Page 1

www.folhadasmaquinas.com.br

PANAMBI (RS) - CIDADE DAS MÁQUINAS - SEXTA-FEIRA, 06/04/2012 - Nº 1.804 - ANO XX - R$ 1,50

No ano passado, enfrentando alguns problemas estruturais, o evento chegou a ser anunciado, mas houve o cancelamento do mesmo. Mas neste ano a Fecolônia de Panambi, Condor e Pejuçara volta a ser realizada, inclusive já está acertada para acontecer entre os dias 7 e 9 de setembro no Parque Municipal Rudolf Arno Goldhardt. Página 15 desta edição. Fecolônia vai comercializar produtos coloniais em setembro.

Excesso de pedras prejudica o trânsito Neste sábado tem jogo da SER Panambi às 19 horas. Última página.

O acúmulo de pedras em determinado trecho da rua José de Alencar causa inúmeros transtornos. Página 5.

Fone: (55)9929-8486


PÁGINA 2 - GERAL

Folha das Máquinas

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012

Pacote do governo não resolve problema de Semana Santa, tempo competitividade da indústria, diz Ana Amélia

EDITORIAL

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

de discutir a saúde

A OAB/RS lançou nesta semana o “Movimento Saúde, Rio Grande. Cumprase a Lei!”. O objetivo é fazer com que seja seguida a Lei 141/12, que determina a destinação de, no mínimo, 12% do orçamento dos estados para a área de saúde. Como a maioria das unidades da Federação não está aplicando o percentual estabelecido constitucionalmente, a OAB/RS e outras entidades se mobilizam para que a A promoção da sociedade seja atendida num saúde e defesa da direito que está vida devem estar garantido, por lei. associadas à Também nesta construção de Semana Santa políticas públicas encerra a Campanha da Fraternidade 2012, levada a efeito pela CNBB. Para a Igreja Católica, o ser humano é uma unidade psicossomática. A discussão sobre a saúde requer a articulação com os temas da alimentação saudável, do acesso à educação, ao trabalho e à justa remuneração, da promoção da mulher e da criança, a ecologia e do meio ambiente. Assim, as ações de promoção da saúde e defesa da vida devem estar associadas à construção de políticas públicas e projetos de desenvolvimento baseados na igualdade, solidariedade, justiça, democracia, qualidade de vida e participação social.

EMPRESA JORNALÍSTICA CIDADE DAS MÁQUINAS LTDA. CNPJ 94.687.357/0001-33 - CGC/TE 090/0022736 Inscrição Municipal: 6066 - Inscrito no Registro de Oficinas Impressoras, Jornais e Periódicos do Registro de Pessoa Jurídica nº 5, Folha 5.

E-mail: folha@profnet.com.br Rua Hermann Faulhaber, 114 - Fone/Fax (55)3375-5033 - PANAMBI - RS Fundado em 25/07/1992 - Circulação: terças e sextas-feiras Diretor: Clóvis Kuntz (Reg. Prof. DRT 10545) Redação: Hugo Schmidt (Reg. Prof. DRT 6753) Pedro Aguiar (Reg. Prof. DRT 10546) Revisão: Maria Tereza Kuntz Martins Diagramação: Gilson Eraldo Martins Assinaturas: Mary Vieira da Silva e Sabrina Gois dos Santos Distribuição: Flori Valmir Martins da Silva Impressão: Cia. de Arte - Fone (55) 3331-0300 CNPJ 92.107.978/0001-75- 17 - R. Albino Brendle, 122 - Ijuí - RS

A senadora Ana Amélia afirmou nesta quartafeira (4) que o pacote de medidas anunciado pelo governo para estimular a indústria é uma reforma apenas “na fachada do prédio” e que a estrutura continua nas mesmas condições precárias. Para a senadora, se a intenção era atender alguns setores, o governo conseguiu, mas o problema da competitividade da indústria não será resolvido com as medidas, que integram a segunda etapa do Plano Brasil Maior. – A verdade é que o governo dá com uma mão e tira com a outra. É o cobertor curto que cobre cabeça deixando os pés de fora, pois a redução de impostos para setores da economia será compensada com mais cobrança de impostos – criticou. Apesar de reconhecer o esforço da presidente Dilma Roussef, a senadora disse considerar que ações pontuais não são suficientes, já que os problemas estruturais do setor produtivo permanecem. As medidas anunciadas na terça-feira, segundo Ana Amélia, deixaram de fora a questão cambial e os gargalos de infraestrutura, como o custo da energia elétrica e as más condições das estradas. – Somente as reformas tributária e trabalhista e uma reviravolta nos investimentos para a infraestrutura

do país vão dar ao setor produtivo regras mais claras e constantes e garantir a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados interno e externo. A indústria têxtil da serra gaúcha, exemplificou a senadora, com malharias em cidades como Farroupilha, Caxias e Gramado têm investido muito em design e qualidade, mas perde competitividade para produtos chineses que entram no mercado e colocam a indústria familiar da malha no Rio Grande do Sul em perigo.

Vinho Ana Amélia afirmou que a discussão de salvaguardas e o aumento de impostos sobre o vinho estrangeiro não solucionarão o problema dos vinicultores brasileiros, que sofrem com a carga tributária. A senadora disse acreditar que, para o setor, são necessárias reformas mais profundas. – Se o governo brasileiro reduzir a carga tributária, o vinho ganha competitividade. Nem precisa fazer salvaguarda. Pode entrar o vinho que quiser, para o consumidor ter liberdade de escolha do vinho que quiser tomar. Essa é uma questão apenas de inteligência – disse Ana Amélia, que também criticou o boicote de donos de restaurantes aos vinhos brasileiros.

Professores apontam adoção confusa de acordo ortográfico da língua portuguesa A implantação da reforma ortográfica da língua portuguesa está confusa no Brasil, conforme avaliaram dois professores que participaram de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta quarta-feira (4). O encontro foi realizado por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), em conjunto com os senadores Paulo Bauer (PSDB-SC), Cristovam Buarque (PDT-DF). O professor Pasquale Cipro Neto disse que vários livros não seguem o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras, que, por sua vez, não acompanha o acordo internacional assinado em 1990 pelos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. – A adoção dessa reforma ortográfica foi um desastre. Dinheiro público foi jogado no ralo, porque os livros didáticos contêm muitas imprecisões e confusões. O professor Ernani Pimentel, idealizador do movimento Acordar Melhor, explicou que o Decreto 6.583/ 2008 diz que o tratado internacional será executado e cumprido como prescrito em seu texto. Entretanto, segundo ele, o Volp "desrespeita e altera o texto original". Revisão - Essas alterações, conforme Pimentel, deveriam ser submetidas ao Congresso Nacional para que produzissem efeito, já que o Decreto 6.583/2008 prevê que qualquer ato de revisão depende da decisão legislativa. – O que se está imputando aos brasileiros é uma ilegalidade. É uma imposição ditatorialesca – acrescentou. A instituição de uma ortografia oficial unificada para a língua portuguesa, com o objetivo explícito de pôr fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes, uma no Brasil e outra nos restantes países de língua oficial portuguesa, não está sendo cumprida, de acordo com os expositores.

Falecimentos

O professor Pasquale disse que esteve recentemente em Lisboa e pôde perceber que os portugueses rejeitam "essa coisa chamada de acordo ou reforma ortográfica". Pimentel citou declarações do secretário de cultura de Portugal, Francisco José Viegas, em defesa de uma modificação do acordo até 2015 e do presidente do Centro Cultural de Belém, em Portugal, Graça Moura, proibindo o uso das novas regras. O Centro Cultural de Belém é uma das instituições culturais mais importantes de Portugal. Origem - Um dos problemas básicos do acordo, na avaliação de Pimentel, é o foro de discussão dele. Foram ouvidas apenas a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Academia de Ciências de Lisboa (ACL), "e ambas só tem um filólogo entre seus membros". Pimentel disse que não foram consultadas instituições como a Academia Brasileira de Filologia, que existe desde 1943, e cujos membros são todos filólogos. Ele sugeriu a ampliação do debate para todos os que têm a escrita como instrumento de trabalho, como professores de português, jornalistas, linguistas e pedagogos. Preocupação - A senadora Ana Amélia disse que as colocações feitas pelos especialistas em língua portuguesa, no ponto de vista ortográfico, são estarrecedoras. — Um acordo que não ouviu professores de português, filólogos, pedagogos, agentes que praticam a língua portuguesa, enfim, a base que deveria ser ouvida – disse a parlamentar. Ana Amélia acrescentou que se Portugal, a "pátria mãe" da língua portuguesa está com dificuldade em aplicar o acordo, é sinal de que ele não está servindo nenhum lado. — É preciso que a gente faça essa discussão e o Senado assuma a responsabilidade para consertar e buscar o melhor entendimento para que essa confusão não prejudique as editoras e não represente mais gastos desnecessários por parte do poder público – completou a senadora.

Elio Braun - 29/03 (65 anos) Irma Frida Dessbesell (77 anos) Ivan de Almeida Moreira (41 anos)

Representante em P. Alegre: JPD Naibert & Representações Ltda. Av. Jacuí, 1174 - Bairro Cristal - (51)3266-5016

INTEGRANTE:

ASSINATURAS:

Via entregador: Anual..............................120,00 Semestral........................65,00 Trimestral........................35,00

Via Correio: Anual............................190,00 Semestral...................100,00 Venda avulsa.........................1,50

Oferece dedetização sem sujeira.

Limpeza de caixas d' água, dedetização, limpeza de telhados e outros serviços. Antônio Carlos - fones 9104-0260 ou 3375-0480 Rua Jacob Bock, 73 - Panambi - RS.


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

Folha das Máquinas

GERAL - PÁGINA 3

Em ano de quebra da safra de soja, milho atingirá produção recorde

Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor nacional de soja, perde uma posição no ranking após estiagem; com expansão de área, safra brasileira de milho se equipara à de soja, aponta levantamento feito pelo Rally da Safra 2012. A seca na região Sul arrasou a safra brasileira de soja 2011/12, e o país deverá colher 65,2 milhões de toneladas, diante de 75,3 milhões de toneladas registradas na safra passada. A produtividade média nacional, que na safra anterior foi de 51,9 sacas por hectare, caiu para 43,3 sacas por hectare. Terceiro maior produtor nacional de soja, o Rio Grande do Sul foi o estado mais castigado pela estiagem e agora ocupa o quarto lugar no ranking. Há registros de quebra acima de 50% em várias lavouras, em especial na região noroeste do estado, onde todo o período de desenvolvimento da lavoura foi afetado, conforme aponta levantamento feito pelo Rally da Safra 2012, principal expedição técnica de avaliação da safra brasileira de grãos. A produtividade média do estado alcançou 20 sacas por hectare, ante as 47 sacas obtidas na safra 2010/11. A produção total despencou de 11,6 milhões de toneladas para 4,5 milhões de toneladas. “É a segunda maior quebra registrada no Estado nos últimos dez anos. Em 2004/05, a produtividade chegou a 11,6 sacas por hectare”, diz André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra. O Paraná foi outro estado prejudicado pela seca, com produtividade muito abaixo do esperado, alcançando 39 sacas por hectare contra 56 sacas na safra 2010/ 11. No oeste e no sudoeste do estado ocorreram os

maiores prejuízos, principalmente nas lavouras de soja precoce. Diante desse quadro, a safra no estado caiu de 15,5 milhões de toneladas para 10,5 milhões de toneladas. Assim como o Paraná, o Mato Grosso do Sul também teve dificuldades com as lavouras de soja precoce na parte sul do estado, refletindo na queda da produtividade de 49 para 42 Produção de milho cresce no Brasil. sacas por hectare. Apesar da produtividade menor na safra 2011/12, O contraponto nesse cenário foi Goiás, que merece destaque no Rally da Safra por ter registrado a maior houve expansão na área plantada e a safra de milho produtividade média brasileira, com 54 sacas por hecta- verão deve atingir 36,5 milhões de toneladas. Se somare, diante de 52 sacas na safra passada, por conta das dos os resultados de milho verão à expectativa de boas condições climáticas e o uso intensivo de tecnologia. produção de milho safrinha, de 28,1 milhões de tonelaJá no Mato Grosso, onde havia expectativa de safra das, o total deverá alcançar 64,6 milhões de toneladas. recorde, a ferrugem e o baixo peso dos grãos principal- “Desde o início da década, a safra total de milho não se mente nas lavouras da região da BR 163, levaram o equiparava à de soja”, diz André Pessôa. Um destaque estado a registrar, nesta safra, a mesma produtividade de nas lavouras de milho visitadas pelo Rally foi a região do 53 sacas por hectare do ano passado, obtida com o Maranhão, Piauí e Tocantins (MAPITO) e no oeste da Bahia, com forte expansão do milho verão de alta aumento da área plantada. tecnologia. Milho

OAB/RS lança o Movimento Saúde, Rio Grande. Cumpra-se a Lei!

Objetivo é fazer com que seja seguida a Lei 141/12, que determina a destinação de, no mínimo, 12 % do orçamento dos estados para a área de saúde. A Ordem dos Advogados no Rio Grande do Sul, OAB/RS, lançou na terça-feira (3) em Porto Alegre, o “Movimento Saúde, Rio Grande. Cumpra-se a Lei!”. O objetivo é fazer com que seja seguida a Lei 141/12, que determina a destinação de, no mínimo, 12 por cento do orçamento dos estados para a área de saúde. Segundo correspondência enviada pela OAB/RS, a intenção é colher um milhão de assinaturas, que serão encaminhadas ao Governador do Estado, mostrando que os gaúchos querem a imediata destinação adequada de recursos na saúde, através do cumprimento da Lei. Entre as entidades que integram o

Movimento, estão: Associação Brasileira em Defesa dos Usuários do SUS (Abrasus), Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA/ RS), Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Federação dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde do Rio Grande do SUL (Feessers) e Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul).

