Page 1

www.folhadasmaquinas.com.br

PANAMBI (RS) - CIDADE DAS MÁQUINAS - SEXTA-FEIRA, 08/07/2011 - Nº 1.730 - ANO XIX - R$ 1,50

Temperaturas serão mais amenas nos próximos dias Depois de três manhãs consecutivas com marcas abaixo de zero grau centígrado, as temperaturas vão subindo aos pouco a partir desta sexta-feira. Mesmo com previsão de pancadas de chuva no domingo (10), terça (12), quarta (13) e quinta-feira (14), as mínimas deverão ficar em torno dos 10 graus, segundo previsão do The Weather Channel (http:// br.weather.com). Um alívio para quem, depois de suportar oito dias consecutivos de chuva, pegou mais de uma semana com temperaturas extremamente baixas. O recorde negativo da semana foi na terçafeira (5), com – 2,5 graus, no termômetro da Sorriso FM. Em alguns locais mais baixos, a mínima chegou a -3 graus.

Campo de pouso e decolagem de Panambi não está homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Conforme matéria distribuída na tarde desta quinta-feira pela Prefeitura, o prefeito Miguel Schmitt-Prym recebeu a informação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) de que vai impedir o pouso e a decolagem de aviões no campo do Aeródromo de Panambi, dentro de 90 dias. Segundo a intimação da ANAC o campo de pouso não está homologado pelos órgãos governamentais e, portanto, não pode ser utilizado para esta finalidade. O prefeito reuniu, juntamente com o procurador-geral do Município Nadir Martini, os pilotos e proprietários de aviões de Panambi e Condor, para decidir quais providências que possam ser tomadas para impedir a interdição do campo.

Grupos apresentaram propostas na Conferência Municipal de Saúde

Detalhes na página 12.

O prefeito Miguel lembrou que há 19 anos foi tentada a homologação do aeródromo, mas foram encontradas dificuldades na legislação da época que tornava quase impossível a legalização devido a questões como o pouco comprimento da pista, a proximidade de casas e outros. Na reunião com os pilotos ficou decidido que será solicitado um prazo maior para a legalização da questão, do que os 90 dias que foram dados pela ANAC. Entre as opções estaria a localização em outra área a ser eventualmente desapropriada pelo Município. A multa estipulada pela ANAC no caso de não cumprimento da determinação é de R$ 200 mil por avião de pequeno porte que decolar ou pousar na área.


PÁGINA 2 - GERAL

PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011

Folha das Máquinas

EDITORIAL

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

-

Lotário Buss

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Conferência Municipal da Saúde e o decreto “Cidade sem Fumo”

Foi realizada nesta quarta-feira em Panambi a Conferência Municipal da Saúde, cujos apontamentos serão levados à conferência estadual, para finalmente, chegar a 14ª Conferência Nacional da Saúde a ser realizada em Brasília num futuro próximo. O tema das ditas conferências é: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro", e a orientação é para que nestes eventos seja discutida a Lei 8080 de 1990 que dispõe sobre as condições de promoção, proteção e recuperação da saúde, Tomara que a organização e o iniciativa receba funcionamento dos serviços mesmo toda a correspondentes e a lei 8142 que dispõe sobre compreensão por a participação da parte daqueles comunidade na gestão que fumam. do SUS (Sistema Único de Saúde) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu o direito humano à Seguridade Social, onde fazem parte a Saúde, Previdência e Assistência a ser garantido pelo Estado Brasileiro, mediante políticas econômicas e sociais de acesso universal e igualitário. No encerramento de sua fala, nesta quarta-feira durante a conferência local, o prefeito municipal anunciou a assinatura de um decreto, instituindo o programa "Panambi - Cidade sem Fumo" pelo qual pretende, ao longo dos próximos 12 meses, submeter cerca de 1.500 fumantes a tratamento para que abandonem a dependência da droga, chamada tabaco. Com objetivos definidos e bastante meritórios, tomara que a iniciativa receba mesmo toda a compreensão por parte daqueles que pretendam abandonar a dependência de tão insidioso vício. (Pedro Aguiar)

EMPRESA JORNALÍSTICA CIDADE DAS MÁQUINAS LTDA. CNPJ 94.687.357/0001-33 - CGC/TE 090/0022736 Inscrição Municipal: 6066 - Inscrito no Registro de Oficinas Impressoras, Jornais e Periódicos do Registro de Pessoa Jurídica nº 5, Folha 5.

E-mail: folha@profnet.com.br Rua Hermann Faulhaber, 114 - Fone/Fax (55)3375-5033 - PANAMBI - RS Fundado em 25/07/1992 - Circulação: terças e sextas-feiras Diretor: Clóvis Kuntz (Reg. Prof. DRT 10545) Redação: Hugo Schmidt (Reg. Prof. DRT 6753) Pedro Aguiar (Reg. Prof. DRT 10546) Revisão: Maria Tereza Kuntz Martins Diagramação: Gilson Eraldo Martins Assinaturas: Bruna Gabriela Costa do Amaral e Mary Vieira da Silva Distribuição: Flori Valmir Martins da Silva Impressão: Cia. de Arte - Fone (55) 3331-0300 CNPJ 92.107.978/0001-75- 17 - R. Albino Brendle, 122 - Ijuí - RS

Representante em P. Alegre: JPD Naibert & Representações Ltda. Av. Jacuí, 1174 - Bairro Cristal - (51)3266-5016

INTEGRANTE:

ASSINATURAS:

Via entregador: Anual..............................120,00 Semestral........................65,00 Trimestral........................35,00

Via Correio: Anual............................190,00 Semestral...................100,00 Venda avulsa.........................1,50

A história do Ponto Negro Vejam que história interessante... Recebi e estou dividindo... Talvez nesse exato momento quando um milhão de dúvidas esteja martelando a sua cabeça ou você esteja buscando soluções para outro milhão de problemas, que lhe causam insônia todas as noites... Mas para tudo na vida existe uma resposta, uma saída. Leia e reflita com carinho. Viver vale qualquer sacrifício. Dor ou desapontamento... Não desista jamais, insista. Invista em você e em tudo o que contribua para torná-lo cada dia mais feliz!!! ....................................................................... “Certo dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste que viria. O professor entregou então, a folha com a prova virada para baixo, como era de costume... Quando puderam ver, para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro no meio da folha. O professor, analisando a expressão surpresa de todos, disse: - Agora vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo. Todos os alunos, confusos, começaram a difícil tarefa. Terminado o tempo, o professor recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta. Todas, sem exceção, definiram o ponto negro tentando dar explicações por sua presença no centro da folha. Após ler todas, a sala em silencio, ele disse: - Esse teste não será para nota, apenas serve de aprendizado para todos nós. Ninguém falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto negro. Assim acontece em nossas vidas. Temos uma folha em branco inteira para observar, aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros. A vida é um presente de DEUS dado a cada um de nós, com extremo carinho e cuidado. Temos motivos pra comemorar sempre. A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá sustento, os milagres que diariamente presenciamos. No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um familiar, a decepção com um amigo... Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente. Tire os olhos dos pontos negros da sua vida. Aproveite cada benção, cada momento que Deus lhe dá. Creia que o choro pode durar até o anoitecer, mas a alegria logo vem no amanhecer. Tenha essa certeza, tranquilize-se e seja feliz!!!”

• • • • •

Falecimentos

Osvaldo Brenner - 28/06 (93 anos) João Carlos Lima de Almeida - 26/06 (56 anos) Hildegard Muller - 30/06 (71 anos) Arthur Jacob Reiner - 03/07 (86 anos) Irica Anilda Brust - 25/06 (75 anos)

............................................................................................................................................. Amigos (as) mais uma vez utilizo-me deste espaço, para fazer de público e de coração, agradecimento a todas as pessoas que me enviaram e-mails nos últimos meses, a todas indistintamente: aos elogios, às ideias,às sugestões, às críticas. Muito obrigada! E pedir desculpas pela demora no meu retorno. Prometo que enviarei resposta individualmente a cada um de vocês. (Palavra de Árabe!) Mas em virtude de vários pequenos detalhes, que não vem ao caso, aqui esmiuçar... por estarem ligados ao meu trabalho ou familiares, preciso me re-rere-reorganizar!!! Legal... amigos e amigas, que Deus abençoe a todos e mais uma vez obrigada por todos os pitaquinhos!!! ............................................................................................................................................. Ah sim, e para encerrar aqui está meu endereço no Canal YouTube. É só clicar que vai direto até lá: http://www.youtube.com/user/RegisMubarak Régis Mubarak www.regismubarak.blogspot.com

Cadela Boxer perdida

Animal foi recolhido e medicado. Uma cadela da raça Boxer foi encontrada há oito dias atrás na rua 20 de Setembro, proximidades do CTG Tropeiro Velho. Ela foi recolhida, atendida e medicada e está à disposição de seu proprietário na clínica da médica veterinária Simone Goldhardt (Clínica Animed, próximo ao estacionamento da Cotripal). Caso o proprietário não apareça, o animal ficará disponível para adoção.


PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011.

D

GERAL - PÁGINA 3

Folha das Máquinas

O L H O N O S F 100 desafios para o próximo prefeito (4) E

Por Clóvis Kuntz

folha@profnet.com.br

A T O S Curtíssimas

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Não precisamos circular muito pela área urbana para perceber que o pedestre não merece o necessário respeito em Panambi. O próximo prefeito terá de tratar a questão dos passeios públicos como uma prioridade. A avenida Konrad Adenauer, por exemplo, por onde circulam estudantes, funcionários públicos que trabalham na Prefeitura e contribuintes em geral, tem longos trechos sem calçadas, o que A rua de acesso ao Campus do Instituto Federal Farroupilha foi asfaltada pela obriga os pedestres a disPrefeitura, que no lugar do passeio público deixou um amontoado de pedras. putar espaço com os veícumas que não têm um espaço para andar com tranquilidade. los. Os panambienses precisam de espaços nas ruas Nos últimos 20 anos não foram implantadas muitas novas ruas na cidade. A rua de acesso ao Instituto para caminhar, não só para se deslocar à escola ou Federal Farroupilha há pouco tempo recebeu asfalto, trabalho, mas também para fazer seus exercícios físicos mas não se pensou no espaço para os pedestres. São e lazer. A lista de ruas que não têm acostamento e/ou muitos os alunos e professores que fazem o trajeto a pé, passeio público é grande.

Técnicos da Cientec vieram examinar o “Castelinho”

tura vai tombar como patrimônio histórico e protocolar projeto para a sua restauração. O laudo deverá ser entregue ao prefeito Miguel Schmitt-Prym dentro de 15 a 30 dias. A Cientec é organismo do Governo do Estado, ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Os técnicos foram o engenheiro Ronaldo Bastos Duarte, gerente do Departamento de Engenharia e Edificações, e o laboDois técnicos da Cientec – Fundação de Ciência ratorista João Carlos Mae Tecnologia - estiveram em Panambi na última terça- chado, técnico em análises feira para avaliar o prédio do “Castelinho” que a Prefei- de materiais.

• A precariedade do nosso aeroporto (que agora é chamado pela administração municipal apenas de campo de pouso para aviões) já foi debatida em muitas oportunidades nos últimos anos. • Panambi, com o potencial econômico que tem, bem que merece um aeroporto homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil. Com certeza uma pista segura contribuiria muito para o desenvolvimento. • Empresários locais relatam que já deixaram de receber compradores, parceiros e até investidores porque a cidade não comporta o pouso e a decolagem de aeronaves executivas. • A ideia que alguns administradores públicos têm é de que aviação é coisa de rico, mas ela pode servir muito também na questão da saúde quando se precisa deslocar com rapidez um paciente em estado delicado. • A interdição do nosso campo de aviação para operação de qualquer tipo de aeronave vai prejudicar também a aviação agrícola. • Bem que o médico Aires Berger disse ao colunista numa certa feita: “Se Panambi não consegue nem fazer uma nova estação rodoviária, como vai querer um aeroporto?”. • Nas manchetes publicadas há 10 anos, na página 4 desta edição, uma referência ao palestrante que prometia sacudir nosso empresariado em 2001. • O que Panambi precisa mesmo, agora, é sacudir o poder público. A iniciativa privada vem se modernizando, ampliando sua estrutura, enfim, está crescendo. • Mas quando se trata de poder público, até um simples recapeamento asfáltico é um grande fracasso. • Nossos partidos devem discutir um grande e inovador projeto de administração para implantar a partir de janeiro de 2013.

As 90 faculdades que não aprovaram ninguém no Exame de Ordem A OAB divulgou a lista com as 90 faculdades cujos estudantes de Direito se submeteram à última edição do Exame de Ordem mas não tiveram nenhum candidato aprovado. O índice representa 14,75% das 610 faculdades que tiveram alunos matriculados na prova. A OAB diz que sua intenção é que elas sejam colocadas sob supervisão do MEC. Dentre essas faculdades que “passaram em branco”, há casos extremos, como o da gaúcha Faculdade Palotina – que participou com apenas um concursando – e o da Faculdade Campo Limpo Paulista, que teve 73 concorrentes. Interessante notar também que qua-

se todas as faculdades conseguiram ter alunos aprovados, pelo menos na primeira fase do exame, fracassando apenas na segunda parte do certame. No último exame, foram reprovados 9 em cada 10 bacharéis, o que levou a OAB ao pior resultado da história: apenas 9,74% dos candidatos foram aprovados. O número inclui os treineiros. A prova objetiva, a primeira a ser aplicada em 2011, será no dia 17 de julho. O teste prático-profissional, que é a segunda etapa do exame, está previsto para acontecer no dia 21 de agosto. Os resultados devem ser divulgados em setembro.

