Page 1

Informa O seu jornal de Patchwork

Especial de Natal Floripa Quilt Informa | Ano 1 • Número 03 | Novembro e Dezembro de 2013

Confira os passo-a-passos incríveis para decorar e presentear neste Natal! Faça você mesmo e compartilhe a inspiração!


Editorial Aqui estamos nós em mais uma edição do seu Floripa Quilt Informa. Desde o nosso último encontro aqui nesse cantinho, muita coisa boa aconteceu. Dentre elas, gostaria de destacar a nossa participação na I Jornada de Turismo Social, realizada nos dias 28 e 29 de outubro, no Hotel SESC Cacupé. Na ocasião, estivemos expondo trabalhos de Patchwork e divulgando o nosso jornal. Também viajamos bastante, participamos de muitas feiras, fizemos contatos e graças a um esforço conjunto, já estamos com muitos detalhes da programação do próximo Festival de Patchwork Floripa Quilt prontinhos! Aliás, você entenderá do que estou falando nas próximas páginas ;) E por falar nas próximas páginas... preparamos quatro passoa-passos incríveis para você aproveitar neste Natal. São ideias simples, mas ao mesmo tempo encantadoras, preparadas com muito carinho pelas nossas colaboradoras Beatriz Rothbarth, Claimar Branco, Cleuza Brunetti e Eladir Maria Domingos. Por fim, não poderia deixar de falar sobre esta data tão inspiradora que se aproxima. Todas nós sempre nos preocupamos com os detalhes da casa, em receber bem nossos convidados, mas o que não podemos nos esquecer é da essência desse momento: o Amor! Que no afã por construirmos a melhor decoração e produzirmos nossas melhores receitas, não nos esqueçamos do que mais importa: estar com a família e com aqueles que amamos, avaliarmos nossas atitudes e aprendermos a perdoar. Que o espírito do Natal invada o seu coração e o recompense com muita alegria e paz! Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações!

Informa

Expediente FLORIPA QUILT INFORMA Ateliê Responsável: Corarte Jornalista Responsável: Ellen Ramos Registro Profissional: 139 - DRT/MS Especial de Natal Online Nosso informativo Especial de Natal está sendo veiculado exclusivamente pela internet. Por isso, compartilhe, salve como um de seus documentos favoritos, imprima e copie a vontade! Apenas não se esqueça de creditar a autoria dos projetos. Cabeçalho CAPA: Trabalho de Cleuza Brunetti

Contato (48) 3226-8639

Com carinho,

floripaquilt@gmail.com

Janaína Cordeiro

f

floripaquilt

www.floripaquilt.com.br Endereço: Rua Cel. Mauricio Spalding de Souza, 498 - Santa Mônica - Fpolis/SC CEP 88035-110

ubro de 2013 28 e 29 de Out

I Jornada

Anuncie Aqui!

de Turism o Social d

o SESC

Participe do Floripa Quilt Informa e seja destaque no cenário nacional de Patchwork

E-mail: floripaquilt@gmail.com *As imagens utilizadas no topo da capa e na lateral desta página são fotos de mais um dos lindos trabalhos da Professora Cleuza Vieira Brunetti

(48)

8441-7513


3º Floripa Quilt contará com quatro mostras de Patchwork

Os trabalhos incríveis da francesa Catherine Bonte serão o destaque internacional (fotos acima) A pouco mais de cinco meses para a realização do 3º Festival de Patchwork Floripa Quilt, a curiosidade já toma conta do coração das patchworqueiras de todo o Brasil. Isso porque, além dos cursos, oficinas e exposição de produtos, o evento sempre proporciona momentos de encantamento com as mostras de trabalhos de Patchwork, que inspiram e nos fazem ter cada vez mais orgulho desta arte. Nesta próxima edição do Floripa Quilt serão quatro exposições. Além da tradicional “Mostra do Concurso de Quilt e Patchwork de Florianópolis/SC”, teremos a “Mostra das Juízas da ABPQ – Exposição Viagens pelo Preto e Branco” com peças desenvolvidas pelas juízas formadas pela Associação Brasileira de Patchwork e Quilt, a “Mostra Raízes da Minha Vida” que, inspirada na tradição do Pão-por-Deus, contará com a participação das professoras de todo o Brasil que queiram compartilhar algo que tenha marcado sua vida através de sua arte e, por fim, a cereja do bolo: a “Mostra Internacional” com a artesã francesa Catherine Bonte, que cruzará o Oceano Atlântico cheia de novidades para os participantes do 3º Floripa Quilt. Não dá para perder, não é mesmo?! Por isso, programe-se para estar com a gente entre os dias 30 de abril e 3 de maio de 2014. Vai ser demais! Saiba mais sobre as mostras: Mostra Internacional Catherine Bonte (foto a esquerda) é casada e tem três filhos. Formada em direito social e pós graduada em direito do trabalho, ela atuou no senado francês dedicando-se a questões jurídicas relacionadas ao direito do trabalho.