Final do sesiano será neste sábado à tarde Caso haja empate no tempo normal no jogo entre Kepler Weber e Bruning Tecnometal, o título será decidido nos tiros livres.

A final do municipal sesiano de futebol de campo acontece neste sábado, dia 7, no campo do Centro de Atividades do Serviço Social da Indústria - SESI. Kepler Weber e Bruning Tecnometal obtiveram suas vagas ao venceram, ambas, a Saur, em um torneio de apenas três equipes. Caso haja empate no tempo normal, o título será decidido nos tiros livres, sem a disputa de prorrogação. Municipais de futebol de campo Os congressos técnicos para os campeonatos municipais de futebol, 1ª e 2ª divisões, acontecem no dia

16 deste mês, no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt. A previsão de início dos campeonatos, segundo o diretor de Esportes do Município, Gilnei "Ico" Lopes, é o dia 22.

- Ijuí - RS


PÁGINA 4 - VARIEDADES

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

Folha das Máquinas

ME M Ó R I A S

Por Armin Philipp (Membro da ALMURS - Cadeira 142).

Os tempos do Kaffee Schneider

Com o auxílio de informações obtidas com a professora Edela Schneider Gressler e de dados via internet, elaboramos o presente texto. Oscar “Kaffee” Schneider, como era conhecido o industrial panambiense, era casado com dona Amanda Borchard Schneider. O casal foi abençoado com os filhos Isolde “Moci” Fábrica de café esteve instalada na esquina das ruas Elizabeth e Henrique Hartemink. Schneider (de casada Rahmeier), Orlando Idílio Schneider, Wally Schneider contabilista Werner Hapke, administraram uma empre(de casada Lehsten) e Edela Schneider (de casada sa no ramo de soja, em Palmeira das Missões. Na foto, à direita, vemos o local onde esteve Gressler). A instalação e funcionamento da indústria de instalada a residência do casal Oscar e Amanda torrefação e moagem de café marca Globo e, após Schneider. Hoje o espaço é ocupado pela revenda de marca Itapiranga, administrada por Oscar Schneider automóveis Adelino Berlezi. Oscar, que também participava da política gaúocorreu em 2 de janeiro de 1930, na rua Elizabeth, esquina com rua Henrique Hartemink, em nossa Cidade cha, além de ser um dos emancipacionistas de Panambi das Máquinas. O nome Elizabeth se refere à filha do junto com o filho Orlando, mantiveram a indústria de colonizador Herrmann Meyer e Henrique Hartemink óleos de Linhaça, a partir de setembro de 1957 e assim lembra o carteiro e industrial, fundador da firma Laticí- a empresa de café foi extinta. nios Hartemink, instalada na rua Mühleteich, hoje rua Hoje a indústria de óleos vegetais Olvepin está instalada em novo endereço,ou seja, na rua Paulo Beckert Gaspar Martins. Quanto à esquina Kaffee Schneider, hoje o espa- (nome de industrial e líder comunitário), número 1920, ço abriga a casa Jost e em direção à rua H. Hartemink, com um parque industrial de mais de 4.000m². Tem na a Cadidja Bijouterias e uma empresa pertencente ao sr. administração Orlando Idílio Schneider, Ernesto Rodolfo Célio Vicensi, nessa área outrora ocupada pela indústria Lehsten e Werner Hapke, além do quadro de funcionários. de propriedade de Oscar Schneider. Os dados acima constam num relatório via internet, Lembramos ainda que entre os anos de 1975 a 1979, Orlando Idílio Schneider e familiares, junto com o mas sem data.

Manchetes da Folha há dez anos

Manchetes da edição nº 807, de 6 de abril de finais de semana; • Colheita da soja mostra os grandes prejuízos • Professores da região sofrem acidente em decorrentes da prolongada estiagem. Produtividade excursão à assembleia do CPERS. Ônibus que saiu de média na área de ação da Cotripal fica ao redor de 20 Panambi tombou no entroncamento da BR-158 e RS- sacos por hectare; 342, em Cruz Alta e 20 passageiros ficaram feridos ; • Mais um grave acidente no acesso à BR-285. • Reunião da Câmara de Vereadores exige Ford Del Rey bateu em caminhão e o motorista Renato cumprimento das leis que garantem tranquilidade Schumann sofreu graves ferimentos; pública. Moradores do centro apelam ao Ministério • Polícia prende foragido da Justiça. Ademar Público na esperança de que seja coibida a algazarra dos Pereira fugiu do Presídio de Ijuí. 2002:

TOSCO

-

Peli

H

U M O R Paulista arrebentado

• Dois caipiras lendo o jornal: — Óia aqui, Tião! Aqui diz qui im Sumpaulo, um hômi é atropelado im cada 2 minuto! — Coitado! Magina só o estado dele! Deve tá tudim rebentado!

Fidelidade canina

• No tribunal: — Diga-me, por que motivo você quer divorciar-se de seu esposo? — Meu marido me trata como se eu fosse um cão! — Ele te maltrata? Te bate? — Não, ele quer que eu seja fiel!

Fazendo a próxima

• Depois do nascimento do bebê, uma linda menininha, a mãe pede ao marido que ele troque as fraldas. — Desta vez estou ocupado — diz ele — Eu faço a próxima. Na vez seguinte a mulher volta a pedir ao marido para ele trocar as fraldas. O marido olha para a mulher e diz: — Eu não disse a próxima troca. Eu disse a próxima criança!

Poeira em alto lar

• A esposa sentou-se no sofá bem ao ladinho do marido enquanto ele apertava os botões do controle remoto trocando de canais. Aí ela perguntou: — O que tem na TV? E ele disse: — Poeira.

Lenhador caipira

• O caipira vai a uma loja de ferramentas e observa uma motosserra que está em demonstração. — O que é isso? — Isto é uma motosserra. Ela serve para cortar árvores de um modo muito mais rápido. — responde educadamente o vendedor. — Vô levá! — fala o caipira excitado com a novidade. No outro dia o caipira volta à loja: — Quero devorvê essa porcaria — diz o caipira. — Cum machado eu cortava 30 arve por dia, e com isso daqui nem 5 calípio a gente corta! O vendedor, espantado, liga a serra motossera para detectar o problema. — Epa, que baruio é esse? — pergunta o caipira.

Bebê enferrujado

• Depois do bebê nascer, o pai, aflito, foi falar com o obstetra: — Senhor doutor, estou muito preocupado porque a minha filha nasceu com cabelos ruivos. Não pode ser minha! — Que disparate! — disse o médico. — Mesmo que ambos os pais tenham cabelos pretos, podem ter cabelos ruivos nos genes da família. — Não é possível! — insistiu o pai. — Ambas as nossas famílias têm tido cabelos pretos há muitas gerações. — Bem, — disse o médico — tenho de perguntar... Você e sua mulher têm uma vida sexual muito ativa? O homem, envergonhado, respondeu: — Neste ano tenho andado cansado de trabalhar muito. A gente só dorme juntos umas duas ou três vezes por ano... — Então aí está! — respondeu o médico confiante — É ferrugem!

Marido insultado

• O marido economiza e junta o dinheiro necessário para comprar um casaco de peles para dar de presente à querida esposa. No dia do aniversário dela, à noite, a grande surpresa: ele entrega o valioso presente. Ela o recebe, encosta o casaco no pescoço e fica a alisá-lo com grande contentamento. — Não é incrível? Uma coisa destas, tão linda, tão maravilhosa vir de um animal tão desajeitado, pequeno, feio e insignificante. — Escuta aqui ó! Se não quer o presente então me devolve, mas não fique aí me insultando!

NW Pan, emissora transmitindo ao vivo pela rede mundial (Internet) para todo mundo:

www.nwpan.com.br Acesse e fique plugado. Rua Alfredo Brenner, 250 Fone 3375-1035 - PANAMBI - RS


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

GERAL - PÁGINA 5

Folha das Máquinas

Excesso de pedras prejudica o trânsito

Na rua Walter Buss Schmitt, acúmulo de pedras é preocupação.

Na José de Alencar, falta empedramento ou calçamento.

Um morador da rua José de Alencar, bairro Kuhn, contatou a Folha das Máquinas, nesta quartafeira, para fazer referência a um serviço de empedramento na rua Walter Buss Schmitt. O acúmulo de pedras em determinado trecho da via, segundo ele, deixa o trânsito difícil para carros e bastante perigoso

para motos. Já em trecho da rua José de Alencar, próximo à esquina com a Walter Buss Schmitt, o problema é a falta de empedramento (ou de calçamento, o que seria muito melhor). Em dias de chuva, também os veículos enfrentam dificuldades.

Foi feita referência, ainda, à falta de canalização, o que faz com que pátios e até residências sejam invadidas pelas águas em caso de chuvas mais fortes. A Folha esteve lá ainda na quarta-feira pela manhã e constatou que as preocupações realmente têm fundamento.

Repassar informações sobre mobilidade acadêmica, especificar as instituições no exterior que a Unijuí mantém convênio e divulgar relatos de experiência de acadêmicos e professores que já tiveram a oportunidade de permanecer um período no exterior foram os principais objetivos do Dia do Intercâmbio, realizado na terçafeira,3, nos turnos da tarde e noite no Salão Azul do Campus da Unijuí. O evento foi realizado na noite de terça-feira, 2, em Santa Rosa. O evento também teve como objetivo divulgar a nova estrutura dentro da universidade responsável pelos intercâmbios: o Escritório de Relações Internacionais. Localizado logo no hall de entrada da Biblioteca Mario Osorio Marques, o escritório será responsável por toda a mobilidade de estudantes, docentes e técnicos administrativos. Escolas de idiomas e agências de turismo participaram do evento. O Reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, fez a saudação inicial do evento, quando destacou a importância de organizar o intercâmbio de estudantes e poder concretizar a internacionalização da universidade, seguindo uma tendência neste setor. O Reitor ressaltou a importância do estudo de outra língua e as facilidades para se fazer um intercâmbio. O assessor de assuntos internacionais, Daniel

Baggio, coordenou os trabalhos da noite destacando os custos, possibilidades, dificuldades, as instituições parceiras e formas de se realizar um intercâmbio. Também reforçou a necessidade do estudo de línguas e sobre os testes de proficiência exigidos por algumas instituições, especialmente as ligadas ao Programa Ciên- Ijuí o Escritório atende nos turnos da manhã, tarde e cia Sem Fronteiras, que tem bolsa auxílio do governo noite. Em Santa Rosa, nas quartas-feiras durante a tarde. federal para os estudantes realizarem intercâmbio. Durante o evento, a professora Helena Callai falou sobre sua experiência fora do país, assim como os acadêmicos Rafaela Heming, que foi para a Alemanha e Matheus Tamiozzo, que cursou um semestre na Universidade do Porto. Estão programados eventos como este no campus Panambi, no dia 9 de abril, e no campus Três Passos, no dia 13 de abril, com início programado para as 19h30. A intenção é de que eventos semelhantes sejam realizados semestralmente para informar os interessados sobre as possibilidades de acesso e permanência no exterior.

Dia do Intercâmbio esclarece mobilidade acadêmica

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE PANAMBI E CONDOR COM BASE TERRITORIAL NOS MUNICÍPIOS DE PANAMBI E CONDOR. Rua Holanda, nº 374, Centro, Panambi - RS EDITAL DE CONVOCAÇÃO No uso das atribuições que me são conferidas pelo Estatuto que rege a Entidade, CONVOCO, todos os integrantes da categoria, a participarem e votarem na Assembléia Geral, que será realizada na sede da Entidade, sito à rua da Holanda, nº374, Bairro Centro, no próximo dia 13/04/12, às 17:30h e às 18:00h, em primeira e segunda convocação respectivamente, a fim de deliberarem pela seguinte ORDEM DO DIA: 1º) - Deliberar pela conveniência ou não de estabelecer negociação coletiva com as categorias econômicas paralelas; 2º) - sendo aprovado o primeiro item, deliberar pelo ajuizamento ou não de dissídio coletivo de natureza jurídico-econômica, se frustradas as negociações diretas; 3º) - aprovados os itens anteriores, deliberar pelas bases econômicas e sociais que regerão a Convenção Coletiva de Trabalho ou Dissídio Coletivo; 4º) – fixar o valor da contribuição assistencial e estabelecer oportunidade para recebimento de oposição ao desconto dessa contribuição, para os não associados da Entidade, pelo prazo de dois dias úteis após a publicação do resultado desta Assembléia; 5º) - deliberar em conceder ou não poderes ao representante legal da Entidade, para realizar acordo com as categorias econômicas paralelas; 6°) - Assuntos gerais. Panambi, 04 de Abril de 2012. Jorge Luiz S. Martins Presidente

Equipes fraldinha do Cometa confraternizam

Escritório de Relações Internacionais A Unijuí começou o semestre letivo com novos projetos voltados à comunidade acadêmica. Um deles é a internacionalização da Universidade, ofertando a alunos e professores possibilidades de vivências no exterior. Estas ações ocorrem agora na Unijuí através do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, estrutura inaugurada neste semestre, para atender a comunidade acadêmica interessada em intercâmbio. Com estrutura em Ijuí e extensão em Santa Rosa, o Escritório busca facilitar o contato entre os estudantes e as instituições responsáveis por intercâmbios, viagens internacionais e ensino de idiomas no Brasil. Em

Evento foi dia 31, em Jacicema.

As equipes anos base 2006 e 2005, categoria fraldinha, do Clube Esportivo Cometa, realizaram integração no sábado (31) pela manhã, na propriedade de Fernando Decian, em Jacicema. O evento, que contou com a presença de familiares dos atletas, foi encerrado com lanche. Dados da diretora das equipes 2005 do Cometa, Danieli Chaves Feiden.


