Page 1

Itanhaém, 22 a 29 de agosto de 2009 • e-mail: folhadacidade@uol.com.br • Ano XII • nº 181

SAÚDE • A nova unidade oferecerá aos pacientes cerca de 25 diferentes especialidades médicas, além de 16 tipos de exames diagnósticos

José Serra entrega AME de Praia Grande Luciano Netto

O governador José Serra inaugurou nesta sexta, 28, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Praia Grande. A nova unidade terá capacidade de realizar, mensalmente, cerca de 23 mil consultas, além de mais de seis mil ses-

sões de fisioterapia. O serviço atenderá uma população de cerca de 840 mil habitantes, de sete municípios da Baixada Santista. A estrutura física e o aparelhamento do novo ambulatório contaram com um investimento de

R$ 3,7 milhões do governo do Estado. A unidade fica numa área de mais de 2,4 mil m2, com 27 consultórios.A expectativa é de que serão realizados cerca de 40 mil exames, mensalmente no local. Página 4.

Legislativo inova e vai ao encontro da população Luciano Netto

Serra: “O AME é a nossa iniciativa mais importante na área da saúde, um lugar para consultas de muitas especialidades. Serão 40 que estarão funcionando até o ano que vem em todo o Estado”

Pague o IPTU 2009 atrasado sem multa e juros

Aposentados podem requerer desconto no IPTU 2010

Haifa destina R$ 2 milhões para a Saúde na região

Página 3

Página 3

Página 4

O projeto criado pelo vereador Milton Gordo, a Câmara Itinerante, inaugura um novo formato no sistema Legislativo. A idéia aprovada por todos os vereadores, é levar à todas as regiões da cidade uma sessão em que a população pode fazer suas reclamações, que são transformadas em requerimentos ou indicações. Matéria na página 5.

Próxima sessão acontecerá no dia 19 de setembro, no Suarão


A opinião pública Dr Lourival Gomes Diretor: Jessé Santos Fotografia: Josy Inácio, Luciano Netto e Colaboradores Impressão: Lance! Administração e Correspondência: R. Oscar Pereira da Silva, 574 - Belas Artes - Itanhaém SP - CEP 11740 000 Telefax: (13) 3426 6793 / Cel. (13) 9753 7296 e-mail: folhadacidade@uol.com.br As opiniőes emitidas nas matérias assinadas năo representam necessariamente a opiniăo do jornal, sendo de responsabilidade de seus autores.

Para Refletir • Mateus 7 : 21

Jornal Filiado à ABRARJ - Registro nº SP-316 Associação Brasileira de Revistas e Jornais

Capacitação: uma necessidade José Roberto Pereira do Nascimento Um dos maiores desafios do Município atualmente é como capacitar e qualificar a sua massa de trabalhadores, em todas as áreas, em todos os setores. Nos tempos atuais, onde a globalização praticamente extinguiu as fronteiras, não basta estar empregado. É preciso ser empregável. Ou seja, ao trabalhador – empregado ou não - não resta outra alternativa que não seja a de continuar estudando. E o banco escolar nem sempre precisa ser uma faculdade, cada vez mais caras, mas os cursos técnicos que o Governo do Estado disponibiliza para a população. Até palestras e cursos rápidos são valorizados nos currículos. Por isso, é preciso estar atento a tudo o que é oferecido no mercado. De olho nesse quadro, iniciamos na última semana um diálogo com o Governo Estadual, através da Secretaria do Trabalho, chefiada pelo em-

José Roberto é empresário e presidente da ACAI presário Guilherme Afif Domingos, a fim de estender para Itanhaém todas as iniciativas aplicadas nos últimos anos e que têm surtido efeito em várias cidades. Na audiência realizada em São Paulo, na sede da Secretaria, apresentamos as metas da ACAI para qualificar e capacitar jovens e adultos. Nossa preocupação é que as crescentes oportunidades oferecidas pelas áreas de tecnologia, de petróleo e gás, portuária, importação e expor-

tação sejam ocupadas por trabalhadores de outras regiões, em detrimento da necessidade de emprego cada vez maior em Itanhaém. Deixamos claro que se houver qualquer investimento em qualificação, que seja de acordo com a nossa realidade. Hoje a ACAI, juntamente com o poder público, tem condições de capacitar os trabalhadores em diversas áreas. Mas na área de petróleo e gás, que está tão em evidência, precisamos ainda de parcerias com o governo paulista. São ações que precisam ser adotadas com urgência. As cidades da região, principalmente Santos e Cubatão, que já estão bem adiantadas nessa questão, nunca pararam de investir em qualificação. Porque quando se trata de emprego, trabalho e geração de renda é preciso agir com muita seriedade. Bons negócios a todos.

