Page 1

Informativo 7


FLORESTAS INTELIGENTES PLANTOU 62 MIL MUDAS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013 Nos primeiros meses de 2013, a empresa plantou mais de 62 mil mudas nas cidades de Jales e Registro, no Estado de São Paulo. Em Jales já foram plantadas 27.989 mudas de um total de 160 mil. Em Registro, Florestas Inteligentes plantou 34.000 de um total de 49.117 mudas. Os plantios correspondem a compensações ambientais vinculadas ao Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo (DER) e ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), respectivamente. Além disso, a empresa iniciará em breve o plantio de 11.790 mudas na cidade de Marília, também no Estado de São Paulo. O solo já foi preparado para receber as primeiras árvores. Ao término dos projetos, 221 mil mudas estarão plantadas, num total de aproximadamente 38 hectares.

JALES-SP 17,5%

Em Jales foram plantados até agora 27.989 que corresponde a um total de 160 mil mudas.

REGISTRO-SP (Parque Estadual Rio Turvo) 69,2%

Em Registro foram plantados até agora 34.000 que corresponde a um total de 49.117 mudas.

MARÍLIA-SP O solo já está todo preparado. Serão plantadas 11.790 mudas.

2


FLORESTAS INTELIGENTES INICIA NOVA TURMA DO PROGRAMA TUTOR DE GENTE COM 40 REEDUCANDOS CAPACITAÇÃO NA ÁREA AMBIENTAL DÁ SUPORTE NO RETORNO AO MERCADO DE TRABALHO. Núcleo de Articulação Socioambiental da Florestas O Inteligentes dá início neste mês a mais uma turma do programa Tutor de Gente. O curso, oferecido aos

funcionários da empresa, promove o contato dos reeducandos (presos em regime semiaberto) com questões da área ambiental, e tem como objetivo proporcionar oportunidade de reintegração à sociedade e ao mercado de trabalho. O curso busca agregar conhecimento da área de ciências da terra à produção de mudas, incluindo desde a criação e manutenção de viveiros até a expedição de mudas para plantio. Totalizando 60 horas distribuídas em quatro módulos, o curso será ministrado por educadores capacitados e mestrandos da ESALQ. Cerca de 40 reeducandos – entre funcionários que já fazem parte do quadro de colaboradores da empresa e estagiários que passam a integrar aos poucos a cadeia produtiva – frequentam as aulas, que são desenvolvidas buscando mesclar teoria e prática, fazendo com que os reeducandos possam aplicar nos viveiros da empresa o que aprendem dentro de sala de aula.

Desde seu início em 2010, o Programa Tutor de Gente já formou mais de 100 pessoas, preparando-as para o retorno à sociedade e ao mercado de trabalho. As aulas acontecem numa sala dentro do Centro de Progressão Penitenciária Dr. Edgard Magalhães Noronha (PEMANO) em Tremembé, no Vale do Paraíba. Os reeducandos integram a cadeia de produção da Florestas Inteligentes, trabalhando em nossos viveiros com produção e manutenção das mudas. Para esse trabalho, eles recebem um salário mínimo, sendo 10% desse valor recolhido para a “poupança liberdade”, além de redução de um dia em sua pena a cada três dias trabalhados. A região onde se insere o PEMANO é rica em viveirismo florestal e carente em mão de obra especializada. A Florestas Inteligentes proporciona assim aos reeducandos oportunidade de reintegração à sociedade e ao mercado de trabalho, através do conhecimento de uma nova profissão e a possibilidade de, após cumprirem sua pena, terem novas perspectivas profissionais.

3


FLORESTAS INTELIGENTES REALIZA PLANTIO NO DIA MUNDIAL DAS FLORESTAS raças à parceria com a Florestas Inteligentes, a sede G da ONG Projeto Arrastão está mais arborizada. No Dia Mundial das Florestas, 21 de março, a equipe da

uma oportunidade única. “Vocês são o nosso futuro, a inteligência do futuro que irá fazer a diferença.”, completou.

empresa se uniu aos jovens do Centro para Crianças e Adolescentes da organização, que juntos deram início ao plantio de 25 árvores nativas de Mata Atlântica. Entre as espécies foram selecionados Ipês – roxo, rosa, amarelo, roxo de bola e branco –, Jatobá, Sapucaia e Algodoeiro.

Ana Gabriela Montain Torres, engenheira florestal da Florestas Inteligentes, responsável por direcionar e preparar os berços em que foram plantadas as mudas, explicou aos jovens como realizar o plantio correto das mudas adultas.

