Issuu on Google+

>> DESTAQUE: MARÇO: O MÊS DE INAUGURAÇÕES

Ano III - Nº 48 - 1ª Quinzena Abril 2010 www.folhanoroeste.com.br Tels. 3902.2747 - 2942.9508 - 3904.7081

75 MIL exemplares

EXEMPLARES POR QUINZENA DA OESP GR GEM ÁF RA TI

desafia a justiça

MIL

CERTIFICADO OM DE •C

O Cemitério que

AGOR AS /A • ÃO AS IC

NOR ESTE 75

POR QUINZE NA MIL 75

PÁG. 12

8 e-mails PÁGINA 06

SAÚDE: INCONTINÊNCIA URINÁRIA PÁG. 09

Gastronomia PÁG. 14

[ PÁGINAS 18 E 19

IMÓVEIS AS MELHORES OFERTAS DA REGIÃO

UFA! FINALMENTE APÓS DÉCADAS VIADUTO DO JARAGUÁ FOI ENTREGUE

PÁG. 04

Foto: Vicente Sobrinho

FOLHA

PÁG. 16


02

www.folhanoroeste.com.br

FOLHA

1ª Quinzena de Abril 2010

NOR ESTE

EXPEDIENTE

Diretor Responsável: Edson Vieira Jornalista Responsável: Ronald Gimenez - MTB 23.373 Marketing: IGS Comunicação & Marketing Impressão: OESP Gráfica (Tel: 3856-2424/2401)

EDITORIAL

SENTIMENTO DE INSEGURANÇA

Q

uem aí consegue ficar tranqüilo no nosso bairro? Tenho absoluta certeza que você, leitor, sofreu ou recebeu informação de algum assalto na nossa região. É claro que isso não é um “privilégio” nosso. Esse sentimento é geral entre os paulistanos. E essa sensação de absoluta fragilidade diante do banditismo se mostra real em incontáveis momentos da nossa vida. Ou será que você fica relaxado ao entrar com o carro na sua casa, deixar uma janela aberta, não trancar o portão, sair do banco, parar no semáforo...!!! Olhar para os lados em qualquer uma das situações listadas está no inconsciente coletivo. Somos cidadãos desconfiados de tudo e

de todos. Um pedido de ajuda na rua pode parecer um iminente ataque à sua integridade física. Puxei esse tema para falar de situações localizadas que estão amedontrando moradores. Recebi mensagens de leitores que não terão seus nomes aqui divulgados. Em menos de vinte dias tivemos quatro casas assaltadas em uma mesma rua. Se juntarmos com a rua paralela se tornam sete ocorrências em apenas três semanas. As ruas Coronel Augusto Machado e Erva Cidreira, na Vila Maria Eugênia, se tornaram foco de bandidos muito bem articulados. A última ação ocorreu em pleno sábado. Um falso carteiro, devidamente uniformizado, tocou a campainha.

Tiragem: 75.000 exemplares Tels: (0xx11) 2924-9508 - 3902-2747 - 3904-7081 Site: www.folhanoroeste.com.br e-mail: contato@folhanoroeste.com.br Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Ronald Gimenez é jornalista e editor-chefe da Rádio SulAmérica Trânsito ronald.gimenez@terra.com.br Prontamente atendido o bandido dominou os moradores de uma residência na primeira rua citada e levou carros e inúmeros outros pertences. Uma semana antes, na mesma calçada, os bandidos invadiram um sobrado utilizando uma escada. Há cerca de dois meses uma bancária foi seqüestrada na mesma área. Afinal, o que acontece com aquela região? As pacatas ruas Erva Cidreira e Coronel Augusto Machado viraram um terror. Vivem ali pessoas que conheceram a própria Maria Eugênia, que deu nome ao bairro. Não há um só comércio nessas ruas; só famílias. Diante desses fatos, me pergunto por que não houve uma só visita da polícia a essas pessoas

para orientá-las. De que forma trabalhou o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da nossa região para avaliar essa ação localizada? O exemplo dessa pequena comunidade se reflete na região Noroeste. Não seremos ingênuos em achar que mudaremos uma questão dessa grandeza que aflige o nosso país. Nosso inconformismo está pontuado na irrelevância com que são tratados esses fatos violentos. E da mesma forma que nos adaptamos aos buracos nas ruas, vamos fechando nossas janelas, portões, vidros dos carros... tudo para minimizar a possibilidade de sermos sorteados por esses organizados grupos. Isso sim é cárcere.

ACESSE NOSSO PORTAL

C www.folhanoroeste.com.br


04

www.folhanoroeste.com.br

Cidade

1ª Quinzena de Abril 2010

COLÉGIO MIRANDA

VE JA EM NOSSO PORTAL

C NOVA MARGINAL

www.folhanoroeste.com.br

Ensino Fundamental e Médio Tel.: 3901-0886 -3901-0885 www.colegiomiranda.com.br

tem problemas de sinalização

OBRAS

por Salvador Lima

VIADUTO DO JARAGUÁ, FINALMENTE INAUGURADO

A Prefeitura de São Paulo inaugurou uma das obras mais esperadas pela população da região noroeste

O

Depoimentos

Sr. Souza

Eng. Penido, Pre. Gilberto Kassab, Ver. Eliseu Gabriel, Secr. Rodrigo Garcia, Ver. Claudinho e Dep. José Anibal.

mora no Jaraguá e conta que muitas vezes teve que fazer caminhos alternativos e mais longos para evitar atrasos nos compromissos. “Eu usava pelo menos duas vezes ao dia aquela passagem de nível”, conta o empresário. Os vereadores Paulo Frange (PTB), Claudinho de Souza (PSDB) e Eliseu Gabriel (PSB) festejaram a conclusão da obra. Segundo eles, ela põe fim às sucessivas reivindicações daquela população. “Muitos prefeitos prometeram e não cumpriram”, disse Claudinho. Paulo Frange foi mais enfático ao dizer que administrações anteriores construíram pilares, mas não deram continuidade.

Subprefeita Andréia Pelizari e Bebeto Haddad

Foto: Vicente Sobrinho

prefeito Gilberto Kassab, acompanhado de parte do seu secretariado e parlamentares, inaugurou, dia 18 de março, a segunda alça do viaduto Jaraguá. A obra que custou cerca de R$19,6 milhões, beneficiará cerca de 160 mil moradores da região e põe fim a última passagem de nível, existente na cidade, sobre os trilhos da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. O viaduto faz parte de um complexo viário previsto para a região, com a abertura e urbanização de novas ruas e avenidas, no entanto, o prefeito, ao ser indagado, não informou se a Prefeitura dará sequência ao projeto. Limitou-se a dizer que sua gestão está priorizando a Educação, Saúde e que a região Noroeste será beneficiada com a construção de um centro de eventos, anunciado à exaustão no transcorrer do ano passado. Moradores contam que antes do viaduto, para atravessar a cancela demorava-se um tempo em torno de 40 a 50 minutos nos horários de pico. O fechamento da passagem de nível põe fim ao sofrimento de pessoas como Marcos Trombini. Ele

Raul Cortez

Eliseu Gabriel entende que o fluxo de tráfego ganhará melhorias fundamentais para o desenvolvimento sócio econômico do Jaraguá. E devido a sua aliança e proximidade com o prefeito também estava presente o

Antônio Segura “Nenê”

Presidente Municipal do PMDB, Bebetto Haddad, atuante em nossa região na busca de melhorias, participando constantemente das ações da administração municipal voltadas para nossa região.