PÁGINA 6 - GERAL

Folha das Máquinas

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012

Lei Seca enfraquece com decisão do Supremo Tribunal de Justiça

Recente decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) determinando que o motorista parado em blitz só faça o teste do bafômetro e o exame de sangue para esclarecer se está alcoolizado ou não, se quiser, segundo a Constituição brasileira de que ninguém pode produzir provas contra si mesmo, provocou reação das autoridades e fornece combustível para acaloradas discussões nesse sentido. Para o advogado especialista em trânsito e diretor do CFC Saci de Panambi José Francisco do Amaral, as leis devem servir e proteger o cidadão, Assim como a mesma está em vigor ela oferece a oportunidade de proteger o cidadão, pois pune aqueles que, de forma irresponsável, aplicam no sangue elevado teor alcoólico e mesmo assim fica a frente de um volante. No entendimento de Amaral, a Lei está adequada, o que não está adequada é a posição do STJ de não aceitar, que o motorista não seja punido por não assoprar

o bafômetro, baseando-se no principio constitucional de que o individuo não é obrigado a produzir prova contra si mesmo. “Ora, assoprando o bafômetro, e não estando alcoolizado, ele só produzirá provas à seu favor” salienta, acrescentando - “No entanto, ao negar-se a assoprar o bafômetro, já provou sua culpabilidade, pois se não estivesse alcoolizado, jamais iria negar-se a esta atitude”. Para finalizar José Amaral concorda com a posição do Ministro da Justiça que pretende alterar a lei de forma a alcançar os infratores que colocam em risco a integridade física de qualquer um, na medida em que dirigem embriagados de forma irresponsável e imatura. Para um melhor entendimento da matéria em discussão, é bom que se frise que a decisão do STJ enfraquece a Lei Seca, na medida em que o motorista que se negar a fazer o teste do bafômetro e o exame de sangue não será molestado por punição alguma.

Ministro da Justiça pretende alterar a lei de forma a alcançar infratores.

Acadêmica de Artes Visuais local Instituto Federal tem trabalho exposto na Unijuí Farroupilha promove

Trabalho está na Sala Java Bonamigo da Unijuí.

Trabalho da acadêmica do curso de bacharelado em Artes Visuais de Panambi, Haíssa Santos Matins Pimentel, juntamente com os de seus colegas. Raquel Burtet e Sandro Bottene está sendo mostrado desde o último dia 15 de março na Exposição “Menção Honrosa” realizada na Sala Java Bonamigo da Unijuí. Trabalhos estes que receberam premiação no Salão Universitário realizado o ano passado. A exposição Menção Honrosa se constitui num projeto curatorial originário do Salão Universitário e reúne propostas distintas da produção de Artes Visuais Contemporânea, tendo como objetivo possibilitar a continuidade da pesquisa em Arte. “São propostas que evidenciam a experimentação de materiais, de temas, invenção de procedimentos, subjetividade e história”, salienta a coordenadora da sala Saléte Protti. O trabalho da panambiense que integra esta coletiva se constitui um caderno de registros, desenhos e colagens. Dando continuidade a um processo de investigação de recursos, procedimentos e meios, o mesmo alarga suas pesquisas e marca terreno na sua produção poética pessoal e subjetiva, pois estão presentes nele fragmentos e escritos da Bíblia, bem como formas e símbolos recorrentes da mesma, o que torna emblemático e dotado de significados. A exposição pode ser visitada até o próximo dia 12 deste mês. Contatos podem ser feitos pelo fone 55.3332.0635 e e-mail: (salajava@unijui.edu.br).

eventos no Dia Mundial da Saúde

O Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde estará, terça e quarta da próxima semana, dias 10 e 11,realizando uma série de eventos em alusão a passagem do Dia Mundial da Saúde. Neste ano o tema da promoção é: “Envelhecimento e Saúde: uma boa saúde dá mais vida aos anos”. A técnica em enfermagem Juliane do campus local e a psicóloga Solange estão se colocando a disposição para fornecer mais detalhes sobre o assunto, diretamente no campus Panambi ou pelos seguintes telefones: (055)3376-8816 - (055)3376-8817. Dia Mundial da Saúde - O 7 de Abril é comemorado anualmente para assinalar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. O Dia Mundial da Saúde é uma campanha mundial através da qual se dirige um convite geral – desde os líderes mundiais ao público de todos os países - para que reflitam sobre um problema específico de saúde pública com um impacto mundial. Convergindo sobre problemas novos e emergentes de saúde, o Dia Mundial da Saúde oferece-nos uma oportunidade para desencadear uma ação coletiva para a proteção da saúde e do bem estar das populações. É também uma oportunidade para estimular um maior engajamento de grupos específicos (decisores políticos: Organismos Internacionais, responsáveis municipais, prestadores de cuidados, grupos da sociedade civil, investigadores, organismos privados, pessoas idosas e assistentes sociais, associações juvenis, organizações filantrópicas, opinião pública, etc.) na procura de soluções que são benéficas para todo o mundo.


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

Folha das Máquinas

CADERNO ESPECIAL DE PÁSCOA - PÁGINA 7

Campanha de Páscoa vai até este sábado A campanha de Páscoa da ACI/Panambi estende-se até este sábado, dia 7, com o sorteio dos prêmios, dois tablets, marcado para a terça-feira, dia 10, na própria ACI. O sorteio será às 7h30min, com café da manhã. A campanha tem o apoio de Unimed Noroeste/RS, Sicredi e Boa Vista Informação e Decisão. As promoções de vendas da ACI terão mais cinco etapas neste ano: Dia das Mães (2 vale presentes no valor de R$ 1.500,00 cada), Dia dos Namorados (2 vale presentes de R$ 1.500,00 cada), Dia dos Pais (um notebook e uma cadeira do papai) e Natal, quando ocorrerá o sorteio de um automóvel zero quilômetro. Empresas participantes: Pépe Calçados, Fürst Confecções, Auto Panambi, Auto Posto Trevão, Auto Tintas Müller, Pampa Motos, Podium Autosom, Novva Farma, Autocar, Centro de Idiomas Panambi, Padaria Brothaus, Coberpan, Lojas Jost, Sicredi, Cotripal Loja de Confecções, Cotripal Eletrodomésticos, Danzer, Decortintas, Lojas Deltasul, Distribuidora de Bebidas RM, ED Sucatas, Jornal Hoje SB, Jornal Notícia do Vale, Rádio Sulbrasileira AM, Emgrapan, Escritório Panambi, Escritório Líder, Farmazé Farmácia, MB Lojas, Fisioterapia Handte, Restaurante Moinho Velho, Foto Flash, Rádio NW Pan FM, Funilaria Feiden, Huchi Criação Publicitária, Imobiliária Pindorama, IRB Instituto Diagnóstico por Imagem, Lojão do Povo, Risky e Rabisky, Kika Moda Íntima, Relojoaria Kober, Livraria Wink, Localdora Cine Vídeo, Lojas Becker, Lojas Marcelo Construção e Decoração/Condor, Loja Loni, Marina Veículos, Natura, Escritório Máster, Medic’s, Mercado Lian, MH Combustíveis, Garden Men, Padaria e Confeitaria Nina, Papelaria Salina, Quim Materiais de Construção, Rádio Sorriso FM, Rancho das Flores, Restaurante Trevão, Academia Nado Livre, RM Móveis, Savana Veículos, Viva’s Moda Homem, Mercado Weidle, Avipan, Banco do Brasil, TW Transportes, Agrinova e Jornal Folha das Máquinas.

Sorteio será no dia 10, na ACI/Panambi.


PÁGINA 8 - EDIÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA

Folha das Máquinas

Feliz Páscoa em outras línguas Na Tchecoslováquia : VESELE VANOCE Na Alemanha: SCHÖNE OSTERN Na Itália: BUONAPASQUA No Laos: SOUK SAN VAN EASTER Na Macedônia: SREKEN VELIGDEN Em Inglês: HAPPY EASTER

Na França: JOYEUSES PÂQUES Na Grécia: KALO PASKA Na China : FOUAI HWO GIE QUAI LE Em árabe: EID-FOSS’H MUBARAK Na Croácia: SRETUN USKS Feliz Páscoa a todos nossos leitores!

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

Folha das Máquinas

CADERNO ESPECIAL DE PÁSCOA - PÁGINA 9

Mensagem de

CLÍNICA DE MASSOTERAPIA - O poder das mãos -

Fone: (55) 8413-7404 Rua Barão do Rio Branco, 989 - Centro (Junto ao Laboratório Edson)


PÁGINA 10 - CADERNO ESPECIAL DE PÁSCOA

Folha das Máquinas

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012

Despesca antecipada não atrapalha a comercialização do pescado nesta Semana Santa

Em Panambi a comercialização está sendo feita no tradicional ponto de venda do pescado, localizado junto à Feira do Produtor na Rua Andrade Neves.

Segundo levantamento da Emater a despesca antecipada, promovida este ano em função da rigorosa seca que se verificou, não deverá provocar a diminuição do volume de peixe a ser comercializado nesta Páscoa. Estima-se, por outro lado, que o peixe, colhido antecipadamente, esteja congelado para ser consumido posteriormente ou até mesmo ser comercializado durante o atual período, desde que tenha sido eviscerado ou filetado em ambiente com o devido licenciamento sanitário. Os dados levantados dão conta de uma situação que abrange toda a região de Ijuí, e na qual o município de Panambi está inserido, tratando-se, portanto, de um levantamento regional. As estimativas apontam para um volume de comercialização em torno dos 150 mil quilos de peixe, reunindo todos os 18 municípios da área de abrangência de Ijuí, sendo vendidos a um preço médio de

R$ 7,07. O mesmo levantamento indica que nos 18 municípios foram identificados 2.077 pontos de venda, número muito semelhante aos 2.134 do ano passado. A carpa é espécie de peixe mais destacada , sobressaindo-se no âmbito da comercialização com índices bem acima de outras espécies, como o jundiá, a tilápia e a traíra. Segundo especialistas do assunto, o que facilita o maior volume de venda, encontrada pela carpa, é o seu o valor de mercado, que fica bem abaixo das outras espécies. Em outro levantamento produzido pela Emater, se percebeu que, em 18 produtores e que representam a grande maioria dos que produzem alevinos para comercialização no Rio Grande do Sul, as carpas, o jundiá e a tilápia também aparecem com as principais espécies produzidas ou comercializadas. Nesta estatís-

A tradição da colheita da macela na madrugada

Tradição recomenda que a macela seja colhida antes do nascer do sol da sexta-feira Santa.

A procura pela macela é uma tradição que se repete ano após ano no período de Quaresma. Na madrugada da sexta-feira Santa, antes do nascer do sol, muitas pessoas saem de suas casas em busca da erva. A tradição diz que o orvalho deve estar sobre as flores para que o chá não perca parte de seu poder curativo. A colheita da macela na sexta-feira Santa é um costume que passa de geração para geração e reúne famílias. A erva pode ser encontrada na beira das rodovias ou nos campos. Após ser colhida, a planta será utilizada em chás e no chimarrão durante o ano

todo.

Segundo a nutricionista Érica de Oliveira, a macela dá origem a um saboroso chá com várias propriedades medicinais: alivia problemas digestivos, reduz a taxa de colesterol, atua como calmante, estimula a circulação e é um anti inflamatório natural. Para a professora aposentada Janete Matos há algo especial em cada ramo. Todos os anos, na sextafeira Santa, ela acorda por volta das 4 horas e parte para a colheita. “Colher macela simboliza a busca de saúde da mente, corpo e espírito, além de ser uma demonstração de fé e devoção”, diz.

tica, entre as espécies cultivadas, as carpas representam em torno de 60% do total. O jundiá e a tilápia representam, cada uma, em torno de 10%. Em Panambi além do tradicional ponto de venda do pescado, localizado junto a Feira do Produtor na Rua Andrade Neves, a comercialização também está sendo feita em outros locais, como nos Pesque-Pague e propriedades rurais que já possuem sua clientela fixa. Em todos os locais de venda a única exigência para a comercialização que se faz, é que o peixe esteja “in natura”. O posto da Feira do Produtor estará comercializando o pescado ainda durante todo o dia de hoje e amanhã (sexta-feira) pela manhã. Nota – Em Panambi estão sendo praticados valores a partir de R$ 8,00 na comercialização por quilo. Porém, algumas promoções ainda oferecem o preço de R$ 7,00.

Não deixe a Páscoa passar em brancas nuvens. Nós desejamos uma FELIZ PÁSCOA a todos os nossos amigos e clientes.


