Projetos de Intervençao Local - Síntese do Processo de Implementação 2011.11.08

Page 14

No entanto, como dito anteriormente, para a implementação dos Projetos de Intervenção Local, a FMCSV busca parcerias com municípios comprometidos com a sustentabilidade do projeto no longo prazo. A intenção é que, após o período de financiamento, o município possa incorporar as mudanças no atendimento e na formação de profissionais por conta própria. Assim, finalizada a Fase 1, passa-se, então, à definição da proposta de continuidade da parceria. Neste momento, cada município tem grande liberdade para propor o modo pelo qual pretende dar continuidade ao projeto. Na Fase 2, as ações norteadoras indicadas pela FMCSV são: sustentabilidade do projeto, trabalho intersetorial, formulação de políticas públicas e mobilização comunitária em torno do DPI. Toda a definição de como estas ações serão implementadas fica a cargo do município parceiro. Como dito anteriormente, o projeto deve trabalhar com a noção de que o trabalho em rede entre os profissionais dos diversos serviços municipais e demais setores da sociedade é fundamental para que a promoção do desenvolvimento na primeira infância seja efetiva. O aprimoramento do trabalho da rede local faz parte dos resultados esperados pelo projeto. O diagrama abaixo apresenta a situação inicial da rede de atendimento à Primeira Infância normalmente encontrada dos municípios parceiros (poucas conexões e geralmente hierárquicas):

E o diagrama que se segue mostra a situação desejável da rede de atendimento à Primeira Infância após a implementação do projeto (múltiplas conexões descentralizadas e Comitês atuando como animadores da rede):

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.