Issuu on Google+

REVISTA

COLAGEM diversidade latinoaméricana numa revista universitaria

As melhores O

CURTA-METRAGENS brasileiros

Nov 2016 EdiÇao # 1


OI GALERINHA DO BEM Falar desses moleques é foda. sim não tem como ter melhor vocabulário é foda mesmo. Esses garotos sambaram, jogaram, cantaram, comeram, foram cartunistas, youtuberes, comediantes e agora jornalistas e escritores. vejam só cada materia, cada artigo que com carinho eles colocaram aqui nessa revista na nossa revista, tudo só pra você. Vamos seguir avançando e como professor vou exigir mais porque eles podem mais e mais. Aqui verão pessoas diferentes com ideias diferentes mas que não se chocam somente se completam. Esses alunos são o exemplo de como deve ser a vida. Sem preconceitos, sem racismo, sem homofobia, sem xenofobia. só um grupo de gente que respeita quem também é gente. No Brasil dizemos a isso sangue bom. Valeu projeto explora mundo, valeu universidade nacional, valeu galerinha do bem.

Abraços a todos esses bacanudos

Tio Mike Mannheim

©Colagem Primeira Edição Novembro 2016 Universidade Nacional Da Colombia “Explora Un Mundo” Professor: Mike Mannheim


CONTEÚDO CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 3 5 7

Pesquisa Sociologica Do Mes Redes Inteligentes Nossos Animais Fantásticos E Onde Habitam Grandes construções do Brasil

CURIOSIDADES Mitos E Verdades Da Amazônia

11

ARTE E CULTURA Os 8 Melhores Curta-metragens Brasileiros Projetos artísticos

15 19

CRÔNICAS O Trabalho Social Organizacional E A Administração De Empresas: Dois Bons Amigos Em Faculdades Diferentes A Doença Do Mundo O Efeito Trump Minha Vida Desde A Música

23 27 30 31

ENTRETENIMIENTO As Lendas Do Futebol Brasileiro Rindo Com Fredy

35 37

CAPA: FABIÁN CARVAJAL FOTOGRAFÍA: ÁLVARO CORREDOR BOHÓRQUEZ DESIGN E DIAGRAMAÇÃO: FABIÁN CARVAJAL E NATALIA GUZMÁN • Paola Andrea Perdomo Alarcon • Hugo Fernando Saidiza Peñuela • Sebastián Gaviria Duque • Juliana Gutierrez Rico • Liliana Patricia Mancera Rodriguez •Nicolás Andrés Rodríguez Bojacá • Deicy Paola Murcia Dávila • Johan Sebastian Perez Velandia • Tania Alejandra Tovar Alarcon • Yesica Paola Beltrán Hernández • Natalia Guzman Castañeda • Ligia Elena Fonseca Parra • Martha Lucia Ceballos Peñafiel • Fabián Mauricio Carvajal Álvarez • Álvaro Corredor Bohórquez • Deniz Andrea Sanchez Segura •Ricardo Felipe Cortes Cruz • Juan Sebastian Ojeda Amador • Yenny Paola Cobos Guerrero • Juan Sebastian Riaño Velàsquez • Mr W •Juan Sebastian Parra Melo • Freddy Tovar Vergara


PESQUISA

SOCIOLOGÍA FERNANDO SADIZA PAOLA PERDOMO

Por qué os estudantes e visitantes da Universidade Nacional da Colômbia não se preocupam pelo gramado de diferentes áreas do campus? Era a pergunta o que os pesquisadores de sociologia levantaram para tentar entender como os alunos se relacionam com seu ambiente. Não é segredo que a Universidade tem um sério déficit infra-estrutura, uma situação agravada pelo mau estado de vários predios, apesar da deterioração da universidade também tem a ver com o uso que os alunos fazem as suas instalações. A situação lamentável da grama em diversas partes do Universidade é um exemplo disso. Por meio de entrevistas e observações em locais escolhidos para a pesquisa do fenômeno, os pesquisadores poderiam descobrir que em 70% dos casos, os estudantes preferiu atravessar pelo gramado que pelas calçadas. A hipótese dos pesquisadores descobriram foi: as angústias e pressões diárias não permitem que indivíduos tenham mais espaços de reflexão sobre como eles se relacionam com o seu ambiente. Isso se reflete em ações diarias como transitar pelo gramado e não usar as calçadas. Aqui opera um costume apoiada pelas ações do grupo social. As questões utilizadas no estudo foram: Por qué você prefere caminhar no gramado e não atravessar pela calçada? Você tem algum assunto urgente que requer um atalho? Porque você acha que há pessoas que passam pelo gramado e não na calçada? Considera que atravessar o gramado é uma ação certa ou errada? Com estas perguntas os pesquisadores puderam ver que as motivações dos indivíduos são fatores racionais, tais como: “o caminho é mais curto”, “poupando mais tempo”, “Eu sou muito preguiçoso para á calçadas “. Aparentemente, as pessoas tinham muita pressa e sua prioridade era para chegar mais rápido. Ou seja, eles colocam seus próprios interesses na frente do cuidado e uso adequado dos espaços universitários como a grama.

1

DO MES


CIÊNCIA E TECNOLOGIA

EM NOSSA PRÓXIMA EDIÇÃO veja como afeta nos estudantes da universidade nacional os imaginários rebeldes latino-americanos pintados nas paredes da universidade e como ela gera discussões superficiais.

2


REDES

INTELIGENTES SEBASTIÁN GAVIRIA JOHAN PEREZ

O conceito de “Rede Inteligente” não tem uma definição global estabelecida. No entanto, o objetivo principal é integrar inteligentemente o comportamento e as ações de todos os usuários conectados a ela para alcançar um sistema elétrico eficiente, automatizado, seguro, econômico e ambientalmente sustentável. A adição e implementação de tecnologia de informação, comunicação e componentes inteligentes fazem que uma rede elétrica seja uma rede inteligente. A particularidade deste sistema é a transmissão não só energia, mas também informação, o qual permite a interação entre as entidades envolvidas na prestação de serviços e seus clientes (comunicação bidirecional). Esta rede, além de fornecer o serviço elétrico, permite o desenvolvimento de tecnologias que proporcionam rastreamento inteligente, monitoramento, automação, controle, comunicação, confiabilidade de conexão, segurança, qualidade, auto reparo, optimizações do consumo, redução do impacto ambiental e redução de custos.

¿QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS? Eficiência energética: a tecnologia digital é utilizada para melhorar a confiabilidade, reduzir o consumo e minimizar as perdidas graças a contadores digitais e a comunicação bidirecional.

