FOLHA BURITIS - MAR/2022

Page 1

BURIDOGS, RECEBE TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO NA CÂMARA DE BH Pág. 6 Março 2022 - Ano 23 contato@associacaobairroburitis.com.br 31 9 8654.0010 CASO BACKER, O JULGAMENTO SERÁ EM MAIO Pág. 4 Informativo da Associação do Bairro Buritis BURITIS F O L H A CUIDANDO DO NOSSO BAIRRO FLÁVIO GROSSI EXPLICA SOBRE ESTELIONATO AMOROSO E SEXTORSÃO Pág. 6 PADRE JORGE DA IGREJA SANTA CLARA DE ASSIS, BURITIS. Pág. 4 2° ENCONTRO DO IV FÓRUM BURITIS NA POLÍTICA. Pág. 5

da ABB AGENDA MENSAL

Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT): Toda segunda, segunda-feira, às 19 horas (BHTrans e PBH).

Conselho de meio Ambiente (COMAM): Uma vez no final do mês.

CONSEP: Mensal (está parado devido a pandemia).

ABB Entrevista: Toda primeira semana do mês, ao vivo pelo Facebook e Instagram

Segunda semana do mês: ABB recebe os moradores.

Última semana do mês: Reunião Plenária ao vivo pelo Facebook. A ABB apresenta um resumo do que aconteceu no mês.

PARTICIPE

A ABB É DE TODOS OS MORADORES.

NOSSO ENDEREÇO: Av. Mário Werneck, 1685 portaria 1 do UNIBH. Atualmente fechado pela pandemia.

CELULAR: 31-98654-0010

FALA DO

Bairro Buritis

QUAIS SÃO OS SEUS VALORES?

Na última fala, disse que neutralidade não existe e que a falta de posicionamento já é uma posição. Muita gente não quer opinar ou falar sobre política, não por medo de serem execrados por lacradores, mas sim por não saberem o que falar, pois estão desatentos e desinteressados ao que acontece fora da sua zona de conforto. Essa cidadania apática, não nos deixa caminhar na velocidade necessária, para que as verdadeiras mudanças aconteçam e que qualquer migalha nos satisfaça.

A falta de conhecimento, envolvimento, posicionamento e a apatia, muitas vezes nos deixam cegos para a verdade e ficamos a mercê da manipulação de todos os lados. TVs, jornais, documentários, filmes e até desenhos através de uma lavagem cerebral, estão a todo custo tentando sepultar nossos valores. Isso mesmo “valores”! Leia e reflita sobre o conceito de valores e entenderá a guerra que teremos que travar. Li apouco que não é entre a esquerda e a direita e sim entre o bem e o mau de acordo com nossos valores. Temos que nos envolver mais, conversando, falando, escutando e estudando se preciso for, para entendermos tudo que envolve a política e como nos posicionar politicamente baseado em nossos valores. Lembre-se de que “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8:32.

Trazendo isso para a nossa sociedade, escutei um líder esta semana, que nunca esteve tão fácil escolher nossos representantes legislativos e executivos. Diz ser representante do povo, mas não escutou os seus representantes na Câmara Municipal. Semeou discórdia e desagregação a todo momento, saiu para se juntar a outros que quebraram não só o Estado de MG, mas nosso País. Falando em país, viramos chacota mundial, uma vez que aqui, o bandido é que quer prender o xerife. Seria engraçado se não fosse trágico, pensar em uma situação dessas. Mas o povo não é mais bobo e vai retalhar qualquer tipo de manipulação deste nível. Se enganam aqueles que pensam estar nos influenciando através da mídia. Não irá acontecer! Os bastidores mostram completamente o contrário e a resposta virá no momento certo.