O Patchwork entrou na sua vida há 22 anos e, desde então, costura todos os dias. Depois de ter boas bases tradicionais e ter participado de várias oficinas, ela trabalha principalmente com renda Francesa produzida em “Calais” - tecidos de seda preciosa e organza. Há quatro anos, está na presidência da Associação “France Patchwork”, que já conta com 12 mil associados e, no próximo ano, completará 30 anos de existência. Catherine também é diretora de publicação da revista “As novidades”, cuja meta é promover o Patchwork e a Arte em todas as suas vertentes! Mostra Raízes da Minha Vida Inspirada na tradição do Pão-por-Deus, a mostra contará com a participação das professoras de todo o Brasil que queriam compartilhar algo que tenha marcado sua vida através de sua arte. Para tanto, os trabalhos expostos deverão apresentar informações acerca da vida da professora, compreendida com detalhes da convivência em família, da infância, do trabalho, dos amores... Enfim, dando asas a criatividade e acentuando a magia e o encantamento do evento. Pão-por-Deus: Tradição catarinense de origem açoriana que vem desde o século XVll. Consiste em escrever pedidos em pedaços de papel. Em Santa Catarina (ou no Brasil) o formato de coração (foto) tornou-se o mais u s a d o . O p ã o - p o r- D e u s transmitia mensagens de amor, amizade e simpatia. Que não esqueçamos tradições tão belas, cheias de arte, poesia e romantismo.


Floripa Quilt lança 3ª edição do Concurso de Quilt e Patchwork Atenção quilteiras e patchworqueiras de todo o Brasil... está dada a largada para a terceira edição do Concurso de Quilt e Patchwork de Florianópolis/SC. O referido concurso é aberto à participação de qualquer pessoa que esteja apta a confeccionar um quilt (trabalhos que tenham três camadas unidas por quilting), desde que aceite as normas contidas no regulamento. Com temática livre, o concurso avaliará os melhores trabalhos em três categorias: Colcha até 2,40 x 2,40 m; Painel até 1,20 x 1,20m; e Miniatura até 0,60 x 0,60 m. O júri, formado por juízas da Associação Brasileira de Patchwork e Quilt (ABPQ) escolherá os 1°, 2° e 3° lugares em cada uma das categorias e ainda concederá menção honrosa ao Melhor do Festival; Melhor uso de Cor; Melhor Quiltado à Mão; e Melhor Quiltado à Máquina. Para a inscrição, será cobrada uma taxa de serviços no valor de R$ 50,00 e as peças deverão ser enviadas, conforme as especificações do regulamento, até o dia 11 de abril de 2014. Os resultados e premiação serão apresentados no 3º Festival de Patchwork Floripa Quilt, que será realizado de 30 abril a 3 de maio de 2014, no Hotel SESC de Cacupé, em Florianópolis/SC.

Regulamento do Concurso O Floripa Quilt - 3° Festival de Patchwork lança oficialmente a terceira edição do Concurso de Quilt e Patchwork de Florianópolis/SC, cujos resultados e premiação serão apresentados no FESTIVAL DE PATCHWORK que será realizado de 30 de abril a 3 de maio de 2014, no Hotel SESC de Cacupé, localizado na Rodovia Haroldo Soares Glavan, 1.670, Florianópolis/SC. O presente concurso é aberto à participação de qualquer pessoa que esteja apta a confeccionar um quilt (trabalhos que tenham três camadas unidas por quilting), desde que aceite as normas contidas neste regulamento.