Redução de custos: Devido à redução do consumo de energia e maior confiabilidade os preços podem baixar a longo prazo. Nacionalmente, o dinheiro é guardado, minimizando interrupções e falhas no sistema e aliviando a tensão sobre a rede; individualmente, poupa dinheiro Confiabilidade: certos dispositivos automatizados graças a contadores e controles inteligentes. permitem a percepção e o controle em tempo real do que acontece na rede, o qual proporciona recuperações Escolha do consumidor: O consumidor é dado maior rápidas contra apagões e perturbações da energia. monitoramento e controle sobre o modo como a energia é produzida e é entregue. Graças à comunicação entre Energia renovável: a energia das diferentes fontes é dispositivos e da rede, e os usuários e as empresas, é armazenada e integrada no sistema para contribuir possível determinar e gerir a quantidade de energia com o meio ambiente e reduzir os custos. utilizada. Os usuários podem produzir sua própria energia com fontes alternativas. Segurança: em uma situação de risco, o sistema alerta aos operadores dos problemas antes de que aconteça Independência energética: É possível aumentar a algum. Essa capacidade de alerta avançada permite produção interna de energia através de fontes de energia a reconfiguração imediata, a autopreparação e evita renováveis, limpas e amigáveis ao meio ambiente, além interrupções de grande escala. de gerenciar, automatizar e integrá-los no sistema. Economia: Além de evitar as perdas de energia e económicas causadas por perturbações, facilita a poupança através de contadores inteligentes que indicam quanta energia está sendo usado e como reduzir o consumo.

3

Mudança climática: Ao usar fontes de energia mais limpas, e ao reduzir e controlar o consumo de energia, o impacto ambiental é reduzido ea sua preservação é facilitada.


CIÊNCIA E TECNOLOGIA

transmisão de energia geração de energia nuclear

geração de energia termica fábricas

REDE INTELIGENTE

carros eléctricos

energía eólica

casa inteligente

Cidades e edifícios

Energia solar

Apesar dos muitos benefícios fornecidos por uma rede inteligente, existem fatores que dificultam sua implementação como a necessidade de coexistir por um longo tempo com a rede atual; a incerteza no desenvolvimento de tecnologias; a recuperação do investimento a longo prazo; o aumento da concorrência no setor; a complexidade e risco da gestão; a dúvida sobre a recepção por parte do cliente; a complexidade da regulamentação de aspectos envolvendo uma rede inteligente, etc. No entanto, a fim de ultrapassar estes obstáculos uma ação determinada e conjunta é necessária pela parte dos reguladores, as concessionárias e seus clientes, e finalmente os fornecedores de tecnologia. Uma vantagem das redes inteligentes é que cada casa pode gerar sua própria energia e integrar-la na rede a qual é pagada. Desta forma, cada casa não só reduze os custos, mas também permite o fluxo elétrico nos momentos mais críticos. Outro aspecto importante é o carro elétrico. A implementação de carros elétricos é utilizada para evitar o uso de combustível y promover o fluxo da rede nos momentos mais críticos. A ideia é que nas horas vale, os carros armazenem a máxima quantidade de energia y logo, nas horas pico, a energia seja devolvida a cambio de dinheiro. Desta forma, se melhora a economia das pessoas e do serviço elétrico. • •

Javier Lorente De La Rubia, Estudio sobre el estado actual de las “Smart Grids”, Universidad Carlos III de Madrid - Departamento de Ingeniería Eléctrica, 2011, p. 9 – 17. Ricardo Rivera Alexandre Siciliano Esposito Ingrid Teixeira, Redes elétricas inteligentes (smart grid): oportunidade para adensamento produtivo e tecnológico local, editoração eletrônica: http://www.provedor.nuca.ie.ufrj.br/eletrobras/estudos/rivera1.pdf The Mobility House, Vehicle-to-Home (V2H) and Vehicle-to-Grid (V2G) Create Added Monetary Value for Owners of Electric Cars and Stabilise the Power Grid of the Future, editoração eletrônica: http://mobilityhouse.com/en/vehicle-to-grid-and-vehicle-to-home/

4


Nossos animais

FANTÁSTICOS

LILIANA MANCERA JULIANA GUITERREZ

Nesta seção buscamos que as pessoas descubram as maravilhas da natureza e deixem de pensar que os estudos na biologia e outras ciências relacionadas são chatos (vai para ti, tio Mike),porque a vida está repleta de seres fantásticos e que estão perto de nossas cidades.

O LOBO COM BOTAS NECESITA AJUDA Quando você pensa num lobo com certeza que se lembra das imagens típicas que mostram os filmes, os livros e os documentários: animais cinza, carnívoros, em florestas de pinheiro, vivendo em massa e que não existem em nosso continente Sul Americano. Com certeza que você até pensa nos homens lobos!. Mas o lobo que vai conhecer hoje é muito distinto a este estereótipo dos canídeos hollywoodianos e a melhor coisa é que é um animal nativo de nosso continente. Presentamos a este gigante (mede o mesmo que um garoto de 6 anos!) mas noble animal que chamamos lobo com botas por as manchas pretas que tem em suas patas. Ele precisa de nossa ajuda para ficar existindo! Os lobos guará moram nas savanas do Brasil e preferem andar sozinhos, mas se juntam só pra epoca reprodutiva (eles sabem como é a coisa!). Eles são monogâmicos e sua gestação dura dois meses e tem 2 a 5 filhotes. Eles são de os poucos sobreviventes da época em que os animais do Norte da América migraram para o Sul (há mais de 3 milhões de anos), obrigado à aparição de o istmo de Panamá, esse lugar que hoje muitos vista por seu canal e seus praias. A razão de porque ele sobreviveu foi que a pesar de que sou avô (o lobo típico carnívoro) fora um caçador de grandes mamíferos, ele não foi assim: ele até hoje dia, adora comer sobretudo frutas.. sim, os vegetarianos se sentiram identificados e felizes de que este lobo se salvou por trocar sua dieta a uma com menos carne!. O lobo - guará é diferente entre os canídeos, mais do que 50% de sua dieta é composta de material vegetal. Eles consomem alimentos que estão em abundância. Durante o tempo húmido, consumo de frutas é superior pela abundância, embora durante o verão e consumo de mamíferos é maior. Ele come mamíferos pequenos como tatus, aves, insetos e alguns roedores. O mais triste é que agora é uma espécie em perigo de extinção em grande parte porque eles são assassinados porque as pessoas acham que são perigosos, são inconscientes do seu comportamento e a ecologia. Quando eles quase nem se quer lutam entre sim! A ausência de políticas e descumprimento da legislação contribuem para o lobo guará desaparece pouco a pouco. Assim, Brasil tem usado conservação ex situ por zoológicos para preservar as espécies, embora o nascimento e a reprodução é baixa.


CIÊNCIA E TECNOLOGIA OS PREGUIÇAS ESTÃO CANSADOS DE QUE OS CONFUNDAM COM OS URSOS PREGUIÇAS! Você poderá entender a estes animais se tem uma pessoa que não é de sua familia mas sempre é confundida como você! Emboras os nomes comuns são muito parecidos, os ursos preguiças e os preguiças são espécies de animais distintas e o que é mais drástico: os preguiças nem se quer são ursos. O que acontece é que a família dos ursos faz parte de um grupo do grupo de animais que são carnívoros e por isso, como todos os preguiças e também seus antepassados se alimentam só de folhas pertencem a outro grupo conhecido como folívora. Ah..mas sim é verdade que ambos são muito lentos e por isso tem nomes parecidos. Além ambos podem subir árvores facilmente!

O falso urso preguiça ( todas as espécies da família Folívoros) .Sao nativos de nosso continente

dos

O real ursos preguiças (Melursus ursinus).São nativos da Ásia

VOCÊ SABIA QUE..... TARTARUGA

JABUTI

CÁGADO

Diferença importante é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco.