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

Folha das Máquinas

CADERNO ESPECIAL DE PÁSCOA - PÁGINA 11

Tradição da Páscoa na Rússia: os Ovos de Fabergé

Os ovos de Páscoa, que os membros da Família Real e os nobres e ricos da Rússia de antigamente trocavam entre si, eram muito diferentes dos tradicionais ovos pintados pelo povo. Eram feitos de ouro e prata e decorados com esmalte, pedras preciosas e desenhos em miniatura. Especialmente esplêndidos eram os ovos de Páscoa encomendados pelo Czar à Fabergé, a mais importante empresa joalheira da Rússia, na virada do século XX, que ficaram famosos no mundo inteiro. Aleksandr III iniciou a tradição em 1885. A cada ano, ele encomendava um ovo ao joalheiro da corte, Peter Carl Fabergé, como presente para a sua esposa, a Imperatriz Marie Feodorovna. Após a morte de Aleksandr, seu filho Nicolai II continuou a tradição, encomendando dois ovos à empresa. Na Páscoa, o próprio Fabergé entregava um ovo à Imperatriz-mãe Marie Feodorovna, enquanto que um assistente entregava o segundo à Aleksandra Feodorovna, a esposa de Nicolai. Ao todo, 56 obras - primas foram produzidas entre 1885 e 1917, embora somente 10 delas tenham permanecido na Rússia. Cada ovo de Páscoa era trabalhado pelos mestres da empresa de Fabergé ao longo de quase um ano. Desenhistas, ourives e especialistas em prata, joalheiros, cortadores de pedras, esmaltadores e escultores tomavam parte na sua preparação, desde os croquis iniciais até os toques finais. A última palavra, contudo, sempre era de Fabergé, “um grande gênio incomparável” nas palavras de Marie Feodorovna. O objeto e a forma de cada ovo de Páscoa imperial eram únicos. Alguns celebravam temas íntimos

da família; outros honravam eventos notáveis na vida do Estado Russo e da Família Imperial. PÊNSSANKY (OVOS PINTADOS ARTESANALMENTE): Embora não seja um fato muito conhecido, os mais belos ovos de páscoa fabricados no Brasil são originados do Paraná. Por que? Porque no Paraná residem 350.000 ucranianos, dos cerca de 400.000 registrados no Brasil, nas cidades de Mallet, Prudentópolis, Ponta Grossa, União da Vitória, Cruz Machado, Vera Guarani, Rio Azul, Ivaí, Apucarana, Campo Mourão e Curitiba. E os mais belos ovos de páscoa do mundo são feitos pelos ucranianos, com originalidade e desenhos minuciosos e sofisticados. São chamados de pênssanky ou pênssanka, no singular. A pronúncia correta? Tarefa somente para um nativo, e não há sinais de nenhum ucraniano por perto para tirar nossa dúvida... As pênssanky são produzidas a partir de ovos de galinha, codorna, ganso e outros animais (que botam ovo, é claro!), em um trabalho artesanal super minucioso, carregado de arte e tradição. No Paraná, confeccionar as pêssanky é uma arte que vem se perpetuando através das gerações e que se constitui uma marca da cultura milenar do povo ucraniano. Pintar os ovos não é uma tarefa das mais simples. É necessária muita habilidade e técnica, unidas a uma paciência de Jó e uma inesgotável criatividade, já que as pênssanky são produzidas em grande quantidade e evitam-se repetições de desenhos. Primeiro se faz os desenhos a lápis. Depois os

Ovo de páscoa de Fabergé feito em ouro.

traços são cobertos com cera e, só então, a superfície começa a ser colorida. Para proteger as cores, na medida em que vão sendo colocadas, a pêssanka vai sendo coberta com cera de abelha. Ao final, derrete-se toda a cera e os desenhos surgem como por encanto. Parece complicado e é mesmo. Dependendo da quantidade de desenhos e do detalhamento, um artesão pode levar um dia inteiro para pintar um único ovo. Em alguns casos especiais, até muito mais.


PÁGINA 12 - EDIÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012

Folha das Máquinas

Onde há amor, Deus se faz presente, renovando a vida dos homens a cada amanhecer, como glória suprema. Que nesta Páscoa a graça de Deus habite seu coração. Que o amor de Cristo esteja presente em todas as suas atividades. Feliz Páscoa!

Mensagem de


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

Folha das Máquinas

A LUZ DA RESSURREIÇÃO ILUMINA A NOSSA VIDA E FORTALECE EM NÓS OS LAÇOS DA FRATERNIDADE. Feliz Páscoa!

Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha. Feliz Páscoa!

EDIÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA - PÁGINA 13


PÁGINA 14 - CADERNO ESPECIAL DE PÁSCOA

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012

Folha das Máquinas

A Páscoa e os seus símbolos

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para “abrir passagem” aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). Ainda hoje a família judaica se reúne para o “Seder”, um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria. Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: “morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida”. É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

OVOS DE PÁSCOA

CÍRIO PASCAL

De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças. Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas. Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos. A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que “Cristo é a luz dos povos”. Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego”alfa” e “ômega”, que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal. O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

COELHO O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar. Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

CORDEIRO

GIRASSOL O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol. O girassol, como símbolo da Páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorrei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura” . A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade. Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição. Colomba Pascal O bolo em forma de “pomba da paz” significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado. SINO

Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. O sino é um símbolo da Páscoa. No domingo de O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria Cristo, ao instituir a Eucaristia, se serviu dos alimentos a celebração da ressurreição de Cristo. mais comuns para simbolizar sua presença constante Quaresma entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a Os 40 dias que precedem a Semana Santa são sua criatura e sua presença no meio de nós. Jesus já sabia que seria perseguido, preso e prega- dedicados à preparação para a celebração. Na tradição do numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto. lugar seguro. Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros Óleos Santos discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus. Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untaA instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus vam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias discípulos dizendo: “Tomai e comei, este é o meu lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolicorpo... Este é o meu sangue...”. O Senhor “instituiu o zam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para para vivermos o evangelho de Jesus Cristo. PÃO E VINHO

Páscoa é Vida. Vida que se renova na esperança. E com ela a certeza de dias muito felizes, de paz e alegrias.

Feliz Páscoa!

Rua Josino Lima, 55 - Sala 01 - Centro Fone: (55) 3375-1361 titigl@hotmail.com

Páscoa é para você lembrar que existe um Deus capaz de morrer para te salvar.


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

Folha das Máquinas

Bancos têm expediente normal hoje, retornando segunda-feira às atividades Os bancos terão expediente normal hoje, o atendimento de urgência dos serviços de saúde será procedido apenas no Pronto Socorro, a partir de amanhã até domingo. As agências bancárias de Panambi estarão com atendimento normal no dia de hoje, enquanto as repartições públicas, especialmente as de âmbi-

to municipal terão expediente em turno único nesta quinta-feira, funcionando das 7 horas às 13 horas ininterruptamente. Já os serviços essenciais, como os referentes à saúde funcionam normalmente hoje, e amanhã os casos de urgências terão atendimento apenas no Pronto Socorro junto ao Hospital de Panambi.

Fecolônia de Panambi, Condor e Pejuçara já tem data para realização neste ano

Segundo a agente de turismo da Prefeitura Municipal Claudia Junges Schirmer a Fecolônia de Panambi que tem abrangência regional voltará a ser realizada neste ano. No ano passado enfrentando alguns problemas estruturais, como se recorda, o evento chegou a ser anunciado, mas houve o cancelamento do mesmo. Inclusive a data do evento já está acertada, acontecendo entre os dias 7 e 9 de setembro no Parque Municipal Rudolf Arno Goldhardt. Ainda segundo a mesma fonte, neste ano só poderão participar da Fecolônia as agroindústrias devidamente regularizadas. Assim sendo, elas deverão se adequar à legislação o quanto antes possível. Em caso de dúvida podem procurar informações na Emater. Adiantou ainda que, embora a prioridade das inscrições de expositores vá ser oferecida aos que atuam em Panambi, Pejuçara e Condor, caso os mesmos não tenham algum tipo de produto a oferecer será

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que permite gerenciar e editar cursos online.

Solidariedade, justiça, partilha e fraternidade constituem os valores pelos quais Jesus Cristo lutou, foi perseguido, torturado, morto e ressuscitado.

e comunidade em geral. O período de inscrições encerra-se nesta segunda-feira (09), às 17 horas. O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que permite gerenciar e editar cursos online, além da possibilitar interações e é considerado hoje uma das ferramentas mais importantes e necessárias para a vivência de experiências didáticas à distância, num processo dinâmico, construtivo e interativo. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (55) 3376-8821.

“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância”. (Jo. 10:10).

Páscoa... Momento de reflexão; ressurgir de nova vida; busca de vida abundante.

Metalúrgica ICEGE Ltda. Fone: (55) 3375-4098

Escolas Madalena e Poncho Verde promovem integração no futebol

Escolas Madalena e Poncho Verde se encontram numa integração esportiva.

Uma integração esportiva entre as escolas Madalena e Poncho Verde foi realizada na Localidade de Linha Ocearú na quinta-feira da semana passada, numa iniciativa dos professores de Educação Física Maria Inajá, Marceli Steffens e Paulo Nascimento. A primeira pertencente a rede municipal de ensino e a segunda do estado. A ideia foi de que a atividade contemplasse dois objetivos: uma situação prática de competição e a integração entre os alunos do interior com os da cidade. Ambos objetivos foram amplamente alcançados, principalmente pela alegria dos alunos em realizar uma atividade diferente e pelas amizades que fizeram. Os resultados do placar foram disputados e as equipes tiveram a oportunidade de jogar em campo grande de futebol, sendo dois jogos masculinos e dois jogos femininos. Como é uma situação nova de aprendizagem para os alunos da Escola Poncho Verde por não possuírem um campo com grama, certamente houve um ganho muito grande em sua prática. Em contrapartida os alunos da Escola Madalena, por sua hospitalidade em receber seus visitantes. Sandra Spada (Emater) e Claudia Schirmer Ficou combinado para um futuro próximo, a visita (Prefeitura) em foto de arquivo. dos alunos da Escola Madalena para um amistoso de aberto espaço para o recebimento de inscrições de Handebol no ginásio da Escola Poncho Verde. expositores de outras localidades.

Capacitação para uso de Moodle terá curso no Instituto Federal Farroupilha

O Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi - oferece Curso de Extensão de capacitação para o uso de Moodle. Estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação para uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com foco na ferramenta Moodle. Este curso tem duração de 20h e será oferecido semanalmente às terças-feiras à tarde, das 13h30min às 16h, no período de 10 de abril a 18 de maio. As inscrições estão abertas a todos os servidores, alunos

CADERNO ESPECIAL DE PÁSCOA - PÁGINA 15

Nesta Páscoa , trago boas novas de Esperança e de paz para cada coração. Feliz Páscoa!!!

Que Jesus esteja no coração de todos nesta Páscoa. Uma Feliz Páscoa!


PÁGINA 16 - CADERNO ESPECIAL DE PÁSCOA

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012

Folha das Máquinas

Feliz e abençoada Páscoa!

A alegria da Páscoa nos enche de júbilo pela ressurreição de Jesus Cristo. Cristo vive e todo aquele que Nele crer, viverá. Essa é a boa nova. A vitória da vida sobre a morte é a grande notícia da Páscoa. Cristo morreu mas ressuscitou e, conseqüentemente, arrasou com os poderes que inibem, limitam e destroem a vida. FELIZ PÁSCOA!

Nosso desejo é que a Paz de Cristo que morreu na cruz para nos salvar esteja presente em todos os lares nesta Páscoa. FELIZ PÁSCOA! É o que desejamos aos nossos clientes e amigos.

Que esta Páscoa seja motivo ou renovação de nossos objetivos. Que surja a necessidade de compartilhar com a certeza de que com fé e esperança, tudo se torna possível.


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

Folha das Máquinas

EDIÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA - PÁGINA 17

Agapinho: Ágape Para Crianças

Padre Marcelo Rossi. Editora Globo. Esta obra é uma ferramenta que traz uma aprendizagem significativa e prazerosa no crescimento da mente, do corpo e em graça diante de Deus e dos homens. O termo “ágape”, para os gregos, contém uma riqueza de significados, uma vez que define os vários tipos de amor. O Padre Marcelo Rossi em 2010 mergulhou na complexidade dessa palavra para levar uma mensagem de amor a milhões de pessoas com o livro Ágape, despertando a curiosidade das crianças. Na edição infantil, que conta com ilustrações de Thais Linhares, o padre faz uma cuidadosa adaptação do conteúdo de seu best-seller para tratar de assuntos que fazem parte de uma boa formação religiosa e cidadã: verdade, justiça, perdão, bondade, solidariedade e confiança. Os temas são apresentados à luz de doze passagens do Evangelho de São João, que são ponto de partida para falar sobre os ensinamentos de Jesus e discutir os assuntos abordados. Padre Marcelo sempre destaca a importância e a força da oração nos momentos mais difíceis da vida.

À Margem do Lixo O Cine Clube do Centro Cultural 25 de Julho exibirá o documentário À MARGEM DO LIXO. O documentário retrata a vida dos catadores de lixo reciclável da cidade de São Paulo. Este filme está em fase de lançamento em nível nacional e é uma gentileza da Petrobrás. Domingo, 8 de abril, às 19 horas. Entrada franca. Censura livre. Transitando pela cidade de São Paulo, o filme mostra a articulação política da categoria dos catadores, especialmente em torno do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e a importância deles na preservação do meio ambiente.

