Issuu on Google+

I N F O R M A T I V O 01

“SE QUISER TER PROSPERIDADE POR UM ANO, CULTIVE GRÃOS. POR DEZ ANOS, CULTIVE ÁRVORES. MAS SE QUISER TER SUCESSO POR CEM ANOS, CULTIVE GENTE.” - Confúcio, filósofo chinês

As palavras de Confúcio traduzem a vocação da Florestas Inteligentes, empresa de soluções socioambientais cuja missão é colocar florestas e homens em pé. Nossos projetos, programas e produtos são desenvolvidos apostando no tripé social, ambiental e econômico. Os produtos agregam, sempre, ações que levantam as potencialidades do entorno da região onde são inseridos, investindo no incremento da economia local, na qualificação e na formação da inteligência do futuro. A partir deste mês você poderá conferir programas e atividades da Florestas Inteligentes, conhecendo um pouco mais de nossa atuação. Este primeiro número de nosso informativo traz informações sobre o 2° Seminário de Sementes e Mudas Florestais Nativas do Estado de São Paulo, atividades dos programas Equipe Floresteens e Tutor de Gente, além de eventos como a 8° Semana do Meio Ambiente de Taubaté, ECOCHARME e Mostra Black. Boa leitura!

SEMINÁRIO DE SEMENTES E MUDAS FLORESTAIS

D

ia 15 de junho, integrantes da Florestas Inteligentes esti- produção de sementes e mudas de acordo com a nova legislaveram presentes no 2° Seminário de Sementes e Mudas ção publicada em 2011 pelo Ministério da Agricultura. Florestais Nativas do Estado de São Paulo, realizado em Sorocaba. Marcela Rios e Marina Andrade, Coordenadora Social e Através de seu Programa Sementes do Sustento, a Florestas Assistente de Qualidade da empresa, se reuniram com vivei- Inteligentes capacita famílias para coleta de sementes miristas, produtores de sementes, técnicos e acadêmicos envol- nistrando cursos de arvorismo e fornecendo equipamentos de segurança. Garante ainda a compra de todas as sementes vidos na produção e no estudo do tema. coletadas pelas famílias que passam pelo treinamento, proPromovido pelo Projeto ApoiAr, da Universidade de São Car- porcionando renda a essas pessoas. los, o seminário contou com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo e teve como objetivo central capacitar responsáveis técnicos a efetuar a formalização de


AULA PRÁTICA DE COLETA DE SEMENTES NO VIVEIRO FLORESTAL DE TAUBATÉ

N

o último sábado, 30 de junho, adolescentes do Programa “ Eu me sinto privilegiada, porque tenho certeza que mais ninEquipe Floresteens participaram de uma aula prática so- guém teve essa oportunidade que estamos tendo agora.” bre coleta de sementes com o professor Rogério Mazzeo. Alexander de Moraes, 16 anos, considera o curso muito rico Os estudantes da Escola Estadual Manuel Cabral foram até o e se diz empolgado desde o início: “eu gosto bastante da Viveiro Florestal de Taubaté, onde passaram pela experiência área e no futuro eu quero fazer biologia, trabalhar com isso. de escalar até 18 metros de um Jequitibá rosa. Eu aprendi bastante, e as aulas que mais gostei foram sobre ecologia, taxonomia e permacultura.” Muitos metros de corda, mosquetões, freios, capacetes, cadeirinhas, determinação e coragem foram os elementos “Eu não tinha noção de como era feita a coleta de sementes, necessários para os meninos e meninas saírem do chão. A e a adrenalina é bem legal,” diz Everton Fontes dos Santos, coleta de sementes muitas vezes é feita próxima à copa das 17 anos. “É bem trabalhoso, mas eu poderia trabalhar com árvores, o que torna necessário o emprego de técnica e equi- isso, com coleta. Eu nasci e fui criado nesse ambiente, tenho pamentos de segurança. conhecimento sobre isso, e o Floresteens é bem legal porque complementa a curiosidade que eu tenho sobre meio A aula marcou o final do primeiro semestre de aulas dos alu- ambiente.” nos, que fazem parte do Programa Equipe Floresteens desde o início do semestre. O Programa Equipe Floresteens, iniciado pela Florestas Inteligentes no primeiro semestre deste ano na Escola Estadual “Estou achando o curso muito bom, porque estou apren- Manuel Cabral, em Tremembé, capacita 380 estudantes em dendo mais sobre uma área que eu quero seguir como pro- questões ambientais e busca abrir portas para os adolescenfissão durante a minha vida, pretendo fazer faculdade,” diz tes, investindo no presente como forma de garantir o futuro. Letícia Medeiros da Silva, 16 anos. “O módulo que eu achei mais legal até agora foi sobre folhas e reconhecimento de A região do Vale do Paraíba é rica em viveiros florestais e caespécies. Como sou de cidade grande, eu nunca pensei que rente de mão de obra especializada. Assim, os estudantes ia gostar desse tipo de coisa. Agora eu sei que é isso que eu que se destacarem no curso terão oportunidade de cursar quero seguir.” ensino técnico ou superior na área ambiental. “A aula que mais gostei foi a primeira, também com o professor Rogério, quando a gente fez uma trilha, plantamos árvores e coletamos sementes,” diz Gabriela Carolina de Toledo, 17 anos.