Água não é com ele. Vive exclusivamente na terra. As patas traseiras tem formato cilíndrico, que lembram as de um elefante.

Distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre.

6


7


as maiores

CONSTRUÇÕES PAOLA MURCIA NICOLÁS RODRÍGUEZ

DO BRASIL

O Brasil é um pais que tem uma grande variedade de atrativos, desde a quantidade de espécies de fauna e flora da sua natureza até a riqueza cultural da sua povoação. Mas há uma que não tem a suficiente atenção, e são as imponentes obras de construção da engenharia feitas no Brasil. Este pais encontrase nesse momento numa das maiores fases de crescimento econômico. Uma das razões deste desenvolvimento é a indústria da construção. A engenharia brasileira conta com o reconhecimento mundial pela sua excelência técnica nas suas obras, e o grande tamanho delas. É por isso que o presente artigo irá apresentar algumas das principais obras brasileiras de engenharia civil.

8


O EDIFÍCIO MIRANTE DO VALE Este era o prédio mais alto do Brasil até o 2014, quando o Millennium Palace, com seus 177 metros de altura superou os 170 metros de altura do Mirante do Vale, mas continua a ser um edifício muito reconhecido em São Paulo, onde foi construído este arranha-ceús na década de sessenta. Sua construção demorou seis anos, desde 1960 até que foi inaugurado em 1966, sendo uma obra absolutamente inovadora na época, pois possui a característica de sua estrutura ser construída quase inteiramente por concreto armado, um fato bastante peculiar para um edifício desta altura, ao invés da tendência de usar a combinação de elementos de aço e concreto para fazer uma estrutura mista.

A PONTE RIO-NITERÓI O seu nome é Ponte Presidente Costa e Silva, mas é popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói. É localizada na baía Guanabara, no estado do Rio de Janeiro. A ponte Rio-Niterói liga a cidade do Rio de Janeiro e Niterói. A sua construção ficou concluída em 1974, sendo estruturalmente constituída por concreto armado pre-esforçado. É uma das maiores pontes rodoviárias do mundo medindo cerca de 13 km, dos quais quase 9 km são sobre água, pelo qual atualmente é a maior ponte de concreto pre-esforçado no Hemisfério Sul, e a sexta maior do mundo.

A ponte tem trechos de vãos feitos com vigas de aço, que foram todos fabricados na Inglaterra em módulos que chegaram ao Brasil por transporte marírtimo

9


COMPLEXO HIDROELÉTRICO DE ITAIPU E fechando a lista, mas sendo uma das mais importantes estruturas construídas está a Usina Hidroelétrica de Itaipu. Esta é uma barragem construída pelo Brasil e o Paraguai entre os anos 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares, e continua a ser uma das maiores barragens do mundo. O nome foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção, que no idioma tupi-guarani significa pedra na qual a água faz barulho. O complexo Hidroelétrico de Itaipu está localizado no Rio Paraná, e tem uma potência geradora de cerca de 14 mil MW, por causa das 20 unidades de geração de energia elétrica, com as quais abastece uma parte muito significativa da energia elétrica consumida em ambos os países. Em termos de recorde anual de produção de energia a usina de Itaipu ocupa o segundo lugar, atrás somente da Hidroelétrica das Três Gargantas, na China. Para sua construção o curso do rio Paraná, sétimo maior do mundo foi deslocado com 50 milhões de toneladas de terra e rocha; usou 13 milhões de metros cúbicos de concreto (o suficiente para construir 210 estádios de futebol do tamanho do Estádio do Maracanã); O ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel, e implicou a intervenção de cerca de 40 mil operários.

• • • •

Galeria da barragem de Itaipu. Fonte Turbina e o gerador. Fonte Descarregadores Itaipu. Fonte Ligação às turbinas da barragem de Itaipu. Fonte

10


AMAZÔNIA YESICA BELTRÁN TANIA TOVAR

mitos e verdades

Muitas coisas são ditas dia a dia da Amazônia, algumas são verdade outras invenção das pessoas. Hoje neste artigo vamos a descobrir quais mitos relacionados com a Amazônia são reais e quais são pura falsidade.

MITO DO PULMÃO DO MUNDO Falso: Faz décadas que essa ideia há sido cientificamente desaprovada. A floresta Amazônica brinda muitos serviços ambientais essenciais como a fixação de carbono mas não é uma produtora neta de oxigênio, as árvores respiram e consomem quase tanto oxigênio quanto produzem. Noutras palavras, esquece-se que um bosque tem um equilíbrio quase perfeito entre oxigênio e CO2. Além disso, a figura usada é insuficiente pois os pulmões não emitem oxigênio fora do corpo.

MITO DE QUE A AMAZÔNIA SÓ É BRASILEIRA Falso: Brasileiros gostam de dizer coisas tipo assim: “A Amazônia é nossa” e esquecem que a Amazônia possui 7 milhões de quilômetros quadrados que estão distribuídos entre nove países do Sul América: Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Brasil e Peru. Por isso tudo o que acontece nestes outros países afeta o Brasil e suas leis e políticas de preservação. Por exemplo, boa parte dos rios amazônicos nascem na Bolívia e no Peru, as construções de hidrelétricas nesses países podem afetar o curso dos rios no Brasil, por isso é necessário fazer políticas conjuntas entre os irmãos amazônicos para sua preservação.

11

VOCÊ SABIA? A amazônia legal cobre aproximadamente 60% do território brasileiro, apesar de ser uma grande extensão territorial só contém 12% da população nacional e tem a menor densidade demográfica do país.


CURIOSIDADES

MITO DA AMAZÔNIA COMO UMA HOMOGENEIDADE Falso: Apesar do imaginário da Amazônia como um só manto verde, enorme e uniforme, em poucas palavras, o “inferno verde”, existem muitas amazônias! As diferenças podem variar entre a diversidade de climas, de formações geológicas, de paisagens até a heterogeneidade política, social e económica. Em cada país há um enfoque diferente com respeito a os recursos naturais e as estratégias económicas nacionais que afecta o território e genera diferenças entre as diferentes regiões da amazônia.

IMAGINA!

QUE É AMAZÔNIA LEGAL?

A Amazônia tem a maior biodiversidade em uma floresta tropical pelo metro quadrado e foi declarada em 2011 como uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

É um conceito instituído pelo governo brasileiro usado para planejar e promover o progresso social e econômico dos Estados nessa região, os limites territoriais não foram feitos geograficamente se não desde um ponto de vista mais cultural e sociopolítico.

MITO DE QUE A AMAZÔNIA É “A FRONTEIRA DA HUMANIDADE” Falso: Muitas pessoas pensam que a Amazônia é a última fronteira da humanidade e que é um “espaço vazio” sem ocupar. A verdade é que a Amazônia não é tão virgem como se pensa, a região tem uma longa história de ocupação humana de mais de 20.000 anos. Foi objeto de migrações internas e os povos indígenas ainda hão ocupam e abandonam gran parte do território. Na atualidade é muito difícil contar a população indígena mas os científicos creem que há aproximadamente 1 milhão de indígenas só no Amazônia legal brasileira.