Antônio Segura “Nenê”, presidente da Associação dos Comerciantes do Jaraguá, prevê que a economia da região se deslanchará. “Aquela passagem de nível atrasava muito a vida de todos”. “Isso era um sonho de todos nós. Agora, o viaduto vai facilitar o fluxo dos moradores e o comércio no Jaraguá. Mesmo os vários movimentos na comunidade pra que essa obra saísse do papel, já estávamos desacreditados. Com certeza, foi uma das melhores coisas que aconteceu nesses últimos anos.” Raul Cortez, morador e trabalhador há 38 anos no Jaraguá. Seu Souza, morador do Jaraguá há 36 anos, afirma “A gente já estava desacreditado, por isso essa obra é um prêmio. Agora o trânsito vai melhorar e não vamos mais ficar horas parados esperando para atravessar o cruzamento. Queria agradecer a Prefeitura e colaborar com esse grande evento. Agora o viaduto causará um impacto importante no Jaraguá e adjacências”.


1ª Quinzena de Abril 2010

Saúde

www.folhanoroeste.com.br

“ Desconfie de milagres e soluções mágicas, elas não existem na odontologia”

05

VE JA EM NOSSO PORTAL

C EMPRESAS TERÃO

www.folhanoroeste.com.br

metas de reciclagem

É com imensa satisfação que convidamos todos os leitores do jornal Folha Noroeste para participar gratuitamente da terceira palestra do GEOS sobre implantes de 2010. O sucesso da última edição do evento foi tamanho que tivemos uma grande fila de espera, portanto, para os interessados seguem as informações sobre nosso novo encontro.

GARANTA SUA VAGA NA PALESTRA, ACEITAMOS AGENDAMENTO ATÉ DIA 21 DE ABRIL AS 18H00, SE AINDA HOUVER ASSENTOS DISPONÍVEIS EM NOSSO ANFITEATRO. DATA DA PALESTRA: 29 de Abril de 2010 HORÁRIOS: 9h00 ou as 13h00 (escolha um dos horários de sua conveniência) LOCAL: Anfiteatro GEOS - Rua Luiz Elias Attié, 486 Parque São Domingos. Telefone para informações e agendamento: 3906-0736 Email: odontogeos@yahoo.com.br ou atendimento@clinicageos.com.br Você poderá trazer radiografias, tomografias e outros exames recentes. Para conhecimento geral, a despeito deste assunto ser muito melhor e mais detalhadamente abordado durante a palestra, vale ressaltar algumas informações gerais sobre os implantes osseointegráveis. Os implantes são dispositivos colocados dentro do osso para substituir raízes de dentes perdidos. Pode-se repor apenas um dente (Fig 1A, 1B e 1C) ou toda uma arcada (Fig 2). Temos ainda a possibilidade de colocar implantes, denominados extra-orais, em pacientes que perderam nariz, olho ou orelha por trauma ou doença (Fig 3), mas estes são casos mais raros, que apesar de realizarmos no GEOS, merecem um capítulo a parte e quem sabe um dia falaremos mais sobre este, que é um assunto fascinante e de resultados surpreendentes. Voltando aos chamados implantes intra-orais, eles são feitos de um material denominado titânio, têm mais ou menos 3,75 mm de diâmetro e podem medir de 8 à 15mm (nos casos mais comuns). São colocados dentro do osso e, de forma geral, ficam “dormindo “ou cicatrizando, sem que se coloque carga sobre eles por 4 a 6 meses. Há casos raros de indicação de carga imediata, tão famosa, e tão nociva dependendo do caso e se não absolutamente bem indicada. Após este período de cicatrização, o implante está apto a receber a prótese sobre ele e exercer a função de retenção e estabilidade da peça protética. Portanto, o tempo médio de espera para término de todo o tratamento é de 6 a 10 meses, dependendo do caso. Ainda se houver indicação de enxertos este tempo pode ultrapassar um ano. Desconfie de milagres e soluções mágicas, elas não existem na odontologia, o tratamento de implante é caro e não vale a pena aumentar o risco de fracasso acelerando o processo natural de “pega” ou de cicatrização do implante, você pode correr o risco de perder seu osso (que não tem pre-

Fig. 3

Fig. 1A

Fig. 1C

Fig. 1B Fases laboratoriais de prótese nasal. Implantes posicionados em região inferior do nariz e prova em cêra Caso finalizado de prótese nasal sobre implantes

Fig. 2 ço), seus implantes e seu dinheiro!!!!!!!!!!!!! Bem, poderíamos falar muito mais sobre o tema, mas na palestra será possível esclarecer frente a frente suas dúvidas e com o exame individual propor soluções específicas para o seu caso. Até lá Profa. Dra Fernanda Campos Sousa de Almeida CROSP 76706

GEOS - GRUPO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICOS E SERVIÇOS - CROSP 3.692 Equipe de especialistas, mestres e doutores em todas as áreas da Odontologia Cd responsável: Prof. Dr. João Bausells – crosp 4328. Reconhecido pelo MEC portaria 965 – DOU 15/10/07

Informações e Consultas

e-mail: odontogeos@yahoo.com.br.

site: www.clinicageos.com.br

Rua Luiz Elias Attie, 489 - Parque São Domingos - São Paulo-SP - Fones/fax: 3904.4774 / 3906.0736 / 3904.6649


06

www.folhanoroeste.com.br

e-mails

Creio que para a Suprefeitura da Lapa, a Vila Jaguará é uma filha bastarda, pois o abandono é demais, para quem não acredita é só dar um passeio na região. Ali no começo da Av. Cândido Portinari, com a Rua Manoel Macedo de Araujo, pertinho da Escola de Samba Prova de Fogo, virou um descaso, os caçambeiros e outros acham de despejar seus lixos e entulhos em plena luz do dia. Pedimos socorro para a nossa subprefeita Soninha, que faça um passeio com sua bicicleta, e veja com seus próprios olhos, e tome as providências devidas. Maria Silva Araújo

Rua Enrico Carafa

Gostaria de aproveitar este canal para cobrar uma solução do problema nesta rua. Fiz em 2009 uma solicitação na Subprefeitura de Pirituba-SAC nrº 8831688, sem providências até o momento. Solicitei uma vistoria fiscal nesta rua junto a uma oficina de Funilaria e Pintura, cujo cheiro da Tinta, fuligens adentram em minha residência, causando sérios problemas de saúde em razão de uma abertura lateral do prédio, na divisa dos dois terrenos. Como se não bastasse, todo descarte dos

8

ESTAÇÃO PEÇAS Leitor esteMOTO espaço

VE JA EM NOSSO PORTAL

C LEI ANTICOXINHA

www.folhanoroeste.com.br

SEU CANAL DE COMUNICAÇÃO COM O JORNAL

Vila Jaguará abandonada

1ª Quinzena de Abril 2010

lixamentos dos veículos, escoam pela calçada e guia, deixando uma crosta acinzentada. Pergunto: quando terei uma solução ???? Desde já agradeço pelo espaço. Helena Matos