Assista ao vídeo sobre a visita dos educandos: http://www.youtube.com/watch?v=53xf9ZhsqA0


REEDUCANDOS DO PEMANO FAZEM VISITA TÉCNICA À APTA

N

a última semana de junho, integrantes do Programa Tutor de Gente fizeram uma visita à Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA) para conhecer o projeto Vitrine Agroecológica, observando de perto áreas de plantio de agroflorestas e realizando intervenções práticas no local.

ria. Para facilitar a compreensão e ilustrar as aulas teóricas do curso, são realizadas visitas monitoradas a áreas relacionadas ao tema, como a APTA, que possui trabalho relacionado ao módulo “Agroecologia e Sistemas Agroflorestais” do Tutor de Gente, ministrado há duas semanas aos reeducandos.

“O objetivo desse projeto da APTA é criar módulos experimen- Para Otávio Gadiane, Engenheiro Florestal pela ESALQ e protais adotando metodologia participativa, com um público fessor do módulo de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais, bem variado. Recebemos dentro dos mutirões pessoas de “o intuito desse tipo de saída a campo é conhecer e vivenciar diversas origens, desde gestores ambientais, estudantes e na prática o que eles estão vendo em sala de aula, e eles espesquisadores”, explica Antonio Devide, Pesquisador Científi- tão muito interessados, querendo conhecer e entender mais co da Agência. “Os módulos visitados e manejados hoje tem sobre o que aprenderam na teoria.” também o foco na produção agrícola, além da preservação ambiental”, completa o Pesquisador. A atividade faz parte do Programa Tutor de Gente, que ministra cursos em parceria com mestrandos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP para reeducandos (presos em final de cumprimento de pena) na penitenciária Dr. Edgar Magalhães de Noronha, o PEMANO, na cidade de Tremembé. O Tutor de Gente é o programa da Florestas Inteligentes que leva aos reeducandos de penitenciárias de São Paulo novas oportunidades de sociabilização, reintegração e profissionalização. Eles recebem, em parceria com a empresa, capacitação oferecida pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, a ESALQ em jardinagem, paisagismo e viveirismo. Além das aulas, os reeducandos trabalham na produção de Assista ao vídeo sobre a visita dos reeducandos: mudas adultas em viveiros instalados na própria penitenciá- http://www.youtube.com/watch?v=BrIrd03tQtQ


8ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM TAUBATÉ

A

terra de Monteiro Lobato promoveu, em junho, a 8° semana do Meio ambiente de Taubaté, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) da prefeitura da cidade.

Entre os dias 4 e 6, no Parque Municipal Vale do Itaim, foram realizadas ações e palestras de conscientização em comemoração ao mês do meio ambiente. A ação contou com o apoio da Coli Empreendimentos Imobiliários, COMEVAP e CIAVEX.