Este mês passamos novamente por protestos e greves organizadas por aqueles que foram omissos quando nosso Estado e País foram saqueados por maus gestores. Quem quer organizar a casa, tem que ter nosso apoio. Vi sindicalista recebendo medalha da Inconfidência Mineira, enquanto funcionários públicos nem tinham data para receber seus salários. Então pessoal, mais uma vez, quem paga o pato é o povo, que fica nesse fogo cruzado, omitindo seu posicionamento frente a tudo que está acontecendo, deixando que outros decidam o seu futuro, de nossa cidade, estado e país. CHEGA! O poder está em nossas mãos. O IV Fórum Buritis na Política segue a todo vapor, debate de qualidade com ideias claras que podem contribuir para o nosso futuro. Próximo encontro 12/04/2022 com o Tema: Infraestrutura.

Fiquem atentos as nossas redes sociais e vejam como participar. Confere lá @associacaobairroburitis. www.associacaobairroburitis.com.br

Um abraço e fiquem com Deus!

Rômulo Belfort – Presidente ABB

Filho amado de Deus - Empresário do Buritis, 41 anos, Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Pitágoras, Técnico em TI e Informática pelo CETAI, Técnico em Contabilidade pelo Colégio Comercial Nossa Senhora da Piedade. (Diretor da D’ CASTRO INFORMÁTICA) Contato pelo e-mail: romulo@dcastroinformatica.com.br.

O Folha Buritis é uma publicação da Associação do Bairro Buritis, se quiser assinar e recebe-lo grátis solicite pelo folhaburitis@associacaobairroburitis.com.br

Painel Resumo Março - 2022

Problema

Pavimento precário em diversas ruas secundárias do bairro.

Fios caídos na calçada

ÓrgãoOnde está hoje?

CARE-O Apresentado ofícios à Regional Oeste (01/2017,32/2017 e 36/2017)

CARE-OApresentado ofício à Regional Oeste (15/2017)

Sistema de Água Pluvial e Esgoto danificados na Rua Soraia Furtado BrandãoCARE-O Apresentado ofício à Regional Oeste (18/2017) e o assunto encaminhado à SUDECAP.

Implantação de Iluminação baixa de LED na pista de cooper e repintura da pista.CARE-O Apresentado ofício à Regional Oeste (22 e 23/2017) e o assunto encaminhado à SUDECAP.

Implantação da Rua de Pedestres ligando Dep. Fábio Vasconcelos e Sebastião Nascimento

Vans paradas na porta das faculdades

Transporte Público para as Regiões mais altas do Buritis

Reposicionamento da Adutora da COPASA na Rua Paulo Diniz Carneiro

Criação de Novos Espaços de Lazer. Praça na Rua José O. Vaz

CARE-OApresentado ofício à Regional Oeste (44/2017)

BHTrans Assunto pautado em reuniões. Todas as entidades acionadas para que esse problema seja resolivdo.

BHTrans Bhtrans cobra da Sudecap recapeamento na Rua Stella Hanriot. Moradores pedem audiência pública.

COPASA A partir de demandas de trânsito no CRTT foi identificado que a adutora da COPASA é o gargalo.

CARE-OApresentação das demandas a Regional Oeste

Posição FarolSeu papel

Aguardamos execução de recapeamento nas ruas José Amaury Ferrara, Lucídio Avelar entre outras.

Regional Oeste organizaria reunião com todas as Teles em Novembro. Esse assunto é urgente pois o problema é crônico.

Com chuvas, a enxurrada piora o local e causa danos na Sen. José Augusto e Rubens Caporali. A causa precisa de correção.

Quando existirem recursos para medidas compensatórias, são projetos que produzirão um grande bem-estar aos cidadãos.

Pavimentação de terra foi melhorada mas precisa de receber asfaltamento e demais equipamentos de infra-estrutura.

A BHTrans informa que aumentará fiscalização.

O 9206 deverá circular pelas ruas Consul Walter, Stella Hanriot e Tereza Mota Valadares, entre Mário Werneck e Maria Heibuth.

Essa obra é fundamental para o Buritis, Estrela Dalva e Havaí. Segundo Josué Valadão (SMOBI), está para ser viabilizada.