- Ijuí - RS


PÁGINA 4 - VARIEDADES

PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011.

Folha das Máquinas

ME M Ó R I A S

Por Armin Philipp (Membro da ALMURS - Cadeira 142).

H

U M O R Colesterol baixo

• O advogado foi na casa de um de seus clientes que estava envolvido em um assassinato. O advogado diz: — Dom Fernando, eu tenho boas a más notícias sobre seu caso! — Comece com as más - diz Dom Fernando. O advogado diz: — O sangue encontrado na vítima apresenta seu DNA! — Que azar! E as boas notícias! O advogado diz: — Bom... O seu colesterol baixou bastante desde o último exame...

Casamento em Condor

Desafiando o computador

No dia do casamento de Reinard Emig com Johana Schumann foi batida esta foto, por fotógrafo anônimo, em data não identificada. Foi no interior do município de Condor, RS. O casal de noivos é visto à esquerda, nesta estampa. À direita vemos parentes e vizinhos ou lindeiros.Como pano de fundo vemos o belo milharal. Mais à esquerda, um plantio não identificado.Entre os parentes dos Emig e Schumann, figuram os de sobrenome Hinnah. Os filhos da união de Reinhard e Johanna são: Guilherme Emig, Frida Emig, Leonora Emig, Herta Emig, Albano Emig, Helmut Emig e por último Osmilda Emig Klein, conclui a informação o ex-prefeito , sr. Delmar Hinnah, genro de Helmut Emig. A filha Frida Emig (Albrecht) foi sócia do então moinho colonial Três de Maio, em Panambi. A pequena indústria esteve instalada no bairro Vila Nova, informa

dona Anilda Emig Schumann. As filhas Leonora e Herta, ambas, de casadas têm sobrenome Buss. O filho Helmut, durante anos foi motorista do micro-ônibus “Correio” que fazia o transporte de pessoas e de malas postais a Belizário Estação Férrea e a volta com passageiros vindos até aquela estação e, novamente, correspondências de natureza postal, vindas através da viação férrea aqui citada. Helmut também instalou um bar e restaurante em Condor. Do grupo de parentes da família Schumann, ainda citamos os Scheer, Knod, Friedrich, Hauenstein, Dessbesel e Buss. Agradecemos a sra. Traudi Fassbinder pelo auxílio na elaboração do presente texto. Mais informações o leitor encontra na página quatro da Folha das Máquinas, edição de 14 de novembro de 2008.

Manchetes da Folha há dez anos

Manchetes da edição nº 732, de 07 de junho de 2001: • ACI traz palestrante que promete mudar Panambi. Entidade convidou J. A. Herok, que promete sacudir o empresariado; • Secretário estadual da Habitação vem hoje para a Assembleia do Orçamento Participativo. Ari Vanazzi estará no CTG Tropeiro Velho. • Dois jovens relatam experiências de inter-

TOSCO

câmbio na Dinamarca e Suécia. Ramon Bornholdt dos Santos e Greicia Malheiros da Rosa relatam suas experiências na Europa; • Projeto de mini-empresa é concluído com sucesso na Escola Poncho Verde. Resultados do Projeto Júnior Achievement serão doados à Avocap; • Câmara Júnior já prepara a 1ª Oktoberfest de Panambi. Entidade já está divulgando o evento que acontecerá no Parque Municipal.

-

Peli

• Joaquim Pereira estava de férias no Japão e se preparava para pegar um avião de volta para Lisboa. Já no aeroporto ele se surpreendeu com um computador que identificava os passageiros sem a necessidade de documentos e contava com um sistema de voz para apresentar os dados de cada um. Assim que Joaquim passou, o computador acusou: — Joaquim Pereira, 45 anos, português, casado, passageiro do vôo 575 da Portugal Airlines. Impressionado, Joaquim foi ao banheiro, raspou o bigode e trocou de camisa. Ao passar pelo computador, a voz acusou novamente: — Joaquim Pereira, 45 anos, português, casado, passageiro do vôo 575 da Portugal Airlines. Mas Joaquim não se deu por vencido! Voltou ao banheiro e passou maquiagem, colocou uma peruca loira e um vestido rosa. — Agora eu provo que essa máquina é burra - disse o lusitano, sentindo-se desafiado. E a máquina acusou de novo: — Joaquim Pereira, 45 anos, português, casado, e que por causa dessa viadagem acaba de perder o vôo 575 da Portugal Airlines.

Visitando o zoológico

• O sujeito leva o filho ao jardim zoológico e o menino queria porque queria ver os macacos. Mas, ao chegarem diante da jaula deles, esta estava vazia. — Onde estão os macacos? - pergunta o sujeito a um funcionário que passava por ali. — É que agora é época de acasalamento, então eles ficam a maior parte do tempo dentro de suas casinhas, onde têm maior privacidade. — E se jogássemos alguns amendoins, você acha que eles viriam cá pra fora? O funcionário pensa um pouco e responde: — Huumm... se o senhor estivesse no lugar deles, o senhor viria?

Tocando a campainha

• O bêbado, manguaçado, está na frente de uma casa tentando tocar a campainha. Mas toda vez que ele estava quase tocando, perdia o equilíbrio e caía. Depois de algum tempo, um guarda que passava por perto viu a cena e resolveu ajudar o coitado, apertando a campainha. E o bêbado disse: — Você tocou, né? Agora corre que a velha é brava!

Pegando em flagrante

• O chefe pega o funcionário com a boca no gargalo de um litro de cachaça. — Por acaso você não sabe que é proibido beber durante o trabalho? E o folgado: — Mas eu não estou trabalhando...

Mineirinho no cartório

• O mineirinho entra no cartório para registrar o filho, e o tabelião: — Qual vai ser o nome do menino? E ele: — Doisberto. — Ora meu amigo esse nome não pode e nem existe. O mineirinho fica brabo e diz: — Como não pode? o meu primeiro filho chama-se Zé Roberto, o meu segundo filho Umberto, então é claro que o 3º pode se chamar Doisberto.

NW Pan, emissora transmitindo ao vivo pela rede mundial (Internet) para todo mundo:

www.nwpan.com.br Acesse e fique plugado. Rua Alfredo Brenner, 250 Fone 3375-1035 - PANAMBI - RS


PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011.

Folha das Máquinas

GERAL - PÁGINA 5

Panambi define prioridades no orçamento 2012

Paulo Sérgio (esquerda) e Rosani dirigiram os trabalhos.

Autoridades presentes à Assembleia, realizada...

Quase 250 pessoas participaram, na quarta-feira à noite, na Câmara de Vereadores, da Assembleia Municipal da Participação Popular. A Assembleia definiu as 10 prioridades do Município e da região Noroeste Colonial para o orçamento do Estado para 2012. A Assembleia foi dirigida pelo coordenador regional da Participação Popular, Paulo Sérgio Rodrigues, e pela vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Noroeste Colonial, Rosani Zachow. Os participantes da Assembleia destacaram as prioridades: projetos de ampliação à educação tecnológica, ampliação e qualificação da estrutura na área de educação, um veículo para a segurança pública, criação do centro de referência micro-regional da mulher, instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento, centro de convivência do idoso, ampliação e apoio a grupos de economia solidária, projeto de erradicação da pobreza

extrema, projeto de construção de habitações populares e, na área rural, o apoio ao cooperativismo e crédito de gestão, Os delegados eleitos para o Fórum Regional são Jandira Pires Brandão, Mariele Iops, Carmem Vera Hempe, José Francisco Souza But, Jorge Mattos, Regina Villani, Claudio da Silva Santos e Francisco Pereira da Costa. Entre os participantes da Assembleia, o prefeito Miguel Schmitt-Prym, o vice José Luiz de Mello Almeida, o comandante local da Brigada Militar, capitão Jederson Dill, o delegado Carlos Beuter, o conselheiro regional da Participação Popular, Ataídes da Rosa, vereadores e representantes de diversas instituições. O Fórum Regional da Participação Popular, que definirá a composição da cédula, será em Ijuí, dia 19 deste mês. A votação acontece no dia 10 de agosto.

Em virtude da incompatibilidade das funções de advogado com as de membro da mesa diretora do Poder Legislativo, o vereador Ibraim Chagas do PSDB se viu obrigado a renunciar ao cargo de vice-presidente para o qual fora eleito recentemente. Com isso, ontem à tarde em sessão extraordinária, foi realizada uma nova eleição, feita dentro das normas previstas no Regimento Interno que apontou o vereador Romário Heitor Malheiros do PDT para ocupar o cargo. Câmara terá novas diárias - Na oportunidade também estaria sendo votado o Projeto de Lei que adequa a Lei das Diárias do Poder Legislativo, invocando os preceitos de legalidade, razoabilidade e moralidade. Aprovado o aludido Projeto de Lei disporá da seguinte maneira o pagamento de diárias para vereadores e servidores do legislativo panambiense: Para vereadores, no Estado do Rio Grande do Sul e demais Estados da Federação, com exceção do Distrito Federal: R$ 300,00 (trezentos reais); Para servidores, no Estado do

Rio Grande do Sul e demais Estados da Federação, com exceção do Distrito Federal: R$ 200,00 (duzentos reais); Para vereadores, no Distrito Federal: R$ 520,00 (quinhentos e vinte e reais); Para servidores, no Distrito Federal: R$ 400,00 (quatrocentos reais); Nas viagens fora do País, a diária será paga no valor correspondente a U$ 300,00 (trezentos dólares americanos). E finalmente, nos casos em que o deslocamento não exija o pernoite fora da sede do Legislativo, mas acarrete despesas com refeições, será pago metade do valor estipulado no primeiro e segundo quesitos mencionados anteriormente. Sempre é bom salientar, para o melhor esclarecimento de nossos leitores, que esses processos seriam votados mais tarde, quando nossa edição já estava encerrada, ficando a ressalva de alguma possível alteração de última hora, o que não estava previsto, porém.

Poder Legislativo tem novo vice-presidente

Liga de Combate ao Câncer esclarece a população A Liga de Combate ao Câncer de Panambi está esclarecendo a população que não faz arrecadação de donativos através de ligações telefônicas. Até porque explica nota entregue em nossa redação – a Liga procura pautar sua atuação aguardando contribuição espontânea da comunidade e não de forma compulsória. A Liga recolhe seus donativos, comercializando o Carnê – Um Gesto da Solidariedade que se encontra à disposição dos interessados com as voluntárias e na própria sede da Liga. O carnê consta de dez parcelas de R$ 5,00 cada uma, sendo de grande importância na ajuda aos portadores de câncer de Panambi que fazem parte do seu cadastro, hoje com 481 portadores.

...dia 6 à noite, na Câmara de Vereadores.

Osvaldo Brenner Após um longo período de enfermidade, veio a falecer em sua residência na tarde do dia 27do mês próximo passado, o Sr. Osvaldo Brenner. Pessoa vastamente conhecida e relacionada em nossa cidade, onde residiu por mais de cinquenta anos, Um pequeno número de pessoas conhecidas e amigas se fez presente aos atos de encomendação e sepultamento, prestando-lhe suas homenagens de despedidas. Seu Brenner, como era tratado tão logo aportou em Panambi, estabeleceu-se com uma bem montada loja no local onde anteriormente existiu a firma de Willy Fensterseifer. Naquele local permaneceu por longo período, até que um dia, talvez saturado com a rotina diária do balcão, resolveu mudar de atividade, tornandose a partir de então viajante vendedor de várias firmas que passou a representar. Foi no exercício desta última atividade, que o Sr. Brenner alcançou a justa e merecida aposentadoria, passando a partir de então a usufruir dos benefícios conquistados após muita dedicação e meritório trabalho. Osvaldo Brenner partiu deixando um legado de significativos exemplos, quer como cidadão, chefe de família e acima de tudo amigo. Nós que tivemos o privilégio de privar de sua estima e amizade lamentamos profundamente sua partida, razão pela qual rogamos a Deus que o acolha no reino de Sua glória e lhe dê a recompensa e a paz merecida. Zeno Dilon Basso


PÁGINA 6 - GERAL

PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011

Folha das Máquinas

Viagem aos Estados Unidos foca na inovação e tecnologia Comitiva da Unijuí participa de visitas técnicas e de congresso sobre inovação e tecnologia.

