, consequentemente, correm mais risco de terem excesso de peso.


Geral

13

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

Acidente com veículo de Panambi resulta em morte na BR-285

Picape Fiat Strada foi atingida de frente pelo automóvel desgovernado.

Fotos: Polícia Rodoviária Federal

GM Vectra de Santo Ângelo teria aquaplanado antes de atingir veículo de Panambi.

Um grave acidente de veículos ocorrido à 15h15min de sábado(27) resultou na morte de uma pessoa e mais cinco feridos, na BR 285, altura do quilômetro 484,9, localidade de Esquina Gaúcha. De acordo com o relato dos policiais rodoviários que atenderam a ocorrência o veículo GM Vectra GLS, com placas CQL-1808, de Santo Ângelo conduzido por Carlos Alberto Schwingel, 51 anos trafegava em sentido Entre-Ijuís a Ijuí e teria aquaplanado na rodovia, ficando desgovernado, atravessando sua pista e indo de encontro frontal com o veículo Fiat Strada, de placas ISZ-6406, de Panambi, conduzido por Rafael

Bottega, 27 anos. Com a violência da colisão, a passageira do Fiat Strada, Evanir Bottega, 59 anos morreu no local e resultaram feridos o condutor do veículo Strada, Rafael com um ferimento leve na mão direita, e o condutor do veículo Vectra, Carlos Alberto, sua esposa Lourdes de Oliveira Schwingel, 56 anos, e dois filhos gêmeos do casal Everton e Emerson, 17 anos os quais foram conduzidos ao Hospital de Santo Ângelo, mas os ferimentos não foram de gravidade. Evanir Bottega era casada com Ataídes Antônio Bottega, o casal teve os dois filhos Rodrigo e Rafael. De família tradicional de Linha Jacicema,

com vasto relacionamento nas comunidades de Pejuçara e Panambi, ela era filha de Gentil Rissi e de Angelina Vicensi Rissi, natural de Pejuçara. Atualmente residiam na localidade de Linha Passo dos Ingleses, na divisa de município entre Pejuçara e Cruz Alta. Os dados constam no site www.sorrisofm.com.br.

Um indivíduo de 23 anos de idade foi preso por porte ilegal de arma de fogo no início da madrugada desta segunda-feira, dia 29. A Brigada Militar recebeu ligação de uma funcionária de um estabelecimento comercial, do

centro da cidade dando conta de que um indivíduo estaria promovendo desordens no local, e estaria armado. A guarnição abordou o suspeito na rua Barão do Rio Branco, proximidades do Cartório Elei-

toral. Ele carregava consigo um revólver Taurus, calibre 38, com seis cartuchos intactos. Foi dada voz de prisão e o indivíduo foi conduzido até a Delegacia de Polícia.

A menina A.C.R.S., de apenas 2 anos, ficou sete meses com o nome sujo nos serviços de proteção ao crédito - SPC e Serasa, no Rio de Janeiro, após ser apontada pela Vivo como dona de uma linha de celular com dívidas. A mãe da criança, que é a técnica em enfermagem Camila, 21, que havia se mudado com a filha para a casa dos pais após perder o marido policial militar assassinado, descobriu que a criança estava com o nome sujo quando retornou à antiga residência, há cerca de um mês, devido a correspondências enviadas em nome da filha. A menina era titular de um celular da Vivo e, segundo as cartas, teria deixado de pagar as faturas de março, abril e maio deste ano. No total, a dívida somava R$ 80,70. A empresa tinha o cadastro completo da criança, com nome, CPF e endereço. O estelionatário mudou apenas o ano de nascimento de A.C.: de 2010 para 1983. A pequena tem CPF desde o primeiro mês de vida por exigência do plano de saúde. Fiquei muito assustada porque você nunca imagina que sua filha vai ficar com o nome sujo. Aí juntou tudo com a morte do meu marido e fiquei ainda mais abalada”, disse a técnica de enfermagem. A mãe diz que o nome da filha só saiu da lista de devedores na última terça-feira (23), depois que a história foi divulgada pelo jornal carioca “Extra”. O advogado da família, João de Barros, ingressou ontem com ação judicial contra a operadora pedindo reparação por danos morais. Contraponto - A Vivo informou, por meio de sua

assessoria de imprensa, que “tomou as providências necessárias assim que concluiu que realmente era um caso de utilização indevida de dados”. Segundo a empresa, “a Vivo também foi vítima porque chegaram lá com documentos adulterados”.

A vítima Evanir Bottega.

