Page 1

.NEWS Saudável Sempre INFORMATIVO TRIMESTRAL

JACAREÍ

ANO 02

2014

Nº 03

WWW.FLORATERRA.COM.BR

01

MASTOLOGIA

CÂNCER DE MAMA: MITOS, VERDADES E INCERTEZAS

O

câncer de mama se tornou uma da mais temíveis doenças para mulheres dos últimos 50 anos. Vem apresentando aumento da sua incidência em todo o mundo. No Brasil em 2014 são esperados mais de 52 mil novos casos e teremos mais de 10 mil mulheres que morrerão devido a esse mal. O medo provocou diversas dúvidas em relação aos hábitos de vida, casos na família, uso de produtos cosméticos, medicamentos, alimentação, entre outros que poderiam aumentar a chance de uma mulher desenvolver a doença. Vejamos as dúvidas mais frequentes: 1. Algumas mulheres da minha família tiveram câncer de mama. Por isso, corro mais riscos? Verdade - Ter mãe, irmã ou filha com câncer de mama aumenta o risco. Quanto mais jovem (menor que 50 anos) o parente acometido, maior a chance, podendo chegar ao aumento de 80% de risco, caso ocorra alteração genética familiar que é visto em 10% dos casos de câncer de mama. 2. Não tenho histórico familiar. Nunca terei tumores nos seios? Mito - Nenhuma mulher está imune ao câncer de mama. O risco básico de qualquer uma desenvolver esse tipo de tumor é de 12%, mesmo sem casos na família. Uma em cada oito brasileiras de até 70 anos vai ter a doença. 3. Fazer mamografia todos os anos é necessário para detectar tumores? Verdade - A mamografia é a principal forma de diagnóstico precoce da doença. Quem tem histórico fami-

01

MASTOLOGIA

02

PEDIATRIA

Dr. Luis Henrique F. de Moraes CRM 90979

liar deve iniciar o exame 10 anos antes da idade da pessoa mais jovem acometida pela doença (por exemplo: se a mãe já teve a doença com 40 anos, a filha deve iniciar seu exame com 30 anos). As demais, sem antecedente familiar, após os 40. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. 4. Emoções negativas como estresse, mágoas e raiva podem causar câncer? Mito - Nenhum tipo de câncer surge a partir de sentimentos negativos. Por mais profunda que seja sua mágoa, tristeza ou depressão, essas emoções não têm a capacidade de se transformar em tumores. 5. Faço o auto exame, apalpando meus seios em busca de caroços. Não preciso de outros exames?

03

HOMEOPATIA

04

FLORATERRA 20 ANOS DE HOMEOPATIA


.NEWS

Mito - O auto exame das mamas é uma prática positiva, que deve ser estimulada. Contudo, ele não é capaz de detectar vários tipos de tumores, especialmente de câncer de mama.

Mito - Não há relação entre câncer de mama e próteses de silicone. O único problema é que o implante pode, em alguns casos, dificultar o diagnóstico de tumores.

8. Quem menstrua muito cedo ou é mãe depois dos 30 anos tem maior probabilidade de desenvolver a doença? Verdade - O risco aumenta porque essas mulheres menstruam mais vezes ao longo da vida, ficando excessivamente expostas aos hormônios estrogênio e progesterona. O estrogênio estimula as células da glândula mamária a se reproduzir. Portanto, quanto mais menstruações, maior é o risco.

12. Uso de desodorantes tipo “roll on” e antiperspirantes são prejudiciais? Mito - Nenhum estudo científico comprovou que o uso de desodorantes de qualquer natureza, uso de ceras e cremes depiladores aumentam o risco para câncer de mama.

9. Anticoncepcionais que interrompem a menstruação são eficazes na prevenção do câncer de mama? Incerteza - Em casos de câncer de mama, ainda não foi feito um estudo definitivo sobre o uso de anticoncepcionais e aumento do risco. Alguns estudos apontam que o uso prolongado antes da primeira gestação pode aumentar as chances. 10. Praticar uma atividade física ajuda na prevenção? Verdade - Cerca de 30 minutos diários de caminhada são suficientes. E a atividade traz benefícios extras: diminui chances de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (derrames). 11. Próteses de silicone podem causar câncer?

13 – Sutiãs com arames podem causar câncer? Mito – O uso de sutiãs é recomendado para manter a boa postura e evitar dores nas regiões das costas, principalmente em mulheres com mamas volumosas. Não há evidências do aumento de câncer de mama nesses casos. Muitos avanços no ramo do diagnóstico e tratamento estão oferecendo ótimas perspectivas de cura e sobrevida para mulheres acometidas pela doença. Essas novas modalidades de tratamento são mais eficazes quando estamos diante do estágio inicial, porém quando a doença é diagnosticada em fase avançada, as chances de cura são menores. A grande verdade sobre o câncer de mama é única: o diagnóstico precoce!