A busca de capacitação de recursos humanos capazes de atuar no setor de inovação tecnológica por meio da universidade é o principal objetivo da viagem aos Estados Unidos que o reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, a vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi e a gerente da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Sandra Albarello, iniciaram neste dia dia 6 de julho. O cronograma estende-se até o dia 17, quando está prevista a volta da comitiva. A comitiva se juntará a representantes de outras oito instituições de ensino superior do Estado, que integram o projeto “Implantação de Redes de Núcleos de Inovação Tecnológicas de Universidades Gaúchas – NIT – RS, subsidiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). “Estaremos em uma viagem focada

exclusivamente na tecnologia e na inovação, tendo como meta principal a capacitação de recursos humanos para atuar nestas áreas. A intenção é trazer fatos e ideias das discussões que possam ser transformados em políticas institucionais”, explica Evelise Berlezi. De 11 a 14 de julho os representantes das universidades gaúchas estarão participando do IX Congresso Internacional da Triple Helix, na Universidade de Stanford, considerada modelo de produção de conhecimento, de inovação e de tecnologia. No mesmo local, no dia 15, ocorre uma visita técnica ao Office of Tecnology Licencing, em Stanford, que é voltado especialmente ao registro de propriedade intelectual. Outra visita técnica sobre o mesmo assunto acontece no dia 8 de julho, no Business Technology Center of Los Angeles.

Sindicato dos Assalariados Ativos, Aposentados e Pensionistas nas Empresas Geradoras, ou Transmissoras, ou Distribuidoras, ou Afins de Energia Elétrica no Estado do Rio Grande do Sul e Assistidos por Fundações de Seguridade Privada Originadas no Setor Elétrico - SENERGISUL

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO No uso das atribuições legais e estatutárias, convoco os integrantes da Categoria Profissional dos Eletricitários, vinculados à Hidroelétrica Panambi-G S/A, para participarem de Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 12/07/2011, às 17h, primeira convocação, e, às 17h30min, em segunda e última convocação, na Rua 7 de Setembro, nº 964, Panambi/RS, com a seguinte ORDEM DO DIA 1 – Discussão e deliberação sobre a contraproposta apresentada pela Empresa; 2 – Em caso de recusa, autorização para instalação de Dissídio Coletivo. Porto Alegre, 08 de julho de 2011. Danilo Arismendi Garcia Presidente do Senergisul, em exercício

Sindicato dos Assalariados Ativos, Aposentados e Pensionistas nas Empresas Geradoras, ou Transmissoras, ou Distribuidoras, ou Afins de Energia Elétrica no Estado do Rio Grande do Sul e Assistidos por Fundações de Seguridade Privada Originadas no Setor Elétrico - SENERGISUL

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO No uso das atribuições legais e estatutárias, convoco os integrantes da Categoria Profissional dos Eletricitários, vinculados à Hidroelétrica Panambi S/A, para participarem de Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 12/07/2011, às 17h30min, primeira convocação, e, às 18h, em segunda e última convocação, na Rua 7 de Setembro, nº 964, Panambi/RS, com a seguinte ORDEM DO DIA 1 – Discussão e deliberação sobre a contraproposta apresentada pela Empresa; 2 – Em caso de recusa, autorização para instalação de Dissídio Coletivo. Porto Alegre, 08 de julho de 2011. Danilo Arismendi Garcia Presidente do Senergisul, em exercício

GUARITA AGROSUL S.A. CNPJ n° 88.701.107/0001-08 – NIRE 43 3 0000868 1 ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Data, hora e local: 31 de maio de 2011, às 10 horas, na sede social da empresa, na Rua Otto Kepler n° 1049, em Panambi, RS. Quorum: acionistas representando a totalidade do capital social. Composição da mesa: DANIEL STROBEL, Presidente; ILONI WALDOW STROBEL, Secretária. Deliberações aprovadas por votação unânime: I. Preliminarmente, face à presença da totalidade dos acionistas, a Assembléia Geral considerou sanada a falta de publicação dos anúncios, na forma dos artigos 124, § 4º e 133, § 4º, da Lei 6.404, de 15.12.1976. II. Foram aprovadas, sem emendas ou ressalvas, abstendo-se de votar os legalmente impedidos, as contas dos administradores e as demonstrações financeiras relativas ao exercício social encerrado em 31.12.2010, publicadas no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul em 25.04.2011 e no jornal local Folha das Máquinas no dia 26.04.2011. III. Aprovada a seguinte destinação para o lucro líquido do exercício social, no valor total de R$ 430.171,00 (quatrocentos e trinta mil cento e setenta e um reais): R$ 21.508,55 (vinte e um mil quinhentos e oito reais e cinqüenta e cinco centavos) para a constituição da Reserva Legal e o saldo, no valor de R$ 408.662,45 (quatrocentos e oito mil seiscentos e sessenta e dois reais e quarenta e cinco centavos) para a conta de Lucros Acumulados, sem distribuição de dividendos. IV. Reeleitos, por um mandato de um ano, para o cargo de Diretora-Presidente a Sra. ILONI WALDOW STROBEL, brasileira, casada, agropecuarista, residente e domiciliada a Rua Benjamin Constant, 376 em Panambi, RS, portadora da Carteira de Identidade RG n° 7016511821 SSP-RS e inscrita no CPF do MF sob n° 635.849.130-04; e, para Diretores, a Sra. MARGARETH STROBEL VINCENSI, brasileira, casada, médica veterinária, residente e domiciliada na Rua da Holanda, nº 389, Centro, Panambi, RS, inscrita no CPF sob n° 600.760.700-34 e portadora da Carteira de Identidade RG n° 6016250265 SSP-RS e o Sr. DANIEL STROBEL, brasileiro, casado, técnico em agropecuária, residente e domiciliado na Rua José de Alencar, n° 220, em Panambi, RS, inscrito no CPF sob n° 444.907.120-49 e Carteira de Identidade RG n° 2016246651 SSP-RS, os quais declaram não estarem impedidos, nos termos da legislação vigente de administrar a companhia. V. Aprovada alteração da verba honorária global da Diretoria para até R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) mensais, a qual será distribuída entre os diretores em reunião daquele órgão. VI. Autorizada a lavratura da ata na forma sumária dos fatos ocorridos, consoante faculta o § 1° do art. 130 da Lei n° 6.404/76. Documentos submetidos à Assembléia: foram numerados, autenticados pela mesa e pelos acionistas que os solicitaram e arquivados na sede da sociedade. Encerramento da Assembléia: ata lida e aprovada pela unanimidade. Assinaturas: DANIEL STROBEL, Presidente; ILONI WALDOW STROBEL, Secretária; DANIEL STROBEL; JOEL STROBEL; JORGE STROBEL; ELISABETH ZIMMERMANN; MARGARETH STROBEL VINCENSI; HANNELORE STROBEL; GERHARDO STROBEL; IRMÃOS STROBEL S/A. Margareth Strobel Vincensi – Diretora; AGROPECUÁRIA GUARITA S/A. Joel Strobel - Diretor. Confere com o original lavrado no livro próprio. Panambi, RS, 31 de maio de 2011. DANIEL STROBEL - Presidente. ILONI WALDOW STROBEL - Secretária. Visto: Paulo Roberto Lorenz - OAB-RS 37608. Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul. Certifico o registro em: 28/06/2011 sob nº: 3483141. Protocolo: 11/180281-4, de 16/06/2011. Empresa: 43 3 0000868 1. Guarita Agrosul S/A. José Tadeu Jacoby - Secretário-Geral.

Vice-reitora Evelise Berlezi e o reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm.

Sindicato dos Metalúrgicos tem modificações estruturais A partir da esquerda: Jorge Luiz Severo Martins (Presidente), Luís Henrique Braga Soares (Advogado) e Olívio Oliveira (SecretárioGeral).

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (STIMMME), popularmente identificado apenas como Sindicato dos Metalúrgicos está implementando uma série de melhorias estruturais e de organização da entidade. Jorge Luiz Severo Martins na presidência e Olívio Oliveira como secretário geral da entidade, receberam a imprensa recentemente, para anunciar os melhoramentos que estão sendo implantados, bem como para apresentar o novo procurador jurídico da entidade, o advogado cruz altense, Luís Henrique Braga Soares que já se encontra prestando serviços aos associados nas terças-feiras quando vem à nossa cidade. Um serviço que já

IRMÃOS STROBEL S.A. CNPJ n. 90.220.203/0001-86 – NIRE 43 3 0002611 6 ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Data, hora e local: 31 de maio de 2011, às 8 horas, na sede social da empresa, na Rua Otto Kepler n° 1049, em Panambi, RS. Quorum: acionistas representando a totalidade do capital social. Composição da mesa: GERHARDO STROBEL, Presidente; MARGARETH STROBEL VINCENSI, Secretária. Deliberações aprovadas por votação unânime: I. Preliminarmente, face à presença da totalidade dos acionistas, a Assembléia Geral considerou sanada a falta de publicação dos anúncios, na forma dos artigos 124, § 4º e 133, § 4º, da Lei 6.404, de 15.12.1976. II. Foram aprovadas, sem emendas ou ressalvas, abstendo-se de votar os legalmente impedidos, as contas dos administradores e as demonstrações financeiras relativas ao exercício social encerrado em 31.12.2010, publicadas no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul em 25.04.2011 e no jornal local Folha das Máquinas no dia 26.04.2011. III. Aprovada a seguinte destinação para o lucro líquido do exercício social, no valor total de R$ 1.033.741,71 (um milhão, trinta e três mil setecentos e quarenta e um reais e setenta e um centavos): R$ 51.687,09 (cinqüenta e um mil seiscentos e oitenta e sete reais e nove centavos) para a constituição da Reserva Legal e o saldo, no valor de R$ 982.054,62 (novecentos e oitenta e dois mil cinqüenta e quatro reais e sessenta e dois centavos), para a conta de Lucros Acumulados, sem distribuição de dividendos. IV. Reeleitos, por um mandato de dois anos, para o cargo de Diretores, o Sr. GERHARDO STROBEL, brasileiro, casado, agropecuarista, residente e domiciliado na rua Benjamin Constant n. 376, Panambi, RS, portador da Carteira de Identidade RG nº 2016478162 SSP/RS e inscrito no CPF sob nº 047.869.120-34; JORGE STROBEL, brasileiro, casado, engenheiro agrônomo, residente e domiciliado na Rua Olavo Bilac, nº 19 em Panambi, RS, inscrito no CPF sob nº 521.358.610-49 e portador da Carteira de Identidade RG nº 6015938399 SSP/RS e MARGARETH STROBEL VINCENSI, brasileira, casada, médica veterinária, residente e domiciliada na Rua da Holanda, 389, Centro, Panambi, RS, inscrita no CPF sob nº 600.760.700-34 e portadora da Carteira de Identidade RG nº 6016250265 SSP-RS, os quais declaram não estarem impedidos, nos termos da legislação vigente, de administrar a companhia. V. Aprovada alteração da verba honorária global da Diretoria para até R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) mensais, a qual será distribuída entre os diretores em reunião daquele órgão. VI. Autorizada a lavratura da ata na forma sumária dos fatos ocorridos, consoante faculta o § 1º do art. 130 da Lei nº 6.404/76. Documentos submetidos à Assembléia: foram numerados, autenticados pela mesa e pelos acionistas que os solicitaram e arquivados na sede da sociedade. Encerramento da Assembléia: ata lida e aprovada pela unanimidade. Assinaturas: GERHARDO STROBEL, Presidente; MARGARETH STROBEL VINCENSI, Secretária; DANIEL STROBEL; JOEL STROBEL; JORGE STROBEL; ELISABETH ZIMMERMANN; MARGARETH STROBEL VINCENSI; HANNELORE STROBEL; GERHARDO STROBEL. Confere com o original lavrado no livro próprio. Panambi, RS, 31 de maio de 2011. GERHARDO STROBEL Presidente. MARGARETH STROBEL VINCENSI - Secretária. Visto: Paulo Roberto Lorenz - OAB-RS 37.608. Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul. Certifico o registro em: 28/06/2011 sob nº: 3483143. Protocolo: 11/180282-2, de 16/06/2011. Empresa: 43 3 0002611 6. Irmãos Strobel S/A. José Tadeu Jacoby - Secretário-Geral.

retornou é o atendimento odontológico, com duas profissionais atendendo junto à sede do sindicato na Rua Holanda. Segundo Jorge Martins, presidente do sindicato, a intenção é resgatar a credibilidade da organização perante seus associados e a sociedade como um todo, disponibilizando, inclusive, atendimento para outras categorias profissionais, cujas demandas possam receber a atenção da sua assessoria jurídica. “Queremos estabelecer o diálogo com todas as categorias profissionais e colocarmos nossos serviços à disposição, até mesmo de outras pessoas da comunidade que entenderem por bem nos procurarem” acentuou, Martins. Durante o contato, os dirigentes destacaram ainda a integração, que já foi iniciada, com os demais sindicatos profissionais existentes no município de Panambi, e aguardam que as demais categorias que ainda foram contatadas estejam dispostas a sacramentar esta aproximação, procurando o diálogo com a entidade.