Sobre as Inscrições •É cobrada uma taxa de serviços no valor de R$ 50,00 ( cinquenta reais) por peça inscrita, que deve ser paga mediante depósito bancário, na conta de Janaína Machado Cordeiro, Banco Itaú, Agência 7973, Conta Corrente 03990-7, CPF n. 025.909.499-44. •Enviar comprovante de pagamento anexado a ficha de inscrição, junto com o trabalho.

Sobre o envio e a retirada das peças: •As peças inscritas no Concurso deverão ser enviadas até o dia 11 de abril de 2014, valendo a data de postagem do correio, para o seguinte endereço: Sobre o local da exposição das peças: Floripa Quilt - 3° Festival de Patchwork (A/C Janaína Machado Cordeiro) •A exposição dos trabalhos será realizada no Centro de Eventos do SESC de Cacupé – Rua Coronel Mauricio Spauding de Souza, 498 Florianópolis/SC, de 30 de abril a 3 de maio de 2014; CEP: 88035-110 –Florianópolis – SC •A organização do evento manterá no local da exposição câmera de seguranças e recepcionistas qualificadas para dar informações sobre as peças isentando-se da •Os trabalhos deverão vir dentro de uma fronha ou saco de algodão. Na parte externa responsabilidade por perdas e danos de qualquer tipo; desta, deverá ter uma etiqueta idêntica a do trabalho; •A montagem da exposição é de responsabilidade da organização do evento; •As peças só poderão ser retiradas no dia 03 de maio de 2014 a partir das 19 horas, sem •As peças expostas não serão cobertas por seguro. exceção, ou serão devolvidas via Sedex a cobrar em até 50 dias a partir da data de encerramento do Concurso; Sobre as peças: •Despesas com correio ou transportadora são responsabilidades do autor da(s) peça(s). As peças serão divididas em três categorias: * Colcha até 2,40 X 2,40 m Sobre o júri: * Painel até 1,20 X 1,20m •Será formando por duas pessoas, capacitadas para a função. A escolha dos jurados é * Miniatura até 0,60 X 0,60 m responsabilidade exclusiva da Organização do evento. •Os trabalhos que não estejam dentro das normas regulamentares de um Quilt não •Os jurados escolherão em consenso os 1°, 2° e 3° lugares em cada uma das categorias. serão aceitos; Em caso de empate, a comissão organizadora do concurso decidirá pelo critério de •As peças participantes deverão ser confeccionadas obrigatoriamente em três desempate. camadas (topo/frente, meio/manta e forro/parte de trás) unidas por quilting; •Cada Jurado concederá uma Menção Honrosa. •O tema das peças é livre; •Os Jurados também atribuirão os seguintes Quilts: Melhor do Festival; Melhor uso de •Cada peça deverá apresentar no verso do quilt, uma manga de tecido com 15 cm de Cor; Melhor Quiltado à Mão; Melhor Quiltado à Máquina. altura pelo comprimento da peça para a colocação de um varão e, embaixo, em um dos •Os jurados e as pessoas ligadas à organização do evento não poderão participar do cantos, uma etiqueta de pano contendo os seguintes dados: nome da obra, nome e concurso. endereço completos do (a) autor (a), tamanho final, técnicas utilizadas, quiltado por..., •O resultado final da votação é soberano e não caberá qualquer tipo de recursos por histórico do trabalho (opcional) e telefone do (a) autor (a). Se o trabalho for uma cópia ou parte dos participantes. releitura, indicar a fonte original; •Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo. No caso do trabalho ser em grupo, Sobre a premiação: todos (as) devem ter seus nomes na etiqueta e na ficha de inscrição; •Será premiado o primeiro colocado em cada categoria. O prêmio será definido pelo •O (A) autor (a) da peça concorrente cede para a Organização do evento, o direito de apoiador do concurso. “Uso de Imagem” da peça pelo prazo de dois anos, para fins comerciais e de divulgação. •O segundo e o terceiro lugar de cada categoria receberão menção ao mérito. Em ambos os casos sempre serão citados os autores e os nomes da peça; •O prêmio é nominal e intransferível. •Cada peça deverá estar acompanhada de uma FICHA DE INSCRIÇÃO e QUESTIONÁRIO, •Os prêmios serão entregues no dia 03 de maio de 2014, às 19 horas ou via Sedex após preenchidos e assinados em todos os campos pelo seu autor, caso contrário serão encerramento do Festival. automaticamente desclassificados. •A decisão dos jurados é soberana e não caberá qualquer tipo de contestação ou recurso. Medidas: Todos os trabalhos deverão ter as medidas conforme a sua categoria.

