Page 1

Litoral Sul, 18 a 22 de abril de 2014 • facebook.com/folhadacidadeitanhaem • Ano XVII • nº 246

SAÚDE • A UPA acompanhará a crescente demanda de atendimento médico de urgência

Unidade de Pronto Atendimento de Itanhaém terá novo conceito Divulgação

A unidade do Sabaúna será a nova referência do Município no acolhimento imediato de pacientes, possuindo capacidade superior ao atual pronto socorro e novos equipamentos. Serão 12 áreas disponíveis para o atendimento médico, além das salas de curativo, de coleta, de gesso, raio x, entre outras.

Programa abre inscrições para cursos O Programa ‘Mais Oportunidades’, da Prefeitura de Itanhaém, estará com inscrições abertas de segunda-feira (28) a quarta-feira (30), das 9 às 17 horas, para nove opções de cursos. O espaço está localizado no Centro de T r e i n a m e n t o Profissionalizante de Itanhaém (CETPI), na Rua Victor Meirelles, 35, no Belas Artes. Para se inscrever no curso, o interessado deverá ter no mínimo 16 anos completos e comparecer ao local munido da original e cópia do RG e entregar 1 kg de alimento não perecível. Página 5.

Eleitores têm até 7 de maio para transferir títulos ou solicitar a primeira via Página 5

No total, serão 216 funcionários, incluindo a recepção, equipe de enfermagem e a equipe médica especializada. O Pronto Socorro do Sabaúna (UPA) terá capacidade de receber mais de 650 pessoas ao dia, possuindo um sistema de atenção médica organizado. Matéria completa na página 4.

Governo Marco Aurélio reduz taxa de mortalidade infantil

Com o modelo de Classificação de Risco, os usuários não serão mais assistidos conforme a ordem de chegada. A partir de uma triagem feita pela equipe de enfermagem, a prioridade no atendimento será definida de acordo com o estado do paciente

No primeiro ano de governo, o prefeito Marco Aurélio Gomes deu início a uma série de ações objetivando obter melhores índices no setor de saúde. Prova disto são os índices de mortalidade infantil, que despencaram, tornando a Cidade uma referência sobre os baixos índices de mortes prematuras após o nascimento.

De acordo com levantamento do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) de 2013, Itanhaém figura hoje como segunda menor taxa de mortalidade infantil, com 9,7, atrás apenas de Mongaguá, que possui 3,1. Página 6.

Prefeitura assina convênio para pavimentar da Região do Umuarama Página 5


Central de Abastecimento ampliará programas de segurança alimentar Diretor: Jessé Santos Impressão: Lance! Administração e Correspondência: R. Oscar Pereira da Silva, 574 - Belas Artes - Itanhaém SP - CEP 11740 000 Cel. (13) 99628 6301 • NEXTEL ID 90*79713 e-mail: folhadacidade@uol.com.br As opiniőes emitidas nas matérias assinadas năo representam necessariamente a opiniăo do jornal, sendo de responsabilidade de seus autores.

Para refletir • 1º Coríntios 10:31

Jornal Filiado à ABRARJ - Registro nº SP-316 Associação Brasileira de Revistas e Jornais

Itanhaém, 482 anos de muitos desafios e boas notícias Marco Aurélio Itanhaém comemora 482 anos de fundação em um momento muito especial. As ações que estão sendo projetadas para os próximos meses permitem que tenhamos uma perspectiva muito positiva para o futuro, com foco para o desenvolvimento dos bairros eos programas elaborados para o Município. Com o Centro estruturado, chegou a hora de levarmos melhorias para os demais bairros. Oito programas foram elaborados pela Prefeitura, com o intuito de fomentar o desenvolvimento da Cidade em seus vários segmentos. O programa Bairro a Bairro foi criado com o objetivo de levar serviços da Prefeitura mais próximos dos moradores dos bairros. São promovidas audiências populares onde os moradores conhecem os projetos voltados para a Cidade e ainda têm voz ativa para sugerir soluções e apontar os problemas mais frequentes que ocorrem na região em que vive. Na prática, o programa funciona como um exercício de cidadania e compromisso com a sociedade. O programa Mais Saúde Nos Bairros foi concebido como um plano de ação com ênfase na saúde preventiva. Além da contratação de mais médicos para a rede municipal, já foram reformadas cinco unidades básicas de saúde. O centro de especialidades médicas foi transferido para um imóvel com instalações mais am-

Marco Aurélio Gomes é Prefeito Municipal de Itanhaém plas. E com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Jardim Sabaúna, teremos uma estrutura melhor para atender a população. O programa Cidade Saudável projeta a instalação de 10 academias ao ar livre em espaços públicos localizados em pontos estratégicos dos bairros. O programa Minha Rua Melhor é o maior plano de pavimentação e urbanização da história da Cidade. A iniciativa também contribui para melhorar as condições de vida dos moradores e valorizar os imóveis dos bairros. Já foram assinadas ordens de serviço para vias localizadas nos bairros Jardim Tropical, Jardim Oásis e Jardim Iemanjá. E novas obras deverão ser iniciadas nos próximos meses. O programa Morar Bem reúne todas as ações voltadas para o setor habitacional, como a construção de novas unidades e a regularização fundiária de áreas cujos imóveis não contam com escritura definitiva das propriedades.