Porte ilegal de arma resulta em prisão na madrugada de segunda Vítima de fraude, menina de 2 anos fica com o nome sujo no SPC e Serasa

19

Fisioterapeuta é condenado por morte de jornalista da RBS Em julgamento que durou quase 14 horas, no Fórum de Getúlio Vargas (RS), na sexta-feira, o fisioterapeuta Abraão Luís da Rosa foi condenado a sete anos de prisão pelo crime de homicídio simples e lesão corporal. Ele causou a morte da jornalista Angélica Weissheimer, no dia 23 de setembro de 2006, quando ela retornava de Erechim para Passo Fundo. Os jurados acataram a tese da acusação de homicídio doloso. Ele vai cumprir a pena em regime semiaberto. O capitão da BM Álvaro Martinelli, marido de Angélica disse que, apesar da pena ter sido baixa do ponto de vista dos familiares, o resultado é um legado deixado pela jornalista já que criou jurisprudência no caso. A defesa do réu anunciou que vai recorrer da decisão nos tribunais superiores. As informações são do jornal O Nacional. Por cerca de três horas, acusação e defesa travaram um debate acirrado acerca da denúncia oferecida pelo Ministério Público, de homicídio doloso contra o réu. Para defender a tese de que o acusado assumiu o risco de matar, o promotor Adriano Luís de Araújo atuou amparado nas provas técnicas da perícia e nos depoimentos das testemunhas (fonte: www.espacovital.com.br)

Dr. Arno Arnoldo Keller DDoutor em Direito - OAB 6.004 Dra. Marga Keller OAB/RS 41.543

Dra. Patrícia Keller OAB/RS 70.112 Escritórios: Panambi: Rua Sete de Setembro, 211 telefone (55)3375-4317 - Passo Fundo: Av. General Netto, 448, sala 601, telefone (54) 3311-6900.

Registro de empresas Contabilidade Comercial, industrial e rural Folha de pagamento

3375-6023 e 3375-4486


14

Classificados

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

PARA UM NEGÓCIO SEGURO, PROCURE IMOBILIÁRIA PINDORAMA: PARA COMPRAR, VENDER OU ALUGAR CASAS, APARTAMENTOS, TERRENOS, CHÁCARAS, LOCAÇÃO, CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO E CONSÓRCIO AUTOMÓVEL Fone 3375-4317 Rua Sete de Setembro, 211 pindorama.imoveis@yahoo.com.br Procurando imóveis? Seja benvindo!

Os melhores negócios com segurança e tranquilidade. COMPRA, VENDA E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS COMERCIAIS, RESIDENCIAIS E TERRAS. Encontre as melhores oportunidades de investimentos.

VENDE-SE terreno de 460m, c/ 2 casas, na rua Gustav Kuhlmann, bairro Italiana. R$ 125.000,00. Tratar fones 9974-7445 ou 9151-2451. ......................................................................... VENDE-SE uma casa 87m² de alvenaria na rua Recife, 67, bairro Piratini, aceito terreno ou trocar por outra de mais valor. Fone: 9114-8738 .......................................................................... VENDE-SE apartamentos 1 e 2 dormitórios em fase de construção, próximo ao Centro, a 2 quadras da Praça. Fone: 9143-2449 ................................................................ VENDE-SE um terreno na rua Cristóvăo Colombo, proximidades do Fórum, ótima localizaçăo, rua com asfalto, preço de ocasiăo. Fone: 91575155, com Teresa. ........................................................... VENDO excelente redidência no bairro Fátima, com 96m², toda de alvenaria, 2 dormitórios e 2 vagas na garagem, próximo ao Fórum. 84568454 e 3375-6314 .................................................... ALUGA-SE salas comerciais e apartamentos, opções diversas. Fone: 8455-5490 ........................................................ ALUGA-SE Salas para médicos, advogados, etc. Fone: 8455-5490 .......................................................... VENDE-SE terreno de 360m² no bairro Zona Norte, no valor de R$ 33.000,00. Fone: 91733930 .......................................................

Lauro Moesch

Bons negócios. RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 1012 - SALA 202 (Prédio das Lojas Becker)

9118-2606

19.

PENSÃO FAMILIAR Rua Amapá, 98. B. Italiana. Com Vagas. 3375-0341.

