Page 1

Onde Vamos Hoje

Cristina Quental Mariana Magalhães Ilustrações

Sandra Serra


— E vitória, vitória… — disse a professora Tita com um sorriso. — ACABOU-SE A HISTÓRIA! — responderam os alunos em coro.


— Gostaram? — Sim! — disseram todos. — Como se chama a pessoa que fez o livro? — perguntou o Rodrigo. — Não basta uma pessoa para fazer um livro. Ora reparem na capa. Está aqui o nome de quem escreveu a história, o autor, e o nome da pessoa que fez os desenhos, o ilustrador. Também figura o nome da editora, que publicou o livro. — Tanta gente? Nunca pensei. — Estranhou a Inês. — E ainda há mais pessoas envolvidas — explicou a professora. — Para ficarem a saber tudo, o melhor é seguirmos a pista que conduz ao livro, desde o princípio. Querem? — Claro! — Onde é? — perguntou o Francisco. — Bom, então começamos pela rua dos escritores que fica aqui no bairro e podemos ir visitá-la, hoje mesmo.


A rua dos escritores era muito bonita, cheia de ĂĄrvores, flores e casas baixas, com grandes janelas que permitiam observar o que se passava lĂĄ dentro, sem incomodar ninguĂŠm.


Na primeira casa, estava um velhote de barbicha cinzenta sentado numa poltrona xadrez. Escrevia à mão num caderno de folhas brancas. — Schiu… não façam barulho. — Pediu a professora. — Este homem é famoso porque escreve romances de amor!


Na casa seguinte, atravĂŠs de uma janela redonda, viram duas raparigas a trabalhar diante de um computador com ar muito divertido.


— São escritoras de livros infantis… Mais adiante, depararam com um casal que trabalhava em conjunto. Ele estava em frente a um teclado e tocava uma bela melodia e ela recitava uma poesia. — Estão a preparar um livro com poemas cantados. — Sussurrou a professora.


Noutra casa, viram mais um escritor, provavelmente autor de livros escolares, pois, na sua secretária empilhavam-se manuais e muitas folhas com exercícios de matemática.


— Que maravilha! — disse a Sofia — quando for grande quero morar aqui. Hei de ser romancista ou poeta… — Também eu! — responderam várias vozes com grande entusiasmo. — Fico contente por saber que a primeira etapa lhes agradou. Mas temos de continuar, por isso vou levá-los à editora. Venham que o meu amigo Pedro está à nossa espera.


Ciclo do livro  

Ciclo do livro

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you