STROBEL S.A. AGRICULTURA E PECUÁRIA CNPJ n° 00.417.158/0001-61 – NIRE 43 3 0003400 3 ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Data, hora e local: 31 de maio de 2011, às 14 horas, na sede social da empresa na rua Otto Kepler n° 1049, em Panambi, RS. Quorum: acionistas representando a totalidade do capital social. Composição da mesa: JORGE STROBEL, Presidente; DANIEL STROBEL, Secretário. Deliberações aprovadas por votação unânime: I. Preliminarmente, face à presença da totalidade dos acionistas, a Assembléia Geral considerou sanada a falta de publicação dos anúncios, na forma dos artigos 124, § 4° e 133, § 4°, da Lei 6.404/76. II. Foram aprovadas, sem emendas ou ressalvas, abstendo-se de votar os legalmente impedidos, as contas dos administradores e as demonstrações financeiras relativas ao exercício social encerrado em 31.12.2010, publicadas no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul em 25 de abril de 2011 e no jornal local Folha das Máquinas do dia 26 de abril de 2011. III. Aprovada a seguinte destinação para o lucro líquido do exercício social, no valor total de R$ 514.562,88 (quinhentos e quatorze mil quinhentos e sessenta e dois reais e oitenta e oito centavos): R$ 25.728,14 (vinte e cinco mil setecentos e vinte e oito reais e quatorze centavos) para constituição da Reserva Legal e o saldo, no valor de R$ 488.834,74 (quatrocentos e oitenta e oito mil oitocentos e trinta e quatro reais e setenta e quatro centavos), para a conta de Lucros Acumulados, sem a distribuição de dividendo. IV. Aprovada alteração da verba honorária global da Diretoria para até R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) mensais, a qual será distribuída entre os diretores em reunião daquele órgão. V. Autorizada a lavratura da ata na forma sumária dos fatos ocorridos, consoante faculta o § 1° do art. 130 da Lei n° 6.404/76. Documentos submetidos à Assembléia: foram numerados, autenticados pela mesa e pelos acionistas que os solicitaram e arquivados na sede da sociedade. Encerramento da Assembléia: ata lida e aprovada pela unanimidade. Assinaturas: JORGE STROBEL, Presidente; DANIEL STROBEL, Secretário; DANIEL STROBEL; JOEL STROBEL; JORGE STROBEL; ELISABETH ZIMMERMANN; MARGARETH STROBEL VINCENSI; HANNELORE STROBEL; THEODORO ZIMMERMANN. Confere com o original lavrado no livro próprio. Panambi, RS, 31 de maio de 2011. JORGE STROBEL - Presidente. DANIEL STROBEL - Secretário. Visto: Paulo Roberto Lorenz - OAB-RS 37.608. Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul. Certifico o registro em: 28/06/2011 sob nº: 3483016. Protocolo: 11/180283-0, de 16/06/2011. Empresa: 43 3 0003400 3. Strobel S/A - Agricultura e Pecuária. José Tadeu Jacoby - Secretário-Geral.


PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011.

GERAL - PÁGINA 7

Folha das Máquinas

Escola Paulo Freire realiza seminário sobre preconceitos

Mesa das autoridades. Diretor Edison Artmann (em pé) fazendo a saudação e apresentação do evento.

A Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire (Amarelinho) localizada no Bairro Arco Íris realizou na quarta e quinta-feira últimos, o 1º Seminário estadual com o título, “Desconstruindo Preconceitos”. O evento foi coordenado pelos alunos Turmas 201, com os professores: Vera Conceição Malheiros, especialista em Educação Ambiental; Edison Luis Artmann, diretor da escola; Célia Maria Lange, Mestre em Educação nas Ciências; e Clair Bartsch Zanoso, especialista em Psicopedagogia Institucional e contou com o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos, 36ª CRE, Secretaria Municipal de Saúde de Panambi, Câmara de Vereadores de Panambi, Grêmio Estudantil Paulo Freire e Escritório JL de Paulo e Maria Rodrigues. O tema que instrumentalizou a realização do seminário foi colocado nos seguintes termos: “Há muitas diferenças entre homens e mulheres, pobres e ricos, discriminação em geral” e teve como contratema: “Oportunizar reflexões e ações para desconstruir preconceitos incorporados na sociedade, promovendo o

Assistência teve decisiva participação nos dois dias da promoção.

reconhecimento e respeito às diferenças e a busca da superação das desigualdades”. Foram palestrantes do seminário importantes figuras representativas dos meios educacioinais e da área do Direito, como sejam: o magistrado Fabiano Zolet Bau; o presidente da Subsecção da OAB local, advogado Olivério Plegge; a mestre Silvia Messer do Instituto Federal Farroupilha; a psicóloga Elisa Bührer da secretaria municipal da saúde; e , o professor de filosofia no IFIBE e doutorando pela Unisinos, além de ativista dos direitos humanos, Paulo César Carbonari. Dentro da mesma temática e com o objetivo de ampliar o estudo em nível de comunidade estão previstas para o mês de agosto mais algumas palestras nesse sentido. Naquela oportunidade virão à Panambi, o Secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos FabiO presidente da Subsecção local ano Pereira e a professora da Universidade La Salle, da OAB/RS foi um dos palestrantes. mestre em História do Brasil pela UFRGS e doutora em História pela PUCRS, Ana Maria Colling. As datas informar que os encontros ocorrerão na Câmara de ainda deverão ser confirmadas, porém, já podemos Vereadores.


PÁGINA 8 - GERAL

Muito Além do Nosso Eu Miguel Nicolelis. Companhia das Letras. O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis explica como o cérebro cria o pensamento e a noção que o ser humano tem de si mesmo (o seu self) - e como isso pode ser incrementado com o auxílio de máquinas. Este é um livro destinado a um público leigo, que descreve com pormenores os enormes passos que a ciência vem dando para a criação das interfaces cérebro-máquina. Conforme a apreciação de outros neurocientistas, o autor conseguiu fornecer uma visão profunda acerca de como essa incrível máquina chamada cérebro processa e reage às informações que recebe do mundo, uma nova visão do cérebro humano. Miguel Nicolelis nasceu em São Paulo, formou-se e doutorou-se em medicina. Em 1989, determinado a desvendar as leis fisiológicas que regem a interação entre grandes populações de neurônios, mudou-se para os Estados Unidos. Desde 1994 está à frente de um grande laboratório na Universidade Duke.

Jango O Cineclube do CC 25 de Julho exibirá no próximo domingo, dia 10, às 19 horas, o documentário Jango. Um grande e festejado trabalho de Silvio Tendler. Não recomendado para menores de 12 anos. Entrada franca

Rodado em 1984, Jango retrata a carreira política de João Belchior Marques Goulart, presidente deposto pelos militares em 1º de abril de 1964. Na obra, Silvio Tendler procurou mostrar a política brasileira da década de 60, desde a candidatura de Jânio Quadros, passando pelo golpe militar, as manifestações da UNE e os exílios. O filme é narrado pelo ator José Wilker e conta com depoimentos de Magalhães Pinto, Aldo Arantes, Raul Ryff, Afonso Arinos e Francisco Julião, entre outros

Folha das Máquinas

PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011

Casal missionário da IECLB retorna ao Centro-Oeste do país O casal missionário da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Elcio Ricardo da Silva e Carla Rosana Schwingel da Silva está retornando ao centrooeste do país de onde veio há quatro anos quando se estabeleceu em Panambi. O casal, que chegou à nossa cidade em fevereiro de 2007 já acompanhado do filho Augusto, vinha de Formosa/GO para onde está retornando neste momento. A despedida oficial do casal na comunidade ocorrerá no domingo, dia 17, às 19 horas no Culto a ser realizado na igreja principal da comunidade, a tradicional Igreja do Relógio. “Depois de quatro anos e meio, estamos voltando para o Centro-Oeste. Quando de lá saímos a pedido da direção da igreja, tínhamos em nosso coração um sentimento de que nosso trabalho naquele local havia encerrado seu ciclo. No inicio deste ano, porém, ao recebermos o convite por parte da Comunidade de Formosa, tomamos a decisão família que era tempo de voltar” afirmou o missionário Élcio à reportagem da Folha das Máquinas. Embora o reconhecimento de que, como família, foi grande a dificuldade de adaptação em Panambi, o casal está levando o amor demonstrado em pequenos e grandes gestos pelas pessoas da comunidade que fizeram amenizar as dificuldades encontradas. Élcio Ricardo da Silva explicou ainda que o objetivo principal era trabalhar com os adolescentes e jovens, além da criação de novos grupos. “Mas em poucos meses os três pastores que aqui trabalhavam transferiram-se. Com isso, acabamos por um tempo assumindo a comunidade como um todo. Nos últimos dois anos, demos uma atenção maior às comunidades do Bairro Pavão e do Bairro Italiana/Planalto” adiantou. Ao despedir-se de Panambi, o missionário Élcio afirma ainda que “nosso coração vai cheio de gratidão, pelo aprendizado que esta Comunidade/Cidade nos proporcionou. Os desafios, os desejos, os incontáveis programas, as mais diversas situações exigiram de nós palavras, ações, sentimentos, razão e coração. Nos últimos dias temos nos perguntado: Que marcas estamos deixando em Panambi? A resposta tem sido dada através de um abraço, uma palavra, uma mensagem. Pessoas têm expressado as marcas que estamos deixando, o que para nós é a certeza de que Deus nos abençoou grandemente em Panambi. Sabemos que em muitos momentos erramos, deixamos a desejar, mas cremos

Missionários Élcio e Carla Rosana retornam ao Centro-Oeste do país.

que as marcas boas são maiores do que aquelas que não tenham sido assim tão boas. Uma palavra bíblica que sempre nos acompanhou diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaias 41.10). Se na chegada a Panambi foi difícil se adaptar, hoje é difícil trabalhar a ideia de partir. Mas, conforme escrevemos antes: Nosso coração vai carregado de gratidão” finaliza.


PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011.

Folha das Máquinas

Cerca de 100 pessoas prestigiaram o Sarau Literário no anfiteatro do Sesi

Um número aproximado de 100 pessoas prestigiou nesta quarta-feira (6) no anfiteatro do SESI a realização do 6º Sarau Literário Moacyr Scliar promovido pela Biblioteca Municipal “Adil Alves Malheiros” com o apoio da SMEC, da empresa Saur e do SESI, recebendo ainda ampla divulgação através da Folha das Máquinas. Ao evento compareceram autoridades como o vice-prefeito José Luis de Mello Grupo de flautas do Projeto Escola de Talentos. Almeida, a secretária municipal de educação e cultura, Elenir Winck, a diretora cultural, Ligia Kublik. A ausência dos alunos das Oficinas Literárias do Creati/UPF e do Clube Recreativo Juvenil da Terceira Idade de Passo Fundo, não foi tão sentida, na medida que os convidados locais que se apresentaram supriram magnificamente bem essa lacuna. Infelizmente os dois grupos que deveriam se apresentar na ocasião, não Sociedade de Cantores da Melhor Idade de Panambi (Socantomi). puderam vir a Panambi obedecendo orientação médica, eis que muitos integrantes chegaram a ser hospitalizados devido as baixas temperaturas que se verificam. Levando-se em consideração que toda a programação estava organizada e o público convidado, a opção foi manter o evento, convidando outros grupos para se apresentar, “vindo ao encontro das expectativas dos presentes e valorizando talentos locais” segundo explicou o cerimonial. Apresentaram-se para o público presente os seguintes valores locais: Grupo de Flautas orientado pela professora Iliane Bechert, integrantes do Projeto Escola de Talentos; o músico, cantor e declamador tradicionalista Murilo Andrade; o Coral da Terceira Idade Socantomi. Tivemos ainda as falas do vice-prefeito José Luis de Mello Almeida, da secretária titular da SMEC, professora Elenir de Fátima Dill Winck, da poetisa Cecília Lüersen, da escritora e poetisa Soni Santos e de Murilo Andrade, recentemente escolhido Peão Heide Reinke, coordenadora do Lar Tabea, que esteve Farroupilha da 9ª RT também foi uma das atrações. representado por um grupo de usuários do mesmo. Foi, certamente, uma tarde muito agradável e que aqueles que compareceram nunca esquecerão,ficando no aguardo de eventos similares nas próximas oportunidades.

Festa Junina hoje na EMEF Bom Pastor

Acontece nesta sexta-feira no período das 16h às 20h nas dependências da EMEF Bom Pastor a festa junina que estava inicialmente prevista para o dia 24 de junho e que foi transferida em função da chuva que ocorreu naquela ocasião. A comunidade escolar convida a população em geral para comparecer e participar dos festejos, divertindo-se e contribuindo para o beneficio da mesma.

