Issuu on Google+

Pátria dos trigais Semana da Pátria abre hoje à noite Na Semana da Pátria, quando o amarelo dos ipês tinge a paisagem urbana de Panambi, o verde dos trigais em flor domina os campos da região.

Página 7

PANAMBI (RS) - CIDADE DAS MÁQUINAS - QUINTA-FEIRA, 06/09/2012 - Nº 1.847 - ANO XXI - R$ 1,50

Banda da Escola Estadual Poncho Verde, sempre uma das atrações nos desfiles da Semana da Pátria.

Se chover no dia 7, Desfile Cívico fica transferido para domingo, dia 9 de setembro. Página 6.

Amisa inaugura em Panambi

Ato solene atraiu clientes Ford, autoridades do Município e região, lideranças da Ford e lideranças da Coprel.

Página 2.

Se o seu carro estragou, precisa viajar, levar as crianças para a escola ou passear com a família, alugue um carro com a gente, é fácil e rápido. Diárias a partir de R$ 69,00.

Toda linha Ford disponível na nova concessionária.


2

Geral

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

Editorial Patriotismo e Cidadania

Ser cidadão, amar a pátria, parece estar fora da moda. Observa-se atualmente que há grande abismo entre o cidadão brasileiro e o exercício da sua cidadania. Não há pátria, sem patriotas bem explica o vernáculo. Há de se concluir que quem está em sua terra natal e não é patriota é apátrida. Infelizmente o cidadão não cobra os seus direitos porque sequer os conhece e não cumpre seus deveres em contrapartida pelo mesmo motivo, no máximo sabe que algumas coisas, algumas atitudes Alguns são erradas, mas g ov ern an tes justifica com os erros tantos dos fazem dirigentes e dos questão de representantes manter o desse povo apátrida. analfabetismo Alguns governos intelectual. parecem fazer questão que seu povo seja analfabeto intelectual, fazem questão de fazer de seu povo um fantoche, trabalhando com suas carências fundamentais, deixando-os com fome, doente, com frio, sem teto, sem família, sem história, sem pátria. E enquanto poucos fazem a desigualdade social, usando a ignorância do povo, muitos jovens de hoje que serão o Brasil de amanhã, tornam-se renegados, se voltam para quem os acolhe, praticam o crime, usam drogas, gerando esse clima que já se instalou em alguns estados. Pois essas minorias juntas são a maioria absoluta.

EMPRESA JORNALÍSTICA CIDADE DAS MÁQUINAS LTDA. CNPJ 94.687.357/0001-33 - CGC/TE 090/0022736 Inscrição Municipal: 6066 - Inscrito no Registro de Oficinas Impressoras, Jornais e Periódicos do Registro de Pessoa Jurídica nº 5, Folha 5.

E-mail: folha@profnet.com.br

Rua Hermann Faulhaber, 114 - Fone/Fax (55)3375-5033 - PANAMBI - RS Fundado em 25/07/1992 - Circulação: terças e sextas-feiras Diretor: Clóvis Kuntz (Reg. Prof. DRT 10545) Redação: Hugo Schmidt (Reg. Prof. DRT 6753) Pedro Aguiar (Reg. Prof. DRT 10546) Revisão: Maria Tereza Kuntz Martins Diagramação: Gilson Eraldo Martins Assinaturas: Mary Vieira da Silva e Sabrina Gois dos Santos Distribuição: Flori Valmir Martins da Silva Impressão: Cia. de Arte - Fone (55) 3331-0300 CNPJ 92.107.978/0001-75- 17 - R. Albino Brendle, 122 - Ijuí - RS

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

-

Lotário Buss

Amisa inaugura oficialmente a concessionária em Panambi

A Auto Mecânica Ibirubá SA, Amisa, inaugurou oficialmente a sua concessionária em Panambi ao final da tarde desta quarta-feira, dia 5. O ato solene atraiu clientes Ford, autoridades do Município e região, lideranças da Ford - AbradifSul e lideranças da Coprel, incluindo os conselheiros da Cooperativa de todos os seus municípios de abrangência. Jânio Vital StefaO gerente Mauro e equipe de colaboradores da empresa. nello, presidente da Coprel, principal acionista da Amisa, afirmou que o evento de inauguração oficial sela um compromisso da Amisa com o bom atendimento e sua participação no desenvolvimento de Panambi. “A Amisa chega para contribuir com o crescimento desta importante região: chegamos para abrir caminhos para os sonhos de todos que buscam na compra de um veículo ou na realização de um serJânio Vital Stefafnello (direita), presidente da Coprel. viço, o bom atendimento, qualidade, conforto, tecnologia. Estamos aqui para fazer empresa, à exceção dele, são aqui de Panambi. “Esses parte da vida de cada um de nossos clientes, com colaboradores vão dividir comigo a missão de trazer para Panambi e região produtos Ford produzidos sobre estes seriedade, compromisso e qualidade”. quatro pilares: qualidade, segurança, sustentabilidade Equipe panambiense e criatividade”. Os participantes do evento também puderam O gerente da Amisa Panambi, Mauro Renato de Oliveira,lembrou que todos os colaboradores da nova conhecer a nova pick-up Ranger e conferir demonstrações de serviços como Boxe Rápido Motorcraft, Geometria, Troca de Óleo Consciente e o IDS - Sistema de Diagnóstico Integrado.

Falecimentos

31/08 - Aegemiro Antunes - 68 anos 03/09 - Gustavo Guilherme Breunig - 85 anos 31/08 - Amanda Schwingel - 96 anos

Representante em P. Alegre: JPD Naibert & Representações Ltda. Av. Jacuí, 1174 - Bairro Cristal - (51)3266-5016

INTEGRANTE:

ASSINATURAS: Via entregador: Anual..............................120,00 Semestral........................65,00 Trimestral........................35,00

Via Correio: Anual............................190,00 Semestral...................100,00 Venda avulsa.........................1,50

Oferece dedetização sem Limpezasujeira. de caixas d' água, dedetização, limpeza de telhados e outros serviços. Antônio Carlos - fones 9104-0260 ou 3375-0480 Rua Jacob Bock, 73 - Panambi - RS.


Geral

3

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

DE

Por Clóvis Kuntz folha@profnet.com.br

OLHO NOS FATOS 100 desafios para o próximo prefeito (94)

Curtíssimas • Candidatos têm apenas um mês para fazer a campanha política. Nessas quatro últimas semanas as agendas estarão cheias e a corrida em direção ao eleitor será intensificada. • Há poucos dias, durante uma reunião da coordenação de campanha de uma chapa majoritária, alguns líderes partidários, quando cobrados a se dedicar mais à campanha, alegaram falta de tempo, excesso de atividades profissionais, etc.

• O dirigente que presidia a reunião então contou um fato ocorrido dentro de uma grande indústria local há algumas décadas. • Diante do elevado volume de encomendas trazido pelo departamento de vendas da empresa, um dos diretores convocou os chefes da área de produção para uma reunião, quando avisou que o prazo de entrega dos produtos estava se esgotando.

• A alegação de um subordinado imediato foi a falta de tempo. Aí então o capitão da indústria fez a pergunta: “O que vocês fazem no horário da meia noite às seis horas da manhã?”. A frase mostrada numa manifestação dos servidores municipais tempos atrás é uma • Quem conheceu as campanhas políticas de pergunta que continua esperando resposta da administração municipal. Panambi nos últimos 30 anos estranha a calmaria Não adianta esconder o sol com a peneira. O próximo prefeito de Panambi terá pela que reina na cidade a um mês da eleição de 7 de Os dados do Índice de Desenvolvimento da frente a missão de dar uma resposta adequada ao outubro. Educação Básica (IDEB) recentemente divulgados grande desafio da Educação. • Há quem acredita que a grande maioria do mostram que houve queda na qualidade do ensino “A Educação é um investimento ou um proble- eleitorado está definida e prefere não se manifestar, público em Panambi. ma financeiro para o Município?”. aguardando em silêncio a hora de votar, ir para a Professores e funcionários de escolas municiA pergunta feita pelo funcionalismo durante casa e aguardar o resultado. pais estão desmotivados e a grande maioria dos pais uma manifestação anos atrás não quer calar. Só • Outros têm uma teoria diferente: mais de não se interessa pela vida escolar dos filhos. ações corajosas poderão responder. 50% dos eleitores ainda não escolheram os candi-

10 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Suicídio

Países do mundo inteiro têm utilizado o dia 10 de setembro como dia de combate e prevenção ao suicídio. A importância da data se deve a estimativa da OMS – Organização Mundial da Saúde - de que nos últimos 45 anos a taxa de suicídio cresceu 60% no mundo. A cada ano, 1 milhão de pessoas tiram a própria vida, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, o mesmo que uma morte a cada 40 segundos, número que pode dobrar até 2020. No Brasil, casos equivalem a uma ocorrência por hora, chegando a 4,9 por 100 mil habitantes, mas número real é ainda maior, visto que muitas vezes estes casos são relatados como mortes acidentais. Entre os anos 1998 e 2008, o total de suicídios no país teve um aumento de 33,5%, superior ao crescimento da própria população - 17,8%, do número de homicídios - 19,5% e dos óbitos por acidentes de transporte -26,5%. Por isso, o Ministério da Saúde considera o tema um problema de saúde pública. Segundo dados da OMS, ao longo da vida, 17,1% dos brasileiros “pensaram seriamente em por fim à vida”, 4,8% chegaram a elaborar um plano para tanto, e 2,8% efetivamente tentaram o suicídio. O tema é uma preocupação global. No Brasil, este trabalho vem ganhando força e deve assumir papel importante perante a sociedade.

• Nos últimos anos ganhou corpo a ideia de renovação na política local. E de tanto ouvir falar em mudanças, o eleitor passou a analisar o atual quadro político pelos mais diferentes ângulos e em alguns momentos até externa algum tipo de decepção com as alternativas apresentadas. • Mas a campanha oferece a oportunidade de se fazer uma análise profunda, de se comparar projetos e propostas.

94,50

Brasil registra a ocorrência de ao menos um caso por hora, mas número de tentativas é superior a 10 por hora.

datos e analisam atentamente todas as propostas para fazer a escolha só na reta final da campanha.

- Ijuí - RS


4

ME

M Ó R I A S

Por Armin Philipp (Membro da ALMURS - Cadeira 142).

Autorizações junto à Viação Férrea (III)

Com a assinatura de Lindolfo Beno Fensterseifer, titular da Indústria Malharia Panambi Ltda., na ex-rua Bismark, posteriormente denominada rua 7 de Setembro, Helmuth Walter Emig, motorista, passou à condição de procurador (temporário) da empresa acima citada. A autorização se destinou para que Helmuth pudesse retirar, junto à Estação Férrea de Belizário, localidade de Cedrinho, encomendas e pacotes destinados à Malharia Panambi Ltda. O documento data de abril de 1961, época em que o custo de remessas de mercadorias via Viação Férrea era vantajoso. Hoje, com algumas linhas de trem desativadas e as rodovias asfaltadas, cobrindo grande parte do sistema de transportes no Brasil, se deu o inverso e assim chegou a vez dos caminhoneiros, alguns ainda insatisfeitos com a falta de segurança, o excesso de pedágios e a restrição da carga horária. Ao lado a procuração com firma reconhecida e um carimbo da V.F.R.G. do Sul, de pouca nitidez.