12


MITO DA RIQUEZA Falso: Se pensa que a floresta amazônica é tão grande que tem a capacidade de produzir recursos econômicos de forma contínua e por longo tempo. Embora que na Amazônia existem múltiplos recursos naturais que possuem um alto valor monetário como as árvores, as plantas medicinais, os minerais, o ouro, fontes hídricas, petróleo, etc.; esses recursos não são ilimitados e devem ser protegidos e utilizados de um jeito responsável. Também, muitas vezes busca-se reproduzir algumas lógicas produtivas como a agricultura extensiva que non pode-se utilizar na maioria do solo amazônico; é importante pensar de maneira local.

MITO DE QUE A GENTE NÃO PODE FAZER NADA PARA PRESERVAR E CUIDAR A AMAZÔNIA Falso: O principal inimigo da Amazônia é o desconhecimento, muitos falam dela mas poucos conhecem seus ecossistemas, suas peculiaridades, suas trocas de energia. Isso faz que o povo em geral não tenha uma consciência sobre o que ela representa não só para Brasil senão pelo mundo inteiro. A melhor coisa que as pessoas podem fazer é mudar sua atitude, adotar e levar o conhecimento sério às crianças, adolescentes e adultos através da educação, além disso vivenciar o ambiente amazônico, não só como uma rota turística se não conhecer suas relações harmônicas, ensinar a diversidade cultural, de línguas e costumes individualizadas por seus valores ancestrais.

IMAGINA! A Amazônia tem a maior biodiversidade em uma floresta tropical pelo metro quadrado e foi declarada em 2011 como uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

DADO CURIOSO: A Amazônia Brasileira está constituída por nove regiões do país: Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Acre e Tocantins.

MITO DE O INDÍGENA COMO UM FREIO PARA O DESARROLLO Falso: existe uma ideia de que os povos indígenas têm demais terras e que não fazem ninguna coisa produtiva para desenvolvimento dos países que tem uma parte da Amazônia. Esto baseado no desconhecimento das comunidades indígenas que os excluem dos modelos de desenvolvimento. Tudo é uma questão do contraste entre a vision indígena de a relação homem-natureza com a ocidental. Como em ocidente a terra é uma propiedad de valor comercial, não se compreende-se o respeito e forma de produção equilibrada das comunidades indígenas.

EM CONCLUSÃO, O QUE CONHECEMOS DA REGIÃO AMAZÔNICA É GENERALMENTE ERRADO, POR ISSO É NECESSÁRIO QUE TODOS NOS INTERESSAMOS MAIS POR SUA DIVERSIDADE CULTURAL E NATURAL.

13


CURIOSIDADES

muitos falam dela mas poucos conhecem seus ecossistemas, suas peculiaridades, suas trocas de energia.

14


CURTA-MET

MARTHA LUCIA CEBALLOS LIGIA ELENA FONSECA


ARTE E CULTURA

TRAGENS O cinema brasileiro é marcado pela diversidade de temas e enfoques. As produções procuram atender públicos variados e é mesmo assim que tem comédia, drama, política e filmes policiais dentro das temáticas tratadas dentro das obras. Os seguintes curta metragens de pequena duração tem muita importância enquanto fazem críticas sobre a sociedade brasileira que é um reflexo da cultura latino americana, marcada pela desigualdade social e a falta de oportunidades.

na

: li ÃO

AÇ TR US

IL ja Ro s

16


1 1 2 3 4

“Blah, blah, blah” (1965), de Andrea Tonacci

O filme é o pronunciamento público em rede de televisão nacional, feito pelo ditador de um país. Alternando momentos de calmaria depressiva e explosões de ira contra as guerrilhas urbanas, o Ditador faz um discurso que se encaixa muito bem no Brasil da época. Em sua fala, percebemos o enaltecimento da guerra, a promessa de repressão mais dura, o respeito às instituições, valores, e principalmente ao poder.

“Zézero” (1974), de Ozualdo Candeias

Um homem parte da sua terra em busca dos prazeres da metrópole. O trabalho, a moradia, o sexo e a subsistência se revelam difíceis e brutais. O homem ganha a loteria, volta ao campo e encontra morta a familia, fato que lhe faz perguntar-se, o que fará com o dinheiro? O filme de Ozulado Candeias aborda de forma inteligente e irónica os problemas das pessoas que migram desde lugares afastados do país até as grandes cidades. O diretor utiliza o filme para criticar o discurso da publicidade caracterizado pelas ideias do consumo desenfreado e a banalização da figura da mulher. Apesar dos anos o filme não perde importância, uma das joias da história do cinema no Brasil.

“Enterro de Di Cavalcanti” (1977), de Glauber Rocha

No dia 26 de outubro de 1976, depois da morte do pintor Di Cavalcanti, Glauber Rocha pegou a sua câmara e correu para o funeral com a ideia na cabeça de homenagear o amigo. O registro virou o curta Di-Glauber, que foi censurado por ser considerado um desrespeito a memoria de Cavalcanti. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes, em 1977, antes que a Justiça proibisse a exibição em território nacional. Na época, Glauber justificou dizendo que “filmar meu amigo Di morto é um ato de humor modernista-surrealista que se permite entre artistas renascentes: Fênix/Di nunca morreu. No caso o filme é uma celebração que liberta o morto de sua hipócrita-trágica condição”.

“Mato eles?” (1982), de Sergio Bianchi.

Curta-metragem documentario experimental o qual o director tenta mostrar a vida dos indios. Tenta, porque no determinado momento Bianchi pergunta para si mesmo o que afinal está fazendo com este filme sobre índios: Mato eles?, responde ele mesmo com outra pergunta. O filme e um certificado que comprova uma condição cruel, desumana e oportunista sobre os índios. Apenas uma amostra dos trabalhos de Bianchi que viriam depois.

5 15 13 17

2

6


ARTE E CULTURA

3 5 6 7 8

4

“Ilha das Flores” (1989), de Jorge Furtado

O filme serve-se de recursos retóricos para ilustrar passagens da história da humanidade, principalmente aquelas ligadas às questões sociais, humanísticas e ambientais. O ponto central do curta pode ser definido como um retrato moderno das grandes cidades em que a questão da desigualdade social está intimamente ligada à degradação ambiental. A ilha das flores expressa a contradição da sociedade de consumo, pois, embora constituída de seres racionais, tem como producto final a desigualdade. Catalogado como um dos melhores curta metragens no mundo, a Ilha das flores mixtura o surreal e o absurdo com a realidade num filme que olha a condição humana de uma forma enfeitiçante.

“Amor” (1994), de José Roberto Torero

Curta metragem de 14 minutos que tenta mostrar o conceito “amor” partindo de diferentes pontos de vista. Por meio de pequenas histórias o filme revela que amar não é uma coisa simples e que pelo contrário, é complicado pôr em prática esse sentimento de maneira certa. O curta metragem mantém todo o tempo um matiz irônico e divertido que faz o espectador refletir sobre o seu próprio conceito de amor e seu próprio jeito de viver as relações com os outros.

“A mão que afaga” (2012), de Gabriela Amaral Almeida

Traz a história de uma festa de aniversário para um menino de nove anos que tem poucas chances de dar certo. Estela, mãe solteira do menino, Tem sérios problemas de comunicação. Mal consegue se aproximar com o menino Lucas, e embora converse com mais de 200 pessoas por dia, ela parece nao ter amigos e parece mais insegura, carente e triste. “A mão que afaga” é um filme expressivo que consegue, por meio da fotografia, a direção de arte e o design de som mostrar a infelicidade e os conflitos dos seres humanos que não conseguem se adaptar totalmente a esta nossa sociedade cheia de dificuldades, carencias e egoísmo.