Desenvolvimento de estudos de projeto para implantação das áreas. Articulando solução junto ao OP2011 para o Buritis.

Tocos de Árvores deixados nos canteiros depois das podas realizadas

CARE-OApresentação das demandas a Regional Oeste

Foram retiradas duas raízes e deixaram outras duas. Continuaremos pautando as destocas na Mário Werneck. Passeio estreito na Rua José Rodrigues Pereira com Eng. Carlos Goulart

BHTransPor meio do CRTT esse assunto foi apresentado.Protocolado pedidos no CRTT.

Recuperação de trecho crítico da Rua Ulysses Marcondes Escobar, entre Rua Ernani Agrícola e Rua Lauro Ferreira

CARE-O Apresentado ofício à Regional Oeste (07/2018,26/2018 e 01/2019) e assunto encaminhado à SMOBI(93/2018)

Pavimentação concluída! O que está pendente a execução da sarjeta e ajuste dos sistemas de drenagem pluvial. Implantação de acessibilidade para cadeirantes nos passeios, canteiros e acessos às faixas de pedestre.

BHTransVisita técnica realizada no local

Aguardando solução.

Pedido foi reconsiderado e uma proposta operacional foi elaborada pela BHTrans. Aguardamos cronograma da obra. Melhoria de trânsito no cruzamento da Mário Werneck com José Hemetério Andrade, Rua Marco Aurélio de Miranda e Silvio de Olveira Martins.

Sinalização da Rua Maria Heilbuth Surette próximo à nova padaria no nº 848BHTransPor meio do CRTT esse assunto foi apresentado.

BHTrans Por meio do CRTT esse assunto foi reapresentado para que seja apresentada uma solução integrada.

Perturbação do sossego oriundo dos shows no bairro Olhos Dágua

Ativação de pontos de água para Projeto Adote o Verde com a ABB

Abertura de ruas de pedestre no Buritis (travessas Buritis)

Melhorias de Trânsito - Projeto Anel do Buritis

MP Monitoramento acompanhado pelo Ministério Público relativo à operação dos empreendimentos.

COPASA Passada demanda para CARE-O para ativação de todos os trechos adotados.

CARE-OApresentação das demandas a Regional Oeste

Oeste (12/2017)

Protocolado pedidos no CRTT.

Aguardando solução.

Aguardando solução.

O Buritis possui 14 vias de pedestre que não foram implantadas ou encontram-se em estado precário. É preciso fazer obras!

o

Necessidade de Posto de Saúde no
Apresentados
156 156 156 156 Vote em quem vai
BHTrans Apresentados ofícios à Regional
e
assunto foi encaminhado à BHTrans O projeto está sendo atualizado com as demandas.
Buritis SMDE
ofícios à SMDE e agentes públicos pedindo implantação (04/2017;05/2017) Não tem previsão. Existe uma discussão que terrenos públicos no Buritis foram destinados à PBH Ativos.
focar na solução
Presidência: Romulo Belfort | Vice-Presidência: Rosimeire Martins | Secretario (Juridico-Administrativo): Wellerson Magno Avelino Diretora financeira: Maria Consuêlo Arreguy Sarmento Nogueira | Diretoria de Eventos e Projetos: Mauro Draft | Edição e Revisão: Rosimeire Martins Diretoria de Comunicação e Marketing: Flávio Grossi | Conselho Fiscal: Bráulio Lara | Conselho Fiscal: Francisco Pimentel | Conselho Fiscal: Ida Arnaiz
02 Março 2022 - Ano 23
PRESIDENTE Informativo da Associação do
FALA DO PRESIDENTE
O O (31) 2101-3544

O PROBLEMA DOS ÔNIBUS TEM SOLUÇÃO?

Todo problema tem solução. Umas fáceis outras não. Mas o que não podemos é ficar cozinhando o problema e não criar alternativas para solucioná-lo. E obviamente, agir em prol de implementá-las.