O programa Cidade Segura funciona como apoio às ações realizadas pelo Governo do Estado na área da segurança. Estão previstos investimentos para equipar a Guarda Civil Municipal e a implantação de um sistema de monitoramento por câmeras de vídeo em pontos estratégicos do Centro e das principais entradas e saídas da Cidade. E a partir do segundo semestre começam a ser iluminados 3 mil pontos escuros nos bairros, no plano de melhoria da iluminação pública. O programa Aprendizado do Futuro conta com ações voltadas para o setor educacional. Serão disponibilizados tablets para os alunos e notebooks para os professores, além de cursos de robótica e idiomas para os estudantes, além de um plano de capacitação permanente para os educadores. E o programa Mais Oportunidades é voltado para a capacitação profissional. A meta é formar até mil jovens por ano, proporcionando melhores condições para colocação no mercado de trabalho. Com esses programas e outras ações que estão sendo desenvolvidas, temos confiança de estar no rumo certo para alcançar o desenvolvimento sustentável e proporcionar melhores condições de vida para a população. Nesses 482 anos de fundação, temos muitos desafios e boas notícias para divulgar.

Há 11 anos A edição número 83, de 20 de setembro de 2002, com 12 páginas, trazia as seguintes reportagens: •Governo do Estado entrega novas obras à cidade •Prefeitura anuncia melhorias para o Jardim Oásis •Aeroporto sediará 1ª Feira de Aviação em 2003 •Polícia Militar recebe 3 veículos para a Ronda Escolar

Iniciativa vai ampliar as ações voltadas para o setor e oferecer melhores condições para os agricultores A construção do prédio que abrigará a Central Municipal de Abastecimento já tem Ordem de Serviços para a primeira etapa das obras que deram início a semana passada. No local funcionará o novo Banco de Alimentos, Feira Popular e demais programas desenvolvidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). A proposta contempla a implantação de novos projetos de segurança alimentar e geração de renda, como o Programa de Aquisição de Alimentos/Programa Nacional de Alimentação Escolar (PAA/ PNAE); o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal e o Programa Feiras Populares. O convênio assinado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Prefeitura garante ao Município verba no valor de R$ 746.000,00 para as instalações do Banco de Alimentos de Itanhaém. A nova estrutura será erguida onde funcionava o antigo Mercado Municipal, na Rua Urcezino Ferreira, esquina com a Rua Marechal Rondon, no Baixio.

A Central Municipal de Abastecimento passará a ter dois andares com 550 m² de área construída em terreno localizado no Centro. O empreendimento terá áreas de triagem e processamento dos alimentos recebidos, armazenagem de alimentos frescos, secos e congelados, espaços específicos para descarte e acondicionamento de detritos, lavagem de equipamentos e utensílios, atendimento, além de banheiros adaptados e piso tátil, recepção e treinamento, almoxarifado, cozinha experimental, elevador e área externa para o Programa Feiras Populares. Banco de alimentos • O local é responsável por atuar no combate à fome por meio da arrecadação de alimentos provenientes de doações de empresas, indústrias, supermercados e varejões que são selecionados, separados e embalados para, posteriormente, serem distribuídos gratuitamente à população. O Banco de Alimentos tem hoje o objetivo de fomentar a segurança alimentar, operacionalizar as compras da

Consulta pública do Plano Diretor Municipal acontece até 1º de junho Por meio de um formulário disponibilizado no site da Prefeitura, os itanhaenses poderão dar sugestões e comentários A população também poderá colaborar por escrito (entregue pessoalmente ou encaminhada por correio até às 16h do dia 30 de maio, na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente ou por correio eletrônico para planejamento itanhaem@gmail.com Acontece até o dia 1º de junho a população poderá participar da consulta pública da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento de Itanhaém, enviando comentários, contribuições e propostas de alteração, inclusão ou supressão de artigos, incisos e alíneas. Durante este período poderão acontecer reuniões dos grupos ou reuniões temáticas de dis-

cussão sobre o texto em consulta, de forma a aprofundar seu conteúdo. A proposta em Consulta Pública é resultado do trabalho realizado pela equipe técnica e pelos oito grupos de estudo, fruto das discussões ocorridas ao longo do ano de 2013. Por meio de um formulário disponibilizado no site da Prefeitura, os itanhaenses poderão dar sugestões e comentários que serão sistematizados, analisados e posteriormente remetidos ao Núcleo Gestor e Comissão de Acompanhamento da Revisão do Plano Diretor (CAPD). Também está inserida na

•Sabesp entrega Estação de Tratamento de Esgoto •Oásis ganha espaço para crianças e adolescentes •Urbanização da beira mar Gaivota começ este mês •Itanhaém realiza o 1º Concurso de Desenho do Reisado •Futsal fica em 4º lugar em jogos especiais •3ª Festa Crocodilo´s apresenta CPM 22

Página 7

página da internet do Governo Municipal, a íntegra do diagnóstico e dos estudos que embasaram o Plano, que considera em seus estudos a projeção de crescimento da população e a demanda por serviços públicos para o período dos próximos 30 anos. A população também poderá colaborar por escrito (entregue pessoalmente ou encaminhada por correio até às 16h do dia 30 de maio, na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, localizada na Av Washington Luiz, nº 75 Bloco 2, sala 12, Centro, ou por correio eletrônico para p l a n e j a m e n t o itanhaem@gmail.com.