“Eu nao quero voltar sozinho” (2010), de Daniel Ribeiro

O curta metragem conta a história de dois meninos, Leo e Gabriel, quem acabou de se mudar para São Paulo. Entre eles dois começam uma relação de amizade que vira namoro de um jeito doce e singelo que representa o despertar do amor entre adolescentes. A grande sacada dessa que poderia ser uma história clichê é que um dos amigos é cego, fato que serve como alicerce para o desenrolar de uma imperdível história.

7

8 18


TRABALHOS


ARTÍSTICOS


19

“O banheiro público é um dos poucos espaços abertamente segregados na cultura ocidental contemporânea, e as diferenças físicas entre homens e mulheres ainda sujeitam (e são naturalizadas por) seu design. Como tal, eles proveem um terreno fértil para trabalhos críticos que questionem como as assunções convencionais sobre o corpo, sexualidade, privacidade, e tecnologia podem ser formadas no espaço público e inscritas através do design”. OLGA GERSHENSON and BARBARA PENNER, Introduction: The private life of public conveniences

FOTOGRAFÍA ÁLVARO CORREDOR BOHÓRQUEZ


ARTE E CULTURA

DESIGN

CaTÓ. Desenho de modulo para a criação de móveis de papelão

caTÓ

Fabián Carvajal-- Hafid Amador -- Liliana Cando

FABIÁN CARVAJAL ÁLVAREZ

O papelão é um material amplamente utilizado por estudantes de projeto para fazer modelos graças ao baixo investimento, facilidade de manuseio e resistência do material. Em geral é parte do processo de concepção de um produto, mas raras vezes no resultado do produto . (Exceto por sua embalagem). A suposta pouca durabilidade e fragilidade do material são preconceitos de alguns desenhadores e consumidores já que pode parecer um material não apto para construir uma cadeira, uma estante, uma mesa ou armario mas a verdade é outra. Con papelão se poden ser feitos desde embalagems até moveis e arquitetura efêmera. E há muitos exemplos de projeto agora no mercado. Ja que um moveil de papelão bem pensado e projetado como “caTÓ” pode ser tão rígida, dura e forte como um madeira e papel dobradura.

20


DOCUMENTAL LIGIA ELENA FONSECA

Caminhos de liberdade surge no contexto do caribe colombiano, a necesidade de muitas mulheres mestizas e afrodescendentes de utilizar novamente o seu cabelo natural. Estes cachinhos, de todos os tamanhos e todos os jeitos, são um símbolo de empoderamento e aceitação no meio de uma sociedade que canoniza e classifica a beleza dentro de umos parâmetros estreitos e pouco realistas. Beleza é aquela coisa que tem o privilégio da liberdade. Beleza é diversidade.

21


ARTE E CULTURA

ILUSTRAÇÃO NATALIA GUZMÁN CASTAÑEDA

A música é um fenômeno da sociedade feito por ela mesma, um fenômeno que tornou-se um modo de pensar, um jeito de identidade. Muitas pessoas falam de que a música clássica morreu há muito tempo, que as bicharadas comem de ela, mas graças a ela, a música é o que é, uma das coisas mais maravilhosas da criação humana

22


DOIS BONS AMIGOS EM FACULTADES DIFERENTES Dada a dinâmica em que nós estamos, não percebemos a execução efectiva de todas as profissões em um lugar de trabalho, por isso às vezes não sabemos que finalidade tem uma carreira, por exemplo: sempre ao ouvir o trabalho social, não sabemos nem que é ou o que pode aplicar uma pessoa estudando isso. Também pode suceder isso quando perguntamos pela administração da empresas, porque seu campo de atuação profissional não é tão conhecida para algumas pessoas. Portanto,o objetivo deste artigo será explicar um pouco a relação entre estas duas carreiras que ainda que estão em diferentes faculdades na Universidade, tem muitos aspectos interessantes para saber e compreender, configurando-se como duas disciplinas irmãs que pelas conexões e aplicações tem muita importância nas organizações e na vida laboral. Para começar a administração das empresas, basicamente é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a utilização dos recursos e atividades de trabalho, a fim de alcançar os objetivos ou metas da organização de uma maneira eficiente e eficaz. Além disso, administração de empresas tem muitas direções em que os profissionais podem se especializam. Eles são finanças, marketing, concepção dos projetos, direito do trabalho e o mais importante para o propósito deste artigo, é recursos humanos. Gestão de recursos humanos, com a qual vemos a importância de trabalhar para as empresas, esta área da carreira é a que está mais ligada ao trabalho social. Da mão disso, o trabalho social é dentro das ciências sociais uma das profissões mais desconhecida e subestimada. Tem um amplo sentido académico tentando estudar as necessidades sociais com o

25

propósito da transformação e a mudança. É uma profissão que se forma desde a mistura de outras abordagens sociais como sociologia, antropologia e ciência política, encontrando seu desarrollo ou seu essencia na prática social: a propensão por o bienestar das pessoas. Um dos campos nos que e desarrollado o trabalho social é o espaço laboral e organizacional (coincidindo com o campo da administração).Nestes espaços há uma mediação entres os interesses mercantis e produtivistas das empresas e os interesses do bemestar que demandam condições seguras para eles e suas famílias. Este trabalho social organizacional está orientado à promoção do crescimento pessoal dos trabalhadores e suas famílias, contribuindo ao fortalecimento de um clima laboral ótimo e ao desarrollo social do entorno da empresa. Neste campo o trabalho social está dirigido à gestão humana em processos de seleção de personal, contratação, indução, entretenimento, relações laborais, saúde ocupacional, gestão do desempenho e formação e desenvolvimento. Esta, contribui a processos e ações que procuram o sucesso dos objetivos da organização a nível de competitividade e sobrevivência no tempo. Muitos trabalhadores sociais acham que esta forma da profissão tem um componente mais administrativo, onde o objetivo principal é ser um agente de transformação baseado numa visão integral do ambiente laboral. Para muitos científicos sociais e com conhecimentos econômicos e administrativos estas duas profissões são adicionais e se realimentam desde seus processos de intervenção social e sobretudo desde a projeção da gerência social. Estes dois fazem um projeto interdisciplinar interessante desde dois pontos de vistas: o desenvolvimento organizacional e empresarial e o desarrollo integral do talento humano.


CRÔNICAS

A abordagem do que se entende por Trabalho Social e Administração permite reconhecer que, desde que se tem referência da existência do ser humano, a preocupação por atender aos desvalidos e afetados, assim como o acionar administrativo para planejar, organizar, dirigir e controlar diversos processos, que sempre estavam e estão presentes Berrio, 2014, pág. 423, Tradução feita baseada no texto original em espanhol.