Viaduto do Jaraguá

O prefeito Kassab e o governador Serra deveriam se envergonhar de mais uma vez “inaugurar” uma obra incompleta. Veja só: os veículos que vêm da R.Dr. Filipe Pinel ainda não têm a sua rua, a que passa por baixo do viaduto, pronta. A rua está lá, ainda de terra e os motoristas necessitam dar uma volta enorme para poder ter acesso ao viaduto. Ponto negativo. Segundo: os pedestres vão continuar atravessando a linha de trem, porque a rua não foi interditada com muros, que é o correto (vide o bairro de Perus). Como a estação de trem do Jaraguá é uma estação estranha, diferente das demais, sendo as plataformas não posicionadas de frente uma com a outra e sim uma antes e outra depois da cancela, os passageiros que descerem das composições não vão dar a volta para trás para subir o viaduto e atravessar. Aliás, ao meu ver, está tudo errado. Falta a passarela de pedestres por sobre a linha

Av. Fuad Lutfalla, 100-B - Pirituba é seu, envie seu e-mail: (continuação da Av. Edgar Facó) contato@folhanoroeste.com.br Fone: 3977.9212

volta às escolas

do trem, ou será que um cadeirante, um idoso com dificuldades de caminhar, uma gestante a beira de dar a luz, vai ter que subir a escada de ferro (para o cadeirante, impossível) para poder pegar o trem na plataforma do outro lado? E os pontos de ônibus, para quem mora no Jardim Bandeirantes ou no Panamericano por exemplo, os pontos ficaram muito distantes. Sinceramente, nota zero para a forma que tudo está sendo feito. Olga

Poluição

Quero fazer uma reclamação com relação a uma empresa localizada na esquina da Av. Dr. Felipe Pinel com a Rua Umbuzeiro no Jardim Cidade Pirituba. A Lixotal. Essa empresa é uma fábrica de poluição sonora, do ar e visual e já faz muito tempo. Somos obrigados a conviver durante o dia e a noite, principalmente nas noites mais quentes, quando o lixo chega no auge da podridão. Sem contar o cheiro do óleo diesel das carretas que ficam ligadas pela manhã por muito tempo antes de subirem a Rua Umbuzeiro totalmente lotadas de lixo e extremamente pesadas com suas duas caçambas. O asfalto

da Rua Umbuzeiro já é todo remendado por causa dos vazamentos que vão aparecendo em consequência do peso dessas carretas. Na entrada para o Bairro por essa rua o asfalto também é todo quebrado e o odor é constante devido a água suja e nojenta que sai de dentro da empresa e que provavelmente escorre para um córrego existente entre a Lixotal e a linha do trem. Precisamos de ajuda para que essa empresa tenha o mínimo de respeito pelos moradores desse bairro. Marlene Farias

Reclamação

Não só pensando em meu bem estar como de todos, as vezes tenho que passar pela Av. Elísio Cordeiro de Siqueira e acho um descaso nas calçadas. A gente quase nem usa, tem que andar pela av. junto com os carros, pois os donos de agência (de carros) tomaram conta das calçadas, eles fazem até manobra, nem se importam com os pedestres. Graças a Deus que eu e minha filha andamos pela rua. Imagina um cadeirante não consegue andar nem um pouquinho pela calçada. O Prefeito Kassab até mandou arrumar as calçadas, para os carros das agências ficarem melhor né? Claudice Santos

Metrô em Pirituba

Sempre escrevo para o jornal e mais uma vez gostaria de escrever para que a população da região e reflita e ajude a lutar pela extensão do metrô para Pirituba e região. Anos passam e ainda estamos estagnados. O Complexo Anhanguera não será solução nunca para a região e é uma tentativa pra mascarar o tráfego, que futuramente continuará ruim. A linha verde está totalmente direcionada para cá, passando pela Lapa. Peço aos cidadãos da região que comecem a mandar emails para o governo e para os deputados em quem votaram. É pra isso que serve o voto! METRÔ EM PIRITUBA JÁ! Marcio Motta

Rua Casa Nassau

Gostaria de saber se a prefeitura vai esperar a Av. Mutinga parar por conta do congestionamento até Osasco, para depois retomar a construção da rua que liga a Mutinga com a Raimundo Pereira de Magalhães. Os prédios do Castelinho estão quase prontos, isso vai gerar um caos de trânsito na rua de acesso a Raimundo. O que estão fazendo para evitar isso???? Elisabete Amendoeira


08

www.folhanoroeste.com.br

1ª Quinzena de Abril 2010

SAÚDE PAULO MEIRELLES é Médico Cardiologista CEDAM - Centro de Especialidades cedam-serviços@ig.com.br

AVC

O

Acidente Vascular Cerebral é uma condição muito freqüente no nosso meio. Em síntese, podem ser isquêmicos ou hemorrágicos. Isquêmicos decorrem da obstrução de artérias do cérebro ou pescoço. A isquemia cerebral conseqüente, ou seja, a impossibilidade de oxigenar o tecido cerebral na localidade obstruída pode ser transitória e, neste caso recebe o nome de AIT. Quando o caráter da obstrução é mais duradouro e, decorrido algum tempo, instala-se um dano que pode ser definitivo. Outra situação é o AVC hemorrágico. Neste caso ocorre rotura de artéria no interior do cérebro com extravasamento de sangue ou para espaços lá existentes ou formando hematomas. A forma hemorrágica é normalmente uma condição mais

delicada. Não necessariamente uma condição é mais complexa que outra. Deve ser analisado o caso. O cérebro humano dispõe de mecanismos compensatórios e uma extensa rede arterial que permite algum grau de irrigação mesmo de áreas acometidas. Por essa razão pacientes que tiveram AVC recuperam parte ou até a integralidade de suas funções como no AIT. Uma boa notícia é que existem hospitais especializados e aparelhados necessariamente com tomografia que podem oferecer o tratamento com trombolítico – medicamento que pode dissolver o elemento causador do AVC isquêmico exclusivamente. Para se beneficiar desta tecnologia o tempo é precioso. Do inicio do quadro até o atendimento não devem transcorrer mais de duas horas idealmente.


1ª Quinzena de Abril 2010

Saúde

www.folhanoroeste.com.br VE JA EM NOSSO PORTAL

C ANTIBIÓTICOS ENTRAM www.folhanoroeste.com.br

na lista de remédios controlados

09

ODONTO KELLES

Fone/Fax: 055-11-3992-4467 Avenida Benedito de Andrade, 510 - Pirituba - SP www.odontokelles.com.br

INCONTINÊNCIA URINÁRIA ATINGE MULHERES DE TODAS AS IDADES A Sociedade Internacional de Continência (ICS) define incontinência urinária (IU) como qualquer perda involuntária de urina. Segundo a Dra. Simone Rosenbaum, fisioterapeuta uroginecológica da Clínica Berenstein, a incontinência urinária atinge mulheres de todas as idades. “O maior problema é que muitas delas têm a doença e não sabem, acham natural a perda de urina no seu dia a dia e, só procuram um especialista quando não conseguem realizar suas atividades normalmente, o que gera um

constrangimento podendo levá-las a depressão, ansiedade e medo de se apresentar em público, limitando dessa forma a qualidade de vida”, alerta a profissional. De acordo com a especialista há inúmeras causas e fatores de risco que acarretam a doença como a genética, esporte de auto - impacto, constipação, obesidade, menopausa, traumas pós-partos vaginais e pós-operatórios, além do tabagismo. Durante muitos anos a cirurgia foi a única opção de cura. Hoje o tratamento conservador (fisiotera-

pia e terapia comportamental) tem assumido um importante papel na reabilitação destes pacientes. “Diversos estudos clínicos têm demonstrado que as técnicas de reabilitação do assoalho pélvico por meio de recursos fisioterapêuticos levam à cura ou diminuição dos episódios de incontinência urinária em grande parte dos pacientes e, tem a vantagem de ser um tratamento não invasivo, prático e eficaz”, avalia a fisioterapeuta. DRA. SIMONE ROSENBAUM É fisioterapeuta, formada

pela Uniban. Pós-graduada em uroginecologia e fisiologia, pela CBES e Escola Paulista de Medicina, respectivamente, se especializou em tratamento da in-

continência urinária e disfunção sexual feminina. Sobre a Clínica Berenstein de Atendimento à Mulher: A Clínica Berenstein de Atendimento à Mulher é coordenada pelo ginecologista e feminólogo Dr. Eliezer Berenstein. Ele reuniu oito profissionais de saúde que atuam buscando a qualidade de vida feminina por meio do exercício da feminologia clínica. Essa nova técnica é aplicada por meio de uma equipe multi e trans disciplinar. Tel. 11 3045-5202 - e-mail: info@clinicaberenstein.com.br