Atividades aquáticas são para todas as idades A água é um meio especifico que tem o importante papel de levar a pessoa a explorar sua expressividade motriz, facilitando o conhecimento e o domínio progressivo do corpo e a formação de uma imagem corporal integrada e rica através das sensações e percepções vivenciadas no ambiente aquático. Permanecer ou estar na água é, sob o ponto de vista sensorial e psicomotor, amplamente diferente do que estar situado ou posicionado em terra, desta forma é necessário um determinado período para reaprendizagem postural e motora neste novo meio. Aprender a nadar não é um desejo apenas da criança, pesquisas mostram que jovens, adultos e idosos estão cada vez mais procurando esta prática, por ela proporcionar inicialmente prazer, e colaborar ainda com o desenvolvimento integral da pessoa. Desta forma é importante levar em consideração a faixa etária dos grupos, devido ao desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e motor de cada indivíduo. A estimulação aquática infantil por exemplo, visa desenvolver movimentos onde a criança aprenda a se conhecer, a ser criativo, desenvolver suas habilidades de forma

lúdica em um ambiente diferenciado. manusear ou gerir de maneira segura e intencional o Já o jovem busca o aprimoramento das habilida- ambiente que o recebe. Instrutora: Vanessa Andréa Senger Jacques des técnicas, uma boa performance, uma vez que a Academia Nado Livre - CREF 000594-PJ/RS competição passa a fazer parte de sua realidade, como uma atividade indicada para melhora no condicionamento físico. Os adultos por sua vez são movidos não apenas pela atividade física, mas, sobretudo pelos seus benefícios fisiológicos, buscam melhorar sua estética, sendo que os programas destinados a alunos com esse perfil são compostos por atividades que estimulam a autoconfiança e a autoestima, sendo menos priorizadas as grandes performances. Por fim, os idosos têm a modalidade como principal fonte de vivacidade, onde as principais doenças da idade são minimizadas, tudo isso de forma recreativa e social. Nesta aula, prioriza-se o prazer, portanto, o trabalho deve ser centrado nas suas potencialidades, o que lhes proporciona momentos de realizações. Assim, a atividade aquática, seja ela qual for, deve frisar o envolvimento diversificado com a água, onde o indivíduo deve nadar ou nela se locomover de forma a


PÁGINA 18 - CADERNO ESPECIAL DE PÁSCOA

Folha das Máquinas

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012

Saúde pública é o tema da Campanha da Fraternidade

A escolha do tema - Anualmente, a Campanha da Fraternidade quer promover a solidariedade nas comunidades cristãs e na sociedade humana, em busca de uma sociedade que tenha como um de seus pilares a solidariedade. A cada ano, a Igreja destaca uma realidade social que necessita de mudanças rumo a uma vivência mais fraterna e solidária. A escolha do tema da saúde pública deve-se ao fato da saúde ser um direito das pessoas e o acesso à saúde ser difícil a maior parte da população brasileira. Para a Igreja Católica, o ser humano é uma unidade psicossomática. A discussão sobre a saúde requer a articulação com os temas da alimentação saudável, do acesso à educação, ao trabalho e à justa remuneração, da promoção da mulher e da criança, a ecologia e do meio ambiente. Assim, as ações de promoção da saúde e defesa da vida devem estar associadas à construção de políticas públicas e projetos de desenvolvimento baseados na igualdade, solidariedade, justiça, democracia, qualidade de vida e participação social. Conceito de saúde e saúde pública - A saúde é um dom de Deus confiado à responsabilidade humana. Isto implica que cada um é responsável por cuidar da própria saúde e da saúde dos mais necessitados com ética e competência técnica, científica e humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças”. Em 2003, a OMS reconheceu o bem estar espiritual como uma dimensão necessária à saúde. Assim, para que haja saúde, é necessário um ambiente saudável do ponto de vista ecológico, social, alimentar, mental e espiritual. Segundo o texto-base da Campanha da Fraternidade, a saúde pública consiste não somente na superação de doenças, mas fruto do bem viver das pessoas, das comunidades e da sociedade.

A Organização Pan-Americana da Saúde apresenta a “saúde pública como o esforço organizado da sociedade para melhorar, promover, proteger e restaurar a saúde das populações por meio de atuação de alcance coletivo”. Para a coletividade, o processo saúde-enfermidade decorre de fatores sociais, políticos, econômicos, ambientais e biológicos, como a urbanização e industrialização crescentes que impactam nas condições de moradia, saneamento básico, condições de alimentação e nutrição, escolarização, recreação e lazer, acesso a serviços de saúde, condições de trabalho, emprego e da renda da população. Assim, é fundamental o desenvolvimento de políticas públicas para assegurar estas condições e reduzir as desigualdades sociais. Na sociedade em que vivemos, a ação humana vem provocando graves danos ao meio ambiente, que por sua vez afetam a saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de dois milhões de pessoas ao redor do mundo morrem anualmente em decorrência da poluição do ar. Este efeito é mais grave no mundo subdesenvolvido. Além disto, o estilo de vida moderno provoca as chamadas doenças da civilização: obesidade, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares. Estima-se que 80% das doenças e mais de um terço das mortes nos países em desenvolvimento ocorram devido ao contato das populações com a água contaminada pelos esgotos e pesticidas provenientes da agricultura e metais pesados e resíduos da indústria. O descaso com o esgoto sanitário provoca a contaminação do lençol freático, comprometendo a pureza dos recursos hídricos e seu acesso pela população. O direito à saúde no Brasil - O direito à saúde e os demais direitos decorrem do princípio da dignidade da pessoa humana. Não é uma concessão da sociedade ou do Estado. Apesar disto, no Brasil, o direito à saúde

Uma nova Páscoa

Dias antes da Páscoa, a professora distribuiu para cada um de seus alunos, um grande ovo de plástico. Em seguida mandou-os sair de sala e procurar algum sinal de vida para colocar dentro dos ovos que ela havia lhes dado. Ao retornarem, cada um entregou à professora o seu ovo com o que haviam colocado dentro. Um tinha uma borboleta, outro uma formiga, outros tinham terra, flores, pedaços de grama, etc. Apenas um ovo estava vazio e todos já sabiam a quem pertencia. Havia sido entregue por um menino que tinha Síndrome de Down. Muitas crianças riram dele. A professora, então, lhe perguntou: — Tomás! Você não encontrou nada para pôr no ovo? Falando baixo e mansamente ele respondeu:

sentada no “ovo”. Sim, o túmulo está vazio. Cristo ressuscitou! E isso aconteceu para que eu e você pudéssemos ter acesso livre ao Pai, sem receios e sem barreiras. Jesus morreu e ressuscitou para pagar o preço de nossos pecados e para que, com Ele, pudéssemos renascer para uma vida plena e abundante. Quando julgamos que somos incapazes de grandes conquistas, ou nos apequenamos diante de um grande obstáculo, ou até quando nos recusamos a dar um passo em direção àquilo que foi alvo de nossos esforços por longo tempo, simplesmente por acharmos que não está ao nosso alcance, estamos rejeitando a vitória de Cristo para nós e colocando-o de volta no túmulo. A Páscoa é mais do que um ovo de chocolate ou um coelhinho cheio de bombons. Ela é vida, é tumulo vazio, é o renascer das esperanças de nossa plena — Profi! O túmulo de Jesus também não está vitória! NÃO ESTÁ AQUI, PORQUE RESSURGIU. vazio? VINDE, VEDE O LUGAR ONDE JAZIA. Tomás conhecia a verdade: Páscoa é mais do que uma celebração de um ciclo de vida da natureza, repre- Mateus 28.6 –

Nesta data renovam-se as esperanças e os votos de fé de todos os cristãos, na certeza de um futuro melhor.

Feliz Páscoa!

Mensagem de

Vereador Lauro Michels e Família

e outros direitos só foram reconhecidos como direitos universais a partir da Constituição de 1988, como fruto de muita luta popular. A saúde, juntamente com a previdência e a assistência social e auxílio desemprego constituem a seguridade social. O texto constitucional afirma que o direito à saúde deve “ser garantido através de políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção e recuperação” (Artigo 196). O texto estabelece ainda que a seguridade social deve possuir orçamento próprio, que garanta os recursos e impeça seu uso para outras finalidades.Assim, os governos federal, estadual e municipal têm obrigação de prover meios e recursos para prevenir, promover e recuperar a saúde de todas as pessoas que constituem a sociedade brasileira. Apesar disto, a alegação de falta de recursos suficientes é recorrente. A população brasileira não está conseguindo exigir que a saúde seja uma prioridade. A situação da saúde no Brasil - O texto da Campanha reconhece melhoras nos indicadores de saúde no Brasil. A mortalidade infantil caiu de 69 mortes para cada mil crianças nascidas em 1980 para pouco mais de 22 em 2009. Houve também um aumento da expectativa de vida, alcançando 72 anos em 2008. Mesmo com as melhoras destes indicadores, 16 milhões de pessoas estão na faixa de pobreza absoluta. Do ponto de vista ecológico, a poluição da água e do ar das cidades e o estresse constante afetam a saúde da população.

É sempre lindo e importante que as pessoas se unam e juntas consigam o que sozinhas não podem alcançar. Que Jesus se faça presente em todos os momentos de nossas vidas.


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

• 27/03/2012 - Vitória Zimmermann Pinheiro, filha de Cezar Josiel Ribas Pinheiro e Vani Zimmermann; • 29/03/2012 - Julia Henke Ribeiro, filha de Daniel Ribeiro e Silvia Henke; • 26/03/2012 - Giovana Silva dos Santos, filha de Felipe Rodrigues dos Santos e Ana Claudia Lopes da Silva; • 29/03/2012 - Mateus Grapiglia do Espirito Santo, Diogo Grapiglia do Espirito Santo e Caroline Grapiglia do Espirito Santo, filhos de Alexson Bueno do Espirito Santo e Adriana Maria Grapiglia da Silva; • 26/03/2012 - Lucas Gabriel Waldow de Melo, filho de Heber Carvalho de Melo e JulianaWaldow de Melo; • 31/03/2012 - Bianca Wommer Bossler, filha de Leori Bossler e Elisiane Denise Wommer Bossler; • 31/03/2012 - Manuela Schneider dos Santos, filha de Claudecir Pinheiro dos Santos e Raquel Schneider; • 01/04/2012 - Carolina Sackser, filha de Gilberto Sackser e Márcia Bins Sackser; • 02/04/2012 - Davi Demboski Kettermann, filho de Cristiano Kettermann e Thieli Garcez Demboski; • 30/04/2012 - Marina Ahlert Krämer e Manuela Ahlert Krämer, filhas de Sergio Luis Krämer e Simone Ahlert Krämer; • 23/03/2012 - Davi Felipe Wegner, filho de Jorge Nelson Wegner e Elisangela Kasper Wegner.

GERAL - PÁGINA 19

Folha das Máquinas

Banda Portal lança seu 6° álbum na Sorriso FM A Banda Portal de Ijuí/RS, esteve visitando os estúdios da Rádio Sorriso FM, na tarde de terçafeira (03/04), para o lançamento oficial do novo trabalho, intitulado “Tudo que eu toco vira ouro”. Em entrevista ao comunicador Alex Manchini, Luis Fernando, Diretor Executivo da Banda, destaca que o trabalho traz uma identidade particular do grupo que, além das tradicionais marchas baileiras, abre espaço para as valsas boêmias, que retornam como tendência da música regional, para o ano de 2012.

A partir da esquerda: Diretor Executivo Luis Fernando, o vocalista Geovani e o comunicador Alex Manchini

Em Panambi neste sábado Para o vocalista Geovani, o destaque deste trabalho fica para o compositor panambiense Paulo Renato dos Santos, que assina cinco das treze canções do álbum. – “O Paulo é um compositor versátil e eclético, que tem boa métrica e acima de tudo, adora o que faz. Com uma

qualidade excepcional das letras, é extremamente gratificante para nós da banda Portal, e um prazer trabalhar com essa revelação regional entre os compositores”. A Banda Portal retorna a Panambi neste sábado (07/04) a partir das 13h, no Programa Embalo Musical Sorriso para o sorteio da promoção “Tudo o que eu toco vira ouro”, uma parceria da Banda Portal, Sorriso FM e Óptica e Relojoaria Visão, que sorteará aos ouvintes da 103,5 Mhz, um super anel de ouro. À noite, a Banda animará o tradicional baile de Páscoa em Linha Ocearú.

Nado Livre realiza a 14ª Caminhada

Casamentos

• André Wiroski da Rosa e Fabiana Pereira; •Breno Borges de Borges e Dulcilene Oliveira dos Santos; • Rafael Tedesco Engler e Rúbia Viviane

A 14ª Caminhada em Busca da Qualidade de revela que a iniciativa teve apoio da Prefeitura, que Vida, organizada pela Academia Nado livre, foi realizada forneceu o transporte até o ponto de partida da Camino dia 31, percorrendo 11 quilômetros por estradas do nhada. interior de Panambi, iniciando em Linha Pinheirinho. A atividade iniciou por volta das 8 horas, com DATAS COMEMORATIVAS retorno às 10h30min. A instrutora Carla Roberta Schmidt

Barcellos; • Tiago Santos da Silva e Gabriela Cristiane Trennepohl; • Geovane Laver e Marina Deckert; • Alessandro Bergmann e Carine Lopes da Silveira; • Aldir Lemes de Camargo e Elizandra Mayer dos Santos.

Para a sua melhor companhia!

BANHO E TOSA. • Acessórios • Agência de namoro • Banho programado • Banho terapêutico • Chapinha • Hidratação • Remoção de tártaro • Tingimento em pêlos • Sem uso de anestésico. TELE-BUSCA: 9112-7351 Rua Santa Cruz, 40 - bairro Bela Vista E-mail: cao_e_cia@hotmail.com

Para assinar a Folha das Máquinas ligue 3375-5033.

Caminhada percorreu 11 quilômetros pelo interior de Panambi.

ABRIL - 06 - Início da Hora Luterana no Brasil (1947) Sexta-feira Santa - 07 - Abdicação do trono do Brasil por Pedro I (1831) Dia da Radiopatrulha Dia do Corretor Dia do Jornalista Dia do Médico Legista Dia Mundial da Hipertensão Dia Mundial da Saúde - 08 - Assinatura do tratado de paz entre Brasil e Paraguai (1870) Dia da Natação Dia do Correio Dia do Desbravador Dia do Profissional de Marketing Dia Mundial do Combate ao Câncer Dia Nacional do Sistema Braille Páscoa - 09 - Dia Nacional do Aço - 10 - Dia da Engenharia - 11 - Aniversário da Organização Internacional do Trabalho - 12 - Chegada dos padres franciscanos ao Brasil (1585) Dia da Intendência do Exército Brasileiro Dia do Obstetra


PÁGINA 20 - NEGÓCIOS

PARA UM NEGÓCIO SEGURO, PROCURE IMOBILIÁRIA PINDORAMA: PARA COMPRAR, VENDER OU ALUGAR CASAS, APARTAMENTOS, TERRENOS, CHÁCARAS, LOCAÇÃO, CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO E CONSÓRCIO AUTOMÓVEL Fone 3375-4317 Rua Sete de Setembro, 211 pindorama.imoveis@yahoo.com.br

Procurando imóveis? Seja benvindo!

Os melhores negócios com segurança e tranquilidade. COMPRA, VENDA

E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS COMERCIAIS, RESIDENCIAIS E TERRAS.

Encontre as melhores oportunidades de investimentos.

Lauro Moesch

Bons negócios.

RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 1012 - SALA 202 (Prédio das Lojas Becker)

9118-2606

19.