• • •

Nesta relação às carreiras podem ter muitos aportes entre elas. Por exemplo, a administração aporta ao trabalho social saberes, ferramentas teóricas sobre a planejamento, organização, direção e avaliação, metodologias e técnicas da investigação, enquanto o trabalho social aporta à administração a perspectiva crítica, reflexiva, propositiva e humanística, assim como o análise da realidades sociais. Como conclusão preliminar podemos assinalar que estas duas carreiras compartem algumas funções sociais dentro dos seus desarrollos, assim como podem ser bons aliados nas organizaciones procurando não só o rendimento econômico das empresas sino também o bem-estar das pessoas. Para isso há estratégias comum como a gerência social. Esta é uma aposta das carreiras, procurando uma visão integral e interdisciplinar para integrar o relativo ao bem-estar das pessoas e o desarrollo económico das empresas. Esta proposta permite uma reinvenção dos enfoques administrativos humanísticos, onde o ser humano é a fonte ou a base do avanço empresarial e organizacional.

Berrio, O. (2014). Conversaciones entre la Administración y el Trabajo Social. Prospectiva N° 14, 417 - 439. Menéndez, A. (S.f.). Administración y Trabajo Social . S.F., 13. Pérez, L., y Díaz, Y. (2014). Trabajo social organizacional y en salud ocupacional en Colombia. Inicios, desarrollos y desafíos. Revista Eleuthera, 10, 121-145

26


A DOENÇA

DO MUNDO DENIZ ANDREA SANCHEZ

25


CRÔNICAS

Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la Edmund Burke

Na atualidade é claro que o mundo atravessa mudanças constantes, é sua natureza, pois este sempre está em movimento; cada dia os meios dão a conhecer novas etapas que recorre o mundo, mas muitas dessas sem nota-lo já têm parte de seu passado. Os incidentes tendem a repetir-se por causa do pouco conhecimento de seus antecedentes já bem seja por parte das pessoas que vivem estes acontecimentos, mas não chegam se interessar ou o inclusive por aquelas que não têm a noção de sua ocorrência. Outra razão nasce em que na janela de tempo que não toma limite traz consigo novos medos que realmente são mais velhos do que parecem. Na atualidade é claro que o mundo atravessa mudanças constantes, é sua natureza, pois este sempre está em movimento; cada dia os meios dão a conhecer novas etapas que recorre o mundo, mas muitas dessas sem nota-lo já têm parte de seu passado. Os incidentes tendem a repetir-se por causa do pouco conhecimento de seus antecedentes já bem seja por parte das pessoas que vivem estes acontecimentos, mas não chegam se interessar ou o inclusive por aquelas que não têm a noção de sua ocorrência. Outra razão nasce em que na janela de tempo que não toma limite traz consigo novos medos que realmente são mais velhos do que parecem.

Este artigo precisamente se trata de esse erro que se tende repetir uma y outra vez, nos damos o nome de a doença de esquecimento e a isso que podemos chamar um antídoto: História de um povo, ela está em constante transformação, falo de episódios por guerras que têm tanto o menos de razão de ser que algumas já ocorridas

28


ou por seguir entregando nossas ilusões a governantes semelhantes com discursos idênticos cheios de orações que têm mais anos que a duração das promessas nelas. Um povo deve se conhecer, forjar sua própria identidade, envergonhar-se e orgulhar-se dos diversos momentos de sua história e não acreditar sem contestação. Referente à obra de Setonio conhecido como um dos primeiros historiadores quem dedico sua vida pra narrar acerca dos governantes de Roma uns cheios de mentiras, traições e mortes, outros de paz, tranquilidade y bondade. Este é precisamente o ponto, o ser humano esquece tudo o bom e o mau, não tem noção de passado ou antigo e se ele o tem não o usa. Toma decisões por guerras que não viveu dizendo sim ou não a uma paz que não merece e não tem em conta seu historia mesma nem a de seu povo. Eu quisesse ter a força da natureza pra lembrar-lhe-á a o homem que tem um passado e que deve usá-lo como ferramenta pra isso que chamamos futuro. Tentar predizer o futuro é uma ideia cheia de altos e baixos já que este assunto não se fundamenta em algo solido. Seu maior alicerce está posto em conjeturas que podem ou não ser possíveis, é por isso que o estudo do passado é uma enorme ferramenta pra estar preparados ante qualquer coisa que vinha. O escritor Ray Bradbury plasma o modo em que ele percebia a natureza humana em seu livro “crônicas marcianas”, ele pensava que era uma raça lerda e egoísta; na obra os humanos em seu afã de transcender e perdurar só quer conquistar e possuir a terra de marte termina destruindo tudo a seu caminho, levando se consigo grão parte da historia o sintoma mais forte da doença. Ignorar ou evitar é o mesmo que esquecer, mas por conta própria este é um dos sintomas mais fortes da doença e poucas pessoas podem sair de este; quantos mais feitos devem ocorrer pra que realmente nos logremos liberar e entendamos que nos somos temos que tomar a decisão de aceitar o antídoto.

29


CRÔNICAS

O EFEITO

TRUMP SEBASTIÁN RIAÑO VELÁSQUEZ

Desde novembro 08 o mundo está muito preocupado com a vitória de Donald Trump como o próximo presidente dos Estados Unidos, e não é para menos, durante a campanha do republicano este foi amplamente criticado pelos politicos e jornalistas de todos os paises, especialmente por suas declaraçoês xenófobas aos imigrantes, aos islâmicos, sua opinião sobre as relaçoês comerciais que tem atualmente a econômia estadounidense, até alguns escândalos sexuais. Não há duvida de que o presidente norte-americano é a pessoa mais importante na terra, ao seguinte dia de conhecer os resultados do novo ocupante da Casa Branca, o efeito Trump se sentiu em todo o mundo, os mercados financeiros caíram após da sua eleição deixando instabilidade e incerteza pelos proximos meses, e a bolsa de valores do Brasil não foi a exceção. O magnata disse durante sua campanha que vai romper alguns dos mais importantes acordos comerciais que tem os americanos, se bem que não existe um acordo de livre comércio com os brasileiros, estas declaraçôes são preocupantes porque Estados Unidos é um parceiro importante a nível comercial para Brasil, eles são o primer pais ao que Brasil importa e o segundo maior destino das exportações brasileiras. Embora Trump seja republicano, e os republicanos apoiem as politicas de livre comércio, Trump tem uma perspectiva mais protecionista, por isso ele diz que vai fazer que “América volte ser grande outra vez”, tentando sacar as coisas que sujam o sonho americano e fechando suas fronteiras.

Estados Unidos, empregos que as grandes empresas levaram para esses paises; isto não é outra boa notícia para Brasil. Apesar de que alguns especialistas dizem que as relações bilaterais com os norte-americanos não vão mudar, tudo depende da química entre Temer e Trump, mas Donald é sinônimo de imprevisibilidade em todos os sentidos, Brasil não pode confiar nas decisões de um homem que não tem experiência na politica, e que sabe pouco sobre os impactos econômicos e sociais que podem ter suas palavras. O melhor camino que os brasileiros podem tomar é buscar novos parceiros comerciais, ou fortalecer suas relações com os chinos por exemplo, ou com os paises da região, porque se esperam até o que Trump abra sua boca novamente, podem arriscar-se a que sua recuperação econômica seja afetada, além disso se os brasileiros imigrantes são devolvidos vão estar desempregados, e aliás, devido á incerteza das politicas que Donald Trump tome no seu governo, a moeda local pode sofrer uma depreciação mais forte do que o dia após das eleições. Ainda assim está nas mãos dos brasileiros mitigar um pouco o efeito Trump.

