Page 1


PÁG.4 INFOCUS

BREVES

notícias da actividade geral do grupo

MANTER O RUMO O FOCUS group registou no primeiro semestre de 2009 um valor de facturação comparável ao valor registado em igual período do ano anterior, revelando considerável resistência face a uma conjuntura económica de grande adversidade. Apesar da crise, o grupo espera ainda cumprir os seus objectivos para ano, apontando para um volume de facturação de cerca de 3 milhões de euros. ENG. LUIS BURNAY JUNTA-SE AO FOCUS GROUP O engenheiro Luis Burnay integra agora a equipa FOCUS group como responsável pelo desenvolvimento da área internacional. Este engenheiro residente em Londres traz consigo um capital de experiência inestimável para o desenvolvimento da estratégia de internacionalização da actividade do grupo. FOCUS GROUP CRIA CITYBRAND Na economia global, é cada vez mais intensa a concorrência entre cidades e regiões. O FOCUS group, em parceria com a NCCT Consultores, acaba de criar a CITYBRAND ACE - uma plataforma de prestação de serviços de projecto e consultoria destinados exclusivamente ao 'branding' de cidades e regiões. Esta empresa terá por missão a construção de uma visão de longo prazo em torno dos valores, do património e do carácter que definem um território, ancorada nos objectivos sociais, políticos e económicos da sua comunidade, e prestando os serviços e as competências necessários para a gestão da sua marca e das suas políticas públicas, de comércio, de investimento, de turismo e de promoção das exportações. FOCUS GROUP NO SIL’09 O FOCUS group marca presença na edição de 2009 do Salão Imobiliário de Portugal, que se realiza entre os dias 17 e 20 de Setembro. Esta é a quinta participação consecutiva do grupo naquele que é já o maior certame do sector no país. FOCUS DAY 2008 Teve lugar no passado mês de Junho a edição de 2009 do “dia FOCUS group”. Arborismo, tiro ao arco e jogos de dinâmica de grupo preencheram um dia agitado no Parque Aventura Cova da Baleia, em Mafra.


PÁG.5 INFOCUS

ENTREVISTA ENGICRAFT reforça-se

O FOCUS group conta desde o seu início com uma empresa dedicada à engenharia civil – a Engicraft – liderada pelo Engº António Barroso, um profissional com mais de 18 anos de experiência. De entre os projectos coordenados por António Barroso ao longo da sua carreira, destaca-se o trabalho nas especialidades da hidráulica para projectos emblemáticos como os do Estádio da Luz (Redes de Drenagem e Redes de Combate ao Incêndio), o hotel Westin Campo Real em Torres Vedras, os Hotéis SANA Falésia e, SANA Luanda, o Complexo Turístico de Luxo de Talatona, a Herdade da Cavandela em Castro Verde, ou os edifícios de escritórios das Torres Oriente e Ocidente do Centro Comercial Colombo.

ACTIVIDADES E SERVIÇOS Os serviços prestados pela Engicraft, no âmbito da Engenharia Civil, abrangem uma diversidade de intervenções:

Projecto de Fundações Projecto de Estruturas Projecto de Instalações e Equipamentos de Águas e Esgotos Projecto de Infra-estruturas

COMO TEM CORRIDO A EXPERIÊNCIA FOCUS GROUP?

Tem sido uma experiência muito positiva. O grupo foi fundado com a missão de se tornar numa referência no mercado da consultoria e projecto. E apesar das dificuldades dos últimos anos, o nosso crescimento é uma prova da competitividade deste modelo de organização. O facto que as empresas partilharem um único ambiente de trabalho integrado, mantendo todos os seus técnicos a um par de metros de distância uns dos outros, gera uma dinâmica fantástica no desenvolvimento do nosso trabalho em conjunto. ESTA INTEGRAÇÃO É UMA VANTAGEM COMPETITIVA?

Sim. Não são muitas as empresas que asseguraram a interdisciplinaridade e a coordenação das diversas especialidades com a arquitectura como nós. E COMO ESTÁ A ENGICRAFT A ENFRENTAR O DESAFIO DO ACTUAL CONTEXTO DE CRISE ECONÓMICA?