Humor Companheiros de copo • Dois amigos num bar, depois de alguns copos, conversam: — Se por exemplo, eu tivesse um caso com a tua mulher, continuaríamos amigos? — Não! — Bem, mas pelo menos ficaríamos companheiros de copo, não? — Não — Hum... Ficaríamos inimigos? — Não — Deixaríamos de nos falar, é assim? — Não! — Pô, então ficaríamos como? — Quites! Ficaríamos quites!

Poema profundo • Na aula de português, a professora pede que os alunos façam um poema romântico como lição de casa. No dia seguinte, ela pergunta: — Turma, alguém gostaria de ler o seu poema? — Eu, professora! Eu! — Você, Joãozinho? Tem certeza? — Tenho, professora. A professora fica desconfiada, mas pede que ele leia: — Eu cavo, tu cavas, ele cava... Nós cavamos, vós cavais, eles... — Pára tudo, Joãozinho! — diz a professora — Isso não é um poema romântico! — É, pode não ser romântico — responde ele — Mas é bem profundo!

Parentesco bovino • Um casal em uma viagem, depois de muita discussão, passa por uma fazenda, onde é possível ver logo de cara duas vacas. Então o homem, sarcástico, pergunta: — Parentes seus, né? A mulher responde: — Sim, cunhada e sogra.

Este documento, com data de 24 de abril de 1961, é uma procuração assinada pelo empresário Lindolfo Beno Fensterseifer, proprietário da Malharia Panambi Ltda., ao motorista Helmuth Walter Emig, autorizando o mesmo a retirar mercadorias da empresa junto à Estação Belizário.

Manchetes da edição nº 851, de 7 de setem- obteve quatro vitórias; bro de 2002: • Lions Clube Panambi festeja os seus 42 • Obras do Salão Multiuso do Sesi serão anos. Sob a presidência da senhora Maria Edith iniciadas no primeiro semestre de 2003. O prédio, Zimmermann, foi inaugurada a fotografia de Jorge também chamado de anfiteatro, terá 650 metros Wanderlei Britto na galeria dos ex-presidentes; quadrados, com investimento aproximado de R$ • Empresas expõem os seus produtos na 600 mil; agência do Banrisul. Banco abre espaço para mos• Equipe infanto juvenil do CEP venceu trar os empreendimentos locais;

cinco das seis competições da Liga Noroeste de • Pr. Cardias reuniu-se com a direção do Vôlei. A conquista mais recente aconteceu em Três Hospital. Candidato a deputado federal ouviu as Passos, quando o grupo jogou quatro partidas e reivindicações da casa de saúde.

TOSCO

Variedades

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

-

Peli

Retrato trocado • Jacinto se despedia de sua avó bem velhinha, com quem morava numa cidadezinha do interior. Havia se alistado no exército. — Assim que chegar lá me manda um retrato seu, meu neto! — pediu a vovó. Lá no quartel, na hora de fazer os exames, teve que ficar nu na frente de todo mundo. Achou engraçado e pediu até para um colega tirar uma foto: — Esta foto eu vou cortar no meio e mandar a parte de cima para minha vó e a parte de baixo para minha namorada, he, he,he... Na postagem houve uma confusão e não é que a velhinha acabou recebendo a parte de baixo da foto? Na hora em que ela abriu o envelope e viu o retrato, comentou: — Ah, menino! Sempre desleixado... Cabelo despenteado e gravata torta!

Cavalheiro insistente • O sujeito está sentado sozinho num daqueles bares modernos, democraticamente frequentados por todos os tipos de preferências sexuais, quando decide: — Garçom, ofereça um drinque àquela moça! E o garçom: — Não adianta, é perda de tempo! Meia hora depois, ainda observando atentamente a moça que continua sentada sozinha, o cavalheiro volta à carga. O garçom reluta, hesita, mas o homem insiste em que ele sirva um drinque à dama solitária. O garçom perde a paciência e resolve encerrar o assunto: — Companheiro, não adianta, não vai dar em nada. Ela é lésbica. E o cavalheiro: — De que região da Lésbia?

NW Pan, emissora transmitindo ao vivo pela rede mundial (Internet) para todo mundo:

www.nwpan.com.br Acesse e fique plugado. Rua Alfredo Brenner, 250 Fone 3375-1035 - PANAMBI - RS


Geral

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

5

Desfile Cívico está previsto para amanhã

Banda do CEAP de Ijuí e Banda da AD/3 de Cruz Alta serão atrações nesta sexta.

Acontece nesta sexta-feira (7) a partir das 14h30min o Desfile Cívico em nossa cidade. Em caso de chuva a programação fica transferida para o domingo (9) no mesmo local e horário. As entidades e organizações homenageadas este ano são: Comunidade Evangélica de Jovens mais uma vez serão destaque no Desfile Cívico de Panambi nesta sexta-feira (foto de arquivo). Confissão Luterana (110 anos); EMEF Madalena (100 anos); Sociedade de EMEF Presidente Costa e Silva, EMEF Presidente estarão disponíveis nos seguintes locais: Rua Cantores Sempre Alegre de Maranei (85 anos); Costa e Silva, EMEF 21 de Abril, EMEF Madalena, Elisabeth (Sandro Automóveis), Rua Holanda (SinIgreja Evangélica Congregacional do Brasil (70 anos); Banda do CEAP, EMEF Waldenor Winkler, EMEF dicato dos Metalúrgicos) e, Rua Barão do Rio Branco Paróquia São João Batista (60anos); EEEF Adolfo Rui Barbosa, EMEF Princesa Isabel, Grêmios Estu- (Lancheria Mania- ao lado da Galeria). A AmbulânKepler (55 anos); EEEM José de Anchieta (50 anos); dantis, Programa Primeira Infância Melhor, Insti- cia estará à disposição nas proximidades da Ótica Emissora Sulbrasileira (50 anos); Biblioteca Muni- tuto Federal Farroupilha, Universidade Aberta do Visão para eventuais emergências. cipal AdiI Alves Malheiros (40 anos); Associação Brasil e Biblioteca Municipal Adil Alves Malheiros. Atlética Panambi (40 anos); EMEF Waldenor Sequência do Desfile Militar: Banda AD/3, Winkler (35 anos); Coral Misto Sempre Alegre (35 Escola Tiradentes, Pelotão 29º GAC, Proerd e Assoanos); EMEI Bem-Me-Quer (30 anos); Cometa (30 ciação Museu Militar Brasileiro. anos); Rádio NW Pan (10 anos) e jornal Folha das Levando-se em consideração os cuidados com Máquinas (20 anos). a higiene e com o meio ambiente, a organização do Sequência oficial do desfile: Viaturas do Cor- evento solicita que cada escola ou aluno leve a sua po de Bombeiros e Brigada Militar, Guarda da água, responsabilizando-se com o destino do lixo. Bandeira, Entidades e organizações homenageados Nos pontos de concentração haverá pessoas que 2012 , Grupo de Escoteiros Gustav Kuhlmann, auxiliarão no recolhimento deste lixo. Banheiros APAE, EMEI Bem-Me-Quer, EMEI Pequeno Lar, EMEI Sonho e Fantasia, EMEI Raio de Sol, EMEI PQ’ninos, EMEI Amor Perfeito, EMEI Pingo de Gente, EMEI Gente Miúda, EMEI Madre Paula Montalt, Banda Emancipar, Projeto Natação, Projeto de Ballet, Projeto Judô, Projeto Orientação, A proclamação da Independência do Brasil Banda EEB Poncho Verde, EEM José de Anchieta, por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822 às EEF Adolfo Kepler, EEB Poncho Verde, Banda da margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, está completando 190 anos. O grito de “Independência ou Morte” é um brado que ficou na história brasileira, significando o rompimento da submissão à Coroa Portuguesa. A luta pela independência começou muitos anos antes e custou o sacrifício e a vida de muitos idealistas, destacando-se Tiradentes, apelido de Joaquim José Sten Tech Automação Industrial, empresa de alta da Silva Xavier, também conhecido como Mártir da tecnologia, que vem crescendo ano a ano desde sua Inconfidência Mineira. fundação em 2006, informa que está contratando e convida Daqui a 10 anos estaremos comemorando o você para fazer parte de sua equipe. bicentenário da Independência, o que certamente Seleciona-se: motivará grandes comemorações.

Independência do Brasil completa 190 anos

• TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA/MECATRÔNICA com Curso Técnico em Eletrotécnica/Mecatrônica concluído; Com conhecimento na área de montagem elétrica; Disponibilidade para viajar. • MONTADOR ELETROMECÂNICA, preferencialmente com Curso Técnico em Eletrotécnica/Mecatrônica concluído; Experiência na área de montagem elétrica; Disponibilidade para viajar. • ENGENHEIRO MECÂNICO, estar cursando ou ter concluído Engenharia Mecânica. • ENGENHEIRO ELÉTRICO, estar cursando ou ter concluído Engenharia Elétrica. — Benefícios: Refeição na empresa; Vale-Transporte; Seguro-Vida; Plano de Saúde Local. Venha trabalhar conosco! Venha fazer parte de nossa equipe! Os interessados podem enviar o curriculum por email ou entregar pessoalmente na empresa. Endereço para contato: E-mail: rh@sterntech.com.br Fone: 55 3375 3549 Endereço: Av. Adolfo Henrique Franke, 240 - Distrito Industrial - Panambi - RS

1 ANO DE FALECIMENTO (21/08/2012)

Nailon Müller Esposo, pai, sogro e avô. Já faz um ano que partiste. Quanto mais o tempo passa, mais sentimos a tua falta nas datas especiais, principalmente aquelas que passávamos todos juntos, em família, quando o senhor tinha tanto para vivenciar... Mas foste para junto do Pai. Com muitas saudades da esposa Cenilda e dos filhos Anderson e Jerri, das noras Miriam e Maria Ruth e dos netos Cassius e Felipe. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida, e aquele que crê em mim, ainda que morto viverá (João 11:25).


6

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

GDP completa 71 anos nesta sexta-feira

Nova sede está quase pronta para ser entregue aos sócios.

O Grêmio Desportivo Panambi (GDP) completa 71 anos de existência nesta sexta-feira, dia 7 de setembro. A data será lembrada apenas com atividades internas mas, em breve, deverá ser organizado um jantar baile e outros eventos na nova sede social do clube. A presidente do Grêmio, Simone Klein, explica que a nova sede social está praticamente completa, restando somente mobília, luminárias e ajardinamento. A temporada de piscinas, por sua vez, deve ter início no dia 15 de novembro. Simone lembra que o GDP tem como objetivos principais a promoção do esporte, da recreação e eventos sociais. O clube conta, atualmente, com 300 famílias associadas. A presidente garante que este número pode ser consideravelmente aumentado. “Temos

Geral

Piscinas são uma importante opção oferecida pelo clube.

atividades para toda a família, no verão e no inverno, como futebol hidroginástica, três piscinas externas, uma piscina térmica e salões de festas e ambientes diversos na nova sede social”. Mais informações podem ser obtidas na secretaria, fone 33753617.

Dia da pizza O GDP está também com uma promoção denominada “dia da pizza”. Será no dia 29 deste mês, com cartões à venda no valor de R$ 12,00. Estão disponíveis os sabores strogonoff, calabresa e frango. Os cartões podem ser obtidos na secretaria do clube, com integrantes da diretoria e também com Simone Klein, presidente do Grêmio Desportivo Panambi. os sócios do GDP.