ALUGA-SE cabanas para temporada mensal ou semanal no sítio Raio do Sol. Fone: 9161-8839 ...................................................... VENDE-SE uma casa com 287m² na rua Duque de Caxias, bairro Centro. Fone: 9157-3118 ............................................................ VENDO casa de madeira para tirar do local. R$ 2.000,00. Fone: 9112-8658 ........................................................... PROCURO casa para alugar de preferência com 3 quartos e garagem. Fone: 8445-5856 ..................................................... VENDE-SE um terreno com 1998m², de esquina, preço de ocasião. Fone: 8456-8454 e 3375-6314 ................................................ VENDE-SE terrenos na rua Frederico Waechter, Jardim Paraguai com toda infraestrutura. Fone: 33756018 e 9129-0548 ................................................... VENDE-SE uma casa nova com 86 m². Valor R$ 150.000,00, bairro Erica. Fone: 9918-8251 ................................................ ALUGA-SE casas no bairro Erica e Fátima, a partir de R$ 650,00 mensais, toda com boa localização. Fone: 33756018 e 9129-0548 ..................................................................

VENDO linda área de terra de 4 hectares. Fone: 9928-7947. ................................................................. VENDE-SE terreno junto ao Centro, bem localizado, ótimo preço. Aceito carro como parte. Fone 9143-2449. ................................................................................. VENDO area de terra c/ 10,600m² na Avenida dos Imigrantes, Distrito Industrial. Fone 9151-2769. .......................................................... TROCO chácara de três Ha, sem benfeitorias, perto do asfalto, por casa em Panambi ou Condor. Fone: 9167-4294, com Joel. .................................................... DIVIDO apartamento novo com 3 quartos. Fone: 99374750 ...................................................... ALUGA-SE sala comercial na rua Hermann Faulhaber, 255, Centro. Fone: 9146-5845 ....................................................... VENDO um terreno de 325,92m² no bairro Alto Paraíso. Fone: 9623-0642, 9623-0639 e 3375-6023 ......................................................... VENDE-SE dois terrenos de 321,38m² cada. Fone: 91431381 e 9656-0640 ........................................................ VENDE-SE 23,3 hectares de terra com benfeitorias. Fone: 9611-4172 e 9149-2365 ........................................................ ALUGA-SE casa com 2 andares, ótimo ponto comercial, próximo ao restaurante Gêmeos na rua Hermam Faulhaber. Fone: 9146-5845 com Diva. ........................................................ ALUGA-SE um salão comercial, rua Gaspar Martins, em frente a Cotripal materiais de construção. Fone: 9144-8014 .................................................... ALUGA-SE uma casa no bairro Kuhn com 3 dormitórios, R$ 550,00. Fone: 33756314 ................................................... VENDE-SE casa na barragem de XV de Novembro. Fone: 9963-1831 .................................................. VENDO terreno no bairro Zona Norte com acesso a rua do Rincão com 288m², terreno plano, R$ 27.000,00, preço de ocasião. Fone: 84568454 .................................................. VENDO terreno com 440m², rua Luiz Schaffazick, diagonal General Osório, Centro Divisa Sociedade Balneária Panambi, 300 m Colégio Evangélico, c/calçamento. Aceito carro. Fone: 9165-6456 ................................................... VENDO um terreno no distrito industrial e um na av. Presidente Kenedy esquinq prefeito Rudy Franke.Fone: 81451617 .................................................. VENDE-SE terreno de 550m² com ou sem casa, rua General Osório, 1987, próximo ao Centro. Fone: 8126-6083 e 8126-5784 .................................................. Vende-se imóvel de esquina na Av. Konrad Adenauer, próximo ao Ginásio Municipal. Excelente localização para construção predial comercial ou residencial. Tratar pelos fones: 9971-0048 ou 96057919.

VENDE-SE celulares com 2,3 e 4 chips, TV, FM, bluethut, cabo USB, camera 12 mega. A partir de R$ 260,00. Parcelo! Fone: 9130-3411 e 96090834 .................................................... VENDE-SE 25 leitões faixa, duroque e híbrido, recém desmamado. R$ 50,00 e R$ 60,00 cada. Fone: 91921805, 3375-6180 e 33754068 ..................................................... COMPRO acessórios para S10 Pit Bull, estribos, Santo Antonio. Fone: 3375-1865 ................................................... VENDE-SE jato de areia/ granalha móvel, com compressor Schulz 60 pés + depósito de ar 10 pés, bandeja(depósito), mangueira de jato de 29 m e mangueira de ar auxiliar p/ pintura de 30 m, aceito carro. Fone: 9197-3157 e 9669-1205 ....................................................... VENDO impressora matricial Epson, em estado de nova, fita nova, garantia. R$ 300,00. Fone: 9949-0740 e 91523305 ......................................................... VENDE-SE máquina de perfurar poços artesianos. Fone: 9963-5076 ......................................................... VENDE-SE compressor, motor 10HP, reservatório 300 lt. Fone: 9180-0079 e 99355118 .......................................................... VENDO bicicleta Mormai, 18 marchas, aro 16, nova! R$ 250,00. Fone: 9687-7360 ..................................................