GERAL - PÁGINA 9

Conheça já algumas dicas para se executar um bom treino de pernas, um dos grupamentos mais exaustivos de se treinar Dia de pernas é o tormento para grande parte dos atletas de musculação. Muita carga, muitas repetições, gemidos de dor e agonia, falta de ar, ânsia de vômito… Ainda pior, quando por algum motivo o atleta não gosta de treinar tal grupamento. Porém, pernas é um grupamento tão importante como braços, peitos e costas, a fim de proporcionar simetria e harmonia no corpo. Conheça 5 dicas indispensáveis para realizar um ótimo treino de pernas e acrescentar números, medidas e músculos nesse grupamento muscular. Hoje, vamos conhecer 5 dicas a fim de ajudá-lo a realizar da melhor maneira possível o treino de pernas. 1 – Alimente-se bem cerca de 40-60 minutos antes do treino E esta dica não vale apenas para perna, mas para qualquer outro grupamento. Fazer uma refeição 40-60 minutos antes do treino é prudente não só a fim de promover nutrientes suficientes para um período menos catabólico, mas também para evitar fraqueza, tontura, náuseas ou até mesmo hipoglicemia. Além disso, você deve ficar atento com as quantidades de cada micronutriente consumido (devendo os carboidratos predominarem na refeição) e quanto ao horário, a fim de não perder desempenho desviando a circulação para o aparelho digestório. 2 – Aquecimento O aquecimento é primordial para um treino pesado com menos riscos de lesão ou algum tipo de câimbra ou dor. Desviar parte do fluxo sanguíneo para o músculo também é prudente na medida em que o sangue levará mais nutrientes ao músculo. Contudo, alguns perdem muito tempo com aquecimentos mirabolantes e perdem desempenho na hora da verdade, com os pesos. Particularmente, sou a favor que se aqueça com algumas altas repetições e séries no exercício inicial. Todavia, 10 minutos de bicicleta ou esteira também são uma boa pedida para alguns, principalmente no inverno. 3 – Proteções Treino pesado exige proteções. Perna, exclusivamente ainda exige mais proteções. Usar cinturão em um agachamento e no stiff, por exemplo É OBRIGATÓRIO. Sem ele, provavelmente lesões ao decorrer do tempo são certas. Outra proteção de extrema importância são as faixas para os joelhos que garantem melhor estabilidade das articulações e tendões do local. Ah, claro! E um ou dois parceiros em um agachamento pesado são ótimas proteções também. Cuide sempre da segurança do seu treino. 4 – Se tem problemas no joelho, evite angulações de 45º Isso mesmo. Apesar de relativamente estável, por exemplo, o leg pres 45º coloca o joelho em uma angulação que forma uma alavanca com o mesmo. E isso faz com que a sobrecarga seja muito maior. O mesmo vale para outros exercícios com angulações do tipo. Por isso, evite esses exercícios e preserve suas articulações. Porém, não confunda LESÕES com frescura, dor é pretexto para treinar mais leve ou de maneira mais confortável. Acho que entenderam o recado, não? 5 – Movimentos completos Costumo observar que pernas são um grupamento interessante no que diz respeito a movimentação do corpo num geral. Vejo pessoas que conseguem colocar altas cargas no agachamento, por exemplo, e não conseguem boa amplitude, mas não por falta de força nas pernas e joelhos, mas sim, por falta de estabilidade no resto do tronco, inclusive na coluna vertebral. Isso faz com que o praticante ou atleta, tenta fazer movimentos totalmente errados ou incompletos, quando a intenção não era movimentos parciais. Por isto, observe sempre a estabilidade do corpo como um todo e procure manter o mais completo possível a movimentação. Bons Treinos! Entre em forma com mais saúde! Academia Nado Livre (55) 3375-6151 FONTE: WWW.DICASDEMUSCULAÇÃO.COM (Marcelo Sendon). Postado por: Flavio da Rocha Martins – Professor de Educação Física – CREF: 016007-G/RS - Nado Livre.


PÁGINA 10 - NEGÓCIOS

PARA UM NEGÓCIO SEGURO, PROCURE A IMOBILIÁRIA PINDORAMA: PARA COMPRAR, VENDER OU ALUGAR CASAS, APARTAMENTOS, TERRENOS, CHÁCARAS, LOCAÇÃO, CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO E CONSÓRCIO AUTOMÓVEL Fone 3375-4317 - Praça W. Faulhaber, 111 - Sala C pindorama.imoveis@yahoo.com.br

Procurando imóveis? Seja benvindo!

Os melhores negócios com segurança e tranquilidade. COMPRA, VENDA E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS COMERCIAIS, RESIDENCIAIS E TERRAS. Encontre as melhores oportunidades de investimentos.

Lauro Moesch

Bons negócios.

RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 1012 - SALA 202 (Prédio das Lojas Becker)

9118-2606

19.

PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011

Folha das Máquinas

VENDE-SE uma casa de alvenaria medindo 94,75m² na Rua Carlos Ernesto Kuon. Fone: 9120-4805 .............................................................. OPORTUNIDADE ÚNICA - Vendo terreno no Distrito Industrial, de esquina, plano c/ água e luz, de frente para a BR 158, R$ 85.000,00. Fone 8114-3639. ................................................................ VENDE-SE terreno de 440 m² c/ calçamento, calçada, muro e cercado na Rua Luiz Schaffazick, fundos SBP. Fone: 9165-6456 .................................................................. VENDE-SE área de 4,6 Ha, distante aproximadamente 3Km da Praça, direção da agrovila. Fone: 9118-5281 ...................................................... VENDE-SE terreno de 500m² na avenida Presidente Kenedy. Fone: 9143-1381 e 9656-0640 (esquina AABB). ..................................................... ÓTIMA OPORTUNIDADE! Vende-se casa 143m² com terreno de 360m², toda gradeada, diversas árvores frutiferas, Morro Gross. Fone: 3375-4317 e 33757784 ..................................................... ALUGA-SE salas comerciais, opções a escolher. Fone: 91185490 ........................................................ VENDO apartamento, 2 quartos + suíte, 2 sacadas, 1 garagem, localização central, ótima posição solar. Fone: 9963-7373 ...................................................... VENDO terreno c/ 720m² na rua Esperança, Bairro bela Vista, c/ a melhor vista da cidade. Tratar 3375-2451 ou 3375-3261. ................................................................ VENDO terreno na rua Getúlio Vargas c/1202m², boa localização. Fone: 9963-7373 .............................................................. ALUGA-SE 3 salas comerciais no Centro, a partir de R$550,00 cada. Fone: 9646-7849 ....................................................... VENDE-SE um terreno de 1002m² com casa mista de 144m², rua General Osório, 1455, fundos, centro, com Celina. Fone: 33750174, 9113-6416 e 8445-5040 ......................................................... VENDE-SE terreno no bairro Alto Paraíso, valor de R$20.000,00, terreno plano, de esquina. Ótima localização. Fone: 3375-6023 ......................................................... VENDE-SE casa de alvenaria c/ 85m², terreno 382m², construção recente, localizada junto a rua Oscar Sauer, n11, Centro de Condor. R$78.000,00. Fone: 9175-3519 ...................................................... VENDE-SE terreno no bairro Fátima, próximo ao fórum, preço de ocasião. Fone: 3375-3192 e 91575155, com Giovani. ....................................................... VENDO casa de 72m² com galpão de 80m², localizada na rua Pavão, pátio fechado. Fone: 3375-4420 e 9177-0121, aceito carro. ........................................................ VENDE-SE uma casa antiga mista com terreno, uma garagem, dois banheiros e porão, piso de cerâmica. R$32.000,00. Rua Hermann Molz, 253. Fone: 9912-4159 ...................................................... ALUGA-SE uma sala comercial, ótimo ponto, preço especial, localizada próximo ao escritório Líder. Fone: 9101-3375 ..............................................................

VENDE-SE

Casa e terrenos com loteamento em Quinze de Novembro, na beira da barragem. Fone: 9112-4187

VENDO linda área de terra 2 a 3 Hectares, terra vermelha, a beira da estrada, c/vertente a 10Km da cidade de Panambi. F: 9928-7947 ............................................................ VENDE-SE uma armazenagem de madeira p/ desmanche, c/ 156m², telha brasilit 6mm, assoalho machambrado e parede madeira nobre. Fone: 9928-7947 ......................................................................... VENDE-SE terreno de 490 m² na rua Caramuru de esquina no bairro Pavão. Fone: 8412-2850 .............................................................. VENDE-SE terreno 1202 m² na Rua Getúlio Vargas, boa localização, calçamento.Fone: 99637373 ............................................................. VENDE-SE apartamento no Centro, 110m², tratar fone 9128-4984 ......................................................... VENDE-SE uma casa mista na rua Salgado Filho nº127, Vila Nova. Fone: 9168-1252 ....................................................... VENDE-SE casa de material com 96m², terreno de esquina cercado com grade, em frente do colégio Amarelinho, bairro Arco Íris. Aceito carro no negócio. Fone: 9137-0019 e 9676-3726 ............................................................ VENDO terreno plano com 360m², situado na rua Santa Bárbara, bairro Pavão. R$12.000,00, aceito uma entrada e parcelo por mês. Aceito carro no negócio. Fone: 96467849 ........................................................ VENDE-SE terreno com 1202m², com calçamento, 18,50 m de frente, próximo ao colégio Bom Pastor, rua Getúlio Vargas. Fone: 9963-7373 ............................................................. VENDE-SE terreno, 500m², de esquina, av. Presidente Kennedy, frente para asfalto. Fone: 91431381 ........................................................... BARBADA! Vende-se uma casa na rua Maceió, bairro Pitatini, construída pela Cohab. Fone: 9118-5145 .............................................................. VENDE-SE 2,5 Ha. Terra a 1 Km da cidade, rica em água, sem benfeitorias. R$150.000,00. Aceita-se carro, aguardo propostas. Fone: 9646-7849 ........................................................ VENDE-SE um terreno na rua Cristóvão Colombo, proximidades do Fórum, ótima localização, rua com asfalto, preço de ocasião. Fone: 9157-5155, com Teresa. ........................................................

Anúncio em jornal sempre vende mais. Anuncie aqui! VENDE-SE

Uma chácara de 7,7 hectares com casa e galpão, na Iriapira II. Fone: 9949-9914

PROCURO

Kitnet mobiliado. Pago adiantado. Fone: 9147-4275 e8113-3157

MASSOTERAPIA Vida e Saúde. Cledi Oberdorfer, massoterapeuta. Rua Barão do Rio Branco, 390. Fones 33758578 e 8406-1740 ............................................................................................................ TELEMENSAGENS Remember, 24 horas. Fone 3375-8000. ......................................................................... FRETES e carretos em geral. Pequenas mudanças, Corto Lenha (c/ motosserra). Fone 8403-0838 c/ Henrique. ................................................................ Fretes e mudanças em geral. Tratar 9963-5058.O. Hack ........................................................................... MALHEIROS PINTURAS - Pinturas de casas e grades em geral. Fone 9155-2091 ou 9601-3461. .......................................................................... ENFERMAGEM, Douglas, especialista em terapia intensiva e trauma, experiência em gerontologia. Atendimento domiciliar. COREN132585. Fone: 9118-5281 ........................................................... VENDE-SE geladeira Eletrolux 310 L, R$200,00, bom estado. Fone: 9151-7349 e 3375-7106 ...................................................... ELIS DECORAÇÕES, casamentos, 15 anos, infantil e festas em geral. Fone: 9973-9270 e 99412361 .......................................................... PROCURO TRABALHO como motorista carreteiro. Experiência a mais de 20 anos, com carteira A/E. Fone: 9676-3726 e 91370019 ........................................................ VENDE-SE uma cama de hospital. Fone: 3375-4211 ........................................................... PROCURA-SE moça para dividir apartamento mobiliado no Centro. Fone: 8439-5545 ....................................................... VENDO cama de solteiro de ferro, cor branca. R$80,00. Fone: 8111-3684 e 3375-0182 ......................................................... VENDO filhotes de Beagle com 02 meses. Fone: 9676-6194 .....................................................

CONSERTOS - Troca de fechaduras, interruptores elétricos, lâmpadas, torneiras, vazamentos, sup. cortinas, etc. Fone 9102-5085. ..................................................................................... PROCURA-SE um gato preto(filhote), sumido desde 05.07 nas proximidades da rua Holanda, gratifica-se. Fone: 9107-2173 ......................................................................... VENDE-SE lenha picada para fogão. Serviços de motosserra e fretes em geral. Fone 96342746. ................................................................. FRETES em geral. Tratar fone 9123-7984. .................................................................

EUROPA - Filtros e purificadores de água,com água gelada. Vendas e assistência técnica c/ troca de elementos filtrantes. Fone 9102-5085 c/ Mario. ................................................................ FRETES e mudanças, F-4000 em bom estado, acima de 100Km, R$ 0,90 o Km. Inclusive fora do estado. Fone 9661-4549 c/ Paulo. ................................................................... CAMINHÃO para fretes gerais e mudanças. Tratar: 9959-6270. ...................................................... COMPRA-SE uma centrífuga em bom estado. Fone: 9155-2091 ........................................................ VENDE-SE uma carreta trucada para reboque. Fone: 3375-4211 ......................................................... COMPRO cadeira de bebê para MUDANÇAS Zamberlan, com carro. Fone: 9966-0739 caminhão baú para todo o país, ....................................................... montagem, desmontagem, encai- COMPRA-SE uma cama de caxota-mento. Tratar pelos fones sal, usada, para colchão medindo 1,38. VENDO uma mesa cere3375-2729 ou 9969-5512. ............................................................................... jeira de 1,40, abrindo mais MUDANÇAS EGON: para todo o 0,40cm. Fone: 3375-2942 (após Brasil, confiança e agilidade, 20 às 18 horas). anos de experiencia, caminhão ....................................................... baú grande. Fone (55) 3375Novos modelos de 1974 ou (55) 9168-5683. .................................................................................... celular VENDE-SE Playstation 2, semiModelos Smartfone, novo, com 1 controle + memory card 8Mb + 2 jogos. Valor modelos com internet, Wi R$260,00. Fone: 9963-5076 fi, c/2 e 3 chips, mouse óti....................................................... co, TV, FM, 2 cameras, tela CONSERTA-SE lençol térmico, controle e troca de fios, rua LCD de 2,5 pol, Bluetoth, Emancipação, 114, Bela Vista. cabo USB, 2 baterias, maFone: 9989-1280 nual em PT, alarme, jogos, ........................................................ MP3 e 4, java. Brinde 2

PROCURA-SE

Moça para dividir apartamento. Fone: 91124187

FAÇO CONSERTO DE LENÇOL TÉRMICO Fone:3375-1257

PointTAXI.com FONES: 9167-4294 9993-0201 8100-5632.