12

www.folhanoroeste.com.br

Cidade

LS TONER

VE JA EM NOSSO PORTAL

C EMPREGA SP

www.folhanoroeste.com.br

ENFOQUE SOBRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA NOSSA REGIÃO

MEIO AMBIENTE

1ª Quinzena de Abril 2010 CARTUCHOS E TONER R. Jannart Moutinho Ribeiro, 51 A - Pirituba

facilita contratações

Tel: 3902-4090

por Ronald Gimenez Mendo

EMPRESÁRIOS NÃO RESPEITAM LIMINAR Obra na Raimundo Pereira de Magalhães segue na ativa, apesar de proibição

Foto: Vicente Sobrinho

L

á se vão quase 6 anos, quando o então secretário do Verde e Meio Ambiente, Adriano Diogo, permitiu a devastação da área localizada em frente ao Portal dos Bandeirantes. Terreno vendido, cemitério nos planos de investidores e liminares que discutiam a legalidade da obra. Essa foi a tônica desse embate entre sociedade civil organizada da região de Pirituba e os investidores que despejaram ali um caminhão de dinheiro. Aqui na Folha Noroeste você já acompanhou várias reportagens sobre o tema. Vale a pena acompanhar, de forma atualizada, o que anda acontecendo nesse embate: A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital obteve na Justiça liminar que determina a paralisação das obras de construção do tal cemitério. A liminar é fruto de uma ação civil pública ambiental ajuizada contra o governo estadual, a Prefeitura de São Paulo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o empresário Gazal Zarzur, o engenheiro Raphael Jafet

Junior, o ex-secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente Adriano Diogo e ex-coordenador geral do Departamento de Parques e Áreas Verdes da Prefeitura Temístocles Cardoso Cristófaro. A ação foi movida em razão do dano ambiental causado pelo corte de mais de 33 mil árvores no terreno situado em zona de preservação ambiental em Pirituba, para implantação de um cemitério com mais de 30 mil jazigos. O corte das árvores, segundo o promotor de Justiça Luis

Roberto Proença, foi feito sem as necessárias licenças ou anuências do órgão federal (IBAMA) e dos órgãos estaduais ambientais (DEPRN, CETESB e DAIA). A ação, que tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública, foi proposta em dezembro de 2009 e é resultado de um inquérito civil aberto em 2005, que apurou o desmatamento ocorrido no terreno de 99 mil m2, de propriedade de Gazal Zarzur e Raphael Jafet Jr. O terreno fica próximo ao cruzamento da Avenida Marginal do Rio Tietê

com a Rodovia dos Bandeirantes. De acordo com o apurado no inquérito civil, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente concedeu autorização para o corte raso das mais de 3,3 mil árvores existentes no local, apesar de imóvel estar localizado em área de preservação permanente e com vegetação arbórea também considerada de preservação permanente e patrimônio ambiental por normas federais, estaduais e municipais. A autorização, segundo o promotor, além de não ter prévia aprovação dos órgãos ambientais, contrariou pareceres técnicos dos servidores da própria Secretaria Municipal do Verde, bem como da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, “além de afrontar as normas legais relacionadas à matéria, inclusive aquelas de natureza urbanístico-ambiental (como a que instituíra, naquele local, uma “zona especial de preservação ambiental” ZEPAM)”. Mesmo assim, a Prefeitura expediu alvará de edificação nova no local, em meados de 2005, permitindo a construção do cemitério.

Sem comercialização

A liminar, concedida pelo juiz Marcos de Lima Porta, proíbe a comercialização dos jazigos. O juiz afirma em sua decisão que as obras de edificação corresponderão a cerca

de 85% do imóvel, e que “o número de jazigos projetados é de 30.099, os quais serão dispostos lado a lado, abaixo do nível do solo, o que poderá implicar em extensa área de impermeabilização do terreno. Portanto, trata-se, decerto, de empreendimento de proporções consideráveis, propício a causar, além do impacto ambiental, impacto paisagístico e desestabilização geológica do terreno“. Regina Jasa, uma das idealistas do movimento contrário à construção do Cemitério, não se conforma com a continuidade das obras, mesmo com a proibição por parte da justiça. “É interessante. Toda vez que temos uma liminar as obras são aceleradas. Eles ignoram a lei”, afirma a moradora do Portal dos Bandeirantes.

MP pede presença da Polícia e Multa

Apesar da liminar, as obras continuam sendo feitas. O promotor Luis Roberto Proença pediu ao juiz Marcos Lima Porta a presença da Polícia Ambiental, de um oficial de Justiça e da Subprefeitura Pirituba-Jaraguá no terreno do cemitério. Outra solicitação do promotor, em entrevista à Folha Noroeste, foi a imposição de multa de 10 mil reais por dia em decorrência da não paralisação das obras.


14

www.folhanoroeste.com.br

Gastronomia

SUGESTÕES DO QUE HÁ DE MELHOR NA GASTRONOMIA DA REGIÃO Restaurante Km 18

Cardápio com muitas opções nacionais, além de pratos típicos da Itália, Espanha, Portugal e Alemanha. É um restaurante que não trabalha com alimentos industrializados. Funciona no sistema de self-service. Avenida Dr. Alberto Byington, 1.797, Osasco, SP, Tel. (11) 3659-7075.

Recanto das Jabuticabeiras

Há 19 anos é referência na combinação – boa comida e ambiente acolhedor em meio à natureza. Acesse www.recantodasjabuticabeiras.com.br. Funciona de segunda à sexta (11h30 às 15h) e agora aberto todo o último domingo do mês. Rua Fragata Constituição, 95, Parada de Taipas, Tel. (11) 3941-4044.

Bem Brasil Costelaria e Grelhados

Ambiente informal, ótimo para happy hour. Serve pratos fartos, entre elas a costela no bafo, preparada durante 10 horas de cozimento. Salada, vinagrete, arroz branco e farofa acompanham bem as carnes. Avenida do Anastácio, 591,

Parque São Domingos, Tel. (11) 3644-7730.

Restaurante Obsessão

Serve uma ótima picanha grelhada, guarnecida de arroz, fritas, farofa e vinagrete. O filé à parmegiana também faz seguidores. A feijoada é outro grande sucesso. Entre os drinks, vá de caipiroska. Avenida Mutinga, 2.706, Pirituba, Tel. (11) 3904-0130.

Buffet Casablanca

Situado no Clube Holandês Casa de Nassau, faz muito sucesso na região. Entre pratos de destaque estão peixes e a picanha na chapa de ferro e o filé acebolado. Bom preço e ótimo atendimento também são destaque. Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 4.123, Pirituba, Tel. (11) 3904-2395.