02

PEDIATRIA

DIARREIAS NA INFÂNCIA

D

iarreia aguda é uma doença caracterizada pela perda excessiva de água e eletrólitos através das fezes, resultando em aumento do volume, frequência das evacuações e diminuição da consistência das fezes, com duração menor que 14 dias. A diarreia aguda é uma das principais causas de mortalidade nos países em desenvolvimento, especialmente em crianças menores de seis meses. A diarreia mata por desidratação e causa morbidade por desnutrição. Por ser uma doença autolimitada e de tratamento relativamente simples, a correta identificação, aporte

hídrico são as medidas mais importantes. As diarreias são em geral infecciosas podendo ser causadas por vírus, bactérias e protozoários. No verão, a causa mais comum é a viral. Pode causar febre, vômitos, dor, distensão abdominal, tosse, coriza, anorexia e fezes explosivas. A complicação mais importante é a: - DESIDRATAÇÃO. Os sintomas mais frequentes da desidratação são olhos fundos, boca sem saliva diminuição da diurese. A parte mais importante do diagnóstico é baseada

www.floraterra.com.br


.NEWS

na anamnese e no exame físico. A maioria das crianças com diarreia aguda não necessitam da realização de exame. O tratamento visa evitar a desidratação e a desnutrição.

devem receber a dieta após a reidratação. A nutrição baseia-se em oferecer suporte calórico, em maior proporção que o habitual, utilizando alimentos de fácil digestão e absorção, aumentando o número de refeições diárias para compensar as perdas.

1) Terapia de Reidratação Oral (TRO) ou Sorinho caseiro. A TRO é o tratamento de escolha das desidratações e geralmente determinam a resolução do problema em curto espaço de tempo. Pode-se usar soluções comerciais encontradas nas farmácias ou fazer o soro caseiro. Basta ferver 1 litro de água e esperar até que volte a temperatura ambiente. Em seguida, adicione uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar. Mexa bem e tudo está pronto. Nas crianças sem desidratação a TRO está indicada para sua prevenção, sendo oferecida sempre após as perdas, nas seguintes quantidades: Crianças menores 24 meses: 50 a 100 ml Crianças maiores 24 meses: 100 a 200 ml Adolescentes (maiores 10 anos): à vontade. 2) Alimentação O aleitamento materno deve ser mantido durante a TRO, porém as crianças em aleitamento artificial

Dra. Thatiana F. M. Pereira CRM 98021 03

HOMEOPATIA

ANSIEDADE NOS DIAS DE HOJE

N

ão há dúvida que a vida de hoje é repleta de situações estressantes e o mundo competitivo que se apresenta atualmente, traz consigo uma carga emocional intensa. Mudanças de emprego, educação dos filhos, compromissos financeiros, isso tudo contribui para desestabilizar ainda mais o emocional das pessoas, trazendo inclusive distúrbios físicos para piorar a situação. . Muitas vezes a pessoa padece de dores de cabeça, distúrbios gástricos, insônia, infecções respiratórias e urinárias frequentes, sem se dar conta de que sua imunidade está alterada, exatamente por causa do estresse que a rodeia. Dra. Eliana Mollo Woicik CRM 43.941


04

HOMEOPATIA

A Homeopatia é uma grande aliada nessa hora. Através de uma análise profunda, o médico homeopata leva em conta todos os distúrbios não só físicos e emocionais, e traça um plano de tratamento com os medicamentos homeopáticos mais indicados para cada caso. O objetivo é trazer novamente o perfeito equilíbrio físico e emocional ao indivíduo que apesar das pressões a que está submetido, possa se sentir completamente em harmonia e estabilizado psiquicamente. Com isso, seu desempenho no traba-

lho e em sua vida pessoal passa a ser muito mais positivo e isso resultará em qualidade de vida incomparável. Devemos procurar também praticar atividades físicas para relaxar as tensões e liberar endorfinas para o organismo, aumentando a sensação de bem estar e privilegiar uma alimentação saudável e natural, para fortalecer o sistema imunitário do excesso de desgaste. Não vamos dar oportunidade para a agitação em torno de nós acabar com a nossa saúde!

20 ANOS DE HOMEOPATIA

Seriedade, Ética e Competência

Em 1994, a Farmácia Floraterra Homeopatia, iniciou sua história no mercado farmacêutico e conquistou a confiança de seus clientes, através do alto padrão de qualidade em produtos e serviços, da ética profissional e da eficácia dos medicamentos. A protagonista responsável por estes 20 anos de sucesso é a farmacêutica, Ana Cristina Secco Vianna, que com seu conhecimento e sua experiência farmacêutica tornou a Floraterra referência em medicamentos homeopáticos. São 20 anos levando sua saúde a sério.

Homeopatia

A escolha mais saudável

www.floraterra.com.br

Manipulação: Rua Antônio Afonso, 399 - Centro - Jacareí - São Paulo Homeopatia: Rua Bernardino de Campos, 318 - Centro - Jacareí - São Paulo

(12) 3962-4182 (12) 3952-2689

Floraterra Farmácia de Manipulação floraterra@floraterra.com.br

Floraterra.News 3ª edição  
Advertisement