TELE-TAXI DO VALDOMIRO (55) 9952-0510 (55) 9152-9860 O melhor preço

chips Claro. Entrada + 2x. Fone: 9609-0834 e 91303411

TIJOLOS TIJOLOS 6 furos e maciços direto da industria. Consulte-nos. Fone 99095415.

ZORZO PISOS - Recuperação em pisos de concreto e quadras de esporte; - Piso polido; - Revestimento e pintura epoxi; - Limpeza de pedra basalto, ardósia, caxambu e cerâmica; - Polimento e tratamento de pisos de granitina.

Edição 08-07-2011

Av. 3 de Outubro, 561 Giruá - RS

Fone: (55) 9997-4572 (55) 3361-1384


PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011.

NEGÓCIOS - PÁGINA 11

Folha das Máquinas

Scenic 2004 Cinza, 1.6, Expression, completíssima, 4 pneus semi-novos, carro em excelente estado Aceita-se carro de menor valor. Stiegemeier Automóveis, Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno.

Toyota Corolla SE-G

VW Polo Hatch 2008, preto, 4b portas, 1.6, total flex, AC, DH, TE, AQ, películas, limpador e desembaçador traseiros, sensor de estacionamento, carro com 23 mil quilômetros, comprado 0km em Panambi, novíssimo. Aceita carro menor valor. Confira em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, ou pelos fones 33752107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno. ALUGO camionete F1000 carroceria de madeira. Fone: 9983-7264 ................................................................ VENDE-SE Focus, bordô, 2001, 1.8, L, HA, 4p, completo, R$24.000,00, sem troca. Fone: 8144-4953 .............................................................. VENDO caminhonete Fiat Strada 1.3 Fire, ano 2004, ótimo estado, revisada, IPVA pago. R$18.500,00. Fone: 9976-1632 ........................................................... COMPRO carro até R$18.000,00, pago avista. Celta-Corsa-Palio-UnoCorsa Sedan-Gol (carro em ótimo estado). Fone: 96050039 .......................................................... VENDO KA 03 GL, ar cond, alarme, zetec, película, ar quente, IPVA 2011 pg, bx Km, ótimo estado. Fone: 33754346 ...................................................... COMPRO Ford Fiesta Hatch, ano 2006 ou acima, com ar condicionado e direção hidráulica. Fone:9136-2965 ............................................................. VENDE-SE Corsa GL 1.4, bordô, ano 94. Fone: 91623438 ...................................................... VENDO Gol ano 2000, 8v, 2 portas. R$10.000,00 + 18XR$237,00. Fone: 91635886 e 9121-1588 ....................................................... VENDE-SE moto Twister, cor preta, ano 2007, 9.000Km. IPVA 2011 pago. Fone: 91679251 c/ Ricardo ou 9165-2033 .......................................................... VENDO um Corsa GL 1.4, ano 94, bordô. Fone: 9162-3438, com Edson. ........................................................ VENDO Fox 1.0, 2006, c/ direção+ trava+ alarme. Prata, único dono, IPVA pago. Fone: 9165-6456

VENDE-SE

MERIVA PREMIUM 2 0 0 7 , completíssima, c/ air-bag duplo, freios ABS, ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, ar quente, películas, limpador e desembaçador traseiro, conjunto conforto, faroletes, rodas liga-leve, CD-player c/MP3, IPVA 2011 pago, carro 2º dono, c/ manual, 2ª chave, step não rodou, "novíssima"! Acita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, na rua Gen. Osório, 445 ou fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Astra Hatch CD

Ano 2003, branco, 2p, ar condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, ar quente, limpaador e desembaçador traseiro, CD player, rodas liga leve originais, faroletes, conjunto conforto. Carro novíssimo. Aceita-se carro de menor valor.Venha conferir em Stiegemeier Automóveis, na rua Gen. Osório, 445 ou fones 33752107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

Vende-se Novo Corsa Sedan 2007 Azul, motor 1.8, flex-power, carro completo c/ ar condicionado, dir. hidráulica, vidros elétricos, trava elétrica, alarme, ar quente, desembaçador traseiro, películas, CDPlayer, IPVA 2011 pago, carro 2º dono, c/ manual, 2ª chave, todo revisado. Impacável! Aceita-se carro de menor valor. Confira em Stiegemeier Automóveis rua Gal. Osório, 445, fones:3375-2107 e 99614660 Com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

VENDO Fiesta Street 4 portas, 2003, prata, básico, com rodas esportivas. C/ Felipe. Fone: 9181-1394 .................................................................... VENDE-SE KA 1.0, flex, 2010, VENDE-SE Fiesta 1.0, básico, branco, vidro e trava elétrica, c/ alarme, ano 97. R$9.000,00 desemb, ar quente, 5000 Km. à vista ou c/ troca menor valor VENDE-SE Vectra Elegance 2.0, preto, completo, bancos R$24.000,00. F: 9631-5665 R$9.800,00.Fone: 9146de couro, CD MP3, ar cond. .......................................................... 4707 c/ Diego. ......................................................... dig. ano 2006. R$37.800,00. Fone: 3375-1006 ............................................................................... VENDE-SE Parati, ano 98, 1.0 16 válvulas, motor feito, ar condicionado e direção hidráulica. R$16.000,00. Fone: 9991-4093. ............................................................... VENDE-SE Fiesta Class 99, Ar, direção hidráulica, trava elétrica, alarme 4 portas. R$12.800,00. F:9144-3940 e 3375-6623 ..................................................... VENDE-SE Vectra 97 GLS, GM completo, prata, motor novo, IPVA 2011 pago. Aceita troca. Celta Life, 4pt, A/C, TE, AL, VE, AQ, flex - prata...............2009 Fone: 3375-1865 .............................................................. Monza SLE 1.8 básico 2p t- bege..........................................1989 VENDE-SEum Pálio ELX Pick- Up C10, 4cc, 4M, carr madeira - branca..................1980 2005, azul. FIPE Corsa Watch 1.0, 4pt, AQ, LT, DT, AL, TE - cinza..............2001 R$21.700,00, vendo por Chevette 1.6, gas, RLL - branco.........................................1991 R$20.000,00. Fone: 9935- Chevette SL 1.6, alcool - branco...........................................1986 8952 Kadett GSI 2.0 - cinza...........................................................1993 ....................................................... VENDE-SE Santana 2004, 2.0, Chevete SLE 1.6, RL - cinza................................................1990 FORD gasolina, completo, ar condicionado, direção hidráulica, Fiesta Sedan 1.0. flex, 4p, AQ - prata................................2007 vidros, travas e espelho elé- Pampa 1.8, gas - verde........................................................1993 tricos, rodas 17. Fone: 9992- Focus Sedan 2.0 Ghia, autom, completa - prata.............2009 2734 e 9137-9242 Fiesta 1.0 4p, VE, TE, AL - prata...........................................1998 ...................................................... VENDO OU TROCO Fusion Ranger CD , 4X4 , 2.8L, diesel - prata................................2002 2007, por carro de menor va- Versailles G1 1.8, 4p, completo - cinza............................1996 lor. R$59.000,00. Fone: 8114- Courier 1.6L, básica - branca.............................................2006 3639 Pampa L, 1.8 - branca...........................................................1997 .......................................................... Fiesta GL Street, 4p, completo - azul...............................2002 VENDO Gol 2004, branco, 1.0, Escort GL 1.8 DH, AQ - azul..................................................1996 4 portas, 8v, IPVA pago, impe- Escort L 1.6, alc - cinza............................................................1987 cável. Fone: 9165-6456 FIAT ......................................................... VENDE-SE Gol MI 1.0, ano 97, Palio Fire 1.0, 2p, AL - prata................................................2002 branco, 2 portas, básico, óti- Uno Mille EP 1.0, 4p, VE, TE, AL, AQ - bordô.....................1996 mo preço. Fone: 8114-1193, Uno 1.0 EP, 2pt, VE, TE, AL, AQ - bordô.............................1996 9685-6507 e 8146-3653 VOLKSWAGEN ......................................................... Saveiro 1.8 MI, completo, RLL, lic. 2011 pg - bege.........2001 VENDE-SE moto Honda Bras 150, completa, ano 2008, NOVO Gol 1.0 completa - prata.............................................2010 modelo 2009, impecavel. Gol 1.0 16V AR.TR. AL. 4p - branco..........................................1999 Fone: 9153-9588 e 9179- Passat 1.6, 4p, AC - branco.................................................1987 2491 Gol 1000 Básico, RL - cinza .....................................................1996

VENDE-SE Um Gol, geração 3, ano 2003, 8 válvulas, 4 portas, em ótimo estado. Fone: 9101-4402 e 9670-4140

VENDE-SE Fiat Uno, ano 91, branco, 1.0, gasolina, alarme, trava elétrica, película, bom estado. Fone: 91147407

DIVERSOS

Colheitadeira Ideal 1175 DS 2 plataf. (milho e soja)..........1987 Cam. Puma diesel...................................................................1984 Capota de fibra F1000 - branca................................................... Lancha (Motor, Barco, Car) - branco.................................1998 Colheitadeira SLC 6200.......................................................1986 MOTOS USADAS

NX 350 Sahara - vermelha...................................................1996 Biz 125 KS - vermelha..........................................................2007 Honda Titan 125 - verde......................................................1999 CB 400 II (raridade) - prata..................................................1982 Honda ML 125 - vermelha...................................................1988 Twister CBX 250, AL - azul..................................................2002

Ano 2005, preto, top de linha, carro c/ air-bag duplo, freios ABS, bancos de couro, câmbio e piloto automático, ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, arquente, CD-Player original, computador de bordo, faroletes, rodas liga leve original, películas, carro todo revisado, "impecável", única dona!. Todo revisado. Aceita carro de menor valor. Venham conferir em Stiegemeier Automóveis, Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno.

Focus Sedan 2005

Preto, motor 1.6, carro completo, c/ ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, CDPlayer original, desembaçador traseiro, películas, 4 pneus novos, IPVA 2011 pago, carro todo revisado, novíssimo. Venha conferir em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, ou pelos fones 3375-2107 ou 9961-4660 com Ivan ou Bruno. VENDE-SE Gol 1.0, 4 portas Trend, ano 2008, preto, com travas elétricas e IPVA 2011 pago. C/ Felipe, fone 91811394

VENDO Ranger 4.0, V6, 97, em excelente estado, Branca, Completa, abs+ air bag, rodas 15 esportivas, aceito carro de menor valor. Fones 9182-4184 ou 3375-2150 ........................................................ VENDE-SE um Corsa Classic 1.0, ano 2008, 4 portas, cor branca. R$23.000,00. Fone: 9153-4000 ..................................................... VENDO Gol CL 1.6, gasolina, 6.000Km, suspensão e freios novos c/ garantia. Ótimo carro. Fone: 9994-0702 ..................................................... VENDE-SE um Fusca 1971 e um Chevette 1996. Aceito troca e propostas. Fone: 99940702

Vende-se Gol 2008

Preto, 4 portas, motor 1.6 Power, completo, c/ ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, trava elétrica, faroletes, películas, CD player c/ MP3, IPVA 2011 pago, carro c/ 35.000 Km, único dono, NOVÍSSIMO! Aceita-se carro de menor valor! Venha conferir em Stiegemeier Automóveis na Rua General Osório, 445, fones 3375-2107 ou 99614660. Com Ivan ou Bruno Stiegemeier.