VENDO Celulares de vários modelos com 2, 3 e 4 chips ,desbloque ados, câmera digital, tablet e GPS, tudo com garantia, parcelo. Fone: 9158-0096, 9683-8736 e 8405-9648

VENDO bicicleta aro 16 para criança, pouco uso. Fone: 9107-0146 ........................................................................ VENDO 2 pneus 175/70, aro 13, novos. R$ 170,00 o par. Fone: 8454-3246 .................................................. VENDO computador, HD 500Gb, monitor 15’ por R$ 600,00 e computador HD 80GB completo por R$ 300,00. Fone: 9966-0739 ......................................................... VENDO jogo de rodas aro 14 (com pneus), R$ 300,00. Fone: 8454-3246 ....................................................... VENDE-SE cercado infantil, marca Oxley Baby, cor rosa, 4 meses de uso, R$ 130,00. Fone: 9934-3990 ........................................................ VENDE-SE uma bicicleta Brisa, aro 16, cor rosa, para menina, semi-nova por R$ 130,00. Fone: 9151-7349 e 3375-7106 ................................................... VENDO capota de fibra para S10, nova, ótimo preço. Fone: 3375-1865 ........................................................ VENDO Play2, 2 controles, jogos, memory card(novo) . Fone: 9130-3411 e 96090834 ........................................................ COMPRA-SE bebê conforto e berço de vime para menina. Fone: 9148-1648 com Darline. ..........................................................

ALUGA-SE Lava Jato, em ótimo estado. Tratar 3375-1676. ........................................................................... FRETES em geral, mudanças, coleta e entrega de mercadorias. 9646-9793. ..................................................................... CAMINHÃO para fretes gerais e mudanças.9959-6270. .................................................................. TELEMENSAGENS Remember, 24 horas. Fone 3375-8000. .............................................................. VENDA e montagem de divisórias, forro, gesso. orçamento sem compromisso. Tratar 9918-3604. ......................................................................... R.M. instalações elétricas, predial e industrial, montador de elevador e instalação de máquinas industriais. Fone: 9194-7592 e 9690-4617 ............................................................. ALUGUEL de datashow. Fone: 3375-3682 e 9963-1831

TELE-TAXI DO VALDOMIRO (55) 9952-0510 (55) 9152-9860 O melhor preço Edição 30-10-2012

Mudanças Egon para todo o Brasil. Confiança e agilidade, 20 anos de experiencia, caminhão baú grande. Fone (55) 3375-1974 ou (55) 91685683. .............................................................. ALUGA-SE Camas elásticas grandes com 12 bastões para maior segurança do usuário. Fone: 9604-9132 e 91523788 .......................................................... FRETES caminhão toco Mercedes Benz para cidade e região. Fone: 9661-4549, com Arnaldo .................................................................. CONSERTOS - Troca de fechaduras, interruptores elétricos, lâmpadas, torneiras, vazamentos, sup. cortinas, etc. Fone 9102-5085. ....................................................................... MUDANÇAS ZAMBERLAN com caminhão-baú para todo o país, montagem, desmontagem e encaixotamento. Fones 3375-2729 ou 9969-5512. ....................................................................... MASSOTERAPIA Vida e Saúde. Cledi Oberdorfer, massoterapeuta. Rua Barão do Rio Branco, 390. Fones 3375-8578 e 8406-1740. .................................................................... FAÇO montagem de móveis novos e usados. Tratar 84152989 ou 9118-6070. ....................................................... FRETE caminhão para fretes, galhos e mudanças. Fone: 9959-6270 .................................................. TELEMENSAGENS - Happy Fone. Fone (55) 3375-8646. .................................................................. ALUGUEL de camas elásticas, tamanhos grande e média. Felipe Rahmeier. Fone: 9181-1394 ................................................... PROCURO emprego de doméstica, tenho carta de referência. Fone: 9946-2977 .................................................... PRECISA-SE empregada, turno da manhã, cuidar de casa e crianças. Imprencindível morar próximo b. Erica. Fone: 3375-5046

Adelmo

TIJOLOS

TIJOLOS E TELHAS direto da indústria, posto na obra, consultenos. Fone: 9909-5415