Antigas estações ferroviárias do Suarão e Centro serão bases da Guarda Municipal de Itanhaém A intenção é descentralizar a Guarda e agilizar o atendimento às ocorrências

•Iniciada a pavimentação de ruas no Ieda e Corumbá •Saúde terceiriza cadastramento do Cartão SUS

agricultura familiar para merenda escolar e aumentar a capilaridade das entidades sociais de Itanhaém. Feira do produtor • O projeto Feira do Produtor tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, melhorando a geração de renda e garantindo o acesso da população a produtos de melhor qualidade, direto do campo para a mesa do consumidor. É uma parceria entre a Prefeitura de Itanhaém e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal. A feira funciona atualmente todos os sábados das 7 às 16 horas, no estacionamento do Paço Municipal Anchieta, localizado na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro. O espaço vende frutas, verduras e legumes com ênfase na agricultura orgânica. Também estão disponíveis derivados artesanais como bolos, pães, sucos, além de pescados. Com a ida para a futura Central de Abastecimento, os agricultores terão uma estrutura melhor para comercializar seus produtos.

Reprodução

A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) assinou a cessão provisória das centenárias estações ferroviárias de Suarão e do Centro de Itanhaém e seus respectivos terrenos não operacionais no último dia 14. Situados nos bairros Suarão e Centro, os dois imóveis serão bases da Guarda Civil Municipal (GCM), que atualmente fica na Avenida Mário Covas Júnior, 651, Cibratel II. As estações ferroviárias de Itanhaém este ano completaram 100 anos e tiveram importância no crescimento populacional da Cidade. A intenção é descentralizar a GCM e assim agilizar o atendimen-

to às ocorrências. Com a assinatura da cessão provisória, Itanhaém se incumbe da administração,

uso, conservação e por todos os encargos decorrentes diretas e indiretamente da posse e do uso do bem.


VLT terá Central de Atendimento Móvel à Comunidade em Santos

Unidade de Pronto Atendimento de Itanhaém terá novo conceito

preendimentos • Na Central Móvel de Atendimento à Comunidade é possível conhecer detalhes das obras do VLT da Baixada Santista, obter informações específicas a respeito das etapas do empreendimento, esclarecer dúvidas, informar-se sobre o cronograma das obras e as possíveis intervenções, esclarecer questões pontuais e assistir às apresentações. Caso haja necessidade de esclarecimentos específicos, é possível agendar reuniões com grupos de até 10 pessoas. Esse programa já atendeu às populações de Guarulhos, onde está em construção o Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo, de Itapevi, para esclarecimentos sobre as obras do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo, além de Americana, onde está em construção o prolongamento do Corredor Vereador Biléo Soares, na Região Metropolitana de Campinas.

A inauguração acontece no aniversário da Cidade (22). A expectativa é acompanhar a crescente demanda na necessidade de atendimento imediato

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP e o Consórcio Expresso VLT Baixada Santista, responsável pelas obras do trecho São Vicente (Barreiros) - Porto de Santos do VLT da Baixada Santista, vão disponibilizar a partir da próxima semana, a Central Móvel de Atendimento à Comunidade. Trata-se de um novo canal de relacionamento com a população que é parte integrante do Programa EMTU na Comunidade. A central móvel fará atendimento na Praça Mauá, s/nº, centro de Santos, até 16/05, das 9 às 17 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. O objetivo do serviço é garantir uma comunicação transparente com a população no decorrer das obras. A primeira composição do VLT está programada para chegar no Brasil em maio de 2014, com início dos testes programados para julho. Serviço em outros em-

1º VLT da Baixada Santista deixa a Espanha rumo ao Brasil Divulgação

O primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista deixou a cidade de Valência com chegada prevista para o porto de Santos até o dia 22/05. No total, 22 VLTs circularão no trecho a ser implantado pelo Governo do Estado de São Paulo entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. Na segunda quinzena de abril, o presidente da EMTU/ SP realizou vistoria técnica à fábrica da empresa Vossloh, em Valência, acompanhado por autoridades da Baixada Santista. Os visitantes conheceram o sistema construtivo da empresa, as instalações e o VLT da Baixada Santista. Além disso, experimentaram o VLT em operação em Valência, uma das cidades mais antigas do mundo (fundada há cerca de dois mil anos) e que possui um siste-

ma de transporte considerado referência na Europa. O primeiro VLT iniciará testes no início do segundo semestre. O período experimental se estenderá até o primeiro trimestre de 2015, quando começará a operação comercial. A entrega dos 22 veículos será concluída em maio de 2015.