Governador de Lions em visita oficial a Panambi

O governador do Distrito LD-4 de Lions Clube, Iraci Antonio Dani, de Santa Maria, esteve ontem (5) em visita oficial a Panambi. A sua agenda inclui visitas à Prefeitura, às novas instalações da Sociedade Cruz Azul, à Avocap, Pró-Menor e Liga de Combate ao Câncer. À noite ele manteve reunião com a diretoria do Lions Panambi e participou do jantar festivo que lembrou os 52 anos de atuação deste cluVisita coincidiu com o 52º aniversário do Lions Clube Panambi. be de serviços no Município. Em entrevista concedida ao Jornal Folha das esquerda, Erni Vollbrecht (coordenador do Projeto Máquinas e Sorriso FM, Iraci destacou o lema de Resgate Humano, de ampliação da estrutura física sua governadoria, que é Leonismo com Visão, Ale- da Sociedade Cruz Azul), Jorge Wanderley de Britto, gria e Ação: “São três palavras fundamentais para presidente do Lions Panambi, o tesoureiro do Distriembalar o ano leonístico; cada clube deve ter a visão to Sergio dal Piva, da companheira de Lions Gema das necessidades de sua comunidade, agir para dal Piva, Gisela Brietzke, ex-presidente de Lions auxiliar esta comunidade e, no momento da ação, Panambi, da companheira Maria Clara Dani, governador Iracci Antonio Dani e João Erotides de Quaagir com alegria”, disse o governador. Na foto que ilustra esta matéria, a partir da dros, secretário do Lions Panambi.

Aeroclube de Palmeira tem curso para formação de piloto privado

Planador será exposto neste sábado (8), na praça central. O Aeroclube de Palmeira das Missões está oferecendo o curso teórico de formação de piloto privado. O curso, que será desenvolvido durante três meses, no turno da noite, inicia no dia 17 deste mês. Pedro Lange, um dos instrutores, revela que este curso teórico é o primeiro passo para a carreira de piloto, sendo seguido por prova feita junto à ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil. Como forma de divulgação, o Aeroclube exporá, no sábado à tarde, em frente ao palanque oficial da praça Engenheiro Walter Faulhaber, um planador modelo KW1 Quero-Quero. O investimento é de R$ 1.500,00, parcelável em até oito vezes. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do aeroclube, aeropalmeira@mksnet.com.br, ou em contato pelos fones (55) 9973-8070 e (55) 8116-6444.

Comissão Legislativa do Trânsito ouve representantes das transportadoras

A comissão legislativa especial que trata dos temas relacionados ao trânsito de nossa cidade esteve reunida mais uma vez na segunda-feira última. Na oportunidade os representantes do setor de transportadores fizeram um relato importante dos problemas enfrentados no dia a dia com a caótica circulação de veículos no perímetro urbano. Além dos membros da referida comissão participaram do encontro, o presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos (Cotrapal), Paulo Benja-

min Costa da Silva, a representante das Transportadoras Plimor e Helios, Clarice Breitembach Baal, o representante da Transportadora Pindorama e o membro do Conselho Municipal do Trânsito Ovídio Trentini. As sugestões apresentadas pelas representações apontam para que se faça um estudo de definição de ruas prioritárias para a circulação de carros pesados além do que se estabeleça uma identificação para a carga e descarga (com horários para esta finalidade) destes veículos que abastecem as lojas do centro da cidade.

Também foi sugerida a imediata criação do Porto Seco permitindo assim a diminuição do fluxo destes caminhões em áreas centrais de Panambi. Na avaliação do vereador que preside a comissão estes subsídios trazidos por estas entidades foram muito úteis para a elaboração do diagnóstico que a comissão irá elaborar pois mostra a urgente necessidade de medidas para solucionar um problema que o Poder Público parece não querer resolver e quando faz alguma coisa, só resolve problemas pontuais.


Geral

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

Reunião na quarta-feira finalizará detalhes do Desfile Farroupilha

Na próxima quarta-feira (12) acontecerá a terceira e derradeira reunião que organiza a programação e o desfile da Semana Farroupilha em Panambi. O encontro conduzido pela agente de turismo do município Claudia Junges Schirmer contará com a participação das entidades colaboradoras e acontecerá a partir das 19h30min em dependências do CTG Tropeiro Velho. Na oportunidade estarão sendo repassados os compromissos já assumidos por todos. Chama Crioula Mais uma vez a Associação de Cavalarianos de Panambi, presidida por Jorge Wawginiaks, conduz a Chama Crioula até Panambi, sendo que a mesma fica sob a guarda das entidades tradicionalistas até o próximo dia 13, quando será levada à Praça Engº Walter Faulhaber, dando início aos festejos farroupilhas de 2012, que têm como tema, este ano, Nossas Raízes, por orientação do Movimento Tradicionalista Gaúcho. A programação local ficou assim definida: CTG Tropeiro Velho - Informações: Valdir Dias 3375-4480/9979-6872) Dia: 14/09 – sexta-feira: 13h 30min – Tarde Cultural; 19h 30min – Abertura oficial da Semana Farroupilha; 20h 30min – Jantar Típico. Dia: 15/

09 - Sábado - 20h 30min – Jantar Típico com apresentações artísticas. Dia: 16/09 – Domingo - 19h – Missa Crioula. Dia: 17/09 - Segunda-Feira - 20h 30min Jantar Típico com apresentações artísticas. Dia: 18/09 - Terça-Feira - 20h 30min – Jantar Típico com apresentações artísticas. Dia: 19/09 - Quarta-Feira - 20h 30min – Jantar Baile “Sandro Fogaça e Grupo Sapateio”. Programa especial para o Dia do Gaúcho (20) - Informações: Cláudia Schirmer 3376-9100 – ramal 235. Dia: 20 /09 - Quinta-Feira 14h30min – Desfile Farroupilha - Tema 2012 - “Nossas Riquezas” (Trajeto: Ruas Holanda, Andrade Neves, Av. Konrad Adenauer). Após o desfile no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt: 16h Mateada, Tertúlia Livre e Concurso do Chimarrão; 17h Show do Grupo Quero-Quero, e, 18h A grande roda de chimarrão. Para o CTG Nova Querência estão reservadas as seguintes atrações: Informações: Ernesto de C. Carvalho - 9925-2868 -

Abertas inscrições para acadêmicos e professores interessados em integrar o Núcleo do Projeto Rondon

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) abriu editais para a seleção de novos integrantes para o Núcleo do Projeto Rondon. Os acadêmicos interessados em participarem têm até o dia 6 de setembro, das 8h às 11h30min, das 14h às 17h30min, na Assessoria de Extensão/Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Campus Universitário. Já a inscrição de professores é de fluxo contínuo. Os requisitos para acadêmicos e professores, bem como a ficha de inscrição, estão disponíveis no espaço “Editais” do site da Unicruz. Informações adicionais poderão ser obtidas junto à Assessoria de Extensão, através do telefone (55)3321.1545 ou pelo e-mail: extensao@unicruz.edu.br.

Dia: 21/09 Sexta-Feira - 19h – Encontro de Trovadores na Estância de Rodeios Ari Samoel; Dias: 17 a 20/09 – Acampamento Farroupilha no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt - Informações: Jorge Wawginiaks 9935-2153.

Após a Semana da Pátria, teremos a partir da próxima sexta-feira os festejos Farroupilhas em Panambi.

7


8

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

Pinóquio

Winshluss. Editora Globo.

Em vez do boneco de madeira mentiroso que sonha em se transformar em menino de carne e osso, um super-robô criado por Gepeto para uso militar. Assim é o protagonista de um dos lançamentos mais aguardados pelos fãs brasileiros de HQs: premiada no Festival d'Angoulême de 2009, a graphic novel, do autor francês Winshluss. Nesta história, a inocência do personagem original criado por Collodi dá lugar a um protagonista sombrio. Pinóquio é uma máquina de guerra que entra em contato com a violência, a ganância, a corrupção e a crueldade enquanto conhece do industrial que explora a mão de obra infantil (e para quem Pinóquio trabalha) a implacáveis caçadores de recompensas, além de uma Branca de Neve pós-moderna. A trama é contada quase exclusivamente por meio de imagens. Só há texto nas reflexões do personagem Jiminy Barata, correspondente ao Grilo Falante original. Em sua talentosa criação, Winshluss alia desenhos com alto grau de detalhamento a uma estética que mescla técnicas do grafite, da caricatura e da tira de jornal. Trata-se de uma obra para adultos. Colaboração: Elis Bayer.

Inicia amanhã no Parque a 4ª Edição da Fecolônia

Congresso Técnico dos Jogos da Colônia foi realizada na terça-feira.

Café Colonial produzido pelo C.C. 25 de Julho e que será servido diariamente a partir das 14 horas, apresentará gostosas iguarias da gastronomia local.

Formatura

Entre Vinhos e Amores O Cine Clube do CC 25 de Julho exibirá neste domingo, dia 9 de setembro, o filme Entre Vinhos e Amores. Censura 14 anos. Entrada franca. Início 19 horas. Um drama romântico sobre a vida, o amor e a alegria de cozinhar. Situado entre três histórias entrelaçadas, o filme explora as diferentes facetas de novos relacionamentos, a gravidez e a infidelidade, em última análise, a cozinha acaba por se tornar o centro das suas vidas. Três mulheres, três amigas e vizinhas, preparam o jantar: Lily, solteira, aguarda Michael, um homem mais velho por quem está se apaixonando; Shelly, grávida espera pelo marido, e Jude, prepara o jantar para seu amante, um diretor de cinema que trabalha até tarde.

No último dia 24 de agosto Gustavo Cristiano Dohs formou-se no Curso Técnico em Agroindústria pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi. “Desejamos muito sucesso na tua nova jornada. Receba esta homenagem dos seus pais Henrique e Norma, dos seus irmãos Carlos e Marlise, dos seus cunhados Marlon e Márcia e dos seus sobrinhos Pedro e Laura.

Geral

A quarta edição da Fecolônia – Feira Estadual da Agroindústria Colonial – com destaque para a agroindústria familiar, será aberta às 14 horas de amanhã (7) no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt em Panambi. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal e o escritório da Emater/RS/ Ascar de Panambi, conta ainda com a colaboração das prefeituras de Condor e Pejuçara, além de patrocinadores locais, tem encerramento previsto para as 19 horas do dia 9, domingo. Nesta edição serão 40 estandes que abrigarão 25 empresas, estimando-se que um número superior a dez mil pessoas visite o local nos três dias do evento que terá ingresso gratuito. No aspecto gastronomia, diariamente entre às 14 e 21 horas estará à disposição dos interessantes o café colonial por quilo. Neste primeiro dia de evento as principais atrações serão: Oficina Educativa “Cultivo de Orquídeas” (15 horas), solenidade oficial de abertura (18 horas), e, comédia “Uma Péssima Troca” encenada pelo grupo de Teatro do CEP (19 horas). Para o sábado (8) estão previstos os seguintes atrativos: início dos Jogos da Colônia (9 horas), Oficina Educativa “Cultivo de Orquídeas” (10 horas), Serviço de pratos quentes (12 horas), passeios de charrete (14 horas), Oficina Educativa “Casquinha de Laranja Cristalizada” (16 horas), apresentação de gaiteiros (16 horas), e, Teatro de Bonecos Bonecrônicas (20 horas). Para o dia final a programação contempla: reinício dos Jogos da Colônia (9 horas), Oficina Educativa “Cultivo de Orquídeas” (10 horas), Demonstração de Lanceiros (10h30min), Serviço de pratos quentes (12 horas), passeios de charrete (14 horas), Apresentação de Danças Alemãs (15 horas), Oficina Educativa: “Barrinhas de Cereal” (15 horas) e, Teatro de Bonecos Bonecrônicas (16 horas). A partir das 18 horas será encaminhado o encerramento do evento com a premiação dos Jogos da Colônia. Interessados em participar em qualquer uma das oficinas, terá de comparecer ao local com uma hora de antecedência para as respectivas inscrições.