Não é de hoje que vemos notícias e depoimentos registrando a dificuldade da população quando vão usar o transporte coletivo em Belo Horizonte: ônibus cheios, horários sendo desrespeitados, linhas suprimidas e horários sem cobertura. Quem sofre é quem depende do transporte público, diariamente, para ir para seu trabalho ou voltar para sua residência. Afinal, é nessas horas que as pessoas desistem da coletividade e tiram seus veículos da garagem ou preferem pegar um transporte por aplicativo.

Por outro lado, as multas aplicadas pelo poder público diante de tantos descumprimentos de contrato já se mostrou ser extremamente ineficiente. Nada é pago, tudo vai para a dívida ativa e acaba virando um “acordão” feito a portas fechadas, onde o dinheiro do trabalhador é tratado de forma usualmente irresponsável. Como você coloca mais dinheiro em um serviço que está sendo cada vez mais mal prestado? Não seria o caso de lutar pelo fim do atual contrato e o restabelecimento de uma nova lógica da prestação do serviço?

Soaria muito mais coerente se fosse assim. Mas mesmo após apresentação de uma nova estrutura para a Mobilidade de BH quanto ao serviço de transporte coletivo, feito na reunião do Comitê de Repactuação do Contrato e Revisão Tarifária em 2021, o que a Prefeitura fez: nada. O comitê foi encerrado unilateralmente e todo o conteúdo estudado foi encostado no fundo de uma gaveta. Solução tem! Porém é preciso trabalhar por ela. Ou se tiver uma proposta melhor, colocar na mesa.

A solução pode até passar por subsídio, mas não como querem, criando uma nova caixa preta. O subsídio somente pode ocorrer se realmente for constatado que o custo da operação do quilômetro rodado por cada veículo não for coberto pela arrecadação tarifária. A questão é que hoje o “lobo” é quem toma conta do “galinheiro”. Não há transparência! Apesar de que isso não é novidade para ninguém principalmente depois das revelações trazidas pela CPI da BHTrans. Mas não faz sentido bancar a diferença se não tiver ninguém com gestão para otimizar as linhas e horários, reduzindo o custo, e outro, separado e independente, cuidando da arrecadação de passagens. Aliás, passagens que poderiam ter mais flexibilidade para atender a demanda do cidadão de melhor integração entre linhas e horários.

Outro aspecto importante a refletir é sobre subsídio versus meritocracia. Por que empresas prestadoras de serviço com grande incidência de multas e advertências, recorrentes descumprimentos de contrato, não atendimento de indicadores de qualidade de serviço e alto índice de reclamação de usuários serão beneficiadas com mais dinheiro público? O que garante que com essa “ajuda” financeira vão restabelecer seus serviços atendendo com rigor os padrões de qualidade mínimos exigidos para a atividade?

Mas o que todos sabemos é que não é enfiando mais dinheiro em um prestador de serviço, participante de cartel, que cada vez mais sucateia o sistema de transporte coletivo da cidade, é que vamos resolver. Dar dinheiro para as empresas de ônibus sem repactuar o contrato de prestação de serviço de transporte público é incompetência ou apenas, bem provavelmente, mais um capítulo dessa relação mafiosa entre o público e o privado.

Braulio Lara – Vereador de Belo Horizonte pelo Partido Novo E-mail: ver.brauliolara@cmbh.mg.gov.br | Instagram @brauliolaranovo WhatApp (31) 99553-9951

A convite do MAMBH dia 12/03 Associação do Bairro Buritis esteve no Parque Linear de BH. Várias autoridades, moradores e ambientalistas também compareceram para receber o Senador Alexandre Silveira que apoia a ideia do Parque Linear.