A empresa deu início ao plantio das 50 árvores que compensarão as emissões de carbono da 11° Corrida pela Cidadania, realizada pela organização em dezembro de 2012. O Projeto Arrastão está localizado na região central do bairro do Campo Limpo, na zona sul da capital paulista e realiza diariamente cerca de 1.300 atendimentos.

As crianças prepararam placas de material reutilizável com o nome científico e popular de cada espécie, que vão identificar e enfeitar ainda mais o local onde foram plantadas as árvores.

O evento realizado no dia 21, além do plantio, contou ainda com apresentações de dois grupos – Arrasta-Lata, que tem como missão principal levar conscientização ambiental através da música, com instrumentos feitos com material reutilizado (latinhas, tambores e embalagens de alumínio); e as crianças do coral Cantos e Encantos do Brasil, que apresentaram músicas que também abordavam natureza e cuidado com o meio ambiente. Para oficializar o início do plantio, Selma Dal Bertagnoli, coordenadora geral do Projeto Arrastão, fez um discurso que destacou a importância de parcerias como a estabelecida com Florestas Inteligentes para a continuidade das atividades de organizações sociais, destacando ainda a importância de cuidar do meio ambiente, uma das principais bandeiras da ONG. “Fico feliz em ver que o Projeto Arrastão é um ponto verde, um respiro, aqui no Campo Limpo.”, celebrou a coordenadora. Em seguida, Sérgio Cammarano, diretor da Florestas Inteligentes, falou sobre o trabalho da empresa e a satisfação de poder trabalhar em prol da comunidade. E enfatizou a importância do trabalho feito pelo Projeto Arrastão e como os jovens presentes ali estão tendo

4

Os jovens do Núcleo de Comunicação Maré Alta, do Projeto Arrastão fizeram a cobertura e produziram um vídeo contando como foi o evento. Um segundo plantio com mais 25 mudas acontecerá em junho, na comunidade do Jardim Valquíria, próximo à ONG Capão Cidadão, com o objetivo de auxiliar na criação de novas áreas com árvores nativas e promover a revitalização de espaços públicos na comunidade. Neste segundo momento, jovens que participaram do plantio no último dia 21 serão multiplicadores e explicarão o plantio, envolvendo outras pessoas na ação e orientando a atividade. No Facebook da Florestas Inteligentes foram postadas algumas fotos com a cobertura fotográfica tanto da preparação quanto do plantio. Acesse os links abaixo e confira: ÎÎ Preparação ÎÎ Plantio


Galeria de Fotos

5


CAMPANHA DO AGASALHO

Arara do Bem

FLORESTAS INTELIGENTES

CAMPANHA DO AGASALHO 2013 CHEGA À FLORESTAS INTELIGENTES

O inverno se aproxima e está chegando o momento em que você precisa tirar do fundo do armário casacos, malhas, botas e tudo o mais que é necessário para passar por essa época do ano confortavelmente. Logo você percebe que tem muitas roupas que já não usa mais, que poderiam ser utilizadas por outras pessoas que precisam delas para se aquecer. Pensando nisso, a Florestas Inteligentes criou a campanha Arara do Bem, que vai ajudar a Campanha do Agasalho dos Fundos Municipais de Solidariedade de Tremembé e Bauru. A ação é uma promoção conjunta de três empresas: Florestas Inteligentes, BDXT e Planorp. A campanha se desenvolverá em São Paulo, Bauru e Tremembé. Em São Paulo, foi montada uma pequena ‘loja’ na entrada da empresa, com arara, cabides e manequins, para que as pessoas deixem suas roupas e formem um estoque para doação. Já nas unidades da empresa em Bauru e Tremembé serão disponibilizadas caixas para as pessoas deixarem as roupas. A intenção é inverter a dinâmica do consumo: em vez de as pessoas saírem com sacolas de compra, a campanha incentiva a chegar com as sacolas cheias e sair com elas totalmente vazias. A Campanha Arara do Bem receberá contribuições até o dia 27 de maio.

6


ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA FLORESTAS EM NOSSAS REDES: www.florestasinteligentes.com.br/blog/ Facebook

FALE COM A GENTE: 11 3816.0186 11 3816.0189 www.florestasinteligentes.com.br Caso não queira mais receber este informativo, envie um e-mail, com assunto CANCELAR, para: comunicacao@florestasinteligentes.com.br

CRÉDITOS

Coordenação: Mônica C. Ribeiro Textos: Natália Mancio e Beatriz Cattel Editoração: Fábio Lopes

7

Informativo 07  

Informativo 07 Florestas Inteligentes

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you