Divulgação Prefeitura

No aniversário de Itanhaém, no dia 22 de abril, a Cidade ganha um novo Pronto Socorro. Será inaugurada a nova Unidade de Pronto Atendimento 24h ‘Antônio Maria Marques de Oliveira’ (UPA), no Jardim Sabaúna, que está na reta final de instalação. A UPA acompanhará a crescente demanda de atendimento médico de urgência, com uma novidade: o modelo de Classificação de Risco será responsável por medir o grau de gravidade do usuário. A unidade do Sabaúna será a nova referência do Município no acolhimento imediato de pacientes, possuindo capacidade superior ao atual pronto socorro e novos equipamentos. Serão 12 áreas disponíveis para o atendimento médico, além das salas de curativo, de coleta, de gesso, raio x, entre outras. No total, serão 216 funcionários, incluindo a recepção, equipe de enfermagem e a equipe médica especializada. O Pronto Socorro do Sabaúna (UPA) terá capacidade de receber mais de 650 pessoas ao dia, possuindo um sistema de atenção médica organizado. A unidade substituirá o atual Pronto Socorro João Molina Cervante, no Centro, que será fechado no dia 23 (quarta-feira), para início das obras de reforma. O local abrigará o Centro de Especialidades Médicas (CEMI), que atualmente funciona no bairro Belas Artes. O secretário de Saúde, Francisco Garzon, afirma que a nova unidade de atenção emergencial proporcionará um atendimento de acordo com a necessidade do usuário. “O UPA representa para o Município muito mais que um novo prédio com novos equipamentos. Significa maior humanização dentro do sistema de saúde em Itanhaém em um espaço mais adequado. Isso irá refletir na valorização dos profissionais e a oferta de atendimento digno para toda a população”. O endereço da Unidade de

Pronto Atendimento 24h fica na Rua José Ernesto Bechelli s/nº, no Jardim Sabaúna. Classificação de risco • Com o modelo de Classificação de Risco, os usuários não serão mais assistidos conforme a ordem de chegada. A partir de uma triagem feita pela equipe de enfermagem, a prioridade no atendimento será definida de acordo com o estado do paciente. As categorias serão definidas por meio de pulseiras de diferentes cores, que apontarão o grau de gravidade. O vermelho indicará a necessidade de atendimento urgente grave, sendo o paciente removido o quanto antes para a sala de emergência, sem esperar assistência; a amarela serve para urgências, mas com a possibilidade de espera máxima de 50 minutos; a verde é para apontar menor urgência, a espera passa para 120 minutos; já a pulseira de cor azul, demonstra que o caso não possui características de não urgência em comparação às outras cores. Nesse último caso, o usuário pode aguardar por 240 minutos.

CORES DAS PULSEIRAS E O INDICATIVO DE GRAU DE GRAVIDADE: Emergência

Pouco urgente

Urgente

Não urgente

Saúde regional terá plano diretor para definir metas A Baixada Santista e o Vale do Ribeira terão um plano diretor da Saúde para a definição de metas a curto, médio e longo prazos. A iniciativa terá a assessoria de técnicos do Ministério da Saúde e envolverá o Estado e as nove prefeituras locais. A decisão foi tomada em Brasília, onde o ministro da pasta, Arthur Chioro, recebeu deputados, prefeitos, vereadores e secretários municipais para discutir estratégias que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS). O vice-prefeito de Itanhaém, José Roberto Pereira do Nascimento, repre-

sentou a Cidade na audiência. O assunto será aprofundado no próximo dia 6 de maio, em São Vicente, durante reunião com os secretários de saúde e integrantes do Departamento Regional de Saúde (DRS). No dia 12, será promovida ação semelhante envolvendo os chefes dos executivos em Guarujá. Entre as necessidades das duas regiões (Baixada Santista e Vale do Ribeira) estão a falta de leitos e a necessidade de melhorar e organizar as ações de Atenção Básica, o que deve diminuir o número de internações e desafogar os prontos-socorros.

O vice-prefeito José Roberto Pereira do Nascimento disse que Itanhaém tem procurado seguir nessa direção, reforçando o quadro de médicos e reestruturando a chamada atenção básica. “Há um consenso de que a contrapartida do Governo Federal precisa ser revista, pois o que é repassado para os municípios é insuficiente para garantir o custeio da estrutura da saúde”. O ministro propôs um diálogo com os estados e a apresentação de uma sugestão para que os recursos sejam repassados com essa finalidade.