O Senador Alexandre Silveira é morador do bairro Buritis, intercedeu junto ao Governo Federal,

conseguindo assim tirar de pauta do leilão, não só o Parque Linear, mas também o Aeroporto Carlos Prates. A luta continua, pois ainda há muitas decisões a serem tomadas e acordos por fazer. Mais uma vez um morador do nosso bairro fazendo a diferença em favor da nossa cidade. #soumaisburitis

Informativo da Associação do Bairro Buritis 03 Março 2022 - Ano 23
SEJA UM PARCEIRO DA NATUREZA 31 98654-0010
O PARQUE LINEAR RECEBE VISITA ILUSTRE DO SENADOR ALEXANDRE SILVEIRA

JULGAMENTO DO CASO BACKER É MARCADO

Mais de dois anos depois da morte de várias pessoas que consumiram cervejas contaminadas da Marca Backer, foi marcado o início do julgamento dos acusados para o dia 23 de maio de 2022.

Na época,10 pessoas morreram e 16 foram hospitalizadas com problemas neurológicos e renais, os sobreviventes carregam sequelas até hoje.

Ainda no meio do ano 2020, a investigação da Polícia Civil de Minas Gerais concluiu que as intoxicações ocorridas pelas substâncias monoetilenoglicol e dietilenoglicol presentes nos produtos da cervejaria Backer, resultaram no indiciamento de 11 envolvidos.

Os moradores do Bairro Buritis foram especialmente atingidos em razão de um lote da cerveja Belorizontina ter sido entregue diretamente na loja do bairro de uma grande rede de supermercados, assim, dez pessoas foram contaminadas no Buritis, um terço das vítimas.

O NOVO QUE SURGE

Nos últimos tempos vivemos uma expectativa interessante, parece que realmente a pandemia conseguiu mexer com a humanidade, não só pelas perdas que tivemos, o que gerou uma comoção em grande parte, mas também pelo fato de despertar na humanidade a expectativa de um “novo normal”.

Quem sabe a pandemia tenha despertado em nós o que já não era há muito lembrado, ou seja, a possibilidade de acreditar e ter esperança. Creio que essa esperança pode ser realmente o que chamamos de “novo”. Surge então um “novo” que estava adormecido. Um dos fatores que, talvez, tenha impactado mais a nossa vida no auge da pandemia foi realmente o fato de termos que “ reaprender” a vivermos em família e percebermos os outros, “os de casa” e a nossa própria casa. Interessante que nesse período, parece que muitas pessoas começaram a pensar na ideia de reforma da moradia, novos móveis e reajustes na vida familiar, nos relacionamentos. Minha percepção, que creio, não ser um dogma, é que na pandemia fomos chamados a redescobrir o ser humano em nós e nos outros como uma boa lição, pois percebemos que o outro é muito importante para nós. Tenho pra mim que realmente a humanidade nunca mais será a mesma, embora ainda existam pessoas que não conseguiram achar a essência do ser e ainda nesses tempos é capaz de produzir guerras, como se já não tivesse acontecido “uma guerra mundial contra o Covid 19”.

De nossa parte é bom que estejamos atentos para fazermos de nossa vida uma novidade eterna e ajudarmos nossos irmãos e irmãs a também fazê-lo. Acredito ainda que há uma força do alto que nos ajuda sempre na superação de nossas fraquezas, mas não só isso, nos impulsiona para fazer acontecer pra valer o surgimento de um novo, o normal.

Pe. Jorge Alves Filho.

Pároco da Paróquia Santa Clara de Assis, Buritis/ Estoril. Mestre e Doutor em Teologia Pastoral pela Universidade Lateranense de Roma, Itália.

A Associação do Bairro Buritis – ABB, estava presente nos acontecimentos antes mesmo da instauração do inquérito policial, tentando solucionar aquelas informações iniciais que davam conta de pontos de envenenamento no bairro (restaurantes, lanchonetes e etc).

Posteriormente a ABB prestou auxílio para algumas vítimas, moradores do bairro Buritis, divulgando a necessidade de doação de sangue, com este viés social e comunitário, continuaremos aguardando um julgamento justo e imparcial.

Informativo da Associação do Bairro Buritis 04 Março 2022 - Ano 23

2º ENCONTRO DO IV FÓRUM BURITIS NA POLÍTICA

Dia 08/03/2022, aconteceu o nosso segundo encontro do IV Fórum Buritis na Politica e o tema abordado foi “Educação”.