Florianópolis, 11 de novembro de 2014.


Mac-len investe no seguimento de Patchwork Há mais de 30 anos no mercado, a Mac-len atua com mais de 35 mil itens voltados para o segmento têxtil, abrangendo tanto a linha industrial como a doméstica. Seus produtos são distribuídos a todo o Brasil, através de dezenas de revendedores de suas marcas. Atualmente, a empresa está numa fase de crescimento na linha de artesanato junto ao Patchwork, onde dispõe de inúmeras ferramentas que facilitam o trabalho das artesãs, com preços competitivos de mercado e qualidade garantida. Um de seus produtos mais conhecidos é o ferrinho da TV, que além de funcionar tanto a seco como a vapor, é prático para ser levado em viagens e se torna um vaporizador de roupa no cabide (virando o cabo), auxiliando principalmente nos trabalhos de artesanato com aplicações.

Outro produto bastante procurado é a maquininha de oito pontos bivolt, ideal para quem está ingressando neste mundo da costura. “Sucesso em todas as feiras por ser pequena, mas ter grande potência e praticidade”, garante a supervisora comercial Angela Lemos. Em Santa Catarina, a Mac-len conta com a colaboração da representante da marca Westpress, Aluysia Navarrete, que já é conhecida no mundo do artesanato e pode dar uma melhor atenção e suporte aos clientes do Estado.

Ateliê Corarte inova com Curso Infantil de Artes Manuais

Encontro Cultural do 3º Floripa Quilt valorizará cultura regional

O segundo semestre deste ano de 2013 reservou momentos deliciosamente descontraídos e de muito aprendizado nas tardes de quarta-feira do Ateliê Corarte. Isso porque uma turminha muito especial, com idade entre 7 e 14 anos, abraçou a ideia de participar do Curso Infantil de Artes Manuais. Lá, a criançada pinta, borda e costura, experimentando várias técnicas e confeccionando várias coisinhas. “É incrível perceber a sede por conhecimento e a facilidade que elas têm de aprender”, salienta a idealizadora do curso e professora Janaína Machado Cordeiro. “Elas não deixam serviço pra depois. Tudo o que elas começam, já querem terminar na mesma aula”, completa. Janaína explica ainda que o curso nasceu com o objetivo de criar uma nova geração de artesãs e artesãos. “Se não nos dedicarmos aos pequenos, daqui alguns anos nossa arte pode desaparecer”, comenta a professora. Tenda Kids – E nesse embalo, Janaína, que também é a organizadora do Festival de Patchwork Floripa Quilt, decidiu criar um espaço todo especial no evento. Na edição 2014, será montada uma Tenda Kids, com cursos e oficinas de trabalhos manuais para crianças, dirigidos pela professora Cristiane Torchia. Preparem-se!

A próxima edição do Festival de Patchwork Floripa Quilt será recheada de muitas atrações especiais. Dentre elas, uma que certamente ficará marcada na memória de todos os participantes será o Encontro Cultural. Esta atividade será realizada em uma noite após o evento no Casarão e Engenho dos Andrade, em Santo Antônio de Lisboa. Patrimônio Histórico tombado pelo Município e Estado, o Casarrão foi construído em 1860 e conserva todas as características originais da Arquitetura luso-brasileira. Acoplado a casa está o engenho, onde funcionam dois exemplares de moinhos, um de Cana-de-açúcar e outro de Farinha de Mandioca, ambos movidos à tração animal. No local, há também um acervo em exposição com as obras dos Artistas Ilhéus Néri Andrade e Cláudio Andrade. O primeiro um dos mais importantes naifs do Sul do Brasil; o segundo Santeiro e Ceramista. Além disso, a noite será brindada com apresentações folclóricas do boi de mamão da AMSAL e do Grupo farinhada (músicas da Ilha de Santa Catarina), além da demonstração da fabricação da farinha de mandioca nos moldes tradicionais. Isso sem falar no cardápio típico que está sendo preparado. Ninguém vai querer ficar fora dessa. Aguardem mais detalhes no site do evento: www.floripaquilt.com.br