Eleitores têm até 7 de maio para transferir títulos ou solicitar a primeira via Os interessados podem procurar o cartório eleitoral, que funcionará no horário das 7 às 18 horas Divulgação

Termina em menos de um mês o prazo para fazer a inscrição eleitoral, pedir a transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma seção eleitoral especial nas Eleições Gerais de 2014. O cidadão tem até o dia 7 de maio para realizar qualquer um desses serviços junto à Justiça Eleitoral e, dessa forma, estar apto a votar no pleito deste ano. O interessado deve procurar a sede do cartório eleitoral, que fica na Rua Dinorah Cruz, 71, Centro. Para solicitar o título de eleitor, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos. Devem ser apresentados os documentos originais acompanhados de cópias xerox. O título de eleitor é o documento que comprova o alistamento eleitoral e informa o número de inscrição, zona eleitoral e o local de votação. Já para fazer o pedido de transferência do domicílio eleitoral nos casos em que eleitor muda de município, estado ou país, é preciso apresentar o documento de identificação com foto, o tí-

tulo de eleitor e um comprovante de residência. O requerente também deverá estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses. Também é preciso apresentar os documentos originais e respectivas cópias Xerox. Termina no dia 7 de maio o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar a transferência do local de votação para uma Seção Eleitoral Especial. Mudança de Seções • As 11 seções eleitorais que estavam na E.M. Silvia Regina Schiavon Marasca (antiga E.M. Leonor II) foram transferidas para a Unidade de Ensino Superior de Itanhaém (Unidez), localizada na Avenida Embaixador Pedro de Toledo, 196, no Centro. A mudança foi necessária pelo fato do prédio da escola municipal estar em reforma para reparos em problemas estruturais. A escolha pela Unidez se deu por causa da proximidade com a E.M. As seções transferidas para Unidez foram as seguintes: 139, 144, 145, 152, 161, 173, 174, 189, 209, 236 e 287, que representam cerca de 4 mil eleitores.

Prefeitura assina convênio para pavimentar da Região do Umuarama Todas as ruas da região do Umuarama, Guapiranga e Sabaúna serão pavimentadas por meio de um contrato de financiamento com o Governo Estadual Divulgação Prefeitura

Na próxima semana, mais um importante passo será dado para a urbanização dos bairros de Itanhaém. Em cerimônia na capital paulista, o prefeito Marco Aurélio Gomes firmará convênio com o Programa Via SP, da Agência de Desenvolvimento Paulista, do Governo Estadual, no valor de R$ 7,6 milhões. Todas as ruas da região do Umuarama, Guapiranga e Sabaúna serão pavimentadas. O Via SP é um programa de linha de crédito especial do Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de financiar e incentivar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios paulistas. A liberação do crédito se dá apenas após a comprovação da saúde financeira da prefeitura. Serão beneficiados os loteamentos do América,

Tanise, Rita Graciosa, Sabaúna, Iemanjá, Tanise, Jardim América, Rita Graciosa, Riomar/Novaro, Parque Balneário Itanhaém, Marilu II e Chácaras Cibratel II. O processo licitatório para as obras já foi finalizado. As obras devem começar no próximo mês. As vias serão contempladas com pavimentação, drenagem, colocação de guias, sarjetas e diversos outros serviços de urbanização. Rua Aristides • Foi assinada a Ordem de Serviços para as obras de pavimentação da Rua Aristides Gomes de Assunção Filho, no trecho entre a Estrada Gentil Perez e a Rua Vereador João Bechir. A obra é fruto de um convênio firmado com a Secretaria Estadual de Planejamento, oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Trípoli, no valor de R$ 500 mil.

A obra é fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Ricardo Trípoli, no valor de R$ 500 mil

Programa ‘Mais Oportunidades’ abre inscrições para cursos profissionalizantes As inscrições deverão ser feitas no Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI), na Rua Victor Meirelles, 35, no Belas Artes Luciano Netto

O Programa ‘Mais Oportunidades’, da Prefeitura de Itanhaém, estará com inscrições abertas de segunda-feira (28) a quarta-feira (30), das 9 às 17 horas, para nove opções de cursos, conforme dados abaixo com os dias de inscrições para cada área. O espaço está localizado no Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI), na Rua Victor Meirelles, 35, no Belas Artes. Estarão disponíveis vagas para as aulas de Técnicas de Contabilidade; Auxiliar Administrativo; Administração de Bares, Restaurantes e Hotelaria; Operador de Computadores; AutoCAD 2D Aplicado à Construção Civil; Instalador Reparador de Linhas Telefônicas Prediais, Cabeleireiro; Corte e Costura Sob Medida; e Artesanato Geral.