Em qualquer sistema de governo sério, a opinião pública tem uma importância muito grande, afinal, tanto o poder executivo quanto o legislativo, são compostos por pessoas eleitas pelo povo, portanto, nossos políticos deveriam ter consciência de que dependem do voto e da aprovação dos eleitores para se elegerem ou se reelegeram para os cargos que ocupam ou pretendem ocupar. No Brasil, no entanto, parece que nossos políticos não têm consciência dessa realidade ou já se convenceram de que o povo não tem memória e que se esquecem rapidamente dos escândalos e mazelas praticadas, impunemente pelos mesmos. O exemplo mais claro do desrespeito e da indiferença que os políticos têm pela opinião pública, está evidente nos últimos acontecimentos do Senado Federal, com a participação do próprio Presidente da República que interferiu diretamente nas decisões do conselho de ética daquela casa legislativa. Era sobejamente conhecido o fato de que o povo brasileiro esperava, e até mesmo exigia, alguma punição ao Presidente do Senado, ou no mínimo, o seu afastamento da presidência do Senado, no entanto, mais uma vez, o que assistimos foi o vergonhoso arquivamento de todas as ações contra o senhor José Sarnei, sem que se fizesse qualquer investigação para se apurar as irregularidades apontadas contra o mesmo, apesar das fortes evidências existentes. Um Conselho de Ética pre-

A edição número 19, de 12 de junho de 1999, com 8 páginas, trazia as seguintes reportagens:

Josy Inacio

•Encontro do PMDB reúne Temer e Quércia

Na foto ao lado Antonio Fortes Gato e sua esposa durante abertura de exposição em homegamem à chegada de sua família à Itanhaém, em 13 de fevereiro deste ano, na Casa de Câmara e Cadeia. Seu Gatinho como costumávamos chamá-lo, faleceu no último dia 21 de agosto. Antonio Fortes Gato, foi um dos precursores da aviação local. Formou diversos alunos no aeroclube. Ao seu lado fizemos inúmeros sobrevôos em Itanhaém para registrar as belezas da cidade.

Um pouco diferente, o Deputado Luciano Batista tem realmente trabalhado pela região como um todo. Merece nosso respeito. Eleito pelo PSB em 2006, com 59.653 votos, em bem sucedida dobradinha com o Deputado Federal, Márcio França, Batista já ajudou Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá. Ontem divulgou em seu site empenho também na AME de Praia Grande.

sidido por um senador suplente de suplente, empossado no cargo sem ter concorrido a nenhuma eleição, sem ter recebido um único voto, portanto, sem qualquer compromisso com os eleitores. Um Presidente do Conselho de Ética sem opinião própria, ali colocado com o único propósito, o de cumprir o que lhe fosse determinado pelo pelotão de choque do Presidente da República. Entendemos a importância e até mesmo a necessidade da existência de um Conselho de Ética, no entanto, esse conselho deve atuar com total independência e isenção, para tanto, entendemos que sua composição deveria seguir outro critério que não o da proporcionalidade, sob pena de que suas decisões tendam sempre a favorecer os partidos ou grupos com maior número de parlamentares. As seguidas decisões dos conselhos de ética ou órgãos similares quer no Senado, na Câmara Federal, nas Assembléias Legislativas e até mesmo nas Câmaras Municipais, ignorando totalmente a vonta-

Há 10 anos

Nosso Aviador

Persona

Dr Lourival Gomes é advogado e diretor geral do Grupo Dacala

de popular e o real interesse público, tem levado esses órgãos a desmerecer a confiança dos próprios parlamentares, como afirma o Senador Renato Casagrande (PSB/ES): “Nosso último recurso é o judiciário. Não tivemos vitórias nas tentativas no Senado e como não confiamos no Conselho de Ética, por que foi criado na crise, vamos buscar o judiciário”. O descrédito do Conselho chegou a tal limite que hoje já há um forte movimento entre os senadores no sentido de que o mesmo seja extinto. O Código de Ética e Decoro Parlamentar, instituído pela Resolução nº. 20, em 1993, nunca foi tão violado e desrespeitado, bem como a opinião pública tão ignorada pelos nossos parlamentares, como nos últimos meses. O principio básico do Código de Ética, definido em seu artigo 22, não vem sendo observado pelos seus integrantes, qual seja: “... zelar pela observância dos preceitos deste código e do regimento interno, atuando no sentido de preservar a dignidade do mandato parlamentar no Senado Federal”. Diante de tanta indiferença e falta de respeito por tudo aquilo que pensamos, queremos e precisamos, o que nos resta fazer? Só vejo uma resposta à essa pergunta. Utilizar-mos a poderosa força do nosso voto, dizendo NÃO àqueles maus políticos que nos traíram e nos envergonharam, enlameando o bom nome de nosso Congresso e da própria nação brasileira.

ELEIÇÃO 2012 I Causou bastante surpresa no meio político, o fato do empresário Paulo Valente, expressar interesse na disputa das próximas eleições para prefeito de Itanhaém. Paulão, como é conhecido, sinalizou que deverá procurar um partido nas próximas semanas.

RECEITA I A cidade de Itanhaém, no primeiro Governo Forssell, cresceu em média 17% ao ano, entre 2005 e 2008. Baseado nos balancetes publicados pela Administração houve um significativo salto na arrecadação, o que possibilitou a execução de importantes melhorias.

ELEIÇÃO 2012 II A matéria publicada na última edição da Folha da Cidade, tinha 8 candidatos. Alguns nomes que ficaram de fora entraram em contato com a redação. Na próxima serão pelo menos 14 nomes. Sobreviverão?

RECEITA II Para se ter uma idéia, com base nos dados do 2º trimestre o repasse de 50% do IPVA recolhido para o Estado passou de R$ 867 mil em 2005 para R$ R$ 2.920.528,00 em 2009.