Já em 2015 Trump disse que alguns paises, entre eles China, Índia e Brasil, estavam “robando” empregos aos

30


minha vida desde

a MÚSICA FELIPE CORTÉS

Tenho 21 anos e desde criança a música tem sido muito importante em minha vida, e eu não sou cantor o produtor famoso. Acho que por meu jeito de lembrar as coisas com ela posso mostrar os momentos de minha vida e tentar explicar o porquê sou esse cara para muito esquisito que gosta dos gatos, os filmes com muito sangue e dançar com Joy Divison. Nos primeiros anos de vida pela minha má memória vou falar da única lembrança que eu não posso lembrar e que vou incluir aqui: sendo só um bebe de 2 anos minha mãe sempre cantava para mim duerme negrito de Mercedez Sosa, ela disse que eu podia dormir facilmente e até hoje ela canta para mim essa música (não para dormir só brincadeira). Já com 5 anos eu gostava de mais do Carlos vives, meu pai tinha um LP dele e eu sempre pedia a música Rosa eu ficava muito felz quando soava, dançava e me-relaxava.

31

LP Carlos Vives ,la tierra del olvido

Embora agora por um motivo que não posso explicar odeu tudo o que carlos vives fez ,não posso acreditar que sua música virara merda pura. Aos 7 anos resulta impossível para mim esquecer um momento que eu chamava os ¨ domingos de salsa¨, meu pai acordava as 7 da manhã e colocava desde hector lavoe passando pelo ruben blades até O gran combo de puerto rico. O dia tudo ele ficava dançando com minha mãe para mim isso era muito legal por que podia sentir como a música produzia algo especial em ele que não podia explicar. Com 9 anos o Rock chegou a minha vida pelo meu pai com um CD de Mana chamado Donde jugaran los niños ,eu podia passar o dia todo com minha irmã fazendo Karaoke com um livrinho onde estavam todas as letras. Nesse momento comecei uma exploração pelo rock em espanhol, Los Prisioneiros,Cafeta cuba ,Caifanes foram as bandas mais importantes. Lembro que ficava surpreso quando escutava Devuelveme a mi chica dos Hombres G, o feito de que eles dissessem uma grosseria era emocionante para mim porque eu achava que não era correto.


CRÔNICAS

CD Mana ,donde jugaran los niños

De lá aos 12 anos alimente meu gosto musical com músicas irreverentes em meu imaginário, sentia uma preferência especial pelo molotov músicas como Puto, Cerdo ,El canal de las estrellas tinham uma temática suja de coisas esquisitas. Acho que nesse momento eu já era um adolescente e pelas coisas da vida na escola conheci ao Jhon um cara que gostava do Punk, eu achava muito legal seu jeito de vestir e de atuar. No pouco que eu sabia do mundo nesse momento para mim ele era diferente ao resto das pessoas. Com o tempo ele começou a compartilhar música com Eskorbuto sendo o primer grupo de punk que eu escutei, lá acho que minha percepção pelas coisas começou a trocar, eu odiava a tudo o mundo e encontrava na violência algo legal. Nesse mesmo ano (2006) assisti ao primer show de minha vida, foi rock al parque, lá todas as expreções musicais estavam reunidas no mesmo lugar. Ao princípio eu não podia acreditar que no mundo tivesse tantas pessoas procurando uma forma de ser por médio da música, pensei que o punk poderia ser a resposta a essa pesquisa no meu caso. O que mais lembro desse show foi a apresentação da Pestilencia porque quando começou uma montagem do Papa (Benedito XVI) apareceu numa tela dando a bemvinda e dizendo coisas satânicas, foi muito legal.

32


boleto do show black lips e padaco de papel

Os primeiros efeitos do Punk na minha vida foram ruins, lembro que eu quase sou expulsado da minha escola tive que chorar e chorar para que eu tivesse outra oportunidade. Nessa época eu morava com meu primo ele achou que essa música não era o melhor para mim e decidiu pegar toda minha música ao lixo. Eu briguei muito mas decidi dar um passo ao lado e ficar com as coisas boas que o punk tinha deixado como o gosto pelos ritmos rápidos e uma atitude de inconformismo pelas coisas. Nos anos que seguiram as coisas melhoraram na escola e meu único contato com a música foi o rádio e a TV. Dos 13 anos aos 15 minha rutina era chegar da escola assistir MTV o VH1 a tarde toda e pela noite fazer tarefas escutando Radiactiva .Eu achava legal os vídeos

33

das músicas e lembro que eu fazia gravações para escuta-los quando eu quisesse. Nessa época conheci ao Queen, Metallica, Red hot Chilli peppers bandas que para mim todas as pessoas que gostam de rock deveriam escutar. Terminando a escola eu não escutava um gênero em especial, comecei a ser mais relaxado, mas meus amigos do colégio tinham um grupo musical. Eles gostavam do indie e ensejavam todas as sextas eu acompanhava eles sempre. No meu primer ensaio com eles eu achei que eram ruins demais, mas pensei que com o tempo melhorariam. Logo de seis os sete ensaios perdi a fé neles mais achava muito legal o ambiente durante e depois do ensaio, quase sempre terminávamos bebidos em algum parque cantando Reptilia dos Strokes e prometendo que na próxima sexta as coisas melhorariam, esse dia nunca chegou.


CRÔNICAS

...logrei sentir a música do mesmo jeito como meu pai nos domingos de salsa algo incrível.

troco de papel com set list das musicas do meu primer show em asilo - Polikarpa y sus viciosas

A escola termino e até hoje são quatro os anos que tem estado na universidade (2012-2016). Eu estudo engenharia química e acho cada ano eu tenho procurado com a música um escape da rutina e o pensamento estruturado necessários na minha faculdade. No meu primer ano escutei muito Post-Punk por que gostava da temática sombria e triste detrás das músicas e sua relação com os filmes serie B e gore. No 2013 eu viaje a Medellin ao festival Altavoz para o show do Misfist embora não gostei deles pode conhecer uma nova cidade e pessoas. Depois em 2014 estive em o show de minha vida, o grupo foi Black lips realmente eu fui convidado por um amigo e quando já estava no lugar antes de que eles tocassem eu encontrei com uns dos integrantes da banda, a gente começou a falar e eu termine no camarim com ele compartilhando grupos musicais e experiências. Ele tinha deixado a escola e começou a fazer música com seus amigos dizia que era feliz por que gostava do que fazia, ao final de nossa conversa ele compartilho suas bandas favoritas com eu num pedaço de papel. No show eu acho que logrei sentir a música do mesmo jeito como meu pai nos domingos de salsa algo incrível. Em 2015 minha irmã falo para mim que existia um bar chamado asilo onde as pessoas colocavam a música do que eu gostava, um dia decidi assistir e foi muito legal por que músicas que nunca pensei dançar empeçaram a Produzir em mim essa sensação, hoje assistir ao asilo é uma catarse para mim onde outro felipe aparece e ficou louco.