La Rita all’Osteria dei Venitucci

Oriunda da Venitucci de Perdizes, o endereço atual serve muitas delícias. As massas caseiras com grão duro geram o espaguete ao sugo de tomates frescos e talharim ao molho de lingüiça toscana. Ainda há preciosidades como rins cozidos com grão-de-bico.

1ª Quinzena de Abril 2010

TRATTORIA DEL MICHELE LTDA Fones: 3862-1228 / 3873-0984 Rua Turiassú, 792 - Perdizes - SP

BOM APETITE

Venha saborear um delicioso Fizilli feito a mão no ferrinho c/ brochola ou calabreza

PIZZA DE SOBRA DE ARROZ

Avenida General Edgar Facó, 1.127, Pirituba, Tel. (11) 3976-0130.

Ingredientes:

2 xícaras (de chá) de sobras de arroz 2 ovos ½ xícara (de chá) de óleo 1 dente de alho amassado Sa e pimenta-do-reino a gosto 1 colher (de chá) de fermento em pó

cia e volte ao forno por 10 ou mais minutos.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até a massa ficar bem consistente. Coloque em assadeira untada com manteiga e leve ao forno preaquecido por 15 minutos. Retire do forno, coloque o recheio de sua preferên-

Não esqueça de colocar no recheio um pouquinho de orégano. O recheio pode ser o que você tiver de sobra na geladeira como, frango desfiado, frios e outros. Poderá colocar na massa um pouco de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Padaria City América

Dicas:

Uma ótima opção de pães, lanches, doces e tortas. Também trabalha com o sistema bufê, servindo ótimas opções como assados, carnes, peixes, massas, salgados em geral, além da feijoada e saladas variadas. Rua Prof. Benedito Castro Borelli, 40, Pq. São Domingos, Tel. (11) 3831-3024.

Empório Nordestino

O local é um antigo casarão, descontraído e com mesinhas do lado de fora. Recomendo a carne de sol, feijão verde, mandioca frita e o queijo coalho. Aproveite e experimente também a picanha de carne de sol. Largo do Matriz, 144, Freguesia do Ó, Tel. (11) 3931-3101.

Brasiliani Bar & Forneria

Experimente o maravilhoso canelone de ricota, com molho ao sugo ou branco, a lasanha e a berinjela milanesa, que vale a visita. Carnes e peixes também são sucesso, além das saladas e sobremesas. Rua Marco Aurélio, 102, Lapa, Tel. (11) 3875-3915.

Outback Steakhouse

O ar desse restaurante express é da Austrália, com decoração e pratos da terra do canguru. É possível encontrar o cordeiro, mas os carros chefes são os bifes temperados, em que é possível pedir o acompanhamento da pimenta favorita. Rua Turiassu, 2.100 (Shopping Bourbon), Pompeia, Tel. (11) 3892-9993.

Fogão Gaúcho

Churrascaria suntuosa, freqüentada por famílias e executivos. Ótimos cortes como o tradicional bife ancho, maminha, picanha, alcatra e o costelão assado por mais de sete horas. Vinhos com rótulos de várias partes da Europa. Avenida Marquês de São Vicente, 1.767, Água Branca, Tel. (11) 3611-3008.

Brascatta

Ao todo são 40 sabores de pizzas. Uma das novidades é a de javali com mussarela e alecrim. O diferencial dessa pizzaria é que no almoço o salão dá espaço a um bufê com pratos quentes, saladas e sobremesas. Rua Passo da Pátria, 1.685, Alto da Lapa, Tel. (11) 3835-5159.


1ª Quinzena de Abril 2010

www.folhanoroeste.com.br

ECOLOGIA Érica Sena, Bióloga Blog Pensar Eco - http://pensareco.blogspot.com/

VOCÊ SE SENTE CULPADO PELO DESEQUILÍBRIO DO PLANETA? O planeta está mais rebelde neste começo de ano! Inúmeros seres vivos, dentre eles, os humanos perdem vidas e objetos de valor, vítimas das enchentes, do calor e frio ao extremo, da seca prolongada. Além dos diversos terremotos e alguns tsunamis. Claro que tudo isso não é somente conseqüência antrópica, mas poderia ser amenizadas com atitudes corretas e menos impactantes ao planeta. E por pensar assim, me coloco no lugar das pessoas que podiam ter feito algo para evitar e não fizeram, e me pergunto será que dormem bem? Será que têm a consciência tranqüila? Será que se sentem culpados? Nesta lista de pessoas incluo os grandes governantes e políticos de ontem e de hoje, que colocaram o meio ambiente e a sustentabilidade como entraves para a economia mundial, além de industriais que pensam em lucros somente, e também os cidadãos que

não cumprem seus deveres de habitantes “racionais”. Não pensem que não me culpo por algumas atitudes minhas, aprendo diariamente. E você, se sente culpado? Geralmente, o aparecimento da culpa leva à mudança de atitudes. O que me preocupa são os que não se sentem culpados e continuam tendo atitudes erradas e com intuito de tirar vantagens sobre tudo, através do descumprimento de leis, da falta de respeito com o meio onde vivem (jogar lixo e entulho nas ruas, abandono de animais de estimação, depreda��ão de bens públicos e naturais), da ganância exagerada, dos lucros a qualquer custo. O que fazer com eles? Pensando em cifras, aposto que esses problemas ambientais geram a todos e aos governantes gastos muito maiores, do que se investisse em medidas corretas, visando à sustentabilidade anteriormente.Pensem nisso!

15


16

www.folhanoroeste.com.br

Destaque

ENFOQUE SOBRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA NOSSA REGIÃO

1ª Quinzena de Abril 2010 VE JA EM NOSSO PORTAL

BB FRALDAS

de infra-estrutura

www.bbfraldas.com.br

C SONINHA CRITICA FALTA www.folhanoroeste.com.br

Av. Edgar Faccó, 31 / Benedito Monteiro, 42 Tel: 11 3998-8020

Foto: Vicente Sobrinho

INAUGURAÇÕES MUDAM CENÁRIO DA REGIÃO

Complexo Viário Prefeito Olavo Egydio Setubal Rodoanel

É fim do “Buraco do Boi”

O morador da região do Parque São Domingos ganha um pou-

Viaduto que sai da Av. do Anastacio para via Anhanguerá Inauguração Nova Marginal Tietê

co mais de qualidade para deixar o bairro e seguir na direção da Lapa. Depois de algumas décadas vai ser fechado o “Buraco do boi” que havia debaixo da rodovia e que era usado para a passagem de carros. A tal abertura já foi galeria fluvial e passagem da boiada que vinha da “Estrada do Anastácio”. Muita gente vai sentir saudade, apesar da precariedade do local. O Trecho Sul foi liberado para o trânsito de carros e caminhões. A expectativa da Prefeitura é de que ocorra uma queda de 37% no número de caminhões na avenida dos Bandeirantes e de 43% na Marginal Pinheiros. O remanejamento do trânsito também deverá diminuir em 6% a emissão de gases poluentes na Região Metropoli-

Novas Marginais

tana de São Paulo. Rodoanel irá interligar as rodovias Anchieta e Imigrantes, além da Região do ABC, às rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt. O novo trecho Sul passa pelos municípios do Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá.

