Page 1

BO L ET I M

ME NSA L MARÇO, 2014

BAILE DA PINHATA

NESTA EDIÇÃO:

BAILE DA PINHATA

DIA DA ÁGUA E DA FLORESTA BAILE DAS CAMÉLIAS TOCA DO CHOCOLATE

CONVÍVIO NO CAEP

JOGOS INTERACTIVOS

TEATRO “PORTUGAL OUTRAS ACTIVIDADES

O sábado a seguir ao Carnaval é conhecido em muitos locais como o sábado da pinhata, o último dia em que se faziam bailes até à Páscoa . Tradicionalmente o Baile da Pinhata decorria num salão decorado com um objecto de madeira em forma de pinha dependurado no centro e de onde prendiam muitas fitas de seda, e apenas uma delas abria a pinha. Os pares dançavam à volta da pinha e iam retirando as fitas de seda, uma a uma, até a abrir. Assim, ao recrearmos este baile na instituição, mantivemos presente a tradição na vida nos nossos clientes.


BOLETIM MENSAL

Pรกgina 2


BOLETIM MENSAL

Página 3

COMEMORAÇÃO DIA DA ÁGUA E DA FLORESTA NA BARRAGEM DA POVOA

A água é um bem essencial para a saúde do ser humano! Por isso, fomos comemorar o Dia Mundial da Água e da Floresta à Barragem da Póvoa e Meadas, e sensibilizar os clientes para a importância da preservação das árvores e para a preservação do recurso natural, a água! Foi uma tarde diferente e bastante agradável! Fizemos um piquenique e desfrutámos da paisagem! Os clientes adoraram o passeio!


MARÇO, 2014

Página 4

BAILE DAS CAMÉLIAS

O Baile das Camélias surgiu a 19 de Março de 1941, por um grupo de sintrenses. Na época havia uma grande rivalidade entre os jardineiros das quintas. A noite das camélias era assim preparada pelos trabalhadores das quintas existentes em Sintra que queriam exibir as flores mais bonitas. Por isso, e após a festa, decorria o baile dos jardineiros. Naquela noite eram exibidas autênticas obras de arte fixas nas paredes em redes sobre o palco e no meio do salão era criado um centro com mais de três metros de diâmetro com milhares de camélias. Sendo este baile uma tradição e fazendo este parte da vida dos nossos clientes, recreamos um na instituição para que os nossos clientes pudessem reviver o passado. O baile foi abrilhantado pelo Sr. Jeremias, Foram proporcionados momentos de muita alegria e descontracção,


BOLETIM MENSAL

Página 5

TOCA DO CHOCOLATE

Os nossos clientes foram visitar a “Toca do Chocolate”, em Castelo de Vide! Tiveram a

oportunidade de observar os vários tipos de chocolate e as diversas formas “divertidas” de como podem ser apresentados. O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. A sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central.


MARÇO, 2014

Página 6

PARTICIPAÇÃO E CONVÍVIO NO CAEP COM AS INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE

Foi assim que promovemos mais um dia de Convívio entre várias Instituições de Solidariedade de Portalegre. O convite foi feito pelo Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, esperamos poder repetir esta experiência.


BOLETIM MENSAL

Página 7

JOGOS INTERACTIVOS NA CONSOLA WII

É através dos jogos interactivos, como esta Consola Nintendo Wii que conseguimos “trabalhar” os reflexos, a memória e motivar os clientes a efectuar alguns movimentos de forma natural, proporcionando momentos de alegria e interesse por parte dos clientes.


BOLETIM MENSAL

Página 8

PORTUGAL DE CORPO INTEIRO

O Grupo de Teatro Musical de Portela veio ao Lar mostrar o talento. Foi com grande satisfação que os nossos clientes, os clientes da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de vide, do Lar de Santo Amaro e do Lar de Nossa Sra. Da Graça, de Póvoa e Meadas participaram. Foi uma tarde bastante animada!


MARร‡O, 2014

Pรกgina 9


BOLETIM MENSAL

Pรกgina 10

OUTRAS ACTIVIDADES

Dia da Mulher

Dia do Pai

Passeios ao Jardim


Entrevistas Clientes

Funcionarias

Nome: Lourenço Canelas

Nome: Maria de Jesus Carapeto

Idade : 88 Anos

Idade: 54 Anos

Há quantos anos esta na instituição: 24 Anos

Há quantos anos esta na instituição: 6 anos

O que mais gosta na Fundação: Gosto muito de estar na Fundação, somos tratados todos por igual.

O que mais gosta na Fundação: Gosto de tratar das pessoas e das festas que fazem na Fundação.

F U N D A Ç ÃO N O SSA

Lar Convento de São Francisco

Lar João Gonçalves Palmeiro Novo

Rua Sequeira Sameiro

Expansão do Bairro da Muralha.

7320.147 CASTELO DE VIDE Tel: 245 901166

7320.146 CASTELO DE VIDE Tel: 245 901166 fnse@fnse.pt

www.fnse.pt

Boletim Março 14, FNSE  

Boletim de animação da Fubdação Nossa Senhora da Esperança de Março 2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you