Geral

15

Folha das Máquinas, 30 de outubro de 2012

VENDE-SE Vectra CD, ano 95, c/ aro 17 de liga leve, completo. Impecável. R$ 15.500,00. Tratar 9104-0260 c/ Antônio Carlos. ................................................................ VENDE-SE Corsa sedan wind, ano 2001, ar-quente, placa MBM 8442. Fone: 84414090 ....................................................... VENDE-SE Parati Summer 1.0, 16 v, 2001, prata, AC, DH, VE, TE, IPVA 2012 pago, por R$ 14.000,00. Fone: 99972979 ........................................................ VENDE-SE Vectra elegance 2006, preto, completo, banco de couro, 114.000 Km, preço R$ 32.000,00. Fone: 33753224, 8117-8441 e 9147-5271 .................................................... VENDO Focus guia, 2008, top de linha, teto solar, pneus novos, sensor de estacionamento. Fone: 9611-2415 .................................................. VENDO Scenic 2000, completo, banco de couro, prata, super inteiro, oferta, R$ 14.900,00. Fone: 3375-3516 ................................................... VENDO Meriva expression automático, ano 2010, ar, direção hidráulica, 1.8, vidro, alarme, som, único dono. Fone: 9963-7373 .......................................................... VENDO Monza 87 classic, completo, 4 portas, branco, gasolina, R$ 5.500,00. Fone: 8454-3246 ................................................. .

Vende-se Meriva Premium Ano 2007, preta, motor 1.8, flex-power, c/air-bag duplo, freios c/ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, arquente, limpador e desembaçador traseiro, películas, CD-Player c/MP3, faroletes, rodas liga-leve, 4 pneus semi-novos, carro todo revisado, “novíssimo”!Aceita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis rua Gal. Osório, 445, fones:3375-2107 e 99614660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

VENDO Fiat Uno, cor branco, ano 92, 1.5, gasolina, R$ 8.000,00. Bom estado. Tratar 3375-3030 ou 9963-3591.. ........................................................... VENDE-SE Corolla 2002, completo, banco de couro, entrada de R$3.000,00 + 60X R$536,00. Fone: 9963-1487 .................................................................................... VENDO uma moto Yamaha 125, ano 2004, prata, em bom estado. R$2.800,00. Fone: 9995-2064 .................................................... VENDO Stilo 2003 1.8, 8v, completo, todo revisado, computador de bordo. R$26.000,00. Fone: 99819146 ............................................................ VENDO moto Honda CBX 250 Twister, ano 2007, prata, 12.000Km, ótimo estado. Fone: 9167-9251 ................................................... VENDE-SE novo Uno way 2012, completo, branco, 4 portas. Fone: 9181-1755 e 3375-7288 ........................................................ VENDO Kadet 91, 1.8, gas, bom estado de conservação, R$ 5.800,00. Fone: 96125709 ........................................................... VENDO Mercedes classe A, ano 2005, completa. Fone: 9613-5490 .......................................................... VENDO Escort GL 1.8, ano 94, com direção hidráulica, vidro e trava elétrica por R$ 7.500,00, IPVA pago, placa ION 6701. Com Carlos. Fone: 9146-8366 ............................................................ VENDE-SE Honda POP-100, preta, ano 2007, R$ 2.500,00. Fone: 9162-3438 ............................................................. VENDE-SE Fiat Strada 1.8 adventure, 2009, prata, único dono, cabine estendida, todas as revisões feitas na agência. Impecável. Fone: 3375-1665 .................................................... VENDE-SE Celta 4 portas, todo branco, ano 2004, R$ 16.000,00. Fone: 9963-3591 ................................................. VENDO Fiesta 4 portas 2001 completo, ar, 2º dono, com pouca quilometragem, IPVA e seguro pago. Fone: 99063212 .................................................... VENDO Focus hatch 2005, preto, completo, sem troca. Fone: 9615-4440 ........................................................ VENDO Logus 96, gasolina, prata, em boa conservação. Aceito troca por carro de menor valor. Financio pelo banco até 36 X. Fone: 9130-3411 e 9609-0834 ................................................ VENDO Ford Focus GLX, 2008, sedan, automático. Fone: 3375-4343 com Fábio. .................................................... VENDO Parati CL 1.6, ano 89, branca, com alarme e engate para reboque. Fone: 9156-5852 .....................................................

Para a sua melhor companhia!