Para se inscrever no curso, o interessado deverá ter no mínimo 16 anos completos e comparecer ao local munido da original e cópia do RG e entregar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém. Para o curso de AutoCAD será necessário apresentar o certificado de Informática Básica. Vale ressaltar que o início das aulas está marcado para 5 de maio. CONFIRA OS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA CADA CURSO: 28/04 TÉCNICAS DE CONTABILIDADE; AUXILIAR ADMINISTRATIVO; ADMINISTRAÇÃO DE BARES, RESTAURANTES E HOTELARIA 29/04 OPERADOR DE COMPUTADORES; AUTOCAD 2D APLICADO À CONSTRUÇÃO CIVIL E INSTALADOR REPARADOR DE LINHAS TELEFÔNICAS PREDIAIS 30/04 CABELEIREIRO; CORTE E COSTURA SOB MEDIDA; E ARTESANATO GERAL


Governo Marco Aurélio trabalha com saúde preventiva e reduz taxa de mortalidade infantil Cidade é hoje a segunda com menor índice, atrás apenas de Mongaguá. Mesmo atendendo demanda regional, município consegue reduzir os números Prevenir é sempre o melhor remédio. Em Itanhaém, este é o pensamento do Governo Municipal. No primeiro ano de governo, o prefeito Marco Aurélio Gomes deu início a uma série de ações objetivando obter melhores índices no setor de saúde. Prova disto são os índices de mortalidade infantil, que despencaram, tornando a Cidade uma referência sobre os baixos índices de mortes prematuras após o nascimento. De acordo com levantamento do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) de 2013, Itanhaém figura hoje como segunda menor taxa de mortalidade infantil, com 9,7, atrás apenas de Mongaguá, que possui 3,1. Em 2012, Itanhaém obteve taxa de mortalidade infantil de 15,7, ficando atrás de Praia Grande (14,0), Santos (13,3) e Peruíbe (8,4) Segundo o prefeito Marco Aurélio, a saúde do Município obteve um salto de qualidade, principalmente no que diz respeito à mortalidade infantil. “Atendemos uma demanda regional, no nosso Hospital. Recebemos mães de toda a região e ainda assim conseguimos reduzir os índices de mortalidade infantil. Este é o resultado de um trabalho focado em prevenção”, afirmou. Para o prefeito, O Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim Paula Vegas), dedicado ao cuidado da saúde da mulher, do bebê e da gestante, tem papel funda-

mental na redução dos índices de mortalidade infantil. “Nós precisamos primeiro cuidar das mães, que necessitam ter um bom acompanhamento e muita orientação. Já é um importante passo para garantir que os bebês nasçam saudáveis e sem riscos à saúde”, concluiu Marco Aurélio. O Cescrim também é responsável pelo cadastro de mães que queiram ajudar na doação de leite materno, outra importante ação que contribui para crianças fortes e saudáveis. Saúde para todos • Uma das prioridades do Governo Municipal é garantir mais saúde e qualidade de vida à população. Para isso foi criado o programa Mais Saúde nos Bairros, o qual prevê a descentralização do setor, privilegiando o atendimento nas unidades básicas. Com ele, Itanhaém passou a contar com mais agentes de Saúde da Família e um melhor atendimento emergencial, que a partir de abril será transferido para o bairro Sabaúna. A infraestrutura do setor também recebe reforço, com a ampliação do Hospital Regional, o funcionamento do novo prédio do Centro de Especialidades, com a reforma e ampliação de unidades de saúde. Além dessas ações, a Prefeitura implantou o programa Cidade Saudável, que prevê a construção de novos espaços de saúde preventiva, como as academias de saúde, onde os itanhaenses farão da prática de exercícios uma rotina, garantindo uma vida mais saudável e livre de doenças.

Polícia Civil do Estado de São Paulo Departamento de Polícia Judiciária do Interior – 7 DEINTER 7 – Sorocaba Delegacia Seccional de Polícia de Itapeva Delegacia de Polícia de Itararé DECLARAÇÃO DE EXTRAVIO Aos 5 dias do mês de fevereiro de 2014, compareceu nesta Delegacia de Polícia de Itararé, GILBERTO CARLOS DE OLIVEIRA, RG 19.180.720 SSP/ SP, CPF Nº 072.753.498-09, nascido aos 25/02/195, filho de VENINO BATISTA DIAS DE OLIVEIRA E HELOISA ANTUNES DE OLIVEIRA, natural de ITARARÉ/SP, residente na rua 9 de Julho, nº 297, Centro, Itararé. DECLAROU ter extraviado de seu poder o seguinte documento relacionado: •TALÃO DE NOTAS DE Nº 01 E 05, CADA 01 COM 50 FOLHAS NUMERADAS TIPOGRAFICAMENTE DA EMPRESA ELETRO GIL REFRIGERAÇÃO •TALÃO Nº 01 – NOTAS DE 001 A50 •TALÃO Nº 05 – NOTAS DE 200 A 250 •SITO A RUA ALBERTO SIMÕES DIAS, 517, JARDIM IVOTY, ITANHAÉM/SP CEP 11740 000 – INSCRITO NA INSCRIÇÃO MUNICIPAL Nº 13.776-6. Itararé, 05 de fevereiro de 2014 Rafael Sene Pereira Estagiário de Plantão

Itanhaém comemora 482 anos com anúncios importantes Itanhaém, considerada a bola da vez da região, comemora aniversário de 482 anos com extensa lista de investimentos em todos os setores, beneficiando a população Fotos: Divulgação Prefeitura