Geral

9

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

Peça de Maria Faulhaber será levada ao palco por alunos do CEP na Fecolônia

O grupo de teatro ETC & Tal do Colégio Evangélico Panambi encenará mais uma vez, durante a Fecolônia que inicia nesta sexta-feira e se encerra no domingo, a peça de autoria de Maria Faulhaber intitulada “Uma péssima troca”. O texto original traduzido pelo professor Bruno Prass foi adaptado por Nicole Dieter Previatti, professora de teatro do CEP. Sinopse da peça: Década de 20. A família alemã Heusner tem levado sua vida na colônia de forma tradicional: Sr. Alunos do CEP interpretam a Família Heusner. Peça será apresentada às 19h de sexta. Heusner e filhos trabalham no campo e a Sra. ETC & Tal, do Colégio Evangélico Panambi, é forHeusner e suas meninas nos afazeres domésticos. mado por alunos do Ensino Médio. O grupo realiza No entanto, cada qual acha sua tarefa mais impor- seus ensaios semanalmente, sendo uma atividade tante e difícil. Em uma discussão, os pais entram em desenvolvida em turno inverso. Atualmente, a escola conta com cinco grupos um acordo: trocar de lugar por um dia, realizando as tarefas do sexo oposto. A partir daí, cada persona- de teatro, os quais envolvem alunos do 6º ano do gem sente na prática como é estar no lugar do outro. Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Como o título diz, a troca é péssima, ocasionando Neste ano, a escola realizará, no mês de novembro, o 1º CEP Apresenta, onde toda a comunidade poderá muitas confusões na casa dos Heusner. Sobre o grupo ETC & Tal: O grupo de teatro assistir as peças produzidas pela escola Com o objetivo constante de repensar o papel da escola no desenvolvimento e promoção da cidadania, o Colégio Evangélico Panambi realiza nesta Semana da Pátria diversas atividades com seus alunos. A cada ano, a escola busca vivenciar momentos de reflexão e ação, que impulsionam tanto alunos quanto funcionários a serem cidadãos conscientes e comprometidos com a comunidade. Dentre as atividades, destacam-se os Momentos Cívicos, realizados diariamente com direção e participação dos alunos, Olimpíada Interna da escola e Ação Solidária, com doação de alimentos e produtos, os quais serão doados para famílias e entidades do nosso município.

Colégio Evangélico Panambi desenvolve atividades internas na Semana da Pátria

A alegria é um sentimento interessante!

A alegria é um sentimento interessante. À vezes é previsível, às vezes nos pega de surpresa. Confesso que fui surpreendida diversas vezes nos últimos meses e na última semana... Poder trabalhar com um texto teatral escrito pela primeira educadora de meu município, professora Maria Faulhaber, foi um grande presente. Ao aceitar o desafio, nem eu, nem meus alunos, sabíamos o que nos aguardava. Desafio aceito! Com o texto em mãos, era tempo de adaptá-lo ao grupo, criando mais personagens e situações para que todos participassem, pois dois meses passariam voando! Lembro-me que sentei em minha sala, liguei o computador, abri o texto e em silêncio fiquei por alguns minutos. Não consegui sair escrevendo, como faço com meus textos. Vivi uma experiência única, um misto de sentimentos. Medo, euforia, ansiedade, alegria e, acima de tudo, muito respeito e admiração pelo material que estava em minhas mãos. Como professora, tenho o privilégio de ensinar e conviver com educandos que amam o teatro, respeitam meu trabalho e buscam sem- Nicole Dieter Previatti pre a superação. Com ensaios intensivos, disposição e compromisso o grupo ETC & Tal do Colégio Evangélico Panambi chegou a um belo resultado: uma comédia leve e contagiante. A alegria que o grupo sentiu ao apresentar na feira do livro a peça “Uma péssima troca” veio pelo presente mais precioso que uma plateia pode oferecer: os risos e as palmas. Não há nada que substitua este momento. É único e indescritível. Para mim, o maior presente de todos foi o abraço que recebi da neta de Maria Faulhaber. Com sua voz baixa e trêmula, agradeceu o momento vivido e contou que assistira à peça pela primeira vez quando tinha 8 anos de idade, dirigida por sua avó. Naquele momento, passado e presente estavam juntos na minha frente, representados por aquela doce senhora. Confesso que além de muito feliz, por alguns instantes fui um tanto ousada e me senti um pouco Maria.

Nicole Dieter Previatti - Professora de teatro do Colégio Evangélico Panambi.

Desde que iniciou o atendimento ao público em 16 de dezembro de 2011, o Restaurante O PORÃO está sempre procurando manter a melhor qualidade e agora, seguindo essa linha de busca de maior aprimoramento, contrata a nutricionista Helma Magali Lautert para atuar na super-

visão da qualidade nutricional das refeições oferecidas aos clientes. O Restaurante O PORÃO também se qualifica para fornecer refeições para as empresas e para tanto já conquistou o registro junto ao PAT (Programação de Alimentação ao Trabalhador).


10

Classificados

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

PARA UM NEGÓCIO SEGURO, PROCURE IMOBILIÁRIA PINDORAMA: PARA COMPRAR, VENDER OU ALUGAR CASAS, APARTAMENTOS, TERRENOS, CHÁCARAS, LOCAÇÃO, CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO E Fone 3375-4317 Rua Sete de Setembro, pindorama.imoveis@yahoo.com.br

Procurando imóveis? Seja benvindo!

Os melhores negócios com segurança e tranquilidade. COMPRA, VENDA E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS COMERCIAIS, RESIDENCIAIS E TERRAS. Encontre as melhores oportunidades de investimentos.

Lauro Moesch

Bons negócios. RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 1012 - SALA 202 (Prédio das Lojas Becker)

9118-2606

19.

VENDO apartamento, 2 quartos + suíte, 2 sacadas, 1 garagem, localização central, ótima posição solar. Fone: 99637373 ...................................................... VENDO terreno c/ 720m² na rua Esperança, Bairro bela Vista, c/ a melhor vista da cidade. Tratar 3375-2451 ou 3375-3261. ................................................................ VENDE-SE terreno no bairro Fátima, próximo ao fórum, preço de ocasião. Fone: 33753192 e 9157-5155, com Giovani. ....................................................... VENDO casa de 72m² com galpão de 80m², localizada na rua Pavão, pátio fechado. Fone: 3375-4420 e 91770121, aceito carro. ........................................................ VENDO terrenos com 318m², rua Portugal - B, Zona Norte, no calçamento. R$ 30.000,00 cada. Fone: 9646-7849 ............................................................... VENDE-SE terreno no bairro Medianeira com 485m², duas frentes, valor R$ 50.000,00. Fone: 9976-1610, 8406-4378 e 9120-4805 .............................................................. VENDO casa com aproximadamente 69m², 2 dormitorios, sala, cozinha, área de serviço, terreno com 447m², bairro Zona Norte. Fone: 3375-6314 e 8456-8454 ............................................................ VENDE-SE terreno na Zona Norte a 150 metros do calçamento. Fone: 9168-0165 e 3375-8646 ......................................................... VENDE-SE casa mista c/ 141,46m², bairro Piratini. Fone: 3375-1917 a noite. .............................................................. VENDO casa nova de 52m² no bairro Becker com rua asfaltada. Fone: 9170-9791 e 9695-9920 .................................................. VENDE-SE terreno de 495m² na rua Pavão, entrada R$ 15.000,00 + saldo a combinar. Fone: 8406-4378 e 99761610 .................................................... ALUGO sala comercial. Fone: 3375-2459 e 9983-7264 ...................................................... ALUGO apartamento sala e cozinha conjugados, 2 quartos, banheiro e duas sacadas. Fone: 9983-7264 e 33752459 ..................................................... ALUGO casa para casal sem filhos e animais domésticos, R$ 370,00, av. Adolfo Kepler Jr.. Fone: 3375-4717 e 99298486 ...................................................... ALUGA-SE porão com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, bairro Erica, R$ 380,00. Excelente localização. Fone: 3375-6018 e 9129-0548

ALUGA-SE Uma casa com garagem, pátio fechado, 6 peças, R$ 300,00, no bairro Medianeira, rua Itália. Fone: 9944-4676

VENDO terreno na Medianeira, calçamento, água e luz. Valor R$ 35.000,00. Fone: 3375-1760 e 9151-2769 ....................................................... VENDO 1 terreno de 405m² por R$ 40.000,00 e outro de 680m² por R$ 68.000,00, localizados na rua Passo do Fiúza, bairro Italiana. Fone: 3375-3324 e 9963-5058 ............................................................ VENDE-SE um terreno de 489m², localização, bairro Zona Norte, próximo a escola José Anchieta, R$42.000,00. Fone: 33751978 .......................................................... VENDE-SE casa de alvenaria no bairro Fátima, 1.000 metros de terreno. Fone: 9958-6001 e 9962-7132 ........................................................ VENDE-SE terreno no bairro Becker, de R$ 25.000,0 a R$ 28.000,00. Fone: 9694-5188 e 9129-5170 ..................................................... VENDE-SE casa de alvenaria com 353,50m² com piscina, bairro Medianeira. Fone: 9962-4529 e 9120-4805 .......................................................... ALUGA-SE apto com 2 quartos no térreo, divisórias de madeira, sem garagem, no Centro por R$ 400,00. Fone:8103-5074 ........................................................ VENDE-SE casa no bairro Serrana, aceita-se carro ou caminhão truque no negócio. Fone: 3375-3224. .................................................... ALUGA-SE uma casa no bairro Arco-Íris, 2 quartos, para um casal sem filhos e sem animais domésticos. Fone: 3375-2081 .................................................... VENDO terreno 19 X 34 no bairro Medianeira. Fone: 9963-7373 ................................................... ALUGA-SE casa de madeira com 2 quartos sem garagem, fundos, rua Otto Kepler, 225, R$ 350,00. Fone: 3375-3945 .............................................................. VENDE-SE terreno no Centro, rua Protásio Alves, 297, R$ 50.000,00, aceita-se carro no negócio. Fone: 9131-8918 .................................................. VENDO terrenos apartir de R$ 22.000,00 com calçamento, loteamento ZancanaroIV, bairro Wolgien. Fone: 33754452 e 9963-1565 ................................................... ALUGA-SE um apartamento diagonalcom a Bruning, rua 25 de julho, 2100. Fone: 33751842 e 9670-6188 .................................................. VENDE-SE excelente apartamento, amplo, 2 dormitórios + suíte, garagem e sacada, no Centro. Fone: 99761610, 8406-4378 e 3375-0668 ..................................................... ALUGA-SE um apartamento diagonal com a Bruning. Fone: 3375-1842 e 9670-6188 ...................................................

MASSOTERAPIA Vida e Saúde. Cledi Oberdorfer, massoterapeuta. Rua Barão do Rio Branco, 390. Fones 3375-8578 e 8406-1740 ............................................................................................................ TELEMENSAGENS Happy Fone. Fone: (55) 3375-8646 ......................................................................... Fretes e mudanças para Panambi e região. Fone: 9122-7988 c/ Flavio ......................................................... FRETES e entregas de mercadorias. Fone: 9120-6732 e 9128-5276 .................................................... FRETES com caçamba, em geral. Fone: 9998-7027 com Lirio ou 9107-1413 com Ronaldo. .............................................................. FRETE caminhão para fretes, galhos e mudanças. Fone: 9959-6270 ........................................................ VENDE-SE equipamento para lancheria e sorveteria com máquina de shake. Fone: 9162-3414 ......................................................... VENDE-SE Tablet novo, com capa, teclado e adaptador USB e Internet por apenas R$ 390,00 a vista. Fone: 91144421, 8415-0246 e 99568847 .......................................................... VENDE-SE 1 forno a gás, capacidade para 20 pães. Fone: 3375-6018 e 91290548 .................................................. VENDE-SE uma geladeira de 410 litros, Brastemp frost free e uma máquina de tricô com frontura. Fone: 3375-3224 .................................................. VENDE-SE geladeira usada em bom estado 360L. Fone: 9999-4258 ..................................................