BANHO E TOSA. • Acessórios • Agência de namoro • Banho programado • Banho terapêutico • Chapinha • Hidratação • Remoção de tártaro • Tingimento em pêlos • Sem uso de anestésico. TELE-BUSCA: 9112-7351 Rua Santa Cruz, 40 - bairro Bela Vista

VENDO Vectra Milenium 2001, interior em couro, roda aro 18, pneus novos, som, em estado de novo. Fone: 99641281 e 9141-2700 ....................................................... VENDO Meriva, ano 2007, completa, banco de couro. Fone: 9963-1487 ................................................................. VENDE-SE Focus, bordô, 2001, 1.8, HA, 4p, completo. R$ 24.000,00. Fone: 81444953 .............................................................. VENDE-SE Astra GL 1.8, completo, ano 1999. R$19.500,00. Fone: 99649698 ........................................................... VENDO moto Suzuki Intruder 250, ano 2001, placa IKG 8510. Fone: 8441-4090 ......................................................... VENDO Celta super, ano 2009, completo, ar, direção, película, alarme, trava automática, estofamento e acabamento interno do Prisma, aro14, som, pouca Km, novo, tudo de fábrica. De R$ 23.900,00 por R$ 22.390,00. Fone: 9995-4257 ........................................................... VENDO Celta 1.0, ano 2001, 2 portas, preto, ar condicionado, trava elétrica, alarme, película, som, R$ 13.000,00. Fone: 9965-4745 ....................................................... VENDO Ford Ka 2003, com direção hidráulica, rodas, DVD, ar-quente e alarme. Fone: 9992-7926 ....................................................... VENDE-SE Corsa 1.0, ano 95, branco, ar quente, rodas, motor novo, IPVA pago. Fone: 9162-3438 ......................................................... VENDE-SE Focus sedam 2.0 automático, prata, 2008, único dono, 56.000 Km, aceito troca. Fone: 8116-6761 ....................................................... VENDE-SE gol 1.0, 16v, 4 portas, R$ 15.000,00, ano 2001, troca-se por material de construção, atraves de Construcard Caixa. Fone: 9138-5451 ........................................................ VENDE-SE Toyota bandeirante, gabine dupla, carroceria madeira, ótimo estado, 4X4, único dono, R$ 28.000,00. Fone: 3375-3516 e 9103-6630 ......................................................... VENDO Apolo GL 1.8, gasolina, básico, mecânica e documentos em dia! Com reparos na funilaria! R$ 3.800,00. Fone: 9130-3411 e 9609-0834 ........................................................ VENDO Ford Focus 2008, sedan, GLX, automático. Fone: 3375-4343 .................................................... VENDE-SE Golf 2.0, preto, placa IKB0101, gasolina, Fone: 3375-4211 e 9959-6270 .................................................... VENDO Astra hatch 2004, completo, R$ 25.000,00, com Danilo. Fone: 3375-3827 ................................................... VENDO moto Kasinski mirage 150, 2010, IPVA 2012 pago, moto com 3500Km, grená, único dono, com bagageiro (baú). Fone: 9101-4946 ........................................................... VENDO Ford Ka 05/05, prata, parachoques na cor do veículo, ar quente, desembaçador, película, som carro impecável. Fone: 9165-6456, com Suzane. ................................................. VENDO Monza classic 87, branco, gasolina, 4 portas, R$ 5.500,00. Fone: 8454-3246 ....................................................... VENDO Astra sunny 2002, vidro, travas e espelhos elétricos, ar, direção, roda LL, aceito troca ou super desconto a vista. Com Giovani. Fone: 9181-1948

