Page 1

BO L ET I M

ME NSA L MARÇO, 2014

BAILE DA PINHATA

NESTA EDIÇÃO:

BAILE DA PINHATA

DIA DA ÁGUA E DA FLORESTA BAILE DAS CAMÉLIAS TOCA DO CHOCOLATE

CONVÍVIO NO CAEP

JOGOS INTERACTIVOS

TEATRO “PORTUGAL OUTRAS ACTIVIDADES

O sábado a seguir ao Carnaval é conhecido em muitos locais como o sábado da pinhata, o último dia em que se faziam bailes até à Páscoa . Tradicionalmente o Baile da Pinhata decorria num salão decorado com um objecto de madeira em forma de pinha dependurado no centro e de onde prendiam muitas fitas de seda, e apenas uma delas abria a pinha. Os pares dançavam à volta da pinha e iam retirando as fitas de seda, uma a uma, até a abrir. Assim, ao recrearmos este baile na instituição, mantivemos presente a tradição na vida nos nossos clientes.


BOLETIM MENSAL

Pรกgina 2


BOLETIM MENSAL

Página 3

COMEMORAÇÃO DIA DA ÁGUA E DA FLORESTA NA BARRAGEM DA POVOA

A água é um bem essencial para a saúde do ser humano! Por isso, fomos comemorar o Dia Mundial da Água e da Floresta à Barragem da Póvoa e Meadas, e sensibilizar os clientes para a importância da preservação das árvores e para a preservação do recurso natural, a água! Foi uma tarde diferente e bastante agradável! Fizemos um piquenique e desfrutámos da paisagem! Os clientes adoraram o passeio!


MARÇO, 2014

Página 4

BAILE DAS CAMÉLIAS

O Baile das Camélias surgiu a 19 de Março de 1941, por um grupo de sintrenses. Na época havia uma grande rivalidade entre os jardineiros das quintas. A noite das camélias era assim preparada pelos trabalhadores das quintas existentes em Sintra que queriam exibir as flores mais bonitas. Por isso, e após a festa, decorria o baile dos jardineiros. Naquela noite eram exibidas autênticas obras de arte fixas nas paredes em redes sobre o palco e no meio do salão era criado um centro com mais de três metros de diâmetro com milhares de camélias. Sendo este baile uma tradição e fazendo este parte da vida dos nossos clientes, recreamos um na instituição para que os nossos clientes pudessem reviver o passado. O baile foi abrilhantado pelo Sr. Jeremias, Foram proporcionados momentos de muita alegria e descontracção,


BOLETIM MENSAL

Página 5

TOCA DO CHOCOLATE

Os nossos clientes foram visitar a “Toca do Chocolate”, em Castelo de Vide! Tiveram a

oportunidade de observar os vários tipos de chocolate e as diversas formas “divertidas” de como podem ser apresentados. O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. A sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central.


MARÇO, 2014

Página 6

PARTICIPAÇÃO E CONVÍVIO NO CAEP COM AS INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE

Foi assim que promovemos mais um dia de Convívio entre várias Instituições de Solidariedade de Portalegre. O convite foi feito pelo Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, esperamos poder repetir esta experiência.


BOLETIM MENSAL

Página 7

JOGOS INTERACTIVOS NA CONSOLA WII

É através dos jogos interactivos, como esta Consola Nintendo Wii que conseguimos “trabalhar” os reflexos, a memória e motivar os clientes a efectuar alguns movimentos de forma natural, proporcionando momentos de alegria e interesse por parte dos clientes.


BOLETIM MENSAL

Página 8

PORTUGAL DE CORPO INTEIRO

O Grupo de Teatro Musical de Portela veio ao Lar mostrar o talento. Foi com grande satisfação que os nossos clientes, os clientes da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de vide, do Lar de Santo Amaro e do Lar de Nossa Sra. Da Graça, de Póvoa e Meadas participaram. Foi uma tarde bastante animada!


MARร‡O, 2014

Pรกgina 9


BOLETIM MENSAL

Pรกgina 10

OUTRAS ACTIVIDADES

Dia da Mulher

Dia do Pai

Passeios ao Jardim


Entrevistas Clientes

Funcionarias

Nome: Lourenço Canelas

Nome: Maria de Jesus Carapeto

Idade : 88 Anos

Idade: 54 Anos

Há quantos anos esta na instituição: 24 Anos

Há quantos anos esta na instituição: 6 anos

O que mais gosta na Fundação: Gosto muito de estar na Fundação, somos tratados todos por igual.

O que mais gosta na Fundação: Gosto de tratar das pessoas e das festas que fazem na Fundação.

F U N D A Ç ÃO N O SSA

Lar Convento de São Francisco

Lar João Gonçalves Palmeiro Novo

Rua Sequeira Sameiro

Expansão do Bairro da Muralha.

7320.147 CASTELO DE VIDE Tel: 245 901166

7320.146 CASTELO DE VIDE Tel: 245 901166 fnse@fnse.pt

www.fnse.pt

Boletim Março 14, FNSE  

Boletim de animação da Fubdação Nossa Senhora da Esperança de Março 2014

Boletim Março 14, FNSE  

Boletim de animação da Fubdação Nossa Senhora da Esperança de Março 2014

Advertisement