ELEIÇÃO 2012 III Se o assunto estava frio, a notícia serviu para dar nova vida aos comentários. Mas ainda é muito cedo. Faltam mais de mil dias para as eleições acontecerem efetivamente. É preciso ainda ficar ligado no pleito do próximo ano, quando escolheremos governador, presidente e dois senadores.

RECEITA III Outro referencial para demonstrar o crescimento é o repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), que subiu de R$ 4,6 mi em 2005 para mais de R$ 6 milhões em 2008. A retração na economia sofrida em 2009 é mínima e um pequeno reflexo da crise mundial.

Na época a reunião regional do partido foi um grande fiasco. Nenhum dos dois expoentes do partido compareceu, apenas o então prefeito João Carrasco.

•Estátua do Padre Anchieta muda de local •Prefeitura abrirá Frente de Trabalho na cidade •Paulumar lança o Edifício Golden Tower •Prefeitura quer garantir a integridade da aldeia •Avenida 31 de março será totalmente recuperada •Pesquisa regional identificará perfil do turista •Progerlibera cerca de R$ 1,2 mi para empresas •Cemitérios serão alvos de combate à dengue •Restauração do Convento terá apoio do IDESI •Itanhaém disputará Copa Amizade de Karatê •Jogos Regionais acontecem a partir de 16 de julh •Halterofilismo local tem chance de título

AME EM PERUÍBE Ao afirmar que a cidade de Peruíbe terá um AME Ambulatório Médico de Especialidades, o governador Serra apenas olhou para o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Barradas, que acenou positivamente com a cabeça. E deu prazo: até o final do ano. TSE Ao que tudo indica, o recurso impetrado pelo Ministério Público Eleitoral contra a Prefeita de Peruíbe, Milena Bargieri, alegando dupla filiação, não prosperou. A decisão deverá sair definitivamente no dia 1º de setembro. ACAI A Associação Comercial de Itanhaém vai realizar uma interessante palestra com o ex-prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges, com o tema “Gestão Pública, Expansão e Progresso”. As vagas são limitadas. O evento acontece no próximo dia 17, às 15h, na sede da entidade

MEMÓRIA

PROFESSOR • Graças às brincadeiras do professor de Inglês, Ernesto Zwarg, ficou bem fácil aprender o verbo ‘To be’, que ele ensinava cantando. Zwarg lecionou na Escola Benedito Calixto, e essa foi apenas algumas das suas atividades. Vereador por três mandatos, Ernesto Zwarg Júnior, foi eleito em uma das vezes com 188 votos pelo MDB. Foi grande defensor do meio ambiente e lutou pelo reconhecimento ao navegador alemão, Hans Staden. O vi pela última durante homenagem à Paulo Bomfim. Na foto, de autoria de João Rosendo o Caju, provavelmente de 1976, Zwarg no Convento ao lado de um dos Santos do Pau Oco.


Contribuinte pode pagar IPTU 2009 atrasado sem multa e juros Para ficar em dia com a Prefeitura, basta comparecer no Paço Municipal O Governo Municipal está oferecendo uma grande oportunidade para os contribuintes que estão com o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2009 em atraso. O munícipe que estiver com as prestações vencidas até o mês de julho pode pagar os débitos, em parcela única, sem juros, multas e atualização monetária, até o dia 30 de setembro. O benefício é baseado na Lei Municipal 3.538, de 30 de julho de 2009. A isenção de correções financeiras também abrange a Taxa de Remoção de Lixo, com vencimento até o mês de julho. O principal motivo desta campanha é o grande número de inadimplentes, que neste ano registra aproximadamente 40% dos contribuintes. PARCELAMENTO – Uma outra iniciativa do Governo

Municipal para quem está em débito nos exercícios até dezembro de 2008, é o parcelamento de dívidas em até 60 vezes. A facilidade é para todos os tipos de débitos ficais, seja IPTU, ISS, Contribuição de Melhorias e Taxa de Remoção do Lixo, conforme a Lei Municipal 3.537, de 30 de julho de 2009. Para ficar em dia com o IPTU 2009, ou parcelar dívidas anteriores, basta comparecer no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na avenida Washington Luiz, 75, no Centro.

O munícipe que estiver com as prestações vencidas até o mês de julho podem pagar os débitos, em parcela única, sem juros, multas e atualização monetária, até o dia 30 de setembro

Serra garante recurso para recuperar estrada vicinal em Itanhaém Obras na Estrada Coronel Joaquim Branco começam ainda neste semestre Governo do Estado