Os 3 pretensos candidatos responderam 04 perguntas de acordo com o ponto de vista de cada um. As perguntas foram feitas pelo Centro Universitário UNI-BH nosso anfitrião, outra por um profissional da área de educação, e outras duas, formuladas pelo Conselho da Associação do Bairro Buritis. Mais um encontro de alto nível, transmitido em tempo real pelas redes sociais da Associação do Bairro Buritis. O padrão atual de transmissão foi aprovado e mantido, em vista aos vários elogios pela qualidade da mesma. Os encontros são gravados e salvos em nossas redes sociais, para atender aqueles que não conseguem comparecer ao encontro, que tem como objetivo discutir com os pretensos candidatos pautas em prol não só para o Bairro Buritis, mas também nossa cidade, estado e país como temos dito. Através desses encontros, podemos sentir quem está realmente alinhado com o nosso bairro e a sociedade

como um todo. Nesses momentos, podemos perceber que sendo eleito ou não, se o pré candidato irá desaparecer do mapa, pois é o que não queremos. Precisamos de políticos que nos representem não só pouco antes das eleições com falácias, mas sim em todo o seu mandato ou voluntariando pela causa certa. Prestigie os encontros presencialmente ou online. Acompanhe nossas redes sociais e fique sabendo como participar do próximo encontro em 12/04/2022 com o tema já definido “Infraestrutura”.

NOSSA PROGRAMAÇÃO

08/02/2022 – Saúde 08/03/2022 – Educação 12/04/2022 -

Infraestrutura

10/05/2022 – Desenvolvimento Econômico 14/06/2022 - Segurança Pública 12/07/2022 – Mobilidade Urbana 09/08/2022 - Reforma Política 13/09/2022 – Debate Final

ATENÇÃO SÍNDICO: MUDANÇAS NA VIDA CONDOMINIAL

O estilo de vida das pessoas e seus comportamentos estão mudando de forma rápida. As necessidades são outras e a sociedade se transforma para atender estas novas demandas e exigências. O mesmo ocorre na vida dos condomínios.

Recentemente tivemos inúmeras mudanças na legislação condominial. Desde os novos poderes e obrigações dos administradores de condomínio, à obrigatoriedade de uma declaração na escritura de compra e venda de imóveis, a outros aspetos relacionados com a constituição da propriedade horizontal.

Apenas para início de conversa, iremos destacar neste artigo algumas das alterações legais que acreditamos trazer impactos significativos na organização e funcionamento da comunidade condominial, como por exemplo a convocatória das assembleias gerais de condôminos, que por sua vez, poderá ser efetuada através de correio eletrônico.

Ainda nesta seara, curiosamente, a legislação vem se adaptando a realidade e criando possibilidade participação de condôminos nas reuniões de condomínio através de assembleias virtuais e permanentes mediante o uso de meios de comunicação à distância, preferencialmente por videoconferência. Um grande avanço e segurança jurídica para os gestores condominiais.

Outra inovação trazida pela nova legislação é a obrigatoriedade da lavratura das atas das assembleias de condôminos, que poderão ser redigidas e assinadas eletronicamente ou por assinatura manuscrita, apostas sobre o documento original ou sobre documento digitalizado.

Insta salientar que a partir deste ano, a ata da reunião da assembleia de condóminos que tiver deliberado o montante das contribuições a pagar ao

condomínio deverá mencionar o valor total anual a ser pago ao mesmo e a data de vencimento das respectivas obrigações. Desta forma, a ata na qual tais obrigações se encontram previstas poderá constituir título executivo a ser usado contra o proprietário que deixar de pagar, no prazo estabelecido, a sua quota-parte.

