Issuu on Google+


Show no Palco

t


O Cordão do Boitatá foi criado em 1996, no Rio de Janeiro por músicos e estudantes de diversas áreas.O grupo musical amadureceu a partir da vivência do ciclo anual de festejos populares (Carnaval, São João e Pastoril) e tendo como norte grandes nomes da música brasileira e universal, de Xangô da Mangueira a Johann S.Bach, de Hermeto Paschoal a Astor Piazzolla, de Dona Yvone Lara a Villa-Lobos. Foram os PIONEIROS de um movimento que recolocaria A CULTURA POPULAR brasileira em pauta.


Criando uma linguagem musical de grande beleza, fundaram em 1997 o seu bloco de carnaval que é atualmente é muito aclamado pela crítica especializada e apontado como um dos principais responsáveis pelo ressurgimento do carnaval de Rua no Rio de Janeiro.


O CARNAVAL DE RUA CARIOCA O pioneirismo e a vanguarda são papéis exercidos pelo Cordão do Boitatá no carnaval de rua carioca desde sua retomada no fim dos anos 90. Ao longo dos anos, nossa festa se adaptou ao crescente número de foliões, recriando seu formato e prevendo maneiras de tornar a folia criativa artisticamente e responsável socialmente. Trajetos alterados para desafogar o trânsito, parcerias criadas para melhorar a infra estrutura, técnicas de regência em meio ao caos da folia, tudo isso foram conhecimentos adquiridos e experimentados, antes mesmo do poder público abrir os olhos para o potencial do carnaval de rua carioca. Fincando a bandeira branca da arte da música na festa carnavalesca, o grupo não abre mão de nadar contra a maré dos modismos e valoriza a boa música esquecida pelos grandes meios de comunicação, caçando tesouros musicais no passado e no presente, no Brasil e no mundo.


OBJETIVOS

- Estimular a produção e difusão cultural e artística carioca; - Apoiar os criadores e suas obras; - Proteger as diferentes expressões culturais da sociedade brasileira; - Proteger os modos de criar, fazer e viver da sociedade

brasileira; - Preservar o patrimônio cultural e histórico brasileiro; - Dar prioridade ao produto cultural brasileiro;


- Porque é carioca no samba e na bossa - Porque é plural e democrático

- Porque arrebata milhões de apaixonados - Porque resgata os carnavais de Antigamente - Porque é música boa para dançar - Porque faça chuva ou faça sol, estão - todos de braços abertos, sempre.


IMPRENSA



PROJETO CORDAO BOITATA