Itanhaém completa 482 anos de história, mas sobretudo, de muitas conquistas. Hoje o município está em pleno crescimento e é considerado a bola da vez da região metropolitana da Baixada Santista. Por tudo isso, a Prefeitura Municipal organizou uma programação especial, com desfile cívico, tendo como tema a Copa do Mundo, atividades culturais e esportivas e a tradicional Festa do Peão, que chega à décima edição com muitas novidades e trazendo no dia 22 de abril, aniversário da Cidade, um grande show com o astro Michel Teló. Itanhaém tem muito o que comemorar. Sendo assim, o Governo Municipal preparou para este mês de abril anúncios de grandes obras e inaugurações, trazendo melhorias em todos os setores. Na saúde, a inauguração do novo Pronto Socorro Municipal, a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Sabaúna, representa um salto de qualidade no atendimento de urgência e emergência. Os itanhaenses podem esperar muito mais. O prefeito Marco Aurélio Gomes assinará novas ordens de serviço, a exemplo da rua Aristides Gomes Assunção, no Jardim América. Este é o primeiro passo de um grande investimento na região da Cesp. Serão investidos cerca de oito milhões de reais, incluindo obras de pavimentação de bairros como Iemanjá, Rita Graciosa, Tanise e Umuarama. Além disso, a Prefeitura Municipal firmou importante parceria com a Caixa Econômica Federal, o que viabilizará investimentos da ordem de R$23 milhões para pavimentação, drenagem e infraestrutura de outras regiões do Município como Gaivota, Nova Itanhaém e as obras da nova Cabuçu, avenida que será totalmente remodelada. Investimentos serão feitos também nos atuais programas da Prefeitura, desde saúde até segurança. O principal é o programa Bairro a Bairro, por meio do qual os bairros recebem a visita do prefeito, dos secretários municipais e de vereadores nas audiências populares, nas quais são discutidas as demandas de cada bairro. O prefeito Marco Aurélio fica frente a frente com a população e esclarece todas as dúvidas dos munícipes, reafirmando o compromisso de ser o prefeito dos bairros. O prefeito Marco Aurélio também prevê para 2014 investimentos em infraestrutura, turismo e desenvolvimento econômico. “Vamos avançar cada vez mais. Este ano teremos a

Novo Pronto Socorro Municipal, a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Sabaúna construção do novo centro de abastecimento, no terreno onde hoje está o antigo mercado municipal, que será demolido. Vamos criar mais oportunidades e dar melhores condições de vida aos munícipes”, informou o prefeito. De acordo com Marco Aurélio, a Cidade vai também ganhar um Centro de Convenções e um Centro de Convivência do Idoso, onde hoje é o Iate Clube. “Desapropriamos o espaço, que estava abandonado e vamos reformá-lo. O local será motivo de orgulho para o povo de Itanhaém”, afirmou Marco Aurélio. Tudo isso sem contar o grande e ousado projeto de reurbanização da orla do Praião, que deve deixar o local ainda mais bonito, para que turistas e moradores aproveitem seus momentos de lazer na praia com conforto e tranquilidade. “Itanhaém é a bola da vez e o Governo Municipal trabalha para que a Cidade cresça cada vez mais. Pensamos no morador, que merece qualidade de vida. Pensamos no turista, que merece uma Cidade agradável. Pensamos em Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do país e que merece nosso respeito, atenção e sobretudo, nosso carinho. Parabéns Itanhaém pelos 482 anos e desejamos construir, junto com os itanhaenses, uma história repleta de sucessos”, finalizou o prefeito Marco Aurélio.

Antigo mercado municipal, que dará espaço para a construção do novo centro de abastecimento Luciano Netto

Parte do Itanhaém Iate Clube, que desapropriado, dará espaço ao Centro de Convenções do Município


Segunda etapa do Campeonato Paulista de Karatê acontece no domingo (27)

Basquete de Itanhaém tem rodada dupla no próximo sábado Os jogos acontecem em seguida, e a entrada é gratuita Divulgação Prefeitura

A entrada para o evento é franca A Segunda Etapa do Campeonato Paulista de Karatê será realizada no próximo domingo (27), em Itanhaém, envolvendo 14 municípios e 350 atletas. O evento começa às 8 horas e irá até as 18 horas, no Ginásio Municipal de Artes Marciais, localizado na Rua Profª Alice Teixeira de Saraiva, 65, Belas Artes. O evento da Federação Esportiva e Educacional Paulista de Karatê é apoiado

pela Prefeitura de Itanhaém e organizado pela Associação de Kodokan Karate-Do ShorinRyu de Itanhaém. A entrada é franca. Serão 91 categorias disputadas nas categorias masculina e feminina, com idade a partir de 5 anos. A Delegação de Itanhaém possui 50 atletas. Este será o evento que encerra o calendário de comemorações dos 482 anos de Itanhaém.