Buraco do boi

Inauguração Complexo Viário Prefeito Olavo Egydio Setubal

Foto: Vicente Sobrinho

Aos poucos as obras do Complexo Anhanguera vão tomando a forma da maquete original. Duas novas alças são as novidades. O motorista que sai da Lapa e segue pela Brigadeiro Gavião Peixoto e Monte Pascoal terá a possibilidade de ir direto para a Marginal do Tiete, sentido leste, por uma nova rampa. Outra novidade é o viaduto que liga a Avenida dos Radialistas à pista local da Rodovia Anhanguera, sentido Lapa. Essa parte da obra coloca um ponto final na passagem inferior da Anhanguera, logo depois da Rua Waltrudes Correa. A funcionalidade desse viaduto ainda precisa ser observada nos próximos dias. Mesmo assim, a Rodovia Anhanguera já começa a ficar menos carregada no início da manhã. Outra boa notícia é o início da construção do viaduto que vai ligar a Avenida Mutinga por sobre a Rodovia Anhanguera na altura do quilômetro 15. Várias árvores já foram removidas para o replantio em outros trechos. Alguns pilares também estão sendo implantados. A conclusão do viaduto deve demorar de 3 a 4 meses.

Foto: Vicente Sobrinho

Novidades no Complexo Anhanguera


ADVOCACIA Dr. Paulo Leite

(11) 3971-7592 / 2365-5311 Rua Dr. Osvaldo Urioste, 120 - Pirituba/SP e-mail: pauloleite@hotmail.com

Folha Noroeste admite auxiliar de escrit贸rio. Favor enviar curr铆culo para: contato@folhanoroeste.com.br


18

www.folhanoroeste.com.br

1ª Quinzena de Abril 2010

UNIDADE 1

CONDICIONAMENTO FÍSICO

WWW.VIEIRAEANDRADE.COM.BR

PROFº MARIO FRANÇA é Diretor Técnico e Treinador da Assessoria Multiação Esportiva CREF nº 043972 – G/SP E-mail: mariofranca@multiacaoesportiva.com.br – Telefone: (11) 9119-4345

PASSO A PASSO PARA INICIAR A CORRIDA

A

hidratação é muito importante durante a atividade física, pois supri as reservas de água no sangue para manter o equilíbrio da temperatura corporal e outros fatores que contribuem para o rendimento ideal. A perda de água no sangue, que ocorre através do suor, altera a viscosidade do mesmo, ou seja, ele se torna mais espesso, e assim provoca uma diminuição no fluxo sanguíneo. Como o sangue precisa ser bombeado para todo o organismo, esta insuficiência mecânica gera um aumento de freqüência cardíaca, evidenciando assim a DESIDRATAÇÃO. Desta forma, muitos profissionais defendiam que o aluno bebesse no mínimo um copo de água a cada 15 ou 20 minutos, e esta regra era aplicada para todos os indivíduos, quer ele já hidratado ou não. Mas o excesso de água acaba levando a outros problemas como a Hiponatremia (baixa concentração de sódio no plasma sanguíneo). Vamos entender melhor: em média, perde-se 1 a 2 litros de líquido por hora em uma atividade de intensidade moderada à intensa, desta forma, além da água que se perde no suor, existem também

alguns eletrólitos, onde a maior concentração é de sódio. Desta forma, a ingestão em excesso de água e a baixa taxa de sódio no organismo provocado pelo suor, compromete na quantidade total de sódio no corpo. Com este novo estudo científico, concluo que a ingestão de líquidos durante a atividade, deverá ocorrer quando o indivíduo sentir a necessidade através do início da sede, e ao ingerir não exceda o que realmente o corpo precisa, e sim o necessário. DESIDRATAÇÃO - CAUSAS • Reduz o volume sanguíneo, diretamente aumenta a Freqüência Cardíaca; • Fadiga precoce; • Superaquecimento corporal, pois o sangue transporta esse calor dos músculos para a superfície da pele, onde será dissipada quando a transpiração evapora; • Aumenta risco de lesões; • Sinais de advertência: Dor de cabeça / Fraqueza / Vertigem / Irritabilidade / Cãibras Até a próxima edição!

2597-7829

Av. Sta. Mônica, 747 - Pirituba VENDE - ALUGA - ADMINISTRA APTO SANTA MÔNICA 2 dorms., sala, cozinha, 1 vaga, sacada, área de serviço e banheiro. Reformado. R$ 120 mil

TERRENO VISTA VERDE plano com 200m². Facilitado! R$ 135 mil

SOBRADO PIRITUBA CONDOMÍNIO FECHADO 2 dorms., 2 vagas, entrada lateral, churrasqueira. Lindo. R$ 210 mil

SOBRADO VISTA VERDE 2 dormitórios, sala, cozinha e 2 vagas. R$ 195 mil

APTO VL. MANGALOT 2 dorm., sala em L com móveis, coz., 1 wc, área de serv. e 1 vaga de garagem. R$ 180 mil

SOBRADO V. VERDE 2 dorms., 2 wc’s, 1 vaga, armários embutidos. R$ 180 mil

SOBRADO NOVO APTO CONJUNTO Maria Eugênia - 2 dorms., RESIDENCIAL V. VERDE 1 suíte, sl, coz., copa, 2 wc’s, 3 dorms., sala em L, coz., área de serv. e 2 vgs. 1 wc e 2 vagas de garagem. R$ 250 mil R$ 145 mil SOBRADO V. BONILHA CASA TÉRREA V. IPOJUCA 3 dorms., sala, cozinha, 3 dorms., sl, coz., 2 wc’s, á. de 2 wc’s, área de serviço serv., gar. p/ 8 carros + edícula e 4 vagas. c/ 1 dorm, sala, coz. e wc. R$ 265 mil R$ 455 mil SOBRADO PARA RENDA Vila Clarice -s 3 dorm., 3wc’s, sacada, coz., copa, á. serv. + 2 casas + terr. 420m². R$ 395 mil

TERRENO V. VERDE plano com 5 X 25m. R$ 115 mil

SOBRADO MANGALOT 2 dorms., 2 wc’s, dep. Empr., área de serv., 2 vgs. Muito bonito! R$ 245 mil

ALUGA SOBRADO NOVO Maria Eugênia. 3 dormitórios., 6 vagas. R$ 1.350,00 GALPÃO TAIPAS Próximo ao Rodoanel c +/- 1000 m² com escritório. R$ 8.000,00

SOBRADO PIRITUBA APTO V. MANGALOT CASA V. MANGALOT 2 dormitórios, sala, cozinha, 2 dorms. c/ arms., sl, 2 amb., 2 dorms., 1 suíte, sl, copa, coz., 2WC’s, quintal, 1 vaga coz., a. serv., WC c/ Box, 1 vg., 3WC´s, a. serviço, 3 vagas, coberta, 2 sacadas gás de rua, pronto p/ entrar + Casa 2 dorms. fundos. R$ 160.000,00 R$ 140.000,00 R$ 250.000,00