VENDE-SE Celulares 2,3 e 4 chips, vários modelos, desbloqueados, câmera digital, Playstation 2 e tablet, com garantia, parcelo! Fone: 9158-0096, 8405-9648 e 9683-8736

TELE-TAXI DO VALDOMIRO (55) 9952-0510 (55) 9152-9860 O melhor preço

MUDANÇAS Zamberlan, com caminhão baú para todo o país, montagem, desmontagem, encaixotamento. Tratar pelos fones 3375-2729 ou 9969-5512. ............................................................................... MUDANÇAS EGON: para todo o Brasil, confiança e agilidade, 20 anos de experiencia, caminhão baú grande. Fone (55) 3375-1974 ou (55) 9168-5683. .................................................................................... Fretes e mudanças em geral. Tratar 9963-5058.O. Hack ........................................................... VENDE-SE geladeira Brastemp 320 litros, R$ 350,00. Fone: 9686-1017 .......................................................... PRECISA-SE de empregada doméstica para o turno da manhã, cuidar da casa e crianças.Morara próximo ao bairro Erica, com experiência. Fone 3375-5046, após as 18hs. ........................................................ VENDO babá eletrônica com monitor sem fio 2.4Ghz e voz, semi-novo, R$ 150,00. Fone: 9967-9122 ......................................................... VENDE-SE DVD Philips e parabólica, R$ 200,00 os dois. Fone: 9966-0739 ...................................................... VENDE-SE 1 balcão caixa MDF, 2 balcão atendimento MDF, 2 araras ferro, 2 balcão atendimento ferro e manequins. Fone: 9131-8995 ..................................................... VENDO 90 telhas de concreto. Fone: 9966-0739 ................................................... VENDO filhote de cão pastor alemão, rua General Osório, 1140. Fone: 9198-1942 e 3376-0161 ................................................. VENDO 8 leitões de 40 a 60Kg faixa e banha. Fone: 9192-1805 .................................................. MALHEIROS PINTURAS Pinturas de casas e grades em geral. Fone 9155-2091 e 9656-8090 ................................................... VENDO novos modelos de celular, 2, 3 e 4 chips, para todas as operadoras, TV, FM, bluetoth, cabo USB, parcelo! Fone: 9130-3411 ......................................................

PointTAXI.com

Edição 06-09-2012

FONES: 9167-4294 9993-0201 8100-5632.

VENDE-SE um colchão magnético por R$ 2.000,00. Fone: 9974-7445 .......................................................................... ALUGA-SE Camas elásticas grandes com 12 bastões para maior segurança do usuário. Fone: 9604-9132 ......................................................... FRETES e carretos em geral. Pequenas mudanças, Corto Lenha (c/ motosserra). Fone 8403-0838 c/ Henrique. ....................................................... VENDE-SE móveis para salão e móveis de loja de cosméticos. Fone: 9962-4529 e 91204805 ........................................................... VENDE-SE uma égua crioula, boa de montaria e laço. Fone: 9150-6507 .......................................................... VENDO smartphone android, 2 chip, televisão, wi-fi, 3G, GPS, Google, Facebook, etc. R$ 450,00. Aceito fone em bom estado. Fone: 9949-0740, 9152-3305 e 8447-4309 .................................................... VENDO lenha picada a pronta entrega para fogão e serviço de motoserra. Fone: 91723924 e 9634-2746 ..................................................... VENDO Playstation 2, 2 controles, memory card, 2 jogos, novo! Parcelo! Fone: 91303411 ....................................................... VENDE-SE berço de vime. Fone: 9161-0892 ......................................................

VENDE-SE Farmácia completa, pequena, entrada e o restante parcelado. Fone: 9108-4782

TIJOLOS

TIJOLOS E TELHAS direto da indústria, posto na obra, consultenos. Fone: 9909-5415

Adelmo


Classificados

11

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

Vende-se Vectra Espression 2004, prata, motor 2.0, 8v, c/ar-condicionado, direção-hidráulica, trio elétrico, alarme, ar-quente, películas, desembaçador traseiro, cd-player, rodas ligaleve, 4 pneus semi-novos, IPVA 2012 pago, carro em excelente estado, todo revisado! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se

Astra Hatch GL 1.8 Ano 99, verde, carro completo, c/ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, alarme, ar-quente, CDPlayer c/MP3, rodas ligaleve, limpador e desembaçador traseiro, IPVA 2012 pago, carro em excelente estado, todo revisado!. Aceita-se carro menor valor. Confira em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 99614660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier. VENDE-SE Vectra elegance 2006, preto, bancos em couro, impecável, estepe não rodou, preço de ocasião, s/troca. Fone: 9162-3414 ........................................................ VENDE-SE Gol 1.6, gasolina, ano 88, marrom, R$ 6.500,00, somente a vista. Fone: 96941004 e 9142-0580 ........................................................... VENDE-SE Peugeot 1.6, 110cv, 2004, completo, 4 portas + air-bag, R$ 21.500,00. Fone: 9964-9698 ....................................................... VENDE-SE Corsa sedan wind, ano 2001, ar-quente, placa MBM 8442. Fone: 84414090 ........................................................... VENDE-SE Parati Summer 1.0, 16 v, 2001, prata, AC, DH, VE, TE, IPVA 2012 pago, por R$ 14.500,00. Fone: 99972979 ..................................................... VENDO Gol 1.0, 8v, 4 portas, GIII, IPVA 2012 pago, inteiro, gasolina, super econômica. R$ 14.500,00. Fone: 99566977 ...................................................... VENDO OU TROCO Golf 96, completo, branco, excelente estado, ar, aceito carro de menor valor e material de construção, R$ 14.000,00. Fone: 8454-3246 .................................................. VENDE-SE Celta 4 portas, todo branco, ano 2004, R$ 16.000,00. Fone: 9963-3591 .................................................. TROCA-SE Fiesta 2000 e YBR 2003 por carro de maior valor, ou a moto por Titam de menor valor. Fone: 9662-9656 ..................................................... VENDE-SE D10, cabina dupla, bancos em couro, dir. hidr., Santo Antonio, capota marítima, toda reformada. Fone: 9162-3438 ................................................... VENDO Parati ano 2001, com ar r direção hidráulica por R$ 15.000,00. Fone: 9149-8070 .................................................... VENDE-SE Voyage CL 1.6, ano 89, gasolina, branco, com engate, alarme, em bom estado. Fone: 9156-5852 ................................................. VENDO Parati 2005 1.6, completa, super inteira. Fone: 9922-2945 .....................................................

VENDE-SE Chevette ano 84, gasolina, motor e lataria reformada, suspensão revisada. Fone: 9949-9914 e 9180-0112

Vende-se

Vectra GLS 2.0 8v, ano 98, cinza, carro completo c/arcondicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, ar-quente, películas, desembaçador traseiro, rodas liga-leve original, 4 pneus novos, CD-Player c/MP3, IPVA 2012 pago, carro em excelente estado, todo revisado Aceitase carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, na rua Gen. Osório, 445 ou fones 3375-2107 ou 99614660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier. VENDE-SE Chevette DL 91 branco. R$ 6.500,00 com som, alarme, travas, película. Tratar fone 9118-5050. ..................................................... VENDO Celta super, ano 2009, completo, ar, direção, película, alarme, trava automática, estofamento e acabamento interno do Prisma, aro14, som, pouca Km, novo, tudo de fábrica. De R$ 23.900,00 por R$ 22.390,00. Fone: 9995-4257 ...................................................... VENDE-SE Corsa sedan 2002 prata, impecável, 61.000Km. Fone: 9126-2342 ......................................................... VENDE-SE Escort GL, prata, 99, 1.8. Com ar-condicionado, direção hidráulica, 4 portas. Fone: 9963-5076 ........................................................... VENDO Ford Ka GL, em raro estado de conservação, VE, TE, RLL, LDT, alarme, som, R$ 14.900,00. Fone: 91453093 ......................................................... VENDO Uno 95, bordô, 4 portas, ar, alarme e vidro elétrico, suspensão nova. R$ 10.500,00. Fone: 9997-5979 ..................................................... VENDO Astra hatch, 2004, completo, com Danilo na Zero Grau. Fone: 3375-3827 .................................................. VENDE-SE Saveiro 1.6 super surf, completo, 2004, preto, R$ 22.000,00, troco por carro. Fone: 9918-8251 ................................................... VENDE-SE Golf 2.0, preto, placa IKB0101, gasolina, Fone: 3375-4211 e 9959-6270 .................................................... VENDO Fiesta 4 portas 2001 completo, ar, 2º dono, com pouca quilometragem, IPVA e seguro pago. Fone: 33751665 ....................................................

VENDE-SE Corsa 1.0, 2 portas MPF/1997, batido lateral direita e parte da frente. R$ 1.500,00. Fone: 91657102

Vende-se

Palio ED 1.0

4 portas, ano 98, cinza, ar-condicionado, vidros elétricos, trava elétrica, alarme, arquente, limpador e desembaçador traseiro, 4 pneus novos, IPVA 2012 pago, carro em excelente estado, todo revisado! Consig o financiamento!Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, na rua Gen. Osório, 445 ou fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se Vectra Elegance Ano 2009, bordô, carro c/air-bag duplo, arcondicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, CD-Player c/MP3 original, controle de som no volante, alarme, ar-quente, conjunto conforto, engate de reboque, IPVA 2012 pago, carro novíssimo, todas as revisões feitas na concessionária! Aceita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis rua Gal. Osório, 445, fones:3375-2107 e 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se Parati CL 1.6 MI

Ano 97, 2 portas, azul, carro c/alarme, som, limpador e desembaçador traseiro, películas, rodas liga-leve, carro em excelente estado, todo revisado, IPVA 2012 pago! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, fones 33752107 ou 9961-4660. Com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se Corsa Sedan Classic Ano 2008, preto, motor 1.0, flex-power, carro com ar condicionado, ar quente, desembaçador traseiro, CD Player com MP3, carro de única dona, IPVA 2011 pago, todo revisado, "novíssimo", com manual, 2ª chave, step não rodou! Venham conferir em Stiegemeier Automóveis, Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier. Vende-se Vectra Elegance Ano 2007, prata, carro top de linha, com air-bag duplo, freios c/ABS, computador de bordo, piloto automático, câmbio manual, CD-Player c/MP3 original, controle de som no volante, ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, ar-quente, desembaçador traseiro, películas, sensor de chuva, faroletes, rodas liga-leve oroginal, IPVA 2012 pago, carro de único dono, c/manual, 2ª chave, step não rodou, 51.000 Km, "novíssimo", todo revisado! Aceita-se carro de menor valor!Venha conferir em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