O governador José Serra esteve em Washington (EUA) na última semana, onde assinou com o BIRD (Banco Mundial) um contrato no valor de R$ 320 milhões para financiar as obras da fase III do Pró Vicinais - programa criado pelo governo paulista para recuperar 12 mil quilômetros de estradas vicinais do Estado. As obras da terceira fase do Pró-vicinais começam ainda neste semestre. A licitação, que foi concluída em julho, vai beneficiar 355 cidades. Em Itanhaém a Estrada Municipal do Aguapeú, ou Coronel Joaquim Branco será recuperada em uma extensão total de 12,4 quilômetros. “Com esse financiamento, nós temos recurso para tocar o programa de recuperação de estradas vicinais, o maior que São Paulo já teve. São Paulo tem a maior rede de vicinais do Brasil e nós estamos ampliando e modernizando toda esta rede”, observou o gover-

nador Serra. “São estradas que ligam no interior uma cidade a outra e são usadas por pessoas que estudam ou trabalham em outros lugares. Modernizamos estas estradas e, acima de tudo, as tornamos seguras”, completou. Ao todo, São Paulo vai investir R$ 3,5 bilhões no PróVicinais até 2010. Mais de R$ 1,4 bilhão sairá de financiamentos do BIRD e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), investimentos semelhantes ao que o governador José Serra assinou com os americanos nesta segunda. Programa • O Pró-Vicinais foi lançado pelo governador José Serra em junho de 2007 com o objetivo de facilitar o escoamento da produção das cidades paulistas, que contribuem para o desenvolvimento econômico do Estado. Além disso, facilita o transporte de moradores de áreas rurais e garante o acesso a serviços

Serra cumprimenta vice-presidente do Action Regional na assinatura de contratos em Washington

públicos como hospitais, postos de saúde e escolas. A seleção das estradas que integram o programa levou em conta as que têm maior tráfego de suprimento e escoamento de produção e aquelas vias em situação que requer uma imediata intervenção. Na primeira fase do Pró-

Vicinais, o governo paulista investiu R$ 410 milhões na recuperação de 2,1 mil quilômetros. Em sua segunda etapa, 2,5 mil quilômetros foram refeitos num investimento que ultrapassou R$ 690 milhões. As duas primeiras etapas do Programa foram concluídas no primeiro semestre de 2009.

Aposentados e pensionistas já podem requerer desconto de 50% do IPTU 2010 O requerente deve ser proprietário ou locatário de no máximo dois imóveis, deve residir no prédio para o qual estará solicitando o desconto e a renda mensal do munícipe não pode ultrapassar dez salários mínimos Os aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia já podem solicitar o desconto de 50% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2010. Para adquirir o abatimento, os interessados devem comparecer até o dia 30 de setembro, no Centro de Atendimento do Paço Municipal, no setor de Cadastro Imobiliário, na avenida Washington Luiz, 75, no Centro, das 9 às 16 horas. Vale lembrar que existem algumas exigências para ter direito ao desconto. O requerente deve ser proprietário ou

locatário de no máximo dois imóveis e deve residir no prédio para o qual estará solicitando o desconto. Além disso, a renda mensal do munícipe não pode ultrapassar dez salários mínimos. É importante destacar que somente terão direito ao abatimento aqueles que não possuírem pendência com IPTU e/ou com dividas negociadas. Também é preciso levar no ato da formalização do pedido, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Registro Geral (RG), o comprovante de rendimentos, e a declaração de imposto de

renda. No caso do requerente ser isento é necessário apresentar a última declaração. Outras informações, inclusive sobre demais documentos, podem ser obtidas no setor de Cadastro Imobiliário pelo do telefone 3421-1636 ou através do atendimento on-line no endereço eletrônico http:// www.itanhaem.sp.gov.br/ cidadao/index.html. Com a autorização do pedido de desconto, o aposentado, pensionista ou beneficiário só precisará renovar o benefício após dois anos, mas durante este período será fei-

ta uma fiscalização intensificada para verificar se o contribuinte ainda está dentro das normas exigidas. Atualmente, 4.494 aposentados e pensionistas têm direito ao desconto. Dívida • Para regularizar a situação do IPTU atrasado, basta comparecer com o carnê e os documentos pessoais no Centro de Atendimento do Paço Municipal, no setor de Tributos, das 9 às 16 horas. Caso o requerente não seja o proprietário do imóvel, é necessário uma procuração ou documento de posse do bem.


Haifa destina R$ 2 milhões para a Saúde na região Nesta segunda-feira, dia 31, a partir das 10h, na sede do Departamento Regional de Saúde (DRS), na Av. Epitácio Pessoa, 415 – 1º andar, a deputada estadual Haifa Madi (PDT) estará oficializando o convênio entre Estado e Prefeituras, no valor de R$1,5 milhão referente a emenda parlamentar para a área da Saúde na Baixada Santista. Com este ato, poderão se concretizar reformas e construção de unidades de saúde. A verba está direcionada da seguinte forma: R$500 mil para a compra de equipamentos de saúde em Guarujá; R$500 mil para a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Mor-

ro da Nova Cintra, em Santos; R$300 mil para reforma do Hospital e Maternidade Dra. Adoniran Corrêa Campos, em Mongaguá e R$200 mil para a reforma de Posto de Saúde, no bairro Gaivota, em Itanhaém. Além disso, destinou mais R$500 mil para a compra de dez ambulâncias, divididas entre as cidades de Pedro de Toledo, Itariri, Cananéia, Ilha Comprida, Peruíbe, Barra do Turvo, Cajati, Iguape e São Sebastião, que recebeu duas. “Estou cumprindo meu compromisso com a população que era investir na área da Saúde. Ainda há muito o que fazer e vou continuar buscando mais recursos”, afirmou Haifa Madi.