Hoje finalmente estou fazendo esta reflexão de minha vida ao redor da música, o encontro como meu momento musical são muitas coisas boas e mas, pessoas, lugares ,sentimentos que sim ela não teriam o mesmo significado e importância. Obrigado pra ela ! 34


AS LENDAS

Futebol brasileiro

SEBASTIÁN PARRA COLUNISTA CONVIDADO: MI

Ga

incha

35

rr

lé Pe 23 de Outubro de 1940 em Três Corações Minas de Gerais, nasceu um dos maiores jogadores de futebol do mundo ele é Edson Arantes do Nascimento mais conhecido no mundo do futebol como Pelé. Começou sua carreira jogando para o Santos do Brasil. Aos 16 anos ele considerado para a seleção Brasileira , aos 17 anos ele alcançou sua primeira copa do Mundo de futebol. Sua técnica e capacidade atlética natural foram universalmente elogiadas e durante sua carreira, ficou famoso por sua excelente habilidade de drible e passe, ritmo, chute preciso, habilidade de cabecear, ele foi o único jogador na historia do futebol brasileiro em integrar 4 seleções para as copas mundiais de 1958,1962,1966 y 1970 , de aquelas competições ele ganhou as copas de 1958, 1962 y 1970. Uma das curiosidades de Pelé foi que ele viveu o Maracanaço ele disse que foi “A primeira vez que ele viu seu pai chorar ”.

Manuel Francisco dos Santos “alegria do povo” o Garrincha conhecido assim pelo povo brasileiro nasceu em Magé, Rio de Janeiro o 28 de outubro de 1993, foi um dos melhores jogadores de futebol do mundo e o mais celebre ponta-direita ainda com suas pernas tortas e sua perna direita seis centímetros mais curta que a esquerda, também é considerado como o maior driblador da historiA do futebol. Garrincha ganhou com seu time brasileiro as copas do mundo de 1958 e 1962. Ele jogou em os times de Junior na Colombia, Red Star da Francia e os times do Corinthians e Botafogo do Brasil. Ganhou as distinções de melhor jogador da copa mundial do futebol (1962), o quarto melhor jogador sulamericano (2006) e o oitavo melhor jogador de futebol do século (2004). Garrincha morreu no dia 20 de Janeiro de 1983 no Rio.


ENTRETENIMIENTO

ISTER W

na ldo Ronaldo Luís Nazário de Lima mais conhecido como Ronaldo, nasceu o 22 de setembro de 1976, foi a seus 16 anos que ele fez sua estreia no futebol profissional graças a Jairzinho pelo campeonato Brasileiro de 1993 defendendo o Cruzeiro. Ele foi o maior goleador na história da copa do mundo de futebol durante oito anos, Ronaldo é o segundo goleador histórico da seleção brasileira depois do Pelé. Ganhou o mundial da Corea do Sul e Japão 2002 e o vice-campeonato na França 98. Ele também obteve a copa América de 1997 e 1999, assim como muitos títulos europeus com times como o PSV Eindhoven, FC Barcelona, Inter de Milaõ, Real Madrid e AC Milaõ. Foi galardoado com o prêmio FIFA World Player em 1996, 1997 e 2002, ganhou a bola de ouro no mundial da França 98 e a chuteira de ouro no mundial de Corea e Japão 2002. Ronaldo afasta-se como jogador no Corinthians de Brasil, equipe que o fichou em 2008 e anúncio sua afasta aos princípios de 2011.

naldinho o R

Ro

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou simplesmente Ronaldinho (Porto Alegre, 21 de março de 1980), é um jogador de futebol brasileiro , ele é extremadamente habilidoso e muito preciso em seus chutes e passes, é considerado por muitos especialistas como o jogador de futebol mais talentoso de sua geração. A carreira profissional de Ronaldinho iniciou no Grêmio .Em 2002 ganhou o mundial de Korean e Japão , depois chegou o auge na temporada 2004 e 2005 que o craque se consagrou realizando jogadas fantásticas , conquistando o campeonato Espanhol , foi campeão de champions league em 2006 , depois foi pra Milão, Fluminense do Brasil y E finalmente foi pra Atlético de Mineiro alá jogo na copa libertadores da América ganhou essa competição sendo o jogador com todas as competições mais importantes de futebol ganhas.

36


RINDO

ÁLVARO CORREDOR BOHÓRQUEZ

Com Fredy Tovar

HISTORIA ENGRAÇADA - Filho! Você precisa mudar. Disse a mãe do garoto. - Mudar pra quê mãe? Eu estou super legal. - Sei! Você ta legal é para se dar mal na vida. Depois que você acabou o colégio você não quer saber de mais nada. Agora fica aí o dia inteiro dentro desse quarto só comendo e dormindo. Essa semana você ficou dormindo na segunda, ficou dormindo na terça, na quarta, na quinta e hoje que é sexta feira, você só saiu do quarto para ir ao banheiro. Ficou dormindo o dia inteirinho. Eu não sei como você aguenta? Quero só ver o que você vai fazer na semana que vem. Desabafou a mulher. - Pode ficar tranquila mãe. Na semana que vem eu vou fazer um lance diferente. - Vai? - Vou!...Quero sair dessa rotina. - Que bacana filho! O que você vai fazer? - Vou dormir na sala.

37


ENTRETENIMIENTO

1 2

3 4

55 6

O comprador pode, e deve, pedir descontos nas lojas colombianas sem ficar com vergonha. A prática é corriqueira

Lembre-se que palavras em inglês podem ser pronunciadas de formas diferentes ao que está acostumado. Se pedir um na Colômbia um “hot dog” no jeito brasileiro,com som de “i” após as consoantes finais, ninguém vai entender o que está dizendo

Dar abraços, calorosos ou nem tanto, não é algo corriqueiro e são mais reservados para ocasiões especiais.

Expressões em português que costumam ser usadas pelos brasileiros podem soar estranhas em espanhol. É o caso do “pode ser”. Ela é dúbia para os colombianos, que não entendem se estamos dizendo “sim” ou “não”

Nunca faça piadas que mencionem o narcotraficante Pablo Escobar, já morto, e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Os colombianos vão julgá-lo como um mal-educado ou um ignorante

7

Os homens devem evitar calçar chinelos em Bogotá – a regra se aplica para os dias mais tórridos. As sandálias mais famosas do Brasil significam, pelo menos por lá, estar muito mal vestido na capital colombiana

8 9

10

Os colombianos são fechados quanto ao beijo. Tentar beijar uma mulher durante a noitada pode gerar grandes confusões para o beijoqueiro

Os brasileiros podem se surpreender ao ver que as pessoas vestem roupas brancas em festas formais, como se fosse uma reveillon brasileiro. Em algumas regiões do país, essa cor é considerada de extrema elegância. E o “preto básico”, só que às vezes

Falar “moça” ou “moço” para as pessoas que atendem você em um café ou um supermercado é o mesmo que dizer “amante” na Colômbia

DEZ CONSELHOS PARA VOCÊ SOBRE OS FALSOS AMIGOS E DICAS

Em várias regiões do país, não se come feijão com a mesma frequência que no Brasil. No almoço colombiano, a base principal é de ensopados. Geralmente o feijão é consumido uma vez por semana

obrigado por ler nossa revista até o fim


Mais : N U S C I ém COM studantes da b m a t Veja dos e ê c o v a r mbia a o l p o s C a i r a ó d t s i h Nacional e RE!!! d a V I d i L s e r e s v o i v n U S exclusi O H N E S E com D


colagem #1