PAULO LEITE & Associados IMÓVEIS E ADVOCACIA CRECI 049.418-F

RUA DR. OSVALDO URIOSTE, 120 - PIRITUBA

3971.7592 / 2365.5311

pauloleiteimoveis@hotmail.com / www.pauloleiteimoveis.com.br

SOBRADO NOVO PIRITUBA CASA TÉRREA BELISSIMO SOBRADO 03 dorms., sendo 01 suíte, lav., JD. SÃO JORGE PEREIRA BARRETO 1 Wc., sl. ampla, coz., copa, LaSala, 02 dorms., 01 WC, Coz., Sala c/ 2 amb., 4 dorms, closet vab., Churr., 04 vagas p/ autos. Lav., Garagem 02 autos. Lavab, 4 Wc’s, cop./ coz., lav. Ótima Localização. Fino AcabaAceita Financiamento Pisc.- 4 vagas, portão elet. mento - Ac/ Financiamento R$ 190.000,00 - VP -28 R$ 580.000,00 - VJ - 41 R$ 360.000,00 - VH - 05 CASA P/ RENDA VILA BONILHA 1ª Casa - Sala, 03 dorms., WC, Coz., Lav., Garagem 02 autos. 2ª Casa - 01 dorm, WC, Coz., Lav. Aceita Proposta R$ 180.000,00 - VT -05 ÓTIMO TERRENO JARDIM SÃO JOSÉ Metragem: 9 x 22,70 = 204,30 m2 R$ 180.000,00, - VB - 02

SOBRADO JD. LÍBANO 03 dorms., lavabo, 1 Wc., sala, coz., lav., 02 vagas. Ótima Localização. R$ 270.000,00 - VP - 36

APTO. PRÓXIMO AO SHOP. PIRITUBA 2 dorms., Wc., sala p/ 02 amb., coz., dep, de Empr. c/ WC, 01 vaga – Arms. Planej. Localização Privilegiada R$ 215.000,00 - VP - 34

CASA TÉRREA APTO - VL. PEREIRA BARRETO FREGUESIA DO Ó Sala , 01 Suíte, 01 dorm., closet, 1 Wc, Coz, Lav., sacada, 02 dorms., sala ampla, coz. espaçosa, WC, dep. de empr. 01 vaga. Lazer completo c/ c/ WC, quintal, 03 vagas piscina. Ótimo Negócio R$ 250.000,00 - VJ - 40 R$ 200.000,00 - VP - 20

CHÁCARA COND. FECHADO 2.100 mts., Rua:asfaltada, sala 2 amb., 1 suíte, 3 dorms, 3 Wc, cop./ coz., sl. jogos, churrasq., Piscina, campo de fut., pomar - (vale a pena conferir) R$ 600.000,00 - VD- 53 LOCAÇÃO

SOBRADO PROX. SBT 4 dorms., 2 salas, coz., 3WC’s, 3 vagas, terr. 400 m esquina. Bom p/ comércio R$ 185.000,00 SOBRADO V. MIRANTE 3 dorm., sala, cozinha, 4WC’s, 2 vagas, salão +ou- 60m R$ 150.000,00

SALÃO COMERCIAL PIRITUBA 80 mts2 - Ótimo Local R$ 600,00 - LP -10

SOBRADO JD. MARISA 2 dorms., 1 suite, 2 salas, 2 cozinhas, 3WC’s, 2 vagas, OK p/ Financiamento R$ 280.000,00

IMÓVEL RESIDENCIAL PIRITUBA 3 dorms., sala, 2 WC’s, Lavabo, àrea de serviço, 03 vagas p/ auto. R$ 1.200,00 - LC -12

TERRENO VIA ANHANGUERA Km 22 à 23 Com 25 X 55 = 1.375m R$ 160.000,00

3 CASAS PRÓX. BCO. BRASIL AV. MUTINGA 1 c/ 2dorms, 1 suite, sl, copa, coz., WC, 3 vgs. e 2 casas c/ 2 dorms, renda de R$ 2.300,00/mês - R$ 230.000,00

CASA TÉRREA JD. STO ELIAS 1 dormitório, 1 suite, sala, copa, cozinha, WC, área de serviço, Quintal, 3 vagas R$ 250.000,00

APTO CITY AMÉRICA APTO V. MANGALOT 3 dorms., sala 2 amb., WC, 2 dormitórios, sala 2 ambs., coz. c/ armário, área de ser- cozinha, WC, área de serviviço, sacada, 1 vaga, lazer ço, 1 vaga coberta R$ 150.000,00 R$ 145.000,00 APTO V. MANGALOT 2 dorms., sala 2 amb, coz. c/ arms., á. serviço, WC, 1 vaga, Ref. Lazer completo. R$ 160.000,00

SOBRADO NOVO STO ELIAS 3 suítes, sl., copa, coz. 2 wc’s, a. serviço, dep. empr., churr., 4 vgs, Ótimo acabamento R$ 380.000,00

CASA TERREA V. JAGUARA LINDO SOBR. CH. INGLESA 2 dorm, 2 suítes, 3 WC’s, sl., 2 dorms, sala, cozinha, copa, coz. plan., churr., pisc., WC, a. serviço, quintal, 4 vagas. Ótima localização 5 vagas, Terreno 8X25 R$ 600.000,00 R$ 220.000,00

ALUGA-SE SOBRADOS NA AV. MUTINGA PARA FINS COMERCIAIS - FALAR COM RICARDO - TEL: 3255-1516 / 7886-6499


1ª Quinzena de Abril 2010

www.folhanoroeste.com.br

Imóveis

@

APTO JD. SÃO RICARDO 2 dorms., 1 vaga, 56m². Ótima local. Cond. R$ 230,00 R$ 170 Mil - Ref. 163 Aceita Financiamento APTO PROX. CARREFOUR 2 dorms.,sala,coz. amer., lavanderia. Cond. R$ 255,00 R$ 160 Mil - Ref. 141 Aceita Financiamento SOBRADO COMERCIAL (Prox. Carrefour) - Ref. 58 10 x 48 = 550 Mil 10 x 37 = 450 Mil Não Aceita Financiamento

APTO VISTA VERDE 2 dormitórios - Reformado Cond. R$ 200,00 R$ 130 Mil - Ref. 72 Aceita Financiamento

APTO PONTE PIQUERI APTO STA. MÔNICA Sala 2 ambs., 2 dorms. c/arm.. 59m², 2 dorms.,1 vaga, tipo A, Gar. cob. Cond. R$ 300,00 coz. plan. Cond. R$ 140,00 R$ 150 Mil - Ref. 186 R$ 130 Mil - Ref. 156 Aceita Financiamento Aceita Financiamento

SOBRADOS NOVOS SOBRADO COND. FECHADO (Prox. ao Shop. Pirituba), 3 dorms. 2 dorms., sala c/ sanca e Por(1 st), 2 vgs, quintal, Portão eletr. celanato. Cond. R$ 279,00 R$ 300 Mil - Ref. 172 R$ 225 Mil - Ref.150 Aceita Financiamento Aceita Financiamento SOBRADO VISTA VERDE 2 dormitórios, 1 vaga Fino Acabamento R$ 185 Mil - Ref. 174 Aceita Financiamento

TERRENO JARAGUÁ (Prox. a Estação) Ótimo para Sobrados 20 x 50m Doc. Ok R$ 400 Mil - Ref. 159

SOBRADO STO. ELIAS 3 dormitórios, garagem p/ 3 carros, sala ampla. R$ 230 Mil - Ref. 145 Aceita Financiamento ALUGA-SE PTO COMERCIAL Sala, Recepção, Copa e Banheiro, em Vila Comercial para Atividade voltada ao Publico Feminino.