Serra entrega os prêmios do 9° sorteio da Nota Fiscal Paulista Ciete Silvério

Silva Neto concorreu com 12 bilhetes e além do prêmio de R$ 200 mil, recebeu mais um de R$ 10

O governador José Serra e o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa, entregaram nesta quintafeira, 27, os prêmios especiais do 9º sorteio do Programa Nota Fiscal Paulista para três consumidores da Capital. Os valores dos prêmios principais foram de R$ 200 mil, R$ 120 mil e R$ 80 mil. “A Nota Fiscal Paulista é um jogo de ganha - ganha. Está contribuindo para a modernização do sistema tributário paulista, e também para uma consciência maior das

pessoas a respeito do sistema tributário, além de concorrer de graça aos prêmios, os contribuintes têm a devolução de 30% do ICMS recolhido pelo varejo” disse o governador José Serra. Ganhador do prêmio principal, o estudante de engenharia elétrica João Rodrigues Silva Neto, do Jardim Edi, já definiu o que fará com o dinheiro: vai separar uma parte para pagar as mensalidades da faculdade, que mantém com o salário que ganha trabalhando como eletricista.

Governador Serra entrega AME de Praia Grande Serviço atenderá cerca de 840 mil habitantes de sete municípios da Baixada Santista Milton Michida

O governador José Serra inaugurou nesta sexta, 28, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Praia Grande. A nova unidade terá capacidade de realizar, mensalmente, cerca de 23 mil consultas, além de mais de seis mil sessões de fisioterapia. O serviço atenderá uma população de cerca de 840 mil habitantes, de sete municípios da Baixada Santista. A estrutura física e o aparelhamento do novo ambulatório contaram com um investimento de R$ 3,7 milhões do governo do Estado. “O AME é a nossa iniciativa mais importante na área da saúde, um lugar para consultas de muitas especialidades”, disse o governador durante inauguração. “Serão 40 AMES que estarão funcionando até o ano que vem em todo o Estado”, completou Serra. A unidade fica numa área de mais de 2,4 mil m2, com 27 consultórios. Destes, 22 destinados a consultas médicas e os demais para atendimentos com psicólogos e nutricionistas, por exemplo. A nova unidade oferecerá aos pacientes 25 diferentes especialidades médicas, além de 16 tipos de exames diagnósticos. A expectativa é de que serão realizados cerca de 40 mil exames, mensalmente, incluindo os exames laboratoriais. As análises diagnósticas são de alta modernidade e servirão de referência na região. “É um grande ganho para a Baixada Santista que recebe um centro de referência em diagnósticos médicos e atendimento ambulatorial”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Na cerimônia, o governador ressaltou o atendimento dos AMES na região. “A Baixada Santista já possui um AME em Santos, este inaugurado hoje em Praia Grande e um que deve ficar pronto até o

fim do ano em São Vicente, além de outro que será instalado em Peruíbe”. O novo AME receberá ainda repasses anuais de cerca de R$ 11 milhões para a manutenção e funcionamento. O AME de Praia Grande fica na Rua Walter José Alves, s/ n°,Vila Mirim. A unidade funcionará de segunda a sextafeira, das 7h às 19h. Durante o evento, o governador ressaltou ainda os investimentos em outras áreas na Baixada Santista, como o Rodoanel, que vai colaborar com o acesso do interior do Estado à região, e o programa Onda Limpa. “É o maior programa de saneamento do Brasil, são 50 milhões de reais investido em rede coletora e de tratamento de esgoto”, explicou Serra.

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, onde o paciente passa por consulta e exames no mesmo dia

Governo antecipa salários de mais de 1 milhão de servidores Pagamento programado para o dia 8 de setembro virá antes do feriado, no dia 4 Luciano Netto

O governo do Estado de São Paulo decidiu antecipar o pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais para a próxima sexta-feira, dia 4 de setembro. O anúncio foi feito nesta sexta, 28, pelo governador José Serra, durante inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e da abertura da 1ª Plenária Nacional das Entidades Filiadas à UGT, no município de Praia Grande, litoral paulista. “Nós estamos antecipando a data do pagamento do funcionalismo do dia 8 para o dia 4 de setembro. Isso vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas”, disse Serra. Os pagamentos, que totalizam R$ 2,4 bilhões, normalmente efetuados no quin-

Serra: “Antecipação vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas”

to dia útil de cada mês, seriam realizados no dia 8, por conta do feriado de 7 de setembro. Com esta medida, os servidores poderão se programar para aproveitar o final de semana

prolongado com seus familiares. O benefício vale para 1,050 milhão de funcionários das secretarias estaduais e autarquias e abrange também os inativos e pensionistas.


