Livro ibope interativo final

Page 33

62

63

ROTINA QUE PRENDE E QUE LIBERTA

Brincadeira e interação Garantido pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Nº 8.069, de 1990) e pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei Nº 13.257, de 2016), o brincar deve ser amplamente valorizado na educação infantil. Por meio do brincar, a criança descobre, inventa, toma iniciativas, convive, faz tentativas e se frustra, tenta de novo... Conforme resume a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que parte dos princípios instaurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), as brincadeiras possibilitam aprendizagens, desenvolvimento e socialização. “A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças”, ressalta o documento. A brincadeira e as interações são tão importantes para essa etapa da educação básica que as DCNEI as estabelecem como os dois eixos estruturantes de todas as práticas pedagógicas da educação infantil. A criança é definida na BNCC e nas DCNEI como sujeito histórico e de direitos que, entre outras atitudes, observa, constrói conhecimentos, questiona e se apropria do conhecimento sistematizado a partir da ação e nas interações com o mundo. Nesse contexto, a brincadeira na educação infantil deve ter intenção educacional, buscando a construção desses novos conhecimentos. É tarefa do educador “selecionar, organizar, refletir, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações”, diz a BNCC. “Brincar é a atividade prioritária para a criança de 0 a 3 anos aprender”, reforça a gestora pública Claudia Costin. “Mas é preciso brincar com intencionalidade pedagógica. O professor precisa organizar a sala para que o brincar seja interessante e, quando vai ao pátio, ter elementos que o façam pensar a atividade seguinte em função do que está observando no brincar entre as crianças”, acrescenta. “A intencionalidade pedagógica, bem exemplificada pela Claudia, não significa tornar o brincar uma atividade dirigida didaticamente. O brincar da criança tem que ser livre e espontâneo, criativo e descortinador de horizontes de conhecimento por ação da criança ou das crianças que brincam juntas”, complementa o educador Vital Didonet.

Recomendações para o gestor Interação e conhecimento mútuo – É importante desenvolver programas que aproximem as famílias da creche e permitam que haja maior compreensão, por parte dos profissionais da educação, sobre a rotina delas. Da mesma forma, é fundamental que os responsáveis pelas crianças entendam a rotina e o funcionamento das creches. A maior interação e o conhecimento mútuo entre as partes são benéficos para a criança Falar e escutar, comunicar mais e melhor – Ninguém sabe mais de uma criança do que as pessoas que cuidam dela cotidianamente. Pais, mães e outros cuidadores são fontes de informação valiosas e precisam também receber informações em bases permanentes sobre a vida na creche. O diálogo constante permite conhecer os interesses da criança e compreender em que momentos eles se inserem na rotina da creche para atendê-la melhor Em casa e na creche – As rotinas precisam estar centradas nas necessidades das diversas faixas etárias da primeiríssima infância, considerando a curva de maturidade e os estímulos adequados a cada uma. O ideal é que haja continuidade das práticas nos diferentes ambientes Em busca de equilíbrio – O estabelecimento de rotinas na creche, para as crianças e para suas famílias, é fundamental ao desenvolvimento das crianças, mas isso não quer dizer que as práticas não devam ser revistas. Rotina não significa rigidez e sempre é preciso considerar em primeiro lugar o bem-estar dos pequenos O individual e o coletivo – É responsabilidade dos gestores públicos pensar em soluções que beneficiem o maior número possível de pessoas, assim como é papel da creche considerar as necessidades do grupo de crianças e as particularidades de cada uma em seu contexto de família. Há bebês e crianças em fase de amamentação? A forma como a rotina está posta não atende bem as crianças? Envolva equipes e famílias e busque a solução. Ao final, todos ficarão mais satisfeitos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.