Por fim, dentre as obrigações e inovações condominiais, destacado aqui a obrigatoriedade do condômino proprietário informar ao administrador do condomínio os seus dados e atualizá-los sempre quando os forem objeto de alteração. Ou seja, além dos dados pessoais, quando um condômino vender, doar ou, por outra qualquer via, alienar a sua fração, deverá comunicar tal fato ao administrador do condomínio por correios registrado expedido no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar da alienação, devendo informar, ainda, sobre qual é o nome completo e o número de identificação fiscal do novo proprietário, sob pena de ser responsabilizado pelo valor das despesas inerentes à identificação do novo proprietário e pelos encargos suportados com a mora no pagamento dos encargos que se vencerem após a alienação do imóvel.

E aí síndico, este assunto fez algum sentido para você? Se quiser saber mais sobre o tema exposto, acesse nossa página no instagram @avellinus.consultoria e se for o caso, contacte-nos através do e-mail wellersonmagno.adv@ gmail.com, pois será um prazer poder lhe ajudar.

Informativo da Associação do Bairro Buritis 05 Março 2022 - Ano 23
WELLERSON MAGNO AVELINO Advogado especialista em condomínio Diretor Jurídico-Administrativo da ABB wellersonmagno@hotmail.com

ESTELIONATO AFETIVO

NÃO ERA AMOR, ERA CILADA!!

Quem assistiu ao filme “O golpista do Tinder”, na plataforma Netflix, conseguiu ter a dimensão da atuação dos estelionatários do amor.

O documentário retrata uma triste realidade de crimes que têm como vítimas as mulheres, mas o golpe não é exclusividade delas. Os homens também sofrem com um tipo parecido de crime.

Para as mulheres, é mais comum ocorrer o estelionato sentimental. Nesse tipo de esquema, usando um perfil falso nas redes sociais ou em aplicativos de relacionamento, o criminoso seduz e constrói uma relação amorosa, fingindo se envolver emocionalmente.

Os falsários se passam por empresários bem-sucedidos, militares estrangeiros, pilotos ou até mesmo marinheiros para estabelecerem uma relação de confiança. Normalmente mandam fotos pessoais e prometem jóias, viagens e muito mais.

Até que, em certo momento, o príncipe alega que está com dificuldades financeiras ou que precisa de valores para pagar as taxas alfandegárias de presentes destinados à vítima.

Já para os homens, o nome do crime é “sextorsão”, por meio do qual, os criminosos se passam por mulheres bonitas e começam a trocar mensagens com fotos de caráter sexual.

A partir disso, com alegações de que a suposta mulher era adolescente ou casada, as vítimas passaram a ser extorquidas, mediante ameaças de divulgação das fotos íntimas recebidas ou falsos registros policiais. Para tudo existe prevenção. Na “sextorsão”, desconfie de solicitações de amizades de mulheres jovens nas redes sociais, evite conversar com pessoas cujos prefixos telefônicos sejam desconhecidos e nunca compartilhe fotos íntimas.

No estelionato sentimental, busque o maior número de informações da pessoa com quem esteja se relacionando, evite transferir valores e converse com familiares e amigos sobre o relacionamento. No mais, as vítimas não devem sentir vergonha por terem sido enganadas. Existem canais apropriados para a denúncia, vai lá no meu Instagram @flaviohgrossi .

Delegado de Polícia especialista em Direito Militar. Diretor de Comunicação da ABB.

BURI DOGS HOMENAGEADO NA CÂMARA DE VEREADORES DE BH

Cerca de 300 cães de rua acolhidos em pouco mais de dois anos foi a marca atingida pelo Buri Dogs, grupo de proteção animal do nosso bairro. O feito rendeu ao grupo o Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Câmara de Vereadores de BH às suas voluntárias, no dia 15 de março.

Na cerimônia, realizada no plenário da Câmara de Vereadoras, as voluntárias do Buri Dogs receberam o diploma das mãos do vereador Miltinho CGE, que indicou o grupo para a premiação. A vice-presidente Rosimeire Martins também compôs a mesa de convidados e homenageados, representando a Associação Bairro Buritis (ABB).