Legislativo inova e vai ao encontro da população A matéria é de autoria do vereador Milton Saldiba Passarelli de Campos Júnior, o Milton Gordo (PTB) Luciano Netto

Muitas vezes a população não tem acesso a informações importantes, que tem ligação direta com a vida de cada munícipe. Grande parte destes assuntos são tratados na casa de leis, onde é decidida as normativas para ações do poder executivo municipal e se fiscaliza o andamento da Prefeitura. Foi pensando justamente nesta questão, das pessoas poderem participar destas importantes decisões, o vereador Milton Saldiba Passarelli de Campos Júnior, o Milton Gordo (PTB), criou o projeto de lei da Câmara Itinerante. Aprovado pelos demais edis, e publicado na edição 108 do Boletim Oficial, através da Portaria 001/09, as sessões legislativas acontecem mensalmente em escolas municipais de regiões diferentes, com os vereadores da Câmara. “A idéia da realização das sessões de Câmara nos bairros é aproximar a população e as lideranças do Legislativo. Desenvolvemos uma programação para contemplar a Cidade como um todo”, ressaltou Milton Gordo. Desde quanto foi instituída a Câmara Itinerante, duas sessões já foram realizadas. A primeira no bairro Bopiranga, na E.M. Prof.ª Filomena Dias Apelian, e a última na E.M. Olga Lopes de Mendonça, no Gaivota. “As escolas são pontos de referência para toda comunidade. A idéia é justamente para que as pessoas tenham acesso e compareçam nas sessões”, explicou o vereador do PTB. O evento é aberto a todos, seja líderes comunitários, agentes públicos, autoridades classistas, políticas, eclesiásticas, judiciárias e da segurança. Para participar, as inscrições deverão ser feitas antecipadamente na Secretaria da Câmara ou no dia do evento, no local onde será realizado a Reunião de Trabalho, em até uma hora antes do início da ‘Sessão Itinerante’. No ato da inscrição deverá ser apresentado o Título de eleitor e o comprovante de residência. No ato da inscrição o participante deve assinar um Termo assumindo a responsabilidade sobre as opiniões emitidas. O número de participantes será limitado em até 10 munícipes. Para cada participantes será dado cinco minutos de explanação. Em caso de linguagem imprópria, cometendo abuso ou desrespeito as autoridades constituídas, ou ainda quando a matéria não disser respeito direta ou indiretamente ao Município e ou tiver conteúdo religioso, políticoideológico ou versar sobre questões pessoais, o Presidente da Câmara poderá cassar imediatamente a palavra do orador. No Gaivota participaram, além do Gordo, os vereadores, José Renato, Alexandre da Regional, Flávio Abbasi, Rogélio, Marco Aurélio, João Rossmann ea Prof. Regina. A próxima Sessão Itinerante será no dia 19 de setembro, na E.M. Dalva Dati Ruivo, no bairro Suarão.

APROXIMAÇÃO - A próxima sessão será no dia 19 de setembro, na E.M. Dalva Dati Ruivo, no Bairro Suarão

O evento é aberto a líderes comunitários, agentes públicos, autoridades classistas, políticas e eclesiásticas

“Escolas são pontos de referência para toda comunidade. A idéia é que as pessoas tenham acesso e compareçam nas sessões”


Prefeitura adquiri novos ônibus para universitários Divulgação

Ao todo 10 veículos fazem o transporte de universitários. O número de assentos chega a 176 com a chegada dos quatro novos ônibus

Foram apresentados, à população de Mongaguá, quatro novos ônibus que reforçarão o transporte dos universitários da Cidade que estudam em São Vicente e Santos. Os chamados “micrões” têm 39 lugares cada. Dois micro-ônibus – 28 lugares – substituíram os que não tinham ar-condicionado. “O importante é que estão todos padronizados, com ar-condicionado”, afirma o prefeito, Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho. Agora, estão disponibilizados dez ônibus para o translado às universidades, sendo quatro de 44 lugares,

quatro de 39 e dois com 29 assentos, além de um reserva. “Antes, nosso carro reserva era pequeno, agora trocamos por um maior, com capacidade para 44 passageiros”, explica o gerente da Viação Beira-Mar/ Marchiori, Paulo César Gomes da Silva. Os novos veículos foram solicitados pelo próprio Paulinho. “O poder público está realmente voltado a oferecer serviços de qualidade e conforto aos nossos estudantes”, afirma o prefeito. “Agora não haverá mais fila de espera. Temos vagas suficientes”, garante Silva.

Munícipes apresentam sugestões em audiência Cerca de 60 pessoas estiveram presentes em audiência pública para dar sugestões à elaboração do Plano Plurianual 2010/2013 e do Orçamento Municipal para o exercício de 2010. O evento foi realizado na Colônia de Férias dos Subtenentes e Sargentos da PM, no Centro, e contou com a presença de entidades e organizações não-governamentais, além de vereadores da Cidade. O prefeito Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho, participou da abertura do evento, que foi conduzido pela diretora de Planejamento, Katia Freire, e o diretor do Departamento de Finanças, Salim Issa

Salomão, além de Antônio Geraldo D’Ándrea, consultor pela Prefeitura. Logo no início do evento, os participantes receberam uma ficha onde detalharam suas sugestões. Os munícipes também puderam expor suas ideias diretamente aos representantes da Prefeitura. “Este é o momento em que a sociedade tem a oportunidade de expor seus anseios”, disse Paulinho. Além de terem tido a oportunidade de fazerem sugestões, as pessoas presentes foram informadas sobre as realizações da atual Administração ao longo dos oito meses de gestão, além de projetos futuros.