VAGA

Para uma pessoa residir em casa já mobiliada, próximo ao Centro. Fone: 9914-9395 e 91598822

VENDE-SE Terreno de 996m² na rua Minoly Amorin, bairro Medianeira, a 50 metros do hospital. Fone: 8118-0636 e 9134-0950

VENDE-SE Uma casa na rua Serafim Rocha, 72, bairro Serrana, pagamento em 3 safras de soja. Falar com Pedro. Fone: 9112-0639

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012

Folha das Máquinas

VENDE-SE terreno de 500m² na avenida Presidente Kenedy. Fone: 9143-1381 e 9656-0640 (esquina AABB). ..................................................... ALUGA-SE salas comerciais e apartamentos, opções diversas. Fone: 8455-5490 ........................................................ VENDO apartamento, 2 quartos + suíte, 2 sacadas, 1 garagem, localização central, ótima posição solar. Fone: 9963-7373 ...................................................... VENDO terreno c/ 720m² na rua Esperança, Bairro bela Vista, c/ a melhor vista da cidade. Tratar 3375-2451 ou 3375-3261. ................................................................ VENDE-SE um terreno de 1002m² com casa mista de 144m², rua General Osório, 1455, fundos, centro, com Celina. Fone: 3375-0174, 9113-6416 e 8445-5040 ......................................................... VENDE-SE terreno no bairro Fátima, próximo ao fórum, preço de ocasião. Fone: 3375-3192 e 9157-5155, com Giovani. ....................................................... VENDO casa de 72m² com galpão de 80m², localizada na rua Pavão, pátio fechado. Fone: 3375-4420 e 91770121, aceito carro. ........................................................ VENDE-SE casa de 42m² com terreno de 450m² no bairro Medianeira. Aceita-se carro no negócio. Fone: 9170-0248 ........................................................... VENDE-SE terreno de 1250m², com casa mista, na rua Friedrich Schuller por R$180.000,00 à vista. Fone: 3375-1049 ............................................................. VENDE-SE 1011m², próximo a agro-vila e Instituto Farroupilha, terreno plano e cercado, água e luz, bom preço. Fone: 9956-8847, 91144421 e 8415-0246 ........................................................... VENDE-SE um terreno no bairro Becker, 300m², R$ 27.000,00. Fone: 9694-5188 e 9129-5170 .............................................................................. VENDO terrenos com 318m², rua Portugal - B, Zona Norte, no calçamento. R$ 30.000,00 cada. Fone: 9646-7849 ............................................................... Terrenos de 360m² na Rua Morengaba, a 700m da Prefeitura e a 30m do calçamento. Faço pela CEF. Tratar 9969-7289. ........................................................ ALUGA-SE casarão na rua Hermann Faulhaber 255 próximo ao restaurante Gêmeos. Fone: 9146-5845 ........................................................ VENDE-SE terreno no bairro Medianeira com 485m², duas frentes, valor R$ 45.000,00. Fone: 9976-1610, 84064378 e 9120-4805 .............................................................. VENDE-SE dois terrenos de 321m² cada um. Valor unitário R$ 35.000,00. Fone: 91431381 e 9656-0640

VENDO terreno na Medianeira, calçamento, água e luz. Valor R$ 35.000,00. Fone: 3375-1760 e 9151-2769 ....................................................... VENDE-SE açougue e mercado completo. Fone: 91489702 e 9118-0890 ......................................................... DIVIDO apartamento novo com 3 quartos. Fone: 99374750 .......................................................... VENDE-SE apartamento com 3 dormitórios no Centro. Valor R$ 190.000,00. Fone: 9976-1610, 8406-4378 e 9120-4805 ....................................................... VENDO apartamento com 2 quartos, sacada com churrasqueira, no centro, ótima posição solar. Fone: 99637373 ........................................................... ALUGO um apartamento com 1 quarto, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, bairro Zona Norte, perto da rua da Palmeira. Fone: 3375-2481 e 9179-4332 ........................................................ VENDE-SE terreno com 435m², de esquina, na Colina do Sol. R$ 50.000,00. Fone: 9976-1610, 84064378 e 9120-4805 ....................................................... VENDE-SE imóvel comercial/ residencial com 208m², próximo ao Clube 25 de Julho. Fone: 9120-4805, 84064378 e 9976-1610 ............................................................. VENDE-SE terreno com casa no Centro, 2 dormitórios+suite, 114m². R$ 175.000,00. Fone: 91204805, 8406-4378 e 99761610 ........................................................... VENDE-SE 2 casas com terreno, uma em Panambi por R$ 80.000,00, outra em Condor por R$ 90.000,00, próximo a praça, aceitamos trocar as 2 por outra maior em Panambi. Fone: 91788891 ........................................................ ALUGA-SE um kitnet. Fone: 9179-8136 e 9918-3604 ...................................................... VENDO linda área de terra 2 a 3 Hectares, terra vermelha, a beira da estrada, c/vertente a 10Km da cidade de Panambi. F: 9928-7947 ............................................................ VENDE-SE um terreno na rua Cristóvão Colombo, proximidades do Fórum, ótima localização, rua com asfalto, preço de ocasião. Fone: 91575155, com Teresa. ......................................................... VENDE-SE um terreno de 489m², localização, bairro Zona Norte, próximo a escola José Anchieta, R$42.000,00. Fone: 33751978 ..........................................................

VENDE-SE Casa nova de alvenaria, com 54m², 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro e varanda. Terreno com 360m². Bairro Fritsch, valor R$ 73.000,00. Pode ser financiado pela CEF. Fone: 9646-7849

MASSOTERAPIA Vida e Saúde. Cledi Oberdorfer, massoterapeuta. Rua Barão do Rio Branco, 390. Fones 3375-8578 e 8406-1740 ............................................................................................................ TELEMENSAGENS Happy Fone. Fone: (55) 3375-8646 ......................................................................... RM Estalações Elétricas, predial, industrial e instalação de parabólicas. Fone: 55-9194-7592 e 55-96904617 .............................................................. Fretes e mudanças para Panambi e região. Fone: 9122-7988 c/ Flavio ......................................................... VENDE-SE uma carretinha com baú e lugar para 2 motos, semi-nova, pago 2012. Fone: 9126-2342 ............................................................ FRETES e entregas de mercadorias. Fone: 9120-6732 e 9128-5276 ............................................................... VENDO uma bicicleta aro 26 e aro 16, as duas em ótimo estado. Fone: 9107-0146 ......................................................... PÁSCOA! VENDO Play 2, novo, 2 controles, memory card, 3 jogos, garantia de um ano. Parcelo! Fone: 91303411 .......................................................... COMPRA-SE bicicletas antigas. Fone: 9116-9880 ............................................................ PROCURA-SE emprego de babá, serviço doméstico, cuidar de idosos, manhã, tarde ou meio turno. Interessados no endereço rua Otto Kepler, 324, bairro Fátima, com Sheila. Fone: 9665-2463 ........................................................

SUPER OFERTA Areião e areia branca a R$ 59,00 o m³ e tijolos direto da olaria a partir de R$ 269,00 o milheiro. Fone: 8448-5266

PointTAXI.com FONES: 9167-4294 9993-0201 8100-5632.

TELE-TAXI DO VALDOMIRO (55) 9952-0510 (55) 9152-9860 O melhor preço

CONSERTOS - Troca de fechaduras, interruptores elétricos, lâmpadas, torneiras, vazamentos, sup. cortinas, etc. Fone 9102-5085. ..................................................................................... MUDANÇAS Zamberlan, com caminhão baú para todo o país, montagem, desmontagem, encaixotamento. Tratar pelos fones 3375-2729 ou 9969-5512. ............................................................................... MUDANÇAS EGON: para todo o Brasil, confiança e agilidade, 20 anos de experiencia, caminhão baú grande. Fone (55) 3375-1974 ou (55) 91685683. .................................................................................... Fretes e mudanças em geral. Tratar 9963-5058.O. Hack ........................................................... VENDO betoneira pequena com pouco tempo de uso. Fone: 9118-1027 ............................................................ CAMINHÃO para fretes gerais e mudanças.9959-6270. ..................................................... FAÇO Construções, reformas e pinturas em geral. Fone: 9154-9100 .......................................................... VENDO uma bicicleta aro 20, freestyle, cromada, estado de nova. Valor R$ 280,00. Fone: 9145-3093 ............................................................. VENDE-SE um motor de popa 3,6 HP, marca Seilor (seminovo, 3 horas de uso). Tratar ar condicionado Renato. Fone: 3375-1908 .......................................................... VENDE-SE porco bom para o abate, de 60Kg a 120Kg. Fone: 9192-2809 e 91864479 ......................................................... VENDO móveis usados de salão de beleza. Fone: 96148160 ........................................................ VENDO vários modelos de celular de 2, 3, chips, TV, WiFi, cabo, USB, camera 12.1, MP3 e 4, flash, lanterna. Som para carro com AM, FM, pendrive, controle, frente removível por R$ 230,00. Parcelo! Fone: 9130-3411 ........................................................

TIJOLOS TIJOLOS 6 furos e maciços direto da industria. Consulte-nos. Fone 99095415.

Edição 06-04-2012

EUROPA - Filtros e purificadores de água,com água gelada. Vendas e assistência técnica c/ troca de elementos filtrantes. Fone 91025085 c/ Mario. ................................................................ MALHEIROS PINTURAS - Pinturas de casas e grades em geral. Fone 9155-2091 e 9656-8090 .......................................................................... NOVA! digital Soni W-510, 12 MP, preta, foto panorâmica, detector de sorriso. R$ 390,00. Parcelo! Fone: 91303411 e 9609-0834 ............................................................ ELIS DECORAÇÕES, casamentos, 15 anos, infantil e festas em geral. Fone: 99739270 e 9941-2361 ............................................................. ALUGA-SE Camas elásticas grandes com 12 bastões para maior segurança do usuário. Fone: 9604-9132 ......................................................... FRETES e mudanças, F-4000 em bom estado, acima de 100Km, R$ 0,90 o Km. Inclusive fora do estado. Fone 9661-4549 c/ Paulo. ................................................................... FRETES e carretos em geral. Pequenas mudanças, Corto Lenha (c/ motosserra). Fone 8403-0838 c/ Henrique. ................................................... VENDE-SE uma máquina Banri-compras em bom estado. Fone: 3375-3878 ......................................................... PRECISA-SE de secretária. Fone: 3375-3333 ....................................................... PRECISO de babá com referências. Fone: 9967-9122

DCÓRDOVA

Negócios rurais, compra e venda de gado geral para invernar. Fone: (55) 9642-1285 e 84278331

Vendo celular Vários modelos, 2, 3 e 4 chips, Playstation 2, câmera digital, tablet e módulo para carro, tudo com garantia, parcelo. Fone: 9158-0096, 9683-8736 e 8405-9648


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

Folha das Máquinas

NEGÓCIOS - PÁGINA 21 Vende-se Zafira CD

2004, branaca, motor 2.0, 8v, caminhoneta completa c/ar-condicionado, dir-hidráulica, trio elétrico, alarme, ar-quente, limpador e desembaçador traseiro, películas, faroletes, CD-Player, rodas liga-leve original, IPVA 2012 pago, revisada, c/manual, 2ª chave, step não rodou, "novíssima"! Aceito carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se Corsa Sedan Classic

Vende-se

Siena Fire 1.0

2006, cinza, carro c/ar-quente, alarme, trava elétrica, CD-Player, desembaçador traseiro, rodas liga-leve, IPVA 2012 pago, carro todo revisado, "novíssimo"! Aceitase carro menor valor. Confira em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 99614660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier. VENDE-SE Kasinki Win 110, 2008, com partida elétrica, 13.000Km, semi-nova. Fone: 9935-1745 ............................................................ VENDO Honda CG 150 Fan, completa, ano 2010, modelo 2011. Fone: 9679-9763 e 9162-6142 ......................................................... VENDO Polo Classic 1.8, ano 99, completo, IPVA pago, R$ 15.500,00.Placa CTO9015. Fone: 9126-5785 e 91648978 .......................................................... VENDO CG Titan 150 KS, preta, 2007, R$ 3.850,00, somente a vista (FIPE R$ 4.220,00), placa INS 7821. Fone: 9181-1394 ......................................................... VENDO Astra Sedan GLS, prata, ano 2000, completo. Placa DAQ 5912. R$ 23.500,00. Fone: 9181-1394 ........................................................... VENDE-SE Corsa Sedan 1.0 MPFI, prata, 61.000 Km, trava elétrica nas 4 portas, ano 2002. Fone: 9126-2342 .......................................................... VENDO uma moto Honda CBX 250, Twister, ano 2003 c/ manual, 2ª chave, 2 controles de alarme. Placa ILK 0063. Fone: 3375-0815 ........................................................ VENDO Fox 2010, branco, 4 portas, com película, ar, direção, vidros e trava, 1.0. Placa IQN 2084. Fone: 3375-0815 ....................................................... VENDE-SE Logan Renault, cor preta, 2008, completo, 29.000Km rodados. Placa IPJ 2365. Fone: 9106-5444 c/ Valdir ........................................................... VENDO OU TROCO por carro de menor valor, moto Sahara 350, ano 96, aceito proposta. Fone: 9966-0739 ......................................................... VENDO Courier 06, 1.6, básico, branco, bom estado de conservação e mecânica. R$ 17.000,00. Placa IMY 0803. Fone: 9615-2831

VENDE-SE Palio EX, ano 2000, vidro elétrico, alarme, roda de liga-leve, cor cinza metálico, R$ 12.500,00, em ótimo estado de conservação. Placa AJG 9628. Fone: 9184-6682

Vectra Hatch GT-X

2010, prata, carro c/air-bag duplo, freios c/ ABS, ar-condicionado digital, dir-hidráulica, trio elétrico, computador de bordo, câmbio manual, piloto automático, bancos em couro, CD-Player original c/MP3, controle de som no volante, faroletes, películas, rodas liga-leve original, 4 pneus novos, IPVA 2012 pago, carro de único dono, c/manual, 2ª chave, step não rodou, "impecável"! Aceita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, na rua Gen. Osório, 445 ou fones 3375-2107 ou 99614660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier. VENDE-SE Fiorino IE 1.5, 98, ar-quente, em bom estado de conservação. Fone: 99656467 e 9612-5709 ........................................................ VENDO Vectra Elite 08/08 2.0, com 30.000Km, 8v, roda aro 17, automático, revisado só na agência. Fone: 3375-7784, com Dr. Arno ............................................................ VENDE-SE Astra GL 1.8, completo, ano 1999. R$19.500,00. Fone: 99649698 ......................................................... VENDO Celta Spirit, prata, 2010,barbada, impecável. R$ 18.500,00, somente a vista. Fone: 9929-8486 ......................................................... VENDE-SE um Corcel GT, ano 72, todo reformado. Valor R$ 5.000,00. Fone: 9149-0600 ........................................................... VENDE-SE Titan 150, completa, vermelha, ano 2007, ótimo estado, R$ 4.600,00. Fone: 9126-2342 .......................................................... VENDO Montana 2008, motor 1.4, preta, rodas 17 c/laudo de suspenção, protetor caçamba, capota marítima. Placa JDL 0309. Fone: 33750815 ......................................................... VENDO Fiesta Hatch 1.0 Personalite, prata, 2006, ar quente, alarme e travas. Placa IMW 1932. Fone: 91811394 .......................................................... VENDE-SE Kadet GL, ano 95, 1.8, roda 14, completo, IPVA 2012 pago, placa IDL 5556. Fone: 3375-3247 ........................................................ VENDO moto Suzuki Intruder 250, ano 2001, placa IKG 8510. Fone: 8441-4090 ......................................................... VENDO S10 Executive, cor prata, ano 2009, 54.000 Km rodados. Placa IPE 1888. Fone: 9963-7404 ...............................................................