SITE: www.v8automoveis.com FIAT Uno Electronic 1.0, 4 pt - verde..........................................1994 FORD Escort L 1.6, AL, AQ , DVT- branco...........................................1992 Fiesta Flex 1.0, AL, AQ, CD, LDVT, TE - preto...................2007 Focus Hatch 1.8 completo, CD - prata...............................2002 Focus Hatch 1.6 completo - prata......................................2005 Focus Sedan 2.0 completo, CD, RLL - prata........................2008 Ka GL 1.0 AQ, CD, LDVT, RLL - azul.......................................2004 GM Astra GSI 2.0, completo, CD, RLL - prata........................ 2005 Astra Sedan Expression 2.0 compl, RLL - prata............2002 Prisma Maxx 1.4, completo, flex - prata.................................2011 Vectra Elegance 2.0, completo, RLL - prata....................2007 Vectra Sedan Elite 2.4, comp, AB duplo, RLL - preto....2006 HONDA Fit LX 1.4, completo - preto...............................................2004 RENAULT Clio Sedan Expression 1.0, comp. ab dupl,flex, CD-cinza2008 VOLKSWAGEN Gol 1000 - branco.................................................................1995 Golf 2.0 Completo, RLL, air bag duplo, CD - verde.................2001 Saveiro 1.6 - prata.................................................................1993 Saveiro 1.8 capota mar., prot. caçamba - branca .................2002 Voyage LS, RLL - bege.......................................................1982 MOTOS Honda CBX 250 Twister - preta.........................................2004 Sundow Future 125 - prata.................................................2006

FINANCIAMENTO E REFINANCIAMENTO DE CARROS, CAMINHÕES E MOTOS


PÁGINA 12 - GERAL

Folha das Máquinas

PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011

Realizadas as conferências municipais da Saúde e da Assistência Social

Foram realizadas nos dias de terça e quarta-feira últimas as conferências municipais da Assistência Social e da Saúde em nossa cidade. A conferência da Assistência Social teve como tema geral: “Consolidar o SUAS e Valorizar seus trabalhadores” e a da Saúde, Todos usam o SUS! SUS na Previdência Social, Políticas Públicas e Patrimônio do Povo BrasiGrande público se fez presente a Conferência Municipal leiro. de Assistência Social realizada na terça-feira. Na conferência da Assistência Social uma série de subtemas foram propos- concessão do Benefício de Prestação Continuada refetos, tomando-se uma série de propostas deliberativas que rente a idade, passando de 65 anos para 60 anos de idade, agora tentar-se-á chegar ao consenso de quem será a e da renda, passando de ¼ de salário mínimo para ½ de atribuição de colocá-las em prática: se do município, do salário mínimo per capita e 3 - Condicionar a participação estado ou da União. Ainda foram apresentadas algumas dos beneficiários do Programa Bolsa Família em cursos estratégias para os servidores da área da assistência profissionalizantes e, desta forma, organizar um cadastro social, como sejam: a criação de um Plano de Carreira de currículos para a inserção destas pessoas no mercado para os servidores da área de assistência social; a de trabalho, além de exigir que o estado cumpra a Política reestruturação do CRAS, no que tange o espaço físico de Assistência Social referente ao repasse de recursos e o pagamento de insalubridade à equipe técnica da para os benefícios eventuais. assistência social. Conferência da Saúde Com relação a centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil, está se Em relação a esta conferência da Saúde foi pensando no seguinte: 1- Realizar busca ativa das famí- colocada a luta pela aprovação da emenda 29, que lias que ainda não estão cadastradas e possuem critérios coloca percentuais para os governos federal e estadual para o CADASTRO ÚNICO; 2- Mudar os critérios de para o financiamento da saúde entre outras abordagens.

Dr. Arno Arnoldo Keller DDoutor em Direito - OAB 6.004 Dra. Marga Keller OAB/RS 41.543

Unijuí estará representada na 63ª Reunião Anual da SBPC

Dra. Patrícia Keller

OAB/RS 70.112 Escritórios: Panambi: Praça Eng. Walter Faulhaber, 111, Sala C, telefone (55)3375-4317 - Passo Fundo: Av. General Netto, 448, sala 601, telefone (54) 3311-6900.

ADVOGADO DR. LEOCIR PAASCHEN DILL - Inventários - Cobranças - Defesas Criminais R. Alfredo Brenner, 03 - Ed. Hartmann Sala 6 - Fone 3375-2851 E-mail: leocir.dill@oabrs.org.br leocir.dilladvogado@hotmail.com

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Serviços Contábeis

Registro de empresas Contabilidade Comercial, industrial e rural Folha de pagamento

3375-6023 e 3375-4486

O Presidente do Diretório Municipal do DEMOCRATAS de Panambi, conforme determina o artigo o artigo 24 do Estatuto Partidário, CONVOCA seus convencionais filiados e seu Vereador, para participarem da CONVENÇÃO MUNICIPAL a realizar-se no dia 16 de julho de 2011, com início as 10:00 horas e encerramento as 14:30 horas, tendo por local o Salão Jaciandi no prolongamento da Rua 25 de Julho, Bairro Jaciandi, nesta cidade, para deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA. 1) ESCOLHA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL. 2) ESCOLHA DA EXECUTIVA MUNICIPAL. 3) ASSUNTOS DE INTERRESSE PARTIDÁRIO. Panambi/RS, 05 de julho de 2011. NELSON FEIDEN PRESIDENTE DO DEMOCRATAS DE PANAMBI/RS

Oito trabalhos de iniciação científica realizados na Unijuí estarão sendo apresentados na 63ª Reunião Anual da SBPC, que este ano acontece em Goiânia/GO, de 10 a 15 de julho. Os trabalhos foram escolhidos pelo Comitê Científico e três deles receberão uma ajuda de custo institucional de R$ 500,00 para participar do evento. Os três projetos subsidiados são: Incontinência urinária em mulheres pós-menopausa: ensaio clínico (Fabiana Bruinsma e Francieli Prediger); Perfil, fatores de risco e avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico em uma unidade de nefrologia da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Bárbara Letícia Dudel Mayer); Avaliação da adesividade e perda de massa de misturas asfálticas com diferentes tipos e teores de cal (Fernando Dekeper Boeira, Eduardo Pasche e Gustavo Pires). Os outros cinco projetos que serão apresentados na reunião anual da SBPC são: Estudo das variáveis que influenciam a estabilização química de um solo residual de basalto encontro na região de Ijuí/RS (Carlos Filipe Correia e Silva, Fernando Cronst e Eduardo Pache); Análise do desenvolvimento na aquisição das etapas da fala (linguagem) em crianças de 15 meses a 4 anos de idade em escola públicas da rede municipal de Ijuí/RS em 2009 e 2010 (Fernanda Dallazen, Giulia Gatelli e Luciana Meggiolaro Pretto); Avaliação da capacidade funcional em portadores de insuficiência renal crônica que não realizam hemodiálise (Fernanda Dallazen, Karlyse Claudino Belli); Certificação de edificações sob o ponto de vista da sustentabilidade, (Tâmela Arend Campos, Leticia Cazarotto, Luís César da Cruz de Souza); Avaliação qualitativa das opções de tratamento de esgoto para o Campus da Unijuí – Ijuí/RS (Tâmela Arend Campos). Realizado desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e representantes de sociedades científicas, o evento é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em ciência e tecnologia. Além da programação científica, são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem, programação voltada para estudantes do ensino básico e para a população infanto-juvenil no geral, da ExpoT&C mostra de ciência e tecnologia, e da SBPC Cultural atividades artísticas regionais.


PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011.

• 29/06/2011 - Munike Borba Migliorini, filha de Helio Zandoná Migliorini e Andréia Batista Borba; • 29/06/2011 - Gabriel dos Santos Novotny, filho de Adriano Amauri Novotny e Calir Dos Santos Borba Novotny; • 29/06/2011 - Henrique Neves Quevedo, filho de Dorival de Oliveira Quevedo e Juliana das Graças Neves; • 30/06/2011 - Artur Muriel de Arruda, filho de Leandro de Arruda e Jussara Gonçalves Almeida de Arruda; • 30/06/2011 - CarolineVitória Hollas Hannus, filha de Marcelo Hannus e Claudia Andrade Hollas; • 30/06/2011 - Mariana Bettio Horst, filha de Clay Horst e Rochelli Crissiane Bettio Horst; • 01/07/2011 - Thomas Tardetti. filho de Jadir Tardetti e Silvana da Silva Corrêa Tardetti; • 01/07/2011 - Murilo Graeff Dessbesell, filho de Cristian Buzzatti Dessbesell e Lenize Graeff Dessbesell; • 04/07/2011 - Amanda Meirelles Ulzefer, filha de Marcelo Augusto Ulzefer e Priscila Franciele Meirelles da Rosa; • 05/07/2011 - Lucas Quadros de Almeida, filho de Moisés Borges de Almeida e Lorerí Quadros de Almeida.

Casamentos

• Diego Dalmas Kostrzycki e Gracieli Paula Galli; • João Batista de Almeida Genro Neto e Janete dos Santos Brizola; • Juliano Nunes Chibiaque de Lima e Fernanda Sovernigo.

DATAS COMEMORATIVAS JULHO - 08 - Dia do Padeiro Dia do Panificador Dia Nacional do Pesquisador Primeira exibição de cinema no Rio de Janeiro (1896) - 09 - Dia da Independência da Argentina Revolução Constitucionalista em São Paulo (1932) - 10 - Dia da Pizza Dia Mundial da Lei Embarque de D. Pedro II no Rio de Janeiro para Uruguaiana (RS) na Guerra do Paraguai (1865) - 11 - Dia do Mestre de Banda Dia do Rondonista Dia Mundial da População Dia Nacional dos Trabalhadores de Serviços Telefônicos - 12 - Dia do Engenheiro Florestal - 13 - Chegada ao Brasil do Pe. José de Anchieta (1553) Dia do Engenheiro Sanitarista Dia dos Cantores e dos Compositores Sertanejos Dia Mundial do Rock - 14 - Dia da Liberdade de Pensamento Dia do Doente Dia do Propagandista Dia Mundial do Hospital Tomada da Bastilha na França (1789)

Para a sua melhor companhia!

BANHO E TOSA. • Acessórios • Agência de namoro • Banho programado • Banho terapêutico • Chapinha • Hidratação • Remoção de tártaro • Tingimento em pêlos • Sem uso de anestésico. TELE-BUSCA: 9112-7351 Rua Santa Cruz, 40 - bairro Bela Vista E-mail: cao_e_cia@hotmail.com

Folha das Máquinas

GERAL - PÁGINA 13


PÁGINA 14 - SAÚDE

PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011.

Folha das Máquinas

Doenças sexualmente transmissíveis:

“As pessoas não estão se protegendo” As pessoas, de forma geral, têm consciência de como se prevenirem das chamadas DSTs, ou doenças sexualmente transmissíveis. Infelizmente, boa parte delas não colocam esta proteção em prática. A opinião é da enfermeira Vânia Piaia Abreu, coordenadora da Epidemiologia no Município. “A prática está sendo diferente da teoria”, afirma Vânia. A enfermeira Vânia explica que “todas as doenças preocupam, mas tem algumas mais graves, como a AIDS e, acredito, a sífilis congênita, que pode provocar má formação dos bebês e abortamento”. Ela revela que têm sido frequentes casos de gonorreia e de condilomas, infecções causadas por um grupo de vírus (HPV) que determina lesões papilares que, ao se fundirem, tomam o aspecto de verrugas. A enfermeira Vânia reforça que o Sistema Único de Saúde está em condições de oferecer tratamento de todas as DSTs: “a hepatite B também é uma doença de transmissão sexual – as doenças ou têm cura ou têm tratamento, como no caso da AIDS – o que não se tem

condições de tratar aqui encaminha-se para fora”, revela a enfermeira, acrescentando que as pessoas devem “procurem as unidades de saúde, temos todos os métodos para estas pessoas se protegerem e evitar pegar estas doenças”, lembrando que a prevenção, no caso das DSTs, é o modo mais recomendado de ação.

VACINA TRÍPLICE VIRAL Crianças de 1 ano e 7 anos incompletos têm até o dia 22 deste mês para receberem a vacina tríplice viral (rubéola, sarampo e caxumba). A cobertura vacinal em Panambi, no dia 18 de junho, foi de 82%, considerada pequena pelos profissionais de saúde. A vacina é contraindicada somente para aquelas pessoas que sofrem de alergia à gema do ovo (nenhum caso registrado até aqui em Panambi). Recomenda-se, ainda, adiar a vacinação no caso de crianças que estejam febris ou que estejam com varicela. A tríplice viral pode ser aplicada em qualquer posto de saúde, à exceção do posto do bairro Fensterseifer.

Implante um sorriso novo na sua vida! Dr. Emerson Rolão Clínica Geral - CRO 12.256

Enfermeira Vânia coordena a epidemiologia no Município.

Unimed Noroeste/RS conquista Selo de Responsabilidade Social 2011

• • • •

Restaurações estéticas Clareamento Tratamento de Canal Cirurgias avançadas (enxertos ósseos, cisos retidos, tumores e cistos) Convênios: • Especialista em Prótese Dental- CEOM/RS • ASCEP • Banco do Brasil • Pós-Graduado em Implantodontia -

• Bruning • Fockink • Cotripal • Kepler Weber • OAB

UNICSUL/SP

Drª Letícia Müller Clínica Geral - CRO 12.268

• Restaurações estéticas • Esp. em Ortodontia-Unicastelo-SP

Fone consultório: 3375-7230 Rua Holanda, 193 - Sala 13 - Panambi

Psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Dra. Therezinha Lerner Dill CREMERS 7150

• Prevenção do câncer ginecológico • Colposcopia • Microscopia Agora atende das 14 às 18 horas. Também no idioma alemão. Particular e convênios Unimed e IPE. Consultório: Rua Alfredo Brenner, 265 - Sala 2 (antigo Hospital 7 de Setembro) - Fone 3375-3205.