Bolas de Natal

Passo-a-Passo

MATERIAIS: Bola de isopor; fitas natalinas; fitas voal; gregas; passamanarias; sinaninhas douradas ou coloridas; passa-fitas; lantejoulas douradas, verdes e vermelhas; miçangas douradas, verdes e vermelhas; alfinetes nº 19 (para passar nas miçangas); cola quente somente para colar o laço e a alça para pendurar a bola. MODO DE FAZER: Corte a fita mais larga escolhida e a posicione de forma que ela abrace a bola e fixe-a com os alfinetes. Da mesma forma, coloque a segunda fita, deixando-a bem fixa com os alfinetes (foto 1). Se a fita for muito larga, será necessário fazer pequenas penses, prendendo-as também com alfinetes. Nos quatro espaços em formato de gomo, repita o mesmo processo com fitas mais estreitas e, após, adorne as laterais com enfeites e detalhes até preencher todos os espaços (foto 2). Coloque as miçangas, as lantejoulas nos alfinetes e decore toda a bola a gosto, preenchendo todos os espaços. Faça um laço bem bonito e cole sobre as emendas das fitas e também a alça para pendurar.

ira: e d a d r o B Gata tória de uma heis ternura amor

Cleuza Brunetti Gata Bordadeira

Localizada no coração do Estreito (área continental de Florianópolis), a Gata Bordadeira está a poucos meses de completar 10 anos de existência. Porém, podemos dizer que sua história já vem de longa data. Criada em um lar onde o artesanal marcava presença em todo o canto, Mirielle Brunetti Gorski (proprietária da loja) cresceu em meio a linhas, agulhas, tintas, tecidos e fios cuidadosamente escolhidos pela mãe, Cleuza Brunetti, que desde criança mostrava grandes aptidões artísticas (bordando com capricho no Colégio Normal e ajudando sua mãe nas costuras e bordados de vestidos de festa). Mesmo tendo aberto mão de possuir uma profissão para cuidar dos seus três filhos, Cleuza nunca deixou de lado esta veia artística e costurava roupas exclusivas para as crianças, tricotava blusões, servia mesas com as louças pintadas por ela, personalizava presentes... e as lojas de tecidos e aviamentos eram uma parada obrigatória. Finalmente, em 2003, com o apoio da família, alguns exemplos de sucesso no segmento e a formação em administração e marketing, Mirielle decidiu abrir a loja que seria inaugurada em março do ano seguinte. Hoje, a Gata Bordadeira é uma referência na venda de

Foto 1

suprimentos para arte e artesanato e, ao mesmo tempo, na demonstração das possibilidades de utilização desses materiais, com as frequentes criações disponibilizadas aos clientes como inspiração. “Dá muito mais segurança adquirir um material vendo como pode ser o resultado final”, explica Mirielle. Além disso, todas as vendedoras são preparadas para ajudar e informar sobre todos os trabalhos expostos dos cursos, orientando inclusive sobre metragens de tecidos e cálculo de materiais necessários. No ateliê, que funciona no andar superior da loja, as alunas sempre levam peças exclusivas, criadas individualmente, em especial quando se tratam das customizações, produções em bordados e pedrarias. Através do blog “Gata Bordadeira Floripa”, o cliente ainda pode manter-se atualizado com a moda, seguir as indicações da loja, assistir vídeos de passo-a-passo e conhecer os trabalhos produzidos pelas alunas do ateliê e pela professora Cleuza Brunetti. “Escolher trabalhar ao lado de minha mãe (além de ser um privilégio) foi um grande acerto. Trabalhamos nos complementando, em grande sintonia e isso contagia nossas alunas e clientes que, muitas vezes, se tornam grandes amigas. Acho que essa é nossa melhor recompensa!”, conclui Mirielle.