VENDE-SE

Uma caminhonete Pampa GL, ano 93, gasolina, direção hidráulica, capota fibra, alarme, ótimo estado. Fone: 8421-8837

Vende-se

VENDE-SE

Clio Campus

Gol Trend 1.0

2007, vermelho, 2 portas, carro c/arquente, alarme, vidros elétricos, trava elétrica, películas, limpador e desembaçador traseiro, 4 pneus semi-novos, carro de única dona, c/manual, 2ª chave, "novíssimo"!Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, na rua Gen. Osório, 445 ou fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Ano 2009, preto, 2 portas, motor 1.0, carro c/ ar-condicionado, ar-quente, CD-Player, limpador e desembaçador traseiro, carro novíssimo!, de única dona, c/manual, 2ª chave, step não rodou, comprado "0" Km em Ijuí! Aceita-se carro de menor valor!Venha conferir em Stiegemeier Automóveis rua Gal. Osório, 445, fones:33752107 e 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

VENDO Focus 05/05 Hatch 1.6, prata, completo, por R$ 25.900,00, sem troca, carro VENDO um Vectra GLS , ano impecável. Placa JPS 7966. 94, completo, em ótimo esta- Fone: (55) 9165-6456 e (51) do. R$ 12.000,00. Fone: 9347-5288 9675-8789 ........................................................... .........................................................

Ano 2008, preto, motor 1.0, flex-power, carro com ar condicionado, ar quente, desembaçador traseiro, CD Player com MP3, carro de única dona, IPVA 2011 pago, todo revisado, "novíssimo", com manual, 2ª chave, step não rodou! Venham conferir em Stiegemeier Automóveis, Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vectra Expression

2002, azul, motor 2.2, 8v, carro completíssimo, c/ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, CDPlayer original, controle de som no volante, alarme, arquente, películas, faroletes, desembaçador traseiro, rodas liga-leve originais, carro em excelente estado! Todo revisado! Aceita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

VENDO KA 2009, cor preta, único dono, R$ 18.500,00, aceito troca. Fone: 9929-8486 ........................................................ VENDO Escort X1.6 XLT, prata, 2004, ar, dir., banco couro, air bag, trio eletr. e rodas. Fone: 9118-1607 ........................................................ VENDO Celta1.0, 2001, básico, ótimo estado, placa IKC 2924. Fone: 9146-8366 ............................................................. VENDE-SE Fusca 1973, roda 15, R$ 3.000,00, placa IHX 8096. Fone: 9158-5100 ....................................................... VENDO Palio EL 1.5, 4 portas, em bom estado, 4 pneus novos, aceito moto de menor valor. Fone: 3375-6187

Vende-se Fiesta 1.0 2007, prata, modelo novo, 4 portas, carro c/ar-quente, CD-Player, trava elétrica, limpador e desembaçador traseiro, 4 pneus novos, único dono, IPVA 2012 pago!Aceitase carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, fones 3375-2107 ou 9961-4660. Com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

GM

Marajó 1.6, alcool - prata.....................................................1986 S10 CD 4X4 Exec., completa, 50.000Km.............................2009 Kadett Turim 1.8, ALL, RLL - prata....................................1990 S10 Tornado, completa - branca.........................................2006 Corsa 1.0 Super, 2pt - bordô...............................................1996 Chevette 1.4, tubarão, RLL - bege.....................................1976 Chevette - vermelho............................................................1987 Kadett GL 1.8 - preto............................................................1994 FORD

F1000, 6cc, cab. est., DH, gasolina - branca......................1994 Fiesta 1.0, 4p, completo - verde.........................................1996 Belina GLX 1.6, alcool - dourada.........................................1989 Fiesta 1.0 4p, VE, TE, AL - prata...........................................1998 Belina L 1.6, alc. - bege........................................................1984 Escort GL 1.8 DH, AQ - azul..................................................1996 Verona GLX -azul.................................................................1990 Fiesta 1.0, 2 portas - prata..................................................1997 Ka 1.0, AC, VE - cinza............................................................1998 FIAT

Uno 1.0 IE, EX, 2 portas - cinza...........................................1998 Palio Fire 1.0, 2pt, AL - prata...............................................2002 Uno S 1.3 - branco................................................................1990 Tipo SLX, completo - prata.................................................1995 Uno EP, 4 portas, AC - verde...............................................1996 Palio EDX, AQ, LDT, VE - branca..........................................1997 Uno EP, 2pt, AL, TE - bordô.................................................1996 VOLKSWAGEN

NOVO Gol 1.0 completo - prata.............................................2010 Gol 1.0, 16V, AR,TR, AL, 4p - branco..................................1999 Gol CL 1.6, G, RLL - branco.................................................1992 Gol GIII, 4 pts, AC, DH, RLL, Al - cinza................................2000 Pointer CLI 1.8, 4pt, RLL - verde........................................1995 Voyage GL 1.6, RL, alc - prata.............................................1989 Gol bolinha I - bordô............................................................1996 Gol Special - branco.............................................................2002 Gol Special - prata.................................................................2004 Santana Quantum GLS 2000 - cinza...................................1989 Santana quantum GL 1.8 - branca......................................1987 Gol 1000 Ve, licenc 2012 - azul...........................................1995 DIVERSOS

Trator Ford 6600 tracionado - azul....................................1979 Colheitadeira Ideal 1175 DS, 2 plataf (milho e soja).......1987

SITE: www.v8automoveis.com Barco Metal Glass, Yamaha 15hp, reboque com todos acessórios.2009

FIAT SITE: www.v8automoveis.com Marea ELX 2.0, completo, RLL - azul................................1999 Palio ELX 1.0, completo, AL, CD, flex, RLL - vermelho...2008 Uno Mille Fire flex, AC, RLL - branco................................2006 FORD Fiesta hatch 1.0, AQ, DH, VE, TE, DVT, CD - prata.............2003 Verona 1.8 LX, AQ, DVT - dourado....................................1994 Focus Sedan 2.0, completo, RLL - branco........................2001 Focus Sedan 2.0, completo, air bag duplo, RLL - prata..2008 GM Corsa Sedan Classic Life 1.0, AQ, DVT, flex - prata.......2009 Monza SL/E 1.8, AQ, DVT - vermelho.................................1989 Monza SL/E 1.8, AQ, DH, DVT, RLL - verde.........................1990 Marajó SL/E 1.6 - prata..........................................................1989 Opala Como SL/E 2.5,AQ,DH,VE,RLL,CD,DVT - dourado..1988 Vectra GLS 2.2, completo, ar digital, RLL - azul..............1999 Vectra GLS 2.2, completo, RLL - verde.............................1999 VOLKSWAGEN Gol Plus 1.0 - branco............................................................1997 Gol 1.0, VE - prata....................................................................2003 Gol 1.0, 4 pt - prata................................................................2003 Golf 2.0, completo, RLL, ab duplo, CD - verde................2001 Logus GLS 1.8, AQ, DH, TE, VE - prata...............................1993 MOTOS Honda CBX 250 Twister - vermelha.................................2006 Honda CG 125 Titan KS - vermelha...................................2003 Honda CG 125 Titan KS - verde.........................................2004 Honda XLR 125 - azul............................................................1998

FINANCIAMENTO E REFINANCIAMENTO DE CARROS, CAMINHÕES E MOTOS


PÁGINA 22 - GERAL

PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012

Folha das Máquinas

Parto sem medo Alberto Jorge Guimarães*

19

No palco, duas figuras centrais em total sinergia. Os flashes são insistentes e a plateia assiste ao espetáculo que emociona até mesmo os mais céticos: o encontro entre mãe e filho, que, mesmo juntos desde o momento da concepção, jamais se viram e nunca se tocaram. O nascimento é um marco na vida de ambos e estudos comprovam que a nossa capacidade de amar se relaciona com a percepção de mundo que temos ao nascer. E você sabe o porquê? Durante a gestação, a mulher opta pelo tipo de parto que trará seu filho ao mundo, mas muitas delas não são conscientes desta escolha. O fazem por medo, pressão e até por ignorarem os benefícios do trabalho de parto no nascimento da criança. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2010, o Brasil registrou mais cesarianas do que partos normais. Enquanto em 2009 o País alcançava uma proporção de 50% de partos cesáreos, em apenas um ano, a taxa subiu para 52%. Na rede privada, o índice de partos cesáreos chega a 82% e na rede pública, 37%. O que muita gente desconhece são as vantagens que um parto normal pode trazer ao bebê e a mãe. Estudos comprovam que as chamadas “cesáreas eletivas” são as que representam maior risco. Nesse tipo de parto, a mãe agenda o dia do nascimento e o bebê nasce sem que ela entre em trabalho de parto, o que pode causar problemas de saúde, principalmente respiratórios, na criança. No decorrer da história, o processo fisiológico do parto natural sempre foi visto como dolorido e sofrível, fazendo com que a mulher tivesse uma visão distorcida em relação ao nascimento. Mas afinal, dá para reverter este quadro? Embora todos saibam que a fisiologia do parto envolve uma experiência corporal intensa, é possível encará-la com prazer e alegria, desfazendo-se de mitos

que deixam a cabeça da mulher em polvorosa. Claro que não é de uma hora para outra que a mulher vai deixar de ter medos, afinal, tratando-se do desconhecido, é natural que todo o processo faça com que ela sinta-se amedrontada, mas tudo fica bem mais difícil se a mulher não se informa e acata tudo o que ouve por aí. Para começar, a ocitocina – o hormônio que estimula as contrações do útero durante o parto e a expulsão – está presente na lactação, é responsável pelo ato sexual e é um dos grandes responsáveis pela sensação de emoção que a mamãe sente ao pensar no seu bebê. Ela também auxilia na maturação pulmonar, grande conjunto químico de hormônios que produzem o leite. Aquelas contrações que na hora parecem indesejáveis, estão só preparando o corpo para uma série de transformações que não culminam com o nascimento. Muitos hormônios liberados pela mãe e bebê durante o parto estão fortemente presentes na primeira hora de vida posterior ao nascimento, quando a mãe e filho se reconhecem, formando uma sinestesia perfeita, cada qual embebido em fluidos naturais que excitam sua capacidade de amar. Isso mesmo: o "hormônio do amor" é até absorvido pelo bebê através da amamentação. Portanto, quando for parar para pensar no tipo de parto, lembre-se de que é possível vivenciar este momento pelas vias naturais, permitindo que o corpo trabalhe de forma que a natureza o programou: certamente, uma sucessão de acontecimentos culminará na melhora da relação afetiva entre mãe e filho. Mas estes só acontecerão se a mãe estiver consciente de sua responsabilidade em todas estas ações. Pense nisso! *Alberto Jorge Guimarães é médico, ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina em Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Defensor dos conceitos de Parto Humanizado.

ADVOGADO DR. LEOCIR PAASCHEN DILL - Inventários - Cobranças - Defesas Criminais

Psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos

R. Alfredo Brenner, 03 - Ed. Hartmann Sala 6 - Fone 3375-2851 E-mail: leocir.dill@oabrs.org.br leocir.dilladvogado@hotmail.com

CLÍNICA GERAL

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Dra. Therezinha Lerner Dill CREMERS 7150

Dr. Arno Arnoldo Keller DDoutor em Direito - OAB 6.004 Dra. Marga Keller OAB/RS 41.543

Dra. Patrícia Keller

OAB/RS 70.112 Escritórios: Panambi: Rua Sete de Setembro, 211 telefone (55)3375-4317 - Passo Fundo: Av. General Netto, 448, sala 601, telefone (54) 3311-6900.

Serviços Contábeis

Registro de empresas Contabilidade Comercial, industrial e rural Folha de pagamento

3375-6023 e 3375-4486

Aparelhos Ortodônticos Estela Kersting Tussi Cirurgiã-Dentista CRO 16077

• Prevenção do câncer ginecológico • Colposcopia • Microscopia Agora atende das 14 às 18 horas. Também no idioma alemão. Particular e convênios Unimed e IPE. Consultório: Rua Alfredo Brenner, 265 - Sala 2 (antigo Hospital 7 de Setembro) - Fone 3375-3205.