Cirurgiã-Dentista Estela Kersting Tussi

CRO 16077

Clínica geral Aparelhos ortodônticos

Fone: 9181-0727 Rua Hermann Faulhaber, 255 - Sala 2 - Centro E-mail: estelakt@hotmail.com

A Unimed Noroeste/RS teve mais uma vez reconhecida a sua política de responsabilidade social, desta vez dentro do Sistema Unimed. A Cooperativa Médica está entre aquelas que foram certificadas com o Selo Unimed de Responsabilidade Social 2011, conforme resultado divulgado nesta semana pela Unimed do Brasil. No total, 214 singulares alcançaram o Selo neste ano, por atenderem os indicadores de avaliação. Lançado em 2003, o Selo reconhece as Cooperativas que adotam práticas socialmente responsáveis. Para o presidente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Oss Zambon, a conquista do Selo Unimed de Responsabilidade Social evidencia o trabalho que vem sendo desenvolvido nesta área. Observa que a Cooperativa estabeleceu a responsabilidade social como um dos pilares atuais de gestão, através da promoção à saúde, da integridade social e do cuidado com o meio ambiente. O médico ressalta que no contexto atual da sociedade "os resultados de uma empresa precisam estar voltados também a qualificar o capital humano e valorizar a busca de uma identidade socialmente responsável". Em 2010, a Unimed Noroeste/RS alcançou reconhecimento para suas ações nesta área ao ser premiada no 28º Top de Marketing ADVB/RS, com destaque na categoria Top Responsabilidade Social. O marco dessas ações está no Programa de Gerenciamento de Resíduos, lançado em 2008 com o objetivo de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados no Hospital Unimed. A Cooperativa Médica mantém ainda parceria com instituições públicas e não governamentais, em especial a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Colônia de Pescadores Z 18, para o desenvolvimento de projetos ambientais. O projeto mais recente prevê a atuação do grupo de voluntários Comunidade Unimed na execução de projeto de arborização denominado Novo Leste Sempre Verde", abrangendo o Bairro Novo Leste, em Ijuí.


PANAMBI, 08 DE JULHO DE 2011.

Comissão Central da Fecolônia se reúne mais uma vez na segunda-feira

Integrantes da Comissão Central que organiza a Fecolônia a ser realizada em setembro deste ano no Parque Municipal Rudolf Arno Goldhardt estarão reunidos mais uma vez nesta segunda-feira (11) para dar ajustes finais a promoção do evento, possivelmente, formatando de maneira final toda a sua programação. A reunião acontece na sede da Emater em Panambi a partir das 9 horas quando poderá ser finalizado o recebimento de inscrições para a promoção. A Fecolônia integra os produtores de Panambi, Condor e Pejuçara e tem como principal iniciativa promover a comercialização de produtos da agricultura familiar e dar visibilidade à identidade cultural das comunidades que dela participam. Assim sendo, a exposição e venda dos produtos de origem colonial coloca ao alcance dos milhares de visitantes, a gastronomia típica e as suas mais importantes manifestações artísticas.

Folha das Máquinas

Furtos e violência contra a mulher lideram ocorrências na Polícia Civil

A Delegacia de Polícia Civil em Panambi instaurou 84 procedimentos durante o mês de junho. As ocorrências mais comuns foram o furto (10) e a violência contra a mulher, enquadrável na Lei Maria da Penha (9). Segundo o delegado Carlos Beuter, “historicamente, são os crimes mais comuns em Panambi”. O delegado acrescenta, entretanto, que o número de furtos teve uma queda nos últimos anos, “notadamente a partir da intensificação do combate ao narcotráfico, motivador do furto e de vários outros crimes, como o roubo”. No mês de junho foram registradas, também, cinco prisões em flagrante, quatro delas ligadas à ação da Brigada Militar. Foram três prisões por furto, uma por porte ilegal de arma e uma por narcotráfico. Beuter salienta, por ouro lado que, dos cinco cidadãos presos, somente um continua segregado, justamente aquele preso por tráfico. “Infelizmente assim a nossa legislação assim o prevê, hoje a prisão em flagrante não tem a mesma relevância do que no passado – temse que esperar a sentença penal condenatória”. Para o titular da DP, a substituição por penas alternativas vem sendo aplicada mesmo a criminosos condenados e reincidentes. “Temos casos de pessoas indiciadas por mais de 20 ou 30 crimes de furto, e obtém as benesses da lei, mas isso, quem tem que responder é o Poder Judiciário’, afirmou. MOTO FURTADA, BICICLETA ENCONTRADA

Prefeito determina maior agilidade na recuperação das ruas esburacadas Na manhã desta quinta-feira o prefeito Miguel Schmitt-Prym compareceu pessoalmente à Rua Gaspar Martins, onde estão sendo realizadas obras de recapeamento do asfalto nos trechos mais esburacados e operação tapa buracos onde ainda é possível realizar. O prefeito reiterou as ordens para a formação de mais uma equipe para trabalhar durante a noite, a fim de recuperar o tempo perdido desde a quebra da usina de asfalto que paralisou os serviços durante mais de 20 dias, o que agravou o estado das ruas. Depois da Gaspar Martins, a próxima rua a ser recapeada é a Pavão, no trecho anterior ao mercado. As demais ruas em que já ocorreu a operação tapa-buracos depois da última chuva e do conserto da usina de asfalto foram a Av. Adenauer, e trecho da Andrade Neves. Ao mesmo tempo, prosseguiram as

GERAL - PÁGINA 15

Bicicleta provavelmente pertence a uma menina.

Um furto de moto foi comunicado à Brigada Militar no início da madrugada desta quinta-feira, dia 7. O proprietário, morador da rua Erica, no bairro de mesmo nome, revelou que tinha deixado a Honda CBX 200 estacionada em sua residência, durante a noite e, quando foi recolhê-la, deu pela falta do veículo. Para alívio do proprietário, a moto foi encontrada por volta do meio-dia, em um campo de futebol na rua Alberto Pasqualini, não muito distante do local onde havia sido furtada. Encontra-se na Delegacia de Polícia uma bicicleta de criança, cor rosa, de propriedade desconhecida, em bom estado. Ela foi entregue à DP pela Brigada Militar, após ser localizada no pátio de uma escola.

obras de canalizações para o asfaltamento dos bairros Alvis Klaesner, Rua Carazinho, e foi empedrada a Rua Rondonia e trecho da Henrique Baal. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo viceprefeito e Secretário de Obras José Luiz Almeida (matéria do gabinete do prefeito).

Oferece dedetização sem sujeira.

Limpeza de caixas d' água, dedetização, limpeza de telhados e outros serviços. Antônio Carlos - fones 9104-0260 ou 3375-0480 Rua Jacob Bock, 73 - Panambi - RS.


Mensagem do dia:

Filiado à

PANAMBI (RS) - SEXTA-FEIRA, 08 DE JULHO DE 2011 - Nº 1.730 - ANO XIX

Ex-atacante Jardel será atração em eventos no final de semana

O ex-atacante do Grêmio e da Seleção Brasileira, Jardel (Mário Jardel Almeida Ribeiro), será atração em evento social hoje à noite e em promoção esportiva amanhã à tarde, em Panambi. O jantar será a partir das 20 horas, no salão de festas do restaurante Moinho Velho. Haverá um telão apresentando alguns dos melhores momentos de Jardel no Grêmio e, após o jantar, espaço para autógrafos e fotos junto com o ídolo. Os eventos são organizados pelo clube Los Leones, pelo atleta Emerson Ávila e contam com apoio do Consulado local e torcida organizada do Grêmio. Os cartões para o jantar podem ser obtidos (R$ 35,00) no Cachorrão do Alemão, Podium e Posto Avenida. Há preço diferenciado para crianças. Neste sábado, no Piratini, os jogos serão Videira x Sport (13h30min), Veteranos do Atlético x Nacional (15h30min) e Los Leones x Furacão, com Jardel e seu filho atuando pelo Los Leones. O ingresso para o evento esportivo é um quilo de alimento não perecível. Jardel atuou pelo Grêmio em 1995 e no início de 1996, conquistando a Taça Libertadores de 1995, o Gaúcho de 1995 e a Recopa Sul Americana de 1996.

“Dilatai a fraternidade cristã, e chegareis das afeições individuais às solidariedades coletivas, da família à nação, da nação à humanidade”. (Rui Barbosa)

Rotary empossa diretoria 2011/2012

Oscar Strücker (esquerda) e Paulo Anversa (direita) os novos companheiros.

Paulo Lorenz (segundo a partir da esquerda), recebeu o título Paul Harris.

A diretoria 2011/2012 de Rotary tomou posse no dia 4, no Elsenau Hotel.

Orlando (esquerda) passou o cargo de presidente para Angelin Adams.

Angelin Adams é o novo presidente do Rotary Club Panambi. Ele tomou posse na segunda-feira (4) à noite, sucedendo a Orlando Rahmeier. Natural de Caibaté, Angelin está há 21 anos residindo em Panambi e há 20 atua na empresa Bruning Tecnometal. Com 18 anos, foi fundador do Rotaract, onde atuou por 10 anos. Está há cinco anos no Rotary. O lema da gestão 2011/2012 é “Conheça a si mesmo para fazer bem à humanidade”. A posse festiva de Angelin teve, ainda, a distintivação dos novos companheiros, Paulo Anversa e Oscar Strücker e a entrega do título Paul Harris a Paulo Roberto Lorenz.

PORQUESERCOMPANHEIRODEROTARYCLUB? — É uma oportunidade de você conviver com pessoas das diversas áreas do conhecimento, compartilhando experiências e ter o compromisso de pensar coletivamente, não pensar somente no individual – André Dieter Klos, responsável pela imagem pública, mandato 2010/2011. — Se cada um fizer um pouco pelo próximo, teremos uma sociedade melhor – Angelin Adams — Primeiramente, pela vontade de servir – expresidente Orlando Rahmeier, lembrando o tema maior de Rotary Club Internacional, “dar de si antes de pensar em si”.

Jogos Escolares: três escolas em destaque no atletismo O atletismo dos Jogos Escolares do Rio Grande do SUL (JERGS), fase municipal, foi disputado no dia 2, na pista do Serviço Social da Indústria (SESI). Três escolas foram destaque: Rui Barbosa, com vitórias em 13 provas, Pindorama (10) e Conrado Doeth, com 8 provas conquistadas. Quatro atletas venceram em duas provas diferentes. São eles: Lucas A. Silva (Rui Barbosa), campeão no salto em distância e lançamento de pelota, categoria mirim masculino; Paloma de Oliveira (Rui Barbosa), vencedora dos 250m e 800m rasos no infantil feminino; Daniel Bueno Fortes (Pindorama) nos 1.500m e 3.000m rasos, categoria juvenil masculino, e Bruna Pires da Rosa (Instituto Federal Farroupilha), campeã nos 100m e 200m rasos, categoria juvenil feminino. Nas modalidades coletivas, o título que restava ser disputado foi conquistado pelo Poncho Verde que, no basquete juvenil feminino, superou ao IFF na final. Os Jogos Escolares são uma realização da Secretaria Estadual da Cultura (SEC). A fase de Coordenadoria deverá ter suas datas definidas nos próximos dias.

Municipal de juniores:

Esperança x Independente será neste domingo Na preliminar, Seleção de Panambi x Seleção de Condor. Esperança e Independente enfrentam-se neste doA seleção local será treinada por Egon Bergahn, o mingo, dia 10, a partir das 15h30min, fazendo a final do “Alemão do Cachorrão” e terá Aristides (Tidão) como masmunicipal de juniores. O Esperança tem uma campanha sagista. O grupo convocado por Alemão tem: goleiros – perfeita, com 5 vitórias em cinco rodadas, enquanto que o Alencar Dill e Josemar Oliveira (Sherek); laterais – Flavio Independente está invicto, com 3 vitórias e 2 empates. Martins, Emerson Ávila, Geferson Oliveira e Jardel O Esperança conta com os atletas Diego Moura, João Silva, Pomarenke; zagueiros – Marcos Oliveira (Sovaco), Jair de Luciano, Leonardo Ávila, Diego Silva, Janailto, Rodrigo M., Oliveira e Moisés Oliveira; volantes – Otavio Cárdias (Vico) e Fernando, Lucas Pereira, Maiquel, Rodrigo P., Nicolas, Le- Fernando Libinski; meias – Daniel Ribeiro, Denis Nunes, andro, Diego A, Mateus, Emanuel, Cristian Oliveira, Jonatan, Marcelo Santos (Sabiazinho) e Anderson Kaiser; atacantes Lucas de Jesus, Rudinei e Tailton Santos. A equipe é – Maurício Welter (Chiba), Heber Rocha de Lima, Fernando Feller e Cristian Pomina. treinada por Cassiano e Cristian Pomina. Os dados são do diretor de O Independente conta esportes do Município, procom Felipe Vincensi, Ismael Dólar comercial 06/07: fessor Gilnei “Ico” Lopes. Markus, Guilherme Barcellos, R$ 1,569 Cleber, Emerson, Cledir, Carlos, Robson, Murilo Ferraz, 01/07 04/07 05/07 06/07 07/07 Alisson, Vinicius, Fernando, Sexta Segunda Terça Quarta Quinta Anderson, Marcelos, Cassiano, Daniel, Jean, João 40,50 40,80 41,00 41,00 41,00 Xavier e Alan. O treinador é Sidio Loose, integrante do time principal do Independen25,00 25,00 25,00 25,00 25,00 te, que em 2010 foi alçado à divisão principal do futebol panambiense. PANAMBI X CONDOR Na preliminar da decisão, o amistoso entre as seleções de Panambi e de Condor.

24,00 24,00 24,00 24,00 24,00 2,60 2,60 2,60 2,60 2,60

• Sexta-feira, 08: dia de sol, com geada ao amanhecer. Nuvens aumentam à tarde. Mínima 1ºC, máxima 16ºC; • Sábado, 09: as nuvens aumentam no decorrer da tarde. Mínima 6ºC, máxima 18ºC; • Domingo, 10: sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. Mínima 12ºC, máxima 21ºC. • Segunda-feira, 11: sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima 13ºC, máxima 24ºC.

Edição n 1.730  

Edição do dia 08/07/2011.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you