EQUOTERAPIA

Lançamento do Programa é adiado para maio O uso de cavalos para o tratamento de pessoas com mobilidade reduzida e atraso no desenvolvimento pode ser um remédio natural na evolução de jovens e crianças com deficiência motora e intelectual. O lançamento do Programa Municipal de Equoterapia ‘Desenvolvendo a Vida’ marcado para dia 24, na Hípica Itanhaém, foi adiado para o mês de maio. Após o lançamento, alunos das escolas municipais e usuários do Centro de Reabilitação Municipal (CRM) passarão a usufruir das técnicas inseridas no primeiro Programa Municipal de Equoterapia. As atividades realizadas em parceria com a Hípica Itanhaém são indicadas para o tratamento de diversas patologias e comprometimentos motores e cognitivos. O tratamento não promete cura, mas auxilia no trabalho de recuperação e facilita a autoconfiança da pessoa com deficiência. E com a implantação do projeto, a Prefeitura de Itanhaém oferecerá atendimentos gratuitos acompanhados de uma equipe formada por fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudióloga e educador físico. Antes disso, o beneficiado passará por avaliações da equipe multidisciplinar que definirão o tratamento correto para cada usuário do serviço. As atividades acontecerão semanalmente com auxílio de dois cavalos em um tempo de até 45 minutos, além do acompanhamento de profissionais e equipamentos de segurança, como o capacete apropriado para a prática do exercício.

Benefícios • Segundo a professora de Educação Física da Rede Municipal, Camila Zanotto, que pesquisa sobre os benefícios da equoterapia no desenvolvimento motor para indivíduos com lesão medular, o processo de recuperação com o uso de cavalos é mais rápido e eficiente comparado a outros métodos. “Mas por que o cavalo e não outro animal qualquer? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao chegar à equoterapia. O cavalo é utilizado como um instrumento de reabilitação devido ao movimento rítmico e repetitivo que ele produz, ajudando a melhorar o tônus muscular, equilíbrio, postura, coordenação e habilidades cognitivas”, explica Camila, que será a coordenadora do projeto em Itanhaém. Segundo dados coletados pela professora para pesquisa de pós-graduação pela Universidade Gama Filho o tratamento é eficaz porque o cavalo possui um passo semelhante ao caminhar humano. “O dorso do animal envia impulsos via medula espinhal ao cérebro do praticante e essas informações, que são semelhantes ao caminhar humano, colaboram no aprendizado, reaprendizado ou correção do modo de andar”, finaliza. Aperfeiçoamento • A equipe, que será responsável pelo Programa, passará por capacitação ‘Curso Básico de Equoterapia’, realizado no Gati, no período de 28 de abril a 5 de maio. As inscrições para a participação no projeto acontecerão ainda no mês de maio.

No próximo dia 26, sábado, no Ginásio do Calixto, as equipes Sub-19 e adulto enfrentam Praia Grande em rodada dupla válida pelo campeonato da Liga Paulista de Basketball (LPB). O Sub-19 faz sua estreia com o objetivo de tentar defender o título conquistado em 2013. O time adulto busca sua primeira vitória, após a derConfira a rodada: Data Horário 26/04 16 horas 26/04 17h30

rota em sua estreia no Guarujá. A entrada para ambos os jogos é gratuita, e o ginásio fica na Rua Leopoldino de Araújo, s/nº, no Centro. Retrospecto positivo • Em 2013, a equipe Sub-19 de Itanhaém conquistou a Liga Paulista de Basketball ao vencer o mesmo time de Praia Grande na final. Já os adultos ficaram com o bronze.

Categoria Sub19 Itanhaém Adulto Itanhaém

Confronto Praia Grande Praia Grande

Fiéis se preparam para a procissão da ‘Folia do Divino no Rio Acima’ O evento acontece no dia 18 de maio, às 9h30, com saída da Igreja Matriz de Sant’Anna, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico em procissão até o porto Guaraú Divulgação Prefeitura

Realizada há mais de 300 anos em Itanhaém, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo se prepara para dar início às celebrações, influentes por seus costumes e rituais. E no dia 18 de maio, às 9h30, acontecerá a ‘Folia do Divino no Rio Acima’, com saída da Igreja Matriz de Sant’Anna, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico em procissão até o porto Guaraú. A Folia tem como proposta anunciar que o festejo está chegando, por meio da permanência da Bandeira do Divino nas residências das famílias itanhaenses durante um dia. Cada casa que acolhe a Bandeira, dentro das suas possibilidades, faz o compromisso de dar uma pequena “oferta”

para a Festa do Divino. História • A Folia do Divino no Rio Acima é um momento de celebração que acontece com o resgate da antiga Folia do Divino que existia na Cidade e acabou no início da década de 60. A Folia na Ilha do Bairro, no Rio Acima, era um dos grandes acontecimentos daquela época, marcando presença na tradição e no cotidiano dos devotos.

Fiéis partem em Procissão até o porto no Guaraú


Folha da Cidade 246  

Jornal Folha da Cidade, edição 246, de 18 a 22 de abril de 2014.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you