CITY AMÉRICA

VENDO SOBRADOS

Vendo casa, aceito permuta. Tratar c/ Nelson

3 e 4 dormitórios, até 5 vagas na garagem Tels.: 3255-1516/7886-6499 RICARDO

Av. Mutinga, 1635 - Pirituba - São Paulo

www.alpendretintas.com.br

Fone: 3904-0522 / 3904-5399

VILA JAGUARA - 3 CASAS ÓTIMO PONTO IDEAL PARA RENDA 260m2 A/C R$ 230 MIL - REF 893

VISTA VERDE - SOBRADO 2 dorms. planejados 90m2 A/C, 1 vaga, Aceita Financiamento R$ 190 MIL - REF 1584

PIQUERI - APTO 2 dorms., 1 vaga 53m2 privativos ÓTIMO LOCAL R$ 160 MIL - REF 1567

CITY AMÉRICA - APTO 3 dorms (1st), 1vaga 62m2 privativos Aceita Financiamento R$ 279 MIL - REF 1549

VILA MANGALOT - APTO 2 dorms, 1 vaga 54m2, arm. plan. Aceita Financiamento R$ 137 MIL - REF 1521

CHÁCARA INGLESA - CASA 3 dorms (2 st), 3 vagas terreno de 225m2 Documentos OK R$ 300 MIL - REF 1423

VILA PIRITUBA - SOBRADO 2 dorms, 2 vgs, 72m2 privativos LINDÍSSIMA OPORTUNIDADE R$ 180 MIL - REF 1518

PIQUERI - APTO 2 dorms (1 st), 2 vagas, depósito 65m2, arm. plan. REFORMADO R$ 212 MIL - REF 1503

CITY JARAGUÁ - SOBRADO 3 dorms, 2 vgs, 2 wc, 73m2 priv. + 20m2 quintal, cond. fech. OPORTUNIDADE R$ 180 MIL - REF 1576

JD JARAGUÁ - SOBRADO OPORTUNIDADE 2 dorms, 1 vg, 68m2 priv. Cond. completo R$ 120 MIL - REF 1592

VILA DOS REMÉDIOS - 3 CASAS ÓTIMO PARA RENDA 185m2 terreno, 180m2 constr., Documentos OK. Só a vista R$ 250 MIL - REF 1611

P BANDEIRANTES - APTO 3 dorms, 1 vaga, 2 wc’s, 57m2, arm. plan. Lazer completo R$ 160 MIL - REF 1577

V. PIRITUBA - APTO 2 dorms, 1 vaga lazer completo 56m2 privativos R$ 130 MIL - REF 1595

3834- 9666 / 8609-4436

ALPENDRE TINTAS

Com um click o comércio que você procura estará à sua disposção Mais de 2.000 empresas no rol de consultas www.folhanoroeste.com.br

OPORTUNIDADES DE BONS NEGÓCIOS

19

PQ MARIA DOMITILA - APTO PQ S. DOMINGOS - SOBRADO 2 dorms (1 st), 1 vaga, sala 2 EXCELENTE PONTO ambientes. Cond. completo ótimo p/ atividade comercial Aceita Financiamento 200m2 a/c. Ótimo estado R$ 170 MIL - REF 1593 R$ 390 MIL - REF 306

INGLÊS & ESPANHOL

MARTELINHO DE OURO • Desamassa seu carro sem danificar a pintura • Tecnologia de Ponta • Técnica Americana

6 livros + áudio, Atendo in Company à distância (Skype), Pirituba (my home). À PARTIR R$ 25,00 HORA-AULA

Tel 3976-0053 rogeriovilk@ig.com.br

Fones: 3909-8074 / 8528-9313 Av. Agenor Couto de Magalhães, 533

CASA V. BONILHA 2 dorms., sala, cozinha, wc, lavanderia, área na frente R$ 650,00 - Ref. 2603a SOBRADO NOVO JARAGUÁ 2 dorms, sala, coz, wc, 2 vagas, todo em piso frio – doc. Ok. Ótimo acabamento R$ 190.000,00 - Ref. 02/115

APTO SHOPPING PIRITUBA 2 dorms (1 suíte c/ closet), wc social, coz amer., sala 2 amb c/ sacada, 1 vagaTodo reformado. Lazer completo R$ 200.000,00 - Ref. 01/002

SOBRADO NOVO VL. BONILHA PIRITUBA 3 dorms. (1 suíte c/ sac.), wc social, Sala c/ sanca, lavabo, copa, coz, área serv/lav , churr., 4 vagas. R$ 320.000,00 - Ref. 8/27359

TERRENO ÓTIMA LOCALIZAÇÃO Terreno p/ salão - Estr. Felipe Pinel, bem localizado plano – 330m² R$ 230.000,00 - Ref. 01/010

SOBRADO VILA ZATT 3 dorms (1 suíte+ closet), sala, copa, coz, wc, quintal c/ churrasq. coberta, 2 vagas R$ 220.000,00 - Ref. 008

SOBRADÃO JARAGUÁ 4 dorms (2 suítes, 1 c/ hidro), sala 2 amb, escritório, 2 wc, churrasq, 4 vagas, doctos ok. Ótimo imóvel R$ 250.000,00 - Ref. 01/011

TERRENO V. ZATT - PIRITUBA Terreno com casa antiga p/ demolir, 10m frente x 32m lateral x 7,5m fundos – 280m² R$ 130.000,00 - Ref. 03/174

CASA TÉRREA Nsª Srª Retiro Pirituba – 3 dorms, sala, coz, wc social, edícula, c/ quarto desp, lavand, quintal, 2 vagas, isolada R$ 200.000,00 - Ref. 5/27948

SOBRADO PIRITUBA PRÓX. HABIB’S 2 dorms, sl, copa, coz, wc, lavand, 2 vagas, corredor lat, fundos: quarto, wc, quintal, precisa reparos. R$ 200.000,00 - Ref. 12/27415

TERRENO 10 X 30 Em Pirituba – plano. com 2 casas velhas para demolir. Ótimo local. bom p/ 2 sobrados. R$ 230.000,00 - Ref. 03/169

IMÓVEL P/ RENDA Prédio comercial v. zatt c/ 1 loja e 3 casas bom p/ renda R$ 350.000,00 - Ref. 007

SOBRADO COND FECHADO JARAGUÁ Cond. Rr$160,00 – lazer total c/ piscina, 2 dorms sendo 1 c/ arm., sala, coz c/ arm., 2 wc, a. serv, 1 vaga R$ 165.000,00 - Ref. 01/003 cod. 1297

PQ S DOMINGOS Sobrado novo – 4 dorms (2 suítes), d+ dep, 4 vagas t: 5x30 a.c.160m² Ótimo acab. Ótima localização. Aceita financiamento R$ 430.000,00 - Ref. 03/162

APTO NOVO FREG DO Ó SOBRADO EM COND. FECHADO 3 dorms (1 suíte), wc social, 1 vaga, Próx. Carrefour Pirituba, 02 dorms, sala c/ sac., lazer completo (- piscina), 2 vagas. Lazer completo. a.u. 72m², documento ok Ótimas condições R$ 168.000,00 - Ref. 01/001 R$ 200.000,00 - Ref. 03/118

CASA V. ZATT 2 dorms., sala, cozinha, wc, lavanderia. R$ 500,00 - Ref. 2603b CASA SANTA MÔNICA 2 doms., sala , cozinha, wc, lavanderia, vaga p/ auto. R$ 600,00 - Ref.2603c APTO V. PEREIRA BARRETO 1 dorm., sala., coz., wc, lavand., arms embtus na coz., vaga p/ auto. Cond.R$ 250,00 R$ 600,00 - Ref. 2603d SALÃO JD. SÃO JOSÉ 60m² com wc externo, 4 portas de aço, força trifasica. R$ 700,00 - REF. 2603E



Fn edi 48 web