A empresa tem vindo a adaptar-se com alguma tranquilidade ao momento de crise que vivemos graças a uma carteira diversificada de clientes, por entre diversos arquitectos, promotores e gabinetes de engenharia. Ainda recentemente elaborámos projectos para diversos equipamentos escolares, com projectos de arquitectura da autoria de diferentes arquitectos, como a Escola Josefa de Óbidos, a Vergílio Ferreira, ou os Centros Educativo do Bombarral e da Roliça. E estamos precisamente neste momento a iniciar o trabalho no futuro Centro Escolar das Mercês, em Sintra. O ENGº DAVID CAMÕES VEIO REFORÇAR A RESPOSTA DA EMPRESA NA ÁREA DO PROJECTO DE ESTRUTURAS E ESTABILIDADE. QUAL É A EXPECTATIVA DA ENGICRAFT NESTE DOMÍNIO?

A expectativa é grande, já que temos em curso alguns projectos importantes e de grandes dimensões e complexidade, entre os quais se destaca o novo Estádio do Varzim Sport Club. E a equipa de Estruturas, liderada pelo Engº David Camões com o apoio do Engº Hugo Oliveira, tem vindo a desenvolver um trabalho importante de optimização de processos de cálculo e desenho que nos permitem melhorar cada vez mais a nossa produtividade, mantendo os nossos elevados padrões de qualidade e de excelência de sempre.


PÁG. 7 INFOCUS

PORTUGAL DEVERÁ VIVER, A PARTIR DO PRÓXIMO ANO, O MAIOR CICLO DE OBRAS PÚBLICAS DA HISTÓRIA DO REGIME DEMOCRÁTICO. ESTA APOSTA NO INVESTIMENTO PÚBLICO COMO ESTÍMULO À ECONOMIA ESTÁ A CRIAR UM CONJUNTO DE OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS DE CONSULTORIA E PROJECTO.

ARA O INVESTIMENTO PÚBLICO EM PORTUGAL O EXEMPLO DO ENSINO

O FOCUS group tem desenvolvido diversos projectos de arquitectura e de especialidades para diferentes tipologias destinadas aos mais variados graus de ensino. Destaque para os projectos de todas as especialidades do Centro Escolar das Mercês em Sintra, para os Centros Educativos da Roliça e do Bombarral, desenvolvidos já em 2008 para a Câmara Municipal do Bombarral pelas empresas Reply Arquitectura, Land Design, Marobal, Engicraft e Site Plan, para a experiência da Marobal nos projectos para a Ala Poente da Faculdade de Letras de Lisboa, para a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, ou ainda para as Escolas Secundárias de D. Diniz, Josefa de Óbidos e Virgílio Ferreira, em Lisboa - os dois últimos casos contando ainda com a participação da Engicraft. O EXEMPLO DA SAÚDE

No sector da saúde, as empresas do grupo intervieram em projectos tão diversos como os projectos de Remodelação dos Hospitais da Universidade de Coimbra, de Remodelação do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, de diversos serviços do Hospital Distrital de Santarém ou do Hospital de São Teotónio em Viseu, ou no mais recente Hospital Universitário de Braga, este com projecto de AVAC da responsabilidade da Marobal. O EXEMPLO DA JUSTIÇA

No sector da justiça, o grupo conta hoje com um curriculum invejável de intervenções, por entre edifícios administrativos, instalações policiais e estabelecimentos prisionais. Destaque para os projectos de arquitectura e de engenharia dos Palácios da Justiça de Águeda, Almodôvar, Vila do Porto e Valongo, os projectos de especialidades da ampliação do Estabelecimento Prisional de Izeda, e os projectos de arquitectura e especialidades do Centro Prisional da Carregueira, da Divisão Concentrada da PSP do Alto do Pina e do Quartel da GNR de Bustos. A Marobal foi ainda recentemente responsável pelo desenvolvimento dos projectos de instalações eléctricas do “Campus da Justiça” do Ministério da Justiça, um complexo com 65.000 m² localizado no Parque das Nações, em Lisboa. O EXEMPLO DO LAZER

Com um extenso currículo ligado à criação e ao desenvolvimento de espaços de lazer, instalações desportivas e equipamentos turísticos, o grupo esteve ligado, ao longo do tempo, a projectos como o da Piscina Municipal de Castelo Branco, das Ecopistas da Linha do Dão, da Linha do Tâmega, da Linha do Vouga, de Amarante, de Cabeceiras de Basto e de Celorico de Basto, ou mais recentemente ao desenvolvimento do projecto do Parque Ribeirinho de Faro, para a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa.


FOCUS group . Newsletter #9  

Notícias e informação actualizada sobre o grupo português de consultoria e projecto FOCUS group. Edição #9, de Setembro de 2009.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you