O vereador Miltinho ressaltou o importante trabalho desenvolvido pelo Buri Dogs e a inspiração que o grupo tem exercido sobre outros bairros, estimulando a proteção a cães abandonados. A jornalista Fernanda Castro, uma das fundadoras do Buri Dogs, destacou que o grupo conta sempre com a colaboração da comunidade do Buritis, já que não possui financiamento público. Segundo Fernanda, cada vez mais o grupo quer avançar com o apoio dos moradores do bairro, principais parceiros do Buri Dogs e torce para que outras regiões criem seus grupos de proteção: “A demanda é muito grande e o Buri Dogs, infelizmente, mesmo com a ajuda dos parceiros do bairro, não dá conta de atender além dos limites do Buritis e do entorno. Torcemos pelo surgimento de novos grupos. Não é tão difícil. Começamos pequenos e hoje já temos uma história de sucesso pra contar”.

CONVOCAÇÃO

PARA ELEIÇÕES CONSEP - CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA 126ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

Convocamos a população dos bairros que são atendidos pela 126ª Cia de Polícia Militar, para as Eleições de diretoria e demais cargos do CONSEP da 126ª Cia PM, a se realizar no dia 18/04/2022 às 20:00 a primeira chamada ou às 20:30 com os presentes. Nesta, além da eleição da diretoria, será feito também a atualização do estatuto caso seja necessário.

Informativo da Associação do Bairro Buritis 06 Março 2022 - Ano 23
Informativo da Associação do Bairro Buritis 07 Março 2022 - Ano 23
MUDE PARA

ACONTECEU NO BURITIS

O grupo de queimada do bairro buritis retomou suas atividades após a pandemia, criado desde 2020, o grupo quer resgatar a infância, vem acontecendo os encontros sempre à noite na Rua itacarenas, no final da Rua Eng. Carlos Goulart, Buri tis, sempre às quintas às 19:30 horas ou aos domingos às 9:30 horas da manhã: instagram @Queimada Buritis Participe!

Esse é um grupo no Whatsapp que havíamos criado há muito tempo atrás. Depois de um período bem movimentado, alguns atrapalharam, rolaram conflitos, e o grupo acabou ficando

Praça Aroldo Tenuta, acontece todas as terças-feiras no horário de 7:00 às 15:00 horas. Frutas e verduras fresquinhas, além de

Não é difícil caminhar pelas ruas e não tropeçar com um fio solto próximo dos poste e das árvores. Um completo descaso das operadoras de telecom que não

gal, nossa queridinha do bairro, também conhecida como pista de cooper, já tem novamente uma das vias interditadas duran-

FEIRINHA HORTIFRUTI E ORGÂNICOS NA PRAÇA AROLDO TENUTA GRUPO BURITINDER PAQUERA E AMIZADE TURMA DA QUEIMADA BURITIS RETOMA OS JOGOS ADOTE O VERDE COM A A Rua Henrique Badaró Portu-
A RUA DE LAZER DA PISTA DE
Informativo da Associação do Bairro Buritis 08 Março 2022 - Ano 23 COMPRE ONLINE Elétrica Hidráulica Ferragens Ferramentas - Conveniências e Utilidades Av. Henrique Badaró Portugal, 480 Loja 6 - Buritis 31 99180 -6746 @Pro_Reparos SEJA UM ASSOCIADO ABB e ganhe um boné 10 ASSOCIE-SE A anuidade é de 120,00, mas a colaboração é mensal com R$ associacaobairroburitis.com.br/associe-se PELO APP Saiba como participar: (31) 98654-0010 contato@associacaobairroburitis.com.br Projeto Parceiros da Natureza no Parque Aggeo Pio Sobrinho. Projeto Adote o Verde com a ABB nos canteiros e praças. SEJA PARCEIRO E NOS AJUDE A CUIDAR DO NOSSO BAIRRO
Faça parte desse grupo de empresas que apoiam a comunidade do bairro Buritis e região! Entre em contato no (31) 98654-0010 (whatsapp)
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.