VENDO Astra CD/Sunny 2002, completo, ar, direção, CHEVROLET

vidros, travas e espelhos eléAstra Sedan advantage, completo - prata..........................2009 tricos, roda liga-leve e CD. Corsa Classic 1.0, AQ, som, LT, DT - branco.....................2005 Fone: 9188-0625 Celta 1.0 VHC, 2 pt, AQ, DT - prata.......................................2002 Celta 1.0 VHC, 2 pt, AQ, DT - prata.......................................2004 Astra sedan GLS, completo - vermelho...............................2000 Astra sedan GL, completo -verde....................................1999 Corsa GL 1.4, conta-giro, AQ, LDT e DT - branco.............1996 Corsa sedan GL 1.6, AQ, LDT e DT - roxo...........................1996 Kadett , VE, AQ, DE, LDT - vermelho....................................1996 Kadett , AQ, DH - vermelho...................................................1995 Vectra GLS, completo - prata..........................................1996 Vectra GLS, completo - vermelho........................................1995 Omega CD, completo - cinza...........................................1993

FORD

SITE: www.v8automoveis.com FIAT SITE: www.v8automoveis.com Marea ELX 2.0, completo, RLL, AL - azul............................1999 Palio EL 1.0, AL, AQ, DVT - branco.....................................2000 Siena ELX 1.0 fire, completo - azul......................................2001 FORD Belina - branca.....................................................................1977 Escort GL 1.8, AC, AL, CD, DH, TE, VE - prata....................2000 Fiesta 1.0, AL, AQ, CD, LDVT, TE - vermelho......................1998 Focus hatch 1.6, completo, CD, RLL - prata........................2004 GM Chevette - cinza....................................................................1981 Corsa sedan classic live 1.0, AQ, DVT, flex - prata.............2009 Kadett GL 1.8, AQ, VE - prata..............................................1996 Monza SL/E 1.8, AQ, DH, DVT, RLL - verde.........................1990 Marajo SL/E 1.6, AL - prata...................................................1989 Omega GLS 2.2, CD, DH, DVT, RLL, TE, VE - branco.........1998 Opala C. SL/E 2.5, AQ, DH, VE,RLL,CD, DVT - dourado.....1988 RENAULT - HONDA - MERCEDES - CITROEN HONDA Fit LXL 1.4, completo, autom. - preto....................2004 HONDA Fit LXL 1.4, completo, autom. - preto....................2005 RENAULT Clio Privillege 1.6, compl, AB duplo - verde.....2005 RENAULT Sandero expression 1.0, completo - preto........2010 MERCEDES Classe A 160 1.6, completa - prata.................1999 CITROEN C3 aircross, compl., air bag dup, ABS - prata...2012 VOLKSWAGEN Brasilia - marrom...................................................................1978 Gol special 1.0, 2p, CD - azul...............................................1999 Gol special 1.0, 2p, AL, TE, VE - prata.................................2003 Logus GLS 1.8, AQ, DH, TE, VE - prata...............................1993 HondaFINANCIAMENTO CB 300R - prata..........................................................2010 E REFINANCIAMENTO DE

CARROS, CAMINHÕES E MOTOS

Focus sedan 2.0, completo, rodas - prata........................2009 Focus 2.0 hatch flex, completo, rodas - preto.................2011 Focus 1.6 hatch, completo, rodas - prata........................2007 Focus 2.0 hatch, completo, b. couro, rodas - prata........2005 Fiesta sedan 1.6 flex, completo - vermelho.....................2005 Ecosport XLT 2.0, completo, AB duplo - azul.................2005 Ranger XLS, completa - preta.........................................2004 Escort GL, completo - prata..................................................1999 Royale 2.0 GL, completo - vermelho....................................1995

FIAT Siena Celebration 1.0, completo - vermelho.......................2008 Siena Fire flex 1.0, completo - preto.....................................2007 Palio fire 1.0, AC, DT, LT - azul.......................................2003 Palio 1.0, 4pts, AQ, LT, DT - azul...........................................1999 Siena 1.6, completo - azul.....................................................1998 Palio Weekend sport, completo -azul..................................1997 Uno eletronic, vid e trav eletr e alarme - vermelho.............1995 Uno eletronic, básico, 2 portas - branco.........................1995

VOLKSWAGEN Fox 1.0, completo, 4 portas - vermelho...........................2007 Gol 1.0, VE, DT, LT, 4p - branco.....................................2005 Saveiro CL 1.6 MI, básico - cinza.....................................1999 Gol Special1.0 , básico - prata..............................................1999 Parati club 1.8, 2pts, completa - prata..................................1997 Parati GL 1.8, básica - branca...............................................1995 Golf GL, completo - azul........................................................1995 Gol 1000i, básico - prata.......................................................1995 Logus GLS, básico - prata................................................1994 Santana quantum GL, completa - preta.............................1987

PEUGEOT - RENAULT Peugeot 206 Passion, completo - preto..............................2000 Renault Symbol expression, completo - preto................2011

MOTOS XLX 250 - branca............................................................1988 Sundow max 125 E - preta.............................................2007


12

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

Geral

Advogado alerta para cuidados e direitos Fundos Imobiliários: dos consumidores em compras na web vale a pena investir?

Com tantas ofertas, promoções e variedades de produtos, além da inegável comodidade, as compras online crescem a cada ano no Brasil. Tantos benefícios, entretanto, exigem cuidados por parte dos consumidores e a conscientização dos direitos, alerta o advogado Rafael Fernandes Maciel, especialista em Direito Digital. “Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer a empresa. É importante também ver se as políticas de entrega e atendimento estão bem claras e definidas”, afirma o especialista. No ato da compra, Rafael Maciel reforça a atenção para as telas do site, para que o usuário

• Aposentadoria por idade • Aposentadoria por tempo de contribuição • Aposentadoria por invalidez • Aposentadoria especial • Auxílio-doença • Auxílio-acidente • Salário-maternidade • Salário-família • Pensão por morte • Auxílio-reclusão • Benefício assistencial • Desaposentação • Cálculos previdenciários

Jair de Souza Santos OAB/RS 62074 jair@segatsantos.adv.br

Kléryston L. Segat OAB/RS 62781 kleryston@segatsantos.adv.br

Rua Holanda, 182 , Sala 205 - Centro - Panambi Fone/Fax: (55)3537-1929

Vivo (55)9719-9891 - Tim (55)8120-8124 - Claro (55)9195-1506

www.segatsantos.adv.br

verifique se as ofertas expostas na página inicial se confirmam até o fechamento do pedido. Uma dica é fazer print screen ou salvar cada página até a conclusão da compra. “Guarde para caso seja necessário demonstrar eventual divergência, como, por exemplo, o produto anunciado e o entregue”, explica.

Segurança O advogado recomenda ainda clicar na imagem do cadeado, que aparece no campo da URL, para descobrir se o site é realmente seguro e para conferir a validade do certificado digital. “Se estiver vencido, não confie.” Se o site for seguro, a probabilidade de invas��o no sistema para furtos dos dados do cartão de crédito é remota. “O problema é quando o usuário deixa instalar em seu computador programas maliciosos que capturam as informações digitadas”, alerta. Neste caso, segundo o especialista, é preciso notificar os estabelecimentos nos quais houve a compra ilegítima, entrar em contato com o Procon e mover uma ação judicial para reparar danos por cobranças indevidas e, principalmente, para declarar a inexistência do débito.

Direitos do consumidor O que alguns desconhecem é que se uma empresa não envia o produto no prazo informado é possível pedir o cancelamento da compra e a devolução da quantia paga (ou o estorno no cartão), dependendo do tipo de produto e do tempo de atraso. Cada caso deve ser analisado. Além disso, se o produto chegar com defeito, deve ser encaminhado para a assistência técnica, que tem o prazo de 30 dias para a correção do problema. Se isso não acontecer, o comprador pode exigir a devolução do bem e do valor. “Mas, sendo uma compra online, é melhor devolver no prazo de sete dias. Registrar por outro meio de prova que o produto veio com defeito evita que a empresa acuse o consumidor de ter causado o problema”, diz Rafael Maciel. Também é direito do consumidor a devolução ou pedido de troca em caso de insatisfação com o bem adquirido, desde que respeitado o prazo de sete dias.

19

Dr. Arno Arnoldo Keller DDoutor em Direito - OAB 6.004 Dra. Marga Keller OAB/RS 41.543

Dra. Patrícia Keller OAB/RS 70.112 Escritórios: Panambi: Rua Sete de Setembro, 211 telefone (55)3375-4317 - Passo Fundo: Av. General Netto, 448, sala 601, telefone (54) 3311-6900.

Serviços Contábeis

Registro de empresas Contabilidade Comercial, industrial e rural Folha de pagamento

3375-6023 e 3375-4486

ASTRA SEDAN ADVANTAGE 2.0 8V - 2008 COMP....... IXV9376 VECTRA EXPRESSION 2.0 8V - 2005 COMPLETO.......IMD6346 CELTA 4P SPIRIT 1.0 - 2005..........................................IMD6202 VECTRA CD 2.0 16V - 1997 COMPLETO........................IGA4730 CORSA 4P GL 1.4 - 1996................................................JUE7430 MONZA SL/E 2.0 - 1990...................................................IHS6437 STILO 1.8 - 2006 COMPLETO.......................................JWZ9302 UNO MILLE 4P- 2007.................................................................... TEMPRA OURO 2.0 16V - 1996 COMPLETO................NBB2246 PALIO 4P 1.5 - 1997........................................................IGE2515 GOL 1.0 4P G4 - 2006....................................................DRP8995 GOL 4P 1.0 16V, AR COND E DH - 1999........................COR9390 SAVEIRO 2.0 - 2001 COMPLETA................................DDW7611 PARATI CL 1.8 - 1997 COMPLETA.............................HOW5962 VARIANT II - 1982/ PLACA..............................................IEG8352 VOYAGE 1.8 - 1988......................................................ABN8580 SAVEIRO 1.8 - 1996......................................................KCT8593 COURIER 1.6 L - 2004....................................................IMA1349 FOCUS 4P 1.8HATCH- 2001 COMPLETO....................HUP8846 ESCORT 2P 1.8 GL VE , DH - 1995/.................................IDN6701 CORCEL - 1977.............................................................IDR1853 BELINA 1.8 DH - 1990....................................................BOV6884 KANGOO 1.0 - 2000.......................................................IJO0267 CLIO 1.0 , TRAVA, ALARME, AIR BAG - 2004..................ILX1802