Fone: 9121-1027

Implante um sorriso novo na sua vida! Dr. Emerson Rolão

Rua Hermann Faulhaber, 255 - Sala 2 - Centro E-mail: estelakt@hotmail.com

Clínica Geral - CRO 12.256

• • • •

Restaurações estéticas Clareamento Tratamento de Canal Cirurgias avançadas (enxertos ósseos, cisos retidos, tumores e cistos) Convênios: • Especialista em Prótese Dental- CEOM/RS • ASCEP • Banco do Brasil • Pós-Graduado em Implantodontia -

• Bruning • Fockink • Cotripal • Kepler Weber • OAB

UNICSUL/SP

Drª Letícia Müller Clínica Geral - CRO 12.268

• Restaurações estéticas • Esp. em Ortodontia-Unicastelo-SP

Fone consultório: 3375-7230 Rua Holanda, 193 - Sala 21 13 - Panambi


PANAMBI, 06 DE ABRIL DE 2012.

GERAL - PÁGINA 23

Folha das Máquinas

Câmeras de monitoramento ajudam a prevenir e investigar crimes Câmeras de monitoramento em Cruz Alta foram fundamentais para o esclarecimento de roubos e prisão de assaltantes, incluindo um ladrão que tinha assaltado um taxista de Panambi.

Câmeras de vídeo-monitoramento nas ruas da cidade e nos acessos seriam um fator importante de prevenção e investigação de crimes, auxiliando tanto o trabalho da Polícia Civil quanto o da Brigada Militar. O entendimento é do escrivão Ataídes da Rosa, chefe do setor de investigação da Polícia Civil. Ataídes lembrou que já há bastante tempo foi feito um estudo sobre isto, bem como um experimento no ano passado, com o apoio de uma empresa. No ano passado, câmeras de monitoramento em Cruz Alta foram fundamentais para o esclarecimento de roubos e prisão de assaltantes, incluindo um ladrão que tinha assaltado um taxista de Panambi. “Existe a necessidade deste tipo de equipamento de segurança pública, em todos os sentidos, da segurança da vida, do patrimônio, da circulação de veículos: devo deixar bem contundente a nossa reivindicação”, afirmou, em entrevista à Rádio Sorriso FM, na terça-feira, dia 3.

um depósito bancário, a empresa será invadida com uso de violência. Ataídes revela que um caso destes já aconteceu em Panambi. A Polícia Civil, entretanto, foi acionada e pôde verificar que não havia qualquer veículo ou atitude suspeita na área da empresa e da residência do empresário ameaçado. “Acabamos apurando que esta ligação partia de um presídio fora do estado”, complementa. Outro novo golpe via ligação telefônica utiliza a promoção “Avião do Faustão”, para tentar convencer a vítima a adquirir créditos para telefone celular e repassá-los ao golpista. “Existem golpes bem antigos, mas é interessante alertar o pessoal e, neste aspecto, o papel dos veículos de comunicação é muito importante”, garante o escrivão. No caso do “Avião do Faustão”, há registros de tentativas de aplicá-los em Panambi, mas nenhum registro de que alguma vítima teria “engolido” a conversa dos golpistas e perdido algum dinheiro.

Golpes por telefone

Furto de agrotóxicos

O jornal Correio do Povo do dia 3 apresenta matéria sobre um novo golpe telefônico que já teria arrecadado em torno de R$ 60 mil no Rio Grande do Sul. Segundo a matéria, o golpista liga para um estabelecimento comercial, industrial ou de serviços, afirmando que está monitorando o movimento e que, se não for feito

Na mesma entrevista, Ataídes lembrou que têm sido raros, na região, os casos de furtos de agrotóxicos e outros insumos agrícolas. Ele atribuiu isso ao sucesso da “Operação Ópera”, desencadeada em 2010 a partir da DP de Panambi. “Montamos uma base de operações em Ijuí e diversas prisões foram executadas”, relembra.

“Operação Semana Santa” da PRF combate embriaguez e ultrapassagens proibidas A lei continuará sendo aplicada com o mesmo rigor que fez com que, em 2011, mais de 699 mil motoristas passassem pelo teste do bafômetro. Com reforço no efetivo em locais estratégicos e combate implacável à embriaguez ao volante, a Polícia Rodoviária Federal realiza a “Operação Semana Santa”, entre os dias 5 e 8 de abril. Durante os quatro dias, cerca de nove mil policiais rodoviários federais estarão presentes, em escala de revezamento, nos mais de 67 mil quilômetros de malha viária federal do país, coibindo, principalmente, as condutas de risco que causam os acidentes mais graves, como as ultrapassagens em locais proibidos. A operação começa à zero hora de quinta-feira e termina à meia noite de domingo.

torista receberá multa de R$957, terá sua carteira de habilitação recolhida, impedindo que siga viagem na condução do veículo e se torne um potencial causador de acidentes. Além disso, ele também terá seu direito de dirigir suspenso por um ano.

CHEVROLET

Prisma Maxx, completo - vermelho......................................2011 Corsa Hatch Maxx, completo, rodas -prata.........................2008 Celta super 1.0, 4 pt, vidros, DH, AQ, limp - prata.............2010 Kadett GL, AQ, DH - vermelho................................................1995 Kadett GL, VE, AQ, DE, LDT - vermelho...............................1996 Astra GLS, completo - vermelho............................................1995 Monza SL/E 2.0, AQ, DH,VE - azul..........................................1991

FORD Ecosport XLT 1.6, flex, completa - vermelha..........................2009 Fiesta Personalite 1.0, básico - prata.................................2006 Ranger XLS, completa, rodas - preta..................................2006 Ecosport XLT 2.0, completo - azul........................................2005 Focus GL 1.6, completo - branco............................................2005 Fiesta 1.0, básico, rodas - vermelho.....................................2001 Courier 1.6, básico - vermelho...............................................2002 Escort GL, completo , rodas - prata.......................................2000 Escort GL, completo - prata...................................................1999 Ka 1.0, AC, vidros, DT, LT - vermelho...................................1998 Royale 2.0 GL, completo - vermelho....................................1995 Mondeo CLX, completo - branco............................................1997

FIAT Siena Celebration 1.0, completo - vermelho........................2008 Strada Fire, cap. est. 1.4, completa, rodas - prata............2006 Siena Fire flex 1.0, completo - preto.....................................2006 Uno Mile EX, básico - preto.....................................................1999 Uno Mile SX, básico, 4 portas - vermelho.............................1997

VOLKSWAGEN

Lei Seca A recente decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre o crime de dirigir sob a influência de álcool trouxe alguns questionamentos: como a Polícia Rodoviária Federal vai trabalhar neste feriado? Como será feito o combate à embriaguez após a decisão do STJ? O motorista alcoolizado está imune à fiscalização? A resposta para todas essas perguntas é simples e uma só: para o trabalho da PRF, nada mudou. A lei continuará sendo aplicada com o mesmo rigor que fez com que, em 2011, mais de 699 mil motoristas passassem pelo teste do bafômetro. Ainda no ano passado, foram retirados de circulação 27.697 reprovados, dos quais, 9.406 presos no momento da fiscalização. Nesse período, a média foi de um teste realizado no Brasil a cada 45 segundos. A decisão do STJ simplesmente confirma o artigo 306 do código de trânsito e reafirma a necessidade do teste com o “bafômetro” ou do exame de sangue, para que seja caracterizado o crime de trânsito, recusando outros tipos de prova. Porém, é importante lembrar que a negativa ao teste não isenta o infrator de punição. Baseado nos sinais de embriaguez apresentados, o mo-

Escrivão Ataídes é chefe do setor de investigação da DP.

christmann@madeireira.net.br

Gol 1.0 G5, vidros , direção - verde...........................................2009 Fox 1.0, AQ, travas - preto........................................................2006 Gol Special 1.0, básico - azul................................................2002 Golf Confortline 2.0, completo - bege...................................2001 Gol Special 1.0, básico - prata..............................................1999 Santana 2000 MI, completo - azul........................................1996 Santana Quantum, DH - preto.................................................1996 Parati Club 1.8, VE, AC, DH - prata.......................................1997 Gol 1000 I, básico - prata........................................................1995 Golf GL, completo - azul...........................................................1995

PEUGEOT 206 Passion, completo - preto...............................................2000

MOTOS CG 125 Fan ES, IPVA 2012 pg - preta.................................2010 CG Titan KS - preta..................................................................2007 Kawasaki VN 750 - verde.......................................................1995

OFERTA DA SEMANA Entrada e o restante com cheque, transferência no dia! Gol Special 1.0 prata, básico = R$ 9.000,00 Monza 2.0, 91,azul,dh,aq,ve,te,dt - E=4.000,00 + 12X330,00 Golf 1.8, 95, azul,ac,dh,ve,te,ldt - E=5.000,00 + 18X330,00 Parati 1.8, 95, branca, ldt - E=6.000,00 + 18X330,00 Quantum1.8,96,pret,dh,aq,ve,te,ldt - E=7.000,00 + 18X390,00 Parati CL 1.8,97,prat,ac,dh,aq,ve,te,ldt - E=8.000,00 + 18X450,00


Mensagem do dia:

Filiado à

“A religião, quando impera no coração dos homens, purifica os seus pensamentos, palavras e ações”

PANAMBI (RS) - SEXTA-FEIRA, 06 DE ABRIL DE 2012 - Nº 1.804 - ANO XX

(Marquês de Maricá)

Uma vitória que valeu quatro posições na tabela A SER Panambi obteve, nesta terça-feira, em Sapucaia do Sul, uma importante vitória contra o Sapucaiense, no estádio Artur Mesquita Dias: 2 x 1, gols da SER marcados por André Tereza e Cleberson, ainda na primeira etapa. O time da casa descontou aos 29 minutos da etapa complementar. O time de Panambi, do técnico Bebeto Rosa, ocupa agora a terceira posição na chave 2, com 15 pontos, à frente do Passo Fundo, também com 15 pontos ganhos, mas com 4 vitórias, contra

cinco vitórias da SER. O líder é o Santo Ângelo, com 18 pontos, seguido do União Frederiquense, com 16. O próximo compromisso da SER Panambi é neste sábado, às 19h, no Piratini, contra o União Frederiquense, time orientado por Rodrigo Bandeira, extreinador da SER. Nos outros confrontos da chave 2, Esportivo (Bento Gonçalves) x Passo Fundo, Glória (Vacaria) x Milan (Julio de Castilhos), Santo Ângelo x Juventus (Santa Rosa) e Brasil (Farroupilha) x Sapu-

caiense. Mulheres passam a pagar ingresso A partir do jogo deste sábado, a SER passa a cobrar ingresso também das mulheres. Os preços ficam assim: R$ 10,00 (geral), R$ 15,00 (arquibancada) e R$ 5,00 (mulheres). O torcedor que adquirir ingresso concorrerá aos sorteios de uma máquina de lavar roupas, um aparelho de DVD e dois ranchos de R$ 300,00 cada. Contratações A SER anunciou esta

semana dois reforços para o returno da divisão de Acesso. Apresenta-se neste final de semana o atacante Zé Anderson, que estava no Santacruzense, de Santa Cruz do Rio Pardo, equipe da

divisão A3 de São Paulo. Na próxima semana chega Cristiano, meia esquerda do Santa Cruz (RS). Neste domingo, ele defende sua atual equipe na rodada final da Taça Farroupilha.

• Sexta-feira, 06: sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima 17ºC, máxima 29ºC; • Sábado, 07: sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima 13ºC, máxima 29ºC. • Domingo, 08: sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima 13ºC, máxima 31ºC. • Segunda-feira, 09: sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Mínima 19ºC, máxima 28ºC.

Bruning Tecnometal.

Diretores, Gerentes, Supervisores e líderes, Jubilados 20 anos.

Jubilados 30 anos, Diretores, Gerentes e líderes.

Empresa faz homenagem aos Jubilados e seus familiares

Fundada pelo Sr. Ernesto Rehn em 1º de Abril de 1947 a Bruning Tecnometal iniciou suas atividades com a manutenção de equipamentos agrícolas importados, construção de pequenas máquinas agrícolas e beneficiamento de madeiras. Hoje, é uma empresa consolidada nos segmentos agrícola, rodoviário e automotivo, desenvolvendo projetos com foco na qualidade de seus produtos e na satisfação de seus clientes. Em comemoração aos seus 65 anos de fundação, a Bruning Tecnometal realizou na última segunda-feira, uma programação festiva para seus funcionários com cardápio especial, música ao vivo, homenagem aos funcionários jubilados que completam 20 e 30 anos de trabalho na empresa e ainda o sorteio de Notebooks, Televisores 32"LCD, Ar condicio-

nado Split 7000 BTUS, Fornos Elétricos e Bicicletas, num total de 50 prêmios. Os funcionários jubilados com 20 anos de empresa, são:Alfredo Tunnermann, Elton Luis Nunes, HertiSchemmer, Ibson Ivan Harter, Jadir dos Santos Biron, Jose Noel Chagas, Leonel Alves Lang, Marcelo Andre Gabbi, Nelson Braun, Nilvo Christmann, OlneiKrolow, Valdomiro Arlindo Datsch e os funcionários jubilados com 30 anos de empresa são: Dari Alceu Linn, Hilário Windmöoler, Ilário Roth, Mario Teles dos Santos, Valdir Ritta de Oliveira e Valdomiro Gomes Lencina. Todos os funcionários homenageados receberam da empresa um mimo e os jubilados de 30 anos, receberam também uma viagem para Serra Gaúcha com acompanhante.

Edição n 1.804.  

Edição do dia 06 de abril de 2012.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you