Prefeito Miguel nega o cancelamento de cirurgias

Nota distribuída nesta segunda- didas por três médicos diferentes, pelo feira pelo prefeito Miguel Schmitt-Prym menos dois sem sequer ter realizado a diz que “ao contrário do que está sendo consulta”. maldosamente comentado, nenhuma ciO Prefeito Miguel diz ainda atrarurgia marcada para os meses de outu- vés da nota distribuída à imprensa que bro, novembro e dezembro foi cancela- “outro fator de agravamento das finanda. Apenas foi solicitado aos médicos ças do município é o excesso de atestaque evitem marcar novas cirurgias dos médicos, a maioria sem registro da eletivas, que são aquelas que não são consulta na rede do SUS, que chega, em urgentes ou emergenciais e que os paci- alguns setores da Prefeitura a paralisar entes não estejam em sofrimento. Estas 12% da força de trabalho. Estes trabaestão sendo marcadas para os primeiros lhadores são mandados para perícia mémeses do ano que vem”. dica que tem um custo alto, porque é A medida se prende à necessida- terceirizada. Alguns trabalhadores têm de de reverter um déficit de R$ 2 mi- várias perícias por ano, que chegam a lhões nas contas da saúde do Município custar aos cofres públicos mais do que o e que precisa ser coberto até o dia 31 de próprio salário do servidor”. dezembro, sob pena de risco de enquadramento do prefeito na Lei de Responsabilidade Fiscal. A nota diz ainda que “o déficit se deve a dois fatores fundamentais: a queda dos repasses financeiros do governo federal, pela isenção do IPI sobre CHEVROLET automóveis, móveis e eleCorsa hatch premium, completo - preto..........................2009 trodomésticos, e outro faCorsa Classic life 1.0, AQ, LT, DT, som - branco..............2005 tor é a demanda cada vez Montana, básica - vermelha.............................................2004 maior por exames e proce- Corsa milenium, AQ, LT, DT, 4pts - branco....................2002 dimentos caros, bem como Corsa GL 1.6, AQ, LT, DT, 4pts - branco........................1999 o fornecimento de medi- Kadett, VE, AQ, DE, LDT - vermelho.....................................1996 camentos, muitos dos Omega CD, completo - cinza...........................................1993 quais de responsabilidaFORD de do Estado e da União, e Fiesta 1.0 flex, ar condicionado - prata...........................2009 que acabam sendo forne- Focus 2.0 hatch, compl, b. couro, rodas, aut - prata.......2005 cidos pelo Município. Esta Ranger XLS, completo - preta..........................................2004 zetek GL, completo - prata...................................1999 conta já soma mais de R$ Escort Ka 1.0, completo - vermelho............................................1998 300 mil que o Município Royale 2.0 GL, completo - vermelho....................................1995 tenta cobrar do Estado, FIAT sem sucesso só nestes Uno vivege 1.0, LT, DT, 0 Km - vermelho.......................2013 nove meses de 2012. O Siena Celebration 1.0, completo - vermelho........................2008 mesmo acontece com Siena Fire flex 1.0, completo - preto......................................2007 internações em UTIs par- Siena fire 1.0, AC, VE, DT, trava - prata..........................2006 ticulares, já que o Estado Marea HLX, completo - cinza..........................................2001 não consegue cumprir Palio 1.0. 4pt, AQ, LT, DT - azul......................................1999 suas obrigações de Siena 1.6, completo - azul.....................................................1998 Palio Weekend sport, completo - azul..................................1997 disponibilizar internações Uno eletronic , VE, AQ, LT, DT - vermelho......................1997 em hospitais públicos ou Uno eletronic , básico, 2pts - branco...............................1995 conveniados do SUS. Para Elba weekend IE, básico - verde......................................1994 não colocar em risco o pa- Uno eletronic 1.0, AQ, 4pt, LT, DT - vermelho.................1994 ciente, o prefeito acaba auVOLKSWAGEN torizando a compra de Parati 1.6, completa - prata..............................................2009 vagas em UTIs privadas Gol 1.0, completo, 2pts, G4 - branco...............................2008 que cobram somas astro- Gol special 16v, AQ, LT, DT, 4pts - bege.........................2000 nômicas da Prefeitura. Parati 16v, 2pts, AQ, LT, DT - vermelha..........................2008 GL 1.8, básica - branca..........................................1995 Outro escape de dinheiro Parati Golf GL 1.6, completo - azul..................................................1995 público são as frequências PEUGEOT - HONDA de pedidos de exames caros em laboratórios ou em Peugeot 206 Passion, completo - preta..........................2000 clínicas privadas, como Honda City EX, completo, automatico - prata.............2011 por exemplo de ressonânMOTOS cias magnéticas. O siste- XLX 250 - branca............................................................1988 ma de controle da Prefei- Sundow max 125 - preta.................................................2007 tura flagrou que uma pa- Seta 125 - preta..............................................................2007 ciente fez três ressonânci- YBR 125 E - preta...........................................................2008 as magnéticas em pouco OFERTA SEM TROCA mais de uma semana, pe- Titan 150 esd, partida, freio disco, 24.000Km, 05 - azul R$ VENDE-SE

Uma moto Ninja, ano 2010, úníco dono, aceito moto de menor valor. Fone: 9132-3498

VENDE-SE

Um fusca ano 71. R$ 4.500,00 Fone: 91098169 e 3375-1103

4.200,00 Chevette SL, 1987, prata, básico, alcool - R$ 3.500,00


Filiado à

PANAMBI (RS) - TERÇA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO DE 2012 - Nº 1.862 - ANO XXI

“Quando morremos, nada pode ser levado conosco, com a exceção das sementes lançadas por nosso trabalho e nosso conhecimento espiritual” ( Dalai Lama)

Quatro empresas de Panambi Noite decisiva para o futuro da na Olimpíada Estadual do Sesi SER Panambi