Lucas Mendes *

Quem não gostaria de ser dono de um prédio corporativo para alugar para instituições como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Petrobras ou Gerdau? Sem dúvida, muita gente gostaria. Entretanto, ainda que raros tenham condições de empreender tal investimento e gozar da renda oriunda deste imóvel, saiba que você pode investir em cotas de fundos imobiliários cujos inquilinos são instituições como as citadas acima. Num cenário de juros em queda e com o baixo rendimento da poupança, dos CDBs e até das principais ações da bolsa, os fundos imobiliários são cada vez mais procurados por aqueles que estão incomodados com os baixos retornos destas aplicações e querem diversificar seus investimentos. Levando isso em conta, confira 8 vantagens de investir em fundos imobiliários. 1° Não existe burocracia com escritura, prefeitura e cartório; 2º São isentos de ITBI, PIS, COFINS e INSS; 3° Você não se incomoda com a manutenção do imóvel ou com o inquilino, para isto tem os gestores do fundo. 4º Recebimentos de aluguel mensal em torno de 0,80% do valor investido; 5° O aluguel mensal é isento de imposto de renda para pessoas físicas; 6° Eventual ganho de capital proporcionado pela venda de cotas que se valorizaram; 7º Você pode resgatar integral ou parcialmente o valor investido no momento que desejar; Lucas Mendes. 8° Possibilidade de investir a partir de 100 reais. Além disso tudo, outra vantagem verificada é comparar a rentabilidade dos fundos imobiliários com a de um apartamento. Suponha um apartamento de 250 mil reais que gere um aluguel de R$ 1.000,00 por mês. É fácil verificar se este investimento é bom ou não: 1.000/ 250.000 = 0,004. Ou seja, o aluguel rende 0,4% bruto ao mês. Vamos deduzir os 10% de corretagem para a imobiliária e o imposto de renda (que varia de 17,5 à 27%) e os 0,4% de rentabilidade fica, ao final, 0,28% ao mês (considerando 20% de IR). Ou seja, dos 250 mil reais pagos pelo apartamento você recebe líquido R$ 700,00 por mês. O investidor também deve considerar o risco de atraso no aluguel, do inquilino que se torna indesejável, a vacância, a depreciação do imóvel e a burocracia que envolve a posse de um imóvel físico. Mais os impostos como IPTU, ITBI e INSS. Por outro lado, os fundos imobiliários são isentos desse incomodo e proporcionam uma renda líquida mensal de 0,8%. Ou seja, os mesmos 250 mil reais investidos num apartamento renderia R$ 2.000,00 por mês se investidos num fundo imobiliário. Fazendo um comparativo em 10 anos, o apartamento geraria 84 mil reais de aluguel enquanto o fundo renderia 240 mil reais. Na prática, o fundo rentabiliza 285% a mais que o aluguel gerado por um imóvel físico. Concluindo, fundos imobiliários podem ser uma excelente opção para quem gosta de obter renda mensal. Se você tem interesse em aplicar em fundos imobiliários busque se informar sobre características, riscos e quais são os imóveis disponíveis para investir. Entre prédios corporativos, hospitais, prédios universitários e shoppings centers, são mais de 70 fundos de imóveis registrados e aberto aos investidores. Oportunidade: Dia 12 de setembro, quarta-feira, às 19 horas, a Experato Investimentos em parceria com a ACI realizará a palestra Acorda, Brasil! Aprenda a comparar antes de Investir. Participe da palestra que vai mudar para sempre a sua forma de investir. Vagas limitadas. Garanta a sua pelo fone 3375-9350 ou 96312275. (*) - Economista e sócio da Experato Investimentos de Santa Bárbara do Sul. Consultor de Investimentos certificado pela Associação Nacional de Corretoras (ANCORD).


Geral

13

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

Nascimentos • 24/08/2012 - Milena Stein, filha de João Carlos Silva Stein e Catiana Denise Duarte Stein; • 25/08/2012 - Stephany Ribeiro, filha de Raquel Martins Ribeiro;

Acontece no dia 14 o 5º Encontro “A Importância da Leitura na 3ª Idade”

• 29/08/2012 - Davi Hauschidt Engelmann, filho de Ricardo André Engelmann e Juliane de Fátima Engelmann; • 28/08/2012 - Douglas Pierry Ludwig Magalhães, filho de Douglas Magalhães e Nilvani Ludwig de Quadros Magalhães; • 29/08/2012 - Manuella Gonçalves Franco, filha de Cesar Martins Franco e Janete Patricia Hech Gonçalves; • 29/08/2012 - Bernardo Dupont Daronco, filho Everaldo João Daronco e Fabiane Dupont Daronco; • 27/08/2012 - Miguel Perlin, filho de Cleber Marchesan Perlin e Silvana Cavalheiro Alves; • 30/08/2012 - Gustavo Albuquerque, filho de Diego Franken Albuquerque e Luna Silvane Behling Albuquerque; • 31/08/2012 - Julia da Silva, filha de Leonardo Soares da Silva e Eliara da Silva; • 27/08/2012 - Arthur Gabriel Dahlke, filho de Ivo Dahlke e Tania Teresinha Rodrigues; • 31/08/2012 - Nathalia Schneider Marcus, filha de Itamar Mauro Marcus e Denise Schneider Marcus; • 01/09/2012 - Brayan Muriel de Oliveira Santos, filho de Ícaro Fernando Santos e Taís Martins de Oliveira Santos; • 03/09/2012 - Mônica Schüller Fidêncio, filha de Alberi Jorge Fidêncio e Mara Liane Schüller; • 02/09/2012 - Amália Roberta Monteiro Tonon, filha de Maicon Roberto Tonon e Grazielly Pinheiro Monteiro; • 04/09/2012 - Vinícius Renan Thielke, filho de Carlos Thielke e Liane Heinrich Thielke; • 01/09/2012 - Amanda Medeiros de Almeida, filha de Renato de Almeida e Carina de Fátima Medeiros.

Casamentos

• Laerte Kolinski Portella e Silvana Almeida Corrêa; • Adilson Jardel Schmitz e Nária Amaral da Silva; • Elias da Rosa oliveira e Ana Pricila de Moura Dias; • Claudio Teobaldo Blum e Marcia Iziquiel Martins; • Elieser Itamar Noster e Graciela Lampert.

Alessandra Jungs de Almeida.

Cecília Lüersen.

Uma das primeiras bibliotecárias de Panambi, uma escritora e poetisa e uma jovem estudante estarão mostrando a sua arte literária aos leitores.

Foi confirmada para o dia 14 de setembro, uma sexta-feira, a realização do 5º Encontro “A Importância da Leitura na 3ª Idade na Biblioteca Municipal Adil Alves Malheiros. O evento tem início previsto para as 15h30min e acontecerá em dependências da própria Biblioteca. Três importantes personagens da comunidade literária estarão mostrando um pouco de sua arte e cultura na ocasião. São elas: Cecília Lüersen, uma das primeiras bibliotecárias incentivadoras na formação de leitores atuantes em nossa cidade, tendo iniciado sua carreira na extinta Sociedade de Leitura Hermann Faulhaber, sendo também a Patronesse da Feira do Livro Lendo no Parque em 2008; Maria Mercedes Cavalheiro, Patronesse da última edição da Feira do Livro realizada, e destacada escritora e poetisa com obras literárias de apreciada composição, já publicadas; a terceira personagem será a jovem Alessandra Jungs de Almeida que apresentará um monólogo de sua autoria que destaca o capítulo Ana Terra do romance O Continente de Érico Veríssimo. O referido monólogo foi apresentado pela autora no IV Sarau Literário Café & Arte na Escola Poncho Verde, referindo-se a uma volta ao passado, fazendo uma releitura da forte personalidade das pessoas que viviam na segunda metade do século XVIII no Rio Grande do Sul.

Maria Mercedes.

DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO - 07 - Independência do Brasil Primeira emissão de rádio no Brasil (1922) - 08 - Dia da Dedicação Dia da Pátria de Andorra Dia Internacional da Alfabetização Fundação da cidade de São Luís, hoje capital do Maranhão, por La Ravardière (1612) - 09 - Dia do Administrador de Empresas Dia do Técnico de Administração Dia do Veterinário Posse de João Belchior Marques Goulart, presidente do Brasil (1961) Primeiro recenseamento da população do Brasil (1870) - 10 - Dia Nacional da Seresta Publicação do jornal Imprensa Régia, primeiro jornal brasileiro (1808) - 11 - Chegada de D. Pedro II a Uruguaiana, Rio Grande do Sul, durante a Guerra do Paraguai (1865) - 12 - Criação dos territórios do Amapá, Rio Branco, Ponta-Porã, Iguaçu e Guaporé (1943) Dia do Operador de Rastreamento Dia Nacional da Recreação - 13 - Dia do Agrônomo - 14 - Dia da Cruz Dia do Frevo


14

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

Conheça as melhores e as piores nozes e castanhas para a saúde

Saúde

Nozes são compostas de gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais.

As nozes são provas de que bons alimentos podem vir em pequenas embalagens. Compostas de gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais, elas fazem bem para o coração, previnem algumas doenças e auxiliam na dieta. Claro, não há como negar que nozes são ricas em calorias e devem ser consumidas com moderação. Por isso é importante conhecer os benefícios que as diferentes nozes podem trazer para a saúde. Confira a seguir e escolha a melhor para você. Melhores nozes para a dieta Todas as sementes são calóricas, mas são fundamentais para a dieta desde que consumidas com moderação. Sua mistura de ômega 3, proteínas e fibras vai ajudá-lo a se sentir completo e saciado. Para ingerir até 160 calorias destes alimentos, prefira amêndoas (23 unidades, 6 g de proteína e 14 g de gordura), castanha de caju (16 a 18 unidades, 5 g de proteína e 13 g de gordura) e pistaches (49 unidades, 6 g de proteína e 13 g de gordura). Evite sementes embaladas e torradas. Opte pelas cruas e assadas. Piores nozes para a dieta A ideia é, claro, fugir das calorias. Por isso, esqueça macadâmias (10 a 12 unidades, 2 g de proteína e 21 g de gordura) e noz-pecã (18 a 20 metades, 3 g de proteína e 20 g de gordura). Cada porção tem mais de 200 calorias, além de ser menos rica em proteínas e conter maior quantidade de gordura.

Melhores nozes para o coração Embora todas as sementes sejam ricas em gorduras saudáveis, as nozes (14 metades contêm 185 calorias, 18 g de gordura e 4 g de proteínas) têm grandes quantidades de ácido alfa-linoléico (ALA), que ajuda a prevenir de arritmias cardíacas. Além disso, de acordo com um estudo de 2006, as nozes são tão eficazes quanto o azeite na redução de inflamação e oxidação das artérias após uma refeição gordurosa. Melhores nozes para o cérebro Amendoins são ricos em folato, um mineral essencial para o desenvolvimento do cérebro que pode proteger contra o declínio cognitivo. Além disso, amendoins são uma ótima opção para os vegetarianos e mulheres grávidas, que precisam de folato para proteger seus bebês de defeitos congênitos. Melhores nozes para os homens A castanha do Brasil contém selênio, um mineral que pode proteger contra câncer de próstata e outras doenças. Mas vale lembrar que uma castanha contém selênio suficiente para um dia inteiro, por isso, é preciso comer com moderação. Uma porção (seis nozes) de castanha do Brasil contém 190 calorias, 19 g de gordura e 4 g de proteínas. A noz-pecã também é boa para a saúde dos homens, já que contém beta-sitosterol, que ajuda a aliviar os sintomas de aumento da próstata. Uma porção desta

Implante um sorriso novo na sua vida! Dr. Emerson Rolão Clínica Geral - CRO 12.256

• Restaurações estéticas • Clareamento • Tratamento de Canal • Cirurgias avançadas (enxertos ósseos, cisos retidos, tumores e cistos) Convênios: • Especialista em Prótese Dental- CEOM/RS • ASCEP • Banco do Brasil • Pós-Graduado em Implantodontia -

• Bruning • Fockink • Cotripal • Kepler Weber • OAB

Psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos

UNICSUL/SP

Drª Letícia Müller Clínica Geral - CRO 12.268

• Restaurações estéticas • Esp. em Ortodontia-Unicastelo-SP

Fone consultório: 3375-7230 Rua Holanda, 193 - Sala 21 13 - Panambi

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Dra. Therezinha Lerner Dill CREMERS 7150

• Prevenção do câncer ginecológico • Colposcopia • Microscopia Agora atende das 14 às 18 horas. Também no idioma alemão. Particular e convênios Unimed e IPE. Consultório: Rua Alfredo Brenner, 265 - Sala 2 (antigo Hospital 7 de Setembro) - Fone 3375-3205.