537 alunos se formam no Proerd Divulgação

Mais de 500 alunos das quartas séries de cinco escolas municipais de Mongaguá se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Polícia Militar e a Diretoria de Educação, no ginásio de esportes Arturzão, em Agenor de Campos. “Nossa meta é formar 100% dos alunos de quarta série da Cidade. Somando com os formandos de hoje, 4.270 crianças já fizeram o curso”, afirma o capitão do 29º Batalhão da Polícia Militar de Mongaguá, Argeo Arias Rodrigues Filho. Os alunos das EMEFs Prefeito Cassimiro Correia Neto, Pedro Fernandes Dante, Ivone de Almeida Monteiro e Tonico Silva, e da EMEIEF Dona Nair Melo Francisco tiveram aulas semanais de março a junho. Os pequenos escreveram redações com o tema “tomando uma decisão”. Os melhores ganharam medalhas. Todos os formandos receberam certificado de conclusão do curso, camiseta e boné, além de jurarem “ficar sempre longe das drogas

e da violência”. O instrutor Marcelo Brito, da Polícia Rodoviária, foi responsável pelo curso na EMEF Ivone de Almeida Monteiro, enquanto Claudia do Amaral, da Polícia Militar, deu as aulas nas outras quatro escolas. “No primeiro dia, as crianças ficam meio assustadas por causa da farda. Então, eu mostro que sou policial e amiga”, conta a instrutora. Nas aulas eram utilizadas cartilhas, além de dinâmica em grupo. Para facilitar a comunicação com os mais tímidos, uma caixinha foi disposta nas salas de aula para que fossem depositadas as dúvidas sem que as crianças precisassem se identificar. “A aceitação é muito boa por parte dos alunos, que se interessam demais pelo assunto. Não tenho nem palavras para explicar o que sinto vendo a formatura deles. O melhor é saber que realmente aprenderam”, afirma Brito. As aulas acontecem duas vezes por ano, em escolas distintas. Os alunos das

Silva Neto concorreu com 12 bilhetes e além do prêmio de R$ 200 mil, recebeu mais um de R$ 10

EMEFs Flórida Mirim, Barigui e Jacyra de Souza Oliveira, e da EMEIEF Célia Pupo de Jesus já iniciaram o curso desse semestre. “O Proerd apresentou valores de cidadania e patriotismo. Com isso, poderemos construir uma sociedade bem mais fraterna”, afirma o prefeito, Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho. Mães e pais estavam pre-

sentes à cerimônia. “Achei o curso muito bom. Meu filho chegava em casa comentando das aulas”, diz Gildete Gerônimo Santos. “O curso deveria se estender também para o ginásio”, opina Márcia Aparecida Rodrigues. O evento teve apresentações dos alunos da oficina de dança de rua do Centro Cultural Raul Cortez e do canil da Guarda Municipal de Praia Grande.

Mongaguá realiza primeira ação de integração social Corte de cabelo, solicitação de segunda via de Certidão de Nascimento e noções de higiene bucal, além de serviços de manicure e distribuição de agasalhos farão parte da 1ª Ação de Integração Social no CRAS. Promovida pela Diretoria de Assistência Social de Mongaguá (DAS), com participação do Fundo Social de Solidariedade, a iniciativa será realizada entre os dias 1 e 4 de setembro, nos centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da Vila Atlântica, localizado à Rua Doutor Luiz

Pereira Barreto, 486, e de Agenor de Campos, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1.220. Cada CRAS contará com uma agenda de atividades específicas, a ser divulgada nos próximos dias. Além de promover ações de cidadania, o encontro tem o objetivo de divulgar os serviços e programações para a população, assim como orientações diversas inclusive os cursos oferecidos nos CRAS. Reformulação – Localizados em bairros estratégicos (Agenor de Campos e Vila Atlântica), os CRAS de

Mongaguá receberam, com a atual administração, melhorias e adaptações estruturais que tornaram as unidades mais agradáveis e aconchegantes aos usuários. E os benefícios não param por aí. Existem atualmente vários programas sociais em que 1.000 famílias estão inseridas dentro dos CRAS, e cerca de 500 pessoas estão inscritas nos cursos da Diretoria de Assistência Social. Elas estão tendo a oportunidade de transformar suas vidas. A chave para isso está no incentivo à capacitação e

consequentemente à geração de renda. Diversas ações sociais como os programas Mongaguá Solidário, Renda Cidadã, Ação Jovem e de Ação Integral à Família (PAIF), além do Bolsa Família auxiliam na melhoria de vida e, principalmente, no acompanhamento psicosocial. Também são oferecidos, como ações complementares, cursos gratuitos de pintura artesanal, artesanato, corte e costura, manicure e pedicure, cabeleireiro, informática e manutenção/informática.


A beleza objetiva é a Cirurgia Plástica por Mirian Florêncio da Silva, da loja Mirian’s Dreams

BASQUETE

Equipe Cadete enfrenta Mogi das Cruzes neste sábado O jogo acontecerá no Ginásio Benedito Calixto, que fica na rua Leopoldino de Araújo, s/n°, no Centro