Copa Quilt Floripa 30 de abril a 3 de maio de 2014

Foto 2

com Maria Ohara Em breve, mais informações no site www.floripaquilt.com.br


Passo-a-Passo

CORAÇÃO 3D Para decorar a guirlanda de Natal

PONTOS EMPREGADOS: Anel mágico, pdb – ponto de base, corr – correntinha; pbx – ponto baixíssimo, pb – ponto baixo, pa – ponto alto, pab – ponto alto baixo, pad – ponto alto duplo, picot – fazer 3 correntinhas e pegar o 1º ponto em ponto baixíssimo. FAZER 2 CORAÇÕES SEGUINDO A RECEITA ABAIXO: 1ª Carreira – No anel mágico levantar 4 corr, 1pa, 1 corr, [1pa, 1corr] por 12 vezes, fechar com 1 pbx; 2ª Carreira – Levantar 4 corr, 1pa, [1pa, 1corr, 1pa - na 1 corr da carreira anterior] por 12 vezes, fechar com 1 pbx; 3ª Carreira - Levantar 3 corr, 3pa, [4pa – na 1 corr da carreira anterior] por 6 vezes, 2pa, 1 pad, 2pa - na 1 corr da carreira anterior, [4pa, 1corr – na 1 corr da carreira anterior] por 6 vezes, fechar com 1 pbx; 4ª Carreira – 1pbx, 2pb, 2pab, 1pa, 2pa no pdb por Colaboradora 5 vezes, 5pa, 10pab, [1pa, 1pad, 1pa] no pdb, 10pab, 5 pa, 2pa no pdb por 5 vezes,1pa, 2pab, 2pb, 1pbx; 5ª Carreira - 1pbx, 2pb, 2pab, 1pa, 3pa no pdb, 2pa no pdb por 5 vezes, 5pa, 15pab, [2pa, 1pad, 2pa] no pdb, 15pab, 5pa, 2pa no pdb por 5 vezes, 3pa no pdb, 1pa, 2pab, 2pb, 1pbx; 6ª Carreira - 1pbx, 2pb, 2pab, 2pa, 2pa no pdb por 2 vezes, 3pad no pdb, 2pa no pdb por 5vezes, 3pa, 22 pab, [2 pa, 1 pad, 2pa] no pdb, 22 pab, 3pa, 2pa no pdb por 5 vezes, 3pad no pdb, 2 pa no pdb por 2 vezes, 2pa, 2pab, 2pb, 1pbx; 7ª Carreira – 2pbx, 2pb, 47pab, [1pab, 1pad, 1pab] no pdb, 47 pab, 2pb, 1pbx.

Eladir Maria Domingos

MONTAGEM: Fazer um molde do coração crochetado, cortar em tecido duplo, costurar a máquina e encher com plumante. O tecido deve ser da mesma cor do fio utilizado para crochetar. Este coração de tecido será o enchimento do coração de crochê. Unir os 2 corações de crochê com ponto baixo, na 2ª carreira fazer o ponto picot em todo o contorno. Decoração do coração – Fazer uma Flor de Crochê e aplicar no coração. FLOR PARA APLICAR NO CORAÇÃO: 1ª Carreira - Fazer 5 corr e fechar com 1pbx; 2ª Carreira - Levantar 1 corr, 11pb, fechar com 1 pbx; 3ª Carreira - Fazer 6 alças com 3 corr; 4ª Carreira - 1ª Série de 6 pétalas [1pb, 1 pab, 2pa, 1pab e 1pb]; 5ª Carreira - 2ª Série de 6 pétalas [1pb, 1pab, 5pa, 1pab e 1pb]; 6ª Carreira - 3ª Série de 6 pétalas [ 1b, 1pab, 3pa, 4pad, 3pa, 1pab e 1pb]; 7ª Carreira - Série de 6 folhas, inserir fio na cor verde no arremate da ultima pétala [levantar 10 corr, 1pax na 8ª.corr, 1pb na 7ª. corr, 1pab na 6ª. corr, 1pa na 5ª. corr, 1pa na 4 corr, 1pad na 3ª. corr, 1 pad na 2ª. corr, fechar com 1pbx no final da pétala.

30 de abril a 3 de maio de 2014

Cursos, Oficinas, Exposições e muito mais! Em breve, mais informações no site www.floripaquilt.com.br