Aparelhos Ortodônticos Estela Kersting Tussi Cirurgiã-Dentista CRO 16077

Fone: 9121-1027 Rua Hermann Faulhaber, 255 - Sala 2 - Centro E-mail: estelakt@hotmail.com

CLÍNICA GERAL

semente (18 a 20 metades) contém cerca de 200 calorias, 21 g de gordura e 3 g de proteína. Melhores nozes para a prevenção de doenças Relativamente baixa em calorias, amêndoas têm mais cálcio do que as outras nozes. Além disso, são ricas em fibras e vitamina E, um antioxidante que ajuda a combater inflamações e, previne contra o câncer de pulmão. Melhores embalagens para nozes Como as nozes são saborosas e ricas em calorias, é preciso ficar de olho para não perder o controle sempre que consumí-las. Por isso, escolha porções e embalagens contendo de 100 a 200 calorias. Piores embalagens para nozes Nozes ajudam a manter a dieta equilibrada e fazem bem para a saúde, mas não exagere. Na hora de fazer um lanche, esqueça as embalagens grandes e sempre fique de olho no rótulo. Para não ingerir mais calorias do que deve, não coma amendoins e pistaches como petiscos. Melhores nozes para os amantes de chocolate Em vez de escolher nozes cobertas com uma camada de chocolate e açúcar, prefira opções menos gordurosas, como as nozes polvilhadas com cacau e adoçante. Vale lembrar que tudo o que contém mais açúcar que nozes não é saudável e, em excesso, pode aumentar a silhueta. Melhores nozes doces Se você gosta de doces, mas quer fugir de alimentos calóricos, deixe de lado as nozes cobertas de açúcar e procure no rótulo as que contêm adoçantes naturais, como o caldo de cana orgânico. Piores nozes doces Você já sabe que nozes fazem bem para a saúde, mas é preciso ficar atento aos acompanhamentos. “Não faz sentido comer chocolate só porque contém amendoins”, afirma Caplan. Todas as nozes acompanhadas de açúcar, camadas de creme de caramelo e chocolate não trazem benefício nutricional e são muito calóricas. Melhores nozes salgadas Se você não tem pressão alta ou nenhuma restrição ao sal, uma porção diária de nozes salgadas não fará mal. Se preferir este tipo de nozes, escolha amendoins levemente salgados, amêndoas e castanha de caju. Além disso, vale olhar o rótulo e ver os ingredientes: algumas marcas contêm menos sal que outras. Piores nozes salgadas Se você optar por nozes salgadas, esqueça os sabores picantes e com aroma de churrasco. Isso porque, eles normalmente contêm sódio em excesso. Além disso, troque o amendoim cozido por nozes frescas ou cruas. Melhor maneira de comer nozes Além de saber os benefícios das nozes, também é importante prestar atenção nos acompanhamentos. Como as nozes ajudam a retardar a digestão, misture-as em saladas, iogurte sem gordura e leite. Melhor mistura de nozes De acordo com o Health Guide da Faculdade de Medicina de Harvard, o ideal é ingerir moderadamente nozes mistas, de preferência cruas e sem sal para fornecer melhor variedade de nutrientes e antioxidantes.


Geral

15

Folha das Máquinas, 06 de setembro de 2012

Trezentos atletas na Olimpíada Interna do CEP

Tênis de mesa.

A 15ª Olimpíada Interna do Colégio Evangélico Panambi será encerrada nesta quinta-feira (6) com a participação de aproximadamente 300 atletas, alunos de 6ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Acidente complicou o tráfego na rua Andrade Neves

Colisão prejudicou tráfego em três vias.

O choque entre uma moto e um automóvel, no início da tarde de ontem, resultou em lesões no motociclista, danos em ambos os veículos e deixou bastante lento o trânsito na confluência das ruas Andrade Neves, Roberto Koch e avenida Konrad Adenauer. O motociclista, um militar do Exército, de 21 anos, foi conduzido ao Pronto Socorro com lesões leves, medicado e liberado. Enquanto a Brigada Militar fazia o atendimento do acidente, agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) agiam no sentido de evitar engarrafamentos nas três vias. Em poucos minutos a situação foi normalizada.

christmann@madeireira.net.br

Xadrez.

Estão sendo disputadas as modalidades de basquete, vôlei, corrida rústica, futebol e salão, tênis de mesa e xadrez. Paralelamente acontece a tarefa solidária, em que cada turma é incentivada a doar alimentos e um kit de higiene, material que

será repassado ao 3º ano do EM, que desenvolve o “Projeto Solidário”. A Olimpíada tem á frente os professores de Educação Física Elisabeth Gersos, Valdir Engster e Paulo Adolfo Kepler, o Professor Zé.

Com o objetivo de socializar e divulgar as criações de artistas da região que tematizam ou se utilizam das novas tecnologias para sua arte, aconteceu nos últimos dias do mês de agosto, a IV Mostra Regional de Arte e Tecnologia junto ao 9º Seminário de Tecnologia Educacional promovido pelo NTE/36ª CRE, de Ijuí. Tal Mostra contou com a presença do trabalho da panambiense Haíssa Santos Martins Pimentel, intitulado “SOB MEUS PÉS” - já premiado pela Unijuí no ano de 2010, exposto na região e aqui em nossa cidade na Mostra de Arte 2012: “Mãos de Nossa Arte” – o que se constitui num trabalho carregado de significados pois, por trazer a Bíblia como suporte, é um livro-objeto recheado de interferências delicadas em partes específicas, que integram e salientam fragmentos do texto através de colagens, costuras, desenhos e principalmente fotografias digitais, as quais segundo a artista “encontram e apresentam literalmente o suporte/a rocha para os meus pés”. Para conhecer o trabalho de demais artistas panambienses, acesse o Blog da Mostra de Arte de Panambi “Mãos de Nossa Arte”: (http://maosdenossaarte.blogspot.com).

Artista plástica panambiense participa de Mostra Regional de Arte e Tecnologia .

Artista panambiense participou de Mostra de Arte e Tecnologia em Ijuí


Filiado à

“O Brasil está tonto, perdido entre tecnologias novas cercadas de miséria e estupidez por todos os lados”. (Arnaldo Jabor)

PANAMBI (RS) - QUINTA-FEIRA, 06 DE SETEMBRO DE 2012 - Nº 1.847 - ANO XXI

SER Panambi desiste de disputar o Estadual Juvenil

Olimpíada Regional do SESI neste domingo em Ijuí Panambi terá 214 atletas competindo no evento.

A diretoria da SER Panambi anunciou, esta semana, a desistência do clube em disputar o Campeonato Estadual Juvenil B. O anúncio foi feito dias antes da estreia do time panambiense, que seria no sábado, dia 8, no Piratini, contra o Grêmio Portoalegrense. O presidente da SER, o médico Itacir Rocha, deixou claro que o grande motivo para a desistência é financeiro. “A meninada, com o apoio dos pais, estava motivada para a competição, mas o investimento seria muito grande, com grandes deslocamentos, pernoites e alimentação”, disse Itacir, acrescentando que a dívida do clube, atualmente, é de algo em torno de R$ 120 mil. Em entrevista concedida à Rádio Sorriso FM, O presidente lembrou que o clube teve que

Médico Itacir Rocha, presidente da SER Panambi.

fazer um empréstimo bancário para poder pagar os jogadores após o encerramento da 1ª fase da divisão de acesso, incluindo salários e encargos. Ele revelou, ainda, que boa parte da dívida vem sendo coberta com recursos dos próprios dirigentes. Itacir explicou, ainda, que o trabalho com o time juvenil não será paralisado, com os treinamentos tendo continuidade e a marcação de jogos amistosos. O presidente reforçou, ainda, que não será candidato a integrar a próxima diretoria da SER, com eleição marcada para 23 de outubro.

Greminho Condor terá neste sábado dois compromissos na Copa Carlos Eduardo

O Greminho Condor classificou suas cinco equipes para a fase de quartas-de-final da 4ª Copa Carlos Eduardo, que está sendo disputada em Coronel Barros. As equipes classificadas são a sub-17, sub15, sub-13, sub-11 e sub9. Segundo o coordenador da Escolinha, professor Claudio Wegner, este é o campeonato mais longo e mais disputado em que o Greminho participa atualmente. São 65 equipes das regiões Noroeste, Missões e Norte. Neste sábado o Greminho tem dois compromissos no campo da SER Ipiranga. O time sub-15 enfrenta a SER Santo Ângelo/Verde Sports (14h) e o sub-17 pega o Juventude dos Gói, jogo previsto para iniciar às 15h30min.

A Olimpíada Regional do Serviço Social da Indústria (SESI) acontece neste domingo (9), em Ijuí. Serão disputadas 21 modalidades esportivas, classificando os representantes da região 6 do SESI para a Olimpíada Estadual, que acontece em novembro, em Caxias do Sul. Panambi estará representada por 214 atletas na Olimpíada Regional, disputando as seguintes modalidades: Bruning Tecnometal – bolão por equipes e individual, masculino e feminino, dominó duplas, vôlei de praia masculino, vôlei de quadra feminino e masculino, futsal feminino, futsal masculino (livre, master e sênior), basquete, futebol sete (livre e master), tênis de mesa masculino e feminino, tênis de quadra (absoluto e master). Saur – bolão masculino grupo e individual, dominó duplas, vôlei de praia feminino e masculino, vôlei de quadra feminino e xadrez. Kepler Weber – pingue-pongue trio, futsal feminino e tênis absoluto masculino. Fockink – bolão por equipes masculino e individual. Conservas Bender – xadrez. Jornal Folha das Máquinas – xadrez. Os dados são do analista de lazer do SESI Panambi, Sergio Augusto Aenlhe Correa, que é integrante da comissão técnica da Olimpíada Regional.

Copa dos Campeões: Real vence na estreia

O Real de Ocearu, representante de Panambi na Copa dos Campeões Pratic Line Vencal, em Ijuí, estreou com vitória na competição, nesta terça-feira (4) à noite. A equipe panambiense superou o Nacional, de Ajuricaba, por 2 x 0. No outro jogo o Riograndense, de Bozano, venceu ao GEPO, de Tupanciretã, por 5 x 0. A Copa dos Campeões reúne 21 equipes da região. Na chave do Real, além do Nacional, está o Avante, de Augusto Pestana.

Municipal juvenil na segunda rodada

Uma das equipes do Greminho Condor que disputa a Carlos Eduardo.

Dólar comercial 04/09:

INFORME

R$ 2,041

(Fonte: Cotripal) • Sexta-feira, 07: pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima 16ºC, máxima 29ºC; • Sábado, 08: períodos de nublado com chuva. Mínima 18ºC, máxima 27ºC. • Domingo, 09: chuvoso durante o dia e a noite. Mínima 15ºC, máxima 21ºC. • Segunda-feira, 10: sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado. Mínima 14ºC, máxima 22ºC.

PRODUTOS

31/08

03/09

04/09

05/09

-

Sexta

Segunda

Terça

Quarta

-

SOJA (60Kg)***

75,54 75,54 76,02 76,02

-

MILHO (60kg)

28,02 28,02 28,02 28,02

-

TRIGO (60Kg)*

29,04 29,04 29,04 29,04

-

SUÍNO (kg)**

3,25 3,35 3,35 3,35

-

*Trigo com PH 78 e acima, **suíno carcaça, ***Preço até 11h 15 min

O municipal juvenil tem sua segunda rodada neste domingo (9), no campo do Ases. Às 09h30min tem Academia x Ases, às 13h30min Corinthias x Ponte Preta e, às 15h30min, Ajax x Pavão. Na primeira rodada, dia 2, os resultados foram Ases 4 x 3 Pavão, Academia 1 x 1 Ponte Preta e Ajax 2 x 2 Corinthias.


Edição n 1.847