O Brasil é reconhecido mundialmente com um dos mais avançados centros de referência neste setor pela excelência de seus cirurgiões plásticos. Atualmente, tanto mulheres como homens recorrem aos mais variados procedimentos cirúrgicos. A cirurgia plástica é um recurso extraordinário, mas não faz milagres. Há a necessidade de reflexão e cuidado e que sua expectativa não seja superior ao que o procedimento pode lhe oferecer na realidade. Eu própria sou testemunha de verdadeiros milagres em pessoas que se submeteram a cirurgia plástica, inclusive em mim. Alem de terem obtido ótimos efeitos estéticos, a cirurgia plástica deulhes autoconfiança, o que trouxe maior felicidade e vontade de viver. Convém lembrar que qualquer procedimento relacionado ao embelezamento da pessoa reflete um ator de amor, não apenas consigo, mas também com os que a rodeiam. O cirurgião plástico é um artesão, e você, sua obra de arte. Sob prisma exterior, as possibilidades de melhorias que a cirurgia plástica pode

lhe oferecer são inúmeras. Pode-se fazer desde um implante de cabelos ate a retirada dos excessos de gordura de seu corpo. A cirurgia plástica rejuvenesce, cria formas, sutileza, jovialidade. Mas, a cirurgia plástica não é apenas estética pode ser realizado para atenuar deformidades congênitas como lábio leporino, fissuras palatinas, hemangomas, tumores, agenesia mamária, síndromes complexas de má formação cranien cefálica, só para citar alguns exemplos. Condições adquiridas dentre as quais a obesidade mórbida, queimaduras, seqüelas de acidentes e ulceras por insuficiência vascular ou por submetidas à intervenção cirúrgica corretiva ou reparadora. Por outro lado, é muito importante a escolha do profissional, a sua formação, ter referencias que possam ser fornecidas por outros pacientes que já foram submetidos a cirurgias similares ou pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que lhe informará se o medico que você pretende consultar é ou não de fato cirurgião plástico e se ele tem o titulo de especialista. Nesse contexto, desconfie de promessas miraculosas, de facilidades anormais e de custos muitos baixos, pois estes são os primeiros sinais de que alguma coisa esta errada, cada equipe tem um custo que poderá variar de acordo com a programação cirúrgica e com o cirurgião. Nunca se esqueça de que qualidade tem preço. Contato: (013) 9786-9297 • (013) 3426-3848 miriansdreams@hotmail.com

Divulgação

Neste sábado (29), a equipe da Associação de Basquete de Itanhaém (ABI), categoria Cadete, enfrentará o time de Mogi das Cruzes, em mais uma partida válida pela Liga Paulista de Basquete. O jogo acontecerá às 19 horas, no Ginásio Benedito Calixto. Segundo o técnico Eugênio Luiz Volpin, o Neno, esta é uma partida importante, pois o confronto será contra o líder do campeonato. “Precisamos desta vitória. Os garotos perderam para Mogi das Cruzes pelo placar de 58 X 47 no 1º turno. Embora o time adversário é forte, os atletas estão bem preparados. Contamos ainda com o in-

centivo do público, já que o confronto será em casa”. Para conferir a partida o Ginásio Benedito Calixto fica na rua Leopoldino de Araújo, s/n°, no Centro. A entrada é gratuita. Resultado • No dia 26, a ABI teve rodada dupla, em casa, contra Praia Grande. Na categoria Infantil a seleção venceu pelo placar de 55 X 49. Os cestinhas da partida foram os alas Julio César, do time adversário, com 25 pontos, e Renan Rogê, de Itanhaém, com 17. Já a Adulto perdeu pelo placar de 71 X 77. O cestinha da disputa foi o ala Leandro Almeida, de Itanhaém, com 22 pontos.

No dia 26, a ABI teve rodada dupla contra Praia Grande. A categoria Infantil venceu com o placar de 55 X 49, e a Adulto perdeu pelo placar de 71 X 77

KICKBOXING

Atletas conquistam vaga para o Sulamericano A academia Tailan Boxe irá representar a Cidade no 6º Campeonato Sulamericano de Kick Boxing, que acontecerá em dezembro. Dos 21 competidores que conquistaram medalhas, na Copa Brasil de KickBoxing, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto, em Embu da Artes, 14 atletas garantiram vaga na competição internacional. Contando com o apoio do Governo Municipal, que disponibilizou o transporte para os atletas competirem, a academia conquistou 21 medalhas no campeonato, sendo oito de ouro, outras oito de prata e cinco medalhas de bronze.

Para o responsável pela academia, Eduardo Vieira, o bom desempenho já era esperado. “Somos os atuais campeões paulistas por equipes, e fomos o maior destaque do Estado na competição. Levamos 21 atletas, conseguimos 21 medalhas, e apenas três ou quatro atletas não subiram no pódio”. O atleta Milton Cléber dos Santos, campeão da categoria Low Kicks, até 57 Kg faixa preta, já se prepara para o próximo desafio. “Fiquei muito satisfeito por conquistar meu objetivo, que era a classificação para o sulamericano. Agora vou treinar forte para ir bem na competição”.

A dupla James & Luciano estará até amanhã realizando a abertura de diversos shows na 54ª Festa do Peão de Barretos. Para contato e agenda de shows, ligue (11) 4227.1990 ou 9795.3639, com Brunno Pasqual.

e-mail: contato@jameseluciano.com site:www.jameseluciano.com

Lino Wagner de Oliveira foi o sorteado da Promoção da A Loja Instrumentos Musicais

A partir do dia 1º de setembro ele já pode retirar o violão no valor de R$ 270,00, mais R$ 30,00 na compra de qualquer produto.


fc181  

O governador José Ser- ra inaugurou nesta sexta, 28, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Praia Grande. A nova unidade terá capac...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you