FLORESTAS INTELIGENTES NO RIO

N

o dia 14 de junho o Quadrilátero do Charme promoveu, em Ipanema, no Rio de Janeiro, a abertura do ECOCHARME, que reuniu os segmentos de decoração, gastronomia e arquitetura em torno das questões ambientais.

Geysa Borini e Marcela Rios, Gerente Institucional e Coordenadora Social da Florestas Inteligentes, conversaram com adolescentes do terceiro ano da Escola Estadual Manoel Cabral, que participam do Programa Equipe Floresteens.

O evento aconteceu no Arquivo Contemporâneo, na Rua Redentor, e reuniu o designer de jóias Antonio Bernardo, um dos diretores da Florestas Inteligentes, Paulo Franzine; o oceanógrafo David Zee; o criador do sucos do Bem, Marcos Leta; o proprietário do azeite Punta Lobos, Mario Cohen; a Ecochef e fundadora do Instituto Maniva, Teresa Corção; o proprietário do Empório Beraldin, Zeco Beraldin; a editora da Casa Vogue, Taissa Buescu; e representante da Todeschini.

Após a apresentação, os adolescentes fizeram uma trilha ecológica no parque, quando tiveram informações sobre identificação de espécies de árvores, Código Florestal e outros assuntos relacionados ao meio ambiente.

Os organizadores, Bruno Pereira e Georgiana Arce, reuniram um time que apresentava como elemento comum experiências voltadas para a sustentabilidade, em conexão com o clima da Rio+20.

A trilha contou ainda com a curiosa presença dos “moradores” do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Afinal, o parque, além de oferecer teatro, mirante e diversas opções de lazer, é famoso por abrigar a Casa de Lobato, réplica da casa retratada nos livros do morador mais famoso de Taubaté.

Paulo Franzine, responsável por apresentar a empresa Florestas Inteligentes ao público carioca, teve destaque logo no primeiro bloco de falas, ao lado de Antonio Bernardo – que além de designer de jóias foi responsável pela recuperação do orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – e do oceanógrafo David Zee. Passaram por lá durante toda a tarde mais de 100 pessoas, que puderam conhecer um pouco mais do trabalho da Florestas Inteligentes e degustar vinhos, azeites e alimentos orgânicos e biodinâmicos.


CONFIRA REPORTAGEM SOBRE A FLORESTAS INTELIGENTES NO JORNAL BRASIL ECONÔMICO:

N

o último dia 26 de Junho, Florestas Inteligentes esteve no espaço Casa Vogue, dentro da segunda edição da Mostra Black, apresentando sua missão de recuperar a mata atlântica e promover a reabilitação social. Convidado pela editora de Casa Vogue, Taissa Buescu, Paulo Franzine conversou com o público da mostra sobre o trabalho da empresa.

http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/florestas-inteligentes-cresce-e-lucra-com-economia-verde_118550.html

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA FLORESTAS EM NOSSAS REDES:

http://florestasinteligentes.com.br/blog/

http://www.facebook.com/florestas.inteligentes

A Mostra Black apresenta anualmente o melhor da produção brasileira da arquitetura, décor e paisagismo integrados ao design e à arte. Para isso, convida e dá espaço aos grandes nomes locais dessas áreas e também aos expoentes nacionais de outros estados. @f_inteligente FALE COM A GENTE: (11) 3816.0186 (11) 3816.0189 comunicacao@florestasinteligentes.com.br

www.florestasinteligentes.com.br

Veja notícia no site da Casa Vogue: http://casavogue.globo.com/Eventos-etc/noticia/2012/06/casa-vogue-debate-sustentabilidade.html

Caso não queira mais receber este informativo, envie um e-mail, com assunto CANCELAR, para: comunicacao@florestasinteligentes.com.br

Coordenação Mônica C. Ribeiro | Textos Natália Mancio e Laura Nunes | Editoração Matheus R. Leite

SUSTENTABILIDADE NA MOSTRA BLACK


Informativo Florestas Inteligentes 01