Quatro empresas de Panambi estarão presentes à 27ª Olimpíada Estadual do Serviço Social da Indústria (Sesi), que acontece dias 2, 3 e 4 de novembro, em Caxias do Sul. A Bruning Tecnometal terá uma delegação de 87 pessoas, competindo nas modalidades de bolão grupo (feminino e masculino), dominó duplas, futebol sete master, futebol sete livre, Equipe de futebol de campo da Kepler Weber. tênis de mesa, vôlei de quaMartin Wendland, da Bruning Tecnometal, no nado dra feminino, vôlei de praia masculino e basquete. A Kepler Weber enviará seu time de futebol de borboleta para mais de 40 anos, com o tempo de 37’’03; campo, e a Saur, o time de vôlei de praia trio. A empresa Fabio de Oliveira, da Kepler, no arremesso de peso Conservas Bender participará no xadrez, com Nelson acima dos 16 anos (marca de 10m65cm), e Clóvis do Amaral (Kepler Weber), no arremesso de peso acima dos Bender. Três atletas de Panambi já estão classificados 30 anos, com a marca de 12m43cm. Os dados são do analista de lazer Sergio Augusto para o Sulbrasileiro do Sesi, dias 31 de novembro e 1º e 2 de dezembro, em Blumenau, Santa Catarina. São eles Aenlhe Correa.

Avaliação positiva para a 12ª Oktoberfest e Expo Panambi 2012

Paulo Cesar Klos e Selonei Stochero, da CDL: não é fácil a vida do trabalhador braçal...

“Os Peraltas” levou a criançada ao delírio na tarde de sábado, dia 27.

Rainha e princesas marcaram presença nos três dias de evento.

Parque de diversões foi o mais prejudicado com as chuvas constantes.

Os números finais ainda não foram contabilizados, mas as entidades organizadoras avaliam de forma positiva a 12ª Oktoberfest e a Expo Panambi 2012, eventos encerrados neste domingo, dia 28. As chuvas constantes certamente afastaram uma parcela do público, o que não chegou a prejudicar em muito os eventos. O presidente da JCI, Anderson Beck, calcula um público de aproximadamente 3 mil pessoas nos bailes e nos shows. Segundo ele, a proposta de ambos os eventos era “apresentar cultura, diversão, entretenimento, e este objetivo foi atingido”.

Expositores de outras cidades

Paulo Cesar Klos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL/Panambi, relatou que os expositores deram um retorno positivo da Expo Panambi 2012. Uma curiosidade é que aproximadamente 80% dos expositores eram compostos de empresas de outros municípios. Havia expositores de Tramandaí, Novo Hamburgo, Getúlio Vargas, Sarandi, Cruz Alta, Ijuí e Passo Fundo, entre outras. Anderson agradeceu ao público que compareceu aos eventos, mesmo enfrentando a chuva, aos patrocinadores, aos voluntários que auxiliaram na organização, os companheiros de JCI e os parceiros da CDL, “que fizeram um ótimo trabalho”.

A Sociedade Esportiva e Recreativa Panambi – SER Panambi – tem assembleia ordinária na noite desta terça-feira, na Câmara de Vereadores. Em pauta a apresentação e prestação de contas da diretoria executiva, ano 2012, eleição do presidente e vice-presidente do clube para 2013 e encerramento do mandato da atual diretoria e posse da diretoria 2013. A convocação parte do presidente Antonio Itacir da Silva Rocha e do presidente do Conselho Deliberativo, Lauro Decian. A assembleia terá início às 19h30min.

Municipais de basquete de areia e vôlei de areia

As inscrições aos municipais de basquete de areia e vôlei de areia duplas, masculino e feminino, devem ser feitas até o dia 5 de novembro, próxima segunda-feira, junto ao Destur. A expectativa é de que as competições iniciem dia 11 de novembro, um sábado. Informações podem ser obtidas junto ao próprio Destur, no Parque Municipal, ou pelo fone 3375-0338. A chuva deste domingo (28) adiou a segunda rodada do municipal de juniores de futebol de campo. Provavelmente a rodada não será disputada no dia 4 de novembro, devido à • Terça-feira, 30: chuvoso realização das provas do durante o dia e a noite . MíniExame Nacional do Ensino ma 21ºC, máxima 31ºC; Médio – ENEM. Muitos • Quarta-feira, 31: nublado, chuva a qualquer hora. atletas da categoria estão com Mínima 21ºC, máxima 29ºC. inscritos para as provas. • Quinta-feira, 01: períodos Em Panambi são aproxi- de nublado, com chuva a madamente 1.600 alunos qualquer hora. Mínima 17ºC, máxima 27ºC. inscritos.


Edição nº 1.862.