Beatriz Rothbarth

Você sabia que o costume de enviar mensagens de Estação de Artes felicitações de fim de ano já existia antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo? Pois é, os romanos tinham o hábito de enviar congratulações pelo Ano Novo, gravadas em tabletes de argila (tijolos). Posteriormente, no século 19, nasceu a tradição de enviar cartões de felicitações natalinas. O inglês John Callcott Horsley pintou o primeiro cartão por sugestão de Sir Henry Cole. Porém, somente em 1862 que esse hábito se tornou popular, quando um editor de livros resolveu massificar a venda de cartões. Hoje, muita gente acaba optando por mandar cartões virtuais nesta época do ano. Mas é tão bom dar e receber um cartão materializado, seja ele impresso ou feito artesanalmente. E, com o objetivo de guardar com carinho essas lembranças especiais e ainda proporcionar um local de destaque na decoração de Natal, criamos este Porta Cartões que, com certeza, fará sucesso no seu lar. MATERIAIS: Acetato ou RX para fazer o molde; 30 cm de tecido natalino; 30 cm de outro tecido que combine; 30 cm de fibra mais firme; 1,20m de sianinha dourada; 1 botão; 20 cm de rolotê para Natal; Linhas, agulhas, tesoura. MODO DE FAZER: Fazer um molde de um círculo 27 cm de diâmetro num papel e outro de metade do círculo e passar o molde para o acetato. Passar bem os dois tecidos. Colocar a fibra, o tecido principal e o outro tecido direito com o direito, alfinete tudo e, usando o molde de acetato, riscar o tecido e deixar tudo pronto para costurar. Cortar então o bolso, usando somente os tecidos direito com direito, riscar, alfinetar e passar a costura na parte reta. Abrir e passar bem já avesso no avesso. Posicionar o bolso entre os dois tecidos do círculo principal respeitando as margens de costura e então costurar a volta quase toda deixando 10 cm de abertura. Acertar o corte deixando só uma margem máxima de 1 cm e virar o trabalho para o lado direito. Dobrar cuidadosamente no risco a parte onde ficou a abertura, respeitando o círculo e passar Posicionar aqui o bem. Em seguida passar um pesponto (uma costura rolotê para pendurar batida) pertinho da borda na volta toda. Sobre essa costura bordar a sianinha e também do lado reto do bolso (ver foto). Para finalizar, colocar o rolotê e fazer Altura do bolso o acabamento final com o botão. 13,5 cm

Agora, é só pendurar em um lugar de destaque e guardar seus cartões de Natal. Crie e faça diferente. Costure todas as partes pelo direito e coloque um viés em volta e um acabamento com sianinha entre o viés e o tecido. Vai ficar lindo também!!!

Pespontar na marcação vermelha depois de virado e bordar em cima a sianinha dourada

Diâmetro 27 cm quando pronto


MATERIAIS: Cinco tecidos com temas natalinos, linhas, agulhas, alfinetes, tesoura, etc.

Claimar Branco Aluna Ateliê Corarte

MODO DE FAZER: Engomar os tecidos, pois serão cortados em ângulo de 45º. Cortar tiras de 7cm de largura, sendo: Cor 1 (centro da estrela) - 1 tira; Cor 2 - 2 tiras; Cor 3 - 3 tiras; Cor 4 2 tiras; e Cor 5 - 1 tira. Emendar as tiras (ver desenho 1), na sequência indicada, formando três conjuntos. Abrir as costuras.

Após, cortar oito tiras de cada conjunto em ângulo de 45º, também com 7 cm de largura (desenho 2). DICA: Riscar com lápis ao redor de todas as tiras, marcando 1/4 polegada (margem de costura desenho 3). MONTAGEM: Posicionar as novas tiras, de 2 em 2, direito com direito, “cravando” o alfinete bem em cima da linha riscada e na junção das costuras. Costurar bem em cima da linha riscada. Abrir as costuras. Emendar a 3ª tira, da mesma forma, assim estará formada a primeira ponta da etsrela (diamante). Juntar de 2 e 2 diamantes, deixando 1/4 de polegadas sem costurar (ver desenho 4) onde serão encaixados os triângulos das laterais e os quadrados dos cantos. Cortar seis quadrados de 28 cm, reservando quatro para os cantos e outros dois, cortar no sentido transversal, formando os quatro triângulos laterais. Costurar os quadrados e triângulos na estrela, encaixando os cantos onde ficou a espera de 1/4 descrito anteriormente, primeiro de um lado, virar o tecido e depois costurar do outro lado. Passar a ferro tombando as costuras. Refilar, colocar as barras e finalizar com viés. Desenho 2

Desenho 1

1 2 3 Desenho 3

3 4 5

2 3 4 Desenho 4

7

7 7 cm

7 45º

7

Desenho 5

1/4 sem costurar

Costurar depois da estrela pronta


Jornal Floripa Quilt 003  

Terceira edição do Floripa Quilt Informa (Novembro/Dezembro de 2013)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you